Faltam 317 dias para as Eleições Nacionais

Edição 527, sexta-feira, 21 de novembro de 2025
Distribuição gratuita e venda nas bancas autorizadas

![]()
Faltam 317 dias para as Eleições Nacionais

Edição 527, sexta-feira, 21 de novembro de 2025
Distribuição gratuita e venda nas bancas autorizadas


Prefeito de Paty do Alferes, Julinho Juju, capta mais de R$ 5 milhões em emendas durante viagem a Brasília

Prefeitura de Paty entrega 30 kits maternidade a participantes do programa Mamãe Patiense

No Rio de Janeiro, modernização do vale-alimentação alcança 2,44 milhões de trabalhadores e 26,3 mil empresas
Em todo o país, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) reúne mais de 364 mil empresas e beneficia 22 milhões de trabalhadores. Decreto do Governo do Brasil assegura transparência, concorrência e integridade ao sistema de vale-alimentação e vale-refeição
PÁGINA 6


CANNABIS MEDICINAL É VIDA
APEPI recebe encontro sobre cultivo sustentável em Paty do Alferes
PÁGINA 6

O SEU DIREITO


Reconhecimento de união estável após a morte
PÁGINA 2
NOSSA HISTÓRIA

Visconde e Barão de Piabanha Hilário Joaquim de Andrade
4


98857-9872
Em 1889, Deodoro da Fonseca virou as costas para a honra, rompeu a lealdade e feriu o próprio coração do império ao trair Dom Pedro II. Com um golpe militar silencioso e frio, abriu não só as portas do progresso, mas um abismo, um Brasil lançado às trevas, não pela vontade da população, mas pela sombra de ambições ocultas.
Dom Pedro II era reconhecido como um dos soberanos mais cultos de seu tempo, respeitado por monarcas e cientistas, estadistas e pensadores do mundo inteiro. Era recebido nos palácios da Europa como um igual entre os imperadores e admirado como um intelectual em um trono.
Sob seu governo, o Brasil mantinha a estabilidade, ordem e uma das marinhas mais poderosas do hemisfério, garantindo soberania, respeito internacional e um futuro que então parecia inabalável.
Mas essa confiança foi traída e o traidor não permaneceu no poder. A mesma engrenagem conspiratória que o ergueu o destruiu sem piedade. Entre disputas internas, crises sucessivas e alianças feitas nas sobras, Deodoro caiu consu-
mido pela mesma escuridão que ajudou a libertar.
E o Brasil?
Afundou-se em um labirinto de instabilidade, levantes militares, golpes sucessivos e interesses mesquinhos. Ditaduras envolveram a nação em um véu de ferro, silenciando vozes, apagando esperanças. Políticos oportunistas encontraram, nesse caos, terreno fértil para redes de corrupção que se estenderam por gerações.
E, que fique claro, não estamos falando de direita ou esquerda, liberalismo ou socialismo, nem defendendo qualquer partido ou ideologia moderna. Estamos falando de história, da ruptura violenta de um sistema estável, do preço que um país inteiro pagou pela ambição de poucos.
Resta a pergunta que ecoa até os dias de hoje: valeu o preço dessa liberdade? Ou trocamos a luz de um imperador sábio por trevas intermináveis em que a traição se tornou hábito e a instabilidade, destino?
Olhe para trás, não com nostalgia alegre, mas com a sobriedade de quem encara um fantasma. A ferida aberta em 1889 ainda sangra e as sobras dessa ruptura continuam a assombrar o Brasil.



Meu nome é Clarinda, tenho 65 anos e meu companheiro, que era policial civil aposentado e vivia comigo há 20 anos, faleceu há 2 meses. Desde então, venho tentando conseguir a pensão no Rio Previdência, mas eles se negam a conceder. O que eu posso fazer?
Como vai, Sra. Clarinda? Sou o Dr. Marcos Novoa – OAB/RJ 134.488, um dos titulares do Escritório Novoa & Vieira Advogados Associados e vou lhe responder da maneira mais objetiva, para facilitar o entendimento.
No seu caso, estamos diante de uma situação na qual será necessário o reconhecimento e a dissolução da união estável após a morte do seu companheiro, já que a senhora não era casada e precisa comprovar a existência dessa relação junto ao órgão responsável pela concessão do benefício previdenciário do seu falecido companheiro.
No seu caso, esse órgão é o Rio Previdência e, para poder regularizar sua situação como beneficiária previdenciária, a senhora precisará propor, junto a uma Vara de Família, uma Ação de Reconhecimento e Dissolução de União Estável Post Mortem, na qual o Juízo irá analisar todas as provas juntadas ao processo e, estando comprovada a união estável, irá reconhecê-la desde a data em que foi provado o início e dissolvê-la na data do óbito. Com esta sentença, a senhora dará entrada na Rio Previdência.
FGTS e PIS
Essa sentença possibilitará à senhora não só se habilitar como pensionista, mas também receber eventuais valores de FGTS e PIS existentes, bem como, caso haja bens a serem partilhados, se habilitar no Inventário como meeira, e/ou herdeira, de acordo com a situação do bem a ser inventariado.
Em relação às provas que a senhora deverá apresentar em Juízo, essas podem ser filhos em comum, escritura declaratória de união estável, fotos do casal, declarações de terceiros conhecidos em comum do casal, contas bancárias em conjunto, dependência em plano de saúde, testamento, comprovante de residência em comum, compra de bens em comum, entre outros que comprovem a relação e o tempo de duração.
Infelizmente, algumas vezes, o Rio Previdência, mesmo diante da apresentação da sentença proferida pelo Juízo da Vara de Família, ainda mantém a negativa de concessão do benefício. Nesse caso, a senhora precisará propor uma Ação de Concessão de Benefício Previdenciário, junto à uma Vara Fazendária, ante a condição do Rio Previdência, na qual o Juízo após analisar as provas, e, estando tudo de acordo, irá determinar a concessão do benefício e o pagamento dos atrasados desde o óbito, haja vista que a senhora deu entrada no processo administrativo dentro dos 90 dias após o óbito.
Dúvida sobre seu direito, entre em contato pelo email: oseudireito@novoavieira.adv.br


Cida estava em Reggio Emilia, na Itália, e resolveu trazer uma lembrança especial para o dileto colega de faculdade de direito que, hoje, mora aqui Miguel Pereira.
Ela escolheu trazer um azeite de extrema qualidade, afinal é na Itália que se produzem os melhores azeites do mundo, e confirmou com o atendente se a marca escolhida era boa.
Em italiano, azeite é “aceite”, mas o que ela pegou foi “aceto”, que, em italiano, é vinagre balsâmico, de qualidade, mas é vinagre e não azeite. E toda orgulhosa trouxe para o colega.
Como o amigo é de descendência espanhola, agradeceu à amiga o gesto de lembrança e o aceto (vinagre) que era excelente, mas estava longe de ser azeite.
Pode isso, Arnaldo?!...
Artur, gerente geral do Sicredi Vassouras, com Miguel Falabella no Shopping Leblon, onde o ator e Marisa Orth estão em cartaz com a peça “Fica comigo esta noite”.
Fatos e flashes da região











Marcos e Renan marcando presença no novo restaurante Mandacaru, em São José das Rolinhas, Miguel Pereira.

Samara Nonada, comemorando seu aniversário no restaurante Pérgula, no Hotel Copacabana Palace, com o noivo José Nunes e o amigo Jorge Benjor. Três artistas da melhor qualidade.

Márcio Fonseca completou seus 53 aninhos. Parabéns da Redação.


Prof. Alexandre recebeu prêmio pelo projeto ABC Dançando na Pestalozzi de Vassouras. O Prêmio é dado há 32 anos pela Muribeca Produções.

No restaurante Seu Pereira, o encontro de amigas professoras, Ursula, Patrícia, Susi e Simone transformando as quartas em sextas-feiras! É papo para mais de metro.


deisterprof2@gmail.com
Titulado em 2 de dezembro de 1854, Hilário Joaquim de Andrade nasceu em Paraíba do Sul, na antiga Província do Rio de Janeiro, em 13 de janeiro de 1796 e faleceu em 17 de abril de 1865 na Fazenda da Serraria, de sua propriedade, localizada nas atuais terras do município de Levy Gasparian, sendo filho do capitão-mor Cristóvão (ou Christóvam) Rodrigues de Andrade, natural da freguesia de Cota, Viseu, Portugal, e de Ana Esméria de Pontes França, natural da Freguesia de Paty do Alferes de Serra Acima. Durante o ano de 1824, Hilário exerceu as funções de presidente da Câmara Municipal de Paraíba do Sul, ocupando ainda o cargo de presidente do Partido Conservador que mantinha sérias divergências com o Partido Liberal comandado pelo visconde da Paraíba (João Gomes Ribeiro de Avelar). De fato, os dois homens possuíam forte personalidade e imenso prestígio em Paraíba do Sul. De viés conservador e presidente desse partido na cidade, Hilário cultivava ideias e convicções políticas frontalmente contrárias ao liberalismo do visconde da Paraíba, mas tais divergências não

impediram que ambos promovessem grandes melhorias no lugar. Anteriormente, Hilário ocupara o ambicionado cargo de Coronel da Guarda de Honra de Sua Majestade D. Pedro I. Além de se eleger como deputado à Assembleia Provincial do Rio de Janeiro, presidiu a Comissão Sanitária de 1855, quando prestou serviços de enorme relevância durante o violento surto de cólera que se abateu na região naquele ano, chegando a montar em sua fazenda, por sua conta e risco, um hospital especializado para atendimento dos
doentes afetados pelo mal. Por conta de seus trabalhos humanitários, recebeu do Império as honras de Dignatário da Imperial Ordem da Rosa e Comendador da Imperial Ordem de Cristo. Hilário – casado com Matilda Rosa da Veiga – foi um notável senhor de fazenda e grande exemplo de cafeicultor na zona periférica às terras de Três Rios, destacando-se ainda como produtor de açúcar e de madeiras beneficiadas, estas aparelhadas em sua propriedade de mil alqueires, daí a designação de Fazenda da Serraria.
Em 1860 – quando proliferavam as melhores safras de café pelo Vale do Paraíba – o precioso grão já figurava como uma das mais lucrativas lavouras em suas amplas terras. Para que se tenha uma ideia mais precisa a respeito da riqueza e da extensão de suas propriedades, basta dizer que, nos meses finais daquele ano auspicioso, o barão administrava em sua fazenda um total de 340.000 pés de café, todos em franca produção e prontos para envio às casas de comercialização do Rio de Janeiro.
Na Fazenda da Serraria destacou-se bastante a senhora Ana Esméria de Pontes França, mãe do visconde e de Eufrásia Joaquina do Sacramento. Esta iria casar-se com Laureano Corrêa e Castro que, ao mudar-se para Vassouras, iria se destacar na cafeicultura e como senhor da famosa fazenda do Secretário. Laureano, posteriormente, ver-se-ia agraciado, em 2 de dezembro de 1854, com o título de barão de Campo Belo. Graças a um forte entrelaçamento familiar determinado pelas atividades agrícolas em Vassouras, uma das filhas de Laureano, batizada como Ana Esméria Corrêa e Castro
(certamente como homenagem à avó) viria a ser esposa de Joaquim José Teixeira Leite, filho dos barões de Itambé e irmão do barão de Vassouras (Francisco José Teixeira Leite). Da união de Laureano com Ana Esméria nasceriam duas meninas: Francisca Bernardina Teixeira Leite e Eufrásia Teixeira Leite. Por conseguinte, Ana Esméria de Pontes França e o capitão Cristóvão Rodrigues de Andrade, pais do visconde de Piabanha, detinham a condição de bisavós de Eufrásia, a conhecida dama da sociedade vassourense.
Em face de tantas ligações, o visconde de Piabanha tornou-se cunhado do barão de Campo Belo e concunhado de Pedro Corrêa e Castro (o 1° barão de Tinguá), irmão de Laureano.
Sobre a personalidade e os feitos do visconde de Piabanha, a História Geral dos Homens Vivos e dos Homens Mortos do século XIX – editada em Genebra – publicou um longo artigo elogiando suas qualidades, lembrando que (...) a Fazenda da Serraria, de sua propriedade, era um verdadeiro templo de hospitalidade: Saint-Hilaire, Selleau e Castelnau, além de outros eminentes naturalistas que por lá passaram, o atestam em suas obras (...)
Recursos serão aplicados em áreas como saúde, esporte e infraestrutura
Oprefeito de Paty do Alferes, Julinho Juju, retornou de uma importante agenda em Brasília com excelentes notícias para o município. Durante a viagem, foram captados cerca de R$ 5 milhões de reais em recursos via emendas parlamentares. Junto ao deputado federal Ricardo Abraão (UNIÃO), Julinho Juju assegurou a destinação de R$ 1 milhão, recurso que, segundo o gestor, “será muito bem aplicado e fará a diferença na vida do nosso povo”.
A viagem rendeu ainda mais frutos para o município: o senador Carlos Portinho (PL) comprometeu-se a destinar R$ 4 milhões para a construção de um novo centro esportivo, “um
espaço que será de integração, saúde e lazer para todos os moradores”, destacou Julinho Juju. Durante a visita, o prefeito reuniu-se, ainda, com a deputada federal Daniela Carneiro (UNIÃO) e o deputado federal Hugo Leal (PSD), para falar sobre as oportunidades e principais demandas do município.
Representantes comprometidos com a população patiense

A comitiva patiense foi composta, além do prefeito e seus assessores, pelo presidente da Câmara, Guilherme Rosa, e os vereadores Marco Aurélio, Lenice Vianna, Edinho da Dengue, Neguinho da Oficina, Flavio Feijão, Cláudio Japonês e Wilson Macarrão, que também cumpriram agendas.

afirmou o prefeito Julinho Juju. A viagem faz parte de uma série de ações da atual gestão voltadas à captação de recursos externos, com o objetivo de reduzir custos municipais e ampliar investimentos em saúde, infraestrutura, esporte e lazer.
“Esta importante captação de recursos representa mais um passo no nosso compromisso de trazer progresso e oportunidades para nossa cidade”,
O objetivo da visita foi buscar novos investimentos que promovam o desenvolvimento de Paty do Alferes e melhorem a qualidade de vida da população.
Com os novos recursos assegurados, Paty do Alferes reforça sua posição como um dos municípios mais promissores da região, atraindo atenção por sua boa gestão e compromisso com o desenvolvimento local.
Iniciativa reflete atenção e cuidado com as gestantes do município desde o pré-natal até o nascimento do bebê
Em outubro, a Prefeitura de Paty do Alferes, por meio do programa Mamãe Patiense, realizou a primeira entrega dos kits maternidade a 30 gestantes cadastradas. O encontro – que ofereceu um café da manhã especial para as participantes – contou com a presença do Prefeito Julinho Juju, da primeira-dama Natália Avelino, além de profissionais das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde.
Do pré-natal até o nascimento O programa Mamãe Patiense visa oferecer cuidado, apoio e acompanhamento às mulheres, desde o pré-natal até o nascimento do bebê. Ao ingressar, a futura mamãe participa de palestras, orientações, ações educativas e é acompanhada pela equipe de saúde durante toda a gestação.

KIT
A jornada das gestantes no programa culmina no encon -
tro para a entrega do kit, que acompanha fraldas, produtos de higiene, banheira e outros
itens básicos, fornecendo o essencial para as primeiras semanas do bebê.
Drª. Natália
“Como médica ginecologista e obstetra, ver esse programa florescer aquece meu coração e me enche de alegria! Sabemos que a nossa saúde ainda tem a melhorar em relação ao pré-natal, mas o trabalho já começou e esse é um novo capítulo muito promissor na nossa jornada de acolhimento às gestantes do município”, afirmou a Drª. Natália.
Prefeito
Para o prefeito Julinho Juju, cuidar das gestantes é investir no futuro das famílias patienses.
“Estou muito feliz e grato a Deus por realizarmos as primeiras entregas dos kits maternidade, marcando o início de um sonho de acolhimento que nasceu ainda na campanha, e, hoje, é realidade em nosso município”, complementou.

Evento reuniu especialistas em técnicas sustentáveis para a troca de experiências positivas
No dia 01/11, a APEPI deu início a um ciclo que pretende ter fortes impactos. A Fazenda Sofia Langenbach, em Paty do Alferes, recebeu o evento “Raízes Sustentáveis - 1º Encontro sobre Técnicas Sustentáveis de Cultivo de Cannabis Medicinal e Outras Culturas”. O encontro foi organizado pela Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal - APEPI, reunindo seus profissionais de cultivo, especialistas de diversas áreas, autoridades locais e lideranças sociais.
Durante o evento, os presentes puderam conhecer todo o processo de cultivo agroecológico da APEPI e debater as práticas de plantio orgânico que permitiram que a Associação desenvolvesse as atividades na fazenda e, hoje, plantar cannabis para levar saúde a mais de 16 mil associados. São técnicas que vão desde a melhor utilização da água até o uso de fertilizantes orgânicos, tendo como base a reutilização dos próprios
insumos locais.
“Um dos grandes exemplos que a gente pode dar é o laboratório on farm de multiplicação biológica. Nós montamos um laboratório na fazenda e multiplicamos bactérias e fungos para fazer melhoria de solo, combate a pragas e doenças, e isso é o que há de mais moderno na agricultura hoje, e é o que a gente está aplicando aqui”, declarou Eduardo Wagner, engenheiro agrônomo responsável pela APEPI.
Um dos objetivos do encontro também foi apresentar como o modelo pode servir de inspiração para outras culturas. Um dos maiores desafios dos tempos atuais é produzir diversas espécies em larga escala sem comprometer a qualidade do solo e poluir recursos hídricos, além de manter o respeito à biodiversidade local. Nesse sentido, o modelo apresentado pela APEPI traz um horizonte de possibilidades para o cultivo não só da cannabis para fins

medicinais, mas até mesmo de espécies usadas para a alimentação.
Além dos diretores da APEPI, Marcos Langenbach e Margarete Brito, e toda a equipe agronômica da Associação, estiveram presentes representantes de importantes segmentos do mundo agrícola, como o supervisor da Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural de Paty do Alferes e Miguel Pereira (EMATER), Renato Farnezi; o Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro (AEARJ), Leonardo Lopes; representantes da C2 Microbiologia, entre outras entidades e especialistas.
O encontro contou também com lideranças da sociedade civil, como Carlos Roberto Pereira, ex-prefeito do município de Tanguá. A presença de
representantes do mundo político neste evento ajuda a reforçar a quebra do preconceito contra a cannabis e fortalece a batalha das associações por mudanças na legislação sobre o cultivo e distribuição de derivados da planta.
O evento cumpre com a vocação e o compromisso social da APEPI. O meio ambiente é uma das grandes preocupações do presente e do futuro, e preservar a capacidade de cultivo natural é fundamental para o plantio da cannabis, uma planta que ajuda a levar saúde a milhares de pessoas no país.
O encontro foi apenas o primeiro de uma série de discussões que a APEPI espera promover na fazenda. Para conhecer mais, confira as novidades da APEPI no site (apepi.org) e nas redes sociais (@familiaapepi).
Em todo o país, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) reúne mais de 364 mil empresas e beneficia 22 milhões de trabalhadores. Decreto do Governo do Brasil assegura transparência, concorrência e integridade ao sistema de vale-alimentação e vale-refeição

Amodernização do Programa de Alimentação do Trabalhador, a partir de um decreto assinado nesta semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem impacto direto no cotidiano de 2,44 milhões de trabalhadores e de 26.390 empresas no Rio de Janeiro. O novo texto assegura avanços ao sistema de vale-alimentação e vale-refeição.
Das empresas envolvidas no Rio de Janeiro, 24.956 são beneficiárias do programa e outras 1.434 são fornecedoras. No perfil dos trabalhadores do estado atendidos pelo PAT, mais de 1,7 milhão têm renda de até cinco salários-mínimos, enquanto outros 667,8 mil ganham acima deste patamar. As novas regras limitam
as taxas que atualmente são cobradas de bares, restaurantes, padarias e mercados que usam vale-refeição e alimentação. Também reduzem os prazos de repasse dos pagamentos das operadoras para os comerciantes.
Com isso, a ideia é incentivar a adesão de pequenos comércios e ampliar as opções de locais para o trabalhador usar o benefício. Além disso, em até um ano, os vales vão poder ser usados em qualquer maquininha, sem redes exclusivas, o que dá mais liberdade ao trabalhador e oportunidades ao comércio.
“O decreto é bom para os supermercados, grandes, pequenos e médios. É bom para restaurantes grandes, pequenos e médios. É bom para padarias grandes, pequenas e médias e é bom para quem vende frutas nesse Brasil inteiro. Se é bom
para todo mundo, é bom para o trabalhador. E se é bom para o trabalhador e é bom para o Brasil, é bom para todos nós”, disse o presidente Lula na assinatura do decreto, dia 11/11. Presente nas 27 Unidades da Federação, o PAT reúne atualmente mais de 327,7 mil empresas beneficiárias e 37 mil empresas fornecedoras. Ao todo, são 22,1 milhões de beneficiários.
As mudanças devem gerar impactos positivos para todos os envolvidos:
Para os trabalhadores:
• Maior liberdade de escolha e melhor aceitação dos cartões e benefícios
• Manutenção integral do valor do benefício
• Garantia de uso exclusivo para alimentação, vedando o uso para outras finalidades,
como academias, farmácias, planos de saúde ou cursos
Para os estabelecimentos:
• Melhor fluxo de recebimentos, com repasse financeiro em até 15 dias corridos
• Maior previsibilidade e ampliação da rede de aceitação
• Contratos mais equilibrados e regras uniformes para todos os participantes do sistema.
Para as empresas beneficiárias:
• Nenhum aumento de custos e sem necessidade de alterar o valor dos benefícios
• Responsabilidades bem definidas e segurança jurídica reforçada
• Previsibilidade e redução de distorções de mercado com os limites de taxas FONTE: SECRETARIA
Com vasto cardápio, preços acessíveis e farta tradição na cultura nordestina, vem sendo a sensação desse final de ano na região
Mandacaru é um cacto nativo do Brasil, especialmente comum na Caatinga. Ele é caracterizado por seu grande porte (podendo chegar a 6 metros de altura); seu formato semelhante a um candelabro. O mandacaru é um símbolo do sertão, utilizado como cerca natural, fonte de alimento e água para a fauna, e tem flores brancas que desabrocham apenas durante a noite.

Em Miguel Pereira, mais especificamente em São José das Rolinhas, Mandacaru Encantado é um restaurante de alto nível, que, com apenas 10 dias de portas abertas, já é atração na cidade. Seu vasto e farto cardápio de comidas nordestinas é sucesso absoluto. Lá, você encontra carne de sol com macaxeira (alimento fundamental na cultura nordestina e um símbolo de tradição e resistência), manteiga de garrafa, queijo coalho, bolinho de feijoada nordestino, bolinho de feijoada carioca, baião de dois com carne de sol, com picanha, com tilápia crocante. O baião de dois é um cozimento de arroz e feijão de corda, com toucinho defumado cortado em cubinhos, queijo coalho e temperos: um manjar dos deuses.
Mas a casa não se esqueceu dos pratos tradicionais do Sudeste, como a picanha, o filé mignon com arroz a Piamontese, baião de dois com picanha, o risoto de camarão, o risoto de carne seca com banana, e por aí vai. Os pratos compartilhados serve duas, três ou quatro pessoas, mas, se preferir, também tem os pratos individuais a preços bem acessíveis, como o baião com carne de sol a R$ 56,90 ou baião com picanha a R$ 67,90. Quem preferir pode pedir baião com tilápia crocante a R$ 55,90. Enfim, é uma explosão de sabores muito bem elaborados. O boca a boca na cidade tem se espalhado como um rastilho de pólvora.
A grande pergunta é: de onde saiu tanta tradição nordestina? Essa foi a dúvida


que durou todo o evento, e, só na sobremesa veio a resposta. A casa é um empreendimento do jovem empresário Alan Marques da Fonseca, que é sócio da rede de restaurantes “Gigante Nordestino” e “Colarinho Branco”, que, hoje, já conta com 14 restaurantes. O Mandacaru Encantado, de Miguel Pereira, não pertence à rede e aos demais sócios, é um voo solo do Alan, que se encantou pela cidade. O espaço, porém, tem o DNA do Gigante Nordestino que é sucesso e facilmente encontrado em Campo Grande, Nova Iguaçu (Rancho Novo), Vista Alegre, Recreio dos Bandeirantes, Bangu Shopping, Shopping Boulevard, Shopping Nova América, Caxias Shopping, São Gonçalo Shopping, Shopping Metrô Itaquera, Internacional
Shopping Guarulhos, Shopping Nova Iguaçu (Pedreira) e NorteShopping.
Opiniões
Segundo o advogado Marcos Novoa: “Hoje é a segunda vez que estamos vindo no Mandacaru. Dessa vez, eu e meu esposo Renan Muniz trouxemos um casal de amigos, a sogra e o sogro; todos queriam ver de perto as delícias do novo restaurante da cidade. Recomendo 100%”
Para o médico ortopedista da cidade, Dr. João Franklin, que estava conhecendo o restaurante naquela oportunidade junto com a família: “Miguel Pereira já estava precisando de um restaurante desse gabarito há muito tempo”.
O corretor de imóveis Rogério Fraga gostou muito da experiência: “O espaço é

aconchegante, a comida é boa, o ambiente tem uma energia incrível e um ótimo atendimento. Excelência em cada detalhe! Já penso em voltar”.
A origem
A rede “Gigante Nordestino” surgiu com os amigos Alan, Armando e Eduardo. Armando possuía uma escola com a filha, Eduardo dono de uma grande oficina mecânica e Alan já tinha sido dono de um bar e trabalhou durante muito tempo na Ambev. Os três reuniam-se semanalmente na Toca do Tatu, em Nova Iguaçu, no bairro Rancho Novo, e se perguntavam por que não tinha um restaurante bom naquele lado da linha do trem. Aqueles happy hours, na Toca do Tatu, funcionavam como uma oficina de ideias, um workshop entre três amigos.
Assim a primeira casa foi aberta em outubro de 2014, o “Colarinho Branco”, uma alusão à espuma de um chope bem tirado, foi sucesso imediato, uma vez que o cardápio foi assinado pelo mago dos tira-gostos, Paulette, já conhecido, inclusive, pelo evento “Comida
di Buteco”, de cuja edição de 2016 o Colarinho Branco participou, ficando na segunda colocação. Alan disse que, com “a visibilidade dada ao Colarinho Branco pelo disputadíssimo prêmio do Comida di Buteco, o movimento do bar foi duplicado”.
No final de 2018, do outro lado da rua do “Colarinho Branco”, uma grande loja de materiais de construção fechou as portas. Os sócios logo consideraram a hipótese de tentar adquirir o ponto para montar um bar e restaurante dedicado à temática nordestina, afinal Feira de São Cristóvão (popularmente conhecida como a Feira dos Paraíbas) constituiu-se na terceira atração de visitantes no Rio, sendo superada apenas pelo Corcovado e pelo Pão de Açúcar. A Feira é realizada desde 1945. A Feira dos Paraíbas é o único grande espaço dedicado ao lazer e à cultura nordestina em todo o Grande Rio. Os moradores de Nova Iguaçu atravessam mais de 30 quilômetros para ir lá, reencontrando-se com as suas raízes.
Os sócios lançaram-se
em uma intensiva pesquisa sobre as comidas, peças decorativas e atrações musicais em seguidas incursões à Feira de São Cristóvão. Também viajaram a João Pessoa para visitar as feiras e os restaurantes típicos da capital paraibana. O resultado foi que, no dia 4 de abril de 2017, registraram na Junta Comercial o nome “Gigante Nordestino” para a nova casa. Tamanho foi o sucesso que, aos domingos, muitos clientes ficavam do lado de fora sem encontrar lugar nas 80 mesas do restaurante, quando são atendidas 320 pessoas ao mesmo tempo.
Vale dizer que os 10% das gorjetas envolvem todos os profissionais da casa, uma vez que são distribuídos igualmente entre todos os funcionários, medida que expressa o apreço por todos os colaboradores, da faxineira ao garçom.
Pousada O restaurante de Miguel Pereira é bastante diferente, já tem cinco chalés prontos para os fins de semana e piscina com parque aquático para os hóspedes. Fica a dica, vale a pena conferir.

Em 2025, de aproximadamente 103 mil alistados no Estado, somente pouco mais de 10 mil foram incorporados
OGoverno do Estado poderá celebrar convênio com o Exército Brasileiro para aproveitamento dos excedentes dos alistados para a realização do serviço militar obrigatório no Corpo de Bombeiros. A iniciativa é do Projeto de Lei 3.558/17, de autoria do deputado Samuel Malafaia (PL), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (18/11), em segunda discussão. O texto agora segue para sanção ou veto do Poder Executivo.
A proposta somente permite o reaproveitamento dos brasileiros alistados que foram dispensados do serviço militar por excesso de contingente. Os interessados deverão se inscrever no Programa de Reaproveitamento do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, sendo vedada qualquer imposição ao cidadão para prestação de serviço obrigatório.
Malafaia destacou, em plenário, que, neste ano, aproximadamente 103 mil jovens se alistaram no serviço militar, sendo que somente pouco mais de 10 mil foram incorporados. Desse modo, a proposta visa a dar uma oportunidade de trabalho para os excedentes, atuando em funções como, por exemplo, salvamento e primeiros socorros.
“Este projeto é para que aqueles jovens, muitas vezes em vulnerabilidade e que não têm perspectivas de encontrar emprego, possam ingressar no Corpo de Bombeiros. Muitas vezes o Estado é atingido por temporais e o efetivo da corporação é pequeno. Mas se houver jovens que fizeram o curso dos Bombeiros, eles serão úteis para proteger a sociedade de forma eficiente. É um programa de cidadania e proteção social”, declarou o autor do projeto.
Como funcionará o convênio Os selecionados para servirem no Corpo de Bombeiros Militar não desenvolverão qualquer vínculo de emprego, prestando serviços nos mesmos moldes e direitos do serviço militar obrigatório, inclusive quanto ao tempo de duração da incorporação, de um

ano, e remuneração do serviço militar inicial. O voluntário, no entanto, pode, em qualquer tempo, pedir sem ônus o seu desligamento antecipado da corporação, independente de justificativa.
Os critérios de seleção dos excedentes alistados e o número de vagas para aproveitamento serão estabelecidos pelo Comando do Corpo de Bombeiros Militar. O excedente reaproveitado será distribuído nos quartéis ou grupamentos do Corpo de Bombeiros Militar existentes nos municípios, de acordo com a residência de cada voluntário. Não será permitida a transferência de selecionados em um município para prestarem serviço em outros municípios.
Os voluntários receberão treinamento específico para as atividades de bombeiro e de defesa civil, bem como todo o material necessário ao desenvolvimento de suas atividades, inclusive uniforme específico e alimentação.
Os alistados que prestarem o serviço militar nos bombeiros farão parte do corpo de reservistas de defesa civil. Após dispensa do serviço militar, cumprido o tempo regulamentado, eles poderão se submeter aos concursos públicos para serem contratados como bombeiros militares de carreira.

MIGUEL PEREIRA & PATY DO ALFERES
Fecomércio-RJ
SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MIGUEL PEREIRA E PATY DO ALFERES
2483-8323
FILIADO A: CNC - SESC - SENAC SINDICATOS - IFEC - IFES @ (24) 98846-2133 @sicomerciomppa www.sicomerciomppa.com.br sicomerciomppa@gmail.com
SINDICATO DO COMÉRCIO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MIGUEL PEREIRA E PATY DO ALFERES ELEIÇÕES SINDICAIS - EDITAL DE DIVULGAÇÃO DE CHAPAS
SINDICATO DO COMÉRCIO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MIGUEL
PEREIRA E PATY DO ALFERES
ELEIÇÕES SINDICAIS - EDITAL DE DIVULGAÇÃO DE CHAPAS
Pelo presente Edital de Divulgação de Chapas, faço saber que foi registrada a seguinte chapa concorrente às eleições no Sindicato do Comércio Varejista de Miguel Pereira e Paty do Alferes para composição da Diretoria, Conselho Fiscal e Delegados junto ao Conselho de Representantes da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro – Fecomércio-
RJ a que está filiado, bem como seus suplentes, para mandato de 16 de março de 2026 a 15 de março de 2030, conforme edital publicado no Jornal Renascer, no dia 30 de outubro de 2025: DIRETORIA – Efetivos: Presidente: LEONCIO
LAMEIRA DE OLIVEIRA; Vice-Presidente: JOSÉ CABRAL DE MACEDO PEREIRA; Diretora Administrativo:
RENATA ARAÚJO DE OLIVEIRA; Diretor Financeiro: ALEXANDRE LINS; Suplentes: 1º JÚLIO CÉSAR POZES
MEDEIROS,041 2º SANDRA BARCELOS ARAÚJO DE OLIVEIRA, 3ºALCILENE MORAES DA SILVA; CONSELHO FISCAL – Efetivos: 1º NEI JOSÉ MEDEIROS, 2º LÚCIO MÁRCIO LEAL DUARTE, 3º NORBERTO ROMÃO LOPES; Suplentes: 1º ERNANI DOS SANTOS PARDAL, 2º FABIANA FIORESE TOLEDO BOECHAT, 3º EVANDRO CORREA PORTELA; DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO À FECOMÉRCIO-RJ – Efetivos: 1º
LEONCIO LAMEIRA DE OLIVEIRA; 2º JOSÉ CABRAL DE MACEDO PEREIRA; Suplentes: 1º NEI JOSÉ
MEDEIROS; 2º ALEXANDRE LINS.
Miguel Pereira, 21 de novembro de 2025
LEONCIO LAMEIRA DE OLIVEIRA – Presidente
ERRATA - O SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MIGUEL PEREIRA E PATY DO ALFERES, informa que no EDITAL publicado na página 10 do JORNAL RENASCER, EDIÇAO ON LINE número 487 de 30 de outubro de 2025 contém um erro na DATA DE CONFECÇÃO. Foi colocado a data de 30 de novembro de 2025 quando o correto seria 30 de outubro de 2025
LEONCIO LAMEIRA DE OLIVEIRA PRESIDENTE
Pelo presente Edital de Divulgação de Chapas, faço saber que foi registrada a seguinte chapa concorrente às eleições no Sindicato do Comércio Varejista de Miguel Pereira e Paty do Alferes para composição da Diretoria, Conselho Fiscal e Delegados junto ao Conselho de Representantes da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro – Fecomércio-RJ a que está filiado, bem como seus suplentes, para mandato de 16 de março de 2026 a 15 de março de 2030, conforme edital publicado no Jornal Renascer, no dia 30 de outubro de 2025: DIRETORIA – Efetivos: Presidente: LEONCIO LAMEIRA DE OLIVEIRA; Vice-Presidente: JOSÉ CABRAL DE MACEDO PEREIRA; Diretora Administrativo: RENATA ARAÚJO DE OLIVEIRA; Diretor Financeiro: ALEXANDRE LINS; Suplentes: 1º JÚLIO CÉSAR POZES MEDEIROS,041 2º SANDRA BARCELOS ARAÚJO DE OLIVEIRA, 3ºALCILENE MORAES DA SILVA; CONSELHO FISCAL – Efetivos: 1º NEI JOSÉ MEDEIROS, 2º LÚCIO MÁRCIO LEAL DUARTE, 3º NORBERTO ROMÃO LOPES; Suplentes: 1º ERNANI DOS SANTOS PARDAL, 2º FABIANA FIORESE TOLEDO BOECHAT, 3º EVANDRO CORREA PORTELA; DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO À FECOMÉRCIO-RJ – Efetivos: 1º LEONCIO LAMEIRA DE OLIVEIRA; 2º JOSÉ CABRAL DE MACEDO PEREIRA; Suplentes: 1º NEI JOSÉ MEDEIROS; 2º ALEXANDRE LINS. Miguel Pereira, 21 de novembro de 2025 LEONCIO LAMEIRA DE OLIVEIRA – Presidente
ERRATA - O SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MIGUEL PEREIRA E PATY DO ALFERES, informa que no EDITAL publicado na página 10 do JORNAL RENASCER, EDIÇAO ON LINE número 487 de 30 de outubro de 2025 contém um erro na DATA DE CONFECÇÃO. Foi colocado a data de 30 de novembro de 2025 quando o correto seria 30 de outubro de 2025. LEONCIO LAMEIRA DE OLIVEIRA PRESIDENTE
* BLOCO CARNAVALESCO DESCE MAIS NÃO CAI *
Rua Manoel Guilherme Barbosa, 520, centro, Miguel Pereira, RJ - TEL (024) 2483 8213
CNPJ 06.095.496/0001-00
Prezados Senhores(as) Associados(as)
O Presidente do BLOCO CARNAVALESCO DESCE MAIS NÃO CAI, no uso de suas atribuições, convoca todos os associados para Assembleia Geral Extraordinária a realizar-se no próximo dia 26 de novembro de 2025 que será realizada no endereço supramencionado, iniciando-se os trabalhos às 18:00 hrs. em primeira convocação, ou na falta de quórum necessário às (horário) em segunda convocação, com qualquer número de presentes para deliberarem sobre a seguinte e única ordem do dia:
1. Extinção da associação e baixa do CNPJ.
Miguel Pereira, 10 de Novembro de 2025
Jose Antônio Gomes Rodrigues. Presidente



Quitinete em Javary R$ 900,00 mais dependências. Falar com Vilma (21) 981852181 Zap
Casa, 2 qtos, sala, cozinha e banheiro. Alto do Javary, nº 25. R$ 900,00 (21) 97007-2059
Alugo espaço comercial, centro Paty. (21) 97649-4977
Whatzapp
Alugo apartamento e quitinete na Lagoinha, perto Unidos (21) 96925-5036
Apartamento c/ 2 quartos na Mantiquira - Paty do Alferes R$ 700,00 (24) 99203-7018
Apartamento Mobiliado c/ 2 quartos em Palmares - Paty do Alferes R$ 1.200,00 (24) 99203-7018
Apartamento c/ 2 quartos em Palmares - Paty do Alferes R$ 650,00 (24) 99203-7018
Apto, dois quartos, garagem exclusiva e sala ampla (24) 99991-9346
Day use – Sítio c/ piscina. SpaYoga&Ayurveda. Palmares (24) 98118-3859
Apto no centro perto da faculdade, 2 qtos, área de serviço e varanda (21) 98093-1844
Procuro casa p/ alugar em Portela c/ 3 qtos, local plano. (21) 98093-1844
Alugo quitinete no centro de Miguel Pereira, perto da faculdade. (21) 98093-1844
Casa 2 quartos, Javari R$ 2.300,00 piscina e churrasqueira (24) 98133-5432/ (24) 98115-3583
Alugo casa 2 quartos, lago de Javari R$ 1.700,00 (24) 98133-5432/ (24) 98115-3583
Quitinete no centro/faculdade. Não tem condomínio. (21) 98093-1844
Casa 2 quartos em Portela (21) 99668-5665 DuCéu (22) 99858-3720 WhatsApp
Quitinete no centro/faculdade. Não tem condomínio. (21) 98093-1844
Procuro casa para alugar até R$ 500,00 (21) 964291156 Zap
Apto tipo quitinete, Ed. Lido de frente p/ rua (24) 98150-2259
Apto Botafogo, Rua Guilhermina Guinle 74/1401 R$ 3.400,00 (24) 98150-2259
Casa no Centro de Miguel Pereira R$ 2.500,00 (24) 2484-3222
com 763,00 m² e projeto aprovado. Linda vista. R$180 mil. Cel (21) 99852.3085
Terreno a venda em Morro Azul 7.280m² (21) 96737-9818
Vendo terreno perto do centro de Morro Azul (21) 96737-9818
Vendo casa a 200m do Lago de Javary (21) 99244-5376
Vendo/alugo 2 casas no alto de Javary. R$ 150 mil/ R$ 900,00 aluguel. (21) 97007-2059
Casa, alto do Javary nº 25, rua calçada s/ saída. R$ 180 mil (21) 97007-2059
Terreno em Portela, documentado. 460m², plano. R$ 80 mil (21) 99691-3146
Casa a terminar, terreno 15x50, 2 quartos. R$ 200 mil em Paty (21) 98605-4261
Casa no alto de Javary, troco por outra. (41) 97007-2059
Terreno 1.157m², 100m da RJ125, Miguel x Paty. Aceito carro (24) 98111-6569
Terreno no Clube Velho R$ 15 mil (21) 97686-7167
Casa em Paty, próximo a Casa do Artesão, 1 quarto. R$ 120 mil (21) 98156-9063
Casa em Paty, próximo a Casa do Artesão, 2 quartos. R$ 190 mil (21) 98156-9063
Trocamos em terreno um caminhão VW. R$ 210 mil (24) 98109-0489
Casa Portal das Mansões 05 suítes, 03 salões, 03 vagas p/ carro (24) 98107-1300
Vendo terreno, Condomínio Ville de Monte Alegre (21) 98165-8282
Casa muito espaçosa, rua Francisco Badenes, 221. R$ 600 mil (24) 98125-8453
Casa 3 qtos, M. Pereira c/ energia solar. R$ 480 mil (21) 96837-7988
Terreno c/ 3 platores, doc. ok R$ 80 mil (21) 96837-7988
Casa 2 qtos, R$ 290 mil, colonial, terreno plano MP (21) 96837-7988
Vendo roteador e repetidor wi-fi D-Link (21) 99507-0435
Aulas de informática para terceira idade (21) 99507-0435
Notebook Samsung, modelo Rv415, seminovo. R$ 650,00 (24) 2090-4780/ (21) 97507-0435
Aulas de informática p/ 3ª idade. Aulas individuais. Ronaldo (24) 2090-4780 / (24) 97507-0435
Vendo computador completo dois teclados perfeito. 800,00 (21) 96715-0989
Xbox 360 – 3contas c/ jogos, 1 controle, 1HD, Kinect + jogo R$600,00 2485-7322 (24)98123-8053
Vendo impressora matricial marca Epson LX 300II R$ 100,00 (24) 99258-3882
Manutenção em informática. (21) 97973-6743 tim - Jorge
Vendo PS3 ótimo estado e jogos. Excelente preço. (24)98864-2488
Vendo 1 fonte p/ desktop 600w, perfeito estado R$60,00. 2484-4687/ 98131-0110
Xbox 360 HDMI, 2 controles, volante sem fio, 70 jogos. R$ 1.200,00 (24) 992285332
Faço manutenção em computador. 98155-5377 / 99275-0181
Vendo notebook Itautec, seminovo. R$ 1 mil. 24843189 Flávio
Faço manutenção de computadores. Junior 98132-1441
Vendo monitor LCD 19”, Samsung. R$ 250,00. 8117-9220
Vendo tablet Smart 3G, c/teclado seminovo + de 200.000 aplicativos – R$ 380,00. 81028038 / 2483-8402
Manutenção/ Suporte computadores, redes informáticas (router, switch) e software. (24) 9277-8673 Fernando
Precisa-se de senhora sozinha, tomar conta de casa em Petrópolis (24) 98858-6050
Caseiro, serviços gerais, residência, água, luz e ajuda de custo. (21) 98654.0007 Zap
Precisa-se de secretária com experiência em word (22) 99209-2006
Diarista com experiencia e referencias (21) 981817676 zap
Serviço p/ homem, 2 dias/ semana, R$60,00/dia (21) 98181-7676 zap
J.Lèbre abre vagas de mecânico roçadeira e motosserra (24) 98143-9151 whatsapp
Precisa-se de moça p/ cuidar de criança, ofereço moradia e ajuda de custo (24) 98110-4202
Precisa-se de manicure c/ experiência em acrigel e etc. (24) 99320-9668
Precisa-se de manicure c/ experiência em fibra de vidro, acrigel e etc. (240 99320-9668
Operário p/ trabalhar, sistema de parceria c/ casa, água e luz. (24) 99963-2666
Senhora sozinha (45 a 55) p/ serviços domésticos c/ caseira (21) 98181-7676 zap
Operário/casal, acima de 50 anos que precise de moradia, s/ animais. (24) 98145-7390
Serviços/homem, 2 dias/ semana, R$ 60,00/dia (21) 98181-7676 (zap)
Preciso de pessoa p/ cuidar de criança – ofereço moradia em troca (24) 98126-1283
Venda de picolés com carrinho. Entrar em Contato: (24) 98124-9646
Precisa-se de chapeiro c/ experiência. Assados e montagem de pizza. (24) 2484-7935
Precisa-se de manicure e cabeleireira profissional. (24) 98123-4258/ 99272-1489
Precisa-se de chapeiro c/ experiência. 2483-0579
Precisa-se de empregada competente com muita prática e boas ref. para de família. 9274-4473
Precisa-se de funcionários para as funções de Ajudantes. Contato: (24) 8863-0408 / 2484-3125 - Gisele.
Precisa-se de manicure de segunda a sábado. (24) 8136-1312
Procuro emprego como cuidadora de idosos(as). A noite e finais de semana. (24) 98145-8549
Sou faxineira e arrumadeira de confiança (24) 98152-2776
Sou jardineiro e faço roçada de terreno (24) 98151-2847
Serviço de cozinheira, faxineira e cuidadora de idoso (24) 98121-0722
Acompanhante apenas para senhoras. Aceito viajar. (24) 98137-1930
Ofereço-me como pintor de imóveis WhatsApp (21) 97499-1620
Aposentado, casado, se oferece como zelador. Evando (21) 97499-1620 WhatsApp
Ofereço meus serviços de caseiro. Esposa, cadelinhas dóceis. (24) 98121-0722

Estado do Rio de Janeiro, 21 de novembro de 2025
Procuro emprego, trabalho na sua casa até às 13h. Cobro R$ 50,00 (24) 99217-2639
Encontro musicais, muita diversão – Instrumentos, conhecimento e inglês (24) 98133-2428
Fritadeira inox Croydon 127W, 4 litros seminova pouco uso. (21) 99619-8877
Procurando emprego como babá, faxineira ou ajudante de cozinha. (21) 99924-5246
Procuro serviço de acompanhante de idosa (o) Miguel Pereira/Rio (24) 99217-2639
Ofereço meus serviços de caseiro e jardineiro (24) 98809-2078
Diarista oferece serviços de faxina residencial (24) 98123-3270
Faço limpeza de caixa d’água (24) 99395-8500
Trabalho no Rio de Janeiro. Podendo ser babá ou trabalho doméstico. (24) 99217-2639
Procura-se serviço de diarista. Uma ou duas vezes por semana (24) 99217-2639
Procura-se serviço a noite ou durante o dia. Acompanhante de idosos(as). (24) 99217-2639
Trabalho como faxineira. (24) 99208-0261 (somente WhatsApp)
Marcio – acompanhante de idosos e enfermos (24) 98125-8453 / 98169-7060
Ofereço meus serviços de faxineira ou babá (24) 98102-1191
Trabalho como ajudante de cozinha (24) 999304429 zap
Trabalho como diarista em faxina e passar roupas (24) 98108-2 zap
Ofereço meus serviços de diarista. (24) 99930-4429
Faço faxinas diárias (24)98148-8203
Acompanhante em hospitais disponibilidade p/ Centro do RJ e MP (24)98148-8203
Cuidadora de idosos - disponibilidade p/ Centro do RJ e MP (24)98148-8203
Cuidadora de crianças, disponibilidade p/ Centro do RJ e MP (24)98148-8203
Ajudante de cozinha (24) 99930-4429 zap
Faço faxina, diária e meio expediente. (24) 981082611 zap
Ofereço-me como acompanhante de idosos. (24) 2090-3290
Procuro emprego como diarista (24) 2080-4390/ (24) 98131-7861
Procuro serviço de acompanhante de idosa ou idoso. Posso dormir. (24)9217-2639
Procura-se emprego, cuidadora de idosos com curso. (24) 98154-9820 Trabalho como diarista, faxinas em geral. R$ 270,00 (04 faxinas p/ mês). (24) 98154-9820
Faço limpeza de quintal e jardim (24) 99395-8500 Tim
Procura-se serviço como diarista. (24) 99217-2639
Procura-se serviço para trabalhar no Rio (24) 99217-2639
Caseiro – Faço limpeza e serviços em geral em troca de moradia (24) 98163-1063
Motorista particular, Rio de Janeiro, translado, aeroporto, todos os trajetos. (24) 98875-6342
Procura-se emprego como cuidadora de idosos e crianças ou em casa de família (24) 98133-4335
Motorista particular, experiente, viagens, aeroportos e outros (24) 99269-7335 Luiz
Procuro serviço de acompanhante de idosos, tomo conta e cuido da casa. (24) 98163-9156 Márcia
Trabalho de acompanhante de idosos (21) 99733-3334
Cristina
Ofereço-me para trabalhar como motorista ou vigia (24) 98130-5345 ou (24) 2487-1381
Serviços gerais, ajudante de cozinha ou babá (24) 98175-5197
Procuro emprego loja material de construção (24) 98131-2493
DCURSOS E AULAS
Explico p/ terceira idade método fácil de manusear seu smartphone (24) 2090-4780
Aulas de violão individuais, clássico, erudito, popular e gospel (24) 99884-9834
Piano – Curso prático 03 meses, somente 04 vagas, aulas individuais (24) 99884-9834
Aulas de Piano individuais – Academia Copacabana FA# (24) 99884-9834
Academia Copacabana FA# - Aulas de violão clássico (24) 99884-9834
Piano, aulas individuais, curso fácil e rápido (24) 99884-9834
Aulas de violão, piano, teclado, guitarra – Online/Presencial (24) 98133-2428
Reforço escolar do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. (24) 99854-2582 Barbara
Ana Azevedo Jóia Rago, oficina de teatro gratuito (24) 99313-3306/ (21) 2771-0129
Ateliê de pintura e desenho, turma ou particular/ presencial ou on-line (21) 97980-3338 zap
EELETRODOMÉSTICOS
Aquecedor portátil frio/quente, 200w, novo R$ 350,00 (24) 98138-1453
Máquina de lavar Electrolux 8 kg turbo R$ 850,00, excelente estado. (24) 98138-1453
Ar Split marca Youk, 12 btu’s (21) 96737-9818
Ferro a vapor (21) 96737-9818
Cerâmica marca Gama (21) 96737-9818
Vendo aspirador de pó portátil Black Decker. (24) 98154-5533
Frigobar 76L na embalagem, melhor oferta. (21) 98257-9266
Micro-ondas Philco 20L (24) 98156-1114
Fogão Continental, 04 bocas, excelente estado. (24) 2090-3290
Fogão Brastemp, 4 bocas, 2 grelhas no forno R$ 250,00 (24) 98150-9789
Batedeira Arno (24) 24845537/ 98147-2686
Fogão Brastemp, 04 bocas, branco R$ 250,00 (24) 98149-2821
Fogão 04 bocas, funciona perfeitamente, barato. Entrego (24) 98124-0950 zap
Vendo um fogão de 5 bocas R$600,00 (24) 99968-2508
Vendo TV de Led com defeito, para tirar peças. (21)97507-0435
Vendo Smartphone Samsung J5. R$ 450,00. (21) 97507-0435 Ronaldo Smartphone Samsung J5 R$ 450,00 (21) 97507-435 Ronaldo
Impressora Canon Prixma, MG2919, R$ 250,00 sem cartucho (24) 2090-4780 TV 26” R$ 300,00 (21) 98699-5592
Forno elétrico Continental (21)99964-6910
Vendo tela de computador Samsung em ótimo estado (21) 96737-9818
Tela de computador marca Samsung em perfeito estado (21) 96737-9818
Filhotes de Rottweiler, 2 meses verificado e vacinados. R$ 800,00 (24) 98104-6251
Pastor Alemão, filhotes vacinados e vermifugados. R$ 600,00 (21) 96429-1156
Leitões grandes e sadios. Vacinados e vermifugados (24) 93500-1383
Galinha poedeira – primeira postura R$ 40,00 cada (21) 98149-3027


Vendo maca da Salus Brasil, em bom estado de consevação. Suporta até 150kg é larga e confortável. R$ 600
Vendo cama de madeira maciça, seminova R$ 490,00 (24) 98138-1453
Gabinete de banheiro completo R$ 50,00 (armário, espelho e gabinete) (24) 2482-0187
Vendo gabinete de banheiro completo R$ 50,00 (24) 98138-1453/ 2482-0187
Cadeira de jantar de madeira R$ 50,00 (24) 98138-1453
Cadeira de escritório seminova s/ rodinha. R$ 85,00 (24) 98138-1453
2 cristaleiras de canto, madeira nobre mogno 1.80×80×60 (21) 97499-1620
Duas cristaleiras canto madeira nobre 1.80×80×60 (21) 97499-1620 Evando Mesa redonda, quatro cadeiras Jacarandá laqueada 90 cm R$ 680,00 (24) 98138-1453
2 cristaleiras, canto, madeira maciça, 1.80x80x60 (24) 2090-3987/ (21) 974991620 Evandro
Colchão casal confortpedic line ortopédico 45d. conservadíssimo R$ 450,00 (24) 98138-1453
2 torneiras de cozinha e de banheiro, inox, novos 150,00 Zap (24)98138-1453 ou 24820187
Aquecedor portátil frio/ quente 200W, novo R$ 350,00 Zap (24) 981381453 ou 2482-0187
Vendo TV de Led com defeito, para tirar peças. (21)97507-0435
2 torneiras de cozinha e de banheiro, inox, R$ 150,00 (24) 98138-1453 zap ou 2482-0187
Vendo transformador bivolt novo R$170,00 (24) 981381453 zap
Vendo roçadeira Stihl com assessórios R$ 700,00 (24) 97405-1433
Tampo de mesa, granito escuro 1,50, desocupar espaço R$ 70,00 (24) 99842-8915
Grades de aço de 1 metro, serve p/ canil R$ 80,00 cada. (24) 99842-8915
Piano Kreutzer, 3 pedais. R$ 3.200,00 (24) 99277-1960
Tenho bambu para lavoura. Retirar no Parque Barcelos. (21) 98322-4164
Compra-se pulseira de ouro c/ bolinhas. (24) 981550362 Ana Lúcia
Bicicleta aro 26 com marcha R$ 400,00 (24) 99277-1960
Vendo ou troco tapete novo para sala pequena. (24) 98147-2686
Moto Yamaha 2022, 150 cilindradas, R$ 18 mil (21) 96737-9818
Tornado 250cc. Moto nova, toda reformada. R$ 10.500,00 (21) 98322-4164
Vendo Burgman 400cc, 2008, perfeito estado. (24) 98153-7342 Marquinho
Triciclo Tuk Tuk 2014 p/ carregar mercadorias até 400kg (24) 99302-5696
Triciclo 76, motor 1500, doc. ok, vistoriado R$ 20 mil (24) 98148-0922
Vendo moto traxx 2010R$1500,00 detalhes (24) 98143-6803
Fazer 250, 13/14 doc. ok, excelente estado, revisão em dia. (24) 2483-0615
Lander 250, 2014, doc. ok, moto impecável. (24) 98121-7617
Vendo moto Shadow 600/2003 R$ 14.000,00 (24) 2484-2393
CB 300 Honda 2010 – doc. ok. R$ 8 mil (24) 98148-1600
Lander 250, 09, doc. ok, 45km rodados, ótimo estado. (24) 98132-2287
Tornado XR 250, 2002, montada p/ trilha R$ 5 mil (24) 98135-6162
Vendo Bross 150 - inteira 2009, primeiro dono. 24838354 / 98131-1113
Vendo Fazer 250 CC 13/14
Limited Edition, doc, ok, muito nova, pneu novo. R$ 10 mil (24) 98113-7892
Vendo CB 300R 12/12 c/ 5.500 km, vistoriada, 2015. R$ 10.900,00 99276-1979 / 98155-2345
Vendo XT600 95/95, preta, doc. 2015 ok. R$ 7.500,00 98141-7699 Ricardo
Vendo moto Dafra Super 50. 98853-3033/98162-6857
Vendo Factor 2014, preta, zero. Nunca usada. R$ 6.000,00. (21)971283632/971881605
Vendo moto ca – potência de 600W, alarme e som MP3. NOVA. 2484-1741 – Beth Aceito doação de mobilete. Adairton 9-8100-4342
Vendo Honda Tornado, 2003, vermelha. (24) 9-8127-8163 Tim
Motocicleta Yamaha fazer 150 13/14 R$ 8.800,00. Rota 552 2484-7842
Yamaha fazer 250 11/12 R$ 9.500,00 à vista, 175km rodados 8161-0947
Vendo Twister 2002, ipva 2013 pago. Vistoriada. R$ 4.500,00. 8182-9371
Vendo Suzuki 125cc, 2005, linda! Doc ok, motor amaciando. (24) 8117-7838
Vendo Honda Strada 200, ano 2002. Doc ok, motor amaciando. (24) 8117-7838
Vendo CBX 250 Twister 2008, amarela. R$ 5.500,00. 8144-0918
Vendo Yamaha Factor 125, 2009, cor prata, IPVA 2013 ok, 5.630Km rodados. R$ 4.500,00. 8819-7600
Vendo moto Yamaha Factor 0Km. R$ 4 mil. (21) 7128-3632
Vendo XRE 300 2012/2012, seminova. Tratar c/Gladson Tamer 8116-1209
Vendo CB300 ano 2010, dourada, R$ 8.500,00. Tel.: 9220-2106 / 8124-5901

Saveiro cd/cross, 14/15, flex, excelente, R$ 70 mil. (24) 97834-6203
Aircross 2018 Shinea automático. R$ 58.500,00. Aceito pick-up. (21) 98322-4164
Vendo Gran Siena 2021, único dono. (24) 99269-7335
Sandero 1.0, 2016, único dono. (24) 99225-8589 zap Fiat Uno CS, 86/86 (24) 99217-2639
Vendemos motor, lataria e peças de Kombi (24) 98109-0489 Marcos
Celta 2011, básico, 2 portas, doc. ok, falar c/ Adonias (24) 99268-4618
Vendo vidros e peças de Kombi (24) 98105-9260
Saveiro 2014, único dono, 50.000 km rodados. 42 mil (21) 99225-8589
F1000, cabine dupla, 86, motor batido, R$ 20 mil. (32) 98831-0078
Corsa Spirit 09, completo, vidro, trava, alarme (24) 99323-4588
Vendo Fiat Mobi, 2016. (24) 98157-3443
Saveiro 08/09, 1.6 flex. R$ 22.500,00 (21) 96401-4549
Índio
Peugeot 2001, 1.0, ar, vidro, travas, doc. ok. R$ 8.900,00 (24) 99262-9629
Hyundai Accent, 94 R$ 8.500,00 (24) 98161-8030
Carburador solex R$ 300,00 (24) 98884-9834
Corolla Xei 2016 c/ GNV, prata, doc. ok R$ 65 mil (24) 98148-0922
VENDO Cronos, 2019, 1.3, completo. (24) 98126-0586
Parati 95, gás e GNV, motor e freio feito há dias. R$ 5.300,00 (24) 98148-0922
Carro Vectra (24) 2484-4669
Henrique
Palio Fire 2003 muito inteiro (24) 98136-5118 Glória
Vendo Xsara Picasso 2011, 17 mil (24) 98108-3301
Corsa 2006 1.0 Flex – ar de fábrica – ótimo estado –doc. ok R$ 12.900,00 (24) 98133-2428
Palio Weekend 2005, travas, documento pendente (24) 98189-7682 zap
Palio Weekend 99, inteiro, vermelho. R$ 10 mil (21)99784-2021
Ford Fiesta 1.0, 2010, completo, GNV. R$ 16 mil (24) 98138-6190
Gol 97, kit gás, doc. ok, básico. R$ 8.600,00 (240 98132-2284
Parati 84, 2 portas, 1.6. R$ 3.800,00 (24) 98132-2284





