Jornal Portal do Paraná

Page 1

Quatro prefeitos da Amuvi integram missão que representa Paraná na ONU

PÁGINA 06

www.jornalportaldoparana.com.br

ANO XXIII | Nº 1055 | Venda nas bancas R$ 2,00

APUCARANA, 17 a 23 de junho de 2022

Deputado Giacobo coordenará campanha de Bolsonaro em Apucarana e Região O deputado federal Fernando Giacobo, Presidente Estadual do Partido Liberal, irá coordenar a campanha do presidente Jair Bolsonaro em Apucarana e região. PÁGINA 02

Marginais do Parque Industrial Norte e ciclovia de Apucarana ganham iluminação de LED PÁGINA 12

Presidente da Câmara Municipal de Apucarana poderá ter problemas na próxima semana PÁGINA 04


portaldoparana

www.jornalportaldoparana.com.br

EDITORIAL

ICMS dos combustíveis de 29% para 17%: uma luz O preço dos combustíveis tem sido um dos maiores vilões do brasileiro há um bom tempo. Os aumentos sucessivos registrados nos postos tornou a ação de encher o tanque praticamente uma ostentação. Pior que isso, a inflação dos combustíveis tem um efeito cascata, que desemboca nos alimentos, roupas, equipamentos, em tudo o que a sociedade consome, degradando a renda do brasileiro como fungo no pão velho. Não resta dúvidas que os combustíveis são essenciais para viver em sociedade, assim como a energia elétrica, o gás natural, comunicações e transporte coletivo. São coisas básicas que fazem parte da natureza da vida em sociedade. Sem esses bens, praticamente nada do que se faz hoje existiria. Mas, para a legislação brasileira, até agora, esses bens são considerados supérfluos. Ou seja: dispensáveis, desnecessários, entre outros sinônimos. No entanto, uma luz. A Câmara dos Deputados aprovou, e agora segue para o Senado, o projeto que torna esse itens essenciais e necessários, impedindo que Estados cobrem taxa superior à alíquota geral do ICMS, que varia entre 17% e 18%. Ou seja, teórica e tecnicamente, caso aprovado e sancionado, o brasileiro vai começar a pagar menos impostos nesses itens essenciais. No Paraná, para se ter uma ideia, o ICMS sobre os combustíveis é de 29%. Cairia pelo menos em 11%, o que reduziria substancialmente o preço pago na bomba do posto. Além disso, o projeto pode reduzir os gastos na hora de cozinhar, tomar um banho quente, ou até mesmo fazer uma viagem de avião. O projeto é uma iniciativa do governo federal é seus aliados para tentar reduzir a inflação no Brasil, além, é claro, de colaborar com as famílias brasileiras, reduzindo o peso dessas contas básicas no salário do mês. Muitos vão dizer que é uma manobra para garantir a reeleição do presidente Jair Bolsonaro, outros vão dizer que o problema do preço dos combustíveis é a política de preços da Petrobras, que segue o mercado Internacional, ao invés de cobrar pelo que gasta para extrair mais algum lucro. E essas pessoas podem até ter razão. Mas o fato é que reduzir o preço dos combustíveis e da energia elétrica são uma necessidade extrema e urgente para o Brasil. Esses dois itens têm elevado a inflação vertiginosamente nos últimos meses. É preciso criar políticas públicas que sejam assertivas para reduzir a inflação no país e diminuir os gastos dos brasileiros com itens essenciais, como alimentos, combustíveis e energia elétrica. O cenário está longe do ideal, mas é importante comemorar cada avanço que o Brasil dá para tentar sair desse atoleiro. É muito complexo sair de uma situação de inflação, de preços nas alturas, mas parado não dá pra ficar. A sociedade brasileira tem que comemorar cada avanço (ainda não foi sancionado), mas especialmente cobrar ainda mais atitudes em prol da sociedade. É preciso agir, com pulso firme e coerência, para equilibrar precisamente a arrecadação dos governos e a renda da população brasileira.

Uma empresa da: D M S PUBLICIDADE LTDA CCNPJ 39.427.911/0001-35 - Av Curitiba 1202 - Apt 05 Apucarana-Pr - CEP 806800-704 - Fone: 043 99105-1626

Impressão: GRAFINORTE S/A. CNPJ: 03.758.336/0001-06 Av. Zilda Seixas do Amaral, 4270 - Apucarana - PR - Fone 43 3420 7777 As matérias assinadas são de responsabilidade do autor, exceto as charges que são do Departamento de Criação da Editoria Política

CIRCULAÇÃO REGIONAL Apucarana, Arapongas, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Faxinal, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, kaloré, Lunardelli, Mandaguari, Marumbi, Mauá da Serra, Marilândia do Sul, Novo Itacolomi, São Pedro do Ivaí, Rio Bom.

ELEIÇÕES 2022

JORNAL PORTAL DO PARANÁ APUCARANA, 17 A 23 DE JUNHO DE 2022

02

Deputado Giacobo coordenará campanha de Bolsonaro em Apucarana e Região O deputado federal Fernando Giacobo, Presidente Estadual do Partido Liberal, irá coordenar a campanha do presidente Jair Bolsonaro em Apucarana e região. O deputado federal Fernando Giacobo, Presidente Estadual do Partido Liberal, irá coordenar a campanha do presidente Jair Bolsonaro em Apucarana e região. A idéia inicial é reestruturar o partido do Presidente nos municípios da região. Hoje o Partido Liberal é cobiçado por uma enormidade de lideranças em todos os 27 municípios que integram o Vale do Ivaí. A partir da próxima semana, o deputado intensificará o contato com lideranças políticas locais, a expectativa é de que até o final de julho o partido esteja coeso e preparado para enfrentar o pleito eleitoral de outubro.

Apucarana poderá ganhar escritório regional do parlamentar. Giacobo tem sido convidado por diversas lideranças a participar do dia-dia da cidade. Com experiência acuGiacobo está no sexto mandato como deputado federal, conhecido como deputa-

mulada ao longo de mais de 20 anos no Congresso Nacional e com grande prestígio junto ao Presidente Bolsonaro, o parlamentar poderá ajudar muito a cidade de Apucarana e região.

do de resultados, e dono de grande prestígio junto à população paranaense, o parla-

mentar tem tudo para ter uma grande votação em Apucarana e no Vale do Ivaí.


portaldoparana

www.jornalportaldoparana.com.br

APUCARANA

Presidente da Câmara Municipal de Apucarana poderá ter problemas na próxima semana O atual chefe do poder legislativo municipal, senhor Fransciley Preto Godoy, mais conhecido como “Traíra”, poderá ter sérios problemas na próxima semana. A reportagem do Jornal Portal do Paraná, teve acesso a denúncia que deverá ser protocolada junto à mesa diretiva da Câmara Municipal solicitando o afastamento do presidente. Segundo apurado, o mesmo teria cometido supostamente o crime de assédio moral contra três advogados do legislativo. O atual presidente do legislativo encontra-se extremamente isolado, cercado apenas por dois servidores, o advogado Cecílio Luz e a jornalista do grupo Pegorer, Simone Penharbel, o mesmo tem sido muito criticado dentro e fora do legislativo municipal. Poim, o Traíra, teria ficado nervosinho porque os advogados do legislativo apucaranense participaram de evento da Associação dos Vereadores do Vale do Ivaí junto com outro parlamentar.

JORNAL PORTAL DO PARANÁ APUCARANA, 17 A 23 DE JUNHO DE 2022

03

POLÍTICA Última escola a ser reformada e ampliada

O prefeito Junior da Femac deu nesta semana a ordem de serviço para o início imediato das obras de reforma e ampliação da escola Municipal Madalena Côco, na Vila Martins. No ato, o prefeito fez questão de destacar a atuação do ex-secretário de saúde Beto Preto. “Foi o Beto Preto quem conseguiu acelerar o processo de transferência de propriedade do terreno do Estado para o Município, que estava emperrado há dois anos na Paraná Edificações”, disse Junior da Femac. A escola era a última dos 58 prédios da educação municipal, que ainda não havia recebido melhorias e ampliação física, isso porque o imóvel de 3.543 m2 estava escriturado em nome do Estado. Na obra serão investidos mais de R$3 milhões, com prazo de 18 meses para conclusão. Nas gestões de Beto Preto e Junior da Femac foram concluídas ampliações e melhorias em 57 prédios de creches e escolas.

Encontro com governador na AMP

A Associação dos Municípios do Paraná (AMP) realizou nesta quarta-feira (15), na sede do Celepar, em Curitiba, uma assembleia ordinária. O encontro dos prefeitos de todas as regiões do Estado que integram a AMP, foi comandado pelo presidente da entidade, José Aparecido Weiller Junior (prefeito de Jesuítas). O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, que integra a diretoria executiva da AMP participou da assembleia, ao lado de seu vice, Paulo Vital. No evento, Junior e Vital se encontraram com o Governador Ratinho Junior e seu vice, Darci Pianna. Na pauta da AMP foram abordados temas importantes como o rateio entre os municípios de uma ação ganha pelo estado contra a Petrobrás.

Nova iluminação no “João Paulo”

Para demonstrar seu descontentamento, e aconselhado pela dupla de maldosos, o presidente Traíra deu férias para os três causídicos. Recentemente, o presidente e sua dupla de assessores, resolveram cortar pela metade, o salário de um servidor de carreira da Câmara Municipal. No entanto, o servidor recuperou seus direitos na justiça. Esse também é considerado por

muitos juristas mais um típico caso de assédio moral.

Teve início nesta semana uma nova etapa do projeto de modernização do sistema de iluminação pública de Apucarana. Após a conclusão dos serviços no “Adriano Correia”, os trabalhos da empreiteira contratada pelo município estão começando no Núcleo Habitacional João Paulo I. O primeiro trecho que ganhou luminárias com tecnologia LED foi a Rua Iguaçu. “A mudança de luminosidade será muito significativa para os moradores do João Paulo, um dos bairros mais populosos da cidade”, avalia Junior da Femac. Ele acrescenta que, além do João Paulo, outros bairros adjacentes também serão contemplados com luminárias de LED.

O Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil também deverão ser comunicados para acompanharem o desenrolar desta triste situação. O Jornal Portal do Paraná tentou contato com a presidência da Câmara, porém até o fechamento dessa edição não obteve retorno.

Junior lamenta perda de pioneiro

Apucarana perdeu no último fim de semana o pioneiro Attílio Serrante. Ele era casado, pai de quatro filhos e teve seu nome registrado no primeiro livro da história de Apucarana. O prefeito Junior da Femac lamentou a perda do Serrante. “Ele chegou com sua família em Apucarana, no ano de 1952, na região do Barreiro, no sítio da família Reskeno, e faleceu aos 83 anos de idade. Ainda jovem, veio para a cidade morar na barra funda, pois tinha deficiência física e não podia trabalhar na lavoura”, lembra o prefeito, acrescentando que Attílio Serrante estudou e se formou em 1977, no curso de administração de empresas, na Fecea e, depois, fez carreira no Banco Itaú, aonde chegou à gerência de várias agências na região. Ele também foi diretor da antiga Canorpa. Em nota de pesar, Junior da Femac, manifestou condolências à família e amigos, em nome de todos os apucaranenses.

LED no Parque Industrial Norte O que é Assédio Moral? Assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras

no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. É uma conduta que traz da-

nos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.

O prefeito Junior da Femac ficou entusiasmado nesta segundafeira (13) ao acompanhar a conclusão dos serviços de instalação de luminárias de LED nas avenidas marginais ZIlza Seixas Amaral e Francisco Kitano, no Parque Industrial Norte. “Também instalamos luminárias de LED na Ciclovia Irmo Celso Vidor, em seus 2.700 metros de extensão”, anuncia o prefeito. Nas próximas semanas começa a instalação de postes e luminárias de LED no canteiro central da BR-369, no trecho que vai da divisa com Arapongas até o Bonezão. O novo pacote de modernização da iluminação em Apucarana terá investimento de R$6,8 milhões.


portaldoparana

www.jornalportaldoparana.com.br

CHARGE

JORNAL PORTAL DO PARANÁ APUCARANA, 17 A 23 DE JUNHO DE 2022

04


portaldoparana

www.jornalportaldoparana.com.br

CHARGE

JORNAL PORTAL DO PARANÁ APUCARANA, 17 A 23 DE JUNHO DE 2022

05


portaldoparana

www.jornalportaldoparana.com.br

REGIÃO

JORNAL PORTAL DO PARANÁ APUCARANA, 17 A 23 DE JUNHO DE 2022

06

Quatro prefeitos da Amuvi integram missão que representa Paraná na ONU Quatro prefeitos do Vale do Ivaí vão compor uma missão técnica ao exterior, de 15 prefeitos que irão representar o Paraná em Genebra, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). A comitiva é organizada pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e pelo governo do Estado, dentro de um convênio internacional que visa a formação de gestores públicos e a captação de recursos para ações de desenvolvimento sustentável.

Do Vale do Ivaí, estarão na comitiva os prefeitos de Jandaia do Sul, Lauro Junior; de Jardim Alegre, José Roberto Furlan; de Faxinal, Ylson Álvaro Cantagallo e, de Cambira, Emerson Toledo Pires.

A comitiva de prefeitos vai a Genebra no final de junho, para uma missão técnica de 5 dias, em mais uma ação do processo de aceleração de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A ação é re-

OPINIÃO

Faça o seu melhor sempre!! Faça o seu melhor em tudo que fizeres, mesmo sem saber, pessoas estarão te observando, umas para te derrubar, algumas para se espelhar e outras para te valorizar! Seja o protagonista do espetáculo da sua vida. Seja humilde e empático, a arrogância afasta as pessoas e não empodera ninguém. Faça com que cada capítulo da sua vida seja único e almeje alcançar o ápice das mais gigantes montanhas. Não esqueça de como tudo começou, por onde esteve e das pessoas que lutaram ao seu lado. Seja grato pelas novas oportunidades e pessoas que está conhecendo. Tudo por uma simples e enorme vontade de vencer, FAÇA SEMPRE O SEU MELHOR!

William Madureira #PensePositivo #Positividade #Autoestima #Empatia #Atitude

sultado do convênio, firmado recentemente em Dubai, nos Emirados Árabes, pelo governador Ratinho Junior e pelo diretor-executivo da Unitar (entidade que integra o sistema da ONU), Nikhil Seth. Na prática, a missão é o início do Programa Universidade dos Prefeitos, que prevê uma série de benefícios viabilizados para as cidades e prefeitos, no contexto de qualificação dos gestores municipais. O lançamento oficial da plataforma de conhecimento, com apresentação da aula magna, será entre os dias 28 e 30 de junho. O prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires, diz que essa

é uma oportunidade única de conhecimento para o desenvolvimento Regional. “Sou Grato a equipe do Governo Estado e a AMP pelo convite em estar representando os municípios do nosso Estado”, disse. Para ele, não há dúvidas de que o programa vai trazer benefícios. “É uma oportunidade para captação de recursos, busca de tecnologia e de inovação. O feedback é muito grande por conta do contato com lideranças do mundo todo, dentro de uma visão de sustentabilidade”. Ele está particularmente interessado na apresentação de três projetos financiados pelo Fundo

Europeu de Desenvolvimento Regional, estimulando espaços criativos e cidades engenhosas com ações integradas. “Este projeto visa desenvolver a próxima geração”, comenta, lembrando que esse trabalho vai continuar por 1 ano após esse fórum, em Genebra. O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior, também afirma que a oportunidade é única. “Vamos buscar soluções inteligentes para cidades sustentáveis e também para buscar algo melhor para o nosso estado”, comenta. Júnior Weiller, prefeito de Jesuítas e

presidente da AMP, ressalta que a missão é de caráter exclusivamente técnico. Ele assinala que o Paraná é o Estado mais sustentável do Brasil, o que comprova o compromisso com os 17 ODS e reforça a importância da viagem. “Será uma missão exclusivamente técnica e de trabalho muito importante, voltada a prefeitos e prefeitas, que visa a sua capacitação e a captação de recursos para os municípios. Temos que encarar esta missão com muito orgulho porque vamos representar nosso Estado. Por isso, é fundamental a participação”, disse.

Momento de mostrar potencial da região Para o prefeito de Jardim Alegre, José Roberto Furlan, esse será momento importante de mostrar o potencial de desenvolvimento do Vale do Ivaí e de conhecer as prioridades dos potenciais parceiros ligados ao programa. Furlan se mostra particularmente interessado nas ações no contexto das energias

renováveis. Ele destaca que em Jardim Alegre a administração já conseguiu economizar mais de R$ 1 milhão em 4 anos, ao promover a troca de lâmpadas tradicionais pelas de tecnologia LED na rede pública, e também pelo uso de sistema fotovoltaico, com a instalação de uma mini usina local. A

prefeitura já está articulando para instalar uma segunda usina do gênero. “A energia sustentável e renovável são o futuro de nossas cidades, de nossa sociedade. E o Vale do Ivaí tem todo um potencial ainda a ser desbravado, como o próprio Rio Ivaí. Precisamos estu-

dar as possibilidades, conhecer as tecnologias e alternativas para encontrar nossos caminhos de desenvolvimento sustentável”, diz. “Imagine se faltar energia. Imagine o tamanho do impacto disso para todos”, justifica. (FONTE TRIBUNA DO NORTE)


portaldoparana

www.jornalportaldoparana.com.br

APUCARANA

JORNAL PORTAL DO PARANÁ APUCARANA, 17 A 23 DE JUNHO DE 2022

07


portaldoparana

www.jornalportaldoparana.com.br

MARILÂNDIA DO SUL

JORNAL PORTAL DO PARANÁ APUCARANA, 17 A 23 DE JUNHO DE 2022

08

Escola Marcionillo Tibúrcio realiza gincana com incentivo a doação de sangue Em uma semana a escola já mobilizou 16 doadores, cada doação pode ajudar até quatro pessoas. Para doar sangue basta ter de 16 a 69 anos e peso mínimo 50 kg para homens e 56 kg para mulheres. A gincana “Família na escola” conta com participação de pais, alunos, professores e comunidade, durante o ano letivo são realizadas diversas provas, todas com ações em prol da comunidade. Uma delas é a da doação de sangue, cada equipe ganha 150 pontos por doador, no período de uma semana 16 pessoas participaram doando sangue e contribuindo com uma equipe. Para participar basta marcar um horário no Hemonúcleo de Apuca-

rana ou entrar em contato com a saúde. Depois levar até a escola o comprovante de doação assim você ajuda uma equipe e mais quatro pessoas que poderão receber seu sangue, além disso, doar sangue traz diversos benefícios. Doar sangue faz bem para o coração, pois, estimula a produção de células vermelhas e diminui os riscos de entupimento das artérias do coração e do cérebro, também diminui o risco de câncer. Você também recebe um

Prefeitura Municipal inicia a entrega do IPTU 2022

Começou nesta semana a entrega dos carnês do imposto de 2022, todos os proprietários devem receber o IPTU em suas casas. No caso de terrenos que não possuem construção a retirada deve ser feita no balcão da tributação. O Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) é um imposto cobrado anualmente de pessoas que possuem um imóvel urbano. Nesta semana o setor de tributação iniciou a entrega dos carnês de 2022. O proprietário pode pagar o imposto de duas formas à vista com 10% de desconto até 10 de agosto, ou dividir em 6x com a primeira parcela em 15 de julho. Aposentados e pensionistas que residem em Marilândia do Sul, possuem apenas um imóvel e têm renda de até dois salários mínimos têm desconto de 50% no IPTU. Para garantir o desconto é necessário ir até o balcão da tributação com um comprovante dos

últimos três meses da aposentadoria ou pensão, e documentos pessoais. Todos os moradores devem receber o carnê em suas casas. Em caso de terrenos baldios onde não há construção os boletos devem ser retirados no balcão da tributação. Caso você não receba seu carnê em casa até o final de junho ou tenha alguma dúvida relacionada ao imposto, procure o setor de tributação na Prefeitura Municipal. “O IPTU é um imposto muito importante para a cidade, o valor que você paga é destinado para o financiamento dos serviços públicos, como saúde, educação, assistência social entre outros serviços essenciais. Por isso, é muito importante que o contribuinte mantenha seus impostos em dia” explicou o Secretário de Finanças Municipal Aristides Bueno Júnior.

check-up completo de graça, o Hemonúcleo faz diversos testes no sangue para saber se está apto para fazer parte do banco. Doando sangue regularmente você também tem benefícios financeiros, paga meia entrada em diversos locais de lazer e cultura como shows, jogos de futebol, cinema e entre outros, para obter esses benefícios é necessário possuir a carteirinha de doador.


portaldoparana

www.jornalportaldoparana.com.br

ARAPONGAS

JORNAL PORTAL DO PARANÁ APUCARANA, 17 JUNHO DE 2022 10 Aa 23 24 DE de MARÇO

09


portaldoparana

www.jornalportaldoparana.com.br

JORNAL PORTAL DO PARANÁ APUCARANA, 17 A 23 DE JUNHO DE 2022

10


portaldoparana

www.jornalportaldoparana.com.br

ARAPONGAS

JORNAL PORTAL DO PARANÁ APUCARANA, 17 A 23 DE JUNHO DE 2022

11

Gruta de Nossa Senhora de Ghisallo, padroeira dos ciclistas, já está em obras em Aricanduva Já estão em andamento as obras da Gruta de Nossa Senhora do Ghisallo no distrito de Aricanduva, em Arapongas. Nossa Senhora do Ghisallo é considerada a padroeira dos ciclistas e a gruta será um ponto de apoio, descanso e orações para milhares de amantes do pedal que circulam diariamente pela região. “É uma obra da Paróquia Bom Jesus, de Aricanduva, através do padre Lino Batista, com apoio da Prefeitura de Arapongas, que inclusive vai ceder a água e a energia para o local. A expectativa em relação à gruta é grande, não só na comunidade local, mas também entre os inúmeros ciclistas que já têm esse roteiro como prática diária

de suas atividades”, afirma Lita Evangelista, gerente distrital de Aricanduva. Segundo ele, o prefeito Sérgio Onofre também já se mostrou entusiasta do projeto, uma vez que a administração vem fazendo investimentos em Aricanduva. Nesta sexta-feira (17), por exemplo, Sérgio Onofre dará a ordem de serviço para as obras de pavimentação e outras melhorias na Rua Guarani, uma das principais vias do distrito. “No mês que vem, será realizada a Festa Julina da Paróquia, inclusive com uma missa sertaneja na abertura, com certeza atraindo grande

público”, anuncia Lita. ORIGEM Madonna di Ghisallo é nome de uma colina na região da Lombardia, norte da Itália. A colina foi batizada após uma “aparição da Virgem Maria” ao Conde Ghisallo que, na Idade Média, ao ser atacado por bandidos, se refugiou em uma capela e lá disse ter visto sua imagem. Como a região fazia parte do Giro di Lombardia, importante prova ciclística italiana, o padre local, Ermelindo Viganò, propôs que a santa fosse declarada padroeira dos ciclistas. A sugestão foi acatada pelo Papa Pio XII e a igreja de Nossa Senhora de Ghisallo foi

consagrada oficialmente em 1949. O santuário se tornou um centro de romaria de ciclistas do mundo todo e acabou se transformando em um pequeno museu do ciclismo. As

paredes da capela são adornadas por camisas de ciclistas famosos, flâmulas de equipes, além de fotos e bicicletas, dentre as quais se destaca a do ciclista italiano Fabio Casartelli, campeão olímpico de

1992, em Barcelona, e que morreu durante uma etapa do Tour da França em 1995. Com o tempo, a coleção da capela ficou tão grande que, ao seu lado, foi criado o Museu do Ciclismo para guardar parte do acervo.


portaldoparana

www.jornalportaldoparana.com.br

JORNAL PORTAL DO PARANÁ APUCARANA, 17 A 23 DE JUNHO DE 2022

APUCARANA

12

Marginais do Parque Industrial Norte e ciclovia ganham iluminação de LED O prefeito Júnior da Femac vistoriou nesta segunda-feira (13) os serviços de modernização do sistema de iluminação pública nas avenidas marginais do Parque Industrial Norte. “O serviço já está concluído na Avenida Zilda Seixas Amaral, no trecho que vai do Parque das Araucárias até a Facnopar. Na outra marginal, a Avenida Francisco Kitano a instalação dos novos equipamentos está em fase final de execução”, informa o prefeito. No mesmo pacote, foi inclusa a iluminação de toda extensão da Ciclovia Irmo Vidor; um trecho da Rua Eliseu Cilião de Moura, e toda Aveni-

da José Ferragine, que dá acesso ao residencial Solo Sagrado e o Clube de Campo Água Azul. Neste pacote foram instaladas 297 luminárias com tecnologia LED de 200W, incluindo braços novos, cabos, conectores e acessórios. “Substituímos as antigas luminárias de vapor de sódio de 150 e 250W, que são consideradas ineficientes e de baixa luminosidade”, assinala Junior da Femac. Simultaneamente, prossegue a substituição

de todas as luminárias do Núcleo Habitacional Adriano Correia. “Neste bairro os serviços devem ser concluídos nos próximos dias e, a próxima etapa irá beneficiar o Núcleo Habitacional João Paulo I e bairros adjacentes”, anuncia o prefeito. O pacote licitado e contratado pela Prefeitura de Apucarana prevê a instalação de 4.105 luminária no padrão LED, substituindo equipamentos ultrapassados. O investimento total é da ordem de R$6,7 milhões

Apucarana terá mais de 2.000 atletas nos Jogos Universitários do Paraná Em congresso técnico nesta terça-feira à tarde (14/06), via online, foi definida que a 61ª edição dos Jogos Universitários do Paraná (JUP´s), que acontecerá em Apucarana, terá a presença de 2.500 pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes e arbitragem. A competição, que será disputada de 15 a 21 de julho em várias praças esportivas do município, ocorrerá em 18 modalidades, reunindo atletas de 17 universidades do Estado.

tos do Paraná, com Apucarana mostrando toda a sua força no esporte”, destaca o prefeito Junior da Femac.

O prefeito Junior da Femac disse que Apucarana está preparada para sediar mais um grande evento. “A nossa cidade mais uma vez realizará os Jogos Universitários do Paraná, competição que sediamos no ano passado com absoluto sucesso. Toda a equipe da Secretaria Municipal de Esportes já está pronta para receber os competidores de todo o Estado em mais uma grande festa esportiva. Também no mês de novembro realizaremos os Jogos Aber-

O professor José Marcelino da Silva, o Grillo, Secretário Municipal de Esportes, participou do congresso técnico e destacou que será uma honra poder sediar os JUP´s pelo segundo ano seguido. “Em 2021 a competição foi realizada com menos competidores devido a pandemia da covid-19, mas nesse ano teremos mais de 2.200 atletas inscritos mostrando todo o potencial em nossa cidade, que terá os acadêmicos da Facnopar nos representando”, frisa o professor Grillo.

e contempla ainda a execução de um grande projeto de iluminação da saída para Londrina, com a implantação de postes com iluminação LED no canteiro central, no trecho que vai da Avenida Brasil (trecho urbano da BR-369) até a divisa com Arapongas. O engenheiro eletricista Lafayete Luz explica que são duas frentes

de trabalho, sendo a primeira no Parque Industrial Norte, que está ganhando uma iluminação com tecnologia LED. A segunda prevê a troca de luminárias em mais de 4 mil pontos, atendendo doze bairros, três distritos, três parques industriais, três avenidas, duas estradas, uma vila rural e outros bairro. “Essa é a continui-

dade de um projeto que teve início com o ex-prefeito Beto Preto, que modernizou 5 mil luminárias em 2016 e que está tendo sequência na nossa gestão”, destaca o prefeito Júnior da Femac, acrescentando que as ruas e avenidas estão ganhando luminosidade de qualidade, que garante mais segurança a todos.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

De acordo com Grillo, a Faculdade Norte Novo de Apucarana (Facnopar) disputa os JUP´s nas modalidades de atletismo (masculino e feminino), basquetebol (m), futsal (m), voleibol (f), karatê (m e f), judô (m), natação (m) e xadrez (m). A competição será disputada nas modalidades de acadêmico, atletismo, atletismo paradesportivo, badminton, badminton paradesportivo, basquetebol, futsal, handebol, judô, karatê, natação, natação paradesportiva, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, taekwondo, voleibol e xadrez, todas pelos naipes masculino e feminino.


portaldoparana

www.jornalportaldoparana.com.br

JORNAL PORTAL DO PARANÁ APUCARANA, 17 A 23 DE JUNHO DE 2022

13


portaldoparana

www.jornalportaldoparana.com.br

APUCARANA

JORNAL PORTAL DO PARANÁ APUCARANA, 17 A 23 DE JUNHO DE 2022

14

Feira Verde já entregou mais de 3 toneladas de hortifruti Com a realização da edição na Vila Regina, que aconteceu nesta quarta-feira (15/06), o Programa Feira Verde completou um mês de atividades. Neste período, a troca de recicláveis por hortifruti já ocorreu em nove bairros, 854 famílias já foram atendidas, foram entregues 3.635 quilos de alimentos e fornecidos 25 tipos diferentes de hortifrutigranjeiros. O prefeito Junior da Femac lembra que o Feira Verde, programa que integra as ações na área de segurança alimentar e nutricional, foi lançado no dia 12 de maio no Residencial Solo Sagrado. “As primeiras edições foram um desafio para a equipe da Secretaria da Agricultura. O programa está tendo maciça adesão e gerando expectativa. As pessoas nos encontram e perguntam: quando o Feira Verde vem para o nosso bairro?”, relata Junior da Femac. O prefeito afirma que, após a consolidação, a equipe já está preparando a fase de expansão. “Com um mês de atividades, o programa já está estruturado e conta com um caminhão e uma câmara fria cedidos pela Autarquia de Educação, o que garante que os alimentos cheguem frescos para os moradores. Agora, a equipe vai implantar uma nova dinâmica visando atender mais bairros durante a semana”, frisa Junior da Femac. De acordo com Gérson Canuto, secretário municipal de Agricultura, a intenção a partir de meados deste mês é diminuir o tempo de atendimento nos bairros, que atualmente é de 2 horas e passará a ser de 45 minutos. “Com isso, pretendemos atender dois bairros próximos na mesma região da cidade, aumentando o número de regiões atendidas”, projeta Canuto. Após um mês de atividades, a equipe da Secretaria da Agricultura também já iniciou os retornos. “Já voltamos ao Solo Sagrado e pudemos perceber que na volta a par-

ticipação das pessoas praticamente dobrou, mostrando que o programa tem a confiança e a credibilidade da população”, avalia Canuto. O vereador Rodrigo Lievore, que sugeriu a criação do programa para o prefeito Junior da Femac, afirma que a iniciativa apresenta bons resultados. “Foram destinadas toneladas de materiais recicláveis para a Copap, gerando renda para os trabalhadores da cooperativa. Ganham também os agricultores familiares, que fornecem os hortifruti. A gente percebe também, onde ocorreu o retorno, que os terrenos baldios já estão mais limpos, contribuindo com o meio ambiente e aumentando a vida útil do aterro sanitário”, pontua Lievore. Amanda Tavares, diretora da Escola Municipal Papa João XXIII, localizada na Vila Regina, afirma que o programa também tem um cunho pedagógico. “Fizemos a mobilização da comunidade através dos alunos, informando por meio de bilhete na agenda e dos grupos de whatsapp. Pedimos para os estudantes conscientizarem seus familiares, falando sobre a importância da correta destinação, fazendo a reciclagem do lixo e trazendo para a troca por hortifrutigranjeiros”, reforça Amanda. De acordo com Edeson Luiz Martins, que trabalha na separação e na entrega das sacolas, os agricultores familiares forneceram 25 itens diferentes até o momento. “Toda semana buscamos apresentar uma novidade, como

foi o caso do pão, da geleia de abóbora e de banana, pitaia, uva, bolacha caseira,

milho verde, berinjela e do brócolis”, cita Martins, lembrando ainda que neste período

também foram distribuídos abacate, alface, almeirão, beterraba, laranja, cebolinha, salsi-

nha, couve-flor, goiava, mandioca, abobrinha, chuchu, repolho, tomate, banana e pimentão.


portaldoparana

www.jornalportaldoparana.com.br

ARAPONGAS

JORNAL PORTAL DO PARANÁ APUCARANA, 17 A 23 DE JUNHO DE 2022

15

Procon de Arapongas orienta e notifica postos de combustíveis sobre publicidade correta de preços Nesta terça-feira, 14, o Procon de Arapongas notificou 27 postos de combustíveis. A ação orienta os locais sobre a Lei nº 5.084 – de 30 de maio de 2022; sancionada pelo prefeito Sérgio Onofre, que dispõe sobre a forma de publicidade dos preços dos combustíveis. Segundo consta, os postos de combustíveis devem informar ao

consumidor por meio de uma placa; instalada em local visível, preços praticados pelo estabelecimento, inclusive com informação em igual tamanho de preços diferentes para valores à vista, a prazo, crédito ou débito - no cartão e preço por aplicativo, garantindo assim a transparência e clara compreensão da população. A nova lei é de autoria do ve-

reador, Major Arduin e está em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor - Lei nº 8.078/1990. A coordenadora do Procon Arapongas, Fabiani Silvério Barbist, salientou que o serviço garante um direito do consumidor. “ A transparência e clareza na divulgação dos preços dos combustíveis faz com que o consumidor possa

tomar a melhor decisão. É importante os postos estejam

em conformidade. O Procon está à disposição para o es-

clarecimento de dúvidas, informações e denúncias” disse.


portaldoparana

www.jornalportaldoparana.com.br

CAMBIRA

JORNAL PORTAL DO PARANÁ APUCARANA, 17 A 23 DE JUNHO DE 2022

16

Deputado Estadual Tiago Amaral recebeu o Prefeito Toledo em Curitiba Fazia parte ainda da agenda do Prefeito Toledo em Curitiba, uma importante reunião com o Deputado Estadual Tiago Amaral. ção de recursos estaduais que foram, e que ainda serão entregues para nossa cidade. Um dos principais assuntos discutidos foi sobre a previsão da entrega do restante dos tubos de concreto, que serão utilizados para o escoamento das águas pluviais e sobre um caminhão coletor de lixo. Todos sabem da importância do Deputado para Cambira, pois sabemos o quan-

to o deputado é municipalista e não mede esforços para atender as demandas de nos-

Prefeito Toledo viabiliza cobertores na Defesa Civil

O prefeito Toledo foi atendido em recente reunião na sede da Defesa Civil em Curitiba, pelo Ten. Cel. Mello. Na reunião foi discutido assuntos referentes a Expocam, festa de nossa cidade que ocorrerá em Agosto deste ano, sobre cestas básicas para atender as famílias em situação de vulnerabilidade, e ainda sobre uma solicitação de cobertores, a qual foi acatada pelo órgão. Em breve maiores informações. Participaram ainda da reunião, os vereadores Paulo do Matadouro e Ratinho.

Toledo visita Secretaria de Saúde do Paraná

O prefeito Toledo esteve acompanhado dos vereadores Ratinho e Paulo do Matadouro, na Secretaria de Saúde em Curitiba em reunião sobre situações de Saúde em nossa região, onde foi debatido sobre a viabilidade de uma reforma no 2° Bloco da UBS.

sa cidade. Na reunião, de pautas variadas, foi discutido sobre vários convênios para obten-

Acompanharam o Prefeito Toledo nessa reunião, nosso vereadores Paulo do Matadouro e Ratinho.

Toledo é recebido na SEAB-PR

Prefeito Toledo, juntamente dos vereadores Paulo do Matadouro e Ratinho, participaram de reunião na Secretaria de Meio Ambiente e Abastecimento – SEAB, em Curitiba, com o Diretor Paulo, tratando de assuntos de pavimentação poliédrica e o andamento do Projeto de adequação do Abatedouro Municipal.


portaldoparana

www.jornalportaldoparana.com.br

ELEIÇÕES 2022

JORNAL PORTAL DO PARANÁ APUCARANA, 17 A 23 DE JUNHO DE 2022

17

Quem são os pré-candidatos a governador do Paraná em 2022 A poucos meses do primeiro turno das Eleições 2022, alguns nomes já começam a despontar no cenário político como pré-candidatos ao governo do Paraná. Até o momento, oito nomes foram apresentados para concorrer à vaga no Palácio Iguaçu. Os partidos podem mudar de planos até o dia 5 de agosto, prazo final em que os partidos precisam registrar os pedidos de candidaturas na Justiça Eleitoral. Vale ressaltar que o primeiro turno das Eleições 2022 acontece no dia 2 de outubro. Caso seja necessário, o segundo turno acontecerá no dia 30 do mesmo mês. Veja quem são os pré-candidatos ao governo do Paraná (em ordem alfabética). Boca Aberta (Agir) Ex-vereador de Londrina e ex-deputado federal, Eduardo Petriv, mais conhecido como Boca Aberta, é o pré-candidato do Agir (ex-PTC) ao governo do Paraná. A Corte Eleitoral do TSE tirou o diploma e cargo de deputado de Boca Aberta, então no PROS, segundo o relator Luís Felipe Salomão, por denunciação caluniosa e por ter sido cassado como vereador de Londrina em 2017. Boca Aberta só teria conseguido concorrer nas eleições de 2018 por uma decisão liminar da Justiça. O deputado é famoso por suas declarações polêmicas. Em 2020, ele propôs um projeto de lei para amputar as mãos de políticos que fossem condenados por crimes de abuso de poder econômico e corrupção. Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) Atual governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Júnior é filho do apresentador Ratinho e vai buscar a reeleição. Em 2018, venceu as eleições para governador no

primeiro turno. O précandidato disse, durante entrevista que é grato ao governo Jair Bolsonaro (PL) por investimentos em infraestrutura no estado. Ele afirmou ainda que todo cidadão tem o direito de questionar a confiabilidade das urnas eletrônicas, como faz recorrentemente o presidente Jair Bolsonaro (PL), sempre sem provas. Ratinho Junior é formado em Marketing e Propaganda e atuou em emissoras de rádio e TV do pai. Já foi deputado estadual, federal, secretário estadual e também disputou a prefeitura de Curitiba. Cesar Silvestri Filho (PSDB) O ex-prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, é o nome escolhido pelo PSDB para ser pré-candidato ao governo do Paraná. Com isso, o partido tenta viabilizar uma terceira via no Paraná capaz de enfrentar o governador Ratinho Júnior e o ex-governador Roberto Requião. Em entrevista, Silvestri disse que, se eleito, proporá

“medidas pontuais que visam a preservação das categorias que são mais sensíveis às mudanças de preço” dos combustíveis. Entre as categorias citadas, estão os transportadores de carga, taxistas, motoristas de aplicativos e entregadores. Cesar Silvestri Filho é formado em Direito e já foi deputado estadual e prefeito da cidade de Guarapuava (PR) por dois mandatos, de 2013 a 2020. Filipe Barros (PL) O deputado federal Filipe Barros apresentou seu nome para a disputa do governo do Paraná, segundo ele, para garantir um palanque para Bolsonaro no Estado, diante da indefinição do governador Ratinho Júnior (PSD) sobre quem apoiará na disputa pela Presidência da República. Grande apoiador do presidente Jair Bolsonaro, o deputado ganhou destaque como integrante do MBL (Movimento Brasil Livre) em 2016. A pré-candidatura dele vem como uma “opção bolsonarista” na disputa. Barros é advogado, cum-

pre o primeiro mandato como deputado federal e foi vereador de Londrina, sua principal base eleitoral. Flávio Arns (Podemos) Flávio Arns é a opção do Podemos para a disputa pela vaga no Palácio Iguaçu. Ele está na metade do mandato de senador e ainda tem mais quatro anos no Congresso Nacional, ou seja, não tem nada a perder na disputa deste ano. Arns já foi deputado federal com três mandatos consecutivos e foi vice-governador na gestão de Beto Richa em 2010. Seu trabalho sempre foi voltado para pessoas com deficiência, tendo sido presidente da Federação Nacional das

APAE e da Associação Brasileira de Desportos de Deficientes Mentais. Professora Angela Machado (PSOL) O PSOL lançou em março a pré-candidatura de Professora Angela Machado a governadora do Paraná. Professora da rede pública estadual há mais de 20 anos, Angela atua no Cursinho de Educação Popular Emancipa, na Vila Verde/CIC em Curitiba e no coletivo de mulheres Juntas. Durante a entrevista, ela disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “é a melhor ferramenta que temos para derrotar” o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022, mas criticou o Partido dos Trabalhadores. Ela também defendeu

que a Polícia Militar seja “desmilitarizada” e unida com a Polícia Civil, formando um único corpo policial no estado. Roberto Requião (PT) O ex-governador Roberto Requião anunciou no mês de março sua filiação ao PT para a disputa do governo do Paraná nas eleições deste ano. Requião tem longa trajetória na política e volta a disputar o cargo de governador aos 81 anos. Durante a entrevista, Requião afirmou que o estado está sem governo atualmente e criticou o alinhamento de Ratinho Júnior com o presidente Jair Bolsonaro. Ele também afirmou que Lula é a ferramenta necessária para a retomada econômica do Brasil.


portaldoparana

www.jornalportaldoparana.com.br

ELEIÇÕES 2022

JORNAL PORTAL DO PARANÁ APUCARANA, 17 A 23 DE JUNHO DE 2022

18

Saiba quem são os pré-candidatos ao Senado pelo Paraná em 2022 Disputa pelo cargo no Paraná segue indefinida, com apenas três pré-candidatos confirmados A pouco mais de dois meses para o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral, parte dos candidatos ao Senado pelo Paraná segue indefinida nas eleições de 2022. É o caso do senador Álvaro Dias (Podemos). É ele quem deixará a cadeira em dezembro, mas ainda não decidiu se vai se lançar à reeleição ou se irá disputar outro cargo. A previsão é de

que o anúncio seja feito em julho. Isso porque o atual governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), tem se aproximado do presidente da República Jair Bolsonaro (PL). O chefe do Executivo declarou apoio a outro nome ao Senado pelo estado: o do deputado federal Paulo Martins (PL).

Álvaro Dias (Podemos)

uma vez candidato a senador pelo Paraná (PR) nas eleições 2022.

Álvaro Dias, 77 anos, é paulista de Quatá, formado em História pela Universidade Estadual de Londrina e trabalhou como professor. Acumula uma longa carreira política: foi eleito pela primeira vez a um cargo público em 1968, como vereador de Londrina. Dois anos depois, se elegeu deputado estadual pelo Paraná. No pleito de 1974, conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados, onde permaneceu por dois mandatos. Na sequência, chegou ao Senado, mas se licenciou do mandato ao ser eleito governador em 1986. Voltou ao Senado na eleição de 1999, e desde então se reelegeu 3 vezes ao cargo. Neste ano, é um dos cotados a ser mais

A pré-candidatura dele

Guto Silva (PP)

Natural de Maringá (PR), Guto Silva tem 45 anos e é empresário da área de comércio exterior. Formado em Administração, ele foi consultor internacional de empresas do Sebrae. Começou na política em 2009, quando assumiu a cadeira de vereador de Pato Branco. Silva se licenciou do cargo em 2012 para se tornar subchefe da Casa Civil do estado. Dois anos depois, foi eleito deputado estadual, período em que também comandou, novamente, a Casa Civil. Guto Silva deve ser um dos candidatos ao Senado pelo Paraná (PR) nas eleições 2022.

ainda não foi confirmada, mas pode atrapalhar os planos de Álvaro Dias de compor a chapa com o governador paranaense. Outros postulantes ao cargo já sinalizaram que devem mesmo disputar o Senado pelo Paraná: a deputada federal Aline Sleutjes (Pros), que também é aliada de Bolsonaro; Guto Silva (PP) e Orlando Pessuti (MDB).

Orlando Pessuti (MDB)

Orlando Pessuti nasceu em Apucarana (PR), e tem 71 anos. Trabalhou como agricultor nas terras da família, e depois se formou em Medicina Veterinária. Além de trabalhar na Emater, foi presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária em 1987. Pessuti ingressou na política há 40 anos, quando se elegeu deputado estadual, cargo que exerceu por 5 mandatos consecutivos. Nesse período, chegou a presidir a Assembleia Legislativa. Entre 2003 e 2010, foi vice-governador do Paraná na chapa de Roberto Requião, período em que comandou a secretaria de Agricultura e Abastecimento. Em 2017, foi escolhido presidente do Banco Regional de De-

senvolvimento (BRDE). Agora, Orlando Pessuti é cotado para ser candidato ao Senado pelo PR nas eleições 2022.

Aline Sleutjes (Pros)

Nascida em Castro (PR), Aline Sleutjes tem 42 anos e é graduada em Educação Física, além de pós-graduada em Gestão Escolar. Além de diretora escolar, foi chefe de gabinete na Assembleia Legislativa do Paraná. Se lançou na política em 2004, quando se elegeu vereadora pelo PSDB. No segundo mandato, trocou a sigla pelo PSDC. Em 2018, chegou à Câmara dos Deputados pelo PSL, e depois migrou para o Pros quando a antiga legenda se uniu ao DEM. Aline Sleutjes pode ser

uma das candidatas a senadora pelo Paraná nas eleições 2022.

Paulo Martins (PL)

Paulo Martins, 39 anos, é natural de Presidente Venceslau (SP) e é jornalista. Ele se tornou conhecido como comentarista da afiliada do SBT no Paraná ao dar opiniões de viés direitista. Ingressou na política em 2014, mas perdeu a eleição para deputado federal no Paraná. Contudo, conquistou a suplência e chegou a assumir o mandato por sete meses em 2016. Em 2018, foi eleito para a Câmara dos Deputados. É apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro para ser candidato a senador pelo Paraná nas eleições 2022.


portaldoparana

APUCARANA

www.jornalportaldoparana.com.br

JORNAL PORTAL DO PARANÁ APUCARANA, 17 A 23 DE JUNHO DE 2022

Barbearia França completa 17 anos em Apucarana

A barbearia França está na cidade de Apucarana desde 2005. No entanto, está no mercado da beleza masculina desde 1988, ano

que o senhor Pedro França concluiu seu primeiro curso de barbeiro profissional. No início dos anos 2000, França incentivou seu

filho mais velho Diego a trabalhar no mesmo ramo de atividade. Diego por sua vez, estimulou seu irmão Marcelo a empreender

Luis Bertoli Venha conhecer a Barbearia França! Agende seu horário pelo fone: 43 3047-1080 Barbearia França em dois endereços para melhor lhe atender: Rua Padre Severino Cerute, nº 22 Rua Renê Camargo de Azambuja, nº 690 Instagran: @barbeariafranca

Denis Cabelin

Diego França

Marcelo França

Lucas Silva

na profissão. Os dois irmãos juntos trouxeram um novo conceito

de barbearia para Apucarana. Hoje a marca Barbearia França está

19

consolidada, sendo referência na cidade de Apucarana e região.


portaldoparana

www.jornalportaldoparana.com.br

ARAPONGAS

JORNAL PORTAL DO PARANÁ APUCARANA, 17 A 23 DE JUNHO DE 2022

20

Onofre trata sobre criação do Batalhão da Polícia Militar com deputado estadual Tiago Amaral umprindo agenda em Curitiba, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, participou nesta terça-feira, 14, de uma reunião junto ao deputado estadual Tiago Amaral (PSD).

Na oportunidade, ambos trataram sobre o andamento para a criação de um batalhão da PM em Arapongas. “ Estamos na Assembleia Legislativa para tra-

Amaral falou sobre a importância da criação de um batalhão da PM no município, que atualmente conta com a 7ª CIPM. “ A gente sabe da importância da elevação da

tarmos da implantação de um Batalhão da Polícia Militar em Arapongas. O deputado Tiago Amaral tem sido um grande defensor desta obra,

da qual temos lutado há anos. Eu não desisto e, temos certeza de que vamos conseguir levar o batalhão a Arapongas”, frisou o prefeito.

7ª CIPM para um batalhão. Isso vai implicar numa capacidade maior de atuação para a população, através de um aumento do efetivo. Além do poder

maior de abrangência e ação, promovendo uma maior qualidade na segurança pública. Uma luta importante para a região”, reforçou.


S E V U VE B B I R T S AV E i t s velar U A L u U B b I B T I T E S V R E V LA portaldoparana

ARAPONGAS

www.jornalportaldoparana.com.br

JORNAL PORTAL DO PARANÁ APUCARANA, 17 A 23 DE JUNHO DE 2022

21

Da horta para a mesa: Feira da Lua terá feira de hortifrutigranjeiros

A prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Cultura, informa que a partir desta quinta-feira (15), a Feira da Lua de Arapongas passará a oferecer mais um atrativo para seus frequentadores, com a realização de uma Feira de Hortifrutigranjeiros com produtos de agricultura familiar da Associação dos Agricultores e Empreendedores Familiares de Arapongas (AAEFA).

A Feira de Hortifrutigranjeiros vai acontecer todas às quintasfeiras do mês, seguindo o mesmo horário da Feira da Lua, das 18 às 22 horas, no Espaço Cultural Milene. O secretário de Cultura Geison Cortez destaca a importância de mais este atrativo para a Feira da Lua, que além das tradicionais barracas de gastronomia, passa a oferecer agora produtos da agricultura familiar, ampliando o leque de comercialização e a renda das famílias e também beneficiando diretamente o consumidor final, com produtos frescos e de qualidade.

“A iniciativa vem de encontro aos nossos propósitos de consolidar cada vez mais a nossa Feira da Lua como um ponto de encontro, lazer,cultura e entretenimento para a família araponguense e esta feira de hortifrutigranjeiros vem para ampliar e enriquecer a sua já extensa lista de atrativos”, comentou Cortez.

O presidente da (AAEFA), Wagner Antonio Borges Ferreira, destacou que a Associação conta atualmente com 27 famílias,que estarão oferecendo uma grande variedade de frutas, verduras, legumes, pães e bolachas caseiras e enaltece a iniciativa de usar a estrutura da Feira de Lua como ponto de venda desses produtos, no melhor estilo “direto do produtor para a mesa do consumidor”.

Online

Educa

ese r P o çã

ncia

ânc t s i D le

ia


portaldoparana

www.jornalportaldoparana.com.br

ESTADO

JORNAL PORTAL DO PARANÁ APUCARANA, 17 A 23 DE JUNHO DE 2022

22

Desde 2019, mais de 15 mil adolescentes já foram beneficiados pelo Jovem Aprendiz Programa do Governo do Estado viabiliza a abertura de postos de trabalho com qualificação técnica para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos. O Jovem Aprendiz é uma das iniciativas que tornam o Paraná destaque nacional na geração de emprego. O Paraná vem se destacando mês a mês na geração de emprego e várias iniciativas lideradas pelo Governo do Estado estão viabilizando a abertura de postos de trabalho em todas as regiões. De janeiro a abril de 2022, cinco cidades paranaenses ficaram entre as 10 que mais colocaram trabalhadores em empregos formais através da intermediação de mão de obra via Agências do Trabalhador. Nesse período, a rede Sine (Sistema Nacional de Emprego) do Paraná se destacou como a que mais intermediou mão de obra no Brasil, com 38.369 trabalhadores colocados em empregos formais, mais que o dobro do segundo colocado no ranking nacional, o Ceará. Na área do primeiro

emprego, o programa Jovem Aprendiz tem sido um diferencial na abertura do mercado de trabalho para adolescentes e jovens. Mais de 15 mil já foram beneficiados desde 2019. Trata-se de um programa técnico-profissional gerenciado pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho que prevê a execução de atividades teóricas e práticas, sob a orientação de entidades qualificadas em formação técnico-profissional. Podem participar jovens entre 14 e 24 anos que estejam matriculados e frequentando a escola. Em caso de o aprendiz ser pessoa com deficiência (PCD), não há limite máximo de idade para a contratação. “O Paraná é um Es-

tado que dá prioridade absoluta às crianças, adolescentes e jovens e isso vai desde a garantia e proteção de direitos até a educação e qualificação”, destaca o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Com o Jovem Aprendiz, são abertas oportunidades para que nossa juventude aprenda um ofício na prática, ganhe experiência e, com isso, tenha mais chances no mercado”. Em 2019, o programa Jovem Aprendiz atendeu 4.564 pessoas. No ano seguinte, início da pandemia do coronavírus, o número ficou em 3.341 e, em 2021, com a retomada econômica, sobretudo no segundo semestre, chegou a 5.172. Neste ano, entre janeiro e abril, foram beneficiados 2.111.

“A inclusão do adolescente e do jovem no mercado de trabalho é uma prioridade do Governo, que vê nessa iniciativa uma forma de dar dignidade para essa população, além de um salário que pode ser muito importante para complementar a renda da família neste momento de instabilidade econômica do pós-pandemia”, afirmou Rogério Carboni, secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho.

COMO FUNCIONA – Para participar, o jovem ou adolescente deve ir a uma Agência do Trabalhador e fazer a sua inscrição no Programa Jovem Aprendiz. Já os empregadores devem abrir a vaga para o programa diretamente na Agência do Trabalhador. Ele é responsável pela matrícula do aprendiz no curso de aprendizagem e deve se comprometer a assegurar ao contratado a inscrição em programa de aprendizagem, com formação técnico profissional.

As Leis nº 10.097/00 e nº 11.180/05 determinam que empresas de médio e grande porte contratem como aprendizes entre 5% e 15% do total de trabalhadores efetivos. Os aprendizes devem ser matriculados nos serviços nacionais de aprendizagem, em escolas técnicas ou em entidades sem fins lucrativos voltadas à educação profissional. A contratação de aprendizes pelas microempresas e empresas de pequeno porte é facultativa.


portaldoparana

Larissa e Pedro Henrique em ensaio fotográfico para Josiel Martins.

Comemoração de 1 ano do pequeno João Felipe junto aos pais Larissa e Hugo Zaparoli

RESTAURANTE SIMÕES

Foto: Débora Ferreira

A família Simões trabalha a todo vapor para inaugurar seu novo espaço. O restaurante Simões está de mudança, isso SHAWARMA DELIVERY mesmo. Breve em amplas instalações no antigo endereço da Ciavena, em Apucarana, aguardeDelivery???? ! Você já experimentou o Shawarma Não deixe de pedir agora mesmo o seu. Atendimento todos os dias das 18:00 h às 23:00h pelos aplicativos Ifood e Aiqfome. Ou se preferir chame pelo WhatsApp (43) 9 9600 0136. Shawarma Delivery! Uma delícia!!!!!

Franciele e Mario Brandino a espera da Elisa. Giuli e Henrique a espera de Charlotte. Na FotoFramboesa Bruna Kosciureski foto os irmãos pets Mirtilo, e Amora Foto: Keith Imamura

JORNAL PORTAL DO PARANÁ APUCARANA, 17 A 23 DE JUNHO DE 2022

SOCIAL

www.jornalportaldoparana.com.br

23

Davi chegou para completar a felicidade dos pais Thainara Xavier da Silva de Morais e Gustavo Henrique da Eilva de Morais. (Foto: Lu Macali) Davi Duarte Ferragine está comemorando seu primeiro aninho e recebe todo o carinho dos pais Gislaine Duarte e Thiago Ferragine e da TIA irmazinha Duarte ROSAGabriela LANCHES

Foto: Lu Macali

O cachorro quente mais tradicional de Apucarana você já conhece , a Tia Rosa prepara com todo carinho os tradicionais Hot dogs além de outros Lanches especiais, se você ainda não PÁSCOA PÃO QUENTE experimentou, experimente hoje mesmo. O trailer fica anexo ao estacionamento da Apucarana Auto Peças na Avenida A panifi cadora e confeitaria Pão Quente está preparando Curitiba.para a sua Páscoa. Não deixe de passar pela loja e delícias fazer suas encomendas . Pão Quente “Uma top delícia de Panificadora“. Avenida Curitiba 623, Barra Funda.

Nathan Vinícius Cassiano Moraes Ivan Coelho(leia-se A1)comemora aniversário junto da sua família. vai fazer 5Patrícia anos, 31 março. Na foto Ivan,Aparecida Heloisa e Carol. Follador em recente ensaio Poliane de Souza e Walter Luiz Foto: Estela Maris fotográfico comemorando seu aniversário Voltareli a espera do Bento Foto: Arquivo pessoal Foto: Estela Maris

Foto: Josiel Martins


portaldoparana

www.jornalportaldoparana.com.br

JORNAL PORTAL DO PARANÁ APUCARANA, 17 A 23 DE JUNHO DE 2022

24