Issuu on Google+

UFF continua em greve por tempo indeterminado » Professores do Polo Universitário de Rio das Ostras (PURO) continuam em greve desde o mês de maio. As negociações continuam, mas não há previsão para o fim da paralisação. Uma das principais reinvidicações dos diretores e professores do PURO é a construção de um prédio definitivo da universidade. CIDADES • PÁGINA 18

Ginasta é destaque em torneio nacional ESPORTE • PÁGINA 21

06 DE JULHO A 12 DE JULHO DE 2012 - ANO 2 - Nº 67

CULTURA Biblioteca em Casimiro de Abreu completa 40 anos PÁGINA 20

R$ 0,50

Ibama libera licença para duplicação da BR 101 » Licença prévia emitida pelo órgão é referente à duplicação do trecho de Rio Bonito até Rio Dourado. A notícia foi recebida com alegria pelo deputado Sabino (PSC) que acompanha todo processo de licenciamento e tem feito intervenções importantes para agilizar o início das obras.

CIDADES • PÁGINA 9

Pneus reformados podem representar 60% de economia » Trocar pneus novos de carros de passeios por pneus reformados pode sair de 25% a 60% mais barato. Contabilizados os quatro pneus, a economia chega a R$ 800. Pneus reformados são regulamentados e fiscalizados pelo Inmetro, ou seja, garantem a mesma segurança e durabilidade. ECONOMIA • PÁGINA 10

GASTRONOMIA Inverno traz frutas de dar água na boca

PÁGINA 16

Aumenta o roubo de cabos de energia na região » Levantamento realizado pela Ampla em Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã e Rio das Ostras constatou que nos três primeiros meses deste ano foram furtadas mais de três toneladas de cabos de energia. O número corresponde a 47% do total furtado em 2011.

RDM estimula movimentos e trata de alterações posturais » A Reeducação da Dinâmica Muscular (RDM) é um método difere dos tratamentos tradicionais. Método trata alterações posturais como escolise, hiperlordose e hipercifose e também de patologias adquiridas pela má postura como artrite, artrose e hérnia de disco. São utilizados diversos acessórios com formatos anatômicos que tratam o corpo em 12 pontos estratégicos. SAÚDE • PÁGINA 14

CIDADES • PÁGINA 6

Olimpíada das APAEs tem a participação de 500 atletas » Termina nesta sexta-feira, dia 6, a 5ª Olimpíada Estadual das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) na Escola Naval, no Rio de Janeiro. Participaram da competição 500 atletas que disputaram em nove modalidades como futebol de salão, atletismo, capoeira. CIDADES • PÁGINA 3




CURTAS

06 de julho a 12 de julho de 2012

Convenções

RJNEWS

O lutador de Jiu-jitsu da Família Gracie, Rolker Gracie, irá ministrar, neste sábado,

T

erminaram, no último dia 30 de junho, os prazos para as convenções partidárias. Depois da confirmação dos nomes dos candidatos de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, foi a vez de Macaé e Carapebus escolher os nomes que vão disputar as eleições municipais 2012. Em Macaé, foi oficializada na sexta-feira, dia 29, a candidatura do deputado federal Dr. Aluízio a prefeito, ao lado do vereador petista Danilo Funke. A dupla PV/ PT também recebeu o apoio do PSC local. Na tarde do último sábado, dia 30, o candidato do PSC de Carapebus, Anselmo Prata, que ganhou o apoio importante do ex-prefeito da cidade, Eduardo Cordeiro, contou com a presença do deputado Sabino que fez um giro pela região para prestigiar os candidatos.

Disque-Denúncia

Escolinha de Futebol

Em 45 dias de funcionamento, o Disque-Denúncia Eleitoral foi acionado 1.397 vezes por cidadãos de 72 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Das irregularidades denunciadas, 1.095 referem-se a propagandas em via pública e 302 a abusos cometidos na internet.

O Projeto Social e do Esporte, inaugurará neste sábado, dia 7, no Campinho de Califórnia, às 9h, a Escolinha de Futebol de Cantagalo, atendendo as reivindicações de moradores deste bairro. O objetivo é facilitar o acesso das crianças à escolinha sem que elas precisem vir até a área central da cidade. Michelângelo

dia 7, um seminário prático da modalidade para lutadores e admiradores que queiram aprender as técnicas do jiu-jitsu. O evento acontece no ginásio poliesportivo de Quissamã, às 12h. O seminário é aberto ao público e os participantes, atletas ou não, podem comparecer com ou sem quimono.

FESTAS JULINAS

Registros Adilson dos Santos

Proibido para banho A praia do Cemitério em Rio das Ostras continua com restrições para banho, no trecho próximo à saída do canal. É o que diz o boletim de balneabilidade de praias, divulgado pelo Inea em sua página, na internet, no dia 25 de junho.

Planos de saúde

Festas tradicionais animam a região Bandeirinhas coloridas, fogueira e muita quadrilha vão continuar movimentando a região. Diversas cidades vão promover suas tradicionais festas, atraindo a população e visitantes para a brincadeira caipira que envolve pessoas de todas as idades. Em Quissamã, acontece a tradicional Festa de São João, no Canto da Saudade, que está em sua 6ª Edição. Comidas típicas, como quentão, milho cozido, cocada, cuscuz e pé de moleque, das festas que lembram Santo Antônio, São João e São Pedro (com dias comemorados no mês de junho), também devem fazer parte da festa, nas diversas barraquinhas.

Troca Troca

Pedalada

A Tocolândia vai sediar a Feira Troca Troca, nos dias 14 e 15, a partir das 10h. A divertida feira tem o objetivo de trocar objetos e serviços. Para participar o interessado deve fazer a doação de um produto de limpeza, que será revertido para Sociedade Pestalozzi de Rio das Ostras. Esta será a oportunidade de negociar com criatividade. Outras informações podem ser obtidas pelos telefone (22) 2771-5080.

Primeiro circuito de Hard Track Cycle Touring do Estado do Rio de Janeiro, 3º circuito do Brasil será realizado nos dias 14 e 15 de julho. A saída será às 7h, na Bike Center Macaé, em Macaé, com previsão de chegar a Santa Maria Madalena às 17h. Serão 108km de ida e volta, mais de 5000m ascendente, trilhas, estradas, rio, agulhas de pedra e muita, mas muita subida. Se você tem disposição o convite está feito. Informações pelo bikeriodasostras@gmail.com.

Poliomielite A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite se encerra nesta sexta-feira, dia 6. Balanço parcial da manhã da última terça-feira, dia 3, aponta que quase 12,3 milhões de crianças em todo o país já foram vacinadas. O número representa 86,9% do total de crianças de zero a cinco anos. A meta é vacinar 95%. Todos os menores de até quatro anos, 11 meses e 29 dias devem tomar as duas gotinhas, mesmo que já tenham sido vacinadas.

macaenews.com.br | riodasostrasnews.com.br

Os hotéis, pousadas e similares são obrigados agora a manter fichas de registro para menores que neles se hospedarem. Objetivo é garantir a segurança de crianças e adolescentes e possibilitar à polícia informações em caso de sequestro. A ação foi autorizada pela Lei 6.273/12, publicada no Diário Oficial do Executivo, na última sexta-feira, dia 29.

A Agência Nacional de Saúde vai suspender a venda de planos de saúde de empresas que não têm cumprido prazos de atendimentos, devido ao número de reclamações que aumentou mais de 50% nos últimos três meses.

SOBE & DESCE Eleitoras

No Estado do Rio de Janeiro, o eleitorado feminino já chegou a 53%. Algumas cidades do interior seguem esta tendência: em Macaé e Cabo Frio, as mulheres representam 51% dos eleitores. É a participação feminina crescendo a cada pleito.

Trânsito

A falta de educação dos motoristas de vans em Rio das Ostras. Esta semana, um leitor, que estava dentro de uma das vans, presenciou a discussão entre um motorista de van e o condutor de um carro, que se desentenderam após uma manobra de risco em horário de rush. É importante que haja harmonia e melhor preparo entre os motoristas.

Instituto Macaé de Geração de Empregos e Rendas Ltda » CNPJ 04.536.054/0001-27 » Av. Rui Barbosa, 975, Centro – Macaé – RJ CEP : 27.910-362 Tel.: (22) 2764-1012 » Tiragem: 35.000 exemplares » Circulação: Rio das Ostras, Macaé, Casimiro de Abreu, Barra de São João, Carapebus, Quissamã e Conceição de Macabú O RJNEWS se isenta de qualquer assunto discutido pelos colunistas, que não possuem vínculo empregatício com o jornal. Diretor Executivo: Luiz Claudio Coelho Vieira » Diretora de Redação e Comercial: Rafaela Azevedo - DRT: JP 1336 RN » Editora: Ludmila Azevedo Jornalistas: Macaé - Ana Paula Medeiros / Rio das Ostras - Magno Lopes, Monique Gonçalves, Sabrina Salton, Verônica Côrtes » Fotografia: Heitor Neto Projeto Gráfico e Diagramação: Alexandre Albuquerque » Ass. Jurídica: Dr. Hélio Márcio Porto » Revisora: Criscie Gabry Recepção: Hellen Clein » Assessor de Logística: Alexandre Fausto » Atendimento Comercial: Michelle Neto, Ronaldo Lima Comercial: (22) 2764-2705 / (22) 7811-1196 - ID: 12*127290 / (22) 7811-4921 » Contatos: contato@rjnews.com.br / contato@jornalrjnews.com.br

JORNAL PARCEIRO DA


CIDADES ◘  Olimpíada das APAEs tem a participação de 500 atletas do estado 06 de julho a 12 de julho de 2012

RJNEWS

» Cerimônia de abertura reuniu autoridades que apoiam o evento na Escola Naval do Rio de Janeiro

C

erca de 500 atletas das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) participaram da abertura da quinta edição da Olimpíada Estadual das APAEs que teve início na terça-feira, dia 3. O evento segue até esta sexta-feira, dia 6, na Escola Naval, no Rio de Janeiro, e contará com a prática de diversos esportes, divididos entre nove modalidades como futebol de salão, atletismo, capoeira, entre outros. Na cerimônia de abertura, o deputado estadual Sabino (PSC), que acompanha de perto as ações das APAEs, destacou a importância do evento para os alunos. “O esporte incentiva o que há de melhor nas pessoas e admiro muito a APAE e esse trabalho maravilhoso que ela

propõe”, disse Sabino, que realiza um trabalho importante em defesa dos diretos da pessoa com deficiência na Assembleia Legislativa do Rio. Sabino se emocionou com a presença da delegação da APAE de Rio das Ostras. “Conheço e apoio o trabalho que é feito na APAE da minha cidade e ver esta delegação aqui é motivo de orgulho. Temos atletas com bons índices e tenho certeza que Rio das Ostras estará também na Olimpíada Nacional. O que me chamou atenção também foram o carinho e a dedicação com que a Escola Naval está recebendo estes atletas especiais”, comentou o parlamentar. Quem também participou do evento foi o deputado federal Romário (PST), que apoia a causa. “A APAE é uma campeã a serviço do povo e essas olimpíadas são a prova do trabalho de muitas pessoas que estão envolvidas. É um grande evento, pois praticar esporte é qualidade de vida”, afirmou o deputado federal.

Fotos: Heitor Neto/RJNEWS

Delton Bastos, presidente da Federação nacional das APAES afirmou que sem ajuda, não seria possível a realização do evento. “Gostaria de agradecer a todos que fazem parte desse sonho. O deputado Sabino, que é sempre muito atuante e ao deputado Romário. Além da Escola Naval, que nos cedeu o espaço”, ressaltou Delton. A abertura das olimpíadas também contou com a presença do presidente do Comitê Paralímpico de Esportes, Andrew Parsons. “A APAE pode e deve contar com meu apoio a todo o momento. É a primeira vez que participo da abertura das olimpíadas e fiquei muito feliz com o trabalho e o desempenho dos alunos”, disse Parsons.

Autoridades acompanharam de perto mais essa importante ação das APAEs

Os alunos participantes foram selecionados nas etapas regionais da competição e ao final das olimpíadas uma delegação será selecionada para representar o Estado nas Olimpíadas Nacionais das APAEs. As competições acontecerão em novembro, em Maringá no Paraná. Momento em que alunos acenderam a pira olímpica




CIDADES

06 de julho a 12 de julho de 2012

Observatório de Rio das Ostras MARCELO MACHADO

msmmg@msn.com

AUMENTO DE RIGOR

• O presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, afirmou que será rigoroso contra o uso de celulares na hora do voto. Quem for flagrado usando o aparelho dentro da sessão poderá ser peso. • “Nestas eleições, temos que aplicar com rigor a Lei da Ficha Limpa. Esta é a conduta que a sociedade brasileira espera da Justiça Eleitoral”. A afirmação é da presidenta do TSE, ministra Carmen Lúcia. • Depois de quase dois anos de julgamento, a Lei da Ficha Limpa foi considerada constitucional pelo STF e será aplicada integralmente nas eleições deste ano. A Lei vale, inclusive, para fatos ocorridos antes de 2010, ano em que o presidente Lula sancionou a Lei.

PROFESSORES

• A jornada de trabalho do professor do 6º ao 9º da rede municipal de Rio das Ostras é de 25 horas semanais. Uma das maiores da região. Os docentes de Macaé, por exemplo, têm jornada de 16 horas. • O resultado é que a hora/aula paga aos docentes é tão baixa, que equivale àquela recebida pelos professores do Estado, a 2ª pior remuneração do país. • Esta semana os professores receberam “mais um presente” da atual administração. Foi publicada a Lei que aumenta a jornada a ser cumprida no chamado “horário de atividade” de 5h para 8h e 20 minutos. • O curioso é que o caput da Lei afirma que ela é para “Reduzir a Carga Horária dos Professores do Município”. É a forma daltônica de enxergar o mundo.

www.observatorioderiodasostras.org

RJNEWS

Novo trajeto de van vai contemplar todos os trabalhadores da Zona Especial de Negócios » Sistema será implantado entre Nova Cidade até ZEN

oito linhas de vans para circular, de dez em dez minutos, nos horários de 5h50 à 7h, entre Nova Cidade e a ZEN, e de 17h às 18h10, da ZEN até Nova Cidade.

rabalhadores da Zona Especial de Negócios (ZEN) passarão a contar com um novo trajeto para o trabalho. A secretaria de Transportes de Rio das Ostras vai disponibilizar, em caráter experimental,

A medida tem como objetivo ampliar os embarques, com mais comodidade para os passageiros de Nova Cidade que precisam se deslocar até a rodovia Amaral Peixoto para pegar a condução ou mesmo, em alguns casos,

T

pagar duas passagens para chegar ao local de trabalho. Os veículos que fazem o trajeto pela Rodovia até a ZEN continuarão oferecendo o transporte público, nos mesmos horários e rotas. Os passageiros estão sendo orientados sobre o novo trajeto através dos permissionários do transporte público, carro de som e mídia impressa.

Traficante da Fronteira em Macaé é preso » Polícia Militar ocupou a comunidade após ser recebida a tiros

são contra ele. Segundo informações, o traficante tentou fugir pulando vários muros, mas foi detido e conduzido a 123ª DP, onde o caso foi registrado.

A semana foi marcada por prisões em Macaé. Um dos líderes do tráfico de drogas do bairro Fronteira foi preso na última segunda-feira, dia 2, durante uma operação da Polícia Militar. Alexandre Martins Campos, 31 anos, conhecido como “Carioca” era um dos investigados durante a operação Morfeu, realizada pela Polícia Federal em 2007. A polícia já tinha um mandado de pri-

Por determinação do comandante do 32º BPM de Macaé, tenente coronel Ramiro Campos, após o ocorrido a comunidade foi ocupada por policiais e permanecerão por tempo indeterminado. Segundo comandante, serão feitas incursões na localidade em busca de armas e drogas. Já na última terça-feira, dia 3, um

homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma pela Polícia Militar, no Parque Aeroporto. O fato ocorreu na rua 64, s/nº. Mauro Lúcio M. Silva, 38 anos, estava sob condicional e teria 10 passagens criminais. De acordo com a polícia, o suspeito disse em depoimento que estaria no local esperando informações de um funcionário da cervejaria Skol, sobre um caminhão que estaria levando malote com uma quantia de R$ 8 mil. O próprio suspeito efetuaria o roubo. Com Mauro, a polícia apreendeu um revólver calibre 38 e mais cinco munições.


RJNEWS

06 de julho a 12 de julho de 2012

â—˜






CIDADES Mais de três toneladas de cabos de energia são furtadas em Macaé e região

06 de julho a 12 de julho de 2012

» Número corresponde somente aos três primeiros meses deste ano

E

m levantamento realizado pela Ampla, distribuidora de energia elétrica de Macaé, que contempla também as cidades de Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã e Rio das Ostras, foi constatado que apenas nos três primeiros meses de 2012 foram furtadas mais de três toneladas de cabos de energia em Macaé e região. O número corresponde a 47% do total furtado nas localidades em 2011. A Ampla contabilizou um prejuízo de R$ 128,8 mil com o furto de cabos de energia da rede elétrica na região no último ano, quando houve a perda de mais de seis toneladas de fios. O valor é 22% superior ao número registrado em 2010 nas localidades. Quem sofre com os furtos é a população, que tem o fornecimento de energia interrompido até a recolocação dos fios pelos técnicos da companhia. Em 2011,

RJNEWS Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

26.248 clientes da área de concessão da concessionária tiveram o fornecimento prejudicado pela ação dos furtadores. O engenheiro da Empresa Municipal de Iluminação Pública, Rudson Lopes, conta que já existe uma equipe realizando estudos e levantamentos em Macaé para a implantação de cabos de energia subterrâneos. O principal motivo da troca da rede elétrica é melhorar a estética visual da cidade, retirando os cabos aéreos, que muitas vezes ficam emaranhados nos postes. As regiões que devem receber, no próximo ano, novos cabeamentos serão áreas como, o Centro e a Orla da Praia dos Cavaleiros. “Escolhemos áreas mais movimentadas para inibir o furto”, conta. A Ampla registra todas as ocorrências de furto de cabos nas delegacias locais e acompanha o trabalho da polícia, que tem conseguido desarticular algumas das quadrilhas. Para denunciar a ação, basta entrar em contato com a Central de Relacionamento da Ampla, por meio do telefone 0800 28 00 120. Não é necessário se identificar.

Em Macaé já há um estudo para a implantação de cabos de energia subterrâneos, evitando os emaranhados nos postes


CIDADES




06 de julho a 12 de julho de 2012

CIDADES

RJNEWS

UFF continua em greve por tempo indeterminado » Prédio definitivo, ainda não foi construido e conteiners alugados custam em torno de R$ 2 mil

D

esde o mês de maio, professores das universidades federais do Rio de Janeiro entraram em greve, devido a uma série de problemas que as instituições estão enfrentando. O Polo Universitário de Rio das Ostras (PURO) também aderiu à greve e os professores pararam suas atividades. As negociações continuam, mas ainda não há previsão para o fim da paralisação. E uma das principais reivindicações dos diretores e professores do PURO é a construção de um prédio definitivo para a universidade, que pode trazer melhorias para o funcionamento da instituição. Hoje, a universidade funciona em uma escola de ensino fundamental sem condições de comportar os, aproximadamente, 1500 alunos. Segundo o professor e diretor do polo de Rio das Ostras, Carlos Bazilio, que está à frente da institui-

Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

ção desde agosto de 2001, a solução para funcionamento do polo foi dada através de um convênio com a prefeitura em 2004. Ele diz que na época foi projetada a construção de três blocos no terreno anexo à escola. Mas, em função de problemas de projeto e atrasos na execução, não foi concluída e por conta do aumento da demanda começaram a ter problemas de espaço. O terreno onde seriam construídos os blocos continua abandonado. Duas soluções foram dadas para isso – o aluguel de contêiners, que são usados para salas de aula, sala de professores e depósito de material, e a construção do prédio multiuso, que deve ficar pronto até o final do ano. “O grande problema é o fato dos contêiners serem alugados com recursos públicos, que poderiam ser destinados para construções definitivas. Assim poderia atender os seis cursos de graduação e dois de pós-graduação, que precisam dos três blocos previstos no projeto original do polo”, explica. Segundo Bazilio, o aluguel de cada contêiner fica em torno de R$ 2 mil. Entre outras reivindicações da categoria estão o plano de carreira e aumento do piso salarial. “Essa

Polo de Rio das Ostras está em condições de total improviso segundo o diretor Carlos Bazilio

solução é a prova concreta das condições de improviso em que o polo se encontra. A desvalorização da Educação é algo assustador. O polo, em especial, batalha para levar ensino de qualidade e oportunidades para o interior. O potencial é grande e os governos municipal, estadual e federal têm que perceber que este tipo de investimento transforma a região e o país. Não investem da maneira que deveriam no ensino”, finaliza o diretor.


CIDADES

RJNEWS

06 de julho a 12 de julho de 2012



Ibama libera duplicação da BR 101 no trecho de Rio Bonito até Rio Dourado

» Deputado Sabino comemora a liberação da Licença Prévia e aguarda o início das obras

A

s obras de duplicação da BR 101, no trecho de Rio Bonito até Rio Dourado, podem começar ainda neste ano. Esta semana o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) liberou a Licença Prévia, referente à duplicação do km 70,9 da rodovia no sentido norte do Estado. A notícia foi recebida com alegria pelo deputado Sabino (PSC) que está acompanhando e ajudando o processo de licenciamento da obra por entender que é uma das intervenções mais importantes para o Estado.

Heitor Neto/RJNEWS

A Licença nº 433/2012 tem validade por quatro anos e a Autopista Fluminense – concessionária que administra a BR 101 de Niterói a divisa do Espírito Santo, informou que está providenciando o cumprimento das condicionantes exigidas pelo documento expedido este mês. Após o cumprimento desta etapa, o Ibama providenciará a emissão da Licença de Instalação (LI), documento fundamental para o início das obras. O deputado Sabino acompanha o processo de duplicação desde o início e depois de algumas reuniões com a Autopista Fluminense começou a trabalhar para agilizar a concessão de licenças para as obras. Depois de uma visita que fez a Brasília, acompanhado do Senador Lindberg Farias e do deputado fede-

Trecho mais complexo é o que margeia a reserva de Poço das Antas ral Dr. Aluizio (PV), conseguiu a liberação da análise técnica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, para que o Ibama emitisse as licenças. Portanto, a emissão da Licença Prévia é mais uma conquista no processo. “Este é mais um passo importante para o início das obras

desse trecho da BR 101 considerado um dos mais perigosos. Continuarei acompanhando e espero que até o fim deste ano as obras tenham início. Estas intervenções são fundamentais para o desenvolvimento econômico dos municípios no norte e noroeste do Estado”, disse o parlamentar.

O trecho licenciado é apontado como o mais complexo porque margeia a Reserva Biológica de Poço das Antas, mas com a liberação da Licença Prévia, o Ibama entende que não haverá prejuízo ambiental porque já existe um recuo, que é a faixa de domínio da rodovia.


10

ECONOMIA

06 de julho a 12 de julho de 2012

Espaço Empresarial FLÁVIO POGGIAN

flavio@poggian.com.br

O PRIMEIRO PASSO PARA O EMPREENDEDORISMO FORMAL Não há dúvidas de que a aparição da figura do EI - Empreendedor Individual no cenário econômico e tributário do país foi e está sendo muito importante. Podemos entender o EI como sendo o primeiro passo para o empreendedorismo formal. O processo de legalização é fácil, com pouca burocracia e os tributos são pequenos, contudo, o potencial criativo do brasileiro se aflora demais quando o assunto é facilidade. São muitos os casos de pessoas que entram no sistema e emitem CNPJ sem sequer saber o motivo verdadeiro de emissão. Muitos querem ter o CNPJ por um negócio que ele pensa em empreender daqui a 1 ano. Nem levantou ainda as informações para a operacionalização do seu negócio e já abriu CNPJ, mas não tirou alvará. Também, pouco pagou os tributos a que se obriga. Ou seja, está devendo aquela “taxinha” que hoje é de R$ 37,10 e encontra-se sem a devida licença para funcionamento. Também são comuns os casos em que pessoas que exercem atividades não permitidas no EI entrarem no sistema com outra atividade que lhe seja permitida, ou seja, mascarando a verdadeira vocação do projeto, que é a de atender aos empreendedores que faturam até R$ 60 mil por ano, sob o argumento de que, desta forma, ele conseguirá se formalizar de forma rápida e barata. Depois de algum tempo começa a receber notícias desagradáveis em razão do planejamento que não fez por ocasião da sua legalização. Ora, o EI, assim como qualquer outra empresa, também é empresa. Necessita de cuidados, ainda que básicos, e, sobretudo, necessita de planejamento para a sua operacionalização. Antes de sair por aí e se cadastrar no portal do empreendedor, este empresário deve buscar orientações sobre bônus e ônus que ganhará ao formalizar-se. Afinal de contas, quem sempre paga a conta é o cidadão.

RJNEWS

Pneus reformados podem representar 60% de economia para o consumidor » Produto ajuda ainda na preservação do meio ambiente

N

em todo mundo sabe, mas trocar os pneus de carros de passeios por pneus reformados ao invés de comprar novos, pode sair de 25% a 60% mais barato. Um exemplo é o pneu de aro 16, que, novo, custa em média R$ 360, já reformado sai por R$ 160. Se forem trocados os quatro pneus, a economia chega a R$ 800. Entretanto, se for necessário incluir nesta lista o estepe, a conta deve ser multiplicada por cinco, o que representa um valor expressivo no orçamento. Apesar da diferença no preço, os reformados são regulamentados e fiscalizados pelo Inmetro, ou seja, garantem a mesma segurança e durabilidade. No processo de fabricação eles são submetidos aos testes de carga, velocidade e desgaste sobre con-

Fotos: Divulgação

dições adversas. Além disso, são realizadas averiguações na carcaça para ver qual tipo de borracha é a mais adequada. “É um processo cheio de cuidados e fiscalizações. Com os reformados conseguimos alto desempenho, qualidade e economia”, diz o diretor comercial da Crystone Pneus, Joel Gomes Rangel Júnior. Além das recomendações do Inmetro, o país segue ainda outros critérios estabelecidos como a Norma Mercosul e as orientações da Associação Latino Americana de Pneus e Aros (ALAPA). Mesmo com todos estes cuidados, Joel Júnior informa que os reformados possuem uma imagem deturpada devido à atuação de algumas fábricas clandestinas, o que faz com que alguns consumidores questionem a qualidade do produto. “Isso não deveria acontecer devido à fiscalização a que somos submetidos. Queremos mudar esta visão e provar que este tipo de pneu equivale a um novo”. Segundo ele, um item que atesta a confiabilidade é o selo do Inmetro, mas junto

Saiba como aumentar a vida útil do seu pneu Para garantir a qualidade e prolongar a vida útil dos pneus alguns cuidados são necessários, como: • Calibragem adequada e periódica, sempre obedecendo as recomendações técnicas do fabricante da carcaça; • Reparos e consertos corretos quando o pneu sofre danos, como furo e cortes; • Evitar impactos na banda de rodagem e lateral do pneu; • Alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km; • Não passar do índice de velocidade recomendado, pois um dos inimigos do pneu é a velocidade, seja ele novo ou reformado.

Antes da compra, motoristas devem verificar o selo do Inmetro e o número de série com ele é necessário constar uma numeração. Com estes itens o consumidor consegue saber qual é a empresa que fabricou o produto.

de produtos novos por dia e a indústria não consegue reciclar aproximadamente 15% deles”, disse o diretor comercial.

Sustentabilidade

Júnior informou ainda que as carcaças não utilizadas pela empresa são descartadas e enviadas para a indústria siderúrgica e viram asfalto. Até mesmo o pó da raspagem dos pneus é aproveitado. Com ele é possível fazer sapatos mais resistentes.

Além do preço, o pneu reformado faz bem ao meio ambiente. Estima-se que este processo economize 14 litros de petróleo que seriam utilizados na fabricação de um novo. “Hoje são milhões


TECNOLOGIA

RJNEWS

06 de julho a 12 de julho de 2012

11

Mudanças no Facebook irritam Digital News usuários; saiba como revertê-las » Alterações foram feitas sem muito alarde, como a mudança no endereço de e-mail

É

usuário do Facebook? Ficou irritado com algumas das recentes mudanças na rede? É para o seu bem, diz a empresa sobre as alterações realizadas sem muito alarde.

A última, ocorrida na semana passada, foi uma mudança no e-mail de contato no perfil do usuário. Quem exibia endereço que não fosse do próprio Facebook passou forçadamente a ostentar um e-mail “@facebook.com” em alguns casos, com nome de usuário escolhido automaticamente pelo site. Nessa, e em outras situações, o Facebook justifica as alterações como uma contribuição para a experi-

ência do membro da rede social. Sobre a troca de e-mail, a empresa diz, via porta-voz, que queria “dar consistência” ao usuário e poupá-lo de migrar de um serviço a outro enquanto fala com amigos. É possível reverter a mudança --o que não evitou a irritação de quem teve dados modificados. “Ditadura no Facebook?”, postou um usuário do Twitter. “Que palhaçada, hein!”, disse outro. Uma porta-voz da empresa afirmou que o Facebook “provavelmente devia ter explicado melhor” a mudança aos usuários. Em abril, a empresa informara apenas que o endereço para acessar a linha do tempo seria o mesmo do e-mail do usuário no Facebook, sem esclarecer como isso ocorreria.

vpecly@gmail.com

VINÍCIUS MARINI

CIDADES DIGITAIS O Ministério das Comunicações divulgou, no

último dia 2, a lista dos 80 municípios que farão parte do projeto piloto de implantação de Cidades

Digitais. Serão aplicados pelo governo federal R$ 40 milhões na construção de redes metropolitanas de

fibras ópticas, a partir de empresas que serão selecionadas em pregão eletrônico.

Em resumo, o governo federal vai financiar as

Outra modificação recente também foi respaldada por um discurso de boas intenções: “Para ajudar as pessoas a encontrar novas páginas, eventos e outros dados interessantes, os usuários agora podem ver postagens de uma página que o amigo curtiu”, anunciou a empresa.

redes de fibras, que serão doadas aos municípios.

Há poucos dias, o Facebook ativou um recurso que permitia localizar usuários fisicamente próximos, gerando questionamentos sobre invasão de privacidade. “Facebook, seu malvado”, disse uma usuária do Twitter. A empresa afirmou que se tratava de um teste interno e tirou o serviço do ar.

o que permitiria a continuidade dos acessos e a ma-

As prefeituras, então, poderão assumir diretamente o custeio ou autorizar a prestação do serviço por terceiros. Nesse caso, a capacidade extra – depois de

atendidos os pontos públicos – poderá ser vendida, nutenção da rede sem custos para as cidades.

Os municípios contemplados foram seleciona-

dos a partir de 192 propostas de projeto apresentadas ao ministério. Entre os 92 municípios do estado

do Rio de Janeiro, somente 3 foram selecionados: Engenheiro Paulo de Frontin, Maricá, São José do Vale do Rio Preto.

Apesar de ser um dos estados mais desenvol-

vidos em relação à tecnologia, o Rio de Janeiro

ainda sofre de exclusão digital. Mas, sem a apresentação de projetos, o Ministério das Comunicações não tinha como selecionar. Como dizem... Fazer o que?


12

06 de julho a 12 de julho de 2012

ELEIÇÕES 2012

RJNEWS

Candidatura de Dr. Aluízio é oficializada pelo PV Macaé » Convenção reuniu nomes da política nacional e regional

U

ma festa grandiosa, assim foi a convenção do Partido Verde de Macaé, na noite da última sexta-feira, dia 29, para a oficialização da candidatura do Deputado Federal Dr. Aluízio à disputa pela prefeitura da cidade, em outubro. A Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores foi o cenário para um evento que reuniu mais de quinhentas pessoas no ato de oficialização do nome do médico como candidato do PV para as próximas eleições municipais. O evento teve a presença de nomes como o do senador Lindbergh Farias (PT), do deputado Chico D’Ângelo (PT), do deputado Alcebíades Sabino (PSC), do prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos (PSC), do dirigente Estadual do PV, Fernando Guida, do presidente do PV de Rio das Ostras, Dr. Gilson Vianna, e de vereadores de Macaé.

Divulgação

Ao ser anunciado como candidato oficial para concorrer à prefeitura em outubro, tendo como vice-candidato o vereador Danilo Funke (PT), Dr. Aluízio falou sobre os motivos que o fizeram dividir a dedicação a vida médica com a atividade política. “Não foi uma decisão minha apenas, foi uma conclusão que cheguei ao vivenciar as dificuldades enfrentadas pelos macaenses nos meus anos de atuação na saúde pública do município”, declarou. Dr. Aluízio encontrou filiados e militantes que se reuniram, no entorno da Câmara dos Vereadores, às 15h, e partiram juntos em caminhada com faixas e bandeiras verdes pelo centro comercial da cidade, em direção a Lyra. Uma grande comemoração marcou a chegada à sociedade musical. As escadas históricas da Lyra dos Conspiradores serviram de palco para o anúncio do nome do Dr. Aluízio, tendo ao fundo a mensagem: “Coragem para mudar”.

Dr. Aluizio recebeu filiados e militantes para a grande festa de lançamento de sua candidatura

Outras coligações A Coligação “Juntos por Macaé: mãos dadas no presente, olhando para frente!” que reúne 13 partidos, realizou sua convenção no último sábado, dia 30, em torno da candidatura a prefeito do deputado estadual Christino Áureo. O nome de Christino Áureo conta com o apoio do Governador Sergio Cabral, do vice Luiz Fernan-

do Pezão, do presidente estadual do PMDB, Jorge Picciani, dos Senadores Francisco Dornelles e Marcelo Crivela, do prefeito Riverton Mussi, do exprefeito Silvio Lopes, e de dezenas de candidatos a vereador. No mesmo dia, também foi realizada a convenção do Partido Popular Socialista (PPS), na sede social do Tênis Clube de Macaé, que escolheu o nome do radialista Zezé

Abreu para concorrer a sucessão do governo municipal e vice o pastor Aécio (PTC), da 4ª Igreja Batista de

Macaé. A convenção do PPS contou

com a participação do vereador Eduardo Cardoso, presidente de honra do partido em Macaé. O encontro

contou também com a participação do presidente da executiva estadual

do PPS, o deputado estadual Comte Bittencourt.


RJNEWS

POLÍTICA

06 de julho a 12 de julho de 2012

13

Deputado Sabino e prefeito Antônio Marcos visitam Batalhão da PM em Macaé Fotos: Heitor Neto/RJNEWS

» Autoridades fazem reivindicações ao comandante para melhorar a segurança na região

N

a última sexta-feira, dia 29, o deputado estadual Sabino (PSC) e o prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos(PSC), fizeram uma visita ao 32º Batalhão de Polícia Militar do Rio de Janeiro (BPM/RJ), em Macaé, e conheceram as áreas de treinamento, vestiários, refeitórios, salas administrativas e as obras em andamento, a fim de analisar de perto as condições de trabalho da PM na região. Sabino e Antônio Marcos foram recebidos pelo comandante da unidade, tenente-coronel Ramiro Oliveira Campos, que ouviu das autoridades o pedido de aumento de efetivo e compra de novos equipamentos para que a corporação tenha melhores condições de atender à região.

Sabino e Antônio Marcos conheceram as dependências do 32º Batalhão de Polícia Militar em Macaé

As solicitações serão encaminhadas para o comandogeral da Polícia Militar do Rio de Janeiro e para o governador do estado, Sérgio Cabral (PMDB). Sabino, o prefeito Antônio Marcos e o tenentecoronel Ramiro conversaram também sobre o apoio das prefeituras ao 32º BPM, visando a integração das guardas municipais com os policiais militares. Para Sabino melhores investimentos nesta área vão gerar bons resultados, tanto

Autoridades fizeram reenvidicações para melhorar o serviço de segurança na região

para os recursos humanos da PM, e principalmente, para a população. “É um trabalho delicado, em uma localidade difícil. Estamos em uma região em que a população cresce muito rápido, o que justifica um maior respaldo na segurança. Observamos o empenho, a boa vontade e o esforço destes profissionais liderados pelo tenente-coronel Ramiro, que merecem melhores condições de trabalho”, ressaltou. O prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos, disse que o encontro serviu para conhecer as condições de trabalho dos policiais. Ele contou também que a Associação Comercial do município havia organizado um manifesto pedindo maior empenho da PM no combate ao crime; esforço prestado prontamente. “Os moradores reconheceram este comprometimento. A Polícia Militar tem feito um ótimo trabalho na cidade por meio de várias operações, especialmente, combatendo o tráfico de drogas”. Ele informou que leva uma boa impressão da visita. Participaram ainda do encontro: o comandante do 6º Comando de Policiamento de Área (CPA), coronel Sales; o comandante da 4ª Companhia de Polícia de Casimiro de Abreu, capitão Vaz; e o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil de Casimiro de Abreu, Luiz Fernando Nunes Shinkado. O 32º BPM/ RJ conta com 600 militares e atende às cidades de Macaé, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Quissamã, Carapebus e Rio das Ostras.


14

SAÚDE

06 de julho a 12 de julho de 2012

Psicologia ANA LÚCIA

anaborgespsicologia@gmail.com

Pedofilia

A pedofilia pode ser classificada como uma desordem mental e de personalidade do adulto que apresente perversão sexual dirigida primariamente para crianças. A palavra pedofilia vem do grego (päidophilia - päido/pais, crianças e philia/amizade, afinidade, amor, afeição, atração, atração ou afinidade patológica). A pedofilia pode ser entendida como um desvio sexual, onde a característica mais marcante é a atração por crianças. Pessoas acometidas por esse desvio possuem intensa atração sexual e diversas fantasias sexuais por crianças e costumam dar vazão ao erotismo pela prática de obscenidades ou de atos libidinosos. Os atos sexuais entre adultos e crianças abaixo da idade de consentimento (resultantes em coito ou não) é um crime na legislação de inúmeros países. O abuso sexual de crianças pode gerar danos significativos na estrutura e nas funções cerebrais. A pedofilia poderá ser tratada com fármacos que alterem o comportamento sexual e psicoterapia, sendo voluntário ou compulsório em casos de detenção por delitos.

RJNEWS

RDM trata alterações posturais Gilismar Correa/RJNEWS

» Tratamento utiliza acessórios anatômicos em 12 pontos estratégicos do corpo

D

ores na coluna, má postura, sedentarismo... São tantos problemas com o corpo e como é complicado distinguir o melhor tratamento para esses distúrbios cada vez mais frequentes no dia a dia. Mas, atualmente, existem alguns tratamentos que podem auxiliar na melhora desses tipos de diagnósticos. Muitas pessoas já ouviram falar em pilates, RPG, treinamento funcional e outros tratamentos, mas um deles é pouco conhecido na região – a Reeducação da Dinâmica Muscular (RDM). Este método difere dos tratamentos tradicionais. De acordo com a fisioterapeuta Edna Teixeira, de Rio

Elementos de densidade dão suporte no fortalecimento muscular das Ostras, a reeducação da dinâmica muscular surgiu na década de 90, através do fundador da Escola de Postura Brasil, Dr. Francisco Miguel Pinto, com método para evolução da postura de forma tridimensional. Ela lembra que, na época que era da geração saúde, não havia educadores suficientes para dar suporte no tratamento individual. “Dr. Francisco tentou dinamizar os atendimentos porque o RPG (Reeducação Postural Global) mesmo sendo bom para postura e dores na coluna, o tratamento sozi-

nho era demorado. Então, resolveu associar ao RDM, que trata diversas formas de alterações posturais”, explica Edna, que é a única profissional credenciada da Região dos Lagos que trabalha com RDM. Segundo a fisioterapeuta, o método trata de alterações posturais como escoliose, hiperlordose e hipercifose e também de patologias adquiridas pela má postura como artrite, artrose e hérnia de disco. Edna diz que o RDM ocorre pelo microflexionamentos através do uso de elemen-

tos facilitadores dos movimentos. São diversos acessórios com formatos anatômicos que tratam o corpo em 12 pontos estratégicos concomitantemente, como cunhas, rolos, palmares e outros elementos. “Tratamos o paciente através dos pontos corporais com elementos de densidade para estimular o corpo e dar suporte no fortalecimento muscular. Como são exercícios de autoconhecimento, a pessoa percebe melhor o corpo, evita recorrências de lesões, postura e promove relaxamento”, ressalta. A fisioterapeuta diz que o RDM beneficia o paciente de várias maneiras. Pode proporcionar equilíbrio, melhora as dores e a oxigenação dos tecidos através da respiração adequada, entre outros benefícios. De acordo com ela, o RDM pode ser usado sozinho ou com outras técnicas. Cada sessão leva em torno de 60 minutos e pode ser feito em grupo, se o paciente não tiver dor. O ideal é que seja feita de duas a três vezes por semana.


BELEZA

RJNEWS

Beleza na

R

ponta da agulha

ugas, pés de galinha e outras marcas de expressão pouco atraentes fazem com que, em especial, as mulheres procurem cada vez mais por tratamentos que amenizem o envelhecimento da pele. As mulheres querem sempre ficar mais jovens e bonitas. E uma das alternativas de tratamento estético que inspira beleza e energia para elas é a acupuntura facial. Esta técnica milenar da medicina oriental ajuda a diminuir as linhas de expressão e as rugas, através da aplicação de pequenas agulhas nos pontos do rosto que precisam de estímulos. De acordo com a acupunturista Simone Bastos, de Rio das Ostras, a acupuntura trabalha com a harmonização do corpo do indivíduo. No tratamento é feita uma avaliação energética de pontos sistêmicos no corpo que satisfaçam as queixas da pessoa, como dores nas costas, dor de cabeça, hipertensão e outros problemas. “A aplicação das agulhas nesses pontos gera equilíbrio entre os órgãos, saúde e bem-estar ao indivíduo. Todo tipo de queixa pode ser trabalhada com a acupuntura, sanando ansiedade, fome e até o emocional. A técnica vai atingir diretamente o objetivo de cada um”, explica. Segundo Simone, a acupuntura facial é mais estética e trabalha a musculatura do rosto diminuindo as linhas de expressão e rugas com o uso de micro agulhas estimulando os pontos. Ela diz que a musculatura fica mais forte e

06 de julho a 12 de julho de 2012

Fotos: Divulgação

» Acupuntura facial é técnica alternativa para diminuir marcas de envelhecimento

rejuvenescida. A acupunturista lembra que a tensão dos músculos pode gerar uma expressão de desgaste no rosto e o tratamento melhora a circulação do sangue nas áreas onde as agulhas são inseridas e desbloqueia a energia estagnada. “Mas não é mágica, tem que dar continuidade ao tratamento. Para um melhor resultado, o ideal é que seja feito junto com a acupuntura sistêmica na mesma sessão. A pessoa tem que ficar bem com ela mesma, não só na face. Ela tem que se sentir bem, bonita e forte numa harmonização por completo”, ressalta Simone Bastos. Ainda segundo a acupunturista, qualquer pessoa pode fazer a acupuntura facial, a não ser que tenha pavor de agulha. A manutenção, não sendo em casos de dores, pode ser feita uma vez na semana. As agulhas são menores dos que as usadas na acupuntura sistêmica. Simone informa que, dependendo dos estímulos que façam, o resultado pode ser rápido. Além das agulhas, a acupuntura facial também pode ser feita com outros recursos como: o uso do bastão de artimísia que, quando aceso, provoca um calor que tonifica os pontos; a eletroacupuntura, que usa estímulos elétricos nas agulhas e os lasers em pontos acupunturais.

15

Técnica melhora a circulação do sangue e desbloqueia a energia estagnada do rosto


16

GASTRONOMIA

06 de julho a 12 de julho de 2012

RJNEWS

Sabores do Inverno traz frutas diferenciadas a base Mediterrâneo »deDoces frutas é ótima

Fotos: Divulgação

CHEF CONCEIÇÃO NERONI conceicaoneroni@hotmail.com

RISOTO DE CAMARÃO

Ingredientes: 800 g de camarão fresco (com casca) / 1 cebola / 1 cenoura em rodelas / Bouquet garni (salsinha, louro e tomilho) / 2 dentes de alho amassados / Sal a gosto / 1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos / Suco de 1 limão / 1 colher (sopa) de manteiga Para o risoto: 2 colheres (sopa) de manteiga / 1 cebola grande picada / 1 e ½ xícara (chá) de arroz próprio para risoto (arbóreo) / 1 xícara (chá) de vinho branco seco / ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado na hora / 1 colher (sopa) de manteiga gelada Modo de preparo: Limpe os camarões, lave-os e reserve as cascas. Faça o caldo: descasque a cebola e corte-a em quatro partes. Em uma panela, coloque as cascas do camarão, junte 3 litros de água, a cebola, a cenoura em rodelas, o sal, a pimenta e o bouquet garni. Cozinhe em fogo alto até reduzir pela metade. Retire do fogo, coe e reserve. Tempere os camarões com sal e o suco de limão. Aqueça uma frigideira em fogo alto e derreta a manteiga. Depois, refogue os camarões por 2 minutos, flambe com a vodca, transfira para um recipiente e reserve. Agora, o risoto: Na mesma panela, coloque o restante da manteiga, frite a cebola e refogue o arroz. Acrescente o vinho e deixe evaporar. Adicione o caldo de camarão aos poucos e mexa até o arroz ficar cozido al dente. Junte os camarões, o parmesão e a manteiga gelada. Mexa para incorporar todos os ingredientes. Sirva o risoto em prato a gosto, decorado com galhos de salsa.

Ricardo Bhering

alternativa de sobremesa

E

m climas mais frios, existem diversos tipos de alimentos naturais que ajudam a minimizar o desencadeamento de algumas doenças. As frutas, por exemplo, são excelentes aliados, além de trazer benefícios à saúde, deixam os pratos mais coloridos e são ótimas alternativas como sobremesa. A temporada outono/inverno traz safra de muitas frutas saborosas e a abundância da estação é um incentivo a mais para o consumo desses alimentos. São frutas ricas em vitaminas e sais minerais como: tangerina, caqui, uvas, melão, maçã e outras. Fora as frutas como banana, pêra e outras que são consumidas durante o ano inteiro. Para preparar boas recei-

A conservação das frutas é importante para dar mais qualidade aos pratos tas é importante que as frutas estejam frescas. A conservação desses alimentos é muito importante para o preparo dos pratos. O comerciante de um hortifruti de Rio das Ostras, Eduardo Espírito Santo, orienta que as frutas devem ser conservadas em lugar fresco porque podem perder os nutrientes. “As frutas não devem ser guardadas por mais de uma semana, para não perder a qualidade. O ideal é que elas sejam guardadas em potes com tampa, nada de plásticos”, ressalta. Eduardo diz que uma das frutas mais consumidas nesta época do ano é o morango. Essa fruta é muito boa para preparo de geleias e compotas, além de compor muito bem diversos tipos de sala-

das. Os morangos também combinam com maçã, suco de laranja e com cereais ou iogurte. O purê de caqui, outra fruta da estação, também é um ingrediente apreciado para preparar

cremes e geleias. Acompanha bem com requeijão, iogurte e creme de leite. Substituir as sobremesas por frutas é uma excelente estratégia para diminuir o consumo de doces. A tangerina, por exemplo, muito vista hoje nas bancas dos hortifrutis, é bastante consumida ao natural, mas também pode ser usada para sucos, sorvetes, cremes e até em molhos para pratos salgados. Mas para quem não abre mão de um docinho depois das refeições, outra alternativa é criar doces à base de frutas, como salada de frutas, gelatinas, frutas com calda de chocolate ou assadas com canela.


PETRÓLEO

RJNEWS

06 de julho a 12 de julho de 2012

Soluções resistentes para trabalhos sob alta pressão

» Botas e macacão confeccionados com tecnologia brasileira para trabalhos de hidrojato

água, frio e agentes químicos, sendo que apresentam grande resistência, durabilidade e conforto, o que além de adequadamente proteger ao usuário, resulta numa vantajosa relação custo-benefício.

R

A bota confere uma resistência de 40.000 PSI, movida com camadas que protegem o trabalhador a perfuração de água com alta pressão nas atividades que executam o trabalho de hidrojato. O macacão é usado para proteger regiões vitais do corpo humano como pescoço, pernas, antebraços e toda a área de exposição do colaborador. “A não utilização destes equipamentos podem causar muitos problemas que afetam à saúde. As atividades de trabalho de hidrojato podem causar inflamação e até a perda de um membro”, ressalta Marcelo Silva, consultor de segurança da empresa Rambo.

esistência à alta pressão. Esta é a característica principal dos equipamentos de proteção individual trazidos pela empresa Rambo. Com tecnologia brasileira, a empresa desenvolve botas e macacão com resistência a alta pressão, feitos para os operadores de hidrojato. A empresa disponibiliza ao mercado soluções em roupas impermeáveis que atendem às necessidades dos segmentos de indústria, construção civil, petróleo e gás. Os produtos proporcionam uma ampla proteção do usuário contra chuva, ambientes com

O material usado para

Divulgação

17

Petróleo em Foco rpsmonteiro@gmail.com

RONALDO MONTEIRO

PROTECTION OFFSHORE

Equipamentos importantes para a saúde do colaborador a confecção desses equipamentos é o fio niti que recebe um tratamento emborrachado com uma gramatura que propõe resistência ao material. A empresa Rambo trabalha com um programa de sustentabilidade, onde recolhem sobras de resíduos da produção desses equipamentos e levam até uma fazenda de depen-

dentes químicos na cidade de São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul, onde são confeccionadas sacolas recicláveis. “Essa ação causa muitos benefícios aos dependentes químicos, pois gera terapia e renda. Além disso, insere essas pessoas na sociedade e proporciona uma perspectiva de profissão futura” explica Marcelo.

Estive no dia 28 de junho, em Macaé, na Protection Offshore. Este é um compromisso de investimentos da Petrobras em Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), que foram reforçados durante o evento que reuniu os melhores especialistas do mercado para discutir o tema e apresentar soluções e novas tecnologias para o setor de segurança offshore. Conversei com alguns profissionais do setor e, segundo eles, os procedimentos adotados pela Petrobras também atendem integralmente às exigências feitas pelos órgãos reguladores. Essa política se aplica a todos os segmentos e áreas de atuação e faz parte da cultura da Companhia, que trabalha preventivamente e investe em treinamento intensivo, integridade das instalações e segurança de processo, e exige o mesmo das empresas fornecedoras. Em sua quinta edição, a Protection Offshore trouxe como temas: prevenção, SMS, gestão de riscos, respostas a emergência e integridade de ativos do setor offshore. Trata-se de um órgão muito importante de assessoria à Petrobras. O foco principal: congregar em um único fórum a articulação e cooperação dos principais agentes envolvidos nas atividades de processamento, transporte e distribuição de óleo e gás natural. A ONIP inovou o mercado estabelecendo uma nova vertente, mantendo um relacionamento comum entre os setores públicos e privados, unificando interesses entre empresas nacionais e estrangeiras, aumentando assim a nossa competitividade tecnológica.


18

MEIO AMBIENTE

06 de julho a 12 de julho de 2012

RJNEWS

Hora de mudar e salvar o planeta Consciência Limpa Fotos: Divulgação

SÉRGIO ARRUDA

sergio@vicel.com.br

REVENDO E AVALIANDO A RIO+20 (E A MARPOL ONDE FICA?)

Fotos: Divulgação

E lá se foi a festa!

Das festividades, protestos e comemorações ficou o texto que promete muito e entrega pouco, e a memória viva do clamor social na linha do “queremos mais e podemos mais”!

Para nós, que temos o OCEANO como paixão, ficaram os compromissos expressos no documento assinado pelos países (“The Future we want”- “Oceans and Seas” parágrafo 158 e seguintes – veja no site da VICEL em http://www.vicel.com.br/sites/default/files/Utilidades%20_%20The%20Future%20We%20Want), sempre pedindo mais atenção e cuidado com a exploração e o uso responsável dos recursos, da pesca e dos minerais.

Nós da VICEL seguimos acreditando que as regras da IMO-MARPOL (International Maritime Organizarion – Maritime Pollution) são o marco regulatório e o caminho para o uso responsável dos mares, em seus 6 anexos já em vigor: Anexo I – Água e Óleo (que regula as descargas de água oleosa e os eventuais acidentes de vazamentos); Anexos II e III – Produtos Perigosos (regulando a segurança do transporte e o empacotamento destes produtos pelos mares); Anexo IV - Descargas de Esgotos ou águas servidas (águas servidas de banheiros, cozinhas e enfermarias); Anexo V – Lixo (acondicionamento e coleta) e Anexo VI – Emissões Gasosas (a fumaça de todo tipo).

Ainda em 2012, esperamos a entrada “em força” do mais recente Protocolo sobre Águas de Lastro, já aprovada pela IMO, que aguarda “referendo” dos paísesmembros (http://www.imo.org/ourwork/environment/ ballastwatermanagement/Pages/Default.aspx ), para regular as trocas de águas entre eco-sistemas diversos, que já tem causado tantos males ao ambiente marinho e fluviais. Daí o slogan que resume nossa atividade: ÁGUAS TRATADAS, CONSCIÊNCIA LIMPA. http://www.blog.vicel.com.br

O desperdício de água é um dos problemas que precisa ser amenizado

» Simples ações do cotidiano podem contribuir com o meio ambiente

em áreas com escassez absoluta de água.

Muito se fala hoje sobre sustentabilidade, e em todo o mundo. Mas a questão em foco durante a Rio +20 e o que foi proposto, segundo líderes e entidades civis ligadas ao tema, ainda é pouco para preencher todas as necessidades relacionadas ao meio ambiente. Assim como já aconteceu em vários lugares do mundo, os eventos climáticos como fortes chuvas e secas, entre outras tragédias naturais, podem se tornar mais intensos se não houver mudanças. A grande preocupação é a falta de compromisso e os poucos avanços na área ambiental. São vários os efeitos que surgem diante da falta de comprometimento com o planeta. As pessoas precisam se adaptar a essa realidade. É preciso conter o aumento da temperatura média global, provocado pela emissão de gases poluentes e, se nada for feito, até a disponibilidade de água pode ficar comprometida. De acordo com a Organização das Nações Unidas, o consumo de água aumentou no último século, duas vezes mais do que a taxa de crescimento da população. A organização estima que em 2025 cerca de 1,8 bilhão de pessoas viverão

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro. Por isso, simples ações no dia a dia são importantes para ajudar o planeta e, consequentemente, fazer economia e ajudar no orçamento de casa. Todos precisam fazer a sua parte. São pequenas atitudes como: - Tomar banhos mais rápidos – abrindo a torneira somente quando for se molhar ou tirar o sabonete do corpo; - Fechar a torneira ao escovar os dentes. Fazer a higiene bucal com torneira fechada pode economizar 1,865 milhão de litros de água ao longo da vida; - Aproveitar a água da enxágue da máquina de lavar para fazer a limpeza. Fazendo isso uma vez por semana economiza mais de 14 mil litros de água por ano, equivalente a um caminhão pipa e meio.

Siga a Vicel nas mídias sociais: Twitter: @Aguas_tratadas

UMA EMPRESA DA ZEN-RIO DAS OSTRAS

Visite-nos em www.vicel.com.br ou entre em contato pelo vicel@vicel.com.br

Facebook: Vicel Águas Tratadas Consciência Limpa Linkedin: Grupo Vicel


SOCIAL

RJNEWS

06 de julho a 12 de julho de 2012

Erick

Erick Brandão

19

Bossa

O projeto “Amigos da Bossa” chegou devagarinho, bem restrito, inclusive, e hoje reúne os Vip’s da região. Após nomes de sucesso como Pery Ribeiro e Wanda Sá, na última edição a competente cantora Tininha Herlander cantou e encantou com suas várias histórias. A bela, após cantar Elis Regina, relembrou momentos de sua infância, onde pôde presenciar seu pai, na companhia de Elis, em sua casa, ao piano de cauda da família, dentre tantas outras histórias. Sucesso!

Brandão Vip’s na Noite

Novidade

Após se tornar famosa com o estrondoso sucesso de seu livro “Confissões de Adolescentes”, que virou bestseller, e logo após peça de teatro e série de televisão, a atriz, escritora, autora e diretora, Maria Mariana, está fincando raízes em Rio das Ostras. Segundo informações, ela e o marido André Peçanha (cardiologista e homeopata) estão montando um negócio na cidade. Sejam bem-vindos...

Os organizadores, Dourado e Stella Carvalho prometem um outro grande sucesso, na próxima edição (19/07), em comemoração de 1 ano do evento com presença da cantora Cris Delanno. Stella e Dourado Carvalho com a bela cantora Tininha Herlander, que arrasou em mais uma edição do projeto “Amigos da Bossa”

Divulgação/Revista Época

Descontração

Ainda tido como prefeito de Casimiro de Abreu, o hoje candidato Antônio Marcos foi flagrado em real momento de descontração. A sessão de fotos foi feita pelo craque das lentes, Jorge Ronald, e aconteceu no último domingo. Após serem escolhidas as melhores fotos (claro!), o material vai ser usado na divulgação do candidato, neste momento eleitoral. Jorge Ronald

Frutos do Mar E o pessoal de Barra de São João já se anima para mais uma edição do Festival de Crustáceos e Frutos do Mar. No cardápio, além das delícias do mar... uma agradável seleção de cantores, bandas e grupos. O evento começou no dia 13/07 e rola até o dia 15/07. Dentre as atrações... Casuarina e Júnior Salgado (13); Kaentrenós e Paulinho Moska (14) e Grupo 2x4 com Zeca do Trombone e Lenine (15). Se agendem...

Crise

A competente Maria Mariana fincando raízes em Rio das Ostras

» RÁPIDAS

• Após curtir Paris, a empresária Glaucia Costa (leia-se: Mural Móveis) retornou ao Brasil e já comemorando seu aniversário, na boate Ópera Club. • “Tinha que ter licença menstruação. Pra quem está e pelo bem-estar de quem tem que aturar”. Frase do Dj Filipe Mar, em sua rede social. Risos! • Para quem achava que não havia público pagante... o movimento e atendimento feito pelo pessoal que fica nas esquinas do Mariléa... anda bem agitado. • O Banco Itaú de Rio das Ostras (Centro) tem trabalhado com seu caixa prioritário (no térreo)... fechado. • Segundo fiquei sabendo... um tratamento diferenciado e humanitário tem sido dado aos munícipes de Rio das Ostras, na Secretaria de Bem Estar Social. As “anjas” são conhecidas como Marcinha (Marcia de Souza) e Fofinha. Parabéns! • Tem dono de importante e conhecido restaurante de Rio das Ostras querendo se desfazer do empreendimento. Pelo ponto e nome... vai chover pretendentes. • O CETEP - Centro de Educação Tecnológica e Profissional através da Secretaria de Educação de Macaé oferece 1.200 vagas para 29 cursos de qualificação e gratuitos. De “Cuidador de Idosos” à “Montador de Andaime”... vale conferir! • A atriz Maria Mariana bem que seria uma grande aquisição para a cultura do município hein... Fica a dica!

Antônio Marcos em momento de descontração e trabalho

Aperfeiçoamento O curso Lince, do Master Mind, tem feito a cabeça de muitos empresários, de Rio das Ostras. Mesmo acontecendo em Macaé, o curso que visa trabalhar a liderança, flexibilidade, entusiasmo, controle de preocupações, inteligência interpessoal e comunicação eficaz (dentre outras questões) tem arrematado boa parte da sociedade da região. Até políticos estão na lista de espera, para a nova turma que se inicia em 12 de Julho, com 12 sessões. Mais informações pelo email:norterj@ mastermind.com.br Vale conferir!

Os instrutores Leandro Ramos, Luiz Vicente, Reginah Araújo e Marcos Oliveira, em momento de descontração

erickbrandao@jornalrjnews.com.br

Importante casal da sociedade riostrense vem passando por uma forte crise conjugal. Mesmo há um bom tempo juntos, e, aparentemente felizes, o casal está à beira de uma separação. Amigos mais chegados dizem que, mesmo o casal sempre se reconciliando entre 4 paredes e a custa de presentinhos com “vários zeros”, desta vez a possibilidade de mais 2 pessoas solteiras no mercado cresce a cada minuto. Divulgação


20

CULTURA

06 de julho a 12 de julho de 2012

RJNEWS

Dicas Culturais Começa a organização do 1º Festival

de Inverno de Rio das Ostras

cristianeregis@globo.com

PARA ALEGRAR AS FÉRIAS No dia 13 de julho está de volta o Sucesso do Zorra Total, Rodrigo Santa’anna. O espetáculo acontecerá no Grupo Renascer da Terceira Idade às 20h30. Você não vai perder desta vez, não é? Os ingressos já estão a venda!

FESTA EM MARILÉA

E tem “Arraiá” em Mariléa, com muita comida típica e quadrilha. A programação promete muita diversão. Nesta sexta, dia 6, haverá show de forró com a Banda Tudo a Ver, a partir das 18h. No sábado, dia 7, será a vez do sertanejo universitário com a dupla Julio e Thiago. A festa acaba somente no domingo com show de MPB, apresentado pela Banda Duda Queiroz. A programação, que ainda terá um bingo com vários prêmios, acontecerá na Rua Cachoeira de Macacu, entre as ruas Nova Friburgo e Macaé, no Jardim Mariléa. Prestigie.

SANA INSTRUMENTAL

A quarta edição do Sana Instrumental continua neste sábado. Shows com o músico Marcel Powell e os grupos Quinteto Saxofones Carioca, Pedigree Trio Jazz e Blues, Toccata Brasileira e Violões do Sanna. O Sana fica na Serra da Macaé, e os shows acontecem no espaço em frente a Praça da Igreja, a partir das 18h30. A entrada é gratuita.

Rock e Blues

No Bossa e Blues Bar, na sexta, tem o puro Rock’n Roll com a Banda Route 69, às 23h, e no sábado tem lançamento do Cd “BAGAGEM CÓDIGO BLUES” de Carlos Café, o melhor do blues!

FESTA NA TOCOLÂNDIA

No domingo tem festa “NO TEMPO DA JOVEM TARDE” das 15h às 19h. A entrada é 1k de alimento não perecível. Vá se divertir muito ao som das músicas da época de ouro da jovem guarda.

Gilismar Correa/RJNEWS

» Iniciativa pretende alavancar negócios em baixa temporada

E

mpresários e dirigentes de entidades representativas do turismo começaram a resolver os problemas enfrentados por este setor na baixa temporada. Eles se reuniram, na última terça-feira, dia 3, no Anagui Lounge, para a apresentação do 1º Festival de Inverno de Rio das Ostras, que acontecerá entre os dias 6 e 23 de setembro. O encontro serviu ainda para discutir o regulamento do festival. A iniciativa pretende consolidar a imagem da cidade como um polo gastronômico regional.

Outras reuniões serão realizadas com os empresários da cidade Segundo a proposta, cada estabelecimento participante oferecerá durante o evento um prato de especialidade da casa e uma taça de vinho ao preço promocional de R$ 20. Para incentivar a participação dos moradores e turistas foi criado um passaporte, que funcionará da seguinte maneira: toda vez que o consumidor for a um dos

estabelecimentos participantes, o cartão será carimbado; ao completar quatro visitas, a pessoa, automaticamente, participará do sorteio de brindes, que podem ser desde um final de semana em pousadas até drinks. De acordo com a presidente do Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau, Paula

Meireles, a intenção é que a ação faça parte do calendário anual de eventos da cidade, “Queremos movimentar a economia. Para isso, os participantes precisam oferecer opções atraentes”. Para o presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Similares da cidade, Leonardo Khouri, a ideia já tem uma boa aceitação dos empreendedores. A próxima reunião do Festival de Inverno acontecerá no dia 17 de julho para definir alguns valores dos serviços oferecidos. O evento é realizado por meio de uma parceria entre Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau e o Sindicato de Hotéis, Bares e Similares da cidade. Os estabelecimentos interessados em participar podem enviar um e-mail para shrbs. riodasostras@gmail.com.

Biblioteca em Casimiro de Abreu completa 40 anos » Programação especial começa no dia 9 e segue até o dia 13 O espaço da Biblioteca Tiradentes, em Casimiro de Abreu, vai receber diversas atividades na próxima semana. O motivo é o aniversário de 40 anos do local, comemorado no dia 9 de julho. Durante estes dias, os frequentadores poderão participar de palestras, teatro, música, dança, poesia, capoeira, exibição de vídeos e mesas redondas com escritores do município. De acordo com a coordenadora da biblioteca, Emilian Duran, pelo tempo de existência, o local merece atenção e precisa ser valorizado. “A cidade se faz importante por

Divulgação

Casa” será implantado em breve. “Com ele poderemos levar e buscar os livros na casa de nossos leitores”. A biblioteca fica situada na rua Padre Francisco Maria Talli, 10, centro, Casimiro de Abreu. Outras informações das festividades podem ser obtidas pelo telefone (22) 2778 2189.

Biblioteca possui um acervo de 15 mil livros e há previsão de receber mais títulos ter esta unidade”. Ela informou que a biblioteca possui um acervo de 15 mil livros, a maior parte deles são de literatura brasileira e internacional, psicologia, religião e filosofia. Existem ainda enciclopédias, atlas, dicionários e periódicos. “E o número vai aumentar ainda mais. Estamos esperando ainda

este ano, dois mil títulos comprados por meio de um projeto da Biblioteca Nacional”, completou. Cerca de 700 pessoas passam pelo local todos os meses. Desse número, os estudantes representam a maioria. Emilian revelou que, para incentivar o ato de ler, o projeto “Livro em

Baixe o leitor de QRCODE em seu celular e confira a programação completa:


ESPORTES

RJNEWS

Equipe de ginástica rítmica da GIRO é destaque em João Pessoa Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

» Mariana Vanier ficou entre as 10 melhores do país na categoria adulto

21

Tela Esportiva pacoteesportivo@bol.com.br

ROBERTO MARCELINO

MACAÉ E SERRA DISPUTARÃO A COPA RIO A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro divulgou na última segunda-feira, dia 2, os grupos e os clubes que disputarão a Copa Rio, em setembro. O campeão terá o direito de escolher uma vaga na Copa do Brasil ou na Quarteirona do Campeonato Brasileiro de 2013.

A

equipe de ginástica rítmica da Escolinha de Ginástica Artística, Rítmica e Trampolim – GIRO, de Rio das Ostras, vem fazendo bonito nas apresentações e se destacando em outros Estados do país. As atletas Jéssica Bravin e Mariana Vanier foram destaques em suas categorias na primeira etapa do Torneio Nacional, em João Pessoa/PB, que ocorreu entre os dias 21 e 24 de junho.

06 de julho a 12 de julho de 2012

Meninas da categoria infantil se preparam para torneio que acontece em outubro, em Vitória A ginasta Mariana, 16 anos, da categoria adulto, se classificou entre as dez melhores do Brasil. O Estado do Rio foi representado pela equipe de Rio das Ostras e mais 16 ginastas das cidades do Rio de Janeiro e Niterói. No somatório geral, Mariana ficou em 9º lugar entre as 70 concorrentes de todo o país. Já Jéssica ficou na 70ª posição entre 131 meninas da categoria juvenil. Segundo a técnica da equipe, Milena Miranda, a rotina de treinamento é pesada. As ginastas treinam por quatro horas diárias, sendo três vezes na semana na GIRO, e duas vezes pela Escola de Ginástica de Rio das Ostras, no Mariléa. De acordo com ela, as meninas usam nos torneios os aparelhos definidos pela Confederação Brasileira de Ginástica, que podem ser fita, bola, corda, maças ou

arcos (bambolê). “A ginástica rítmica trabalha todas as habilidades, exige muita flexibilidade e equilíbrio. Unimos treinamento físico e tático nos treinos. O resultado em João Pessoa veio de muito treinamento e dedicação tanto da equipe quanto das famílias”, destaca Milena, acrescentando que as meninas não têm patrocínio e mesmo com poucos recursos, conseguiram ficar entre as melhores do Brasil. Mariana Vanier diz que a ginástica rítmica a ajudou em muitas coisas, inclusive com a timidez. “O treinamento é pesado e exige muita preparação física. Sempre ficava nervosa nos torneios, mas agora já consigo me controlar e fazer melhores apresentações”, ressalta. Agora, as apostas são para as ginastas da categoria infantil Vitória Carolinny, 11 anos, Julia Messina, 11, e Andressa Weber, 12, que se apresentarão na segunda etapa do torneio nacional, que acontece na cidade de Vitória/ ES, no mês de outubro. A ginasta Vitória Carolinny está bem animada para a competição. “Sempre gostei da ginástica e gosto de competir. Estou treinando bastante e com determinação para sair bem na competição. Pretendo dar o meu melhor para destacar a equipe”, finaliza. Segundo a técnica Milena, esse torneio contará com cerca de 100 ginastas de todo o país.

Com a desistência do Cabofriense e Portuguesa, e a punição ao Carapebus, que havia conquistado a vaga no campo e perdeu no “Tapetão”, o Barra da Tijuca, quinto colocado do Campeonato Estadual da Terceirona do ano passado, quando ainda era o Yasmin, ocupará uma das vagas, sendo assim um dos estreantes na disputa junto com o Grêmio Mangaratibense, que disputará as semifinais da Terceirona deste ano. A Copa Rio foi criada em 1991, com o Flamengo sendo o primeiro campeão em duelo final contra o Americano. A Copa Rio começará no dia primeiro de setembro, com 20 clubes divididos em quatro Grupos. Na primeira fase, os clubes jogarão entre si, dentro de seus respectivos Grupos, em jogos de ida e volta. No Grupo A: Macaé, Quissamã, Goytacaz, Resende e Duque de Caxias; Grupo B: Madureira, Bonsucesso, Olaria, Mangaratibense e Angra dos Reis; Grupo C: Serra Macaense, Americano, Volta Redonda, Barra da Tijuca e Audax Rio; e no Grupo D: America, Bangu, Boavista, Friburguense e Nova Iguaçu. Os jogos da primeira rodada, com bola rolando pelo Grupo A no dia primeiro de setembro, são: Goytacaz x Quissamã, no Arizão e Resende x Duque de Caxias, no Trabalhador; Pelo Grupo B: Bonsucesso x Olaria, no Leônidas da Silva e Mangaratibense x Madureira, no José Maria de Brito Barros; Pelo Grupo C: Americano x Volta Redonda, no Godofredo Cruz; e pelo Grupo D: Boavista x Friburguense, no Eucy Rezende de Mendonça e Nova Iguaçu x Bangu, no Jânio Moraes. E no dia dois de setembro, pelo Grupo C, o Serra Macaense recebe o Barra da Tijuca, no Moacyrzão.


22

â—˜

06 de julho a 12 de julho de 2012

RJNEWS


RJNEWS

Classificados

COMO ANUNCIAR?

VENDA

PASSO LOJA!! Centro – Ótimo local! 60m². Moda Feminina – MONTADA!! (22) 9258-6218 ________________ VENDO ou TROCO por imóvel em Rio das Ostras: Chácara em Quissamã de 600 m² com casa nova, 2 quts., sl., coz., banh.,varandão na laje. Poço artesiano e área toda murada. Por R$ 100 mil. (22) 9861-3567 / 8119-1170. ________________ PASSO O PONTO!! Centro- Ótimo local. Prox. Shopping Holiday. Restaurante Montado. (22) 9763-1076 ________________ LOTEAMENTO!! Terrenos Planos 360 m². Linda área arborizada! Próx. à Rodovia e todo comércio. Lagoa artificial em frente. Exc. Localização. Financiamento Próprio – s/ burocracia. Peq. Sinal – Prestações a partir de R$ 199,00 mensais.(22)27774542/ 9735-6611 / 9723-4465 / (21) 8073-9718 / ID 963*1604 ________________ LOTEAMENTO!! Cidade Praiana - Terrenos planos 201 m². Junto ao comércio. Condução na porta. Exc. Localização – À vista – Só R$ 10 mil ou 5 mil + 2x de R$ 2.500,00 no cheque. (22) 27774542/ 9735-6611 / 9723-4465 / (21) 8073-9718 / ID 963*1604 ________________ Vendo: Apart. – Mariléa - c/2 qtos., sl., coz., suíte, closet, 1vaga. Por R$ 165 mil c/ 35 mil, entd., rest. financ. Ac. Carro. ÚLTIMA UNIDADE!!! Tel: (22)9900-4149 ________________ Vendo: Área - Califórnia – c/ 7500m² plano. Por R$ 70 mil só à vista. (22)9900-4149 ________________ Loteamento, - Rio

23

Anuncie no jornal mais lido e com melhor resultado da Região da Costa do Sol

Pessoalmente:

Escritório Comercial Rua Guanabara, 70, loja 4 Extensão do Bosque - Rio das Ostras De 9h às 17h (segunta à sexta) De 8h às 12h (sábado) em blindex - R$ 570 mil – Ref. 1073 - Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 _______________ _Vendo: Casa Duplex - Ouro Verde - 3 quartos (sendo 1 suíte c/Hidro), c/ sala íntima c/ varanda, banh. social, sala ampla, piscina, churrasqueira c/ forno à lenha, banh. externo - ampla área externa gramada, garagem - R$380 mil – Ref. 1075 - Ivana Nunes (22) 7815-1427 / ID 114*61678 ________________ Vendo: Casa duplex - Bela Vista - 5 quartos (sendo 2 suítes), 2 banh. sociais, 2 lavabos, salão de jogo, churrasqueira, amplo jardim, varanda de festas, jardim de inverno, garagem - R$ 450 mil- Ref. 1082 - Ivana Nunes – (22) 7815-1427/ ID 114*61678 ________________ Vendo: Duplex - Bela Vista - 2 suítes, sala, cozinha, lavabo, garagem - Valor R$ 210 mil. Ref. 1004 - Ivana Nunes (22) 7815-1427 / ID 114*61678 ________________ Vendo: Casa Duplex Village - 2 suítes, lavabo, demais dependências, garagem - R$190 mil – Ref. 1083- Ivana Nunes – (22) 7815-1427/ ID 114*61678 ________________ Vendo: Duplex Enseada das Gaivotas - independente - 3 quartos sendo 2 suítes, sala íntima, banh. social, sala, coz., área de serviço, garagem - valor R$ 320 mil. Ref. 1068 - Ivana Nunes – (22)7815-1427 / ID 114*61678 ________________ Vendo: Duplex –Enseada das Gaivotas - 3 quartos sendo 2 suítes, sala, banh. social - coz., área de serv., garagem- valor R$ 250 mil. Ref. 1070 - Ivana Nunes – (22) 7815-1427 / ID 114*61678 ________________ GUARAPARI- Praia do Morro – Vendo: Apartamento, 4 quartos, sendo um suíte e outro reversível, sala, cozinha, copa, banheiro social e de empregada, área de serviço e uma varanda. Uma vaga fixa na garagem. Valor: R$ 250 mil. Informações (22) 9236-6036

ALUGUEL

Alugo: Ouro Verde - casa linear 4 quartos sendo 2 suítes, sala com mezanino,

banh. social, coz., área de serviço, piscina, churrasqueira, garagem valor R$ 3.500,00 mensais. Ref. 1040 - Ivana Nunes – (22) 7815-1427 / ID 114*61678 ________________ Alugo : Excelente casa- Centro - duplex - 2 suítes, sala ampla, salão de jogos , cozinha estilo americana, área de serviço e dependência de empregada com banheiro, amplo jardim com piscina, sauna, churrasqueira e canil - valor R$ 4.500,00. Ref. 1079 - Ivana Nunes (22) 7815-1427 / ID 114*61678

*** DJ Myranda*** Musica para suas festas! (22) 9961-9057 / 8834-8106. E-mail: lulumyranda@hotmail. com ________________ ATENÇÃO!!! JENNFER THAMMY NOVAES favor entrar em contato com CLAUDIO SIQUEIRA pelos telefones: (22) 9971-8218 / 8151-9842 ________________ Studio Click & Fatos Trabalhamos com todo tipo de fotografia e filmagem, cobrimos qualquer evento, desde festas infantis a grandes cerimoniais. Fazemos Ensaio, Book, Foto livro e muito mais! Roberto-Careca ID 83*85352 (22) 2764-1834/ 9968-1724. ________________ MR Comercio Trabalh. com toda linha de produt. de limpeza . Av Novo Rio das Ostras 814 –Tel. (22) 2772-1870 ID 83*63784 Cristiane Regis msn: cristianeregis@globo.com ________________ Aluga-se: Mesas e cadeiras de plástico e tampões. (22) 2760-4897 2760-4921. ________________ Vendo equipamento para Locadora - Thiago (22) 7813-2424 ID (22) 965*258

Veículos

Dourado - c/mil mtrs², plano à vista, 50 mil ou 30 mil entd. Vendo: + 25 x de mil. Tel.: (22)9900-4149 ________________ Vendo: Casa - Barra de S. João - 3 qtos., 3 banhs., uma suíte qtos. e sala grande. 660 m². Por R$ 250 mil. Tel.: (22) 9907-9910 / 2760-5578. Terr. c/RGI ________________ Vendo: Casa - Cidade Praiana - 3 qtos., banhs., coz., garagem. 360m². Por R$ 170 mil. Tel.: (22)9907-9910. ________________ Vendo: Casa – Colinas – 2 qtos, coz., banh., garagem. 360m² c/ RGI. Por R$ 250 mil. (22)9907-9910 ________________ Vendo: Ótima casa! Centro - Bairro Liberdade, com varanda, garagem, churrasqueira, sala, 3 quartos (sendo 1 suíte), cozinha e lavanderia. R$ 180 mil. Aceito carro. José Luiz (22) 2771-9052/ 8826-6959/ 8815-7825 ________________ Vendo: Chácara Mariléa - Casa Linear - 2 quartos (sendo 1 suíte), em condomínio, rede de saneamento, R$ 160 mil Ref. 1071 - Ivana Nunes (22) 7815-1427 / ID 114*61678 ________________ Vendo: Casa Jardim Mariléa - 3 quartos (sendo 2 suítes), ampla sala, banh. social, área de serviço, garagem - R$270 mil – Ref. 1084 - Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 ________________ Vendo: Chácara Mariléa Casa tipo Apto - 2 quartos, banh., cozinha, área, garagem - a partir de R$ 170 mil – Ref. 1080- Ivana Nunes – (22) 7815-1427 / ID 114*61678 ________________ Vendo: Chácara Mariléa - Casa Duplex - 2 quartos (sendo 1 suíte), banh. social, garagem - R$158 mil – Ref. 1081 - Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 ________________ Vendo: Lindo Apto – Recreio - 3 quartos (sendo 1 suíte) +cobertura composta c/ piscina, churrasqueira coberta, quarto externo, 2 vagas de garagem -R$ 390 mil – Ref. 1072- Ivana Nunes - (22) 7815-1427 / ID 114*61678 ________________ Vendo: Loja ComercialRecreio - com 173 m²banheiros, cozinha, portas

OBRIGATÓRIO: apresentação de CPF ou CNPJ

Serviços

Imóveis

(22) 2764-2705 (22) 7811-1196

06 de julho a 12 de julho de 2012

Vendo: Peugeot 2003. Doc. ok. 4 pts. 1.6. Por R$ 13.900. Tel: (22) 9907-9910. ________________ Vendo: FIAT 500 LOUNGE MT 09/10. Gasolina. Branco. Placa: KNW-5928. Por R$ 45.000. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ________________ Vendo: LINEA MT 10/10. Flex. Preto . Placa: KVG4397. Por R$ 36.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ________________ Vendo: PALIO ELX 08/09. Flex. Preto. Placa: LPH6194. Por R$ 23.000. Honda Hayasa (22) 3321-8600 _______________ Vendo: PALIO FIRE 06/07. Flex. Vermelho. Placa: MQU-4324. Por R$ 19.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ________________ Vendo: FOCUS HATCH 08/09. Flex. Preto. Placa: HIG-3103. Por R$ 32.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ________________ Vendo: FOCUS SEDAN L 08/08. Flex. Preto. Placa: KWS-2204. Por R$ 25.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ________________ Vendo: CORSA HATCH MAXX 08/08. Flex. Prata. Placa: MRY-3556. Por R$ 25.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600

Vendo: ACCORD EX V6 08/08. Gasolina. Preto. Placa: LSP-2519. Por R$ 69.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ________________ Vendo: CITY LX AT 09/10. Flex. Dourado. Placa: LPL4326. Por R$ 49.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ________________ Vendo: CIVIC EX AT 03/03. Gasolina. Prata. Placa: LOX-7600. Por R$ 30.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ________________ Vendo: CIVIC EXS AT FLEX 10/10. Flex Cinza. Placa: KXO-4621. Por R$ 56.000. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ________________ Vendo: CIVIC LX MT 01/01. Gasolina. Cinza. Placa: KMY-8607. Por R$ 24.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 _______________ Vendo: CIVIC LXS AT 08/08. Flex. Preto. Placa: KYU-1934. Por R$ 46.900. Honda Hayasa (22) 33218600 ________________ Vendo: CIVIC LXS MT 07/08. Flex. Prata. Placa: KXL-1098. Por R$ 43.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ________________ Vendo: CIVIC LXS MT 09/10. Flex. Preto. Placa: KZK-1900. Por R$ 49.900. Honda Hayasa (22) 33218600 ________________ Vendo: CIVIC LXSC AT 07/07. Gasolina. Prata. Placa: KZJ-0812. Por R$ 45.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ________________ Vendo: CIVIC LXSC MT 09/10. Flex. Preto. Placa: MSU-0355. Por R$ 49.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ________________ Vendo: CR-V LX AT 10/10. Gasolina. Preto.

Placa: KXZ-5659. Por R$ 75.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ________________ Vendo: CR-V LX AT 09/09. Gasolina. Preto. Placa: KZD-3027. Por R$ 68.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ________________ Vendo: FIT EX MT 09/09. Flex. Grafite. Placa: LSJ2877. Por R$ 42.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ________________ Vendo: FIT LX MT 05/06. Gasolina. Cinza. Placa: LUU-2169. Por R$ 28.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ________________ Vendo: FIT LX MT 07/08. Flex. Cinza. Placa: KZI0829. Por R$ 29.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ________________ Vendo: FIT LX MT 04/04. Gasolina. Prata. Placa: KVX-0692. Por R$ 25.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ________________ Vendo: FIT LX MT 10/10. Flex. Prata. Placa: LPO6936. Por R$ 44.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ________________ Vendo: A 160 02/03. Gasolina Preto. Placa: ATA-1166. Por R$ 14.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ________________ Vendo: COROLLA XLI 09/10. GASOL/GNV. Prata. Placa: LPM-4513. Por R$ 44.000. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ________________ Vendo: CROSSFOX 08/09. Flex. Preto. Placa: KNT8989. Por R$ 37.000. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ________________ Vendo: FOX 08/09. Flex. Preto. Placa: LSX-2403. Por R$ 25.000. Honda Hayasa (22) 3321-8600



Jornal RJNews Edição 67