Page 1

CDL orienta como saldar dívidas no final do ano

Brechó: moda que vive se reinventando

» Com consultas ao SPC, por meio da CDL, o cliente fica sabendo se está inadimplente. Após o pagamento da dívida, o estabelecimento pode fazer a reabilitação do crédito na hora ou em 24 horas e no máximo 72 horas. ECONOMIA • PÁGINA 15

MODA • PÁGINA 17

23 DE NOVEMBRO A 29 DE NOVEMBRO DE 2012 - ANO 2 - Nº 87

PPP: Rio das Ostras tem verbas federais bloqueadas » Cidade está impedida de receber transferências voluntárias do Governo Federal pelos próximos 11 anos. O município comprometeu 17% da sua receita com o pagamento da Parceria Público-Privada (PPP), quando o máximo permitido para que os repasses federais continuassem é de 5%.

CIDADES • PÁGINA 7

R$ 0,50

CIDADES Número de guardavidas vai dobrar na alta temporada • PÁGINA 4

ESPORTE Bodyboarding vai reunir 45 atletas em Costazul

PÁGINA 22

TECNOLOGIA Apple abrirá loja oficial no Rio » Atualmente a Ap-

ple tem 395 lojas em 14 países. Internautas cogitam a possibilidade da loja carioca ser montada no Village Mall, na Barra da Tijuca. PÁGINA 12

Roubo de celular em Macaé registra queda no 1º trimestre

» Em janeiro foram 111 casos contra 83 em setembro deste ano. Dados da secretaria Estadual de Segurança apontam que no primeiro trimestre deste ano houve redução de 14,3% em roubos de celulares em todo o Estado do Rio.

CIDADES • PÁGINA 5

CIDADES População tenta evitar invasão de terreno

• PÁGINA 10


2

CURTAS

23 de novembro a 29 de novembro de 2012

Festa da Padroeira

A

partir do dia 29 de novembro, começam em Rio das Ostras as comemorações da Padroeira Nossa Senhora da Conceição. Na programação está prevista uma novena com a participação de diversos sacerdotes. No dia 8 de dezembro, dia da Padroeira, a programação começa às 6h, com alvorada, e, às 8h, uma missa celebrará Nossa Senhora da Conceição. Às 9h, uma carreata percorrerá as ruas da cidade. Uma procissão começará às 17h com missa celebrada pelo Bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Ediney Matoso. Quem fecha o dia é o padre Fábio de Melo com um grande show. Recapeamento

Solidariedade

Uma equipe de 20 homens está trabalhando no recapeamento asfáltico na rua Teixeira de Gouveia, em Macaé, desde o feriado da Proclamação da República com intuito de não atrapalhar o trânsito no local. Com as últimas chuvas, a rua, principal via de acesso ao centro da cidade, estava com vários buracos. Agora, precisam resolver a questão dos alagamentos, porque, quando chove, fica intransitável.

A torcida Loucos pelo Botafogo de Rio das Ostras irá promover uma festa no dia 15 de dezembro, numa creche em Cantagalo. A ação faz parte de muitas outras desenvolvidas pela torcida na cidade. Quem quiser participar ou fazer doações, basta entrar em contato pelo e-mail: loucospleobotafogo_ro@ hotmail.com

Óleo de cozinha Além da coleta seletiva, a prefeitura de Rio das Ostras está disponibilizando também a coleta de óleo de cozinha usado. Os moradores podem entregar o material de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na esquina da rua Vassouras com a Duque de Caxias e aos sábados, no Parque dos Pássaros.

Aposentados Uma pesquisa realizada pela Hays, empresa especializada em recrutamento de média e alta gerência, revelou que 20% das empresas contrataram profissionais já aposentados que voltam ao mercado de trabalho. Metade destas contratações acontecem em função da necessidade de mão de obra especializada, com vivência na área de atuação e experiência em projetos específicos.

macaenews.com.br | riodasostrasnews.com.br

RJNEWS

De olho nas festas de final de ano, o Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé está promovendo uma mobilização para aumentar o número de doadores de sangue. A ação que vai até o dia 30 deste mês, faz parte da 15ª Semana do Doador de Sangue, que integra a Campanha Nacional do Doador de Sangue.

VETA DILMA

Febre Aftosa Divulgação

Termina no próximo dia 30 a vacinação do rebanho bovídeo contra a Febre Aftosa. De acordo com a mudança na estratégia de imunização adotada pelo estado, nesta segunda etapa anual, que acontece em Novembro, deverão ser vacinados todos os bovinos e bubalinos (búfalos) com até 24 meses de idade.

Feira de Adoção Para aqueles que amam animais, o encontro está garantido na 16º Feira de Adoção de Cães e Gatos. A ação acontece nos dias 8 e 9 de dezembro, a partir das 11h, na Tocolândia, ao lado da praça da Baleia, em Costazul.

Caminhada em defesa dos Royalties de petróleo Nesta segunda-feira, dia 26, na Cinelândia, representantes dos municípios produtores do Estado do Rio de Janeiro vão estar reunidos na passeata em defesa dos royalties de petróleo. A concentração está marcada para às 14h, em frente à Candelária. De lá os manifestantes iram caminhando até a Cinelândia, no centro do Rio. O deputado e prefeito eleito de Rio das Ostras Sabino, junto com a equipe do governo de transição, estará liderando uma comitiva que participará da caminhada. De Macaé, 20 ônibus sairão às 10h, da rua Jandira Perlingeiro, no trecho entre o supermercado Extra e o Terminal Central. Para participar, basta levar um documento de identidade.

Via Smartphones

Certidões online

Empresários de Rio das Ostras podem emitir notas fiscais eletrônicas por meio de aparelhos smarthphones. A nota fiscal é gerada em tempo real e pode ir diretamente para o e-mail do consumidor se solicitado. Para utilizar esta tecnologia, o contribuinte deverá acessar o link “SPE” pelo site www.riodasostras. rj.gov.br e requerer uma senha. A nova ferramenta foi disponibilizada pela secretaria municipal de Fazenda no dia primeiro de novembro.

Quem quiser tirar uma cópia da certidão de nascimento, ou de casamento, não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila. O cartório eletrônico já está no ar através do site www.cartorio24horas. com.br. Nele você resolve essas (e outras) burocracias, 24 horas por dia, on-line. Cópias de certidões de óbitos, imóveis e protestos também podem ser solicitados pela internet. Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário. Depois, o documento chega por Sedex. Ainda há um telefone disponível para solicitações 0800-2800102.

Incentivo Para incentivar os 75 mil professores da rede estadual a aprimorar conhecimentos, a secretaria de Educação lançará, em 2013, o Programa de Certificação de Professores, que poderá agregar aos docentes um aumento salarial de até R$ 4 mil. A avaliação será feita através de um exame anual e voluntário que analisará currículo, conhecimentos e técnicas pedagógicas do profissional.

Natal Solidário O Lar Francisco de Assis, em Macaé, está com uma campanha para arrecadar brinquedos, cestas básicas e caixas de leite que serão doados a famílias carentes. As doações devem ser feitas até o dia 12 de dezembro, aos domingos, terças, quartas e quintas, a partir das 18h30, na rua Télio Barreto, 554, no Centro.

SOBE & DESCE Rede D’or

A instalação de uma unidade da rede D’or em Macaé. O novo hospital será construído no bairro do Novo Cavaleiros, próximo ao Shopping Plaza Macaé, numa área de 25 mil metros quadrados onde serão erguidos três blocos com capacidade para 300 leitos.

Festivais

A falta de divulgação dos Festivais em Rio das Ostras. Comerciantes reclamaram da pouca procura durante os eventos, principalmente o de Gastronomia.

Instituto Macaé de Geração de Empregos e Rendas Ltda » CNPJ 04.536.054/0001-27 » Av. Cristóvão Barcelos, 131 - Centro - Rio das Ostras/RJ Tiragem: 35.000 exemplares » Circulação: Rio das Ostras, Macaé, Casimiro de Abreu, Barra de São João, Carapebus, Quissamã e Conceição de Macabú O RJNEWS se isenta de qualquer assunto discutido pelos colunistas, que não possuem vínculo empregatício com o jornal. Diretor Geral: Roger Vilela » Diretor Executivo: Luiz Claudio Coelho Vieira » Diretora de Redação e Comercial: Rafaela Azevedo - DRT: JP 1336 RN Editora: Ludmila Azevedo » Jornalistas: Ana Carolina Benjamin, Magno Lopes, Monique Gonçalves, Verônica Côrtes » Fotografia: Gilismar Correa Projeto Gráfico e Diagramação: Alexandre Albuquerque » Ass. Jurídica: Dr. Hélio Márcio Porto » Revisora: Criscie Gabry Assessor de Logística: Alexandre Fausto » Atendimento Comercial: Michelle Neto, Ronaldo Lima Comercial: (22) 8805-5894 / (22) 7811-4921 » Contatos: contato@rjnews.com.br / contato@jornalrjnews.com.br


RJNEWS

CIDADES

23 de novembro a 29 de novembro de 2012

â—˜

3


4

23 de novembro a 29 de novembro de 2012

CIDADES

RJNEWS

Número de guarda-vidas municipais vai dobrar na alta temporada Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

» Aumento vai ser possível por meio de mudanças na escala de plantão

O

número de guarda-vidas municipais vai dobrar na alta temporada em Rio das Ostras, segundo a secretaria Municipal de Ordem Pública e Controle Urbano. A quantidade, que atualmente é de 12 profissionais, vai passar para 25 a partir do Natal. Já o efetivo de guarda-vidas estaduais, que atuam somente em Costazul, e estão sob a responsabilidade do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros, será mantido. Segundo o secretário municipal de Ordem Pública e Controle Urbano, coronel Sérgio Pinto, o aumento por parte do município é necessário devido ao volume de turistas que chegam à cidade a partir de dezembro. A mudança será feita por meio de alterações

DICAS DE SEGURANÇA AOS BANHISTAS Profissionais se preparam para um verão de muito trabalho nas praias da região na escala de plantão. “Em um dia muito movimentado, como no carnaval, estes profissionais chegam a retirar cerca de 160 pessoas se afogando do mar”, contou. De acordo com o coronel Sérgio Pinto, o efetivo municipal vai atuar nas praias da Extensão do Bosque e o Mar do Norte. A maior parte deles estará na Boca da Barra e na Lagoa do Iriry.

Por outro lado, o comandante do Novo Grupamento de Bombeiros Militares, ten. cel. Vicenzi, disse que seis profissionais do Estado serão mantidos durante a alta temporada, em Rio das Ostras. “Não temos como aumentar, pois nossos 50 homens precisam atuar na área costeira que vai de Barra de São João até Quissamã. Desta forma, contamos

sempre com o complemento das prefeituras”. Em Macaé, dois novos postos de trabalho deverão ser instalados: um na Lagoa de Imboassica e outro em Cavaleiros. Ao todo, serão sete postos, alguns deles com até três militares. O aumento será possível também por meio de alteração na escala de plantão.

• Não mergulhe depois de ingerir bebida alcoólica;

• Tome banho de mar sempre em locais onde existem postos de salvamento; • Evite deixar crianças sozinhas próximas a praia;

• Se alguém estiver se afogando não entre no mar. Chame o salva-vidas, que tem o treinamento necessário; • Respeite as placas de advertência em locais perigosos;

• Fique longe de pedras, pois podem fazer com que os banhistas escorregarem.


◘ 5 CIDADES Roubo de celular em Macaé registra queda no 1º trimestre de 2012 23 de novembro a 29 de novembro de 2012

RJNEWS

Divulgação

resultado de todos os meses, o que representa uma diminuição de 25,7% desses delitos, segundo dados ISP. De acordo com o delegado da 123º DP de Macaé Ivailson Sardinha, “casos de roubos de dispositivos móveis diminuíram, entretanto, os números de furtos podem ter aumentado devido aos registros falsos que ocorrem na delegacia”. De acordo com ele, quando a notificação é feita de forma falsa, os declarantes podem ser punidos

por crime de denunciação caluniosa ou estelionato, e se for comprovado a falsa comunicação para ser ressarcido pela empresa de telefonia, esta pessoa pode ser punida. Dados do ISP apontam diminuição de roubos a transeunte, roubo de aparelho celular e roubo em coletivo na área do 32º Batalhão de Polícia Militar, registrado na 123º DP de Macaé em 2012. Em janeiro foram 111 casos enquanto em setembro despencaram para 83.

Segundo o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Ramiro Oliveira Campos, a PM intensificou o trabalho nas ruas da cidade para inibir este e outros tipos de delitos. “Entretanto, temos a consciência de que a falta de denúncias e registros de ocorrência podem mascarar os índices. A população pode notificar a PM sobre qualquer delito através do Disque Denuncia, por meio do número 2759-5379”, informou.

Abril

Julho

NÚMEROS * De janeiro a março de 2012, segundo indicadores do ISP, ocorreu uma diminuição nos casos de roubo de rua

» Em janeiro foram 111 casos contra 83 em setembro

O

Brasil é o segundo país com mais casos de roubos de celulares no mundo. Segundo pesquisa da F. Secure, 25% dos brasileiros afirmam que já tiveram o dispositivo roubado ou perdido. Em Macaé, esta realidade vem mudando nos

últimos meses. Segundo dados da secretaria Estadual de Segurança, no primeiro trimestre de 2012 houve uma redução de 14,3% no índice de roubos de celulares no Estado do Rio. De acordo com estatísticas oficiais do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro, o indicador de roubo de rua composto pelos títulos de roubo a transeuntes, roubo de aparelho celular e roubo em coletivo – apresentou no trimestre

(janeiro a março) uma queda em todos os seus indicadores. Em 2012, foram 15.505 registros de roubo de rua, a menor quantidade desde 2007, quando foram registrados 17.763 roubos. De janeiro a março de 2012, segundo indicadores do ISP, ocorreu uma diminuição nos casos de roubo rua. Em 2011 foram registrados 18.089 roubos enquanto em 2012 esses números caíram para 15.505. Desde março de 2007, esse foi o melhor

Janeiro

111 Casos

104 Casos

106

Fevereiro

Maio

Agosto

Casos

106 Casos

103 Casos

81

Março

Junho

Setembro

Casos

Casos

106 Casos

85

Casos

83

*Roubos a transeuntes, roubo de aparelho celular e roubo em coletivo na área do 32º Batalhão de Polícia Militar


CIDADES Doadores são homenageados na 15ª Semana do Doador de Sangue

6

23 de novembro a 29 de novembro de 2012

» Campanha tem o objetivo de incentivar outras pessoas a serem doadoras regulares

A

pós o início da campanha de incentivo à doação de sangue na última semana, idealizada pela Igreja Assembleia de Deus, da Praia Campista, a secretaria de Saúde, por meio do Serviço Municipal de Hemoterapia, realiza até o dia 28 de novembro a 15ª Semana do Doador de Sangue. As comemorações têm o objetivo de sensibilizar a população a fazer doações. Segundo a assistente social do Serviço de Hemoterapia, Renata Oliveira, há uma queda brusca de doadores no final do ano. “Neste período, há uma redução, justamente quando há aumento no número de acidentes nas estradas. O período é crítico. Nós nos preparamos para receber um número maior de doadores, para que possamos garantir um bom estoque de sangue e atender aos acidentados”, explicou. Atualmente, Macaé conta com, aproximadamente, 30.832 mil cidadãos cadastrados no Serviço de Hemoterapia, porém, parte deles não está apta para a doação ou não

participam de forma regular. O objetivo da Semana do Doador é alcançar em 40% o número de doadores no período de comemorações e manter a regularidade das doações para os meses de dezembro e janeiro, com atendimento diário de 20 doadores. “O ideal é termos em média 400 doadores aptos ao mês. Este número é a garantia de que o estoque atenda com tranquilidade a demanda de sangue solicitada”, ressaltou Renata. Para o empresário José Luiz Carneiro, que tem o sangue raro (A-), doador há 20 anos, a primeira doação aconteceu após o pedido de um colega de trabalho. “Ele precisava fazer uma cirurgia de emergência e pediu que eu fizesse a doação, pois não conhecia ninguém com o mesmo sangue, a partir disso, continuei doando, e acredito que esse gesto já ajudou muita gente. Até hoje, ele me chama de irmão de sangue”, frisou. Os interessados em se tornar um doador de sangue devem comparecer no Serviço de Hemoterapia, localizado na rua Dr. Bueno, 40, Centro, anexo ao Hospital São João Batista, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h30. O telefone para mais informações é o (22) 2772-5550.

RJNEWS

Carolina Benjamim/RJNEWS

Empresário José Luiz Carneiro é doador de sangue há 20 anos, e acredita que o ato pode salvar vidas

PARA DOAR SANGUE É NECESSÁRIO: • Pessoa precisa estar alimentada

• Apresentar documento de identidade

• Ter entre 16 e 67 anos, sendo que os menores de 18 devem levar autorização dos pais ou responsáveis por escrito, e os com idade acima de 60 anos, devem ter realizado, pelo menos, uma doação.

• Ter mais de 50 kg

• Devem-se evitar alimentos gordurosos

• Doador não deve estar tomando medicamento • Não estar grávida e nem amamentando, não ter tido contato sexual com pessoas com comportamento de risco para AIDS e doenças sexualmente transmissíveis.


◘ 7 CIDADES Gastos com PPP vão impedir que Rio das Ostras receba recursos federais 23 de novembro a 29 de novembro de 2012

RJNEWS

» Parceria pode causar o empobrecimento do município

R

io das Ostras está impedida de receber transferências voluntárias do Governo Federal pelos próximos 11 anos. Isso porque, atualmente, o município comprometeu 17% da sua receita com o pagamento da Parceria Público-Privada (PPP), quando o máximo permitido para que os repasses federais continuassem é de 5%, de acordo com a Lei 11.079/ 2004. A dívida contraída pelo município é de R$ 1,5 bilhão, através do Projeto Reviver, para realizar obras de infraestrutura e saneamento, para construção de redes coletoras, pavimentação e rede de coleta de esgoto.

Parte das obras tinha como objetivo por fim aos alagamentos em alguns bairros da cidade. No último ano, foi feito o pagamento de R$ 86 milhões. Ao final de 15 anos de financiamento, a obra custará aos cofres municipais mais de R$ 1, 5 bilhão numa obra que deveria custar R$ 350 milhões, segundo arquiteto e urbanista Mauricio Paraguassú. Em 2013, a cidade vai pagar quase R$ 100 milhões de PPP. A PPP, firmada entre a prefeitura de Rio das Ostras e a Odebrecht, foi utilizada no Projeto Reviver, que implantou saneamento básico em Cidade Praiana. Dos 15 anos de parceria, ainda restam 11. Durante esse tempo, a cidade não poderá receber transferências voluntárias do Governo Federal devido o comprometimento de 17%

Fotos: RJNEWS

Com os impedimentos financeiros por causa da PPP, problemas de alagamento não foram resolvidos da receita com este pagamento. De acordo com o Artigo 28 da Lei 11.079/2004, a soma das despesas de caráter continuado derivadas de parcerias não pode exceder os 5% da receita. Por causa disso, Rio das Ostras fica limitada a receber apenas os repasses constitucionais para área de Saúde, Educação e Assistência Social. Como alternativa, a única forma de captação de recursos será por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Entretanto, se algum deputado federal, por exemplo, quiser destinar verbas extraordiná-

rias para a construção de escolas, aquisição de ambulâncias, construção de complexos esportivos ou escolas técnicas, não poderá. Mesmo que estes repasses não gerem despesas para a cidade. Como o pagamento da PPP é descontada no repasse da compensação financeira dos royalties, a preocupação aumenta ainda mais. “Para 2013, a previsão é de que a arrecadação com os royalties caia cerca de 30% e, a partir de 2014, o que recebermos deverá dar apenas para pagar a PPP”, disse Paraguassú. Ele apontou que os maiores impactos estarão

nas áreas sociais e também na folha de pagamento dos funcionários. Paraguassú informou ainda que a tentativa de reverter essa situação terá que ser revista juridicamente e, dessa forma, analisadas as medidas cabíveis que o município precisa tomar. E não bastassem os impedimentos financeiros por causa da PPP, os problemas de alagamento que deveriam ser resolvidos não foram. “Os objetivos não foram atingidos. Houve erro de planejamento. Isso pode causar o empobrecimento do município”, relatou. Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

MORADORES AINDA RECLAMAM DE ALAGAMENTOS EM CIDADE PRAIANA Mesmo depois dos investimentos da prefeitura em obras para reduzir os alagamentos no bairro Cidade Praiana, moradores ainda reclamam dos transtornos nos períodos de chuva em Rio das Ostras. Para várias pessoas, as obras não resolveram os problemas de alagamentos.

A aposentada Jorgina Alves, que reside no bairro há 12 anos, diz que basta chover durante dois ou três dias que seu quintal fica totalmente alagado. Ela conta que sua casa está em obra e os problemas são grandes, pois ainda jogam lixo e bichos mortos no canal. “Para mim não melhorou em nada e tenho que continuar aqui porque saí do aluguel. Fizeram o investimento, mas não adiantou muita coisa”, ressalta.

Moradores lembram que, apesar de várias ruas do bairro terem sido asfaltadas, há ruas que ainda ficam alagadas. A vendedora Leci Muniz revela que já andou várias vezes pelas ruas de Cidade Praiana com água até o joelho. Além disso, ela lembra que também se deparou em algumas situações com cobras, peixes e ratos à beira do canal e que os bueiros sempre entopem quando chove. “Isso é um perigo, principalmente, para as crianças. Moro no segundo andar de uma casa, mas tenho pena dos moradores porque fica tudo alagado. Investiram milhões nas obras e não deu tanto resultado. Se chover por muito tempo, e forte, o canal transborda e ficamos dentro d’água”, conclui a moradora.

Para mim não melhorou em nada e tenho que continuar aqui porque saí do aluguel. Fizeram o investimento, mas não adiantou muita coisa Jorgina Alves - aposentada

Moro no segundo andar de uma casa, mas tenho pena dos moradores porque fica tudo alagado. Investiram milhões nas obras e não deu tanto resultado

Leci Muniz - vendedora


8

23 de novembro a 29 de novembro de 2012

CIDADES

Semana é marcada por confrontos e morte em Macaé

Divulgação

» Durante tiroteio no Lagomar, uma criança ficou ferida Na última quarta-feira, dia 21, Rodrigo Rosa da Costa, de 33 anos, foi encontrado morto numa praça do bairro Virgem Santa, em Macaé. A vítima foi atingida por pelo menos dois tiros, que teriam sido efetuados por um homem de moto que parou para pedir informação. A polícia não sabe precisar sobre a autoria do crime. Já o bairro Lagomar foi cenário de tristes acontecimentos no feriado da última terça-feira, dia 20. Um tiroteio, que teria sido provocado por traficantes de facções criminosas rivais, terminou com

Assassinato de Bicudo continua sob investigação » Familiares foram ouvidos e já existe um suspeito

O Polícia conseguiu apreender uma pistola 9 mm e um revólver calibre 38 duas pessoas feridas, sendo uma criança de 11 anos, e dois homens presos: Jeferson Sampaio Correia, de 22 anos, e seu padrasto Nelcy Carvalho, 58. O caso ocorreu na rua W7 e foi registrado na 123ª DP. Segundo policiais do Serviço Reservado da Polícia Militar (P2), Jeferson é o principal suspeito de ter efetuado os disparos. Já o padrasto dele seria o responsável por esconder as armas, encontradas no

cofre de um bar. A polícia também conseguiu apreender uma pistola 9 mm e um revólver calibre 38, com cinco munições intactas. Durante o confronto entre traficantes, Márcio Simões Gonçalves, 21 anos, foi baleado no rosto. Já a criança foi atingida por uma bala perdida, que ficou alojada no pescoço. As vítimas foram socorridas por moradores e encaminhadas ao Hospital Público Municipal de Macaé (HPM).

RJNEWS

caso da morte de Adilson Rosa Guimarães, conhecido como Bicudo, que ocorreu no dia 14 de novembro, no bairro Mariléa, em Rio das Ostras, continua sob investigação da polícia. A vítima era proprietário do Bar do Flamengo e muito conhecido na cidade. Segundo a polícia já existe um suspeito pela autoria do crime e familiares da vítima aguardam o resultado do inquérito. De acordo com a nova delegada da 128ª DP de Rio das Ostras, Carla Tavares, que assumiu a delegacia no dia oito de novembro, houve a indicação de um possível suspeito, cujo nome não foi revelado para não atrapalhar as investigações. “A informação que tenho é que ocorreu uma discussão entre os envolvidos e no dia do crime o suspeito teria sido espancado

pela vítima e estaria internado. Mas pode ser um hálibi da família dele e estamos trabalhando para que tudo seja resolvido da melhor forma possível”, explicou Drª Carla. A delegada acrescentou ainda que uma intimação já foi encaminhada ao suposto assassino e que vai tentar ouvi-lo esta semana. “Continuamos apurando essas informações e preciso de uma confirmação para evitar que o suspeito fuja. Se ele não comparecer para prestar depoimento, vou representar sua prisão junto ao Ministério Público”, completou.

Um dos familiares da vítima, que não quis se identificar, disse que a polícia ainda não deu uma posição concreta sobre o caso à família. A pessoa lembrou que Bicudo era um homem muito querido, inclusive já foi segurança da Câmara Municipal. “Todos estão abalados com o que aconteceu e a família espera por uma resposta. Ele realmente tinha fama de brigão e tudo por conta do futebol, o Flamengo era sua paixão. Mas não adianta a gente falar ou fazer nada porque não vai trazer ele de volta”, acrescentou.

Crime ocorreu no dia 14 de novembro no bairro Mariléa

Gilismar Correa/RJNEWS


CIDADES

RJNEWS

23 de novembro a 29 de novembro de 2012

9

Maçonarias criam banco para empréstimo de cadeiras de rodas Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

Projeto foi implantado nos mesmos moldes do trabalho realizado por maçonarias de Nilópolis

» Projeto é destinado à população carente e já conta com 23 cadeiras

O

projeto social de lojas maçônicas de Rio das Ostras e Barra de São João para implantação de um banco de empréstimo de cadeiras de rodas surgiu há um ano, mas tomou vida há um mês. O banco está em atividade na Loja Maçônica Obreiros de Canaan, situada no Parque Zabulão, em Rio das Ostras, e já conta com 23 cadeiras de rodas. Integrantes da comissão de implantação do projeto também pretendem fazer aquisição de outros equipamentos para portadores de deficiência como muletas, cadeiras higiênicas e camas hospitalares.

De acordo com o presidente da comissão, José Artur Pinheiro, o projeto funciona através de eventos promocionais e doações de empresários e membros das entidades. Ele explica que para conseguir o empréstimo de uma cadeira de rodas, o interessado deve procurar a entidade por meio de um maçom. “É muito comum aparecer pessoas procurando por este tipo de equipamento, então, percebemos que estava na hora de abraçar essa ideia. Hoje, já temos verba para comprar mais 12. Dentro desse processo, faremos o acompanhamento de seis em seis meses para verificar se a pessoa realmente usou o equipamento e se houver necessidade de fazer manutenção ou trocar será feito”, informa Pinheiro. Segundo Gênesis Costa,

que é integrante da comissão, a ideia de implantar esse trabalho na região surgiu espelhado em um projeto já existente na Loja Cairu 1437, de Nilópolis/RJ, onde trabalhou por um bom tempo. Ele diz que em 16 anos já foram emprestadas mais de duas mil cadeiras de rodas na cidade. “Todas as lojas maçônicas da baixada fluminense aderiram ao projeto. Aqui também sentimos a necessidade de pessoas carentes em adquirir esses equipamentos e decidimos fazer o trabalho nos mesmos moldes da Cairu. O projeto já foi aceito por cinco lojas da região e em um mês de atividade, três pessoas levaram cadeiras”, ressalta. Para outro integrante da comissão, José Luiz Ramiro, o próximo passo é a implantação de um Disk

Cadeira de Rodas, que servirá também para população carente que não tem vínculo com membros de maçonarias. Mas, por en-

quanto, os interessados em fazer o empréstimo ou em contribuir com doações podem entrar em contato pelo telefone (22) 9991-

7309, ou procurar algum membro na sede que fica na rua Henrique Sarzedas, 486, Parque Zabulão - Rio das Ostras.


CIDADES Invasão de terreno público mobiliza população de Rio das Ostras

10

23 de novembro a 29 de novembro de 2012

RJNEWS

Divulgação

» Polícia Civil vai ser acionada para investigar a denúncia

U

ma denúncia de uma invasão na Fazenda Parque dos Animais, onde funciona o programa de Saúde e Bem-Estar Animal, no Âncora, mobilizou alguns moradores de Rio das Ostras nos últimos dias. Segundo a denúncia, os moradores da localidade estariam sendo coagidos por pessoas da comunidade das Malvinas, em Macaé, a participarem da ação no dia 30 de novembro. Para evitar a possível invasão, uma reunião com diversas representações da sociedade civil organizada e poder público foi realizada na segunda-feira, dia 19. Segundo a veterinária, Priscila Teixeira, as informações são seguras e rapidamente ganharam as redes sociais. “Alguns moradores do Âncora foram coagidos a

Reunião com representantes da sociedade e poder público aconteceu na última segunda-feira, dia 19 participar da invasão. Parte desses invasores seria da comunidade das Malvinas, que recentemente ganhou uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP)”, afirma Priscila. Na reunião, foram apontados os efeitos da invasão do terreno que faria aumentar a criminalidade na região, além de paralisar os trabalhos desenvolvidos pelo Programa de Bem-Estar Animal, que além de

ajudar cachorros e gatos, combate as doenças que estes bichos podem passar para o ser humano. No terreno será construído um Hospital Veterinário. Com o objetivo de impedir a invasão, um abaixo assinado foi elaborado na reunião, para o recolhimento de assinaturas na cidade. O documento será entregue as autoridades para cumprimento de medidas preventivas. A ata da

reunião será encaminhada para a prefeitura, Ministério Público, Juiz de Direito da Comarca, Defesa Civil, Polícia Militar, Conselho Municipal de Segurança e Frente Parlamentar dos Direitos dos Animais. Faixas serão fixadas na localidade orientando sobre as punições para quem invade um terreno público. “O importante é que todos estejam cientes do que pode acontecer”, informou uma das

responsáveis pelo encontro, Fabiane Affonso. De acordo com o procurador geral, Renato Vasconcelos, assim que o poder público tomou conhecimento da denúncia, as providências começaram a ser tomadas. “Vamos reforçar o efetivo da guarda que já fica 24 horas no local, pedir a colaboração da Polícia Militar e também que a Polícia Civil investigue este caso”. Segundo o secretário de Ordem Pública e Controle Urbano de Rio das Ostras, coronel Sérgio Pinto, é importante esta organização da sociedade civil antes que a possível invasão aconteça, pois para fazer a retirada

destas pessoas depois que estão no local fica mais difícil. Ele informou ainda que em 2011, a prefeitura realizou quatro reintegrações de área pública, reverteu seis ocupações irregulares e realizou três demolições de construções ilegais. “É uma ação criminosa e precisa ser combatida”. Participaram da reunião o próximo chefe de gabinete, Aldem Vieira, a advogada Dr. Elizabeth Veronese, a representante da Frente Parlamentar em Defesa do Direito Animal, Edna Maria e, também, integrantes da ONG Protetores de Animais de Rio das Ostras (Amparo).

Moradores se mobilizam para evitar invasão de terreno no Âncora


CIDADES ◘ 11 Menina de Rio das Ostras é escolhida para seleção de modelos em São Paulo 23 de novembro a 29 de novembro de 2012

RJNEWS

» Alexandra Bittencourt precisa de patrocínio para participar de desfile em maio de 2013

S

onho de ser modelo está cada vez mais perto para a moradora de Rio das Ostras, Alexandra Bittencourt. Com apenas 13 anos, ela foi escolhida numa seleção que aconteceu no mês de outubro em Macaé, feita por olheiros da equipe de Dilson Stein, reco-

nhecido mundialmente pela descoberta de grandes top models como Gisele Bündchen, Alessandra Ambrósio, entre outras. Nessa primeira fase do processo, onde a equipe preparou uma gravação para avaliar o tipo físico das participantes, Alexandra competiu com aproximadamente mil meninas, onde foram escolhidas 160, que representam a região Sudeste. Segundo Alexandra, a segunda fase aconteceu na cidade de Campos dos Goytacazes, com desfile para avaliar quais meninas iriam para a seleção em São Paulo.

Das 160 escolhidas na primeira fase, Alexandra ficou entre as 20. E para conseguir fundos para desfilar em São Paulo, ela precisa de um patrocínio, pois a família não tem condições de arcar com todas as despesas, que ficariam em torno de R$ 3 mil. “É a primeira vez que participo de um concurso de modelos. Achava que não fosse passar pela primeira fase e agora estou fazendo rifas na cidade para arrecadar dinheiro. E se for acompanhada pela minha mãe, a despesa é ainda maior”, conta a adolescente. Alexandra explica que serão três dias de seleção, onde as concorrentes passarão por um processo com realização de books, entrevistas e desfiles, e serão avaliadas por 12 agências de modelos. A menina lembra que sempre teve interesse em ser modelo, pois sua mãe já foi uma, e, isso, foi um grande incentivo para participar desse concurso. “Os programas de televisão que tem concursos de modelos, como a Menina Fantástica, e as dicas da

Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

Adolescente ficou entre as 20 escolhidas, em seletiva com 160 candidatas, realizada em Campos dos Goytacazes minha mãe contribuiram muito na minha decisão. Foi uma surpresa ser escolhida. A fase mais concorrida é de meninas de 12 a 15 anos, mas se passar por uma das agências que estarão em

São Paulo, pretendo seguir carreira sim. Espero contar com a cidade de Rio das Ostras para realizar esse sonho”, conclui Alexandra. A seleção de modelos em São Paulo acontece em

maio de 2013. Quem quiser colaborar para a ida de Alexandra na participação do concurso pode entrar em contato através do telefone (22) 9862-7571, falar com Natália.


12

23 de novembro a 29 de novembro de 2012

TECNOLOGIA Apple confirma loja oficial no Rio; internautas já apontam possível local

RJNEWS

» Atualmente, a Apple tem 395 lojas em 14 países

O

Nova loja brasileira seguirá padrões internacionais das lojas já existentes, como o da Apple Store americana

s rumores se confirmaram: a Apple vai mesmo lançar sua primeira loja oficial no Brasil. Pouco depois de as vagas de emprego para o Rio de Janeiro serem divulgadas em seu site oficial, a companhia admitiu a novidade. Esta será a primeira loja oficial da companhia no país, já que atualmente existem somente revendedoras autorizadas. Por meio de um comunicado enviado à imprensa, a Apple não deu muitos detalhes sobre localização exata e nem data de inauguração, mas confirmou que a primeira Apple Store brasileira ficará mesmo no Rio de Janeiro. “Aguardamos ansiosos pela abertura da primeira Apple Store no Brasil, onde já temos clientes de longa data e esperamos conquistar muitos outros a cada dia. Mal podemos esperar para oferecer a experiência úni-

ca de varejo da Apple às pessoas do Rio de Janeiro e aos clientes de toda região”, diz a nota. Internautas cogitam a possibilidade da loja ser montada no VillageMall, na Barra da Tijuca. Montado pela mesma administradora do Barra Shopping, o novo shopping de luxo abrigará as primeiras lojas do Brasil de marcas como Michael Kors, Anne Fontaine e Dior, além de receber filiais da Prada, Gucci, Burberry, Sephora e Louis Vuitton, dentre outras. A previsão é que o empreendimento seja inaugurado no próximo dia 28. Atualmente, a Apple tem 395 lojas em 14 países: EUA, Reino Unido, Japão, Canadá, Itália, Aus-

trália, China, Suíça, Alemanha, França, Espanha, Hong Kong, Holanda e Suécia. Agora, o Brasil entra no grupo – e como um dos poucos onde também há fabricação de gadgets da empresa.


◘ 13 POLÍTICA Sabino anuncia secretários de Esporte e Comunicação Social 23 de novembro a 29 de novembro de 2012

RJNEWS

Fotos: Divulgação

» Equipe já está trabalhando para concluir proposta de reestruturação e análise do orçamento 2013

A

equipe de trabalho do prefeito eleito de Rio das Ostras ganhou novos membros esta semana. Sabino anunciou o servidor municipal e vereador Alberto Moreira Jorge “Betinho” como secretário de Esporte e Lazer, e o jornalista Osmar Soares, mais conhecido como Mazinho, como o secretário de Comunicação Social. Betinho vai conduzir o esporte de Rio das Ostras ao lado do ex-atleta da Seleção Brasileira de Natação, Raphael Thuin, que será o subsecretário, e do empresário e também ex-atleta Leonardo Dantas, conhecido como Léo Presidente, que será o administrador geral. Sabino, mais uma vez, escolheu profissionais com bastante experiência e identidade com Rio das Ostras para indicar novos nomes da sua equipe, que já está trabalhando em ritmo acelerado para concluir a proposta de reestruturação da prefeitura e análise do orçamento 2013.

Comunicação Social

A secretaria de Comunicação Social ficará sob a gestão do jornalista e professor Osmar Soares. Mazinho é um profissional de comunicação bastante atuante na região, onde se estabeleceu em 1980. Foi proprietário e editor do Jornal Umas & Ostras, que circulou durante 17 anos no município e registrou boa parte da história de Rio das Ostras na imprensa. Jornalista, professor e advogado por formação, Mazinho é pós-graduado em planejamento de comunicação, literatura e direito do meio ambiente.

Secretário de Comunicação - Osmar Soares

Esporte

Servidor público há 15 anos e vereador por dois mandatos, reeleito pela terceira vez nas últimas eleições, Betinho voltará a conduzir o Esporte e Lazer da prefeitura. Ele foi assessor e secretário de Esporte durante os dois primeiros mandatos do prefeito Sabino e tem nessa história de dedicação grandes conquistas. Criou todos os projetos esportivos sociais da prefeitura e quase toda infraestrutura de unidades esportivas da cidade. Trouxe para Rio das Ostras muitos campeonatos nacionais e internacionais por meio das escolinhas de esporte que criou e coordenou por oito anos. Além de ser riostrense nato, Betinho também contribuiu como atleta para conquistas do município. Em 2013 reassumirá a secretaria de Esporte e Lazer com novos desafios. O subsecretário Raphael Thuin é bastante jovem, e tem no seu currículo de atleta grandes conquistas como quatro campeonatos mundiais, recordes e mais de 50 campeonatos estaduais de natação. Hoje é empresário e continua trabalhando pelo esporte em ações nacionais e

Secretário de Esporte - Betinho regionais como a força tarefa do governo do Estado nos jogos Panamericanos, a organização das Olimpíadas Estaduais e Nacionais das APAEs, e a criação da primeira Associação Paraesportiva de Rio das Ostras. É fundador do projeto social “Meninos do Amanhã”, de Campos dos Goytacazes, que chegou a atender 1200 jovens com a prática esportiva. Outro jovem ex-atleta vai trabalhar junto com o secretário Betinho, Leonardo Dantas será o administrador geral da secretaria de Esporte e Lazer. Empresário, radialista e colunista esportivo, Léo dirige a Confederação de Futebol 7 Society e desenvolve e apoia projetos esportivos sociais de várias modalidades de esporte, inclusive com desportistas surdos de Rio das Ostras.


14

23 de novembro a 29 de novembro de 2012

ECONOMIA

RJNEWS

Venda de peixes no final do ano pode triplicar » Segundo peixarias da cidade, clientes têm mudado o hábito de consumo

A

s festas de final de ano e a presença dos turistas para próxima temporada em Rio das Ostras podem fazer a procura pelo pescado triplicar. É o que espera algumas peixarias da cidade. Nos supermercados, o aumento não será tão expressivo mas, mesmo assim, anima quem trabalha neste setor. A aposta para dezembro está em peixes como bacalhau, corvina, salmão e o pintado fresco. De acordo com a atendente de uma peixaria, Maria Ferreira, a média do mês de dezembro é vender cerca de 1,5 tonelada de peixes. “A alta temporada e as festas de final de ano nos ajudam a atingir esta marca. Observamos que nos últimos anos os consumidores têm

Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

incluído mais o pescado nas comemorações”. Ela informa ainda que o número chega a ser três vezes maior, se comparado às vendas durante o inverno. Para Maria Ferreira, os peixes mais procurados nesta época são: corvina, cavala dourada e badejo. Ela explica que a primeira espécie é mais barata e pode ser encontrada pelo preço de R$ 12 o quilo, a segunda a R$ 15 e o terceiro tipo por ser uma carne mais nobre custa entre R$ 23 e R$ 25. “Os preços podem variar nesta época do ano. Pois, se a procura aumenta, eles ficam mais caros. Entretanto, essa variação não deve passar de R$ 2,00”. Hermogines Azeredo também trabalha em uma peixaria e, segundo ele, a movimentação no estabelecimento começa a ficar a maior a partir do Natal. “Nesta última semana, chegamos a vender também 1,5 tonelada por semana”. Entre os mais procurados no lugar onde ele trabalha está o cação com média de preço

De acordo com lojistas, aposta para dezembro está em peixes como bacalhau, corvina, salmão e o pintado fresco de R$ 26 o quilo; dourado, que custa cerca de R$ 9 o quilo; e o camarão cinza que sai em média por R$ 23,90. Atualmente, não dependemos só dos turistas para aumentar o consumo, a própria população local consome as nos-

sas mercadorias”. No supermercado Extra, a expectativa esta concentrada no aumento das vendas de bacalhau. Por isso, neste ano, foram encomendados 18% a mais do produto. A companhia quer au-

mentar as vendas em 15% (seco e salgado) e 25% (dessalgado congelado). Isso deve ser confirmado por causa dos preços, que se mantiveram os mesmos por causa do grande volume adquirido pela companhia.


ECONOMIA

RJNEWS

Fim do ano: período

favorável para negociar dívidas Gilismar Correa/RJNEWS

» Através de consultas ao SPC por meio da CDL o cliente fica sabendo se está inadimplente

C

om a proximidade do fim de ano, muita gente procura o serviço de crédito para negociar suas dívidas e, assim, iniciar o novo período com o nome limpo e todas as contas pagas. Por este motivo, os meses de novembro e dezembro são decisivos para os clientes inadimplentes, pois com o recebimento do décimo terceiro, quitar as dívidas junto à empresa devedora fica mais fácil e é o sonho de muitos clientes que estão nesta situação. De acordo com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Macaé, Luiz Henrique Fragoso, a CDL pode ajudar os clientes a se informarem sobre o débito no SPC através de consulta. “O cliente que deseja consultar se está ou não inadimplente no SPC deve encaminhar-se ao balcão da CDL para buscar estas informações e, caso seja comprovado o nome incluso no SPC, o cliente deve procurar a empresa em que adquiriu a dívida, para negociar a mesma”, revelou Ainda segundo o presidente da CDL, “a entidade dá o suporte necessário através da consulta, e os clientes inadimplentes devem procurar a empresa

Consumidor deve pagar dívida do próprio local da compra ou no banco indicado pelo comerciante em que adquiriu a dívida para regularizar a situação”, disse.

DÍVIDA

De acordo com o SPC, com um extrato em mãos, o consumidor deverá dirigir-se ao estabelecimento que está em débito e pagar a conta no local ou no banco que o comerciante indicar. Após o pagamento, o estabelecimento comercial irá acessar o sistema do SPC Brasil e efetuar a baixa do registro naquele documento. O prazo de reabilitação do crédito pode ser imediato, ou em 24 horas e no máximo 72 horas. Antes da inclusão do registro de débito no

banco de dados do SPC Brasil, o consumidor que contraiu a dívida é notificado previamente, de acordo com o disposto no Artigo 43, parágrafo 2º, do Código de Defesa do Consumidor (Lei n.º 8.078/90), ou seja, é remetido um comunicado avisando que a informação da dívida será incluída no banco de dados do SPC. A notificação também informa o nome do estabelecimento comercial que comandou a inclusão do registro, a fim de que o consumidor recorra a essa empresa para quitar sua dívida e regularizar o seu crédito.

RECUPERE SEU CRÉDITO As configurações tecnológicas do SPC Brasil, que cruzam informações de crédito de todo o país, são modernas e ágeis, possibilitando ao consumidor em débito ter seu nome fora do banco de dados e, portanto, sem restrição para compras a crédito em, no máximo, 72 horas, após saldar suas dívidas. O tempo dependerá do sistema de comunicação utilizado pelo lojista que fez o registro e a Entidade (Câmara de Dirigentes Lojistas - CDLs ou Associações Comerciais) à qual é associado, pois é através dessas que acontecem as consultas ao SPC Brasil.

23 de novembro a 29 de novembro de 2012

15

Espaço Empresarial FLÁVIO POGGIAN

flavio@poggian.com.br

IMPOSTO NA NOTA FISCAL A exposição dos impostos nas notas fiscais no Brasil, aprovada no dia 13 de novembro, pela Câmara depois de seis anos e meio de tramitação, poderá receber o aval da presidente Dilma Rousseff. “Acho muito difícil o veto a uma matéria com ampla aprovação no Senado e que regulamenta um dispositivo constitucional”, disse o economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcel Solimeo. O Projeto de Lei 1.472/2007 é resultado de uma ampla campanha pela conscientização tributária, liderada em 2006 pelo então presidente da ACSP, e atual vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos. Pelo texto aprovado, os documentos fiscais emitidos nas vendas ao consumidor de mercadorias e serviços devem expor o valor correspondente ao total de tributos federais, estaduais e municipais, cuja incidência interfere na formação dos respectivos preços de venda. Serão nove tributos no total, no caso de produtos nacionais. “O economista Mário Henrique Simonsen já dizia que, sem transparência, a democracia é uma farsa”, disse. Na opinião do especialista, a aprovação do projeto não vai resolver os problemas crônicos do sistema tributário brasileiro, mas é um passo importante. O consumidor será o maior beneficiado pela medida porque desconhece a complexidade do sistema tributário brasileiro. E quando tomar consciência dessa distorção, e também da carga tributária invisível que paga quando compra um produto ou serviço, poderá cobrar do governo uma contrapartida nos serviços públicos. O consumidor não sabe que, em média, 35% do preço final dos produtos correspondem a impostos e muitas vezes, culpa o comerciante por praticar preço abusivo. O Congresso poderia, sim, simplificar o burocrático sistema tributário brasileiro. “Dar transparência não é impor mais encargos e obrigações às empresas, mas contribuir para um sistema mais simples.” O consultor e palestrante Charles Holland afirmou que uma das “caixas pretas” do custo de impostos no Brasil é o combustível. “A imprensa noticiou, há poucos dias, que a Petrobras vende gasolina e diesel a R$ 1,2 e R$ 1,22, respectivamente. A diferença com os preços médios cobrados nos postos do Brasil, em torno de R$ 2,5 a R$ 2,9, são impostos – praticamente tudo. O remanescente é margem de lucro das distribuidoras.” O especialista acrescentou ainda: “Pelos meus cálculos, os impostos sobre combustíveis no Brasil são cinco a seis vezes maiores do que nos Estados Unidos.”


16

23 de novembro a 29 de novembro de 2012 Ana Carolina/RJNEWS

SAÚDE

Diabetes:

RJNEWS

uma doença silenciosa

» Doença pode atingir várias partes do corpo, mas pode ser evitada

O

Nutricionista ressaltou a importância de uma alimentação para controlar e prevenir a doença

diabetes é uma doença silenciosa que pode ser adquirida por meio de hábitos irregulares de vida, como o sedentarismo, má alimentação, obesidade, entre outros fatores. Atualmente, a doença atinge 15 milhões de pessoas no Brasil, e na maioria das vezes por ser assintomática, muita gente pode ter e não saber. De acordo com a nutricionista de Macaé Patrícia Beraldi, existem dois tipos de diabetes. O tipo 1 é adquirido na infância e tipo 2 é adquirido ao longo da vida, uma das doenças que mais vem crescendo nos

últimos anos. “O diabetes está associado ao estilo de vida que a pessoa leva. A obesidade, a má alimentação e o sedentarismo podem acarretar o problema”, informou a nutricionista. Ainda segundo a profissional, “a doença pode estar ligada a diminuição do metabolismo do açúcar. Ou seja, as células não absorvem toda a glicose dos alimentos e a concentração desta substancia no sangue aumenta, prejudicando a entrada de açúcar nas células. A ausência ou insuficiência de um hormônio chamado insulina, produzido pelo pâncreas, abre a porta da célula para a glicose que é liberada no corpo sempre que a pessoa se alimenta, frisou a nutricionista, explicando ainda que, “quando a pessoa come muito, o pâncreas precisa produzir muita insulina

e pode ficar sobrecarregado. Se existe sobrepeso, o excesso de gordura nas células pode prejudicar a ação do

hormônio”, disse frisando ainda que, “não engordar é o fator mais importante da prevenção da doença”.

SINTOMAS Urinar excessivamente, inclusive acordar várias vezes a noite para urinar; sede excessiva, aumento do apetite; perda de peso - em pessoas obesas a perda de peso ocorre mesmo estando comendo de maneira excessiva; cansaço; vista embaçada ou turvação visual; infecções frequentes, sendo as mais comuns, as infecções de pele. No diabetes tipo 2 estes sintomas quando presentes se instalam de maneira gradativa e muitas vezes podem não ser percebidos pelas pessoas. Ao contrário no diabetes tipo 1, os sintomas se instalam rapidamente, especialmente, urinar de maneira excessiva, sede excessiva e emagrecimento. Quando o diagnostico não é feito aos primeiros sintomas, os portadores de diabetes tipo 1 podem até entrarem em coma, ou seja, perderem a consciência, uma situação de emergência e grave. Quaisquer que sejam os sintomas, um médico deve ser procurado imediatamente para realização de exames que esclarecerão o diagnóstico.


Brechó

RJNEWS

» Interesses variam desde a procura por marcas famosas até a economia na aquisição de produtos

M

uitas tendências da moda atual resgatam o passado e o brechó se torna um grande aliado na hora de comprar boas peças, novas e antigas ao mesmo tempo. Já se foi o tempo em que os brechós eram discriminados e vistos como uma saída para quem não tem condições de comprar roupas novas. Hoje, garimpar brechós é até uma atividade de profissionais da moda, e é possível encontrar peças de qualidade como casacos, vestidos e bolsas de couro com todo visual retro que a moda adotou, ou seja, usar coisas antigas também é estar na moda. Não só em grandes cidades, mas em Rio das Ostras, por exemplo, os brechós também têm conquistado muitas pessoas. A proprietária de um brechó do centro da cidade, Carla Câmara, conta que a ideia surgiu por causa do excesso de roupas que tinha em casa e que já não usava mais. Ela resolveu montar a loja com roupas da família, que eram em sua maioria de marcas famosas e de qualidade. Depois foi improvisando a loja com prateleiras, telefones e outras peças antigas. “Mesmo sendo dife-

MODA

17

– moda que vive se reinventando

rente dos brechós do Rio de Janeiro e com preços não tão baratos, as pessoas foram se interessando e também trazendo peças que ficavam entulhadas em casa”, ressalta. Os brechós começaram a se tornar uma boa opção de compras, deixando de ser lembrado como sinônimo de traças, mofo e naftalina. Atualmente, as pessoas podem encontrar uma grande variedade de peças originais a preços tentadores. Ainda segundo Carla, a loja tem uma tabela de preços que vai de acordo com cada tipo de peça. Ela diz que as roupas são avaliadas e, quando necessário, fazem pequenos consertos para vendê-las. “As peças que mais vendemos são vestidos bermudas e, quando pedem, também ajudamos na escolha. Mas, geralmente, as pessoas já chegam com uma ideia e sabendo o que querem”, acrescenta. A dona de casa Gabrielly Macedo é uma das frequentadoras de brechó e diz que gosta muito do que encontra e, inclusive, costuma levar outras pessoas para conhecer, devido à qualidade das peças encontradas. “Muita gente desfaz de roupas que podem ser aproveitadas. Não gosto de desperdiçar nada e algumas peças costumo customizar e dá para montar um look legal, mesmo sendo antigas”, conclui. Gilismar Correa/RJNEWS

23 de novembro a 29 de novembro de 2012

Gilismar Correa/RJNEWS

Gabrielly Macedo gosta de customizar peças de brechó

Boas dicas para comprar em brechó - Fique sempre atenta aos detalhes, como botões reservas, paetês soltos, zíper funcionando. - Verifique se a roupa apresenta manchas. As peças brancas podem ser salvas com alvejamento, mas as coloridas têm restrições. - Defeitos na costura também devem ser observados, algumas peças são feitas com linhas que não estão mais à venda e é preciso, muitas vezes, abrir toda a peça e fechá-la novamente.


18

MEIO AMBIENTE

23 de novembro a 29 de novembro de 2012

RJNEWS Fotos: Divulgação

Consciência Limpa SERGIO ARRUDA

sergio@vicel.com.br

MARPOL – CONHECER PARA CUMPRIR E FAZER CUMPRIR Na coluna passada, noticiamos o 2º Workshop de Imersão MARPOL com a presença dos principais operadores e técnicos do setor de óleo e gás da região, sendo abrilhantado por representantes da Marinha nacional, tanto da Capitania dos Portos de Macaé como do Departamento de Portos e Costas (DPC). Voltamos ao tema para destacar a importância do evento, dos participantes e do que esperamos, e seus resultados. Falar da MARPOL – a Convenção Internacional sobre Prevenção da Poluição Marinha – e dedicar dois dias para assegurar seu entendimento e clarificação, é novamente comprometer-se com a Convenção e caminhar para seu cumprimento integral. Quem tem que cumprir a MARPOL? Todos da indústria de transportes marítimos e da indústria offshore. Nos seus 6 anexos, a Convenção diz tudo que precisa ser feito em águas internacionais para evitar a poluição: (i) por água oleosa, (ii e iii) por produtos perigosos, (iv) por esgotos, (v) lixo e (vi) emissões gasosas. No território (e nas águas) nacional o IBAMA adiciona qualificadores para cada efluente, mas mantém o espírito e as regras da MARPOL. Quem tem que fazer cumprir a MARPOL? A Marinha nacional que define as regras no Departamento de Portos e Costas (DPC) e as aplica através das autoridades portuárias de cada Capitania dos Portos. E o que esperamos do Workshop? Maior conhecimento, maior consciência e mais cumprimento e compromisso com as Normas da Convenção. Águas Tratadas. Consciência Limpa! Divulgação

Cobra Coral tem aproximadamente 1,30m e a ave marinha Albatroz foi encontrado com ferimentos na asa e queimaduras

Guarda Ambiental captura animais silvestres em Macaé » Agentes apagaram 48 focos de incêndio e capturaram 115 animais

A

Guarda Ambiental vem apurando denúncias durante a semana, e várias delas estão associadas a irregularidades relacionadas à invasão de áreas de preservação permanente, queimadas e captura de animais silvestres.

Esta semana, a Guarda Ambiental capturou três animais, entre eles, duas cobras, uma coral e uma Jararacuçu na Cabeceira do Sana, ambas resgatadas por agentes da Guarda no Município do Sana. Outro caso foi a captura de um Atobá debilitado em cima de uma árvore de 10 metros, no bairro Miramar, em Macaé.

culador da Cobra-coral (que parece ser a falsa-coral), devido o seu potencial nocivo, pois o interesse da extração do veneno é utilizar para produção do soro (anti-veneno), e por este motivo as duas serão encaminhadas para o Instituto Vital Brasil no Rio de Janeiro. Nesta semana também foi resgatada uma ave marinha (Atobá) que esta-

va com asa quebrada, o animal encontrava-se em uma árvore com cerca de 10 metros de altura em uma escola no bairro Miramar, em Macaé. O resgate foi realizado com êxito pelo Corpo de Bombeiros e diversas secretarias competentes. A ave encontra-se sob cautela da Guarda Ambiental e será encaminhada para secretaria de Ambiente para receber os devidos cuidados.

OPERAÇÕES DA GUARDA AMBIENTAL DE OUTUBRO E NOVEMBRO

Segundo informações do coordenador da Guarda Ambiental, Madason Nazareno, as pessoas que encontraram as duas cobras não quiseram matar os animais. “Elas entraram em contato com a nossa equipe da secretaria de Ambiente, que identificou o local, e fizemos a captura. A cobra Jararacuçu mede, aproximadamente, 1.80 a dois metros, já a cobra-coral 80 centímetros”, pontuou.

www.blog.vicel.com.br

O coordenador da Guarda Ambiental ressaltou ainda que, após analise, não foi possível localizar o dente ino-

Siga a Vicel nas mídias sociais: Twitter: @Aguas_tratadas

UMA EMPRESA DA ZEN-RIO DAS OSTRAS

Visite-nos em www.vicel.com.br ou entre em contato pelo vicel@vicel.com.br

Facebook: Vicel Águas Tratadas Consciência Limpa Linkedin: Grupo Vicel


PETRÓLEO Petrobras amplia Programa de Aumento da Eficiência Operacional da Bacia de Campos

RJNEWS

Divulgação

» Unidade de Operações de Exploração e Produção do Rio de Janeiro deve atingir índice de eficiência de 94% em 2016

A

Petrobras estendeu na última segunda-feira, dia 19, o Programa de Aumento da Eficiência Operacional da Unidade de Operações da Bacia de Campos (PROEF) para as concessões sob responsabilidade da Unidade de Operações do Rio de Janeiro (UO-Rio), localizadas na mesma bacia sedimentar (Bacia de Campos). A UO-Rio produz mais de 900 mil barris de petróleo por dia, o que representa 47% da produção da Petrobras no Brasil, operando os sistemas de produção mais recentes da Bacia de Campos, com eficiência de 91%. Quatro meses após o lançamento oficial do Proef, a extensão do programa ocor-

Antecipação das ações na UO-Rio é para afastar os riscos de perdas e quedas reu em cerimônia realizada na segunda-feira na base Carlos Walter Marinho Campos, em Macaé (RJ), e contou com a presença da presidente da Petrobras, Graças Foster, do diretor da área de Exploração e Produção (E&P), José Formigli, e dos gerentes executivos da área, Solange Guedes, Erardo Barbosa, Cristina Pinho e Rudimar Lorenzato. Pela manhã, a presidente Graça, o diretor Formigli e os executivos da Petrobras estiveram na plataforma P-40, onde

fizeram visita de inspeção, permanecendo embarcados por mais de quatro horas. As visitas às unidades da Companhia têm sido prática constante na agenda da presidente da Petrobras e de seus diretores. “Nossa meta é aumentar a eficiência operacional, e o PROEF é nossa prioridade. Estamos trabalhando para recuperar nossos melhores índices. Já contabilizamos bons resultados na UO-BC e temos boas expectativas com o programa na UO-Rio, prin-

cipalmente, por se tratar de uma unidade de operações com plataformas mais jovens, com condições de responder de forma mais rápida”, disse a presidente Graça, completando que a meta é chegar a níveis de eficiência superiores a 94% até 2016. O diretor José Formigli lembrou a implantação do programa na unidade da Bacia de Campos e reforçou sua importância para a Companhia. “Desenvolvemos um trabalho imenso na UO-BC, que já começa a dar resultados. No caso da unidade do Rio de Janeiro, estamos antecipando as ações pela eficiência operacional das unidades, afastando o risco de perdas e queda da eficiência. Precisamos trabalhar integrados, no intuito de entregar os resultados planejados”, afirmou. O PROEF é um dos programas que apoiam o Plano de Negócios e Gestão da Petrobras (PNG). Foi elaborado para restaurar a eficiência operacional dos sistemas de produção mais antigos da Bacia de Campos aos níveis históricos de 90% até 2016.

23 de novembro a 29 de novembro de 2012

19

Petróleo em Foco rpsmonteiro@gmail.com

RONALDO MONTEIRO

ESTUDO DE ATIVOS PODE EVITAR AUMENTO DA GASOLINA Na coluna do dia 26 de outubro comentei sobre o possível aumento da gasolina. E, nesta semana, a Petrobras mais uma vez estuda a possibilidade da venda de ativos no Brasil, como forma de compensar o preço defasado da gasolina em relação a outros países, que vem ocorrendo desde o final de 2010, prejudicando o caixa da empresa. A Petrobras está discutindo como reajustar esse preço, que tem trazido prejuízos à companhia, podendo até comprometer o programa de investimentos. O grande desafio é vender esses ativos com preços compatíveis ao mercado, já que os compradores, ao saberem que a estatal tem pressa em fazer caixa, se aproveitam para jogar os preços para baixo. A Petrobras já discute há algum tempo com o governo brasileiro um ajuste nos preços da gasolina, para que voltem aos níveis internacionais. A política de manter os preços da gasolina dentro da média internacional por enquanto está mantida. O país está com cotações defasadas quando comparadas aos preços do exterior. A estratégia do governo vem sendo segurar o preço da gasolina para evitar impacto na inflação. Até quando?


20

CULTURA Dicas Culturais Músico de Rio das Ostras fala da importância do estudo para carreira profissional

23 de novembro a 29 de novembro de 2012

CRIS RÉGIS

cristianeregis@globo.com

A DANÇA DO PÁSSARO

Neste fim de semana é a vez o Ballet Pássaro Azul mostrar o seu voo no Teatro Popular de Rio das Ostras. Encenando o Ballet O QUEBRA NOZES, com uma produção impecável, o espetáculo tem no elenco os alunos da Cia, com a direção super competente de Nina e Rodrigo Freitas. Serão três apresentações às 18h, 19h30 e 21h, neste sábado, dia 24 de novembro. Os ingressos são vendidos antecipadamente pelo telefone 99148491. Compareça!

BARÃO EM MACAÉ

Nesta sexta, dia 23, o bar Seu Adonias traz o melhor do rock nacional com Rodrigo Santos, lançando seu DVD. O integrante da Banda Barão Vermelho é acompanhado por “Os Lenhadores” duo composto por Fernando Magalhães, também do Barão Vermelho, e Kadu Menezes, da Banda Kid Abelha, em única apresentação. Imperdível!

MARCHA PARA JESUS

Aline Barros, uma das cantoras mais conhecidas no meio gospel, se apresentará na próxima segunda, dia 26, a partir das 21h, no palco montado no Jardim Campomar, próximo ao Fórum de Rio das Ostras.

Público com samba no pé

No dia Nacional do Samba, show musical vai reunir os maiores sambas enredo da história do carnaval carioca ao longo do século 20. Entres os selecionados estão: “Trevas! Luz! A Explosão do Universo” (Viradouro), “Linda demanda” (Mangueira), “Eu quero é nota” (Mangueira), “Sessenta e um anos de República” (Império Serrano) e “Festa do Círio de Nazaré” (Unidos de São Carlos). O espetáculo “A febre do Samba” vai acontecer na quinta-feira, dia 29. Os ingressos custam R$ 20 e a classificação é de 16 anos.

RJNEWS

Gilismar Correa/RJNEWS

» Um de seus alunos já está gravando CD que deverá ser lançado em maio

A

s pessoas, em sua maioria, são por essência seres musicais. Os sons desde a infância chamam a atenção para o mundo ao redor. A música facilita na assimilação de muitas coisas, mas para quem quer seguir carreira profissional é preciso ir além, e o estudo é a principal ferramenta para uma completa formação musical. Hoje, programas que promovem concurso musical, mostram como é fundamental o estudo na vida de pessoas que até já nascem com o dom e que não desejam se tornar um fracasso. O músico Demerval Kaiser Bruno, conhecido como Kiko, que é morador de Rio das Ostras, diz que a prática profissional não traz apenas o prazer de cantar ou tocar um instrumento, mas acima de tudo disciplina e orienta os músicos a desenvolver melhor seus trabalhos. Ele, que vem de uma família de

MACAÉ Aromas & Delícias O show da Banda de Alex Manzo vai agitar o público na sexta-feira, dia 23, a partir das 23h. Os ingressos custam R$ 30 para os homens e R$ 20 as mulheres. Operá Club O Trio Ternura se apresenta pela primeira vez em Macaé, neste sábado, dia 24. A noite vai contar ainda com os Djs Dio Cavalcante e do residente Tássio Duarte. Mais informações pelo (22) 9276-9072.

RIO DAS OSTRAS

AnaGui Lounge Na sexta-feira, dia 23, tem batalha de Ipods a partir das 23h. Já no sábado, dia 24, acontece a primeira edição do Facebook Mix Fest, às 23h30. Serginho Mc e Leandrinho Dj são as atrações da festa. Os ingressos femininos

Aulas de canto levam conhecimentos desde notas musicais a técnicas de improviso músicos, diz que foi preciso quebrar o gelo em relação às pessoas que não tinham uma boa perspectiva de sua carreira musical. “O incentivo da própria família é essencial e desde os seis anos de idade levei muito a sério isso. Com 12 anos já tocava profissionalmente. Em minha formação musical fiz cursos, passei pelo conservatório de música no Rio e hoje faço faculdade de Música. Tenho 40 anos e ainda estudo, tenho que me atualizar”, comenta Kiko, que já atuou em vários países e tocou com artistas como Seu

Jorge, Léo Jaime e outros. Segundo Kiko, que também é criador do Projeto Cultural – Corpo e Família, que funciona no bairro Extensão do Bosque, os programas de Tv e os festivais de música da cidade têm despertando bastante o interesse de novos alunos. O projeto que há sete meses contava com 280 alunos, hoje conta com 450. Kiko explica que a formação musical para cada instrumento tem uma iniciação diferenciada e o canto, por exemplo, com conhecimentos, desde notas musicais,

são vendidos a R$ 10 e masculinos a R$ 20. No domingo tem Pagode Classe A com o grupo Estilo Carioca às 18h. Os ingressos custam R$ 10 para elas e R$ 20 para eles. Fim do mundo A festa terá como atração Mc Nego do Borel e acontecerá no Agito Ball Club, nesta sexta-feira, dia 23. Mulheres entram de graça até a 1h da manhã e depois pagam R$ 10. Os homens pagam R$ 25 até a 1h da manhã e R$ 30 depois desse horário. Encontro Empresarial Cerca de 100 empresas e 800 pessoas já estão confirmadas no evento acontecerá na quinta-feira, dia 29, às 19h, no Oásis. O encontro vai reunir os principais empresários, políticos e formadores de opinião de toda a região. Saiba como participar pelo telefone (22) 81099090. Falar com Marcelo Neves. Miss La Roca Está programada para o dia 28 de dezembro, a final da Miss La Roca Clothing 2013, que acontecerá em Rio das Ostras. Entretanto, as interessadas em concorrer ao título devem se inscrever,

E-mails para coluna: magno@jornalrjnews.com.br

respiração, até melismas e apogeatura, que são técnicas de improviso e ornamento da música, em que os alunos aprendem a utilizar as notas musicais de forma mais ousada. “No caso do instrumento, nenhum é fácil, o diferencial é a identificação com o que a pessoa toca. Quem visa uma carreira profissional precisa pelo menos de quatros anos de estudo avançado. Não tem como limitar a música, tem que estudar a vida toda. Fazer curso básico e parar não é aconselhável”, destaca. Um dos alunos do projeto, o designer Magno Aguiar, de 23 anos, diz que desde pequeno tem gosto pela música e seu primeiro presente foi um teclado. Ele veio para Rio das Ostras em 2003, começou a cantar em igrejas e conheceu Kiko numa empresa em que trabalhava. Para ele, que antes só tinha noção, hoje a música é algo diferente, uma junção de emoção e técnica. “O estudo ajuda muito na percepção musical. Se a gente não aperfeiçoar o dom não adianta”, completa Magno, que já está trabalhando na gravação de um CD evangélico, com lançamento previsto para maio de 2013.

enviando as fotos, até o dia 30 de novembro, pelo e-mail misslaroca2013@ gmail.com. O resultado da pré-seleção com os nomes das finalistas será divulgado no dia 10 de dezembro. Mais informações pelos telefones (22) 7836-9071 e (22) 9779-4680.

CASIMIRO DE ABREU

Pagode da Família Crioulo O evento vai ser realizado no quiosque da Gil, em Barra de São João, no sábado dia 24, a partir das 14h. Gincana de Pesca Será promovida nos dias primeiro e dois de dezembro a 31ª Gincana de Pesca de Barra de São João, em Casimiro de Abreu. O evento é organizado pelo Clube de Pesca e tem apoio da secretaria de Turismo. A gincana, que será dividida em duas etapas, acontece no Praião de Barra de São João. Equipes de pesca de todo o país foram convidadas para participar do campeonato, que já faz parte do calendário turístico e esportivo do município.

*Esta seção não se responsabiliza por mudanças

nos preços, horários ou atrações. Estes foram fornecidos pelos próprios organizadores.


SOCIAL

RJNEWS

23 de novembro a 29 de novembro de 2012

Erick

Erick Brandão

21

Sensacional Num show emocionante, Ana Carolina encantou Rio das Ostras e turistas que marcaram presença em seu show, no Primavera & Verão. Mesmo sob uma insistente e irritante chuva, Ana Carolina cantou todos os seus sucessos, além de brincar com o público e fazer caras e bocas.

Brandão Vip’s na Noite

Fiéis Escudeiros

Lá próximo do final do show e já sem a irritante chuva, ela chamou ao palco sua amiga Chiara Civello e juntas fizeram a festa, no palco.

Um tanto reservado, mas jamais longe de bons eventos... o empreiteiro Marcos Santos reuniu amigos íntimos para a comemoração de seu aniversário, em Costazul (RO). Com muito champã, tira gostos e alegria... a festa, que começou por volta das 21h, se estendeu até quase de manhã. A sempre fiel escudeira Carina Leal, assim como os demais convidados, transbordavam disposição... o bate papo e as gargalhadas marcaram a noite. Parabéns!

Fãs se acotovelavam para estarem próximo da bela. Quem foi... sabe do que estou falando.

Divulgação

Ana Carolina arrasando em Rio das Ostras... com presença especial de Chiara Civello

Reinauguração

Foi com festa e alegria que o empresário Flávio de Oliveira reuniu amigos e clientes para a reinauguração de sua loja, do Mariléia, em Rio das Ostras. Empresário de sucesso, com 07 lojas da Ortobom na região... Flávio recebeu os convidados junto às filhas, Priscila e Patrícia de Oliveira. O gerente geral das lojas, Antônio Marcos, ficava de olho em tudo... enquanto as consultoras Elizângela Brito e Mírian Pinto faziam o atendimento ao público. Sucesso!

Erick Brandão

O aniversariante Marcos Santos, Carina Leal e Viviana Machado na sua comemoração... só para vip’s, em Costazul

» RÁPIDAS

Quem lançou um livro, nesta última quinta, dia 22, foi a bela jornalista e diretora do Guia de Negócios da Bacia de Campos (GNBC), Flávia Vasconcelos. A noite de autógrafos, no Solar dos Mellos (Macaé), foi marcada pela presença de amigos, familiares e patrocinadores da talentosa jornalista. Se for contar com o carisma dela, o livro intitulado “Inquietude” já é um sucesso!

Há fortes e borbulhantes comentários (e vindos também, de fontes quentes) sobre um possível show do Naldo e Preta Gil... juntos, em Rio das Ostras, no período do carnaval.

a sua?

• Quem aproveitou bem suas férias foi a médica Vilma Lima Teixeira. Foi curtir Nova Iorque... com direito a neve e tudo.

• Está rolando na internet uma listagem de possíveis

Segundo “estas línguas”, o evento será de produção independente... ou seja: particular. Nada de prefeitura.

shows na virada e durante o mês de janeiro, em Rio das ce os “duristas” que tem.

Inquietude

Burburinho

• Todos e todas montando suas árvores de Natal... Montou

Ostras. Se a tal lista se confirmar... Rio das Ostras mere-

PS: Segundo as más línguas... um pequeno grupo ficou inconformado com a falta de delicadeza da produção da cantora.

Flávio de Oliveira e sua equipe da Ortobom, em coquetel de reinauguração

Se liguem!

• Renan Menezes... um dos seguranças no Primavera & Verão de Rio das Ostras chamou a atenção, e por demais, do público. Segundo as mais afoitas... a beleza do segurança servia como colírio... Procurando mais sobre o “belo”... ele trabalha numa empresa de segurança da cidade.

• Uma socialite de Rio das Ostras vem sendo assediada por um admirador secreto. Ela tem recebido flores constantemente. Será que vai dar “lê lê”? risos.

• O cantor Robson Farah se apresenta sexta-feira, dia 23, em Casimiro de Abreu. O show será na praça central.

• Mesmo linda... a modelo Lê Spinelli deu um arremate em sua bela “face”. Coisa mínima... Já recuperada!

• A competente Cláudia Ladeira está em Buenos Aires aproveitando seus últimos dias de férias. Acho digno!

• Alguém sabe quando finalmente acabará as obras da orla, de Rio das Ostras? Não?! Nem eu!

• Rio das Ostras... ainda abalada pelo trágico acidente e

falecimento de Felipe Cândido. A coluna se solidariza com os familiares e amigos... Descanse em paz Felipe!

Eletrizante

Como sempre... Rogério Flausino e seu Jota Quest colocaram abaixo o palco do Primavera & Verão, em Rio das Ostras. Com todos os seus sucessos na “ponta da língua” e muita disposição, os fãs ferveram até o último momento. O grupo que não deixa por menos... fez um eletrizante “bis”. O troféu “presença” vai para o guitarrista do grupo... com performances agregadas a caras e bocas sensuais... ele atraiu muuuuitos olhares “secos de desejo”. Risos. Vários nomes da sociedade prestigiaram o evento... PS: Pena a área vip não ter sido em frente ao palco... o normal em qualquer outro lugar com shows abertos. erickbrandao@jornalrjnews.com.br

Erick Brandão

Rogério Flausino incendiando o palco do Primavera & Verão, com o Jota Quest


22

ESPORTES

23 de novembro a 29 de novembro de 2012

Copa Rio das Ostras de Futebol Amador chega a final neste sábado Mauricio Rocha

Competição Bodyboarding atrai jovens para Costazul » Evento vai reunir 45 atletas neste final de semana

U Campeonato começou no dia 25 de setembro e contou com 12 times

» Último jogo será realizado entre Nova Aliança e Nova Esperança Termina neste sábado, dia 24, a 3ª edição da Copa Rio das Ostras de Futebol Amador. A final será realizada entre os times Nova Aliança e Nova Esperança, às 16h, no Estádio Julieta Carvalho Vianna, no Operário. O campeão e o vice receberão troféus. No primeiro jogo da final, que aconteceu no último sábado, dia 17, o Nova Aliança venceu o Nova Esperança por 4 a 1.Por isso, o time está mais perto de levantar a taça da competição. Para o coordenador do departamento de Futebol, Fábio Teles, promover esta copa foi importante para gerar laços de respeito entre os mais jovens e os mais velhos. “É muito gratificante ver gerações se encontrando em campo para competir de forma saudável. Promovemos não apenas o esporte, mas o hábito do respeito entre as pessoas”, conta. A 3ª edição do campeonato começou no dia 25 de setembro e contou com 12 times que foram divididos em três grupos. A competição não separa os atletas por categoria reunindo jogadores de diversas idades na mesma equipe. Participaram do campeonato as equipes Nova Aliança, Cidade Praiana, Riostrense, Palmital, Progresso, Recanto, Nova Cidade, Nova Esperança, Mariléa, Estrela, Califórnia e Liberdade.

RJNEWS

ma mistura de técnica e ousadia nas manobras radicais vai tomar conta da praia de Costazul, neste domingo, dia 25, quando será realizado mais um torneio interno da escolinha de Bodyboarding de Rio das Ostras. Aproximadamente 45 atletas vão em busca da onda perfeita, a partir das 9h. Na disputa estão adolescentes com experiência em competições mundiais. Os vencedores receberão troféus e a previsão é que o evento se estenda até às 15h. Na competição, os jovens serão avaliados por três juízes, que vão julgar. Eles vão julgar quesitos como o tamanho da onda surfada, as manobras realizadas e o grau de dificuldades dos movimentos. Cada bateria terá quatro atletas com duração de 15 minutos, o que deve garantir umas 10 ondas para cada um. Estes vão se eliminando até chegar

aos vencedores. Um dos competidores será Miguel Medina. Ele treina cerca de seis horas todos os finais de semana. Começou a praticar o esporte aos sete anos e, atualmente, está com 15 anos. Apesar de novo, ganhou vários títulos nacionais e regionais. Um dos momentos mais marcantes da carreira foi a participação no Isa Games, nas Ilhas Canárias, na Espanha. “Também consegui o oitavo lugar no Campeonato Norte Fluminense”, contou. Pelas conquistas, ele tem boas expectativas para o torneio. O aluno Rogério Sepulvido disse que, apesar de esperar os bons resultados, reconhece que o nível dos atletas tem crescido bastante. “Terei que me esforçar se quiser me destacar”. Ele ressaltou ainda que para

fazer bonito na competição treina durante a semana e também aos sábados e domingos. De acordo com o coordenador da Escola de Bodyboarding, Edmar Rezende, a competição já acontece há oito anos. Para ele, o torneio é fundamental na formação dos jovens, principalmente, a parte competitiva. A Escola de Bodyboarding possui 130 inscritos. Eles têm aulas às sextas, sábados e domingos pela manhã e a tarde. “Envolvemos o adolescente em uma prática saudável, preparando-o para o futuro, pois lidamos diretamente com valores importantes como a disciplina. Além disso, divulgamos o nome da cidade nas competições”. Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

Cada bateria terá quatro atletas com duração de 15 minutos, o que deve garantir umas 10 ondas para cada competidor


23 de novembro a 29 de novembro de 2012

RJNEWS

Classificados

COMO ANUNCIAR?

Imóveis VENDA VENDO OU TROCO: Casa ITAIPUAÇU - Lote 480m² c/2 casas independentes. Uma c/ 2 qtos. e dependências . Outra c/ 3 qtos. 1 suíte. Várias Árvores frutíferas. Canil, edícula, garagem coberta p/ 6 carros. C/ escritura e RGI. Valor: R$ 330 mil. Ac. permuta casa/ apto. De maior ou menor valor. (21) 9274-4679 / 8615-8872 – Carlos. _____________________ Vendo: Área – Cantagalo/ Califórnia – ÁREA RURAL – 4.500 m² planos c/ água cristalina. Por R$ 40 mil entrada + 20 parcelas de R$ 2 mil. (22) 9900-4449. ____________________ Vendo: Ext. do Bosque – Casa Duplex de esquina independente. Com 2 banh., 3qtos., varanda, gar. coberta p/ 2 carros. Por R$ 250 mil. Aceito CAIXA. (22) 9988-8896 ____________________ LOTEAMENTO!! Terrenos Planos 360 m². Linda área arborizada! Próx. à Rodovia e todo comercio. Lagoa artificial em frente. Exc. Localização. Financiamento Pró-

Anuncie no jornal mais lido e com melhor resultado da Região da Costa do Sol

Pessoalmente:

Escritório Comercial (NOVO ENDEREÇO) Av. Cristóvão Barcelos, 131 Centro - Rio das Ostras De 9h às 17h (segunta à sexta) De 8h às 12h (sábado) Vendo: Ouro Verde- 3 quartos sendo 1 suíte piscina c/ cascata- sauna-espaço gourmet quarto externo. Por R$ 450 mil- Ref. 2035- Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Bosque da Praia - Cobertura 4 quartos (2 suítes) Varandão- PiscinaChurrasqueira. Por R$ 950 mil – Ref. 2010 - Ivana Nunes (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Bosque da PraiaDuplex em condomínio 2 quartos sendo 1 suíte. Por R$ 320 mil- Ref. 2009 - Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Chácara Maríléa - Duplex 2 quartos(1 suite)- R$ 198 mil- Ref. 1081Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Apartamento Chácara Mariléa - 2 quartos sendo 1 suíte sala- cozinha c/passadorárea de serviço separada piscina adulto e infantilsalão de festas- churrasqueira. Por R$ 170 mil – Ref. 2033- Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Mariléa- Duplex 2 quartos (2 suítes) R$210 mil e 3 quartos(1 suíte) R$ 280 mil – Ref. 1027 - Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Mariléa- primeira quadra- próxima ao banco itaú- Duplex 3 quartos (1 suíte)- R$ 340 mil – Ref. 1047- Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Mariléa- primeira quadra- 3 quartos (2 suítes)- R$ 270 mil- Ref. 1084- Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Duplex independente - Jardim Mariléa - 4 quartos. Por R$ 335 mil – Ref. 2017- Ivana Nunes (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Duplex - Jardim Mariléa - 3 quartos sendo 1 suíte. Por R$ 380 mil – Ref. 2025- Ivana Nunes

- (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Jardim Mariléa - 3 quartos sendo 1 suíte. Por R$ 340 mil – Ref. 2027- Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Mariléa - Duplex independente alto padrão -4 quartos (3 suítes) Jardim- Garagem para 4 ou mais carro. Por R$ 450 mil – Ref. 2012 - Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Mariléa - Casa Linear- alto padrão- 3 suítes-porcelanato. Por R$ 420 mil- Ref . 2013 - Ivana Nunes (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Apartamento- Mariléa- 2 quartos - garagem. Por R$ 155 mil- Ref. 2015 - Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Enseada das Gaivotas - Duplex 2 quartos (2 suítes)- próxima a pista- R$ 220 mil –Ref. 1044- Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Apartamento Blue Coast- Enseada das Gaivotas - 2 quartos- com móveis planejados na cozinha e nos quartos direito à cobertura. Por R$ 180 mil- Ref. 1069 - Ivana Nunes (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Verde MaresDuplex alto Padrão-3 suítes- piso em porcelanato- churrasqueira- piscina- R$ 398 mil – Ref. 1046 - Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Costa Azul- Duplex 2 e 3 quartos a partir de R$ 220 mil – Ref. 1055Ivana Nunes (22) 7815-1427 /

ALUGUEL ID 114*61678 Alugo: Duplex c/ 2 qtos e Kitnet .Para temporada. Próx. a Praia e Lagoa da Coca-cola. Por R$ 300,00 e R$ 200,00 a diária respectivamente. (22) 9900-4149

AULAS DE REFORÇO DE TRÂNSITO Aulas particulares para alunos habilitados, ministradas no veículo do aluno. Sem prova, sem pressão, só prática. Marque sua hora. (22) 9869-7513 e-mail: rag.gim@ hotmail.com – MARCELO (Instrutor credenciado) _____________________ Vendo: 2 Balcões 2 refrigeradores ( horizontal e vertical ), freezer de 2 tampas, assadeira de frango completa p/ 30 frangos + 2 grades de costela. (22) 9870-8146 _____________________ Vendo máquina polidora de mídia, impressora não fiscal e 2 letreiros luminosos (Equipamentos utilizados em locadora). Thiago (22) 7813-2424 / ID 965*258 _____________________ MR Comercio Trabalho com toda linha de produtos de limpeza. Av Novo Rio das Ostras 814 –Tel. (22)2772-1870 / ID 83*63784 - Cristiane Regis msn: cristianeregis@globo.com _____________________ Aluga-se: Mesas e cadeiras de plástico e tampões. (22) 2760-4897 / 2760-4921.

Vendo 8 prateleiras e 600 filmes originais com capa e trava. Thiago (22) 7813-2424 / ID 965*258

Veículos

04 vagas para ENFERMEIRA DO TRABALHO com formação técnica, para ESTAGIAR na ACS Treinamentos. Salário a combinar. Currículos para: secretaria@acstreinametos.com.br

prio – s/ burocracia. Peq. Sinal – Prestações à partir de R$ 259,00 mensais. (22)27774542/ 9723-4465 /9735-6611 / (22) 8104-6150 / ID 112*74799 _____________________ Vendo: Apartamentos – Mariléa – c/ 1 qto., sala, coz. americana e 1 vaga p/ carro. A 100 m da Amaral Peixoto. Por R$ 50 mil de entrada + 15 parcelas de 2 mil.. Não aceito financiamento pela caixa econômica. (22) 9900-4149 _____________________ Vendo: Apart. – Mariléa c/2 qtos., sl., coz., suíte, closet, 1vaga. Por R$ 170 mil c/ 35 mil, entrada e saldo pela CEF. A 80 metr. da Rov. Amaral Peixoto. ÚLTIMA UNIDADE!!! Tel:(22) 9900-4149 _____________________ REGIÃO DOS LAGOS / Rio das Ostras - Vendo: Casa Centro - Bairro Liberdade, com varanda, garagem, churrasqueira, sala, 3 quartos (sendo 1 suíte), cozinha e lavanderia. Ótimo preço! Rua S. Pedro, nº 27 . Mudança de calçamento. José Luiz (22) 2771-9052/ 8826-6959/ 8815-7825 _____________________ Vendo: Casa – São Gonçalo - JARDIM CATARINA (Novo) na rua principal (05 min. de Guaxindiba e 15 min. da Refinaria de Itaboraí) 2 qtos., sl, coz., banh., área de serv., varanda. Todas colonial e piso frio. C/ 1 galpão de 140 m² c/ 2 banheiros e 2 escritórios. c/ ESCRITURA. Por R$ 280 mil. (22) 9221-5648 / 9994-7184. _____________________ GUARAPARI- Praia do Morro – Vendo: Apartamento, 4 quartos, sendo um suite e outro reversível, sala, cozinha, copa, banheiro social e de empregada, área de serviço e uma varanda. Uma vaga fixa na garagem. Por R$ 250 mil. Informações (22) 9236-6036 _____________________ Vendo: Linear alto padrão - Ouro Verde - 3 quartos sendo 1 suíte piscina- churrasqueiraquarto externo- aquecimento à gás terreno único. Por R$ 800 mil – Ref. 2034Ivana Nunes (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________

23

OBRIGATÓRIO: apresentação de CPF ou CNPJ

Serviços

Empregos

(22) 8805-5894 (22) 7811-4921

Vendo: Chevrolet Tracker 4X4 2008, completa, com ABS, airbag teto solar e tração com reduzida, 50.000 Km, SUPER NOVA.R$ 34.900,00. (22) 9246-8255 / 9937-1746 - Sergio _____________________ Vendo: Civic LXS 1.8 16V Flex Mec. 09/10. Álcool e Gasolina. Por R$ 46.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: Fit LX 1.4 16V Flex Mec. 2009 2009. Álcool e Gasolina. Por R$ 35.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: Fit LX 1.4 16V Flex Mec. 10/10. Álcool e Gasolina. Por R$ 38.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: Fit LX 1.4 16V Flex Mec. 09/10. Álcool e Gasolina. Por R$ 37.900,00.

Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: I30 GLS 2.0 MPI 16V Mec. 09/10. Gasolina. Por R$ 42.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: Gol 1.0 8V 2p 07/08. Álcool e Gasolina. Por R$ 19.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: C4 GLX 2.0 16V Flex Mec. 10/11. Álcool e Gasolina. Por R$ 39.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: Corsa Sedan Maxx 1.8 Mpfi 8V Flexpower Mec. 05/06. Álcool e Gasolina. Por R$ 18.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: Fit LX 1.4 8V Flex Mec. 09/10. Álcool e Gasolina. Por R$ 37.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: Tracker 4X4 2.0 Mpfi 16V Mec. 07/08. Gasolina. Por R$ 33.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: Fit EX 1.5 16V Aut. 10/11. Gasolina. Por R$ 49.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: Picanto EX 1.0 12V Mec. 10/10. Gasolina. Por R$ 24.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________


Jornal RJNEWS Edição  

Jornal RJNEWS Edição

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you