Page 1

Mães mostram a essência do amor pelos filhos CIDADES • PÁGINA 4

09 A 15 DE MAIO DE 2014

ANO 4 - Nº 163

UM PRODUTO DA REDE RJNEWS DE COMUNICAÇÃO

Moradores denunciam aumento da violência no Âncora e Nova Cidade

CIDADES • PÁGINA 7

CULTURA Rio das Ostras é representada pela Banda Jamz no SuperStar da Globo

Depósito de Rio das Ostras aguarda retirada de veículos pelos proprietários

• PÁGINA 16

CIDADES Concursados de cursos realizados em Macaé têm chance prorrogada • PÁGINA 6

MEIO AMBIENTE Incentivos rurais ampliam produção leiteira e aumentam renda em Macaé • PÁGINA 14

ESPORTES Copa Inter TV de Futsal terá participantes de Rio das Ostras

CIDADES • PÁGINA 9

• PÁGINA 18

SIGA O JORNAL RJNEWS

riodasostrasnews.com.br | macaenews.com.br

facebook.com/jornalrjnews

twitter.com/rederjnews

FALE COM O RJNEWS:

(22) 2210-2140 | (22) 2771-8960


2

CURTAS

09 a 15 de maio de 2014

A

Atendimento à Mulher s mulheres de Rio das Ostras têm agora um espaço diferenciado para atendimento policial - o Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam), que funcionará nas dependências da delegacia (128ª DP). O novo espaço, reservado exclusivamente para as mulheres, proporcionará mais agilidade e privacidade no atendimento. A Casa é uma instituição ligada à Secretaria de Bem-Estar Social, que oferece atendimento com ações de prevenção, orientação e repressão da violência contra as mulheres. Formação Continuada A população de Macaé terá uma Guarda Municipal mais capacitada, treinada e com nivelamento de conhecimento, que garantirá mais eficiência na prestação do serviço, através de uma parceria com a Funemac. O curso terá carga horária de 58 horas e está previsto para começar no segundo semestre deste ano. Inicialmente, destina-se ao conhecimento de 61 guardas municipais e à formação de uma equipe de no mínimo cinco instrutores para assessorar e acompanhar o programa para os demais guardas.

Vigilantes sem negociações A greve dos vigilantes bancários completou uma semana em toda região. O movimento ainda não tem previsão de acabar, segundo o presidente do sindicato da categoria, Luiz Carlos Rangel. O sindicato está cumprindo a determinação de manter 40% do efetivo trabalhando. Os vigilantes pedem reajuste salarial de 10%, tíquete refeição de R$ 20, plano de saúde, redução da carga semanal de trabalho de 48 para 44 horas e mais adicionais de risco de vida e de periculosidade.

Copa da Amizade 2014 Será realizada no sábado, dia 10, a abertura da Copa da Amizade de Casimiro de Abreu. O evento esportivo deverá reunir 500 estudantes de 17 escolas. A cerimônia de abertura acontecerá às 8h no Ginásio Poliesportivo Isac de Oliveira Ramos, no Bairro Industrial. Este ano, pela primeira vez, o evento contará também com a participação das escolas privadas. Logo após a abertura, acontecerão no ginásio as partidas classificatórias do futsal categoria A masculino e feminino. Elas serão realizadas também no Pavilhão da Nova Praça Feliciano Sodré das 9 às 17 horas.

RJNEWS

Uma das datas mais especiais do ano se aproxima: o Dia das Mães. Em razão disso, o Shopping Plaza Macaé programou um horário de funcionamento estendido para as compras, nos dias 9 e 10. Já os horários do Cinemagic podem ser conferidos nos sites www.cinemagic.art.br e www.shoppingplazamacae.com.br/cinema.

ABANDONO

Software Prezi Michelle Neto/RJNEWS

Posse a novos secretários

Cachorros nas ruas e praias levam risco a banhistas em Rio das Ostras Uma mistura que não dá certo é animal de estimação abandonado nas ruas. Mas, em Rio das Ostras, isso tem sido ignorado por alguns proprietários dos bichos, foi o que constatou a equipe de reportagem do jornal RJNEWS ao passar pela área central. O assunto já ganhou destaque nas redes sociais por meio de algumas postagens e também fez com que uma voluntária realizasse uma ação na Praia do Centro pedindo que a lei, fixada em placas informativas seja respeitada. De acordo com a população, a presença dos animais se tornou algo comum. Segundo eles, o que se vê são proprietários de animais infringindo a lei, já que por toda a orla de Rio das Ostras estão espalhadas placas orientando a proibição do ato de manter animais na praia, por exemplo.

Cidadania

Orçamento Participativo

Estará de volta no próximo dia 10, das 8h às 17h, o Sábado da Cidadania, em Rio das Ostras. O evento acontece no Centro de Cidadania, no Âncora, visando facilitar o acesso do trabalhador a diversos serviços, como tirar carteira de trabalho, certidão de nascimento e casamento, entre outros oferecidos por órgãos municipais, estaduais e federais. O próximo Sábado da Cidadania acontece no dia 14 de junho.

Rio das Ostras continua avançando nas ações do Orçamento Participativo, que estão dando a oportunidade à população de apontar quais as melhorias necessárias na sua região e quais devem ser os investimentos prioritários da gestão municipal. Esse mês está prevista a realização de reuniões em diferentes localidades. Gerido pela Secretaria de Planejamento, o OP é uma ferramenta democrática, que permite ao cidadão debater e definir os destinos da Cidade. Já foram realizadas reuniões em Cantagalo, e Rocha Leão. O Conselho do Orçamento Participativo seleciona as propostas mais votadas e as encaminha para as secretarias de governo pertinentes para análise e viabilização.

Banheiros públicos terão regras Na tentativa de melhorar as condições sanitárias dos banheiros públicos, a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou em segunda discussão, o projeto que dispõe justamente sobre esses espaços. Pelo texto votado, os banheiros deverão ter vaso em aço inoxidável com ducha higiênica; assento aberto e com proteção descartável; papel higiênico sobressalente; limpeza e desinfecção periódica; lavatório com material para limpeza e enxugo ou secagem das mãos; e álcool gel. O projeto define como banheiro público aquele colocado à disposição da população em prédios públicos, estabelecimentos comerciais e eventos públicos ou privados.

JORNAL RJNEWS

MACAENEWS.COM.BR | RIODASOSTRASNEWS.COM.BR

A Fundação Educacional de Macaé (Funemac), por meio da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), realizará a palestra “Prezi: uma Nova Ferramenta de Criação de Apresentações”, na segunda-feira, dia 12, das 18h às 20h30, no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária. As inscrições podem ser feitas na Coordenação de Ensino da FeMASS, ou pelos telefones: (22) 2796-2566 e 27962500, ramal 2566.

O prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos, deu posse na terça-feira, dia 6, a dois novos secretários de governo. A servidora pública Edla Camila Santos Mangifeste assume a Secretaria de Fazenda, Indústria e Comércio no lugar do administrador de empresas, Edson Mangefesti, que deixa a pasta para assumir a Secretaria de Saúde. A assinatura dos termos de posse aconteceu na sede da Secretaria de Saúde com a presença de secretários municipais, entre outras autoridades.

SOBE & DESCE Marinha

A prefeitura de Quissamã, em parceria com a Marinha do Brasil (Delegacia da Capitania dos Portos em Macaé), abriu 30 vagas para turma do curso de Formação de Aquaviários. As inscrições abertas até o próximo dia 23 de maio.

Mãos ao alto

Os constantes assaltos à mão armada sofridos por moradores de vários bairros em Conceição de Macabu . Sequestros relâmpagos também ocorrem no bairro Curato, na RJ-182, na principal estrada de acesso à cidade.

RJNEWS INFORMAÇÃO COMÉRCIO E SERVIÇOS DE EDIÇÃO DE JORNAIS LTDA » CNPJ 04.536.054/0001-27 Av. Nossa Senhora da Conceição, nº 110 - salas 11 e 12 - Village - Rio das Ostras/RJ - Cep: 28895-602 Tiragem: 20.000 exemplares » Circulação: Rio das Ostras, Macaé, Casimiro de Abreu, Barra de São João, Conceição de Macabu, Carapebus e Quissamã O RJNEWS se isenta de qualquer assunto discutido pelos colunistas, que não possuem vínculo empregatício com o jornal. Diretor Geral: Ary Gomes de Marins Filho» Diretor Executivo: Luiz Claudio Coelho Vieira Diretora de Jornalismo e Comercial: Rafaela Azevedo - DRT: JP 1336 RN » Gerente Financeiro: Raphaela Freitas Editor: Douglas Smmithy » Jornalista: Verônica Côrtes » Projeto Gráfico e Diagramação: Alexandre Albuquerque Filiado a Adjori-RJ Fotografia: Michelle Neto » Estagiário de Jornalismo: Pedro Panesi » Revisora: Tatiane Marins e Adjori Brasil Atendimento Comercial: Michelle Neto e Philip Hobbs

Contatos: (22) 2771-8960 | (22) 2210-2140 | (22) 99894-4404 / contato@rjnews.com.br


4

09 a 15 de maio de 2014

CIDADES

RJNEWS

Mães de Rio das Ostras mostram a essência do amor pelos filhos » Mãe, esposa, profissional ou avó, todas as mulheres vivem uma dura rotina para cuidar da família

U

m amor incondicional – Todas as mulheres que tiveram a oportunidade de ser mãe dão essa definição sobre a relação mãe x filho. Neste domingo, dia 11, é Dia das Mães, e não importa se é mãe biológica, de coração, mãedrasta ou mãe-vó, elas merecem uma homenagem, pois são únicas para todos os filhos. Para comemorar esta data especial, a equipe do RJNEWS colheu depoimentos de algumas mulheres e mães de Rio das Ostras, para contar um pouco do amor pelos seus filhos. A rotina dupla das mães não é nada fácil, pois muitas, além dos filhos, têm trabalho, casa e marido

Fotos: Michelle Neto/RJNEWS

para cuidar. A coordenadora de enfermagem do Posto de Saúde (Sal Sal), Emanuele Valente, como o próprio nome já diz, tem a força de cuidar também de outras mães e filhos. Ela tem um filho de três anos e, antes dele, Emanuele era enfermeira intensivista, trabalhava em CTI. E hoje, trabalha em dois lugares. A coordenadora, simplesmente, abriu mão de sua especialidade para ter mais tempo para o filho. “Foi a pior fase da minha vida, mas ser mãe é uma experiência única, um amor sem limite, por isso, tinha que fazer isso. Agora, como o Matheus está maiorzinho, estou começando a separar um tempo pra mim. Quanto a minha rotina, tenho que ter muita agilidade, porque se enrolar uma função acabo perdendo o ritmo”, declara. A doméstica Naimar da Silva Vieira, mora no bairro Liberdade e tem uma filha de um ano, a Alice. Para ela, ser mãe é saber abrir mão

Coordenadora de enfermagem do Posto de Saúde (Sal Sal), Emanuele Valente, lembra que já teve que abrir mão da sua especialidade profissional para ter mais tempo para o filho Matheus

Naimar da Silva Vieira, diz que sorriso da filha Alice levanta qualquer tristeza

de tudo para viver para os filhos. Ela diz que também já deixou um trabalho para dar mais atenção à filha. “O amor

é muito grande. Ela mudou totalmente a minha vida e quando estou triste, basta um sorriso dela para levantar

a cabeça. É sempre uma alegria”, ressalta. Já a aposentada Darli da Silva Galosi, que mora no Jardim Bela Vista, é mãe de cinco filhos, têm oito netos e dois bisnetos. Ela conta que ser mãe é muito bom, mas que avó é, realmente, melhor ainda. Segundo Darli, ela teve uma vida difícil e sempre trabalhou muito para dar o melhor aos filhos. “Hoje só tenho uma filha solteira e quando reúno os netos em casa, cheios de saúde. E é muito bom ver as gerações da família juntas, é muito gratificante, isso mostra que fiz meu papel de mãe”. Mãe de primeira viagem, Luana Loureiro, moradora de Cidade Praiana, diz que a própria gestação não é nada fácil, pois surgem os medos e incertezas. Mas, para ela é uma amor que não se explica. “Este é meu primeiro Dia das Mães. O Pietro dá trabalho, mas tudo que a gente passa é muito gostoso. Depois que vi o rosto dele, saber que saiu de mim, foi surreal. Vi o quanto foi importante as coisas que minha mãe me ensinou, comecei a dar valor a muitas que antes não dava”, completa. A equipe do RJNEWS deseja à todas um FELIZ DIA DAS MÃES!!


RJNEWS

09 a 15 de maio de 2014

5


6

09 a 15 de maio de 2014

Concursados de dois cursos realizados pela prefeitura de Macaé tem chance prorrogada » Medida é parte das ações de valorização do servidor

A

sorte parece estar batendo a porta de algumas pessoas que no seu dia-a-dia tentam uma vaga de emprego fixo realizando concursos públicos. Após mapeamento estrutural da secretaria municipal de Administração, a prefeitura de Macaé, prorrogou por mais dois anos os concursos 001/2011, 002/2011 e 001/2012. De acordo com nota emitida pela secretaria municipal de Comunicação – Secom, todas as vagas previstas nesses editais já foram cumpridas, mas a proposta do governo é continuar com as convocações de acordo com as necessidades dos órgãos e as prioridades da gestão municipal: saúde, educação e saneamento. De acordo com o secretário de Administração, Aderson Ferreira, as convocações irão cumprir todas as exigências previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal, respeitando o limite de comprometimento de 60% da receita líquida do município com folha de pagamento, sendo 54% do Executivo e 6% do Legislativo. “Nesse período de prorrogação dos concursos, válidos até 2016, estaremos analisando a necessidade apontada e seu respectivo impacto financeiro”, avalia o secretário. A medida é parte das ações de valorização do servidor. “Neste momento em que a Prefeitura de Macaé está regularizando diversas estruturas, avaliamos que prorrogar a validade é a melhor decisão, em vez de elaborarmos todo o processo de um novo concurso”, disse Aderson. Com a prorrogação do concurso 002/2012, a Prefeitura de Macaé, que homologou, no mês de abril, o concurso do Programa Saúde da Família (PSF), continuará convocando os concursados até 2016. Já foram chamados cerca de 150 profissionais, que passarão por cursos preparatórios para as atividades do programa, que teve seu nome alterado, pelo Governo Federal, para Estratégia de Saúde da Família (ESF). Após o cumprimento dos trâmites legais, a publicação das convocações é realizada em jornal local e no portal da Prefeitura de Macaé (www.macae.rj.gov.br).


CIDADES

RJNEWS

Casos de violência assustam moradores do Âncora e Nova Cidade, em Rio das Ostras » De acordo com o comandante da 3ª Cia da Polícia Militar, os dois bairros são realmente os mais críticos atualmente

E

mbora a segurança pública seja de responsabilidade do governo do Estado, gestores municipais da região, como Sabino, Antônio Marcos e Dr. Aluizio, têm se empenhado para amenizar o cenário de violência nos municípios de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé. Recentemente, foram realizadas reuniões com representantes da sociedade civil organizada para buscar estratégias e soluções para oferecer melhores condições às polícias e maior sensação de segurança pública à população. Mas, no entanto, essa não parece ser uma tarefa muito fácil. Conviver com a violência está cada vez mais difícil para os moradores de Rio das Ostras, por exemplo. Um dos bairros mais populosos da cidade de Rio das Ostras – o Âncora e também o bairro Nova Cidade, tem vivido um cotidiano de violência alarmante, segundo moradores das localidades. De acordo com dados da delegacia, de janeiro até o dia 25 de abril deste ano foram registrados 14 homicídios no município, sendo que três dos casos ocorreram no

bairro Âncora. Mas, embora o número de crimes registrados seja pequeno, moradores afirmam que acontecem muito mais mortes na comunidade do que o registrado. Somente na última semana, entre os dias 30 de abril e três de maio, houve ocorrência de três assassinatos em Nova Cidade. Em um deles, um homem conhecido como Elton foi morto, na rua 4, Beira Rio, próximo a padaria El Shaday. No dia 22 de abril, um jovem chamado Marcos Vinícius, conhecido como “Gordinho”, foi morto com um tiro na nuca, em frente a um bar, no bairro Âncora. Há quem diga que somente no mês de abril ocorreram cerca de cinco assassinatos na localidade. Segundo moradores, diversos homens usando motos passam livremente armados pelo bairro. O agente de segurança, Marcos Vinícius Carneiro, morador do Âncora, diz que o bairro está cada dia mais violento. Ele conta que na última semana, uma vizinha teve sua casa invadida por bandidos e, que só não chegaram a estuprá-la por ela estar grávida. “A situação está alarmante. A polícia vem agindo, mas não tem como entrar em determinados lugares. Tem muita gente estranha circulando por aqui, que vem de fora, e tiroteio tem praticamente todos os dias. Com certeza, o número de mortes é bem maior do que o registrado na delegacia”, declara Marcos, acrescentando que as vítimas de assassinato no bair-

ro, geralmente, estão na faixa etária de 18 a 20 anos. A dona de casa Néia Viana, que mora há 13 anos em Nova Cidade, se mostra muito preocupada com a situação e diz que fica mais perigoso à noite, depois da rua da Fonte, onde aconteceu um homicídio na semana passada. “Para quem têm filhos e netos é preocupante. Saímos e não sabemos se voltamos vivos para casa”, ressalta. Outro morador, José Ferreira da Silva, acrescenta: “Depois das 18h, tem viatura da polícia rodando direto, mas tá difícil controlar. No bairro inteiro as pessoas se sentem apreensivas, não tem mais liberdade”. De acordo com o comandante da 3ª Cia da Polícia Militar de Rio das Ostras, capitão Pinheiro, Âncora e Nova Cidade são realmente os bairros mais críticos e que tem chamado mais atenção da polícia, em relação a violência no município. Segundo ele, há duas semanas tiveram um policial baleado, mas que apesar dos crimes de homicídio, já não tem mais tantos confrontos nas localidades com membros das facções que dominam os bairros por conta do tráfico de drogas. “Já recebemos o reforço de 14 policiais do RAS e temos viaturas baseadas nas localidades. Infelizmente, só temos um carro grande e homicídio é o maior crime para prevenir. Sei que a população está assustada, mas temos feito trabalho ostensivo para tentar diminuir estes índices de criminalidade”, completa.

09 a 15 de maio de 2014

7

Fotos: Michelle Neto/RJNEWS

Moradores do Âncora e Nova Cidade comentam que vítimas de homicídios estão na faixa etária de 18 a 20 anos

OUTROS CASOS

No dia 19 de abril, foi registrada uma tentativa de homicídio no Âncora. Um adolescente de 17 anos foi baleado no braço e no rosto, na rua das Papoulas, próximo a própria residência. Familiares da vítima informaram aos policiais que uma pessoa em uma moto, não identificada, teria efetuado os disparos contra ele e fugiu em seguida. Dois dias antes, houve um intenso tiroteio na rua dos Cravos, por conta da visita de um traficante conhecido como “Tizil”, o qual foi mencionado em uma recente matéria do RJNEWS que ele estaria a frente do tráfico no Morro do Sinal. Segundo informações, ao perceber que estava sendo procurado o bandido saiu com um fuzil dando rajadas em cima da policia, que pediu reforço, mas quando chegou Tizil já tinha fugido. Para a costureira Eliane Silva, que mora em Rio das Ostras há 12 anos, está difícil viver com esta situação. Ela conta que veio para a cidade por causa da violência no Rio de Janeiro, que afetou sua saúde. Eliane tinha síndrome do pânico. “Minha filha ligou um dia desses em estado de choque por conta dos tiroteios. Criei bem meus filhos aqui, mas eles estão vendo amigos morrendo”, desabafa.

CONSÓRCIO REGIONAL DE SEGURANÇA Na intenção de somar forças, no dia 24 de abril, prefeitos da região reuniram-se em Rio das Ostras, para assinar um protocolo de Intenções para a criação do Consórcio Regional de Segurança Pública, Proteção e Defesa Civil. O evento contou com a participação, inclusive, de vereadores, do comandante do 32º BPM de Macaé, Cel. Ramiro Campos, da delegada de Rio das Ostras, Carla Tavares, e do delegado da Polícia Federal de Macaé, Júlio Cesar Ribeiro. Durante a reunião, o prefeito Sabino destacou a importância da união dos municípios em defesa da segurança pública, pois, entende que os prefeitos não podem ficar alheios ao crescimento da violência. “Se agirmos em bloco conseguiremos maior respaldo das autoridades estaduais e federais e até mesmo recursos federais para viabilizar ações de combate”, comentou. O documento foi encaminhado para as Câmaras Municipais que compõem o Consórcio Regional de Segurança, formado por 12 itens de ações aprovadas. Entre as reinvindicações, estão a permanência da Companhia de Práticas Pedagógicas em Rio das Ostras, o emprego de ações de pacificação nas escolas e o desenvolvimento de estratégicas comuns de neutralização de invasões de áreas públicas, entre outras. O delegado da PF, Júlio Cesar Ribeiro, até colocou à disposição dos municípios sua equipe de inteligência, assim como de policiais federais e cães, que podem ajudar a combater a criminalidade.

Exposição Agropecuária de Macabu já tem programação definida » Evento também é muito esperado quando o assunto é Leilão de Bovinos Um dos eventos mais aguardados da região serrana e baixados litorâneos, está com a programação amarrada e definida pela organização. Esse ano, como nos anteriores, a 30ª Exposição Agropecuária de Conceição de Macabu espera um recorde de público durante os dias de festa. E para isso, esforços não estão sendo poupados. A secretaria municipal de Tu-

rismo, Indústria e Comércio está através da prefeitura, empenhada e providenciando desde o mês passado as atrações. O evento também é muito esperado quando o assunto é Leilão de Bovinos. De acordo com o prefeito Cláudio Linhares, outra atração é a prova de tambor, parque de diversão, boate, praça de alimentação, galpão comercial, entre outras atrações. “O evento mais tradicional de nossa cidade chega a sua 30ª edição, e queremos que esta seja a melhor exposição de todos os tempos! Para isso investimos na qualidade de shows, rodeio

e de toda estrutura do parque”, disse. Serão quatro dias de programação extensa, com shows de renome nacional. Para o secretário municipal de Turismo, Paulo Henrique, a Expo Macabu vai gerar emprego e renda e ajuda a divulgar a cidade para toda região. “Para dar mais conforto e tranquilidade aos nossos visitantes a segurança será reforçada. Estamos trabalhando para que essa edição fique marcada na memória de todo povo macabuense”, acredita. A abertura, programada para acontecer em uma quinta-feira, dia 29, o cantor gospel, Robson Monteiro

é um dos ícones evangélicos mais esperado pelo público. Já na sexta-feira, dia 30, a banda Sambô vai animar a galera com a mistura entre rock, pop e samba, através de um estilo próprio, ou seja, adotado por eles, e que ficou conhecido como rock-samba, a fim de diferenciar do samba-rock. No sábado, dia 31, a terra promete tremer, mas depois que os motoqueiros ligarem os motores e botarem as cilindradas das motos de trilha para roncar. Em seguida elas vão levantar poeira durante o treino de MotoCross, a partir das 14h. A pista de cross, no bairro Usina, próximo a

RJ 182, será palco do show de acrobacias, ousadias e entretenimento, durante o campeonato de MotoCross, também a partir das 14h. Com a chegada da noite, a moçada vai vibrar com o repertório do grupo, constituída de rocks clássicos, interpretados com instrumentos típicos de uma roda de samba. Dona de uma das vozes mais sensuais do trade musical e eleita a 16ª mulher mais sexy do mundo, Paula Fernandes vai subir ao palco, no dia 31, cantando seus sucessos sertanejos. É uma das artistas que mais vendeu discos na última década no Brasil.

A experiência de mais de vinte anos no mercado de rodeio do país faz da Companhia de Rodeio Tony Nascimento referência nacional. E é por causa desse currículo, que o prefeito, Claudio Linhares, preocupado em oferecer um evento de primeira qualidade aos munícipes e turistas, pretende trazer toda sua estrutura galvanizada de arquibancadas e camarotes, animais consagrados pela mídia (touros e cavalos de rodeio e cavalos adestrados). Para finalizar a festa, a prefeitura está preparando uma programação infantil, no domingo (ainda a definir).


8

09 a 15 de maio de 2014

CIDADES

RJNEWS

Autoridades buscam através de parceria, diminuir a violência em Casimiro de Abreu » Durante encontro, vítimas participaram e discutiram demandas de melhorias para a cidade

A

utoridades se reuniram com o prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos, na tarde de terça-feira, dia 6, no auditório da Escola Municipal Polo. O objetivo, foi discutir a segurança pública na cidade. Segundo relato de moradores e vítimas, nos últimos meses a onda de assaltos principalmente a residências e a pedestres aumentou. Com isso, a necessidade de discutir o tema veio da insegurança sentida na cidade em relação à questão da violência pública, em um segundo encontro. “O problema na cidade é motivo de preocupação”, disse uma das participantes do encontro, moradora e vítima em Casimiro de Abreu. “Tive minha casa invadida duas vezes e foi praticamente uma seguida da outra. Por sorte não tinha ninguém em casa no momento, e se tivesse?”, questionou. Em sua fala, o prefeito Antônio Marcos, disse que no resultado final do encontro, pretende dar continuidade às discussões e ações práticas que garantam o direito da população à segurança, levando até o governador a necessidade do município. “Nesse segundo encontro vamos traçar medidas de segurança que devem ser rápidas e tomadas pelas autoridades responsáveis. Essa mobilização é imprescindível para que as ações propostas se-

Luiz Fernando Shinkado, diz que várias medidas vem sendo tomadas nesta área pela administração municipal nos últimos anos

jam conquistadas, mas com o apoio também da sociedade. O Poder Público sozinho não vai conseguir digerir isso”, disse. O constante encontro dos órgãos de segurança e autoridades municipais é salutar para manutenção de ideias e ações que enfrentem o problema do tráfico de drogas e da criminalidade no município. O objetivo é também sensibilizar o Governo do Estado e conseguir mais efetivo para a Polícia Militar - PM. “Assim como em todo o país a droga está se tornando um grande problema em nosso município. Para planejar ações e discutir estratégias que coíbam o crescimento da criminalidade é que nos unimos nessa oportunidade. Assim temos como dar uma resposta à altura ao crime e proteger nossa cidade”, comentou um dos presidentes da associação de moradores, Marquinhos. Ainda de acordo com o prefeito, o Poder Executivo tem feito a sua parte realizando investimentos que auxilie na área de segurança pública. “Sei que precisamos junto com a população cobrarmos soluções de competência do Estado, e assim, tentar combater de maneira eficaz a violência em nosso município. Por isso estamos reunidos com essas autoridades. Acredito no trabalho em conjunto”, frisou Antônio Marcos. Participaram do encontro, representantes das associações de moradores, entidades eclesiásticas, polícias Militar e Civil. Em entrevista ao jornal RJNEWS, o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar em Macaé – Ramiro Campos, disse que na violência não existe mágica. “Não vou iludir os senhores e as senho-

Fotos: Michelle Neto/RJNEWS

Prefeito Antônio Marcos pretende dar continuidade às discussões e ações práticas que garantam o direito da população à segurança

ras, mas não é fácil combater esse mal, não tem como fazer mágica. O que precisa ser feito é a sociedade como num todo abraçar a causa e tentar de forma ordeira inibir essa ação na cidade. A forma que sugiro é ajudar a Polícia Militar e a Civil, no que tiver ao alcance”, sugeriu. No primeiro encontro, realizado a pouco mais de

20 dias, ficou definida a reativação do Conselho Comunitário de Segurança, questão cobrada e mencionada por alguns dos participantes. Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil do município, Luiz Fernando Shinkado, várias medidas vem sendo tomadas nesta área pela administração municipal nos últimos anos. De acordo com ele, um deles é quanto ao efetivo da Guarda Municipal. “Foi dobrado, além de ser posta em funcionamento, cerca de 15 câmeras de videomonitoramento instaladas em vários pontos do município, que também têm colaborado significativamente não só para coibir, como também solucionar os crimes ocorridos”, destacou. Foram ainda adquiridos para a Guarda Municipal armamentos não letais, que garantem uma proteção ao profissional e à comunidade, 30 coletes à prova de balas e 10 com câmera de monitoramento. Vale ressaltar, que o Departamento de Operações com Cães é uma referência regional e tem colaborado em operações junto a Polícia Civil do município. Além disso, a cidade aderiu ao Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis), para intensificar a presença da Polícia Militar em Casimiro de Abreu.

CÂMERAS DE MONITORAMENTO As câmeras de monitoramento 24 horas da Prefeitura de Casimiro de Abreu colaboraram mais uma vez numa ação da Polícia Militar, que resultou na prisão de dois assaltantes na tarde de terça-feira, dia 29, no distrito de Barra de São João. Um morador, que teve o nome preservado, foi assaltado por dois homens que estavam num carro Chevrolet Cobalt , de cor preto, placa LQW 8130 - Macaé-RJ, quando transitava pela Prainha por volta das 14 horas. Após a abordagem dos meliantes, que estavam armados, a vítima informou o ocorrido a uma viatura da Guarda Municipal, que estava fazendo ronda nas ruas próximas ao local. Imediatamente os Guardas Municipais acionaram a supervisão, que acionou a Polícia Militar. Passadas todas as características dos assaltantes, uma das cinco câmeras de monitoramento da Prefeitura que estão instaladas em Barra de São João localizou o veículo onde estavam os suspeitos. A Polícia Militar foi informada do local e prendeu em flagrante os assaltantes na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), próximo às imediações de uma agência bancária. Os PMs encontraram com os assaltantes uma arma calibre 38, com seis munições intactas, três celulares, cartão de crédito e jóias. O veículo foi apreendido. Segundo os policias, os suspeitos vieram de Macaé para efetuar o crime em Barra de São João. O caso foi registrado na 121ª DP (Casimiro de Abreu). “É uma integração de força para combater a criminalidade no município. Toda ação da polícia de abordagem aos suspeitos foi monitorada pelas nossas câmeras. Este monitoramento tem auxiliado muito o trabalho das polícias civil e militar, além de auxiliar o ordenamento do trânsito da cidade”, disse o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Shinkado.


CIDADES

RJNEWS

09 a 15 de maio de 2014

9

Mais de 60 veículos são aguardados pelos donos no depósito de Rio das Ostras » Após serem apreendidos pela secretaria de segurança pública, veículos abandonados se amontoam a espera de regularização

C

ontando com apoio da população através de denúncias, no final de abril deste ano a secretaria de ordem pública iniciou uma grande operação de recolhimento de veículos abandonados por todo o município, a começar pelo bairro Âncora, onde foram feitos mais de sessenta recolhimentos em apenas um mês de atuação. Com tantos bairros ainda a serem atendidos, a situação do depósito municipal começa a gerar preocupações em relação a seu espaço. Em meio a pilhas de

carros dos mais variados modelos e estado de conservação, bem como algumas motos, o Inspetor da guarda, Xavier, ressalta a importância dessa operação para o município, mas apresenta também as suas preocupações. “Esses veículos, abandonados de forma totalmente irregular por alguns moradores e oficinas mecânicas, só trazem prejuízos para o município e para a população. Muitas das vezes atrapalham o trânsito, ou tomam os espaços das calçadas, e pior do que isso tornam-se grandes criadouros de mosquitos propiciando doenças ou ainda, servem de esconderijo para bandidos e ações criminosas. Entretanto, está se tornando difícil manejar o espaço aqui, pois são cerca de quatro novos veículos recolhidos por semana, fora as apreensões de outras categorias, dentro desse espaço que é limitado” afirma Xavier, alegando ainda que por conta das pilhas dos ve-

Fotos: Michelle Neto/RJNEWS

ículos, agentes sanitários estão visitando toda a semana o depósito para combater as larvas de mosquitos que se desenvolvem no local. O Inspetor também explica que quando os veículos ainda apresentam as placas, o que não ocorre na maioria das vezes, imediatamente o contato com os proprietário é feito, identificando a apreensão e os procedimentos que devem ser feitos para que possam ter novamente o veículo de volta, mas na realidade, pouquíssimos são os que se interessam ou se posicionam sobre a questão.

“Queremos deixar claro que em momento algum esses veículos passam a ser nosso, apenas cumprimos com a nossa responsabilidade de zelar pela ordem e segurança pública. Assinando um termo de responsabilidade e apresentando alguma documentação, o veículo pode imediatamente ser devolvido ao dono”, acrescenta Xavier. De acordo com o secretário de segurança pública do município, Paulo César Viana, além da aplicação de uma multa pelo abandono irregular, o proprietário possui um prazo de noven-

tas dias para retirar o seu veículo do depósito antes que este vá para um leilão, ou então ao ferro-velho. “O que ocorre é que em grande parte são veículos que estão sob multas e muitas irregularidades, por isso é difícil que o proprietário volte a se interessar. Mas nossa operação vai seguir normalmente até o final do ano, e muito provavelmenEm meio a pilhas de veículos acumulados, o inspetor Xavier ressalta eficiência da operação, mas também preocupações

te vamos ultrapassar cem veículos apreendidos”.

DENUNCIE TAMBÉM

A secretaria de segurança pública conta com apoio de denuncias da população para efetuação dos recolhimentos de veículos abandonados pelo município, que podem ser feitas através do número 153 ou 08000226301.


10

09 a 15 de maio de 2014

RJNEWS


CIDADES

RJNEWS

09 a 15 de maio de 2014

11

Abolição da Escravatura: reflexão sobre a inserção do negro na sociedade » Igualdade Racial em Macaé lembra data com palestras e rodas de conversa

O

Dia da Consciência Negra é celebrado anualmente no dia 20 de novembro. É também uma data dedicada sempre à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Recentemente o país passou por uma demonstração clara e ampla de que o racismo ainda é latente quando o assunto é ‘negro’. Quem se lembra do episódio na partida entre Barcelona e Villarreal, onde torcedores jogaram uma banana em direção de Daniel Alves quando ele iria cobrar um escanteio. O jogador, que já sofreu com outros episódios de racismo, agiu de forma inusitada e simplesmente pegou a banana no gramado e a comeu antes da cobrança, demostrando que esse tipo ofensa não o atinge mais. Curiosamente, logo após o lance o Barcelona teve um novo escanteio que foi cobrado por Daniel Alves e acabou resultando em mais um gol da equipe catalã. Com o gesto, Daniel Alves mostrou-se superior a ofensa e deu um exemplo a todos. Vale lembrar que a partida terminou com vitória do Barcelona por 3 a 2. O caso ganhou repercussão nas redes sociais e ganhou adeptos em favor do #somostodosmacacos. Atitudes como essa, demonstram dia-a-dia que algumas pessoas ainda alimentam dentro de sim o sentimento chamado por ‘preconceito’. Em entrevista exclusiva, a coordenadora Extraordinária de Promoção da Igualdade Racial (Cepir) da prefeitura de Macaé, Zoraia Braz conversou com a equipe de reportagem do jornal RJNEWS, e falou sobre o Dia 13 de maio - data em que é lembrado a Abolição da Escravatura no país. Sempre com um belo sorriso e esbanjando simpatia, em vários momentos aquela mulher de aparência simples e tranquila, mas de punho forte e decidida foi enfática ao dizer que o dia do negro é todo dia. “Devemos combater o preconceito racial diariamente. Dito isto, acredito que a dificuldade existente entre a maioria da população brasileira quanto à identificação racial é fruto da construção histórica da negação, do desprezo e do medo do diferente, principalmente quando este diferente está

relacionado diretamente com a herança ancestral africana”, ressalta Zoraia. O preconceito ainda existente deve ser combatido todos os dias, sempre com ações que valorizem o trabalho e a cultura afro. Desta forma, a Cepir digere projetos e os insere de forma clara e ampla sempre através de palestras, fóruns ou rodas de encontro e debates, visando principalmente crianças. “Dessa forma conseguimos alcançar nosso objetivo. O preconceito ainda é muito marcante em nossa sociedade”, conta. Ao longo da formação histórica, marcada pela colonização, escravidão e autoritarismo, o imaginário social construído sobre os negros não foi o mais positivo. Zoraia acredita que este imaginário possibilitou a incorporação de teorias raciais repletas de um suposto cientificismo que durante muito tempo atestaram a inferioridade do negro, a degenerescência do mesti-

ço, o ideal do branqueamento, a primitividade da cultura negra e a democracia racial, acrescenta. Zoraia observa ainda que os jovens do município Macaés, assim como do país em um todo, precisam da construção de uma política pública que atenda as suas expectativas e potencialidades. De forma serena e pautada em metas é que a Cepir trabalha pra atender essa demanda, dias latente, ora mais calmo. “Recentemente debatemos o tema - Juventude Atual: Perspectivas e Atitudes – esse tema ajudou muito no enriquecimento deles. Outro projeto de sucesso é o “Cabeça de Negro”, que visa trabalhar a identidade e a autoestima”, lembra. Outra de destaque é a revista Rio Zumbi. Zoraia acha que esse material servira por muitos anos como disseminação das ações que estão sendo realizadas em prol da população negra. “A revista traz um temática extremamente

Douglas Smmithy/RJNEWS

Coordenadora Zoraia Braz, diz que o preconceito racial deve ser combatido diariamente relevante e atual, além de focar na necessidade dos trabalhos intersetoriais nos estados, com ações estraté-

gicas para o enfrentamento ao preconceito racial”, demonstra ela, acrescentando que a revista Rio Zumbi ain-

da retrata o plano Juventude Viva, que tem o objetivo de reduzir a morte por violência de jovens negros.


12

TECNOLOGIA

09 a 15 de maio de 2014

Digital News vpecly@gmail.com

VINÍCIUS MARINI

Comunicação sem complicação A moda agora é o WhattsApp, que junto com o antigo google talk, o mensageiro do facebook, SMS e outras formas de comunicação, nos permitem conversar digitando. Para não ficar “boiando” e agilizar a conversa, vão aí algumas dicas:

AFF - Usada para demonstrar descontentamento, cansaço, insatisfação, indignação ou discordância. ADD - Significa “adicionar”, como por exemplo: “Me add no Facebook?” ou “Vou add você!”. AMG - Quer dizer “amigo” ou “amiga” . BBQ ou BBK - É a abreviação do termo “babaca”. Cuidado para não confundir com “barbecue” (churrasco). BFF – Iniciais de “Best Friends Forever”. Entre as mulheres significa “melhores amigas para sempre”. BJS - Significa “beijos”. BRINKS - “brincadeira”, no “vocabulário digital”. BTW - São as iniciais das palavras que formam a frase, em inglês, “By The Way”. CMG - Significa “comigo”. CTZ – Quer dizer “certeza” ou “com certeza”. FIKDIK - Mensagem é um conselho, já que significa “Fica a dica”. GLR - Abreviação de “galera”. LOL – Iniciais de “Laughing Out Loud”, “rindo alto”, em português. MSG - Abreviação da palavra “mensagem”. MSM – Significa “mesmo”. Por exemplo: “É isso msm!”. N - A letra sozinha é usada para dizer “não”. PFV - Significa “por favor”. PQ - Abreviação de “por que” ou “porque”. SDDS - É uma abreviação da palavra “saudades”. SDV - Significa “Segue de Volta”. O popular “Follow Back”. VDD - É a abreviação da palavra “verdade”.

“Dia da Senha Segura”, ensinou a criar uma senha segura e fácil de lembrar Divulgação

» Quando se pensa em um código, existe o dilema da praticidade com segurança

S

im, a data existe, e serve para lembrar os usuários de internet de como é importante gastar algum tempo para aprender a usar uma palavra-chave que seja difícil de ser quebrada. A evolução da tecnologia e aumento do poder de processamento trouxeram alguns benefícios para a humanidade, mas também têm um problema: as senhas comuns ficam cada vez mais inseguras e fáceis de ser quebradas por pessoas mal-intencionadas. Mas ainda há como se proteger de forma adequada. Quando se pensa em uma senha, existe o dilema da praticidade com segurança. Senhas complexas em geral oferecem uma segurança maior, mas são mais difíceis de ser lembradas; já as senhas simples são exatamente o contrário. Isso ainda piora com uma das principais dicas do mercado para a criação de uma nova senha, que diz que nunca se deve usar a mesma palavra-chave em dois serviços diferentes. A razão, é muito simples: se o hacker invadir seu Facebook, também terá acesso à sua conta de e-mail, Twitter, e qualquer outro cadastro que você tenha. Para criar uma senha complexa, mas que seja simples de ser memorizada, existem algumas técnicas diferentes, que citamos a seguir: Neste artigo, o Google dá diversas dicas entre as quais estão evitar palavras disponíveis em dicionários ou sequências simples como

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ASSOCIAÇÃO DE CAMINHANTES ANDA RIO DAS OSTRAS O Presidente da Anda Rio das Ostras, em suas atribuições legais e estatutárias convoca os seus sócios que estiverem em pleno gozo de seus direitos sociais, para: Assembleia Geral a ser realizada no dia 31 de Maio de 2014, no auditório da Secretaria de Turismo na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, S/N – Ext. do Bosque, Rio das Ostras, com primeira convocação as 13:00h, com segunda convocação as 13:30h e ao encerrar as 17:00h com quórum mínimo de 10 associados para deliberarem sobre as seguintes pautas da ordem do dia. 1 – Eleição da diretoria para o período de 2014 a 2017. 2 – Eleição do conselho fiscal. 3 – Prestação de contas do exercício de 2013. Rio das Ostras – RJ, 09 de Abril de 2014. ANDA RIO DAS OSTRAS Associação de Caminhantes de Rio das Ostras Sede Provisória: Avenida Ouro Verde, 514 – Ouro Verde - 28.890-000 - Rio das Ostras – RJ Telefone: (22) 9231-5603 CNPJ N° 10540715-0001-90 Marcelo de Almada Rocha Presidente

RJNEWS

“123456”. A orientação da empresa é usar uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, com números e símbolos. Mas como tornar isso fácil? A ideia é pegar uma frase longa, mas que signifique algo para você como “eu gosto de chocolate e futebol” e transformá-la em uma senha com substituições por números e símbolos como “EuG0st0DCh0c0l@teEFuteb0l!”. É um primeiro passo, mas se for possível adicionar espa-

ços entre as palavras, é ainda melhor, como “Eu G0st0 De Ch0c0l@te E Futeb0l!”. Já a Intel e a McAfee vão por outro caminho para tornar a vida do usuário mais simples. Em um infográfico divulgado pelas empresas, um exemplo dado é a senha “My 1st PassPHRASE!” (“minha 1ª senha” em inglês), que alterna letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos e ainda conta com os espaços, o que ajuda a complicar a vida do hacker um

pouco mais, mesmo sendo uma senha extremamente fácil de ser lembrada. As empresas dizem que uma frase longa é mais eficiente do que uma senha curta com caracteres aleatórios para bloquear os ataques de força bruta para quebra de palavras-chave. Já para quem prefere fugir da simplicidade por completo, o ideal é achar um método seguro para guardar suas senhas, já que é muito improvável lembrar de algo como “K3H46m2uvUvQTYQKZGmr5Cmc”. Gerenciadores de senha são excelentes para guardar esses dados, mas também requerem uma senha-mestra de respeito para evitar que qualquer um tenha acesso a todas as suas senhas pessoais. Por isso, mantenha uma cópia por escrito da sua senha em uma folha de papel, mas não a deixe exposta em cima da mesa do escritório ou de casa para evitar bisbilhoteiros. O mesmo vale para o caso de você preferir manter todas as suas senhas por escrito.


ECONOMIA

RJNEWS

09 a 15 de maio de 2014

13

Mercado de matrimônios está em plena expansão, gerando cerca de R$16 bi/ano » Em Rio das Ostras, uma festa de casamento pode custar em média R$ 30 mil

M

aio é mês das noivas e o mercado de casamentos está em pleno crescimento. Ainda que um casamento não seja tarefa fácil, as preocupações com o orçamento e os preparativos para o grande dia não parecem desanimar casais apaixonados. O número de matrimônios cresce, consistentemente, a cada ano no Brasil: a expectativa de faturamento do setor para 2013, por exemplo, era de R$ 16 bilhões. Em 2014, deve haver um aumento em torno de 10% em relação ao ano passado, segundo especialistas. De acordo com o proprietário de um salão de festas de Rio das Ostras, Frederico Correa, que está há quase seis anos no segmento, o mercado de casa-

mentos vem aumentando de 15 a 20% ao ano na cidade. Ele conta que a demanda é grande, mas que surgiram muitas casas de festas em Rio das Ostras. “Antes não tinha muita opção para os clientes. Na época em que comecei tinham três grandes casas de festas, hoje são pelo menos sete, fora as casas menores”, informa. O empresário acrescenta ainda que faz uma média de seis eventos ao mês, sendo quatro de casamentos. Falando de espaço, Buffet e decoração, segundo ele, uma festa para cerca de 200 pessoas sai em torno de R$30 mil. “Para me manter no mercado, procuro sempre inovar, investindo mais na decoração e trazendo as novidades que são apresentadas nas feiras, por exemplo, para que a gente possa oferecer um produto de qualidade aos clientes”, conclui Frederico. A cada ano, surgem mais feiras, exposições e empresas que contribuem para

Fotos: Michelle Neto/RJNEWS

Segundo o casal, Luiz Eduardo e Daiane Cristine, o que mais pesa é o preço de flores para ornamentação de casamentos alavancar o mercado. Como a diversidade de produtos e serviços é grande, para muitos casais a saída é pesquisar. Noivos há dois anos, o casal Daiane Cristine de Jesus e Luiz Eduardo Rodrigues, de Rio das Ostras, está de casamento marcado para

novembro. Segundo eles, a pesquisa começou a tempo e ainda faltam alguns detalhes, como hotel para lua de mel. Daiane conta que os preços na região estão exorbitantes e que foi preciso muita negociação. “Já fechei o buffet, mas tivemos que

priorizar algumas coisas. No primeiro levantamento o orçamento foi de R$24 mil, já no segundo R$15 mil. Então comecei a negociar. A parte de alimentação, minha mãe vai fazer e, consegui fechar decoração, doces e bolo, em R$ 7 mil”, comenta.

Ainda segundo Daiane, o vestido de noiva, por exemplo, deve ficar na média de R$ 1.600, e o produto que mais pesa no orçamento são as flores. Para Luiz Eduardo, tudo está muito caro na região e falta oferta. “Conseguimos encontrar serviços no meio termo, entre preço e qualidade. Às vezes, acontece de ter um preço ótimo, mas não temos referência do serviço. O negócio é pesquisar mesmo. Incluindo tudo, com álbum de fotos e lua de mel, devemos fechar numa média de R$ 20 mil. Mas, se não tivesse pesquisa acredito que gastaríamos quase o dobro”, ressalta o noivo. No entanto, para Daiane tudo está valendo a pena. Ela diz que trabalham muito e estão se qualificando para isso. “É um sonho e se pretendemos realizar só uma vez, temos que fazer direito. Mesmo com os pais ajudando, tem toda uma situação de planejamento. Queria fazer muito mais, mas vou até onde posso”, completa.


14

MEIO AMBIENTE

09 a 15 de maio de 2014

RJNEWS

Incentivos rurais amplia produção leiteira e aumenta renda na zona rural de Macaé » Distribuição gratuita de muda de cana para alimentar o gado ajuda o pequeno produtor economia

P

equenos Agricultores da região Serrana de Macaé estão sendo contemplados, com a distribuição gratuita de mudas de cana. Introduzida no período colonial, a cana se transformou em uma das principais culturas da economia brasileira, e hoje, mesmo com outros insumos, ela continua servindo na agricultura. O Brasil não é apenas o maior produtor de cana, é também o primeiro do mundo na produção de açúcar e etanol e conquista, cada vez mais, o mercado externo com o uso do biocombustível como alternativa energética. Mas em Macaé, a cana vem sendo usada de outra forma. Por conta da intensidade e duração da época de seca nos campos, o fornecimento de alimentação suplementar para o gado é sempre importante. Por isso, o produtor deve estar constantemente preparado e munido de um planejamento alimentar, para que seu rebanho tenha condições de enfrentar os períodos sem chuva. Em tempos de seca, o capim não cresce com o mesmo vigor que apresenta em condi-

ções climáticas mais adequadas e tem seu valor nutricional reduzido, prejudicando a quantidade e a qualidade da forragem das pastagens que servem de alimento para os animais. Se depender apenas do pasto para fazer as refeições durante o período seco, o gado terá perda de peso, queda na produção de leite e na taxa de fertilidade, além de maior predisposição a contrair doenças e correr risco de morte. Assim, em época de chuva escassa, o uso de suplementação alimentar é essencial para manter o gado saudável. Cana-de-açúcar e ureia, capim-elefante, leguminosas forrageiras, diferimento de pastagens e silagem, são algumas alternativas práticas e economicamente viáveis para nutrir os animais enquanto o tempo seco permanecer. O produtor também pode fazer uso racional de alimentos regionais, como subprodutos agroindustriais. Em geral, eles são de baixo custo e de fácil aquisição e transporte. Contudo, têm como limitações o desconhecimento de sua composição química e valor nutritivo, além de problemas de armazenamento, de conservação e de disponibilidade ao longo do ano. Por conta disso os produtores de Macaé, já colhem os resultados de um projeto desenvolvido para melhorar a qualidade e a produtividade no local. A estiagem nos últimos meses, fez com que a cana passasse

Fotos: Divulgação

Fornecimento de alimentação suplementar para o gado é sempre importante essa época do ano a ser usada como fonte forrageira para o período da seca, além de fonte de alimentação de bovinos confinados ou em pastejo. Essa foi uma das formas encontrada para tentar resolver problemas relacionados à baixa disponibilidade de matéria, ou seja, pastagem. Em épocas de secas prolongadas, o rebanho bovino, principalmente as vacas leiteiras, sofre com a baixa qualidade do capim, resultando prejuízos aos criadores. Para resolver isso, a secretaria de Agroeconomia preparou e plantou áreas com cana forrageira para os produtores. Foram fornecidas mudas de cana, própria para uso alimentar das vacas leiteiras, além de calcário e adubo químico adequado. Para um bom rendimento, a cana deve ser picada e não triturada, para

efetivamente reduzir o comprimento da fibra e melhorar o seu consumo do animal. Em entrevista por telefone, o secretário municipal de Agroeconomia, Aurélio Vasconcellos, revelou que essa foi a forma adequada e rápida encontrada e com resultado positivo para ajudar o pequeno produtor rural, que vem dia-a-dia perdendo rendimento com a produção de leite na região. Em condições normais de clima, a área plantada com cana forrageira poderá alimentar 100% do atual rebanho de vacas leiteiras, por um período entre seis e sete meses, solucionando desse modo um grave problema enfrentado pelos criadores. Ao mesmo tempo, mostrando-lhes a possibilidade de produção de leite estável durante o ano todo. Seu Antônio Luiz,

45 anos tem propriedade na área rural do Sana, e conta que dedicou parte de sua propriedade para plantar a cana, esperando bons rendimentos. “O resultado foi obtido em pouco tempo. Tive queda na produção, mas nada que pudesse ser prejudicial à renda da família”, destaca ele. A estiagem acabou sendo, nos últimos meses a principal causa desse incentivo. “O interessado deve procurar a sede da secretaria que fica no Parque de Exposições Latiff Mussi, no bairro São José do Barreto, e solicitar o recebimento da muda. O produtor, precisa ter pelo menos um espaço para plantar. Após, ele precisa ainda ceder cerca de 10% produzido para o produtor que solicitar também a muda. Ou seja, é um ciclo, e desta forma um ajuda o outro”, explica.

Para a implantação de um canavial, deve-se fazer, inicialmente, o planejamento da área, realizando um levantamento topográfico. Nos locais de plantio é feito um trabalho de engenharia, conhecido como sistematização do terreno, no qual se subdivide a área em talhões e alocam-se os carreadores principais e secundários. Todos os lotes estão localizados na parte plana do terreno e ter boa fertilidade natural. No entanto, drenagens regulares são necessárias para que sejam realizadas produções rentáveis e para que alagamentos em épocas de chuvas intensas sejam evitados. “A vocação natural destas áreas está voltada e indicada para as atividades agropecuárias, favorecendo os cultivos agrícolas mecanizados”, explica Aurélio.

Foz adota nova marca e passa a se chamar Odebrecht Ambiental » Empresa também terá nova identidade visual. Sai o azul e entra o vermelho A partir do mês de maio, a Foz, empresa responsável pelos serviços de esgotamento sanitário em Rio das Ostras, passa a se chamar Odebrecht Ambiental. A nova marca não implica em nenhuma mudança no seu

corpo de acionistas, direção, escopo de atuação ou contrato com o município. O atendimento e serviços realizados permanecem o mesmo, com a mudança limitada apenas à identidade visual. Veículos, pontos de atendimento e Estações de Tratamento de Esgoto passam a usar o logotipo vermelho com a marca Odebrecht Ambiental. O mesmo ocorre com o uniforme das equipes da

empresa que atuam na cidade. A mudança é resultado de um alinhamento estratégico da Organização Odebrecht que busca evidenciar o conjunto de princípios, visão e objetivos que norteiam a atuação de todas as suas empresas, incluindo a Odebrecht Ambiental. Com a nova marca, a concessionária reforça ainda mais a experiência, a inovação e o comprometi-

mento que caracterizam o grupo. “A mudança é exclusivamente visual. O comprometimento da empresa, a qualidade do nosso atendimento e dos serviços prestados no município permanecem os mesmos”, destaca o diretor da Odebrecht Ambiental em Rio das Ostras, Leonardo Ribeiro. Os clientes que tiverem qualquer dúvida referente à mudança da marca podem entrar em contato com

a Odebrecht Ambiental por meio do telefone 0800 771 0001. Responsável pela operação de sistemas de abastecimento de água e /ou tratamento de esgoto em mais de 170 municípios, a Odebrecht Ambiental atende 13,2 milhões de pessoas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Pará, Pernambuco e Tocantins.


PETRÓLEO

RJNEWS

09 a 15 de maio de 2014

Produção de petróleo no pré-sal cresce 2,4% e bate novo recorde em março

Em março, a produção média mensal de petróleo dos campos localizados na província do pré-sal, nas bacias de Santos e Campos, atingiu a média mensal recorde de 395 mil bopd, 2,4% acima do recorde anterior, registrado em fevereiro (385 mil bopd). Contribuiu para esse recorde a produção do primeiro poço interligado a uma boia de sustentação de riser (BSR), no campo de Sapinhoá, iniciada em fevereiro. Esse poço vem apresentando desempenho acima da média e mantém-se como o melhor poço produtor do país, com produção de aproximadamente 36 mil bpd. O segundo poço desta BSR já foi interligado no início de abril e está produzindo 31 mil bpd. Além da BSR do campo de Sapinhoá, já foram concluídas as instalações de

Petróleo em Foco rpsmonteiro@gmail.com

RONALDO MONTEIRO

EMBRAER E PETROBRAS UMA PARCERIA DE RESPEITO

A

RECORDES MENSAL E DIÁRIO NO PRÉ-SAL

15

Agência Petrobras

» Já foram concluídas as instalações de outras duas boias e, ainda no primeiro semestre, será a concluída a instalação da última Petrobras informou no último dia cinco, através de sua assessoria de comunicação que a produção total de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil, em março, foi de 2 milhões 331 mil barris de petróleo equivalente por dia (boed), 0,2% acima do volume produzido em fevereiro, que foi de 2 milhões 327 mil boed. Incluída a produção operada pela Petrobras para seus parceiros no Brasil, o volume chegou a 2 milhões 483 mil boed, indicando um aumento de 0,3% na comparação com o mês anterior (2 milhões 476 mil boed). A produção exclusiva de petróleo da Petrobras no Brasil, em março, atingiu a média de 1 milhão 926 mil barris/dia (bopd), superando em 0,1% a produção do fevereiro de 2014, quando foram produzidos 1 milhão 923 mil bopd. Incluída a parcela operada para as empresas parceiras, a produção de petróleo no Brasil chegou a 2 milhões 26 mil bopd, 0,3% acima do volume de fevereiro ( 2 milhões 21 mil bopd).

outras duas boias e, ainda no primeiro semestre, será a concluída a instalação da última. Tais instalações irão possibilitar a continuidade do crescimento da produção no pré-sal, com a interligação de sete novos poços produtores nos FPSOs Cidade de São Paulo e Cidade de Paraty. Com isso, a capacidade máxima de produção e processamento dessas unidades será alcançada até o terceiro trimestre de 2014. No dia 19 de março, foi batido também o recorde diário de extração do pré-sal, com 420 mil bopd. É importante ressaltar que esse recorde já foi novamente superado, primeiro em 15 de abril, com 428 mil bopd, e depois em 18 de abril, com 444 mil bopd, devido ao crescimento da produção da P-58 e da entrada em produção do segundo poço na BSR de Sapinhoá.

NOVAS UNIDADES E INTERLIGAÇÃO DE NOVOS POÇOS

Outro destaque foi a entrada em produção, no dia 17 de março, da plataforma P-58, no Parque das Baleias, na porção capixaba da Bacia de Campos. O poço 7-BFR7-ESS, em reservatório do pré-sal, apresentou excelente produtividade, com 20 mil barris por dia. Dois novos poços de igual potencial en-

traram em produção nos primeiros dias do mês de abril, elevando a produção atual da P-58 para cerca de 50 mil barris por dia. No total, serão interligados à P-58 15 poços produtores, dos quais oito do pré-sal, sete do pós-sal, e nove poços injetores. A unidade tem capacidade de produção de 180 mil barris por dia. Ainda no mês de março teve início a produção do poço JUB-45, conectado ao FPSO Capixaba, no campo de Jubarte, com potencial de 18,5 mil bopd. Iniciou-se também a injeção de água no campo de Papa-Terra, através da plataforma P-63, instalada na porção sul da Bacia de Campos.

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DA PRODUÇÃO

No curto prazo, começarão a produzir no pós-sal da Bacia de Campos as plataformas P-62, no campo de Roncador, com capacidade de 180 mil bopd, e a P-61, no campo de Papa-Terra, que será interligada à plataforma semissubmersível SS-88, unidade de apoio do tipo Tender Assisted Drilling (TAD), que já está no Brasil. Com a entrada dessas unidades, a produção de petróleo terá crescimento sustentável de 7,5%, durante 2014, conforme previsto no

Plano de Negócios e Gestão 2014 – 2018, podendo variar 1% para mais ou para menos, ao longo do ano.

PRODUÇÃO TOTAL INFORMADA À ANP

A produção total informada à ANP foi de 9.512.485 m³ de óleo e 2.357.316 mil m³ de gás em março de 2014. Esta produção corresponde à produção total das concessões em que a Petrobras atua como operadora. Não estão incluídos os volumes do Xisto, LGN e produção de parceiros onde a Petrobras não é operadora.

Estamos passando por turbulências políticas em determinados momentos tiram o nosso foco do lado importante de nosso país. Nesta semana falaremos da Embraer uma empresa brasileira referência que faz concorrência com as maiores empresas de aviação do mundo como a Rafale Francesa e Canadense Bombardier. A Embraer está entrando numa nova fase comercial que a de fornecer tecnologia de segurança, e nesta segunda-feira (5) ela assinou um protocolo de intenções com a Petrobras para avaliar a confiabilidade de sistemas críticos de produção de petróleo e gás da estatal. O primeiro projeto com a Petrobras terá como foco o sistema BOP (Blow-Out Preventer), responsável por garantir a vedação dos poços de petróleo e prevenir vazamentos e fluxos não controlados de óleo ou gás em quaisquer condições de trabalho. As conversações caminham para se tornar o primeiro contrato de uma recém-criada divisão pela fabricante brasileira de jatos. Segundo comunicado das empresas, o objetivo é aplicar padrões praticados na indústria aeronáutica para avaliar requisitos e arquitetura de sistemas usados na exploração e produção de petróleo e gás sob a ótica de segurança, condições de manutenção e confiabilidade. A parceria envolve a Embraer Sistemas, unidade da Embraer criada para aplicar em outras indústrias as tecnologias e os conhecimentos da companhia. A efetivação das atividades para a Petrobras ainda depende da assinatura de contrato formal. A tolerância a erros na aviação é muito baixa. A engenharia que a Embraer desenvolveu ao longo da sua história pode ser aplicada a outras indústrias, além da aeronáutica. A Embraer Sistemas iniciou suas operações com um escritório próprio no Rio de Janeiro no começo de 2014. Atualmente, cerca de 15 pessoas trabalham na unidade. O lado empresarial sério do Brasil é muito respeitado, a partir do momento que uma empresa brasileira fornece tecnologia a outra, demonstra amadurecimento. Um país cresce a partir do momento que domina sua tecnologia.


16

CULTURA

09 a 15 de maio de 2014

RJNEWS

Com integrante de Rio das Ostras, banda Jamz conquista público no SuperStar » Banda segue na fase de batalhas no programa da Globo e conta com apoio de fãs da região

Q

uatro jovens unidos pela música formaram há quase um ano a banda Jamz. Mas, apesar do pouco tempo de estrada, eles já vêm trilhando caminhos que muitos músicos sonham em alcançar e, atualmente, ganharam repercussão em um dos mais novos programas musicais da rede Globo – o SuperStar, exibido nas noites de domingo. Em entrevista ao jornal RJNEWS, um dos integrantes da banda, Paulinho Moreira (guitarra), que é morador de Rio das Ostras, conta sobre a participação no programa e dos projetos junto aos seus companheiros Will Gordon (baixo e vocal), Gustavo Tibi (teclado e vocal) e Pepê Santos, na bateria. Segundo Paulinho, tudo começou quando, assim como seus amigos, passou a participar de diversos projetos

musicais no Rio de Janeiro, onde conheceu muitos músicos. Dentro desse circuito, os meninos fizeram shows com outros artistas como os cantores Rafael Almeida e Tania Mara e, hoje, também acompanham o ganhador do último The Voice Brasil, o Sam Alves. “Foi assim que começamos a fazer vários trabalhos juntos, fazendo música despretensiosamente. Mas, a vontade de mostrar nosso som, que têm influências internacionais, como Bruno Mars, Justin Timberlake, além do soul, do jazz e outros estilos, se fortaleceu e, decidimos montar uma banda que tivesse nossa cara. Daí surgiu a Jamz”, conta Paulinho, que também é integrante da banda Stradah, muito querida na região e, que tem como vocalista Heverton Castro, que também participou da última edição do programa The Voice. Com a banda já formada e fazendo diversas apresentações, os meninos viram no programa SuperStar uma grande oportunidade de dar uma maior visibilidade ao trabalho da Jamz. E, começaram com o pé direito, pois a banda abriu o quarto dia de audições do programa, fa-

Pedro Panesi/RJNEWS

a Jamz ficou em primeiro lugar como melhor apresentação da noite (voto do público no site do programa), segundo lugar no ranking geral e sua música no Top 3 das mais ouvidas.

PROJETOS DA JAMZ

Um dos projetos da banda Jamz é conseguir tocar no Festival de Jazz & Blues, junto com Tony Gordon zendo o telão subir com 87% dos votos e, conquistando os jurados Dinho, Fábio Jr. e Ivete Sangalo, com a música “Happy”, trilha sonora do filme “Meu malvado favorito 2”. “Foi uma experiência única e, claro, que o nervosismo esteve presente porque o programa é ao vivo. Somos uma banda jovem, com um som mais sofisticado e leve, e estamos muito felizes em conseguir essa projeção nacional em tão pouco tempo. O carinho dos amigos e das famílias foi fundamental nesse processo e, recebemos men-

Estrelas do reggae jamaicano aportam em Rio das Ostras Com sua voz inconfundível, o falsete do grupo vocal jamaicano “The Congos”, Cedric “Congo” Myton, se apresenta ao lado do convidado, também jamaicano, R-Zee Jack-

MACAÉ

Teatro do Sesi Uma noite de tango em Macaé. O projeto “Concertos Série 2014” marca o retorno das atividades da Sociedade Musical Macaense. Patrocinada pela Petrobras, a série contemplará onze concertos dedicados à música erudita, instrumental e canto lírico, com periodicidade mensal. O concerto inaugural acontece na próxima terça-feira, dia 13, com a apresentação do grupo “LiberTango”, às 20h30, no Teatro do Sesi Macaé. Neste concerto, o grupo, que tem 17 anos de carreira, suscita um inusitado diálogo entre o famoso tango de Astor Piazzola, “Libertango”, com a música nordestina, dando à obra ares de quadrilha, com direito até a zabumba e triângulo. Os ingressos serão vendidos a R$ 5,00 com apresentação de filipeta. O valor sem filipeta será de R$ 10,00. Estudantes e professores da rede pública de ensino tem entrada gratuita com ingressos a serem distribuídos pela Secretaria de Educação. Seu Adonias Nesta sexta-feira, dia nove, terá mais uma noite de muito rock e pop rock no Seu Adonias Botequim. Desta vez, quem se apresenta é a banda de Niterói, “Outubro 69”, oferecendo ao público um repertório de músicas nacionais e internacionais, a partir das 22h. No comando, os músicos Paulo, Marcelo Feixo, Sandro Gomet e Leandro Viana. Já no sábado, dia 10, quem anima a casa é a cantora Thais Macedo e o Grupo 2x4, ao som de muito samba de raiz, também às 22h.

sagens do Brasil todo, esperando pela próxima apresentação”, declara. Como padrinho no SuperStar, a banda Jamz tem Dinho, vocalista do Capital Inicial. Agora, o grupo segue na fase das batalhas, onde estão se apresentando 24 bandas. Se passarem por essa, os meninos vão entrar na disputa com 12 bandas. O grupo ainda não recebeu o cronograma, mas segundo Paulinho, a apresentação deve acontecer em um dos domingos de maio. “Depois da primeira apresentação, fomos incentivados a

melhorar a dinâmica de palco, e acredito que o Dinho vai nos ajudar nisso e em outras coisas, pois tem vasta experiência. Tivemos um feedback muito bom do público e nessa fase de batalhas precisamos de voto. Então, queremos continuar com esse apoio, através da nossa fan page também do Facebook, que divulguem e compartilhem com os amigos. Já passamos de 200 para 2.200 curtidas e isso é muito importante para a banda”, acrescenta o guitarrista, lembrando que

Ainda de acordo com Paulinho, no momento a banda está focada no programa, mas pretende preparar um EP com quatro ou cinco músicas e, também está previsto gravação de um DVD no Rio de Janeiro. “Além disso, temos como grande influência no nosso som o Tony Gordon, pai do Will, que já tocou em várias casas de jazz em São Paulo e outras cidades do país. Por isso, seria demais se tivéssemos a oportunidade de tocar com ele no Festival de Jazz & Blues de Rio das Ostras, que é onde vivo com minha família. Estamos trabalhando para que isso aconteça”, completa.

son, em Rio das Ostras. O show acontece nesta sexta-feira, dia nove, no palco do Bari Mar Reggae Roots, um evento que acontece mensalmente e a cada edição traz à cidade grandes nomes nacionais e internacionais do cenário reggae. A noite também contará com a participação de outros convidados como Ras Thiagão, o DJ Azul e o coletivo “Sana Fyah Bum”, com os vocais de Dub Wise, Ras Critical, Fyah Man e Irie, que são, atualmente, algumas das principais vozes do reggae raíz na região. Mais informações pelos telefones: (22) 98159-1234 / 99903-9783 / 99885-4268 .

RIO DAS OSTRAS

The Club Neste sábado, dia 10, a mais nova casa noturna de Rio das Ostras, The Club, terá uma noite regada ao som de muito pagode. Quem se apresenta a partir das 23h é o grupo Nada Combinado, trazendo sucessos como “Carta Marcada”, “Olho no Olho” e outros. O agito na pista também ficará por conta do Dj Marvin Rezende. Ingressos à venda nas lojas South e Jennifer Piercing, ou pela central de vendas: (22) 99706-0142.

ARRAIAL DO CABO

Praia dos Anjos Final de semana de muita música em comemoração ao 29 anos de emancipação de Arraial do Cabo e, para a festa, a cidade preparou grandes atrações. Neste sábado, dia 10, o agito fica por conta da banda Jota Quest. No domingo, dia 11, tem a apresentação do grupo Sambô, e na segunda-feira, dia 12, noite de muito pagode com o grupo Bom Gosto. Os shows acontecem na Praia dos Anjos, sempre às 21h. Todas as apresentações musicais contarão também com show pirotécnico na abertura. Na terça-feira, dia 13, às 16h, um tradicional desfile cívico encerra as festividades.

*Esta seção não se responsabiliza por mudanças nos preços, horários ou atrações. Estes foram fornecidos pelos próprios organizadores.

E-mails para coluna: contato@rjnews.com.br


SOCIAL

RJNEWS

09 a 15 de maio de 2014

Erick

Divulgação

Brandão Vip’s na Noite

Casal 20

Quem tem sido visto, em clima de romance e eterno amor é o casal Ary Marins e Tatiane Marins. Segundo informações de bastidores, o clima quaaaaase meloso se deve ao fato, do casal estar completando 2 anos de casamento e puro romance. Amigos próximos relataram, que a bela pretende sequestrá-lo, nesta próxima segunda (12), dia do aniversário dele. Como não gosto de fofocas, nem vou procurar saber o que vão fazer. (risos) Sejam felizes!

Divulgação

Lucca e Cauã, em seu primeiro grande ensaio fotográfico, em comemoração, ao 1º ano de vida

Política

A comediante nata, Eddylene Água Suja, uma das drags mais conhecidas da Região dos Lagos e moradora de Cabo Frio anda se reunindo com um partido político e cogita-se, uma candidatura. Há quem diga, que ela até tem se animado com a possibilidade. Inteligente, perspicaz e de língua afiada... com certeza, ela seria uma boa defensora das minorias e principalmente, da causa gay. Aguardemos cenas dos próximos capítulos! Divulgação

Tatiane Marins e Ary Marins completando 2 anos de amor e parceria

» RÁPIDAS

• Mães... excelente dia pra vocês!!! (apesar do dia de vocês, ser todo dia!) • Sei não hein... medo do que pode acontecer, na Copa. • O fim de semana, em Rio das Ostras foi de FEPE. A Feira de Preços Especiais arrastou uma multidão para o espaço de Costazul e bombou com shows, apresentação e claro, preços especiais. • Quem está se desfazendo do mobiliário, de sua loja é a cantora, Lú Oliveira. Tem muuuita coisa interessante. • A banda Jamz está em primeiro lugar, nas músicas mais ouvidas, no site do SuperStar! • E tá chegando o Festival de Jazz & Blues, de Rio das ostras. Todos aguardando... • E a violência no Bosque da Praia, bairro chique de Rio das Ostras... continua. Mais pessoas estão sendo assaltadas e a mão armada. • Alguém acha que hoje em dia, um ser humano consegue estacionar um carro, esperar para ser atendido pelo balconista de uma farmácia, entrar na fila do caixa e sair lindamente do local, em 15 minutos? Não? Nem eu! • O prefeito de Casimiro de Abreu mudou dois de seus secretários, o de Saúde e Fazenda. • Dia 17 vai acontecer, o III Circuito Invictus de MMA, em Rio das Ostras. O evento será no Ginásio Poliesportivo Benedito Zarour, às 19h. • Dia desses, uma conhecida pessoa da sociedade riostrense, que tinha seu exame de vista do Detran marcado para às 9:30... saiu de lá, quase 12h. O médico atrasou e chegou por volta das 11h. Ah tá! • Agora a bandeira do momento é: “Somos todos iguais!”. Quero ver, se acham a mesma coisa, em relação às cotas raciais e etc. • “Pareço legal, mas corrijo mentalmente quem fala errado.” (frase nas redes sociais)

17

Realeza

Quem já participa de ensaio fotográfico e com toda pompa são os irmãos Lucca e Cauã. Com o DNA carregado de beleza, carisma e realeza, os príncipes do clã, de Raphael Thuin e sua bela Roberta Cipriani já se preparam, para a comemoração dos seus aniversários. Tooooda uma produção envolve a festança, que vai acontecer no próximo dia 24 e apenas para convidados vip’s. Caso você não receba seu convite, dentro de alguns dias... desista; eu disse, apenas para convidados vip’s!

Aviação

E o prefeito de Rio das Ostras não para. Esta semana, ele anunciou a instalação do Polo Operacional da Escola de Aviação Civil Hélio Roberto do Amaral. Em resumo, a cidade vai contar (em breve) com cursos de comissário de voo, mecânico de manutenção de aeronave e de formação de piloto privado e comercial de helicópteros. Se pararmos para pensar... já podemos até acreditar, num futuro próximo (quem sabe?!), no “Aeroporto Dorival Caymmi” (vai que cola!).

Bafafá

Eddylene Água Suja, a drag mais “baphônica” de Cabo Frio corre o risco de entrar para a política

Tá dando bafafá, uma festa que rolou por aí. Uma pessoa da área da saúde realizou uma festa “do arromba”. Quem foi se esbaldou e curtiu até o dia raiar. Teve de comida à bebida “a balde”. Segundo “línguas ativas”, um fornecedor saiu de lá... não muito feliz. Ao procurar a pessoa que aniversariava naquele dia, ela havia sumido e com ela o pagamento pelos seus serviços. Afff. Divulgação

Reunião

Quem conseguiu reunir boa parte dos amigos, em plena quarta-feira (07) foi Cadu Cetraro. Em um conhecido bar de Rio das Ostras e por conta do seu aniversário, o cobiçado solteiro agregou amigos, familiares e até desconhecidos, numa enorme mesa recheada de bate-papo, gargalhadas e muita conversa fiada. Quem foi se jogou e com força na “gelada”, que adentrou a noite. Parabéns!

erickbrandao@jornalrjnews.com.br

Cadu Cetraro, o solteiro da vez, em comemoração pelo seu niver com amigas


18

09 a 15 de maio de 2014

ESPORTES

RJNEWS

Rio das Ostras confirma presença na 6ª edição da Copa Inter TV de Futsal » Dezenas de equipes do interior vão competir por vaga na Supercopa no final do ano

E

novamente a cidade de Rio das Ostras vai marcar presença no cenário esportivo regional, dessa vez competindo tanto na categoria adulto, como na categoria sub 14, na Copa Inter Tv de Futsal, que esse ano chega a sua sexta edição. Vislumbrando uma vaga na Supercopa Inter TV de Futsal, que é geralmente sediada no município nos meses de novembro e dezembro, Rio das Ostras enfrentará dezenas de equipes de outras cidades da localidade como Macaé e Cabo Frio nos jogos que se iniciarão em 10 de maio e se estenderão até o final de junho. Nessa edição, 39 equipes vão competir na categoria adulto e 26 na sub 14, sen-

do que os jogos vão ser divididos em três núcleos por regionalidade, dos quais, os dois primeiros colocados de cada um, vão estar aptos a participar do campeonato maior no final do ano, além da premiação de medalhas. Os núcleos estão divididos em: Serra Mar, onde os jogos acontecerão em Teresópolis, Planície, com jogos em Cardoso Moreira e Miracema, e Alto Litoral, sobre o qual se encontra Rio das Ostras, com torneios sediados esse ano em Conceição de Macabu. Para um dos organizadores da competição, Wallace Santos, o objetivo principal do evento é movimentar o esporte amador na região, bem como incentivar a sua pratica, proporcionando para muitos, como no caso dos competidores da modalidade sub 14, um primeiro contato com um campeonato mais profissional e organizado. “Os jovens disputam com várias equipes diferentes que se empenham

Divulgação

Equipe de Rio das Ostras se prepara para conquistar o campeonato em Conceição de Macabu para o campeonato, deixando o nível cada vez maior. Para os atletas em geral, é

mais uma oportunidade de se desenvolveram em suas

carreiras”,destaca. Conseguindo o vice-campeonato na categoria adulto, no torneio do ano passado, a equipe que irá representar Rio das Ostras

se dedica desde o início do ano em diversos treinamentos diários no ginásio poliesportivo Benedito Zarour. A equipe sub 14 ,também definida e sob fase de

preparação desde o início do semestre, se esforça para tirar o título da atual equipe campeã de Rio Bonito, e contabilizar mais uma vitória para a casa.


Classificados

RJNEWS

COMO ANUNCIAR?

(22) 2771-8960 (22) 99894-4404

Âncora Vendo: Duplex com 2 qtos., 2 banhs. Á 400 METROS DA Amaral Peixoto. 1º locação. Por R$ 120 mil. Aceito carro e parcelo parte do pagamento. (22) 99900-4149.

Vendem-se casas lineares, NOVAS, 63 m2 cada uma, com dois quartos, sala de 15 m2 e cozinha de 10 m2, banheiro social, área de serviço, 2 vagas de carro, cisterna de 7500 litros. Acabamento impecável !!! Rua 24 (limite com a Rua 13): Localização próxima de comércio e transporte. Aceitamos financiamento pela Caixa Econômica e temos representante da Caixa!!! Valor a partir de 165 mil reais. Tel. (21) 99348-8665 / (22) 99813-6292 / 99271-7287.

Cidade Praiana VENDO: Casa Duplex Cidade Praiana - Em fase de acabamento. Com 3 quartos, sala, coz., banh., Com 7,9x6,5 metros em terreno (DE ESQUINA) de 14x11 metros. Próx. a 2 pontos de vam, escolas e mercados. ÁGUA BOA! Por R$ 70 mil. Aceito troca em nova cidade. (22) 99609-2930

Village Vendo: Loja com 32 m² Village – De esquina com 4 portas de aço. A 100 metros da Amaral Peixoto. Por R$ 85 mil. Parcelo parte do pagamento. (22) 99900-4149.

Cantagalo Vendo: Terreno de 2.200 m² - Cantagalo (Área Rural) – A 1 km e meio da Praça de Cantagalo. Por R$ 40 mil de entrada + 30 parcelas de R$ 1 mil reais. (22) 99900-4149.

Palmital Vendo: Duplex – Palmital – 1º locação. Independente e de frente. Por R$ 140 mil parcelo e aceito carro como parte do pagamento. Não aceito CAIXA ECONOMICA. (22) 99900-4149.

Chácara Mariléa Vendo: Duplex c/ 2 qtos, 2 banheiros. Por R$ 110 mil.

Alugo: Kitinet e Casas PARA TEMPORADA – Lagoa do Yriri , Jard. Mariléa e Centro – De R$ 1.700,00 a R$ 4 mil reais. (22) 99900-4149

Recanto Alugo: Casa – Recanto – 2qtos. Rua sem saída. Com comércio próx.

Estacionamento p/ 2 carros. Por R$ 900,00 c/ 2 meses de depósito ou fiador. (21) 98377-5825

(22) 99869-7513 / email: rag.gim@hotmail.com – MARCELO (Instrutor credenciado) _____________________ TÉCNICO DE INFORMÁTICA Manutenção e suporte. Formatação e instalação de programas. Windows xp, vista, Windows 7 e Windows 8.1. Criação e manutenção de rede. Troca de placas e periféricos. Orçamento sem compromisso. Atendo em residências e empresas. Carlos Antônio (22) 99609-2930

AULAS DE REFORÇO DE TRÂNSITO Aulas práticas para alunos habilitados. Ministradas no veículo do aluno. Sem prova, sem pressão, só prática. Marque sua hora.

_____________________ Vendo: Berço de MDF – NOVO – Lateral e estrado reguláveis. Com colchão Ortobom. Por R$ 250,00 à vista. (22) 99221-5648 / 99994-7184 – Leonardo

Veículos

Não aceito CAIXA. (22) 99900-4149.

Serviços

Imóveis Ext. Serramar

19

OBRIGATÓRIO: apresentação de CPF ou CNPJ

Escritório Comercial Av. Nossa Senhora da Conceição, nº 110 salas 11 e 12 - Village - Rio das Ostras/RJ De 9h às 17h (segunta à sexta)

ALUGUEL

VENDA

Pessoalmente:

contato@rjnews.com.br

RIO DAS OSTRAS

09 a 15 de maio de 2014

Anuncie no jornal mais lido e com melhor resultado da Região da Costa do Sol

_____________________ Vendo: Fox Trend 1.0 Mi 8V Total Flex 2011Prata, 4 portas, Álcool + Gasolina, 40.493Km. Por R$ 26.900,00. Honda Hayasa. (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: Honda City DX 1.5 16V Flex 2011. Cinza, 4 portas, Automático, Álcool + Gasolina, 49.290Km.

Por R$ 41.900,00. Honda Hayasa. (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: Hyundai IX35 GLS 2WD 4x2 2.0 mpfi 16V 2012. Prata, 4 portas, Automático,

Álcool + Gasolina, 34.143Km. Por R$ 74.900,00. Honda Hayasa. (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: Honda Civic LXL 1.8 16V Flex. 2012. Cinza, 4 portas, Álcool + Gasolina, 38.700Km. Por R$ 56.900,00 . Honda Hayasa. (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: Honda CRV LX 4X2 2.0 16V 2008. Prata, 4 portas, Automático, Gasolina, 101.000Km. Por R$ 49.900,00. Honda Hayasa. (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: C4 Pallas GLX 2.0 16V Flex 2011. Preto, 4 portas, Automático, Álcool + Gasolina, 51.600Km. Por 32.900,00. Honda Hayasa. (22) 3321-8600


20

09 a 15 de maio de 2014

RJNEWS

Jornal completo # 163  

Moradores denunciam aumento da violência no Âncora e Nova Cidade Depósito de Rio das Ostras aguarda retirada de veículos pelos proprietário...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you