Issuu on Google+

Programação diversificada para o Réveillon na região » Em Macaé, a atração do dia 31 será Gustavo Lima. Em Rio das Ostras, a cantora Thais Macedo se apresenta às 21h e Glauco Zulo faz a festa a partir das 23h. Em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, quem faz o show da virada é a cantora Sandra de Sá. Em Cabo Frio a atração é o Grupo Molejo.

Feliz Ano Novo!

Retrospectiva 2011

29 DE DEZEMBRO DE 2011 A 4 DE JANEIRO DE 2012 - ANO 1 - Nº 40

R$ 0,50




CURTAS

29 de dezembro de 2011 a 4 de janeiro de 2012

Grande festa no Natal da Apae

RJNEWS

O atleta macaense Jorge Rodrigues irá correr na Maratona de São Silvestre. Depois de ter participado de provas em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e outras cidades, o maratonista intensificou a preparação nos últimos dias visando a sua próxima competição. Quem também participa todo ano da maratona é o atleta de Rio das Ostras, Zequinha de Barros.

A Apae de Rio das Ostras teve uma grande festa de Natal no dia 10 de dezembro. O evento, que foi no Colégio Castelo, contou com a participação das famílias e de 182 crianças atendidas pela instituição. Os presentes foram doados por funcionários da Aker Solutions, que pelo segundo ano consecutivo atenderam aos alunos da Apae. Eles escreveram seus pedidos em cartas. O papai Noel, do Motoclube Jaguar do Asfalto, complementou a festa dos alunos. Praias

Furtos

Treze dos 18 pontos de balneabilidade analisados em Macaé estão próprios para banho. As praias Campista, Cavaleiros, Pecado, Lagomar, Barreto, Aeroporto e uma parte da Imbetiba estão liberadas. A informação foi dada pelo secretário de Ambiente, Maxwell Vaz, e pelo coordenador do laboratório do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), Luiz Carlos da Silva Castro.

Em denúncia de morador feita ao RJNEWS, uma casa no bairro Enseada das Gaivotas foi invadida e furtada no dia 18 desse mês. Segundo o morador, levaram do local fogão, bicicletas e vários outros equipamentos. Após o roubo, os vândalos ainda picharam e destruíram portas e janelas da residência. Michelângelo

Cidade

Festival de Cultura em Macaé Divulgação

Escola de samba de Niterói fala sobre Casimiro de Abreu A dois meses do Carnaval, o G.R.E.S Magnólia Brasil divulgou figurinos das fantasias do carnaval 2012 de Niterói. O enredo, “Todos Cantam Sua Terra” do carnavalesco Sérgio Falcão, vai contar a história da cidade de Casimiro de Abreu.

Rio das Ostras recebe circo com Patati e Patatá em janeiro No dia 6 de janeiro às 20h30 será aberto ao público o Big Brothers Cirkus. São mais de 30 atrações, entre elas os palhaços do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) Patati e Patatá. Entre as muitas diversões estão acrobatas, palhaços, trapezistas voadores, malabaristas e mágicos. O circo permanece por três finais de semana no município. Na sexta o horário é sempre 20h30. Aos sábados, domingos e feriados, os horários são 17h, 19h e 21h. A bilheteria funciona no próprio circo em frente a entrada de Costazul de 9h às 12h e 14h às 18h. Os telefones para contato são (22)7706-1528 e os IDs 97*139941 e 124*62349.

Ação Social no Âncora

Inscrições na Cultura

No dia 18 desse mês, foi realizado, pela primeira vez, no bairro Âncora o evento Natal Solidário que contou com a participação de 500 pessoas, sendo 350 delas crianças que esperavam ansiosas a chegada do Papai Noel. Foram feitas doações de brinquedos e lanches e, além disso, houve brincadeiras e gincanas organizadas por voluntários.

A Fundação Rio das Ostras de Cultura divulgou calendário para os interessados em ingressar nos cursos de dança, música e teatro do Centro de Formação Artística. As inscrições poderão ser feitas nos dias 25, 26 e 27 de janeiro. Já as provas serão aplicadas nos dias 2,3 e 6 de fevereiro.

Trânsito para o Réveillon No último dia do ano, em Rio das Ostras, a orla de Costazul e do Centro, bem como as ruas que dão acesso a elas, estarão fechadas em horários alternados, de 7h às 19h e de 19h às 7h. Nos dias 30 e 1º, a partir das 19h, os acessos à Praça São Pedro também serão fechados por conta da programação de shows no local. A reabertura acontece após os espetáculos. Costazul, Bosque, Centro, Boca da Barra e Praia do Cemitério terão limitações para o tráfego.

macaenews.com.br | riodasostrasnews.com.br

Macaé receberá nos dias 12, 13, 14 e 15 de janeiro o Segundo Festival de Cultura que contará com shows da cantora Fernanda Abreu, João Bosco, Milton Guedes, Léo Gandelman, Edu Krieger e apresentação da Estação Primeira de Mangueira.

Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ tem novas regras O governo federal alterou os critérios de seleção dos candidatos a beneficiários do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. A regulamentação foi publicada em portaria publicada nesta terça-feira, dia 27. Entre as mudanças está a indicação de percentual de unidades que devem ser reservadas para idosos e pessoas com deficiência.

SOBE & DESCE As empresas que acreditaram ao longo desse ano nos veículos de comunicação e investiram em publicidade. A falta de obras em Rio das Ostras, que foi um dos destaques do ano. Durante 2011, a maioria das obras anunciadas, e algumas já iniciadas, não foram licitadas e outras, como a Vila Olímpica, ficaram sem conclusão.

Instituto Macaé de Geração de Empregos e Rendas Ltda » CNPJ 04.536.054/0001-27 » Av. Rui Barbosa, 975, Centro – Macaé – RJ CEP : 27.910-362 » Tel.: (22) 9915-2728 » Tiragem: 20.000 exemplares » O conteúdo dos artigos são de responsabilidade dos próprios autores. » O RJ News se isenta de qualquer assunto discutido pelos colunistas, que não possuem vínculo empregatício com o jornal. Diretor Executivo: Luiz Claudio Coelho Vieira » Diretora de Redação e Comercial: Rafaela Azevedo - DRT: JP 1336 RN Jornalistas: Macaé - Monalisa Fagundes / Rio das Ostras - Sabrina Salton » Ass. Jurídica: Dr. Hélio Márcio Porto Projeto Gráfico e Diagramação: Alexandre A. D. de Albuquerque / (22) 9844-6085 / 965*26285 Comercial: (22) 7811-4921 | id: 131*12783 / (22)9935-8142 » Contatos: contato@macaenews.com.br / contato@rjnews.com.br

JORNAL PARCEIRO DA


RJNEWS

CIDADES

29 de dezembro de 2011 a 4 de janeiro de 2012



Programação da Festa da Virada na Região dos Lagos » Festividades de Réveillon contam com atrações diversificadas, que prometem agradar a todos os tipos de públicos

RIO DAS OSTRAS MACAÉ

Em Macaé a festa começa na sexta-feira, dia 30, a partir das 22h, na Praia dos Cavaleiros, com o axé da banda Chicabana. O público estimado é de 40 mil pessoas, segundo informado pela prefeitura da cidade. Já no sábado, 31, a virada de ano vai ser comemorada simultaneamente em diversos bairros e localidades do município. Na Praia dos Cavaleiros vai ser embalada pelo forró universitário de Gustavo Lima, conhecido nacionalmente pelo seu som. O público poderá também contemplar a grande queima de fogos em balsa nos Cavaleiros. Nos distritos, mais comemorações. Em Córrego do Ouro, na praça principal o público vai se divertir ao som do sertanejo universitário de Glauco Zulo. Em Glicério, na praça principal, é o axé de Beto Vale. No Sana, na Praça da Feira CriaSana, muito forró e reggae com Raiz do Sana e Dom Luiz Rasta. Todos os shows da virada começam por volta das 22h. Já no primeiro dia de 2012, o pagode vai tomar da Praia dos Cavaleiros com a apresentação do grupo de pagode Conversa aí, a partir das 16h.

ARMAÇÃO DO BÚZIOS

Em Búzios, a festa da virada contará com show da Banda Asa de Águia, que fará a contagem regressiva junto ao público no dia 31 a partir das 23h. Além disso, o público poderá ver uma grande queima de fogos no Centro Píer, em Manguinhos, Porto da Barra e em Geribá, no canto direito. De acordo com a Prefeitura de Armação dos Búzios, a estimativa é de que a cidade receba 800 mil visitantes podendo chegar a um milhão.

CASIMIRO DE ABREU

Muita animação e shows marcarão a virada de ano na cidade, festa tradicional na região. Na sede de Casimiro de Abreu, na sexta-feira, dia 30, às 23h, haverá show da Banda Anjos da Noite. No dia 31, às 23h, show com a Banda Turbilhão Carioca, e à meianoite, haverá queima de fogos. Logo após, sobe ao palco a Banda Rasta Pé. Em Barra de São João, a comemoração ficará por conta do cantor Júnior Salgado, no dia 30, às 23h. Na noite da virada, a atração musical contará com show da cantora Sandra de Sá com grande queima de fogos à meia-noite. A festa continuará com a bateria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel. Na sede, o evento acontecerá na Praça Feliciano Sodré. Já em Professor Souza, na Praça Maria Aparecida Oliveira, e em Barra de São João, na Avenida Marcílio Dias, no Praião.

A programação de shows de fim de ano de Rio das Ostras começa no dia 30, na Praça São Pedro, com Isabella Taviani, às 21h, e Banda Pressão do Brasil, às 23h. Na noite do Réveillon, a cantora Thais Macedo se apresenta às 21h e Glauco Zulo faz a festa a partir das 23h. O show pirotécnico da virada acontecerá em três balsas que poderão ser vistas das praias do Centro e Tartaruga; no Mirante da Praça da Baleia e no emissário submarino, em Costazul; nas praças de Rocha Leão e Cantagalo, na zona rural da cidade; e também em Mar do Norte. A previsão é de que a queima de fogos tenha 15 minutos. Em Costazul, a banda Rio Night vai agitar a noite do dia 31 com apresentação a partir das 23h até duas da madrugada. Dia 1º de janeiro, Rio das Ostras vai receber o Ano Novo com o alto astral das bandas Nada Combinado, às 20h, e a galera do Strada de Terra, que faz show a partir das 22h.

CABO FRIO

O projeto “Cabo Frio é Show o Ano Inteiro” encerra a programação de eventos deste ano trazendo grandes atrações. Todos os shows serão no palco montado na Praia do Forte e terão início a partir das 23h. As comemorações começam no dia 29 com show da banda de pop rock NX Zero. Já no dia 30, o grupo de pagode Revelação anima a noite com antigos e novos sucessos. Quem comandará a festa da virada do ano será o Grupo Molejo, após a tradicional queima de fogos. No dia primeiro de janeiro será a vez da música Gospel encantar o público, a partir das 19h com bandas do cenário local subindo ao palco da Praia do Forte. Em Tamoios, no 2º Distrito de Cabo Frio, a festa acontece no Espaço de Eventos. No dia 29, a banda Pink promete animar o público, a partir das 23h. No dia 30, no mesmo horário, apresentação do Grupo Molejo. No dia 31, a festa começa mais cedo, a partir das 20h, com som mecânico, seguido de queima de fogos e, fechando a noite, apresentação do cantor Marrom Black.

QUISSAMÃ

O clima de samba, pagode e axé vai tomar conta dos dois principais balneários do município na virada do ano. Em Quissamã, a festa começa no dia 30 de dezembro, com o Pré Réveillon, com o Grupo Fundo de Quintal na Praia de João Francisco e com a Banda Axé Hits em Barra do Furado. No dia 31, a Turma do Pagode comanda o agito em João Francisco e a Banda Batukada Brasil em Barra do Furado, que promete levantar o público a noite toda. A chegada de 2012 será anunciada com uma grande queima de fogos durante 15 minutos nas duas praias para o público presente.




29 de dezembro de 2011 a 4 de janeiro de 2012

RETROSPECTIVA

RJNEWS

Semana do Combate à exploração do trabalho infantil é lei

Rio das Ostras completa 19 anos

Jorge Ronald

O calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro terá uma Semana Estadual de Campanha de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, a ser celebrada anualmente entre os dias 12 e 18 de junho. É o que determina a Lei 5.930/11, sancionada em abril pelo Governador Sérgio Cabral e publicada no Diário Oficial do Executivo. A lei de autoria do deputado Sabino, visa contribuir de forma decisiva na conscientização das pessoas para combater a exploração de menores em todo Estado. Divulgação

O município, que na época da emancipação tinha cerca de 18 mil habitantes, hoje conta com uma população de 105.757, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A cidade ocupa o segundo lugar em população que mais aumentou nos últimos dez anos.

Epidemia de dengue em Rio das Ostras A Secretaria Estadual de Saúde divulgou em abril deste ano que Rio das Ostras enfrentava uma epidemia de dengue. A crise foi confirmada pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde, embora a prefeitura, mesmo recebendo os relatórios da Secretaria de Saúde periodicamente, até então não tinha divulgado os números alarmantes da dengue para a população. De acordo com a coordenadoria foram registradas na cidade três mortes. Em dezembro, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, Rio das Ostras ainda corre risco de epidemia de dengue, pois tem o índice de infestação de 1,5%.

Rio das Ostras completou neste ano 19 anos de emancipação político-administrativa e, mesmo sendo uma cidade nova, já tem muita história para contar, principalmente por conta do grande crescimento populacional.

Obras para ampliação do aeroporto de Macaé Detran é inaugurado em Rio das Ostras O posto do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran) foi inaugurado em abril, em Rio das Ostras, por indicação do deputado Sabino. O posto está localizado no Centro de Cidadania, no bairro Âncora.

Com a necessidade de expansão e preparação da pista do Aeroporto de Macaé para o pouso e decolagem de aviões de médio porte, a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) anunciou em abril obras de melhorias. Porém, as obras ainda não foram concluídas. Em novembro, foi realizada a abertura da licitação para as obras no local, durante reunião da Comissão de Licitação da Infraero, em Brasília.


RJNEWS

RETROSPECTIVA

29 de dezembro de 2011 a 4 de janeiro de 2012

Cidadãos riostrenses são homenageados na Assembleia Legislativa

Thaís Macedo lança seu primeiro disco Cezar Fernandes

Em meio a muita emoção, algumas personalidades e representantes da sociedade civil organizada foram homenageadas pelo deputado estadual Sabino na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Dentre os homenageados, o exvereador Hélio Sarzedas recebeu a mais alta condecoração pela Alerj: a Medalha Tiradentes, destinada à pessoas que prestam serviços relevantes à causa pública do estado do Rio de Janeiro. Outras 46 personalidades receberam moções de congratulações e aplausos pelos serviços prestados ao município. Entre elas, a professora aposentada Íris Rocha Galvão, de 61 anos, natural do Rio de Janeiro. Íris, que é a autora do hino oficial do município, conheceu Rio das Ostras aos dez anos de idade e se encantou com a beleza da cidade, se mudou com o marido e filha há mais de 30 anos.

Duplicação da BR 101 é tema de discussão Em abril, a duplicação da BR 101 entre Macaé-Campos e Macaé e Rio Bonito foi tema de discussão entre deputados estaduais e federais, representantes da Agência Nacional de Transportes (ANTT) e da Autopista Fluminense, que é a concessionária que administra a rodovia. As obras para a duplicação tiveram inicio em agosto e a concessionária está investindo cerca de R$ 200 milhões nessa primeira etapa da duplicação. As obras começaram no km 144,2 da BR-101, no trevo norte de acesso a Macaé, e seguem no sentido norte da estrada.

Arquivo

A cantora Thaís Macedo, que foi um dos grandes destaques do Samba em 2011, lançou em abril seu primeiro CD intitulado “O dengo que a nega tem”. Daí em diante a cantora não parou e fez muitos shows durante todo o ano e, inclusive se apresentará na noite de Réveillon, em Rio das Ostras. O lançamento oficial do disco foi feito em novembro no Teatro Rival, no Rio de Janeiro para um público de 400 pessoas. A artista de Rio das Ostras se apresentou com um time seleto de músicos dirigidos pelo produtor do CD Carlinhos Sete Cordas. O espetáculo foi dirigido por Ginaldo Souza, que já trabalhou com diversos artistas, entre eles João Nogueira.






â—˜

29 de dezembro de 2011 a 4 de janeiro de 2012

RJNEWS




29 de dezembro de 2011 a 4 de janeiro de 2012

RETROSPECTIVA Praia dos Cavaleiros tem Polo Gastronômico Jô Rodrigues

RJNEWS

Falta de repasse da prefeitura prejudica UFF em Rio das Ostras O Polo Universitário de Rio das Ostras (Puro) da Universidade Federal Fluminense passa por sérios problemas desde que a Prefeitura de Rio das Ostras interrompeu o repasse de verbas firmado através de convênio. O maior deles está relacionado a gratificações de funcionários do Polo e bolsas de alunos e professores da instituição. De acordo com o ex-diretor do Puro, Walter Pinheiro, os bolsistas estão desde novembro sem receber, já que o repasse foi interrompido em 2009 e a instituição não teve repasse em 2010.

Moradores do Mar do Norte reclamam da falta de infraestrutura Em denúncia feita ao RJNEWS em maio deste ano, moradores dos bairros Mar do Norte e Balneário das Garças protestam por conta da falta de saneamento básico, asfaltamento e sobre as constantes enchentes. De acordo com a professora Magdalena Moojen, as ruas foram construídas e ficaram mais altas do que as calçadas. “Quando chove, aqui vira uma piscina e eu tenho que ir para casa de amigos”, disse a professora. Até agora nada foi feito para melhorar a vida dos moradores desses bairros que continuam sofrendo com os mesmos problemas, principalmente quando chove. “O esgoto corre na rua e já reclamamos com a prefeitura e não temos mais a quem recorrer”, afirma Magdalena. Heitor Neto

Visando o crescimento turístico que a cidade de Macaé já começa a conquistar e buscando oferecer divulgação para os estabelecimentos e qualidade de serviço ao visitante e ao morador, o município criou em maio seu Polo Gastronômico na praia dos Cavaleiros, o primeiro do interior do estado do Rio de Janeiro.

Comemoração da Semana Estadual de Adoção O presidente da Frente Parlamentar Pró-Adoção da Assembleia Legislativa (Alerj), deputado Sabino, participou da III Caminhada realizada pelo Grupo de Apoio à Adoção da cidade (Adote), na orla da Praia de Costazul em comemoração à Semana Estadual de Adoção.

Cidade que mais cresce no país tem situação caótica na saúde

Após os parlamentares terem votado a favor da abertura do processo sobre o caso do vereador Danilo Funke (PT) - que em maio divulgou em seu twitter a sessão pública da Câmara de Vereadores de Macaé-, a Comissão Permanente de Ética, Moral, Bons Costumes e Decoro Parlamentar apresentou parecer pedindo o afastamento provisório do petista. O vereador recorreu contra o pedido de cassação do seu mandato e, em junho, por ordem judicial, Danilo retornou ao exercício de suas atividades na Câmara. A casa foi notificada da decisão liminar concedida no mandado de segurança, que tramita na 2ª Vara Cível de Macaé, pelo juiz Rodrigo Moreira Alves.

Heitor Neto

O Polo Gastronômico tem como finalidade fazer com que os bares e restaurantes formem um “Corredor Gastronômico”, ao longo da Orla dos Cavaleiros. Da alta gastronomia a mais tradicional cozinha de botequim, passando por culinárias variadas como a portuguesa, a italiana, a árabe, a oriental, a mexicana, entre outras.

A Semana Estadual da Adoção de Crianças e Adolescentes foi criada em agosto de 2009 a partir do Projeto de Lei 2039/09 do deputado Sabino. Há um mês a semana foi incluída no Calendário Oficial da Alerj, por meio do projeto de resolução nº 46/2011, também de autoria do deputado, com o objetivo de promover no Poder Legislativo a discussão sobre a adoção.

Danilo Funke afastado da Câmara

Lagoa do Iriry com sujeira e sem manutenção

A prefeitura de Rio das Ostras investiu em duas unidades de Atendimento de Dengue, uma ao lado do Pronto Socorro e outra no posto de saúde no bairro Âncora. As unidades, que funcionam em tendas, demonstram a falta de investimentos em saúde na cidade. Desde a inauguração do hospital foram criados somente oito novos leitos: seis deles na Terapia Intensiva e mais dois no atendimento infantil. Nesse mês de dezembro, foram entregues à população novas unidades de saúde como a Emergência Pediátrica e o Espaço Mamãe e Bebê, no Hospital Municipal. Arquivo

Em maio destacamos os problemas na Lagoa do Iriry, conhecida também como a Lagoa da Coca-Cola de Rio das Ostras, que estava sem manutenção e suja, coberta por plantas que se alimentam de poluição. Moradores reclamaram também que à noite aos arredores da lagoa não há policiamento por perto e nenhuma ronda da Guarda Municipal. Além disso, a iluminação do local está comprometida por muitos postes de luz estarem quebrados assim como o parquinho da localidade que está sem manutenção há tempos.

Caos no mercado de peixes em Macaé Em maio, o cenário em torno do Mercado de Peixe de Macaé, considerado um dos cartões postais do município, estava em profunda decadência e virou alvo de denúncias de quem passava por perto. Sujeira e falta de manutenção foram os principais problemas detectados no local. Em setembro, a Prefeitura de Macaé, iniciou as obras para a reforma do local, que tem como objetivo a ampliação e revitalização de um dos pontos mais tradicionais da cidade. A previsão do programa Planejando Macaé é de que as obras sejam concluídas no primeiro semestre do ano que vem.

Macaé e Rio das Ostras com alta incidência de Aids Segundo levantamento do Ministério da Saúde, o estado do Rio de Janeiro figura entre os cinco primeiros do país em números de contaminados. Em Macaé, foram 71 novos casos confirmados de janeiro a novembro deste ano, que elevou a a cidade a 8ª do estado com maior incidência de contaminação de HIV e 59ª no país. Rio das Ostras, que está entre os 499 municípios brasileiros que, juntos, possuem 90% dos casos ocupa o 84º lugar no ranking do ministério. Na cidade, o programa do Governo Federal atende hoje cerca de 320 pacientes.


RETROSPECTIVA Novas regras para cartão de crédito já estão em vigor

RJNEWS

Divulgação

29 de dezembro de 2011 a 4 de janeiro de 2012



Grupo Palafita lança CD com participação de Dorina O grupo Palafita, de Macaé, lançou no meio do ano seu primeiro disco que contou com a participação especial da cantora Dorina. Em seu CD o grupo gravou canções de compositores renomados como Paulinho da Viola, Paulo César Pinheiro, Mauro Duarte, Noel Rosa, Elton Medeiros, Hermínio de Carvalho e Dilermando Reis.

Alerj incentiva comercialização de carros elétricos no Brasil

Divulgação

Em vigor desde junho, as novas regras para cartões de crédito, aprovadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen) trouxeram algumas mudanças. Entre elas, a padronização de cobranças de tarifas e o aumento do percentual sobre o pagamento mínimo da fatura, que não poderá ser inferior a 15% do valor total. As regras visam facilitar a vida dos consumidores e conter o endividamento As novas normas definem dois tipos de cartões: básico e diferenciado, e o cliente poderá optar entre o valor de um e de outro. O básico é o cartão de crédito exclusivo para o pagamento de compras, contas ou serviços. Já o cartão diferenciado, além de permitir o pagamento de compras, está associado a programas de benefícios e recompensas, milhagens, pontos para aquisição de produtos, descontos especiais, seguros, entre outros.

Faetec já funciona em Rio das Ostras O deputado Sabino propôs, em junho, a criação de uma frente parlamentar para apoiar iniciativas em torno da comercialização do carro elétrico. O anúncio foi feito durante a palestra “Veículo Elétrico e Políticas Públicas”, proferida pelo presidente da Associação Portuguesa do Veículo Elétrico, Robert Stüssi. Para o parlamentar, o carro elétrico é “o futuro, a virada de página, uma nova revolução automobilística no mundo”.

Brasil vive epidemia de alcoolismo Durante os trabalhos na Comissão Especial de Bebidas Alcoólicas, no Congresso Nacional, o deputado Federal, Dr. Aluízio, revelou que o Brasil tem 22 milhões de alcoólatras precisando de tratamento. Segundo ele, o alcoolismo é uma doença dissimulada porque está inserida no contexto cultural da vida do brasileiro.

Brasil Offshore continua em Macaé por mais 10 anos Macaé continuará fazendo parte do calendário mundial do setor de petróleo por mais uma década. A afirmativa foi revelada, por Juan Pablo de Vera, presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, durante a Cerimônia de Abertura da 6ª edição da Feira Brasil Offshore (Feira e Conferência da Indústria de Petróleo e Gás), realizada em junho deste ano, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.

Festival de Jazz e Blues anima público Cezar Fernandes

Representantes da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) estiveram em Rio das Ostras, em junho, atendendo ao que já havia acertado com o deputado Sabino e a Prefeitura de Rio das Ostras. Eles visitaram o Centro de Qualificação Profissional da Zona Especial de Negócios (ZEN), onde estão sendo ministrados os cursos de qualificação da fundação. As aulas dos cursos profissionalizantes começaram em setembro e foram disponibilizadas cerca de 760 vagas em diferentes áreas. Já neste mês, mais 500 vagas foram abertas.

Falta de manutenção no ponto de ônibus

Heitor Neto

Foi com muita integração e público animado que a nona edição do Festival de Jazz e Blues de Rio das Ostras teve início. Foram cinco dias de shows com grandes artistas do Jazz e Blues nacional e internacional. As apresentações ocorreram em vários palcos espalhados pela cidade: Praia da Tartaruga, Lagoa do Iriry, além da Praça São Pedro e Costa Azul. De Rio das Ostras, a Orquestra Kuarup foi um dos grandes destaques do festival de 2011.

O deputado, titular da Comissão Especial de Bebidas Alcoólicas, lembrou na audiência que o país precisa oferecer mais do que campanhas preventivas.

Lei cria campanha de prevenção contra Hepatites B e C

Rio das Ostras poderá não ter mais UPA

O Estado terá campanha permanente de esclarecimento e prevenção das Hepatites tipo B e C. É o que determina a Lei 5.986/11, publicada no diário Oficial do Executivo em junho deste ano. Os alvos são os profissionais de salão de beleza, como cabeleireiros, barbeiros, manicures, maquiadores e podólogos e também os estúdios de tatuagem.

Rio das Ostras poderá não receber mais a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ao contrário do que foi divulgado em junho deste ano, cuja previsão de instalação era até dezembro. De acordo com o secretário de Urbanismo e Obras de Rio das Ostras, Wayner Fajardo, o motivo é de que não houve um acordo entre o governo municipal e estadual.

Em junho deste ano, o RJNEWS chamou atenção para o problema da falta de manutenção em alguns pontos de ônibus e vans da cidade. As condições do ponto da Rua Bangu, que fica em frente ao Ciep, são alarmantes, pois sua estrutura está completamente danificada. O ponto de ônibus continua sem manutenção, com suas telhas de cobertura faltando e caindo, o que representa grande perigo para os alunos da rede estadual de ensino que esperam por transporte no local

O autor da lei, deputado Sabino, explica que se inspirou em pesquisa realizada no estado de São Paulo pelo infectologista Roberto Focaccia. A campanha orientará os profissionais quanto à prevenção das doenças em seu ambiente de trabalho e incluirá informações sobre riscos de contágio, esterilização de material e identificação de sintomas, além de mostrar a importância da realização de exames periódicos.


10

29 de dezembro de 2011 a 4 de janeiro de 2012

RETROSPECTIVA

RJNEWS

Deputados aprovam anistia aos bombeiros do Rio

Festival de Frutos do Mar em Barra de São João é sucesso

Arquivo

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a anistia aos 439 bombeiros do Rio de Janeiro. A aprovação foi em caráter conclusivo, sem necessidade de ir ao plenário. A anistia foi estendida a policiais militares e bombeiros envolvidos em movimentos semelhantes em oito estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Macaé comemora 198 anos de emancipação político-administrativa No dia 29 de julho, Macaé comemorou seus 198 anos de emancipação político-administrativa. Em comemoração à data houve desfile cívico, além de shows e plantio de árvores para celebrar também o Dia da Árvore. A programação no Parque de Exposições da cidade contou com Etapa Nacional do Circuito de Rodeio de Barretos, concurso leiteiro e exposição de animais com entrada franca.

O deputado Federal Dr. Aluízio (PV-RJ) que participou das negociações de libertação dos bombeiros, no Rio, presos após a invasão do Quartel Central da corporação, e que vinha negociando a anistia junto com a bancada de deputados do Estado, agradeceu a sensibilidade do Presidente da Câmara, Marcos Maia (PTRS), e adiantou que a luta agora é pelo reajuste salarial da categoria.

Divulgação

O 19º Festival de Crustáceos e Frutos do Mar de Barra de São João foi considerado pelo público como o melhor de todos os tempos. O evento, que acontece há quase duas décadas, atende, em média, 15 mil pessoas por dia e é tradicionalmente realizado às margens do rio São João, na famosa Avenida Beira Rio. Os estandes dos 10 restaurantes participantes da festa foram montados de frente para o rio. Além disso, shows animaram o público do festival e entre eles, a banda Russo Jazz Band foi uma das grandes atrações. Durante o festival também houve o concurso Gastronômico Prato 2011 que premiou o restaurante Mar&Cia com o prato “Surpresa de baiacu e maresia”.


RJNEWS

RETROSPECTIVA

IBGE confirma falta de recursos na saúde Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística( IBGE), divulgados no início de julho deste ano, apontam que a saúde pública de Rio das Ostras estagnou, ao contrário do que indicam as campanhas de publicidade da prefeitura. O gráfico do Instituto mostra que os serviços de saúde, entre os anos de 2005 e 2009, cresceram somente no setor privado e ficou estagnado no setor público.

Rio das Ostras é a 3ª cidade do estado em habitantes classe “A” Em pesquisa divulgada, em julho, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com dados do Censo 2010 do IBGE, Rio das Ostras foi apontada como a terceira cidade do estado do Rio de Janeiro com a maior concentração de pessoas com alto padrão social. Isso representa 12% da população, que tem uma qualidade de vida acima da média. A cidade é a terceira do estado com o maior número de habitantes que pertencem à classe “A”. A pesquisa divulgada também indicou que entre esses habitantes, Rio das Ostras perde apenas para Niterói que possui 30% e para o Rio de Janeiro com 19%.

Outro problema que a população enfrenta é a falta de médicos na cidade. Até julho, 250 profissionais deixaram o serviço público nas unidades básicas de saúde no município. O número insuficiente de médicos deixa o trabalho nos hospitais congestionado, além de não atender a grande procura por consultas.

29 de dezembro de 2011 a 4 de janeiro de 2012

11

Desorganização em travessia de natação é notícia nacional

Deork Daniel

Rio das Ostras esteve em destaque, em julho, na edição do Fantástico da Rede Globo, com matéria sobre a XV Travessia Ilha 30 Réis, uma das etapas do 14º Circuito Estadual de Águas Abertas. Em pauta, a desorganização do evento resultou em desespero de alguns participantes, que ficaram à deriva, sem socorro de embarcações, que normalmente dão apoio a esse tipo de evento. O mar agitado e o tempo fechado, que já não pareciam muito favoráveis antes do início da competição, foram os principais fatores de risco para os cerca de 400 participantes. Além disso, as boias sinalizadoras do percurso estavam numeradas de forma errada, o que deixou os competidores confusos. Logo começaram a aparecer nadadores exaustos pedindo socorro.


12

29 de dezembro de 2011 a 4 de janeiro de 2012

RETROSPECTIVA Bacia de Campos completa 34 anos de descoberta Uma cidade em alto mar, com população flutuante de 40 mil pessoas, considerada a maior reserva petrolífera da Plataforma Continental Brasileira, a Bacia de Campos comemorou em setembro deste ano o início das explorações em alto-mar, ocorrida no final de 1976. O empreendimento era tão grandioso que hoje a reserva tem cerca de 100 mil quilômetros quadrados e é responsável por aproximadamente 84% da produção nacional de petróleo. A produção é de em média 1,5 milhão de barris diários.

Lei transforma o Grupo Adote em utilidade pública

Idenir Ferreira

Em agosto foi aprovado na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) a Lei N°2934/2010 de autoria do deputado Sabino, que declara de utilidade pública o Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras - o Adote. O Adote é um grupo formado por profissionais, pais e filhos adotivos ou qualquer pessoa da comunidade preocupada com o abandono de crianças e adolescentes, que acreditam que a família é o melhor ambiente para um desenvolvimento saudável. Esse grupo tem como objetivo prevenir o abandono, estimular a adoção, dar apoio aqueles que adotam e educar a comunidade sobre o assunto.

Mortes de causas indeterminadas apontam fragilidade O sistema municipal de saúde de Rio das Ostras vem falhando em relação aos óbitos sem motivos detectados por profissionais da rede. Até o fim de julho deste ano, foram registradas 26 mortes com causas indeterminadas, sendo que três delas tiveram a dengue como uma das ‘causas mortis’. Segundo a médica Maria Menezes, isso demonstra falta de acompanhamento dos pacientes que chegam ao Pronto Socorro ou ao Hospital em estado grave. A médica explicou que óbitos com causa indeterminada são casos em que o paciente evolui rapidamente para morte sem diagnóstico médico. No caso de mortes violentas, os corpos são encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML). Mas, Maria considera grave e preocupante o fato de a rede municipal não ter um sistema de rastreamento para identificar as causas das mortes que acontecem no Pronto Socorro e no hospital.

Rio das Ostras ainda não tem rodoviária

Sabrina Salton

RJNEWS

Semana Estadual da Pessoa com Deficiência é comemorada Criada em 25 de agosto de 2010, a Lei Estadual nº 5.810, de autoria do deputado Sabino, comemora a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. A finalidade é criar mecanismos de discussão que visa garantir a pessoa com deficiência seus direitos, promovendo a real melhoria da qualidade de vida, criando oportunidades para este segmento. A Semana Estadual consiste em um programa oficial com atividades sobre a temática do deficiente, inclusão social, educação especial, geração de oportunidade de trabalho, esporte e lazer para pessoas com deficiência.

Divulgação

Seminário de Qualificação em Petróleo e Gás é realizado pela RioPetro Aconteceu em agosto o 1º Seminário de Qualificação em Petróleo e Gás em Rio das Ostras. O evento, realizado pela RioPetro, esclareceu para alunos dos cursos de qualificação e para a comunidade a necessidade de se preparar para o mercado de trabalho. O evento contou com palestras ministradas por profissionais da área, além disso, alunos de qualificação do curso apresentaram trabalhos relacionados às suas áreas de atuação.

Casimiro de Abreu comemora 152 anos

Para comemorar os 152 anos de emancipação políticoadministrativa no dia 15 de setembro, a Prefeitura de Casimiro de Abreu preparou um grande festa com shows musicais, eventos culturais, motocross, entre outros. As festividades foram realizadas no Parque de Exposições Henrique Batista Sarzedas, localizado às margens da BR-101. De uma antiga aldeia do Século 18 denominada Indaiaçu, nasceu a cidade de Casimiro de Abreu na região serrana, ao lado da Reserva Biológica Nacional do Poço das Antas. Os primeiros habitantes dessa região foram os índios Goitacás, que em equilíbrio com o meio físico viviam e dominavam uma vasta área de terras, organizados em grupos não muito numerosos para poderem assim controlar seu território. Divulgação

Segundo moradores e trabalhadores de Rio das Ostras e redondezas, que necessitam de transporte público, a cidade precisa urgente de uma rodoviária, pois estes não têm um local próprio para aguardar o transporte. De acordo com pronunciamento feito pelo secretário de Obras e Urbanismo de Rio das Ostras, Wayner Fajardo, em dezembro deste ano, um projeto para a implantação da rodoviária na cidade já foi feito, porém devido aos custos altos foi inviabilizado.


RETROSPECTIVA

RJNEWS

29 de dezembro de 2011 a 4 de janeiro de 2012

Praça da Baleia em Costazul em situação de abandono

Heitor Neto

13

Digital News vpecly@gmail.com

VINÍCIUS MARINI

Retrospectiva 2011 (segunda parte) Na última coluna, iniciei uma retrospectiva do ano de 2011 na área de tecnologia. Falei sobre Steve Jobs, redes sociais, comércio eletrônico e sites de compras coletivas, e hoje vamos terminar.

Evento do RJNEWS reúne profissionais de beleza e estética Arquivo

A Praça da Baleia, localizada no bairro Costazul, em Rio das Ostras, sempre foi um local de admiração, não só para os moradores do município, mas também para os turistas. O descuido, que foi identificado pela nossa reportagem em setembro, preocupava os munícipes. Constatamos que quando se chega ao local, o que é visto é bem diferente de anos atrás, quando a praça foi inaugurada. Na época, havia mais de três meses que as madeiras de sustentação da pérgola – que é uma espécie de galeria para passear, construída em forma de ramada,– e serviam de caminho até a baleia – havia caído. Como o local não estava isolado e elas já estavam soltas, os moradores ou turistas que passeavam pelo ponto turístico corriam o risco de se machucar. A réplica da baleia estava com o nível de água baixíssimo e além disso, suja com muito lixo. O posto da Guarda Municipal também estava em péssimas condições.

Prefeitura ainda não concluiu obras da Orla do Bosque Pensando em atualizar e capacitar profissionais da área de estética e beleza de Rio das Ostras e região, uma parceria formada entre o RJNEWS e Vita Derm com apoio da Open Brasil, realizou no dia 19 de setembro, o evento Empreender para o Futuro, no Hotel Vilarejo.

Morte de aluna do PURO causa revolta entre estudantes Maria Clenilda de Moraes, que cursava Serviço Social no Polo Universitário de Rio das Ostras (Puro) da UFF, foi vítima de atropelamento e faleceu no dia 23 de agosto quando atravessava a Rodovia Amaral Peixoto, em frente a universidade. Um semáforo havia sido instalado no local, mas ainda estava desligado. Os alunos da universidade ficaram indignados com o acidente e fizeram protestos.

Um dos principais acontecimentos de 2011 foi o lançamento do iPad 2, mais leve, poderoso e menor que o iPad 1. Seguindo o ritmo dos lançamentos, surgiu o iPhone 4, que apesar de ser melhor que seu antecessor, recebeu várias críticas de seus usuários, tanto que a Apple aceitou reembolsar todos os clientes insatisfeitos com o aparelho. Na guerra dos navegadores, quem se deu bem foi o Google Chrome que cresceu mais de 50% em relação aos seus maiores concorrentes o Firefox e o Internet Explorer. Mesmo com atrasos na implantação do Plano Nacional de Banda Larga do governo federal (PNBL), projeto que quer levar o acesso à internet em banda larga a todos os municípios brasileiros, houve um espantoso crescimento do número de usuários de (3G), que deu um salto no Brasil em 2011 e registrou crescimento de 130% em comparação com 2010. Foram 22,4 milhões de novos assinantes de banda larga móvel nesse ano, principalmente impulsionado pela disseminação dos smartphones.

Há seis meses a Prefeitura de Rio das Ostras anunciou um investimento de R$3,5 milhões para a revitalização da Orla do Bosque, porém, até o fim desse ano, as obras da orla não foram concluídas, mesmo com a chegada do verão e dos turistas.

As Tvs conectadas a web ou smart TVs, também foram assunto nesse ano. Os consumidores brasileiros estão preferindo comprar as chamadas “TVs inteligentes” que àquelas com tecnologia 3D.

A demora nas obras, já constatada em setembro, estava causando indignação entre os moradores. Segundo a moradora Rúbia Santos, a dificuldade para passar de carro no local era grande e havia uma enorme quantidade de poeira, que acabava entrando nas casas.

A vinda da Foxcomm para o Brasil, empresa que fabrica produtos da Apple, como iPhones e iPads, estimulada pelo Governo Federal, pretende democratizar o uso de tablets. Por meio de incentivos fiscais já em vigor, onde o tablet foi inserido na “Lei do Bem” (Lei nº 11.196), espera-se uma redução de 30% no custo desses equipamentos. Mais do que simplesmente baratear os tablets, essa desoneração fiscal pode ser o início para a vinda de outras empresas de eletrônicos para o Brasil.

Sabrina Salton

Tivemos muitas novidades: computação em Nuvens, Ubuntu 11.10, Windows 8, a vinda do iTunes para o Brasil, câmeras fotográficas 3D, Galaxy tab, Android 3, etc. Mas, neste resumo não da para falar de todas.


14

29 de dezembro de 2011 a 4 de janeiro de 2012

RETROSPECTIVA

RJNEWS

Criminalidade cai em Rio das Ostras e furtos crescem

Arquivo

Atleta Macaense bate recorde no Campeonato Brasileiro O jovem macaense, Luiz Gustavo dos Santos Ribeiro, bateu o recorde nos 100m na fase preliminar, com o tempo de 10.85 segundos durante o Campeonato Brasileiro/Caixa Interclubes de Menores, realizado no dia 14 de outubro, no Estádio Ícaro de Castro Melo, em São Paulo. O campeonato reuniu mais de 700 atletas de 15 a 17 anos. Na final, ele garantiu a medalha de ouro com 10.61 segundos. “Estava confiante e fiz uma boa marca”, disse o atleta de 17 anos. Luiz Gustavo é integrante da Coordenadoria Municipal Especializada de Apoio ao Escolar (Cemeas). Divulgação

Mágico Fox agita Dia das Crianças no Shopping Holiday O RJNEWS em parceria com o Shopping Holiday, realizou evento de mágica para alegrar o Dia das Crianças (12 de outubro) em Rio das Ostras. O mágico Fox, que trabalha no ramo há 25 anos, foi a grande atração da festa. O público contribuiu com um quilo de alimento para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rio das Ostras (Apae), que também esteve presente na festa.

Embora a criminalidade tenha diminuído em Rio das Ostras, o número de furtos cresceu de julho a setembro em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o delegado da 128º Delegacia de Polícia em Rio das Ostras, Renato Nunes, houve uma migração do crime de roubos para o de furtos. O número de furtos em residências em 2011, no período de julho a setembro, foi de 127 casos, contra 80 praticados em 2010, significando um aumento de 30%. Nunes explica que, em compensação, o número de assaltos a transeuntes baixou cerca de 50%. No ano passado foram registrados 131 casos e esse ano 63. O número de furtos aumentou de 31 para 41 esse ano. Os casos são pulverizados e praticados em vários bairros de Rio das Ostras. O número de estupros e tentativas teve um pequeno aumento: em 2010 foram 7 casos e neste ano, 8.


RETROSPECTIVA

RJNEWS

29 de dezembro de 2011 a 4 de janeiro de 2012

Investimentos diminuem em Rio das Ostras De acordo com o quarto anuário de finanças dos municípios fluminenses, lançado no dia 4 de outubro, Rio das Ostras teve seus investimentos diminuídos. Enquanto em 2004 os valores eram de R$ 222.834,9, em 2010 foram somente de R$ 105.634,90. Isso representa uma perda de investimentos de mais de 50% no total. Divulgação

15

Sabores Caseiros conceicaoneroni@hotmail.com CHEF CONCEIÇÃO NERONI

LENTILHA DA FORTUNA • 1 xícara de (chá) de azeite extra virgem • pimenta-do-reino a gosto • sal a gosto • 2 dentes de alho picadinho • 1 cebola grande picadinha • 1,5 litros de água • 500 g de lentilha (Yoki) • folhas de tomilho fresco ou orégano a gosto • salsinha picadinha (quantidade a gosto) Lave bem a lentilha em água corrente. Em uma panela com água, leve ao fogo todos os temperos juntos. Deixe cozinhar por aproximadamente 30 a 40 minutos, sem uso da panela de pressão, mexa a cada 10 minutos. Ela deverá parecer uma sopa um pouco mais seca.

TCE determina retirada da cor laranja de faixas de pedestres

Guarnição: 1/2 Kg de camarão médio, pequeno ou a gosto (limpo) 100 ml de azeite 1 alho laminado sal a gosto 1 ramo de alecrim 1 colher de café de pimenta dedo de moça bem picadinha

Arquivo

Em uma frigideira fria coloque o azeite, o alho e a pimenta. Deixe aquecer ligeiramente e em seguida coloque o camarão bem sequinho, o sal e o alecrim. Sempre mexendo, frite por 15 minutos. Retire do fogo.

Secretários municipais recebem aumento de 25%

O Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ) determinou a retirada da cor laranja das faixas de pedestres, em Rio das Ostras no mês de outubro. As faixas não estavam de acordo com as normas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O TCE entendeu que a mudança contraria a norma do Código Nacional de Trânsito, que estabelece a cor branca para faixas de travessia, e determinou que a pintura laranja fosse retirada. Até então, novas pinturas não foram feitas e a prefeitura segue sem dar resposta ao RJNEWS sobre o porquê da decisão do TCE não ter sido acatada.

No mês de outubro, os servidores públicos da Prefeitura de Rio das Ostras tiveram a data-base e receberam um aumento salarial de 10% (cerca de 3% de ganho real, mais reposição da inflação). Já os secretários municipais tiveram um aumento dado no dia 31 de agosto, de aproximadamente 25%, que elevou os salários para R$ 12.500,00. A Lei nº 1545/11, de autoria dos vereadores Carlos Afonso (PSB) e Robson Carlos (PMDB), que majora os subsídios dos cargos de simbologia DAS 1, foi publicada na Edição Especial do Diário Oficial datada de 31 de agosto. Quase ninguém tomou conhecimento do fato. A Edição Especial não foi distribuída nas bancas de jornal e, nem tão pouco, foi publicada no portal da Transparência da Prefeitura de Rio das Ostras.

Servindo: Em um prato coloque a lentilha e sobre ela coloque o camarão. Para finalizar, coloque a salsinha como enfeite e sirva. Ricardo Bhering


16

29 de dezembro de 2011 a 4 de janeiro de 2012

PETRÓLEO

RJNEWS

UMA EMPRESA DA ZEN-RIO DAS OSTRAS Visite-nos em www.vicel.com.br ou entre em contato pelo vicel@vicel.com.br


RJNEWS

SOCIAL

erickbrandao@jornalrjnews.com.br

29 de dezembro de 2011 a 4 de janeiro de 2012

â—˜

17


18

29 de dezembro de 2011 a 4 de janeiro de 2012

RETROSPECTIVA RJNEWS traz Rodrigo Sant’anna em Rio das Ostras

Roberto Careca

RJNEWS

Divisão dos royalties será definida somente em 2012 A votação que definirá a divisão dos royalties do petróleo acontecerá somente em 2012. A decisão é da presidente Dilma Rousseff, que prefere que as propostas sejam examinadas com cautela até o fim do ano, sem interferir em interesses do Executivo. O adiamento favorece os estados e municípios produtores, que são beneficiados pelo modelo atual no qual a maior parte da receita é concentrada em suas mãos.

Residencial Viverde não tem autorização do Exército para explosões

Sabrina Salton

Mercado imobiliário aquecido em Macaé cresce em ritmo acelerado O Jornal RJNEWS trouxe a Rio das Ostras o humorista Rodrigo Sant’anna, que se apresentou no dia 1º de novembro, na sede do Grupo Renascer da Terceira Idade e fez sucesso com seus personagens interagindo com o público. Com seu monólogo, Comício Gargalhada, o ator fez um grupo de mais de mil pessoas se divertirem. Em fevereiro, Rodrigo Sant’anna se apresentará novamente em Rio das Ostras, no dia 6, no Strike Clube. Em Macaé, o humorista fará show no Centro de Convenções no dia 7 do mesmo mês. Sua companheira de trabalho no Zorra Total, a personagem Janete – Thalita Carauta também estará em Rio das Ostras no dia 16 de janeiro e no dia 17 em Macaé nos mesmos locais.

As explosões de pedras na Extensão do Bosque por conta das obras para construção da infraestrutura do Loteamento Residencial Viverde causaram medo e indignação nos moradores da localidade. Para utilização de explosivos em pedreiras é necessária a autorização do Exército Brasileiro e da Divisão de Fiscalização de Armamentos e Explosivos, da Polícia Civil. Segundo a assessoria de Imprensa do Exército, a empresa Brussels Participações e Empreendimentos Ltda. – empresa do Residencial Viverde– não possui o registro no Exército para a realização de serviços de desmontes.

Lei intitula Macaé como Capital do Petróleo O projeto de lei do deputado Sabino (PSC), que intitula Macaé como “Capital do Petróleo” no Estado do Rio de Janeiro, foi sancionado pelo governador Sérgio Cabral e publicado em Diário Oficial no dia 21 de novembro.

Rômulo Campos

Agência Regional de Trabalho é aberta em Rio das Ostras Foi inaugurada no dia 31 de outubro, a Agência Regional de Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho em Rio das Ostras, no Centro de Cidadania. O evento contou com a presença de representantes do governo federal, autoridades e do deputado Sabino que solicitou a estrutura para o município em junho deste ano, no Ministério do Trabalho em Brasília.

A oferta de empregos na cadeia do petróleo e a instalação de diversas multinacionais gera, naturalmente, uma nova fase de desenvolvimento do mercado imobiliário, em Macaé. Conhecida pelas boas oportunidades de trabalho, Macaé atrai muita gente à cidade. Por isso, é difícil conseguir uma casa ou apartamento para alugar no perfil de pessoas solteiras que vem à cidade para trabalhar. O que a maioria das imobiliárias tem a oferecer são imóveis com mais de três quartos. De fato, o município de Macaé não para de crescer. A sessão da Câmara realizada no dia 16 de novembro, apresentou uma nova proposta de ordenamento territorial da cidade, desenvolvida pela Câmara Permanente de Gestão e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pelo projeto, Macaé passará a contar com 42 bairros e será organizada em 11 setores administrativos.

Grupo Renascer da 3ª Idade pede ajuda para se manter Sabrina Salton

Vazamento na Bacia de Campos mostra a importância dos Royalties O vazamento de óleo que começou no dia 7 de novembro no campo de Frade, na Bacia de Campos, é um indicativo de que os municípios produtores podem sofrer impactos ambientais de grandes proporções com a exploração do petróleo. A mancha de óleo no mar atinge cerca de 160 km², área equivalente a 25 mil campos de futebol, e o volume de óleo vazado, desde o início do acidente estimado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), gira em torno de mil barris. AÇÃO - O Ministério Público Federal (MPF) em Campos, no Norte Fluminense, moveu ação civil pública, dia 13 de dezembro, contra a petroleira americana Chevron, a filial da companhia no Brasil e a empresa contratada Transocean, pedindo indenização de R$ 20 bilhões. Na ação, o MPF afirma que as companhias são responsáveis por danos ambientais e sociais causados pelo vazamento de óleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos. As informações foram divulgadas pela assessoria do MPF.

O Grupo Renascer da 3ª Idade em Rio das Ostras falou, em novembro, das necessidades de apoio para continuar atendendo aos idosos da cidade. No local são oferecidas diversas atividades que associados podem participar e, além disso, a motivação e socialização da terceira idade são sempre incentivadas pelo grupo. De acordo com o presidente do Grupo Renascer, Waldo de Souza, a casa que funciona desde 1994 foi aos poucos se estruturando para melhor atender os idosos. A maior parte da renda que sustenta a casa vem dos bailes produzidos todas as quartas-feiras. O restante é feito por doações que, muitas vezes, vêm dos próprios familiares dos associados. No local, são realizadas aulas de dança, ginástica, alongamento, capoeira, além de cursos de panificação, pintura, crochê, biscuit, entre outros.


RETROSPECTIVA Quiosqueiros podem perder suas licenças

RJNEWS

Heitor Neto

29 de dezembro de 2011 a 4 de janeiro de 2012

19

Saúde na região terá R$13 milhões da União Com objetivo de fortalecer a rede de saúde do estado do Rio de Janeiro, o deputado federal Dr. Aluízio (PV) destinou cerca de R$13 milhões para essa área. As 16 emendas encaminhadas a Lei Orçamentária Anual (LOA) foram aprovadas no dia 21 de dezembro. Macaé foi um dos municípios mais contemplados pelas verbas: o Hospital São João Batista receberá R$3 milhões. Entidades do município que passam por problemas de subvenção também receberão verbas da União.

Rio das Ostras está em risco de epidemia de dengue

Divulgação

Por determinação do Ministério Público do Estado do Rio (MP-RJ), que entrou com ação contra Rio das Ostras, a prefeitura terá que fazer licitação imediatamente para a permissão de uso de todos os quiosques existentes da cidade. Atualmente o número desses estabelecimentos chega a 80. A ação do MP-RJ determina ainda que sejam declaradas nulas todas as permissões para o uso dos quiosques e que se faça imediatamente o processo licitatório para o uso dos mesmos.

Número de demissões no comércio aumenta

Heitor Neto

A Rede de Televisão Bandeirantes e o jornal RJNEWS fecharam no dia 1º de dezembro uma parceria. A programação televisiva da Band agora conta com as manchetes de capa do semanário no jornal matutino da Rede, o “Jornal Regional”, exibido ao vivo, toda sexta-feira, a partir das 7h30. A Band TV fará parte de todas as ações promocionais do RJNEWS, assim como terá os destaques da sua grade de programação divulgados no semanário.

Políticos buscam solução para vans entre Macaé e Rio das Ostras

A Prefeitura de Rio das Ostras anunciou em dezembro algumas obras para o próximo ano, porém, muitas delas estão em fase de projeto, orçamento e licitação. Foi o que revelou o documento apresentado pelo secretário de Urbanismo e Obras de Rio das Ostras, Wayner Fajardo na Câmara dos Vereadores este mês. Não foi dada previsão para a finalização de nenhuma construção e as obras que estão sendo realizadas também não têm data para ficarem prontas.

Escolas não estarão prontas para atender demanda de alunos Heitor Neto

O deputado estadual Sabino e vereadores dos municípios de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu se reuniram com o vice-presidente do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), Alcino Rodrigues de Carvalho, no Rio de Janeiro, para tratar sobre as questões das vans que estão proibidas de transitar no limite de Rio das Ostras e Macaé. Atualmente, trabalhadores se deslocam num trecho entre esses dois municípios a pé, colocando suas vidas em risco. O vice-presidente do Detro, que já havia sido convidado pelo deputado para conhecer a realidade do trecho, que compreende os dois municípios, irá confirmar a data da visita.

Divulgação

De acordo com documento divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Rio das Ostras possui um saldo maior de demissões do que admissões. Nos últimos três meses, o número de demissões chegou a 326 no comércio e a fila de homologações de rescisão de contrato não para de crescer no Sindicato dos Empregados no Comércio de Rio das Ostras.

Heitor Neto

Os quiosqueiros estão indignados com a notícia, pois dizem que além de não saberem nada de concreto sobre a situação, acham uma injustiça esse tipo de atitude. Segundo quiosqueiros, não houve nenhuma reunião com os órgãos públicos.

Band TV e RJNEWS fecham parceria Apesar do verão ainda não ter chegado, Rio das Ostras ainda é considerada, segundo dados levantados pelo Ministério da Saúde, em situação de “risco de epidemia” de dengue. O levantamento feito pelo ministério, com dados de 561 municípios de todo o país mostraram que além de Rio das Ostras, que tem o índice de infestação de 1,5%, Niterói apresenta 1,7%, São Gonçalo 1,9%, Cabo Frio 1,6% e Araruama 1,1%. Maricá e Saquarema tiveram um dos menores índices de infestação do estado do Rio (0,6%), considerado satisfatório pelo Ministério.

Mais projetos do que obras para 2012

A Prefeitura anunciou no início do ano a construção de cinco novas escolas para atender cerca de quatro mil alunos. Nenhuma delas foi entregue e no momento, apenas três encontram-se em obras. Enquanto isso, alunos de diversas escolas estudam em módulos. Com medo de perder as vagas, visto o grande aumento populacional em Rio das Ostras em relação ao pequeno número de escolas e creches, pais de alunos dormiram na fila em frente ao Ciep Mestre Marçal no último domingo, dia 18 de dezembro, para pegar senhas para fazerem matrículas nas escolas. Ao longo do primeiro dia de distribuição, houve confusão pela manhã. Mesmo na chuva, os pais aguardavam e montaram acampamentos próximos aos muros do Ciep, dias antes e assim que as portas se abriram houve tumulto para entrar.


20

â—˜

29 de dezembro de 2011 a 4 de janeiro de 2012

RJNEWS


Jornal RJNews Edição 40