Page 1

UFJF lança a segunda edição da Revista A3. pág. 3 Henrique Duque, Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Juiz de Fora, Maio de 2012 Edição 08

“Um jornal de negócios”

www.jornalplaneta.com.br - (32) 2101-0720

Campe realiza grande evento em JF Amanda Coutinho - Zine Cultural

David Portes apresentou sua palestra na X Semana Empresarial

Equipe da CAMPE, com os palestrantes do 3º dia da X Semana Empresarial.

Após 3 dias de palestras e comemorações, finalmente confirmou-se o sucesso da X Semana Empresarial, se consolidando como um dos eventos empresariais mais importantes de Juiz de Fora e região. Nos dias 12, 13 e 14 de abril, os participantes puderam presenciar desde palestras contando as histórias de pessoas vencedoras, como foi a palestra de David Portes. E também com palestras introduzindo novos modelos de gestão e meios de gerenciamento empresarial, como foi visto na palestra do Sr. José Renato de Miranda. Outro ponto merecedor de destaque foi o coquetel de 20 anos da CAMPE Consultoria Jr. que ocorreu no primeiro dia e foi inteiramente realizado pelo Dumont Buffet e deu-se início de fato a todas ações comemorativas para a data. Um almoço aconteceu no domingo, dia 15 de abril. Contou com a presença de aproximadamente 90 membros e ex-membros, assim como professores e autoridades locais. Dentro do mesmo houve espaço para depoimentos de professores que apoiaram o início da empresa, assim como de um dos fundadores, o Professor Danilo Sampaio. Veja fotos nas páginas 6 e 7.

Mercedes-Benz inaugura instalações A empresa inicia uma nova linha para montagem de caminhões na cidade de Juiz de Fora. O evento contou com a presença do governador do estado, do prefeito de Juiz de Fora e do presidente da empresa no Brasil. Página 4.

Como manter contato constante Leia algumas dicas muito importantes para que você se mantenha ‘top of mind’ para seus contatos. Página 5.

Cuidados jurídicos com contratos Leia sobre os cuidados que se deve ter ao se celebrar contratos neste artigo de Rubens de Andrade Neto. Página 10.

Fundação Dom Cabral promove PAEX A Fundação Dom Cabral desenvolve o programa Parceiros pela Excelência com empresas de porte médio na cidade. Página 8.

Workshop Viva a PNL A palestrante Junia Bretas criou um workshop que apresenta, em poucas horas, o mundo da Programação Neurolinguística. Página 12.

Calendário de Eventos Fique por dentro do que está acontecendo na cidade. Página 14.


2

EDITORIAL

Editorial

Chegando a um ano de existência Por Marcello Pepe – Editor Nesta edição, o Jornal Planeta está próximo de completar um ano de existência. A primeira edição circulou em junho de 2011. Estou muito satisfeito com a qualidade obtida e com a aceitação que o Jornal Planeta teve neste primeiro ano.

Como todo projeto que começa pequeno, aprendemos muito e já estamos mais preparados para nos lançar em voos mais altos. Agradeço a parceria de nossos anunciantes e a aceitação de nossos leitores, ambos encontrando no Jornal Planeta, o veículo focado em negócios de nossa cidade. Nas próximas edições, já ini-

ciaremos as entrevistas com pessoas de destaque no meio empresarial de Juiz de Fora, sempre mantendo as coberturas e divulgações do que acontece de mais importante na cidade e na região. Nesta presente edição, temos a cobertura da Semana Empresarial, realizada pela Campe Consultoria Jr.

Abordamos os principais treinamentos de desenvolvimento pessoal e de gestão que estão sendo realizados em Juiz de Fora. Nossos colunistas também expressam suas opiniões e dão dicas de enorme valor através das páginas do Jornal Planeta. Meu muito obrigado aos colaboradores. Vale a pena conferir em cada edição.

É com sua leitura e contribuição que podemos desenvolver um informativo cada vez melhor. Por isso, gostaria muito de receber suas críticas, elogios e sugestões para melhoria do Jornal Planeta. Coloco à sua disposição o meu email para que você entre em contato comigo: pepe@jornalplaneta.com.br

Expediente Jornal Planeta/JF Editor Marcello Pepe Jornalista Responsável Eliane Paulo - MTB/DRT-MG 15525 Colaboraram nesta edição: José Carlos Oliveira Rubens de Andrade Neto Publicidade contato@jornalplaneta.com.br Fotografias Amanda Coutinho Eliane Paulo Marcello Pepe As opiniões expressas em artigos, publicidade e colunas assinadas não refletem obrigatoriamente a opinião do Jornal Planeta e são de responsabilidade de seus autores ou anunciantes.

Contatos Redação: redacao@jornalplaneta.com.br (32) 2101-0720 - (32) 8409-3167 www.jornalplaneta.com.br


33

LOCAL

Beleza & Saúde

Investimentos em auto-estima

Jornalismo científico

Revista A3 lança sua 2ª edição

Auditório lotado (acima) para a palestra de Ubirajara Júnior (esq.).

No dia 19 de abril, às 9 da manhã, foi lançada a segunda edição da Revista A3, com uma palestra de Ubirajara Júnior, que falou sobre a importância da divulgação científica. O reitor Henrique Duque participou do evento, parabenizando o trabalho de Christina Musse, que está à frente da Secretaria de Comunicação da UFJF e é responsável pelo periódico.

A empresária Lorena Moreira, juntamente com Ricardo Alvim estão à frente da Corpus Life, que conta com uma completa estrutura para tratamentos estéticos e de saúde. A Corpus Life oferece serviços que vão desde tratamentos capilares, manicura, cortes, hidratações, até massagens relaxantes ou drenagens linfáticas e podologia. O espaço também oferece pilates, limpeza de pele e peeling.

A Revista A3 é uma publicação científica e cultural, criada pela UFJF para divulgar as pesquisas e trabalhos de estudantes, pesquisadores e professores.

Neste mês de maio, a clínica está oferecendo descontos de até 50% em vários serviços. Esta é uma excelente oportunidade para conhecer o espaço e tomar um cafezinho com a Lorena. A Corpus Life fica na Rua São Sebastião, 725 - Centro. Telefone: (32) 3216-8956. O Magnífico Reitor Henrique Duque (abaixo) falou para os presentes.

Conheça a revista e leia online em www.ufjf.br/secom/a3.


4

CIDADE

Caminhões

Mercedes-Benz apresenta novas instalações para a produção de caminhões em Juiz de Fora As novas instalações da empresa Mercedes-Benz em Juiz de Fora, localizada no quilômetro 773 da BR-040, foram apresentadas nno dia 3 de maio, com as presenças do governador de Minas, Antonio Anastasia, do prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos, e do presidente da Mercedes-Benz, Jürgen Ziegler. A fábrica na cidade foi completamente adaptada para a produção dos caminhões Accelo (caminhão leve para volumes entre sete e nove toneladas) e Actros (o caminhão pesado mais vendido em sua categoria no mercado mundial), e já está em funcionamento desde janeiro na unidade. O presidente da empresa, o vice-presidente de Caminhões, Ronald Linsmayer, e o diretor

da unidade de Juiz de Fora, Sérgio Magalhães, concederam uma coletiva à imprensa. No período da tarde, logo após o governador inaugurar a Base da Polícia Militar na praça de Benfica - que faz parte do projeto Ambiente de Paz - aconteceu uma cerimônia na planta da Mercedes-Benz. Anastasia entregou uma chave simbólica aos representantes da empresa Coteminas, uma das primeiras a adquirirem os novos caminhões produzidos na cidade. Com a fabricação de caminhões em Juiz de Fora, a Mercedes-Benz pretende aumentar a capacidade de produção no país em 2012, atendendo ao aumento de demanda nos mercados interno e externo. O prefeito Custódio Mattos observa que a nova atividade

da empresa agrega significativamente à economia produtiva da cidade. “Estamos apostando no sucesso do projeto, que tem uma grande potencialidade de geração de empregos no município”, enfatiza. A unidade da Mercedes-Benz de Juiz de Fora é considerada uma das mais modernas da indústria automobilística da América do Sul. Inaugurada em abril de 1999, trouxe novos conceitos de qualidade e é uma das que atingiu um dos mais altos padrões neste quesito dentre todas as outras fábricas de automóveis da marca Mercedes-Benz no mundo. Fonte: Secretaria de Comunicação Social - PJF.

O prefeito Custódio de Matos participa da inauguração de novas instalações para fabricação de caminhões da Mercedes-Benz em Juiz de Fora.


55

NETWORKING

Muito mais que networking

Como manter contato constante Nós fazemos contatos com dezenas ou centenas de pessoas todos os meses. Alguns destes contatos se transformam em clientes ou parceiros de negócios. Para que isso aconteça, é importante que nossos contatos se lembrem de nós e de nosso nome. Poderíamos telefonar várias vezes por semana para perguntar como têm andado, ou oferecendo nossos serviços. Só que isso seria muito invasivo e, em breve, já nem atenderiam mais as nossas ligações. E como é que podemos fazer para manter contato frequente, sem nos tornarmos chatos ou inconvenientes? Algumas dicas podem ser muito úteis e devem ser utilizadas para que você seja sempre lembrado e que seu nome seja associado a uma imagem agradável e amiga:

Seja um portador de boas novas

Sempre que você descobrir alguma informação interessante para ser repassada para alguns de seus contatos, envie-a para seus amigos. Se alguém trabalha em um determinado segmento, por exemplo, você pode enviar informações sobre eventos do setor para que ele possa participar ou ficar informado. Um cuidado muito importante a tomar é que se evite enviar informações de concorrentes do seu contato. Se você envia um e-mail que você recebeu com a divulgação de um serviço semelhante ao de seu amigo, você acaba passando a imagem de que encontrou algo melhor do que os serviços de seu contato ou que acha que ele está correndo riscos no mercado.

Marcello Pepe

Jornalista – Empresário Presidente do Instituto Relaciono

Às vezes, a intenção é ótima, mas a mensagem chega completamente distorcida.

Escreva uma newsletter periódica Se você tem talento para escrever, então já temos metade do bolo pronto, pois você poderá redigir algumas dicas sobre o seu ramo de atividade e enviar este boletim informativo periodicamente para sua lista de contatos. No caso de você não ser um Luis Fernando Veríssimo, tem a opção de se contratar um jornalista para escrever para você ou alguém que, pelo menos, saiba colocar as palavras na ordem certa e criar alguns artigos interessantes para o seu boletim. Enviando sempre um infor-

mativo, você será lembrado e sua imagem estará associada ao assunto principal, tornando-se uma referência dentro de seu ramo de atuação.

Participe em grupos

Estar sempre se encontrando é uma forma muito fácil de manter contato constante. Existem vários grupos que se reúnem em encontros para um café da manhã ou um almoço e você convidar seus contatos para também participarem destes eventos. Desta forma, vocês estarão sempre se encontrando e ainda conhecerá novos contatos.

Recomende um cliente

Esta, sem dúvida, é a melhor abordagem. Todos gostam de receber recomendações e vender mais. Indicar um cliente para um contato seu irá abrir muitas portas. Dentro de sua rede de contatos, certamente você conta com diversos clientes potenciais para o negócio de seus outros contatos. Dedique algum tempo vasculhando sua rede em busca de conexões dentro e fora da rede. Vale a máxima: “quem não é visto, não é lembrado”. Esteja em contato constante, pois você tem que estar preparado para aproveitar as oportunidades.

Notebook Quem não se comunica II

Quem está desenvolvendo um trabalho inovador na cidade é o consultor em comunicação José de Assis Jr, que é especialista em endomarketing com experiência em grandes corporações.

Semana da Voz

No dia 21 de abril, o Capítulo Juiz de Fora nº 33 da Ordem DeMolay recebeu a visita da fonoaudióloga Isis Siqueira, que falou sobre os cuidados com a voz em uma palestra para os membros.

Que me perdoem as feias...

A clinica de estética Corpus Life está sendo administrada pela empresária Lorena Moreira, à frente de uma completa estrutura para tratamentos estéticos e terapêuticos, como massagens corporais e tratamentos de cabelo. Fica na Rua São Sebastião, 725 - Centro.

Promoção de eventos

Cristiano Moreira, que é assessor parlamentar do Dep. Fed. Eros Biondini, trabalha com produção de eventos na cidade. O produtor cultural foi res-

Em que fase a sua empresa está?

ponsável por trazer, para a cidade, shows do Padre Fábio de Melo entre outras grandes personalidades do cenário religioso. Sempre ativo e atualizado, Cristiano é formado em coaching pelo Instituto ISOR e vem buscando ampliar seus conhecimentos em novos treinamentos para expandir ainda mais seu horizonte. Receita de sucesso!

Premier Parc Hotel

Todo o mercado hoteleiro está crescendo e o mais novo hotel da cidade está de vento em popa. Muitas empresas já enxergaram no Premier Parc Hotel um diferencial em qualidade e estrutura e já estão promovendo seus eventos no hotel. O empreendimento do empresário Paulo Falce fica localizado bem em frente ao Parque da Lajinha.

Franquia de agência de Internet

Se você deseja ter uma agência de criação gráfica/Web e não quer ter que montar toda a estrutura de produção, a LinkWell é a primeira franquia de agência digital do país. Você só se preocupa com a parte comercial e a franqueadora cuida da produção e de toda a metodologia. Informações: 0800-600-4056.

Casa Novus, vida Novus

Antônio Rotondo estará de casa nova em breve. O empresário dirige a Novus Contabilidade, que estará se mudando para um imóvel mais amplo, com estacionamento próprio para os clientes e muito mais conforto para toda a equipe. Parabéns, Rotondo!

Griffin Comunicação

Além de cuidar de clientes como Independência Motos, Powerline Internet entre outras grandes marcas, o publicitário Luiz Cavalini está assinando toda a comunicação da empresa Arkive, de propriedade da empresária Claudia Jacobsen, que está muito satisfeita com a qualidade com que a agência está cuidando de sua imagem.

Sinalizadores para Taxi

A empresa Empla Tecnologia está fabricando um equipamento luminoso externo para os taxis de Juiz de Fora. Conforme obriga uma nova lei municipal, com este dispositivo, o taxista sinalizará se está livre, indo buscar um passageiro ou se está ocupado. Informações com Ernando, pelo telefone (32) 3082-4998.

Ano 4

De vender no varejo e lucrar por atacado?

Ano 3

A TOTVS entende cada fase da sua empresa. Mais do que isso: tem soluções em software que unem tecnologia, infraestrutura e consultoria sob medida para o seu negócio. Por isso,

Ano 2

se você quer ganhar clientes, produtividade e lucratividade, ligue para 0800 70 98 100 e agende uma visita com nossos consultores. Bem-vindo à fase das grandes oportunidades.

Software (SaaS) /totvs

|

Tecnologia 32 4009 9000

3207_Anu_Varejo_JornalPlanetaNews_25.5x8cm.indd 1

|

Ser viços

www.totvs.com/zmm

Ano 1 Compartilhe o novo mundo.

4/27/12 5:21 PM


6

NEGÓCIOS

Semana Empresarial

Campe comemora 20 anos e realiza grande evento

Fotos: Amanda Coutinho - Zine Cultural

Este ano, a X Semana Empresarial marcou o início de toda comemoração do aniversário de 20 anos da CAMPE Consultoria Jr., assim como ficou marcada por trazer uma nova dinâmica para eventos em Juiz de Fora, onde em um dos dias tivemos mais de 6 horas de palestras e workshops. Os participantes puderam presenciar desde palestras contando as histórias de pessoas vencedoras, como foi a palestra de David

Portes. E também com palestras introduzindo novos modelos de gestão e meios de gerenciamento empresarial, como foi visto na palestra do Sr. José Renato de Miranda. Outro ponto merecedor de destaque foi o coquetel de 20 anos da CAMPE Consultoria Jr. que ocorreu no primeiro dia e foi inteiramente realizado pelo Dumont Buffet e deu-se início de fato a todas ações comemorativas

para a data. Os números da X Semana Empresarial, também foram bastante expressivos. Participaram cerca de 300 pessoas no evento, os quais tiveram a oportunidade de aprenderem muito com 2 workshops e 6 palestras. O evento teve também patrocínio e apoio de empresas com grande expressão regional e nacional, como os Correios, a BAND MINAS e Open Mídia Indoor.

David Portes, que começou como camelô e hoje é empresário de publicidade, apresentou sua palestra no 3º dia do evento.

Valdir Pipoqueiro, com a competente equipe da Bravo Filmes, que entrevistou Valdir, o pipoqueiro palestrante.


77

José Renato de Miranda falou sobre a gestão nas empresas familiares, na abertura da X Semana Empresarial, no Ritz Plaza Hotel.

O coquetel de 20 anos da Campe foi oferecido pelo Dumont Buffet, com qualidade superior.

Marcello Pepe apresentou uma palestra sobre marketing pessoal, networking e comunicação em público, no 3º dia, no Viva Hall.

Vinícius Mont-Serrat, da I9, apresentou um excelente workshop sobre as mídias sociais e interação com empresas através da rede.

A equipe de promoção da RedBull fez uma ação no evento, distribuindo o energético.

Aline Fontainha, Cynthia Bastos Rocha, Socorro Rocha, César Fayer.

Alvano Carvalho e Pedro Conforte.


8

CAPACITAÇÃO

Gestão

Fundação Dom Cabral implementa PAEX em JF PAEX é uma parceria que reúne empresas de médio porte em busca da implementação de um modelo de gestão com foco em melhoria de resultados e aumento de competitividade. Através da construção gradativa de conhecimento e do intercâmbio de experiências, os participantes discutem seus modelos de gestão, colocando em prática ferramentas gerenciais e estratégicas. Tudo isso com os professores da FDC acompanhando lado a lado. Nesse ambiente, os resultados aparecem a médio e longo prazos, através do realinhamento da estratégia de cada empresa e com avaliações gerenciais mensais para mensurar o progresso dos negócios. Em Juiz de Fora, os programas da Fundação Dom Cabral são promovidos e comercializados pela People in Essence. Para mais informações sobre este e outros programas da Fundação Dom Cabral, visite o site: www.fdc.org.br ou ligue para (32) 3232-5240.

Professor Paulo Rocha, com Paula Maestrini e Lucas de Aquino Luiz.

Satisfação Wilton Quintão, proprietário da empresa HandCom, é um dos primeiros participantes do PAEX, que iniciou em novembro de 2011. Segundo Quintão, que está muito satisfeito em participar do PAEX, o programa é um investimento na gestão da empresa e não apenas na capacitação dos profissionais.

Realização do 3º módulo do PAEX, no Premier Parc Hotel


99


10

DIREITO

Direito & Empresa

Recomendações práticas em contratos Diariamente, milhares de indivíduos realizam acordos sem se atentarem para as exigências legais dos negócios jurídicos. Vale ressaltar que, para ser válido, nem todo acordo precisa ser formalizado através de um contrato. Todavia, não raras vezes, acordos não são cumpridos por uma das partes e a falta de um instrumento jurídico disciplinando a relação pode causar problemas. Um contrato formalizado, bem redigido e assessorado por um advogado especialista evita muitos dissabores. Para um futuro e eventual ajuizamento de ação, o contrato poderá constituir o único meio de prova que a parte possui. Para entendermos um pouco melhor sobre contratos, podemos defini-lo como a declaração de vontade destinada a produzir efeitos jurídicos. O contrato privado é aquele avençado entre as partes e todas as suas cláusulas podem

ser meticulosamente discutidas. Neste tipo de contrato prevalece a autonomia da vontade, ou seja, a igualdade de condições entre os contratantes com o intuito de atingir um fim desejado. O contrato é a mais utilizada fonte de obrigação do Direito, traduzida no vínculo jurídico em que um devedor tem de dar, fazer ou não fazer uma prestação ao credor. Para se caracterizar uma obrigação são necessários três elementos: partes, prestação e vínculo jurídico. Deste modo, o contrato deve, pelo menos, conter cláusulas que abranjam estes elementos constitutivos da obrigação. Com relação ao primeiro elemento, o contrato deve apresentar a qualificação das pessoas envolvidas (partes), de maneira individualizada de forma que possam ser encontradas em seus respectivos domicílios. É essen-

Registro de marca é investimento Por Fernanda Reis - Advogada Website: www.fmreis.com.br O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) registrou 152.735 novos pedidos de registro de marcas em 2011. Um recorde histórico, diretamente ligado ao desenvolvimento do país, ao crescimento da economia e a uma maior conscientização dos empresários brasileiros, que já reconhecem a marca como um importante ativo da empresa. O registro junto ao INPI e não apenas na Junta Comercial, além de proteger o negócio traz a sua valorização. Quando devidamente registrada, a marca passa a integrar o patrimônio da empresa, podendo ser contabilizada no balanço patrimonial, ser objeto de penhora, ser licenciada - gerando receita mediante o recebimento de royalties e, até mesmo vendida. A iniciativa permite ainda a expansão dos negócios através do sistema de franquias.

Além dessas vantagens não se pode ignorar que a marca, na condição de signo que diferencia produtos e serviços de outros semelhantes ou afins, porém de origem diversa, desponta como elemento preponderante na atração e fidelização do consumidor o que acaba por alavancar o negócio. Na atualidade não é difícil para um empresário citar várias marcas que, por si só, possuem um fator atrativo com relação aos consumidores que chegam ao ponto de valerem, sozinhas, muito mais que o produto ou serviço em si e, até mesmo, mais que os equipamentos e maquinários da empresa que a possui. Fato é, que a marca registrada, quando bem explorada, é forte ferramenta de prospecção de negócios, o que a caracteriza como um ativo estratégico. Dessa forma, é preciso que se acabe com o mito de que seu registro é uma despesa e que se passe a encará-lo como o investimento que de fato é.

cial também especificar o objeto do acordo, que pode ser um imóvel, um serviço ou a entrega de algum valor, por exemplo. Após formalizado, o contrato liga as partes, estabelecendo um vínculo de obrigação entre elas. Este vínculo se impõe aos contratantes, que, em tese, só o podem desrespeitar pela concordância de todos os interessados. Vale ressaltar que o descumprimento do contrato por qualquer da partes, exceto em casos permitidos em lei, sujeita o inadimplente à reparação civil. Embora o contrato seja a parte mais importante da vida negocial, ainda há negócios jurídicos realizados sem a elaboração de um contrato escrito. No entanto, conforme o dito popular “o que é combinado não sai caro”, constantemente as pessoas não se atentam para a importância de um contrato escrito. É importante lembrar que o contrato faz lei entre as

Rubens de Andrade Neto

Advogado Mestre em Ciências Jurídico-Empresariais e-mail: contato@rubensandrade.adv.br

partes, estabelecendo obrigações, descrevendo o que cada parte deve fazer, bem como os direitos de cada uma. Executamos diversos contratos no dia a dia, mesmo sem perceber. Seja ao comprar em uma padaria ou ao pagar a passagem do ônibus urbano. Esses são exemplos de contratos realizados verbalmente. O contrato verbal possui a mesma validade de um contrato escrito, mas o que os diferencia é que o contrato verbal torna-se dificultoso na prova de sua existência e na extensão dos direitos e deveres de cada parte. Por isso, reforçamos a importância do contrato escrito como forma de obter mais segurança.

Por outro lado, um contrato escrito, mas mal elaborado pode trazer problemas ainda maiores, já que, muitas vezes, as partes não possuem plena ciência dos compromissos que estão assumindo. Uma assessoria jurídica bem preparada no momento da negociação e da celebração do contrato é imprescindível para verificar os requisitos de validade bem como os riscos envolvidos. O trabalho do advogado também evita que, no futuro, perca-se muito mais tempo na tentativa de discutir o cumprimento de uma obrigação não realizada ou até mesmo de receber uma quantia não quitada. Para mais informações, visite o site www.rubensandrade.adv.br.

1º Painel de cidadania A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) promove o seu primeiro Painel de Cidadania, que acontecerá nos dias 01 de junho de 19h às 22h30 e 02 de junho de 8h às 12h30, no Salão do Tribunal do Júri no Fórum.

Agenda do evento:

O evento abordará, na sextafeira, o Universo Eleitoral em 2012. No sábado o eixo abordado será As Forças Armadas, com o tema O Uso Político das Forças Armadas, livro do professor João Rodrigues Arruda, obra que será lançada em Juiz de Fora.

A Ficha Limpa e a Legislação Eleitoral

As inscrições podem ser feitas no escritório da ADESG/JF, com investimento de R$ 30,00 adesguianos, estudantes, militares e advogados e demais R$ 40,00. Mais informações pelo telefone (32) 3215-8080 ou pelo site www.adesgjf.org.

1º de Junho (Sexta-feira) Universo Eleitoral em 2012

02 de Junho (Sábado) As Forças Armadas

Abertura - Diretor do FórumEdir Guerson de Medeiros

O Exército Brasileiro e Análise de Atuação das Polícias Pacificadoras

Juiz Eleitoral Mauro Francisco Pitelli

Propaganda Intempestiva e seus Meios Juiz Eleitoral Cristiano Alvares Valadares Lago

Crimes Eleitorais Juiz Eleitoral José Armando da Silveira

A Importância do Advogado e o Processo Eleitoral Pres. da OAB Wagner P. Parrot

Gen. de Brigada Otávio Santana do Rêgo Barros

Panorama Atual das Áreas Pacificadas Procurador Militar Antônio Pereira Duarte

O Exército Brasileiro e as Missões de Paz Cel. Malbatan Leal

O Uso Político das Forças Armadas Escritor João Rodrigues Arruda


1111

Negócios & Finanças William Xavier de Carvalho Empresa de Juiz de Fora no Rio Investors Day 2012

O WXC Banco de Negócios, primeira agência privada de negócios e investimentos de Juiz de Fora e Zona da Mata de Minas Gerais, participa nos dias 21 e 22 de maio da segunda edição do Rio Investors Day. O evento é uma promoção da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiroe reunirá novamente CEOs e CFOs das principais

empresas de capital aberto. O evento conta com a participação de representantes do governo federal, estadual e municipal, além de investidores institucionais nacionais e internacionais. Entre os participantes estão nomes como o de Eike Batista, do grupo EBX, do banqueiro André Esteves dono do BTG Pactual, de Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central e Will Landers do poderoso fundo BlackRock. Angelo Savastano

Skype

O fundo de venture capital Atomico, criado por um dos fundadores do Skype, Niklas Zennström, reservou cerca de US$ 50 milhões para fazer umas comprinhas no Brasil.

Fora dos trilhos

Chegou à mesa de Dilma Rousseff uma oferta do governo americano para financiar projetos no setor ferroviário no Brasil, por meio do Eximbank. O Planalto, no entanto, deve sair pela tangente. A proposta está vinculada à importação de equipamentos dos Estados Unidos, o que vai na contramão do interesse de estimular a indústria ferroviária nacional.

Aeroporto Regional da Zona da Mata

William Xavier de Carvalho diretor do WXC Banco de Negócios e Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil na concorrida inauguração da nova fábrica de caminhões em Juiz de Fora.

e-mail: william@wxcpar.com.br

A Gol Linhas Aéreas planeja montar uma operação no Aeroporto Regional da Zona da Mata, as conversas coma direção do aeroporto estão avançando. Intervenção do governo arrepia sócios estrangeiros da Embraer São os acionistas estrangeiros os mais apavorados com o peso da mão visível do governo na Embra-

er. Nos últimos seis meses, como se sabe, 17 executivos da empresa foram substituídos. Os cabelos estão em pé sobretudo nos fundos Oppenheimer (que tem 6,5% de participação) e Thornburg Investments (com 6%) e dos pequenos grupos de investidores estrangeiros (que somam 40%). Os outros acionistas são: Previ (13,7%), Bozano (6,1%), BNDES (5,5%) e diversos pequenos acionistas em bolsa (21,9%). A Embraer tem 46% de suas ações negociadas na Bolsa de Nova Iorque.

Grant Thornton: Copa do Mundo não vai gerar empregos

Os empresários brasileiros não estão otimistas com relação à Copa do Mundo de 2014 como fator gerador de emprego. Segundo pesquisa da Grant Thornton com 200 empresas brasileiras, apenas

4% das companhias projetam alta do nível de emprego por conta dos Jogos. O número é ainda menor com relação às expectativas de investimentos estrangeiros no país. Somente 2% das empresas apostam em entrada maior de recursos devido à Copa.

Brasil é sétimo maior centro de eventos internacionais

O Brasil ganhou duas posições no ranking de eventos internacionais em 2011. No ano passado, o país recebeu 304 eventos, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. Em recente audiência na Câmara dos Deputados, o presidente da Embratur, Flávio Dino, disse que com o resultado o Brasil subiu para o sétimo lugar no ranking mundial.


12

TREINAMENTOS

PNL

Falar em público

Workshop Viva a PNL Curso de comunicação em público A Programação Neurolinguística (PNL) nos faz entender como o ser humano pensa, se comunica e age. Nos ensina a lidar com a mente humana. Junia Bretas é formada como Master Practitioner em PNL pela

Superare em Juiz de Fora e promove regularmente o workshop “Viva a PNL”. Em Juiz de Fora, o evento foi realizado no Constantino Hotel no sábado, dia 21 de abril, com enorme sucesso de público.

O curso de Comunicação em Público é realizado em 10 aulas, onde o aluno realiza ao menos uma apresentação em cada aula, que é gravada, analisada e comentada. Com dicas do professor, o aluno melhora suas técnicas e adquire maior segurança para falar em público. Marcello Pepe é formado pelo Instituto Reinaldo Polito em São Paulo e é coach ISOR pelo Instituto Holos. Saiba mais sobre este treinamento, pelo telefone (32) 84093167 ou visitando o web site: www.marcellopepe.com.

Networking

Aula realizada no Premier Parc Hotel

Reuniões de networking em Juiz de Fora O Instituto Relaciono promove reuniões com empresários em um café da manhã empresarial realizado quinzenalmente. As reuniões do Relaciono são realizadas no Hotel Victory Suites, das 7:30 às 9:50 da manhã, às quartas-feiras. Consulte as próximas datas no site: www.relaciono.com


1313

Perfeita para seu projeto

Design Gráfico

Multimídia

Seu site por uma pequena mensalidade

Plano Web

Pessoal R$

169 mês

Plano Web

Plano Web

Plano Web

R$

R$

R$

Profissional

Corporativo

249 mês

Loja Virtual

399

599

mês

Sites com dezenas de recursos, como loja virtual, sistema de

mês

• Loja virtual (e-commerce)

galeria de vídeos e imagens, sistema de newsletter, email

• Atendimento online (chat)

forma personalizada, de acordo com a necessidade do cliente e do mercado em que o mesmo está inserido, sempre com a qualidade LinkWell, que possui 20 anos de experiência.

Serviços R$

599 mês

Alguns destaques que nossos planos oferecem:

gestão de projetos, gestão de documentos, gestão de conteúdo, marketing e muito mais. Todos os sites são desenvolvidos de

Plano Web

• Gestão de projetos • CRM integrado ao site para gestão dos clientes • Site com versão mobile (para celulares e tablets) • Gestão de newsletter e envio de e-mail marketing

A cada 12 meses você ganha um layout novo. Isso mesmo, um

• Cadastro de clientes e usuários

site novo, todo ano, sem pagar nada a mais por isso (exceto plano

• Gestão de anúncio e banners integrados a rede social

pessoal que são 2 anos), apenas a mesma mensalidade. É possível

• Blog completo

fazer o upgrade de planos a qualquer momento, atualizando o

• Manutenção

valor da mensalidade e reajustando o contrato.

• Hospedagem gratuita

Rua Halfeld,Unidade 440 - Sala 801 Centro JuizFora: de Fora MG (32) 2101.0720 info@linkwell.com.br LinkWell em Juiz- de (32) -3236-5164 - info@linkwell.com.br

www.linkwell.com.br


14

AGENDA

Calendário

Hotéis

Maio

Hospedagem & Eventos

21 - Oficina “Controles Financeiros”

Promovida pelo Sebrae em Juiz de Fora, oferecendo ferramentas para organizar-se com o propósito de obter informações úteis e confiáveis na tomada de decisões empresariais. De 14h às 18h. Inscrições a R$ 20,00. Informações no Sebrae: (32) 3257-4712.

21 a 24 - Curso “Como vender mais e melhor”

Estratégias e ferramentas para gestão de vendas. Promovido pelo Sebrae. De segunda a quinta, da 18h30 às 22h15, na unidade do Sebrae de Juiz de Fora. Inscrições: R$ 120.

23 - Café da manhã empresarial do Relaciono

Um encontro de networking e muito aprendizado com empresários de Juiz de Fora, em um café da manhã no Hotel Victory Suites, com início às 7h30 da manhã. Para participar, entre em contato através do web site www.relaciono.com ou pelo telefone (32) 8409-3167.

26 - Twitter e Facebook para negócios

Marketing em mídias sociais a importância da estratégia digital para o sucesso de sua empresa ou carreira. Das 9h às 18h. Informações: (32) 3051-2646 / 8401-6060.

30 - A importância do plano de negócio

Evento gratuito. No Sebrae de Juiz de Fora, de 17h às 18h. Informações: (32) 3257-4712.

31 - Workshop de Comunicação em Público com Marcello Pepe

Participe de uma aula gratuita de comunicação em público com o professor Marcello Pepe. O evento acontece no Hotel Victory Suites e as vagas são limitadas. Informações pelo site www. marcellopepe.com ou pelo telefone: (32) 2101-0720.

Junho 3 – Almoço Empresarial.

Promovido pela Associação Comercial de JF, é um Convites a R$ 40 (não associados) e R$ 30 (associados). Info: www.acejf.com.br

4 - Palestra “Como conquistar e manter clientes”

Das 19h às 21h, uma palestra gratuita dando dicas para fidelizar seus clientes e expandir seus negócios. No Sebrae: (32) 3257-4712.

5 - Cine Liderança

O cine possibilita aos participantes entender o significado da liderança e habilidades necessárias para sua prática no ambiente de trabalho, identificando ferramentas e procedimentos que possam contribuir para o desenvolvimento da sua equipe de trabalho.

Horário: 14h às 16h. Convites a R$ 20. Info: (32) 3257-4712.

5 - Seminário de motivação, marketing e vendas

Grafite Teatro Empresarial, Felipe Alvim e Márcio Ferreira apresentam palestras com resultados práticos para sua empresa. Às 19h, no Ritz Plaza Hotel. Telefone: (32) (32)3051-2646 / 8401-6060.

14 - Turma do Curso de Comunicação em Público

Início da turma de quinta-feira do Curso Marcello Pepe de Comunicação em Público, realizado no Hotel Victory Suites. No total, são 10 aulas práticas semanais, envolvendo apresentações em público, fala de improviso, gestos e postura, entrevistas para TV, uso de recursos multimí-

dia, homenagens e discursos. Informações e inscrições devem ser feitas através do telefone (32) 2101-0720 ou pelo web site www.marcellopepe.com

15 - Vino & Pasta

Um jantar italiano dançante, promovido pelo Grupo Pleased. A partir das 20h, no Marcellus Aero, com participação especial do chef Luiz Ney. Reservas de mesas: (32) 3083-9161 - 3218-0503.

16 - Curso de WordPress

Aprenda como fazer a instalação, gerenciamento, temas, plugins etc. FIEMG, das 9h às 18h. Informações: (32) 3051-2646.

22 - Fluxo de Caixa

Curso com o professor Samuel Marques, realizado na FIEMG de Juiz de Fora, das 8h30 às 17h30. Telefone: (32) 3051-2646

Além de hospedagem, estes empreendimentos estão capacitados e estruturados para receber vários tipos de eventos, de pequeno a grande porte. Visite os websites dos hotéis para conhecer os serviços. Lista em ordem alfabética: CESAR PALACE Av. Getúlio Vargas, 335 - Centro - Telefone: (32) 3215-6599 www.cesarhoteis.com

PREMIER PARC HOTEL Av. Deusdedith Salgado, 1805 Teixeiras. Telefone: (32) 3250-1700 www.premierparchotel.com.br

CESAR PARK Av. Getúlio Vargas, 181 - Centro - Telefone: (32) 3215-4898 www.cesarhoteis.com

RITZ PLAZA Av. Barão do Rio Branco, 2000 Centro Telefone: (32) 3249-7300 www.ritzplazahotel.com.br

CONSTANTINO Rua Santo Antônio, 765 - Centro - Telefone: (32) 3229-9800 www.constantinohotel.com

SERRANO HOTEL Rua Santa Rita, 399 - Centro Telefone: (32) 3216-2800 www.serranohotel.com.br

GREEN HILL Av. Deusdedith Salgado, 5201 Salvaterra Telefone: (32) 2102-7950 www.hotelgreenhill.com.br

VICTORY BUSINESS Av. Independência, 1850 - São Mateus - Tel.: (32) 3249-1850 www.victoryhoteis.com

MAXIM PLAZA Av. dos Andradas, 360 - Centro Telefone: (32) 3215-5542 www.maxplaza.com.br

VICTORY SUITES Rua Chanceler Oswaldo Aranha, 20 - S. Mateus Tel.: (32) 3257- 6904 www.victorysuites.com.br


1515

Imprensa Local

Em Juiz de Fora, temos jornais de grande circulação, programas de TV, várias revistas, blogs e mídias alternativas com diferentes focos de atuação. Vamos conhecer alguns veículos em cada edição do Jornal Planeta:

Mundo Cidade A revista é produzida pela Rádio Cidade JF, direcionada a artigos de cunho cultural, sempre apresentando entrevistas e matérias com artistas de renome nacional. Website da Rádio Cidade: www.radiocidadejf.com.br

Tribuna de Minas Jornal de grande circulação em Juiz de Fora e região. Excelente colunismo social e notícias da Zona da Mata. www.tribunademinas.com.br

Revista Pauta Econômica

Revista Pleased

Com uma linha editorial ampla, contemplando notícias, opiniões, entrevistas, históricos, mercado financeiro e investimentos, a Pauta Econômica é uma excelente oportunidade para apresentar “cases” de sucesso.

Está circulando a edição nº 14, referente a março/abril/maio de 2012. A nova edição (nº 15) está sendo fechada para circular em junho. Para mais informações, visite o site da revista: www.pleased.com.br

Website: www.pautaeconomica.com.br

Revista Em Voga Uma das mais antigas publicações de Juiz de Fora, a Revista Em Voga completou 30 anos. A publicação traz matérias ligadas à moda, estilo, coluna social e matérias empresariais. Visite o Website: revistaemvoga.blogspot.com

Seja um franqueado

Linkwell

Tenha sua própria agência de internet.

Facilitamos todas as etapas da negociação com seu cliente desde a prospecção passando pela proposta até a produção e entrega. Você se dedica apenas no relacionamento com seus clientes enquanto a Linkwell trabalha no desenvolvimento dos projetos, com profissionais altamente qualificados. Desenvolvemos P&D (pesquisa e desenvolvimento) e implementação de novas soluções, tecnologias e estratégias. Sempre pensando em maximizar cada vez mais o lucro do franqueado.

Entre em contato e seja um franqueado.

Central de Atendimento: 0800 600 4056

www.linkwell.com.br


16

Jornal Planeta - ed. 08 - maio/2012  

Jornal de negócios de Juiz de Fora Edição 08 - maio de 2012.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you