Page 1

JUNHO/2013 | Edição 09 - Ano 2

PENSAMENTO POSITIVO FUNCIONA? APLICATIVOS:

CUIDE DA SAÚDE

PELO CELULAR 20 DICAS PRÁTICAS

PARA VIVER BEM!

A SEDUÇÃO DO TANGO NO PODER DO ABRAÇO Curitiba recebe primeira casa com eventos semanais da dança + EXERCÍCIOS EM CASA + SE VISTA BEM PARA O TRABALHO + SAIBA TUDO SOBRE PROTEÍNA


EDITORIAL

Lembra do “Vamos ser PRÁTICOS?” Quando iniciamos o PRÁTICO, em junho de 2011, imaginávamos uma situação favorável, óbvio, e com muitas descobertas nos meses seguintes. E realmente o foi. Mas se eu disser pra você que em um ano nossa equipe tinha como objetivo virar revista, aumentar o número de páginas, reformular o projeto gráfico – deixando bem mais moderno – e lançar o aplicativo próprio para tablets é mentira. Nesta edição você confere tudo isso de uma vez só! Estamos felizes e entusiasmados, como você sentirá nessas próximas páginas. A começar pelo espírito (posicionamento) da revista, que vem mais amadurecido, e focado em três pilares principais: Atitude, Saúde e Bem-Estar. A linha editorial do nosso jornalismo será a responsável pela mudança, com matérias e reportagens que retratem bem você, leitor (a), pessoa decidida e que sabe a importância de aceitar – e encarar – mudanças para evoluir. Ah, você! Você que pega o PRÁTICO, o lê por completo e gosta, ao ponto de repetir a dose no mês seguinte. Muito obrigado! Se todas estas mudanças aconteceram, foi porque

tivemos a sua parceria neste um ano. Em tempos que a internet e a era tecnológica devasta publicações jornalísticas, como um tornado enfurecido, uma data de aniversário mais do que nunca deve ser comemorada e agraciada junto a quem faz dela possível. Nesse ponto, quero dedicar este último parágrafo especialmente aos anunciantes, empresas e empresários que apostaram em nossa revista e fizeram dela palco para campanhas de marketing, com serviços e produtos que realmente são úteis à sociedade. Obrigado pela confiança! Podem ter certeza que meu maior objetivo, como diretor desta publicação, é fazer um produto com qualidade ao ponto de ser digno de receber sua empresa. Estamos juntos nesta batalha! Parabéns a todos os envolvidos neste projeto. Chegamos nesta fase pelo trabalho realizado por vocês! Parabéns PRÁTICO! Kim Kopycki Diretor de Jornalismo

FAÇA O DOWNLOAD DO APP E BAIXE

GRÁTIS NO SEU TABLET

Leia mais informações no site, para acessar o conteúdo baixe o aplicativo QR Code em seu celular ou tablet Curta nossa página no Facebook e concorra a promoções!

EDIÇÃO N° 09 | JUN - 2013

facebook.com/revistapratico

Diretor executivo Kim C. Maia Kopycki Jornalista responsável Kim C. Maia Kopycki - kim@revistapratico.com.br Departamento comercial Caroline C. Moura - caroline@revistapratico.com.br Projeto gráfico e diagramação Amanda Camargo Colaboração Adriana Vieira, Angélica Favretto e Luiza Cechelero

ENVIE SUGESTÕES, CRÍTICAS E IDEIAS contato@revistapratico.com.br O conteúdo das matérias é de total responsabilidade dos autores. Agradecemos a todos aqueles que de alguma forma participaram desta publicação, direta ou indiretamente, colaborando para que fosse possível sua realização.

Revisão Adriana Vieira Capa Crédito: Aline Presa Distribuição 8 mil exemplares, mensal e gratuito, com circulação segmentada no Batel e Bigorrilho. Aline Presa, Breezi, Divulgação e Sxu.hu.

Psiu! Comunicação Rua Eduardo Sprada, 4570 – Ecoville, Curitiba (PR) Fone: 41.3285-2775 www.revistapratico.com.br contato@revistapratico.com.br


SAÚDE

Proteína desvendada Você já sabe que ela é importante para ter um corpo em forma e saudável. Mas sabe responder, por exemplo, se proteína faz mal em excesso ou qual alimento tem mais? Confira! POR REDAÇÃO

O QUE SÃO PROTEÍNAS?

E A PROTEÍNA DE SOJA?

Proteínas são moléculas orgânicas compostas de aminoácidos. Tem como função no organismo:

Derivados do grão de soja, são uma alternativa completamente saudável para quem deseja ingerir proteína não-animal na alimentação. Geralmente possui baixo índice de gordura, de colesterol e lactose.

• Produzir enzimas, hormônios, neurotransmissores e anticorpos • Repor o gasto das células e ajudar no transporte de substâncias pelo corpo • Auxiliar na reparação e crescimento de tecidos (por isso é importante para praticantes de musculação).

COMER SÓ PROTEÍNAS

PODE EMAGRECER? Sim, mas há consequências, já que comer carboidratos é fundamental. A chance de voltar a engordar, ganhar os quilos a mais, é alta – além de poder sentir dores de cabeça, perder a concentração, entre outras consequências negativas por falta do carboidrato. Não é recomendado por especialistas.

RETIRAR A GEMA DO OVO E COMER

SÓ A CLARA ESTÁ CERTO?

Se você não a come por medo do “alto colesterol”, estudos recentes mostraram que o consumo de ovos não teve efeito sobre os níveis de colesterol total no sangue, que é associado ao risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. A gema, ao contrário, é rica em vitaminas do complexo B e outros minerais.

O QUE É O SUPLEMENTO

WHEY PROTEIN? Basicamente, é o suplemento mais consumido nas academias ou por quem quer complementar a dieta. Feito a base da proteína do soro do leite, tem como benefícios a alta concentração de aminoácidos, BCAA, ação antioxidante, auxílio no crescimento muscular, entre outros.

4 | revistapratico.com.br

EM EXCESSO, A PROTEÍNA FAZ MAL?

Sim, já que pode sobrecarregar os rins, fazer mal ao coração, fazer o corpo perder muita água e acumular gordura, o que aumenta o colesterol e entope as artérias. O ideal, para quem não pratica musculação ou outra atividade física, é consumir 1g de proteína a cada quilo do corpo (Ex: pessoa com 70kg deve consumir 70g).

Aumenta o colesterol e entope artérias

Faz mal ao coração

Faz o corpo perder muita água

Sobrecarrega o rim

Fontes: Bem Estar, CorpoPerfeito

DIETA: TABELA DE ALIMENTOS RICOS EM PROTEÍNA ALIMENTOS

PORÇÕES

PROTEÍNAS

CALORIAS

Amêndoas

100g

21,1g

612

Tofu

100g

8,1g

73

Peito de peru (sem pele)

100g

29,9g

157

Peito de frango (sem pele)

100g

30,9g

173

Bife de filé (magro)

100g

29g

188

Filé de porco (magro)

100g

21,4g

122

Salmão

100g

20,2g

180

2 médios

16g

196

100g

13,3g

79

Camarões

80g

19,6g

85

Lentilhas cozidas

100g

7,6g

100

Iogurte sem gordura

100g

4,2g

78

Leite semidesnatado

100ml

3,4g

46

Ovos Requeijão sem gordura

Fonte: Unimed


TECNOLOGIA

Qualidade na ponta dos dedos Aplicativos para melhorar a saúde, monitorar as corridas ou ajudar a cumprir metas. Confira alguns apps selecionados para você usar a tecnologia a seu favor

M

ais difícil do que ganhar na Mega Sena, é encontrar alguma pessoa do seu círculo de amizade que não use celular. Ok, ok... Ganhar na loteria é mais difícil mesmo, mas, para se ter ideia, o número de linhas ativas deve ultrapassar o número de habitantes em 2014, de acordo com estudo feito pela ONU. No Brasil, isso já é realidade. São mais de 260 milhões de aparelhos ativos frente aos mais de 195 milhões de brasileiros. Aproveitando-se deste cenário, os smartphones, celulares mais tecnológicos, são os mais vendidos nas lojas. O grande diferencial fica por conta da possibilidade de baixar aplicativos (programas ou jogos) – mercado que vem movimentando muito dinheiro lá fora e que começa a se criar no país –, de todos os tipos, para todos os gostos. Quando o tema é saúde ou bem-estar, a variedade de opções é enorme: encontram-se programas para ajudar na dieta, nas atividades físicas, no consumo de água, na hora de dormir, no controle de glicose e até na medição do nível de estresse. Entretanto, saber escolher o mais adequado e a maneira mais correta de utilizá-los é importante para não se auto enganar. 6 | revistapratico.com.br

POR KIM KOPYCKI

Por exemplo: você baixa um aplicativo que calcula sua dieta e necessidade calórica, mas na hora de por as informações você as coloca de maneira incorreta ou imprecisa. Profissionais da área da saúde orientam sempre a consultar um especialista antes de utilizar determinado programa do gênero. Uma dica é avaliar, ainda, se o aplicativo foi feito por um grupo de nutricionistas, médicos, psicólogos – depende do tema escolhido. Tendo isso em vista, a equipe da PRÁTICO foi atrás dos aplicativos mais interessantes – e baixados – quando o assunto é qualidade de vida e bem-estar. Afinal, por que não usar o celular ou tablet a seu favor?

“SÃO MAIS DE 260 MILHÕES DE APARELHOS ATIVOS FRENTE AOS MAIS DE 195 MILHÕES DE BRASILEIROS”


AJUDA TECNOLÓGICA: 11 aplicativos para saúde, bem-estar e atitude no seu celular ou tablet

GRÁTIS Disponível para Android e Apple

GRÁTIS Disponível para Android e Apple

GRÁTIS Disponível para o sistema da Apple

GRÁTIS Disponível para Android e Apple

Tecnonutri

NutraBem

Dieta e Saúde

Assistente pessoal de dieta alimentar. Avisa quando é a hora e a quantidade certa de comer. Com tabela de alimentos própria, você pode registrar tudo que ingere. O programa ainda calcula, baseado na sua meta e tipo físico, a quantidade calórica ideal para seus objetivos.

Outro assistente pessoal de dieta alimentar. Com ele é possível ver o equilíbrio nutricional e não somente as calorias dos alimentos consumidos, o que pode ajudar nas escolhas. Calcula a necessidade calórica, consumo de água, entre outras funções.

Também é um assistente pessoal de dieta alimentar. Mas trabalha com o sistema de pontos. O programa cria suas metas, gera a necessidade calórica e faz a avaliação do seu peso.

GRÁTIS Disponível para Android e Apple

GRÁTIS Disponível para Android e Apple

RunKeeper

Relax Timer

Stress Check

Por meio do GPS do celular, este programa registra todas suas atividades de caminhada, corridas e pedaladas. É show para quem quer estabelecer metas! Além disso, monitora o ritmo cardíaco e fornece todas as estatísticas para se ter um histórico de evolução.

Que tal relaxar para dormir e depois que pegar no sono, ao acordar, ver como foi sua noite? Esta é a proposta deste aplicativo. Com sons da natureza, ele promete te deixar relaxado e acordar com bom humor. Não custa tentar, não é?

Imagina calcular o nível de estresse por meio de um aplicativo de celular? Pois é, o Stress Check by Azumio faz exatamente isso. Através dos batimentos cardíacos, ele identifica seu estado, além de dizer os efeitos que isso pode ocasionar em sua saúde. De acordo com a descrição do aplicativo, foi testado por profissionais da saúde. (Em inglês)

GRÁTIS Disponível para o sistema Android

GRÁTIS para Android e US$ 1,99 na Apple

Deep Relax

Water your Body

Glico Care

Aplicativo desenvolvido para relaxar, dormir e meditar em um “nível mais profundo” – tudo isso por meio de melodias. Além de poder criar suas próprias harmonias, é possível por como alarme e favoritar as que mais gostar.

Tomar água para hidratar o corpo é um hábito importante para quem quer manter a saúde em dia. E é este o objetivo deste aplicativo, que te lembra dos horários e anota em relatório se você cumpriu ou não a meta de beber água.

Desenvolvido pela Bayer S.A., indústria farmacêutica, o programa é voltado para quem necessita controlar a diabetes. Além das medidas de glicose, o aplicativo dá dicas de saúde, programa lembretes, sugere atividades físicas.

GRÁTIS Disponível para Android e Apple

GRÁTIS Disponível para o sistema da Apple

Metas de vida

Revista PRÁTICO

Para emagrecer, beber mais água, passar fio dental nos dentes ou fazer exercícios. Com diversas metas, o aplicativo alerta sobre os horários para você alcançar seu objetivo. Simples, mas eficiente!

Aplicativo desta revista que você tanto gosta! Essa edição de 1 ano marca o lançamento da nossa publicação para tablets e smartphones. Vídeos, fotos animadas, áudios, link interativos são algumas das novidades que só na revista digital você vai encontrar.

GRÁTIS Disponível para Android e Apple

Baixe lá e confira!

7


ESPIRITUALIDADE

Felicidade conquistada com a força da mente Pensar positivo pode, sim, ajudar. É o que comprova estudos sobre o tema que afirmam: “Atitudes positivas é meio caminho andado”

E

scolher e conquistar o que você quiser: o conjuge perfeito, a casa dos seus sonhos, o emprego que representa o sucesso absoluto. Tudo isto só com a força do pensamento. É possível? Bem, o best-seller “O Segredo” que vendeu mais de 18 milhões de cópias em todo o mundo diz que sim. Escrito por Rhonda Byrne, o livro afirma que você pode conseguir tudo o que desejar pensando positivo, mas não trata isso como tarefa fácil, muito pelo contrário. É preciso, segundo a “técnica milenar” ensinada pela autora, mudar os sentimentos e ter a certeza total de que irá alcançar aquilo que se deseja a partir do momento que estabeleceu algo como meta. Qualquer dúvida neste processo já traria prejuízos ao resultado.

8 | revistapratico.com.br

POR KARLA LOSSE MENDES

Exageros literários à parte, estudos científicos já comprovam, sim, que uma boa carga de pensamentos e atitudes positivas é “meio caminho andado” para o sucesso. Em um destes estudos em uma renomada instituição, Robert Jahn, Ph.D em Física, e Brenda Dunne, psicóloga e mestre em Desenvolvimento Humano, conduziram pesquisas detalhadas sobre o tema nos laboratórios da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Os resultados de vários experimentos cuidadosamente controlados fornecem fortes evidências de que a consciência humana pode desempenhar um papel pró-ativo na criação da realidade física. Ela precisaria, para isso, apenas manter o foco no objeto desejado.


Outra pesquisa, realizada na Universidade de Harvard, também nos Estados Unidos, mostrou que pensamentos e sentimentos positivos podem ajudar a proteger o coração. “A ausência do negativo não é a mesma coisa que a presença do positivo. Nós descobrimos que fatores como otimismo, satisfação com a vida e felicidade estão associados à redução do risco de doenças cardiovasculares, independentemente de fatores como a idade de uma pessoa, status socioeconômico, tabagismo, ou peso corporal”, afirmou no estudo a pesquisadora Julia Boehm. “Por exemplo, os indivíduos mais otimistas tinham cerca de 50% menos risco de sofrer um evento cardiovascular inicial, em comparação aos seus pares menos otimistas”, comentou ela. Tal como alega o livro de Rhonda Byrne, os cientistas mostram que o pensamento age de forma criadora, agregando em torno do ser o que ele atrai com seus pensamentos. O mesmo conceito está embutido em várias filosofias e religiões pelo mundo. Você pode até não acreditar nisto, mas pelo sim e pelo não, que tal pensar positivo e cultivar sentimentos de bondade e autoestima? Talvez você não alcance tudo exatamente como deseja, mas com certeza terá mais felicidade e qualidade de vida.

E você, no que está pensando?

Conhecendo os pensamentos De acordo com o livro “O Segredo”, talvez seja difícil controlar os pensamentos o tempo inteiro, mas é possível reconhecer como estamos pensando pelo que estamos sentindo. A autora relata no também best-seller “O Poder”, que aprofunda a filosofia, quais sentimentos indicam que estamos no caminho certo e quais podem denunciar que a nossa mente está nos afastando daquilo que queremos. Confira: Pensamos positivo se sentimos: Amor, Gratidão, Alegria, Paixão, Excitação, Entusiasmo, Esperança, Satisfação. Se temos estes sentimentos, pensamentos negativos estão na mente: Enfado, Irritação, Desapontamento, Preocupação, Crítica, Raiva, Ódio, Inveja, Culpa, Desespero e Medo.

Fonte: Livros “O Poder” e “O Segredo” (Editora Ediouro)

9


CULTURA


O PODER DO SENTIR Esqueรงa as coreografias com saltos e malabarismos. No lugar, coloque muito sentimento, firme o abraรงo, feche os olhos e deixe seu subconsciente bailar Tango POR KIM KOPYCKI FOTOS ALINE PRESA


CULTURA

IMPROVISO DO SUBCONSCIENTE Diferente do tango de cenário, em que se dança para o público uma coreografia, no Todo Tango se pratica o tango de salão. Gustavo explica a diferença: “É o improviso, que se faz necessário sentir e conhecer. É a dança para quem dança, é para o cavalheiro e a dama. A conversa se dá entre você e sua parceira de dança, comandada pelo sentir da música”. Todo Tango: Espaço recém-inaugurado em Curitiba (R. Alferes Poli, 1651, Rebouças)

Quando a luz diminui, o clima entre as pessoas da casa sofre mais uma mudança. Dessa vez o coração geralmente não aguenta e acelera. A partir do momento que se pisa nos tacos de madeira, se começa a notar quadros de pintura que expressam amor e se percebe janelas com retratos de ruas argentinas, quase como que um convite para se fechar os olhos e caminhar por entre elas. Fica impossível não sentir que o lugar transpira inspiração. Com a luz baixa, os espectadores já sabem o que está por vir. As primeiras notas do som marcante, compassado, vão sendo interpretadas, de início, pelos ouvidos, chegam aos movimentos do corpo – quase que involuntários – para depois arrebatar com tudo o coração. O tango se inicia. Se a plateia fica extasiada, que dirá o cavalheiro e a dama. Perfumado, cabelo ajeitado, sapato completamente bem cuidado, Gustavo sabe da responsabilidade que se inicia. Com os olhos bem fechados, abraço apertado e postura de quem comanda a situação, ele puxa a primeira passada arrastada, logo interpretada por Vânia, sua dama. Ela, completamente elegante, se entrega ao momento, que de tão intenso, parece quase se desligar do presente. A partir de então, eles conversam sem trocar uma palavra. “Tango é sentimento”, resume Vânia Andreassi, professora, estudiosa da dança e proprietária do Todo Tango,

12 | revistapratico.com.br

primeira tangueria tradicional do Paraná e a única do Brasil com tango milongueiro semanalmente (milonga, além de ser um gênero, que você dança de uma forma específica, é mundialmente conhecida como um lugar onde as pessoas se encontram para dançar tango). Inaugurada no dia 22 de março, na Rua Alferes Poli, 1651, no bairro Rebouças, ela e Gustavo Cobellache, seu sócio, tem o seguinte objetivo: transformar Curitiba numa Buenos Aires, quando o assunto é o tango, sendo referência nacional e mundial. E eles estão bem preparados para atingir esta meta. Há mais de uma década estudam fortemente toda a cultura por trás desta dança, do nascimento aos dias atuais. Vânia, para se ter ideia, já apresentou programas na TV e rádio sobre o tema, promoveu espetáculos em várias cidades além de Curitiba e já deu aulas, inclusive, para os próprios argentinos. É uma verdadeira especialista. Reflexo disso já apareceu no negócio. Recém-aberta a casa, a média já passa de 60 pessoas na milonga às sextas-feiras que começa às 22h. Nos demais dias, sem contar sabádo e domingo que não abre, as noites servem de aulas fixas para os entusiastas. “O sentimento e o abraço são atitudes muito fortes. Podemos dizer, inclusive, que é uma necessidade das pessoas. O tango, para mim, é muito mais que uma dança; é um instrumento para se conectar, se sentir”.

Em suma, o processo da dança está no sentimento, e não no movimento pelo movimento. “Quando você só se movimenta, não há o envolvimento real que a dança pode proporcionar. Mas quando você encosta seu coração ao coração do outro fica claro como é muito forte abraçar uma pessoa”, diz Vânia. Não à toa o tango está recheado de misticismo, a começar pela forma do convite feito à dama pelo cavalheiro na hora da dança. Nos bailes tradicionais, é todo um processo que funciona assim: mulheres sentam de um lado; homens do outro; salão vazio ao centro. A partir de então, cavalheiros escolhem a dama de seu interesse, dando um sinal discreto com a cabeça – é o convite sendo feito. A dama, então, decide se aceita ou não. “Como o Tango de certa forma é machista, o cavalheiro não quer levar um não. Por isso da discrição, no cabeceio. Assim, caso ele seja rejeitado, ninguém nota a não ser ele”, explica. No Todo Tango, ainda não foi feita uma milonga tradicional como essas, mas não é por falta de vontade ou espaço. Para se ter ideia, em um cálculo não científico, deve ter aproximadamente 20 mulheres para cada homem que dança, contam os proprietários. Pensando nisso, o método para se aprender a bailar está mais voltado aos cavalheiros, mas há uma resistência apesar de só haver vantagens aos destemidos. Afinal, não ter medo é característica fundamental para quem quer vencer qualquer dificuldade na vida.


BREVE HISTÓRIA DO TANGO

feitos pelo artist a Decoração: Um dos quadros da casa Todo Tango lache. Na foto, ele plásti co, e proprietário do espaç o, Gusta vo Cobel e Vânia Andre assi.

Patrimônio da humanidade decretado pela Unesco em 2008, o Tango é um tipo musical resultado de misturas culturais, com a imigração forte que chegou na Argentina pelo meados de 1880. A palavra é de origem africana e uma das etimologias se refere ao lugar onde os negros se reuniam para tocar tambor. Dizem que o movimento corporal nasceu antes da música e foi quando se inseriu o instrumento Bandoneon que o Tango tomou a cara que tem hoje. A cidade de Paris foi de grande importância no reconhecimento desta cultura, que hoje movimenta o turismo da Argentina.

DICAS:

O QUE É PRECISO PARA BAILAR BEM COM SEU (SUA) PARCEIRO(A) Homens Ser destemido. E ter atitude.

Mulheres Não ser ansiosas. Não controlar o par. Prestar atenção no seu cavalheiro e pisar com ele. Não ser dominadora.

13


FITNESS

Sem mais desculpas! Faça da sua casa uma pequena academia e EXERCITE-SE! P O R A N G É L I C A F AV R E T T O

N

ão sei quanto a você, mas parece que a maioria dos meus amigos e conhecidos decidiram enfim levar uma vida saudável, e passaram a investir tempo e dinheiro em atividades físicas. Facebook, Instagram e Twitter provam isso, quando em um só dia recebo atualizações com imagens de pratos transbordando verde, de pessoas se preparando para uma volta no parque a pé ou de bicicleta e gente já comemorando a perda de peso ou melhoria na qualidade de vida. Vá até a rede social mais próxima e comprove. É fato.

Se por acaso a situação tem se tornado incômoda, e você deseja começar o #projetoverão2014, mas talvez não consiga ir até uma academia por causa do tempo apertado, o PRÁTICO traz para você alguns exercícios que podem ser feitos em casa. “Podemos trabalhar membros inferiores e superiores utilizando utensílios domésticos como: garrafas com água, cabo de vassoura, sacos de 1 quilo de feijão, arroz e açúcar, e até cadeiras”, explica a professora de educação física Aliane Malherbi.

AS MELHORES OPORTUNIDADES PARA VOCÊ! CABRAL

ÁGUA VERDE

ÁGUA VERDE

BIGORRILHO

BIGORRILHO

REF 13968 – Apto 03 dorms 121,64m² - R$335.000,00 (41)3014-3031 Franquia Mercês

REF 18708 – Apto 03 dorms 273,81m² - R$700.000,00 (41)3014-3031 Franquia Mercês

REF 18711 – Apto 04 dorms 188,89m² - R$650.000,00 (41)3014-3031 Franquia Mercês

REF 18708 – Apto 03 dorms 215.65m² - R$655.000,00 (41)3014-3031 Franquia Mercês

CAMPINA DO SIQUEIRA

CAPÃO DA IMBUIA

CAPÃO RASO

MERCÊS

NOVO MUNDO

PILARZINHO

REF 18774 Cob. 02dorms 97,03m² - R$270.000,00 (41)3014-3031 Franquia Mercês

REF 18708 – Casa 05 dorms 422m² - R$1.550.000,00 (41)3014-3031 Franquia Mercês

REF 18742 – Casa 03 dorms 128,93m² - R$500.000,00 (41)3014-3031 Franquia Mercês

REF 13939 Comer 04 dorms 420m² - R$980.000,00 (41)3014-3031 Franquia Mercês

SÃO FRANCISCO

SÃO FRANCISCO

VISTA ALEGRE

VILA IZABEL

REF 18783 Comer 04 dorms 390m² - R$1.300.000,00 (41)3014-3031 Franquia Mercês

REF 14009 Comer 04 dorms 479m² - R$1.500.000,00 (41)3014-3031 Franquia Mercês

REF 18772 –Sob 03 dorms 141,42m² - R$420.000,00 (41)3014-3031 Franquia Mercês

REF 18771 - Apto 03 dorms 234,61m² - R$495.000,00 (41)3014-3031 Franquia Mercês

REF 18708 – Casa 03 dorms 250,08m² - R$800.000,00 (41)3014-3031 Franquia Mercês

PORTÃO

REF 18784 –Sob 03 dorms 150m² - R$500.000,00 (41)3014-3031 Franquia Mercês

SANTA FELICIDADE

REF 18708 – Terreno REF 18776 02 dorms 14Cob | revistapratico.com.br 925,50m² - R$475.000,00 137,98m² - R$310.000,00 (41)3014-3031 (41)3014-3031 Franquia Mercês Franquia Mercês

BOM RETIRO

REF 13965 –Sob 03 dorms 220m² - R$580.000,00 (41)3014-3031 Franquia Mercês

REF 18787– Apto 04 dorms 331.90m² - R$1.100.000,00 (41)3014-3031 Franquia Mercês


Cuidado para não se machucar! Na busca por resultado rápido, tem gente que acaba excedendo o limite do próprio corpo. Aliane recomenda aos atletas de primeira viagem que insiram na rotina o hábito de exercitar-se cinco vezes na semana, por um período de 20 a 30 minutos. O ideal é que seja feito um exame cardiológico ou até mesmo uma avaliação física antes de iniciar as atividades para não correr o risco de algo de errado acontecer. Melhor ainda é ter um profissional acompanhando, mas Independente disso é importante que seja feito o aquecimento antes, para reduzir a probabilidade de lesões. Para a fisioterapeuta Priscila Fernandes é preciso estar atento, também, à respiração correta, ao conforto - observando a vestimenta e o local onde será feita a atividade, ao número exato de repetições que deve ser respeitado e o peso indicado para cada exercício. “Recomendo ainda, a pausa de pelo menos um minuto entre as séries para que o músculo se recupere. E mais: não pare bruscamente. O corpo precisa voltar ao estágio normal aos poucos para não haver danos”, explica.

EXERCÍCIOS EM CASA: ABAIXO ÀS DESCULPAS E COMECE A ENTRAR EM FORMA AGORA!* Exercício para tríceps (membro superior): apoie na cabeça o braço que está segurando o peso e coloque a mão do outro braço no cotovelo para manter uma melhor estabilidade na execução do exercício. Faça movimentos pra cima e para baixo com o peso. Realize de duas a três séries de 10 repetições, primeiro de um lado e depois do outro. Material utilizado: Garrafas de água pequenas. Exercício para bíceps (membro superior): mantenha as pernas afastadas na linha do ombro com os joelhos levemente flexionados e a coluna bem ereta. Faça a flexão e extensão do cotovelo, com uma rotação interna do punho durante a subida.

Procure não movimentar o ombro e mantenha o abdome levemente contraído. Realize de duas a três séries de 10 repetições, de cada lado. Material Utilizado: Saco de açúcar de 1 quilo. Exercício de agachamento: apoie as duas mãos em cima do cabo da vassoura, faça um movimento flexionando os dois joelhos e jogue o quadril para traz até atingir um ângulo de 90 graus. Evite movimentar a coluna, apenas quadril e joelhos. Se achar muito pesado, faça com um ângulo menor. Material Utilizado: Cabo de vassoura. *Treino sugerido pela professora de educação física Aliane Malherbi

15


PREVENÇÃO

O temido câncer de mama

Após a atriz Angelina Jolie entrar na mídia por conta do tema, algumas dúvidas quanto a prevenção e diagnóstico apareceram. Confira as recomendações do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer

A

população é constantemente confrontada com o medo de diagnósticos de um dos vários tipos de câncer, em especial os mais comuns: de mama, colo de útero e próstata. Recentemente, uma carta polêmica da famosa atriz norte-americana Angelina Jolie, trouxe a informação de que ela decidira retirar completamente as mamas, já que após um exame genético minucioso, chegou-se a conclusão de que a probabilidade de que ela desenvolvesse um tumor era de 87%. Apesar da atitude muito corajosa, profissionais e estudiosos da saúde torcem para que o exemplo mantenha-se positivo e que haja a compreensão de que este é um caso muito específico e que as atitudes preventivas vêm para cada caso em diferentes formas. Em 2012, foi estimado o risco de que 52 a cada 100 mil mulheres fossem acometidas

POR ADRIANA VIEIRA

com câncer de mama, no Brasil – segundo os dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). Os casos aparecem tanto em países desenvolvidos como subdesenvolvidos e estão relacionados a diversos fatores de risco como genética, além daqueles relacionados a vida sexual (como menarca precoce, ingestão de anticoncepcional oral e reposição hormonal) e idade – o risco aumenta rapidamente até os 50 anos, e mais lentamente após este marco. Alguns estudos, ainda, fazem relação dos casos com fatores como urbanização, já que há maior incidência em mulheres de nível sócio-econômico maior. As medidas de prevenção vão desde o exame clínico das mamas anual a partir dos 40 anos até a mamografia, um dos métodos mais efetivos, recomendada

PREVENÇÃO: O MODO MAIS FÁCIL DE EVITAR O CÂNCER DE MAMA

FONTE: INCA – Instituto Nacional de Câncer

Exercício físico é fundamental para prevenir o câncer de mama, além de diversas outras enfermidades. Faça, no mínimo, 30 minutos de exercícios, diariamente! Mulheres acima de 40 anos devem fazer exame clínico das mamas anualmente, mesmo sem ter nenhum sintoma. Mulheres acima dos 50 anos devem fazer mamografia a cada 2 anos Mulheres com casos de câncer de mama na família devem buscar fazer tanto o exame clínico e a mamografia anualmente, a partir dos 35 anos. Não fume e limite a ingestão de bebidas alcoólicas. A recomendação, para as mulheres, é que não se exceda a quantidade de uma dose por dia, o que corresponde a um copo de cerveja ou uma taça de vinho.

16 | revistapratico.com.br

especialmente para mulheres entre 50 e 69 anos. Outras medidas que já são comprovadamente eficazes para a diminuição do risco são: prática regular de exercícios físicos, manutenção do peso corporal, amamentação e alimentação saudável – especialmente com relação ao controle de ingestão de bebida alcoólica. Estima-se que mantendo estes cuidados é possível a significativa diminuição de 28% de risco. O Ministério da Saúde também recomenda que, caso haja familiares de primeiro grau que tenham desenvolvido a doença – como foi o caso da atriz citada –, tanto o exame clínico e a mamografia devem ser realizados anualmente a partir dos 35 anos – afinal, o risco de incidência aumenta de duas a três vezes nestes casos.

Carta: Atriz Angelina Jolie escreveu este comunicado sobre a atitude de retirada dos seios

“EU QUIS ESCREVER ESTE ARTIGO PARA CONTAR A OUTRAS MULHERES QUE A DECISÃO DE FAZER UMA MASTECTOMIA NÃO FOI FÁCIL. MAS ESTOU MUITO FELIZ POR TÊ-LA TOMADO.

MINHA PROBABILIDADE DE DESENVOLVER CÂNCER DE MAMA CAIU DE 87% PARA MENOS DE 5%. AGORA POSSO DIZER AOS MEUS FILHOS QUE ELES NÃO PRECISAM TER MEDO DE ME PERDER PARA O CÂNCER DE MAMA”.

(Leia o texto completo da atriz no site do Prático: www.revistapratico.com.br)


MODA LUIZA CECHELERO Designer de Moda

Bem vestido no trabalho

Investir no visual causa uma boa impressão! E como passamos grande parte do nosso dia no ambiente de trabalho, é importante lembrar de pequenos detalhes que fazem a diferença em nossa imagem, adotando simples regras e boas maneiras

A

ntigamente o ambiente de trabalho era um lugar bem mais rígido em relação ao vestuário. Camisas e ternos eram vistos como opções infalíveis, mas isso mudou. Hoje o que vale é seguir o código de vestimenta estabelecido pelo local que você trabalha, conhecido por “dress code”, ou seja, vestir peças adequadas, funcionais, confortáveis e que combinem com seu ambiente corporativo. Confira nossas dicas!

MULHERES Vestuário É importante escolher o comprimento correto: opte por saias e vestidos na altura do joelho e peças que não sejam muito justas. Blusas e camisas com decote em “V” são boas opções, porém evite decotes extravagantes. Não deixe a barriga aparecer (nem quando levantar os braços), e procure blusas que cubram os ombros e evite decotes e recortes nas costas. Calças mais soltas, além de oferecer conforto não marcam os quadris. Estampas, transparência e cores chamativas devem ser evitadas, a elegância deve ser o ponto chave do seu look. Em relação aos acessórios, evite saltos muito altos, escolha bijuterias discretas e tenha cuidado com tatuagens e piercings visíveis. E não esqueça de moderar no perfume.

Maquiagem

18 | revistapratico.com.br

A maquiagem é item essencial e pode ser grande aliada, já que além de valorizar o visual, transmite uma imagem mais refinada, saudável e de bem-estar – o que demonstra cuidado pessoal. Ela deve ser feita de maneira natural e leve, realçando as qualidades e disfarçando alguma imperfeição: o trio blush, rímel e batom nude é infalível! Evite usar gloss, ele tem muito brilho e pode transmitir uma imagem mais sensual. Para as sombras, prefira tons neutros e terrosos, lápis e delineador devem ser aplicados de modo suave, para não deixar o visual carregado. Olhos esfumaçados são boas opções, procure trocar o preto pelo marrom e iluminar o olhar com um tom nude. Na hora do blush, evite exageros! Use tom rosado apenas nas maças do rosto. Outra dica é valorizar a sobrancelha, já que ela dá molde a nosso rosto, por isso procure estar sempre com ela feita. Lembre-se de retocar o visual o durante o dia, sendo fundamental ter um kit básico em sua bolsa!


Unhas

Cabelo

Cuidado com os esmaltes! Opte por cores discretas e procure não usar tons super coloridos como azul, amarelo, laranja, roxo... O vermelho ainda é permitido! Evite unhas muito compridas e mantenha elas sempre bem feitas. A apresentação das mãos é item muito importante.

Os cabelos devem estar sempre limpos, se por acaso não deu tempo de lavar faça um rabo de cavalo. Evite penteados volumosos, nesse item menos é mais.

HOMENS Para o público masculino as regras são mais simples, porém essenciais. Deve-se evitar trabalhar com tênis, roupas com aparência de antigas, camisetas com frases ou com a logomarca muito destacada, calças rasgadas e camisas pólos com números e estampas muito grandes. A roupa deve antes de tudo estar bem passada. Não use bonés, óculos escuros chamativos e correntes, tenha cuidado com tatuagens e piercings visíveis. Mantenha as unhas bem cortadas, barba e cabelo com aparência de cuidado. Os sapatos devem estar sempre limpos e jamais use meias brancas com sapato social, e ao usar cintos, procure sempre combiná-los com a cor do sapato. Em um traje mais formal, procurar coordenar a cor da gravata com a da camisa, evitando conflito de estampas. Se for permitido o uso de jeans, prefira os de lavagem mais escura, puxando para o cinza, preto ou azul marinho. O comprimento da calça deve estar no tamanho ideal, para que não fique encostado no chão.

Leitura recomendada: Etiqueta social pronta para usar – seu marketing pessoal e profissional de Josué Lemos da Silveira. 19


ESTILO DE VIDA

20 atitudes para viver de bem com a vida! Buscamos várias dicas para você ter mais saúde e qualidade no dia a dia P O R E Q U I P E P R ÁT I C O

1 Abaixo o óleo de cozinha. Estudo realizado na Índia identificou que trocar o óleo de milho e outros óleos vegetais pelo de gergelim diminui bastante a pressão arterial em questão de 60 dias.

Música para aliviar o estresse. Seja para controlar a pressão arterial que pode oscilar logo pela manhã ou para combater o cansaço após longa jornada de trabalho, é comprovado que ouvir música reduz o nível de estresse, relaxando a cabeça e evitando, inclusive, problemas cardiovasculares.

2

Dance mais. Além de ajudar a ficar em forma, você vai se divertir e compartilhar de um momento com quem você gosta.

Medite um pouco. Essa pratica reduz a depressão e a ansiedade em mais de 25%, de acordo com estudos realizados nos EUA.

3 Tenha um relacionamento estável. Pesquisadores do Canadá constataram que os homens e mulheres casados estavam com coração mais saudável após três anos de união, do que os solteiros. Não trair o (a) parceiro (a) evita também riscos de ataques cardíacos, de acordo com pesquisa feita em Londres.

Abrace mais. Estar em contato físico com quem se gosta ajuda a manter a pressão e os batimentos estáveis. Também é um remédio automático em dias de estresse.

8 9

20 | revistapratico.com.br

7 Sem essa de dietas da moda. A única maneira de perder os quilos e conseguir manter a forma é fazendo uma dieta consistente, feita por profissionais da área da saúde. Dietas da moda só fazem você variar de peso, recuperando rapidamente tudo que tinha perdido.

>> continua na página 22

4 Menos café, por favor. Muita cafeína eleva a pressão arterial e os batimentos cardíacos, podendo ocasionar problemas no coração. Evite muitas bebidas que contém a substância.

5

6 Mais peixe já! Atum, salmão, dourado, não importa qual peixe. A questão é que os óleos graxos ômega-3 fortalecem o coração, baixam a pressão, evitam inflamações, pra dizer alguns dos benefícios. Ah, vale ressaltar que são fontes de proteína.


Guia

prático

» Serviços e Comércios

BATEL E BIGORRILHO

AQUI ANUNCIE ESA: SUA EMPR o.com.br

alpratic contato@jorn 3285-2775

OUTONO INVERNO 2013

www.menthapimentha.com.br

Rua: Carneiro Lobo, 423 - Tel: 41 3046 3045

Tudo em cosméticos para você ficar ainda mais bonita!

3022 2286 R. padre anchieta, 2454, lj. 4,

ESQUINA COM A R. GASTÃO CÂMARA

21


ESTILO DE VIDA Seja mais vegetariano. Não significa deixar de comer carne, mas passar a incluir mais vegetais na alimentação. Pesquisa feita no Candá, em Toronto, confirmou que essa medida diminui o nível de colesterol LDL em 30%.

Sem medo da Acupuntura. As agulhas deste método medicinal, de acordo com pesquisas, ajudam a liberar endorfinas, cuidar do coração, diminuir o estresse, entre outros benefícios.

10

Tenha um animal de estimação. A responsabilidade de cuidar de um cachorro, por exemplo, faz de você mais atento a situações de estresse e a saber a lidar melhor com isso. E, é claro, vai conquistar um amigo mais do que confiável.

11

12

Coma maças e uvas. As pessoas que comem regularmente maças diminuem o risco de doenças no coração em 20%. Já as uvas baixam o colesterol, além de proteger as artérias.

16

Aceite – e faça – massagens. Os benefícios são enormes no combate ao estresse e à ansiedade. Relaxante, ainda pode servir de um momento especial com quem você ama!

17

13 Folgue no trabalho. Assim que juntar aquelas horas extras, não pense duas vezes na hora de pedir uma folga em plena segunda-feira. Estudos mostram que essa atitude diminui o estresse e o risco de infartos e derrames em 30%.

15

Coma aveia. A Universidade de Connecticut fez um levantamento o qual constatou que homens que comeram biscoitos de aveia durante oito semanas tiveram queda de 20% na taxa de colesterol LDL.

18

14 Atenção na escolha da margarina. Prefira as que não tenham gorduras trans e à manteiga. Isso vai fazer o colesterol LDL diminuir em aproximadamente 11%.

Pão integral é muito bom! Os grãos integrais baixam o colesterol e ajudam a manter o sangue livre de impurezas nocivas à saúde.

19

Seis refeições por dia. Esquecer de comer ou comer tudo de uma vez é ruim para a saúde, de acordo com pesquisa publicada no British Medical Journal. Fragmentando durante o dia, você consegue ter mais controle, diminuir o colesterol e seguir uma dieta eficiente.

20

Faça mais sexo. Menos probabilidade de derrame, exercício físico para queimar calorias, explosão de endorfina, remédio para o estresse e ansiedade, relaxamento instantâneo, piloto automático para a felicidade, atitude que mostra sua confiança e te deixa bem...Precisa dizer mais alguma coisa?

DICA PRÁTICA: Não adianta querer mudar tudo de uma vez, afinal estas dicas nada mais são do que hábitos saudáveis. E todo hábito, pra ser conquistado, deve ser feito aos poucos, com consistência. É uma troca entre a atitude ruim e a boa. Portanto, comece com duas, três dicas e, quando virar parte do seu dia a dia, siga para as outras! 22 | revistapratico.com.br


PRÁTICO Ed. 09  

ATITUDE | SAÚDE | BEM-ESTAR