Issuu on Google+

Campanha de Multivacinação acontece neste sábado » Até o dia 24 de agosto, os responsáveis por crianças de até cinco anos deverão comparecer aos postos de saúde de sua cidade com a caderneta de vacinação para que o calendário vacinal seja atualizado de acordo com a necessidade de cada um. SAÚDE • PÁGINA 16

Galinha Pintadinha e Galo Carijó no teatro de Rio das Ostras CULTURA • PÁGINA 20

17 DE AGOSTO A 23 DE AGOSTO DE 2012 - ANO 2 - Nº 73

CIDADES Guarda faz operação para orientar ciclistas PÁGINA 3

R$ 0,50

Baixa oferta aumenta preço dos aluguéis na região » Quem procura imóveis para alugar em Rio das Ostras ou Macaé paga mais caro. O motivo é que existem poucos imóveis e a procura por eles é cada vez maior. Em alguns bairros de Macaé, o aumento chega a mais de 25%.

ECONOMIA • PÁGINA 13

ECONOMIA Pescadores compram diesel mais barato » Categoria ganhou direito de comprar óleo diesel a preço reduzido para as embarcações. • PÁGINA 12

GASTRONOMIA Comer com os olhos » Toque harmonioso faz a diferença na apresentação dos pratos. Os ingredientes são montados para aguçar o paladar. • PÁGINA 14

CIDADES Detran divulga nova tabela de taxas de reboque e diárias PÁGINA 4

Safra do feijão em Cantagalo teve queda de 47% » Produtores rurais de Cantagalo, em Rio das Ostras, estão insatisfeitos com a queda na safra deste ano. A colheita prevista era de 150 toneladas, mas não ultrapassará as 80 toneladas. O excesso de chuvas e a falta constante de uma orientação técnica são as principais causas da queda.

Pesquisa confirma as vantagens dos cursos técnicos » Recente pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) confirma que o diploma de ensino técnico já vale mais do que o de um curso superior. Em Rio das Ostras a demanda por este tipo de qualificação cresce a cada ano. O mais procurado é o curso de mecânico industrial. CIDADES • PÁGINA 9

CIDADES • PÁGINA 7

ELEIÇÕES 2012 Agenda eleitoral » Candidatos dão continuidade às campanhas. Confira a agenda deste final de semana. • PÁGINA 11

CIDADES Parada Gay em Macaé

» Evento terá show da Preta Gil no domingo, dia 19, na Passarela do Samba. • PÁGINA 8


2

CURTAS

17 de agosto a 23 de agosto de 2012

Concurso

RJNEWS

Vinte e cinco pessoas da rede municipal de ensino de Quissamã concluíram,

F

inalmente, a Fundação Trompowsky resolveu se posicionar sobre o 6º Concurso Público de Rio das Ostras. Embora a mensagem encaminhada por e-mail a todos os inscritos no processo não tenha nenhuma novidade, a Fundação informou que o concurso encontra-se temporariamente suspenso, em decorrência de uma liminar concedida pela 1ª vara da comarca de Rio das Ostras. Diz ainda que, a Fundação está diligenciando todas as medidas judiciais cabíveis, que apresentará a sua defesa e irá interpor, junto ao Tribunal de Justiça do Estado, o recurso processual pertinente, tendo por objetivo revogar a citada liminar, visando, dessa forma viabilizar a continuidade do concurso. E ainda afirma que prestará em seu site, todas as informações necessárias, oportunamente. Vamos esperar.

Horário Eleitoral

Balneabilidade

O TRE-RJ definiu as regras da transmissão de horário eleitoral gratuito na TV. Em Macaé, a transmissão ficará a cargo da afiliada da Rede Record, em Campos dos Goytacazes, que irá transmitir a propaganda dos candidatos a prefeito e vereador. Em Rio das Ostras, terá somente propaganda no rádio. As transmissões começam dia 21 e terminam dia quatro de outubro.

A água dos rios, cachoeiras e lagoas na região serrana de Macaé estão passando por testes de balneabilidade, feitos pela secretaria de Ambiente. É a primeira vez que a região recebe este tipo de análise. Na última quarta-feira, dia 15, foram feitas coletas de água no distrito do Sana.

Saque do PIS Trabalhadores que nasceram em julho já podem sacar recursos do Programa de Integração Social (PIS), relativos ao calendário 2012/2013. A liberação do dinheiro por meio de saque ocorre conforme o mês de nascimento. Quem nasceu em agosto poderá fazer o saque a partir do dia 22 deste mês. O dinheiro pode ser retirado em terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou agências do banco.

Programas no Youtube Os programas Plataforma e RJNEWS, da Rede RJNEWS de Comunicação, transmitidos pela Band às 9h45 e às 10h30, respectivamente, podem também ser acessados pelo canal do youtube (www. youtube.com/rederjnews). Os programas deixam os usuários ligados nas principais notícias da região da Costa do Sol e nas novidades sobre o setor de petróleo e Baixe o leitor de QRCODE e assista aos Programas RJNEWS e Plataforma gás. Assitam!

macaenews.com.br | riodasostrasnews.com.br

nesta quinta-feira, dia 16, o Curso Básico de Libras. O objetivo foi garantir a inclusão social das pessoas com deficiência auditiva e preparar futuros intérpretes da língua de sinais. Um novo curso de Libras está previsto para o mês de setembro.

COMEMORAÇÃO

IDEB Divulgação

A rede estadual de ensino do Rio de Janeiro subiu, em apenas um ano, 11 posições no ranking Ideb 2011 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), saindo da 26ª para a 15ª colocação no Ensino Médio.

Biblioteca Volante Inaugurada em Macaé a biblioteca volante, que atenderá todos os alunos da rede municipal de ensino. O ônibus-biblioteca é fruto da atuação de uma empresa de Macaé, que transformou a multa em projeto social. A biblioteca volante percorrerá todos os dias uma escola diferente.

Bons resultados

Bacia de Campos comemora 35 anos Responsável por mais de 80% da produção de petróleo no Brasil, a Bacia de Campos comemorou na última terça-feira, dia 14, 35 anos. Sua produção hoje corresponde a 1,7 milhão de barris de óleo e 28,5 milhões de metros cúbicos de gás por dia. A província petrolífera tem grande potencial e é de suma importância para a Petrobras e para a economia brasileira. A Bacia de Campos começou sua história de progresso com o início da produção em 13 de agosto de 1977, no Campo de Enchova. As perspectivas para o futuro são ainda mais animadoras. Com o Programa de Aumento da Eficiência Operacional da Bacia de Campos (Proef), a Companhia espera alcançar índices operacionais bastante expressivos.

O atleta de Rio das Ostras Israel Eduardo tem se destacado no Circuito Rio Matte Leão de Bodyborad. Ele venceu a primeira etapa, realizada em Ipanema e, no último final de semana, ganhou a segunda que foi realizada em Niterói. A competição reúne 126 atletas de cinco estados do país.

SOBE & DESCE Incentivo à pesquisa

Tomografia

Reclamações

Até o dia 25 de agosto, o serviço de tomografia computadorizada móvel da secretaria de Estado de Saúde (SES) ficará na Praça Washington Luis, no Centro de Macaé. Os moradores dos municípios de Quissamã, Carapebus, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu e Rio das Ostras também serão beneficiados, já que as secretarias municipais de Saúde poderão agendar as consultas para pacientes com prescrição médica.

Com dois meses de funcionamento, o Procon de Rio das Ostras recebeu mais de mil reclamações. Na lista das principais queixas estão as empresas de telefonia e energia elétrica, bancos e financeiras.

Os estudantes e moradores de Rocha Leão passaram a contar, desde a última semana, com mais um recurso de apoio à pesquisa. A biblioteca, localizada dentro do Museu Ferroviário, ganhou um computador e uma linha de internet. Outros dois computares chegarão em breve.

Trânsito complicado

Saque do FGTS Tramita pela Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3.334/2012 que garante o resgate do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ao funcionário que pedir demissão um ano depois do término do contrato de trabalho. O projeto ainda encontra-se em fase de análise. Atualmente, é possível resgatar o montante três anos após o fim do vínculo com a empresa, se o trabalhador não tiver conseguido outra oportunidade com carteira assinada.

Os pedestres têm encontrado dificuldades para atravessar a Rodovia Amaral Peixoto, próximo ao trevo do Jardim Campomar. Principalmente após às 18h, os veículos entram pela via sem respeitar a sinalização ou mesmo a mão de direção.

Instituto Macaé de Geração de Empregos e Rendas Ltda » CNPJ 04.536.054/0001-27 » Rua Guanabara, nº 70 - loja 4 - Extensão do Bosque - Rio das Ostras/RJ Tel.: (22) 2764-1012 » Tiragem: 35.000 exemplares » Circulação: Rio das Ostras, Macaé, Casimiro de Abreu, Barra de São João, Carapebus, Quissamã e Conceição de Macabú O RJNEWS se isenta de qualquer assunto discutido pelos colunistas, que não possuem vínculo empregatício com o jornal. Diretor Executivo: Luiz Claudio Coelho Vieira » Diretora de Redação e Comercial: Rafaela Azevedo - DRT: JP 1336 RN » Editora: Ludmila Azevedo Jornalistas: Camila Machado, Magno Lopes, Monique Gonçalves, Sabrina Salton, Verônica Côrtes » Fotografia: Gilismar Correa Projeto Gráfico e Diagramação: Alexandre Albuquerque » Ass. Jurídica: Dr. Hélio Márcio Porto » Revisora: Criscie Gabry Recepção: Juliellen Flausino» Assessor de Logística: Alexandre Fausto » Atendimento Comercial: Michelle Neto, Ronaldo Lima Comercial: (22) 2764-2705 / (22) 7811-1196 - ID: 12*127290 / (22) 7811-4921 » Contatos: contato@rjnews.com.br / contato@jornalrjnews.com.br

JORNAL PARCEIRO DA


CIDADES

RJNEWS

17 de agosto a 23 de agosto de 2012

3

Guarda Municipal faz operação para orientar ciclistas em calçadas » Dez guardas municipais estão envolvidos na operação

D

esde o dia seis de agosto, a Guarda Municipal de Rio das Ostras deu início a operação que visa a conscientização de ciclistas que andam de bicicleta pelas calçadas. Dez guardas municipais estão reforçando a fiscalização dando orientações aos ciclistas sobre o risco de conduzir a bicicleta nas calçadas, colocando em perigo os pedestres. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, a calçada é uma via específica para o pedestre e o ciclista que descumprir a legislação é passível de multa. Segundo o secretário de Ordem Pública e Controle Urbano de Rio das Ostras, coronel Sérgio Pinto, a operação não tem previsão para terminar. Os guardas

municipais estão atuando na Rodovia Amaral Peixoto, no período de 9h às 16h30, principalmente, no trecho entre as ruas Araruama e a Bangu, onde há grande movimentação de pessoas. Segundo coronel Pinto, os ciclistas que são vistos pedalando na calçada são abordados e orientados pelos guardas municipais. “O resultado está sendo positivo, pois a maioria tem aceitado as orientações. No momento em que o ciclista está empurrando a bicicleta na calçada ele é

Fotos: Divulgação

considerado pedestre e isso é o correto. O objetivo é continuar com a ação principal da Guarda mostrando a população o que pode e o que não pode ser feito”, destaca o secretário. Ainda de acordo com coronel Pinto, o artigo 255 do Código de Trânsito prevê multa e, às vezes, até apreensão do veículo. Mas ele diz que a secretaria optou em continuar o trabalho de orientação quantas vezes for necessário, porque a maioria dos ciclistas não conhece o Código de

Maioria dos ciclistas tem acatado as orientações dos guardas municipais Trânsito. “Não seria justo uma atitude tão radical, e é difícil implantar uma for-

ma de execução apropriada para isso. A Guarda Municipal é cidadã e o dever é

auxiliar as pessoas, evitando riscos maiores no trânsito”, acrescenta.


4

CIDADES Detran divulga nova tabela de taxas de reboque e diárias ◘

17 de agosto a 23 de agosto de 2012

RJNEWS

Maurício Rocha

» Novos valores valem para todo o Estado do Rio de Janeiro

O

Departamento de Trânsito (Detran) divulgou na última terça-feira, dia 14, a nova tabela para pagamento de taxas de reboque e diárias em depósito de veículos apreendidos não só na região metropolitana, mas em todo o Estado do Rio de Janeiro. Os reajustes variam de 51% a 127%. O motorista que tiver seu carro apreendido nas operações de fiscalização do Detran e da Operação Lei Seca deverá obter as guias de pagamento de reboque e diárias diretamente no site do departamento. De acordo com a assessoria de Imprensa do Detran, os boletos poderão ser pagos em espécie nas agências do Bradesco, pela internet ou no caixa eletrônico. Dessa forma, a liberação do veículo poderá ser feita até no mesmo dia, após constatação do paga-

Motoristas que tiveram carros apreendidos devem obter guias de pagamento no site do Detran; os boletos poderão ser pagos em espécie nas agências do Bradesco, pela internet ou no caixa eletrônico mento. Não sendo realizado o pagamento em espécie, o veículo somente será liberado após a confirmação do crédito bancário, sem que sejam cobradas as diárias sobre o tempo de espera correspondente. Já os procedimentos com relação ao IPVA e multas pendentes continuam os mesmos, podem ser quitados em qualquer banco. Para que

o veículo possa ser liberado no mesmo dia, os débitos devem ser quitados também em espécie numa agência do Bradesco. Sendo assim, o processo de liberação de veículos ganha em segurança e agilidade. As taxas aprovadas e regulamentadas pela Assembleia Legislativa foram fixadas assim:

Polícia Militar inicia operação contra pirataria

Valor: R$ 400,00

» Três pessoas foram presas e encaminhadas a delegacia Esta semana, a Polícia Militar deu início a uma operação de repressão a produtos piratas e contrabandeados em Rio das Ostras. Na última segunda-feira, dia 13, por volta das 18h, policiais da 3ª Cia de Rio das Ostras, sob o comando do tenente Julio, conseguiram apreender 2.500 Cd’s e Dvd’s na Rodovia Amaral Peixoto, em frente à loja Casa & Vídeo. O material foi encontrado em quatro bolsas de viagem. Três pessoas foram presas no local e encaminhadas a 128ª DP, onde o caso foi registrado. Segundo tenente Julio, a polícia tem recebido diversas reclamações sobre pirataria em vários pontos do centro da cidade, principalmente na rua Bangu e em frente a estabelecimen-

Na última segunda, foram apreendidos 2.500 Cd’s e Dvd’s tos comerciais situados na rodovia. Ele diz que também já entrou em contato com a secretaria de Fiscalização e Postura de Rio das Ostras (Confins) para que seja realizada uma operação conjunta. “As operações de repressão à pirataria vão continuar em toda a cidade. De duas a três equipes da Polícia Militar estarão checando as denúncias e batendo nos pontos, fazendo a apreensão de material”, informa o tenente.

TRÁFICO

Em Conceição de Ma-

cabu, um homem foi preso por tráfico de drogas na noite da última terça-feira, dia 14. A Polícia Militar chegou ao suspeito Wallace dos Santos Moreira, de 28 anos, através de uma denúncia anônima. O caso foi registrado na 122ª DP. De acordo com informações, a polícia encontrou o suspeito pilotando uma moto e ao ser abordado, foi encontrado com ele 10 papelotes de cocaína e uma trouxinha de maconha. Wallace foi encaminhado à delegacia do município e autuado por tráfico de entorpecente.


CIDADES

RJNEWS

17 de agosto a 23 de agosto de 2012

5

Greve da PF em Macaé não tem data para terminar

Fotos: Camila Machado/RJNEWS

Paralisação da Polícia Federal em Macaé chega ao décimo dia e reestruturação na tabela de salários é uma das reivindicações da categoria

» Sindicato apoia paralisação e reivindica aumento de salário

A

pós 10 dias de paralisação, a polícia federal de Macaé ainda continua com os atendimentos suspensos. A greve teve início na última terça-feira (7), onde policiais de 25 Estados e do Distrito Federal aderiram ao movimento para reivindicar a

criação de uma lei que reestruture as carreiras da corporação estabelecendo as atribuições de cada cargo e atualizando a tabela de salários, o que representa um aumento de 40% a 50% na remuneração. Em Macaé, a categoria aderiu ao movimento e somente casos de urgência e atendimentos que já haviam sido agendados antes da greve estão sendo realizados. Com isso, a emissão de passaportes e antecedentes criminais, dentre outros, não estão sendo emitidos. De acordo com o representante do

sindicato da Polícia Federal, em Macaé, Luiz Claudio Rodrigues, a paralisação aconteceu após assembleia realizada na Federação Nacional dos Policias Federais, que emitiu a ordem de greve para as corporações lotadas no estado. “A decisão de participar do movimento cabe a cada sindicato regional. Uma vez que nós aceitamos fazer parte da greve, os atendimentos são afetados, porém a iniciativa soma forças ao movimento”, explica Luiz Claudio. Além dos agentes federais, estão parados também os escrivães e papiloscopistas. Ao todo, a PF possuiu

14 mil agentes em todo o país. Já no município de Macaé, cerca de 40 funcionários estão em greve. Segundo informações da assessoria da Polícia Federal de Macaé, as reivindicações acontecem desde 2006, sem qualquer reajuste salarial, e por três anos negociam com o Ministério do Planejamento, sem obter resposta. Após a assembleia realizada no último dia 13, representantes do Sindicato da categoria em Macaé resolveram dar continuidade à paralisação. A greve, que deveria terminar na quarta-feira (15), não foi encerra-

da. Mesmo tendo sido realizada uma assembleia na quarta-feira, a Polícia Federal de Macaé não havia obtido nenhuma resposta referente às reivindicações. A assessoria da PF informou que a greve ainda continua e que os servidores estão presentes internamente no prédio. No entanto, nenhuma proposta concreta, a respeito do encerramento da paralisação ainda esta semana, foi passada. A categoria aguarda negociação com o governo. Até o fechamento desta edição, a greve não havia terminado.


CIDADES Moradores de Rocha Leão reclamam de pichações na Praça do Trem 6

17 de agosto a 23 de agosto de 2012

» Segundo denúncias, local é utilizado ainda por usuários de drogas

V

árias palavras de baixo calão pichadas nos muros da Fábrica de Tapetes e Bonecas, localizada na Praça do Trem, têm incomodado os moradores de Rocha Leão. No local há vários desenhos e palavrões, alguns deles motivados por desentendimentos entre alunos de uma escola estadual localizada em frente. Para o morador do distrito, Hélio Sarzedas, algumas pichações começaram há mais de um ano. “São palavras que incomodam quem passa ali na frente, ofendendo todos . Isso é uma falta de educação”. Ele reclamou que a sujeira já deveria ter sido retirada há muito tempo. “É um absurdo deixarem ali”. Como uma forma de evitar estes problemas, Sarzedas reivindicou ainda uma atuação mais efetiva da guarda

municipal. O auxiliar de serviços gerais, que trabalha na praça, José Andrade, somente tomou conhecimento das pichações quando voltou de férias. Desde 2006, ele trabalha limpando o local. “Isso é ação de pessoas com mentes fracas, que não respeitam o bem público. Para isso, aproveitam o momento que não tem ninguém aqui para fazer as pichações”. Alguns moradores que não quiseram se identificar, lamentaram ainda que já surpreenderam jovens e adultos usando drogas na Praça do Trem, tanto de dia quanto à noite. Eles pediram mais atenção com o local, que deveria ser vigiado mais de perto pelos guardas municipais. De acordo com a presidente da Fundação de Cultura, Selma Alves, a pintura das paredes será realizada até esta sexta-feira, dia 17. Ela explicou que não foi feita antes porque a compra de materiais em uma administração pública

RJNEWS

Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

Problemas de pichação no local se intensificaram nos últimos meses

é um pouco demorada. Ela informou também que pediu para que a guarda municipal reforce a segurança no local. “Entretanto, sabemos que na primeira oportunidade, os pichadores podem agir novamente”. O secretário de Ordem Pública e Controle Urbano, coronel Sérgio Pinto, informou que para Rocha Leão são disponibilizados dois guardas: um fica na parte da manhã e tarde, outro à noite.


CIDADES

RJNEWS

17 de agosto a 23 de agosto de 2012

7

Safra do feijão deste ano diminui 47% em Cantagalo » Colheita este ano caiu de 150 para 80 toneladas

A

colheita do feijão segue até setembro, mas, antes do término, os produtores rurais de Cantagalo, em Rio das Ostras, já estão insatisfeitos com a queda na safra deste ano. A expectativa é de que a colheita de feijão das variedades xodó e pingo de ouro chegasse a 150 toneladas, entretanto, não ultrapassará as 80 toneladas. Os motivos são os mais variados e vão desde o excesso de chuvas e a plantação em áreas baixas até a falta constante de uma orientação técnica. Produtora rural há 40 anos, Nilcéia Barcelos, não investiu tanto no feijão este ano, já que as sementes doadas pela prefeitura demoraram a ser entregues. Segundo ela, em 2011 chegou a colher quase seis toneladas plantadas em 2,5 hectares de terra. Este ano, foram 200 kg retirados de um hectare.

“O prejuízo veio para todos os produtores. É preciso que um técnico explique de que maneira podemos obter melhores resultados”, disse, ao lembrar que, no momento da plantação, a qualidade do terreno, o adubo e até mesmo a distância entre os pés de feijão podem influenciar no resultado final. O agricultor, Valdinei Rodrigues, disse que a chuva que caiu durante quase todo o inverno prejudicou, principalmente, as plantações que estavam nos terrenos baixos. “A estiagem veio só agora”. Ele explicou que a cultura se desenvolve melhor em solo seco e com pouca umidade. “As vagens secas facilitam a colheita e a separação dos grãos”. A expectativa dos produtores é que a colheita do milho, que também plantam na propriedade, ajude a minimizar os prejuízos. “Isso se, também, não chover. Mesmo assim por ser pequena a safra do milho, as perdas não poderão ser recuperadas”, completou o trabalha-

Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

Chuvas excessivas também colaboraram para a queda na produção de 2012 dor rural Ademir dos Santos. Mas, este não é o único problema enfrentado. Segundo Nilcéia, agora começa outra luta para o trabalhador rural: a de comercializar o produto. “Vendemos no mercado livre, mas é pouco. O próprio mercado local

tem preconceito com o nosso produto. É necessário implantar o local fixo para que o produtor possa vender”. O período de colheita do feijão termina com a festa da colheita de Cantagalo, prevista para acontecer entre os dias 21 e 24 de setembro.

A Prefeitura de Rio das Ostras informou que a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca disponibilizou as sementes aos produtores dentro do período indicado tecnicamente para o plantio no município de Rio das Ostras. Afirmou ainda que oferece periodicamente assistência técnica aos agricultores prestados por meio de técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e veterinários, que fazem visitas periódicas às propriedades. Os interessados devem fazer o agendamento, de segunda à sexta feira, de 8h às 17h, no Departamento de Agropecuária (Deagro), localizado na Praça de Cantagalo.


8

CIDADES

17 de agosto a 23 de agosto de 2012

UFRJ promove 1ª Semana da Química em Macaé » Evento terá palestras, minicursos e visitas técnicas Acontece entre os dias 20 e 24 de agosto, no polo universitário, a 1ª Semana de Química, realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro no Campus Macaé. O evento tem o objetivo de levar conhecimento sobre química através de questões atuais para a comunidade da região norte-fluminense. As inscrições terminaram no dia 16 de agosto, mas quem quiser pode se inscrever no dia 20, no estande de informações, quando começa a programação. A 1ª Semana de Química irá reunir palestras, mini-cursos, oficinas e mesa redonda abordando a importância da disciplina para a sociedade. Além dos cursos, serão

realizadas visitas técnicas na área de química fora do Campus. Um dos locais a serem visitados será a Estação de Tratamento de Esgoto em Rio das Ostras. De acordo com a organizadora do evento Andrea Souza, a 1ª Semana de Química irá integrar e ambientalizar o universo da química na cidade. “A realização do evento é a consolidação dos cursos de química e afins para a nossa região. Apesar de ter sido remarcado algumas vezes devido à greve, o evento vai contar com alunos e professores, tanto da cidade como de outras”, finaliza Andrea. A Universidade Federal do Rio de Janeiro fica no Polo Universitário, em Macaé, na avenida Aluízio da Silva Gomes, 50 – Granja dos Cavaleiros. O telefone para informações é o (22) 2796-2559.

RJNEWS

Passarela do Samba recebe 8ª Parada Gay neste domingo em Macaé » Evento contará com a distribuição de kits de prevenção

Ana Chaffin

A

8ª parada do orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgênicos) de Macaé que tem como tema - “LGBT: As Vozes da Igualdade” - será realizada neste domingo, dia 19, na Linha Verde (Passarela do Samba). A concentração está marcada para as 14h e terá show da cantora Preta Gil às 20h. No evento serão distribuídos 10 mil kits de prevenção contra o vírus HIV/AIDS. Segundo informações dos organizadores do evento, no ano passado aproximadamente 20 mil pessoas participaram da parada. Neste ano, a expectativa é que este número seja superado. Em 2011, o evento teve como tema a homofobia e contou com três trios elétricos, a bandeira do

Três trios elétricos agitaram a 7 ª edição da Parada Gay, em Macaé, no ano passado arco-íris, material informativo contra a homofobia e personalidades locais. Neste ano, o movimento começou a ser lembrado desde a última terça-feira, dia 14, quando se iniciou a 1ª Semana de Diversidades em Macaé. O evento fez parte do projeto “MDS Prevenção na Parada – Um ato de cidada-

nia” aprovado pelo Ministério da Saúde, e desenvolvido pela ONG MDS (Movimento da Diversidade Sexual) em parceria com a prefeitura Municipal de Macaé. O coordenador de projetos da MDS, Mário Santos, contou que a Semana de Diversidades teve a intenção de trabalhar a prevenção de

doenças sexualmente transmissíveis na parada. A 8ª Parada Gay em Macaé está sendo organizada pela ONG “Milagre da Vida” e segundo a presidente, Olga Neme, neste ano, o local escolhido para a realização do evento irá proporcionar maior comodidade aos participantes.


CIDADES Pesquisa confirma as vantagens dos cursos técnicos frente às graduações

17 de agosto a 23 de agosto de 2012

RJNEWS

9

Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

» Qualificação em mecânica industrial é a mais procurada em Rio das Ostras

U

m diploma de ensino técnico já vale mais do que o de um curso superior. É o que confirmou uma pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada na semana passada. O documento mostrou ainda que bons índices de empregabilidade e altos salários, além das mensalidades mais acessíveis aos estudantes, estão entre os atrativos. A CNI listou no documento as 21 profissões técnicas mais valorizadas pela indústria em todo o país. No topo do ranking estão: manutenção em aeronaves, mineração, mecatrônica, construção civil e petróleo e gás. Em Rio das Ostras, os mais procurados são mecânica indus-

Carlos Magno escolheu a profissão devido a demanda na área offshore

Cursos

Mecânico industrial pode ter salário inicial de R$ 2 mil na área offshore trial, segurança do trabalho e logística. Os dois últimos aparecem na lista. Segundo a coordenadora pedagógica de uma escola técnica na cidade, Dulce Gonçalves, mecânica industrial e segurança do trabalho possuem cerca de 250 alunos matriculados. “É nos-

sa maior procura”. De acordo com a coordenadora, o salário inicial para um mecânico industrial pode chegar a R$ 2 mil. Já para quem tem experiência o valor pode dobrar. Na pesquisa do CNI, o maior salário pago é para o cargo

Carlos Magno da Silva terminou há um ano o curso de mecânica industrial. Ele escolheu a profissão devido à demanda por este tipo de profissional nas empresas offshore e onshore de Macaé e Rio das Ostras. “O curso me possibilita trabalhar em várias áreas como pintura e de técnico em manutenção solda”. Ele ressaltou ainda de aeronaves que chega a que a quantidade de técnicos R$ 6.704,14. As duas re- contratados é muito maior munerações são maiores do que a de graduados. “Atudo que o piso nacional pago almente, o curso técnico é aos professores, por exem- satisfatório, sou valorizado, plo, que é de R$ 1.451, para mas pretendo fazer um curso uma carga horária de 40 ho- superior para conseguir carras semanais. gos de gerência”.

Pedro Higor Gadelha ainda está no meio do curso de mecânica industrial, mas já sabe o que quer fazer assim que terminá-lo. “A intenção é buscar as vagas disponibilizadas pelas empresas multinacionais”. Antes de fazer esta escolha, ele avaliou a procura por este tipo de profissional e a remuneração que possui. Adiantou que, após concluir o curso, pretende se especializar em projetos mecânicos. “Quando já estiver atuando dentro de uma dessas empresas, analisarei qual a necessidade que ela possui e direcionarei a minha graduação”.


10

17 de agosto a 23 de agosto de 2012

ELEIÇÕES 2012 - Macaé

Dr. Aluízio recebe apoio de expoentes do PT Nacional » Benedita e Alessandro Molon participaram, junto com o candidato, de vários eventos Na última semana, o candidato à prefeitura de Macaé, Dr. Aluízio (43), da coligação Coragem para Mudar (PV, PT, PPL, PSC, PHS e PCdoB), recebeu o apoio de dois grandes nomes da política nacional: os deputados federais do PT, Benedita da Silva e Alessandro Molon, que durante visita a Macaé reforçaram o compromisso com o candidato. Benedita, que possui família em Macaé, falou da alegria de ter um companheiro da Câmara de deputados federais como concorrente ao governo municipal. “Fico feliz em poder saudar Dr. Aluízio aqui, na terra que ele tanto ama e defende na Câmara dos Deputados, pois sou testemunha de sua vida e trajetória política e do

Divulgação

RJNEWS

Christino quer criar Instituto Municipal de Terras e Cartografia

Divulgação

» Finalidade é criar novo mapeamento para fazer regularização fundiária dos bairros de Macaé

Benedita registrou a alegria de ter Dr. Aluízio na disputa do governo de Macaé quanto este homem luta a favor de Macaé em Brasília”. Já o deputado Alessandro Molon, relembrou os momentos marcantes que viveu ao lado de Dr. Aluízio durante a libertação dos bombeiros do Rio de Janeiro no ano passado. “A partir daí, pude conhecer a fundo a grande pessoa e o grande político que ele é”, declarou Alessandro Molon.

Agenda Prévia

Dia 17 - Sexta-feira 16h - Caminhada Coragem para Mudar Concentração no Terminal Central, nos Cajueiros 19h - Lançamento de Cartas Compromissos Dia 18 - Sábado O candidato participará de reuniões no Trapiche e na cidade.

Uma das ações do Programa de Governo que o candidato a prefeito pela coligação “Juntos por Macaé”, Christino Áureo, quer executar nos primeiros dias é criar um Instituto Municipal de Terras e Cartografia. A ideia é realizar um novo mapeamento de Macaé e assim, poder fazer a regularização fundiária de vários bairros, tais como: Malvinas, Nova Holanda, Nova Esperança, Piracema, Ajuda de Cima, Ajuda de Baixo, Fronteira, Botafogo, Morro de Santana, Lazaredo, Lagomar, Virgem Santa, Vale Encantado e demais

Candidato vai trabalhar em parceria com o Estado e regularizar a vida dos moradores localidades. Nas últimas semanas em encontros realizados no Lagomar, Vale Encantado e Malvinas o candidato voltou a falar sobre o tema e se comprometeu a solucionar a situação desses bairros. - Vamos criar o Instituto Municipal de Terras e Cartografia que vai tra-

balhar em parceria com o Estadual e regularizar a vida de todos esses moradores. O Instituto é importante para que essas pessoas tenham o título de propriedade e possam obter financiamentos para construir suas residências. E, com isso, maior qualidade de vida explicou o candidato.

Os demais candidatos não enviaram a agenda até o fechamento desta edição


RJNEWS

ELEIÇÕES 2012 - Rio das Ostras

Sabino e Gelson estarão no Recanto nesta sexta-feira

Divulgação

17 de agosto a 23 de agosto de 2012

11

Zezinho faz corpo a corpo no operário e cidade praiana Divulgação

» Candidato estará neste final de semana em Nova Cidade e Cantagalo

Encontro no Jardim Mariléa contou com a presença do Senador Lindberg Farias e do deputado estadual Gilberto Palmares Nesta sexta-feira, dia 17 de agosto, Sabino e Gelson, candidatos da Coligação “De Volta ao Trabalho”, farão uma grande reunião no Recanto, a partir das 19h, na rua Abel Siqueira, em frente ao número 258. Na semana em que Sabino e Gelson comemoraram aniversário, os moradores de Jardim Mariléa fizeram a festa para recebê-los na noite de sexta-feira, dia 10. Cerca de 1500 pessoas compareceram a reunião para conhecer os projetos que os candidatos têm para a cidade. O encontro contou com a participação do Senador Lindberg Farias e do deputado estadual Gilberto Palmares, ambos do PT. Os candidatos a vereador da Coligação “De Volta ao Trabalho”, que reúne 21 partidos, também fizeram bonito. Chegaram em caravana trazendo moradores dos bairros, bandeiras e

faixas de felicitações a Gelson Apicelo. Abrindo a reunião, o deputado petista Gilberto Palmares lembrou as realizações de Sabino e Gelson nos dois primeiros mandatos à frente da prefeitura de Rio das Ostras e enfatizou que eles precisam voltar. O Senador Lindberg veio a Rio das Ostras para trazer o seu apoio e o da presidenta Dilma. “Trago o apoio e o compromisso da presidenta Dilma de implantar no município uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), porque sabemos que Sabino vai jogar pesado nos investimentos para qualificar mão de obra. Além disso, vamos continuar unidos pela manutenção dos royalties nos municípios produtores do Rio e pela duplicação da Rodovia Amaral Peixoto até Macaé”, se comprometeu.

AGENDA PRÉVIA

Dia 17 – Sexta-feira 19h – Reunião de Sabino e Gelson com moradores do Recanto e adjacências. (Rua Abel Siqueira, em frente ao número 258 - Recanto) Dia 18 - Sábado 16h – Reunião com moradores de Rocha Leão 17h30 – Reunião com Moradores do Condomínio Jardim Patrícia – Extensão Serramar 18h30 – Reunião com moradores de Cidade Praiana 20h – Reunião com moradores do Nova Esperança 21h – Reunião com moradores do Parque Zabulão Dia 19 – Domingo 11h – Festa dos moradores de Palmital 15h30 – Inauguração do Comitê do candidato Bob – Bairro Operário 16h – Reunião com moradores do Jardim Mariléa 17h – Reunião com moradores do Jardim Bela Vista

Nesta última semana, Zezinho percorreu as ruas dos Bairros Operário e Cidade Praiana buscando discutir seu Programa de Governo. A população daquelas localidades abriu suas portas para ouvir diretamente, olho no olho, do candidato, quais eram suas propostas para Renovar Rio das Ostras. Zezinho foi colocando seus pontos de vista para cada problema que pretende solucionar na sua gestão. Ele mostrou que para a Cultura, fará a SEFON – Semana do Folclore Nacional, quando trará um Estado da Nação para apresentar o seu Folclore, o seu artesanato, as suas músicas e as suas comidas típicas, a cada ano. O candidato pretende implantar uma feira itinerante onde os moradores de cada bairro poderão comprar alimentos agropecuários e pescados, todos produzidos no

Zezinho ouviu a população e falou do projeto da feira itinerante de alimentos

município, a preços acessíveis a toda população. Será uma feira popular de alimentos, visando abastecer aos mais carentes, o mais próximo de suas residências possível. No domingo, como era o Dia dos Pais, Zezinho reservou todo o dia para passar com a família, comemorando a data festiva. Como a família nesta época de eleições sofre com a sua ausência, Zezinho dedicou todo o dia para a sua família. O mesmo aconteceu com o seu Vice Sérgio Elias.

AGENDA PRÉVIA Dia 17 – Sexta-feira 15h – Corpo a corpo no Bairro Cidade Praiana 19 h _ Reunião no Bairro Cidade Praiana Dia 18 –Sábado 8h30 – Corpo a corpo no Bairro Nova Cidade 16h - Reunião no Bairro Nova Cidade Dia 19 – Domingo 8h – Corpo a corpo no Bairro Cantagalo Dia 20 – Segunda-feira 19h – Reunião com os candidatos a Vereador.

Os demais candidatos não enviaram a agenda até o fechamento desta edição


12

ECONOMIA

17 de agosto a 23 de agosto de 2012

RJNEWS

Pescadores ganham subvenção do governo Espaço Empresarial para comprar diesel a preço reduzido FLÁVIO POGGIAN

flavio@poggian.com.br

PREJUÍZO A VISTA

A GOL, segunda maior companhia aérea brasileira, fechou o balanço com prejuízo de R$ 715 milhões neste segundo semestre de 2012. Praticamente, o dobro do prejuízo ocorrido no mesmo período do ano passado.Várias são as razões que a levaram a um resultado negativo neste período. A primeira e mais incisiva delas foi a desvalorização do real diante do dólar americano. Só isto foi responsável por algo perto de 55% do prejuízo. Como todas as operações de leasing/aquisição de aeronaves são realizadas em dólar, a coisa ficou feia para as nossas companhias. Outro fator relevante foi o aumento do combustível de aviação que também sofreu reajustes e perda de benefícios fiscais. A pergunta é: como uma empresa como a GOL, que não vende fiado, consegue amargar prejuízos dessa natureza? George Machado diz que a aviação não devia ser meio de transporte popular, pois a manutenção desse sistema é complexa e cara. Para ele, a medida que se populariza o meio de transporte e se reduz as tarifas alguém vai sair perdendo: aeronave no ar paga, mas em solo paga mais ainda. Algumas medidas serão adotadas para a reversão desses números negativos, mas certamente a estatística de desempregados no país vai aumentar. Não há muito mais o que fazer senão cortar despesas com pessoal e o serviço de bordo, mas como a GOL está na vanguarda do negócio e já faz tempo que cobra pelas refeições que oferece durante os voos, ela terá que se desdobrar para buscar novas soluções. O que fazer então? Quem sabe dizer? Vai que nesse novo pacote que a presidente Dilma está lançando como alternativa para melhorar a infraestrutura do país não apareça algum subsídio para as gigantes dos ares brasileiros?

Gilismar Correa/RJNEWS

» Em Rio das Ostras, pescadores aguardam inauguração do entreposto de pesca que está em fase de licitação

A

s novas regras de subvenção econômica para pescadores artesanais do Estado do Rio de Janeiro já foram aprovadas pelo ministro da Pesca e Aquicultura Marcelo Crivella. A categoria tem agora o direito de comprar óleo diesel para as embarcações a preços menores, o que vai contribuir para estimular o mercado. Segundo o presidente da Colônia de Pescadores de Rio das Ostras, Abraão de Souza, esse benefício tem grande importância para a categoria, que tem hoje aproximadamente 100 pes-

Colônia de Pescadores também pretende organizar feiras de pescado em bairros do município com preços reduzidos cadores, pois o diesel é matéria base para a atividade pesqueira. Ele informa que para a nova regra entrar em vigor, os pescadores dependem da inauguração do entreposto de pesca, que funcionará próximo à ponte de madeira. “O entreposto está em fase de licitação para que seja instalada a bomba. A previsão de inauguração é para novembro. Esse investimento será bom para todos. Com o preço do diesel reduzido, consequentemente, o preço do pescado também vai melhorar”, ressalta. O pescador Carlos Alberto diz que a categoria já espera esta resposta há tempo e, está feliz com a concessão. “As embarca-

ções maiores gastam em média 500 a 1000 litros de diesel a cada viagem. Eu gasto 200 litros por semana, cerca de R$ 400 de combustível. A redução do preço do diesel será muito importante para os pescadores”, acrescenta. Ainda de acordo com o presidente da Colônia de Pescadores, o novo superintendente federal da Pesca e Aquicultura Antônio Emilio Santos disse que realizará uma campanha itinerante para regularização de embarcações e renovação da carteira de pescadores, e que Rio das Ostras será o primeiro município beneficiado com a ação, que está prevista para outubro.

Para o superintendente, o principal desafio é agregar o setor e colocar o Estado como principal produtor de pescado em águas marinhas no país, atualmente liderado por Santa Catarina. E para atender toda a população, Abraão diz que também pretende fazer uma feira nos bairros de Rio das Ostras com distribuição de peixes com preços mais acessíveis. “Vamos elaborar um calendário de forma que seja interessante para todo mundo. Vender peixe direto do produtor para o consumidor, estimulando mais o mercado interno”, completa o presidente da Colônia de Pescadores.


ECONOMIA

RJNEWS

17 de agosto a 23 de agosto de 2012

13

Baixa oferta de imóveis eleva preço do aluguel Divulgação

» Cidade petrolífera tem índice bem mais alto em relação as demais

M

orar em uma região onde o petróleo impulsiona a economia não é para todos. Quem reside em Macaé e Rio das Ostras sabe bem disso. Por serem cidades petrolíferas, quesitos como o aluguel podem acabar pesando no orçamento familiar. Segundo dados do Índice Geral de Preços (IGP-M), as cidades tiveram, um aumento de 1,21% no valor dos alugueis. No entanto, o motivo do aumento, nessas cidades, não se deve apenas ao índice, mas a grande procura por imóveis e a pouca oferta. Segundo o Sindicato da Habitação do Rio de Janeiro (Secovi Rio), o IGP-M é analisado e reajustado periodicamente, porém, quando se analisa o mer-

cado imobiliário fora da Região Metropolitana, as cidades de Macaé e Rio das Ostras normalmente possuem o índice mais elevado do que em outros municípios, devido a presença de empresas petrolíferas que estimula o aumento nos preços em aspectos econômicos como a moradia. Outro fator que contribui para esse aumento é a dinâmica populacional influenciada pela migração que valoriza os imóveis das cidades. No entanto, de acordo com o Secovi, é possível conseguir preços melhores observando algumas condições. Um bom exemplo são os bairros afastados do Centro que costumam ser mais baratos, ou ainda, imóveis sem vagas de garagem e áreas de lazer.

VARIAÇÃO

O corretor de imóveis, Bruno Wendemorschy, revela que o valor do aluguel em alguns bairros de Macaé aumentou consideravelmente. Segundo ele, os

imóveis tiveram aumento de mais de 25% em bairros como Novo Horizonte, Cancela Preta, Cavaleiros, Riviera e Lagoa. “A demanda tem sido muito alta e, infelizmente, a oferta é pouca. Estamos sem imóveis para alugar, e isso acontece em todo mercado imobiliário da cidade”, revela Bruno. O corretor ainda afirmou que uma casa simples de dois quartos, que antes custava R$ 900, hoje pode chegar a R$ 1.200 e que as kitnetes e os apartamentos também sofreram reajustes. De acordo com Bruno, a tendência é aumentar ainda mais, já que o desejo dos locatários locais é equiparar os preços. Já em Rio das Ostras, os imóveis mantiveram seus valores, mesmo com o reajuste do IGP-M e com a queda nas ofertas, como revela o proprietário e corretor de imóveis, Geraldo Nolasco. “Apesar do reajuste, em agosto, o valor dos aluguéis estão sendo

Aluguel de apartamento pode chegar a R$ 1.500 na Imbetiba mantidos. Ainda assim, os preços estão fora da média na região. No centro da cidade, por exemplo, uma casa com dois quartos gira em torno de R$ 1.200 a R$ 1.500. Já em bairros mais afastados do Centro o valor

varia de R$ 700 a R$ 800”. Entretanto, ambos os corretores concordam que a oferta de imóveis para alugar é pequena e por isso, o preço ficou elevado. Eles finalizam declarando que o preço do aluguel

de um bairro para o outro pode variar de acordo com a condição do imóvel ou, até mesmo, se há transporte público próximo ao imóvel. A dica é pesquisar para encontrar algo que caiba no orçamento.


14

GASTRONOMIA

17 de agosto a 23 de agosto de 2012

Sabores do Mediterrâneo CHEF CONCEIÇÃO NERONI conceicaoneroni@hotmail.com

MOLHO DE PIMENTA

Ingredientes: 100 g de pimenta dedo de moça 2 dentes de alho (cortados a gosto) 1 xícara de azeite

Preparo: Lave e seque bem as pimentas, retire os talos e corte-as a grosso modo. Em fogo brando, coloque o azeite, o alho e a pimenta deixando fritar suavemente para que não queime. Em 2 minutos este molho está pronto para servir com qualquer prato de peixe, massa ou carne. Pode levar a frigideira à mesa. Este molho, também, acompanha pão perfeitamente. Ricardo Bhering

RJNEWS

Comer com os olhos:

a arte na apresentação de pratos Jorge Ronald

» Harmonia, cores e criatividade que mexem com os sentidos

N

a gastronomia, tão importante quanto o sabor é a apresentação dos pratos. São detalhes como a disposição dos elementos, cores, texturas e formas imprescindíveis para obter um bom resultado ao olhar de quem prepara e quem aprecia. Os chefs de cozinha geralmente ficam atentos às técnicas de montagem de pratos e procuram dentro delas as melhores formas para valorizar e diferenciar suas criações. Este é um trabalho que exige experiência, técnica, pesquisa e testes. Tudo isso ajuda na criatividade para a criação e composição de pratos, que também tem a ver com arte. De acordo

Uma bela cerâmica e elementos redondos são essenciais para um prato harmonioso com chef do restaurante Bartrô, Pedro Rodrigues, de Rio das Ostras, para uma boa apresentação gastronômica a primeira coisa que chama a atenção é a louça, que serve de fundo para o que vai ser utilizado.

Além disso, as cores e formas são elementos que valorizam a decoração, principalmente os elementos redondos. Pedro Rodrigues diz que a gastronomia é uma experiência e arte senso-

rial, que envolve os sentidos: o paladar, o olfato e o visual. “Sabemos que primeiro comemos com os olhos. E, quando pensamos na apresentação de um prato, queremos ser harmônicos, coloridos, buscando a verticalização do que é apresentado. Segundo Pedro, os elementos avermelhados como pimenta e tomate cereja e temperos como a salsa crespa são bem versáteis para dar harmonia em cores. Ele diz que uma cenoura ou batatas cortadas de formas diferentes, uma fatia de carambola ou até mesmo flores comestíveis podem ser utilizados como adereços. “O diferencial é a criação. É importante, por exemplo, ter o capricho de utilizar erva fresca para decorar. Para isso, existem vários recursos para ajudar na criatividade como revistas e livros, sem falar da internet”, completa.


RJNEWS

TECNOLOGIA

17 de agosto a 23 de agosto de 2012

15

Tablets, videogames e aplicativos Digital News ajudam esportistas a manter a forma » Tecnologias facilitam quem busca perder peso e ter uma vida saudável

G

ames, dispositivos portáteis e aplicativos tornaram-se aliados da atividade física. Para incentivar o esportista a apertar o passo, vale colocar zumbis em seu encalço ou criar uma rede social móvel para que ele possa competir com corredores do mundo todo. No pulso, o relógio funciona como personal trainer e um bracelete mede todas as calorias gastas durante o dia. Na sala de estar, o negócio é ganhar pontos em jogos de dança e ginástica para perder peso. Apenas na loja virtual iTunes, da Apple, há mais de 8 mil aplicativos na categoria Saúde e Fitness. Cada vez mais integrados às redes sociais, os programas de exercícios para smartphones estão evoluindo para mostrar resultados mais interessantes. Criado há pouco mais de um ano por brasileiros em Nova York, o aplicativo Ru-

nens (disponível apenas para iOS) usa o GPS do smartphone para mostrar, em tempo real, onde seus amigos estão correndo pelo mundo e criar uma rede motivacional. Marcio Cyrillo, criador do aplicativo com mais de 200 mil usuários no mundo, conta que a ideia do Runens surgiu quando ele viu pessoas correndo enquanto nevava em Nova York. “Pensei que era impressionante eles terem motivação para sair no frio. Na sequência, analisei os apps disponíveis e percebi que nenhum deles centrava a experiência do corredor e a recompensa pelos treinos”, conta Cyrillo, que também gratifica seus usuários com medalhas, assim como no Foursquare. Outra novidade apresentada pela empresa BodyMedia no início deste ano é o Fit ArmBand, um sistema de monitoramento acoplado ao braço que rastreia todas as calorias queimadas nas atividades diárias do usuário, inclusive durante o sono. Por meio de um aplicativo, o usuário pode ainda declarar tudo o que comeu ao longo do dia. No fim, o programa faz um balanço energético e mostra quantas calorias o usuário perdeu ou ganhou. O aparelho ainda não chegou ao Brasil, mas pode ser comprado pelo site da BodyMedia por US$ 150. Lançado para o público no iní-

cio deste ano, o aplicativo “Zombies, Run!” vai além e traz a lógica dos videogames para a corrida. A primeira

vpecly@gmail.com

VINÍCIUS MARINI

SEGURANÇA NA PONTA DOS DEDOS

Poucos sabem, mas, nas eleições municipais de deste ano, milhões de eleitores irão utilizar urnas com biometria para votar em seus candidatos a prefeito e vereador. Preocupado com a novidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomendou a realização de testes em 117 cidades de diversos estados, para familiarizar com essa nova forma de votar. Cerca de 7,7 milhões de eleitores, em 299 municípios de 24 estados, irão utilizar a urna biométrica, tanto no primeiro quanto no segundo turno. temporada tem 23 capítulos e conta uma história pelos fones de ouvido do smartphone enquanto o usuário corre. Na história, o jogador mora em uma cidade isolada por zumbis e precisa sair para pegar mantimentos. Ele deve manter o ritmo da corrida para coletar itens para a sua cidade, como remédios e baterias. Quando o grupo de zumbis se aproxima, o jogador deve aumentar seu ritmo de corrida por cerca de 1 minuto. Se os mortos-vivos forem mais rápidos, o jogador perde todos os itens coletados. O “Zombies, Run!” está disponível, apenas em inglês, para iPhone, iPod touch, Android e Windows Phone.

A identificação digital, além de dispensar a assinatura no caderno de votação, vai liberar a urna e não será necessária a apresentação de documento oficial com foto. Os eleitores das cidades que receberão as urnas biométricas foram convocados, antecipadamente, para cadastrar suas impressões digitais e fotografias, além de atualizarem seus dados.


16

SAÚDE

17 de agosto a 23 de agosto de 2012

CAPS cria projeto terapêutico em Quissamã Divulgação

RJNEWS

Campanha de Multivacinação inicia sábado Maurício Rocha

» Serão 11 vacinas disponíveis contra 17 diferentes patologias

A

Ação estimula a participação de homens na produção de uma horta

» Projeto “Cultivando Saúde” dispõe alimentos mais saudáveis Alimentação equilibrada e saudável para quem precisa de acompanhamento psicoterapêutico ou psiquiátrico. Com esse objetivo, o Centro de Atenção Psicossocial de Quissamã (CAPS), além de dispor atendimento médico de qualidade, criou também o projeto “Cultivando Saú-

de”, que garante geração de renda de cunho terapêutico aos seus usuários. O projeto estimula a participação dos homens na produção de uma horta. O trabalho manual auxilia no tratamento dos participantes, através do cuidado diário com a preparação da terra, o plantio, o cuidado para o desenvolvimento das mudas e a colheita. Todo o processo é supervisionado pelo acompanhante terapêutico, José Augusto Machado.

mobilização pela multivacinação começa neste sábado, dia 18, em todo o Brasil. Este ano, a Campanha Nacional de Multivacinação tem como tema “Leve seu super-herói ao Posto de Vacinação para Atualização da Caderneta”. Até o dia 24 de agosto, os responsáveis por crianças de até cinco anos deverão comparecer aos postos de saúde de sua cidade com a caderneta de vacinação para que o calendário vacinal seja atualizado de acordo com a necessidade de cada um, e para manter as crianças imunizadas. Segundo a secretaria Estadual de Saúde, essa é uma campanha específica que pretende contribuir para erradicação, eliminação e controle das doenças imunopreveníveis. Na região da Costa do Sol, os municípios já estão preparados para participar da Campanha de Multivacinação. Em Rio das Ostras, a secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Imunização, reuniu uma

Objetivo principal é a atualização da caderneta de vacinação equipe multidisciplinar, com cerca de 150 profissionais para atuar nos 12 postos de saúde da cidade, das 8h às 17h. De acordo com a chefe da Divisão de Imunização, Louise Alves, os responsáveis devem levar seus filhos a um dos postos de saúde do município, munidos do cartão de vacinação, para que a equipe possa

identificar se todas as doses estão em dia. Serão 11 vacinas disponíveis contra 17 diferentes patologias. A campanha seguirá até o dia 24 deste mês, com todas as vacinas da atenção básica. “Após o primeiro ano, a criança começa a receber só os reforços das vacinas. A ideia é combater a hepatite B, a pneumonia, a poliomilite, a

meningite, a difiteria, o tétano, a coqueluche, o rota vírus e outras doenças”, afirma. Ainda segundo Louise Alves, esse calendário traz duas novidades, de acordo com as normas do Ministério da Saúde. A vacina polivalente agora também defende o bebê contra hepatite B, além da meningite, difteria, tétano e coqueluche. “Antes o bebê precisava tomar a Tetravalente e a vacina contra a hepatite B e agora será só uma aplicação para as duas. Outra novidade é a utilização da Vacina Inativa contra Poliomilite (VIP), que utiliza o vírus inativo”, informa. Em Macaé, as doses estarão disponíveis em 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 17h. De acordo com a assessoria da secretaria de Saúde serão oferecidas doses das vacinas consideradas de rotina como as vacinas contra a poliomielite (paralisia infantil), sarampo, difteria, tétano, coqueluche, febre amarela, hepatite do tipo B, entre outras. Não existe uma meta de adesão, pois o objetivo é regular o cadastro de vacinas das crianças que não estejam com a vacinação em dia.


RJNEWS

Cuidados com os

17 de agosto a 23 de agosto de 2012

17

pés são essenciais no inverno P or falta de costume ou de informação, muitas vezes, as pessoas se esquecem dos pés na hora de fazer uma higiene pessoal. A mulher, principalmente, sente vergonha de ter os pés mal cuidados. E no inverno, normalmente, essa situação é frequente por causa do uso de sapatos fechados, tênis e botas. Portanto, para manter os pés mais bonitos e saudáveis é preciso alguns cuidados especiais. De acordo com a podóloga Rosangela Vieira, de Rio das Ostras, nesta época é fundamental não usar o mesmo sapato todos os dias, pois os pés transpiram e isso pode causar manchas na unhas e aparecimento de fungos e bactérias. Ela diz que enxugar bem os dedos é importante para não ter tanta umidade. “Fazer uma higienização dos sapatos também é essencial. O ideal é limpar com álcool e colocá-los em local arejado”, sugere Rosangela, acrescentando que, para quem tem costume de usar meias, deve dar preferência às meias de algodão. O tempo que as mulheres ficam com esmalte também interfere na beleza e saúde dos pés. Segundo Rosangela, o bom é deixar os pés descansarem sem esmalte pelo menos dois dias, pois podem surgir manchas brancas na unhas quando expostas ao produto por muito tempo. Hidratar bem os pés com um produto específico é essencial para mantê-los macios, sem rachaduras, micoses, calosidades e ressecamentos provocados pela transpiração dentro dos sapatos fechados usados no inverno. Outra dica dada pela podóloga é colocar os pés num recipiente com um litro de água e um pouco de hidratante e deixar por dez minutos. Isso pode ser feito uma vez na semana. Ainda de acordo com Rosangela, a cada 15 dias também é bom fazer uma esfoliação nos pés. Ela recomenda uma receita que pode ser feita em casa: meia xícara de açúcar cristal, cinco gotas de essência de laranja e quatro colheres de sopa de azei-

te de oliva. “Essa receita é simples. É só misturar bem os ingredientes e aplicar nos pés, dando uma atenção especial a sola do pé, fazendo movimentos circulares por cinco minutos. É uma maneira de deixar os pés mais bonitos para a próxima estação”, destaca a podóloga.

Deixar as unhas sem esmalte por dois dias evita o aparecimentos de manchas

Gilismar Correa/RJNEWS

» Para evitar rachaduras e ressecamento dos pés é preciso uma boa hidratação

BELEZA


18

MEIO AMBIENTE

17 de agosto a 23 de agosto de 2012

RJNEWS

Anteprojeto do Jardim Botânico Consciência Limpa fica pronto em dois meses

Edson Antonioli

Coordenador de Suporte Técnico

FELIZ DIA DOS PAIS ATRASADO, PARA QUEM ESTAVA EMBARCADO! Gostaria de compartilhar com todos a respeito de uma nova fase em minha vida. Descobri, quando embarcado, no dia anterior ao dia dos pais, que vou ser PAI. Isso mesmo. Sou o mais novo PAI! Porém, por estar embarcado, como muitos profissionais da nossa área de petróleo, não consegui desejar Feliz Dia dos Pais a ninguém, muito menos comunicar este importante acontecimento em minha vida.

» Implantação terá apoio de vários órgãos ambientais

A

pós técnicos do Jardim Botânico de Brasília aprovarem a implantação do Jardim Botânico no Parque Atalaia, em Macaé, na semana passada, a secretaria de Ambiente do município aguarda a publicação do anteprojeto para começar a estudar as instalações que serão realizadas no local. O secretário de ambiente, Romulo Campos, informou que a elaboração do anteprojeto do Jardim Botânico será arquitetado em dois meses. Após formulado, será encaminhado ao legislativo para aprovação da emenda parlamentar que determinará os recursos financeiros necessários para a implantação do Jardim Botânico no Parque Atalaia. Segundo o secretário, ainda não é possível apre-

Fotos: Divulgação

sentar quais instalações serão realizadas no Parque Atalaia para a criação do Jardim, pois é necessário que o anteprojeto fique pronto para isso acontecer. Só após a publicação do mesmo é que as medidas necessárias serão apresentadas. Ainda segundo o secretário, o Jardim Botânico será um espaço de pesquisa científica para universidades, proteção ambiental e um local de lazer para a população.

Estrutura

Vários fatores favoreceram a implantação do Jardim Botânico no Parque Atalaia, porém a estrutura física do local, que já possui um centro administrativo de convivência e um restaurante, foi um fator determinante. Ao todo são 235 hectares compostos por mata atlântica fechada, localizado nos perímetros dos distritos de Cachoeiros de Macaé e Córrego do Ouro. O Parque também serve como corredor ecológico, pois está ligado

Jardim Botânico será instalado no Parque Atalaia às reservas União e Poço das Antas. Além dos técnicos, a implantação do Jardim Botânico de Macaé irá contar com uma equipe formada por membros do Conselho Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Comads), Plano Diretor, Guarda Ambiental, Fundo Ambiental, Conselho da Cidade, Secretaria de Agroeconomia, Agenda 21 e universidades. A previsão é que até o final do

ano o Jardim esteja pronto. Romulo Campos concluiu dizendo que o contato com a equipe técnica foi essencial para a elaboração do anteprojeto que está em andamento e será encaminhado para votação na Câmara de Vereadores. “Entendo que todo processo de implantação do Jardim precisa ser auxiliado pela equipe técnica de Brasília, pois eles são aptos a nos direcionar em tudo”, finalizou Romulo.

Núcleo de Educação Ambiental de Rio das Ostras apoia horta orgânica em escola » Alunos do Cinamomo plantam verduras com adubos feitos por cascas de legumes

É uma nova etapa em minha vida, por isso quero recomeçar do ZERO, com paz, amor e harmonia no coração: bandeira branca hasteada... Deixo a todos os pais um provérbio para reflexão: “Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais.” (Provérbio 17: 6) Feliz dia dos pais a TODOS, de mar e terra!

Para quem vive embarcado, todo dia em terra é Dia dos Pais!

www.blog.vicel.com.br

O Núcleo de Educação Ambiental, administrado pela secretaria de Meio Ambiente e Pesca e Secretaria de Educação de Rio das Ostras, está apoiando um projeto inovador do Colégio Estadual Cinamomo. Cerca de 50 alunos estão aprendendo a reutilizar o lixo orgânico (aqueles que vêm do próprio alimento, como cascas de legumes) produzindo adubo orgânico para plantar verduras, temperos e plantas. Tudo começou quando a professora de biologia do colégio, Patrícia Mesquita, começou a desenvolver o projeto “Consumo Consciente”. O

objetivo era abrir uma discussão entre os alunos com temas emergentes como, por exemplo, a economia de água, energia elétrica e o reaprovei-

Jovens plantam mudas com adubo orgânico

tamento do lixo. O debate gerou nos adolescentes a vontade de colocar em prática o que aprenderam com os temas sugeridos pela educadora. Cerca de 350 mudas são plantadas pelos jovens com o adubo orgânico. O instrutor do Núcleo de Educação Ambiental, Leandro Lima, ensina aos alunos a fazerem a compostagem, ou seja, transformar o que seria lixo em fortificante para a plantação de outros alimentos. Entre as verduras e temperos são plantados alface, cebolinha verde, salsa e outros que serão utilizados na merenda produzida na escola. A jardinagem também está presente. O Núcleo de Educação Ambiental, com sede no Parque dos Pássaros, em Rio das Ostras, promove a preservação ambiental através de métodos educativos.

Siga a Vicel nas mídias sociais: Twitter: @Aguas_tratadas

UMA EMPRESA DA ZEN-RIO DAS OSTRAS

Visite-nos em www.vicel.com.br ou entre em contato pelo vicel@vicel.com.br

Facebook: Vicel Águas Tratadas Consciência Limpa Linkedin: Grupo Vicel


PETRÓLEO

RJNEWS

17 de agosto a 23 de agosto de 2012

19

Programa Petrobras Jovem Aprendiz Petróleo chega a Casimiro de Abreu em Foco

» Última edição da iniciativa pretende empregar cerca de 50% alunos formados

O

s adolescentes de Casimiro de Abreu poderão, pela primeira vez, se inscrever na 3ª edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz, desenvolvido pela ONG Viva Rio em parceria com o Senai. Outra cidade que também será incluída no programa é São Fidelis. Com isso, o número de inscritos passará de 650 para 850. Outra novidade é a opção pelo curso de instrumentista. Nesta 2ª edição, o polo de Macaé, que agrega ainda os municípios de Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus e Conceição de Macabu, formou 358 jovens na última sexta-feira, dia 10, no Centro de Convenções do Hotel Vilarejo, em Rio das Ostras. Dos que concluíram os cursos de aprendizagem, nesta 2ª

edição, 58 já foram contratados por algumas das 97 empresas parceiras do programa. A meta é empregar, no mínimo, 50% deles até dezembro deste ano. Entretanto, o índice de empregabilidade pode chegar a 90% para as futuras edições. A maior parte dos alunos que procuram o programa é de pessoas que buscam melhorar as condições de vida. É o caso do aprendiz formado em Mecânica de Manutenção, André Augusto. “A qualificação me proporcionou um crescimento muito grande, agora pretendo fazer o curso técnico em mecânica industrial”. De acordo com o coordenador regional do Jovem Aprendiz da Bacia de Campos, Jorge Alves, cerca de 420 alunos utilizam o salário mínimo pago pelo projeto para custear cursos técnicos e até mesmo graduações. Segundo ele, somente nesta segunda edição são 420 jovens investindo essa verba em outra qualificação. Um desses casos é da assistente administrativa, Franciely Magalhães. Com o dinheiro ela custeia o curso

Gilismar Correa/RJNEWS

rpsmonteiro@gmail.com

RONALDO MONTEIRO

PETROBRAS LANÇA PROGRAMA DE R$ 3 BI

Próxima edição do projeto vai beneficiar 850 jovens técnico em logística e também o curso de Francês. “Vejo na qualificação uma maneira de mudar de vida”.

Cursos

Os jovens matriculados no Programa Joven Aprendiz podem optar por cursos de assistente administrativo, auxiliar de T.I., logística, caldeireiro, soldador, mecânico de manutenção, eletricista industrial, eletricista de instalação predial, eletromecânica automotiva e

mecânico de usinagem. A novidade para quem está de olho nas oportunidades trazidas com a exploração do Pré-sal é o curso de instrumentista. As inscrições serão realizadas em agosto, mas ainda não tem data definida. Os interessados devem ficar atentos na publicação feita no site www.vivario.com.br. Podem se inscrever os estudantes de 16 a 20 anos, que estejam, no mínimo, no último ano do Ensino Fundamental.

A Petrobras anunciou na última segunda-feira, dia 1, o lançamento oficial de ações para desenvolvimento da cadeia nacional de fornecedores para a área de petróleo, gás e naval. As iniciativas fazem parte do Plano Brasil Maior, programa do governo federal lançado em 2011 para aumentar a competitividade da indústria nacional. Entre os programas assinados na terça-feira, dia 14, pela Petrobras para desenvolver a cadeia nacional de fornecedores para a área de petróleo está o Inova Petro, com 3 bilhões de reais de recursos para incentivo a projetos de inovação (pesquisa, desenvolvimento, engenharia, absorção tecnológica, produção e comercialização de produtos). O programa tem duração prevista até 2016 e terá os recursos divididos igualmente entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e conta ainda com apoio da Petrobras, que oferecerá conhecimento técnico e ajudará na seleção dos projetos. O presidente do BNDES (Luciano Countinho) declarou que o montante neste momento é ínfimo para a importância do projeto, mas, em um segundo momento, este valor poderá multiplicar-se. Teremos a possibilidade de apoiar projetos de riscos mais elevados. O foco é o desenvolvimento tecnológico para criação de sistemas de produção mais avançados.


20

17 de agosto a 23 de agosto de 2012

Dicas Culturais CRIS RÉGIS

cristianeregis@globo.com

ELIS PRA SEMPRE

A voz marcante da cantora Márcia Costa, reconhecida no Interior do Estado do Rio, vai ganhar o público nacional. A cantora, que desde 2007 desenvolve seu trabalho - Tributo a Elis Regina, em apresentações pelo Estado, lança agora seu primeiro CD, que leva o nome do projeto. Tributo a Elis Regina será lançado com duas apresentações, dias 17 e 18 de agosto, às 21h, no Teatro Popular de Rio das Ostras. Ingressos a preços populares de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada).

GALINHA PINTADINHA NO TEATRO

“As aventuras da Galinha Pintadinha e do Galo Carijó”, o personagem que hoje é o maior fenômeno da TV, Teatro e das Festas Infantis em uma montagem teatral repleta de música e um texto que diverte e ensina as crianças. Única apresentação! No Teatro Popular de Rio das Ostras neste domingo, dia 19, às 16h. Não perca! No Seu Adonias, hoje, a partir das 22h - “Anthony Brito & Banda”, samba e MPB de primeira, amanhã “Outubro 69”, muito pop e rock pra você se divertir muito!

Leo Gandelman toca clássicos em Macaé O Saxofonista, flautista, compositor e arranjador, Leo Gandelman vai se apresentar no Teatro Sesi, no dia 23 de agosto, às 20 h. O artista é um dos mais celebrados instrumentistas do Brasil. Durante a carreira, associou o seu nome a grandes concertos e a performances. Este ano, o músico está lançando o CD “Vip Vop”. O trabalho faz uma homenagem ao samba-jazz. Ao longo do disco o artista de formação clássica mostra que é capaz de empreendimentos sofisticados, mas sem tirar os pés do popular. Os ingressos serão vendidos no local a R$ 20, a classificação é de 16 anos.

MACAÉ Ópera Club Leo Dagaz Music Live, Robotron from David Guetta Show e os Djs Wally (Residente do Baile da Favorita), Rian Carvalho e Junior Gonçalves são as atrações da próxima edição da festa Red Carpet,

CULTURA Encontro de Folclore de Casimiro de Abreu terá atrações de todo o Estado

RJNEWS

» Cerca de dez cidades devem mandar grupos para esta edição

A

trações culturais de todo o Estado estão confirmadas no 4º Encontro de Folclore de Casimiro de Abreu. Este ano, os grupos virão de Araruama, Macaé, Santo Antônio de Pádua, Paraty, São Fidelis, Itaguaí e do Rio de Janeiro. Cerca de 300 participantes se revezarão fazendo as apresentações no sábado, dia 18, das 13 às 22h, na Praça Feliciano Sodré, no Centro. Quem passar pela praça poderá conferir exposições de artes plásticas, apresentações de folias de reis e de grupos de teatro, mineiro pau, ciranda e maracatu. Também serão montadas várias barracas com comidas típicas das festas juninas e julinas. O encerramento será feito, a partir das 22h, pelo

grupo de forró popular “Impacto Show”. De acordo com o produtor cultural, Ervan Boucinha, cerca de duas mil pessoas devem passar pelo evento este ano. Ele informou ainda que, neste ano, as apresentações acontecerão também dentro do Pavilhão do Esporte, localizado próximo à Praça Siliciano Sodré. O objetivo do encontro é preservar os grupos culturais não só de Casimiro de Abreu, mas também das outras cidades do Estado. “Incentivamos ainda a criação de novos grupos e, ao mesmo tempo, Casimiro se torna um referencial na região. Queremos transformar este evento em um encontro nacional”, enfatizou o produtor cultural. O Encontro faz parte da programação da II Semana Fluminense de Patrimônio Cultural de 2012, que começa nesta sexta-feira, dia 17, às 9h, no Museu de Arte

que acontecerá no dia 18 de agosto. Os ingressos para a Vip Room têm o preço único de R$ 80. Já para a pista os tickets custam R$ 20 o feminino e R$ 40 o masculino. Teatro Sesi A banda Escambo chega a Macaé com o show “Vê se gruda”. A atração musical mantém sua matriz rítmica brasileira, incorporando elementos da música pop. A apresentação acontece na quarta-feira, dia 22, às 20 h. Os ingressos custam R$ 15 e a classificação é de 16 anos. Rinha das Artes No sábado, dia 18, tem sarau de artes a partir das 19 h. O evento é gratuito. No domingo, dia 19, será a vez da peça infantil “A floresta do luar não vai acabar”, a partir das 18 horas. Os ingressos custam R$ 10. Pagode Hoje tem muita animação com a roda de samba e pagode em mais uma edição do projeto Panelada da Crioula. A festa acontece no Americano Futebol Clube ao som dos grupos Só Samba e Conversa Aê, a partir das 19 h. Os ingressos serão vendidos no local.

RIO DAS OSTRAS Samoa Dance Neste sábado, dia 18, a boate recebe o cantor Daddy Kall e os Djs Felipe Assad, Renan Carvalho, Leo Lopes e Marcos Cordeiros. O primeiro lote de ingresso custa R$ 30 para os homens e R$ 20 para as mulheres. O segundo terá preço único e custará R$ 40.

Luiz Azevedo

Evento deverá reunir cerca de duas mil pessoas Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (MART). A Semana, acontece, simultaneamente, nos municípios de Cabo Frio – cidade escolhida para sediar o evento - Búzios, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia.

Encontro de Folias

No mesmo dia, a partir das 22h, será realizado o

Arremate de Folias de Reis, na Praça de eventos Jadylson Marchon Araújo, no bairro Jardim Aparecida. Segundo a Fundação Cultural Casimiro de Abreu, já foram confirmadas as folias de Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Caxias, São Fidelis e de Casimiro de Abreu. É esperado que este número chegue a oito.

Bossa Nova Coisa & Tal O Bossa Nova Coisa & Tal traz, desta vez, Los Paraguaios e Barzinho e Violão, sexta-feira, dia 17. No sábado, dia 18, tem Lita e Grupo Bossambando. O espaço abre as portas a partir das 19h, mas os shows começam às 22h. O couver artístico custa R$ 15. Evolution “Vem Pro Meu Mundo” é o nome da festa que acontecerá hoje, dia 17. A atração é MC Mago. Agito Ball Club Mc Cacau - a bonequinha do funk - estará pela primeira vez em Rio das Ostras. Ela se apresenta na boate no sábado, dia 18. Impacto Jovem No parque da cidade acontece o evento Impacto Jovem, hoje a partir das 19 horas com show do cantor Anderson Freire. A apresentação é gratuita.

BÚZIOS Pachá No sábado, dia 18, tem Sax Two House e Danny Dee & Eziel Oliveira na Pachá. Informações e reserva de camarotes nos telefones: (22) 2633.0592 - (21) 2292.9606 ou (22) 8112.3847.

E-mails para coluna: magno@jornalrjnews.com.br


SOCIAL

RJNEWS

17 de agosto a 23 de agosto de 2012 Divulgação

Erick

21

Parada Gay

Neste domingo, Macaé vai tremer ao som de Preta Gil. Ela será a responsável pelo fechamento, com chave de ouro, da 8ª Parada LGBT da cidade. O evento começa às 14h, na Passarela do Samba e a previsão para o show da Preta é por volta das 20h. Entre as exigências da artistas... ônibus, sprinter, 3 camarins, melhor suíte do hotel escolhido, 5 seguranças... Já nos camarins... chás, energéticos, cervejas, wiskhy, damascos, castanhas, passas, frios, pães, salgados, chicletes Trident, flores, ...

Brandão Vip’s na Noite

Paizão

Super dedicado e sempre gente fina, Rodrigo Palhares, o homem do SBT na Região dos Lagos aproveitou dias de folga, para viajar com o filho Artur. O destino escolhido foi Buenos Aires. Entre as mais variadas aventuras, uma das mais frenéticas foi o passeio ao Zoológioco de lá... fotos e mais fotos foram tiradas e gargalhadas perpetuadas...

O evento promete! Som a cargo, da DJ Nanda Machado.

Divulgação

Preta Gil encerra a Parada Gay de Macaé, neste domingo (19). Imperdível

Parabéns

Quem comemorou seu aniversário, no último dia 14 foi um dos fotógrafos mais requisitados (e cobiçado) de Macaé, Felipe Santiago.

Sempre de bem com a vida e preparado para qualquer trabalho, este excelente profissional vem atraindo cada vez mais olhares, pela cidade. Segundo informações... além de sua timidez, que o torna mais carismático ainda, o bom moço ainda é considerado um excelente partido. Então tá né meninas?!

Divulgação

Evento sempre capitaneado pela competente advogada, ativista e hetero... Olga Neme. Sucesso!

Empreendimento Novo empreendimento na área.

Por mais que, em alguns momentos, o empresário Julien Silva afirme estar pensando em se “aposentar” ou até mesmo voltar para sua terra natal... as atitudes mostram o contrário. Com seu restaurante, na orla de Costazul em pleno funcionamento, ele abre agora, a Trattoria Juliens (ao lado do restaurante). Quem foi e conheceu... pôde comprovar uma pizza de massa fina e sabores inigualáveis. Vale conferir!

Triste

Rodrigo Palhares em momento pai... em Buenos Aires

O Bosque ou Bosque da Praia, o bairro mais elegantes de Rio das Ostras... agora é alvo de constantes furtos em suas mansões, de ruas arborizadas. Sem contar com os assaltos a mão armada, a pé, de carro, moto ou bicicleta. Triste isso!

» RÁPIDAS

• Pense em ter trabalho para pagar o boleto da Unimed Costa do Sol. Pensou? Entre no site e sofra com inúmeras tentativas. (Dica: você terá que ligar e pedir via e-mail). • Alguém pode me informar, onde estão as correspondências que deveriam ser entregues pelos Correios, nas residências, em tempo hábil para pagamento em dia? Os Correios atraaaaasam, você não paga... lhe é cortado o serviço (ou paga-se com multa) e de quem é a culpa? Ninguém merece! • Pasmem. Já tem até candidato a vereador definindo qual e como será seu gabinete, na Câmara. Risos. • Lilia Vídeo, a mais famosa colunista social de Macaé fez aniversário, no último domingo (12). Parabéns. • O DJ Léo Dagaz se apresenta na Ópera Club, amanhã (18). Vale conferir. • Durante toda esta semana, até amanhã acontece na Praça Veríssimo de Melo, das 14h às 20h, a Semana da Diversidade Sexual de Macaé. • Um caos a falta de segurança, em Rio das Ostras. Até a queridíssima da coluna, Carla Ennes teve sua casa invadida, em pleno Centro e durante o dia. • Não convidem para a mesma mesa alunos de Direito, da Estácio de Sá de Macaé e o pessoal da secretaria do estabelecimento. Segundo informações, a formatura de muitos está comprometida devido a problemas burocráticos... um rebuliço só. • Tininha Herlander se apresenta em Macaé, no Armazém, no próximo dia 23 (quinta). Meeeega... vale a pena.

Arrombamentos também acontecem aos montes... nem bombas d´água sobram para contar história (que o diga a bomba da residência dos Salgados). Felipe Santiago, o fotógrafo do momento, em Macaé

Como um dos IPTU’s mais caros do município, o bairro merecia mais atenção, por parte do governo. Divulgação

Festão

Com histórico de festas que duram em média 3 dias (as vezes mais), o queridão Carlos Guarçoni (ou Dr. Carlão) já se prepara psicologicamente para daqui há pouco. A festa oficialmente começa amanhã (18), mas nunca este protocolo é seguido à risca e hoje mesmo, convidados (alguns que se hospedam em sua residência, de Rio das Ostras) começam a chegar e com isso o balacobaco começa, no “Boteco do Carlão”...

Todo o cardápio foi inspirado, em comidas de boteco... Contagem regressiva...

Parabéns!!!

Dr. Carlão em contagem regressiva, para a festança de seu aniversário e convidados mil

erickbrandao@jornalrjnews.com.br


22

17 de agosto a 23 de agosto de 2012

ESPORTES Moradores acreditam que Vila Olímpica pode mudar futuro das crianças RJNEWS

Quissa é oficialmente apresentado à 1ª divisão do Carioca Leandro Fernandes

Bandeira permanecerá no mastro até sair o próximo campeão da Série B

»Federação realizou o hasteamento das bandeiras no Maracanã A bandeira do Quissamã Futebol Clube (QFC) já está hasteada na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), no Maracanã, no Rio de Janeiro. A ação oficializa a apresentação do time à primeira divisão do futebol carioca. A bandeira quissamaense permanecerá no mastro central até que outro campeão seja estabelecido. A cerimônia aconteceu na sexta-feira passada, dia 10. Participaram da solenidade, o secretário de Esportes de Quissamã, Rodrigo Chagas, o técnico e a gerente de Futebol do Quissamã, Paulo Henrique e Lúcia Helena Pinto, respectivamente.

Gilismar Correa/RJNEWS

» Espaço será inaugurado hoje e beneficiará mais de oito mil alunos dos projetos esportivos da cidade

U

ma estrutura de 31 mil metros quadrados tem renovado a esperança de futuro melhor para as crianças, principalmente, dos bairros Âncora e Claudio Ribeiro. Segundo os moradores, a região precisa de oportunidade de esporte e lazer que ocupem o tempo das crianças, evitando que elas fiquem nas ruas. A inauguração do espaço acontecerá nesta sexta-feira, dia 17, a partir das 17 horas. Esta é a primeira Vila Olímpica da Região dos Lagos, que poderá ser utilizada por todos os moradores da cidade. Esta semana, a auxiliar de saúde bucal, Michela Dutra, esteve no local para cadastrar a filha em algum projeto esportivo. “Este é um

Rio das Ostras Futebol Clube CNPJ: 29.623.808/0001-07 Edital de Convocação de Assembléia Geral do Rio das Ostras Futebol Clube Ficam convidados os senhores sócios, em dia com suas obrigações, a comparecerem

na sede social e esportiva do Clube, na Alameda Casimiro de Abreu, 366, Nova Esperança, nesta cidade, no dia 28 de setembro de 2012, das 9h às 18h, para

eleição do Conselho Deliberativo, biênio 2012/2014, conforme previsto no Art.33º e 34º, do Estatuto em vigor.

Rio das Ostras, 17 de agosto de 2012.

Amilcar Jorge Gonçalves Fiuza Presidente do Conselho Deliberativo

espaço que deveria ter sido feito há muito tempo. Não tínhamos oportunidades de lazer por aqui. Vai ajudar bastante, mas não vai atender nem um terço das crianças daqui. São muitas”. A também auxiliar de saúde bucal, Fabiola Velloso, acredita no valor social do espaço. “É muito importante que os jovens ingressem no esporte, para não se envolverem em coisas ruins. Aqui é o começo para um novo caminho”. Ela disse ainda que o local será uma opção de lazer aos moradores, principalmente, aos sábados e domingos. “Não tínhamos o que fazer”. Suprir estas e outras necessidades é o objetivo do local, segundo o secretário de Esporte e Lazer, Carlos Alberto Marins. “Vamos promover a inclusão social dessas pessoas e retirar as crianças das ruas, transformando-as em cidadãos de caráter por meio do esporte”. Ele adiantou que, em breve, serão contratados mais profissionais e também aumentados os números de vagas

Esta é a primeira Vila Olímpica da região dos Lagos nos projetos da prefeitura. Na sexta-feira, dia 17, todos os projetos realizarão aulas inaugurais e, em seguida, todos assistirão a várias apresentações de ginástica olímpica.

Vila Olímpica

O espaço que entrará em funcionamento na segunda-feira, dia 20, vai beneficiar oito mil alunos de 6 a 17 anos, que estão matriculados nos projetos da prefeitura. Eles poderão utilizar a quadra de desporto, campo de futebol, futsal society,

sala de ginástica artística, piscina e pista de corrida. Todas as estruturas possuem as metragens oficiais exigidas pelas confederações de cada esporte, por isso, poderão receber ainda diversas competições. No local existem ainda alojamentos, brinquedos multiuso, áreas com churrasqueiras comunitárias e uma academia ao ar livre com dez aparelhos. A vila olímpica fica localizada a rua São Judas Tadeu, entre o Âncora e o Village e funcionará das 8 h às 17 h.

Rio das Ostras Futebol Clube CNPJ:29.623.808/0001-07 Edital de Convocação do novo Conselho Deliberativo Ficam convidados os Conselheiros Natos, e os que se elegerem na Assembléia Geral do dia 28 de setembro de 2012, para reunião, nesta mesma data, às 18h, em 1ª convocação, com metade de seus membros, e, às 19h, em 2ª convocação, com 1/6 de seus membros, conforme Art.47, letra “b”, do Estatuto em vigor, para deliberarem de acordo com a pauta abaixo: 1 – Eleição do Presidente, do Vice-presidente e do Secretário do novo Conselho Deliberativo, conforme Arts. 44, 52 e 53, para o biênio 2012/2014; 2 – Eleição do Presidente, do Vice-presidente Executivo, e ainda do Conselho Fiscal, conforme Arts. 50, 51, 52 e 53, para o biênio 2012/2014; 3 – Interesses gerais, conforme disposto no Art. 55. Rio das Ostras, 17 de agosto de 2012.

Amilcar Jorge Gonçalves Fiuza Presidente do Conselho Deliberativo


RJNEWS

Classificados

COMO ANUNCIAR?

VENDA

Vendo: Duplex – R. Ostras. Ajardinada, mobilhada, decorada, 2 sl, copa/coz., 4 qtos. (sendo 1 suite c/ closet), churrasqueira, etc. Por R$ 480 mil. P/CEF. Aceito carro e terreno/ FGTS. (21) 9662-7020 / 7819-6769 _____________________ Vendo: Flat’s - Extensão do Bosque – Prédio misto. 2º andar. 1º locação. Apenas R$ 88 mil. Sinal R$ 5 mil. Saldo CEF. (21) 9662-7020 / 7819-6769 / 23*33192 _____________________ Passo Loja – excelente localização – entre o Centro e a praia de Rio das Ostras. Loja com 40 m². (22) 9890-0612 _____________________ Vendo: Casa – São Gonçalo - JARDIM CATARINA (Novo) na rua principal (05 min. de Guaxindiba e 15 min. da Refinaria de Itaboraí) 2 qtos., sl, coz., banh., área de serv., varanda. Todas colonial e piso frio. C/ 1 galpão de 140 m² c/ 2 banheiros e 2 escritórios. c/ ESCRITURA. Por R$ 280 mil. (22) 9221-5648 / 9994-7184. _____________________ VENDO ou TROCO por imóvel em Rio das Ostras: Chácara em Quissamã de 600m² com casa nova, 2 qtos., sl., coz., banh.,varandão na laje. Poço artesiano e área toda murada. Por R$ 100 mil. (22) 9861-3567 / 8119-1170. _____________________ LOTEAMENTO!! Terrenos Planos 360 m². Linda área arborizada! Próx. à Rodovia e todo comercio. Lagoa artificial em frente. Exc. Localização. Financiamento Próprio – s/ burocracia. Peq. Sinal – Prestações à partir de R$ 199,00 mensais. (22)2777-4542 / 9723-4465 /9735-6611 (22) 8104-6150 / ID 112*74799 _____________________ LOTEAMENTO!! Cidade Praiana - Terrenos planos 201 m². Junto ao comércio. Condução na porta. Exc. Localização – À vista – Só R$ 10 mil ou 5 mil + 2x de R$ 2.500,00 no cheque. (22)27774542/ 9723-4465 /9735-6611 (22) 8104-6150 / ID 112*74799

23

Anuncie no jornal mais lido e com melhor resultado da Região da Costa do Sol

Pessoalmente:

Escritório Comercial Rua Guanabara, 70, loja 4 Extensão do Bosque - Rio das Ostras De 9h às 17h (segunta à sexta) De 8h às 12h (sábado) _____________________ Vendo: Mariléa- Duplex Alto Padrão independente 4 quartos (3 suítes e 1 suíte Master) - piso em porcelanato - sala em 2 ambientes - churrasqueira R$ 550 mil - Ref. 1085 Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Costa Azul- Duplex 3 quartos (2 suítes) closed - Piso em porcelanato - quadra da praia - R$ 300 mil – Ref. 1039 - Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Área - Califórnia – Cantagalo – com 9.400 m². Por R$ 80 mil de entrada + 20 parcelas de 2 mil. Não é INCRA. (22) 9900-4149 _____________________ Vendo: Village- Duplex 2 quartos( 1 suíte)- Próximo à pista- R$ 200 mil - Ref. 1006- Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Village - Duplex 2 suítes- R$ 190 mil- Ref. 1083- Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Village - Duplex 3 quartos (1 suíte) R$ 230 mil - 2 quartos (2 suítes) R$ 190 mil – Ref. 1049Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Village - Duplex 2 quartos (1 suíte) R$ 220 mil- Ref. 1099Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Village - Duplex 2 suítes -frente R$175 mil fundos R$ 180 mil – Ref. 2000- Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Ouro Verde- Duplex - 2 suítes- churrasqueiragaragem coberta- portão automatizado- R$ 320 mil- Ref. 2001- Ivana Nunes (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Novo Rio das Ostras - 3 quartos (2 suítes- 1 master) 135 m²- R$ 350 mil- Ref. 2002- Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ GUARAPARI- Praia do Morro – Vendo: Apartamento, 4 quartos, sendo um suite e outro reversível, sala, cozinha, copa, banheiro social e de empregada, área de serviço e uma varanda. Uma vaga fixa na garagem. Valor: R$ 250 mil. Informações (22) 9236-6036

ALUGUEL Alugo: Casa – Mariléa - c/ 1 suíte, sala, coz., área. Por R$ 750,00 c/ garagem. Somente para 2 pessoas. Não aceitamos animais. Um mês de depósito. (22) 9928-7344 - Valéria

AULAS PARTICULARES DE INGLÊS EM DOMICÍLIO. *Básico *Intermediário *Avançado. Preços a combinar. (22) 9899-6954 Raul _____________________ Placas para sua loja a partir de R$ 100,00m² - (22) 9882 3380 / 8117-5738 ID: 8*237131 - Dudoo Comunicação - Email: edupublciidade@gmail.com _____________________ Chegou em Rio das Ostras DIRIGE BEM TREINAMENTO PARA HABILITADOS! Uma empresa especializada em trânsito, que tem o objetivo de ajudar as pessoas habilitadas a voltar a dirigir e dar uma contribuição maior para a melhoria do trânsito. Rua Bangú, próximo a praça. (22) 9788-2523 / 8845-2071. _____________________ Limpeza de CAIXA D’AGUAS e CISTERNAS. (22) 9910-0909 / 92836379 _____________________ EMPREITEIRA Construção, reforma, manutenção Industrial, pavimentação, drenagem, hidráulica e elétrica. (22) 9841-4732 _____________________ AULAS DE REFORÇO DE TRÂNSITO Aulas particulares para alunos habilitados, ministradas no veículo do aluno. Sem prova, sem pressão, só prática. Marque sua hora. (22) 9869-7513 e-mail: rag.gim@ hotmail. com – MARCELO (Instrutor credenciado) _____________________ MR Comercio Trabalh. com toda linha de produt. de limpeza . Av Novo Rio das Ostras 814 –Tel. (22)27721870 ID 83*63784 Cristiane Regis msn: cristianeregis@globo.com _____________________ Aluga-se: Mesas e cadeiras de plástico e tampões. (22) 2760-4897 2760-4921. _____________________ Vendo equipamento para Locadora - Thiago (22) 7813-2424 ID (22) 965*258

Veículos

_____________________ Vendo: Apart. – Mariléa c/2 qtos., sl., coz., suíte, closet, 1vaga. Por R$ 165 mil c/ 35 mil, entd., rest. financ. A 80 metr. da Rov. Amaram Peixoto. ÚLTIMA UNIDADE!!! Tel: (22) 9900-4149 _____________________ Vendo: Área - Califórnia – c/ 7500m² plano. Por R$ 70 mil só à vista. (22)9900-4149 _____________________ Vendo: Terreno de esquina – Colinas – c/ 450 m² - plano. A 50 metros do asfalto. Excelente vizinhança. Escritura com RGI e laudo do Meio Ambiente. Por R$ 180 mil. (22) 9900-4149 _____________________ Vendo: Ótima casa! Centro - Bairro Liberdade, com varanda, garagem, churrasqueira, sala, 3 quartos (sendo 1 suíte), cozinha e lavanderia. R$ 180 mil. Aceito carro. José Luiz (22) 2771-9052/ 8826-6959/ 8815-7825 _____________________ Vendo: Casa - Barra de S. João - 3 qtos., 3 banhs., uma suíte e sala grande. 660 m². Por R$ 250 mil. Tel.: (22)9907-9910 27605578. Terr. c/RGI _____________________ Vendo: Casa - Cidade Praiana - 3 qtos., banhs., coz., garagem. 360m². Por R$ 170 mil. Tel.: (22)9907-9910. _____________________ Vendo: Casa – Colinas – 2 qtos, coz., banh., garagem. 360m² c/ RGI. Por R$ 250 mil. (22) 9907-9910 _____________________ Vendo: Chácara Maríléa Duplex 2 quartos (1 suite) R$ 198 mil- Ref. 1081Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Chácara Mariléa - Casa Linear - 2 quartos (sendo 1 suíte), em condomínio, rede de saneamento, R$ 160 Mil – Ref. 1071 - Ivana Nunes (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Mariléa- Duplex 2 quartos (2 suítes) R$ 210 mil e 3 quartos (1 suíte) R$ 280 mil – Ref. 1027 - Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Mariléa - Duplex 2 suítes- cozinha com cocktop- área externa ampla- R$ 235 mil- Ref. 1090 - Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Mariléa- primeira quadra- próxima ao banco itaú- Duplex 3 quartos (1 suíte) - R$ 340 mil – Ref. 1047- Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _____________________ Vendo: Mariléa- primeira quadra - 3 quartos (2 suítes) - R$ 270 mil- Ref. 1084- Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678

OBRIGATÓRIO: apresentação de CPF ou CNPJ

Serviços

Imóveis

(22) 2764-2705 (22) 8805-5894

17 de agosto a 23 de agosto de 2012

Vendo: Palio Weekend Loker 2010. 41.500 km rodados – GNV. Completo. 2012 Vistoriado. Por R$ 38.500,00 ou 33 mil de entrada + 20 parcelas de R$ 337,00. (22) 2760-3122 / (21) 9304-1333 _____________________ Valor R$ 49,900,00 Vendo: Peugeot 2003. Doc. ok. 4 pts. 1.6. Por R$ 13.900. Tel: (22) 9907-9910. _____________________ Vendo: FIAT 500 LOUNGE MT 09/10. Gasolina. Branco. Placa: KNW-5928. Por R$ 45.000. Honda Hayasa (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: LINEA MT 10/10. Flex. Preto . Placa: KVG-4397. Por R$ 36.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: PALIO ELX 08/09. Flex. Preto. Placa: LPH-6194. Por R$ 23.000. Honda Hayasa (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: PALIO FIRE 06/07. Flex. Vermelho. Placa: MQU-4324. Por R$ 19.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: FOCUS HATCH 08/09. Flex. Preto. Placa: HIG-3103. Por R$ 32.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: FOCUS SEDAN L 08/08. Flex. Preto. Placa: KWS-2204. Por R$ 25.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600

_____________________ Vendo: CORSA HATCH MAXX 08/08. Flex. Prata. Placa: MRY-3556. Por R$ 25.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: ACCORD EX V6 08/08. Gasolina. Preto. Placa: LSP-2519. Por R$ 69.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: CITY LX AT 09/10. Flex. Dourado. Placa: LPL-4326. Por R$ 49.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: CIVIC EX AT 03/03. Gasolina. Prata. Placa: LOX-7600 . Por R$ 30.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: CIVIC EXS AT FLEX 10/10. Flex Cinza Placa: KXO-4621. Por R$ 56.000. Honda Hayasa (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: CIVIC LX MT 01/01. Gasolina. Cinza. Placa: KMY-8607. Por R$ 24.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: CIVIC LXS AT 08/08. Flex. Preto. Placa: KYU-1934. Por R$ 46.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: CIVIC LXS MT 07/08. Flex. Prata. Placa: KXL-1098. Por R$ 43.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: CIVIC LXS MT 09/10. Flex. Preto. Placa: KZK-1900. Por R$ 49.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: CIVIC LXSC AT 07/07. Gasolina. Prata. Placa: KZJ-0812. Por R$ 45.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: CIVIC LXSC MT 09/10. Flex. Preto. Placa: MSU-0355. Por R$ 49.900. Honda Hayasa (22)

3321-8600 _____________________ Vendo: CR-V LX AT 10/10. Gasolina. Preto. Placa: KXZ-5659. Por R$ 75.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: CR-V LX AT 09/09. Gasolina. Preto. Placa: KZD-3027. Por R$ 68.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: FIT EX MT 09/09. Flex. Grafite. Placa: LSJ2877. Por R$ 42.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: FIT LX MT 05/06. Gasolina. Cinza. Placa: LUU-2169. Por R$ 28.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: FIT LX MT 07/08. Flex. Cinza. Placa: KZI-0829. Por R$ 29.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: FIT LX MT 04/04. Gasolina. Prata. Placa: KVX-0692. Por R$ 25.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: FIT LX MT 10/10. Flex. Prata. Placa: LPO6936. Por R$ 44.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: A 160 02/03. Gasolina Preto. Placa: ATA-1166. Por R$ 14.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: COROLLA XLI 09/10. GASOL/GNV. Prata. Placa: LPM-4513. Por R$ 44.000. Honda Hayasa (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: CROSSFOX 08/09. Flex. Preto. Placa: KNT8989. Por R$ 37.000. Honda Hayasa (22) 3321-8600 _____________________ Vendo: FOX 08/09. Flex. Preto. Placa: LSX-2403. Por R$ 25.000. Honda Hayasa (22) 3321-8600



Jornal RJNews Ediçao 73