Page 1

jornalreposicao.com

ANO 10 I Nº 132 I JUNHO 2018

ALFA

PEÇAS

AUTOPAR EM SUA NONA EDIÇÃO CUMPRE SUA MELHOR PERFORMANCE Leia na na página 8.

AUTOFESTA teve recorde de público e de patrocinadores

Leia na na página 10.


EDITORIAL

Désirée Sessegolo

Grandes eventos movimentaram o setor Ocupando integralmente os 30 mil m2 de área do EXPOTRADE, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, a AUTOPAR superou as suas expectativas. Realizada a cada dois anos, é uma das mais importantes feiras de aftermarket automotivo da América Latina. Além da exposição de lançamentos da indústria automotiva e ciclo de palestras, o evento proporcionou o fechamento de novos negócios. A Autofesta, evento voltado para fabricantes e empresários do varejo e da reparação automotiva promoveu uma confraternização entre os players do mercado, proporcionando a ampliação do network entre os participantes. A Autofesta em sua sétima edição foi realizada pela Projeto Marketing e Jornal Reposição e reuniu mais de 1.500 convidados, com patrocínio das principais marcas do mercado. E assim o setor paranaense segue em destaque, como uma das melhores regiões do país para a realização de grandes eventos focados na reposição automotiva. Désirée Sessegolo EDITORA

EXPEDIENTE Veículo de Comunicação da Projeto Marketing Rua Hermógenes de Oliveira 90 B Curitiba PR 81510-450 TELEFONE: 41 3155-2532 www.projetomarketing.com contato@projetomarketing.com Versão Eletrônica: www.jornalreposicao.com Direção: Désirée Sessegolo desiree.sessegolo@projetomarketing.com Projeto Gráfico: Désirée Sessegolo Financeiro: Ana Paula Pimpão financeiro@projetomarketing.com Colaboradores: Genésio Guariente, Fernando Calmon. Tiragem: 10.000 exemplares impressos e 35.000 leitores cadastrados na versão digital. Veiculação no portal www.alltopecas.com.br e redes sociais. *Os conteúdo enviados por colaboradores são de inteira responsabilidade dos autores. *Os anúncios aqui publicados são de responsabilidade exclusiva dos anunciantes. Distribuidores oficiais do Jornal Reposição: ALFA PEÇAS, ALVORADA, BARROS, DPS, DSR, ELETROPAR, MOTO PEÇAS E ROLEMAR.

Para ler a edição online acesse www.jornalreposicao.com

ADMINISTRAÇÃO

Investimento em talentos Estamos caminhando celeremente (célere + mente) no processo de fazer valer os recursos da tecnologia em todas as nossas atividades.

presário), fazendo com que todos possam ter uma visão comum nos negócios e, também, possa compartilhar ideias que sejam compatíveis com os objetivos da empresa.

Dá-nos a dimensão, na realidade, que os espaços e tempos, forçosamente, estão com tendências de serem reduzidos, principalmente quando se busca resultados positivos, na perspectiva de que as margens de contribuições estarão cada vez mais reduzidas, empurradas pela acirrada concorrência.

Atualmente, não basta conhecer peças e ter alguns anos na função! É preciso atualizar as técnicas de vendas, técnicas de apresentação, adequação às exigências atuais de mercado, transmitir a melhor imagem perante o cliente, seja pessoalmente ou por telefone, porque muitos negócios são perdidos ou conquistados nos primeiros segundos, dependendo da postura. Temos que sair da era do amadorismo e se adequar na era profissional.

As empresas de nosso segmento já estão sentindo na “pele” os reflexos dessa tendência, porém ainda atribuem ao fenômeno comercial da queda de demanda. Isto pode ser verdade, mas, acredito que o principal obstáculo é a insistência em continuar fazendo as mesmas coisas, os mesmos processos de anos atrás, sem aperceberem que o comércio está mudando, em todos os sentidos. Refiro-me especialmente ao nosso mercado de autopeças, fazendo a pergunta: nos últimos 30 anos ou mais, o que o segmento conseguiu mudar? Há um grupo de revenda de peças de reposição, no Brasil, de aprox. 25 anos de atividade e foi adquirido por investidores americanos. Segundo noticiários, esse grupo se constitue em uma das melhores e a mais presente rede de distribuição e de varejo de autopeças do Brasil, especializada e focada em atender de forma ágil e diferenciada a seus clientes. Qual será o seu segredo, se o mercado próximo de nós vive ainda sob o estigma da “crise”? Por que eles estão investindo e buscando ter participação maior no mercado de autopeças? Uma das principais características desse grupo é investir nos colaboradores em intensivos treinamentos, direcionando-os aos objetivos estruturais da empresa. Com isso, procuram garimpar e fortalecer talentos. Não permanecem nos meios comuns de gestão que vem sendo utilizado ao longo dos anos. Acreditam que os seus colaboradores têm de ser os melhores do mercado e, para isso, não lhes restam outro caminho senão investir no desenvolvimento de talentos com foco na inovação. Entendem que para o trabalho em equipe fazer a diferença é necessário o estreitamente das relações entre os gestores e colaboradores a fim de que haja o envolvimento e comprometimento de todos em todas as áreas da empresa. O papel maior para conduzir isso, cabe ao grande líder (o em-

2

Genésio Guariente

Aí fica a pergunta: a sua equipe, seja televenda ou vendedores internos (balconistas), precisam de treinamento, ou devem continuar procedendo como se fazia há 10, 15 ou 20 anos!!!! Ainda ouvimos empresários afirmarem: Não adianta querer qualificar o meu quadro de televenda, eles são vendedores passivos, ou seja, apenas vendem o que o cliente quer comprar e são bons naquilo que fazem. Ainda diz: eles não têm tempo para fazer diferente! Será que o empresário se satisfaz somente com o mero executor de tarefas? Mas, fazer bem feito o que lhes são determinados é o suficiente? É apenas isso que o empresário quer e precisa de sua equipe? Certamente, o que acontece: atendem ao cliente se tiver preço. O mesmo ocorre com os vendedores internos (balconistas). Estão qualificados ou somente conhecem peças e vendem o que o cliente pede? Quanto estaria vendendo se tivesse uma equipe melhor qualificada? Repetindo o que dissera o famigerado cientista Albert Einstein, mais ou menos assim: “se você fizer sempre as mesmas coisas, não poderá querer resultados diferentes”!!! Os Recursos humanos, mais do que nunca devem buscar não somente preencher alguma vaga, mas tentar descobrir aquele cujo perfil possa ter condições de vir a superar futuramente o seu desempenho, e, para isso, rotulamos o chamado “COMPROMETIMENTO”. Sucesso sempre crescente a todos!!

jornalreposicao.com.br


jornalreposicao.com.br

3


ALTA RODA 999

Fernando Calmon

SECTARISMO ELÉTRICO Está cada vez mais difícil se chegar a um consenso sobre o ritmo em que a frota mundial de veículos terá de mudar de perfil para ajudar a controlar as emissões de efeito estufa responsáveis por mudanças climáticas do planeta. Os principais gases são CO2 emitido por veículos de transporte em terra, mar e ar e o metano de várias origens, sendo a principal a pecuária. Cálculos mais recentes apontam que o número de veículos elétricos no mundo necessita atingir 220 milhões em 2030 para limitar o aumento de temperatura da Terra abaixo de 2 graus até o final do século, como prevê o Acordo do Clima. Se forem retirados dessa conta os híbridos comuns e os plugáveis que utilizam motores a combustão em associação a elétricos, fica praticamente impossível alcançar essa meta. Então, é necessário que a indústria automobilística continue a investir em eficiência energética, soluções alternativas (biocombustíveis) e até na melhoria dos combustíveis fósseis. A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva levou o assunto novamente a debates em seminário recente em São Paulo. Um dos consensos, apontado por Frederico Kremer, da Petrobrás, é que cada país ou região terá seu próprio quebra-cabeça a resolver. Soluções empregadas na China, por exemplo, assolada por graves problemas de poluição ambiental clássica, não se replicam diretamente em outros países.

4

Mesmo as baterias de íons de lítio, utilizadas atualmente em todos os automóveis elétricos, não representam solução definitiva. Além dos problemas de peso, volume, autonomia, densidade energética e de reciclagem dependem também do cobalto, minério produzido em grande parte no Congo em condições difíceis de extração. Luiz Oliveira, da Renault, adiantou que a empresa está tentando alternativas ao cobalto. Uma possibilidade está nas baterias de estado sólido. Por sua alta densidade energética ocupam bem menos espaço nos veículos, são mais seguras e rápidas para recarregar. Problema ainda é o preço. Pilhas a hidrogênio, sempre lembradas, esbarram na infraestrutura de abastecimento. Porém, o hidrogênio (em combinação com o oxigênio libera eletricidade) pode também ser obtido por meio de reformador no veículo e de um biocombustível como o etanol. Este, no ciclo de vida da produção até a emissão no escapamento, é praticamente neutro em termos de CO2. O etanol também pode ser usado em motores flex de automóveis híbridos. Ricardo Abreu, da Mahle, ressaltou estudos no exterior sobre a necessidade de combustíveis convencionais de alta octanagem. Uma gasolina com essas características, que pode receber até 30% de etanol, permite motores bem mais eficientes em termos de consumo e assim obter ganhos em emissões de CO2.

Em resumo, seria um erro achar que apenas veículos elétricos puros resolverão todos os problemas ambientais do planeta em duas décadas. Viabilidade econômica ainda demora e exigirão subsídios impagáveis em altos volumes de produção. Dividir riscos ao adotar diferentes soluções parece ser questão de bom senso. Sem paixões ou sectarismo.

RODA VIVA FCA decidiu entrar no jogo da VW e GM sobre lançamentos para os próximos anos. Antonio Filosa, presidente para América Latina, contabiliza 15 novidades para a Fiat e 10 para Jeep e RAM entre este ano e 2022, incluídos modelos importados, reestilizações, motores turbo, novos câmbios e até híbridos. Fiat terá mesmo três SUVs: a partir do Mobi, do Argo e versão própria do “Grand Compass” de sete lugares. CONTRARIAMENTE ao que se especulou, perua Weekend e multivan Doblò (versão de passageiros) continuam em produção, mas em ritmo bem lento. Cada um vende apenas cerca de 300 unidades por mês. Enquanto a Fiat não lançar o SUV baseado no Argo, no próximo ano, ambos continuarão. JEEP, além do Compass de maiores dimensões fabricado em Pernambuco, poderá importar o futuro modelo de entrada (menor que o Renegade). RAM terá picape 1500 vinda do México e outra (menor) com capacidade de uma tonelada. FCA ainda decidirá se esta, acima do Toro, poderá ser feita no Brasil.

MUSTANG alcançou ritmo de vendas esperado pela Ford. Modelo chama atenção pelo porte, grande aerofólio traseiro e ronco inconfundível do motor V-8. Há cinco modos de condução. O mais “civilizado”, apesar da suspensão firme, aceita bem a pavimentação irregular típica das nossas ruas. Acelerações vigorosas, direção precisa e bancos envolventes destacam-se. LIFAN X80 traz a fórmula chinesa para SUVs de sete lugares: preço competitivo (R$ 129.777) por ser montado no Uruguai, bons materiais de acabamento, quadro de instrumentos virtual e profusão de itens de conforto/conveniência. Motor 2-litros turbo entrega 184 cv, o que deixa desempenho um pouco fraco. Difícil manter preço com escalada do dólar. ESTUDO da BASF indica tons de branco, preto e laranja, nessa ordem, como tendências de cores para veículos vendidos na América do Sul este ano e no próximo. Laranja é cor de nicho, mas poderá atrair novos compradores que desejam diferenciação.

fernando@calmon.jor.br www.facebook.com/fernando.calmon2

jornalreposicao.com.br


jornalreposicao.com.br

5


NOVIDADES

Campanha da Hipper Freios traz novo conceito: A inovação nunca foi tão longe A inovação nunca foi tão longe. Para marcar seu novo conceito, a Hipper Freios acaba de lançar uma campanha publicitária com destaque para a exclusiva tecnologia Hipper Grinding, retífica que dispensa o tempo de pré-assentamento para aproveitar cada quilômetro com o máximo de tranquilidade. Como protagonista, traz novamente o pentacampeão da Stock Car, Cacá Bueno, garoto propaganda da Hipper Freios desde 2012. Com foco no público formado por aplicadores, mecânicos, distribuidores e donos de autopeças, a campanha está em mídia nacional. Na Band TV São Paulo, patrocina a cobertura da Fórmula Indy e tem presença ainda nos programas Jogo Aberto, Show do Esporte, Café com Jornal e Band Esporte Clube. Spots de rádio são veiculados ainda na 105 FM e 92.1 Rádio Trânsito. A marca da Hipper Freios também está estampada no macacão e no carro de Cacá Bueno na Stock Car e Porsche Cup, além de ser patrocinador oficial do time Criciúma E.C, que atualmente disputa a

série B do Campeonato Brasileiro.

“Em sua história no mercado de peças automotivas, a Hipper Freios teve um grande ganho em qualidade e imprimiu a marca da alta tecnologia, com novidades exclusivas que a colocam em um patamar elevado de excelência. Com isso, podemos afirmar com toda a certeza que oferecemos produtos com uma inovação que nunca foi tão longe”, explica Gilson João da Silva, diretorpresidente da empresa. A Hipper Freios, fabricante de cubos de roda, discos e tambores de freio, conquistou o reconhecimento do mercado e dos consumidores pela tecnologia avançada e inovação aplicadas em seus produtos, as mesmas utilizadas pelas montadoras. Conheça mais sobre a nova campanha em hipperfreios.com.br/inovacao2018 Hipper Freios

Proteção para

todos os veículos.

O Ê. EGID ROT RA VOC P Á T A S P E IO O EFÍC ÍCUL U VE STO-BEN E S UE O R CU DO Q MELHO N E IO! SA B E R S . O SA F ILO T E L U I D . Q F WIX LQUER R A N OS W I X A JA T E DA DIRI S FILTR ALIDAD ARA QU P O U S M Q O O A D C N A PAR ST E A P O OS P R E M ESTA 6

0800 722 7876 wixfilters.com.br jornalreposicao.com.br

Anuncio Jornal Reposicao - 24x13,5 - OK.indd 1

13/04/2018 15:45:46


EVENTO

AUTOPAR EM SUA NONA EDIÇÃO CUMPRE SUA MELHOR PERFORMANCE

LANÇAMENTOS NA AUTOPAR

Algumas novidades apresentadas na Autopar 2018 A redação do Jornal Reposição visitou a Autopar e garimpou algumas novidades que serão muito úteis para os leitores e profissionais da reposição. Veja:

MANN-FILTER lançou novas tecnologias na Autopar Inovações vão atender veículos das linhas pesada e leve A MANN-FILTER, uma das marcas do grupo MANN+HUMMEL, a maior fabricante do mundo em soluções de filtragem, esteve presente na Autopar 2018. No evento, a multinacional alemã apresentou novos lançamentos de produtos e tecnologias para as linhas leve e pesada.

A 9°edição da Autopar, realizada de 6 a 9 de junho, contou com a tradicional solenidade de abertura e a presença dos representantes do setor automotivo e autoridades, como FECOMÉRCIO PR, SINCOPEÇAS, SINDIREPA, GOVERNO DO PARANÁ, FIEP, SESC, SENAC, CONAREM, FETRANSPAR, AECIC, ANDAP, SICAP, APOIA, SICREDI, COMPAGÁS. Ocupando integralmente os 30 mil m2 de área do EXPOTRADE, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, a feira ultrapassou as suas expectativas. Realizada a cada dois anos, a Autopar é uma das mais importantes feiras de aftermarketing automotivo da América Latina. Além da exposição de lançamentos da indústria automotiva e ciclo de palestras, o espaço proporcionou o fechamento de novos negócios. Dando sequência a um processo que objetiva otimizar cada vez mais o investimento dos seus expositores e atender todas as demandas dos milhares de visitantes profissionais a Autopar colocou em destaque eventos realizados simultaneamente como a TRUCKPARTS, a PRÓ-FUNILARIA, a AUDIOTECH e a 8

RETIFAIR. Tais eventos atende a nichos específicos como o de caminhões, funilaria e pintura, personalização e som automotivo e tecnologias demandas pelo setor de retífica de motores. Com mais de 500 marcas expositoras, a feira reuniu as principais indústrias do setor de autopeças do país e de outros oito países. Números impressionantes também cercam a visitação que, além da qualidade superou a casa dos 56 mil profissionais oriundos de todas as unidades da Federação e outros 15 países. A Comissão Organizadora, também foi fundamental para o sucesso da feira, formada pelos principais distribuidores de autopeças do como Alvorada, Berko, DPS, Ecopeças, Forcecar, Injepremium, Masa, Morocar e Poliman. A próxima edição da feira já está em andamento e atendendo reivindicação de expositores e visitantes, será antecipada em um mês projetando uma superlotação para o evento que acontecerá no EXPOTRADE, de 13 a 16 de maio de 2020. Diretriz

O sistema completo de filtragem do ar C 37 480 chega ao mercado de veículos pesados com a tecnologia Exalife, inédita no setor. A inovação otimiza o espaço da instalação em locais estreitos e planos, permitindo a montagem atrás da cabine do motorista ou sob o capô, como é típico dos veículos comerciais americanos. Sua carcaça incorpora um ressonador que diminui o ruído e permite a montagem do reservatório de refrigeração no topo. A tecnologia Exalife foi desenvolvida e patenteada pela equipe da MANN+HUMMEL Brasil. Segundo Pedro Ortolan, Diretor de Vendas Marketing e Reposição da companhia, esse é um importante passo para a equipe brasileira. “Estamos trabalhando sempre em sintonia com as tendências mundiais do segmento, mas sempre atentos em como contribuir para o mercado nacional e internacional. Desenvolvemos uma tecnologia que vai contribuir para diversos tipos de veículos e que se tornará referência ao redor do mundo quando o tema for sistema completo de filtragem do ar”, afirma. Para a linha leve, especificamente veículos asiáticos, a MANN-FILTER leva à Autopar o Filtro do ar com a tecnologia “Sobre Injetado” código C 12 008. O novo componente possui uma tecnologia de vedação mais robusta, que reduz o potencial de deformação garantindo ar limpo para dentro do motor. O filtro tem uma aplicação mais simples, um encaixe mais preciso e tela anti-chama que garante mais segurança

durante sua função. Por ser composto por uma mídia sintética, possui melhor capacidade e eficiência de filtragem. “O mercado de veículos asiáticos tem crescido consideravelmente no Brasil e precisamos atender o mercado de reposição dessas fabricantes. A tecnologia apresenta o que há de mais moderno no sistema de filtragem do ar, garantindo desempenho e prologando a vida útil do motor desses carros”, enaltece Ortolan.

Novos produtos Durante a Autopar 2018, a MANN-FILTER apresentou novos filtros para as linhas leve e pesada. No segmento leve, a empresa lançou dois novos filtros para atender veículos das montadoras Ford e Fiat. O filtro blindado do óleo W 712/30 foi desenvolvido para os veículos Argo, Mobi e Uno. Já o elemento filtrante do ar C 22 031 é um produto direcionado para o modelo Ecosport. Para a linha pesada, a MANN-FILTER mostrou produtos desenvolvidos para atender modelos das fabricantes Volkswagen, Ford e DAF Trucks. O Elemento Filtrante do Ar R C 37 480 e o Filtro do Respiro do Ar do Tanque de Ureia C 811 chegaram para completar o catálogo da multinacional alemã. “Decidimos fazer esses lançamentos na Autopar 2018 por se tratar de um importante evento para setor de aftermarket. Vamos trabalhar ativamente para receber o público e explicar detalhadamente os benefícios e qualidades das nossas novas tecnologias“, finaliza o executivo. Alfapress


PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO MIRALUB: • Prolonga a vida útil; • Melhora o desempenho e a potência; • Não altera a originalidade do óleo lubrificante; • Favorece uma partida rápida em qualquer condição climática; • Reduz a emissão de gás carbônico (CO2); • Reduz a emissão de gases poluentes; • Reduz o atrito em 80%; • Reduz o ruído; • Reduz o consumo de combustível; • Reduz a oxidação de corrosão; • 20 vezes mais proteção para o motor. APLICAÇÕES: MIRALUB, possui tecnologia israelense e não tem contra indicações, pois foi desenvolvida sem utilização de lubrificantes sólidos evitando a alteração de folgas entre as peças. Podendo ser utilizado em: • Motores automotivos (Gasolina, Etanol, Flex,Diesel e GNV) de 2T e 4T; • Motores estacionários; • Transmissões e diferenciais automotivos e industriais; • Compressores de todos os tipos, rolamentos, mancais, armas, bombas sistema hidráulicos, jet skis, kart, ferramentas de torno; • Indústrias: Automotiva, Náutica, Aeronáutica, Agrícola, Militar. Radnaq

Condicionador de Metais Miralub Miralub é um condicionador de metais, que tem como principal função reduzir o atrito, criando uma película protetora antidesgaste que adere em superfícies metálicas. Miralub pode ser misturado a todos os tipos de óleo (mineral, sintético e semi-sintético), pois não altera a sua viscosidade e em todos os tipos de combustível. Testes laboratoriais confirmam a eficácia do produto que foi desenvolvido conforme as normas técnicas. Recomenda-se a troca de óleo de acordo com o lubrificante. MIRALUB não substitui a utilização do óleo lubrificante nem altera a sua composição. MODO DE USAR: Adicionar diretamente no óleo do motor quando estiver frio. Em motores a Gasolina, Etanol, Flex, Diesel e GNV: Utilizar 200ml para até 5 litros de óleo lubrificante. Motores Grandes (caminhões, ônibus, tratores): Adicionar o dobro da dosagem. Motores 2T (motos, barcos, jet-ski, kart): Aplique 60ml do produto por litro de óleo 2 tempos. Para sistema hidráulico: Aplique 2% sobre o volume do fluido hidráulico a cada troca. Ferramentas de corte: Aplique algumas gotas na ferramenta em operação de corte de metais.

Gates

A Gates compareceu no evento com um formato de estande inédito (parte do projeto global de Branding), abrindo um grande espaço de visitação e relacionamento bem no centro do evento. O estande, com 80 metros quadrados de área aberta, contou com uma área de recebimento e relacionamento com clientes, exibiu um novo display vertical com 3 faces de produtos (que facilitou a demonstração dos produtos), além de uma área para o vídeo 360 que foi assistido por mais de 300 pessoas. A Gates nesse evento deu um foco muito grande ao relançamento das Mangueiras Automotivas, distribuindo o novo catálogo. Ao todo foram mais de 300 catálogos distribuídos, mais de 1000 ferramentas de desgaste de Correias Micro V e 2000 folders de produtos especialmente o de Kits 2016/2018. Gates

Total Lubrificantes comemora resultados da participação na “AutoPar 2018” Visando a expansão dos negócios, a empresa apresentou o novo ELF MOTO 4 CRUISE e a gama TOTAL QUARTZ no evento No início do mês, a TOTAL Lubrificantes do Brasil, filial do Grupo TOTAL – quarta maior companhia de petróleo e gás do mundo – participou da “9ª edição da AutoPar 2018”, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná, que recebeu mais de 50 mil visitantes. O objetivo foi ampliar a notoriedade da marca na feira, que é voltada aos fornecedores da indústria automotiva do estado. Segundo Adriana Bracale, gerente de Marketing, participar de eventos do segmento faz parte da estratégia da companhia. “Conseguimos mostrar os nossos diferenciais em produtos e serviços às empresas, o que contribuiu para a expansão dos negócios no sul do país. Apostamos nas linhas automotiva e de motocicletas para, junto com a Diágil, nosso distribuidor e parceiro, ampliar a visibilidade e as vendas na região, bem como consolidar a nossa marca entre esse público”, afirma. Dentre os produtos do portfólio, a TOTAL Lubrificantes deu destaque à linha TOTAL QUARTZ, que garante a melhor performance e proteção aos carros de passeio e veículos leves. Revolucionário, o óleo de motor TOTAL QUARTZ é inovador já que tem a tecnologia Age Resistance (ART), que melhora a proteção contra o desgaste mecânico em até 64% - comparado aos limites de testes oficiais da indústria. Este avanço tem um impacto significativo no prolongamento do desempenho e longevidade do motor dos automóveis. E ainda o novo ELF MOTO 4 CRUISE 20W-50, um óleo mineral premium para motocicletas com motores de 4 tempos. O óleo é formulado usando bases minerais selecionadas para manter o motor limpo. Este lubrificante é projetado para uso em uma faixa de temperatura variada. A viscosidade do ELF MOTO4 CRUISE 20W-50 controla as amplas variações de temperatura e proporciona uma boa lubrificação do motor.

Cobreq apresenta soluções automotivas No evento, a multinacional expos sua vasta linha de lonas, sapatas e pastilhas de freio abrangendo veículos das linhas leve, pesada e de motos.

Os maiores destaques da companhia foram os lançamentos para os segmentos leve, pesado e moto. A TMD Friction também expos as pastilhas de freio Textar, importadas de suas unidades na Europa para várias linhas de veículos de alta performance como Porsche, Mercedes-Benz, BMW e Audi. “A região Sul é um importante mercado para a Cobreq e tem apresentando um crescimento constante em relação ao público especializado no setor. Temos presença nessa região com toda nossa gama de produtos, para os segmentos leve, pesado e de moto, , ressalta Fábio Merighi, gerente de marketing da TMD Friction do Brasil. Foram expostos também importantes itens do catálogo de produtos da companhia, como pastilhas automotivas, sapatas automotivas, lonas para veículos comerciais, fluidos de freio pastilhas para motos de baixa e alta cilindrada e discos de freios e kits de embreagens/cabos de comando para motos. Para a linha de veículos comerciais pesados, a TMD Friction apresentu sua linha de produtos para freios a disco e a tambor, que atendem a mais de 90% da frota circulante nacional.

Arteb: realidade virtual para apresentar novas tecnologias em led

Com as especificações internacionais JASO MA2 e API SL, a novidade tem em sua fórmula única e exclusiva óleos básicos e aditivos selecionados que, aliados a viscosidade ideal, oferecem maior proteção e menor consumo. Já a linha de lubrificantes TOTAL QUARTZ contam com uma extensa gama de produtos de alto desempenho que passam pelos mais rígidos testes.

A Arteb apresentou os últimos lançamentos em faróis e lanternas e novas tecnologias em sistemas de iluminação na AUTOPAR. Também proporcionou aos visitantes a experiência de usar óculos de realidade virtual para conhecerem a fábrica e as novas tecnologias em led para faróis e lanternas cada vez mais presentes em veículos que serão lançados a partir de 2019 e a que Arteb detém todo o know how de desenvolvimento. Para o gerente de vendas, Emerson Brasil, a participação na feira foi muito positiva, com visitação intensa ao estande que permitiu muitos contatos de reparadores com a marca.

Dezoito

Arteb

9


EVENTO

A maior festa do aftermarket teve recorde de pĂşblico e de patrocinadores

RogĂŠrio Cordoni, o Elvis brasileiro, abriu a Autofesta 2018. 10


E

m sua sétima edição, o evento que é voltado para fabricantes e empresários do varejo e da reparação automotiva teve como objetivo promover uma confraternização entre os players do mercado, proporcionando assim, a ampliação do network entre os participantes. A Autofesta foi realizada no Victória Villa no dia 7 de junho. Com a temática do Rock’n Roll, a festa contou com a participação especial de Rogério Cordoni, um dos principais covers do ícone do rock Elvis Presley, além do já tradicional show com a Banda Nega Fulô. Com realização da Projeto Marketing, escritório de comunicação e marketing com 20 anos de história especializado no segmento automotivo, o evento reuniu cerca de 1500 pessoas entre empresários do setor e representantes de indústria das linhas leve, pesada e duas rodas. Para Désirée essa festa já é consagrada e prova disso foi a resposta na aquisição de cotas de patrocínio para a sétima edição. “Em curto espaço de tempo os espaços foram esgotados. Nossos parceiros perceberam a importância de oferecer entretenimento e momentos de felicidade e descontração em tempos difíceis”, explica Désirée. Com o apoio de duas grandes distribuidoras - Embrepar e Fortlub,

50 fabricantes de autopeças, Seibt Representações, Franciele Tur, Bradesco, Casa da França e do Jornal Reposição, o evento este ano surpreendeu os convidados com o sorteio de uma viagem para Las Vegas, oferecida pela Embrepar e Fortlub. A Autofesta foi criada em 2004 pela Projeto Marketing e de lá para cá já foram sete edições. No início contava com poucos parceiros e representava um grande desafio. Foi preciso realizar a primeira Autofesta para o mercado entender o evento. Dali em diante foi conquistando seu espaço e crescendo com o passar dos anos. Parceiros se mantiveram fiéis e novos foram aderindo ao evento que hoje é a maior festa do segmento no Brasil. Com elevado padrão e público altamente qualificado, a festa representa para os apoiadores uma forma de confraternização com parceiros comerciais e prospecção de novas parcerias, além de ser uma ótima oportunidade para agregar valor à marca em relação às demais marcas que apenas participam de uma feira que acontece na mesma época. Já passaram pela Autofesta os principais fabricantes de autopeças, empresários de distribuição, varejo e reparação e entidades ligadas ao setor, movimentando um público de mais de 10.500mil pessoas ao longo de sete edições.

Para 2020 a Autofesta já tem data marcada: O evento acontecerá no dia 14 de maio e as empresas interessadas já podem fazer a pré reserva. www.autofesta.com Facebook Oficial da Festa: www.facebook.com/ AUTOFESTA2018/

Embrepar e Fortlub ofereceram uma viagem para Las Vegas

LAS VEGAS

GABRIELA FELICIANO DOS SANTOS IPEÚNA SP

COSTÃO DO SANTINHO

ADILSON ANDRIOLI DE LARA CURITIBA PR

ÁGUAS DE PALMAS RESORT

EMERSON NIEDERAUER BERNEIRA CURITIBA PR

BLUE TREE TOWERS BATEL GUILHERME ALVES FELICIO PINHAIS PR Na foto, representantes da Franciele Tur, Projeto Marketing/Jornal Reposição, Rogério Cordoni e ganhadores das viagens para Las Vegas e dos pacotes ofertados pela Franciele Tur.

jornalreposicao.com.br

Emanuelle Spack

11


TREINAMENTO

NOVIDADE

Effa oferece veículos preparados de fábrica para operar como food truck

ZEN inicia parceria com reparadores para capacitar o mercado Empresa disponibiliza vídeos técnicos com linguagem utilizada na oficina

A ZEN, fabricante catarinense de autopeças, está trabalhando em parceria com mecânicos e reparadores automotivos para a gravação de vídeos sobre impulsores de partida, tensores e polias de roda livre. A iniciativa visa estreitar o relacionamento com os profissionais do aftermarket, provendo informações relevantes e que possam contribuir com o trabalho do dia-a-dia. “Auxiliar na qualificação do mercado de reparação é umas das premissas da empresa e uma forma de criar uma relação sólida e de confiança com os clientes. A previsão é de que, até o fim de 2018, sejam veiculados vídeos que ofereçam um conteúdo prático e útil ao reparador. A ideia é que o material seja feito por profissionais, porém com uma linguagem prática, utilizada costumeiramente na oficina, e que responda aos questionamentos mais comuns do mercado”, comenta Acacio Freitas, Supervisor de Marketing Estratégico da ZEN.

12

Os vídeos, com dicas técnicas, são disponibilizados no YouTube, Facebook e site da ZEN, no qual ainda é possível ter acesso ao catálogo eletrônico da marca. A ZEN ainda possui um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) para atender as dúvidas dos profissionais de reparação e consumidores. A central atende, em média, mil solicitações mensais, via telefone, e-mail e WhatsApp. O serviço está disponível pelo número 0800 47 1919 de segunda a sextafeira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A empresa também oferece atendimento pelo WhatsApp (47) 99286-5795. Links: Youtube: https://www.youtube.com/channel/ UCrRgCxutvYNbuuo6kYd6Czg Facebook: https://www.facebook.com/curtaZENSA/ Site: https://www.zensa.com.br

Printer Press

Empreendedores que buscam um veículo adequado para atuar como food truck pelo país encontram na Effa Motors uma boa opção de negócio. A marca, que monta seus veículos em fábrica própria instalada em Manaus (AM), oferece um modelo de food truck construído em cima da sua picape cabine simples K01, o modelo mais vendido pela empresa no mercado brasileiro. É o Food Truck Effa, que está sendo comercializado pelo preço promocional de R$ 44.980,00. “Além de ser a melhor relação custo-benefício do mercado para quem busca um food truck para iniciar seu próprio negócio, o Food Truck Effa é montado no Brasil, o que garante agilidade no fornecimento de peças de reposição em toda a nossa rede de 17 revendedores”, explica Eimmy Effa, diretora geral da Effa Motors. “O modelo também pode ter diferentes aplicações dentro do segmento da gastronomia, dependendo do negócio do cliente”, acrescenta a executiva.

O modelo inclui uma estrutura construída com chapas lisas de alumínio, revestimento interno branco com forração de isopor (30 mm), piso em alumínio xadrez, teto em PVC com visual imitando madeira, iluminação interna (teto e janela) em LED, janela equipada com duplo amortecedor de ar, instalação de 110 Volts e fitas refletivas de segurança. A Effa Motors comercializa no mercado brasileiro, atualmente, quatro modelos de utilitários: as picapes K01 (motor 1.0, cabine simples), K02 (motor 1.0, cabine dupla), V21 (motor 1.3, cabine simples) e V22 (motor 1.3, cabine dupla). Todos eles podem ser equipados, de fábrica, com vários acessórios ou receberem adaptações para atenderem diferentes tipos de negócios. Isso pode incluir, por exemplo, baú, gaiola alta, gaiola baixa, gaiola full vidros e gaiola com lona. Com isso, os veículos podem ter várias aplicações específicas, como realizar entregas seguras para vidraçarias ou outros segmentos do comércio e indústria. g6 Comunicação Corporativa

jornalreposicao.com.br


jornalreposicao.com.br

13


NOTÍCIA

Volvo faz demonstração de ônibus autônomo na Suécia Sem abrir mão do motorista, tecnologia autônoma trará, no futuro, mobilidade mais segura e confortável, com manobras de embarque e desembarque precisas.

no trânsito. “Com ônibus autônomos, os manobristas das garagens podem focar em serviços e manutenção ao invés de carregar baterias, levar o veículo para lavar ou estacionar. Os ônibus do amanhã terão condições de fazer tudo isso sozinhos,” assegura Agnevall. Comboios inteligentes

O ônibus autônomo em demonstração foi projetado para proporcionar um deslocamento seguro e confortável, com aceleração e frenagem sem solavancos. Nos pontos de embarque, consegue parar sempre na mesma posição e distância da plataforma, facilitando o acesso dos passageiros. Sensores monitoram constantemente o entorno do veículo. A informação é usada para orientação em manobras e, no futuro, ajudará a evitar acidentes, ajustando a velocidade ou parando o ônibus ao identificar proximidade com objetos.

14

Eletromobilidade e Automação A base do veículo de demonstração é o ônibus elétrico Volvo, já disponível na Europa. “Com baixo ruído e livre de emissões nosso ônibus elétrico é uma excelente alternativa para um transporte público sustentável. E agora, com diferentes tipos de automação, podemos fazer ainda mais progresso em segurança, conforto e eficiência. Com a tecnologia do Grupo Volvo estamos abrindo novas portas para o futuro”, diz Håkan Agnevall, Presidente da Volvo Buses. A tecnologia também traz mais eficiência quando o veículo não está em operação

O autônomo também será usado em pesquisa sobre comboios urbanos inteligentes, em que vários ônibus seguirão em conjunto de forma sincronizada e segura, aumentando a capacidade de transporte de passageiros. “A Volvo tem sido pioneira em sistemas de transporte com ônibus de alta capacidade, os Bus Rapid Transit (BRT). Agora estamos dando mais um passo, usando a automação para fazer conexão sem fio entre veículos, criando verdadeiros “trens” de ônibus, com alta flexibilidade. Ao associar eletromobilidade e automação, os ônibus são uma alternativa atraente para o futuro das cidades, quando comparados aos sistemas tradicionais sobre trilhos”, diz Agnevall. Projetos de pesquisa

indústria automotiva e o governo sueco. Já o KRABAT é parte de um programa conjunto do governo sueco com o nome “A próxima geração de viagens e transportes”, financiado parcialmente por Vinnova, através do Drive Sweden. No início deste ano, a Volvo Buses lançou um projeto conjunto para ônibus elétrico autônomo com a Nanyang Technological University (NTU), de Cingapura. Anteriormente o Grupo Volvo já havia demonstrado caminhões autônomos para operações de mineração, agricultura e coleta de lixo. O ônibus autônomo Volvo está sendo apresentado dentro do ElectriCity, um projeto de pesquisa conjunto entre centros de pesquisa, indústria e a cidade de Gotemburgo. O objetivo é desenvolver novas soluções para a próxima geração de trânsito urbano sustentável. Para mais informações acesse: electricitygoteborg.se Video da demonstração do ônibus autônomo Volvo (Conteúdo em inglês) https://youtu.be/F3LrnFgFOY

A demonstração teve início no último final de semana, durante a parada da regata Volvo Ocean Race em Gotemburgo, na Suécia. Nos próximos dois anos, o ônibus será usado em projetos de pesquisa automotiva – FFI Ônibus Urbanos Autônomos e KRABAT. O FFI é o Programa Estratégico em Pesquisa e Inovação, uma cooperação entre a

Grupo Volvo América Latina

jornalreposicao.com.br


jornalreposicao.com.br

15


NOTÍCIA

MULHERES NA DIREÇÃO: FORD SE PREPARA PARA RECEBER AS NOVAS MOTORISTAS NA ARÁBIA SAUDITA

exclusivamente pela Al Jazirah Vehicles Agencies, que está presente em todo o país, incluindo dois dos maiores showrooms da marca no mundo. Uma revenda na capital, Riad, foi especialmente preparada para atender as mulheres, com instalações renovadas, consultoras de vendas treinadas, programa de test-drive e serviço de retirada e entrega do veículo em casa. Outros serviços de assistência serão oferecidos em breve para aumentar a conveniência das clientes. “A Ford está comprometida em oferecer os produtos, serviços e experiência de propriedade que nossas clientes na Arábia Saudita esperam”, diz Crystal Worthem, diretor de Marketing da Ford Oriente Médio e África. “Desde o anúncio do decreto real autorizando as mulheres a dirigir, temos trabalhado com nossa rede para dar boasvindas a elas. É um processo contínuo e queremos evoluir junto com as necessidades das consumidoras.”

Este domingo, 24 de junho, é uma data histórica para as mulheres na Arábia Saudita, quando deixa de vigorar a lei que as proibia de dirigir automóveis. A Ford foi uma das organizações que apoiaram esse movimento e, além de criar um programa de treinamento

16

na sua rede para atender as novas consumidoras, também está incentivando mulheres jornalistas a conhecer e se integrar ao setor automotivo (veja aqui a campanha comemorativa da conquista). Na Arábia Saudita, a Ford é representada

Imprensa automotiva

A Arábia Saudita era o último país do mundo a proibir as mulheres de dirigir e o fim dessa restrição abre também um novo campo para elas na imprensa automotiva. Ciente disso, a Ford Oriente Médio e África convidou duas jornalistas sauditas para um programa especial. Durante dois dias, Layan Damanhouri, do diário Saudi Gazette, e Nawal Turki AlJabr, editora da Seção Feminina do diário Al Riyadh e apresentadora de rádio, conheceram o trabalho dos times de desenvolvimento do produto, engenharia e comunicação da empresa. “Este é um momento histórico e uma oportunidade única de encorajar as mulheres a optar por uma nova carreira”, diz Sue Nigoghossian, gerente geral de Comunicação da Ford Oriente Médio e África. “A excelência da imprensa automotiva é feita de opiniões independentes de jornalistas bem informados e estamos empolgados em ajudar essas profissionais a encontrar seu espaço e compartilhar sua visão sobre a indústria automobilística.” As duas jornalistas conheceram os principais aspectos que devem ser observados ao avaliar e testar um veículo e como tornar as matérias e fotografias dos carros mais atraentes. “Foi uma excelente iniciativa que deu uma visão do jornalismo e da comunicação dentro da indústria automotiva”, comenta Layan Damanhouri. “Foi um bom começo para satisfazer minha curiosidade e me inspirou a pesquisar mais em revistas, Instagram e programas de TV da área.” Imprensa Ford

jornalreposicao.com.br


LINHA PESADA

NOTA

Dunlop lança novo pneu para caminhões no Brasil

Nos preparativos para ampliação da fábrica brasileira, a Dunlop apresenta o pneu SP 320, que traz LINHA PESADA ganho de performance e menores custos para veículos de carga

Há 130 anos, Jonh Boyd Dunlop inventou o pneu, e desde então, esse produto não para de se reinventar e transformar a mobilidade. Um novo modelo, já está disponível para o segmento de pneus para caminhões: o Dunlop SP 320 chega ao mercado com a mais alta tecnologia japonesa, contribuindo para redução de custos por quilômetro e ganho de performance. O novo SP 320 foi desenvolvido para equipar caminhões do segmento regional e rodoviário, para aplicação em todas as posições, porém otimizado para utilização em eixos direcionais. Confira, abaixo, os diferenciais que o pneu oferece:

Redução do custo por quilômetro

Desenho inovador da estrutura garante área de contato constante, que prolonga a vida útil média dos pneus (fig.A), reduzindo o custo por quilômetro:

B

ar na borracha. É assim que a tecnologia se traduz em vida útil mais longa e maior recapabilidade.

Redução do consumo de combustível

A banda de rodagem, composta por camada dupla, reduz a geração de calor e, em consequência, a demanda por combustível (fig.C). C

“O Brasil é um mercado de grande relevância para o Grupo Sumitomo. Por isso, investimos nesta ampliação da planta localizada no Paraná, com foco na produção de pneus para veículos de carga, e estamos com este lançamento do SP 320 voltado ao segmento, que é extremamente estratégico para nós”, afirma Rodrigo Alonso, Gerente Sênior de Vendas e Marketing da Dunlop. O pneu SP 320 estará inicialmente disponível nas medidas 215/75R17.5, 235/75R17.5, 275/80R22.5 e 295/80R22.5 em todos os distribuidores Dunlop do país. Sobre a Dunlop

A

Aumento da vida útil do pneu

O SP 320 oferece maior resistência a cortes, arrancamentos e picotamentos, graças ao novo composto de sua banda de rodagem e à geometria de seus sulcos (fig. B). Adicionalmente, o modelo é fabricado com reforço de nylon no talão. Além disso a carcaça possui compostos que reduzem significativamente a permeabilidade do

Viemar anuncia Diretor Comercial e de Marketing

A Viemar, maior fabricante nacional em sistemas de suspensão e direção, apresentou na Autopar, em Curitiba, o diretor responsável pelas áreas Comercial e de Marketing da empresa automotiva. Mateus Ritzel, profissional 18

O aumento do portfólio da Dunlop no segmento de pneus de carga está relacionado aos investimentos da marca no Brasil, uma vez que além dos R$ 750 milhões investidos em 2013 para a construção da fábrica brasileira de pneus de passeio, a Dunlop continuou a fazer aportes no país e já anunciou o investimento de R$ 450 milhões para a construção de uma unidade produtiva direcionada ao segmento de pneus de caminhões e ônibus, cuja previsão de inauguração é 2019.

ETIQUETA DE LUBRIFICAÇÃO – CAIXA DE DIREÇÃO KOMBI / AMPRI

A Dunlop é uma marca do grupo Sumitomo Rubber Industries, com sede mundial no Japão, onde possui um moderno centro de P&D e três campos de prova. Os pneus Dunlop são produzidos em treze fábricas e estão presentes em mais de 100 países, incluindo Estados Unidos, Japão, Indonésia, Tailândia, China, Turquia e Europa. A fábrica da Dunlop no Brasil é a mais moderna unidade fabril de pneus do País, sendo a única a produzir os pneus sem emenda Sun System, que garantem maior precisão e segurança. Localizada em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, foi inaugurada em outubro de 2013 com investimentos de R$ 750 milhões. A empresa comercializa pneumáticos para veículos de passeio, vans, SUVs e caminhões por meio de 200 lojas. Visite e acompanhe a Dunlop Brasil: www.dunloppneus.com.br e www.facebook.com/ dunlopbrasil.

LVBA Comunicação

A Ampri acaba de trazer mais uma novidade técnica em seu item de fabricação – Mecanismo de direção Kombi. Além do manual de aplicação que já consta dentro das embalagens, agregamos também mais lacre de segurança onde nele consta a OBRIGAÇÃO DO USO DO ÓLEO SAE 90 antes da aplicação do mecanismo! O Intuito de mais um investimento nesse item tão técnico que é a junção da Caixa de direção e a Kombi, é cada vez mais cercar nosso cliente de informação, afim de minimizar os retornos de garantia.

AMPRI

com 28 anos de experiência em companhias de diferentes segmentos, vem para o aftermarket com a missão de fortalecer o posicionamento da Viemar como solução em componentes da mobilidade no Brasil e Exterior. Ritzel traz na bagagem ampla vivência em gerenciamento de projetos de Segmentação de Mercado e CRM e vivência em gestão de negócios dentro dos conceitos de ”lean thinking” e equipes de alta performance, com foco na satisfação do cliente. A Viemar aproveitou a oportunidade, ainda, para apresentar a nova estrutura organizacional da empresa, tendo na Presidência o fundador Fábio Toniolo Vieira, assessorado pelos filhos Fábio Toniolo Vieira Júnior na área de Inteligência da Informação e Juliana Toniolo Vieira Salis em Governança e Auditoria; e, na Diretoria, além de Ritzel, os executivos José Inácio Salis (Engenharia e Operações), Jorge Schmitz (Administrativo-Financeiro) e Juliana Toniolo Vieira Salis (Gente e Gestão). Marketing – Viemar

jornalreposicao.com.br


20

jornalreposicao.com.br

Jornal Reposição Digital #132  
Jornal Reposição Digital #132  
Advertisement