Page 1

Yoga para boa forma e bemestar do corpo

Em novo debate na UFRJ, Dr. Aluízio mantém vantagem » Em debate realizado pela UFRJ, na noite da última quarta-feira, dia 26, o candidato a prefeito de Macaé Dr. Aluízio abordou temas como saneamento básico, segurança e educação. ELEIÇÕES • PÁGINA 11

28 DE SETEMBRO A 04 DE OUTUBRO DE 2012 - ANO 2 - Nº 79

CIDADES Candidatos do concurso fazem manifestação PÁGINA 7

BELEZA • PÁGINA 17

R$ 0,50

IBOPE confirma liderança do candidato Sabino

» Pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência, no município de Rio das Ostras, aponta grande vantagem do candidato Sabino (PSC), que tem 73% das intenções de votos para prefeito. Os dados foram publicados na página do Instituto na internet, na última segunda-feira, dia 24.

ELEIÇÕES • PÁGINA 13

ESPORTE Judocas no Campeonato Brasileiro

» Atletas intensificaram os treinos com duas horas e meia de preparação tática e técnica. • PÁGINA 26

ELEIÇÕES Regras básicas para votação » Saiba o que pode ser feito no dia das eleições e vote tranquilo. • PÁGINA 14

CULTURA Exposição de fotos retrata Macaé na década de 70

PÁGINA 24

UFF retorna às aulas depois de 125 dias de greve » Dois mil estudantes do Polo Universitário de Rio das Ostras (PURO) voltaram às aulas na última segunda-feira, dia 24. Muitos ainda têm dúvidas sobre a reposição das aulas e reclamam dos prejuízos financeiros que terão no futuro. Este ano, a greve foi uma das maiores da categoria.

Detran suspende prazo para renovação da habilitação » Motoristas do Estado podem solicitar renovação a qualquer momento. Antes, o pedido tinha que ser feito no período de 90 dias, que antecedia a data de expiração do documento. Em Rio das Ostras, um trabalho de divulgação tem sido feito junto aos motoristas. CIDADES • PÁGINA 5

CIDADES • PÁGINA 9

ECONOMIA De olho na validade » Supermercados participam da campanha para alertar o consumidor • PÁGINA 10

PETRÓLEO Complexo vai gerar mais de 12 mil empregos • PÁGINA 21


2

CURTAS

28 de setembro a 04 de outubro de 2012

O

Hidroterapia para gestantes Projeto Canguru, desenvolvido pela secretaria de Bem-Estar Social, passou a oferecer para as gestantes assistidas no município duas novas ações: a “hidroterapia para gestantes” e a “oficina de shantala”. A iniciativa é pioneira e exclusiva na região. A hidroterapia é feita com exercícios leves, de alongamento, relaxamento, fortalecimento muscular e exercícios respiratórios. E a shantala é uma massagem milenar, praticada na Índia, para aliviar as tensões, melhorar a qualidade do sono, prevenir cólicas e estimular o desenvolvimento motor e fortalecer os vínculos familiares

Urnas na região Teve início na última quarta-feira, dia 26, o trabalho de inseminação de dados nas urnas do município de Macaé. Nesta sexta-feira, dia 28, é a vez de Quissamã e Carapebus receberem os dados em suas urnas. Cidades da região dos Lagos também começaram o trabalho. Já em Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu e Rio das Ostras o processo já terminou.

Segurodesemprego Trabalhadores de Quissamã que precisarem dar entrada no benefício Seguro-Desemprego já podem contar com o serviço no Posto SINE - Sistema Nacional de Emprego. Localizado atrás da Casa do Empreendedor, o SINE Quissamã funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Comércio em alta O setor de comércio foi responsável por novos postos de trabalho em agosto. O nível de emprego foi sustentado, exclusivamente, pelos setores de comércio e reparação de veículos, aponta levantamento divulgado nesta quarta-feira, dia 26, pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).

Novos Talentos Terminam nesta sexta-feira, dia 28, as inscrições para a 10ª edição do Festival de Novos Talentos de Rio das Ostras. O evento, que reúne intérpretes do município e região, é uma oportunidade para quem está em busca de mais espaço para divulgação de seus trabalhos. Este ano serão 10 mil reais em prêmios. Os interessados podem se inscrever na secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, que fica na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, s/nº - Extensão do Bosque.

macaenews.com.br | riodasostrasnews.com.br

RJNEWS

Acontece neste final de semana, na praia de Barra do Furado, em Quissamã, o primeiro Alternativa Beach Estadual Amador. As disputas acontecem nas categorias Open, Feminina, Júnior, Mirim, Iniciantes, Grommets, Sênior e Master.

VARIAÇÕES NO CLIMA

Hemeroteca Gilismar Correa/RJNEWS

Rio das Ostras poderá ter uma Hemeroteca Digital, espaço que vai reunir tudo o que a imprensa brasileira publicou sobre a cidade de Rio das Ostras. O projeto ainda está sem patrocínio, mas é uma iniciativa do jornal O Polifônico. Uma pesquisa feita na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro já encontrou a primeira citação a Rio das Ostras feita em 1926.

Cirurgias O secretário de Estado de saúde, Sérgio Côrtes, anunciou na segunda-feira passada, dia 17, a criação de projeto que ajudará a reduzir o tempo de espera por cirurgias oftalmológicas. O “Visão em Movimento” levará de forma itinerante equipes de oftalmologistas que, além de avaliações, também realizarão cirurgias desta especialidade nos moradores das várias regiões do Estado.

Afinal, em qual estação do ano nós estamos? A população acordou na última quarta-feira, dia 26, com muita chuva, vento e frio. As temperaturas despencaram em plena Primavera. A mínima registrada neste dia foi de 19 graus e máxima de 24 graus, depois de vários dias com temperaturas que passaram dos 30 graus. Mas, afinal, em que estação do ano nós estamos? Nas ruas, quem estava acostumado a usar roupas mais leves teve que tirar os casacos do armário para se proteger do frio intenso, que promete ficar ainda por mais alguns dias em plena Primavera.

Escola Técnica A prefeitura de Macaé inaugura nesta sexta-feira, dia 28, a Escola Técnica Rural Natálio Salvador Antunes, no distrito de Córrego do Ouro. A escola formará técnicos em agroecologia, profissionais para atuarem no segmento, e contará com a parceria da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também faz parte do projeto político-pedagógico a Faculdade de Nutrição.

Mostra Universitária Termina hoje, sexta-feira, dia 28, a VII Mostra Universitária do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/ Castelo. O evento oferece informação e orientação vocacional para alunos do 9º ano do ensino fundamental e médio. A ideia é facilitar o conhecimento sobre áreas de atuação e mercado de trabalho em cada profissão, contribuindo para uma escolha mais acertada e consciente dos estudantes.

Pigmentus O Grupo Pigmentus de Teatro de Rio das Ostras está com inscrições para diversos cursos, que serão ministrados em sua sede, no bairro Âncora. São cursos de figurino, maquiagem artística, máscaras, animação, violão, musicalidade teatral, canto, fotografia e teatro infantil e adulto. As inscrições poderão ser feitas de segunda à sexta-feira (exceto quarta-feira) no horário de 13h às 17h. Mais informações através do site www. grupopigmentus.com.

Grafiteiros Os grafiteiros em Rio das Ostras estão sendo convocados a participar de um evento na cidade onde haverá premiação para os melhores grafites. Interessados devem enviar nome e telefone para o e-mail juniorgrafitero@ gmail.com.

SOBE & DESCE Aproximação

A Alerj lançou um aplicativo para aproximar a sociedade do Parlamento. Por meio dele, o cidadão saberá o que ocorre no Legislativo fluminense com apenas alguns toques. Para instalar o aplicativo acesse http://j.mp/alerjapp.

Lixo fora de hora

Moradores que desrespeitam os dias de coleta de lixo em Rio das Ostras. O lixo nas calçadas atrai animais, mau cheiro e incomodam aqueles que respeitam a determinação.

Instituto Macaé de Geração de Empregos e Rendas Ltda » CNPJ 04.536.054/0001-27 » Rua Guanabara, nº 70 - loja 4 - Extensão do Bosque - Rio das Ostras/RJ Tel.: (22) 2764-1012 » Tiragem: 35.000 exemplares » Circulação: Rio das Ostras, Macaé, Casimiro de Abreu, Barra de São João, Carapebus, Quissamã e Conceição de Macabú O RJNEWS se isenta de qualquer assunto discutido pelos colunistas, que não possuem vínculo empregatício com o jornal. Diretor Executivo: Luiz Claudio Coelho Vieira » Diretora de Redação e Comercial: Rafaela Azevedo - DRT: JP 1336 RN » Editora: Ludmila Azevedo Jornalistas: Magno Lopes, Monique Gonçalves, Sabrina Salton, Verônica Côrtes » Fotografia: Gilismar Correa Projeto Gráfico e Diagramação: Alexandre Albuquerque » Ass. Jurídica: Dr. Hélio Márcio Porto » Revisora: Criscie Gabry Assessor de Logística: Alexandre Fausto » Atendimento Comercial: Michelle Neto, Ronaldo Lima Comercial: (22) 2764-2705 / (22) 7811-4921 » Contatos: contato@rjnews.com.br / contato@jornalrjnews.com.br


Gilismar Correa/RJNEWS


4

CIDADES

28 de setembro a 04 de outubro de 2012

Homem acusado de estupro é preso em Casimiro de Abreu Após uma denúncia anônima, a Polícia Civil conseguiu cumprir mais um mandado de prisão em Casimiro de Abreu. Valdecir Ramos da Silva, 37 anos, foi preso na última terça-feira, na rua Sete, nº 493, no Vale do Indaiú. De acordo com informações, Valdecir estava foragido desde 2008. Ele já tinha sido condenado a 11 anos e três meses de prisão por estupro. O acusado foi encaminhado a 121ª DP para que fossem tomadas as medidas necessárias. A semana também foi marcada por outros crimes na região. Em Macaé, um homem foi morto a golpes de faca no bairro Aroeira. O fato ocorreu no último domingo, dia 23, na rua Aluisio Pinto de Andrade, por volta das 22h30. Segundo informações da polícia, Luciano Américo Oliveira, de 57 anos, foi esfaqueado no pescoço e no tórax, durante uma briga. A vítima morreu na hora. Por medo de repre-

sálias, ninguém soube informar nada a polícia sobre a autoria do crime. O caso foi registrado na 123ª DP. Na mesma noite, ocorreu uma tentativa de homicídio na rua Manoel Francisco Nunes, no bairro Novo Cavaleiros. J.P.S.J., de 17 anos levou um tiro no braço esquerdo e outro de raspão no tórax. A vítima foi encaminha ao Hospital Público de Macaé (HPM).

Rio das Ostras

No município de Rio das Ostras, também foi registrada uma tentativa de homicídio no último domingo, por volta das 22h30, na Estrada de Cantagalo. Antônio Romão da Silva, 61 anos, foi atingido no braço direito por golpe de foice. Chegando ao local, a polícia foi informada que a vítima já estava no centro cirúrgico do hospital. Não há informações sobre a autoria do crime. O caso foi registrado na 128ª DP.

RJNEWS

Dia do Idoso será comemorado nesta segunda-feira em Macaé

Divulgação

» Programação conta com dança, oficina de beleza e música

O

Dia Nacional e Internacional do Idoso (1º de outubro) será comemorado em Macaé, com uma tarde cultural, especialmente preparada para a Terceira Idade. Por meio da subsecretaria do Idoso, a prefeitura irá reunir os grupos da terceira idade no Centro de Convivência do Idoso, Elisa Lamoglia Mussi (CCI), na Ajuda de Baixo, para apreciarem a boa música, a dança e participarem da oficina de beleza, entre outras atrações. De acordo com a subsecretária Marli Reis, a programação está sendo organizada para proporcionar atividades recreativas e culturais aos idosos que tanto já contribuíram na formação da sociedade e que, agora, precisam ser valorizados. Marli antecipou algumas

Público da terceira idade vai se divertir em tarde cultural com diversas atividades atrações que serão realizadas na tarde cultural do dia primeiro: Inauguração da Biblioteca do Centro de Convivência; Apresentação de grupos de canto e de música; Cordel, Dia de Beleza, Oficinas de mesa como dama, dominó e xadrez, e outras, como o sorteio de brindes. “Já confirmamos a presença do Grupo Ninho do

Sabiá e do Cordel. O Dia de Beleza deverá ser integrado com cortes de cabelo e manicure, oferecido por uma loja especialista em unhas. Nossa perspectiva é que o Centro de Convivência nesse dia esteja repleto de alegria em todos os espaços, proporcionando entretenimento merecido aos idosos de Macaé”, assegurou.

Ela anunciou que na Semana Municipal do Idoso, que antecede o Dia Nacional e Internacional, já acontece a segunda etapa da avaliação nutricional, que ocorreu na penúltima semana de agosto. Com isso será possível fazer um diagnóstico descritivo e analítico da situação alimentar e nutricional da população idosa de Macaé.


CIDADES

RJNEWS

28 de setembro a 04 de outubro de 2012

Detran suspende prazo de 90 dias para renovação da CNH Gilismar Correa/RJNEWS

dia a data de expiração do documento. Muitos motoristas de Rio das Ostras que se dirigem ao posto de atendimento do Detran ainda não sabem da medida. É o que informa a supervisora do departamento, Cecília Pereira. “Por isso estamos fazendo um trabalho de divulgação para todas as pessoas que nos procuram aqui. Ressaltamos que a

Orgão em Rio das Ostras está fazendo divulgação para as pessoas que procuram o departamento

MELHORIA NOS SERVIÇOS

» Decisão começou a valer este mês

“O órgão tem por norma estar cada vez mais próximo do cliente. Por isso, entre as metas está a melhoria contínua da prestação de serviços. O serviço ‘Detran e você’, que está no site www.detran.rj.gov.br, como um exemplo dessa orientação. Esse serviço avisa ao cliente, por e-mail, quando o prazo de validade da CNH vai vencer. O primeiro aviso

O

s motoristas do Estado do Rio de Janeiro não precisam mais esperar 90 dias antes do vencimento do documento para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), agora o pedido pode ser feito a qualquer momento. A decisão do Departa-

mento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran/RJ) foi testada em agosto e colocada em prática em setembro. De acordo com o departamento, o objetivo é facilitar a vida dos motoristas, principalmente, caminhoneiros e aqueles que precisam viajar no período que coincidia com o da renovação. Antes, eles só poderiam dar entrada no pedido no período de 90 dias que antece-

renovação não precisa ser feita por meio de uma autoescola. É só vir até nós”. Para Cecília, a medida é benéfica pela economia de tempo e a desburocratização do processo. “Temos uma procura muito grande para a renovação, acredito que vai ajudar a todos”. Ela ressaltou que só há vagas para o agendamento desse serviço a partir do dia 10 de outubro.

é dado com 90 dias de antecedência. Caso não haja a regularização, um segundo aviso chega ao e-mail do cliente com 60 dias de antecedência. E, na hipótese da regularização ainda não ter sido realizada, um terceiro e último aviso é enviado com 30 dias de antecedência .

Fernando Avelino Presidente do Detran

GIRO RÁPIDO » DISPENSADOS DE VISTORIAS Os carros zero quilômetro, particulares, com capacidade de até cinco passageiros, adquiridos em 2011, estão dispensados da vistoria em 2012, mas os motoristas precisam trafegar com o documento de licenciamento anual, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que é de porte obrigatório. Depois de pagar o IPVA de 2012, o novo CRLV pode ser obtido, mediante agendamento, que deve ser realizado por meio do site do Detran ou pelos telefones 3460-4040, 34604041 (Região Metropolitana) e 08000204040 (interior).

» EXAMES COM CÂMERAS Já está em funcionamento o monitoramento por câmeras de áudio e vídeo durante os exames práticos de direção do Detran. No Rio de Janeiro, 551 escolas se adequaram a medida e providenciaram a instalação. A ação é uma tentativa de evitar abusos e subornos para a aprovação no momento de conseguir a habilitação. Com a novidade, reprovados na prova poderão solicitar reavaliação com base nas gravações. As imagens captadas no interior do veículo são enviadas, em tempo real, para uma central de recepção situada na Diretoria de Habilitação do órgão.

5


Valor do anĂşncio: R$ 400,00


CIDADES Candidatos do Concurso fazem manifestação

RJNEWS

» Eles querem uma posição em relação ao concurso de Rio das Ostras

E

m qualquer situação, esperar é uma coisa que ninguém gosta de fazer. Ainda mais quando se trata de algo que muitas pessoas têm como um objetivo de vida. E, diante de tanta espera, um grupo de candidatos classificados e aprovados no 6º Concurso Público de Rio das Ostras fez uma manifestação na última sexta-feira, dia 21, para reivindicar as vagas no processo seletivo e uma resposta dos órgãos envolvidos quanto ao andamento do concurso, que está suspenso desde o mês de junho. Com faixas, apitos e determinação, cerca de 40 pessoas se reuniram em manifestação na Praça José Pereira Câmara, no centro da cidade. A posse dos candidatos aprovados no concurso de Rio das Ostras estava prevista para o mês de julho e,

até agora, após a suspensão, nada foi resolvido. O fisioterapeuta William Gerasso, que participou da manifestação, informou que todos querem saber sobre a situação dos candidatos aprovados. “Só não conseguimos reunir mais pessoas porque muitos estavam trabalhando. Mas todos querem um prazo, uma resposta em relação à suspensão do concurso. Não podemos ficar sem saber o que vai acontecer. As autoridades precisam dar uma solução concreta”, ressaltou. Divergências surgiram durante todo o processo seletivo. E em junho, o Ministério Público (MP) decidiu suspender o concurso após constatação de diversas irregularidades na aplicação das provas. Centenas de reclamações chegaram ao MP. Além de reclamações sobre alterações nas datas e horários de exames de alguns cargos, entre outras queixas, também ocorreu a suspensão de pagamentos previstos à Fundação Trompowsky, organizadora do concurso, contratada sem licitação, e a

Verônica Côrtes/RJNEWS

28 de setembro a 04 de outubro de 2012

7

Observatório de Rio das Ostras msmmg@msn.com

MARCELO MACHADO

FUNCIONAMENTO DAS PESQUISAS

Manifestantes estiveram na praça do Centro de Rio das Ostras abstenção da homologação do concurso. Para o professor de Educação Física, Roberto Gomory, acontece um verdadeiro jogo de empurra entre a prefeitura, a fundação e o Ministério Público. Ele disse que os aprovados no concurso não podem sair prejudicados. “A prefeitura está contratando temporários e nós ainda não tivemos uma posição concreta. Criam-se várias justificativas como acúmulo de processos e as eleições. Mas acredito que isso não impede nada. Precisam resolver as principais

questões no momento e o concurso público é importante”, declarou Roberto, lembrando que essa é uma questão que envolve problemas administrativos, econômicos e psicológicos para os que prestaram concurso. “Muitos vieram de fora, tiveram prejuízos e sonharam com isso. Precisamos de uma resposta”, acrescentou. Nossa equipe entrou em contato com a assessoria de Imprensa da Prefeitura de Rio das Ostras e com a Fundação Trompowsky e até o fechamento da edição não tivemos nenhuma resposta.

Causa espanto para muitos o fato de um número relativamente pequeno de pessoas responder às pesquisas, seja estas de intenção de voto, opinião pública ou mesmo acadêmica. Contudo, por ser praticamente impossível se avaliar todos os elementos que compõem uma população de interesse de estudo (seria muito oneroso e demandaria muito tempo), a ciência se vale das amostras.

AMOSTRAS

Com a finalidade de estudar a população, retiramos uma parte representativa desta. A este processo dá-se o nome de amostra e o processo de escolha dos indivíduos que pertencerão a uma amostra é denominado amostragem. Para o pesquisador, interessam os métodos que permitem que qualquer indivíduo da população possa vir a fazer parte da amostra.

MARGEM DE ERRO

Não há dúvida de que uma amostra não representa perfeitamente uma população. Ou seja, a utilização de uma amostra implica na aceitação de uma margem de erro que denominaremos ERRO AMOSTRAL, que é a diferença entre um resultado amostral e o verdadeiro resultado populacional. Tais erros resultam de flutuações amostrais aleatórias. www.observatorioderiodasostras.org


CIDADES

RJNEWS

Alunos da UFF retornam às aulas depois de mais de 125 dias de greve Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

» Reposições das aulas seguem até o mês de novembro

O

s dois mil estudantes do Polo Universitário de Rio das Ostras (PURO) voltaram às aulas nessa segunda-feira, dia 24, depois do fim da greve dos professores que durou, na cidade, 125 dias. No primeiro dia, alguns acadêmicos ainda estavam analisando os prejuízos causados pelo novo calendário de reposição. Outros, ainda se mostravam com muitas dúvidas e buscavam mais informações. Este ano, a greve foi uma das maiores da categoria. A paralisação atingiu todas as 59 instituições federais de ensino superior do país. Os professores pediam aumento salarial e melhorias nas condições de trabalho. Com

Professores farão balanço da greve no dia dois de outubro o movimento, a categoria conseguiu um reajuste mínimo de 25%, chegando a 40% para os professores com titulação maior e com dedicação exclusiva. A estudante do quinto período de engenharia de produção, Joyce Pereira, disse que os efeitos foram enormes. “Fazemos parte da Empresa Júnior e, com

a faculdade fechada, paralisamos as atividades. Não podíamos conseguir novos projetos, sem os professores. Sem contar, que fizemos as primeiras provas, mas não sei até hoje se fui aprovada ou não”. Ela acredita que, mesmo com a reposição, as matérias não serão repassadas da mesma maneira. Para a acadêmica do pri-

meiro período de enfermagem, Fernanda Bonato, os prejuízos serão financeiros. Ela é mãe e terá que pagar alguém para ficar com o filho, que estará de férias nos meses de dezembro e janeiro. “É uma despesa que eu não teria”. Ela, que mora em Araruama, já tem um gasto mensal de R$ 440 só com transporte. De acordo com o site do PURO, a reposição relativa ao primeiro semestre letivo de 2012 começou na última segunda-feira, 24 de setembro, e vai até 14 de novembro. O segundo período letivo de 2012 começa em 29 de novembro e vai até 22 de abril de 2013. Já o primeiro semestre letivo de 2013 terá início em 20 de maio. O movimento docente se reúne, no próximo dia 2 de outubro, terça-feira, às 14h, para realizar a Assembleia Geral dos Professores da UFF. No encontro, será feito um balanço geral da greve.

28 de setembro a 04 de outubro de 2012

O QUE ELES DIZEM

Por causa da reposição, vou ter que abrir mão do meu intercâmbio.

Philipe Simões - quinto período de engenharia de produção

Alguns professores voltaram, sem saber em que ponto da matéria pararam.

Aline Lima - primeiro período de enfermagem

Será muito conteúdo em pouco tempo. Isso pode prejudicar os alunos.

Joyce Pereira - quinto período de engenharia de produção

9


10

28 de setembro a 04 de outubro de 2012

ECONOMIA

Consumidores de Rio das Ostras

RJNEWS Gilismar Correa/RJNEWS

“De olho na validade” » No município, dois supermercados aderiram à campanha

A

atenção na hora de fazer compras no supermercado é uma característica que nem todos os consumidores têm. E, para estimular e alertar as pessoas a ficarem

Este é o selo intalados nos supermercados participantes

mais atentos durante as compras, foi lançada no Estado do Rio de Janeiro a campanha “De olho na validade”, que também alerta os supermercados sobre a obrigatoriedade do cumprimento das normas estabelecidas em lei. Em Rio das Ostras, somente dois supermercados aderiram à campanha. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, os estabelecimentos não podem vender produtos fora do prazo. Como, na prática, os órgãos de controle não têm como fiscalizar todas as lojas, a solução foi fazer com que os consumidores se tornem fiscais. A campanha teve início no dia 15 de agosto. O gerente do supermercado Princesa, de Rio das Ostras, Antônio Isidoro, diz que a empresa aderiu à campanha há dois meses fazendo distribuição de panfletos e banners com todas as informações para os consumidores nos supermercados. “Toda a rede está engajada na campanha e a iniciativa é importante, tanto para a empresa quanto para o consumidor. Temos mais de 20 mil itens e é difícil fiscalizar o tempo todo. Mas, hoje, o consumidor tem um olhar mais atento que o nosso, está mais exigente. E quanto mais vigilan-

tes na validade melhor”, ressalta. A pedagoga Ana Cecília Pereira, de Rio das Ostras, conta que sempre esteve atenta em checar a validade dos produtos que compra. Ela diz que a iniciativa é muito boa, mas que outros supermercados da cidade deveriam aderir à campanha. “Já é um hábito meu e quando têm promoções eu também olho a validade dos produtos. É importante ter esse cuidado, e chamar a atenção do consumidor para isso é essencial”, frisa. De acordo com a campanha, quem encontrar um produto com validade vencida deve procurar o gerente do estabelecimento para fazer a troca, sem custo. Caso o supermercado não tenha o mesmo item com validade dentro do prazo, fica obrigado a fornecer um produto similar, de igual valor. Mas nem todo mundo tem esse cuidado. A aposentada Anna Lúcia de Carvalho diz que não costuma olhar nada e, às vezes, só presta atenção na data de validade quando chega em casa. “Nunca esquento para isso e sei que não é certo. Mas essa iniciativa é importante porque existem muitos consumidores es-

Produto fora da validade poderá ser trocado por outro igual ou similar no mesmo valor quecidos como eu”, admite. O Procon de Rio das Ostras está apoiando o projeto e os interessados em saber mais informações sobre a campanha, devem entrar em contato através do telefone: (22) 2771-6581.


ELEIÇÕES 2012 - Macaé

RJNEWS

28 de setembro a 04 de outubro de 2012

11

Em novo debate na UFRJ, Dr. Aluízio mantém vantagem

O

Valor do anúncio: R$ 400,00

candidato a prefeito de Macaé pela coligação Coragem para Mudar (PV, PT, PPL, PSC, PHS e PCdoB), Dr. Aluízio (43) iniciou sua participação no debate realizado pela UFRJ, na noite da última quarta-feira, dia 26, na Cidade Universitária ressaltando a importância da participação popular no processo político e nas decisões da cidade. Em mais uma demonstração de que conhece a realidade de Macaé e as necessidades da população da cidade, Dr. Aluízio confirmou sua vantagem sobre os demais candidatos e apresentou suas principais propostas a partir das perguntas realizadas no encontro, que abordou temas como saneamento básico, segurança e educação. Na primeira pergunta do debate, que foi sobre sustentabilidade, o candidato ressaltou a relação entre desenvolvimento social e saneamento básico. “A sustentabilidade começa na educação

e vai até a erradicação da miséria. Não podemos aceitar uma cidade como Macaé sem saneamento e não podemos falar em sustentabilidade sem tocar nesse assunto”, afirmou.

A pacificação é um desejo de todos e deve ser um trabalho contínuo porque o berço da violência nada mais é do que a ausência de dignidade e da ação do poder público

Dr. Aluízio - candidato a prefeito

Perguntado sobre a área da segurança, ele ressaltou a importância da integração municipal, estadual e federal no combate à violência. “Tenho todo interesse de fazer essa interlocução com os governos estadual e federal, com o qual também tenho muita aproximação. Temos que reconhecer a importân-

cia das UPPs, projeto ao qual daremos continuidade, mas isso não é tudo”. Outro tema abordado foi a violência contra às mulheres e a as ações necessárias para garantir a lei Maria da Penha na cidade, assunto que foi perguntado pelo público. “Macaé carrega o triste índice de ser a quarta cidade mais violenta do Estado para as mulheres. Para combater esse tipo de violência e garantir a segurança pública, é preciso uma guarda mais equipada e motivada, assim como uma polícia mais capacitada”. Ao final do debate, Dr. Aluízio destacou que o saneamento é uma das prioridades do plano de governo, pois levar o saneamento básico à população é uma forma de combate as demais mazelas da sociedade e ressaltou o papel da universidade da construção de uma nova cidade. “Essa é a hora de pensar qual modelo de cidade a sociedade quer, qual melhor modelo para erradicar a pobreza,

Assessoria do candidato

Candidato disse durante o debate que dará continuidade ao projeto das UPPs para melhorar a educação. A universidade tem papel fundamental em Macaé. Espero que a universidade venha cada vez mais participar da gestão, porque todos querem é a qualidade de vida para a população de Macaé”, finalizou.

Agenda prévia Dia 28- sexta-feira - O candidato participará de reuniões e fará grande caminhada no Lagomar, às 16 h. Concentração no Terminal Lagomar

Dia 29- sábado - Candidato participará de reuniões. Dia 30 - domingo - O candidato participará da programação Lona Cultural do PV, pela manhã, na Praia dos Cavaleiros.


12

28 de setembro a 04 de outubro de 2012

ELEIÇÕES 2012 - Rio das Ostras

Sabino quer fomentar esporte Sabino esteve na manhã da última terça-feira, dia 25, em reunião com dirigentes dos Clubes de Rio das Ostras. A intenção é realizar parcerias usando a estrutura física já construída desses locais, possibilitando assim o acesso das modalidades esportivas à população. Durante o encontro ele afirmou que irá desenvolver políticas públicas esportivas, buscando promover a autoestima, o desenvolvimento pessoal, o trabalho em equipe e a promoção da saúde. “Vamos trabalhar o esporte, fomentar a volta dos Clubes na cidade, incentivar as competições e trabalhar a inclusão social. Queremos ainda, viabilizar atividades físicas para os idosos e portadores de deficiências”. Entre as prioridades apontadas na reunião, Sabino falou da importância de incentivar os atletas

Assessoria do candidato

Sabino vai desenvolver atividades físicas para idosos e portadores de deficiência locais, descobrir novos talentos, levando para os alunos da Rede Municipal o esporte como uma política pública educacional. “Vamos valorizar, também, o potencial do nosso litoral com projetos de vela, remo, natação no mar, vôlei de praia, futebol de praia, bo-

dyboard, surfe e triatlon. Revitalizar, criar, manter e ampliar as atividades esportivas, com ênfase nos esportes de quadra, futebol, atletismo, artes marciais, capoeira, skate, natação, ginástica, ciclismo, esportes de aventura e esportes radicais”.

RJNEWS

Zezinho fará reunião no Mariléa A campanha de Zezinho Salvador segue com passos firmes, que será alcançada no dia sete. No bairro do Recanto, Zezinho esteve na manhã deste último sábado, dia 22, para ouvir o programa de governo que vem para renovar a política do município. O corpo a corpo percorreu as ruas daquele bairro recebendo apoio e ouvindo as reclamações da população. Novamente, Zezinho afirmou que irá solucionar o problema do canal do Medeiros. Zezinho pôde explanar como será a rodoviária, que ficará na Avenida do Contorno, próximo ao trevo de acesso àquele bairro. O que

Assessoria do candidato

Candidato falou sobre as zonas especial de saúde durante reunião com moradores facilitará muito o direito de ir e vir da população. Zezinho também falou sobre a Zona Especial de Saúde (ZES), que será referência nacional. Explicou que a prefeitura fará toda a infraestrutura necessária para os grandes

grupos da área médica se estabelecer no município e os mesmos terão que ser conveniados ao SUS. Toda população poderá usufruir dos benefícios que um empreendimento dessa envergadura trará para Rio das Ostras.

Os outros candidatos não enviaram a agenda até o fechamento desta edição


ELEIÇÕES 2012 - Rio das Ostras

RJNEWS

28 de setembro a 04 de outubro de 2012

13

IBOPE confirma liderança de Sabino Fotos: Divulgação

» Candidato tem grande vantagem com 73% nas intenções de votos para prefeito de Rio das Ostras

REJEIÇÃO Quando perguntado aos eleitores de Rio das Ostras em quais dos candidatos não votariam de jeito nenhum, Sabino aparece com a menor rejeição, 7%. As candidatas Elisangela Broder e Lena apresentam índices de rejeição de 18% e 17%, respectivamente, e Dr. Castro e Zezinho Salvador aparecem ambos com 14%. Os eleitores que declaram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos representam 10% dos entrevistados e outros 47% preferem não responder ou declaram não saber em quem votar. Na pergunta de rejeição, o IBOPE Inteligência dá aos entrevistados a opção de citar mais de um candidato.

P

esquisa realizada pelo IBOPE Inteligência entre os dias 11 e 12 de setembro no município de Rio das Ostras aponta grande vantagem do candidato Sabino (PSC), que tem 73% das intenções de votos para prefeito. Em segundo lugar, aparece o candidato Zezinho Salvador (PSDC) com 11%. Os dados foram publicados na página do Instituto na internet na última segunda-feira, dia 24. Os demais candidatos encontram-se em outro patamar de intenção de voto: Elisangela Broder (PTN) tem 2%, Dr. Castro (PR) atinge 1% e Lena (PSOL) não foi citada. Os eleitores que têm intenção de votar em bran-

Dados foram publicados no site oficial do instituto IBOPE (www.eleicoes.ibope.com.br) na última segunda-feira, dia 24 co ou anular sentam 3%, indecisos ou ponderam a mam 11%.

o voto repreenquanto os que não respergunta so-

Dados da pesquisa apontam também as necessidades de Rio das Ostras. O maior problema da cidade é a saúde. Na sequência,

aparece o abastecimento de água, tratamento de esgoto, segurança pública, calçamento das ruas e o trânsito.

Valor do anúncio: R$ 400,00

VALOR DO ANÚNCIO: R$ 400,00

COLIGAÇÃO: DE VOLTA AO TRABALHO - PRB / PP / PDT / PT /PTB / PMDB / PSL / PSC / PPS / DEM / PRTB / PHS / PMN / PTC / PSB / PV / PRP / PSDB / PPL / PSD / PC do B


14

28 de setembro a 04 de outubro de 2012

ELEIÇÕES 2012

RJNEWS

Como votar em sete de outubro » Para tirar as dúvidas em branco? É considerado voto em branco aquele em frequentes dos eleitores na que o eleitor manifesta sua vontade de não hora da votação, o jornal votar em nenhum candidato ou partido políRJNEWS separou algumas tico, apertando a tecla BRANCO da urna. O regras básicas para o dia voto em branco é registrado apenas para fins das eleições. Confira abaixo: de estatística, e não é computado como voto válido, ou seja, não vai para nenhum candi-

RJNEWS: Eu posso votar em trânsito? Não. Para as eleições municipais, o eleitor só poderá votar no seu domicílio eleitoral. Na impossibilidade, deverá justificar sua ausência no dia da eleição.

RJNEWS: Não estarei no meu domicíRJNEWS: Qual a ordem de votação na lio eleitoral no dia da eleição. Onde urna eletrônica? RJNEWS: Eu posso votar na legenda eu posso justificar o meu voto? A urna eletrônica exibirá ao eleitor, pri- do partido? dato, partido político ou coligação.

meiramente, o painel relativo à eleição proporcional e, em seguida, o referente à eleição majoritária, nesta ordem: - Vereador; - Prefeito e Vice-Prefeito.

RJNEWS: Eu posso levar o santinho com os números dos meus candidatos no dia da eleição? Sim. A chamada “cola” pode ser levada pelos eleitores, pois facilita e torna mais ágil o processo de votação. Por isso, no dia da eleição, leve anotados os números dos seus candidatos.

RJNEWS: O que acontece se eu votar

O eleitor que estiver fora de seu domi-

cílio eleitoral deve justificar sua ausência

no dia da eleição em qualquer local de votação ou posto de justificativa eleitoral. Para tanto, deverá levar um documento

oficial de identificação, o número do título eleitoral e preencher o Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral.

Sim. O voto de legenda é dado pelo elei-

tor, nas eleições proporcionais, ao número do partido de sua preferência. Assim, se o eleitor digitar apenas os dois primeiros números, deixando de informar os três

últimos números que definem o can-

didato a vereador, o voto será válido, somando-se aos votos nominais (votos

dados aos candidatos) para o cálculo dos quocientes eleitoral e partidário.

RJNEWS: Se houver segundo turno em meu município, é preciso votar novamente? Sim. O voto é obrigatório no primei-

ro e no segundo turno, onde houver.

Eleitor que usar dispositivo eletrônico pode ser preso » Proibição atinge telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras entre outros No dia das eleições, dia 7, os eleitores não poderão portar celulares, máquinas fotográficas, filmadoras ou qualquer equipamento que possa comprometer o sigilo do voto na cabina de votação. A decisão foi tomada pelo presidente do Tribunal

Regional Eleitoral (TRE), desembargador Luiz Zveiter, e determinada pela Resolução n.º 823/12. Os aparelhos devem ficar retidos com os mesários na hora do voto. O objetivo é impedir que os eleitores registrem o momento do voto. Quem tentar descumprir a resolução será advertido e sua insistência caracterizará o crime de desobediência previsto no artigo 347 do Código Eleitoral, podendo o cidadão ser preso.

Fonte: TRE/RJ


RJNEWS

ELEIÇÕES 2012

28 de setembro a 04 de outubro de 2012

15

Saiba onde votar - RIO DAS OSTRAS - Zona: 184 Seções: 1, 2, 29, 30, 113, 115 Local: BIBLIOTECA PÚBLICA DE RIO DAS OSTRAS Endereço: AV. AMAZONAS Bairro: CENTRO Seções: 3, 94, 110, 193 Local: E. M. MARINETE COELHO DE SOUZA Endereço: PRAÇA DE CANTAGALO Bairro: CANTAGALO Seções: 8, 9, 10, 189 Local: E. E. ESMERALDA DA COSTA PORTO Endereço: RUA SILVA JARDIM 55 Bairro: CENTRO Seções: 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 84, 117 Local: E. E. JACINTHO XAVIER MARTINS Endereço: RUA RIO GRANDE DO NORTE S/N Bairro: EXTENSÃO DO BOSQUE Seções: 19, 20, 21, 22, 127 Local: E. E. ROCHA LEÃO Endereço: RUA HENRIQUE SARZEDAS 241 Bairro: ROCHA LEÃO Seções: 31, 32, 33, 105, 160, 197 Local: CASA DA EDUCAÇÃO DE RIO DAS OSTRAS Endereço: RUA ARARUAMA 86 Bairro: CENTRO Seções: 34, 35, 116, 182 Local: E. E. FAZENDA DA PRAIA Endereço: ESTRADA DA PRAIA S/N Bairro: MAR DO NORTE Seções: 36, 37, 38, 39, 40, 75, 83, 98, 104, 119 Local: E. M. ACERBAL PINTO MALHEIROS Endereço: RUA NOVA FRIBURGO S/N Bairro: JARDIM MARILEA Seções: 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 77, 81

Local: E. M. PROFA. AMÉRICA ABDALLA Endereço: RUA CARLOS VIANA S/N Bairro: NOVA ESPERANÇA

DE EDUCAÇÃO DE RIO DAS OSTRAS Endereço: RUA MANOEL PEDRO FREITAS, S/N, NOVA CIDADE Bairro: NOVA CIDADE

Seções: 49, 50, 51, 52, 87, 108 Local: E. M. FANY BATISTA ESTEVES Endereço: RUA CINCO S/N Bairro: NOVA ALIANÇA

Seções: 4, 5, 6, 7, 89, 92 Local: E. M. VITÓRIA RÉGIA Endereço: RUA GUAPORE, S/N, OPERARIO Bairro: OPERÁRIO

Seções: 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61, 76 Local: CIEP 257 - JOAQUIM DO REGO BARROS Endereço: RUA INAJARA S/N Bairro: NOVA CIDADE Seções: 62, 63, 64, 78, 109, 130, 156, 188 Local: E. M. ARY GOMES MARINS Endereço: RUA ALMIRANTE HELENO NUNES, S/N Bairro: COSTA AZUL Seções: 65, 66, 97, 138, 153, 187 Local: E. M. ALZIR DAVID PEREIRA Endereço: AV. SERRAMAR Bairro: SERRAMAR Seções: 68, 69, 91, 103, 120 Local: E. M. PREFEITO CLÁUDIO RIBEIRO Endereço: RUA ABEL SIQUEIRA S/N Bairro: RECANTO Seções: 70, 71, 72, 80, 86, 96, 106, 114, 121 Local: E. M. SIMAR MACHADO SODRÉ Endereço: AV DAS FLORES S/N Bairro: PRAIA ÂNCORA Seções: 90, 101, 124, 129, 140, 157, 183 Local: UFF - PÓLO UNIVERSITÁRIO DE RIO DAS OSTRAS Endereço: ROD. AMARAL PEIXOTO, S/N Bairro: RECREIO Seções: 85, 88, 102, 111, 125, 136, 144, 150, 163, 176 Local: IMERO - INSTUTO MUNICIPAL

Seções: 131, 142, 149, 192 Local: E. M. ALBERTO JORGE Endereço: AVENIDA NETUNO LOTE 04 Bairro: REDUTO DA PAZ Seções: 135, 148, 158, 171, 190 Local: E. M. JOSÉ LUIZ DE LEMOS Endereço: AV. JANE MARIA MARTINS FIGUEIRA S/N Bairro: JARDIM MARILEA Seções: 133, 141, 147, 151, 161, 169, 185, 194 Local: E. M. CIDADE PRAIANA Endereço: AV. RIO GRANDE DO SUL S/N Bairro: CIDADE PRAIANA Seções: 134, 137, 145, 155, 162, 179 Local: E. M. VER. PEDRO MOREIRA DOS SANTOS Endereço: RUA RIO GRANDE DO NORTE S/N Bairro: EXTENSÃO DO BOSQUE Seções: 132, 146, 154, 177 Local: E. M. INAYÁ MORAES D’COUTO Endereço: RUA FREI GALVÃO S/N Bairro: VILLAGE SOL E MAR Seções: 164, 180, 198 Local: E. M. MARIA TEIXEIRA DE PAULA Endereço: ALAMEDA JARDIM CAMPOMAR, 600 Bairro: JARDIM CAMPOMAR Seções: 166, 174, 178, 186, 195 Local: E. M. PADRE JOSÉ DILSON DÓREA

Endereço: RUA DAS CAMÉLIAS, 1015 Bairro: PRAIA ÂNCORA Seções: 165, 175, 191 Local: E. M. FRANCISCO DE ASSIS MEDEIROS RANGEL Endereço: RUA BANGU, 1615 Bairro: PARQUE ZABULÃO Seções: 23, 24, 25, 26, 27, 28, 123, 159 Local: PARÓQUIA N. SRA. DA CONCEIÇÃO Endereço: ROD. AMARAL PEIXOTO, 4565 Bairro: CENTRO Seções: 73, 74, 82, 93, 99, 112, 122, 128, 167, 184 Local: CASTELO - INSTITUTO N. SRA. DA GLÓRIA Endereço: RUA PARÁ, 181 Bairro: CIDADE BEIRA MAR Seções: 67/395 79/392 95*/115 107/396 126/394 139/394 168/391 Local: E. M. JOÃO BENTO DUARTE NETO Endereço: RUA GRIVALDO M. DA CONCEIÇÃO Bairro: NOVA ESPERANÇA Seções: 170, 181, 196 Local: CENTRO INTEGRADO DE ENSINO EDUCARTE Endereço: RUA RESENDE 1400 Bairro: JARDIM MARILEA Seções: 172/349 173/350 Local: CENTRO INTEGRADO DE CONVIVÊNCIA PROFA. NELI TÂMARA Endereço: RUA JORNALISTA JAIME BARREIROS S/N Bairro: RECANTO Seções: 100, 118, 143, 152 Local: CENTRO EDUCACIONAL CRISTÃO - 2ª IG. BATISTA Endereço: RUA MAYER 686 Bairro: LIBERDADE

Fonte: Cartório Eleitoral 184


16

GASTRONOMIA uma bebida tipicamente brasileira Sabores do Cachaça, » Cachaças de são as Mediterrâneo alambique consideradas de

28 de setembro a 04 de outubro de 2012

RJNEWS

Gilismar Correa/RJNEWS

CHEF CONCEIÇÃO NERONI conceicaoneroni@hotmail.com

CASSOLETTE DE FRUTOS DO MAR Ingredientes: 600 g de camarões VM / 1,2 kg de polvo graúdo / 700 g de lula GG / 2 unidades de alho poro / 2 dentes de alho / 150 ml de vinho branco / 300 ml de creme de leite / 100 g de tomate cereja / ¼ de molho de cebolette / 50 g de manteiga / 2 unidade de Anis estrelado / Sal e pimenta a gosto / 100 g sal grosso / 50 ml vinagre branco / 1 talho de tomilho Procedimento: Limpar o polvo e deixar no sal grosso por uma hora. Depois, cozinhar na água com vinagre e tomilho até ficar macio. Resfriar e cortar em cubo grande. Descascar os camarões, tirar as vísceras e reservar. Limpar a lula, cortar em rodela e reservar. Cortar o alho poro na metade e cortar bisado, depois, lavar na água. Descascar o alho e cortar pequeno. Refogar na manteiga o alho poro e alho, colocar o vinho branco, reduzir de 2 terço. Acrescentar o creme de leite e deixar ferver levemente. Acrescentar camarões, polvo, lula, anis estrelado e deixar cozinhar. Temperar com sal e pimenta. No final, colocar os tomates cereja cortados no meio e a cebolette em batom. Ricardo Bhering

boa qualidade

P

inga, caninha, branquinha ou simplesmente cachaça é uma bebida de grande importância cultural social e econômica para o Brasil, pois está relacionada diretamente ao início da colonização do país e à atividade açucareira. E quem gosta da cachaça... gosta mesmo! Para quem não sabe, as mais famosas cachaças são originadas da cidade de Salinas, no norte de Minas Gerais, ou seja, a cachaça é um produto genuinamente brasileiro. Em Rio das Ostras também é possível encontrar variados tipos de cachaça. Os preços variam de R$ 25 a R$ 600. Segundo o proprietário de uma cachaçaria da cidade, José Roberto Garcia, as melhores bebidas são as de alambique (de boa qualidade), que tem em média dois anos de envelhecimento. Ele explica que, depois de produzida, a bebida é armazenada em tonéis de madeira carvalho, bálsamo, umburana ou jequitibá. “A diferença do

Processo de envelhecimento da cachaça pode durar dois anos ou mais processo de destilação está na madeira, onde fica descansando. Já as cachaças industrializadas saem direto para engarrafamento. Minas é a região que tem mais alambiques, mas

no Rio Grande do Sul também existe muitas cachaças de qualidade”, comenta. Ainda de acordo com José Roberto, também existe a linha de cachaças compostas

com melado, banana, cravo e canela, entre outros produtos. Esse tipo de cachaça tem teor alcoólico menor que as outras. Muita gente tem dúvidas em relação à cachaça mais clara (a branquinha) e a cachaça de cor mais amarelada. Segundo José Roberto, a cachaça branca não tem o sabor da madeira como as de alambique. A bebida geralmente fica descansando apenas seis meses em tonéis de aço. “Existem mais de mil tipos de cachaça no mercado e cerca de 600 são legalizadas. No caso das cachaças de alambique, quanto mais nova a madeira, mais amarela fica. São as chamadas cachaças artesanais”, conclui.

HAVANA - CACHAÇA DA BOA Uma das cachaças mais famosas do mundo é a Havana – Anísio Santiago. Produzida desde a década de 1940, ela é considerada por muitos a melhor pelo seu padrão de qualidade e escassez de sua oferta no mercado. A cachaça fez tanto sucesso que se tornou produto mitológico. Quem tem uma garrafa guarda como se fosse um tesouro. É uma cachaça rara no mercado. Em 2001, Anísio Santiago soube que não poderia mais usar a marca Havana, pois em cuba tinha uma bebida de mesmo nome. Depois da cassação da marca Havana, a cachaça passou a ser rotulada com o nome Anísio Santiago (morto em 2002). Hoje a Havana é muito difícil de encontrar. Na cachaçaria de José Roberto só tem uma garrafa dela, que custa R$ 555. Já a Anisio Santiago tem o custo de R$ 275.


BELEZA

Yoga

28 de setembro a 04 de outubro de 2012

17

Fotos: Gilismar Correa

para boa forma e bem-estar

Além do equilíbrio do corpo, prática também pode auxiliar na perda de peso

M

da para diminuir o estresse, o Yoga, por exemplo, é a união do corpo, mente e espírito, mas também pode ser uma alternativa para quem deseja perder alguns quilinhos e manter uma boa forma física. De acordo com a professora de yoga, Mariana Confort, de Rio das Ostras, a sua prática ajuda a controlar a ansiedade de comer. A técnica é composta por exercícios físicos, respiratórios, de postura, relaxamento e meditação, que tendem a melhorar a capacidade de concentração e promovem a saúde corpórea como um todo. “O Yoga também é um bom exercício para manter a forma. Além de trabalhar o físico, ajuda a pessoa a controlar os desejos de comer tudo que engorda e manter uma dieta para YOGA EM CASA que possa emagrecer. Mas, a prática vai de Para quem quer manter acordo com a um abdômen mais firme e bonito, Mariana dá uma dica de exercício para a muscapacidade culatura do abdômen: usando um pequeno tapete, física da a pessoa deve ficar sentada e com a coluna ereta, pernas pessoa. flexionadas e braços esticados. Tirar os pés do solo e fazer quaT e m tro respirações, mantendo o abdômen contraído. O exercício pode ser que resrepetido três vezes. peitar os

Valor do anúncio: R$ 400,00

uitos homens e mulheres gostam e querem um corpo bonito e saudável, mas poucas pessoas gostam de se submeter a exercícios e treinamentos pesados. Mesmo sendo mais procura-

Valor do anúncio: R$ 400,00

RJNEWS

limites de cada um. Para quem não pode fazer diariamente, o ideal são três sessões por semana”, ressalta. Apesar da maioria das pessoas procurarem a atividade por conta do estresse, a professora diz que os efeitos do yoga no corpo são muitos, como o desenvolvimento da musculatura dos braços e das pernas e abdômen, aperfeiçoamento da postura, respiração, entre outros. “As posturas físicas trabalham a musculatura e o alongamento mantém o corpo mais equilibrado, firme e torneado. Dependendo da quantidade de sessões que a pessoa fizer, tem um resultado melhor. E o relaxamento no final ajuda a relaxar. Com tudo isso, a pessoa se sente muito bem e fica mais bonita, mais leve. O yoga é um encontro consigo mesmo”, acrescenta Mariana. Com exercícios adaptados e com mais segurança, o yoga é uma ótima prática para as mulheres grávidas e, também, contribui para manter a forma após o parto. Segundo Mariana, o yoga ajuda a reestabelecer o corpo, que detém muito líquido durante a gestação. “Tudo tem que ser feito de acordo com orientação médica, mas, geralmente, o yoga já pode ser praticada três meses após o parto”, completa.


18

28 de setembro a 04 de outubro de 2012

SAÚDE

RJNEWS

Grupo quer disseminar informações sobre a psoríase e diminuir preconceito

Divulgação

»Uma palestra será realizada para auxiliar o trabalho de divulgação

U

m grupo de amigos e portadores da psoríase, doença que se manifesta como a descamação, manchas e lesões na pele, organiza uma palestra para disseminar informações sobre este problema, que atinge homens e mulheres, principalmente, entre 20 e 40 anos. A ação vai acontecer no dia 20 de outubro, no Rio das Ostras Futebol Clube, às 9h, e será realizada pela Associação dos Amigos e Portadores de Psoríase do Estado do Rio de Janeiro (Psorierj). Atualmente, são mais de cinco milhões de pessoas portadoras de psoríase

no Brasil e 125 milhões em todo o mundo. A intenção dos organizadores, a princípio, é levar informação e diminuir o preconceito sofrido pelos psoríaticos, como são chamados os portadores da doença. Em seguida, eles querem trazer outros tratamentos com menos efeitos colaterais oferecidos, atualmente, na cidade do Rio de Janeiro. Em Rio das Ostras, eles só encontram o tratamento à base de corticóides. De acordo com um dos incentivadores, Eduardo Porto, é preciso mostrar que a psoríase não é uma doença contagiosa. “Ninguém pega a doença por estar próximo de quem a tem. É por meio da informação que vamos conseguir acabar com este pensamento e isso vai melhorar bastante a autoestima deles”.

Portadores da doença se escondem devido ao preconceito de outras pessoas

PRECONCEITO É O PIOR PROBLEMA “Descobri a doença com 15 anos, quando fui fazer um exame admissional para trabalhar em um hospital de Macaé. Fiquei em segundo lugar na prova prática, mas, quando fui examinado e descobriram a doença, não me deixaram trabalhar. Pensei em entrar na Justiça, mas não fui adiante. Na época, queria me matar. Já sofri preconceito dos próprios colegas de trabalho da área da saúde. Passei por uma situação em que um deles me cumprimentou, em seguida, lavou a mão com álcool”, disse o socorrista de ambulância de resgate, Jeferson Porto.

TRATAMENTO CARO A técnica em enfermagem, Fabiola Dantasm, controla a doença por meio de vacinas. Cada uma custa R$ 180 e a pomada R$ 7 e só duram um mês. Mas todo esse trabalho é feito no Rio de Janeiro, o que deixa mais caro ainda amenizar a doença. São custos que, na maioria das vezes, não são cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Por isso, muitas pessoas desistem”, enfatiza. O tratamento com raios UVB foi a alternativa encontrada pela técnica de enfermagem, Ana Paula. “É menos doloroso e apresenta bons resultados. É uma maneira de evitar inchaços e problemas de estômago, fígado e até mesmo intestino, causados pelos efeitos colaterais do corticóide”. Ela contou que já houve épocas em que necessitou de uma pomada de apenas 15 gramas, que custava R$ 95. Ela não paga o deslocamento, pois conseguiu que o transporte fosse feito pela prefeitura.


RJNEWS

TECNOLOGIA

Falha na plataforma Java torna 1 bilhão de computadores vulneráveis

» Descoberta foi feita pela firma Security Explorations

U

ma brecha de segurança do programa Java permite que pessoas mal-intencionadas instalem código malicioso, como vírus, em praticamente todos os computadores Mac e Windows em que o software está instalado em cerca de 1 bilhão de máquinas. Têm a falha as versões Java 5, Java 6 e Java 7. Todas as versões do Windows estão sujeitas à brecha, assim como computadores com o sistema da Apple OS X 10.6 (Snow Leopard) ou mais novo. A descoberta foi feita pela firma polonesa de antivírus Security Explorations e inicialmente divulgada pelo site “Computerworld” nesta quarta (26). A Oracle, dona do Java, disse à empresa de segurança que eliminará a falha em uma atualização (“update”) futura, mas não disse a data. Segundo o “Computerworld”, a próxima atualização trimestral do Java está marcada

para o dia 16 de outubro. Usuários do Java para celulares e tablets não estão expostos a esse erro. Por meio da brecha seria possível a instalação de programas como vírus para o roubo de informações privadas, incluindo números de cartão de crédito. O Java é uma plataforma utilizada para aplicações de segurança de bancos, por exemplo, funcionando como uma espécie de programa satélite do navegador. Também é empregado em jogos e outros tipos de interface (não confundir com a linguagem de desenvolvimento web Javascript). Tornou-se propriedade da Oracle quando esta adquiriu a empresa que o fornecia, a S u n Microsystems, em 2009.

28 de setembro a 04 de outubro de 2012

19

Digital News vpecly@gmail.com

VINÍCIUS MARINI

O NOVO ULTRAPASSADO

É uma verdadeira correria. Quando você acha que tem o melhor equipamento, o mais rápido, o último lançamento, ele já está ultrapassado. Antes, era só o seu computador de mesa, mas, agora, temos celulares, ultrabooks, smartphones, tablets, e vários outros brinquedinhos tecnológicos. Vamos ver, por exemplo, a evolução do Iphone. Desde o seu lançamento em 2007, em 5 anos foram 5 versões. Ganhou 3G, GPS, novo design, câmera melhor, armazenamento maior, flash para fotos, microfones externos, tela maior, mais velocidade, maior resolução, etc. E nenhuma dessas melhorias fez o Iphone evoluir. O Iphone em si é que foi a grande evolução. Poucos se lembram dos disquetes, discos Zips, CDs. E, em pouco tempo, DVDs, câmeras digitais independentes, impressoras jato de tinta, telefones fixos, discos rígidos mecânicos, mouses, teclados, e até mesmo o próprio PC de mesa, como o conhecemos, serão coisas do passado. O consumismo e a necessidade de se atualizar movimentam o mercado e a economia. Mas, traz o ônus do lixo tecnologia. Onde vamos enfiar tantos computadores, impressoras e telefones ultrapassados. Reciclar seria a solução. Mas, uma coisa é certa. Enquanto você lia essa coluna, o seu equipamento de última geração já ficou ultrapassado.


20

MEIO AMBIENTE

28 de setembro a 04 de outubro de 2012

Consciência Limpa MAGDALENA PARAVIDINO

magdalena@vicel.com.br

DIA MUNDIAL PELA LIMPEZA DA ÁGUA E já passou mais um Dia da Água, agora da Limpeza da Água! O problema de contaminação das águas tem sido recorrente nas grandes cidades, e os maus exemplos continuam sujando os principais cartões postais das maiores cidades da região sudeste, como o Rio Tietê, a Baía de Guanabara, as lagoas da Pampulha e da Barra da Tijuca, todos ainda recebendo toneladas de lixo e dejetos todo mês. Visando a preservação do meio ambiente e de nossos recursos naturais, está claro que a limpeza de nossos rios, praias, lagoas e a baía de Guanabara não é uma tarefa exclusiva dos Governos Estadual e Municipal, e que depende também da mudança de atitude de todos nós. Precisamos contribuir já com a premissa: “a começar de mim”. Divulgação

Um exemplo de que ações em conjunto podem ser bem sucedidas é a despoluição do rio mais famoso de Londres, o Rio Tâmisa, como vimos recentemente nas Olimpíadas. Vejamos algumas ações possíveis e que estão ao nosso alcance: Sistema de captação de esgotos (Rio das Ostras e Macaé estão dando bons exemplos); controle dos dejetos industriais e domésticos; captação de água das chuvas; estações de tratamento; mais investimentos do poder público e da iniciativa privada. Naquelas ações que não dependem de exclusivamente de ações individuais, mas, coletivas, devemos exercer nosso direito de cidadania, cobrando das autoridades públicas e de nós mesmos e de nossas comunidades a execução dos programas voltados à preservação e educação ambiental dos nossos recursos naturais. Juntos, salvaremos o planeta!

www.blog.vicel.com.br

RJNEWS

Petrobras lança seleções públicas para projetos sociais e ambientais Agência Petrobras de Notícias

» Companhia investirá em dois anos R$ 247 milhões nas duas áreas

A

Petrobras lançou na terça-feira passada, dia 18, as Seleções Públicas do Programa Petrobras Ambiental (PPA) e do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania (PPD&C). A Companhia destinará, em dois anos, R$ 102 milhões para patrocínio a projetos ambientais e R$ 145 milhões para projetos sociais em todo o país, o maior investimento de todas as edições dos programas. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de novembro pelo site www.petrobras. com.br/pt/meio-ambiente-e-sociedade/selecoes-publicas. O diretor Corporativo e de Serviços da Petrobras, José Eduardo Dutra destacou a importância que a questão da responsabilidade social ganhou ao ser incluída no Planejamento Estratégico da Companhia, em 2004. Para Dutra, esses projetos são a ponte que liga a Petrobras e a população brasileira, a grande responsável pela existência da Companhia. “A Petrobras não é uma empresa que surgiu de uma oportunidade de negócios, e sim de uma ampla mobilização do povo brasileiro. A Petrobras tem procurado dar sua contribuição ao longo da sua história, intensificando e aperfeiçoando mecanismos que visem, não só a diminuir o impacto de suas atividades no meio ambiente, como também a transmitir para as novas gerações conhecimento e preocupação em relação a esses temas”, afirmou.

Inscrições para os programas podem ser feitas até o dia 18 de novembro O gerente Armando Tripodi reforçou o compromisso da Companhia com a sociedade brasileira e com o meio ambiente e os investimentos crescentes em seleções públicas. “Desde 2004, a Petrobras tem lançado as seleções públicas de projetos ambientais e

sociais e cada vez mais tem avançado com democracia, transparência e participação. Agora, anunciamos recursos na ordem de R$ 247 milhões para as duas áreas”. Para Tripodi, é preciso que os recursos cheguem aos lugares onde são mais necessários. “Todos preci-

sam desfrutar de oportunidades iguais para transformar suas vidas, em todos os locais do Brasil. O sucesso destes programas integra a contribuição da Petrobras para um projeto de um país mais justo e mais sustentável. É belo e gratificante ver o trabalho realizado”.

Siga a Vicel nas mídias sociais: Twitter: @Aguas_tratadas

UMA EMPRESA DA ZEN-RIO DAS OSTRAS

Visite-nos em www.vicel.com.br ou entre em contato pelo vicel@vicel.com.br

Facebook: Vicel Águas Tratadas Consciência Limpa Linkedin: Grupo Vicel


PETRÓLEO

RJNEWS

28 de setembro a 04 de outubro de 2012

Farol Barra do Furado vai gerar mais de 12 mil empregos Divulgação

» Empreendimento servirá como área estratégica para instalações offshore

21

Petróleo em Foco rpsmonteiro@gmail.com

RONALDO MONTEIRO

BIODIESEL, VALE E PETROBRAS: UMA PARCERIA SAUDÁVEL

O presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, fez uma visita, a convite do diretor global de Energia da Vale, João Coral, a uma planta de extração de óleo de palma desta empresa no município de Moju, no Pará. As duas companhias estudam a possibilidade de parceria para a produção de óleo de palma e biodiesel naquele Estado. A Petrobras Biocombustível também implementa uma usina de biodiesel no Pará. Vale e Petrobras assinaram, em abril deste ano, protocolo de Intenções que trata de projetos conjuntos em andamento nas áreas de termelétrica, gás e de biodiesel, além de logística. O protocolo tem como objetivo viabilizar estudos técnico-econômicos entre as empresas.

L

ocalizado entre os municípios de Campos dos Goytacazes e Quissamã, o Complexo Logístico e Industrial Farol Barra do Furado promete diversidade das atividades econômicas e atrairá várias empresas dos setores naval e de petróleo e gás. “O empreendimento viabilizará uma área de suporte logístico offshore”, disse o diretor da BR Offshore, Cristiano Greve, que apresentou o Porto durante a Rio Oil & Gas. A proximidade da Bacia de Campos será o atrativo para as companhias interessadas em expandir os negócios. Seis empresas já estão com insta-

Seis empresas já estão com instalações confirmadas no novo empreendimento lações confirmadas, dentre elas a BR Offshore. “Nossa empresa está investindo tanto em uma base offshore quanto em um estaleiro de manutenção, com a previsão de investimento de R$ 450 milhões. A nossa expectativa é gerar 800 empregos diretos na região”, contou Cristiano. O Complexo tem apoio do Governo do Estado do

Rio de Janeiro e do Governo Federal. O investimento total para instalação do empreendimento está previsto para, aproximadamente, um bilhão de reais. Um dos principais benefícios da construção do Estaleiro para a comunidade é a criação de 3500 empregos diretos e 9000 indiretos na obra de insta-

lação das empresas multinacionais. “A área, que hoje é uma pequena comunidade pesqueira, receberá um crescimento econômico”, ressaltou Cristiano. O empreendimento contará com o maior elevador de embarcações no Brasil, o shiplift. As obras do empreendimento já foram iniciadas.

PETROBRAS QUALIFICA MÃO DE OBRA (PROMINP)

A Presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, encerrou na última quinta-feira, dia 20, a Rio Oil & Gás no Riocentro (RJ). Ela ratificou os investimentos nas áreas navais e offshore através do Prominp (Programa Nacional de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo), que já qualificou 58.562 profissionais para o setor naval da indústria e tem previsão de qualificar mais 106.929 até 2020. Graça Foster reafirmou o compromisso da Petrobras no investimento de mão de obra qualificada.


22

28 de setembro a 04 de outubro de 2012

PETRÓLEO

RJNEWS

OSX usa recursos tecnológicos para apresentar UCN Açu Fotos: Divulgação

» Maquete em alto relevo apresenta áreas do estaleiro

C

om recursos tecnológicos, a OSX, provedora de soluções integradas para a indústria naval e offshore, apresentou em grande estilo, durante a Rio Oil & Gas Expo and Conference, a Unidade de Construção Naval (UCN) Açu. Uma maquete de cristal, em alto relevo, exibiu áreas do estaleiro com conteúdo digital detalhando o processo e os diferenciais do empreendimento.

A proposta é construir unidades marítimas com alto valor agregado

Roberto Tomiyoshi - gerente geral de SMS

O empreendimento é considerado o maior estaleiro

das Américas, a UCN Açu fica dentro do Complexo Industrial do Superporto do Açu, em São João da Barra, norte fluminense do Estado do Rio de Janeiro, e está atraindo muitas empresas. “A proposta é construir unidades marítimas com alto valor agregado”,

disse o gerente geral de SMS, Roberto Tomiyoshi. A UCN Açu vai trazer benefícios tanto para as empresas que estão se instalando quanto para comunidade. “A proximidade da Bacia de Campos favorece pela localização privilegiada com o se-

Conclusão definitiva da obra está prevista para o 2º semestre de 2014 tor empresarial e a geração de emprego e renda que são fatores que contribuem para melhorar a vida da comunidade”, contou o gerente comercial, Rodrigo Maciel. As obras já foram inicia-

das e estão a pleno vapor. “A previsão é que no primeiro trimestre do ano que vem já tenhamos obras contratadas. O enfoque, agora, é na formação e contratação de mão de obra para essa primeira

operação”, ressaltou Roberto. Apesar das operações de algumas seções estarem previstas para o primeiro trimestre de 2013, a conclusão definitiva da obra será para o 2º trimestre de 2014.


CULTURA

RJNEWS

Elke Maravilha participou da Parada Gay de Rio das Ostras

» Atriz da Rede Record, Alexia Garcia, também prestigiou o evento Erick Brandão/RJNEWS

O caminho não é esse. As leis foram feitas para serem burladas. O importante é que os pais eduquem os seus filhos mostrando que existe a diferença e pessoas diferentes

O

pedido de respeito para gays, lésbicas, simpatizantes, bissexuais e transexuais ganhou um reforço no último domingo, dia 23, em Rio das Ostras, com as presenças das atrizes Elke

Maravilha e Alexia Garcia (Rede Record). As duas participaram da 6º Parada do Orgulho Gay da cidade, que começou às 16h, em frente ao Polo da Universidade Federal Fluminense (UFF), e terminou por volta das 22h. Antes de ir para o evento, Elke Maravilha

recebeu a reportagem do RJNEWS no hotel e falou sobre os avanços alcançados pelos gays, sua afinidade com o público, carreira e também sobre uma de suas paixões: o carnaval.

RJNEWS:

Quando come-

çou a sua participação em paradas gays e qual sua relação com este público?

ELKE

MARAVILHA: As primeiras que participei foram nos anos 70. Algumas com apenas dez pessoas. Na verdade, os gays sempre vieram até a mim. Primeiro foi na escola e, depois que virei artista, aumentou bastante o número da procura. Na época, era muito mais complicado ser gay. Ainda é, principalmente, porque as pessoas têm a audácia de “apedrejar” uma criação da mãe natureza. Temos que ver como algo normal. A natureza cria bichos gays e seres humanos gays. RJNEWS:

Hoje, existem muitas leis que criminalizam a homofobia. Este é o caminho para conseguir mais respeito?

28 de setembro a 04 de outubro de 2012

23

ELKE MARAVILHA: O ca- RJNEWS: minho não é esse. As leis foram feitas para serem burladas. O importante é que os pais eduquem os seus filhos mostrando que existe a diferença e pessoas diferentes.

Quais os próximos projetos profissionais?

ELKE MARAVILHA:

muitas vezes as paradas perdem o real objetivo, que é de pedir respeito, ganhando um caráter promíscuo. Você observa isso também?

Não costumo planejar. Tenho feito o espetáculo “Elke do sagrado ao profano”, que reúne dez músicas brasileiras e quatro estrangeiras. São canções que vão de Vila Lobos a Falcão. Temos ainda composições gregas, alemãs e argentinas. Para o futuro tenho alguns convites para o cinema.

ELKE MARAVILHA:

RJNEWS:

RJNEWS: Observamos que

Sim. Eu frequento diversas paradas em todo o Brasil e vejo coisas desnecessárias, como vejo também coisas interessantíssimas. Acredito que existe hora para tudo. E este momento é a hora de pedir e dar o respeito. É o momento de reivindicar.

RJNEWS: Já esteve em Rio das Ostras antes?

ELKE MARAVILHA:

Sim, mas parece que nem estive. As coisas aqui mudaram muito. A cidade cresceu. Antes era uma vila de pescadores.

Uma de suas paixões é o carnaval. Qual é a expectativa para ser homenageada por mais uma escola?

ELKE MARAVILHA: Já fui

tema de uma escola do Rio de Janeiro que se chama Unidos do Cabral. No ano passado, fui homenageada pela escola Feliz Esperança, em Juiz de Fora, Minas Gerais. E em 2013, é a vez da Novo Milênio. Todas têm desenvolvido o tema super bem. Gosto de cultura popular e acredito que isso faz um grande país, culturalmente.


24

CULTURA

28 de setembro a 04 de outubro de 2012

Ana Chaffin

RJNEWS Divulgação

Dicas Culturais CRIS RÉGIS

cristianeregis@globo.com

FEIJÃO PRA TODO MUNDO!

NESTE FIM DE SEMANA TEM!

O projeto a MÚSICA DA CIDADE estará firme e forte acontecendo na LAGOA DO IRIRY amanhã, às 14h. As atrações da tarde são: AZUL DJ, CARIOBACANAS, FORÇA VIVA RIDDIM e INDIC BLUE!

DOAÇÕES

Comitê Finaceiro RJ para Vereador PHS Rio das Ostras - CNPJ 15.861.209/0001-17 - Valor: R$ 400,00

Até o dia 12 de outubro, o Shopping Macaé Plaza estará recebendo doações de brinquedos. Ao fim da ação, os brinquedos doados serão distribuídos para crianças do Centro de Transformação Humana (CETH). Colabore e faça uma criança feliz com a sua atitude!

Exposição retrata a cidade de Macaé na década de 70

» Mostra de fotografias ficará aberta ao público até o dia 31 de outubro

U

ma Macaé que muitos não conheceram. Por meio da Coordenadoria Extraordinária Macaé 200 Anos, foi aberta na última sexta-feira, dia 21, a exposição Fotografias de Macaé dos anos 70, que mostra uma cidade bem diferente do que é hoje, com belos casarões, ruas tranquilas e praias quase desertas. São 37 fotografias tiradas pelo macaense Luiz Claúdio Bittencourt, conhecido como Dunga, que registrou o município nos últimos cinco anos da década de 70 e o início dos anos 80. A mostra está aberta ao público até o dia 31 de outubro, na sede da Coordenadoria, que fica no antigo clube Ypiranga.

De acordo com o coordenador da Macaé 200 anos, Ely Perón, a função da coordenadoria é recuperar a memória do município. Ele explica que, como é macaense e conhece diversas pessoas que trabalham com fotografia e documentação histórica, a coordenadoria resolveu fazer um registro ao público de vários lugares da cidade antes de Macaé se tornar a grande cidade do petróleo. “Resolvemos fazer essa mostra porque muita gente não conheceu Macaé nessa época. Essa exposição é para que as pessoas vejam como era a cidade, o seu desenvolvimento e o caminho que ela está tomando”, destaca. Segundo Péron, apesar do trabalho do fotógrafo Dunga já ter sido divulgado, nunca foi feita uma exposição que retratasse realmente a importância das imagens registradas por ele. Entre os 37 registros históricos da cidade de Macaé,

estão os famosos trampolins da Praia de Imbetiba, a Praia dos Cavaleiros, ainda coberta por restinga, o casarão Bolo de Noiva na Avenida Rui Barbosa, entre outros patrimônios. “Todo o material do Dunga recebeu o tratamento necessário para que fossem feitas as ampliações com boa qualidade. É importante tanto para quem vive quanto para quem só trabalha na cidade conhecer as mudanças que ocorreram em Macaé nas últimas décadas, resgatar essa memória. Tenho certeza que muita gente vai gostar do resultado”, comenta Perón. Toda a obra do fotógrafo Luis Cláudio Bittencourt desta exposição é dedicada ao seu professor e amigo Antônio Alvarez Parada, que dedicou parte de sua vida ao registro da história de Macaé. O público poderá conferir essa história até o dia 31 de outubro, das 13h às 20h.

CNPJ do Candidato: 16.148.545/0001-80 - Valor: R$ 250,00

Nesta sexta começa um dos eventos mais esperados por todos e, principalmente, pelos moradores da área rural, a 8ª Festa da Colheita, conhecida por “Festa do Feijão” com muitas atrações para você se divertir para valer! Sexta, às 18h – Missa, às 20h – escolha da Rainha da Colheita, às 21h - show de Humor com “Adamastor Pitágoras” e, às 23h – show com “Thais Macedo”. No sábado, às12h – show com “Almir Galvão”, às 21h – show com “Caju e Castanha” e, 23h – show com “Neguinho da Beija Flor”. No domingo, às 12h – show com “Trio Baião Lunar”, 14h - Premiação do Gado leiteiro, 15h - Premiação do Trilhão, 16h – Leilão e, 20h30 – Show com “Glauco Zulo”. Pra fechar a festa tem, às 21h – Show Gospel com “Régis Danese”.


SOCIAL

RJNEWS

28 de setembro a 04 de outubro de 2012 Erick Brandão

Erick

Brandão You Move

A inauguração da You Move (21), em Rio das Ostras deu uma sacudida na sociedade, além de arrematar gente bonita. Numa das ruas mais movimentadas da cidade (Av. Amazonas), o pessoal da You Move conseguiu arrastar uma boa parcela de VIP’s e apresentar, um coquetel memorável. Felipe Gitler (o dono) era só sorrisos... Quem foi adorou, mas quem não teve o privilégio... basta aparecer por lá e conhecer as instalações. Gilismar Correa/RJNEWS

A estrela... Elke Maravilha e a atriz, Alexia Garcia (de Vidas em Jogo), na 6ª Parada LGBT, de Rio das Ostras

Ferveção

A atriz, de Vidas em Jogo, Alexia Garcia soube aproveitar bem a sua estadia, em Rio das Ostras. Vinda para ser, junto com Elke Grunnup, a incrível Elke Maravilha, madrinha da 6ª Parada LGBT de Rio das Ostras... ela conheceu a OX Club considerada por muitos VIP’s, a melhor boate da cidade. Recebida pelo promoter, Rodrigo Martins, o gerente Daniel Simon e o diretor Fernando Hipólito, a bela curtiu por algumas horas o som eletrônico, que estava rolando na casa. Sucesso!

Rafael Escovedo

Carol dos Santos (em sua rede social)

Parada Gay 2012

A cantora Mabellie Marques foi ovacionada, em sua apresentação “a la Beyonce”. Jonathan Craveiro, produtor do evento ficou emocionado com a presença de Elke Maravilha... que falou com a multidão e agradeceu a presença de todos. PH de Araújo (um dos criadores do evento) em sua fala... deixou claro que o respeito ao próximo deveria ser o ponto alto e que travestis não deveriam mostrar os seios, pois assim estariam desrespeitando os demais e assim fugindo ao real intuito da Parada, que é lutar pelos direitos LGBT’s (foi aplaudidíssimo).

Finalmente... (será?)

A Prefeitura de Rio das Ostras está anunciando, o término das obras de revitalização da orla do Bosque. A obra foi orçada em 3,5 milhões e atingi uma área de 2 km; E apesar do anúncio... ainda não foi finalizada. Esperamos que os resultados, no mínimo... sejam bons. Pois Costazul tem um projeto de quiosque; o Centro, outro e sabe-se lá o que vem por ai... PS: Espero que todas as famílias que ficaram, sem o seu meio de sustento, consigam o mais rápido possível... voltar a ter sua dignidade, de ser humano.

» RÁPIDAS

• Sempre reservada e extremamente desejada... a ex-miss Rio das Ostras, Carla Cheffer está ensaiando um namoro. Segundo fiquei sabendo... o sortudo está passando por um momento... digamos, probatório. • Depois da Casa & Video... agora abriu uma loja da Americanas, em Rio das Ostras. É o progresso... • Cláudia Ladeira, Ginaldo de Souza, Annayza Brandão, PC Trindade (leia-se: OstrasTur Viagens e Turismo), entre outros poucos VIP’s... participaram de um jantar, com Elke Maravilha, no Restaurante Casa da Praia. • A jornalista Roberta Vitorino mudou seu “status” de “solteira”, para “em um relacionamento sério”. Que seja feliz!!! • De bem com a vida e sempre gentil... Elke Maravilha tirou fotos com todos os funcionários, do Vilarejo Praia Hotel (onde ficou hospedada e prometeu voltar). • Nossa! Tem candidato em Rio das Ostras, com 73% de aprovação, do povo. Sinal verde, para a liderança e bom governo. • Thaís Macedo, Neguinho da Beija Flor e Glauco Zulo são algumas das atrações da Festa da Colheita (28/09 a 01/10), em Rio das Ostras. • Elke Maravilha prometeu “ficar” com um dos guardas municipais (da Força Tática)... na próxima encarnação (risos). Ela adorou o carinho, com o qual foi tratada por eles. • O ônibus da “Menina Fantástica”, da Globo esteve em Rio das Ostras... resta saber se alguma menina será selecionada, para as próximas etapas do concurso. • Hoje (28) acontece o 1º Show de Talentos Gospel, no Colégio América Abdalla, às 19h. • Ninguém merece propaganda de candidatos, nas redes sociais. Afff! • Quem aniversariou esta semana foi Roger Vilela. Parabéns! • “Liga o Bluetooth aee, quero te mandar vergonha na cara. Hehehe.”

25

E Rio das Ostras ferveu ao som do eletrônico da DJ Nanda Machado. Foram 2 trios e muita alegria. O evento contou com a presença de várias drags, pessoas da sociedade, crianças, terceira idade e muito mais. O evento contou com as presenças especiais, de Elke Maravilha e da atriz Alexia Garcia, da novela Vidas em Jogo (Record).

Vip’s na Noite

Lucas Elias Gitler (Dir. Com), Leonor Maman (Dir. MamanGroup), Ariadne Tabosa (Ger. Geral), Elaine Souza (Supervisora) e o franqueado, Felipe Gitler, na inauguração da You Move

Casório

Corre a notícia, que o organizador da Parada do Orgulho LGBT de Rio das Ostras, Jonathan Craveiro já providencia detalhes, para oficializar sua parceria com Armando Astine. Segundo publicado, na rede social de um deles, o dia escolhido foi 13 de março. Alexia Garcia curtindo a boate OX Club, em Rio das Ostras

Parada Gay 2012 (...)

A ferveção começou às 13h e somente às 15/16h começou a caminhar em direção, a Lagoa do Iriri. O pessoal do Turismo, Guarda Municipal e a Força Tática foram elogiadíssimos por Elke Maravilha. Eles fizeram a escolta do carro que a levou para o evento; e próximo do fim... fizeram um grande círculo humano, para que ela pudesse sair; tal foi o sucesso de sua presença, no evento. A multidão dançou e curtiu, até às 22h, do último domingo. Sucesso! Alexia Garcia e Elke Maravilha, com o pessoal da Força Tática, em Rio das Ostras

erickbrandao@jornalrjnews.com.br

Quem o amor entre os seres... supere o preconceito!

Erick Brandão


26

28 de setembro a 04 de outubro de 2012

Copa Rider F7 Os jogos da final da Copa Rider F7 acontecerão neste domingo, dia 30, na Arena Sport Rio. O primeiro jogo será entre as equipes Unamar x Central, que decidirá quem ficará na terceira colocação. Já a grande decisão será entre Sporting x 5 de maio. A programação das finais começa ao meio dia com a exibição da escola de base do Flamengo. O jogo do terceiro lugar começa às 13h. Em seguida tem a partida de exibição entre os times Projeto Bola Dez e Jovem Esperança. Às 15h começa a partida entre Sporting x 5 de maio. O grupo de pagode Juntos de Novo se apresenta na festa de confraternização. A Copa Rider F7 teve a participação de 16 equipes. A competição começou no dia 4 de agosto e os jogos são transmitidos ao vivo pela HDATV no site www.hdatv. com.br. Colaborou nesta matéria Maiquel Gaúcho.

Macaé enfrenta Brasiliense fora de casa O próximo desafio do Macaé Esporte será contra o Brasiliense, no Distrito Federal, no sábado, dia 29. Na partida do primeiro turno, realizada no dia 28 de julho, o Macaé empatou com o placar de 2 X 2. Na tabela, o Alvianil Praiano está na segunda colocação com 22 pontos, mesma pontuação do Duque de Caxias, que leva vantagem no número de vitórias. Já o Brasiliense é apenas o sétimo colocado com 17 pontos. Mas, quem pensa que o jogo será fácil, está enganado. Com uma das melhores campanhas no returno, onde já somou mais pontos do que em todas as nove partidas do primeiro turno, o Brasiliense vem chamando a atenção dos seus rivais no Grupo B.

ESPORTES Judocas de Rio das Ostras intensificam treinos para o Campeonato Brasileiro

RJNEWS

Gilismar Correa/RJNEWS

» Cinco atletas foram classificados depois de seletiva no Rio

D

e olho nas melhores posições do Campeonato Brasileiro de Judô, os atletas de Rio das Ostras intensificaram os treinos. São duas horas e meia de preparação tática e técnica e mais uma hora de exercícios físicos. O evento vai acontecer no dia 26 de novembro, em Florianópolis. Os competidores possuem idade entre 11 e 15 anos e vão disputar as categorias sub 13,15 e 17. Cinco esportistas conseguiram a classificação durante a seletiva que aconteceu no último dia 15, no Rio de Janeiro. Os outros três vão disputar a repescagem no dia 21 de outubro. Mesmo sem ter a equipe fechada,

dois vices e três terceiras posições. Já na etapa Sudeste, que aconteceu no primeiro semestre deste ano, eles trouxeram para casa três primeiros lugares, um vice e um terceiro.

Escola social

Treinos táticos e técnicos chegam a durar mais de duas horas por dia os treinos foram intensificados, pensando na competição nacional. “Esperamos boas posições, como aconteceu no ano passado, mas sabemos que o nível é muito alto e exige muita disciplina e, principalmente, um bom condicionamento físico”, disse o técnico, Alex Rei, ao relatar que alguns chegam a disputar até seis lutas em um único dia.

Outra preocupação dos atletas é com o peso. Segundo Alex, é importante que eles mantenham o mesmo peso da classificação. “Precisamos nos preocupar até com este ponto, caso contrário eles serão desclassificados”, ressaltou. No Campeonato Brasileiro do ano passado, a equipe de Rio das Ostras conseguiu um primeiro lugar,

Desde o início do mês, começou a funcionar em Rio das Ostras a escolinha de judô. A estrutura foi montada com a ajuda de patrocinadores. O local vai atender o máximo de esportistas possível. ”É um esporte que ensina muito para a vida competitiva que temos, além de proporcionar muita disciplina”, diz técnico. Podem se inscrever atletas de cinco a 23 anos. Estes devem levar uma foto 3x4, atestado médico e os xerox da certidão de nascimento e comprovante escolar. As inscrições podem ser feitas na Avenida Gov. Roberto Silveira, 137, casa A, Costazul.


28 de setembro a 04 de outubro de 2012

RJNEWS

Classificados

COMO ANUNCIAR?

Imóveis VENDA Vendo: Lindo Apart. – Parque das Flores – 2 qtos, sala, copo/coz., banh, vaga p/ carro. Lazer completo. Por R$ 100 mil. Acc ofertas. (22) 9800-3110 / 9856-4151. ____________________ Excelente Oportunidade Passo Ponto Comercial – Restaurante – No Centro de Rio das Ostras. Área total de 500 m² - Contrato 5 anos – Aluguel barato. (22) 9930-3335 ____________________ Vendo: Casa Linear – Ex. Bosque – 2 qtos (1 suite), varandas, churrasqueira, garag. p 3 carros. Próx. a praia e mercado. Entrada de R$ 110 mil + 95 mil pela CEF. (22) 9804-4594 _____________________ LOTEAMENTO!! Terrenos Planos 360 m². Linda área arborizada! Próx. à Rodovia e todo comercio. Lagoa artificial em frente. Exc. Localização. Financiamento Próprio – s/ burocracia. Peq. Sinal – Prestações

Anuncie no jornal mais lido e com melhor resultado da Região da Costa do Sol

Pessoalmente:

Escritório Comercial Rua Guanabara, 70, loja 4 Extensão do Bosque - Rio das Ostras De 9h às 17h (segunta à sexta) De 8h às 12h (sábado) Vendo: Recreio- casa Duplex 2 e 3 quartos. Por R$ a partir de 190 milRef. 2016 - Ivana Nunes (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Recreio- Triplex -3 quartos (2 suítes)hidromassagem- terraço com vista p/ o mar - Extensão Serra MarApto 2 quartos à partir de R$112 mil – Ref. 1059- Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Enseada das Gaivotas Residencial Blue Coast - Apto Cobertura 2 quartos com móveis modulados- cocktop- coifaR$ 180 mil – Ref. 1069Ivana Nunes - (22) 78151427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Village- Duplex 2 quartos( 1 suíte)- Próximo à pista- R$ 200 mil- Ref. 1006- Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Village - Duplex 2 suítes- R$ 190 mil- Ref. 1083- Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Village - Duplex 2 suítes -frente R$175 mil fundos R$ 180 mil – Ref. 2000- Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Novo Rio das Ostras- 3 quartos (2 suítes- 1 master)- 135 m2- R$ 350 mil- Ref. 2002- Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Casa – São Gonçalo - JARDIM CATARINA (Novo) na rua principal (05 min. de Guaxindiba e 15 min. da Refinaria de Itaboraí) 2 qtos., sl, coz., banh., área de serv., varanda. Todas colonial e piso frio. C/ 1 galpão de 140 m² c/ 2 banheiros e 2 escritórios. c/ ESCRITURA. Por R$ 280 mil. (22) 9221-5648 / 9994-7184. _____________________ GUARAPARI- Praia do Morro – Vendo: Apartamento, 4 quartos, sendo um suite e outro reversível, sala, cozinha, copa, banheiro social e de empregada, área de serviço e uma varanda. Uma vaga fixa na garagem. Por R$ 250 mil. Informações (22) 9236-6036

ALUGUEL

_____________________ Alugo: Loja Comercial. Rua Washington Viana, 115 – Centro – Próx. ao

Supermercado Princesa. (22) 9952-2113 / 9989-8057. _____________________ Alugo Loja Comercial 90mtrs² - Liberdade em frente ao fut. Clube Rio das Ostras, ao lado da Decor Brum, Esp. amplo Tel.: (22) 9912-6992. _____________________ Alugo: Kitinet - Cid. Praiana , pessoas de fino trato. Por R$ 450,00 dep. 2 meses, Tel.: (22)9201-7040. Tratar com: Marli

AULAS PARTICULARES DE INGLÊS EM DOMICÍLIO. *Básico *Intermediário *Avançado. Preços a combinar. (22) 9899-6954 Raul _____________________ Vendo: Máquina de escrever – Ollivett 35 lettera. Por R$ 130,00. Ótimo estado e c/ mala. (22) 9900-4149 _____________________ Dedetização e Limpeza de CAIXA D’AGUAS e CISTERNAS. (22) 9910-0909 / 9283-6379 _____________________ AULAS DE CANTO *Violão, *Músicas clássicas e *Músicas pop. (22) 2777-5597 Gernot Kogler _____________________ EMPREITEIRA Construção, reforma, manutenção Industrial, pavimentação, drenagem, hidráulica e elétrica. (22) 9841-4732 / www.gessari. com.br _____________________ AULAS DE REFORÇO DE TRÂNSITO Aulas particulares para alunos habilitados, ministradas no veículo do aluno. Sem prova, sem pressão, só prática. Marque sua hora. (22) 9869-7513 e-mail: rag.gim@ hotmail. com – MARCELO (Instrutor credenciado) _____________________ MR Comercio Trabalh. com toda linha de produt. de limpeza . Av Novo Rio das Ostras

814 –Tel. (22)27721870 ID 83*63784 Cristiane Regis msn: cristianeregis@globo.com _____________________ Aluga-se: Mesas e cadeiras de plástico e tampões. (22) 2760-4897 2760-4921. _____________________ Vendo equipamento para Locadora - Thiago (22) 7813-2424 ID (22) 965*258

Veículos

Jornal RJNEWS contrata: Repórter para Jornal (residindo em Macaé). Carteira assinada + benefícios. Salário a negociar. Enviar currículos para: rafaela @jornalrjnews.com.br _____________________ Programa Plataforma contrata: Repórter para TV, cinegrafista e editor de imagens. Carteira assinada + benefícios. Salário a negociar. Enviar currículos para: rafaela @jornalrjnews.com.br

à partir de R$ 259,00 mensais.(22)27774542/ 9723-4465 /9735-6611 / (22) 8104-6150 / ID 112*74799 _____________________ LOTEAMENTO!! Cidade Praiana - Terrenos planos 201 m². Junto ao comércio. Condução na porta. Exc. Localização – À vista – Só R$ 10 mil ou 5 mil + 2x de R$ 2.500,00 no cheque.(22)27774542/ 9723-4465 /9735-6611 / (22) 8104-6150 / ID 112*74799 ____________________ Vendo: Apart. – Mariléa c/2 qtos., sl., coz., suíte, closet, 1vaga. Por R$ 170 mil c/ 35 mil, entd., rest. A 80 metr. da Rov. Amaram Peixoto. ÚLTIMA UNIDADE!!! Tel: (22)9900-4149 _____________________ Vendo: Área – Califórnia/ Cantagalo – c/ 9.400m² plano. Por R$ 60 mil de entra + 30 parcelas de R$ 2mil.(22)9900-4149 _____________________ Vendo: Ótima casa! Centro - Bairro Liberdade, com varanda, garagem, churrasqueira, sala, 3 quartos (sendo 1 suíte), cozinha e lavanderia. R$ 180 mil. Aceito carro. José Luiz (22) 2771-9052/ 8826-6959/ 8815-7825 _____________________ Vendo: Enseada das Gaivotas - Duplex 2 quartos (2 suítes)- próxima a pista- R$ 210 mil –Ref. 1044- Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 ____________________ Vendo: RecreioDuplex Alto Padrão independente- 3 quartos ( 2 suítes)- piso porcelanatoChurrasqueira- R$405 mil- Ref. 1087- Ivana Nunes - (22) 78151427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Recreio- Duplex independente- 4 quartos( 1 suíte)- ampla área externachurrasqueira- espaço gourmet-piso porcelanatoR$ 450 mil –Ref. 1095Ivana Nunes - (22) 78151427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Recreio- Triplex - 3 quartos sendo 2 suítes c/ hidromassagem. Por R$ 350 mil – Ref. 1098 - Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Apartamento Recreio- quarto e sala com direito á cobertura. Garagem coberta. Por R$ 150 mil- Ref. 2014 - Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________

27

OBRIGATÓRIO: apresentação de CPF ou CNPJ

Serviços

Empregos

(22) 2764-2705 (22) 8805-5894

Vendo: Chevrolet Tracker 4X4 2008, completa, com ABS, airbag teto solar e tração com reduzida, 50.000 Km, SUPER NOVA.R$ 36.900,00. (22) 9246-8255 / 9937-1746 - Sergio _____________________ Vendo: C4 HATCH GLX MT 10/11. Preto. Placa LQZ-2968. Por R$ 38.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: C4 PALLAS GLX 10/11. Prata. Placa: LLH3731. Por R$ 41.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: FOCUS SEDAN L FC 08/09. Preto. Placa: MSN-8651. Por R$ 36.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: GM TRACKER 07/08. Prata.

Placa: LKK-6752. Por R$ 35.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: ZAFIRA EXPRESSION 08/09. Prata. Placa: MSP-3436. Por R$ 39.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: ACCORD EX V6 08/08. Preto. Placa: LSP-2519. Por R$ 70.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: CITY DX MT 12/12. Prata. Placa: KXH-5537. Por R$ 46.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: CITY EX AT 11/12. Prata. Placa: KVM-9287. Por R$ 56.900,01. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: CITY LX AT 10/10. Cinza. Placa: KYF-5078. Por R$ 44.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: CIVIC LXS MT 07/07. Preto. Placa: MRC-4659. Por R$ 37.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: CIVIC LXSC MT 09/10. Preto. Placa: MSU-0355. Por R$ 48.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: FIT EX AT 08/08. Preto. Placa: KWC-2974. Por R$ 32.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: FIT LX AT 11/12. Cinza. Placa: LPZ-7258. Por R$ 48.900. Honda Hayasa (22) 33218600.

Vendo: FIT LX MT 09/09. Cinza. Placa: KWH-3262. Por R$ 37.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: FIT LX MT 10/10. Cinza. Placa: LLD-9260. Por R$ 40.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: FIT LX MT 09/10. Preto. Placa: KXO-4583. Por R$ 39.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: FIT LX MT 09/09. Prata Glob. Placa: KQK-0994. Por R$ 38.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: FIT LX MT 09/09. Preto. Placa: MSQ-8291. Por R$ 37.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: FIT LX MT 09/10. Prata. Placa: KYL-2993. Por R$ 39.900 Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: I30 MT 09/10. Preto. Placa: KVE-8832. Por R$ 44.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: SPORTAGE LX MT 09/09. Prata. Placa: LKX-7977. Por R$ 46.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: 207 PASSION XR S 10/10. Cinza. Placa: KYK-5376. Por R$ 28.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: GOL C 07/08. Prata. Placa: KOR-2071. Por R$ 21.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _____________________ Vendo: POLO HATCH 09/09. Prata. Placa: LLA-1721. Por R$ 31.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600.


Jornal RJNEWS Edição 79  

Jornal RJNEWS Edição 79

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you