Page 1

Waldez Ludwig vem a Juiz de Fora para seminário. pág. 12 Valdez Ludwig é Consultor e conferencista em gestão empresarial e participa no SEMPRE 2012 no Victory Business Hotel

Juiz de Fora, Junho de 2012 Ano II - Edição 09

www.jornalplaneta.com.br - (32) 2101-0720

“Um jornal de negócios”

Codeme inaugura em Juiz de Fora Com presença do Governador de Minas, Antônio Anastasia, do prefeito Custódio Mattos, de diretores, de convidados e Imprensa, foi inaugurada, no dia 17 de maio, a mais nova unidade de produção da Codeme, em Juiz de Fora. A fábrica de estruturas metálicas inaugurada no Distrito Industrial da cidade é a maior e mais moderna do país e irá gerar mais de 400 empregos. A Codeme é uma das grandes empresas que estão sendo atraídas para a cidade graças a incentivos fiscais para retomar o desenvolvimento da Zona da Mata. Leia mais na página 3.

Distrito Industrial cobra melhorias A nova diretoria da Associação das Empresas do Distrito Industrial - ASSEDI, tomou posse no último dia 24 de maio, na sede da empresa Módulo Embalagens. As empresas instaladas no Distrito Industrial de Juiz de Fora fazem parte desta associação, que visa buscar soluções e apoio para a região. O novo presidente é Tarcísio Delão, da Show Motos, que trabalhará para retomar o desenvolvimento e a segurança das empresas do Distrito Industrial. Leia mais na página 8.

Novo portal de empregos de JF A prefeitura de Juiz de Fora lançou mais um canal digital para quem procura empregos na região e para quem oferece vagas na sua empresa. Página 4.

Coloque-se no lugar do outro Leia na coluna “Muito mais que networking” de Marcello Pepe: Dicas para se comunicar de forma mais eficiente. Página 5.

Contratando menores aprendizes Ao contratar um menor aprendiz, sua empresa deve tomar alguns cuidados para atender à legislação e não correr muitos riscos. Leia neste artigo de Rubens de Andrade Neto. Página 9.

Treinamento de equipes de vendas Felipe Costa estará na cidade realizando um treinamento bem diferente de vendas. Página 10.

Bahamas terá shopping em Barbacena Saiba das novidades do mundo dos negócios na coluna de William Xavier de Carvalho desta edição. Página 11.

Calendário de Eventos Fique por dentro do que está acontecendo na cidade. Página 14.


2

EDITORIAL

Editorial

Quem não tem competência, não se estabelece. Por Marcello Pepe – Editor Dá gosto de ver como a nossa cidade de Juiz de Fora tem se firmado como ‘capital’ da Zona da Mata. Muito mais do que uma cidade-polo, nosso município tem tido um crescimento e uma projeção que servem de exemplo para todo o país.

Uma cidade que conta com várias universidades com milhares de estudantes, tem atraído empresas em busca de mão de obra qualificada. Além do emprego, estudantes têm empreendido e se lançado no mercado com novas empresas que têm conquistado projeção nacional, fornecendo produtos e

serviços para todo o país, levando consigo a marca de nossa cidade. Privilegiar a educação (seja através das universidades, do ensino fundamental ou do desenvolvimento de programas sociais, como o Poupança Jovem) e promover o desenvolvimento econômico ao mesmo tempo tem sido a marca de nosso município

durante os últimos anos, sendo os dois pilares que sustentam e fortalecem a nossa economia, gerando um desenvolvimento ainda maior a médio e longo prazos. Vendo isso acontecer em uma cidade como Juiz de Fora, eu me coloco a pensar em como seria fácil implantar esta receita em todo o nosso país.

Competência é isto. Atrair investimentos, gerar renda, estimular a educação. Uma receita tão simples que faz a gente pensar em como ser compentente é fácil. O resultado desta competência já pode ser visto e vai continuar acontecendo ao longo dos próximos anos, durante as próximas gestões, dos próximos prefeitos.

Expediente Jornal Planeta/JF Editor Marcello Pepe Jornalista Responsável Eliane Paulo - MTB/DRT-MG 15525 Colaboraram nesta edição: José Carlos Oliveira Rubens de Andrade Neto William Xavier de Carvalho Publicidade contato@jornalplaneta.com.br Fotografias Eliane Paulo Marcello Pepe As opiniões expressas em artigos, publicidade e colunas assinadas não refletem obrigatoriamente a opinião do Jornal Planeta e são de responsabilidade de seus autores ou anunciantes.

Contatos Redação: redacao@jornalplaneta.com.br (32) 2101-0720 - (32) 8409-3167 www.jornalplaneta.com.br


33

LOCAL

Crescimento

Juiz de Fora tem a maior e mais moderna fábrica de estruturas metálicas do Brasil

Prefeito Custódio Mattos discursa durante a inauguração das instalações da Codeme

A estrutura inaugurada é a maior e mais moderna do Brasil, contando com ferramentas de última geração, automatizadas, e irá gerar mais de 400 empregos. Após a inauguração, foi oferecida uma recepção para os convidados.

Graças ao trabalho conjunto do Governo Estadual e da Prefeitura de Juiz de Fora, a Codeme inaugurou no dia 17 de maio a sua maior unidade de produção de estruturas metálicas do país, com presença do governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, prefeito Custódio Mattos, Dom Gil Antônio Moreira e diretores da empresa. Com a abertura desta unidade, serão gerados 400 empregos diretos e aproximadamente 200 indiretos. A empresa investiu cerca de R$ 100 milhões na obra, que teve a duração de dois anos. O governador Anastasia destacou que as inaugurações de empresas que estão ocorrendo em nossa cidade sinalizam um trabalho intenso para recuperação da economia plena da Zona da Mata. “Minas Gerais tem crescido acima da média nacional e Juiz de Fora cresce em níveis espetaculares”, disse o governador. Custódio Mattos falou sobre outros investimentos que estão sendo feitos em Juiz de Fora, que já representam R$ 1,6 bilhão e a

geração de 10.500 empregos diretos, de julho de 2011 até o final de 2012. A capacidade de produção da fábrica é de 3 mil toneladas/mês e seus equipamentos são os mais modernos do mundo no setor. No momento, mais de duas mil obras, no Brasil e no exterior, levam a marca Codeme. Ela nasceu em Betim e está há 30 anos no mercado, mantendo uma cadeia produtiva que beneficia pessoas e empresas. A unidade de Juiz de Fora recebeu o nome de Luiz Tomé de Resende, um dos quatro fundadores da fábrica, já falecido.

Outros empreendimentos se instalando na cidade A Codeme é um dos dez novos empreendimentos que já se instalaram em Juiz de Fora ou estão se instalando. Além destes, outras seis empresas já anunciaram que vão expandir seus negócios no município. Para o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, André Zuchi, esta realidade de expansão econômica é resultado da política de atração de investimentos para a cidade e região, implantada pelo Governo do estado e decretada pelo município.


4

CIDADE

Opinião

Vai acabar passando vergonha com a Internet Ninguém é dono da verdade mas, se um grupo de maior pessoas resolvesse cobrar, o País seria diferente e não correria o risco de passar vergonha. Acordo, ligo a pequena TV enquanto faço o possível para emagrecer. Tomo conhecimento que um delegado, com suspeita de envolvimento com o crime das maquininhas, foi transferido para Betim. Punição? Prêmio? Ou adiamento dos dois? Mudo de canal. Vou para as emissoras fechadas e lá está o motivo de minha maior decepção como brasileiro: o até então, para mim, bastião da seriedade, Senador Demostenes, no exato instante que o canalha diz na CPI que conhecia o bicheiro Cachoeira, mas desconhecia quem era na verdade e que este comungava com alguns governadores em coisas erradas.

Desligo o aparelho. Vou para o computador e lá está um lembrete que hoje é dia de refazer minha reclamação na Anatel contra a famigerada empresa Oi. Dizem que o Ministério Público foi criado para instigar a Justiça quando algum órgão não está funcionando a contento. Mas, para instigar, precisa ser instigada. No Brasil é assim em muitos casos: se não me alertar eu não alerto e deixo passar em branco. A operadora de telefonia me vendeu há anos, um plano chamado Oi Conta Total Dois que reúne acesso a Internet, linha telefônica fixa com duas móveis, etc,etc. Vou me deter no primeiro serviço que vem trazendo revolta de usuários, lesados como eu. A empresa sempre forneceu 1 mega de velocidade na cidade. Diz que fornece. Com a aproximação da Copa/Olimpíadas começou a

ser cobrada em suas obrigações pelo governo. Nem por isso reagiu, afinal o governo também finge que cobra, se não for instigado. Mas, um fato novo começa a assustar a Oi: a chegada de uma concorrente séria, que cumpre seus contratos e investimentos e, o melhor para nós, com preços baixos. Esta empresa chama-se GVT. Primeiro instalou-se nas capitais e cidades ditas grandes. Como a nossa se comporta como pequena pelos seus governantes, só agora a empresa começa a dar sinais de vida, mesmo com a lei das Antenas (aquela que a mãe Dinah inventou prevendo doenças sem ter nenhum parâmetro). Foi a conta para a Oi despertar e mais uma vez tentar jogar o lixo para debaixo dos tapetes. Enquanto diz fornecer 1 mega e fornece 300k a GVT promete 50/100 megas e cumpre, por uma valor bem abai-

José Carlos Oliveira Jornalista – Radialista Mestre de Cerimônia

xo da concorrente famigerada. O que a Oi fez? Anunciou que forneceria a Juiz de Fora 10 megas. Mas, com que investimento? É o mesmo que a caixa de água com capacidade de 100 litros, com a mesma tubulação dizer que vai fornecer 1000. Não passa no cano. Tem que investir. Mais que isso, está ligando para os usuários, oferecendo um bom desconto desde que assine um termo de permanência de um ano. Claro, para não haver migração. Com a velocidade variando de 100k a 5megas, fiz a minha parte: imediatamente liguei para a ANATEL e abri cobrança de posição. A operadora está louca comigo. Já vieram oito técnicos a minha casa e três deles confidenciaram: não

foram feitos investimentos, não existe 10 megas na cidade. Por que você que me lê e que está passando pelo mesmo engodo não age da mesma maneira? Primeiro entre no site simet-publico.ceptro.br que é o medidor oficial adotado pela agência controladora. Segundo: telefone para a Anatel (1331) e denuncie o problema. Vamos infernizar o dia a dia da Oi. Vamos fazer valer nosso direito ao que pagamos sem ter que instigar o Ministério Público, a Justiça e outros caminhos. Vamos pelo nosso caminho: o de usuário que não ganha dinheiro fácil para ser enganado pela Oi ou qualquer outra operadora. Ou enquadramos a operadora agora ou vamos passar muita vergonha daqui a três anos.

Prefeitura lança portal ‘JF Empregos’ Secretaria de Comunicação de Juiz de Fora A Prefeitura de Juiz de Fora, através da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SPDE) e da Secretaria de Assistência Social (SAS), lançou, no dia 5 de junho, em evento no Victory Business Hotel, o JF Empregos – canal virtual que tem por objetivo aproximar a oferta de mão de obra local às oportunidades de trabalho no município de Juiz de Fora. Destinado a viabilizar o gerenciamento de banco de talentos local, de livre acesso para toda a comunidade, o JF Empregos já pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.jfempregos.com.br. Ao ser lançado, o canal já conta com 1.427 currículos e 18 empresas cadastradas. Durante a apresentação, o prefeito Custódio Mattos falou do esforço da administração para reverter a situação de estagnação

econômica em que Juiz de Fora se encontrava no início de sua administração. “O primeiro passo foi a criação, junto ao Governo do Estado, de mecanismos de atração de investimentos. A partir de 2011, os resultados começaram a aparecer”, disse. Exemplificando o bom momento da economia local, Custódio lembrou que só em 2012 foram inauguradas grandes empresas como a Mercedes e a Codeme e ainda serão inauguradas, até o final do ano, a Brafer e CBU. A vinda de três empresas do setor de call center - Almaviva, Cercred e BrasilCenter, de acordo com o prefeito, permitiu à cidade captar a mão de obra jovem, pessoas que tinham dificuldade de conseguir o primeiro emprego. “A Codeme, empresa mineira que estava indo para o Espírito Santo, veio para Juiz de Fora graças aos incentivos criados. No curso de 2011 e 2012 estaremos recebendo cerca de R$ 1,5 bilhão de investimentos e ge-

rando 10 mil novos empregos na cidade.” Durante o processo de recuperação econômica, foi identificada a necessidade de um esforço da Prefeitura para unir quem oferece vagas aos profissionais que buscam oportunidades, “inclusive, para fortalecer os nossos programas sociais”. Neste contexto, o JF Empregos vem para somar. “Temos clientes que querem se inserir no mercado de trabalho e clientela querendo ofertar vagas, mas as duas pontas não se encontram. O JF Empregos fará esta ponte que vai permitir conhecer o que o mercado precisa e o que as pessoas dispõem, conhecer este fluxo e começar a investir.” Durante a apresentação do canal virtual, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, André Zuchi, entregou ao prefeito dois estudos do mercado de trabalho de Juiz de Fora: o primeiro, uma análise da série

histórica disponibilizada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e RAIS, compreendida entre os anos de 2001 e 2011. A segunda, uma pesquisa quantitativa e qualitativa dos principais segmentos econômicos de Juiz de Fora. “Com base nos estudos, fizemos o projeto. Através dele, teremos possibilidade de entender o mercado. O grande desafio agora é gerar oportunidades. Atraímos empresas e agora colocaremos pessoas para trabalhar nelas”, disse Zuchi. Com a variedade de sistemas de captação de mão de obra disponíveis, o secretário explicou que o diferencial do JF Empregos é a confiabilidade. “As empresas têm seus próprios meios de contratação. O JF é mais que depósito de currículos, é pré-seleção de candidatos.” A meta, segundo Zuchi, é o cadastro de 10 mil currículos e de mil empresas até o final do ano no sistema.

A secretária de Assistência Social, Tammy Claret Monteiro, comemorou a parceria de sucesso entre SAS e a SPDE, que nasceu da necessidade de conhecer a nova realidade econômica da cidade e adequar o trabalho de capacitação oferecido pela secretaria. A SAS já trabalhava com o esquema de encaminhamento de currículos de jovens assistidos através do chamado Balcão de Oportunidades. Todos os currículos cadastrados serão migrados para o JF Empregos. “Agora poderemos rever o leque de cursos oferecidos para atender melhor ao mercado”, frisou. A SAS atenderá às pessoas que não têm acesso à internet na sede da Secretaria, na Rua Halfeld 450, 5º e 7º andares, Centro, e na Assessoria Especial à Pessoa com Deficiência, na Rua São Sebastião 950, Centro. O processo de inclusão de dados será acompanhado pela Secretaria.


55

NETWORKING

Muito mais que networking

Coloque-se no lugar do outro seu leitor, sentir as ‘dores’ do seu interlocutor. Comunicar-se com qualidade e com excelentes resultados não envolve falar palavras difíceis, ter uma voz de radialista ou ser um poeta ou romancista. Significa dizer aquilo que você gostaria de ouvir se estivesse no lugar do outro. Ao estabelecer uma comunicação com alguém, seja através de email, telefone ou pessoalmente, você precisa, antes de qualquer coisa, entender o que o outro vai pensar ao receber sua mensagem.

Tenho trabalhado há muito tempo com ‘comunicação’, seja como publicitário, jornalista ou professor. Esta maravilhosa ciência tem me acompanhado por mais de 20 anos, em minhas várias experiências em jornais e agências de publicidade. O que, para mim é trivial devido ao meu trabalho, para outros pode ser muito complicado de entender e, até mesmo, uma arte muito complicada de se dominar. Para facilitar a vida de meus clientes de coaching em comunicação ou meus alunos no curso, eu tenho explicado a comunicação como “tornar comum algo que você sabe. Fazer com que a informação chegue até o outro lado e seja compreendida perfeitamente.” Agora, a boa comunicação vai além disso. Comunicar com excelência é se colocar no lugar do seu ouvinte, calçar os sapatos do

O seu assunto pode necessitar de alguns minutos para ser explicado, mas poderá, com toda certeza, ser introduzido em menos de um minuto. Você faz uma pequena introdução, contextualiza o seu ouvinte ou leitor e, em seguida, desenvolve os pontos importantes. A mesma dica serve para emails que são enviados com um assunto que não resume, digamos, o assunto.

Tenha objetivo

É uma coisa terrível quando alguém começa a falar com a gente e não vai direto ao assunto, não é mesmo?

Seja qual for a sua mensagem, é importante que ela tenha um objetivo. Se você está se comunicando com clientes através de anúncios, ou um discurso, é importante que sua comunicação cumpra um objetivo. Seja que o leitor tome uma ação, ou que faça uma reflexão, ou que compre o seu produto, ou lembre de sua marca. Não impor-

Um é pouco, dois é bom

Pizza de paulista, meu!

Veja algumas dicas para melhorar a sua comunicação, seja escrita ou falada:

Faça uma introdução

Marcello Pepe

Jornalista – Empresário Presidente do Instituto Relaciono e professor de comunicação em público

ta o objetivo. Tenha algum. A melhor maneira de você testar se o seu interlocutor vai atender o seu objetivo é se colocar no lugar dele.

Adapte-se ao seu público

Já reparou que, quando você conversa com seus amigos em sua igreja ou em outros grupos, a sua comunicação muda? Pois é... são outros termos, são outros humores e são outras expectativas. Da mesma forma, você deve adaptar sua comunicação comercial conforme o público ao qual você dirige sua mensagem. Nem sempre o que um público procura é o que outro também procura. Precisa mudar um pouco a abordagem para tornar a comunicação mais eficaz.

Ouvir é a melhor forma de comunicar

Você pode estar coberto de razão no que você está falando. Isso não significa que a outra parte vai aceitar e entender. É como você seguir em frente com o semáforo verde, mesmo vendo que um outro veículo está avançando o sinal vervelho. Ter a razão não evitará a colisão. Antes de falar, procure ouvir e utilize a mesma linha de raciocínio do seu interlocutor. Ponha-se no lugar dele e entenda, verdadeiramente, o seu ponto de vista. Só assim, vocês estarão falando o mesmo assunto e conseguirão compartilhar o mesmo objetivo. Sucesso em sua comunicação!

Notebook Terapia emocional

Lygya Maya trabalhou por muitos anos com a estrela Antony Robins, em suas conferências por várias cidades do mundo. Tem ampla experiência no campo das emoções e é personal coach há vários anos. A autora escreveu o livro “Ame as Emoções que você odeia” e estará lançando em Juiz de Fora, no dia 13 de julho, na Mega Store Saraiva no Independência Shopping. Conheça esta baiana arretada em www.lygyamaya.com

O curso completo de comunicação que estou ministrando em Juiz de Fora está agora com 2 turmas concomitantes, sendo que uma tem aulas às quintas-feiras à noite e outra turma aos sábados à tarde. Desta forma, se o aluno precisar faltar o dia de sua turma, poderá repor ou antecipar na outra.

Vestindo a imagem da sua empresa

Se procura uniformes com estilo, bom preço e qualidade, para seus colaboradores, saiba que a Raquel, da LilaMaria Trajes Corporativos está apta a atender sua empresa com muita qualidade. Conheça o fantástico trabalho em www.lilamaria.com.br ou ligue para (32) 3232-1018.

Seja um samurai

O professor Felipe Costa estará novamente em Juiz de Fora para um treinamento de vendas no Hotel Green Hill. Veja matéria na página 10.

Se você entende de pizza, sabe que as melhores pizzas são feitas em São Paulo. A boa notícia é que meu amigo Bruno Ciconelli abriu uma pizzaria com pizzas feitas no estilo de Sampa, bem na Rua Braz Bernardino, 148. O nome é “Pedaço de Pizza”. Final do expediente, tem que ficar um pouco mais no escritório? Ligue pra lá 3215-8441 e peça uma pizza gigante por R$ 29,90. Você ainda ganha uma garrafa pet de guaraná de 1,5L se disser a palavra chave “GIGANTE.”

Registro de marcas

A empresa Vilage Marcas e Patentes tem um escritório em Juiz de Fora, onde você pode marcar uma reunião para discutir o regis-

tro de sua marca ou qualquer propriedade intelectual ou industrial. Fale com a Raquel Amorim, pelo telefone (32) 3215-2194.

Se oferecerem óculos sem lentes, cuidado, é armação

Quem diz isso é nosso amigo Edison Stecca, que é proprietário da Stecca Óticas, que fica no Braz Shopping, 1º piso, loja 137. Lá, você já encontra óculos de grandes marcas e lentes polarizadas com proteção UV. Faça uma visita aos sábados e tome um vinho. Telefone: 3213-3538.

Nova opção de comida japonesa no Estrela Sul

No local onde existia o Spazio Caffé, no Estrela Sul, agora funciona mais uma loja do Japa Temaki. É o Japa Temaki Lounge.

Premier Parc Hotel

Muitos eventos da cidade estão sendo atraídos para o Premier Parc, que oferece uma estrutura de eventos e hospedagem incomparável. O hotel fica em frente ao Parque da Lajinha, na Rua Deusdedith Salgado, 1805. Informações: (32) 3250-1700.

Mesa de Debate

Líder de audiência na TVE, o programa Mesa de Debate é transmitido ao vivo de segunda a sexta-feira, das 11h ao meio-dia, com reprise às 17:35. Sempre convidando personalidades que trazem assuntos da atualidade e de nossa região, além de debatedores convidados. O programa é transmitido em TV aberta pelo canal 12.

Em que fase a sua empresa está? De crescer com a tecnologia de um parceiro cinco estrelas?

A TOTVS entende cada fase da sua empresa. Mais do que isso: tem soluções em software que unem tecnologia, infraestrutura e consultoria sob medida para o seu negócio. Por isso, se o momento é de tornar seu atendimento mais ágil e seu negócio mais lucrativo, ligue para 0800 70 98 100 e agende uma visita com os nossos consultores. Bem-vindo à fase das grandes oportunidades. Software

(SaaS) /totvs

3145_UnidadeTotvsZMM.indd 1

|

Te c n o l o g i a

32 4009 9000

|

Serviços

w w w. to t vs. co m / z m m

Ano 1

Ano 2

Ano 3

Compartilhe o novo mundo.

4/20/12 12:34 PM


6

LOCAL

JF 2014

Meio Ambiente

Prefeito assina contrato para a Copa 2014 Assessoria PJF O prefeito Custódio Mattos assinou no dia 4 de junho, em seu gabinete, o contrato de acordo com o Comitê Olímpico Local (COL) que define estratégias para

a divulgação de Juiz de Fora em uma publicação que reúne todas as cidades aptas a receber delegações durante a Copa de 2014. O município está entre as 73 cidades brasileiras pré-selecionadas para ser Centro de Treinamento

de Seleções (CTS). O documento seguiu para a Fifa. Juiz de Fora possui três instalações esportivas de padrão olímpico e que já foram avaliadas pelo Comitê: o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, o

Ginásio Poliesportivo Antônio Marcos Nazaré Campos, que está em construção, e o Complexo Esportivo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Fonte: Prefeitura de Juiz de Fora.

! o ã ç a l u c r i c Já em

35 anos de compromisso com a Justiça

Turismo

Tiradentes, Itaipava e estações de esqui são as dicas mais quentes deste inverno

Vino&Pasta Chegou a hora do encontro de tradições. Massas italianas com o famoso leitão à pururuca do chef Luiz Ney

Pérolas em Paris #15 | Ano IV Jun/Jul/ago/2012

Fitta Câmbio

Durante a abertura da Semana do Meio Ambiente, foi proposta a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O projeto, agora, foi para a apreciação e possível aprovação da Câmara Municipal. Segundo o superintendente da Agência de Gestão Ambiental de Juiz de Fora (AgendaJF), Alexandre Carneiro, a criação desta secretaria representa um marco na gestão ambiental de Juiz de Fora, “passando esta a fazer parte da estrutura da administração direta, estando, por essa razão, mais estruturada para coordenar a elaboração da Política Ambiental no Município e implementá-la de forma integrada com os demais órgãos”. Segundo o prefeito Custódio Mattos, desde o início da sua administração o assunto meio ambiente tem tido uma atenção especial do Poder Público. Uma das primeiras ações foi o convênio firmado com Instituto Estadual de Florestas (IEF) para a viabilização do projeto Cidade Verde. A Prefeitura está reflorestando 19 áreas municipais, com o plantio de 500 mil mudas. No total, 106 hectares da região urbana da cidade estão recebendo o plantio de árvores, o que equivale a 286 campos de futebol. “No meu primeiro governo, plantamos cerca de 16 mil mudas nas ruas de Juiz de Fora. Depois do Mello Reis, sou o segundo prefeito da cidade a plantar mais árvores na área urbana. Agora estamos desenvolvendo um projeto pioneiro nas principais encostas da cidade”, afirma.

José Lúcio Fernandes Dois locais imperdíveis na capital francesa

Nova secretaria

R$ 7,90

As principais moedas do mundo à disposição

suor exCessIVo

Cruz odonToLogIA

háLITo Fresh

CIrurgIA PLásTICA

A toxina botulínica é o tratamento mais eficaz

Equipe é referência com atendimento diferenciado

Mau hálito tem cura, com segurança e privacidade

É preciso estar saudável e preparado para ela

Juiz de Fora | Tiradentes | Itaipava | Petrópolis | Cabo Frio | Búzios | Angra dos Reis | Niterói

1

Outra obra destacada pelo prefeito foi a adutora de Chapéu d’Uvas, que vai garantir o abastecimento de água para os próximos 40 anos. Cerca de 90% das obras estão concluídas. Além disso, o Líder do Executivo lembrou do novo Aterro Sanitário de Dias Tavares, construído na atual administração e inaugurado em abril de 2010. “Enquanto o Rio de Janeiro resolveu o problema do destino do lixo somente agora, desde 2010 sanamos esta questão.” Em todo o país, só a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tem um aterro tão moderno como o de Juiz de Fora.


77


8

ASSOCIAÇÃO

Zona Norte

Empresas do Distrito Industrial fortalecem união No dia 24 de maio, na sede da Módulo Embalagens, foi realizada a posse da nova diretoria da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Juiz de Fora. No evento, o novo presidente da entidade, o empresário Tarcísio Delão, fez um breve discurso falando sobre os objetivos da ASSEDI e os desafios da nova gestão. O presidente anterior era o empresário Marcos Machado, da Módulo Embalagens, que passa a ocupar a vice-presidência. Os participantes presentes puderam se apresentar e levantar algumas demandas da região, tais como segurança e infraestrutura, citando casos de assaltos frequentes e de condições inadequadas no asfaltamento das vias secundárias do Distrito Industrial. O distrito responde por uma fatia considerável do PIB da cidade de Juiz de Fora e não tem sido tratado com a mesma atenção que outras regiões da cidade. A nova diretoria estará se reunindo regularmente e promovendo eventos focados em RH e integração entre as empresas sediadas na zona norte da cidade.

A nova diretoria respondeu aos presentes os questionamentos levantados e apresentou seus projetos para maior integração entre as empresas, tal como soluções adotadas para ampliar a segurança, criando eventos de integração entre as empresas, e entre os profissionais de seguraça para que haja uma melhor comunicação.


99

DIREITO

Direito & Empresa Rubens de Andrade Neto

Advogado Mestre em Ciências Jurídico-Empresariais e-mail: contato@rubensandrade.adv.br

Que cuidados sua empresa deve tomar na contratação do menor aprendiz A Constituição Federal, visando a proteção do trabalho do menor, proibiu-o para o menor de dezesseis anos, salvo a partir de quatorze anos na condição de aprendiz. Assim, no intuito de regulamentar a questão foi instituída uma Lei específica que trata dos requisitos para a contratação de menores aprendizes. Algumas empresas desconhecem as obrigações legais decorrentes do regramento trabalhista do contrato de aprendizagem e poderão ser surpreendidas com a fiscalização do Ministério do Trabalho e eventual autuação. Para evitar as consequências prejudiciais advindas da fiscalização estatal, discorremos sobre os requisitos legais do contrato de aprendiz. Dentre as obrigações elencadas na Lei nº.10.097/00 e no Decreto nº 5598/05 que a regulamenta, existe determinação expressa que as empresas são obrigadas a ter em seu quadro de empregados um mínimo de 5% do número de funcionários e um máximo de 15%, na condição de aprendizes. Havendo fração nos cálculos dessa porcentagem, deverá ser contratado 1 (um) aprendiz. Sendo assim, em uma empresa com 25 funcionários, por exemplo, o mínimo de aprendizes que devem ser contratados será de 2 e o máximo de 4. Ressalta-se que as micro-empresas e empresas de pequeno porte estão desobrigadas de cumprirem a referida cota. O contrato de trabalho do menor aprendiz é um contrato espe-

cial, isso porque apesar de haver a intenção de inserir os jovens no mercado de trabalho, deve-se zelar pela sua integridade física e intelectual. Sendo assim, esse contrato possui algumas peculiaridades, sendo de grande valia o acompanhamento e elaboração pelo corpo jurídico da empresa, vejamos quais: 1) É um contrato por prazo determinado, ajustado por escrito, podendo durar no máximo 2 (dois) anos; 2) O aprendiz, obrigatoriamente, deverá estar matriculado em programa de aprendizagem em formação técnico-profissional metódica e caso os Serviços Nacionais de Aprendizagem não ofereçam cursos ou vagas suficientes para atender à demanda dos estabelecimentos, está poderá ser suprimida por Escolas Técnicas de Educação ou entidades em fins lucrativos, que tenham pro objetivo a assistência ao adolescente e à educação profissional, registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; 3) Em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social deve ser anotado sua condição de aprendiz, bem como informações sobre a matrícula e frequência à escola em dia, caso não haja concluído o ensino fundamental, além da inscrição em programa de aprendizagem desenvolvido sob a orientação de entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica; 4) A duração do trabalho não

poderá exceder de seis horas diárias, sendo vedadas a prorrogação e a compensação de jornada. Esse limite poderá ser de até oito horas diárias para os aprendizes que já tiverem completado o ensino fundamental, se nelas forem computadas as horas destinadas à aprendizagem teórica. O contrato de aprendizagem irá se extinguir: no prazo pré-fixado; quando o aprendiz completar 24 anos ou ainda antecipadamente nos casos de desempenho insuficiente ou inadaptação; falta disciplinar grave; ausência injustificada à escola que implique na perda do ano letivo e a pedido do aprendiz. Cabe destacar que não só a confecção e assinatura do contrato bastam para a regularidade deste tipo de contratação. É também necessária a observância do fiel cumprimento das cláusulas ali instituídas. Por este motivo, o assessoramento das contratações requer a presença de um advogado especializado em Direito do Trabalho. Os empresários devem se atentar para o cumprimento da legislação no que tange a cota de aprendizes, porque além de sua importância para a contribuição na formação de profissionais melhores capacitados para o mercado de trabalho, o descumprimento da legislação pode acarretar a aplicação de multas através da fiscalização do Ministério do Trabalho. Para mais informações, visite o site www.rubensandrade.adv.br.


10

CAPACITAÇÃO

Treinamento em Vendas

Treinando colaboradores, vendedores e líderes Nos dias 13, 14 e 15 de julho, o treinador Felipe Costa estará em Juiz de Fora, no Hotel Green Hill, romovendo o curso Liderança Samurai - gestão e Liderança de Equipes de Vendas. Em um mercado de muitas oportunidades e de mudanças constantes, o empresário que não investir em treinamento e capacitação de seus colaboradores não estará parado. Estará, em verdade, andando para trás. Pesquisas mostram que empresas que investem em qualificação de uma maneira programada e contínua conseguem melhorar seus resultados em 57% na média. Alguns empresários não investem em treinamentos por pensarem que irão investir para, depois, perder seus funcionários treinados para o concorrente. Segundo Felipe Costa, isso é um grave erro. “O que faz o profissional mudar de empresa ou pedir

demissão não são os treinamentos, e sim, a má gestão de pessoas.” Felipe complementa que “não investir em treinamento com a desculpa que vai treinar e depois o funcionário vai para a concorrência é desculpa de pessoas que não sabem montar, desenvolver e manter equipes.” Os treinamentos de Felipe Costa apresentam uma metodologia desenvolvida para realmente transferir conhecimento de uma forma que os participantes saibam o por quê, o como e o quando. É uma metodologia vivencial onde os participantes aprendem na prática as técnicas apresentadas para que ao saírem do curso coloquem para funcionar o que aprenderam. Além é claro da experiência de Felipe Costa de quase 30 anos nas funções de vendedor, empresário, gerência e gestão de pessoas. Os cursos e palestras apresentados pelo conferencista por

todo o Brasil utilizam a temática do samurai, por um motivo muito simples, segundo explica Felipe: “Samurais foram pessoas comuns, que desenvolveram habilidades extraordinárias. Se você é um colaborador, você precisa desenvolver habilidades extraordinárias para se destacar, se você é um vendedor ou um líder também, se não, você terá resultados medianos como a grande maioria tem.” Vale lembrar que a primeira grande habilidade de um Samurai é colocar em prática o significado da própria palavra SAMURAI que quer dizer AQUELE QUE SERVE. A pessoa que entender o significado disso e colocar em prática com certeza já irá se destacar da grande maioria. Nos meus cursos trabalhamos também as outras habilidades necessárias para cada função. Tudo com base no BUSHIDO o código de conduta dos Samurais.”

Agenda: O curso Liderança Samurai será realizado no Hotel Green Hill, nos dias 13, 14 e 15 de julho. Sexta-feira, de 14h às 22h. Sábado: de 8h às 22h. Domingo: de 8h às 12h. Informações pelos telefones (32) 8818-1751 ou 9120-4600.


1111

ECONOMIA

Negócios & Finanças William Xavier de Carvalho e-mail: william@wxcpar.com.br

Grupo Bahamas terá Shopping Center na cidade de Barbacena O Grupo Bahamas 4ª rede de supermercados em Minas e a 21ª no Brasil, vai construir um moderno shopping center na cidade de Barbacena. A expansão da rede em 2012 também abrangerá novas cidades. Já está definida a abertura de lojas nos municípios de Leopoldina e São João Nepomuceno.

Intervenção no Banco Cruzeiro do Sul Com a intervenção do Banco Central no Banco Cruzeiro do Sul, recursos do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) serão usados para resgatar a instituição. Após o escandaloso caso do Banco Panamericano, que gerou rombos bilionários ao governo, fica evidente que, no Brasil do PT, não existem apenas os bancos “too big to fail”,

mas também os “too small to fail” e os “too medium to fail”. Ou seja, ninguém pode quebrar! Capitalismo sem bancarrota é como Cristianismo sem inferno: não faz sentido! Mas como explicar isso para os capitalistas de estado que tomaram conta deste país...

Apple A Apple vai expandir a rede de representantes no Brasil, chamados de “revendedores premium”. O número de credenciados deverá pular de 40 para quase cem até o fim de 2013.

Petrobras A Petrobras é a única empresa de petróleo do mundo que comemora a queda de preço do seu

principal produto, pois isso reduz a defasagem entre os preços praticados pela estatal e aqueles que deveriam ser praticados em um mercado livre. Ou seja, a queda do preço da commodity é positiva porque alivia a imagem daquilo que todos já sabem que a empresa é um instrumento de política econômica do governo, mesmo que isso afete negativamente a geração de caixa da empresa e o lucro dos seus acionistas. Sinceramente, quem investe nas ações da Petrossauro merece mesmo perder dinheiro...

Samsung lança seu novo Galaxy S III A Samsung apostou alto e armou seu novo aparelho top de linha com o que há de melhor no

mundo dos smartphones. Exageros postos de lado, o Galaxy S III assume a liderança na corrida pelo hardware mais avançado. Donos de quase todo o processo de fabricação, os coreanos criaram o casamento perfeito do motor mais potente com uma das interfaces mais confortáveis já desenvolvidas para o Ice Cream Sandwich.

FIAT em Juiz de Fora Deve ser assinado até o final de junho, o protocolo de intenções entre a FIAT e a Prefeitura de Juiz de Fora, para a construção do Centro de Distribuição, que seguirá os moldes do existente em Extrema, no Sul de Minas.

A chegada da FIAT em Juiz de Fora, aumentará a arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e, consequentemente, de maior repasse do Valor Adicionado Fiscal (VAF) para o município.

ArcelorMiital O poderoso Lakshmi Mittal trancou o cofre no Brasil. Além de adiar projetos de US$ 1,5 bilhão, a ArcelorMiital está passando o laminador em suas despesas operacionais. Segundo fontes ligadas à empresa, os cortes devem se concentrar na área de logística.


12

EVENTO

Empregabilidade

Waldez Ludwig participa de seminário em Juiz de Fora Evento discutirá a empregabilidade na cidade e na região. No dia 23 de junho, será realizado em Juiz de Fora, o SEMPRE – Seminário de Empregabilidade. O evento será sediado no Hotel Victory Business, de 8h às 18h. As propostas são apresentar o cenário atual do mercado de trabalho, as tendências comportamentais, incentivar o auto-conhecimento e a descoberta de competências e habilidades dos profissionais que planejam e focam no desenvolvimento de suas carreiras. O evento contará com discussões sobre o momento favorável à geração de emprego que Juiz de Fora vive com a chegada

de grandes empresas. No último ano, houve a abertura de mais de 10 mil postos de trabalho, levando a busca por profissionais cada vez mais preparados e qualificados. Como alcançar os diferenciais exigidos em um mercado tão competitivo, será o tema principal discutido durante o SEMPRE por conferencistas renomados no cenário nacional, como o consultor de empresas Waldez Ludwig e profissionais especializados nas áreas de RH, Coaching e Formação. O evento é destinado ao público universitário em fase final

de formação, profissionais recém-formados, profissionais experientes, gestores e empresários. As inscrições devem ser feitas no site www.ecaderno.com/sempre. O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito por meio de boleto bancário, cartão de crédito ou débito. O SEMPRE é uma realização do Sindicomércio em parceria com a Partner Produções e o Portal Ecaderno.com. Mais informações no site www.ecaderno.com/sempre ou no telefone (32) 3212-2302.

Palestrantes e temas: “Competências, habilidades e atitudes do profissional do futuro”

“Marketing pessoal: como se destacar no mundo corporativo”

Por Waldez Ludwig - Consultor e conferencista em gestão empresarial

Por Carolina Stilhano – Gerente de Comunicação do Grupo Catho Especializada em Marketing e Master Practitioner em Programação Neurolinguistica, a profissional trabalha no site de classificados de currículos e vagas de emprego de maior audiência da América Latina.

Professor, consultor em gestão empresarial e palestrante. Dedica-se à pesquisa da vanguarda em cenários e tendências da gestão das organizações, especialmente em temas ligados a estratégias competitivas, mercado de trabalho, perfil profissional, criatividade e inovação, melhoria da qualidade e desenvolvimento do capital intelectual. Mais de 810.000 pessoas já o assistiram ao vivo em mais de 1.995 eventos nos quais participou como professor, consultor ou palestrante.

A gerente ministra palestras sobre Marketing Pessoal com o foco no negócio da CATHO, que tem como objetivo principal facilitar contratações, funcionando como um canal entre o candidato, que busca novas oportunidades, com as empresas que possuem vagas disponíveis.

Mesa redonda - Conheça as tendências do mercado de trabalho de Juiz de Fora e saiba como aproveitar as oportunidades

“Orientação Vocacional x Gestão de Carreira: Estou na direção certa?”

Mediadores: André Zuchi, Juliana Mello e Ronaldo Tortorelli

Especializada em Marketing e Mercado Mundial pela University of California - UCLA, mestre em Gestão do Desenvolvimento pela Universidade de Turim e Organização das Nações Unidas –ONU.

Conheça as tendências do mercado de trabalho de Juiz de Fora e saiba como aproveitar as oportunidades. A chegada de grandes empresas desde o ano passado, vem promovendo a abertura de mais de 10 mil oportunidades de emprego. Na ocasião, gestores de RH compartilharão suas expectativas quanto às competências e habilidades que buscam em profissionais com atitudes diferenciadas para integrarem suas equipes.

Por Flávia Carneiro – Coach e consultora de carreira

É professora dos cursos de Marketing, Gestão Comercial, Comércio Exterior e Administração da Faculdade UNA BH , consultora especializada em coaching e consultoria de carreira pela Federação Brasileira de Coaching.


1313


14

AGENDA

Calendário

Hotéis

Junho

Hospedagem & Eventos

15 - Jantar Vino & Pasta

Promovido com grande sucesso pelo Grupo Pleased, o Vino & Pasta é um jantar italiano dançante realizado anualmente. Esta edição acontece na sexta-feira, 15 de junho, no Marcellus Aero, com participação do chef Luiz Ney. Informações: (32) 3218-0503.

23 - Seminário de Empregabilidade - SEMPRE

Promovido pelo Sindicomércio e pelo E-Caderno, o evento terá a palestra principal de Waldez Ludwig. Mais informações no site www.ecaderno.com/sempre ou no telefone (32) 3212-2302. Veja mais na página 12.

28 - Ciclo de Debates/UBQ

Tema: Boas práticas de gestão pública, com Tânia Mara Costa Leite, dia 28 de junho, das 19h às 21h. O evento é promovido pela União Brasileira para a Qualidade e é realizado no Hotel Serrano Rua Santa Rita, 399 - Centro. Informações: (32) 3214-1994 ou pelo site www.ubqjf.org.br

Julho 7 – Workshop Viva a PNL

Sábado, dia 7 de julho, das 9h às 13h, Junia Bretas irá apresentar seu workshop Viva a PNL, aprensentando um amplo painel com teoria e técnicas de Programação Neurolinguística (PNL). Local: Constantino Hotel Custo: R$ 80 (até o dia 25/6) Após: R$ 100. Informações pelo email: queroaprenderpnl@hotmail.com

13 - Noite de autógrafos com Lygya Maya

13, 14 e 15 - Curso de Liderança de Equipes de A autora de “Ame as emoções Vendas

que você odeia” virá a Juiz de Fora para lançar seu livro e estará recebendo leitores e fãs para uma noite de autógrafos na Saraiva do Independência Shopping. Informações pelo site da autora: www.lygyamaya.com.

Com o conferencista Felipe Costa, o curso será vivencial com mais de 20h de treinamento abordando vendas e liderança de equipe. Local: Hotel Green Hill Informações pelos telefones (32) 8818-1751 ou 9120-4600. Leia mais na página 10.

Além de hospedagem, estes empreendimentos estão capacitados e estruturados para receber vários tipos de eventos, de pequeno a grande porte. Lista em ordem alfabética: CESAR PALACE Av. Getúlio Vargas, 335 - Centro - Telefone: (32) 3215-6599 www.cesarhoteis.com

PREMIER PARC HOTEL Av. Deusdedith Salgado, 1805 Telefone: (32) 3250-1700 www.premierparchotel.com.br

CESAR PARK Av. Getúlio Vargas, 181 - Centro - Telefone: (32) 3215-4898 www.cesarhoteis.com

RITZ PLAZA Av. Barão do Rio Branco, 2000 Centro Telefone: (32) 3249-7300 www.ritzplazahotel.com.br

CONSTANTINO Rua Santo Antônio, 765 - Centro - Telefone: (32) 3229-9800 www.constantinohotel.com GREEN HILL Av. Deusdedith Salgado, 5201 Salvaterra Telefone: (32) 2102-7950 www.hotelgreenhill.com.br MAXIM PLAZA Av. dos Andradas, 360 - Centro Telefone: (32) 3215-5542 www.maxplaza.com.br

SERRANO HOTEL Rua Santa Rita, 399 - Centro Telefone: (32) 3216-2800 www.serranohotel.com.br VICTORY BUSINESS Av. Independência, 1850 - São Mateus - Tel.: (32) 3249-1850 www.victoryhoteis.com VICTORY SUITES Rua Chanceler Oswaldo Aranha, 20 - S. Mateus Tel.: (32) 3257- 6904 www.victorysuites.com.br


1515

MÍDIA

Imprensa Local

Em Juiz de Fora, temos jornais de grande circulação, programas de TV, várias revistas, blogs e mídias alternativas com diferentes focos de atuação. Vamos conhecer alguns veículos em cada edição do Jornal Planeta:

Revista E-Caderno A revista E-Caderno que está circulando trás o tema “empregabilidade”. Website: www.ecaderno.com

Diário Regional Um jornal diário do grupo SIRCOM, traz notícias da cidade e da região. www.diarioRegionaljf.com.br

Revista Pauta Econômica

Revista Pleased

Com uma linha editorial ampla, contemplando notícias, opiniões, entrevistas, históricos, mercado financeiro e investimentos, a Pauta Econômica é uma excelente oportunidade para apresentar “cases” de sucesso.

Está circulando a edição nº 15, referente a junho/julho/agosto de 2012.

Website: www.pautaeconomica.com.br

Para mais informações, visite o site da revista: www.pleased.com.br

Revista Em Voga Uma das mais antigas publicações de Juiz de Fora, a Revista Em Voga completou 30 anos. A publicação traz matérias ligadas à moda, estilo, coluna social e matérias empresariais. Visite o Website: revistaemvoga.blogspot.com


16

Jornal Planeta - ed. 09  

Edição de junho do Jornal Planeta de Juiz de Fora. Um jornal voltado aos negócios da cidade