Page 1

Competições de rally agitam fim de semana em Casimiro ESPORTES • PÁGINA 18

11 A 17 DE ABRIL DE 2014

ANO 4 - Nº 159

UM PRODUTO DA REDE RJNEWS DE COMUNICAÇÃO

Sem previsão de chuvas, fumaça deve continuar nos próximos dias CIDADES • PÁGINA 7

CIDADES Nova lei proíbe comercialização de cerol em Macaé

• PÁGINA 4

Rio das Ostras comemora 22

anos com desfile, cultura e shows

CIDADES • PÁGINA 9

CIDADES Casimiro de Abreu se mobiliza para coibir criminalidade • PÁGINA 6

PETRÓLEO Grandes empresas anunciam investimentos na Bacia de Santos • PÁGINA 15

SIGA O JORNAL RJNEWS

riodasostrasnews.com.br | macaenews.com.br

facebook.com/jornalrjnews

twitter.com/rederjnews

FALE COM O RJNEWS:

(22) 2210-2140 | (22) 2771-8960


2

CURTAS

11 a 17 de abril de 2014

N

Reforço em Casimiro as próximas semanas, com o fim do processo seletivo de mais 30 agentes aprovados em concurso público, a Guarda Municipal de Casimiro de Abreu ganhará reforço no efetivo. Os novos guardas passaram por treinamentos teóricos e práticos antes de começarem a trabalhar nas ruas. Durante o curso de formação, eles tiveram aulas sobre segurança, preservação ambiental, prevenção e combate a incêndio, ordenamento no trânsito e outras técnicas operacionais. A cerimônia de formatura acontece nesta sexta-feira, dia 11, às 14h, na Praça Feliciano Sodré, no centro da cidade. Informática para cegos A Associação Riostrense de Cegos, que voltou a funcionar após alguns anos desativada, inaugurou no último sábado, dia cinco, uma sala de informática na rua Valdecir Barros de Farias, nº 302, no bairro Nova Aliança. O espaço, localizado à frente do prédio da Defesa Civil Municipal, irá oferecer atividades focadas no desenvolvimento dos deficientes visuais do município. Inicialmente, o espaço irá funcionar às quintas e às sextas-feiras, das 13h30 às 17h.

Microcrédito Com objetivo de fomentar mais investimentos no município, parceria firmada entre o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec) e Agência Estadual de Fomento (Age-Rio) está oferecendo juros mais baixos para microcréditos, no valor de até R$ 15 mil, em Macaé. O crédito mínimo é de R$ 300 para microempreendedores até financiamento com valores maiores, para grandes empresas e investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Interessados em buscar mais informações sobre as linhas de créditos poderão entrar em contato com o Fumdec, de 9h às 17h, pelo telefone: (22) 2772-1779.

DIA D contra gripe A secretaria municipal de Saúde de Macaé está nos últimos preparativos para o Dia D de vacinação contra a gripe, que acontece no dia 26 de maio em todo o país. A vacina protege a população contra a gripe H1N1, e outros tipos do vírus influenza: a H3N2 e B que estará disponível em 34 postos de saúde do município. Serão imunizados idosos com mais de 60 anos de idade, gestantes, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a dois anos, índios, profissionais de saúde e doentes crônicos. Pacientes com doenças crônicas precisam apresentar uma prescrição médica, como receituário ou encaminhamento (cópia e original) na hora da vacinação. Os demais devem levar a carteirinha de vacinação. Só não poderá receber a dose da vacina quem estiver com febre alta.

RJNEWS

A inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Mutum, em Macaé, prevista para a última quinta-feira, ás 10h, foi adiada. Um nova data será

informada em breve.

ARTE

Minicursos Michelle Neto/RJNEWS

Esculturas de Areia atraem olhares no centro Desde o início da semana, dia sete, as pessoas que passam pela orla do centro, na altura da Praça José Pereira Câmara, se surpreendem com as esculturas de areia feitas pelos escultores Valdemir Pereira, Zé Maria, dentre outros artistas. O grupo realiza trabalhos pelo litoral de todo o Brasil, atuando até em praias do Rio Grande do Sul. Para a Semana Santa, os artistas nômades vão continuar produzindo diversas esculturas temáticas para oferecer diferentes atrativos à cidade, além dos tapetes de sal.

Circuito de Corrida

Erramos

A 1ª etapa do Circuito Ostras Odebrecht Ambiental de Corrida de Rua será disputada no próximo domingo, dia 13, a partir das 8h, na Lagoa do Iriry. Serão provas de 5 km e 10 km e caminhada de 5 km, tendo como cenário as belas paisagens do município. A prova faz parte da programação da festa de 22 anos de Rio das Ostras. Mais 100 vagas foram abertas para a prova. Os kits dos corredores poderão ser retirados nos dias 11 e 12, das 10h às 18h, na Faculdade Cenecista, que fica na Rua Renascer de Terceira Idade, no Jardim Campomar, ou no dia da prova, das 6h às 7h.

Comunicamos que na edição nº158 do jornal RJNEWS, publicada na última sexta-feira, dia 4, na matéria intitulada “Semana é marcada por atos de violência no município de Rio das Ostras”, o nome da empresa do Fábio Moriggi Bernardes, que foi morto a tiros em frente ao Boliche, é Hortifruti Rio das Ostras, e não empresa Rei das Frutas, conforme noticiamos. A matéria foi publicada na página oito. Pedimos desculpas ao proprietário do Rei das Frutas pela divulgação errônea do nome da empresa.

Prêmio para empreendedor Prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos, está pela segunda vez consecutiva entre os finalistas do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, com o projeto “Desenvolvimento Rural Sustentável”, concorrendo em duas categorias: Pequenos Negócios no Campo e Melhor Projeto. A expectativa é grande para a próxima segunda-feira, dia 14, quando o Estado do Rio de Janeiro vai conhecer os vencedores da 8ª edição do evento. A cerimônia de premiação será realizada no Palácio Guanabara. Nesta edição, o Sebrae recebeu a inscrição de 59 municípios. Quem vencer na categoria estadual representará o Rio de Janeiro na disputa nacional.

JORNAL RJNEWS

MACAENEWS.COM.BR | RIODASOSTRASNEWS.COM.BR

Com a proposta de contribuir com a qualificação dos trabalhadores da região dos Lagos, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) vai promover neste sábado, dia 12, mais uma edição de minicursos. O evento, que tem como foco os profissionais que atuam no trade turístico, é oferecido gratuitamente, das 10h às 15h. Entre as atividades, serão ministradas as palestras “Gestão de Negócios em Turismo” e “Capacitação Profissional em Turismo”. As inscrições serão realizadas meia hora antes de cada palestra e os participantes receberão certificado.

Sepultado escocês Foi enterrado na segunda-feira, dia 7, em Macaé, o executivo escocês Pete Campsie, de 48 anos. O crime chocou o mercado de Petróleo e Gás da região. Pete, que foi morto a tiros durante tentativa de assalto na BR-101, no Rio de Janeiro, era diretor de operações da Brasdrill Sociedade de Perfurações e morava em Macaé há 16 anos. A morte de Campsie repercutiu na imprensa internacional. O jornal britânico “Daily Mail” destacou que o assassinato ocorreu três meses antes do início da Copa do Mundo no Brasil. A Polícia ainda investiga o caso.

SOBE & DESCE Contratações

Apesar da retração da economia, o mercado de petróleo e gás está fazendo novas contratações e se dedicando a novos projetos. Há muitas oportunidades disponíveis.

Trocadores

Aumento de reclamações em relação as agressões sofridas por trocadores de ônibus em Rio das Ostras

RJNEWS INFORMAÇÃO COMÉRCIO E SERVIÇOS DE EDIÇÃO DE JORNAIS LTDA » CNPJ 04.536.054/0001-27 Av. Nossa Senhora da Conceição, nº 110 - salas 11 e 12 - Village - Rio das Ostras/RJ - Cep: 28895-602 Tiragem: 20.000 exemplares » Circulação: Rio das Ostras, Macaé, Casimiro de Abreu, Barra de São João, Conceição de Macabu, Carapebus e Quissamã O RJNEWS se isenta de qualquer assunto discutido pelos colunistas, que não possuem vínculo empregatício com o jornal. Diretor Geral: Ary Gomes de Marins Filho» Diretor Executivo: Luiz Claudio Coelho Vieira Diretora de Jornalismo e Comercial: Rafaela Azevedo - DRT: JP 1336 RN » Gerente Financeiro: Raphaela Freitas Filiado a Adjori-RJ Editora: Verônica Côrtes » Projeto Gráfico e Diagramação: Alexandre Albuquerque »Fotografia: Michelle Neto Estagiário de Jornalismo: Pedro Panesi »Revisora: Tatiane Marins » Atendimento Comercial: Michelle Neto e Philip Hobbs e Adjori Brasil

Contatos: (22) 2210-2140 | (22) 99894-4404 / contato@rjnews.com.br


RJNEWS

11 a 17 de abril de 2014

â—˜

3


4

CIDADES

11 a 17 de abril de 2014

RJNEWS

Comercialização de cerol para pipas será proibida em Macaé Fotos: Michelle Neto/RJNEWS

» Medida, que prevê multas de 150 a 300 URMs aos infratores, será regulamentada no prazo de 30 dias

C

oibir o uso do cerol ao punir pessoas que comercializam o produto em Macaé é o que visa a Lei nº 4.031/2014, que foi sancionada há menos de duas semanas no município. Conforme a medida, o estabelecimento que comercializar cerol ou qualquer material danoso para linhas de pipa receberá advertência escrita com prazo de 10 dias para regularização, na primeira ocorrência. Já na segunda, será multado e, havendo reincidência, terá cassação do alvará de localização e fechamento das atividades. A lei é de autoria do vereador Júlio César de Barros, o Julinho do Aeroporto, e será regulamentada no prazo de 30 dias. Como todos sabem, o uso do cerol em linhas de pipa se torna muito perigoso, pois pode ocasionar acidentes com crianças, adultos, ciclistas e motociclistas. Esta lei é uma reivindicação antiga do município e uma luta, em especial, da Associação de Motociclistas de Macaé (Amoto), que já está desativada há alguns anos, por causa da falta de apoio de governos anteriores. Segundo o presidente da Amoto, Cláudio Ramos, a associação tinha vários projetos relacionados a essa questão. Eram feitos trabalhos sociais e educativos, palestras em empresas e escolas e distribuição de antenas para motos, destacando sempre o perigo eminente de acidentes com motociclistas e outras pessoas. “Em vários Estados já têm essa proibição. A linha chilena, por exemplo, tem um poder de corte dez vezes maior. Creio que essa questão veio a ser pautada com uma força maior depois do acidente que causou a morte de um rapaz aqui em Macaé, em decorrência de linha com cerol. O acidente ocorreu há dois anos . O importante agora é que a lei seja cumprida”, ressalta Cláudio, que aguarda decisão e apoio do poder público atual para retomar as atividades da associação. Ainda de acordo com o presidente da Amoto, por vezes, já foi visto na Praia Campista, grupos de jovens brincando com pipas. Para

ele, é fundamental que sejam criados projetos para este tipo de evento, mas com um aparato sem riscos. “São coisas que estão acontecendo e que precisam ser reivindicadas ao governo municipal, já que o

“ Em vários Estados já têm essa proibição. A linha chilena, por exemplo, tem um poder de corte dez vezes maior

Cláudio Ramos - presidente da Associação de Motociclistas de Macaé (Amoto)

“aplicada Achei a penalidade pequena. Estamos falando de vidas. Tem que ter mais segurança, responsabilidade dos pais com as crianças

Ailton Mendes - vice-presidente do Motoclube Macaé

estadual não atende. Sempre falei que tudo é a Educação, que deve ser massificada, com ações o ano todo, envolvendo unidades de Saúde, Polícia Militar e Bombeiros na cidade. Era esse o projeto proposto pela Amoto”, acrescenta. De acordo com a lei, todo material apreendido pelo órgão fiscalizador será levado ao conhecimento de autoridade policial. Além disso, prevê multas de 150 a 300 URMs (Unidade de Referência Municipal) aos infratores. Uma URM equivale a R$ 2,5473. A aplicação da multa não excluirá ao órgão competente da municipalidade de impor outras penalidades a que o infrator estiver sujeito. Se o material proibido for apreendido com menor de idade, a sanção administrativa será aplicada ao responsável. E multa em caso de acidente com linha, que contenha cerol ou outro material de risco.

O cerol das linhas das pipas também trazem prejuízos às redes de telefonia e eletricidade, pois acaba cortando o isolamento de borracha dos cabos telefônicos e elétricos, causando curtos-circuitos. A brincadeira utilizada pelas crianças e adolescentes está se tornando cada vez mais perigosa para a população. Para o vice-presidente do Motoclube de Macaé, Ailton Mendes, diante do risco que o cerol oferece, a penalidade determinada pela lei é pequena. “Estamos falando de vidas. Tem que ter mais segurança, responsabilidade dos pais com as crianças. É muito perigoso e pode acontecer, por exemplo, um acidente no aeroporto. Se uma linha desse tipo chega a uma turbina de avião pode causar um sério problema. Tem que ter mais atenção a isso, como todas as autoridades envolvidas”, conclui Ailton.

AÇÕES Já que o cerol torna a linha da pipa cortante, causando muitos danos ou até morte de pessoas, a prefeitura de Macaé promoverá ações permanentes de controle, vigilância e fiscalização aos estabelecimentos que comercializam o produto.


CIDADES

RJNEWS

11 a 17 de abril de 2014

5

Excesso de ambulantes tumultua Centro de Rio das Ostras » Transeuntes têm reclamado da dificuldade de circular em algumas calçadas

E

m determinados locais do Centro de Rio das Ostras, com destaque para o trecho de calçada onde se localizam o Banco do Brasil e um supermercado, transitar está se tornando cada vez mais difícil. Além do notório crescimento populacional que a cidade vêm enfrentando nesses últimos anos, os transeuntes apontam o excesso de ambulantes como agravador desse problema. Ao longo da via, podem ser vistos dezenas de vendedores de água de coco, salgados, pipoqueiros, dentre outros, cadastrados ou não pela prefeitura, que se encontram instalados em algumas

calçadas, reduzindo ainda mais os espaços de circulação dos pedestres. Por mais que essas atividades econômicas tenham seus lados positivos, tanto para os que delas sobrevivem, como para os próprios moradores da cidade, que acabam tendo mais uma opção de comércio à disposição, é inegável que nas circunstâncias apontadas, a presença desses ambulantes está trazendo problemas. De acordo com o casal de turistas André e Taís de Castro, esse tipo de comércio é muito importante para a economia da cidade, porém eles concordam que no centro de Rio das Ostras, um controle maior precisa ser feito. “Pelo que estou vendo aqui, em determinados pontos as pessoas ficam bem imprensadas, fica bem complicado de andar” descreve André. Ainda segundo ele, outro problema que também

Fotos: Michelle Neto/RJNEWS

prejudica a circulação dos pedestres na cidade, são alguns ciclistas que passam em alta velocidade sobre as calçadas cheias de pessoas, chegando até a causar alguns atropelamentos. Já a aposentada Vera Aparecida, moradora de Rio das Ostras há trinta anos, aponta outro problema gerado pelo excesso desses ambulantes: “Nesse pedaço entre o supermercado e o Banco do Brasil, com todo esse tumulto de gente é a dificuldade de movimentação, as pessoas ficam mais sujeitas a rápidos furtos. Infelizmente, muita Para esse casal de Cabo Frio, o excesso de ambulantes está atrapalhando gente má intencionada está os pedestres no centro da cidade aproveitando essa proliferação de ambulantes no centro saísse ganhando. “Acredito de organização de distribuida cidade, para práticas ilíci- que está faltando também um ção dos ambulantes, confortas” destaca. maior diálogo entre os am- me as características de cada O ambulante cadastrado bulantes e a prefeitura. Por ponto do centro da cidade, André Luis, declara estar in- exemplo, no ano passado eu bem como em outros bairsatisfeito com a organização levei para a Coordenadoria ros, e principalmente uma atual desses comerciantes. Municipal de Fiscalização, a proposta de educação que Ele opina que a Associação sugestão de um programa in- abrange formas de portar-se e Riostrense dos Trabalha- titulado ‘Educação para uma abordar o cliente, normas de dores Informais (ARTI), a renda melhor’, que propõe higiene, quando necessárias, qual já foi diretor por mui- uma iniciativa de padroni- dentre tantas outras coisas. tos anos, deveria estar mais zação dos serviços prestados Estou desde então aguardanunida, para que toda a classe pelo ambulante, um sistema do algum posicionamento”.

RESPOSTA Sobre o caso, a Coordenadoria Municipal de Fiscalização (Comfins) declarou que os ambulantes que causam tais transtornos, são os vendedores informais que não estão cadastrados na prefeitura, portanto, não seguem o programa de distribuição e planejamento por eles estipulado. Ainda segundo a Comfins, o número de profissionais que fazem esse tipo de fiscalização é muito pequeno, portanto, já foi solicitado um apoio da Guarda Municipal e da Secretaria de Mobilidade Urbana para aumentar o controle sobre a situação. A respeito dos furtos citados por uma moradora, afirmou ainda não ter conhecimento sobre os casos, já em relação à proposta do ambulante André Luis, a Comfins afirma que para a realização de tal projeto, é necessária uma mudança na Legislação e requer um estudo minucioso, cauteloso e criterioso, que já está sendo realizado e será futuramente encaminhado ao plenário da Câmara Municipal para a sua aprovação ou não.


CIDADES Casimiro de Abreu se mobiliza para coibir violência e criminalidade

6

11 a 17 de abril de 2014

» Município já enviou um ofício ao comando da Polícia Militar, com reivindicações para o reforço no efetivo

C

obrar das autoridades responsáveis medidas urgentes e eficazes para coibir a criminalidade em Casimiro de Abreu. Essa foi a finalidade de reunião realizada na última semana, com o prefeito Antonio Marcos, representantes de associações de moradores, autoridades de segurança pública e membros da sociedade civil. Logo após o encontro, foi enviado um ofício ao comando da Polícia Militar, reivindicando o reforço no efetivo para o município. Os participantes se uniram para traçar estratégias coletivas de ações para o combate ao crime. Segundo o prefeito, as últimas ocorrências são motivos de muita preocupação e que é

RJNEWS

preciso mais investimentos para minimizar a situação. “Por isso avaliamos como é fundamental ouvir da população suas reivindicações para podermos cobrar do Estado, ações que voltem a trazer a tranquilidade para os moradores e garantam a segurança em todo o município”, afirmou Antônio Marcos. Além da necessidade de reforço no efetivo, também foi acordado que Casimiro de Abreu fará uma campanha educativa, envolvendo as entidades de segurança pública, e ainda fomentar a reativação do Conselho Comunitário de Segurança Pública. À Polícia Militar, ficou a responsabilidade de realizar constantes operações em locais e horários distintos no município. Para intensificar a presença da Polícia Militar em Casimiro, a prefeitura já fez uma parceria com o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). Esse programa possibilita que policiais militares atuem nos dias em que estão de folga,

José Eduardo Silva

Para o prefeito Antônio Marcos, ouvir as reivindicações da população é fundamental para se cobrar ações do Estado

INVESTIMENTOS

no serviço do Estado, recebendo do município a remuneração por seu trabalho. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da própria corporação. De acordo com o prefeito Antonio Marcos, serão destinadas viaturas exclusivas para a atuação dos policiais que

atuarem no município por meio do Proeis. Entre os participantes da reunião estavam: o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Luiz Fernando Shinkado; o presidente da Câmara Municipal, Alessandro Macabu Araújo (Pezão); o delegado

da 121ª DP, Ivailson Moreira Sardinha; o comandante da 4ª Companhia do 32º BPM, capitão Vaz; presidentes de associações de moradores e pastores de entidades eclesiásticas. Um novo encontro entre as entidades de classe ficou agendado para o dia seis de maio.

Nos últimos anos, a prefeitura de Casimiro tem realizado diversos investimentos na área de segurança pública, apesar da competência ser do Estado. O município possui 15 câmaras de monitoramento 24 horas, cães farejadores, 30 coletes à prova de balas e 10 com câmera de monitoramento, dezenas de armas não-letais, sob responsabilidade de guardas municipais, devidamente capacitados, viaturas especiais equipadas com câmeras, entre outros. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Shinkado, o município também tem feito investimentos na iluminação pública, o que também auxilia o trabalho da segurança na cidade.

Professor Souza tem nova sede da Escola Municipal Santa Luzia » Unidade foi ampliada e inaugurada no dia 10, com abertura de mil novas vagas A comunidade de Professor Souza, distrito de Casimiro de Abreu, recebeu nesta quinta-feira, dia 10, o novo prédio da Escola Municipal Santa Luzia. Com mil metros quadrados de área edificada, a unidade foi ampliada, possibilitando a abertura de mil novas vagas na rede de ensino. A inauguração contou com a presença do prefeito Antônio Marcos. De acordo com o prefeito, essa é a terceira escola municipal inaugurada nos últimos dois meses. A Escola Santa Luzia atende alunos da educação infantil e ensino fundamental, do 1º ao 6º ano, C. A nova unidade foi construída atendendo a critérios de acessibilidade e sustentabilidade e oferece mais conforto e qualidade de vida a toda a comunidade escolar. “É a ad-

ministração municipal cumprindo seu papel e levando mais qualidade de vida a todo o município, sem distinção”, frisou Antônio Marcos. A secretária de Educação, Sônia Coelho, disse que essa era uma preocupação da atual gestão, oferecer mais conforto e comodidade a comunidade, já que esta é a única escola de Professor Souza, que ganhou novo prédio, mais amplo e moderno. “É o poder público chegando a lugares nunca antes atendidos pela municipalidade”, pontuou a secretária. OBRAS - A nova sede, orçada em cerca de R$ 1,4 milhão, conta com 13 salas, biblioteca, banheiros, cozinha, refeitório, despensa e almoxarifado. “Essa foi uma obra feita com muito carinho e responsabilidade para oferecer o melhor a população”, enfatizou o secretário de Obras, Luiz Augusto Peres. Na localidade de Professor Souza a prefeitura realizou importantes investimentos. Entre eles estão a constru-

Claudio Pacheco

Obras da nova sede da Escola Santa Luzia foi orçada em cerca de R$ 1,4 milhão

ção da Praça Maria Aparecida de Oliveira,a construção do prédio do Centro de Referência de Assistência

Social (Cras), a ampliação e melhorias da creche Maria da Motta do Carmo (Tia Carminha), drenagem

e pavimentação de diversas ruas do centro, além da pavimentação asfáltica da Rua João Soares.


CIDADES

RJNEWS

11 a 17 de abril de 2014

7

Divulgação

Secretário do Ambiente esclarece dúvidas sobre fumaça que assola Rio das Ostras

Michelle Neto/RJNEWS

Maurício Rocha

Segundo Nivaldo Talon, fumaça só pode ser controlada por completo se houver chuva de pelo menos 110 milímetros

» Fumaça é decorrente de um fenômeno chamado turfa e área queimada já corresponde a 110 campos de futebol

H

á aproximadamente 40 dias, moradores de vários bairros de Rio das Ostras estão convivendo com uma fumaça, que muitos não sabem de onde vem. A população está se sentindo incomodada com o cheiro forte da fumaça, que também deixam os olhos irritados e, para quem tem problemas respiratórios, há reclamações de que o estado de saúde piorou por causa da situação. Outro questio-

namento é o fato da fumaça surgir mais no período da noite. No entanto, todas essas indagações estão sendo esclarecidas pelo poder público esta semana. O morador do bairro Recreio, Henrique Veloso, diz que há meses o forte cheiro de queimado tem prejudicado não só a ele, como a maioria dos moradores da localidade. Henrique é alérgico e comenta que até sua cachorra tem constantes crises de tosse. “À noite é impossível ficar com as janelas abertas, e mesmo com o ar condicionado ligado, o ar que é puxado pelo aparelho leva o cheiro de fumaça para dentro do quarto. Moro em Rio das Ostras há mais de 10 anos e nunca presenciei algo des-

se tipo”, acrescenta. De acordo com o secretário do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras, Nivaldo Talon, como muitas pessoas puderam ver, há pouco mais de um mês começou um incêndio no bairro Âncora que se estendeu até áreas de Cantagalo. O fogo atingiu a vegetação, chegando a uma camada de solo orgânico chamado turfa, que dá origem a um material orgânico inflamável. A fumaça é decorrente da queima desse material no subsolo. “Esse material é altamente propício a chamas e fica queimando por muito tempo. A dificuldade que estamos tendo em combater é por causa da profundidade da turfa, que pode estar a 40 cm e, em al-

guns lugares a quatro metros de profundidade”, esclarece Talon, observando que o ideal seria ocorrer chuvas de pelo menos 100 milímetros. “Só tivemos até agora chuva de do máximo 19 mm e assim fica difícil de apagar”. Segundo a previsão do tempo para os próximos 15 dias, a cidade de Rio das Ostras receberá apenas pancadas de chuvas, o que não deve sanar os focos de fumaça da turfa, deixando a população preocupada com a continuidade do fenômeno natural. Já o aposentado Jair Pereira Sales, morador do Centro de Rio das Ostras há sessenta anos, lembra que esse problema sempre existiu na cidade, principalmente, nessa época do ano.

“Sei que trata-se de um fenômeno chamado turfa, mas este ano o problema se intensificou. Espero que a situação seja resolvida em breve, porque realmente têm muitas pessoas incomodadas com toda essa fumaça”, ressalta. O secretário do Ambiente explica ainda que desde o início, a prefeitura vem realizando ações com o apoio de agentes da secretaria, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, com utilização de retroescavadeiras para abrir valas, no intuito de isolar as áreas de queima. Segundo ele, a área que já queimou corresponde a aproximadamente 110 campos de futebol. “Se não fosse feito essa barragem, a situação estaria pior. Estamos conseguindo amenizar o problema e, além dessas medidas, também utilizamos bombas para levar água até as áreas de incêndio. Mas só termina por completo se cair chuva de pelo menos 100 mm”,

esclarece Nivaldo Talon. Muitos moradores da cidade também têm questionado sobre o horário em que a fumaça chega com mais intensidade, que é à noite. Sobre essa questão, Talon explica que no período noturno, normalmente, forma-se uma neblina mais intensa. “Essa neblina impede que a fumaça ganhe atmosfera, por isso, a nuvem de fumaça fica mais concentrada. “Nos últimos dias já não temos cheiro muito forte de fumaça, graças à ação junto a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, mas ainda não estamos totalmente livres”, destaca o secretário. Para acalmar a população, ele ainda esclarece que, embora incomode, essa fumaça não é tóxica e, que o fenômeno de queima de turfa já acontece há anos no município, sendo que com mais intensidade este ano, devido a grande estiagem em todo o estado do Rio de Janeiro e boa parte do Brasil.


8

â—˜

11 a 17 de abril de 2014

RJNEWS


CIDADES

RJNEWS

11 a 17 de abril de 2014

9

Rio das Ostras entra em clima de festa para comemorar seus 22 anos de emancipação Michelle Neto/RJNEWS

» Desfiles, exposições, inaugurações, atividades esportivas e uma diversidade de shows garantem a celebração no município

A

jovem Rio das Ostras completa mais um ano de sua independência política em clima de celebração e confraternização, oferecendo uma grande quantidade de eventos, direcionados aos mais diversos públicos, com a finalidade de envolver o maior número de pessoas possível. Na programação que começou no dia cinco e vai até o dia 14 de abril, não vai faltar animação na cidade. Abrindo as comemorações no dia cinco, o passeio ciclístico “Conhecendo e Reconhecendo Rio das Ostras” reuniu centenas de ciclistas para um passeio por diversas localidades da cidade, com saída na Lagoa do Iriry e com paradas programadas para a explanação de informações históricas, ambientais e turísticas. Promovido pela Secretaria de Educação, o objetivo da atividade foi conscientizar a população sobre o uso de bicicletas na mobilidade urbana, a importância de atividades físicas, preservação ambiental e promover um contato mais profundo das pessoas com a cidade, seus valores históricos e a suas belezas naturais. No domingo, dia seis, foi realizada uma edição especial

Desfile cívico aconteceu nesta quinta-feira, dia 10, e atraiu cerca de 20 mil pessoas

Maurício Rocha

Praia da Boca da Barra é um dos principais pontos turísticos da cidade Divulgação

Antiga construção da primeira igreja de Rio das Ostras, Nossa Senhora da Conceição

Michelle Neto/RJNEWS

Crianças da rede municipal de ensino fizeram homenagens as composições de Caymmi Claudio Pacheco

do projeto Caminhada na Natureza-Circuito Histórico-Cultural foi realizada, com concentração na Praça José Pereira Câmara, no centro da cidade. Organizada todos os anos pela Secretaria de Turismo,a caminhada conta com posto de controle de apoio e possui caráter contemplativo. Durante o circuito, os caminhan-

tes puderam conhecer um pouco a histórica de alguns dos prédios e pontos históricos da cidade, como o Poço de Pedras, a Figueira Centenária, dentre outros. Seguindo a programação cultural, no dia oito, a Casa de Cultura Bento Costa Junior recebeu uma exposição em homenagem ao compo-

BREVE HISTÓRICO DE RIO DAS OSTRAS Inclusa na Capitania de São Vicente, no período colonial, o território onde atualmente se encontra Rio das Ostras era conhecido pela população indígena local como Leripe, que significa ‘lugar de ostras’, em tupi guarani. De acordo com documentos históricos, em 20 de novembro de 1630,o Capitão Mor Governador da Capitania cedeu o território para os jesuítas que o delimitaram através de duas pedras com uma insígnia da Companhia de Jesus , uma em cada extremidade do distrito.Foram eles então, os responsáveis pelas primeiras construções locais como o Poço de Pedras do Largo de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja Matricial, dois pontos até hoje presentes no centro de Rio das Ostras. No Século XIX, quando começou a ser mais habitada, o distrito passou a ser conhecido como Baía Formosa, e se tornou um arraial onde a principal fonte de água potável era o Poço de Pedras.Com o desenvolvimento econômico das cidades de Campos e Macaé, a Baía Formosa passou a ser um movimentado trecho de tropeiros e comerciantes, que a utilizava como um local de repouso. A partir de então, hotéis e inúmeros comércios passaram a se desenvolver, e em pouco tempo, até um posto de delegacia foi implantado. No Século 20, conhecida como Terra dos Peixes, Rio das Ostras se tornou uma vila de pescadores, e por muito tempo a pesca foi a atividade econômica mais importante da cidade. Já nos anos 50, com a implantação da Avenida Amaral Peixoto junto com a atividade turística, essa realidade começou a mudar e Rio das Ostras passou a dar os primeiros passos para essa grande cidade que é hoje.

sitor baiano, Dorival Caymmi, que durante muitos anos teve uma casa de veraneio na cidade, e se inspirou nas belezas naturais de suas praias para compor canções e pintar. A exposição, que ficará aberta a visitações até junho, conta com centenas de fotos e matérias que registram o período do compositor em Rio das Ostras, bem como mais de cinquenta telas pintadas por ele na década de 80, no município. Também em comemoração ao aniversário da cidade, foi inaugurada no dia nove, uma nova sede da Casa da Criança no Âncora, considerado o bairro mais populoso do município, com o intuito de ampliar o número de assistidos do programa social, podendo essa unidade receber até 80 novas crianças ma-

triculadas. A Casa da Criança, que é um projeto da Secretaria de Bem-Estar Social, conta agora com quatro sedes que proporcionam atividades sociais em tempo integral ou parcial,com crianças na faixa etária de 1 a 5 anos. A cidade de Rio das Ostras recebe também uma nova unidade de Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Conselho Tutelar no Município, o CRAS Norte, também no bairro Âncora. Na Câmara Municipal, foi realizada no dia nove, uma sessão solene comemorativa, contando com a presença de vereadores e outras autoridades, incluindo o prefeito e o vice-prefeito, onde 13 moradores foram homenageados com o Título de Cidadão Riostrense Por Mérito Municipal. No desfile cívico realizado

no dia 10, data comemorativa da emancipação político-administrativa de Rio das Ostras, novamente a passagem do compositor Dorival Caymmi foi celebrada. Estudantes da rede municipal e integrantes de projetos da secretaria de Bem Estar Social, Saúde, Esporte e da Fundação de Cultura, participaram da solenidade, que foi dividida em alas com sub-temas que remetem a carreira do compositor: Bahia, O Ita, A Era do Rádio, Copacabana, Rio das Ostras, O carnaval, O amor, Minas Gerais e A Família. O desfile contou com a participação das bandas José Bicudo Jardim, Corporação Musical de Rio das Ostras, ale das bandas das escolas municipais Inayá Moraes D’Couto, Maria da Penha de Oliveira e Professora América Abdalla.


10

CIDADES

11 a 17 de abril de 2014 Maurício Rocha

Em homenagem ao aniversário da cidade, antigos e novos riostrenses compartilham suas memórias Comemorando 22 anos de político-administrativa em 10 de abril de 2014, a jovem Rio das Ostras, ou, Cidade-Mãe, como é gentilmente apelidada pelos que por ela foram acolhidos, por muito mais tempo vem se destacando pelas mais diversas razões, como um lugar especial. É simplesmente impossível passar pela cidade e não se encantar com a sua beleza natural, envolta em uma espécie de clima aconchegante que, de cara, conquista a todos de uma maneira espontânea. Desde o princípio, sua população basicamente consiste em pessoas que um dia vieram como turistas, porém, nunca mais dela quiseram se afastar. Não é nenhuma novidade afirmar que Rio das ostras mudou e muito nesses vinte e dois anos, talvez, nenhuma cidade em todo o Estado do Rio de Janeiro tenha, em tão pouco tempo, passado por tamanhas transformações. Logicamente, aspectos positivos relacionados a uma maior urbanização vieram, bem como alguns aspectos negativos proporcionados por um aumento populacional, o que infelizmente é comum na grande maioria das cidades em desenvolvimento no mundo. Na realidade, Rio das Ostras atualmente passa por um processo de transição e de adaptação, com cada vez mais empresas significantes incorporadas em sua Zona Especial de Negócios, recebendo e formando milhares de profissionais do ascendente setor petrolífero da região, apresentando um comércio ainda maior, contando com filiais de grandes marcas nacionais e internacionais, com desenvolvimento tecnológico, aprimorando megaeventos de relevância como o Jazz and Blues Festival; tudo isso sem perder seu perfil inicial de ser um recanto. Um refúgio delicado, simpático e acolhedor, que continua apaixonando seus antigos moradores, e recebe de braços abertos a cada novo habitante que a lhe escolhe para chamar de lar.

RJNEWS

Tenho 76 anos e sou morador de Rio das ostras há cinqüenta anos, mas freqüento a cidade há muito mais tempo, pois tinha uma tia que veio morar no centro de Barra de São João. Desde novo, eu e toda minha família vínhamos pra cá passar férias e percorríamos toda essa região. Quando eu vim definitivamente pra Rio das Ostras, me deparei com um cenário totalmente diferente do atual: eram terras e mais terras sem nenhuma construção, um vilarejo onde as casas eram distantes uma das outras, e o sistema elétrico muito precário. Lembro-me de que na minha casa havia apenas uma lâmpada fraquinha que mal iluminava o cômodo e a energia era fornecida de uma pequena hidrelétrica em Macaé. Outro detalhe importante dessa época, é que não existia rede telefônica, a pessoa tinha que ir a um posto de ligação que passava a chamada para uma telefonista em Barra de São João, para só depois, direcionar a ligação para o local desejado, quando era possível. Na orla do Centro, também não havia comércio nenhum, apenas aquele hotel Ostrão, que era um dos únicos da cidade. Aqui em Rio das Ostras eu montei uma pousada próximo a praia do cemitério há trinta anos, e até hoje, estou

trabalhando nela

Paulo Roberto Leroux

Nos anos em que eu morei em Nova Friburgo, eu corria para Rio das Ostras no carnaval, feriados e dadas festivas. Sempre fui apaixonada pela cidade, suas praias, que são lindas, e o clima quente e estável daqui, pois nunca gostei de frio. Eu conheço a cidade há pelo menos trinta anos e desde então tinha vontade de me mudar, mas devido às circunstâncias da vida, não conseguia. Recentemente, depois de ter formado meus três filhos e todos estarem encaminhados, finalmente me mudei para Rio das Ostras e estou muito feliz aqui. Eu trabalho em uma escola técnica e sempre que posso, vou à praia com alguns amigos para passear. Acho que é uma cidade muito boa para se morar e nunca me senti tão bem em outro lugar

Silvia Lucia

Nos somos de Arraial do Cabo, que também é uma cidade muito bonita, mas há seis anos nos mudamos para Rio das Ostras por conta das oportunidades de trabalho. Pra mim, que sou mecânico e minha esposa que trabalha com comércio, a cidade oferece muitos benefícios .Outra coisa que nos chamou atenção aqui é a tranqüilidade e a grande quantidade de eventos diferenciados, que a cidade proporciona. É um lugar muito animado, que a gente sempre arranja algo pra fazer, e sinceramente, não da vontade de ir embora não

Carlos Pita e Jussara da Silva

Depois de um acontecimento traumático na minha cidade de Muriaé, resolvi sair de lá e vim para Rio das Ostras porque já tinha uma proposta de emprego. Cheguei na cidade em 2001 com apenas uma bolsa de roupa e uma filha de dezesseis anos. Apesar de toda dificuldade inicial, me espantei com a beleza natural de Rio das Ostras e pela forma como as pessoas aqui são mais acolhedoras. Na verdade, eu nunca tinha morado por mais de dois anos em uma cidade, mas quando eu cheguei aqui, nunca mais tive vontade alguma de sair, pois considero um lugar privilegiado. Em pouco tempo, fiz bastante amizades e cheguei até a ganhar um terreno de um desses meus amigos, que na verdade considero com um pai de consideração. Rio das Ostras é uma cidade que me oferece tudo que eu preciso. A cidade cresceu e ficou ainda melhor. É claro que a sua estrutura ainda precisa se adaptar a essa nova realidade, mas acredito que com

responsabilidade, aos poucos, vai se colocando ordem na casa

Liza Inácio


CIDADES

RJNEWS

11 a 17 de abril de 2014

Em 2004 resolvi sair de Nova Friburgo para morar em Rio das Ostras e desde então trabalhei com comércio na cidade. Foi sem dúvidas, a grande quantidade de oportunidades de uma cidade que estava se desenvolvendo que me impulsionou nessa mudança. Rio das Ostras também é muito acolhedora, que agrega pessoas e grupos com facilidade, possui um público heterogêneo, e eu gostaria muito que nesse aniversário da cidade, as pessoas de um mondo geral se conscientizassem e se unissem mais em prol de seu desenvolvimento. Gostaria que os moradores e dirigentes possam dialogar e se empenhar cada vez mais para o crescimento saudável dessa cidade, a qual eu tenho muito carinho

Jorge de Lima

Eu frequento Rio das ostras desde 1982. Sai do Rio de Janeiro para morar definitivamente na cidade em 1995, sendo que desde 1986 eu trabalho com pousadas, e um pouquinho depois, com a arquitetura. Acredito que eu basicamente vi surgir à cidade de Rio das Ostras. Nos primeiros anos em que cheguei aqui, lembro que os postos de ligação no centro da cidade eram os únicos meios de comunicação da cidade e que em Costazul, bairro em quem moro até hoje, não havia uma rua pavimentada, toda aquela região era uma roça. Uma característica bem bacana daqui, que se perdeu com esse crescimento, era o fato de que quando íamos na rua todos se conheciam e acabavam conversando. Eram poucos habitantes nessa época, e a cidade funcionava como uma vila

Yvone da Motta

Rose Correa

11

Fotos: Michelle Neto | Pedro Panesi/RJNEWS

Eu moro em Rio das ostras há dezoito anos e como sempre fui corretora de imóveis, o que me atraiu na cidade foi justamente o desenvolvimento promissor desse setor na cidade. Nesse tempo, eu pude acompanhar de perto uma hipervalorização dos imóveis de até 200%, principalmente, até esses últimos cinco anos, devido a uma gigantesca demanda, relacionada a uma baixa oferta. Atualmente, eu já começo a ver uma certa estagnação desse mercado imobiliário pois o número de ofertas cresceu demais por conta de milhares de construtoras que se instalaram na cidade, trazendo uma séria de construções. Quanto a cidade em si, as mudanças foram muito grandes principalmente por conta da infra-estrutura: quando eu cheguei a cidade, pouquíssimas ruas eram asfaltas, a questão de saneamento básico era debilitada, tudo era muito precário, e atualmente, Rio das Ostras é uma cidade muito bem estruturada. Em contrapartida,esse desenvolvimento ocasionou aspectos ruins, como por exemplo a questão do aumento da violência. Mas ‘a pesar dos pesares’, Rio das Ostras continua sendo um bom lugar para se viver


12

TECNOLOGIA

11 a 17 de abril de 2014

Digital News VINÍCIUS MARINI

vpecly@gmail.com

DIREITOS E DEVERES VIRTUAIS

Depois de muitas discussões, espera-se que finalmente os direitos e responsabilidades dos internautas brasileiros sejam definidos. O Marco Civil da Internet foi aprovado pela Câmara dos Deputados e agora precisa passar pelo Senado para sair do papel. Mas o que você tem haver com isso? Tudo. Se você faz parte dos mais de 83 milhões de brasileiros que acessaram a internet, tudo... O Marco Civil vai garantir a qualidade da conexão e o sigilo dos dados pessoais, pois só poderão ser repassados a terceiros se o internauta autorizar, ou em casos judiciais. Além de vários direitos voltados aos provedores de internet, sites e redes sociais, a administrações federal, estaduais e municipais terão uma série de determinações a cumprir. Entre as obrigações, estimular a expansão e o uso da rede, ensinando as pessoas a utilizar a tecnologia para “reduzir as desigualdades” e “fomentar a produção e circulação de conteúdo nacional”. Por último, o Marco Civil prevê ainda a preferência por tecnologias, padrões e formatos abertos e livres , e de estimular a implantação de computadores servidores de dados em território nacional. Mas antes de ir para o senado, três audiências estão previstas para ocorrer nos dias 10, 15 e 22 de abril. Esse instrumento será de extrema importância para todos, pois mesmo no mundo virtual, devemos respeitar e sermos respeitados.

RJNEWS

Google tenta atrair órfãos do XP com descontos em Chromebooks » Com o fim do suporte oficial ao Windows XP, muitas empresas se viram obrigadas a fazer a migração para uma outra plataforma

A

escolha mais óbvia é o Windows 7, mas no que depender do Google, a Microsoft pode ter problemas, já que a empresa está tentando atrair os clientes corporativos órfãos do XP para os Chromebooks. Em seu blog, a empresa lembra com carinho das novidades do XP, mas diz que “é hora de uma mudança real”. Em seguida vem a jogada: a empresa oferece um desconto de US$ 100 para cada dispositivo comprado do pacote “Chromebooks for Business”. Para quem ainda não conhece os Chromebooks, são laptops muito básicos que rodam o sistema operacional Chrome OS, criado pelo próprio Google. Ele traz para o centro do sistema o navegador Google Chrome e confia muito no armazenamento em nuvem, já que estes aparelhos quase não tem espaço em disco físico. Os pilares do Chrome OS são os Web Apps do Google,

principalmente o Google Drive, que concorre diretamente com o Office da Microsoft. A empresa inclusive faz questão de ressaltar que as ferramentas também funcionam offline, contrariando uma crença comum de que seu sistema operacional não funciona sem internet. Resta saber se os Chromebooks têm apelo para este público. Principalmente considerando que o Windows XP foi criado em uma época onde o conceito de “nuvem” ainda era muito distante. Em 2001, arquivos eram guardados em um computador e, no máximo, tinham um backup em CDs ou DVDs. O salto pode ser grande demais para algumas empresas. Mesmo assim, o Google tenta atrair com mais alternativas. A empresa oferece um desconto de US$ 200 nos Chromebooks for Business para quem comprá-los com o VMWare Desktop as a Service, que permitirá emular o Windows caso o sistema da Microsoft ainda seja necessário. Além disso, os clientes ganham 25% de desconto no Citrix XenApp Platinum, serviço de virtualização de aplicações.


AUTOMÓVEIS

RJNEWS

11 a 17 de abril de 2014

13

Divulgação

Novo Honda Fit 2015 é lançado antes mesmo de chegar às concessionárias Fotos: Michelle Neto/RJNEWS

» Pela primeira vez no Brasil, apresentação de automóvel se deu através de forma virtual

NOVO DESIGN

Q

uem compareceu ao lançamento do Novo Honda Fit 2015, nas concessionárias Honda de todo o país no dia cinco desse mês, teve uma grande surpresa. Ao invés de uma estreia tradicional, com direito ao test drive, os interessados puderam realizar um tour virtual do novo modelo, através de um sistema de realidade aumentada, algo completamente inusitado no Brasil. Na prática, quem for a qualquer concessionária da montadora poderá conferir, detalhadamente, todos os aspectos do automóvel simplesmente direcionando a câmera de um tablet para um “tapete interativo”, com a mesma medida do modelo instalado no chão das lojas. Além de permitir uma visualização completa do interior e exterior em primeira mão do modelo, que só chega oficialmente às montadoras no final do mês de abril, cada tour virtual permite o cadastramento automático em uma promoção onde a partir da data final (14 de maio), serão sorteados dois novos Honda Fit 2015. O

Através de um tablet e um ‘tapete interativo’, lançamento virtual do Novo Honda Fit 2015 marca inovação tecnológica no Brasil total de todo o tour não dura mais do que dez minutos. Ao final da experiência, os usuários poderão ainda navegar em um catálogo eletrônico, visualizar todas as características e versões possíveis do novo automóvel e preencher cadastro para concorrer a dois Honda Fit 2015. De acordo com o gerente da concessionária em Rio das Ostras, Jorge Santhiago, a Honda Hayasa sempre aposta na inovação tecnológica na busca e estratégia diferenciadas, como forma de captar a atenção do mercado.

Segundo ele, a nova proposta de lançamento em conjunto com um forte trabalho de divulgação, trouxeram muitos interessados para a empresa, de modo que foram vendidos oito Honda Fit 2015, apenas no sábado de lançamento. O vendedor Fábio Mello, que atua no mercado de automóveis, há aproximadamente oito anos, ficou surpreso com a novidade do tour digital. “Eu só tinha visto esse tipo de lançamento pela televisão, jamais imaginei que seria algum dia a minha realidade de trabalho”, afirmou.

Gerente da Hayasa, Jorge Santiago, está otimista com as vendas do novo carro

Com visual totalmente repaginado, a nova edição do Honda Fit conta com uma evolução mais futurista e ousada do estilo “Arrow”, presente nos sedans City e Civic, além da possibilidade de sete cores, sendo duas inéditas: o azul netuno metálico e cinza barium metálico. O novo modelo também possui um espaço interno maior e uma grande quantidade de compartimentos de objetos, garantindo a confortabilidade necessária de um automóvel voltado para a família. Outra inovação interna do modelo é o sistema de configuração dos bancos, o Utility Long Tall Refresh (ULTR-Seat), que permite aos assentos do motorista e do carona uma reclinação total. Outro detalhe importante é que agora o modelo estará disponível apenas com motor 1,5 litro i-VTEC, já com a tecnologia Flex One (que dispensa o tanquinho de partida). Outra novidade é a volta do câmbio automático com a tecnologia CVT (Continuously Variable Transmission). Assim, serão quatro versões disponíveis: DX, LX, EX e EXL, com opção de câmbio manual e CVT. Quem quiser conhecer mais sobre o veículo, a Honda Hayasa fica localizada na ZEN e atende pelo telefone (22) 3321-8600.


14

â—˜

11 a 17 de abril de 2014

RJNEWS


PETRÓLEO

RJNEWS

11 a 17 de abril de 2014

Grandes empresas anunciam investimentos em Santos

15

Petróleo em Foco

Divulgação

rpsmonteiro@gmail.com

RONALDO MONTEIRO

PETROBRAS – PRODUÇÃO X IMPRODUTIVIDADE A Petrobras atingiu recorde de processamento em suas refinarias em março. A companhia também bateu recorde na produção de diesel e gasolina com baixo teor de enxofre. A empresa registrou em março produção recorde na camada de pré-sal. Essa notícia me deixa muito feliz por um lado, mas preocupado por outro... até quando ela resistirá? Na esteira das notícias negativas que dão conta que o governo dos Estados Unidos buscou garantias da parte de Dilma Rousseff em 2006, quando ela ainda era presidente do Conselho de administração da Petrobrás, antes de dar o sinal verde para que a empresa brasileira comprasse superfaturada refinaria em Pasadena. Outro consultado foi o ex-diretor internacional da Petrobrás, Nestor Cerveró, epicentro da crise. As ações para o esclarecimento desse e de outros fatos ainda estão longe de começar. Os responsáveis precisam ser investigados, será que outras empresas brasileiras também não estão envolvidas em fatos semelhantes? Empresa italiana Saipem do Brasil já investiu US$ 500 milhões no projeto brasileiro, sediado no Guarujá (SP) e anunciou que vai continuar investindo na Baixada Santista

» Sétima edição da Santos Offshore Oil & Gas Expo termina nesta sexta-feira, dia 11

A

7ª edição da Santos Offshore Oil & Gas Expo, que é o mais importante encontro para o setor de petróleo e gás no Estado de São Paulo, termina nesta sexta-feira, dia 11. Durante esses dias no Mendes Convention Center, o evento trouxe boas perspectivas de mercado e a novidade é que grandes empresas anunciaram investimentos na Bacia de Santos. Até o final do encontro, a expectativa é de que cerca de 18 mil pessoas ligadas ao segmento passem pelo evento. O superintendente da Saipem do Brasil Serviços de Petróleo, Luca Cattedri, enfatizou a importância de um evento desse porte para a Baixada Santista. Para ele, a Santos Offshore é a oportunidade que a região precisava para se projetar ainda mais no mercado, em franca ascensão. “Tivemos diferentes oportunidades no Brasil, po-

rém, a Baixada Santista foi escolhida para iniciarmos um processo de desenvolvimento que se deu início há dois anos. Foi a melhor escolha que poderíamos fazer.”, ressaltou Cattedri. A empresa italiana já investiu US$ 500 milhões no projeto brasileiro, sediado no Guarujá (SP) e, o superintendente já anunciou que não irá parar por aí. “Vamos continuar investindo na Baixada Santista. Temos um centro de tecnologia local, que consideramos ser o diferencial na nossa empresa. Estamos fazendo treinamentos e cursos para os nossos funcionários brasileiros e somos muito orgulhosos de poder ter as melhores mãos de obra”, afirmou. Com uma perspectiva positiva de que, num futuro próximo, o projeto da Saipem na Baixada Santista, esteja consolidado e se alinhando ao desenvolvimento do pré-sal no país. “Temos um desafio importante junto com a Petobras, com o Brasil. Apostamos nessa região, porque achamos que geograficamente e, com as parcerias que encontramos seria a condição melhor para permanecer num cenário competitivo. Todo projeto piloto que investe num determinado setor precisa de ajuda:

parceiros, compromisso, esforço, trabalho. Estamos aqui para trabalhar e encontrar colaboradores e sermos parceiros. Todos juntos vamos encontrar sucesso na baixada santista”, é a aposta de Luca Cattedri, que anunciou ainda que espera poder marcar presença nos próximos anos na Santos Offshore. Segundo informações, a Petrobras gastou R$ 17 milhões com fornecedores de equipamentos e serviços da Baixada Santista nos últimos 15 meses. Para o gerente geral da Unidade de Operações e Exploração e Produção da Bacia de Campos da Petrobras, Osvaldo Kawakami, isso é muito pouco. “O objetivo é que 250 novas empresas sejam atendidas pelos nossos técnicos até o final da feira, para credenciá-los como fornecedores”, afirmou. Com oito plataformas em operação, a Bacia de Santos já é uma realidade para a empresa. Por isso, a Petrobras aposta que em seis anos, metade do volume de petróleo produzido no Brasil será proveniente dessa região. “A produção no pré-sal registrou a maior média mensal em fevereiro, com 385 mil barris de óleo produzidos em nossas plataformas. Em 2020, a produção terá alcançado

a marca de 4,2 milhões de barris de petróleo por dia e, quase a metade desse volume, virá da Bacia de Santos”, declarou Osvaldo Kawakami, que fez questão de destacar também que a produção diária da Petrobras alcançou a marca de 11,3 milhões milímetros cúbicos de gás natural. Desse total, 10 milhões são entregues ao mercado por intermédio da unidade de tratamento de gás Monteiro Lobato, em Caraguatatuba (SP), no Litoral Norte do Estado de São Paulo. Sendo que 1,3 milhões metros cúbicos chegam à indústria e às casas da Baixada Santista.

OGX – PROSSEGUE A REESTRUTURAÇÃO O empresário Eike e o Dr.Eliezer Batista, que tive a honra de conhecer quando trabalhava na MRN (VALE), trabalham juntos com sua equipe na recuperação da OGX. Em assembleia marcada para 2 de maio, a administração recomendará a reeleição de Eike Batista, controlador da companhia, como presidente do Conselho de Administração por 1 ano, outra proposta será a recondução de Eliezer Batista, pai de Eike, que fará 90 anos no dia 4 de maio, ao cargo de vice-presidente do Conselho. Isso é um sinal de confiança dos investidores, eles continuam seu trabalho para aprovação do plano de recuperação judicial, que ainda depende do aval de credores. Soube através de um amigo funcionário, que não haverá pagamento de PL (participação de lucros) neste semestre, por conta de todo esse processo de reestruturação da empresa, segundo ele, os colaboradores estão conscientes que o momento é de contenção de despesas, e que essa decisão foi correta evidenciando um amadurecimento coletivo.


16

CULTURA

11 a 17 de abril de 2014

RJNEWS Michelle Neto/RJNEWS

Centenário de Dorival Caymmi é celebrado na Casa de Cultura de Rio das Ostras » Exposição “Caymmi – 100 anos – O poeta do mar” abre a programação comemorativa do aniversário da cidade

R

io das Ostras completa vinte e dois anos nessa semana contando com um grande número de atrações musicais, programações esportivas e inaugurações por toda a cidade, e a abertura desses eventos se deu pela exposição “Caymmi – 100 anos – O poeta do mar”. Organizada pela Fundação de Cultura, a mostra faz uma homenagem ao cantor e compositor baiano que,

durante muitos anos, frequentou e divulgou a cidade para todo o mundo. Com fotografias de Edson Cadorin e Jorge Ronald, registrando momentos espontâneos do compositor na cidade, a mostra expõe diversas de suas letras, incluindo a canção “Milagre”, que foi composta durante uma temporada em Rio das Ostras, na década de 80. Quem for visitar a exposição, que ficará aberta na Casa de Cultura Bento Costa Junior até o mês de junho, encontrará também ilustrações, diversos recortes de jornais e revistas com manchetes, onde Dorival aparece como garoto propaganda de Rio das Ostras, e poderá apreciar as mais de cinquenta telas que Dorival Caymmi pintou em sua

casa de veraneio. A produtora da exposição, Cristiane Regis, conta que em uma ocasião, Dorival Caymmi partiu de sua casa com um carro abarrotado de telas para uma exposição no Rio de Janeiro. Ela explica que o compositor se usava das belas paisagens praianas de Rio das Ostras como motivação para pinturas e novas composições. A respeito da mostra, ela afirma: “Acredito que esse é um resgate importante à presença desse artista na cidade, que faz parte da cultura riostrense. Serve também como inspiração para outros artistas locais, reforçando o quanto o nosso cenário musical é relevante”, ressalta. As expectativas são de que durante esses dias,

Pela primeira vez na cidade, Anitta faz show neste sábado Os 22 anos de emancipação político-administrativa de Rio das Ostras reúne diversos gêneros nesse final de semana. Nesta sexta, dia 11, às 21h, acontece o

MACAÉ

Plaza Macaé A personagem da Galinha Pintadinha estará no shopping neste sábado, dia 12, para interagir e tirar fotos com as crianças, das 15h às 20h. Uma roda gigante e diversas atividades gratuitas completam a diversão. A Galinha mais famosa do Brasil também virá ao Shopping no dia 19 deste mês. Os pais devem levar suas câmeras fotográficas. Mais informações pelo (22) 3311-5454.

Ópera Club A sexta-feira vai ferver na festa “Fire House”, sob comando da House Nation. O ingresso custa R$ 40 para mulheres e R$ 50 para os homens e estão à venda na Virgens e Vilões e na 100% Vídeo. Mais informações no 2763-7280. Seu Adonias O rock, samba-rock e o pop-rock da banda Pingo do Balacobaco é a atração desta sexta-feira. Já no sábado, é a vez do samba de raiz com Toningo Geraes. Os shows começam a partir das 22h. Mais informações: 2773-3389.

Produtora da exposição, Cristiane Regis, explica que o compositor se inspirava nas belezas de Rio das Ostras a exposição aproxime os moradores desse grande compositor, que divulgou tanto, de maneira espontânea, o município de Rio das Ostras. Segundo Cristiane, o convite também já foi feito a Alice Caymmi,

neta do compositor, que fará um show na cidade no dia 13, incluído na programação comemorativa do aniversário da cidade. Iniciada em grande estilo na última terça-feira, dia 8, a exposição contou

com um show de Cláudio Nucci, ex-integrante do grupo Boca Livre, trazendo consagradas canções de Dorival Caymmi, e a exibição do documentário “Um certo Dorival Caymmi”, do diretor Aluídio Didier.

“Soul da Casa” com talentos do município: Angélica de Paula, Nograu, Beatriz Deparlie e Gabriel Silva. Em seguida, a banda Stradah agita o público. Neste sábado, dia 12, é a vez do funkeira Anitta estreiar na cidade. Ela canta seus grandes sucessos como “Show das Poderosas” e “Zen”, a partir das 23h e promete arrastar multidões desde crianças a idosos. O grupo Palavra Cantada sobe ao palco, às 18h do domingo, dia 13. Na sequência, Alice Caymmi faz uma homenagem ao seu avô, Dorival Caymmi. Quem encerra a programação na segunda, 14, é a cantora missionária Cassiane, às 20h. Os shows acontecem no Camping de Costazul.

RIO DAS OSTRAS Ox Club MC Britney comanda a pista nesta sábado, dia 12. Na sequência, a banda de pagode Pega Nada anima o público. Mais informações: 8108-3852. Samoa Festa à fantasia acontece nesta sexta-feira, dia 11. A atração principal da noite será o príncipe do funk, Mc Marcinho. A noite terá ainda os Djs Renan Carvalho e Rian Carvalho. A classificação do evento é de 18 anos. O segundo lote de ingressos custa R$ 40. Já a área vip é vendida a R$ 70 no segundo lote. Mais informações pelo 2771-4524.

BÚZIOS

Pachá Sábado, dia 11, tem a festa Private Tour Rio de Janeiro, sob comando de Usina Gamboa. No domingo, é a vez Dj Leo Dagaz dominar a pista. Mais informações: contato@pachabuzios.com

*Esta seção não se responsabiliza por mudanças nos preços, horários ou atrações. Estes foram fornecidos pelos próprios organizadores. E-mails para coluna: contato@rjnews.com.br


SOCIAL

RJNEWS

Erick

11 a 17 de abril de 2014 Divulgação

17

Famosos

Estilista de cantoras e globais, a toda simpática e dedicada Erika Facuri teve uma grande surpresa dias atrás, em sua residência, em Rio das Ostras. Navegando pela internet, ela se deparou com uma postagem, da bela Angélica (leia-se: Luciano Hulk) arrasando em uma t-shirt de papagaio (toda rebordada), de sua marca Erika Facuri Atelier. PS: Ana Maria Braga, Kelly Key, Thaïs Garayp, Mariza Marchetti estão entre suas habituais clientes.

Brandão Vip’s na Noite

Niver

Num aconchegante e elegante restaurante de Rio das Ostras, Cláudia Ladeira recebeu amigos e familiares, para a comemoração do seu aniversário. Fotos e mais fotos, além de muito bate-papo rechearam a noite, que contou com a presença de amigos queridos e presentes. Segundo informações, ela viajará em breve e utilizando seu passaporte. Chique de doer! Risos...

Divulgação

Angélica por ela mesmo e roupa da estilista, Erika Facuri

Exclusivo

Preparem-se crianças! Em julho, Barra de São João vai se elevar num grau “espiritual”, que nem tenho como qualificar. O Festival de Crustáceos, que sempre acontece à beira rio terá nada mais, nada menos, que Emmerson Nogueira, Maria Rita e 14 Bis, como atrações. Pois é... acreditem! (notícias diretas, do poder absoluto do município, Antônio Marcos). Divulgação

Lei

Segundo me foi informado, as vans que fazem transporte alternativo, em Rio das Ostras são obrigadas a rodarem, com o ar condicionado ligado. Alguém me diz onde está o DETRO, para fazer valer a lei? PS: Para não ligar o ar condicionado, tem motorista com mini ventilador no painel... direcionado para ele, claro! Afff!

Cláudia Ladeira, em noite de festa, amigos e bolo

» RÁPIDAS

Abuso

• A banda Stradah, que tem como vocalista o “The Voice Brasil”, Heverton Castro, grava DVD neste final de semana, em Rio das Ostras. • Quem está “todo todo” é o empresário e ex-secretário de turismo, Celso Goulart (leia-se: Pousada das Tartarugas). Este ano a cegonha irá lhe presentear, 2x como avô (vêm netinhos, em maio e outubro). Que venham, com muita saúde! • Amanda Amado, umas das vozes do “The Voice Brasil” fará show em Rio das Ostras. Aguardem! • Alguns humoristas têm feito a alegria, dos passageiros do trecho Macaé x Rio das Ostras. Quem viu... riu!

• As Doutoras Palhaças, que fazem um lindo trabalho, na saúde de Rio das Ostras (alegrando pacientes, em seus leitos) bem que poderiam receber uma ajuda de custo, da Secretaria de Saúde, pelo excelente serviço prestado. Fica a dica! • Tem corretor de Rio das Ostras balançado... por uma bela loira da região.

• Casimiro de Abreu está aumentando seu efetivo, de guardas municipais. • Sabe aquela lenda urbana, de “marido no mar” e “recado” na janela? Existe! • A segurança em Macaé anda tão crítica... que não é mais novidade ver helicópteros da polícia, sobrevoando a cidade.

• E muitos se perguntam: haverá wi-fi (internet sem fio), na área de eventos, onde ocorrerá o aniversário de Rio das Ostras? • “Tá solteiro? Seja motorista de ônibus. Você vai conhecer muita gente!”

Maria Rita já se prepara, para uma apresentação especial, no Festival de Crustáceos de Barra de São João

Comemoração Rio das Ostras está em festa e comemora seus 22 anos de existência, neste final de semana. Passeios ciclísticos, caminhadas, exposição de fotos, desfile cívico, inaugurações e muito mais farão parte deste pacote festivo. Um dos shows mais aguardados é o da poderosa Anitta, que vai acontecer neste sábado, a partir das 23h, no Camping Costazul. Veja toda a programação aqui, no RJNews e se jogue!

A atração mais esperada, das festividades de Rio das Ostras... Anitta

(Empresa Santa Maria - propaganda in door)

erick.brandao@ig.com.br

Não são poucas as reclamações, de pessoas com planos de saúde. Para marcar consulta médica, através de plano de saúde, o paciente precisa aguardar (às vezes) um mês, podendo chegar a dois (independente do seu grau de urgência); mas, se for particular (R$)... existe vaga. Pode isso? Alôoooooo ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar!!! PS: Brasileiro tem que aprender a parar de reclamar e agir. Ligue e denuncie: 0800701-9656 Divulgação


18

11 a 17 de abril de 2014

ESPORTES

RJNEWS

Fim de semana será de muito rally em Casimiro de Abreu » Duas grandes competições serão realizadas no município, que promete atrair fortes nomes do rally brasileiro

O

fim de semana será totalmente radical em Casimiro de Abreu, com vibrantes competições de rally. Neste sábado, dia 12, tem a abertura da temporada 2014 do Carioca Off Road de Rally Enduro de Regularidade. A competição acontece a partir das 10h, na Praça Feliciano Sodré, no centro da cidade. O Carioca Off Road possui as categorias Graduados, Turismo e Turismo Light. Para quem deseja ingressar no rally, há também a categoria Universitários, que passará por um roteiro diferenciado, com menos obstáculos, mas emoção de sobra. O município de Casimiro detém uma vasta área serrana, envolvendo a Reserva Biológica Poço das Antas, que abriga vários animais ameaçados de extinção, como por

exemplo, o mico-leão-dourado. É neste paraíso ecológico que as equipes do rally de regularidade do Rio de Janeiro se encontrarão numa competição que irá percorrer cerca de 100 quilômetros de trilhas, em terreno com obstáculos variados: cascalho, riacho e piso batido. Para o diretor da Pró Rally, Cristiano Serpa, o lugar é ideal para a prática do esporte. “Conseguimos conciliar o melhor do fora de estrada, ornando com a natureza. As paisagens são lindas, porém, quem olhar muito para o visual, perderá a concentração da prova, por isso, acreditamos que este será também um novo obstáculo a ser superado”, comenta. Segundo relata o secretário de Turismo de Casimiro, Oscar Pires Júnior, outro fator relevante, além do evento esportivo, é o acréscimo da receita na cidade com o aumento na ocupação na parte hoteleira, movimentando bares, restaurantes, postos de combustíveis entre outros produtos e serviços. “Estamos trazendo este evento para fomentar o turismo na cidade. Praticamente todas

Divulgação

Segundo secretário de Turismo de Casimiro, os circuitos devem atrair aumento de ocupação na rede hoteleira, movimentando bares e similares

as pousadas estão com 100% de ocupação. Com o sucesso desta etapa, queremos incluir esta competição no calendário oficial de eventos do município. Tenho certeza que os carros irão atrair muitos curiosos para a praça para tirar foto. Faço o convite para o público prestigiar também o rally indoor no Parque de Exposição, no domingo”, finaliza. Como disse o secretário, no domingo, dia 13, será dada a largada para a primei-

ra edição da Copa Sudeste de Rally Indoor, em Casimiro de Abreu. A competição contará com provas em circuito fechado, nos moldes do Rally dos Sertões, além de uma estrutura completa que promete atrair grandes nomes do rally brasileiro. A disputa acontece no Parque de Exposição do município, um dos polos do turismo ecológico e rural do Estado do Rio de Janeiro, a partir das 10 h. A corrida será realizada em uma pista de terra de apro-

ximadamente 1.200 metros, em piso liso. Um dos responsáveis pela organização do campeonato, Ronan Cabral, afirma que o evento será completamente inédito no Rio de Janeiro, e irá mexer com os pilotos mais competitivos no Sudeste. “Teremos muita velocidade aliada a muita técnica, pois o circuito está sendo construído para testar as habilidades de cada competidor. Acredito que a Copa Sudeste está estreando com

uma bela infraestrutura, podendo ser considerada uma das maiores já construídas para receber esse esporte no Brasil”, destaca. As provas serão divididas em nove categorias diferentes: ATV´s, UTV´s, Jeep Wyllis originais e adaptados, production, super production diesel, 4x2 aspirados e turbos e força livre. Ainda de acordo com Ronan Cabral, os circuitos foram elaborados visando garantir um percurso de qualidade, que exigirá alto nível dos pilotos. “A ideia é ter de tudo um pouco nesta prova, começando pelo piso com diversas características como areia, barro, cascalho e turfa. Isso traz um grau de seletividade para os pilotos”, comenta o organizador, lembrando que também estão priorizando a segurança, pois por tratar-se de uma prova de velocidade, a segurança dos competidores e do público deve estar em primeiro lugar. “O traçado do circuito é a cereja do bolo, pois mesclando retas de alta velocidade com curvas de baixa, teremos, sem dúvida, um verdadeiro teste para carros e pilotos”.


Classificados

RJNEWS

COMO ANUNCIAR?

(22) 2210-2140 (22) 99894-4404

Centro PASSO PONTO MONTADO: Loja no setor de moda praia e fitness que está há mais de 20 anos no Centro de Rio das Ostras, motivo mudança para outra cidade. Obs: loja linda, toda reformada e com grande lista de clientes fiéis! Tratar com Fernanda: (22) 99783-6644 / 98125-5740.

Recanto Alugo: Casa – Recanto – 2qtos. Rua sem saída. Com comércio próx. Garagem p/ 2 carros. Por R$ 1.100,00 c/ 2 meses de depósito ou fiador. (21) 98377-5825

Cidades Praiana Vendo: Casa Duplex Cidade Praiana - Em fase de acabamentos. Com 3 quartos, sala, coz., banh., Com 7,9x6,5 metros em terreno (DE ESQUINA) de 14x11 metros. Próx. a 2 pontos de vam, escolas e mercados. ÁGUA BOA! Por R$ 70 mil. Aceito troca em

Vendo: Terreno de 3 mil m² Cantagalo (Área Rural) – A 800m da Praça de Cantagalo. Por R$ 40 mil de entrada + 40 parcelas de R$ 1 mil reais. (22) 99900-4149.

Chácara Mariléa Vendo: Terreno – Chácara Mariléa – 14x28 m. Por R$ 220 mil. Murado. (22) 99900-4149. ___________________ Vendo: Duplex c/ 2 qtos, 2 banheiros. Por R$ 110 mil. Não aceito CAIXA. (22) 99900-4149.

RIO DAS OSTRAS ALUGUEL Alugo: Kitinet e Casas PARA TEMPORADA – Lagoa do Yriri , Jard. Mariléa e Centro – De R$ 1.700,00 a R$ 4 mil reais. (22) 99900-4149

ITAPERUNA VENDA Vendo uma casa em Itaperuna com terreno 12x20 m, toda murada, escriturada e em construção ainda. Na frente da casa tem 3 garagens em ponto de laje, com moradia de 1quarto, 1suíte, 1banheiro, 1sala, 1cozinha, e nos fundos encontra-se em ponto de laje 1sala, 1banheiro, 1cozinha, 1área de serviço grande e 1dispensa grande. A casa tem base para a construção do segundo e terceiro andar. Ligar para Paulo (22) 99924-7533/ 99982-3054.

AULAS DE REFORÇO DE TRÂNSITO Aulas praticas para alunos habilitados. Ministradas no veículo do aluno. Sem prova, sem pressão, só prática. Marque sua hora. (22) 99869-7513 / email: rag. gim@hotmail.com – MARCELO (Instrutor credenciado)

TÉCNICO DE INFORMÁTICA Manutenção e suporte. Formatação e instalação de programas. Windows xp, vista, Windows 7 e Windows 8.1. Criação e manutenção de rede. Troca de placas e periféricos. Orçamento sem compromisso. Atendo em residências e empresas. Carlos Antônio (22) 99609-2930 _____________________ Vendo: Berço de MDF – NOVO – Lateral e estrado reguláveis. Com colchão Ortobom. Por R$ 250,00 à vista. (22) 99221-5648 / 99994-7184 – Leonardo

Veículos

nova cidade. (22) 99609-2930

Serviços

Empregos

Imóveis VENDA

19

OBRIGATÓRIO: apresentação de CPF ou CNPJ

Escritório Comercial Av. Nossa Senhora da Conceição, nº 110 salas 11 e 12 - Village - Rio das Ostras/RJ De 9h às 17h (segunta à sexta)

Cantagalo

RIO DAS OSTRAS

Pessoalmente:

contato@rjnews.com.br

GP contrata Técnicos de Eletrônica, Eletrotécnica e Mecatrônica com vivência em impressoras, multifuncionais e copiadoras para a região dos lagos. Interessados devem se cadastrar na vaga através do site: http://pri.grupopositiva. com/ ou enviar currículo para rh@grupopositiva.com

11 a 17 de abril de 2014

Anuncie no jornal mais lido e com melhor resultado da Região da Costa do Sol

_____________________ Vendo: Fox Trend 1.0 Mi 8V Total Flex 2011Prata, 4 portas, Álcool + Gasolina, 40.493Km. Por R$ 26.900,00. Honda Hayasa. (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: Honda City DX 1.5 16V Flex 2011. Cinza, 4 portas, Automático, Álcool + Gasolina, 49.290Km. Por R$ 41.900,00. Honda Hayasa. (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: Hyundai IX35 GLS 2WD 4x2 2.0 mpfi 16V 2012. Prata, 4 portas, Automático, Álcool + Gasolina, 34.143Km. Por R$ 74.900,00. Honda Hayasa. (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: Honda Civic LXL 1.8 16V Flex. 2012. Cinza, 4 portas, Álcool +

Gasolina, 38.700Km. Por R$ 56.900,00 . Honda Hayasa. (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: Honda CRV LX 4X2 2.0 16V 2008. Prata, 4 portas, Automático, Gasolina,

101.000Km. Por R$ 49.900,00. Honda Hayasa. (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: C4 Pallas GLX 2.0 16V Flex 2011. Preto, 4 portas, Automático, Álcool + Gasolina, 51.600Km. Por 32.900,00. Honda Hayasa. (22) 3321-8600

ABANDONO DE EMPREGO Terrapleno Terraplenagem e Construção Ltda., empresa com sede em Rio das Ostras-RJ, à Rua César Castilho, 37, Bairro Costa Azul, Cep 28895-230, inscrita no CNPJ sob o nº 29.167.442/0003-70, convoca o Sr. MARCIO MORAES DA SILVA, CTPS 11018 série 059, ZENILDO DA SILVA FALCÃO CTPS 99598 série 165, JOSE ALEXANDRE NUNES CTPS 83707 série 161, ALEXANDRE DOMINGOS PEREIRA CTPS 42053 série 129 respectivamente, a comparecerem em sua sede no prazo máximo de 24 (vinte e quatro horas), sob pena de configurar abandono de emprego, sujeito às penalidades previstas no art. 482, letra I, da CLT. Rio das Ostras, 11 de abril de 2014. Terrapleno Terraplenagem e Construção Ltda.


20

â—˜

11 a 17 de abril de 2014

RJNEWS

Jornal completo  

Jornal Completo # 159

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you