Issuu on Google+

Pampeano

06

Pampeano Jornal

2ª quinzena de junho de 2011

R$ 1,80

Edição quinzenal nº. 06 - Ano I

Lagoão - RS

www.jornalpampeano.blogspot.com

2ª quinzena de junho de 2011 7ª edição circulará em 15 de julho

Festa da Paróquia Sâo João Batista escolhe soberanas 2011 Soberanas 2010

Presidentes de partidos avaliam o atual cenário político de Lagoão Pág.6 e 7

Soberanas 2011

B.M. faz trabalho preventivo sobre uso de drogas nas escolas Pág. 5


Pampeano

Página II

2ª quinzena de junho de 2011

Espaço do leitor TEMA: “ESCOLA, ESPAÇO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS” “QUEM EDUCA COM AMOR, EDUCA PARA SEMPRE” LOCAL: CTG PORTEIRA DA AMIZADE DATA: DE 26 A 29 DE JULHO DE 2011 OBJETIVO: Oportunizar a reflexão e atualização dos educadores no seu trabalho, melhorando suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Compreendendo a importância de um processo de formação que garantam a todos os professores a vivência constante do tripé ação - reflexão - ação. PÚBLICO ALVO: Profissionais da Educação PROGRAMAÇÃO: DIA 26/07/11 - MANHÃ 8:30 – Mensagem Inicial de Espiritualização 8:40 – Palestra Motivação, Autoestima e Relações Humanas Prof. Albino Timóteo Biluczyk – Filósofo, Teólogo e Psicólogo. - As 21 dicas de motivação e autoestima; - Risoterapia, cantoterapia e desabafoterapia; - Harmonização: mente, físico e espírito. 10:00 – Intervalo 10:15 – Continuação com a palestra 11:30 – Intervalo para Almoço DIA 26/07/11 – TARDE 13:30 – Mensagem 13:35 - Continuação com a Palestra de Autoestima Prof. Albino Timóteo Biluczyk – Filósofo, Teólogo e Psicólogo. - O poder do pensamento Positivo; - O poder do Otimismo; - O relax (o publico canta, ri e brinca com o palestrante, que também é músico e toca vários instrumentos musicais ao vivo). 15:00 – Intervalo 15:15 - Continuação com a palestra 17:00 – Encerramento das atividades DIA 26/07/11 – NOITE 17:30 – Inicio da palestra com a Afubra Projeto sobre Educação Ambiental DIA 27/07/11 - MANHÃ 8:30 – Mensagem Inicial de Espiritualização 8:40 – Palestra Perspectivas da Educação e Psicologia Motivacional para o Educador e Educando – Prof. Albino Timóteo Biluczyk – Filósofo, Teólogo e Psicólogo. - As novas tecnologias na Educação: Informática... O mundo virtual e o real; - Paradigmas e desafios da Educação contemporânea; - Como contornar situações difíceis em sala de aula; - Como trabalhar a ansiedade do aluno e sua psicologia; 10:00 – Intervalo 10:15 - Continuação com a palestra 11:30 – Encerramento das atividades DIA 27/07/11 – TARDE 13:30 – Mensagem 13:35 - Continuação com a Palestra Prof. Albino Timóteo Biluczyk – Filósofo, Teólogo e Psicólogo. - Como resolver as crises, o estresse e a depressão; - Motivação, auto-estima e relações humanas; - O prazer, a realização e felicidade no exercício do magistério. “Eu sou Feliz.”

15:00 – Intervalo 15:00 - Continuação com a palestra 17:00 – Encerramento DIA 28/07/11 - MANHÃ 8:30 – Mensagem Inicial de Espiritualização 8:40 – Palestra Aula – Professor Carlos Hennig – Roca Sales - Breve panorama da Língua Portuguesa no mundo; - A importância da fonologia; - Origem das palavras – dicas práticas de ortografia; 10:00 – Intervalo 10:15 - Continuação com a palestra 11:30 – Intervalo para almoço DIA 28/07/11 – TARDE 13:30 – Mensagem 13:35- Continuação com a Palestra aula Professor Carlos Hennig – Roca Sales - Novo acordo ortográfico – acentuação gráfica e uso do hífen; - Classes de palavras; 15:00 Intervalo 15:15 - Continuação com a palestra 17:00 Encerramento das atividades DIA 28/07/11 - NOITE 17:30 – Mensagem Inicial de Espiritualização 17:40 – Palestra Aula - Professor Carlos Hennig – Roca Sales - sintaxe básica; 19:30 – Intervalo 19:45 - Continuação com a palestra 21:30 – Encerramento das atividades DIA 29/07/11 – MANHÃ 8:30 – Mensagem 8:35 - Continuação com a Palestra aula Professor Carlos Hennig – Roca Sales - Dicas de redação; - Incentivo à leitura; tópicos sobre neurolinguística. 10:00 Intervalo 10:15 - Continuação com a palestra 11:30 Encerramento das atividades DIA 29/07/11 – TARDE 13:30 – Espiritualidade 13:40 – Palestra com a Psicóloga Terezinha de Abreu com o tema Professor Protagonista e Expectador da Aprendizagem – SESC Cruz Alta 15:00 – Intervalo 15:15 - Continuação com a palestra 17:00 – Encerramento das atividades.

ORGANIZAÇÃO: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO – LAGOÃO DIRIGENTE: TRANSPORTE: ALESSANDRO NUNES DA COSTA Armando Redin EQUIPE: Diane R. Puntel (Pedagógico) Alex Nunes (Motorista) Eva Cristiane Lacerda Vieira (RH) Eva Jaquimar Nunes (Pedagógico) Sidnei Moraes Fátima Zeli Camargo Francisquet (RH) (Motorista) Frabrise Franceschet (Nutricionista) Nelson Joel de Freitas (RH) Paulo dos Reis Noila Jalety de F. Vieira (Pedagógico) (Motorista) Olga Lecci da Silva (Pedagógico)

Amigo leitor, esta página do jornal será um espaço seu. Publicaremos aqui cartas de leitores, elogios, críticas, reclamações, reivindicações, agradecimentos, opinião, ensaios etc. Este é um espaço democrático onde você pode se expressar. A única exigência é que você se identifique com nome completo, endereço, CPF, telefone e email se tiver. Os seus dados não serão divulgados, apenas o nome completo e a localidade onde você mora. Reservamo-nos o

direito de não publicar textos que não condizem com a linha editorial do jornal, como conteúdos políticos e de ofensa moral. No no caso de muitas cartas publicaremos as que chegarem primeiro, com limite de até cinco dias antes do dia da circulação do jornal. Os textos podem serem entregues na sede do jornal ou ainda por email, no endereço: jornalpampeano@gmail. com Sua participação é importante para nós.

Professores fazem formação de informática para incentivar a permanência dos alunos no meio rural

Professores da rede Municipal de Ensino de Lagoão participaram do VI Módulo do programa ESCOLA ATIVAEDUCAÇÃO DO CAMPO. TEMA: Tecnologia da Informática. O curso aconteceu no dia 17/06/2011 na Escola E.E.M.Tomás Garcia da Costa e foi ministrado pelo Técnico de Informática Valmor Guarnieri da 25ª CRE de Soledade. Participaram do curso 22 professores de 13 escolas multisseriadas da rede Municipal de Ensino. O Programa Escola Ativa-Educação do Campo foi implantado no município desde 2008, e hoje é coordenado pela professora Olga Lecci da Silva. Segundo o Dirigente Municipal de Educação, Cultura e Desporto Alessandro Nunes da costa, esse programa é muito importante para as escolas do campo, porque além de oferecer constante formação aos professores, também disponibiliza materiais pedagógicos importantes para melhor assimilação dos alunos aos conteúdos. Sem dúvida nenhuma o projeto escola ativa contribui significativamente para uma Educação de qualidade no meio rural. O programa oportuniza a comunidade escolar informações em todas as áreas do conhecimento, enfatizando a importância e permanência das famílias no campo, havendo assim uma inclusão social e uma melhor qualidade de vida. A nossa preocupação, e não só nossa, mas de pensadores é com relação à previsível crise de alimentos. Por quê? Muitas pessoas estão saindo do interior e indo morarem na cidade por vários motivos... Com isso vai acontecer um acúmulo de gente nos centros urbanos e pouca produtividade de alimentos no meio rural. Estamos tentando divulgar isso e trabalhar nas escolas a importância das famílias trabalharem e permanecerem no meio rural e principalmente plantar, investir em produtos alimentícios, para que essa crise de alimentos não venha nos atingir no futuro. Que os governantes possam ver isso e dar incentivos aos agricultores para que possam permanecer no campo e com qualidade de vida.

2

Coluna do Israel

A GRIPE H1N1 VOLTOU?

Nos últimos dias correm noticias relativo à Gripe A, que voltou a chamar atenção e assustar a população Gaúcha e consequentemente a nós Lagonenses, no qual merecemos um cuidado especial por conta da proximidade territorial dos atuais casos da doença, no município de Santa Cruz do Sul duas pessoas perderam a vida e com alguns casos confirmados e outros ainda sendo diagnosticados. Segundo a SES (Secretária Estadual da Saúde) o número de óbitos no Estado referente à Gripe A já chega a seis, com mais de duzentos casos confirmados em todo o Rio Grande do Sul, mas para a Secretária Estadual da Saúde a situação ainda se encontra num estágio normal, e não considera o caso uma epidemia, como a que ocorreu há dois anos. A preocupação é com a falta de vacinas para proteger a população, que até o momento é insignificante para poder imunizar a população Rio-Grandense, a solução encontrada de imediato é atender preferencialmente crianças de até dois anos, gestantes, indígenas, idosos e doentes crônicos com indicação médica por escrito, estes podem se vacinar gratuitamente nos postos de saúde, mas lembrando que o número de vacinas disponibilizadas é muito limitado apesar de o Estado estar recebendo de outras regiões do País tais vacinas. Segundo os profissionais da saúde, a gripe A H1N1 conhecida também como gripe suína é transmitida da mesma forma que a gripe comum, ou seja, pessoa a pessoa, através da tosse, do espirro e até mesmo da fala, e tem como principais sintomas a febre, tosse, vômito, dificuldades respiratórias, dores de cabeça, de garganta e nas articulações. As pessoas que estão mais sujeitas a ser contaminadas são idosos, crianças, mulheres grávidas, pessoas com doenças crônicas, com câncer e transplantadas, é recomendável que qualquer pessoa que esteja com estes sintomas procure atendimento hospitalar. Decorrente das poucas doses de vacinas disponibilizadas, e por ser um vírus que se espalha com facilidade, a melhor coisa a fazer num primeiro momento é a prevenção, evitando lugares com muita aglomeração de pessoas, lavar as mãos com água e sabão várias vezes durante o dia, usar lenços descartáveis, cobrir nariz e boca, não socializar copos, talheres, pratos, e outra recomendação relevante quanto aos sintomas é quando viajar para áreas consideradas de risco.


Geral

Pampeano

3

Publicações Legais Câmara Municipal de Câmara Municipal de Vereadores de Lagoão Vereadores de Lagoão

Editorial Comunicação X Política O Jornal Pampeano apesar do pouco tempo de relação com a comunidade Lagonense, ja se sente parte deste povo, que acolheu este veículo de comunicação como sendo legítimo representante desta gente. Na verdade é isto que se propomos ser. A boa aceitação do jornal por parte da população em geral, nos responsabiliza cada vez mais a agirmos com profissionalismo, pois queremos ser merecedores da confiança deste povo que merece ser bem representado. E foi somente isto que nos levou a fazer a matéria sobre política, pois partiu dos leitores o pedido de fazermos algo neste sentido. A política é um terreno onde nós da comunicação devemos transitar com cautela, para não agirmos com emoção e parcialidade. Nós Jornalistas assim como todas as profissões somos simpáticos a uma determinada causa, porém procuramos ser o mais imparcial possível nestas questões, pois o que não queremos é influenciar ninguém para lado A ou B, mas sim levar as informações para que cada um tire suas próprias conclusões. Outro motivo um tanto pretensioso de nossa parte, é o de facilitar o diálogo entre os lideres partidários, para que através da troca de informação e idéias, os maiores beneficiados sejam a população e o município no seu todo. Esta é a opinião do Jornal Pampeano

2ª quinzena de junho de 2011

DECRETO LEGISLATIVO Nº 008/2011. PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 003/2011

(Autoria Mesa Diretora)

Autoriza a Câmara Municipal de Lagoão a associar-se a União dos Vereadores do Rio Grande do Sul,

ANTONIO MOACIR DOS SANTOS, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Lagoão, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais conferidas pela Lei Orgânica Municipal.

contribuindo mensalmente, e dá outras providências.

DECRETA:

Faço saber que a Câmara Municipal de Vereadores de Lagoão - RS, aprovou e eu na

qualidade de presidente, promulgo a seguinte: RESOLUÇÃO Art.1º. Fica a Câmara Municipal de Vereadores de Lagoão, autorizada a associar-se a União dos Vereadores do Rio Grande do Sul – UVERGS. Art.2º. A contribuição mensal será no valor de R$ 510,00 (Quinhentos e dez reais), observando as disposições estatutárias da UVERGS. Parágrafo Único: Os reajustes dos valores previstos no caput deste artigo serão determinados por ato próprio da Mesa Diretora da Câmara.

Art. 1º - Encontra-se vago uma vaga de vereador após a renúncia do vereador Darly Guindani, do DEM, coligação Lagoão União e Progresso. Art. 2º - Fica convocado o 1º Suplente da Coligação Lagoão União e Progresso, Sr. Vilmar Garcia dos Santos para preenchimento dessa vaga. Art. 3º - O Suplente de vereador, Sr. Vilmar Garcia dos Santos tem um prazo de quinze (15) dias para tomar posse. Art. 4º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Art.3º. As despesas autorizadas no art.2º desta resolução correrão por conta da seguinte dotação

Câmara Municipal de Vereadores de Lagoão/RS, em 28 de junho de 2011.

orçamentária.

0101.0200000000.000 – Atividades Legislativas

339039000000– Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica

REGISTRE-SE E PUBLIQUE-SE Parágrafo Único: As contribuições serão creditadas mensalmente em conta corrente da entidade,

Ver. Antonio Moacir dos Santos Presidente

através de pagamento de boleto bancário emitido pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul – BANRISUL, agência nº 597, Centro Administrativo Fernando Ferrari – CAFF, sito, a Av. Borges de Medeiros, 1501, a título de contribuição estatutária.

Rua Rodolfo Stecker, 241 - LAGOÃO RS Fone/Fax: (51) 3765 1169 E-mail: camara.lagoao@hotmail.com

Art.4º. Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário. REGISTRE-SE E PUBLIQUE-SE Sala de Sessões, 27 de Maio de 2011. Antonio Moacir dos Santos Presidente

Rua Rodolfo Stecker, 241 - LAGOÃO RS Fone/Fax: (51) 3765 1169 E-mail: camara.lagoao@hotmail.com

Vereador solicita número de famílias beneficiadas por tarifa social em Lagoão

“Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não lêem.” (Mário Quintana)

Jornal Pampeano CNPJ 13.295.708/0001-69 Av. Tomas Costa 482 - sala A CEP: 99340-000 Lagoão, RS Tel: (51) 95070027 Email: jornalpampeano@gmail.com Site: www.jornalpampeano.blogspot.com Assinatura anual R$ 44,00 Assinatura semestral R$ 23,00 Assinatura trimestral R$ 12,00 Exemplar avulso R$ 1,80

A Câmara de Vereadores de Lagoão solicitou as cooperativas de eletrificação CELETRO e COOPREL, e também para a AES Sul, o número de famílias atendidas pela Lei Federal que trata da Tarifa Social de Energia Elétrica. Através desta lei, todas as famílias que tem renda per capita inferior a meio salário mínimo e que está inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal tem direito a um desconto na conta de luz de até 65%

do valor do consumo. O presidente do Legislativo, Vereador Antonio Moacir dos Santos, destaca que se for preciso, vai ajuizar uma ação na Justiça a fim de que este direito seja estendido aos moradores menos favorecidos de Lagoão. O município tem hoje 956 famílias que se enquadram nesta lei, porém, de acordo com as estimativas do último censo realizado pelo IBGE esse número pode chegar em 1.407 famílias.


2ª quinzena de junho de 2011 Geral Chuva não atrapalha festa da Paróquia São João Batista

Pampeano

A festa da paróquia São João Batista de Lagoão, realizada no dia 23 de junho, contou com a participação tanto dos moradores da sede como das comunidades do interio. Foi colocado ônibus a disposição de quem quisese participar. Devido ao tempo chuvoso a procissão que estava programada foi cancelada. porém isto não tirou a animação das pessoas que participaram da missa, que teve pessoas de cada localidade representando os santos padroeiros de suas respectivas capelas. Ao meio dia foi servido almoço com churrasco e saladas. Na parte da tarde teve várias atração. Entre elas a escolha da Rainha e das princesas da paróquia, com candidatas de praticamente todas as comunidades. Foi um desfile de beleza e simpatia onde os jurados tiveram dificuldades para escolher apenas três, entre tantas meninas bonitas com potencial para

serem escolhidas. Como Rainha foi escolhida Aline Aparecida Moura dos Santos, 15 anos da localidade de Pinhalzinho. Ela disse que foi um dia especial por poder representar bem a comunidade de Pinhalzinho. As Pricesas foram Caroline dos Santos, 15 anos, da comunidade de Arroio do Sapo, falou que é muito bom ser reconhecida. E Lidiéli Lazzari Alves, que também estava feliz em representar a comunidade de Caçador. O padre Bernardo que fez aniversário no dia 22 de junho foi homenageado pela comunidade, com mensagens, orações e até paródia de música gauchesca, bem ao gosto do padre Bernardo, que fez questão de agradecer a todos os que ajudaram na organização da festa e também a todos os participantes. As fotos podem ser conferidas na página Social.

4

Parabens a você para o Padre Bernardo..

Rainha Aline e princesas Lidiéli e Caroline.

Igreja lotada na missa do padroeiro São João Batista.

"A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível." Bazar e

As candidatas se apresentando aos jurados.

Sempre fazendo mais pelos seus clientes !

Eletrodomésticos; Informática; Antenas Parabólicas; Móveis Projetados e muito mais...

Rua Brasilia Antunes, 07- Lagoão, MSN: geeletromoveis@hotmail.com


Geral

Pampeano

2ª quinzena de junho de 2011

5

Jornal Pampeano Parabeniza os aniversariantes da segunda quinzena do mês de Junho

Miguel dia 22-06

B eatriz dos santos, 22-06

Alberi Dias, 25-06

Luana Stein, 22-06

Laura N. dos Santos 22-06 João Bernardo Limberger 22-06 José Carlos Kroth, 22-06

Evandro Vettora zzi, 29-06

Salvador da Motta, 22-06

PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS

O Comandante da Brigada Militar de Lagoão, 1º Sgt João Irineu Garcia Dos Santos, esta desenvolvendo palestras nas escolas do município, orientado e prevenindo as crianças e adolescentes quanto aos malefícios que o uso das drogas lícitas e ilícitas proporcionam ao usuário. Hoje as drogas ilícitas como a maconha, cocaína, crack e o ecstasy e as drogas lícitas como o álcool e o cigarro

são as maiores responsáveis pela destruição do convívio familiar, levando a criança ou adolescente, dependente químico, a roubarem de seus próprios familiares para a aquisição da droga, conseqüentemente, vindo a trocar seu futuro, sua vida social e familiar pelas drogas. O Sgt Garcia chama a atenção dos pais para que observem quem são os amigos de seus filhos, pois com alguns falsos amigos, pode estar chegando

ANA LEDIANE RODRIGUES PSICÓLOGA CRP - 07/13682 Terapia de casais, crianças, adolescentes, adultos e idosos. RUA GETÚLIO VARGAS S/N - LAGOÃO FONE: (51) 99358209 ledianerodrigues@yahoo.com.br

à destruição da vida de seus filhos, vindo a atingir toda a família. Geralmente os traficantes procuram pessoas curiosas ou com baixa estima, pois essas são as principais causas que levam o adolescente a experimentar as drogas, por isso se faz necessário uma atenção redobrada nesta faixa etária. Hoje o principal objetivo da Brigada Militar de Lagoão, é não deixar que essas drogas cheguem até sua casa, mas para que isso ocorra com sucesso, se faz necessário o apoio de toda a comunidade, repassando informações através dos telefones 190 ou 98542853, que serão mantidas

no mais absoluto sigilo, informações essas que podem estar salvando a vida de seu filho ou do filho de seu vizinho.

Cadeirinhas infantis para automóveis em até 4x sem juros

DENUNCIE! POIS VOCE PODE ESTAR SALVANDO UMA VIDA E CONTRIBUINDO COM A PRISÃO DE UM CRIMINOSO.

BRIGADA MILITAR REALIZA PALESTRA NAS ESCOLAS

Loja Pingo de Gente Moda infantil, calçados e agora também roupas adultas

Ida Pedrinha 22-06

AV. Thomás Costa, 432- sala 4- em frente rodoviária Lagoão


Pampeano

Política

2ª quinzena de junho de 2011

6

Começa a preparação para corrida rumo a Prefeitura de Lagoão Lideranças políticas iniciam mobilizações e movimentos estratégicos visando as eleições de 2012. Dirceu Silvestre Franceschet Presidente do (PP) Partido Progressista de Lagoão. 1- Qual é a realidade do PP atualmente na política de lagoão? A realidade hoje do PP, que administrou por três mandatos o município de lagoão, e atualmente tem três vereadores na câmara municipal, está se mobilizando para um novo pleito.

Algumas lideranças movimento neste sentido. políticas de Lagoão já estão No entanto ainda não foi se mobilizando para traçar definido um pré-candidato. projetos para as eleições Isto porque dentro do municipais que acontecem partido é realizado uma em 2012. Com isso, alguns pesquisa para se definir o nomes já estão despontando melhor nome para encabeçar como possíveis pré- a chapa. No momento atual, candidatos ao cargo de chefe os nomes mais cotados são do executivo. Ao contrário os do Secretário da Educação dos pleitos passados, Alessandro Nunes da Costa, quando as eleições tinham do Atual Vice-prefeito Luiz candidatos previsíveis, agora Hilário Guarienti entre outros além desses começa a surgir nomes indicados que não novos nomes no cenário quiseram se manifestar. O PP, vai na mesma linha e político municipal. O PT, foi o primeiro diz que irá lançar candidato. a definir um nome a pré- Os nomes mais cotados candidato. No início de no momento atual é do ex junho, o presidente do PT secretário da saúde Agilson de Lagoão, Jesus Silvan Andrade da Silva e do dos Santos, convocou a vereador Regimar Rodrigues. imprensa local para anunciar O PSDB acredita que o partido a pré-candidatura de Iolanda vem crescendo, mas que Guindani à prefeitura de ainda não está maduro para lançar candidato a prefeito, Lagoão. tenha pessoas O PDT, também embora começa a fazer algum qualificadas para isso.

Nesta mesma linha o presidente do DEM acha cedo para lançamento de um candidato a prefeito. O PTB pretende seguir com coligações e só lançará candidato a prefeito se todos os partidos lançarem. Outro que tem nome apontado para candidato a prefeito é o PMDB, que tem Lourenço Torrel como nome forte entre outros nomes. O PSC, que foi criado a poucos dias no município de Lagoão não pode ser ouvido devido a dificuldade de contato com seu presidente Darri Dutra, mas sabe-se que bons nomes estariam se filando a este partido. Veja nos boxes a opinião dos presidentes sobre perguntas padrão do Jornal Pampeano.

Luiz Hilário Guarienti Presidente do (PDT) Partido Democrático Trabalhista de Lagoão. 1- Qual é a realidade ou a dimensão do PDT, atualmente na política de Lagoão? Atualmente o PDT tem o prefeito, vice-prefeito e quatro vereadores. Somos bem organizados, temos diretório municipal com mais de 300 filiados. O PDT tem uma dimensão de destaque, mas os partidos aliados nos ajudaram a chegar até aqui. 2- Quais são os planos estratégicos do partido para as eleições de 2012? As estratégias política para 2012 são tratadas Luiz Hilário Guarienti pelo diretório municipal, e também com a base aliada, não vamos planejar nada sozinho, vamos dar oportunidade a todos que quiserem se unir a uma causa que vise o progresso de nosso município. 3- Com relação a formação de coligações, já está sendo feito alguma coisa neste sentido? Oficialmente o diretório municipal ainda não fez essas tratativas, mas queremos considerar todos os partidos aliados na atual gestão como aliados novamente e estamos abertos a quem mais quiser se unir, como salientei anteriormente. 4- O PDT pretende lançar candidato a prefeito ou está disposto a negociar com os outros partidos a formação de uma chapa multipartidária? Sim, por estarmos na situação como atuais administradores, podemos considerar a hipótese de termos um candidato. Mas a democracia está aí, as negociações existirão, não descartamos nenhuma hipótese, respeito todos os partidos e se uma chapa multipartidária surgir coma dimensão dos partidos isso será respeitado. 5- Em sua opinião, qual a possibilidade dos partidos se unirem para formação de uma candidatura única para prefeito nas eleições de 2012? Uma candidatura única seria uma lição de democracia, pois com isso o grande vencedor seria o povo. O consenso aproveitaria as boas idéias de todos os partidos numa administração. 6- Quem quiser se filiar no PDT, como deve fazer? É só procurar o presidente do partido que atualmente sou eu, com título de eleitor e CPF que teremos a maior satisfação em receber mais um trabalhista.

2- Quais são os planos estratégicos do partido para as eleições de 2012? Motivar fortalecimento interno do partido e negociar futuras coligações.

Dirceu Silvestre Francesquet

3- Com relação à formação de coligações, já esta sendo feita alguma coisa neste sentido? Sim, o PP sempre fez coligações nos pleitos anteriores e tem intenção de continuar se coligando com os demais partidos interessados. 4- O PP pretende lançar candidato a prefeito ou esta disposto a negociar com os outros partidos a formação de uma nova chapa multipartidária? Sim, o PP com certeza vai lançar candidato prefeito. E quanto a possibilidade de formação de chapa multipartidária, o PP não tem nada contra desde que haja um amplo entendimento e priorizando os setores fundamentais para buscar o desenvolvimento do município. 5- Em sua opinião, qual a possibilidade dos partidos se unirem para formação de uma candidatura única para prefeito nas eleições de 2012? Pode até existir uma candidatura única, porem é preciso fazer uma ampla reflexão entre todos os partidos, se o mais importante é a sigla partidária ou o desenvolvimento de todos os seguimentos do município. 6- Quem quiser se filiar no PP, como deve fazer?

O PP já esta com uma equipe organizada para buscar novos filiados.

Nereu Puntel Presidente do (PSDB) Partido da Social Democracia Brasileira de Lagoão. 1- Qual é a realidade ou a dimensão do PSDB, atualmente na política de Lagoão? Pelo fato de termos um número senão grande , mas bem significativo de cidadãos e cidadãs “Lagonense” filiados ao partido; podemos considerar que o PSDB assume uma posição importante nas decisões políticas do município. Até porque, entre os filiados temos pessoas conscientes a respeito da filosofia que este partido defende e que se colocada em prática, muitos benefícios trará à sociedade. 2- Quais são os planos estratégicos do partido para as eleições de 2012?

Nereu Puntel

Até o momento não temos nada delineado em termos de estratégias política para as próximas eleições. Mas já marcamos uma reunião para o próximo mês entre os membros da executiva do partido para firmarmos algumas tratativas em torno de nossa atuação na eleição municipal em 2012. 3- Com relação a formação de coligações, já está sendo feito alguma coisa neste sentido? Como já declarado não existe nada oficial até o momento. Mas com certeza vamos nos unir com os partidos que estiverem mais ligados a nossa linha de pensamento e atuação. 4- O PSDB pretende lançar candidato a prefeito ou está disposto a negociar com os outros partidos a formação de uma chapa multipartidária? Embora o PSDB tendo sua representatividade em Lagoão, ele está em fase de crescimento e, portanto não está pronto para assumir tamanha responsabilidade. É claro que vamos negociar com outros partidos a quetão de uma chapa multipartidária. Mas tenham certeza que, vamos continuar lutando pelo PSDB para que no futuro possamos apresentar uma candidato. 5- Em sua opinião, qual a possibilidade dos partidos se unirem para formação de uma candidatura única para prefeito nas eleições de 2012? Considerando o que já aconteceu anteriormente a este respeito, em que um grupo de pessoas influentes tentou candidato único e depois de tudo certo falhou, eu acho esta possibilidade remota, embora pessoalmente eu seja a favor. Pois vejo nesta decisão uma forma do município crescer livremente, sem a preocupação de fazer a vontade de meio mundo. Uma candidatura única, sem dúvida daria autonomia maior ao gestor. 6- Quem quiser se filiar no PSDB, como deve fazer? Para filiar-se basta procurar o presidente do partido trazendo consigo os documentos de identificação: CPF, Título Eleitoral etc...


Política

Pampeano Hélio Danton Martins Presidente do (PTB) Partido Trabalhista Brasileiro de Lagoão.

2ª quinzena de junho de 2011

Jesus Silvan dos Santos Predsidente do (PT) Partido dos Trabalhadores de Lagoão.

1- Qual é a realidade ou a dimensão do PTB, atualmente na política de Lagoão? O PTB do Lagoão já está no 2º mandato coligado com outros partidos na administração de Lagoão, onde junto com o prefeito vem fazendo o município crescer muito.

1- Qual é a realidade ou a dimensão do PT, atualmente na política de Lagoão? A realidade do PT de Lagoão é que cada eleição que passa ele vem crescendo e atingindo o maior número de voto. O sinal mais evidente foi a votação do Tarso genro e do deputado Paulo Pimenta, em breve o partido contará com uma nomitata de vereadores no legislativo muncipal.

2- Quais são os planos estratégicos do partido para as eleições de 2012? Hélio Danton Martins O PTB vai se manifestar quando a coligação atual se reunir para novos planos políticos para o ano que vem.

2- Quais são os planos estratégicos do partido para as

3- Com relação a formação de coligações, já está sendo feito alguma coisa neste sentido? O PTB vai analisar todas as propostas no tempo certo. Agora ainda é cedo. 4- O PTB pretende lançar candidato a prefeito ou está disposto a negociar com os outros partidos a formação de uma chapa multipartidária? Pretendemos fazer alianças com outros partidos políticos, mas se cada partido lançasse seu candidato, o PTB também teria candidatos a prefeito de Lagoão. 5- Em sua opinião, qual a possibilidade dos partidos se unirem para formação de uma candidatura única para prefeito nas eleições de 2012? Eu fui vereador do começo do município de Lagoão por quatro mandatos, sei quem administra bem e quem não fez nada. O primeiro mandato foi bom e os dois últimos foi mais ainda, então em uma candidatura única tudo está na administração, porque tem tudo para ganhar outra eleição fácil, porque está trabalhando muito bem. 6- Quem quiser se filiar no PTB, como deve fazer? O PTB faz as fichas com o Hélio Danton Martins

Maduro Sérgio Mainardi Presidente do (DEM) Democratas de Lagoão. 1- Qual é a realidade ou a dimensão do DEM, atualmente na política de Lagoão? A realidade é de um partido neutro na política municipal, já que não participamos diretamente da administração atual, mesmo tendo apoiado a candidatura do atual prefeito. E mesmo assim não estamos participando de nenhuma frente oposicionista à atual administração. Em relação a dimensão do Democratas, entendemos humildemente que somos um partido relativamente pequeno, já que hoje temos no quadro político partidário apenas um vereador ocupando cargo político. Apesar de que temos visto partidos com menor expressão política que o nosso, com grandes pretensões. Se essas pretensões vão ir avante entendemos que somente o povo pode saber. 2- Quais são os planos estratégicos do partido para as eleições de 2012? Mauro Sérgio Mainardi Não temos planos ainda, pensamos que um município pobre como o nosso, é extremamente cedo para pensar em eleições, cedo para estratégias sobre política. Agora se alguém me perguntar se é cedo para pensarmos em solucionar a crise que abala nossa agricultura, como por exemplo a perca real do poder aquisitivo dos fumicultores, aí eu não acharia cedo, e com certeza daria idéias que contribuiriam muito. Mas como não tenho visto movimento de nenhum político, só podemos imaginar que não está atingindo a eles. 3- Com relação a formação de coligações, já está sendo feito alguma coisa neste sentido? Não. Da mesma forma que entendemos ser cedo para estrategiar qualquer coisa sobre política. Achamos ser cedo para pensar vem coligação. 4- O DEM pretende lançar candidato a prefeito ou está disposto a negociar com os outros partidos a formação de uma chapa multipartidária? No momento não temos candidato a prefeito, apesar de termos pessoas em nosso partido altamente capacitados para isso. Mas uma candidatura é uma coisa séria, e neste sentido uma candidatura tem que ter fundamentos, que resumidos são: Partidários, de honestidade, carater, sensibilidade etc... Depois de avaliados esses fundamentos aí sim se lança uma candidatura. Em relação a formação de uma chapa multipartidária é impossível se pensar nisso, já que nem se sabe quais partidos terão candidatos. 5- Em sua opinião, qual a possibilidade dos partidos se unirem para formação de uma candidatura única para prefeito nas eleições de 2012? Na minha opinião essa possibilidade é praticamente inexistente. Na política já dizia um grande homem, em que o poder fascina, e quando se perde esse poder, ou está próximo a se perder é feito de tudo para voltar a possui-lo, é uma coisa natural do ser humano, e neste sentido surgem as traições. Essas traições são logo vistas entre quem deveria ser “companheiro” de causa. Aí vem os conflitos. Acabou a candidatura única. Mas, seria um grande progresso para nosso município, já que na minha opinião em ano de eleição com mais de um candidato, a perca financeira para uma município pequeno é enorme. Que pena... 6- Quem quiser se filiar no DEM, como deve fazer? Procurar qualquer pessoa já filiada e verificar as intenções do partido. O Democratas é um partido aberto a qualquer pessoa.

7

Jesus Silvan dos Santos

eleições de 2012? Os planos estratégicos do PT de Lagoão é lançar candidato próprio a prefeito, e um número grande de vereadores . 3- Com relação à formação de coligações, já está sendo feito alguma coisa neste sentido? Sobre as coligações achamos que é cedo ainda. Mas é hora de nós pensarmos nisso, pois aqui no Lagoão o que tem acontecido é que quando a eleição é boa tem bastante candidato e quando é ruim nem candidato a vice-prefeito se acha. 4- O PT pretende lançar candidato a prefeito ou está disposto a negociar com os outros partidos a formação de uma chapa multipartidária? O PT já tem pré candidato a prefeito, e pretende negociar com os outros partidos para fazer uma coligação forte. 5- Em sua opinião, qual a possibilidade dos partidos se unirem para formação de uma candidatura única para prefeito nas eleições de 2012? Existe a possibilidade, pois se cada partido ceder um pouquinho existe uma grande chance de dar uma candidatura única, evitando assim um desgaste de todos os partidos, e quem ganharia com isso seria o povo do Lagoão. 6 - Quem quiser se filiar no PT como deve fazer? Deve procurar a direção do partido, munido de titulo de eleitor e CPF e preencher a ficha de filiação.

OLAVO LUIZ DALMOLIM Presidente do (PMDB) Partido do Movimento Democrático Brasileiro de Lagoão.

1- Qual é a realidade do PMDB atualmente na política de lagoão? Atualmente o PMDB não faz parte da administração municipal, sendo que tem um vereador no legislativo, o Sr. Alcemar Monteiro de Oliveira, conhecido como “Semo” e representa muito bem o partido.

Olavo Luiz Dalmolin 2- Quais são os planos estratégicos do partido para as eleições de 2012? Fazer um trabalho direcionado juntamente com a coligação. 3- Com relação à formação de coligações, já esta sendo feita alguma coisa neste sentido? Já existe a coligação entre PMDB e PP,mas buscaremos novos partidos para somar com a coligação. 4- O PMDB pretende lançar candidato a prefeito ou esta disposto a negociar com os outros partidos a formação de uma chapa multipartidária? Hoje temos um pré-candidato, o Sr. Lourenço Torrel, que juntamente com a coligação negociaremos a formação das chapas. 5- Em sua opinião, qual a possibilidade dos partidos se unirem para formação de uma candidatura única para prefeito nas eleições de 2012? O PMDB é totalmente favorável. E se isso acontecer o povo de Lagoão só tem a ganhar. 6-Quem quiser se filiar no PMDB, como deve fazer? Deve procurar a minha pessoa, ou o secretário do partido Leandro Spengler para fazer a filiação.

Leia nas páginas 10 e 11 entrevista com os pré-candidatos a prefeito.


Pampeano

Variedades

2ª quinzena de junho de 2011

8

Plugado... O espaço jovem! Plugado na sua imagem...

"Quando somos jovens não julgamos bem; quando somos velhos, também não. " (Blaise Pascal)

P l u ga d o é u m a p a rc e r i a d o j o r n a l Pa m p e a n o c o m a E . E . E . M . To m á s G a rc i a d a C o sta Colaboraram com esta edição:

Posto Pohlmann Sempre inovando para melhor servi-lo

Profesora Elaine Terezinha

Contato:

Dias Dalberto Coordenador:

Email: jjdalberto@yahoo.com.br

Diretor Jessé Jesus Dalberto

Msn: jjdalberto@hotmail.com

Diagramação: Dilamar Garcia

Fone: (51) 96689785

Lavagem,Lubrificação, Borracharia,Pneus, Baterias e a qualidade dos combustiveis LATINA

Agora com ampla Auto-Peças. Atendimento pelo telefone: 051- 3765 1092

Fone: 051-3765 1209

Av. M a n o e l d e B r i t o , 1 0 7 5 . L a g o ã o - R S

MSN: pp.lagoao@hotmail.com

PLANTÃO 24 HORAS


Educação

Pampeano

2ª quinzena de junho de 2011

9

COLUNA DO PROFESSOR FORMAÇÃO DO LEITOR

Escolinha Amigos da Bola e Projeto Amigo da Bola é Amigo da Escola

O Garotão aí

fazendo pose com diploma e medalha, é Richter Matheus Rodrigues de 8 anos. Ele fez o melhor desenho de um concurso promovido pela escola Tomas, onde ele estuda. Richter é filho de Regimar Rodrigues e Francieli Muler. É aluno da 3ª série. Parabéns...

Alunos da Escola Tomás que participam do Projeto Amigo da Bola e Amigo da Escola desenvolvido pelo diretor Jessé Jesus Dalberto jogaram amistosos contra a Escolinha Gol de Placa de Segredo, na oportunidade jogaram os meninos das categorias mirim, infantil e juvenil e as meninas juvenil. Os resultados foram bons, com mis vitórias do que derrotas, mas o que valeu foi a confraternização com os vizinhos de Segredo.

Escola Tomás participa de jogos amistosos na Comunidade de Alto Socorro

No último dia 26, alguns alunos da Escola Tomás juntamente com o diretor Jessé Jesus Dalberto foram até a comunidade de Alto Socorro jogar um amistoso contra uma equipe da localidade, apesar do frio o ambiente foi muito caloroso pela receptividade do pessoal da comunidade... Há o jogo foi vencido pela equipe do Alto Socorro e de goleada! O Marcos chegou a dizer que iria pendurar a chuteira, e fez mesmo!!!

Sabemos que a leitura é um processo constante, instrumental e básico no ensino da língua, por isso deve estar presente, sempre, seja qual for a modalidade e a forma: oral; silenciosa; compreensiva; apreciativa; crítica; lúdica; individual; em grupo, etc, procurando fazer do aluno um leitor autônomo e crítico, capaz de refletir, interpretar, criticar, argumentar e compreender diferentes tipos de textos. Entretanto, é competência do professor trabalhar a leitura como finalidade de formar leitores competentes e, consequentemente, a formação de escritores no sentido profissional, e sim da formação de pessoas capazes de escrever com eficácia, pois a possibilidade de produzir textos com eficiência depende muito da leitura que temos. Assim, a leitura, por um lado, nos fornece a matéria prima para a escrita, o que escrever. Por outro lado, contribui para a elaboração de modelos, como escrever. Dessa forma, convém-nos lembrar que é competência da escola formar leitores competentes, isto é, alguém que compreenda o que lê, que possa aprender a ler também o que não está escrito: “as entrelinhas”, que saiba estabelecer relações entre texto e contexto. Para isso, a leitura precisa ter significado para o aluno, ou seja, deve responder a seus objetivos. É preciso, portanto, oferecer ao aluno texto de seu cotidiano, pois não se formam bons leitores solicitando a eles, apenas que leiam durante as atividades na sala de aula ou apenas textos dos livros didáticos. Quando o professor pede, porém este trabalho deverá ser feito com um uso de diversos textos, apoderando-se da nossa tão rica tipologia textual, porque sem a “diversidade textual” pode-se até se ensinar a ler, mas não se formarão leitores competentes, e sim pessoas que terão enormes dificuldades para compreender o que leem. Dentre a diversidade de textos existentes, cada qual exige uma modalidade de leitura, havendo textos que podem ser lidos apenas por partes, buscando-se as informações necessárias, outros precisam ser lidos várias vezes para se obter a informação. Há textos que podem ser lidos rapidamente, outros precisam ser lidos vagarosamente. Há leituras em que é necessário verificar atentamente a compreensão, muitas vezes, voltando atrás para certificar-se do entendimento; outras em que se segue adiante sem dificuldade, isto é, a prática de leitura na escola deve permitir várias leituras, isto é, várias interpretações deixando de lado a concepção de se admitir uma única interpretação, pois o significado do texto é construído pela interpretação do leitor, a partir de relação feita, por ele do documento escrito com o conhecimento adquirido anteriormente. Por isso é necessário que o professor compreenda o que há por trás dos diferentes sentidos atribuídos pelos alunos aos textos. Portanto, o bom leitor deve saber ouvir; pensar; degustar; olhar;caminhar; sentir; amar, enfim saber viver e morrer, às vezes pela razão, às vezes pela emoção. Assim, é preciso uma prática amorosa para se desenvolver o prazer pela leitura. O bom leitor não é aquele que diz que já leu de tudo, sabe tudo, mas sim aquela pessoa que se considera um eterno aprendiz, capaz de compreender e relacionar as leituras feitas com o seu conhecimento já adquirido. Isto é tarefa nossa, professores de Língua Portuguesa, ler sempre com o aluno, mostrar a ele que todos devemos aprender diariamente, e cada leitura nova só vem acrescentar o nosso conhecimento. Professora Elaine Terezinha Dias Dalberto Licenciado em Letras – Habilitação: Português e Literaturas de Língua Portuguesa Especialização em Gestão Escolar

Padaria Silva Tudo em pães, cucas, bolachas, doces e salgados para a sua festa. E aquele atendimento amigo.

Encomendas pelo Fone: (51)3765-1047 Av. Manoel de Brito, Lagoão - RS


Pampeano

Geral / Política

Sicredi Centro Serra realiza segundo sorteio da Promoção Força Premiada Sicredi

No Mês dos namorados foram sorteados quatro notebooks

Na tarde do dia 24 de junho, a Sicredi Centro Serra realizou o segundo sorteio da Promoção Força Premiada Sicredi, na unidade de Atendimento de Sobradinho. Mais de 80 associados, dos 14 municípios que fazem parte da cooperativa, acompanharam o sorteio dos 4 notebooks. A expectativa do Sicredi é chegar à marca de 20 milhões de cupons nos 473 sorteios programados até o término da campanha, em dezembro. Além do sorteio dos televisores realizados em maio e dos notebooks e junho, ainda serão sorteados entre os associados da Sicredi Centro Serra, 04 motocicletas e 04 videogames. O sorteio final será realizado em dezembro, sorteando cinco picapes Toyota Hilux entre todos os participantes da promoção. As operações também garantem ao associado tentar a sorte com vale-brindes, que dão direito a prêmios como camisetas, bolas de vôlei, canecas, bonés, bolsas térmicas, pen-drives e até iPods, totalizando mais de 100 mil itens. A próxima etapa da campanha, que é alusiva ao Mês dos Pais, sorteará mais de 200 motocicletas. Associados contemplados: Nelson Olavo Ritzel – Arroio do Tigre Alois Beierle – Vale do Sol Dario dos Santos – Sobradinho Clécio Behling – Vale do Sol Sobre o Sicredi

O Sicredi é um conjunto de 120 cooperativas de crédito, integradas horizontal e verticalmente. A integração horizontal representa a rede de unidades de atendimento (mais de 1.000 unidades de atendimento), distribuídas em 10 Estados* - 877 municípios. No processo de integração vertical, as cooperativas estão organizadas em cinco Cooperativas Centrais, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla as empresas específicas que atuam na distribuição de seguros, administração de cartões e de consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.

Nota As entrevistas com os posíveis candidatos se baseou na indicação do povo. Porém alguns nomes não aceitaram falar e respeitamos os posicionamentos destes. Outros se dispuseram a responder porém após varias tentativas de entrevista-los inclusive atrasamos o fechamento da edição e mesmo assim não foram solícitos a nossa reportagem. De qualquer forma agradecemos aqueles que nos atenderam bem, compreendendo que este é o nosso trabalho. Aqueles que por um motivo ou outro não foram mencionados, nós se colocamos a inteira disposição para que tenha seu espaço igual aos demais.

2ª quinzena de junho de 2011

10

Possíveis pré-candidatos falam sobre a cogitação de seus nomes para chefe do executivo de Lagoão

1- Quem é o pré-candidado Lorenço Torrel? Casado pai de 02 filhos proprietários de um empresa de comércio, membro atuante das entidades organizadas de Lagoão e já foi vice prefeito de Lagoão de 2005 à 2009. 2- O que te levou a te lançar pré- candidato? Pela admiração que tenho pelo município, por ter um bom conhecimento em administração municipal e por saber também das dificuldades que temos, acreditando que junto à uma equipe de trabalho conseguiremos sanar nossas dificuldades. 3- O que você define como principal diferencial da tua candidatura em relação ao demais pré-candidatos? Todos tem suas qualidades. Tenho como experiência, o trabalho na agricultura, já participei de várias diretorias de entidades do município, estive no pleito como Vice-Prefeito no mandato de 2005 à 2009. E tenho também como experiência o ramo do comércio há mais de 20 anos. 4- Você só se candidata a prefeito ou aceitaria ser vice dentro de uma coligação partidária ou mesmo dentro do próprio partido? Se for para somar não vejo problemas em ser vice, pois o vice também tem vóz ativa. 5- Caso venha a ser eleito prefeito do município nas eleições de 2012, como você pretende usar a sua experiência pessoal e profissional para trazer benefícios para Lagoão? Buscando recursos estaduais e federais, e junto com a equipe de trabalho, ver a melhor maneira de aplicar os recursos para melhor atender a todos. 6- Caso a sua candidatura venha a se consolidar, o que os eleitores podem esperar da sua linha de campanha? Uma campanha séria, onde irei assumir um compromisso com a população de Lagoão, num trabalho de 04 anos em defesa do povo.

1- Quem é o pré-candidado Luiz Hilário Guarienti? Atualmente sou Vice-Prefeito de Lagoão. Agradeço a oportunidade do Jornal Pampeano. No momento não sou pré-candidato oficial, pois o partido tem vários bons nomes. Sou cogitado e fico feliz por isso, pois meu nome estará a disposição do partido nas prévias da coligação. 2- O que te levou a te lançar pré- candidato? Como salientei, não estou me lançando, o que existe é cogitação e comentários por parte dos eleitores e do partido. Como presidente do partido iremos articular o processo democrático para escolher a lançar um pré-candidato, ou tratativas para outros tipos de coligação e chapa, no entanto me sinto feliz por tal cogitação. 3- O que você define como principal diferencial da tua candidatura em relação ao demais précandidatos? Se eu for candidato,não quero dizer que sou mais ou menos qualificado que os outros são. Os eleitores que irão analisar o diferencial das propostas e das idéias. Minha caminhada política há quase 20 anos é de conhecimento da população. 4- Você só se candidata a prefeito ou aceitaria ser vice dentro de uma coligação partidária ou mesmo dentro do próprio partido? Como já salientei, a decisão será do partido, o que o diretório municipal decidir será respeitado e terá meu apoio. 5- Caso venha a ser eleito prefeito do município nas eleições de 2012, como você pretende usar a sua experiência pessoal e profissional para trazer benefícios para Lagoão? Então; se eu for candidato e se for eleito, com certeza usarei de toda minha experiência política para realizar um trabalho que trará melhoria a nossa população. Me considero um homem experiente também no ramo empresarial. Para administrar não se consegue nada sozinho, é necessário uma boa equipe de trabalho, todos conscientes do compromisso com o povo, buscando sempre progresso e qualidade de vida à nossa sociedade.. 6- Caso a sua candidatura venha a se consolidar, o que os eleitores podem esperar da sua linha de campanha? Se o partido decidir que seja eu o candidato, vou manter a linha política de campanha, dentro dos princípios básicos de respeito a todos. Vamos demonstrar um plano de governo que será elaborado unindo minhas idéias as contribuições relevantes de pessoas técnicas, intelectuais, políticos e pessoas simples, mas com experiência de vida que irão compor a base aliada, ou candidatura única. Assim vamos atingir todos os anseios da nossa sociedade..


Pampeano

Política

2ª quinzena de junho de 2011

11

Possíveis pré-candidatos falam sobre a cogitação de seus nomes para chefe do executivo de Lagoão

1- Quem é o pré-candidado Regimar Rodrigues? Regimar é natural de Lagoão, atualmente vereador de Lagoão, casado com Francieli Muller pai de um filho de 8 anos. 2- O que te levou a te lançar précandidato? Em primeiro lugar quero deixar bem claro a todos que nunca me lancei a candidato a prefeito ou vice-prefeito, mas sim pessoas que admiram e respeitam meu trabalho e minhas atitudes querem que meu nome esteja entre os possíveis candidatos. Quero sim trabalhar para o meu candidatoa a prefeito ajudandolhe a ganhar as eleições de 2012, e depois trabalhar-mos junto para o desenvolvimento de Lagoão, com carinho respeito a essa população. 3- O que você define como principal diferencial da tua candidatura em relação ao demais pré-candidatos? Para o pleito do ano que vem, acho que no projeto de desenvolvimento devemos ter não só promessas, mas sim um comprometimento para nossas munícipes, atendendo todos as esferas de nosso município. E por outro lado uma candidatura e campanha honesta sem muitos gastos para que depois se faça uma administração transparente e honesta em 1º Lugar 4- Você só se candidata a prefeito ou aceitaria ser vice dentro de uma coligação partidária ou mesmo dentro do próprio partido? Dentro do meu partido o meu nome estará a disposição sim para concorrer a vereador e apoiar o candidato que for escolhido pelo partido PP ou coligação. 5- Caso venha a ser eleito prefeito do município nas eleições de 2012, como você pretende usar a sua experiência pessoal e profissional para trazer benefícios para Lagoão? Como declarei antes, não sou pré-candidato, mas se surgir essa oportunidade um dia, queria fazer de tudo para o município desenvolver e ter respeito por nossa população fazendo uma administração transparente e honesta. . 6- Caso a sua candidatura venha a se consolidar, o que os eleitores podem esperar da sua linha de campanha? Muito bem colocada essa pergunta. Acho que nossos eleitores devem ter consciência na hora do voto, pois uma campanha deve ser honesta em primeiro lugar, para depois trabalhar honestamente para todos, pois no passado os eleitores já passaram por isso, sendo que promessas e grandes gastos não garante boa administração.

1- Quem é o Pré-candidato? Sou Alessandro Nunes da Costa, 35 anos, muito bem casado, graças a Deus, tenho 2 filhos que são uma benção, sou professor, pós-graduado, atualmente Secretário da Educação, Cultura e Desporto, fiz vários cursos de formação e capacitação em diversas áreas de conhecimento, acredito em Deus e pertenço a uma família que a mais de 50 anos trabalha pelo desenvolvimento deste município. 2- O que te levou a te lançar pré-candidato? Eu não me lancei pré-candidato. Não basta uma pessoa querer ser candidato, tem que ser desejo do povo e ter uma aceitação dentro do partido a que pertence. Saiu meu nome em uma reunião partidária, onde um vereador levantou, e indicou o meu nome como o candidato indicado por a comunidade que ele pertence. Se eleição fosse hoje eu seria sim candidato a vereador, mas estou pensando e amadurecendo essa idéia e, não descarto a possibilidade de fazer parte a uma chapa na eleição majoritária, se for desejo do meu partido e confirmado uma aceitação popular em uma pesquisa e formar uma boa coligação. 3- O que você define como principal diferencial da tua candidatura em relação aos demais pré-candidatos? Eu estou em constante formação, sempre que posso estou fazendo novos cursos, lendo e estudando, não só pensando em eleição, mas para ser uma pessoa melhor no diaa-dia. Tenho uma mulher que me ajuda muito e meus pais que me dão apoio e suporte. Tenho um vô, João Antônio Nunes da Costa que fez tudo que podia para fazer esse lugar crescer, e me sinto um pouco responsável para dar continuidade a esse trabalho que meu Vô realizou. Tenho sentido um chamado de Deus para me candidatar, e com a experiência de 7 anos trabalhando na prefeitura sei exatamente os pontos que precisam ser melhorados. 4- Você só se candidata a prefeito ou aceitaria ser vice dentro de uma coligação partidária ou mesmo dentro do próprio partido? Sim, poderia ser vice ou candidato a prefeito se o diretório municipal a qual eu pertenço concordar e, as pesquisas confirmarem que é um candidato ou uma chapa que tem chances de vencer as eleições. Mas eu, particularmente prefiro que seja feito uma grande aliança, onde lideranças de partidos conversem e tentem mais uma vez uma chapa de consenso. Com isso, todos serão companheiros, todos ganham, teremos mais facilidade na captação de recursos dos governos e também de emendas parlamentares e todos os partidos vão lutar juntos por um Lagoão melhor. Podendo escolher pessoas capacitadas para chefiar funções importantes de todos os partidos. Se acontecer isso, Lagoão vai crescer 20 anos em 4. 5. Caso venha a ser eleito prefeito do município nas eleições de 2012, como você pretende usar a sua experiência pessoal e profissional para trazer benefícios para Lagoão? Tenho um bom relacionamento com várias pessoas importantes do cenário da política, de vários partidos, que facilita o diálogo e aproximação para pedir recursos. O conhecimento sobre a importância de bons projetos e a importância das prestações de contas em dia, a transparência na aplicação de recurso e o cumprimento da lei de responsabilidade fiscal para que o município não fique inadimplente que inviabilize a captação de verbas e recursos. Devemos colocar as pessoas adequadas em cada setor, administrar para todos, tentando diminuir a desigualdade social. Vou saber reconhecer e valorizar um companheiro político, mas não é só isso ele tem que fazer a parte dele, porque eu sempre digo a política nos dá a oportunidade, mas o que nos mantém no cargo é o interesse, a competência e a responsabilidade que temos frente ao nosso trabalho. Um município como o nosso que tem dificuldades de arrecadação com pouca geração de empregos, deve lutar nesse sentido, oferecendo incentivo a novas empresas e fábricas que vão gerar emprego e renda para se instalarem no município. Devemos ampliar a receita e diminuir as despesas para sobrar dinheiro para investimentos em todos os setores, principalmente na agricultura/pecuária que são elas que dão sustentabilidade ao município e está precisando de fortes incentivos para que o agricultor permaneça no meio rural com qualidade de vida. Implantar a consulta popular municipal, onde cada comunidade vai solicitar o que deseja, qual é a sua prioridade. Não adianta o poder executivo elencar o que é importante para cada localidade, e sim a comunidade deve escolher o que é melhor para eles. E com certeza atender bem e com muita educação a todos que procurarem o poder executivo. 6. Caso a sua candidatura venha a se consolidar, o que os eleitores podem esperar da sua linha de campanha? Uma campanha limpa, com várias reuniões com as comunidades e grupos organizados, sem exagero de gasto, porque sei que se eleito for não vou me aproveitar e sim trabalhar incansavelmente pelo povo de Lagoão. Campanha sem compra de votos, porque isso é ilegal. Campanha com explanação de plano de governo, de como fazer para conseguir, não simplesmente dizer que vai fazer e sim mostrar como fazer, horário de visitar as famílias com respeito, não ir às casas de madrugada, sem muitas promessas, porque hoje são poucos os cargos que podem ser contratados sem concurso público, a maioria exige concurso ou seleção simplificada de currículo. Campanha sem mentiras, o nosso povo merece respeito e está cansado de promessas, fazer uma campanha muito bem organizada, com equipes e coordenadores de campanha, com comissão de apoio e sempre respeitando os adversários.

1- Quem é a pré-candidado Iolanda Guindani? Sou, filha de Arduino Guindani e Deolinda Maria Setter Guindani aqui de Lagoão. Atualmente sou Procuradora da Fazenda Nacional, mas já fui professora, trabalhei em comércio, banco, universidade, polícia civil do estado e justiça federal. Sou graduada em Direito pela Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ e Pós-graduada em Direito tributário pela Universidade de Federal do Rio Grande do Sul UFRGS 2- O que te levou a te lançar pré- candidato? Foi a possibilidade de poder fazer alguma coisa pelo bem do nosso município. Há muitos anos eu tive que sair de Lagoão para poder estudar, mas sempre voltando para Lagoão quando podia, até que consegui vir trabalhar em Santa Cruz do Sul que foi o local mais próximo de Lagoão que consegui. Então ao longo desse tempo tenho tentado trazer pra cá, melhorias ou coisa que possa beneficiar o município. E com o convite para minha candidatura eu vi uma possibilidade mais real de efetivar esse meu desejo, de poder contribuir de alguma maneira com o desenvolvimento de Lagoão. trabalhando em tempo integral e aplicando o que aprendi nesses vinte anos de conhecimentos de várias areas. E até como exemplo de vida para que outras pessoas vejam que é possível sim aprender, e que esse aprendizado seja aplicado aqui mesmo em Lagoão. 3- O que você define como principal diferencial da tua candidatura em relação ao demais pré-candidatos? Na condição de Procuradora da Fazenda Nacional a lei me permite que eu me licencíe primeiro pra fazer a campanha com minha remuneração normal, e depois se for eleita a minha remuneração continurá sendo paga pela união. Isto quer dizer que eu não vou depender da remuneração paga pelo município, que estaria isento de pagar meu salário. Isto está previsto pela lei Nº 8.112 /1990 Art. 81 e 94. 4- Você só se candidata a prefeito ou aceitaria ser vice dentro de uma coligação partidária ou mesmo dentro do próprio partido? A nossa pretensão é concorrer como cabeça de chapa.Porém nós como aliado queremos que todos os partidos venham a aderir a nossa causa, quanto maior o número de coligados melhor. Se todos pudesse se unir em prol de Lagoão seria melhor ainda, pois sabemos que todos os partidos tem lideranças com boas idéias para alavancar o crescimento de Lagoão. quremos aproveitar todas as boas idéias que venham a melhorar e desenvolver Lagoão. Estamos de portas abertas aceitamos propostas de todos os partidos, ninguém está excluido disto. Sabemos que ainda é cedo, mas iremos conversar com todos começando pela coligação da qual o PT praticipa em Lagoão. 5- Caso venha a ser eleito prefeito do município nas eleições de 2012, como você pretende usar a sua experiência pessoal e profissional para trazer benefícios para Lagoão? Caso for eleita teremos um governo alinhado com o governo do estado o governo federal. Então teremos a possibilidade de trazer mais recursos pra cá, quero também usar meu bom trânsito pelas esferas públicas e por meios legais captar apoio que possa fazer com o munícípio e seus habitantes possam ser beneficiado. 6- Caso a sua candidatura venha a se consolidar, o que os eleitores podem esperar da sua linha de campanha? Uma campanha em que o crescimento de Lagoão esteja em primeiro lugar com projetos de crescimento em todas as areas.


Pampeano

Sociais

2ª quinzena de junho de 2011

Festa da Paróquia São João Batista Reune a comunidade. Apesar do dia chuvoso, o almoço e a dança animada pela Banda da Alegria de XV de Novembro no CTG Porteira da Amizade reuniu um bom público que vieram prestigiar a festa da paróquia e o aniver do Padre Bernardo. Foi um sucesso.

12

Espaço Mulher

Por Eva Vanessa Vieira

Claúdio Mai e esposa Celina

As amigas Emmanuely Vieira e Aline Fritsch

Alcino Puntel e esposa Zima

Mário Camargo e esposa Guilhermina

Cirano Camargo e esposa Scheila

Samuel Redinske e esposa Marcia

Sgt. garcia e esposa Regiane

Adriano Vettorazzi e esposa Eva Marcélia

Belizario N. de camargo e esposa Odilma Carlos Vas e esposa Marlene

Algemiro Vettorazzi e esposa Lurdes

Genésio Pohlmman e esposa Lediane

Depois de muito falarmos de amor, hoje vamos falar um pouco de beleza, sendo este o cuidado com os cabelos. Os cuidados com o cabelo, para que esteja sempre perfeito como quando saímos do cabeleireiro é dispendioso. Existe uma grande variedade de produtos, para hidratar, dar brilho, abrir a cor, mas esses produtos são caros e em tempo de crise são um dos primeiros gastos a ficar de lado. A boa notícia é que existe uma grande variedade de produtos naturais que ajudam a cuidar do seu cabelo. Para evitar as pontas duplas depois de lavar os cabelos, desembarace os fios começando sempre pelas pontas e vá subindo, isso evita a quebra. Não prenda os cabelos enquanto estiverem molhados. Para manter os cabelos hidratados é um dos segredos para evitar as pontas duplas, principalmente se for adepta fiel da escova progressiva, das pinturas, relaxamentos e outros processos químicos. A hidratação impede que as pontas duplas apareçam rapidamente. Use o secador e a chapinha somente quando muito necessário. Antes de começar a secar, passe um protetor nos fios e mantenha o secador com no mínimo 15 centímetros de distância dos cabelos. Em ultimo caso, a melhor solução ainda é cortar os cabelos. Mas existem outras dicas para se livrar delas. A primeira delas é escolher sempre cosméticos de boa qualidade, o shamp e o condicionador devem ser adequados para o seu tipo de cabelo. Dê preferência para os produtos que contenham filtro solar. Os reparadores de silicone são ótimos recursos de emergência, pois formam uma película que protege o fio contra agressões externas. Algumas gotinhas são suficientes para selar as pontas, melhorar a hidratação e o aspecto dos cabelos até a próxima lavagem. Máscara de Iogurte. O iogurte ajuda a combater a queda de cabelo, ao mesmo tempo que hidrata e fortifica. Aplique um iogurte natural no cabelo úmido e use um pente de madeira para espalhar bem. Deixe cerca de 5 minutos e lave. Aplique a máscara 2 vezes por semana.

Alessandro N. Da Costa e esposa

Iolanda Guindani e sobrinho Ricardo

Luiz H. Guarienti e esposa Valéria

Galera curtindo a festa

Máscara de Maionese. A maionese ajuda a nutrir, restaurar e dar brilho ao seu cabelo. Aplique a maionese no cabelo húmido e deixe cerca de 20 minutos. Lave em água abundante. Óleo de Rícino O óleo de rícino é excelente no combate à caspa. Massageie o couro cabeludo com o óleo de rícino antes de se deitar. Enrole uma toalha à volta da cabeça e durma. Lave na manhã seguinte com água morna.

Ermente Fornari, esposa e filha Niziane

Jaciel, Marlete, Lira e Alcídio Dias

Padre Bernardo e amigo da cidade de XVde novembro

D RO G A R I A L I M B E R G E R Compre R$ 20,00 em perfumaria ou R$ 50,00 em medicamentos e concorra á -2 motos, -2 computadores, -1 geladeira, -1 televisão -1 carro 0km Av. Tomas Costa em frente ao hospital Tel. (51) 3765-1168 - Lagoão


Sociais

Pampeano

2ª quinzena de junho de 2011

13

Meu Jeito de ser

Pampeano

José Carlos Kroth e esposa Adriane

Ivonice e filho William

Nome: Aline Aparecida Moura dos Santos Signo: Sagitário Não vivo sem: Minha Família

Luiz Machado e esposa Sonara

Música: Internanacional

Lourenço Torrel e esposa Silvia

Programa de TV: Estrelas Comida: Pizza Time: Internacional Esporte: Futebol Objetivos: Realizar meus sonhos e ser feliz

Joel Pohlmman e esposa Verônica

Luiz Camargo e Luiz Francesquet

Uma Frase: “Pior que lutar por um sonho é ter que admitir que nunca lutou por nada”.

Cooperativa de Eletrificação Centro Jacuí Ltda. - CELETRO Neri Fornari e Geise

Os namorados Fernando e Ândrea

REGULAMENTO Promoção “Coleção Capa Premiada” 1. A Promoção “Coleção Capa Premiada” tem por finalidade a integração social e cultural dos estudantes de escolas que são abastecidas com energia elétrica das redes da CELETRO, com o Projeto Força para a Educação realizado pela Cooperativa através da distribuição de kits escolares desde 1997. 1.1. Somente poderão participar da Promoção aqueles que estejam freqüentando as aulas nessas escolas e que tenham residência com o abastecimento de energia elétrica pelas redes da CELETRO 2. Aquele que apresentar todas as 10 (dez) diferentes capas dos cadernos divulgados no cartaz, os quais foram distribuídos nos kits desde o início do Projeto Força para a Educação receberá uma premiação em dinheiro. 2.1. As capas deverão ser apresentadas nos seus respectivos cadernos os quais tenham sido utilizados impreterivelmente na sala de aula e em boas condições; 2.2. O material poderá ser entregue nos Postos de Atendimento Avançado CELETRO, ou diretamente na sede da Cooperativa. 3. O período de vigência da Promoção “Coleção Capa Premiada” será de 23 de maio a 05 de setembro do ano 2011. 4. A premiação será de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) em moeda nacional, da seguinte forma: 4.1. Até 25 (vinte e cinco) ganhadores, o prêmio será fracionado em porções iguais para cada ganhador; 4.2. Em caso de haver ganhadores em quantidade acima do indicado no item anterior, cada um receberá R$ 200,00 (duzentos reais). 5. O pagamento do prêmio será efetuado no dia 09 de setembro de 2011, no jantar de comemoração do 42º aniversário de fundação da CELETRO, diretamente ao(s) ganhador(es), ou ao(s) respectivo(s) representante(s) legal(is), no caso de ser(em) menor(es), no sentido jurídico do termo; 6. Esta Promoção é de caráter interno da Cooperativa, na sua área de atuação na atividade de eletrificação, em que o(s) ganhadore(s), desde já, autoriza(m) o uso da sua imagem para a divulgação a critério da CELETRO. 6.1. É vedada a participação de qualquer pessoa que tenha vínculo empregatício com a CELETRO ou de seus Conselhos Administrativo e Fiscal, atingindo os seus parentes até o terceiro grau em linha reta ou colateral (bisavô, tio, sobrinho-neto). 7. Os casos omissos serão levados à análise do Conselho de Administração da Cooperativa, que deliberará quanto a sua solução. Cachoeira do Sul, RS, maio de 2011.

Salvador da Motta e tia Beatriz

Os namorados Rodrigo e Scheila

José Benemídio Almeida Presidente

Mauro Monteiro, esposa Andréia e amiga Cristiane

Rainha e Princesas que passaram as faixas para as deste ano

Mercado Camargo &

Loja Natália presentes.

Tudo para seu rancho com os melhores preços. Comprando acima de R$30,00 você concorre a um jogo de panelas uma grelha. Av. Tomas Costa, 427 - Ao lado da rodoviária Lagoão -RS


Pampeano

2 °

Esporte Amador

Ta ç a

N o s s a

L i g a

2ª quinzena de junho de 2011

d e

14

F u t s a l

Confira aqui todas as informações referentes a 2° Taça Nossa Liga de Futsal

2ª Taça Nossa Liga de Futsal Escola Tomás/Sicredi No último sábado foi definido os finalistas das 6 categorias da 2ª Taça Nossa Liga de Futsal Escola Tomás/Sicredi, Na categoria mirim a final será entre Loja Marilesa x Bazar Nadiesca, na categoria infantil a final será entre Penharol x Sana Fashion, na categoria juvenil a final será entre FCBL x Escola Tomás, na categoria feminino será entre Butterfly Gils x Hotel Tradição, já na categoria masculino Série Prata a final será entre Campestre/Gottardi Eletromóveis x Linha Camargo/ Mercado Guarienti, jogão para ver quem decidir quem sobe pra Série Ouro. Já a Série Ouro terá um final inédita entre o atual vice campeão da taça Eletro Souza x Caçador/Padaria Nossa Senhora de Fátima, equipe está que figura pela primeira vez entre os 4 primeiros, com certeza um grande jogo! As finais de todas as categorias acontecerão neste sábado a partir das 17 horas no ginásio da Escola Tomás, com ingressos a R$ 2,00. Lembrando também que na oportunidade serão premiados os melhores goleiros e artilheiros de todas as categorias e também os jogadores destaques da Série Ouro. Não percam!

"O esporte é importante para modernizar nossa visão de mundo, porque socializa a gente, na derrota e na vitória." (Roberto da Matta)


Pampeano

2ª quinzena de junho de 2011

Variedades

Horóscopo dos namorados Tchê!!! Não vai inventar de ir para as lidas antes de dar uma olhada de soslaio no Horóscopo Pampeano. ÁRIES Vivente ! Te acorda que a olada é buena. Dá-lhe boca pro gateado e deixe as coisas correr que tudo vai dar certo. NO AMOR, propício prá um devolteio com o bem-querer a procura de ninho de cavalo.

Receitas da nossa gente

15

Oração das Cavalgadas

Lurdes Vettorazzi (Lagoão)

TOURO Taurino anda cheio que nem salão de baile. O negocio é puxar o freio, pois está atreito arranjar uma baita encomodação. NO AMOR, dê uma adoçada na pessoa amada e campeia uma taipa de açude para um passeio diferente. GÊMEOS Tome cuidado ao encilhar culhudo mal domado. Período favorável prá prosear com os amigos. NO AMOR, quadro que realça dotes de atrair um bom cambicho. CÂNCER Anda mais parado que água de poço. Te mexe vivente ! Os troços não caem do céu. NO AMOR, instável, mas te alembra, que nunca vai faltar um chinelo velho prá um pé torto. LEÃO O chirú ou chinoca andam mais desconfiado do que cavalo torto. Mas tão sujeitos a pegar no bicho. NO AMOR período excelente, pois anda mais faceiro que ganço- novo em taipa de açude. VIRGEM Período em que anda mais apertado do que rato em guampa, porém vai surgir uns pilas de repente para alegrar a peonada. NO AMOR, pode se encontrar com uma velha paixão e uma mala carreada de felicidade. LIBRA Num jogo de sobrancelha, poderá ganha muitas patacas de causar inveja. NO AMOR período em que anda dando sopa, mas vai aparecer alguém arrastando as tamancas por teu lado. ESCORPIÃO Fique na chuleada que pode aparecer uma olada de primeira. NO AMOR anda alvoroçado com um anzol querendo fisgar uma traíra. SAGITÁRIO A lua faz que sua paciência não se esgote. Entretanto poderá fechar aquele negócio de estufar a guaica. NO AMOR, sua sina de andarengo está no fim. Vais ser pealado por uma baita paixão.

RAPADURA DE AMENDOIM COM CHOCOLATE Ingredientes: - 500g de chocolate -1kg de amendoim

Modo de preparo: Derreta chocolate em banho Maria, torre o amendoim e retire a pele. Despeje o amendoim no chocolate já derretido, mecha por um minuto retire do fogo e coloque na forma. Dica: Leve a geladeira por 10 minutos e está pronto para servir.

Patrão Grande das alturas, Dono da estância do céu Humilde, eu tiro o chapéu Pra rezar em reverência E rogar Tua tenência sobre homens e cavalos. Que, no fim somos iguais Nesta Tua criatura, Gota d'água nas lonjuras Das coxilhas siderais. Obrigado, de antemão, Pela força no repecho Seja de grama ou de areia. Protege-nos das peleias Nos dá acostamento. Livra o perigo a contento E faz com que passe reto. Que o chapéu seja um bom teto E, o poncho, meio sustento. Aos companheiros do apoio, Estende a Tua bênção.

Conservem tudo sem comícios Tenham cuidados concretos Para mostrar aos seus netos O sacrifício de épocas passadas Pra se fazer as carreteadas Ancestrais quase analfabetos.

AQUÁRIO Não fiques dando uma de touro, porque touro também se ajoelha. Prepare a rodilha do laço prá não errar o pealo, porque senão a vaca vai pro brejo. NO AMOR, pare de debulhar milho sozinho, tá na hora de aculherar-se a um cambicho.

Antônio Hélvio Ilha

Iberê Moro Machado

V E L H A C A R R E TA

CAPRICÓRNIO Poderá enfrentar um vivente mais metido que piolho em costura. Na Segunda paletada baixe o rebenque, que o diabo se vai à lá cria. NO AMOR, período favorável prá bolear a perna e cevar um mate com o bem-querer.

PEIXE Você nativo pode ganhar uma carreirada só num risco de espora. NO AMOR, sua vida de gegüero está no fim. Vai aparecer um namoro flor de especial e cumelança breve.

Aponta com Tua mão O nosso melhor caminho. Que uma sanga e um matinho Nunca nos falte por diante. Seja o ô-de-casa o bastante Pra conseguirmos o pouso Que nos garanta o repouso Do qual precisa o viajante. No mais, pedimos saúde Que ela nunca é demais Para homens e animais Vencerem esta jornada. E que esta cavalgada De xirús simples, sem luxo, Perpetue o debucho deste povo cavaleiro Que mostra pro mundo inteiro Que GAÚCHO é sempre GAÚCHO. Amém.

Hoje te substituíram por trator Chegada a tecnologia Essa é a nova mania Dos peões mais letrados Às vezes despreparados MINHA VELHA CARRETA

Sofrendo grandes abalos

A saudade do teu rangido

Potência medida em cavalos

Me deixou uma grande lição

E pra causar maior horror

Por isso peço a todo Patrão

Todos escondidos num motor

Que da carreta tem resquícios

Podendo só os bufos escutá-los!


Contra capa

Pampeano

2ª quinzena de junho de 2011

16

Região poderá receber Escolas Técnicas Visando estimular o desenvolvimento regional e microrregional, o Governo gaúcho busca ampliar a rede de ensino técnico e tecnológico no Rio Grande do Sul. Dia 24 de junho após diversos contatos com o ministro da Educação Fernando Haddad, o governador Tarso Genro obteve a confirmação de que o Governo Federal definiu as extensões de institutos federais de educação, ciência e tecnologia (as antigas escolas técnicas federais) no Estado. O assunto foi abordado na reunião do governador com a presidente Dilma Rousseff, ocorrida na quarta-feira (22), em Brasília. "Queremos sintonizar a expansão destes campi com o nosso projeto

de desenvolvimento, criando condições para o crescimento econômico e social de regiões deprimidas do Rio Grande do Sul, como o Alto da Serrado Botucaraí, por exemplo", ressaltou Tarso Genro. O Alto da Serrra do Botucaraí receberá uma destas unidades. O objetivo é instalar as extensões o mais rápido possível para viabilizar a criação de cursos, de forma imediata, que atendam as demandas regionais. O anúncio oficial da expansão dos institutos educacionais federais deve ocorrer nos próximos dias, quando serão apresentados os detalhes das ações. A expectativa é que sejam criadas 120 novas escolas em todo o Brasil.

Edmilson Mello & Jussiê Rodrigues

Grupo da Terceira Idade faz apresentação da dança da quadrilha

Dentre as atrações da festa da do padroeiro de Lagoão, São João Batista estava a apresentação da dança da quadrilha, apresentado pelo grupo da terceira idade de Lagoão. Sob a Coordenação de Emmanuel Peterson Vieira eles fizeram uma bonita apresentação, com direito a traje caipira e tudo mais. Até um casal de noivos caipira tinha. Parabéns a este grupo que sempre está presente nos eventos da região, levando alegria e descontração e muita disposição, afinal dançam e se divertem muito.

A dupla do momento !

Sucesso garantido para o seu evento...

Fone para contato: (051) 3765-1021

Genéricos com até 50% de desconto Faça seu cartão fidelidade, acumule pontos e troque por mercadorias...

Av. Tomás Costa, ao lado do correio. Fone: 3765-1127

Fraldas de todos os tamanhos com ótimos preços

Venha conferir !

COMERCIAL TORREL

Supermercado, com varejo e atacadista de cereais

Venha conferir !!! FONE: 051-3765 1079 Rua Manoel de Oliveira Brito, 968- Lagoão


Jornal Pampeano