Issuu on Google+

Distribuição Gratuita

Balneário Pinhal e Cidreira - Ano IV - N‌ º 83 - 25 de abril a 09 de maio de 2014

CRACK, MATA.

Págs. 12 12 e- 13 13 Páginas

Maconha: os Racha no malefícios trânsito Página 13

Página 03


Editorial

Coluna do Leitor

Editorial

Espaço destinado às manifestações de nossos leitores

por Alexsandro Pedron

Preocupação e solidarização no combate ao uso de drogas

O

assunto acerca do combate ao uso de drogas não é novo. No entanto, estamos vivendo a cada dia o aumento da drogadição em nossa sociedade. De modo que não podemos assistir isso de braços cruzados. Eu, você, o jornal, temos de nos aliar ao combate deste mal. As vítimas do uso de drogas são diversas, isto é, os usuários diretamente, os familiares e amigos, o Estado e a Sociedade como um todo, todos estamos à mercê dos efeitos nefastos da venda, distribuição e consumo de drogas lícitas e ilícitas colocadas à disposição dos indivíduos. Têm dúvidas disso? Reflita e questionese se você ainda não passou por um sofrimento ou constrangimento decorrente do consumo de bebida alcoólica ou de drogas afins? E, a partir dessa reflexão, você vai perceber que o uso de drogas não é só um problema meu ou seu, ou dos administradores públicos, é de todos nós. E é exatamente por isso, que a partir dessa edição, a de número 83, vamos trazer algumas informações importantes acerca do tema, bem como disponibilizar um espaço permanente para todos aqueles que queiram de alguma forma divulgar seus trabalhos, ideias ou projetos de combate ao uso de drogas. E, paralelamente, em consonância com esta ideia, vamos propor ações de prevenção ao uso de drogas junto as escolas e igrejas de nossa comunidade. Estamos construindo um conjunto de ações. Mas tudo isso somente será possível se conseguirmos parceiros e colaboradores que queiram se

Página 2

Jornal Regional do Comércio - Edição 83

engajar neste projeto. Vamos lutar, pois acreditamos fielmente que a prevenção é arma mais forte na luta contra o crack. O crack é um câncer que não escolhe vítimas. “Cada pedra consumida pode ser uma vida perdida”. Acordem! Precisamos acordar! O crescimento da violência está intimamente ligado ao uso de drogas. “Cuide de seu filho antes que um traficante o adote” Você já ouviu estas frases. E qual a atitude que você tem tido diante dessa epidemia? Precisamos nos organizar. A ONU adotou a data de 26 de junho como o dia mundial de combate as drogas. O Brasil adotou esta data como dia nacional de combate as drogas. E nesse compasso, nós do JRC, vamos adotar esta edição, que contará com a primeira página temática “Litoral Sem Drogas”, como um marco no combate ao uso de drogas em nossa região. Tenham-nos como um instrumento, uma ferramenta a ser utilizada em defesa dos interesses da comunidade. O crack e o vício etílico estão destruindo nossas vidas e famílias. Defendam a vida. Diga não ao crack e ao alcoolismo! Seja você mais um parceiro do JRC, apoie esta ideia. ANUNCIE! UM FORTE ABRAÇO!

Publicado em Litorâneo JRC por João Luiz Santos Aguirres - 17 de Abril Oi amigos, do Jornal Regional do Comércio, olhem a minha rua como fica a cada chuva. Adiante tem uma praça na qual tem uma parada de ônibus escolar. E os gestores, onde estão? Uma boca de lobo não resolveria o problema?Desde já agradeço. A Rua é Dorival Jose da Silva,antiga 35 – Balneário Pinhal. Eu li numa matéria, que Rua Maristela o prefeito mandou botar bocas de lobo. Gostaria de saber do prefeito, qual a diferença do IPTU, de lá e de cá?

Expediente Balneário Pinhal e Cidreira Circulação quinzenal 4.000 EXEMPLARES Impressão Grupo RBS Litoral Norte Av. Fausto Borba Prates, 4566/4 - Cidreira Email: jornaljrcl@terra.com.br Curta nossa página no facebook Direção Alexsandro dos Santos Pedron Diagramação Jonathan Vaz Ferreira Editores Alexsandro Pedron Telefones Comerciais Joel Herbele: 9966.6762 Renato de Assis (autônomo) 8467.7756 Colunistas Alexsandro Pedron

Juarez C. F. Miranda

Eron Ferreira

Lena Sessim

Fabio Cruz

Lino Moura

Giclér Regina

Mare Ecila dos Santos

Jacira Franco

Pricila Dias Ribeiro

J. S. Vargas

Rute Prestes

Jorge Amaro

Viviana Costa

Os artigos de nossos colaboradores são de exclusiva responsabilidade de seus autores. Não existe relação nem vínculo empregatício com as partes.


Geral

Jornal Regional do Comércio - Edição 83

Página 3

Aprovada reclusão de 5 a 10 anos para motorista que matar em racha no trânsito Proposta também prevê pena de reclusão de 2 a 4 anos para o homicídio culposo causado por motorista alcoolizado ou drogado Publicado por Zero Hora micheli.aguiar@zerohora.com.br

O

Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (15) penas de reclusão para o “racha” no trânsito, se disso resultar lesão corporal grave ou morte. Os deputados rejeitaram o substitutivo do Senado e mantiveram o texto da Câmara ao Projeto de Lei 2592/07, do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), já aprovado em abri l do ano passado. Esse texto será enviado à sanção da Presidência da República. Segundo o texto, do relator pela Comissão de Viação e Transportes, deputado Hugo Leal (Pros-RJ), a pena para a prática do racha em vias públicas sem vítimas é aumentada, de seis meses a dois anos de detenção, para seis meses a três anos. No caso de ocorrer lesão corporal grave, haverá pena de reclusão de 3 a 6 anos; e, no caso de morte, de 5 a 10 anos. Essas situações agravantes não estão previstas atualmente no Código de Trânsito Brasileiro (CTB - Lei 9.503/97). Na prática do racha, esses agravantes serão aplicados mesmo se o agente não tenha desejado o resultado nem assumido o risco de produzi-lo.

Motorista alcoolizado O projeto também prevê pena de reclusão de 2 a 4 anos se o homicídio culposo ao volante for causado por motorista alcoolizado ou drogado. O texto do Senado excluía essas penas. A relatora das emendas do Senado, deputado Sandra Rosado (PSB-RN), recomendou a rejeição das mudanças feitas pelos senadores. Pela liderança do governo, no entanto, o deputado Henrique Fontana (PT-RS) disse que o governo não tem acordo com as penas mais graves previstas no texto da Câmara e sim apenas com a pena de dois a quatro anos de prisão.

Penas administrativas O texto aumenta em dez vezes as multas aplicáveis nos casos de “racha”, “pega”, manobras perigosas, arrancadas e competições não autorizadas. Atualmente, elas variam de uma vez a cinco vezes. No caso de reincidência dentro de 12 meses, a multa será aplicada em dobro. O recolhimento do veículo e a suspensão do direito de dirigir continuam, como já previsto no código.

Ultrapassagens perigosas Para a ultrapassagem na contramão em situações perigosas, como curvas, faixas de pedestre, pontes ou túneis e nas faixas duplas contínuas, a multa passa a ser de cinco vezes, com aplicação do dobro na reincidência. Quem ultrapassar outro veículo pelo acostamento ou em interseções e passagens de nível terá multa equivalente a cinco vezes a normal, e a falta passa a ser considerada gravíssima. No caso de ultrapassagem em pistas de duplo sentido, se o condutor forçar a passagem entre veículos, a multa será de dez vezes a atual, com aplicação em dobro na reincidência e suspensão do direito de dirigir. Dados do Ministério da Justiça indicam que as ultrapassagens perigosas são responsáveis por 5% dos acidentes nas rodovias, mas têm a maior mortalidade, de cerca de 40%. Essas multas podem chegar a cerca de R$ 1 mil.

Exame toxicológico Pelo texto, o exame toxicológico passa a valer como meio de verificar se o condutor conduzia o veículo sob a influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência. Atualmente, com a Lei Seca (12.760/12), essa verificação pode ser feita com teste de alcoolemia, exame clínico, perícia, vídeo, prova testemunhal ou outros meios de prova admitidos em direito, observado o direito à contraprova.

Justiça nega transferência de processo do Caso Bernardo para Frederico Westphalen Advogado de Leandro Boldrini também havia pedido que investigação não ficasse em Três Passos Publicado por Letícia Costa, de Três Passos leticia.costa@zerohora.com.br

O

pedido do advogado Jader Marques, defensor de Leandro Boldrini, pai de Bernardo Uglione Boldrini, 11 anos — morto em 4 de abril — não foi aceito pela Justiça de Três Passos. Na terça-feira, ele solicitou a transferência do processo (e da investigação) para Frederico Westphalen, cidade onde o corpo do estudante foi encontrado em uma cova. O juiz Marcos Luís Agostini reconheceu a competência da 1ª Vara Judicial de Três Passos para concluir os atos de investigação e para o processamento de eventual ação penal. “É claro que as investigações ainda não foram encerradas, faltando inclusive o resultado das perícias para averiguação da causa da morte, mas há firmes elementos nos autos acerca da prática de atos executórios do delito de homicídio nesta Comarca de Três Passos. Além disso, há indícios nos autos da prática de uma tentativa de homicídio contra a vítima na residência da família, nesta cidade.” Ao fazer o pedido, Jader alegou que o processo poderá ser anulado caso não seja de competência da comarca onde o crime foi consumado. Já a delegada Caroline Bamberg afirma que a investigação é feita por Três Passos porque é o município onde os fatos começaram, com o desaparecimento do menino. — A defesa tem direito de fazer o pedido, mas acho que não procede porque os atos do delito de homicídio começaram aqui (em Três Passos) — comenta Caroline.

Relembre o caso Bernardo Uglione Boldrini, 11 anos, desapareceu no dia 4 de abril, uma sexta-feira, em Três Passos, município do Noroeste. De acordo com o pai, o médico cirurgião Leandro Boldrini, 38 anos, ele teria ido à tarde para a cidade de Frederico Westphalen com a madrasta, Graciele Ugolini,

32 anos, para comprar uma TV. De volta a Três Passos, o menino teria dito que passaria o final de semana na casa de um amigo. Como no domingo ele não retornou, o pai acionou a polícia. Boldrini chegou a contatar uma rádio local para anunciar o desaparecimento. Cartazes com fotos de Bernardo foram espalhados pela cidade, por Santa Maria e Passo Fundo. Na noite de segunda-feira, dia 14, o corpo do menino foi encontrado no interior de Frederico Westphalen dentro de um saco plástico e enterrado às margens do Rio Mico, na localidade de Linha São Francisco, interior do município. Segundo a Polícia Civil, Bernardo foi dopado antes de ser morto com uma injeção letal no dia 4. Seu corpo foi velado em Santa Maria e sepultado na mesma cidade. No dia 14, foram presos o médico Leandro Boldrini - que tem uma clínica particular em Três Passos e atua no hospital do município -, a madrasta e uma terceira pessoa, identificada como Edelvania Wirganovicz, 40 anos, que colaborou com a identificação do corpo. O casal aparentava uma vida dupla, segundo relatos de amigos e vizinhos.

Reflexão

por Gilclér Regina*

Orgulhe-se do lugar onde você vive! “Se você quer pertencer a uma comunidade, tem que fazer parte dela de verdade e apoiá-la, ou então ela vai estagnar e morrer. Na vida é assim, ou melhora ou piora, nada fica parado” Gilclér Regina O escritor Richard Templar em uma de suas viagens disse: “Fui à Islândia – um país fabuloso e muito cordial; foi uma viagem bastante educativa e divertida”. Continuou: “Uma coisa que percebi lá foi à maneira como eles falam de projetos cívicos”. Tomei um táxi disse ele e continuando: “... ficamos retidos por causa de uma obra numa rodovia. Perguntei ao motorista o motivo da obra, porque a pista estava sendo rebaixada?”. E este respondeu: “Estamos modificando a rodovia porque ela fica muito ruim no inverno”. Diz o escritor: “Quando retornei à Inglaterra, fiz uma pergunta semelhante a um motorista de taxi a respeito de uma obra perto do aeroporto”. Ao que este respondeu: “Não sei cara. Não faço ideia do que eles estão fazendo, mas sempre abrem buracos nessas drogas de estradas”. Na Islândia, eles usam “NÓS”. Nós estamos fazendo isso. Na Inglaterra usam “ELES”. Eles estão fazendo isso. Honestamente falando, isso me lembrou um pouco o Brasil nas questões cívicas e públicas. Aqui sempre reclamamos de tudo e de todos. A maneira como falamos de “nós mesmos” indica como nos sentimos com relação á comunidade. Na Islândia, o conceito de identidade, de fazer parte de uma comunidade é muito forte e eles usam “nós”. Para dar apoio à nossa comunidade, talvez devamos mostrar mais interesse por ela, descobrir o que está sendo feito, participar de alguma forma, parar de reclamar, tentar dar mais de si para modificar as coisas. É o mesmo que acontece quando um pequeno armazém do bairro fecha as portas. Todos se queixam e dizem que isso é péssimo – e então continuam fazendo suas compras no supermercado do centro cidade. Não estou sugerindo que você se candidate a vereador nem que participe dos comitês de partidos. Mas você pode dar seu apoio simplesmente comparecendo às reuniões do seu bairro, demonstrando interesse e ficando a par do que está acontecendo. E você não precisa viver numa cidade pequena para saber o que está acontecendo. A maioria das grandes cidades é formada na verdade por um conjunto de bairros, cada qual com sua identidade, características e limites claramente definidos. Caso sua comunidade, seu bairro ou sua cidade estejam fazendo algo com que você não concorda, somente se manifestando você será capaz de mudar as coisas. E não estou falando de sentar-se à mesa de um bar e ficar reclamando. Tem que se envolver de alguma maneira para fazer a diferença. Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus! *Palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs motivacionais que já venderam mais de cinco milhões de exemplares. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, SEBRAE, Caixa, Banco do Brasil compram suas palestras. Mais de 2000 palestras realizadas no país e exterior.


Publicidade

Aceitamos cartões BANRI – MasterCard – Verde Card - VISA

Jornal Regional do Comércio - Edição 83

Página 4


Política

Jornal Regional do Comércio - Edição 83

Página 5

Coluna Livre por Eron Ferreira*

e-mail: eron.jorna@gmail.com

Pedro Simon x Rigotto E o André Vargas(PT)?

x

Primeiro Simon disse que não queria mais ser candidato. De certa forma abriu espaço e o Rigotto se lançou. Mas o velho cacique, que no PMDB ninguém encara, mudou de ideia e disse que aceitaria concorrer de novo. Magoou o Rigotto que se sentiu preterido no partido. Fez um longo discurso, escrito, aceitou, chorou e disse que se retiraria da disputa com o atual senador. Por outro lado Simon, também ficou sentido com as declarações de Rigotto e inverteu a pauta. Já há rumores que não vai. Acho que no fundo está sabendo que vai ser muito difícil e é capaz de enrolar a bandeira e deixar o Rigotto ir prá fritura.

Trecho do discurso de Rigotto “Depois desse momento, o senador Simon fez manifestações no sentido de que poderia ser candidato. Diante disso, reafirmei sua preferência de escolha. Por fim, ontem, através da imprensa, soube que ele revelou sua decisão de buscar mais um mandato no Senado Federal. De minha parte, como sempre fiz, reconheço seu direito e legitimidade para essa postulação. Assim sendo, informei hoje à direção partidária que abro mão de concorrer a qualquer cargo nas eleições de 2014. E, através deste comunicado, torno pública minha decisão.” Nota-se a mágoa quando diz que não concorrerá a nada.

CPI da Petrobras

Já se tornou cansativo está história de CPI. Vão ou não vão fazer. Tenho minhas dúvidas se sai. Com certeza algumas ameaças devem estar sendo feitas. Por exemplo: se insistirem na CPI vamos abrir outra contra vocês. E como todos tem o “rabo preso”, vai pesar as consequências de fazer ou não. E mais, em período pré-eleitoral eles querem mesmo é cuidar de suas campanhas à reeleição. CPI agora seria abandonar as bases e correr o risco de perder a barbada.

Sim, barbada!

Quatro anos de mandato de deputado, oito de senador, em média 10 milhões de reais, as chamadas verbas parlamentares, por ano, para distribuir às bases eleitorais para cada um, fica difícil não se reeleger. Já molharam a mão de tanta gente com estas verbas milionárias que não vai faltar cabo eleitoral. É bem assim mesmo. Milhões de reais para os nobres senadores e deputados distribuírem como bem entenderem.

Nesta terça-feira(22), o deputado Zé Geraldo (PT-PA) apresentou no Conselho de êtica e Decoro Parlamentar da Câmara pedido de vista do processo disciplinar contra o deputado licenciado André Vargas (PT-PR) que dá mais tempo para análise do caso. A iniciativa também foi seguida pelo vice-presidente do conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA). Com a m a n o b r a regimental, a discussão sobre a admissibilidade do processo contra Vargas deve ocorrer apenas no dia 29.

Guardas municipais

O Plenário, da Câmara Federal, aprovou o Projeto de Lei 1332/03, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que regulamenta a criação e o funcionamento das guardas municipais, permitindo o uso de arma de fogo nos casos previstos no Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03). O texto aprovado é o de uma subemenda do relator pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, deputado Fernando Francischini (SDD-PR), que incorporou negociações com os partidos e o governo. A matéria será enviada ao Senado.

Falando em guarda municipal ...

Onde está a guarda municipal de Balneário Pinhal? Já teve até carro adesivado da Secretária de Segurança Pública Municipal e nada de guarda. Tanto alarde, tanta promessa e nada. É mais uma que o povo esqueceu, ou não esqueceu? Acho que sim, ninguém cobra nada, ficam todos calados. Tanto dinheiro desperdiçado para nada. O carro já é sucata e usam para todos os tipos de serviços.

E o Corpo de Bombeiros?

Já tinha até área definida e garantias que teríamos em Balneário Municipal um Centro Integrado de Segurança. Conversa fiada, tempo desperdiçado com várias reuniões e encontros. Prática comum por aqui. É só lembrar que muita coisa aparece. Muita coisa. Talvez até o que “alguém” disse, que tem coisa debaixo do tapete.

Falando em bombeiros

Tem que ter algum bombeiro na Câmara de Vereadores de Balneário Pinhal. Está pegando fogo por lá. E não pensem que é alguém da “pseudo oposição” que está incendiando o ambiente. Não. Pois saibam todos que o calor é entre o então vereador Antonio Cardoso(PMDB) com o presidente do Legislativo, vereador Hans(PMDB). O ex-suplente, agora vereador, depois da engenharia política para acomodar algumas pessoas no executivo que também vinha atiçando fogo no governo, Antonio Cardoso, parece que não esqueceu que o Hans mandou ele embora assim que assumiu a presidência. Além disso, acabou com o cargo de diretor legislativo dizendo que não servia para nada. O cargo era do Antonio Cardoso, que depois virou assessor do Gilmarzinho e por aí vai.

Antonio Cardoso, líder da bancada

Na última sessão legislativa, o vereador Antonio Cardoso informou e deve ter protocolizado junto a Mesa Diretora que agora é o líder da bancada. Foi nomeado pelo partido, o PMDB. Vai liderar quem? A ele próprio e o Remi, pois a Isabel e o Hans ainda estão rebeldes e são alvos do executivo na artilharia interna. Mas falando em liderança, o vereador disse que agora tem 10 minutos para falar por força regimental, mas que só vai falar se for muito necessário. Imaginem um líder de bancada que representa um governo dizer que só vai falar se for necessário! Um líder de governo tem que ter segurança e ocupar todo o tempo disponível. E 10 minutos, não é nada para defender o governo atual precisaria de 10 vezes isso vereador. A sorte do líder é que a oposição não aperta nem um pouquinho.

E por falar, em falar e em se expressar

Seria interessante que alguns vereadores tomassem mais cuidado nos verbos e nas expressões faladas na tribuna. Estou me referindo a todos os vereadores da república. Tem vereador que diz – onibu, ao invés de ônibus, municipo, ao invés de município, câmera de vereadores, ao invés de Câmara, e por aí a fora. Mas tem quem fala bonito, sabe se expressar e comove muita gente. Vou citar um exemplo de quem fala bem em Balneário Pinhal: vereadora Maria Faistauer. Tem mais alguns, poucos, mas tem.

Cargos de direção da BR são loteados pelo PTB, PMDB e PT A Petrobras BR, maior distribuidora de combustíveis do país, é alvo da barganha de partidos políticos. Se na Petrobras a atual gestão comandada por Maria das Graças Foster vem conseguindo defender a estatal do assédio político sobre os cargos de diretoria, sua subsidiária, dona de 7.500 postos de combustíveis, enfrenta uma realidade bem diferente. De acordo com fontes do setor, a diretoria da BR é dividida entre PT, PTB e PMDB. Dos quatro principais dirigentes, dois foram indicados pelo senador Fernando Collor (PTBAL), presidente que sofreu impeachment em 1992, após um escândalo de corrupção. Uma fonte próxima ao Planalto explicou que os cargos de diretoria da BR são ocupados por funcionários de carreira do sistema Petrobras, mas apenas após a indicação e o apoio desses partidos políticos. Desde o fim do mês passado, a BR está com uma das cinco vagas da diretoria em aberto. No último dia 21, Nestor Cerveró foi demitido do cargo de diretor financeiro da BR, após a presidente Dilma Rousseff ter dito que aprovou a compra da refinaria de Pasadena, no Texas, em 2006, quando era presidente do conselho da Petrobras, baseada em um relatório que teria falhas técnicas e jurídicas. O relatório fora apresentado por Cerveró, que ocupava o cargo de diretor internacional da estatal. Agora, a Petrobras já admite que a compra de Pasadena não foi um bom negócio. É assim que o dinheiro público é investido. Cargos e mais cargos para toda a turma. E o povo paga calado. Como eu insisto em dizer: vão reeleger a maioria que estão nas Assembleias, na Câmara de Deputados e no Senado. E sabem por quê? Porque não leem e quando o fazem interpretam mal e muitos não acreditam em denúncias e criticas.


Direito e Cidadania

Jornal Regional do Comércio - Edição 83

Página 6

STF nega pedido de juiz para ser chamado de doutor

Processo iniciado em 2004 pedia que funcionários de condomínio chamassem magistrado de maneira formal Publicado por Zero Hora 23/04 claudio.rabin@zerohora.com.br

T

udo começou com um pronome de tratamento. Tudo acabou na noite de terça-feira(22), 10 anos depois, sob os auspícios do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), que negou o recurso de juiz carioca que deveria obrigar os funcionários do condomínio onde morava a tratá-lo por “doutor” ou “senhor”. O caso chama atenção por dois motivos: o primeiro é como uma picuinha de condomínio pôde parar na mais alta instância do Judiciário (no início do mês, o STF analisou o furto de duas galinhas). O segundo é pela tentativa de impor as regras de tratamento da arena dos tribunais às

normas de convívio social. Depois de uma briga com um funcionário do condomínio, o juiz carioca Antonio Marreiros da Silva Melo Neto, juiz titular da 6ª Vara Cível de São Gonçalo, ficou contrariado por ser chamado por “você” ou “Antônio”, enquanto a síndica era tratada por “Dona Jeanette”. Conforme a ação apresentada pelo juiz, “o empregado então disse, de maneira agressiva, que não iria chamar o autor de senhor, muito embora o autor insistisse e deixasse claro que não consentia com aquela intimidade. Após uma discussão sobre se o empregado devia, ou não, tratar o autor como senhor, o empregado virou as costas para o autor e foi embora para o interior do prédio.” O caso, embora tenha tido decisão contrária do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, ainda em 2006, acabou na Suprema Corte por envolver, como argumentava Marreiros, os princípios da dignidade da pessoa humana

Agendamento Online para confecção de Carteira de Identidade

Acessibilidade por Jorge Amaro de Souza Borges*

Veja as Vantagens

Atualmente muitos serviços oferecidos pelos Órgãos Públicos necessitam da presença dos cidadãos para sua realização. Com certeza, muitos já utilizaram os serviços públicos comparecendo a postos de atendimentos, pegando filas, pagando taxas e aguardando soluções. O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com ações inovadoras voltadas para a qualificação do atendimento do cidadão é um dos maiores incentivadores da ampliação dos serviços pela Internet, utilizando todo suporte tecnológico para disponibilizar facilidades e acesso aos serviços para a população perseguindo a missão de excelência na prestação de serviços públicos à sociedade. Entre inúmeras vantagens destacam-se: - agilidade e eficiência no atendimento; - maior conforto para o cidadão; - menor custo para obtenção do serviço pois seu deslocamento se dará apenas na data do agendamento; - segurança pelas transações na Internet; - melhoria da qualidade e simplificação dos serviços. Basta acessar: http://www.agenda.tudofacil.rs.gov.br

Bloqueio de Ligações de Telemarketing - Solicitação O que é? Neste serviço você pode solicitar o bloqueio de ligações de telemarketing. O serviço é válido para números de telefones fixo ou móvel do Estado do Rio Grande do Sul, que estiverem no nome do solicitante. Após 30 dias da inscrição, as empresas ficam proibidas de ligar, a não ser que tenham autorização por escrito. O bloqueio a serviços de telemarketing está previsto na Lei Estadual 13.249, de 8 de setembro de 2009.

e da igualdade. O estranhamento com o caso vem mesmo de colegas da categoria: — O STF ter que decidir esse tipo de coisa não se justifica à primeira vista — acredita o presidente Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), Eugênio Couto Terra. Terra disse que se estivesse no trabalho, pelo cargo, o juiz até poderia exigir um tratamento mais formal, assim como se deve tratar os outros enquanto magistrado. A tradição do Judiciário, ele explica, é de um certo formalismo, mas fora do processo as relações devem ser polidas, sem impor regras. — Em tese, exigir que se chame de doutor ou senhor não tem fundamento. Foge ao bom senso — resume o presidente da Ajuris.

D

Paixão e Glória

esde que assisti Murderball – Paixão e Glória, virei um fã do Rugby de Cadeira de Rodas! O longa-metragem (2005), dirigido por Henry Alex Rubin e Dana Adam Shapiro, é um documentário que aborda a trajetória da equipe estadunidense de rúgbi em cadeira de rodas, ou simplesmente quad-rugby – originalmente batizado de Murderball, o que motivara o título da referida obra –, rumo às paralimpíadas de Atenas (2004). O documentário aborda a superação através do esporte de pessoas com deficiência física que encontram um novo sentido para a vida. A produção mostra as lutas individuais dos protagonistas: um jovem que busca redenção com o acidente que o feriu, um jogador aposentado que passa a treinar o time do Canadá e é visto como traidor pelos americanos, e um jovem recém incapacitado que busca esperança no esporte. Temas emblemáticos como sexualidade e convivência com a sociedade também são abordados, à medida que entendemos que sobre as rodas vivem seres humanos dignos e capacitados. Mesmo tendo este interesse pelo esporte, ainda não havia tido a oportunidade de ver um jogo ao vivo. Eis que, no dia 21 de abril, no aniversário de 54 anos de Brasília, tive a oportunidade de prestigiar a final do 3° Aberto de Brasília de Rugby em Cadeira de Rodas, realizada no Centro Olímpico do Gama. O evento contou com as equipes ADEACAMP-SP, Minas Quad-MG, além das equipes Preto e Amarelo do BSB Quad Rugby-DF. A final foi eletrizante, entre ADEACAMP-SP e a equipe principal do BSB Quad Rugby-DF! Com a diferença de 1 pontinho, a equipe paulista sagrou-se campeã. E foi uma oportunidade única de conhecer os craques da seleção brasileira Alexandre Taniguchi e José Higino! Taniguchi, ou melhor, poderia ser o “japa voador” tem uma técnica impar, associado a uma velocidade e percepção de espaço que o colocam como primeiro colocado na lista dos selecionáveis. Já Higino e sua cabeleira, destaca-se pela habilidade como destrói as defesas. Um duelo de gigantes, que poderia ser vencido por qualquer uma das equipes. Um espetáculo que mostrou a força do nosso Rugby e o belo trabalho

realizado pelas entidades, em especial a Associação Brasileira de Rugby de Cadeira de Rodas! O esporte, conforme informações do Comitê Paralímpico Brasileiro, surgiu em 1977, quando um grupo de pessoas com tetraplegia na cidade de Winnipeg, no Canadá, buscava um esporte para praticar, já que seu comprometimento motor os deixava em desvantagem no Basquete em Cadeira de Rodas. Foi aí que nasceu o Rugby em Cadeira de Rodas – primeiro se chamava Murderball, mas a natureza violenta do nome (murder, em inglês, quer dizer “assassinato”) acabou provocando a troca. Para entender um pouco, é disputado em uma quadra de basquete, e a bola é semelhante à do Voleibol. Uma partida é disputada em quatro tempos de oito minutos cada, e o tempo para cada vez que a bola sai, ou em caso de falta. Os atletas podem conduzir a bola sobre as coxas, quicála ou passá-la. Cada jogador pode ficar com ela por tempo indeterminado, mas terá de quicá-la pelo menos uma vez a cada dez segundos. O time que tem a posse da bola não pode demorar mais de 12 segundos para entrar no campo do oponente, e tem 40 segundos para finalizar a jogada – o objetivo desta regra é tornar o esporte mais dinâmico. O objetivo do esporte é marcar o gol, que é delimitado por dois cones verticais na linha de fundo da quadra. Entretanto, é preciso cruzar a linha adversária com as duas rodas da cadeira. Como as regras deste esporte permitem um alto grau de contato entre os jogadores, por questões táticas e de segurança existem cadeiras de rodas de ataque e de defesa: as primeiras têm um para-choque frontal e “asas” para que não fiquem presas em meio às jogadas, enquanto as segundas possuem um acessório na parte da frente justamente para impedir os avanços dos rivais. Esporte, uma ferramenta importante na garantia de participação social e cidadania plena! Cada vez mais convicto de seu potencial! E cada vez mais apaixonado pelo Rugby de Cadeira de Rodas! Nossos atletas são gladiadores na busca por mais espaço na sociedade e na vida em comunidade...

Onde Fazer? Ao clicar em “Solicite Aqui” você estará acessando o site do Procon-RS. Para ser direcionado basta acessar: http://www. tudofacil.rs.gov.br/servico - clicar no menu - Direitos do Cidadão, que você será direcionado a todos os serviços do disponíveis ao cidadão.

* Mestre em Educação - PPGE-PUCRS | Coordenador Geral do Conade Site: www.jorgeamaro.com.br | Twitter: @jorge_amaro


Classificados

Jornal Regional do Comércio - Edição 83

Página 7

Classificados JRC Índice

09- OPORTUNIDADES

COMPRO – móveis e objetos antigos em geral, curiosidades, colecionáveis etc. F. 9695.6443

FAXINA – faço serviços de faxina e limpeza – Balneário Pinhal e Cidreira – F. 8480.2872 – Michelli

BRIK CENTRAL

CONSTRUÇÕES E REFORMAS - você quer reformar ou construir seu imóvel? Procure alguém com experiência e referências. Ligue 9687.8161 - MARINO

REFORMAS/ELÉTRICA - serviços de reforma e elétricos. F. 8470.8473 - Tiago

E NEGÓCIOS

01 - Veículos 03 - Serviços Automotivos 05 - Transportes 09 - Oportunidades e Negócios 10 - Máquinas e Utensílios 11 - Comércio e Serviços 13 - Empregos 14 - Diversos e Recados Imóveis 17 - Balneário Pinhal 18 - Cidreira 19 - Costa do Sol 21 - Praia do Quintão 22 - Praia do Magistério 25 - Chácaras e Sítios 26 - Terrenos

Compramos bicicletas, pneus, rodas, baterias, botijões. Busca no local. F.

TÁ DIFÍCIL DE VENDER?

AMORTECEDORES – vendo par dianteiro Fiesta96/97, sem uso. R$ 100,00 – F. 8415.8146

03 - SERVIÇOS AUTOMOTIVOS

Anuncie Já Ligue 9966.6762

11 - COMÉRCIO E SERVIÇOS

8484.3345

10 - MÁQUINAS E UTENSÍLIOS

01 - VEÍCULOS

TRANSFORMADOR – de voltagem Unitel - vendo ��� novo, na caixa, nunca usado – 500 watts – pode ser de 120 > 220 ou viceversa. R$ 75,00 – F. 8415.8146

CAROLINA - faço salgados, doces para festas e eventos - opção também salgados e lanches p/ revenda. F. 8013.4439 PINTURAS - resid. e comerciais, corte de grama, serviços de segurança p/comércio. Tenho referências. 9282.5005 c/ Rogério BETINHO - corta grama, limpa pátios - F. 9819.7530 - 9233.5066 FAXINA - faço serviços de faxina F. 8470.8473

05 - TRANSPORTES FRETES E TRANSPORTES Magistério e região. Limpeza de pátios e cortes de gramas c/ roçadeira. 9951.9534

ANUNCIE JRC LIGUE 9966.6762

Serviço de pintura residencial, elétrica básica. Orçamento gratuito. Tratar com Gustavo 8403.9783 e Faxina Michelli 8480.2872 CORTA GRAMA - roçadeira gasolina, limpeza pátios - F. 8471.3142 - 8470.8473 - Francisco DIARISTA - ofereço serviços de diarista. F. 3686.1058 c/Gisele Magistério - Balneário Pinhal

Coloco-me a disposição para serviços de caseiro, pintura, garçom para festas e eventos. Tr. Gustavo – F. 8403.9783

13 - EMPREGOS MOTORISTA - procuro emprego de motorista, para Van, ônibus, carteira AD, curso de transporte de passageiro coletivos, primeiros socorros e direção defensiva. F. 9619.1158 c/Ronaldo. PESSOAS IDOSAS - coloco-me a disposição para cuidar de idosos. Tenho referências. KIKA 8469.4282 DIARISTA - ROSANE COSTA faço serviços de faxina com garantia e qualidade. Tenho referências. 9147.9964 SEGURANÇA - empresa de segurança contrata funcionários. F. 3686.2468

14 - DIVERSOS E RECADOS


Classificados 17 - BALNEÁRIO PINHAL ERON FERREIRA IMÓVEIS – vende casa de alvenaria com 3 dormitórios, sala, cozinha, banheiros, área serviços, anexo apartamento e garagem p/2 carros. ERON FERREIRA – vende em Balneário Pinhal - casa de alvenaria com 3 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, garagem. Terreno 15x30(450m2). Ótima localização, 100m da Avenida Itália. R$ 65.000 – creci 10.047 – F. 8415.8146 ERON FERREIRA – vende casa de alv. com 3 amplos dormitórios, sendo um suíte, banheiro social, sala estar, sala de jantar, salão de festas, garag. p/3 carros, dependência de empr. com banh., terr. 15x30, excelente localização, junto ao Banrisul. R$ 129.800,00 – F. 8415.8146 ERON FERREIRA IMÓVEIS – vende em B. Pinhal - casa alvenaria com 2 dormitórios, no centro, sala, cozinha, banheiro, cobertura p/ carro, banheiro auxiliar, área serv. – no centro primeira rua paralela ao mar. R$ 90.000 – F. 8415.8146 Ref 101 ERON FERREIRA IMÓVEIS vende prédio comercial/residencial com 150m2, composto de uma loja com banheiro, dois apartamentos, ponto comercial, terreno com 450m2, na Avenida Itália. Ref. 504. R$ ... consultar – F. 8415.8146 – creci 10.047 ERON FERREIRA IMÓVEIS – F. 8415.8146 – Precisamos de casas para venda, bem localizadas, documentos em dia – Praia do Pinhal – Magistério – Quintão – Costa do Sol – Cidreira – Túnel Verde . Ligue agora. ERON FERREIRA IMÓVEIS – vende casa de alvenaria com 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiros, anexo apto e garagem, próxima ao Correio. R$ 90.000 – F. 8415.8146 – creci 10.047 ERON FERREIRA vende terreno comercial, de esquina, 12x22, excelente ponto comercial, na faixa. Mais inf., EXCLUSIVAMENTE em nosso endereço. Av. Itália, 2394/2. Centro.

ERON FERREIRA vende terreno de esquina – ZONA SUL - 465M2, na Avenida Ney Zang. R$ 22.000,00 ERON FERREIRA – Vende terreno de esquina – ótimo ponto comercial 12x25m. R$ 56.000 – Fone 8415.8146.

18 - CIDREIRA ERON FERREIRA IMÓVEIS – precisamos de terrenos na Costa do Sol, Cidreira, Salinas. Ligue agora 8415.8146 – creci 10.047 ERON FERREIRA – vende em Cidreira – casa de alvenaria com 2 dormitórios, 2 banheiros, sala, cozinha, garagem, área de serviços. R$ 55.000 – creci 10047 – F. 8415.8146 ERON FERREIRA – vende em Cidreira – casa de alvenaria com 2 dormitórios, 2 banheiros, sala, cozinha, garagem, área de serviços. R$ 55.000 – creci 10047 – F. 8415.8146 ERON FERREIRA – procura casa de alvenaria bem localizadas, escrituradas. Clientes cadastrados para imóveis até R$ 70.000 – Ligue agora – F. 8415.8146 ERON FERREIRA – creci 10.047 - procura casa de alvenaria bem localizadas, escrituradas. Clientes cadastrados para imóveis até R$ 70.000 – Ligue agora – F. 8415.8146 ERON FERREIRA – creci 10.047 procura terrenos em Balneário Pinhal, com documentação em dia. Valores variáveis entre R$ 15.000 à 40.000 – clientes cadastrados. Os valores deverão ser compatíveis com o mercado. Ligue agora. 8415.8146 FAUSTO IMOVEIS vende ótimo terreno no bairro Ildo Meneguett, i medindo 12x25 a 2 quadras do mar aterrado, murado, pronto para construir confira no nosso sitewww. faustoimoveis.com.br , ref. 016T

19 - COSTA DO SOL Fausto vende ótima casa de alvenaria com 3 dormitórios, sala, cozinha, 2 banheiros, garagem para 2 carros na Rua Lírio, terreno murado e gramado, preço 65 mil.

Jornal Regional do Comércio - Edição 83

ERON FERREIRA – vende em Cidreira – casa de alvenaria com 2 dormitórios, 2 banheiros, sala, cozinha, garagem, área de serviços. R$ 55.000 – creci 10047 – F. 8415.8146 FAUSTO IMOVEIS vende terreno com 300m² na rua Papoula com toda infra estrutura, preço R$ 19.000,00 a combinar, ver no site da imobiliária ref. 026T ERON FERREIRA IMÓVEIS – precisamos de terrenos na Costa do Sol, Cidreira, Salinas. Ligue agora 8415.8146 – creci 10.047 Fausto vende ótimo terreno na Rua Hortênsia, Costa do Sol, pronto para construir, medindo 12m x 25m, valor 28 mil, a vista. ERON FERREIRA – creci 10.047 - procura casa de alvenaria bem localizadas, escrituradas. Clientes cadastrados para imóveis até R$ 70.000 – Ligue agora – F. 8415.8146 ERON FERREIRA – creci 10.047 – precisa de terreno, escriturados, bem localizados com valçores entre R$ 13.000 a R$ 30.000 documentos em dia. Ligue agora: 8415.8146.

21 - PRAIA DO QUINTÃO

ERON FERREIRA – precisa de terrenos escriturados, bem localizados com valores variáveis entre R$ 10.000 a R$ 30.000. Valores compatíveis com o mercado. Ligue agora: 8415.8146 ERON FERREIRA – precisa de casas bem localizadas, escrituradas, com valores variáveis entre R$ 30.000 a R$ 60.000. Ligue agora 8415.8146

22 - PRAIA DO MAGISTÉRIO

ERON FERREIRA – vende casa de alvenaria com 3 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, garagem, primeira quadra do mar – no centro. R$ 70.000,00 - F. 8415.8146 – creci 10.047 ERON FERREIRA IMÓVEIS – vende terreno, 450m do mar, no Pinhal Sul, 15x20. – R$ 22.000 – F. 8415.8146 – creci 10.047

FAUSTO IMÓVEIS vende casa de alvemaroa com 3 dorm., mais peças, terreno 12,50x15 preço R$ 47 mil. ver no site da imobiliária ref. 012

ERON FERREIRA – vende casa de alvenaria com 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiros, garagem, área serviços, frente p/mar. R$ 65.000 – F. 8415.8146 – creci 10047

Fausto vende casa de alvenaria com 3 dormitórios, 2 banheiros, sala com cozinha, terreno de esquina murado e cercado, próximo ao mar e avenida, preço: 65 mil a vista, fone: 51 99276062 ou 51 85790646 ou em nosso escritório na Avenida Mostardeiro, 1149 - Costa do Sol Cidreira/RS

ERON FERREIRA – vende casa de alvenaria com 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, garagem – 100m do mar. R$ 80.000 – F. 8415.8146 – creci 10.047

FAUSTO IMÓVEIS vende na rua Jasmim casinha de madeira nova, com 2 dormitórios sala cozinha e banheiro preço R$ 45 mil ref. 021 Fausto vende ótima residência próximo ao mar com 4 dormitórios na Rua Cravo - valor 130 mil Reais, no site cód. 083 Fausto vende casa de alvenaria com 3 dormitórios e demais peças na Rua Gerânio por apenas 70 mil Reais, no site cód. 032. Fausto vende terreno com 300m² na Rua Petúnia na Costa do Sol pronto para construir - 24 mil a vista! FAUSTO IMÓVEIS - Vende de BARBADA a melhor residência mobiliada da Costa do Sol, c/3 dorm., suite, gar. p/5 carros, living amplo c/ lavanderia, copa c/ churrasqueira, cozinha ampla, 5 banheiros, área de serv., lareira, QUIOSQUE cob. de palha Santa fé, c/banheiro, bar e churrasqueira, piscina aquecida (energia solar), c/ vestiário e sala de máquinas c/ bomba e motor de reserva, quadra de esporte, porteiro eletrônico c/ motor reserva, terreno c/ 1.200m² todo murado, Pr. R$ 198 mil, ver no site - Ref. 047. Fausto vende ótimo terreno localizado próximo ao mar na Bairro Ildo Meneguetti, pronto para construir , com 300m² - valor 30 mil - no site cód. 016T.

Página 8

ERON FERREIRA – vende casa de alvenaria com 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, garagem – próxima ao mar. R$ 95.000 – F. 8415.8146 – creci 10047 Fausto vende diversos terrenos na Costa do Sol prontos para construir a partir de 18 mil Reais, nas ruas Azaléia, Gerânio, Hortênsia, Papoula, Petúnia, Avenida Mostardeiro, etc. confira em nosso site: www.faustoimoveis.com.br. Regularizamos seu imóvel! Estamos a disposição na Avenida Mostardeiro ,1149 - Costa do Sol/ Cidreira/RS ou pelos telefones : (51) 36817427 - 99276062 - 85790646 Fausto vende casa com 3 dorm, 2 banheiros e demais peças só 47 mil, terreno 12mx15m, confira em nosso site cód. 012. Fausto vende ótima residência próximo ao mar com 4 dormitórios e demais peças na Rua Cravo - valor 130 mil Reais, no site cód. 083 Fausto vende casa de alvenaria com 2 dormitórios , 2 banheiros, garagem e demais peças na Rua Cravo por apenas 70 mil Reais!

Fausto vende na Costa do Sol ótima casa de alvenaria com 4 dormitórios, garagem p/2 carros, mais anexo nos fdos, localizada na avenida principal - no site cód-022 - valor 160 mil Reais Fausto vde, na Rua Petúnia Costa do Sol, ótima casa de alvenaria c/chapa de concreto, 1 dorm. bem amplo, sala conj. com cozinha, garagem c/churrasqueira, lavanderia, área coberta, terreno ajardinado, telado - no site cód. 059 - valor 55 mil Reais Fausto vende de BARBADA a melhor residência da Costa do Sol, c/3 dorm, suite, garg. p/5 carros, living amplo, lavanderia, copa c/ churrasqueira, cozinha ampla, 5 banheiros, área de serviço, lareira, QUIOSQUE EM SANTA FÉ, c/ banheiro, bar e churrasqueira, piscina aquecida ( energia solar) , vestiário, sala de máquinas c/ bomba e motor reserva, quadra de esportes, porteiro eletrônico c/ motor reserva, terreno c/1.200m² todo murado - no site cód. 047 valor - 198 mil Reais Fausto vende prédio comercial de esquina na Costa do Sol com 5 apartamentos ( pousada ), 1 sobrado com 2 dorm na parte de cima e 2 dorm na parte de baixo, sala, 2 cozinhas, lavanderia, garagem, com mais ou menos 140m², e salão para comércio com 140m² - localizado em área comercial e avenida principal na / Costa do Sol - valor - 230 mil Reais - aceita proposta! Fausto vende casa na Costa do Sol de alvenaria na com e 2 dormitórios , 1 suite, sala, cozinha, banheiro, garagem, área nos fundos e n frente, terreno cercado, distante 600m do mar - no site cód. 065 - valor - 80 mil Reais Fausto vende ótimo terreno pronto para construir, localizado próximo ao mar na praia Portal do Éden em Tramandaí, entre Cidreira e Oásis valor 30 mil Reais Fausto vende 2 terrenos na Rua Azaléia próximo ao mar medindo 12mx25m cada prontos para construir, na Costa do Sol, valor 50 mil os dois lotes - cód. 008T no site. Fausto vende ótimo terreno localizado na Rua 2 - bairro Ildo Meneguetti, próximo ao mar e comércios - no site cód. 018 - valor - 28 mil Reais Fausto vende ótima casa de alvenaria com 3 dormitórios, sala, cozinha, 2 banheiros, garagem para 2 carros na Rua Lírio, terreno murado e gramado, preço 65 mil. Fausto Imóveis localizada na Avenida Mostardeiro, 1149 - Costa do Sol está a sua disposição para todo serviço referente a venda, locação, regularização de seu imóvel. Visite nosso site e confira as ofertas de imóveis em Pinhal e Cidreira e Costa do Sol: www. faustoimoveis.com.br Nossos telefones são: (51) 36817427 - (51) 99276062 e (51) 85790646


Eron Ferreira Imóveis

Jornal Regional do Comércio - Edição 83

Página 9

Novo endereço: Avenida Itália, 2394/2 centro - Balneário Pinhal – RS

guiadolitoralrs@ig.com.br

Creci 10.047

Ligue: 8415.8146

VENDE

Na Praia do Magistério - casa de alvenaria com 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, garagem, a beiramar.

R$ 65.000,00

Balneário Pinhal

Casa alvenaria com 2 dorm. sala, cozinha, banheiro, cobertura p/carro, banh. auxiliar, área serv. – no centro primeira rua paralela ao mar. Ref. 101

VENDE

Na Praia do Magistério – casa de alvenaria com 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, garagem, na quadra A – próxima ao mar.

R$ 80.000,00

R$ 90.000,00 VENDE

Casa de alvenaria com 3 amplos dormitórios( 1 suíte), banheiro social, sala estar, sala de jantar, salão de festas, garagem p/ 3 carros, dependência de empregada com banheiro, terreno 15x30, próximo a prefeitura e Banrisul. Excelente oportunidade.

Balneário Pinhal

Milhares de outras pessoas também! Anuncie aqui o seu imóvel

R$ 65.000,00

Balneário Pinhal

Balneário Pinhal

Quer vender sua casa? Está vendo este anúncio?

R$ 90.000,00

VENDE

VENDE

Casa de alvenaria com 1 dormitório, opção de 2, sala de estar/jantar/ cozinha, anexa garagem com banheiro, ótimo acabamento.

Casa de alvenaria com 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, garagem, e apto anexo. Terreno fechado 15x30 - 200 metros da Praia - Próxima ao Correio.

Balneário Pinhal

R$ 65.000,00

VENDE

Balneário Pinhal

Casa de alvenaria com 3 dormitórios, sala/cozinha, garagem, terreno 15x30 (450m2), ótima localização na zona sul, 100m da faixa.

Balneário Pinhal

VENDE

R$ 129.000,00


Comunidades

ERS 786 continua em péssimas condições

Jornal Regional do Comércio - Edição 83

Página 10

Fatos do Litoral Norte por Lino Geraldo Vargas Moura*

Feiras do Peixe no Litoral: uma agradável realidade

N

P

assou o verão e o DAER até o presente momento só realizou operações tapa-buracos. Nenhuma obra concreta, que resolva a situação, é feita. Nos últimos dias taparam os buracos maiores deixando a maioria, ainda menores, em crescimento. Basta chover e se multiplicam. Os que foram tapados também voltam em pouco tempo. Quando as autoridades de Balneário Pinhal e Cidreira terão

poder suficiente para questionar o Estado, via DAER, para uma solução definitiva. Alguns trechos já fazem parte do aspecto paisagístico das cidades e pelo que parece os prefeitos, os vices-prefeitos e os vereadores já assimilaram o problema e parece não os preocupar, pois nada é feito.

Poste da iluminação pública deteriorado Literalmente o poste de iluminação pública, quase em frente à prefeitura de Cidreira se encontra deteriorado, ou seja, sua estrutura está comprometida pelo tempo, além da sua inclinação. Seria interessante um laudo técnico para atestar o risco que parece iminente para a substituição antes que algum incidente possa ocorrer.

este feriadão de Páscoa as feiras do peixe em todos os municípios do Litoral Norte do RS marcaram presença com avanços significativos em relação aos anos anteriores. Municípios onde não eram realizadas criaram suas feiras. Em municípios onde eventos pequenos aconteciam passaram a fazer feiras com grandes atrações. O envolvimento de outros setores da sociedade como o artesanato, os fabricantes de doces e chocolates e apresentações culturais e artísticas enriqueceram as feiras do peixe configurando verdadeiras festas com grande participação popular, vendas e mobilização da população. A qualidade do pescado também avançou bastante. A apresentação, uso do gelo, os cuidados com a higiene foram marcas registradas em Imbé onde a vigilância sanitária fez várias visitas, mediu a temperatura do pescado e concluiu que estava tudo dentro do padrão. Esta garantia ao consumidor só faz com que as feiras sejam, cada vez mais, uma opção para a compra de peixe de qualidade para a semana santa. O artesanato local também avançou, construindo uma identidade da produção artesanal da região que mobilizou centenas de artesãos com uma riqueza e diversidade de produtos que encantou os turistas e a população local. A produção de doces e chocolates de Tramandaí e Imbé também se salientou, aliando qualidade, apresentação e preços muito competitivos que encantaram os visitantes e deixaram a perspectiva de um mercado promissor para várias famílias na geração de emprego e renda. Em Imbé, a comercialização de produtos ecológicos da agricultura familiar também foi destaque, agradando consumidores pela qualidade e preço. Isto permite que se possa prever grandes possibilidades para estes agricultores e, ao mesmo tempo, para os consumidores que poderão ter a alternativa de consumir produtos agroecológicos sem precisar pagar mais por isso. Por fim, as atividades artísticas e culturais permitiram divulgar artistas locais e levar alegria à população local e turistas com shows de qualidade e sem a necessidade de grandes investimentos. Tudo isto remete para uma reflexão a respeito do potencial que a população do Litoral Norte tem a oferecer não só na Páscoa, mas ao longo do ano inteiro. Porque só oferecemos peixe, artesanato, shows, hortigranjeiros ecológicos, doces e chocolates na Semana Santa? Porque não propor que a produção de toda esta gente do Litoral seja motivo de eventos durante todo o ano, gerando emprego, renda e atração de turistas? É possível mobilizar as pessoas, não só para ganhar dinheiro, mas para tornar a vida melhor no Litoral Norte para todos. As feiras do peixe mostraram que isto é possível. * Engenheiro Agrônomo – Emater Imbé

Justiça Eleitoral divulga prazos

Calçadão de Cidreira

Moradores das proximidades do calçadão de Cidreira, na Avenida Mostardeiro, querem saber da prefeitura quando será efetuado o serviço de manutenção daquele espaço. Reclamam da dificuldade de circular, pois entulhos estão espalhados em vários pontos e, inclusive há lugares que afundam causando risco aos pedestres.

D

ia 07 de maio é o último prazo para: - alistamento eleitoral; - transferências de domicilio eleitoral ou local de votação; - regularizações cadastrais. Tirar segunda via do título eleitoral, o prazo é até 25/09/2014. O horário de funcionamento do cartório eleitoral é das 12h às 19h. Nos dias 1º, 3 e 4 de maio haverá plantão das 12h às 19h. Paulo Roberto Framil Fernandes, Chefe do Cartório da 110ª Zona. Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul. Poder Judiciário Federal.


Cultura

Jornal Regional do Comércio - Edição 83

Página 11

Comissão da Semana Farroupilha escolhe música tema Publicado em www.cultura.rs.gov.br

A

Comissão Estadual da Semana Farroupilha aprovou em 18 de março de 2014, que a música tema das comemorações dos festejos relativos ao 20 de setembro no Estado será “Eu sou do Sul”, do cantor e compositor Elton Saldanha. Ao contrário dos anos anteriores – quando foram promovidos concursos para a escolha da música tema – em 2014, a comissão optou por uma canção já conhecida e que vem ao encontro do tema dos desfiles: Eu sou do Sul. Os integrantes da comissão decidiram instituir, em parceria com a Estância da Poesia Crioula, um concurso de poesias com a mesma temática em substituição à escolha da música. Para o presidente da Fundação Instituição Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), Rodi Pedro Borghetti, essa música, assim como tema deste ano, contribuem para que cada um comece a pensar porque sente orgulho de ser do Sul. Elton Saldanha considerou uma honra inigualável ter sua música escolhida. “Presenciamos muitas vezes homenagens póstumas e instituem-se distinções a obras históricas ou de pesquisa, mas receber uma homenagem oficializando o tema dos festejos farroupilhas é algo definitivo”. Salientou ainda que um artista compõe de forma sentimental e despretensiosa, mas nunca imagina que sua composição possa ter um destino tão glorioso. “Eu sou do Sul” foi escolhida a música mais popular da

22ª Califórnia da Canção de Uruguaiana em 1993 e fez parte do CD Cavaleiros da Paz, gravado em 1995. Mais recursos – Quanto aos recursos financeiros para a realização da Semana Farroupilha, Borghetti informou que a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) disponibilizou de seu orçamento R$ 700 mil. Além desse valor, o evento receberá R$ 1 milhão da emenda parlamentar do deputado federal Paulo Ferreira. O dinheiro será destino para a produção de

espetáculos em 12 municípios do Rio Grande do Sul. Esse projeto será incluído no sistema Siconv até a próxima sextafeira, quando será lançado o edital público para que as cidades apresentem seus projetos. O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, informou que o livro tema deste ano será escrito por trinta regiões tradicionalistas. “Cada relato será uma oportunidade para falar sobre o orgulho pelo Sul”.

Charla de Peão por Juarez Cesar Fontana Miranda*

B

Lonqueando Couro Prá Tento

uenas Gauchada! Esperem um poquito que o Eleutério tá vindo. Enquanto ele não chega se abanquem e entrem na mão do mate. Como eu ando meio inliado com a lida, o Eleutério tem me feito a parceria no galpão do rancho. Quando me faz a capatazia, corta lenha, organiza o galpão, recebe os visitantes e, segundo ele mesmo, “prá fazê sala”, quase sempre oferece a minha pinguinha para uma degustação. - Tchê, Eleutério, tem um mate prá peonada? - Claro que tem, tchê. Se abanquem no más, vão passando a mão nessa canha bagual que tai enrriba do cepo da lenha enquanto eu aperparo o amargo véio. Estala a lenha, deixando no ar o cheiro da Guajuvira que o vento deitou na última tormenta e a cambona chia, como que assobiando para o Eleutério, prá avisar que a água tá no ponto de encilhar o mate. Um porongo quase cheio de erva, uma deitadita para o lado aparando a erva na palma da mão, um pouco da água chiando na cambona preta, a bomba descendo devagarito, com o dedo tapando o bocal e já vem o ronco da cuia, alertando a peonada para que se acheguem na roda do chimarrão. - Ô cuerada! O mate tá pronto. Se aprochegua, tchê. É o Eleutério, que arrastando as alpargatas, empurra no borralho do fogo de chão uma meia dúzias de batatas doce, e como um Pagé Crioulo, chama os devotos para o início do mais xucro ritual gaudério: a mateada. Enquanto a cuia roda, a peonada vai contando a faina da lida, a charla vai se espraiando e a noite, num tranquito modorrento, vai engolindo o dia, então, aproveito e vou dar uma espiada nos chasques que chegaram e que passo prá vocês. Sob a coordenação do meu amigo Léo Ribeiro, um dos maiores peleadores em prol do gauchismo, acontecerá no dia 30 de agosto de 2014, a Vª Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula, evento criado pelo Grupo Tradicionalista Fraternidade Gaúcha. No Festival, que faz parte da programação oficial da cidade de Porto Alegre, haverá duas categorias: uma para poetas, declamadores e amadrinhadores maçons e outra para participantes não maçons. Serão classificados cinco poemas para cada categoria, uma não concorrendo com a outra e mais um prêmio

especial para o “Melhor Tema Maçônico” que concorrerá, em igualdade de condições, na categoria maçônica. As poesias, que obrigatóriamente deverão falar dos hábitos, usos e costumes do Povo Gaúcho - exceção ao tema maçônico – terão de ser enviadas até o dia 15 de junho de 2014 para o e-mail: tertuliamaconica@hotmail.com ou via correio, para o seguinte endereço: Rua Gerônimo Coelho, 116 – CEP 90010-240 - Porto Alegre, RS. Maiores detalhes pelo fone (51) 91245851, ou pelo e-mail: leors.leo@terra.com.br

Sovando Tento prá Trança Bueno, passo o chasque e vou dar uma mateada. Vejo que o fogo tá reavivado e a prosa animada. Não sei o que falaram antes, mas me chama atenção o reboliço comandado pelo Eleutério: - Mas bah, vivente, o Alegrete eu conheço como a palma desta mão véia. Fui changuero de tropa. Tropeava, levando gado, prás banda de Livramento. Prum tal de Armour, um matadero de americano. De certa feita, fiz uma tropeada daquelas. Mais bunita que amor de prima, tchê. Quando voltei, tava com a guaiaca cheia de patacão. Como andava com a goela seca, senti vontade de moía a língua e como não sô santo, nem nada, aproveitei a olada e me mandei pro chinaredo, prá embeiçar uma pinguancha. Fui prá casa da Chininha, mas como conhecia bem a cuerada que ia cherá catinga, deixei o meu pingo encilhado e amarrado atrás dum capão de mato. Vá que numa precisão eu tivesse que sair, mais ligeiro que correntino fugindo da Gendarmeria, o flete já tava na mão. Me enfiei salão a dentro. O Negro Beiço manoteava uma oito baixo, rasgando La Cumparsita. A poeira subia e a fumaça fazia escurecê, ainda mais, o lampião a querosene, que mais fedia que alumiava. Me oitavei no balcão e pedi uma cachaça, purita no más. A maleva desceu rasgando, me fazendo cuspi a poera da estrada. Já chorava uma milonga e vislumbrei, no outro lado do salão, uma morenaça, dessas que só o capeta sabe fazê. Me enfezei. Fiz uma balaca com o mango, pendurei ele no cabo da cherenga e esfregando o papagaio nas rosetas, sai cantando as esporas até onde tava a chirua. A prendaça, flor de tropa, aceitou a estribada e num upa eu tava grudado nas ancas de cabrita, sentindo o cheiro de maçanilha nas ventas e o calor do pecado nas tripas.

Assim no más, já saimo, terceando um tango arrabalero. Adespos se grudemo numa vanera. E assim foi: tango, vanera, chamame, milonga, canha, gasosa Gazapina e dele beiço a noite inteira. O fudunço foi bom uma barbaridade. A noite tinha sido pequena e o dia já se aprochegava. Eu tinha que ir embora, pruque já tinha engatada outra changa e de manhazita eu ia dar uma apartada num gado lá pros lados do Itapororó. Me bandiei na direção do capão de mato, onde havia deixado, na soga, o meu Rosilho. - Mas barbaridade, tchê! sabe o que me aconteceu? Me robaram o flete. Virei um bicho, amuntei num porco espinho e no mesmo pé que vim, voltei pro cabaré. Meti o pé na porta, saquei do trinta nagão, enchi o teto de chumbo e, mais enfezado que galo garnizé em rinhadeiro de pinto, berrei: - Quem foi o filho da mãe que me afanou o Rosilho? Ninguém piava. Só o mosquedo, que zumbindo, quebrava o silêncio. Entonces eu falei: Vou tomar uma Gazapina e se o meu pingo não estiver lá fora quando eu terminar a cerveja, eu vô fazê aqui nessa espelunca, o mesmo que eu fiz numa outra, lá em Livramento. Pedi a cerveja e bebi, bem devagarito e a indiada, me olhava meio de soslaio, só na butuca, prá vê o que ia acontecê. Terminei a cerveja, larguei um catarraço no canto do balcão, passei a sola da bota e saí, na direção da porta. Quando abri, tava lá o meu Pingaço. Amarradito num galho da figueira, que fazia sombra na frente do redevu. O Rosilho me reconheceu, deu uma relinchada de boas vindas e eu, fazendo um carinho no cogote do flete, meti o pé no estribo, montei e quando fui dar as rédeas, a veia Chininha, ainda tremendo mais que vara verde, com medo que eu demolisse a sua “Casa de Tolerância”, me pregunta: - Só prá matá a minha curiosidade, seu Eleutério, quando roubaram o teu cavalo, o que é que tu fêz lá pros lados de Livramento? - Voltei a pé pras casas, ué ... Bueno, depois desta do Eleutério, é melhor ficar esperando um chasque de vocês, enquanto vou lonqueando couro prá fazer um tento. *Poeta Nativista | juarezmiranda@bol.com.br | jornaljrcl@terra.com.br


Pรกgina 12

Litoral sem drogas


Jornal Regional do Comércio - Edição 83

Beber durante a gravidez pode ser pior do que usar cigarro ou maconha

Estudo indica fetos expostos ao álcool apresentam mais problemas comportamentais ou de desenvolvimento Publicado por IG Notícias

P

ediatras dizem que pelo menos 1% dos bebês nascidos na Inglaterra sofrem problemas comportamentais ou de desenvolvimento devido à exposição ao álcool Beber durante a gravidez pode causar mais danos ao feto do que um fumar cigarro ou maconha, dizem especialistas. Com o alerta, foi preciso alterar as diretrizes governamentais, que indicam às mulheres que têm o hábito de beber que o façam no máximo duas vezes por semana. A recomendação dos especialistas para as gestantes é que eliminem de vez o álcool da rotina. Com informações do site do jornal britânico Daily Mail. Pediatras dizem que pelo menos 1% dos bebês nascidos na Inglaterra sofrem de problemas comportamentais ou de desenvolvimento devido à exposição ao álcool. Isto significa que, entre 730 mil nascidos no país por ano, pelo menos 7 mil são afetados. Os danos que as bebidas

alcoólicas podem causar são tão sérios que um especialista disse que, se é para ter um hábito ruim durante a gravidez, que seja o uso de maconha ou cigarro. Neil Aiton, pediatra dos hospitais universitários de Brighton e Sussex, disse que sua recomendação para as futuras mamães seria “não beba”. “Temos fortes evidências de que beber álcool com regularidade é prejudicial”, afirma. Ele complementa dizendo que bebês de mães que fumam podem nascer menores do que o normal. “Existem outras evidências, mas são menores quando comparadas com os prejuízos psicológicos e neurológicos de longo prazo que o álcool causa ao sistema nervoso.” Uma taça de 250 ml contém cerca de três unidades de álcool e os médicos dizem que, com isso, as mulheres estão colocando os seus fetos em risco. Sheila Hollins, da British Medical Association, diz que esta é uma recomendação difícil de se seFoto: Getty Images guir, já que as pessoas não sabem o que é uma unidade. “A recomendação do BMA seria a de que eliminar a bebida durante a gravidez é mais seguro devido à incerteza sobre beber de níveis baixos a moderados”.

Fumar maconha apenas 1 vez por semana pode deformar cérebro

O estudo teve o desafio de desmistificar o conceito de que o uso ocasional da droga não está associado a consequências ruins Publicado por IG Notícias

U

sar a droga apenas uma ou duas vezes por semana pode afetar o tamanho e o formato de duas regiões cerebrais importantes Fumar maconha ocasionalmente pode danificar estruturas centrais do cérebro, de acordo com um novo estudo divulgado pelo site Daily Mail. Segundo a pesquisa, usar a droga apenas uma ou duas vezes por semana pode afetar o tamanho e o formato de duas regiões cerebrais importantes, ligadas à emoção e à motivação. Estudos anteriores, realizados com pessoas que fazem uso excessivo da maconha, mostraram que a droga pode de fato “reestruturar” o cérebro. No entanto, este é o primeiro experimento que mostra o efeito com usuários ocasionais. Especialistas da Harvard Medical School e da Northwestern University, de Chicago, analisaram a ressonância magnética de 20 usuários de maconha, com idades entre 18 e 25 anos. Eles compararam as imagens às de cérebros de pessoas que nunca fizeram uso da droga. As maiores diferenças foram notadas em duas áreas: o núcleo accumbens e a amígdala, que são associados à motivação, às emoções e ao vício. No cérebro dos usuários, o núcleo accumbens apareceu muito maior, enquanto a amígdala se mostrou deformada. Segundo o professor Hans Breiter, o estudo teve o desafio de desmistificar o conceito

de que o uso ocasional da droga não está associado a consequências ruins. “As pessoas acham que o uso recreativo não causa nenhum problema, mas nossos dados mostram que não é o caso”, reforça. A co-autora do estudo, Anne Blood, de Harvard, diz que estas áreas cerebrais são de grande importância. “Elas formam uma base para que você avalie os aspectos positivos e negativos das coisas e tome decisão sobre elas”, pontua. Os resultados abrem novos caminhos para pesquisas que buscam examinar as ligações entre o uso de maconha e as doenças mentais.

Foto: Getty Images

Página 13

Jovens começam a beber com menos de 15 anos, diz pesquisa De acordo com pesquisa da Unifesp, 36% dos jovens bebem semanalmente Publicado por ABEAD

O

s brasileiros começam a consumir álcool por volta dos 15 anos, três anos antes do permitido pela lei. O dado é do 2º Lenad (Levantamento Nacional de Álcool de Drogas) realizado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e divulgado nesta quarta-feira (26). O Brasil tem 20% da população com idade entre 15 e 24 anos, ou seja, é um País jovem, mas que consome álcool sem moderação e cada vez mais cedo, sem distinção entre homens e mulheres. A pesquisa foi realizada com 1.742 jovens de 14 anos a 25 anos de 149 municípios do Brasil. Ainda conforme os dados da pesquisa, praticamente metade dos jovens consome álcool e esta taxa é de 26% entre os menores de idade. Entre os que relataram beber, 36% bebem semanalmente — mulheres consomem quatro ou mais doses e homens cinco ou mais. A cerveja é a bebida que mais participa destes eventos sociais.

Cigarro Sobre o consumo de tabaco, os jovens relataram iniciar concomitantemente com o álcool, por volta dos 15 anos. A pesquisa mostrou que 5% dos meninos menores de 18 anos e quase 18% dos homens entre 18 e 25 anos ainda fumam. A maconha é a droga ilícita mais usada no Brasil, com quase 5% da população tendo consumido a substância no último ano. O uso é mais comum no sexo masculino (8,3%), contra 1,4% entre as meninas. No entanto, as mulheres consomem mais cocaína do que os homens. Segundo o coordenador do levantamento, o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, do Inpad (Instituto Nacional de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas), o comportamento feminino chama a atenção.


Educação

Jornal Regional do Comércio - Edição 83

A pedido

Projeto: a hora do recreio

A

Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Pedro da Silva, em Cidreira, vem desenvolvendo um projeto que visa realizar um recreio saudável, diminuindo as brincadeiras violentas e correrias, bem como o índice de acidentes.

Yuri 12 anos É muito legal a gente ajuda as crianças na hora do recreio não deixando elas se machucar, auxiliamos nas atividades desenvolvidas no pátio eu gosto muito de ser um monitor.

Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio

O projeto busca uma parceira com os alunos do 5° ano, que realizam juntamente com os professores o monitoramento das atividades. Estimulando o desenvolvimento de hábitos saudáveis durante o recreio através de brincadeiras, brinquedos construídos com sucata, cantigas de roda etc.

Entrevista com os alunos Como era o recreio antes e depois do projeto? Robson 13 anos – -Antes- não tinha nada pra fazer no recreio só corríamos. -Depois- agora temos atividades e brincadeiras para brincarmos no pátio. Qual a importância de ser monitor?

Psicologia

por Rute Prestes*

O

Eixo tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer. Modalidade: à distância Denominação do Curso: Curso Técnico em Guia de Turismo, subsequente ao Ensino Médio, modalidade à distância E- tec. Habilitação: Guia de Turismo Regional e Guia de Turismo Excursão Nacional Nº de vagas no Polo: 50 Tempo de integralização do curso: 2 anos (4 semestres) Funcionamento: online, com atividades presenciais no turno noturno e/ou sábados e domingos. Carga horária total: 1035 horas Inscrições : 16/04 a 12/05 de 2014 Mantenedora: IFRS, Campus Osório. Polo de apoio presencial UAB Balneário Pinhal Objetivo geral Formar o técnico em Guia de Turismo, com domínio de instrumental teórico, prático e metodológico, permitindo o desenvolvimento da profissão com condição de autonomia, competência e comportamento ético. Requisitos do ingresso Poderão ingressar no curso alunos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, independente de formação específica. O acesso ao Curso Técnico em Guia de Turismo, subsequente ao Ensino Médio, modalidade educação à distância E-tec dar-se-á por Processo Seletivo próprio que deverá ser regulamentado por edital público amplamente divulgado.

Estão abertas as inscrições para nova edição do Parlamento Jovem

A

Câmara dos Deputados abriu inscrições para a 11ª edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro. O programa simula uma jornada parlamentar, em que os estudantes participam de debates e votações como se fossem deputados, conhecendo, com isso, o trabalho legislativo. O evento será realizado entre 21 e 26 de setembro nas dependências do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) e nos plenários das comissões da Câmara. As inscrições podem ser feitas até 23 de maio. O programa – que mantém uma fanpage no Facebook – é voltado para alunos do ensino médio ou técnico de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos. O jovem tem que estar matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio. Para participar, é preciso elaborar um projeto de lei propondo mudanças para melhorar a realidade do País. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional. Os interessados devem entregar a ficha de inscrição na sua escola, junto com a proposta de projeto de lei, a cópia da identidade, a declaração de matrícula no ensino médio ou técnico e, em caso de menor de idade, o termo de autorização dos pais ou responsáveis. Esses documentos serão encaminhados aos coordenadores do programa nas secretarias de Educação dos estados, responsáveis pela primeira etapa da seleção. Serão selecionados 78 projetos. O número de representantes jovens por estado é proporcional ao número de deputados de cada um deles. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, recebem um representante jovem. A primeira edição do Parlamento Jovem ocorreu em 2004. Em 2013, a décima edição alcançou recorde de inscrições, chegando a 1.631 projetos de lei encaminhados por estudantes de todo o País.

Obesidade infantil

problema da obesidade comum deve ser abordado a partir de dois fatos essenciais: de um lado, as ingestões alimentares em excesso, em particular do ponto de vista qualitativo, aumentam o peso, enquanto que as restrições alimentares o modo particular, do ponto de vista ponderal, aos excessos ou as restrições alimentares. Alguns estudiosos sobre a obesidade infantil, citando H.Bruch, propõe, de fato três tipos psicológicos: 1) O obeso cujo estado não depende de problemas emocionais; 2) O obeso cujo estado é a conseqüência de uma experiência emocional traumatizante, na qual a Hiperfagia (ingestão excessiva de alimentos ou aumento exagerado do apetite) e a obesidade têm a função de protegê-lo da angústia e da depressão e 3) O obeso cujo estado se caracteriza sobretudo por uma impossibilidade de suportar as frustrações ou um retardamento na gratificação. É importante salientar que os pais devem investigar as causas da criança ser obesa e não somente recriminar ou proibir que elas comam doces, sorvetes, refrigerantes e tudo que possa aumentar o peso. A criança que está acima do peso em relação a altura e a idade é uma criança que sofre nos ambientes que ela frequenta, dentre eles a escola, onde os coleguinhas ora por brincadeira, ora por provocação, colocam apelidos que muitas vezes as crianças se sentem discriminadas, dentre eles: baleia, bola, barril, gorducha (o), entre tantos que não é necessário enumerar. Diante deste desconforto no convívio com os colegas, ela acaba se retraindo e se distanciando, inclusive, de participar das aulas de educação física, sendo que é neste momento que o professor entra na história, a fim de convencê-la que

uma atividade física irá lhe fazer bem e com a possibilidade de baixar o peso. Este trabalho deve ser feito junto com os pais, para que a criança se sinta protegida e aceita no grande grupo. É importante também buscar ajuda profissional não só na área médica, a fim de saber se a criança está se desenvolvendo dentro dos parâmetros normais, mas também de ajuda psicológica, onde a criança possa falar dos seus medos, de suas angústias, ansiedade, insegurança, complexo de inferioridade e tudo que está deixando-a afastada de participar nas atividades onde ela precisa se mostrar e provar que é competente.

*Graduada em Psicologia Plinica - Ulbra | Ruteprestes.psico@gmail.com

Página 14

MusicArte

por J. Vargas*

O Poder da Música

C

omo cantou John Lennon: Imagine all the people, Living life in peace. (imagine todas as pessoas vivendo uma vida de paz). Foi exatamente isso que aconteceu em Agosto de 1969 na cidade de Bethel, Nova York. Durante três dias, o poder da música reuniu mais de 400 mil pessoas, para ver e ouvir entre outros: Carlos Santana, Janis Joplin, The Who, Joe Cocker e Jimi Hendrix, era o delirante movimento Hippie que mudaria o mundo; o lendário festival de WOODSTOCK. Em Janeiro de 1985, Michael Jackson compôs a música WE ARE THE WORLD, e levou com sigo para o estúdio astros da música Americana como: Tina Turner, Lionel Richie, Bob Dilan , Ray Charles, Cindy Lauper e Daiana Ross, entre outros. Com esta gravação cantaram e encantaram o mundo. Ainda hoje, we are the world, arrecada milhões para o combate a fome na África. No Brasil, a ditadura exilou artistas, como Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil, que longe da Mãe Gentil, compuseram músicas que se tornaram hinos eternos. Nos dias atuas temos um grupo que faz sucesso chamado Playng for change (Tocando para uma mudança). Este projeto conta com músicos em sua maioria de rua de todo o mundo, tocando simultaneamente músicas conhecidas, mas cada músico em seu Pais de origem; por exemplo: Um Pandeiro brasileiro com uma Citara Indiana e um Piano em Tókio, tocando em harmonia para um grupo vocal no Tibet. O Poder da Música também está no espaço; a bordo da Sonda espacial Americana Voyager, que a esta hora navega no Universo; está um disco que contém músicas de Beethoven, Mozart e Chuck Berry .Por essas e outras que a música é chamada de A Linguagem Universal. Além disso; estudos recentes revelam que a música é usada como terapia no tratamento de doenças diversas com ótimo efeito benéfico sobre os pacientes. A música é pura energia sonora dissipada em cada acorde, em cada nota sentida. Cada música gera um estado energético o qual influência os elementos ao redor, incluindo o ser Humano. O Poder da Música é tão grande que é capaz de mudar os sentimentos, de fazer rir e chorar, de tirar da inércia as mãos para um aplauso e até mesmo de dar Fé ao Ateu. *Músico | Guitarrista | joaosidineivargas@hotmail.com


Saúde

Jornal Regional do Comércio - Edição 83

Primeira parcela de R$ 30 milhões para financiamento da Atenção Básica (PIES) já está disponível aos municípios

A

primeira parcela de R$ 30 milhões da Política Estadual de Incentivo para Qualificação da Atenção Básica (PIES 2014) já está disponível aos municípios. O valor disponibilizado na terça-feira (22) é voltado para financiamento dos serviços de saúde que garantem o atendimento mais próximo da casa dos gaúchos e representa um montante inédito de investimento nessa área, ampliado significativamente nos últimos anos. A portaria que garante os recursos foi assinada pela secretária Sandra Fagundes no dia 10 de abril (foto). No total, são quatro parcelas de R$ 30 milhões, totalizando R$ 120 milhões. A distribuição dos recursos leva em conta o coeficiente populacional e a população de crianças e idosos. Além disso, os municípios com menor renda per capita e maior vulnerabilidade social recebem mais, com o objetivo de qualificar o acesso aos serviços de Saúde para quem mais precisa. O Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado a definir critérios sociais para distribuição desses recursos. A secretária Sandra Fagundes explica que o cálculo do repasse também considera a cobertura populacional das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), a fim de estimular os municípios a implantar, qualificar e ampliar o atendimento do serviço. Ela lembra que o Rio Grande do Sul vive um período

Gripe H1N1

A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente. O período de incubação varia de 3 a 5 dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. Experiências recentes indicam que esse vírus não é tão agressivo quanto se imaginava. Segundo a OMS e o CDC (Center for Deseases Control), um centro de controle de enfermidades, nos Estados Unidos, não há risco de esse vírus ser transmitido através da ingestão de carne de porco, porque ele será eliminado durante o cozimento em temperatura elevada (71º Celsius). Sintomas Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

Nutrição

de expansão em relação à ESF, tendo sido o terceiro Estado com maior aumento na cobertura do serviço entre 2011 e 2013. O crescimento de 17,1% no número de equipes significa que quase 650 mil gaúchos que não eram cobertos pela ESF passaram a ter acesso ao serviço. Confira a evolução dos repasses aos municípios para o PIESAtenção Básica: 2010: R$ 15 milhões 2011: R$ 40 milhões 2012: R$ 80 milhões 2013: R$ 100 milhões 2014: R$ 120 milhões O recurso pode ser utilizado pelos gestores municipais para despesas de custeio, pagamento de salários e gratificações, equipamentos e veículos, reformas e ampliações de Unidades Básicas de Saúde, aluguel, entre outras ações que visem a ampliação dos serviços de Atenção Básica. Balneário Pinhal e Cidreira Para Balneário Pinhal o valor do repasse foi de R$ 69.845,97 e para Cidreira 42.640,90. Diagnóstico Existem testes laboratoriais rápidos que revelam se a pessoa foi infectada por algum vírus da gripe. No caso do H1N1, como se trata de uma cepa nova, o resultado demora aproximadamente 15 dias. No entanto, nos Estados Unidos, já foram desenvolvidos “kits” para diagnóstico, que aceleram o processo de identificação do H1N1. Vacina A vacina contra a influenza tipo A é feita com o vírus (H1N1) da doença inativo e fracionado. Os efeitos colaterais são insignificantes se comparados com os benefícios que pode trazer na prevenção de uma doença sujeita a complicações graves em muitos casos. Existe ainda uma vacina com ação trivalente, pois imuniza contra o H1N1e o H3N2 da influenza A e contra o da influenza B. É bom lembrar que a vacina contra gripe sazonal que está sendo distribuída atualmente no Brasil foi preparada a partir de uma seleção de subtipos de vírus que representavam ameaça antes de aparecer o H1N1, uma variante nova de vírus influenza tipo A. Tratamento É de extrema importância evitar a automedicação. O uso dos remédios sem orientação médica pode facilitar o aparecimento de cepas resistentes à medicação Os princípios ativos fosfato de oseltamivir e zanamivir, presentes em alguns antigripais (Tamiflu e Relenza) e já utilizados no tratamento da gripe aviária, têm-se mostrado eficazes contra o vírus H1N1, especialmente se ministrados nas primeiras 48 horas, que se seguem ao aparecimento dos sintomas.

por Mare Ecila dos Santos*

Açafrão – Curiosidades e benefícios

A

çafrão da terra ou Cúrcuma é uma raiz nativa da Índia. Da mesma família do gengibre, o açafrão possui uma cor amarela tem sabor levemente apimentado e é um dos ingredientes do famoso Curry. Rico em propriedades medicinais cada vez mais vem sendo explorado e vem apresentando resultados incríveis para saúde! É ótimo para a pele, protege o fígado, atua contra o câncer, ajuda na digestão das proteínas e regula o metabolismo. Esses benefícios têm a ver com o poder anti-inflamatório e antioxidante da curcumina, pigmento que dá cor amareloouro ao açafrão! Alguns dos benefícios já identificados: • É usado no tratamento para a depressão, esclerose múltipla e doença de Alzheimer. • Impede constipações, melhora a digestão, combate

doenças do estômago e ajuda a melhorar a flora intestinal. • Previne e reduz diversos tipos de câncer • Purifica o sangue, combate doenças como varizes e do coração. • É um alimento termogênico. Ao aumentar a termogênese (calor do corpo), promove a queima de gordura auxiliando no emagrecimento. • Faz proteção da pele pelo alto poder antioxidante! Pode ser utilizado no arroz, na sopa, no molho da salada ou diretamente sobre a comida. É melhor não aquecer! Coloque sempre no final das preparações! Fonte: http://www.anitanutricionista.com.br/ *Nutricionista – Responsável Técnica pelo Programa de Alimentação Escolar do Município de Balneário Pinhal.

Página 15

Saúde Bucal por Dra Viviana Costa*

S

Aparelhos Auto Ligados

e você ainda não ouviu falar nesse termo, certamente ouvirá. Mas o que é, exatamente, este tipo de aparelho ortodôntico?Bom, aparelho ortodôntico auto ligado é a denominação mais comum de aparelhos compostos por bráquetes que não necessitam de ligaduras elásticas ou metálicas para o fio, ou arco ortodôntico, fiquem presas no interior dos slots, as peças possuem um dispositivo próprio, geralmente semi-automático, para prender o arco em seu interior. Em outras palavras, não usa-se àquelas borrachinhas coloridas. Os aparelhos auto ligados são mais eficientes porque não necessitam de ligaduras elásticas ou metálicas isso diminui o atrito entre o fio e o bráquetes enormemente, permitindo a aplicação de forças mais leves, o que é ideal para uma excelente movimentação ortodôntica, além de trazer mais conforto ao paciente. O mecanismo também diminui o número de consultas necessárias, uma vez que devemos deixar o aparelho agir durante mais tempo, sem ativações. As consultas também são mais rápidas, devido à facilidade em se trocar os fios. Entre as vantagens destes bráquetes podemos destacar: 1.Menor Atrito: Os autoligados apresentam menor atrito do bráquete com o fio e, com isso, menor resistência ao deslocamento dos dentes. 2.Movimentos mais rápidos: Alguns tipos de movimentos podem ser obtidos de forma mais rápida e eficiente com os auto ligados. A fase de nivelamento e alinhamento, correção de apinhamentos, os movimentos de rotação, os movimentos de fechamento de espaço e o tracionamento de dentes fora de posição, geralmente podem ser realizados em tempo menor. 3.Facilidade na troca dos arcos: A troca de arcos é muito mais rápida neste sistema. Mais rápido, mais fácil e mais confortável para o paciente e para o profissional. 4.Tempo de tratamento menor: Alguns autores chegam a quantificar, sugerindo que o tratamento tende a ser de 4 a 9 meses mais rápido. 5.Melhor higiene: As ligaduras elásticas são facilmente contaminadas por bactérias e a manutenção destas entre as consultas, aumentam a tendência de formação de placa e inflamação gengival. 6.Número de consultas menor: Os pacientes que utilizam o sistema auto ligado podem e devem ser agendados com intervalos maiores entre as consultas após o término da montagem do aparelho. 7.Reabsorção Radicular: Apesar de se obter movimentação mais rápida, não tem sido observado aumento de reabsorção radicular nos casos tratados com estes bráquetes. A maior desvantagem ainda reside no custo, bem mais alto que os aparelhos convencionais, mas os estudos têm mostrado que esta diferença é compensada pela eficiência superior do sistema. Além do custo, outra dificuldade é fazer o paciente adolescente entender que o tratamento pode ser realizado sem o uso das borrachinhas coloridas, facilitando a higiene e a movimentação dos dentes.

*Graduada pela UFSM | Especialista em Ortodontia | vivianadacosta2007@gmail.com


Cursos e Concursos

Jornal Regional do Comércio - Edição 83

CONAB: 396 vagas de níveis médio e superior Publicado por PCI Concursos Jornalista: Aline Martins

C

om o objetivo de preencher 177 vagas de nível médio, 219 oportunidades de nível superior, e formar cadastro reserva, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou a abertura de dois Concursos Públicos. O primeiro edital trata da seleção a ser realizada para candidatos de nível médio, com oportunidades abertas no cargo de Assistente, nas áreas de Nível Médio (62), Técnico Agrícola (87), Contabilidade (15), e Tecnologia da Informação (13). Já o segundo certame anunciado, provê à convocação de 219 profissionais para compor o quadro de Analista, com as seguintes áreas de formação: Contabilidade: (38); Direito (16); Economia (22); Engenharia Agrícola (10); Engenharia Agronômica ou Agronomia (52); Engenharia Civil (1); Engenharia Elétrica (1); Engenharia Mecânica (1); Gestão do Agronegócio (2); Auditoria (CR); e Comunicação Social (CR).

As oportunidades serão preenchidas nas unidades do Conab, em todo o território nacional. Os aprovados farão jus à remuneração de R$ 2.172,63 ou de R$ 5.112,07, conforme a função exercida, já que a jornada de trabalho é de 44 horas semanais. Ao salário serão somados ainda, benefícios como serviço de assistência à saúde, assistência social, seguro de vida, programa de transporte do trabalhador, auxílio-funeral, assistência educação infantil, auxílio-escola, auxílio-alimentação, Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT e Plano de Previdência Cibrius. As inscrições devem ser efetuadas no endereço eletrônico www.iades.com.br, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e pagamento das taxas de R$ 42,00 ou R$ 46,00. O período de inscrição do certame com vagas de nível médio segue de 15 de abril de 2014 a 18 de maio de 2014, e do concurso com oportunidades para o nível superior, de 15 de abril de 2014 a 28 de maio de 2014. Os inscritos serão submetidos às Provas Objetiva e Discursiva, conforme o método de avaliação adotado por cada certame, e serão aplicadas nas capitais e no Distrito Federal. Mais informações podem ser obtidas nos editais de abertura disponíveis em nosso site, nos links abaixo da notícia. Fonte: www.in.gov.br.

Sefaz - RS abre 200 vagas para Técnico Tributário e Auditor Fiscal Publicado por: PCI Concursos Jornalista: Iara Valiente

A

Secretaria de Estado da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz - RS) divulgou dois editais de concursos públicos (CPs) para o provimento de cargos efetivos da classe inicial da Receita Estadual. Os certames estão sob a responsabilidade da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência (Fundatec). No caso do CP 001/2014 são destinadas 100 vagas para Técnico Tributário de 3º Grau, e no CP 002/2014 as 100 oportunidades são para Auditor Fiscal. Em cada um dos certames há 74 vagas de ampla concorrência, 10 para pessoas com deficiência e 16 para candidatos negros e pardos. As jornadas de trabalho são de 40h semanais e as remunerações, de R$ 4.620,00 e R$ 10.940, respectivamente. Além disso, será pago prêmio de produtividade e eficiência variável de R$ 3.704,95 no primeiro caso e de R$ 8.188,94 no segundo.

Como taxa será cobrada a quantia de R$ 145,22 para ambos os cargos e as inscrições devem ser realizadas pelo site www. fundatec.org.br, no respectivo link do concurso de interesse. Para o CP 001/2014 o período de inscrições é de 11 de abril de 2014 a 8 de maio de 2014, e o prazo para o CP 002/2014 é de 12 de maio de 2014 a 11 de junho de 2014. Em ambos os casos a exigência é de formação em nível superior, mas especificamente no CP 002/2014 o candidato deve ter bacharelado nas áreas de Ciências Jurídicas e Sociais, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração, Engenharia ou Tecnologia da Informação. Todos os candidatos do CP 001/2014 serão avaliados por meio de prova teórico-objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, na data provável de 20 de julho de 2014, na cidade de Porto Alegre, enquanto que os inscritos no CP 002/2014 farão essas provas nos dias 9 e 10 de agosto de 2014. Os concursos são válidos por um ano e podem ser prorrogados. Para mais detalhes consulte os editais em nosso site, logo abaixo.

Polícia Rodoviária Federal vagas para Agente Administrativo Publicado por: PCI Concursos Jornalista: Iara Valiente

A

Polícia Rodoviária Federal (PRF) disponibilizou a primeira retificação do concurso público 001/2014, na qual altera o quantitativo de vagas para pessoas com deficiência para 33, sem modificar o quantitativo geral de oportunidades, que é de 216. A responsabilidade técnico-administrativa do certame é da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), e o objetivo é o provimento dessas vagas para o cargo de Agente Administrativo, classe A, padrão I, no Plano Especial de Cargos, em nível intermediário. Podem participar do certame profissionais com formação completa em nível médio, que disponham de 40h semanais para dedicar-se às atividades da função, tais como o apoio técnico administrativo à área finalística da instituição. A remuneração é de R$ 2.043,17 e será acrescida de retribuição variável de R$ 1.521,60 a R$ 1.902,00, conforme a avaliação de desempenho do servidor.

Todos os contratos serão firmados em regime estatutário e os profissionais serão designados para as Unidades de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Sergipe, Rondônia/ Acre, Tocantins, Amapá, Amazonas, Roraima e Sede/ Distrito Federal. Para fazer parte do concurso o candidato deve preencher formulário disponível emwww.funcab.org de 9 a 30 de abril de 2014, com taxa de R$ 60,00. Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva na data provável de 25 de maio de 2014, composta por 60 questões, de acordo com o indicado em anexos do certame. Além disso, os candidatos serão submetidos à investigação social, de caráter eliminatório. O concurso é válido por dois anos e pode ser prorrogado. Para mais informações consulte o edital em nosso site, logo abaixo. Fonte: pesquisa.in.gov.br.

Página 16

Informática Fundamental Publicado por SENAC Tramandaí

N

o Curso de Informática Básica, o participante vai adquirir os conhecimentos necessários para utilizar o computador com eficácia na criação e formatação de textos com o Word, montagem de planilhas eletrônicas no Excel, produção de apresentações no PowerPoint e realização de pesquisas e comunicação por meio da internet. Área de Formação: Informática Pré-requisitos: Escolaridade: Ensino Fundamental - Idade: 14 anos completos. • Carga Horária: 120 horas Programa Excel Fundamental - 24 horas/aula Internet e Redes Sociais - 24 horas/aula Powerpoint - 24 horas/aula Windows - 24 horas/aula Word Fundamental - 24 horas/aula Turmas abertas para este curso em SENAC TRAMANDAÍ Período: De 28/04/2014 até 01/08/2014 Horário: Segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras das 9h às 12h Total de vagas: (Consultar disponibilidade) Investimento: Valor total: R$896,00 ou Valor parcelado: 10 x R$89,60 Forma de Pagamento: Aceitamos pagamento com cheques, cartões de crédito Visa, Master, Hiper e Banricompras. Descontos: Preço promocional para comerciário (20% desconto), na apresentação do cartão Sesc/Senac (titular ou dependente) no ato da matrícula. Documentos: Identidade, CPF e comprovante de endereço.

Opinião

por Fabio Cruz da Silva*

Caso Bernardo Boldrini

N

ão há como ficar indiferente a este triste episódio ocorrido na cidade de Três Passos. A morte do menino Bernardo chocou o Rio Grande, o Brasil e porque não, o mundo. Todos os sites de notícias, jornais e telejornais abordaram o caso em matérias especiais. Quero aqui manifestar minha solidariedade com a família materna do menino que era órfão de mãe e, saudar o belíssimo trabalho da Polícia Civil na profunda investigação e rápida elucidação deste crime que ainda carecem de alguns pequenos esclarecimentos. Mesmo à distância e não tendo amplo conhecimento no que diz respeito ao trabalho do Poder Judiciário, como ex-conselheiro, posso garantir que tanto os promotores, juízes e conselheiros tutelares fizeram o que poderia ser feito numa situação como essa. O trabalho destes agentes públicos num caso como o de Bernardo era tentar restabelecer os vínculos familiares, afinal de contas o pai era o ente responsável pelo mesmo. E pelo que pude apurar, era o que se tentava, até o momento de seu desaparecimento. Eu mesmo, durante o período em que atuei no Conselho Tutelar em Cidreira, me deparei com situações de conflitos entre pais, onde os filhos estavam em situação semelhante. E sempre buscamos o concílio, o perdão e, mesmo que isso não fosse possível, pelo menos, um pouco de respeito. Graças a Deus, nenhum de nossos casos terminou como o do menino Bernardo. Só nos resta agora aguardar e acompanhar para ver qual o grau de participação dos acusados neste crime.

A baixa temporada chegou Agora sim. O verão se foi; o mês de março (considerado pelos mais antigos, o melhor mês para descanso) e; o feriadão de páscoa também. Inicia-se um período difícil para muitas pessoas. A escassez na oferta de emprego, associada ao frio e chuvas, dificultam a vida dos mais carentes e necessitados. É nesta hora, que devemos por em prática nossos discursos de pessoas do bem, começando por estender a mão a quem precisa. Certamente, mesmo que não tenhamos muitos bens ou economias, sempre podemos fazer alguma coisa por alguém. Em nosso guarda-roupa, deve ter uma blusa ainda em condições que poderá ser útil. Nosso armário de mantimentos deve ter um leite, arroz ou uma massa sobrando. Nossa casa, sempre tem algo que precisa de reparo. Uma pintura, uma poda de árvore. Mas em alguns casos, juntamente com o frio vem a depressão e o que as pessoas precisam é apenas de uma palavra amiga... de um ombro...de carinho, afeto e compreensão. #ficadica *graduado em Letras/Espanhol pela Universidade Federal de Pelotas E-mail: fabiocruz.silva@terra.com.br


Geral

Jornal Regional do Comércio - Edição 83

Estimativa para a inflação passou de 6,47% para 6,51%, este ano

Panorama por Jacira Franco*

D

Pois é... Pois não é...

os conteúdos que nos ensinaram podemos aprender a ser livres ou dominados, competidores ou cooperativos. Podemos ser repetidores ou ser estimulados a criar. Toda a aprendizagem gera influência. Mudamos quando aprendemos. Normalmente as pessoas não admitem seus erros e acreditam ter sempre as atitudes mais adequadas. Pode acontecer comigo e com você que está lendo. Não somos perfeitos.Todos temos defeitos. Alguns são visíveis outros se mantém ocultos. Você fala. Pronto. Criou polemica. Alguém errou. Pronto CRIOU-SE UM PROBLEMA. Quanto a pergunta que foi feita a minha pessoa, de que lado estou, quem estou apoiando agora, a resposta é: NINGUÉM. Primeiro porque alianças ainda não foram feitas, candidatos ainda não estão definidos e o principal, faltam dois anos para a próxima eleição. Vamos aguardar o voo das gaivotas O que quero, o que faço, o que digo, é puramente político sim, mas sempre pensando na comunidade, em falar o que é visivelmente errado e em algumas ocasiões elogiar, porque não? Simples. Simples assim. Agora, quando você não sabe para onde vai, nenhum vento lhe será favorável. Aprender a focar é ter os pés no chão; concluir tarefas são hábitos de sabedoria. Saber esperar também. Ter foco é não perder tempo com mesquinharias, discussões banais Quando falo no agora, ou faltam mais de dois anos, não falo em acomodação, em não fazer, em esperar. Todos sabem a linha a seguir, todos sabem que nem todos os dias são cinza assim como nem todos serão ensolarados. Faço parte desse enrolado, procurando sempre mostrar os acontecimentos que nunca são publicados por mim sem antes ter a certeza que estou no caminho certo. Não estou aqui para prejudicar A ou B, todos tem seus direitos assim como tenho os meus. Vamos também pensar que às vezes nossas interpretações podem estar erradas. Sou ousada em minhas publicações e não puxo o saco de ninguém. MINHA OUSADIA DESACOMODA, COMPROMETE E INTRIGA várias pessoas. Que elas pelo menos consigam pensar ao ler, o que estão fazendo errado e o que o povão entre os quais me incluo pensam DELES. Pensemos que bater os dedos

Tele Entrega 3681.2273

Publicado por Agência Brasil

na porta do carro dói, Colocar a mão no ferro quente, dói. Esmagar o mindinho do pé no canto da parede dói, ser enganado por pessoas que devem nos representar dói. DÓI muito. Aos que possa interessar,minha auto estima está em alta, o gostinho em minha boca é de açúcar. Então não tenho problema “ com eu, com tu,com ele, com nós, com vós,com eles”. Falo e está falado. Aqueles que quiserem explicações sobre assuntos que não entendem me procurem que as provas ou testemunhas dos fatos estarão comigo. De resto amigos, desejo á todos que se beneficiem enquanto podem, pois um dia a casa cai. Se não cair melhor para vocês.....Deu pata entender? Jacirafranco@hotmail.com

Executivo propõe salário mínimo de R$ 779,79 na LDO de 2015v

O

Página 17

governo federal prevê salário mínimo de R$ 779,79 para 2015, o que significa um aumento de 7,71% em relação aos R$ 724 atuais. O dado foi divulgado em coletiva dos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Miriam Belchior, sobre os principais pontos da proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2015, entregue ao Congresso. A proposta chega sem as regras do orçamento impositivo. Pelas regras atuais, o ano de 2015 será o último no qual será adotada a atual fórmula de correção do salário mínimo, ou seja, variação da inflação do ano anterior e do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. A política de reajuste (Lei12.382) foi aprovada pelo Congresso em 2011.

A projeção de instituições financeiras para a inflação subiu pela sétima semana seguida. A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 6,47% para 6,51%, este ano. Para 2015, a projeção foi mantida em 6,01%. Essas são as projeções de instituições financeiras consultadas todas as semanas, pelo Banco Central, sobre os principais indicadores da economia. A estimativa para o IPCA em 2014 superou o limite superior da meta que é 6,5%. Essa meta tem como centro 4,5%. É função do Banco Centra fazer com que a inflação fique dentro da meta. Um dos instrumentos usados para influenciar a atividade econômica e, consequentemente, a inflação é a taxa básica de juros, a Selic. Quando o Comitê de Política Monetária do Banco Central aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida. Isso reflete nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, mas a medida alivia o controle sobre a inflação. O BC tem que encontrar equilíbrio ao tomar decisões sobre a taxa básica de juros, de modo a fazer com que a inflação fique dentro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional. A estimativa da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe) segue em 6,19%, este ano, e em 5%, em 2015.


Moda e Beleza

Jornal Regional do Comércio - Edição 83

Tendências da moda outono inverno 2014

Página 18

Como fazer a progressiva durar mais Alguns cuidados para preservar o efeito liso dos fios e a saúde dos cabelos tratados com a química

Publicado por Camila Toledo | www.modaedicasfemininas.com Uma peça que todo mundo ta usando, e que lojistas estão apostando muito nela neste outono inverno são as peças xadrez. A mistura de uma cor vermelha e preta estão sendo o forte da estação, claro que outras peças xadrezes de outras cores estão na tendência, mais o que está predominando mesmo é o preto e o vermelho. Uma Calça Xadrez com a frente Sarja e atras ponto roma é com certeza uma boa pedida. Na Blusa opte por uma xadrez com estampa ou com manga de bicho toda estampada.

1a DICA

Portal iG, especial para a TRESemmé Por Ana Falchi

N

2a DICA

Opte por blusas com detalhes no braço pois é um forte do outono. Outra super tendência que esta muito forte é a renda, principalmente as com cores mais escuras. Casaquinhos Channel com estampa de onça são também o forte para esta época.

o mundo dos sonhos de quem quer fugir das ondas, cachos e excesso de volume o ideal seria poder repetir a progressiva sempre que a gente quisesse os cabelos lisinhos e sedosos. Mas a técnica está cercada de polêmicas, envolve produtos químicos poderosos e deve ser repetida em intervalos de no mínimo três meses. Então o que fazer para prolongar ao máximo o efeito da escova progressiva? Muitos especialistas não recomendam e até não incentivam o uso da progressiva. É o caso de Patrícia Maciel, tricologista e terapeuta capilar com especialização no Japão. Para ela, no longo prazo, o formol que a maioria das fórmulas de progressiva contêm, mesmo em pequenas quantidades, vai acabar provocando o afinamento dos fios e, consequentemente, a queda. Existem, no entanto, alguns cuidados que vão proteger os cabelos, além de prolongar o efeito liso e sedoso e evitar que você caia na tentação de abusar do procedimento. “Hidratar, cauterizar os fios, usar xampus suaves e neutros devem fazer parte desse pacote de cuidados essenciais”, alerta a especialista.

Seu aliado, o secador Nos primeiros tempos, o efeito da progressiva faz a gente sentir que nem precisa mais de secador, basta sacudir os cabelos e eles ficam naturalmente arrumados. Com o passar dos dias, no entanto, essa sensação vai diminuindo e o secador, ao contrário, pode dar uma ajudinha e ‘reavivar’ o efeito da progressiva. Eventualmente, talvez você nem precise usar a escova, basta o jato quente para fazer ‘voltar’ o liso. Tome cuidado, no entanto, para manter o secador a uma distância de pelo menos dois palmos dos fios. Assim o ar quente não danifica a delicada estrutura do cabelo.

Mas proteja o cabelo do calor

Outra super tendência são as saias lápis, todo mundo ta usando, quem acompanha alguma revista de moda sabe que esta tendência é muito forte. Não se preocupe ela possui um cabimento bem bacana, não fica piriguete.

3a DICA

Sim, não apenas a progressiva, mas a maioria dos produtos que prometem alisamento dos fios é ativada pelo calor. Ou seja, o jato quente do secador ajuda a prolongar o efeito liso. Mas para evitar que o calor danifique os fios, você deve se acostumar a passar um protetor térmico com ação anti frizz antes de começar a secar. Capriche na raiz que é o primeiro lugar onde o liso desaparece e finalize com um jato frio para ‘fechar’ a cutícula. Dormir com cabelo molhado é sempre ruim. Para os fios que passaram por processos químicos é ainda pior. Eles podem se quebrar muito mais facilmente, sobretudo se, além de molhados, estiverem presos num rabo de cavalo, por exemplo. Evite. Seque um pouco com secador e nunca use elásticos apertados no cabelo.

Outras dicas importantes:

4a DICA

Outra tendência são os tule, estão super na moda, e são super confortáveis e bacanas de se usar. Escolhendo as cores certas do look para combinar fica show de bola. Opte usar os tule com as saias rodadas e saias midi, porque estão muito forte nesta estação.

Dormir com cabelo molhado, jamais

Tinja uma semana antes Hidratação, sempre Xampus sempre neutros Fuja dos xampus anti-resíduos Modere na lavagem Use leave in e produtos que ajudem a preservar a impermeabilização dos fios.


Geral

Jornal Regional do Comércio - Edição 83

Contrato de Namoro Publicado por JusBrasil

A

inda pouco conhecido e difundido, o contrato de namoro vem atraindo cada vez mais adeptos. Isto porque, nos dias de hoje, quem se envolve em um despretensioso namoro teme que a sua relação seja convertida em união estável. Esse receio é cognoscível, pois a lei 8.971/94 que regulamentava a união estável no Brasil, determinava um tempo de convivência do casal superior a 5 (cinco) anos, ou de prole comum, para o seu reconhecimento. Com o advento da lei 9.278/96 que revogou parcialmente a lei anterior, o simples fato de “um homem e uma mulher conviverem de forma pública e duradoura, com o objetivo de constituir família”, já certifica a existência da união estável. Com essa mudança, ficou muito complicado diferenciar o namoro da união estável, surgindo, então, o contrato de namoro, ferramenta alternativa para tentar proteger o patrimônio de uma ou de ambas as partes, afastando os efeitos da união estável. O contrato de namoro nada mais é do que uma simples declaração de vontade em que os envolvidos afirmam por meio de documento particular ou público que estão tendo um

Empregador Doméstico Publicado por Previdência Social

O

empregador doméstico contribui de maneira diferenciada para a Previdência Social. Ele paga mensalmente 12% sobre o salário de contribuição de seu(s) empregado(s) doméstico(s), enquanto os demais patrões recolhem sobre a folha salarial. Cabe ao empregador recolher mensalmente à Previdência Social a sua parte e a do trabalhador, descontada do salário mensal. O desconto do empregado deverá seguir a tabela do salário de contribuição. O recolhimento das contribuições do empregador e do empregado domésticos deverá ser feito em guia própria

Salário-família Publicado por Previdência Social

S

alário-família é o benefício pago na proporção do respectivo número de filhos ou equiparados de qualquer condição até a idade de quatorze anos ou inválido de qualquer idade, independente de carência e desde que o salário-decontribuição seja inferior ou igual ao limite máximo permitido. São equiparados aos filhos os enteados e os tutelados, desde que não possuam bens suficientes para o próprio sustento, devendo a dependência econômica de ambos serem comprovada. De acordo com a Portaria Interministerial MPS/MF nº 19, de 10/01/2014, valor do salário-família será de R$ 35,00, por filho de até 14 anos incompletos ou inválido, para quem ganhar até R$ 682,50. Já para o trabalhador que receber de R$ 682,51 até R$ 1.025,81, o valor do salário-família por filho de até 14 anos de idade ou inválido de qualquer idade será de R$ 24,66.

relacionamento amoroso, sem a intenção de constituir família. Neste mesmo instrumento declara-se, ainda, a independência financeira dos companheiros, a expressa ausência de comunicação dos bens presentes e futuros, bem como, que em havendo a intenção de constituir união estável, o farão obrigatoriamente por escritura pública. Contudo, referido instrumento só será válido se retratar a realidade, ou seja, se de fato for um namoro. Assim, se os envolvidos se portarem como se casados forem, o contrato poderá ser revogado. O tema é polêmico visto que muitos operadores do direito entendem que este contrato é nulo. Nessa linha, entendem que as normas referentes à união estável, por serem de ordem pública, sobrepõem-se ao contrato de namoro. No entanto, o contrato só será considerado nulo quando for usado para afastar regras do Direito de Família, já que uma vez evidenciado os requisitos caracterizadores da união estável, nenhuma avença entre os particulares conseguirá afastar os efeitos patrimoniais desta entidade familiar. Conclui-se que, apesar de controverso, o contrato de namoro é uma tentativa válida para afastar os efeitos da união estável e alcançar a proteção patrimonial. (Guia da Previdência Social – GPS), observados os códigos de pagamento. Se o empregador decidir recolher FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Trabalho) para seu empregado doméstico, deverá preencher Cadastro Específico do INSS (CEI) e a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP). Depois de assinar a Carteira de Trabalho e Previdência Social do empregado doméstico, o patrão deverá fazer inscrição do trabalhador na Previdência Social pela Internet ou em uma agência. Para fazer a inscrição é preciso apresentar a carteira de trabalho do empregado com o registro, documentos pessoais do trabalhador e do empregador. Quando a empregada doméstica estiver em licença maternidade, o empregador deverá pagar à Previdência Social somente a quota patronal.

Cronograma da restituição do IRPF 2014

A

Receita Federal puDatas: blicou hoje no Diário Lotes: Oficial da União, o Primeiro Lote 16/06/2014 cronograma de restituição do Imposto de Renda Pessoa Segundo Lote 15/07/2014 Física, referente ao exercício de 2014, ano-calendário de Terceiro Lote 15/08/2014 2013. As restituições serão Quarto Lote 15/09/2014 efetuadas em sete lotes, no Quinto Lote 15/10/2014 período de junho a dezembro de 2014. Sexto Lote 17/11/2014 De acordo com a legislação, 15/12/2014 terão prioridade no recebi- Sétimo Lote mento das restituições do IRPF os idosos acima de 60 anos e os contribuintes que têm alguma moléstia grave ou deficiência física.

27 de abril: dia da trabalhadora doméstica

D

ia 27 de abril é o Dia da Empregada Doméstica. A data é uma homenagem à padroeira das domésticas, Santa Zita, que nasceu em 1218 na cidade de Lucca, Itália, trabalhou como empregada para uma família de nobres e foi canonizada em 1696. A equipe do Jornal Regional do Comércio homenageia todas as trabalhadoras doméstica que com sua força de trabalho contribuem para uma melhor qualidade de vida para si e seus empregadores, embora muitas vezes não tenham este reconhecimento.

3ª Idade

Quem tem direito ao benefício: a) empregado e o trabalhador avulso que estejam em atividade; b) empregado e o trabalhador avulso aposentados por invalidez, por idade ou em gozo de auxílio-doença; c) trabalhador rural (empregado rural ou trabalhador avulso) que tenha se aposentado por idade aos 60 anos, se homem, ou 55 anos, se mulher; d) demais aposentados, quando completarem 65 anos (homem) ou 60 anos (mulher); e) quando o pai e a mãe são segurados empregados ou trabalhadores avulsos, ambos têm direito ao salário-família. Atenção! Para a concessão do salário-família, a Previdência Social não exige tempo mínimo de contribuição. Os desempregados, contribuintes individuais, facultativos e segurados especiais não possuem direito ao benefício. O benefício será encerrado quando o(a) filho(a) completar 14 anos, em caso de falecimento do filho, por ocasião de desemprego do segurado e, no caso do filho inválido, quando da cessação da incapacidade.

Página 19

por Lena Sessim*

Terceira Idade: tempo de ser feliz

O

lá queridos amigos. Mais uma vez, dirijo-me a vocês para falar da terceira idade, especialmente do slogan desta coluna “TERCEIRA IDADE, TEMPO DE SER FELIZ”. Pude ver e sentir a felicidade do grupo “AMIGOS... AMIGOS...” de Cidreira onde representaram tão bem o nome da cidade em Balneario Camburiú/Itajaí no 17º Festival da Feliz Idade do Mercosul e América Latina, no período de 7 a 12 de abril do corrente ano, onde se fizeram presentes seis países do Mercosul e vários estados brasileiros, apresentando seus talentos e representando o que seus grupos tem de melhor. E o município de Cidreira retornou trazendo 8 troféus, várias medalhas e muita alegria e satisfação. O grupo de dança cigana fez um bela apresentação, com coreografia e roupas novas que foi representado pelos dançarinos: Jorge e Rosalina Demétrio, Helela Beirão, Carmem Regina, Neusa Queiroz, Almira Fraga e a professora e coreógrafa Cora Ferraz que conquistaram o primeiro lugar na modalidade livre. Também um agradecimento muito especial ao grupo de danças gaúchas que trouxe mais um troféu de primeiro lugar e que apresentaram danças tradicionais do nosso Rio Grande do Sul, sobre a coordenação do professor Fernando juntamente com Élio e Florena Gaier, Ari e Maria Helena Portela, Sidnei Rodrigues, Almira Fraga, Carmem Regina, Deimar e Ana e Elvina Fischer. O grupo vocal que tem coordenção e arranjos feitos pelo maestro Mario Tressoldi, e este ano tem um novo CD sendo gravado com músicas das décadas de 60, 70... e foi com duas músicas do recente trabalho gravado que representamos o clube “AMIGOS... AMIGOS...” com as músicas: “Ah! Deixa Essa Boneca Faça Me o Favor...” e “Biquíni de Bolinha Amarelinha” onde o público aplaudiu de pé quando a “moça” da cabine dançou só de biquíni para uma plateia de aproximadamente 2 mil pessoas. Também trouxemos o premio de Vovô e Vovó do ano com Manoel Vilson e Leonora Serafin e o de Primeira Princesa do Mercosul com Neusa Queiroz que contagiou a todos com beleza e simpatia. Gostaria de agradecer especialmente ao Sidnei Rodrigues, diretor artístico do clube e aos coralistas: Jorge, Delmar, Regina, Neusa, Almira, Rosalina, Iná, Nilza, Lena, Nely do Canto, Maria Donelli, Maria Helena e Leda Harens que foi a moça do biquíni. O nosso muito obrigado. “O idoso conserva suas faculdades se mantiver vivos seus interesses.” Cícero. *Professora | Vice-Diretora nos colégios Raul Pilla e Marcílio Dias Voluntária há 19 anos para ajuda de idosos


Espaço Cristão Gideões Missionários da Última Hora chega a sua 32ª edição

Jornal Regional do Comércio - Edição 83

Publicado por: site Mundo Cristão

O

maior congresso pentecostal do mundo deve atrair mais de cem mil pessoas. Camboriú está pronta para a 32ª edição do Congresso Internacional de Missões dos Gideões Missionários da Última Hora um dos eventos mais aguardados pelos pentecostais, que reúne todos os anos milhares de evangélicos em Santa Catarina. As ministrações acontecerão entre os dias 26 de abril e 5 de maio no Ginásio Irineu Bornhausen e no Pavilhão dos Gideões que espera receber mais de 170 mil pessoas vindas de todas as partes do país. O tema do congresso em 2014 é “Gideões: Não virem as costas para o clamor do mundo em agonia!” abordando o crescente número de cristãos mortos em todo o mundo e as recentes manifestações populares. Além de pregadores, os cantores evangélicos de maior destaque no cenário pentecostal também estarão presentes. Os Gideões Missionários da Última

“Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes. Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR.” Ezequiel 37:1-4

Pastora por Isabel Guglieri Ferreira

Hora é um ministério com o objetivo missionário criado pelo pastor Cesino Bernardino, da Igreja Assembleia de Deus de Camboriú, que sustenta cerca de 1.300 famílias missionárias tanto no Brasil como em outros países do mundo.

Ressuscitou...

e responde ao Senhor que Ele é quem sabe, ou seja, se Deus quiser pode haver vida sim. Em seguida Deus diz a Ezequiel que profetize e podemos continuar lendo a história e ver que surgiu então um exército daquele monte de ossos secos. Deste mesmo modo Deus quer agir na nossa vida nos dias de hoje, Ele diz para profetizar sobre as nossas vidas, e onde estiver morto, haverá vida.

Pensamento: Nesta passagem o profeta Ezequiel é levado por Deus, em espirito a um vale de ossos secos. Então Deus pergunta se poderiam viver aqueles ossos, e Ezequiel então nos dá um exemplo de fé inquestionável do poder de Deus,

Oração: Obrigado Deus, pois o Senhor nos ensina que a palavra profetizada, e o poder que há no nome de Jesus podem mudar nossa vida. Não me deixe usar palavras contrárias, negativas, que só causam maldição para a minha vida. Obrigado por tudo. Eu oro no nome de Jesus. Amém

“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.” Salmos 91:11

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.” Salmos 46:1

Pensamento: Muitas vezes parece que escolhemos o caminho errado, mesmo assim a promessa de Deus é que em “todos” os caminhos estaremos guardados por Seus anjos. Neste versículo o Senhor mostra o quanto somos importantes, pois até mesmo aos anjos Ele dá ordens ao nosso respeito.

Pensamento: Enquanto estivermos nesse mundo, não estaremos livres das adversidades, mas esse versículo nos traz uma boa notícia !!! Deus é o nosso refúgio, por isso ao enfrentarmos um problema o lugar para onde devemos ir é a presença de Deus. Ele também é a nossa fortaleza, nosso muro de proteção, nosso escudo e nos protege do perigo !!! E ainda é aquele que nos socorre bem no meio dos problemas. Esse é o nosso Deus, aquele que certamente nos livrará das situações difíceis e impossíveis.

Oração: Pai querido, livra meus pés de pisarem no caminho do mal, mas se por ignorância eu estiver no caminho errado, que os teus anjos me guardem e me coloquem de volta no caminho certo. Obrigado por cuidar de mim, e mostrar como sou importante para o Senhor. Amém.

Página 20

Oração: Obrigado Pai, posso ter tranquilidade e segurança pois eu sei que o Senhor é poderoso parar livrar-me de qualquer situação, e jamais me deixará desamparado. Perdoa pelas muitas vezes que não busquei sua presença ao enfrentar um problema, e acabei impedindo que o Senhor pudesse agir. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

A

lgum tempo atrás tive o privilégio de conhecer Israel, e caminhar por lugares onde Jesus andou, sentir, tocar e chorar pela emoção de estar lá. Ao andar pelas ruas e becos da cidade antiga, dentro dos muros de Jerusalém, lembrei-me de quando Jesus carregava a sua cruz, e pude ver nas paredes as inscrições de cada estação ou paradas que Ele deu. A emoção foi tanta que fui contagiada, não pude conter as lágrimas ao lembrar que meu Senhor passou por tudo isso por nós, para que tivéssemos a salvação. Naquelas pedras, naquelas paredes ainda se pode sentir a dor daquele que, como ovelha muda foi levada ao matadouro. Ao sair dos muros fomos a um lugar chamado Gólgota, ou Monte da Caveira, e ali onde hoje acolhe um estacionamento de ônibus, nosso Salvador foi crucificado, humilhado e ultrajado... Ao lado deste lugar existe um jardim belíssimo, onde na entrada se lê “Jardim da Tumba”, sim a tumba onde o corpo de Jesus foi colocado. Mas, Glórias a Deus, ela esta vazia, pois Jesus venceu a Morte, Ele Ressuscitou... e continua vivo entre nós. “Naquele jardim a vida pulsa, como se cada instante Jesus fosse sair de novo daquele sepulcro, anunciando ao mundo a mensagem, de que todo aquele que confessar que Ele é o Senhor e crer que Deus o ressuscitou será salvo”, (Ro 10:9). Cada dia somos convidados pelo Evangelho a viver a ressurreição, a vida nova que Cristo nos deu. Somos convocados a deixar o pecado que nos afasta de Deus, e viver a promessa que o próprio Cristo nos fez em Jo 10:10b “eu vim para que todos tenham vida e a tenham com abundancia”. Foi uma experiência inigualável ter estado naqueles lugares, ter sentado naquele tumulo vazio, onde a morte não conseguiu prender o meu Senhor, você pode estar lá em Israel ou estar em Cidreira , Balneário Pinhal ,não importa, o que verdadeiramente faz a diferença é como você vive a mensagem do Evangelho, como responde quando Jesus te chama, a maneira como você abre as portas do teu coração e principalmente como você obedece a Sua Palavra. Pense nisso, a Páscoa deve continuar viva todos os dias, sem jamais esquecer que foi Ele, Jesus quem deu sua vida por nós, mas que nem a Morte pode impedir a Sua vitoria. Que esse vento de vida plena e de ressurreição que vem de Cristo sopre em sua vida! Paz e graça a todos!


Anuncie já... • Um jornal com 24 páginas coloridas • Periodicidade quinzenal • Comprometimento com a veracidade das informações e engajamento em projetos sociais • Equipe formada por 13 colunistas • 8.000 exemplares distribuídos em mais de 150 pontos de entrega durante mês

... ou ainda quer mais vantagens? Curta nossa página no facebook

Encaminhe um e-mail para jornaljrcl@terra.com.br ou poste seus comentários no FACEBOOK, mande uma foto, faça uma declaração de amor, parabenize alguém pelo seu aniversário, seja criativo, que você vai parar nas páginas do JRC. Litorâneo JRC – JORNAL REGIONAL DO COMÉRCIO. PARTICIPE. ESTA PARTICIPAÇÃO É GRATUITA.

Contato: 99666762


Esportes

Jornal Regional do Comércio - Edição 83

TCE aponta Maracanã superfaturado em R$ 67,3 mi e problemas na reforma

D

e acordo com o relatório de auditoria do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCERJ), o Maracanã foi superfaturado. O documento aponta uma série de itens sem justificativa técnica ou suprimidos e substituídos com valor superior em um “jogo de planilha”, somando R$ 67,3 milhões. O texto pede o cancelamento do pagamento desses valores às construtoras Odebrecht e Andrade Gutierrez. A reforma do estádio, orçada em R$ 705 milhões, tem custo final estimado em R$ 1,2 bilhão. O GloboEsporte. Com teve acesso ao relatório que ainda está sob análise dos conselheiros do TCE-RJ, de acordo com a coluna “Radar”, da Revista Veja, que divulgou o superfaturamento. O documento ordena a notificação de diretores de órgãos públicos envolvidos na fiscalização e execução da reforma, como a Secretaria de Estado de Obras (Seobras), e a Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro), enumerando questões que vão de controle deficiente a emissão de ordem de serviço sem aparo do projeto executivo. Hudson Braga, Secretário de Obras do Estado do Rio de Janeiro, é notificado para que seja feita, além de correções e possíveis reposições de corrimãos tubulares, uma adequação em função da instalação de grades não previstas no projeto inicial e correção de assentos instalados sem controle e “resistência mínima” para uso.

por Pricila Dias Ribeiro*

Outro trecho do documento aborda ainda a “utilização de materiais incompatíveis”. Cita que um determinado tipo de piso foi detalhado para áreas de circulação, de serviço, técnicas e sanitários, a um custo unitário de R$ 38,28, que depois foi suprimido. “O Projeto Executivo definiu novos itens de serviço para essas áreas substituindo o sistema de pisos monolíticos minerais por piso monolítico polimérico”, constando duas propostas comerciais: Na primeira, o custo seria de R$ 115,60 por metro quadrado e, na outra proposta, o valor seria de R$ 231,24. O documento diz que foi adotada a segunda alternativa com argumento “não aplicável tecnicamente”.

Pagamentos indevidos O item seguinte do relatório trata dos “pagamentos indevidos”: “somente nesta auditoria foi medido e pago indevidamente um valor inicialmente apurado e sem correção de R$ 67.312.986,89”.

Troféu da Copa do Mundo chega ao Brasil e inicia tour por todas as capitais Publicado por Ascom - Ministério do Esporte

A

Foto: Divulgação / Portal da Copa

Massa vê falta de sorte em início de ano e projeta evolução

O

Grande Prêmio da China, realizado no último final de semana, é um daqueles que Felipe Massa provavelmente tentará se esquecer de sua carreira. Prejudicado por erros de sua equipe, o piloto brasileiro acabou em 15º lugar, quando podia brigar até pelo pódio. Massa fez o pit-stop enquanto brigava pelas primeiras posições, mas viu sua equipe se enrolar com a troca de pneus e perdeu um minuto nos boxes, retornando na última colocação para a pista. Antes disso, algumas situações externas já prejudicaram o desempenho de Massa: na Austrália, ele sofreu com um acidente inevitável; no Bahrein, a entrada do safety car na pista comprometeu o que poderia ser um resultado melhor. “Na primeira corrida, outra pessoa me tirou da corrida e perdi vários pontos. Depois, no Bahrein, estava lutando pelo terceiro ou quarto lugar e aí, após o Safety Car eu terminei em sétimo, então perdi pontos. Essa corrida tive outro problema que me custou pontos. Senti que comecei muito bem em termos de desempenho, mas mão tive sorte”, comentou.

Atividade Física

Materiais incompatíveis

pós passar por 89 países ao longo de mais de 220 dias e rodar mais de 150 mil quilômetros, o Tour do Troféu da Copa do Mundo da FIFA chegou ao Brasil na terça-feira (22.04). A primeira parada é o Rio de Janeiro, onde a taça ficará até o dia 25 de abril. O capitão do tricampeonato, Carlos Alberto Torres, fará a apresentação à imprensa no Rio de Janeiro. O troféu fará uma viagem por 27 cidades ao longo de seis semanas. O ponto final será a cidade-sede do jogo de abertura da Copa, São Paulo. Nos dias 26 e 27 de abril será a vez de Porto Alegre.

Em 11º lugar no Mundial de pilotos com 12 pontos conquistados, Felipe Massa espera que o desempenho da Williams melhore no restante da temporada. “Precisamos da organização e os procedimentos, algo em que estamos trabalhando duro desde o primeiro dia de testes. E Rob (Smedley) tem anotações importantes sobre algumas coisas, mas há bom potencial e estou certo de que faremos avanços”, concluiu.

CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS DA F1 1o

Rosberg

Mercedes

79

2o

Hamilton

Mercedes

75

3

Alonso

Ferrari

41

4

Hulkenberg

Force India 36

5

Vettel

Red Bull

o o o

Página 22

33

Exercícios na melhor idade

M

uita gente ainda imagina o idoso como um ser frágil, indisposto e debilitado. Porém, os mais informados sabem que isso é um grande equívoco. A população de idosos brasileira representa quase 15 milhões de pessoas com 60 anos de idade ou mais (8,6% da população). Assustou-se com os números? Pois é. O crescimento desse universo é um fenômeno mundial e está ocorrendo em um nível sem precedentes. Projeções da ONU indicam que, em 2050, a população idosa corresponderá a 1,9 bilhões de pessoas, o equivalente à população infantil de 0 a 14 anos de idade. No entanto, desde que alcançou a longevidade, o homem busca também envelhecer melhor. Mas como? Com a intensa preocupação com a questão da saúde, muitas das pessoas da terceira idade correram em busca do tempo perdido e, por incrível que pareça, agora já podem se comparar a um adulto de 40 anos, tanto na questão física, quanto estética. Diante dessas mudanças tão grandes em tão pouco tempo, visto que a forte preocupação com questões ligadas à saúde intensificou-se nos últimos 30 anos, vale a pena saber o que é realmente importante na vida do idoso e revelar alguns segredinhos interessantes que ajudam a diminuir o ritmo do relógio biológico na terceira idade. Alimentação também é primordial. Atividade física: ninguém escapa dela. Podemos dizer que a expectativa de vida de uma pessoa é diretamente proporcional à forma com que ela se alimenta e à frequência das suas atividades físicas. Portanto, se você possui mais de 60 anos e passou a maior parte da vida sem se exercitar, considere-se um sortudo por estar aí! Apesar de trágico, isso é verdade. A boa notícia é que já existem provas de que o ser humano pode viver até os 120 anos de idade – mas, para chegar lá, é melhor começar a praticar atividades físicas agora mesmo. Exercícios regulares, realizados periodicamente e bem orientados, ajudam a manter uma boa qualidade de vida, diminuindo a chance de morte por problemas cardiovasculares e por outras doenças. Além disso, os exercícios mantêm as pessoas dispostas – por liberar serotonina e endorfina, os chamados hormônios da felicidade – e ajudam a manter a autoestima lá em cima. Isso sem falar no bem-estar físico. Imagina que delícia chegar-nos 70 com um corpão de 40! O que acontece é que a partir do 40 anos nosso metabolismo começa a declinar, havendo uma tendência à perda de massa óssea (osteopenia/osteoporose) e ao aumento de gordura corporal. E é aí que a atividade física entra como grande aliada. Ela combate a obesidade e diminui e reduz a perda da massa óssea e os níveis de gordura corporal, evitando assim o surgimento de doenças comuns nessa idade, como o diabetes e a osteoporose. De qualquer maneira, é bom não sair pulando corda por aí. Antes disso, saiba que é preciso fazer uma avaliação médica e também física. Consulte Um bom profissional de Educação Física e seu médico antes de iniciar um programa de condicionamento ou reabilitação. Depois, você e seu médico já poderão estabelecer um programa de exercícios a ser seguido. Dicas preciosas: - Aumento da autonomia e sensação de bem-estar - Melhora do condicionamento cardiovascular - Aumento da força muscular - Maior flexibilidade, coordenação e equilíbrio. - Incentivo ao contato social - Controle de peso - Relaxamento - Diminuição da ansiedade, insônia e depressão. - Aumento do apetite e vigor sexual O ideal é procurar uma atividade que dê prazer e praticála de três a quatro vezes por semana. - Exercícios aeróbios de baixo impacto em geral, tais como caminhada, natação, hidroginástica e dança. -Trabalhos de resistência e força, como ginástica localizada e MUSCULAÇÃO. *Professora de Educação Física, Licenciatura plena e bacharelado,Pós graduada em Personal Trainner, Performance e Saúde - FACOS, prifitnessacademia@gmail.com


Balneário Pinhal e Cidreira - Ano IV - N‌º 83 - 25 de abril a 09 de maio de 2014

Entenda como o Marco Civil afetará a vida dos internautas no Brasil A “constituição da internet” foi sancionada pela presidente Dilma, após aprovação no Senado Publicado por iG São Paulo

A

presidente Dilma Rousseff assinou na quarta-feira (23), de forma simbólica, o Marco Civil da Internet - a “constituição da internet” - na presença de representantes de todo o mundo. O ato aconteceu durante a abertura da conferência NETmundial - fórum global que discute o futuro da internet. Para o usuário comum, o texto do Marco Civil não traz mudanças significativas no acesso à internet, mas garante que determinadas regras sejam cumpridas à risca e estabelece uma lei nacional que servirá como base para a resolução de várias questões relacionadas ao acesso à rede. Veja a seguir os principais pontos do texto e suas consequências para o usuário comum.

1 - Neutralidade O texto do Marco Civil garante a neutralidade da rede. Na prática, isso garante que os provedores não podem interferir deliberadamente na velocidade ou capacidade de acesso a qualquer site ou serviço da internet. Os provedores poderão continuar a diferenciar seus pacotes por velocidade, mas não por tipo de conteúdo (por exemplo, planos restritos a alguns sites, planos mais caros para acesso a sites de vídeo). As exceções à essa regra serão apenas de caráter técnico. Por exemplo, dados de chamadas VoIP podem ter maior prioridade do que dados de texto, já que qualquer atraso em uma chamada com voz é mais prejudicial do que um leve atraso no carregamento de uma página.

2 - Privacidade O Marco Civil garante o direito ao sigilo e inviolabilidade

P

das comunicações dos internautas. Apenas uma ordem judicial pode fazer com que empresas de internet vasculhem dados pessoais de seus usuários e os repassem a terceiros, salvo mediante consentimento do usuário nos termos de uso do site.

3 - Qualidade de serviço O Marco Civil estabelece que apenas a falta de pagamento pode ser usada como razão para o corte de conexão de um usuário. O texto estabelece ainda que os provedores de acesso devem fornecer informações claras nos contratos, incluindo detalhes sobre proteção de dados pessoais.

4 - Exclusão de conteúdo A exclusão de conteúdo de sites, blogs e outros serviços poderá ser pedida apenas por meio de ordem judicial. Assim, empresas de conteúdo podem excluir conteúdo caso achem adequado e esteja previsto nos termos de uso do site. Mas, caso a empresa se recuse a excluir alguma foto, texto ou vídeo, o usuário terá que procurar a Justiça. O texto abre uma exceção para casos de “revenge porn”, quando alguém divulga imagens particulares de conteúdo sexual envolvendo outras pessoas. Nesses casos, os provedores serão obrigados a retirar o conteúdo do ar assim que receberem uma notificação da pessoa envolvida ou de seu representante legal.

5 - Armazenamento de dados Provedores de acesso e sites terão que guardar informações como IP e horário de navegação de seus usuários por um ano. Essa prática já é adotada por muitas empresas, mas com prazos variados. Por um lado, a medida diminui a privacidade. Mas é importante para auxiliar em investigações criminais.

A aprovação no Senado

or unanimidade, o Senado aprovou na noite de terça-feira (22) o projeto de lei do Marco Civil da Internet, que segue agora para sanção presidencial. O governo tinha interesse que o projeto do Marco Civil fosse aprovado para que na quarta-feira(23) a nova lei pudesse ser apresentada no evento Net Mundial, em São Paulo. A ordem do dia começou com divergências entre governistas e oposicionistas a respeito da votação da “Constituição” da internet, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres sobre o uso da rede. O líder do governo, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), apresentou requerimento pedindo urgência para a votação, mas, sem um acordo, os governistas desistiram do pedido de urgência e a senadora Gleisi Hoffmann (PTPR) apresentou outro requerimento pedindo a inversão de pauta, para que o projeto passasse a ser o primeiro item apreciado pelos senadores. Apesar dos protestos da oposição, o requerimento foi aprovado (com 46

votos favoráveis e 15 contrários) e o plenário entrou em processo de discussão e votação da matéria. Entre os principais pontos do projeto, está o Artigo 9º, que protege a neutralidade de rede, garantindo tratamento isonômico para qualquer pacote de dados, sem que o acesso ao conteúdo dependa do valor pago pelo cliente. A regra determina tratamento igual para todos os conteúdos que trafegam na internet. Assim, os provedores ficam proibidos de discriminar usuários conforme os serviços ou conteúdos que eles acessam cobrando mais, por exemplo, de quem acessa vídeos ou aplicações de compartilhamento de arquivos. Outro ponto da proposta garante o direito dos usuários à privacidade, especialmente à inviolabilidade e ao sigilo das comunicações pela internet. O texto determina que as empresas desenvolvam mecanismos para garantir, por exemplo, que os e-mails só serão lidos pelos emissores e pelos destinatários da mensagem, nos moldes do que já é previsto para as tradicionais cartas de papel.

36811577 - 36811500 Avenida Fausto Borba Prates, 3200


Edição 83