Issuu on Google+

São Luiz projeta segundo semestre

Obras na Ponte na Linha 4 já estão em andamento

Cerest realiza segunda etapa do curso de capacitação

Esporte 24

Saúde 9

Rural 7

O REPÓRTER Ano 3 - Nº 276

IJUÍ, SÁBADO, 4 DE DEZEMBRO DE 2010

R$ 1,50

ACI e SPC lançam campanha de incentivo à recuperação de crédito

Geral 16

Comissão encaminha pedido ao Executivo para reformulação de Conselho de Meio Ambiente Política 8

Efetividade nas ações da polícia faz diminuir criminalidade Polícia 27

Projeto de Extensão ajuda alunos e professores na conscientização ambiental

Moradores depositam resíduos em local impróprio no Colonial Bairro 5

Maria Bolacha é a grande atração da festa Samba Rock, que acontece hoje Cultura 20

Meio Ambiente 23

Escolas da rede pública iniciam processo seletivo para cursos técnicos Educação 21 CMYK


2

SÁBADO, 4 de dezembro de 2010

O REPÓRTER

O REPÓRTER

Da Redação

Ballin recebe hornaria da Polícia Civil

Rua 14 de Julho é recuperada

O prefeito Fioravante Ballin recebeu uma condecoração da Polícia Civil, em sua estada em Porto Alegre. Na terça-feira, foram entregues as medalhas de Serviços Relevantes – Tiradentes, da Polícia Civil. A cerimônia aconteceu no Auditório Delegado Cícero do Amaral Viana, no Palácio da Polícia. A honraria - A medalha Tiradentes é uma condecoração concedida àqueles que mantêm ou mantiveram estreitas relações com a Polícia Civil e que, efetivamente, prestaram, na medida de suas possibilidades e atribuições, relevantes serviços à causa policial.

Desde ontem, está sendo realizado o reperfilamento na rua 14 de Julho, serão 12 mil2 que serão recuperados. Os melhoramentos serão realizados da rua São Francisco até a rua Sete de Setembro, atendendo a reivindicação dos motoristas que reclamavam dos buracos naquela via.

Dia Mundial de Luta Contra Aids teve ação interna no Hospital Unimed O Dia Mundial de Luta contra a Aids teve ação interna de sensibilização dos colaboradores do Hospital Unimed nesta quarta-feira, dia 1º de dezembro. Através de painel foram repassadas informações sobre a doença, que matou no ano passado cerca de dois milhões de pessoas no mundo. “A prevenção é a única forma de proteção”, ressalta a enfermeira Dulcinara Maboni, da Comissão Interna de Controle da Infecção Hospitalar. A organização do material envolveu ainda a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi criado para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas.

Resultados da

LOTERIA Dia:

3/12 Horário:18h30

Prêmio

Resultado

0.442

1.036

1.527

6.270

8.898

8.173

Semáforo para pedestres deve ser instalado nos próximos dias

Foi a Assembléia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu a data de 1º de dezembro. A decisão foi

tomada em outubro de 1987. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministro da Saúde.

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial – COREDE-NORC, realizará no dia 09 de dezembro, às 15hs, no Auditório da Sede Acadêmica da FIDENE uma Assembleia Geral para entregar e apresentar o Plano Estratégico da Região Noroeste Colonial aos membros da AG e as lideranças da região que contribuíram no trabalho de elaboração do documento.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) decidiu anular o concurso público para contratação de 6.565 servidores. A estatal vai promover um novo concurso e os candidatos

inscritos no certame anulado receberão de volta o valor da taxa de inscrição, devidamente corrigido.Mais de 1 milhão de pessoas se inscreveram para participar da seleção.

Prefeito encaminha questões sobre o aeroporto na capital gaúcha Em sua estada em Porto Alegre na quinta e sexta-feira, o prefeito Fioravante Ballin, acompanhado do deputado Estadual Gerson Burmann e sua assessoria, manteve vários encontros e audiências em órgãos estaduais e instituições em Porto Alegre. Um dos destaques é a reunião que teve no Departamento Aeroportuário do Estado (DAP), onde conversou com o engenheiro civil

O REPÓRTER

Diretor Administrativo:

E.L. Mânica e Cia Ltda.

Editora Chefe:

CNPJ: 09.475.474/000164

Erthal afirma que agentes de trânsito estarão orientando pedestres e motoristas de veículos sobre a travessia, com o tempo adequado para cada usuário. “Os agentes estarão sempre nos horários necessários, ou seja, a noite. Durante o período de Natal, estaremos operando com o efetivo redobrado para o melhor atendimento à comunidade ijuiense e regional”, assegura . No período, a CT atuará até as 23h auxiliando em todos aqueles pontos das vias onde há uma maior dificuldade de fluxo de veículos.

Correios anulam concurso público e preparam nova seleção para o começo de 2011

COREDE-NORC realiza Assembleia na quarta-feira

Av. David José Martins, 1356 - Ijuí - RS - CEP.: 98700-000 Telefone geral: (55) 3332 2000

A Coordenadoria de Trânsito preocupada com o aumento no fluxo de pessoas no centro da cidade, especialmente no período de Natal, implantará em fase de teste, semáforos para pedestres. Conforme o coordenador da pasta, Ubiratan Erthal os locais contemplados com a novidade serão as faixas de segurança localizadas no cruzamento da rua 15 de Novembro com a rua do Comércio, melhorando a trafegabilidade naquele ponto. A instalação está prevista para o dia 13 de dezembro.

Enzo Luis Mânica

Estefania Vieira Linhares Diagramação: Fábio Lima Deicke

REDAÇÃO Envie sugestões, comentários, críticas e dúvidas para a redação pelo e-mail redacaooreporter@yahoo.com.br; para o endereço Av. David José Martins, 1356, CEP 98700-000, Ijuí, RS; ou pelo telefone (55) 3332 5985.

PARA ANUNCIAR Escreva para comercialoreporter@yahoo .com.br ou pelo telefone (55) 3333 7426. PARA ASSINAR Para receber o jornal O REPÓRTER em casa ligue para (55) 3333 7426

Jorge Tadielo que está acompanhando as obras de cercamento e da casa de passageiros do Aeroporto Municipal João Batista Bós Filho. “Em janeiro iremos encaminhar as demais obras do aeroporto com a nova coordenação do DAP, que são a sinalização, iluminação e alargamento da pista, para as quais os recursos já estarão disponíveis”, diz Ballin.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Impressão: E.L. Mânica e Cia Ltda.


SÁBADO, 4 de dezembro de 2010

O REPÓRTER

O REPÓRTER

3

Da Redação

Sesc oferece programação de férias Para muitas pessoas o fim de ano significa diminuição no ritmo das atividades. Porém, em algumas empresas não é bem isso que acontece. O Sesc é uma destas entidades que, no verão, aumenta seu ritmo de trabalho. Além de atividades sistemáticas que são realizadas durante todo ano, estão projetando para 2011 programações para a comunidade local e também a regional. Em entrevista à Rádio Repórter o gerente do Sesc Ijuí, Ronaldo Soares, falou sobre o calendário de eventos. O que se pode adiantar para a comunidade sobre a programação 2011? Em uma reunião gerencial feita há alguns dias, a nossa palavra chave foi “qualificar”. Além dos diversos projetos que temos nas mais diversas áreas, pretendemos focar nas atividades desenvolvidas e tentar melhorar para o próximo ano. Então vamos qualificar as atividades dos projetos, analisando os já desenvolvidos e tentando melhorá-los. O que podemos adiantar é a criação de uma Casa de Saúde no final de fevereiro. É uma casa normal, mas que tem repartições internas e contam até com mini-auditório. E quanto ao projeto realizado pelo Sesc implantado em Catuípe? Este projeto é pioneiro em nível de Brasil, é a Unidade SESC de Saúde Preventiva. É uma carreta grande com consultórios que dispõe de climatização e são equipados com modernos aparelhos usados no atendimento da

comunidade. Basta apenas procurar a Secretaria de Saúde e retirar ama senha de atendimento, sendo que são mais de mil fichas. Catuípe é o terceiro município no Estado a receber unidade móvel. O lançamento ocorreu no dia 1º e permanecerá até o dia 30 de dezembro. O projeto busca atender aos comerciários, mas, principalmente as pessoas carentes do município, pois alguns moradores me relatavam que sequer sabem se possuem problemas de visão porque nunca consultaram um oftalmologista. Há chances de este projeto contemplar outras cidades da região? Com certeza o projeto permanecerá em andamento, pois quando havia acerto de ela vir ate Catuípe já foram contatadas outras cidades. A previsão é de que a unidade siga à Panambi no começo do ano que vem em janeiro; sendo que logo em seguida passará por Santo Augusto e após isso estará em Porto Alegre. Para se ter uma noção da procura deste serviço, após esta visita ele estará disponível apenas em 2013, devido tamanha a procura.

E quanto à programação de férias, o que esta sendo idealizado? Desde o mês de outubro as inscrições para viagens do Sesc estão abertas inclusive o hotel do Sesc, em Torres já não possui mais vagas. Mas temos ainda um leque muito grande de opções de outros hotéis com valores acessíveis. As pessoas podem retirar o folder no Sesc sem compromisso nenhum; neles então presentes os valores todas as informações necessárias para os interessados. Como estão os projetos de férias para as crianças no Sesc? Na segunda semana de janeiro estamos oferecendo o “Brincando nas Férias”, que provavelmente funcionará durante duas semanas com atividades interessantes de recreação para as crianças. Serão promovidos passeios de caráter educativo. A parte de saúde, como assistência odontológica, por exemplo, tem um número significativo de usuários; a academia também vem funcionando com horário que vai das 7h às 20h sem fechar ao meio dia. Após as duas semanas de atividades oferecidas, o Sesc também entra em recesso. O motivo são as reuniões de capacitação e atualização de conhecimento dos professores. E no dia 29 de dezembro às 21h na Praça da República, acontecerá show com Joca Martins. O evento será uma promoção do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac. Durante a programação acontecerá ainda o sorteio da Campanha “Ijuí Tem Mais”.

Turma de capoeira realiza exame de graduação Na última terça feira, aconteceu na sala dos espelhos o exame para confirmação do recebimento de graduações de capoeira da turma da Cia. Cadagy/Unijuí. O exame consistiu na realização de uma prova prática, onde o aluno demonstra os conhecimentos básicos referentes ao nível de graduação que se encontra. O projeto de capoeira é desenvolvido na Cia. Cadagy/ Unijuí sob a responsabilidade do acadêmico de Educação Física Tiago Muller, que é instrutor de capoeira da Associação de Capoeira Oxósse de Panambi e pelo contra mestre do grupo e professor do curso de Educação Física da Unijuí Paulo Nascimento (Paulinho). O exame realizado faz parte da preparação para o 2º Bati-

zado de Capoeira e troca de cordéis de capoeira que acontece na próxima quinta feira, dia 09 de dezembro às 20h30, na Escola Estadual de Ensino Médio Emil Glitz. Durante o evento 22 alunos irão receber suas graduações

ou trocar as mesmas, passando a um nível maior de conhecimento e responsabilidade dentro do grupo. O batizado contará com a presença do contra mestre Paulino e também de instrutores e professores de toda a região.

URI realiza seleção para Mestrado em Direito O curso de Mestrado em Direito da URI Santo Ângelo, realizou no dia 22 de novembro, a primeira etapa da seleção para ingresso em 2011 referente à prova escrita. Foram selecionados 26 estudantes para as 16 vagas, destinadas a 6ª turma do curso. O processo seletivo é eliminatório por etapa e classificatório por seleção, sendo realizado em duas etapas: a primeira com a prova escrita sobre a obra indicada no edital e a segunda etapa que consiste em entrevista a ser realizada nos dias 6 e 7. O resultado do processo

seletivo será divulgado no dia 13 e as matrículas acontecerão no período de 13 a 17 de dezembro. A seleção do Mestrado está sob a responsabilidade da Comissão formada pelos professores André Leonardo Copetti Santos, Florisbal de Souza Del’ Olmo, João Martins Bertaso, José Alcebíades de Oliveira Junior, Paulo Gröff e Leonel Severo Rocha. O Mestrado em Direito da Universidade, articula-se em torno de duas linhas de pesquisa: Direito e Multiculturalismo e Cidadania e Novas Formas de Solução de Conflito.

Sorteio do Minha Casa Minha Vida foi transferido para março O sorteio das unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida que estava previsto para o dia 11 de dezembro foi transferido. A coordenadora de Habitação, Rosana Tenroller, afirma que a decisão partiu de uma reunião entre o prefeito Fioravante Ballin, o vice-prefeito, Ubirajara Teixeira, Conselho Municipal de Habitação e representante da Caixa Econômica Federal. Conforme Rosana, o sorteio deverá acontecer em março em dia e local a serem definidos.

Bairro Chácaras elegerá nova diretoria A União das Associações de Bairros de Ijuí, UABI, convoca todos os moradores do bairro das Chácaras para escolha na nova diretoria da Associação de Moradores do bairro, que acontecerá amanhã, dia 4 de dezembro de 2010 das 15h às 17h. O local da votação será a casa da atual presidente “Dusa”. Na eleição concorre chapa única, tendo como presidente Neusa Denise Soares Pinto e vice Gracildo Tamiozzo.


4

O REPÓRTER

Editorial Final de ano com obras As obras de recuperação de pontes localizadas no interior do município já iniciaram. Na Linha 4, próximo ao Parque de Exposições Wanderley Burmann está em andamento, porém deve ultrapassar um pouco do prazo estipulado. Já o pedido dos ijuienses de recuperar a rua 14 Julho começa a ser atendido. Ontem durante todo o dia, as equipes trabalharam no local. Os melhoramentos vão da rua São Francisco até a rua Sete de Setembro. ***** Com a não realização da Campanha de Natal dos Correios, a Medianeira Transportes recebem centenas de cartinhas escritas por crianças. A empresa está solicitando para aqueles que desejam colaborar e adotar uma dos pedidos dos pequenos que contate com a empresa. ***** Muitos estudantes aproveitam para além de cursar o Ensino Médio, para realizarem um curso técnico. Alguns são disponibilizados pela rede pública ofertando qualificação profissional aos jovens. ***** O goleiro Vanderlei que retorna ao Gauchão fala sobre o segundo semestre. Isso dá a entender que o São Luiz poderá participar de competições. ***** O município registrou a diminuição no índice de furtos devido ao aumento do efetivo nas ruas e a maior fiscalização por parte da Brigada Militar. Na quarta-feira, será realizada uma formatura no Quartel da BM, que irá marcar o início da Operação Papai Noel. ***** Seguem a discussões sobre a criação de uma Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ). Algumas entidades se demonstram contrárias a sua criação por acharem que não resolverá a situação dos animais. ***** O SPC juntamente coma ACI estão realizando uma Campanha de Recuperação do Crédito. Ela é destinada tanto para os consumidores como para os empresários. Os clientes são estimulados a procurarem as empresas as quais possuem dívidas para renegociá-las. Já os empresários devem ofertar condições para que o débito seja quitado.

OPINIÃO

SÁBADO, 4 de dezembro de 2010

PEC 300, uma votação necessária Instituições fundamentais ao Estado democrático de direito, as polícias civis e militares e o Corpo de Bombeiros têm recebido, ao longo dos anos, tratamento desproporcional à sua importância para a sociedade em termos salariais. Com exceção do Distrito Federal, cujos recursos para a manutenção da área de segurança pública são repassados pela União por meio do Fundo Constitucional do DF, as demais unidades da Federação pagam mal os policiais civis e militares e os bombeiros militares. Para ter uma segurança pública mais eficiente, capaz de enfrentar o crescente fortalecimento do crime organizado, o país precisa ter uma política salarial nacional para essas categorias. A reversão dessa situação passa pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 300, também conhecida como PEC dos Policiais, que estabelece um piso salarial nacional para os policiais civis e militares e bombeiros. A PEC 300 tramita na Câmara dos Deputados desde 2008, onde já foi aprovada em primeiro turno e aguarda votação em segundo turno para ser enviada ao Senado. O impasse em torno da votação da PEC 300 na Câmara mostra, mais uma vez, que os governantes e alguns de seus líderes no legislativo insistem em ignorar as grandes preocupações da sociedade brasileira, que coloca a segurança pública, ao lado da saúde, do emprego e da educação, como áreas fundamentais para investimentos

públicos. A busca de recursos para criar o piso nacional para os policiais militares e civis e bombeiros militares exige dos governantes que repensem os orçamentos públicos. Se houver uma efetiva redução de gastos em setores não essenciais, certamente haverá recursos para investir no homem policial. Enquanto nossos policiais e bombeiros continuarem recebendo baixos salários, a população seguirá refém da violência e do crime organizado. Hoje, o cidadão paga seus impostos, mas não tem contrapartida à altura na área de segurança pública, o que o deixa cada vez mais exposto ao crime. O aumento da eficiência das pol í c i a s t e m re l a ç ã o d i re t a c o m o aparelhamento dessas instituições e com o pagamento de salários dignos aos profissionais da segurança pública. Os policiais civis e militares e bombeiros devem estar voltados exclusivamente às suas atividades. Eles não podem ter que recorrer a um segundo emprego para garantir o seu sustento e o de suas famílias. Isso compromete, em muitos casos, o desempenho de suas funções. Por isso, a Câmara dos Deputados precisa chegar a um consenso sobre a votação da matéria para garantir salários dignos aos policiais militares e civis e bombeiros militares. Dos nossos governantes, espera-se que entendam a necessidade e a urgência da aprovação da PEC 300. Afonso Hamm – Deputado federal pelo PP/RS Artigos para esta página: 2.400 caracteres ou 40 linhas de 60 espaços. Envie para o e-mail redacaooreporter@yahoo.com.br


SÁBADO, 4 de dezembro de 2010

BAIRRO

O REPÓRTER

Por Priscila G. Heldt

Bairro Colonial tem depósito impróprio de resíduos Segundo moradora, situação é precária

M

uitos bairros de Ijuí têm problemas relativos ao desleixo de alguns moradores, que jogam lixo em locais indevidos. No bairro Colonial, além disso, ainda os cachorros atraem a reclamações da vizinhança que, à cerca de quatro meses atrás, procuraram a prefeitura para que fossem tomadas as devidas providências. No bairro reside um operário que recolhe resíduos recicláveis. Ele deposita todo o material recolhido no pátio de sua residência e foi denunciado pelos vizinhos que sentiram amedrontados pela possibilidade de existência de focos do mosquito da dengue. O mesmo recebeu a visita de órgãos da prefeitura que o orientaram sobre os cuidados que deveria ter na armazenagem dos materiais. Segundo uma moradora,

“depois da denúncia a prefeitura veio até aqui, e agora eles vem toda semana para ver se ele está tomando cuidado com o manuseio dos resíduos”. A mesma moradora, ainda reclama de um local, na entrada do bairro, que serve como depósito de lixo. Ela comenta que “a sujeira que colocam ali, na maioria das vezes nem é dos moradores do bairro, é o pessoal do Centro que traz o lixo e deixa por aí, porque é afastado deles. De vez em quando, eles queimam para diminuir o monte”. Vale lembrar que a coleta, naquela comunidade, acontece duas vezes por semana; nas quartas-feiras e sábados. Referente aos cachorros, eles continuam perambulando nas redondezas, causando irritação e incômodo. A moradora Nelci Horst relata que “os animais no bairro são um grande problema há muito tempo, e ainda não foi solucionado pela prefeitura”.

izinhos temem incidência de focos do mosquito da dengue

CMYK

5


6

O REPÓRTER

SÁBADO, 4 de dezembro de 2010

ECONOMIA Por Jonas Palharini

IPVA já pode ser quitado na segunda quinzena de dezembro Secretaria da Fazenda do Estado divulgou o calendário de pagamento do imposto

A

Secretaria da Fazenda divulgou o calendário de pagamento do IPVA 2011. O imposto pode ser quitado a partir do dia 16 deste mês. Os descontos concedidos variam de acordo com a data e forma de pagamento. Também há desconto para o bom motorista, ou seja, que não teve multa entre novembro de 2009 e outubro de 2010.

Neste caso, o abatimento é de 10%. Já para quem não levou multa nos últimos dois anos, entre novembro de 2008 e outubro de 2010, o desconto é de 15%. Este ano, o desconto para que não levou multas foi concedido para 48% dos motoristas. Em 2011, a projeção é que esse índice caia para 42%. A Secretaria da Fazenda esclarece que primeiro é feito o desconto do bom motorista e depois o desconto sobre a data e forma de pagamento. O pagamento do IPVA em até três vezes também recebe desconto, que varia com a data de pagamento de cada

parcela. Para quem parcelar em mais de três vezes, não há desconto e a data varia conforme a numeração final da placa do veículo. Placas com final 1, 2 ou 3 pagam em abril. Com final 4, 5 ou 6 pagam em maio. Para os finais 7 ou 8 o pagamento é em junho. Já para placas com final 9 e 0 devem fazer o pagamento em julho. Este ano, além do Banrisul e do Bradesco, o pagamento pode ser feito no Sicredi e no Banco do Brasil (apenas para clientes). As cartas, que chegarão nas residências dos motoristas

a partir da próxima semana, não trarão o valor do seguro obrigatório, já que a Secretaria da Fazenda ainda não possui os dados da seguradora que administra o tributo. O Estado espera que até o dia do pagamento esse valor já esteja disponível no sistema bancário. Junto, o contribuinte poderá pagar o valor do licenciamento. A estimativa atual da frota de veículos no Estado é de 4,62 Até 03/01/2011 Até 31/01/2011 Até 28/02/2011 Até 31/03/2011

TABELA 10,3% 3% 2% 1%

milhões. Com isso, a arrecadação do IPVA deve ficar em torno de R$ 1,5 bilhão. Segundo a Secretaria da Fazenda, 67% da frota paga IPVA. O restante está incluído em categorias de isenção, que vale para carros mais antigos (com mais de 20 anos) ou deficientes físicos, por exemplo. Em função da desvalorização média dos carros em relação ao último ano, o IPVA 2011 será 6,37% menor. DE 19,8%* 12,7%* 11,8%* 10,9%*

DESCONTOS 24,5%** 17,5%** 16,7%** 15,8%**

Banco Central muda regras para financiamento de carros O Banco Central (BC) informou que nas operações de financiamento de veículos com prazo superior a 60 meses, independentemente do valor da entrada dada pelo cliente, valerá a nova regra de requerimento de capital, anunciada ontem pela instituição, com o fator de

ponderação de risco (FPR) de 150%. Por essa regra, os bancos têm de reservar para cada R$ 100,00 de crédito R$ 16,50 de capital. O Banco Central explicou que essa regra foi moldada a partir da avaliação de que há um aumento de risco de inadimplência nas

operações de crédito com prazo mais longo. No caso especificamente de veículos, há um problema de descasamento ao longo do tempo, entre o valor da garantia (o próprio veículo) e o valor do saldo devedor, o que torna mais arriscado as operações de longo prazo.

Prof. Dr. Argemiro Luís Brum

TENDÊNCIAS INFLAÇÃO DISPARA O fato de o governo ter continuado a gerar as condições para um consumo mais aquecido, somado ao novo aumento mundial no preço de muitas commodities agrícolas e a uma decisão de não mais aumentar a taxa de juros (Selic), em função das eleições, começa a cobrar seu preço sobre a economia nacional. A inflação termina o ano em alta significativa! O IGP-M de novembro atingiu a 1,45%, acumulando no ano 10,56%. Pela primeira vez, desde meados de 2008, assistimos a este índice superar os 10% no acumulado anual. E o pior ainda é que até julho deste ano o acumulado de 12 meses chegava a 5,79%, enquanto agora em novembro o mesmo alcança 10,27%. Ou seja, a inflação acumulada praticamente dobrou em quatro meses! Já o IPCA para 2010 está agora projetado em 5,72%, superando em 27,1% a meta inflacionária oficial, que é de 4,5% para este ano. E o pior, mais uma vez, é que para 2011 a projeção aponta para 5,2%, enquanto a meta permanece em 4,5%. Desde 2005, será a segunda inflação anual mais

(CEEMA/DECon/UNIJUÍ

elevada. Tal realidade obriga o governo a partir, mais uma vez, para o aumento na taxa básica de juros (Selic). Se a mesma não for realizada já nesta reunião de dezembro do Copom (última do atual mandato), e que inicialmente não está prevista, obrigatoriamente terá que ser feita na primeira reunião do Copom sob novo governo e presidência do Banco Central. A dúvida que paira, nesse momento, é se o novo titular do BC terá força política para realizar o que é necessário, diante de um contexto de novos ministros que, até o momento, não se preocuparam em conter o gasto público. No curto prazo, não há realmente outra solução. Ou aumenta-se o juro, freando o aumento de preços, ou um dos pilares do tripé que sustentou a estabilidade da economia continuará a fazer água perigosamente, comprometendo rapidamente nossa capacidade de resistência, até aqui positiva, diante da crise mundial, e mesmo para os anos futuros. 2011 SERÁ DE ARROCHO A julgar pelas projeções até aqui realizadas pelo mercado,

e pela necessidade de aumento no juro básico, está cada vez mais evidente que o próximo ano será de freada geral na economia. Além da Selic se elevar dos atuais 10,75% para, pelo menos, 12,75% ao ano, o mercado estima que o PIB nacional ficará em apenas 4,5% contra 7,6% neste ano. Isso deverá gerar desemprego parcial, que tende a atingir uma classe trabalhadora que está fortemente endividada, gerando uma inadimplência previsível já há alguns meses. Não é por nada que, sentindo as dificuldades, a população pretende usar boa parte do 13º deste ano para saldar dívidas e recuperar o crédito. Tomará que o chamado “décimo” seja suficiente, pois senão 2011 trará problemas para muitos. Além disso, o mercado não projeta grandes melhorias cambiais, as quais poderiam favorecer as exportações. O câmbio está sendo projetado em R$ 1,75 para o final do próximo ano. Com isso, a balança comercial verá seu superávit recuar de metade, passando de US$ 16 bilhões neste ano para apenas US$ 8 bilhões em 2011. Enfim, o déficit na conta corrente chegaria a US$ 68,1

bilhões, após US$ 50 bilhões em 2010. Ou seja, um aumento de significativos 36,2% em um ano! Para se ter uma ideia do desastre, entre 2003 e 2007 esta balança acusou saldo positivo e, desde 1995, quando o Plano Real passou a vigorar efetivamente o pior resultado obtido nesta balança havia sido de US$ 33,4 bilhões em 1998. Não é por nada que até mesmo o ministro Mantega, reconduzido ao Ministério da Fazenda, muda o discurso e prega austeridade nos gastos públicos para o próximo ano. Na verdade, não há muita saída, já que a herança do governo Lula, neste aspecto, é amarga e de difícil digestão. Ou se arrocha ou estoura a economia! O tempo do abuso nos gastos e das benesses, tendo como pano de fundo a crise mundial, passou! Começa o tempo de a sociedade pagar a conta, como se previa. Quanto mais cedo começar o ajuste, mais chance teremos de corrigir a rota com menos custos sociais. BALANÇA COMERCIAL CONFIRMA RECUO Passados 11 meses do

ano, os números do comércio exterior brasileiro indicam efetivamente que teremos um importante recuo no saldo comercial. Atualmente o mesmo está em US$ 14,93 bilhões (até um pouco mais elevado do que se previa em meados do ano), porém, mesmo assim 35,4% abaixo do saldo registrado na mesma época do ano passado. E isso que 2009 foi um dos anos mais recessivos das últimas décadas na economia mundial! Nesse contexto, as exportações registram US$ 181 bilhões, com aumento de 30,7% sobre o ano anterior, porém, as importações disparam para US$ 166,06 bilhões nos primeiros 11 meses do ano, acusando um crescimento de 43,9% sobre o mesmo período de 2009. Nesse contexto, perdem os exportadores nacionais e perdem as empresas brasileiras voltadas ao mercado interno, pois se veem confrontadas a uma concorrência de produtos importados cada vez maior e a bons preços. E a tendência cambial, pelo menos por enquanto, não indica melhoria nesse quadro para 2011, como ficou evidente no comentário anterior.


SÁBADO, 4 de dezembro de 2010

RURAL

O REPÓRTER

7

Por Estefania Vieira Linhares

Secretaria intensifica trabalho no interior A Secretaria de Desenvolvimento Rural está realizando ações de melhoramentos de estradas no interior e recuperando pontes

A

Secretaria atualmente conta com duas equipes trabalhando nas estradas. O secretário de Desenvolvimento Rural, Julio Gabbi relatou que “na Linha 11 Norte, estamos trabalhando no cascalho, no Capão Bonito onde que liga a estrada, Ijuí com Catuípe, também está se colocando cascalho, dando mais facilidade ao acesso”. A Secretaria está acompanhando as obras de construção de duas pontes, uma na Linha 6 e outra na Linha 4, no

Rio Potiribú. Nesse último, as afundações já estão prontas. As outras duas pontes devem ser trabalhadas a partir do dia 10. Nesse caso, será utilizado pré-moldado, sendo que as partes a serem montadas estão a caminho. Na segunda-feira, a empresa de Passo Fundo que é vencedora dos 63mil metros cúbicos de cascalho, que possui a ordem de serviço, deve estar chegando com os caminhões para transporte. O trabalho não irá parar nos meses de janeiro, fevereiro e março, mesmo sendo período de férias. As vias estarão em boas condições para a safra, informou Gabbi. Os quatro operadores de máquinas não devem entrar em férias até concluir o trabalho nas vias. Ele lembrou que a execução dos trabalhos depende das condições meteo-

Ponte da Linha 4 será concluída em 50 dias rológicas. “Embora que gostaríamos que a chuva fosse regular. Tivemos um inverno com bastantes chuvas e pouco se pode fazer, agora temos que correr atrás do prejuízo”, analisa o secretário de Desenvolvimento Rural. Para atender a demanda está previsto o aumento nas

horas de serviço. A Ponte da Linha 4, próxima ao Parque de Exposições Wanderley Burmann tem o prazo de conclusão de 50 dias. Porém, o secretário acredita que poderá se estender alguns dias do prazo. “Por ser uma estrutura grande e o tempo de secagem

desse material que é tudo feito no local, por exemplo, a afundação, os pilares do meio ficam dentro da água, e até que secarem tem que continuar trabalhando”, explica. O interessante que a empresa que está com o trabalho também esta com pressa, mas o Poder Executivo irá acompanhar tudo o que está programado e orçado. Já as equipes das águas estão todas trabalhando. Foi concluída uma rede na Boca da Picada que beneficiou 30 moradores. A perspectiva é que até o dia 15 sejam contempladas mais 40 famílias. Gabbi informou ainda que “estamos trabalhando com quatro máquinas, sendo que duas equipes estão na Linha Norte, no Distrito de Chorão e na comunidade 21 de Abril, para tentar concluir essa rede de água antes do final do ano”.

Comitiva da região em missão institucional na Itália A comitiva gaúcha que se encontra na Itália relata os dois primeiros dias de formação sobre os distritos industriais italianos, em Conegliano, na Região do Vêneto. A comitiva sulamericana se integrou na segunda-feira à equipe italiana, para avançar no Projeto Coesão Social através do Fortalecimento das Cadeias Produtivas (Cocap). São representantes do Brasil, Paraguai, Argentina e Itália. Pelo Brasil, participam da missão uma equipe da Serra Gaúcha, que está desenvolvendo atividades na cadeia produtiva do vinho e enogastronomia, além de uma equipe da Região Noroeste, pela cadeia do leite. Integram

o grupo de brasileiros, ainda, Carlos Alberto Hundertmarker, diretor da Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai); Sandra Schaeffer, diretora de Relações Internacionais do governo gaúcho; a deputada Zilá Breitenbach; e Janice Tereza Rota, diretora da Câmara e Comércio Italiana do RS. A professora do Curso de Administração da Unijuí, Lucinéia Woitchunas, e Luís Juliani, ambos especialistas do Projeto Cocap, além de Neimar Peroni, da Emater e Valmir de Quadros, representando o Poder Executivo de Ijuí e o Curso de Agronomia da Universidade, participaram de um conjunto de palestras nos dias 29 e 30

de novembro, em Conegliano (Itália). Dentre as questões tratadas, se destacou a criação e evolução dos distritos industriais italianos, em especial o caso de Vêneto, contemplando aspectos como a economia e modelo de especialização, as formas de agregação das empresas e das micro e pequenas empresas, no caso os “clusters”, que são distritos e redes de empresas. Segundo Lucinéia, nestes dois primeiros dias as comitivas também conheceram o Instituto Enológico de Conegliano e a Enoteca Veneta. No caso do Instituto Enológico, foi a primeira escola de enologia criada na Itália, e que hoje

DO ÓCIO AO NEGAÓCIO

APROVADO O PROJETO DE PARTILHA DOS ROYALTIES DO PRÉ-SAL A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quinta-feira (2) a reinclusão da partilha de royalties entre todos os Estados e municípios no projeto do pré-sal. Os deputados aprovaram também o projeto do marco regulatório que cria o Fundo Social e institui o modelo de partilha de todo o petróleo produzido no país. O projeto vai agora para sanção presidencial, mas a expectativa dos parlamentares da base governista é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vete a questão dos royalties. O projeto prevê que os royalties e participações especiais da exploração de petróleo destinadas aos Estados e municípios produtores sejam agora distribuídos entre todos os

mantém um laboratório de química enológica e outro de microbiologia do vinho, este último em convênio com a Universidade de Padova, que é referência nacional. O grupo de ijuienses continuará a formação em Veneza (Itália) até hojepara conhecer, também, as políticas públicas e formas de financiamento como apoio aos distritos industriais, entre outras.

Indicadores Rurais Soja....R$ 43,00 Milho..R$ 22,00

Valores cotados em 03/12

Roberto Macagnan robertomacagnan@hotmail.com Estados e municípios, segundo as regras do fundo de participação. O projeto estabelece que a União compense as perdas de milhões de reais de arrecadação que teriam os Estados e municípios produtores, como Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ou seja, os deputados e senadores contemplaram todos os estados e municípios do país e passaram a “conta” para o governo federal. AUMENTA A EXPECTATIVA DE VIDA O IBGE divulgou, na quarta feira, a expectativa de vida dos brasileiros. Segundo o instituto, com base em dados levantados pelo PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, ao nascerem os brasileiros viverão, em média, 73,2 anos, contra os 72,9 anos do último estudo, realizado a partir

dos dados de 2008. Apesar de todos os riscos de morte que a população enfrenta, estamos vivendo cada vez mais. Em 50 anos, a expectativa de vida no Brasil aumentou 18,6 anos. Em 1960, a expectativa de vida era de 54,6 anos. Esses dados referem-se ao Brasil como um todo, porém, existem diferenças importantes entre os estados da Federação. O Distrito Federal e Santa Catarina dividem a primeira posição, com 75,8 anos. O Rio Grande do Sul ocupa a terceira posição, com 75,5 anos. Alagoas é o estado brasileiro com a menor expectativa de vida, com 67,6 anos. Outra diferença importante é entre os gêneros. As mulheres vivem, em média, bem mais do que os homens. No DF, por exemplo, o homem tem expectativa de viver 72,2 anos e a mulher 79,6 anos (7,4 anos a mais). No Rio Grande do Sul, o

homem tem expectativa de viver 71,9 anos e a mulher 79,3 anos (7,4 anos a mais). Esses dados influenciam no cálculo do Valor Previdenciário para os trabalhadores que irão se aposentar a partir de hoje. Como o Fator Previdenciário considera a expectativa de vida no seu cálculo, os trabalhadores terão que trabalhar por um período maior se quiser se aposentar com os valores mais significativos. PENSANDO Quando os leitores de “O Repórter” estiverem lendo esta coluna, estarei viajando em férias, rumo a Ushuaia - Terra do Fogo - na Argentina. Criei um Blog para divulgar informações e fotografias da viagem: www. macagnanushuaia. blogspot.com. Até a volta!


8

POLÍTICA

O REPÓRTER

SÁBADO, 4 de dezembro de 2010

Por Estefania Vieira Linhares

Sociedade civil se mobiliza por agenda para direito dos animais em Ijuí Entidades acreditam que Lei da Unidade de Vigilância em Zoonoses não é solução

E

m nova reunião para debater a Lei que tramita na Câmara de Vereadores e que trata da criação de uma Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), no município, a Comissão de Políticas Públicas da Câmara, presidida pela vereadora Rosane Simon (PCdoB), buscou construir uma agenda de consenso entre as entidades e o Executivo referente a questão do direito dos animais e da estrutura do Canil Municipal. Apesar da ausência de algumas entidades convidadas e principalmente de um representante do Governo Municipal, houve avanços significativos nesta etapa. A vereadora Rosane argumentou que “saímos com o consenso de que, mais cedo ou mais tarde, a prefeitura terá que tratar desta questão, até porque, uma série de normatizações, regulamentações e leis estão

impondo ações definitivas que estão além do controle de zoonoses, como prevê o projeto atual, mas que englobam a totalidade do problema. E ai precisamos incluir o controle populacional com ações de castração e chipagem dos animais e também ações educativas que promovam a posse responsável, campanhas de adoção e de conscientização da sociedade sobre o direito animal”. As entidades presentes lamentaram a ausência do Executivo, já que foi definido na reunião anterior que elas trariam suas propostas sistematizadas para apresentarem aos presentes nesta etapa. Para Dulci Matte, da AAAI (Associação dos Amigos dos Animais de Ijuí) é necessário produzir uma legislação ampla na qual novos projetos possam ser agregados. “Além da legislação, precisamos de uma estrutura que nos possibilite qualificar e ampliar as ações”, afirmou. Já Marlova Klohn, da APV (Associação dos Protetores da Vida), entende que qualquer ação deve ser a partir da cria-

Entre os encaminhamentos propostos está a reestruturação do Conselho de Meio Ambiente ção de uma estrutura física. prefeito. “Vamos marcar uma Ela ressaltou que “o Canil não reunião no gabinete executivo, existe. Do jeito que está não é com os vereadores e as entipossível realizar, dentro das dades, para construirmos um normatizações existentes, ne- projeto conjunto, porque vejo nhuma ação de castração, por que vocês nos trouxeram muiexemplo. Precisamos primeiro tas informações importantes”, criar uma infraestrutura, que sugeriu. seja adequada a legislação e A iniciativa de se reativar o partir dela criar projetos de Fórum de Saúde e Bem Estar controle da população, de con- Animal foi reavaliada. Como trole de zoonoses e também sugestão, as entidades pedieducativos”. ram que, a fim de fortalecer O vereador Rubem Carlos a causa, o tema fosse estrutuJagmin sugeriu que uma Co- rado dentro do Conselho de missão fosse conversar com o Meio Ambiente, agregando as

entidades relativas ao tema neste conselho. Como encaminhamentos, além de solicitar ao executivo a reestruturação do Conselho de Meio Ambiente, abrindo espaço para as entidades que tratam do direito dos animais, será marcada uma audiência com o prefeito para solicitar a retirada do projeto da UVZ de tramitação e a construção de uma agenda conjunta entre governos e entidades para a construção de um projeto mais amplo e abrangente. “Tivemos uma reunião muito positiva e estamos avançando de maneira muito clara e propositiva. A sociedade civil, representada pelas entidades, e a câmara de vereadores construíram um consenso que compreende as limitações fisico-financeiras do município, mas que propõe uma agenda para avançarmos nesta questão. Dependemos obviamente da vontade política do executivo municipal em ampliar este debate, mas tenho a certeza que o prefeito nos dará apoio e será nosso parceiro”, concluiu a vereadora Rosane Simon.

Busnello esteve reunido com AGERGS tratando assuntos sobre a Rodoviária O vereador César Busnello (PSB) esteve reunido na quinta-feira com o diretor da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (AGERGS), Ricardo Pereira da Silva. A Agência é responsável por regulamentar os serviços públicos do Rio Grande do Sul, principalmente no que se refere à qualidade. Durante o encontro, o vereador obteve informações sobre os encaminhamentos que foram dados em relação à Estação Rodoviária de Ijuí. O diretor informou que foi

realizada uma reunião com a responsável pela rodoviária, no dia 8 de novembro, que contou com a presença da diretora da AGERGS, Luciana Carvalho e técnico da AGERGS Francisco Araújo. Conforme relato de Busnello “foi constatado, nos itens que foram levantados na vistoria, em 2008, em que a rodoviária obteve 54% do cumprimento dos índices. Com isso, já não vinha cumprindo as normas estabelecidas. Segundo o Ricardo Pereira essa porcentagem de 54% que mede o índice de estruturas físicas

Vereador é informado de encaminhamentos dados pela AGERGS das estações rodoviárias”. Entre os apontamentos daEsse percentual é considerado dos está à falta de bebedouros, insuficiente. acesso ao bar e restaurante,

lavatório do fraldário, área de espera inadequada, problemas nos assentos na sala de espera, problemas de ventilação e número mínimo de lavatórios nos sanitários. “A representante da rodoviária se comprometeu a solucionar os problemas, que são mínimos e foram elencados”, frisou o vereador. A AGERGS solicitou um prazo para que fossem realizadas as melhorias. Para Busnello, isso é um resultado positivo após os apontamentos realizados, as melhorias que serão realizadas, agora somente cabem fiscalizar.


SÁBADO, 4 de dezembro de 2010

SAÚDE

O REPÓRTER

9

Por Drica Morais

Cerest investe cerca de R$120 mil em capacitação O recurso foi aplicado em um curso, destinado aos fiscais sanitários e responsáveis municipais pela saúde do trabalhador

D

esde o ano passado, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) tem investido alto na capacitação de fiscais sanitários e responsáveis municipais pela saúde dos trabalhadores. No primeiro curso desenvolvido, para se ter uma ideia, foram aplicados R$120 mil. “Este total incluí a compra de materiais, a despesa com locomoção e o pagamento de instrutores. Os participantes, no caso, não tiveram despesa alguma”, explica Rubens Korb, coordenador do Cerest. Segundo ele, a capacitação envolveu cerca de 140 pessoas, oriundas de quatro coordenadorias: Ijuí, Santo Ângelo, Santa Rosa e Cruz Alta. Até o final de 2009, foram trabalhados diversos assuntos em sala de aula, como o processo de adoecimento, noções de epidemiologia e questões jurídicas. “Tudo o que envolve a saúde do trabalhador foi debatido entre os participantes. Mas acabamos percebendo, por fim, que as aulas ficaram teóricas demais”, lembra Rubens. Durante os seis primeiros meses de 2010, a equipe do Cerest avaliou as ações daqueles que participaram do curso. E, infelizmente, os resultados foram negativos. “Através da notificação dos municípios sobre acidentes e agravos de saúde do trabalho,

descobrimos que houve uma melhora de apenas 10%. E isso nos preocupou bastante”, conta o coordenador. Os participantes que obtiveram 75% de aproveitamento foram, então, chamados para uma nova conversa. E todos apontaram que não sabiam como agir e que sentiam falta de aulas práticas. Uma nova etapa do curso Nesta semana, de quarta à sexta-feira, fiscais sanitários e responsáveis municipais pela saúde do trabalhador estiveram na cidade, com o intuito de realizar visitas em empresas e conferir, de perto, como deve agir um profissional da área. “Eles ainda não têm o cuidado de verificar se as pessoas estão trabalhando de forma adequada. Por exemplo: um fiscal chega numa empresa, confere como está sendo feita a maionese e realiza um relatório. Mas não percebe se algum funcionário está trabalhando de forma prejudicial”, frisa Rubens. O objetivo do Cerest é despertar em cada fiscal um olhar mais atento em cada vigilância. Como isso pode ajudar os trabalhadores? Basta analisar o que ocorreu na ExpoIjuí/ Fenadi neste ano. A equipe do

Segundo Rubens, a ideia é capacitar pelo menos uma pessoa em cada um dos 80 municípios Centro compareceu no parque, estava quente, optou por deiantes de iniciar as atividades, xar a manga da blusa dobrada. para fiscalizar as ações dos Mas isso não justifica, afinal, operários. Todas as atividades ele tinha a função, o direito, irregulares foram comunicadas de orientá-la”, diz. O Cerest aos responsáveis, e impedidas atende 80 municípios. Com o de serem executadas. “Por fim, curso, pretende deixar pelo tivemos apenas um acidente menos uma pessoa capacitada durante o evento, contra 18 em cada cidade, sabendo as do ano passado”, comemora principais funções do Centro: o coordenador. Apenas uma vigiar e proteger. senhora sofreu queimaduras ao levantar a tampa da Projetos para 2011 panela, porque não estava usando nenhuma proteção. Grandes projetos serão rea“O responsável disse que ela lizados no próximo ano, segunquis usar um protetor e, como do Rubens, e beneficiarão os

80 municípios de abrangência do Cerest. A sede, por exemplo, já está sendo ampliada para receber, em breve, um Centro de Telediagnóstico. O curso terá continuidade, assim como o projeto de agrotóxico. “Mais do que avaliar e vigiar os trabalhadores, nós queremos propor políticas públicas a fim de promover a proteção”, ressalta o coordenador. Quando se investe R$1 em saúde pública no Brasil, economiza-se R$6, porque a morte e os acidentes têm valores altos, que podem ultrapassar R$230 mil.

CMYK


10

HISTÓRIA

O REPÓRTER

SÁBADO, 4 de dezembro de 2010

Ademar Campos Bindé

O centenário de nascimento de um mestre das f inanças públicas O personagem da nossa história de hoje já ocupou esta página de reminiscências na nossa edição de 3 de julho último. Porém, como neste 5 de dezembro transcorre o centenário de seu nascimento, achamos por justiça de que ele merecia ser novamente lembrado, por tudo o que ele representou no contexto histórico do município de Ijuí. Seu nome: Ademar Porto Alegre

N

a vida pública do nosso município, sem favor nenhum, Ademar Porto Alegre aparece não apenas como uma de suas figuras mais proeminentes, mas também merece ser apontado como exemplo, especialmente àqueles que são chamados a exercer cargos públicos nos mais diversos setores. Nesse sentido, bastaria lembrar que Ademar Porto Alegre, pela sua conduta retilínea, por mais de 25 anos, foi responsável pelas finanças municipais nas administrações de seis prefeitos de Ijuí. Com a idade de 22 anos, no dia 3 de abril de 1933, ele ingressou nos quadros da Prefeitura Municipal, vindo a se tornar o principal gestor das finanças do município. Foi admitido pelo então prefeito Antônio Soares de Barros, o coronel Dico, no cargo de auxiliar de escrita da Tesouraria. No ano seguinte passou a escriturário da Tesouraria, na época em que Chrysanto Gonçalves Leite era o contador. Desde 23 de abril de 1938 passou a exercer o cargo de contador, sendo nomeado oficialmente para essas funções pelo prefeito Emílio Martins Bührer, no dia 13 de janeiro de 1939. Continuou como principal responsável pelas finanças públicas do município de Ijuí nas administrações que se sucederam dos prefeitos Álvaro de Carvalho Nicofé, Antônio Setembrino Lopes, Joaquim Porto Villanova, Ruben Kessler da Silva e Lothar Friedrich, mesmo pertencendo, em alguns períodos, a partido político que não era o mesmo dos chefes do Executivo, como nos casos dos dois últimos citados. Ademar Porto Alegre formou-se em contabilidade pela

Escola Técnica de Comércio Ijuí, dirigida pelo professor Guilherme Clemente Köhler. Depois, na mesma escola, foi professor de contabilidade pública. Graças aos seus conhecimentos nessa área, granjeou reputação além das fronteiras do município de Ijuí, fazendo com que, seguidamente, fosse requisitado para prestar assistência técnica, contábil e financeira para várias Prefeituras do Estado. Além de sua atuação na área financeira, ele foi chamado, em determinadas ocasiões, para auxiliar em outros setores da Prefeitura Municipal de Ijuí. Por exemplo, através da portaria nº 414, de 8 de junho de 1949, foi designado pelo prefeito Joaquim Porto Villanova para responder, interinamente, pelo expediente da Secção dos Serviços Industriais. Essa interinidade se prolongou por quase dois anos, pois somente em 10 de maio de 1951, pela portaria nº 611, assinada pelo mesmo prefeito Villanova, ele “foi desincumbido” de responder pelo expediente daquela secção. Ademar Porto Alegre permaneceu nas funções de contador da municipalidade até a sua aposentadoria, através de ato assinado pelo prefeito Lothar Friedrich, em 28 de dezembro de 1959. Na ocasião, ele recebeu do chefe do Executivo o seguinte voto de louvor: “Ao conceder a V. Sª. a recompensa da aposentadoria, por tempo de serviço ao Poder Público, venho mais uma vez expressar meus agradecimentos pela colaboração espontânea prestada ao Executivo Municipal, especialmente no decurso deste quatriênio. Exemplos como o de V. Sª. elevam o conceito do funcionário, mormente numa época em que a lei do menor esforço

Foto: Acervo particular

dos Funcionários Públicos, Bancários e Contabilistas de Ijuí. Em 5 de fevereiro de 1960, já aposentado do serviço público, foi nomeado pelo então prefeito Beno Orlando Burmann, para presidente da Caixa de Pensões e Auxílios dos Servidores Municipais de Ijuí – Cepasmi. Ademar Porto Alegre teve também destacada participação no futebol ijuiense, onde era mais conhecido pelo apelido de Dema. Na década dos anos 1930 defendeu as cores do Grêmio Foot-Ball Ijuhyense, do Sport Club 19 de Outubro, do Clube Atlético Ijuiense e do Grêmio Literário e Esportivo Ijuiense, onde encerrou sua carreira no início dos anos 1940. Foi também diretor de estatística da Liga Atlética Ijuiense, fundada em 1937 e, depois, tesoureiro e membro do Conselho Fiscal da Liga Ijuiense de Futebol. Natural de Ijuí, onde nasceu a 5 de dezembro de 1910, ele era filho de Alcebiades Porto Alegre e de Celina Coelho Netto Porto Alegre. Era casado com Noracy Lütz Diniz, de cujo matrimônio nasceram as filhas Claudete, casada com Albino Tomazi Filho, e Iara, casada com Joaquim Ozório Bohrer. Ademar Porto Alegre faleceu no dia 3 de julho de 1964, alcançando a idade de 53 anos, seis meses e três dias.

Ademar Porto Alegre completaria 100 anos de idade neste 5 de dezembro substitui em larga escala o do de 1956 a 1959. Neste últisenso de responsabilidade e o mo ano concorreu novamencumprimento do dever. É pois te, sempre pela legenda do com redobrada satisfação que PTB, ficando como suplente, decreto hoje a sua aposentado- mas tendo oportunidade de ria, por tempo de serviço, por assumir, algumas vezes, uma considerá-la justa recompensa cadeira na Câmara Municipal. Ele foi, ainda, um dos fundo seu esforço, no desempenho das diversas funções que dadores e primeiro presidente exerceu, como funcionário do da Cooperativa de Consumo município”. A par de suas atividades como funcionário público, ele teve também ativa participação na vida política do município. Nas eleições de 1º de novembro de 1951, foi eleito vereador pela legenda do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, exercendo seu mandato na Câmara Municipal no período de 1952 a 1955. Durante esses quatro anos foi eleito, sucessivamente, para presidente da Câmara de Vereadores, em cujas funções teve oportunidade de assumir, Esta foto que nos foi gentilmente cedida pelo nosso amigo Léo Hoffmann mostra interinamente, a chefia do um ângulo da cidade de Ijuí, provavelmente tirada nos últimos anos da década de Executivo Municipal, quando 1930, próxima da esquina das ruas 19 de Outubro e Avenida 21 de Abril. A seta 1 de eventuais afastamentos do indica a antiga casa comercial de Oyntho Carlos Barriquello, pai de Décio Barriquello. então prefeito Ruben Kessler Esse prédio ainda existe até hoje. A seta 2 era a residência da Família Strapazon, da Silva, que era do Partido aparecendo do lado o chamado campinho dos Strapazon, onde se revelaram vários Social Democrático – PSD. Em craques para o futebol de Ijuí, entre os quais lembramos Rodolfo Hess (Pelego), Está1955, Ademar Porto Alegre foi cio Vieira Martins e Juvenal Braz. Dessa turma também pertencia o Sady Strapazon reeleito para novo mandato no que, apesar de sua deficiência física, jogava como goleiro ou zagueiro. Legislativo ijuiense, no perío-

Ijuí de antigamente


SÁBADO, 4 de dezembro de 2010

GERAL

O REPÓRTER

11

Da Redação

AGERGS promoveu Reunião Técnica para esclarecer dúvidas sobre a Lei 11.445 Os representantes dos municípios puderam esclarecer dúvidas referentes sobre as novas regras de saneamento

A

Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (AGERGS) promoveu na última quarta, em Ijuí, uma Reunião Técnica de Saneamento, destinada aos municípios pertencentes à Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam). No encontro foram esclarecidas as dúvidas dos representantes sobre novas regras de saneamento, estabelecidas pela Lei 11.445, de 2007 e pelo Regulamento dos Serviços de Água e Esgotamento Sanitário da Corsan – RSAE. O diretor de Qualidade da AGERGS Flávio Piccinini explicou em entrevista con-

cedida à Rádio Repór ter que a entidade irá participar das negociações dos termos de contrato do município. Para isso, foram desenvolvido um modelo de novos contratos previstos na Lei nº 11.445, que é a nova Lei de Saneamento. “A minuta desse contrato desenvolvemos juntamente com a Famurs e outros municípios e a própria Cor- A Reunião Técnica aconteceu na última quarta-feira, no Plenário da Câmara de Vereadores As prefeituras em geral san”, afirmou o diretor. Essa tenham continuidade, sejam minuta de contrato que regu- oferecidos com segurança, atu- fazem contratos de terceiralilamenta a AGERGS para fazer alidade tecnológica, eficiência zação, desde funcionários de regulamentação dos serviços e com a tarifa básica. O acom- segurança, limpeza e transporprestados seja pela Corsan panhamento e os instrumentos te escolas. Conforme Ricardo, ou por uma empresa privada. que serão medidos ao longo “o dia-a-dia das prefeituras Esses terão que ser dentro das da vigência do contrato são é administrar contratos. No entanto, esse acordo que será características adequadas, que estabelecidos pela AGERGS. feito para a prestação de serviços. Ele possui uma natureza diferente porque é feito de acordo com a Lei nº 11.445, que determinada à duração de dos cargos regionais seguirão rias Estaduais. “Agora vamos 25 anos”. A prefeitura irá fiscaas diretrizes utilizadas pelo ter uma serenidade maior no partido com o secretariado. sentido das conversas. Cada Somente ocuparam os cargos partido está fazendo a sua aqueles que possuírem com- discussão interna, avaliando promisso com o projeto polí- os espaços que temos na retico proposto. Ainda, deverão gião, e também quais as pester qualificação técnica na área soas de cada partido que tem para que possa colaborar, res- condições de colaborar com peitando a pluralidade da base o Governo”, afirma o coordedo Governo, ou seja, todos os nador regional. Atualmente, partidos que estão na base irão existem três cargos a nível de fazer parte do Governo, além de coordenação na região: 36ª participarem das discussões. Coordenadoria de Educação, Conforme Adalberto, Tarso 17ª Coordenadoria de Saúde, Genro tem demonstrado que 12º Delegacia Regional do Traestá aberto ao diálogo com os balho, além da Supervisão Repartidos. Na semana passada, gional da Agricultura, que não ocorreu a definição dos nomes existe o cargo de coordenador, que irão ocupar as Secreta- e sim o supervisor geral.

Coordenadores Regionais do PT participam de encontro no Diretório Estadual O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores promove hoje um encontro com todos os 27 coordenadores regionais. Também estão convocados os conselhos organizados na área da saúde e segurança. O encontro deverá ter a presença do governador eleito Tarso Genro. O coordenador Regional do PT, Adalberto Noronha, explicou em entrevista concedida à Rádio Repórter que “será constituído toda a composição do Governo Estadual. Nessa reunião deveremos ter alguns encaminhamentos de como vai dar essa composição desse processo”. Ele destacou que os debates sobre as composições

lizar os serviços. A novidade é que o ente regulador é através de uma agência que pode ser do município conveniada com o Estado, para que fiscalize esse contrato ao longo de seus 25 anos. O Município fará sua parte quanto saneamento e terá que elaborar um Plano. É uma realidade nova para os municípios porque ela trás obrigações, inclusive na organização administrativa da própria prefeitura. O diretor destaca que “a lei existe e o serviço de água e esgoto tem que ser prestados com eficiência, com qualidade, com metas de universalização, e os custos de investimentos devem ser cobertos pelas tarifas”. Esses investimentos têm que ser projetados para os 25 anos de contrato. Porém, quais são as prioridades e para onde irão os recursos tudo se inclui dentro de um plano de investimentos. Ele concluiu afirmando que “hoje, o Estado tem uma universalização de serviço, mas com o esgotamento sanitário temos uma dívida de 40 anos, e muito pouco foi feito”. Então, os investimentos necessários terão que ser distribuídos ao longo dos 25 anos.

CMYK


12

SÁBADO, 4 de dezembro de 2010

SOLIDARIEDADE

O REPÓRTER

Por Táis Machado

Medianeira recebe mais de 500 cartas Com a não realização da promoção dos Correios de Cartas de Natal, a Medianeira Transporte recebeu 100 vezes mais a quantia de cartas do ano passado. E pede a sua ajuda para realizar sonhos das crianças carentes do município

E

ntre as diversas práticas realizadas pela da Medianeira Transporte em prol da comunidade, uma das maio-

res é a Promoção Um Sonho de Natal. A edição de 2010 teve início no mês de outubro e teve prazo até o dia 26 de novembro para as crianças enviarem suas cartinhas. Participaram crianças de 6 a 12 anos e o valor máximo do presente é de R$ 200. A s cartas foram escritas de próprio punho. Onde as crianças puderam descrever um pouco da sua história e o que queriam ganhar de Natal. Todas as cartas recebidas pela empresa, cerca de 700, estão em processo de seleção, ou seja, estão sendo lidas e analisadas pelos funcionários da Medianeira. As entregas dos sonhos estão previstas entre

Funcionários participam da entrega de presentes às crianças os dias 20 a 23 de dezembro. era adotar 10 cartinhas, mas Em 2009, a meta da empresa ao todo, 36 cartinhas escritas

Crescer finaliza atividades do ano de 2010

Emancipar apresenta foto social A foto social do Programa Emancipar foi apresentada no dia 1º, e mostrou um grande avanço no bairro Getúlio Vargas em diversas áreas. Aproximadamente 40 pessoas compareceram ao encontro que aconteceu no salão do Centro Social Urbano. Os presentes puderam comprovar o efeito do programa no bairro. Foram cerca de dois anos de atividades e 27 reuniões que auxiliaram a comunidade do bairro em vários aspectos. O coordenador do Programa Estruturante Emancipar no Estado, Luis Otávio Abreu, veio de Porto Alegre para apresentar os dados analisados por equipes. O município de Ijuí – mais especificamente o bairro Getúlio Vargas II, que foi acolhido pelo Emancipar – obteve avaliação de 6,2, em uma escala de 1 a 7 (onde 1 representa extrema vulnerabilidade e 7, mínima vulnerabilidade). No período das primeiras reuniões do comitê do Emancipar em Ijuí, em 2008, o índice local era de 2,3. O Getúlio Vargas registrou

avanços em todas as áreas abrangidas pelo Emancipar (Saúde, Habitação, Qualificação Educacional, Qualificação Profissional e Interação Comunitária). Entre os dados apresentados, os destaques ficaram por conta das 285 pessoas da comunidade que ingressaram no mercado de trabalho e de 70 moradores que passaram pelo processo de alfabetização. Essa era uma das metas do Programa Emancipar, que fez com que as pessoas voltassem ao ambiente escolar. Atualmente, 63 pessoas estão participando das aulas de Educação para Jovens e Adultos

(EJA), no bairro Getúlio Vargas. Isto se deve ao incentivo que o Programa deu durante reuniões e oficinas, realizadas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Governo do Estado. Com auxílio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), desde setembro, pessoas com mais de 18 anos estão passando pelo processo escolar. As aulas têm duração de oito meses e os alunos divididos em quatro turmas. As aulas acontecem por meio do Programa Educação e Cidadania da Smed em convênio com os Programas Brasil Alfabetizado e BB Educar. Foto: site município

Apresentação da foto social contou com a participação de autoridades

para a empresa foram selecionadas tendo seu pedido realizado. Além da Medianeira, outras empresas da cidade, entidades e pessoas da comunidade estão e podem continuar adotando as cartinhas. Para quem desejar adotar cartas escritas para a empresa é só se dirigir até a sede, que está localizada na Avenida David Jose Martins, 1032, ou até a Central de Vendas do cartão Leve, na Rua do Comércio 366, sala 6, em frente a recepção do Hotel IRU, onde várias cartas estão á disposição para adoção. Mais informações através do telefone 3332-9595 ou do site da empresa www.medianeiratransporte.com.br.

O Projeto Crescer foi finalizado na tarde da última quarta-feira. As atividades foram iniciadas em março e representaram uma nova oportunidade para capacitação. O evento que encerrou o Projeto neste ano ocorreu na sede do bairro Getúlio Vargas. As imagens das atividades das mulheres em oficinas puderam ser revistas em um vídeo especial criado para o

encerramento das atividades. O projeto Crescer tem como objetivo viabilizar oportunidades de reflexão, discussão e qualificação sobre diversas temáticas, com ênfase na geração de trabalho e renda. Mais de mil pessoas participaram do Crescer em 2010. Durante cerca de sete meses de trabalhos, 12 reuniões foram realizadas, em 11 bairros e na Faixa Velha.

Banco de sangue pede doações O Hospital de Caridade de Ijuí necessita de doações de sangue. Podem ser doadores pessoas saudáveis, entre 18 e 65 anos. Com peso acima de 50 quilos. Não pode estar gripado ou com febre e se estiver tomando alguma medicação deve levar a receita para que a equipe possa dizer se pode ou não ser doar. É necessário portar um documento de identificação com foto, pode ser carteira de identidade, carteira de motorista, de trabalho ou de reservista. Quem for doar não deve estar em jejum, deve ter se alimentado no mínimo 4 horas antes. O procedimento é seguro,

com material descartável. São retirados 450 ml, para duas amostras. Com elas são realizados diversos exames, como Hepatite B, C, Sífilis, Chagas, AIDS e HTLV, um vírus da mesma família da AIDS. Após a doação a pessoa deve aguardar de 15 a 20 minutos e recebe um lanche. Mulheres podem doar no intervalo de 90 dias e 3 vezes ao ano. Homens no intervalo de 60 dias e 4 vezes ao ano. O Banco de Sangue funciona das 7h30 às 18h. Uma doação pode beneficiar até quatro pessoas. Pois o sangue pode ser dividido em quatro partes, plaquetas, crio, hemácias e plasma.


SÁBADO, 4 de dezembro de 2010

GERAL

O REPÓRTER

13

Da Redação

Enfermeira da USP faz palestra com tema “Cuidando do Cuidador” A palestra “Cuidando do Cuidador” marcou o encerramento das atividades do ano organizadas pelo Programa de Educação Continuada

O

s profissionais da área da saúde precisam estar preparados para manterem relações humanizadas mesmo diante do sofrimento. “A gente aceitou o desafio de dar atenção às pessoas em momentos muito ruins de suas vidas”, enfatizou a professora Maria Julia Paes da Silva, mestra e doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, ao participar na terça-feira

de evento de encerramento do ano do Programa de Educação Continuada do Hospital Unimed. A palestra “Cuidando do Cuidador” foi disponibilizada em dois horários e envolveu colaboradores das áreas assistencial e administrativa. Maria Julia destacou que “o cuidador estabelece relação com alguém que não queria nos conhecer”. Por isso mesmo, as pessoas encontram-se fragilizadas e em busca do melhor. Nesse contexto é preciso que o profissional procure se manter em equilíbrio, para que não afete o cuidado. Esse equilíbrio deve ser buscado em diferentes dimensões da vida, seja física, profissional, familiar, financeira, espiritual, mental ou mesmo social. “Por vezes é difícil para o cuidador se manter inteiro”,

Foram desenvolvidas mais de 9.500 horas de treinamentos, culminando com a palestra reconheceu a enfermeira. apontou que o desafio está nas Por outro lado, observou organizações e mesmo nos Maria Julia, as pessoas de- profissionais demonstrarem monstram estarem mais aber- sensibilidade para a valorizatas nesse momento de dor para ção da vida em suas diferentes receber atenção. A enfermeira formas. “Infelizmente não esta-

mos atentos como deveríamos para as questões relacionadas à vida”, ressaltou a palestrante, acrescentando que isso não é próprio apenas da área da saúde. “A crise de valores atinge a sociedade como um todo e nos desafia a pensar limites”, reforçou. Como um dos grandes nomes da Enfermagem no país, a professora Maria Julia Paes da Silva tem sido requisitada para palestras em diferentes regiões. Professora titular da Escola de Enfermagem da USP, integra o corpo editorial de publicações relacionadas à área da saúde, sendo autora dos livros “Cuidar da Enfermagem é Assim”, “O Amor é o Caminho - Maneiras de Cuidar” e “Comunicação tem Remédio: A Comunicação nas Relações Interpessoais”.

Sinteep-Noroeste empossa nova Diretoria na Ceriluz realiza 11ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes próxima semana A próxima semana será de intensas atividades para o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado do Noroeste do RS (Sinteep-Noroeste/RS) e todos os trabalhadores representados pelo sindicato. Será realizada a posse da nova diretoria da entidade, em cerimônia oficial e evento festivo. Na quarta-feira acontece a Posse Oficial do grupo que assumirá a entidade sindical pelos próximos três anos (20102013). O protocolo será realizado às 18h, na sede do sindicato (Rua Tiradentes, 154). Na ocasião, serão empossados 24 trabalhadores entre diretores, conselho fiscal, representantes de base e delegados junto a Federação (veja nominata abai-

xo). Será uma cerimônia oficial, com assinatura do Termo de Compromisso pelo mandato. Foram convidados representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado do RS (Fetee-Sul) e também dos sindicatos que colaboraram no processo eleitoral do SinteepNoroeste. Após a solenidade, um coquetel será oferecido a todos os convidados. Já no dia 11, acontecerá o Jantar&Posse Festiva. A programação é uma oportunidade para se comemorar o processo democrático realizado no sindicato para a qual associados e seus dependentes estão convidados. O evento será realizado no Salão da Comunidade Cató-

lica do Bairro Pindorama (Rua Aimorés, s/nº), a partir das 21h e os convites podem ser adquiridos com a comissão organizadora da festa, conforme divulgado no site do sindicato (www.sinteep.org.br). Além da cerimônia alusiva à posse, incluirá jantar, música ao vivo, espaço para danças e sorteio de brindes entre os presentes. As eleições do SinteepNoroeste foram realizadas no dia 4 de novembro, e teve duas chapas inscritas. O grupo escolhido pela categoria foi a Chapa 1 – Ação Sindical Participativa e tem como Coordenador Geral Daniel Santos de Oliveira, reconduzido ao cargo bem como parte do grupo. O mandato encerra-se no dia 07 de dezembro de 2013.

Versão de teste do programa gerador da declaração do IR 2011 já está na internet O programa gerador da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) está de cara nova. A versão beta do IRPF 2011 já está disponível no site da Receita Federal. A versão beta é utilizada normalmente para testes de programas de computador em fase de desenvolvimento e pode sofrer modificações

até que o produto esteja homologado. Isso significa que ele não deve ser usado para o preenchimento final da declaração, mas apenas para testar suas funcionalidades e segurança. A novidade na declaração do imposto de renda de 2011, além da interface gráfica, é o novo formulário de rendimentos tributáveis de pessoa jurídica recebidos acumuladamente, como pensão alimentícia. Por enquanto, a versão teste pode ser utilizada apenas no sistema operacional Windows (Microsoft). Após ser homologado, o programa deverá funcionar em qualquer sistema operacional, desde que o usuário tenha instalado outro programa conhecido como máquina virtual Java. Este ano, o programa de computador gerador da declaração do Imposto de Renda foi homologado em fevereiro pela Receita, e o prazo para a entrega das declarações começou no dia 1º de março e terminou em 30 de abril.

A Ceriluz mobilizou seus colaboradores em mais uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), realizada de segunda-feira à sexta-feira. Os colaboradores das duas cooperativas – Distribuição e Geração – se envolveram em ações de conscientização quanto aos cuidados individuais para a segurança particular e das equipes de trabalho. O tema desta SIPAT, que chegou em sua 11ª edição, foi “É Preciso saber Viver”, e abordou não apenas o trabalho específico dentro da cooperativa, mas as ações dos colaboradores quando estes estão fora do local de trabalho. Des-

taque especial para a temática Segurança no Trânsito, com palestra ministrada pelo coordenador municipal de trânsito Ubiratan Erthal. Outra atividade importante, na terça-feira, tratou da prevenção ao câncer, com o médico Oncologista Fábio Franke, e na sexta-feira o tema tratado foi Saúde Mental do Trabalhador, apresentado pela médica psiquiátrica Patrícia Culik, que abordou assédio moral, depressão e dependência química. Também ocorreram atividades nas obras da Usina RS-155, esclarecendo os riscos e medidas de segurança existentes no local.

Prorrogada vacinação contra aftosa no Estado Devido à problemas de logística na chegada das vacinas contra a febre aftosa aos produtores rurais gaúchos, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa) solicitou prorrogação da campanha de imunização que terminaria na última terça-feira. O pedido foi aprovado pelo Ministério da Agricultura (Mapa), a quem cabe a competência, conforme explica o secretário Gilmar Tietböhl. A prorrogação leva a campanha de vacinação até o dia 10 de dezembro. Dirigida ao rebanho jovem de até 24 meses de idade, esta etapa da vacinação deve alcançar aproximadamente 5,5

milhões de animais, somando os dos criadores enquadrados no Pronaf, com até 50 cabeças, e que recebem as doses de graça do Governo do Estado, e dos demais produtores que devem comprar as doses nas casas veterinárias. Para esta fase, o Governo estadual adquiriu 1,45 milhão de doses para distribuição. Segundo Tietböhl, embora nem todos os municípios tenham sofrido com atrasos na entrega das vacinas, “tivemos necessidade de tal pedido a fim de bem atender a todos os nossos produtores rurais e, mais importante, podermos cumprir com a meta vacinal adequada e desejada”.


14

Agenda Social

*** SER Aimoré realiza grande baile para 2ª e 3ª idades logo mais a partir das 15 horas. A animação será da Banda Scala, de Santo Ângelo. Casais e mulheres que chegarem até às 16 horas têm ingresso livre. *** O Clube da Saudade convida para o tradicional baile aos sábados com início às 21 horas. A animação será da banda Cia. Atual. Amanhã, o baile iniciará às 17 horas com duas bandas: Cia Atual e Trio Estrela Guia. Ingresso somente para pessoas com mais de 30 anos. *** Clube Diversom prepara baile para hoje a partir das 23 horas. Na animação a Banda Magia do Som. Início: 23 horas e os ingressos custam R$ 7,00 o masculino e R$ 3,00 o feminino. *** ACBI – Associação doa Cabelereiros, Barbeiros e Afins de Ijuí realiza JANTAR DANÇANTE hoje a partir das 21 horas no Salão de festas “EVENTOS”, com música ao vivo de ROBERTO BONES. Os convites custam R$ 16,00 e podem ser reservadas com Lahizy no Salão beleza Humana, pelo fone 3333-4383. *** CCN Piazito Carreteiro convida para grande jantar baile hoje com início às 20:30h. No cardápio: costela de porco na farofa, galeto, arroz, strogonoff, polenta frita, cucas, saladas diversas e buffet de sobremesas. Os convites custam R$ 12,00 e terá boa música. *** Grupo Flores da Primavera em parceria com a Invernada Adulta do GF Chaleira Preta realizam amanhã, grande domingueira com almoço. No cardápio: Churrasco, galeto, maionese, arroz e saladas diversas. Valor da ficha é R$ 12,00 com ingresso para o baile à tarde que terá a animação do conjunto Cia. Apolo, de Panambi. *** Amanhã tem festa da Padroeira Imaculada Conceição em Barreiro, com diversas atrações durante todo o dia.

SÁBADO, 4 de dezembro de 2010

SOCIAL

O REPÓRTER

Recital

NOS EMBALOS DA MÚSICA XX A profª TENISA ENRICONI SARRETA coordena o 20º Recital, promovido por sua Escola de Música. Na oportunidade, os alunos apresentarão suas habilidades em diferentes instrumentos musicais. Além dos alunos, o recital deste ano conta com a participação especial dos renomados pianistas: LUIZ FERNANDO ALENCASTRO e MIGUEL RIBEIRO TEIXEIRA. Nos Embalos da Música XX terá lugar no teatro do SESC ás 19:30h deste domingo, dia 05/12. A promoção é beneficente e o ingresso é simbólico: um produto de higiene ou limpeza. Participe!

Profª Tenisa com as alunas Mara e Mariana Spinato(mãe e filha) no recital de 2009

Aniversário! Jornal O Repórter cumprimenta a colega Tânia Costa, integrante da equipe de vendas, pelo seu aniversário transcorrido ontem. Desejamos saúde e sucesso. Parabéns!

LUMIÈRE A equipe de colaboradores da Óptica Lumière (foto) comunica a comunidade de Ijuí e região que é Especialista HOYA e especializada em Visão Subnormal. Conheça esta tecnologia e aproveite as novidades em solares Puma, Via Lorran, Donatti, Burguese, Cláudia Raia, Guga e outros e também os lançamentos em jóias e relógios. Excelentes opções de presentes para o Natal e condições de pagamento. Óptica Lumière, sua visão, seu mundo... Rua 15 de Novembro, 235 (frente ao Hotel Vera Cruz) fone: 3333-6433.

Estação Mulher

Mais de 300 olhares acompanharam curiosos e animados a palestra que a consultora de moda e estilo Tânia Schirmer trouxe para inaugurar a Estação Mulher na última quarta-feira, 01/12, no MultiPalco da Estação da Mata (foto). Olhares de mulheres curiosas em saber quais as tendências que a moda traz para próxima estação e atentas em dicas que valorizam o estilo e elevam a auto-estima. Aguardem as próximas atrações do Estação Mulher.

O evento ‘UMA NOITE HAVAIANA’ foi transferido A diretoria da SOGI, devido à instabilidade climática, transferiu o evento Uma Noite Havaiana para o dia 22/01/2011. Outrossim, informa que a Temporada de Verão está aberta aos associados com toda infra estrutura.

NATAL DO ADVOGADO

Os advogados, “Douglas Cesar Lucas e Joaquim Henrique Gatto” serão os homenageados na noite especial preparada pela 23ª Subseção da OAB através Comissão de Eventos Culturais. O ato acontece hoje, por ocasião da noite de homenagem aos autores locais associados à entidade. A partir das 19h30min, Douglas Lucas e Joaquim Gatto estarão autografando obras jurídicas literárias de sua autoria. Após, inicia a programação festiva do “Natal do Advogado 2010”, com jantar, música ao vivo de Jonas De Meneghi, recreação para as crianças com a ANIMAGIA e diversas atrações, em dependências do Salão Vip da SOGI.

CMYK


SÁBADO, 4 de dezembro de 2010

SOCIAL

O REPÓRTER

15

BODAS DE OURO DESTAQUES PODHIUM

Na foto acima, Sílvio Eugênio Mânica, diretor da Rádio repórter AM e Iguatemi FM; Ieda Maria Calegaro, cronista social da emissosa; Hélio Lopes, locutor AM e Paulo Noll, locutor FM; por ocasião da noite de entrega dos Troféus Pódhium Pesquisas e publicidade. Mais uma vez o Grupo Mânica de Comunicação se destaca como líder em audiência na cidade e região.

Completaram 50 anos de feliz vida conjugal, em 26/11, o casal LUIZ e EDITE MENEGON. A data especial foi comemorada festivamente no dia 27, no Salão Nobre da SOGI, com a presença dos familiares e amigos. Luiz e Edite têm dois filhos: Luis Fernando casado com Maristela, de cuja união vieram os netos Luis Felipe e Júlia – e Luiz Carlos, casado com Fabíola. A festa foi precedida por comovente ato religioso ministrado pelo Frei Irineu Costela, coadjuvado pela ministra Inês Buzetto, que também fez uma retrospectiva da vida do casal. A Liturgia pelo filho Luiz Carlos, e Marili Menegon executou “AVE MARIA”. Encerrando a cerimonia, o filho Luis Fernando foi muito feliz ao relembrar passo a passo, a caminhada de seus pais até aqui. A festa se caracterizou pela descontração, alegria e emoção. Luiz vestiu terno da Alfaiataria Sabo e Edite da Maison Boufleur. Fotos, clip e filmagem do Estúdio Mauro Viera, de Catuípe e decoração de Carmem Valentini. Parabéns Luiz e Edite!

1º ANINHO

A linda e sorridente Júlia completou o primeiro aniversário no domingo, dia 28/11. Recebeu, juntamente com seus pais Estela e Marcelo Seidler, os amigos e famíliares em uma maravilhosa festa no Salão Vip da SOGI, decorado com motivo “Bonecas”. Uma tarde muito especial, de legria e diversão! Os registros desses momentos foram clicados pelas câmeras da Equipe Elis Fotografia e Filmagem Digital, que desejam muita felicidade a Júlia! Parabéns!

### Na foto, registramos a alegria do incansável grupo de senhoras da OASE-Centro, organizador do Café de Advento de 17/11, no Centro Evangélico. Promoção que marcou o encerramento das atividades deste ano. Grata pela acolhida!

CMYK


16

SÁBADO, 4 de dezembro de 2010

GERAL

O REPÓRTER

Da Redação

ACI e SPC lançam campanha de Recuperação de Crédito A campanha tem entre os objetivos atrair e fidelizar os clientes junto ao comércio

A

Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) juntamente com o Serviço de Proteção ao Crédito lançaram uma campanha que tem por objetivo renegociar as dívidas com os clientes inadimplentes, ou seja, proporcionar que quitem seus débitos e façam que este consumidor volte ao mercado de consumo. Conforme o presidente do SPC, Antônio Quatrin em entrevista concedida à Rádio Repórter “a intenção é a recuperação dos débitos por parte dos

empresários, ou seja, eles não possuem nenhum interesse de ficar com uma carteira de clientes inadimplentes, no seu cadastro”. O SPC iniciou a divulgação junto aos empreendedores para que facilitem a recuperação de débitos, que estejam vencidos há algum tempo. “Nós estamos estimulando os empresários e sugerindo para que inclusive que sejam flexíveis e façam uma negociação de forma facilitada para essas pessoas, para que elas possam regularizar a sua situação”, explica Quatrin. A proposta é que os consumidores que estão com restrição de crédito, portanto registrados no SPC, busquem junto à empresa a sua recuperação de cré-

Antônio Quatrin explica como funciona a Campanha de Recuperação de Crédito dito através de uma proposta veis pela parte do empresário de renegociação. e do devedor. A partir dessa A Campanha estimula que formalização da renegociação, sejam propostos prazos flexí- o cliente poderá automatica-

Meio Ambiente reúne profissionais da construção civil A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) promoveu uma reunião técnica, na quarta-feira, com representantes do poder executivo, da construção civil, transentulhos e da empresa GR2 de Santa Maria. Na pauta foram discutidas alternativas para a elaboração do Plano Integrado de Gerenciamento de Residuos da Construção Civil (RCC) com base na Resolução Conama 307/2002 e no Plano Municipal de Saneamento Básico Participativo (Plamsab). O engenheiro civil Gilson Tadeu Amaral Piovezan Junior, representante da GR2

explanou aos presentes a experiência de sua empresa abordando as questões de manejo desses resíduos e expondo o exemplo de Santa Maria. Gilson sugeriu a implantação de uma central de triagem para a deposição dos RCC em área licenciada. No encontro foi criado o comitê para a discussão do Plano com a elaboração da proposta para a destinação adequada desse tipo de resíduo. Segundo Dóris Ketzer Montardo, geóloga da SMMA e gestora do Plano “Na cidade de Ijuí mais de duas mil toneladas por mês são de entulhos

gerados pela construção civil. A proposta do Plano é de eliminar os depósitos clandestinos, destinando os resíduos para um local apropriado, evitando problemas sociais e ambientais.” De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Osório Lucchese, “a discussão de elaboração do Plano Integrado de Gerenciamento de Residuos da Construção Civil servirá para dar embasamento no processo adequado de descarte desses duos, propondo aos trabalhadores do meio escolherem a melhor solução para o destino do material”.

Feira de Economia Solidária realiza Feira Especial de Natal Os membros dos empreendimentos convidam para a Feira de Economia Solidária Especial de Natal, que se realizará nos dias 08, 09 e 10 de dezembro, das 10h às 18h, no centro, no estacionamento da Comunidade Evangélica, ao lado do Banco Bradesco. Essa programação especial no mês de dezembro foi preparada pelos EES para atender o público que já prestigia a feira na universidade, bem como,

aqueles que ainda não conhecem os produtos da Economia Solidária, por não conseguirem se deslocar até o Campus. Sendo assim, esperamos a comunidade nesses três dias de feira com produtos artesanais e agricultura familiar. Empreendimentos econômicos solidários (EES) de Ijuí e região organizam, desde 2005, Feiras de Economia Solidária (Feconsol) em nosso município. A maioria das vinte e sete

edições aconteceu em frente à Biblioteca Mário Osório Marques, destas, sete feiras em 2010. Esses empreendimentos que participam da Feconsol integram os Fóruns Municipal e Regional de Economia Solidária e a ITECSOL/Unijuí assessora e apóia suas iniciativas. Aproveitamos a oportunidade para informar que em dezembro não haverá feira no Campus, apenas a feira Central.

Juros bancários podem aumentar após novas medidas, admite diretor do BC As medidas prudenciais anunciadas ontem pelo governo podem elevar as taxas de juros que os bancos cobram dos clientes, admitiu o diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Aldo Mendes. Segundo ele, as medidas relacionadas ao crédito para o

consumidor visam a retirar o excesso de recursos disponíveis (liquidez) no mercado. O BC anunciou a elevação do requerimento de capital das instituições financeiras dos atuais 11% para 16,5%, para a maioria das operações de crédito a pessoas físicas. Isso significa que, para

cada R$ 100 emprestados, o banco deverá ter R$ 16,5 e não mais R$ 11 para arcar com riscos. Para o crédito ao consumidor, a regra vale para os empréstimos com prazo superior a 24 meses. No caso do crédito consignado, a medida atinge operações com prazo superior a 36 meses.

mente realizar suas compras no crédito. O presidente do SPC entende que “isso é extremamente positivo para ambos os lados. Estamos prevendo um final de ano abundante em torno de vendas”. A ideia é que os consumidores possam utilizar seu 13º salário para negociar com a empresa. Ele pode fazer a liquidação parcial ou re-parcelar de novo, assim o registro dele é cancelado junto ao SPC, mesmo seja pago em prestações parte do seu débito. Quatrin destacou ainda que quando o cidadão fica com restrições ao crédito ele acaba comprando a vista, porém nem sempre tem disponibilidade para dispor esse valor de forma imediato.

Programação de Natal será lançada na segunda-feira A programação do “Natal Vida” que acontece todos os anos no município será lançada oficialmente na segunda-feira, além do Festival do Sorvete. Conforme a coordenadora de Turismo Ivone Juswiak, a abertura dos festejos acontece no dia 12 de dezembro, com a chegada do Papai Noel, que receberá a chave do município do prefeito Fioravante Ballin, na Praça da República. No mesmo dia, ocorre o Festival. Ela afirma que “os pais

vão com seus filhos ver a decoração da praça que estará praça enfeitada e iluminada”. A decoração na Praça da República e da Praça dos Imigrantes iniciou essa semana. “Esse ano a decoração da Praça está um pouco renovada. Foi contratada uma empresa para fazer esse trabalho, que será o diferencial que irá ficar muito bonito. É uma novidade que será apresentada para a comunidade”, frisa Ivone.

Unicruz promove 1ª Olimpíada Estudantil Encerrou no último sábado a 1ª Olimpíada Estudantil Unicruz. A competição fez parte das atividades complementares do Curso de Educação Física, e foi realizada pelos acadêmicos do 7° semestre, sob a coordenação dos professores Maria Denise Justo Panda e Erecy Roberto Segala Martins. Durante a competição as escolas incritas disputaram diferentes modalidades, como natação, voleibol e handebol. Resultado da modalidade voleibol, disputada sábado,

no Campus Universitário: 1º - Poncho Verde/ Panambi; 2º Nsa Sra Imaculada/ Tapera; e 3º - Annes Dias/ Cruz Alta. E conforme previsto pelo Calendário Eleitoral, está confirmada para o dia 10 a posse dos eleitos para o Conselho Diretor da Fundação, Reitoria, Direções de Centros e Coordenações de Cursos da Universidade de Cruz Alta. A solenidade será no Clube Internacional, a partir das 19horas, logo após, jantarbaile em comemoração.

Coordenadoria da Mulher será tema de sessão do Legislativo

A sessão da Câmara dos Vereadores que será realizada na segunda-feira contará com a presença da vice-prefeita de Santa Rosa, Sandra Padilha para falar sobre a Coordenadoria da Mulher de Santa Rosa e a importância desse órgão na luta pelos direitos da Mulher. O convite é de autoria das ve-

readoras Helena Stumm Marder (PDT) e Rosane Simon (PCdoB) e faz parte das atividades da programação dos 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra a Mulher. Já a reunião das Comissões que definirão os projetos que serão apreciados na sessão foi transferida para segunda-feira, às 10h. CMYK


SÁBADO, 4 de dezembro de 2010

DIVERSOS VENDE-SE lindos filhotes de poodle com um mês, vacinado e desverminado na cor branca. Tratar fone 9143.1664. BARBADA: Vende-se mobiliário, expositores, manequins, cabides, expositores de semi-jóias e maquina banricompras, e outros. Valor a negociar. Fone 8448.5115 com Isabel. PROCURO PROFISSIONAL para trabalhar na área de edição de fotografias, que tenha amplo conhecimento em Photoshop, e experiência comprovada na área. Fone 8134.8213. CUIDO DE PESSOA IDOSA em residência, possuo referência. Tratar 8126.5328. ALUGA-SE APARTAMENTO de 2 dormitórios no Residencial Bela Vista, Bloco 1ª. Tratar com a proprietária no fone 3332.5762 ou 9172.1715. PROCURA-SE moça para dividir apartamento mobiliado, com espaço amplo e quarto individual no Centro da Cidade. Ótimo preço. Tratar fone 9941.7957 ou 9193.9244.

ajuda para aumentar a sua clientela, resgatar sua felicidade, descobrir se está sendo traído, tirar rival do caminho amoroso ou profissional, tirar olho gordo, inveja, demandas diversas e trazer seu amor de volta. Arrumar um emprego, ou fazer seu negocio dar mais lucro, nós temos a solução. Atendimento com hora marcada pelo telefone (55) 9103.2719. C/ Clara. Valor R$30,00. VENDE-SE dois pneus aro 34 para trator, em ótimo estado. No valor de R$1.500,00. Tratar no fone 9174-7706. ALUGO roupa de PAPAI NOEL. Ligue 9143.1664 e agende horário. VENDE-SE moto serra sthil 025. No valor de R$ 800,00. Tratar fone 9174-7706. VENDE-SE uma suqueira, duas cubas semi-novas. Uma estante para computador escura em ótimo estado. Uma maquina de costura antiga com móvel e pedal funcionando. Um freezer horizontal branco com uma tampa em ótimo estado. Tratar fone 9143.1664.

EXCURSÃO PARA RIVERA(Uruguai) saída dia 03/12 e retorno dia 04/12/2010 Interessados Tratar: 3332-1706 9111-7988

PRECISO DE VENDE-DORAS externas na área de confecções. Ótima comissão e mercadoria de excelente qualidade. Tratar fone 9153.8964 ou 3333.3886 em horário comercial.

CONSULTE CARTAS E BÚZIOS: se você precisa de

AULAS PARTICULARES de Português e Literatu-

O REPÓRTER

CLASSIFICADOS ra.Aula especial para o Enem(R$30,00 a hora individual ou R$10,00 grupos de até 5 alunos. contato profe Simone: 81030770 ou 81177671. VIANDAS POR ENCOMENDA, comida caseira, marmitex. Ligue e faça sua encomenda. Fone 3332.4718.

de 18 anos ambos os sexos, empreendedores, dinâmicos, arrojados. Oferecemos Treinamentos, Crescimento Profissional. Possibilidades de ganhos mensais de até R$ 4000,00. Interessados marcar entrevista. Contatos: Charles (55) 9968.0238 ou (55) 9109.5922.

FRANGO E CARNE ASSADA. Atendemos nos sábados, domingos e feriados. Novidade: frango recheado. Fone 3332. 4718 ou 8442.9705.

VENDE-SE AVIÃO (AEROMODELO) treinador, com motor JBA + vela + hélice e outros acessórios. Interessados Tratar: 9111.7988, 9659.1745.

VENDE-SE um impedanciometro com impressora, marca interacoustic seminovo. Valor R$ 9.000,00. Fone 9118.8809.

VENDE-SE ESPINGARDA de pressão 4,5 cbc (montenegro) semi-nova c/ nota fiscal. Interessados Tratar 9111.7988, 9659.1745.

VENDE-SE ROUPEIRO cinco portas com maleiro em laquê, branco. Em bom estado de conservação. Fone 9922.1466 ou 3332.5221.

VENDE-SE 1.000 cadeiras coloniais à R$ 19,80 a unidade. Tratar com Nilson ou Salete no fone (55) 3334.1536.

COMPRA-SE FRIGOBAR. Empresa BeR, localizada ao lado do HCI, esta a procura de frigobar usado para comprar. Entrar em contato pelo fone 9136.1227. VENDE-SE NOTEBOOK em ótimo estado, tela 14.5, 2G, 160GB, Windows 7, processador Intel, marca CCE. Valor: R$ 1.000,00. Fone 8124.5883 com Lucia. CUIDO DE PESSOA IDOSA em residência. Possuo referência. Tratar 8124.5883 com Lucia. OPORTUNIDADE: BUSCASE SUPERVISORES. Maior

COMPRA-SE carrinho para bebê em bom estado e um bebê conforto com selo do inmetro, em cor masculina. Fone 9663.9112 ou 9628.0227. Vende-se empresa de teleentulho. Interessados tratar no fone 9164.6666. COMPRO FILHOTES PINCHER, macho na cor preta ou malhado branco e preto. Tratar fone 9918.5490. PROCURA-SE EMPREGO para cuidar de pessoa idosa. Possuo referência e experiência. Tratar com Maria no fone 8126.5328. BARBADA: Vende-se uma lavagem de carro toda equipada e boa clientela. Próxima ao Leão das Tintas. Mo-

tivo: outros negócios. Fone 9915.3127 ou 9178.8362, falar com Luis. Compro filhotes de Pintcher, macho, preferência malhado branco e preto. Tratar fone 9918.5490. VENDE-SE portão de chapa, contra-peso medindo 386cm x 250cm altura, novo. Valor R$1.200,00 com porta auxiliar. Tratar fone 9963.5682. VENDE-SE portão de garagem usado com 3m largura x 237cm de altura, gradeado, eletrônico, com porta auxiliar, ótimo estado, 2 controles. Valor R$1.200,00. Tratar fone 9963.5682

Ofereço-me para trabalhar como motorista particular, estafeta, continuo ou serviço de banco. Não a bebida alcoólica e não fumante. Sou de confiança. Interessados para contato 9169.2876, Pedro Antonio. VENDE-SE lindos filhotes de cães da raça cocker com 50 dias, vacinados e desverminados. Valor R$150,00. Tratar fone 9137.2303. PINTURA E CONFECÇÃO de painéis de aniversário em MDF e pano. Rua Ceará 791. Fone 3332.7749 ou 9626.8709. VENDE-SE uma assadeira de frango, 60 unidades;

17

Uma ilha, gôndolas para exposição de mercadorias, um balcão refrigerado para exposição de tortas e um balcão refrigerado para exposição de carnes. Tratar: 9963.6456. VENDE-SE TREILER, tipo contêiner equipado, completo para lanche. Telefone para contato 3333.4883 ou 3333.1349. VENDE-SE três vacas prenhas, duas Jersey com Holandesa e uma Jersey pura. Preço a combinar. Fone: 9111.7055. PRECISA-SE AUXILIAR DE CONFEITARIA, com experiência. Fone: 9116.4071.


18

CLASSIFICADOS

O REPÓRTER

VEÍCULOS Vende-se Clio Hatch 2003, Authentic, 1.0, 8V, 4 portas, branco, para choque na cor do carro, IPVA 2010 pago, Som original com controle no volante, inpecável, particular, R$ 17.490,00. Fone: 51 9815.5360. VENDE-SE FUSCA 77 com pintura metálica, rodas esportivas e documentação em dia. Tratar fone 3332.2866. VENDE-SE POLO SEDAN 2003, série ouro (confortline) prata metálico, possui manual do condutor com todas revisões executadas e baixa quilometragem. Placa IBL 7649. Tratar fone 8421.3115. VENDE-SE Courier ano 98, cor cinza. Valor R$12.500,00. Tratar fone 9136.7407. VENDE-SE ESCORT W ano 98/98, quatro portas na cor vermelha, com ar-condicionado, direção hidráulica, trava e alarme. Excelentes condições e documentação em dia. R$ 10.000,00 de entrada + R$420,00 mensais. Aceito outro veículo de maior ou menor valor em troca. Fone 9656.5385. VENDE-SE PEUGEOT 206 soleil 1.0 2003/2003 completo na cor vermelho cereja com pneus seminovos, único dono. Valor R$ 19.000,00. Fone 3332.8259 ou 9132.0064 com Evaldir. VENDE-SE Gol 1000 ano 96 quadrado do ultimo modelo, impecável. Tratar no fone 9917.3349. VENDE-SE Variante ano 72, em ótimo estado. Valor: R$ 1.500,00. Tratar no fone 9174.7706. VENDE-SE camionete Rural Ano 72, valor: R$ 5.500,00. Tratar no fone: 9174-7706

DOWN ano 2007 em bom estado, valor R$ 3.000,00. Tratar no fone 9953.7880 com Silvio. VENDE-SE CORCEL 2 ano 80, cor marrom placa IFW 6347. Tratar fone 9177.6386. VENDE-SE KA 2002 prata, com limpador e desembaçador traseiro, ar quente, cd, alarme, documentação em dia. Em bom estado. Valor R$ 14.500,00. Fone 8129.2928. VENDE-SE POLO SEDAN 2008 1.6 na cor preta. Valor R$ 41.000,00. Tratar fone 8444.1443. VENDE-SE FIAT 2006, 2 portas, na cor branca. Valor R$ 10.000,00. Tratar fone 8444.1443. VENDE-SE MONZA GL 94/94, verde metálico, gasolina, quatro portas, completo, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, roda de liga leve, quatro pneus novos, som. Todo revisado, IPVA pago, placa IBT 8584, com 68.000km. Sujeito a qualquer exame. Tratar fone 3333.4001.

Tratar fone 9158.2125.

Fone: (51) 9815.5360.

(55) 3334.1536.

VENDE-SE C BIZ 2002 na cor verde, com 25000km. Valor R$ 2800,00. Tratar no fone 9102.9172 ou 3333.3300 com Adriano.

VENDE-SE SAVEIRO 91/92 em ótimo estado. Aceita-se Kadett ou Omega no negócio. Fone: 9137.5558.

VENDE-SE lindíssima moto azul, Honda CBX250cc, com painel digital e alarme. Ano 1992. Placa JKL 7679. Tratar nos fones 9159.5490 ou 9963.1111.

VENDE-SE GOL 1.6, ano 96. Valor R$ 11.500,00, pagamento a combinar. Fone 9613.6223. VENDE-SE FUSCA azul metálico, com rodas esportivas, insufilm, alternador. Documentação em dia, está em bom estado. Valor R$ 3.500,00. Tratar fone 3332.2866. VENDE-SE MOTO TITAN, ano 1995. Tratar com Davi no fone: 9140.1685. TROCO POR CASA, carreta 84 com 12 pneus recapados novos; E cavalo 1934 ano 90. Em Cel Barros. Tratar fone 9989.2396. VENDE-SE FUSCA 1300 Placa IEF 0204 na cor branca, totalmente reformado. Preço a combinar. Tratar fones (55)9996.4360 ou (55)3334.1672 com Maroski.

VENDE-SE FIORINO PICK UP 1,5/90, revisada - freios, suspensão, embreagem, radiador e rodas novas. Tratar com Augusto/Auto Center, Na av. 21 de abril, 615. Fone 33321447.

VENDE-SE PEUGEOT 206 16V ano 2002, quatro portas, trava elétrica, ar condicionado e direção hidráulica. Valor R$ 20.000,00, aceitase carro menor no negócio. Tratar fone 9963.5682.

VENDE-SE FIESTA 1.0 ano 2002. Todo revisado, com quatro pneus novos. Tratar fone 3332.9484.

VENDE-SE GOL prata, 1.6, ano 2004, completo em ótimo estado. Tratar 9622.8778.

VENDE-SE GOLF GL, ano 1995, motor 1.8 AP, 4P, Rodas liga-leve, pelícola. R$ 15.000,00. Tratar: 9131.5699. VENDE-SE MOTO TITAN, ANO 95. FONE 9140.1685. VENDE-SE Chevete ano 89, a gasolina. Valor R$5.700,00.

VENDE-SE BIZ, ano 2006, com partida, na cor preta, com 10.000km. Estado de nova. Tratar 9622.8778. VENDE-SE CLIO HATCH 2003, Authentic, 1.0, 8V, 4 portas, branco, IPVA 2010 pago, Som original com controle no volante, inpecável, particular. R$ 17.700,00.

VENDE-SE Corsa Wind, ano 94/95, na cor vermelha. Placa IGN-0129. Fone 9132.0092.

SÁBADO, 4 de dezembro de 2010

VENDE-SE Caminhão Mercedes Benz 320, ano 58, carroceria reformada. Aceitase carro no negócio. Fone 9156.2886 ou 3333.5066. Vende-se Megane 1.6 flex, completo, ótimo estado.

Aceita carro de menor valor mais diferença. Contato 9631.8168. VENDE-SE GOL 1.6 completo, quatro portas, cor prata, com nota fiscal. Tratar 9622.8778.

VENDE-SE GOL CL ano 90/91, na cor bege, placa IDN 0793. Valor R$ 8.500,00, ou troca por uma moto e o restante em dinheiro. Falar com Ricardo no fone 9139.3721. VENDE-SE GM BLAZER 2.4, ano 2005, gasolina. A vista ou financiada. Falar com Beal no fone 9993.0007. VENDE-SE MOTO YAMAHA VIRAGO 250cc, bordô, segundo dono, toda original, com 19.000km. Ano 99, revisada. Valor: R$ 10.500,00. Fone 9614.2625. VENDE-SE MOTO HONDA VSR 750F, ano 91 na cor vermelha, impecável. R$ 18.500,00. Fone 9614.2625. VENDE-SE CAMIONETE F350, ano 99, vermelha, totalmente revisada. Fone 9614.2625. V E N D E - S E S AV E I R O chumbo, rodas originais, ar-condicionado, direção hidráulica, modelo super surf 2006/2006. Tratar com Beto no fone 3333.0156. VENDE-SE CAMIONETE C 15 à diesel, ano 74. Aceito troca. Tratar no fone 9174.7706. VENDE-SE CAMINHÃO 708 carroceria aberta ano 87, na cor amarela, placa IDL 7587. Valor R$38.000,00, aceita-se carro de menor valor no negócio. Tratar com Nilson ou Salete no fone

VENDE-SE MERIVA 1.8 MAXX 2005, ótimo estado. Aceito troca, carro de menor valor. Tratar fone 9101.4785. VENDE-SE CAMINHÃO Mercedes Benz 1113, ano 80, amarelo, direção hidráulica, equipado com cara preta ano 84 em bom estado. Tratar com Diones 9158.5557 ou João Guilherme 9946.2402. VENDE-SE MOTO SUN-

CMYK


SÁBADO, 4 de dezembro de 2010

IMÓVEIS Vende-se Apartamento Kitnet, semi-mobiliado, sacada com churrasqueira, box garagem fechado, Ed. América (Rua Venâncio Aires, 347 centro) próximo da RODOVIÁRIA, impecável, particular, pode ser financiado, ideal para investidor, R$79.000,00, fone: 051 98155360. VENDE-SE PRÉDIO COMERCIAL, com mercado montado + moradia, prédio de esquina e com grande terreno nos fundos. Clientela formada. Área construída 175m quadra. Aceita-se carro no negócio. Interessados tratar: 3332-1706 9964-1229 VENDES-E APARTAMENTO central, 2 dormitórios, cozinha americana, sacada com churrasqueira e box de garagem. Tratar 3332 4118 VENDE-SE CASA em alvenaria, suíte, 2 dormitórios, sala com lareira, aquecimento a gás, toda de tijolos maciços, financia. Tratar 9122 8523 VENDE-SE CASA 11,5x47m.

CLASSIFICADOS

Localizada na Rua Tenente Ananias, 147 Bairro São José. Tratar fone 8444.1443.

pão, a 30 km de São Luiz. CRECI 3116. Tratar fones 3352.6162 ou 9961.6364.

ALUGA-SE CASA com três quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, garagem. Localizado na Rua do Comércio, 750. Valor: R$ 550,00 + água + luz + IPTU. Fone 3332.7188 com Aline ou Jussara. VENDE-SE CHÁCARA com 1,2 Hás, entrada de luz, cocheiro e galpão. Toda cercada, frente asfaltada. R$ 40.000,00. Tratar: (55) 3332.2636, 9963.6456.

ALUGA-SE EXCELENTES salas comerciais a 150m do fórum. Tratar pelo fone 9112.7049. ÁREA NOBRE - Vendo área própria para construção de prédio residencial de grande porte, com 4.300m², a 50m da Av. Cel Dico, 87m de frente para a Rua Dr. Pestana, próximo ao HCI. Tratar fones 3332.2786 ou 3332.9755.

VENDE-SE uma área de DOIS MIL metros quadrados, escriturada, própria para lazer, fundos com o rio Potiribú, possui água encanada e rede de luz, próximo a Usina Velha, Linha 1 Leste, tratar com Albino Dobbert. Interessados ligar para (51)8445.4537 ou 3332.7285. Travessa Alvarenga Peixoto, nº68, próximo ao Hospital de Caridade de Ijuí. RIGHETTO IMÓVEIS VENDE: 86 ha para agricultura e pecuária (soja, trigo, alfafa) com água e luz, casa e gal-

VENDE-SE APARTAMENTO no Edifício Porto Belo, no segundo andar, de frente, com ótima posição solar, com dois quartos e garagem. Valor R$ 125.000,00. Tratar no fone 9938.7463 ou 9614.8242. VENDE-SE CHÁCARA com 4,4 hectares, possui luz e água encanada. Localizada na Linha 11, Rincão dos Letos em Bozano. Fone 9613.6223. BARBADA: Vende-se prédio de dois andares com 270m², faltando fazer acabamento

na parte superior. Localizada na Rua Guilherme Clemente Köehler 671, Bairro Assis Brasil. É assegurado pelo Banco do Brasil. Valor: R$120.000,00. Fone 3333.7340. VENDE-SE uma casa no bairro Burtet, dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, terreno 11x30, pátio todo fechado. Fone 9126.9093. VENDE-SE PRÉDIO COMERCIAL com mercado montado mais moradia, prédio de esquina com 175m² de área construída. Informações 3332.1706 ou 9964.1229. Aceita-se carro no negócio. VENDE-SE uma chácara localizada na Vila Santana. Aceita-se

carro no negócio. Interessados tratar no fone 9141.7729. BARBADA: Vende-se prédio de 2 pisos com 270m² de área, localizado na Rua Guilherme Clemente Koehler 671. No valor de R$120.000,00. Fone 3333.7340 ou 8123.1522. PROCURO APARTAMENTO, KIT NET OU CASA PARA ALUGAR. Preferência com box ou garagem. Tratar: 9172.8927 ou 8445.8937. VENDE-SE TERRENO de 32m² x 75m², com benfeitorias. Aceita-se proposta . Fone para contato: 9101.0408. VENDE-SE UMA CASA MISTA, localizada na Rua 24 de fevereiro, 1576, no Bairro São José, com 42m² na parte

O REPÓRTER

superior e 28m² na parte inferior. Possui um terreno de 310m². Valor: R$25.000,00. Tratar no fone 9656.5385. VENDE-SE UM APARTAMENTO de 225m², a parte superior possui 12m², e possui uma parte comercial de 113m². Localizada na Rua

19

19 de outubro, 1163. Tratar no fone 9656.5385. DIVIDO APARTAMENTO (com mulher) no centro da cidade, localiza-se a 2 quadras da Praça da República, todo mobiliado, amplo e com terraço. Tratar fone 9193.9244 ou 3333.0708.


20

SÁBADO, 4 de dezembro de 2010

CULTURA

O REPÓRTER

Por Drica Morais

Hoje é dia de samba rock com a banda Maria Bolacha A partir das 22h, o público poderá conferir a harmonia e o talento de Rafael Librenz e Janaína Santiago, no palco do Chopp Ijuhy

A

sintonia aconteceu à primeira vista, em novembro de 2008. Rafael Librenz e Janaína Santiago foram apresentados e, no mesmo dia, decidiram que tocariam juntos. “Na verdade, ambos tinham vontade de formar uma banda. Bastava, portanto, definir um repertório e começar os ensaios”, conta a vocalista, Janaína. A escolha das músicas foi feita naquela mesma ocasião. Outros músicos, como o baixista Lucas Juswiak e o baterista Guilherme da Rosa, passaram a integrar a banda

meses depois, certos que aquela parceira teria êxito. Hoje, a banda Maria Bolacha realiza shows em toda a região. Já possui dez composições próprias, como Maria do Coco, New Beatle, Meu Menininho e Poligamia. E há uma característica curiosa no grupo: a visível contraposição de influências, que vão do samba ao rock. “Gostamos muito de Beatles, Elis Regina, Jorge Ben Jor, TNT e Cascavelletes. Temos gostos diversificados, somos samba e rock, separado e tudo misturado ao mesmo tempo”, explica a vocalista. Essa mescla poderá ser conferida hoje à noite, a partir das 22h, no Chopp Ijuhy. A festa “Samba Rock” é uma promoção do RockIjui.com. Pensando no futuro Em 2011, a Maria Bolacha

Por que Maria Bolacha?

O curioso nome da banda surgiu numa roda de amigos, entre várias sugestões apresentadas. “Maria” faz uma homenagem à mãe de Rafael, que foi cantora quando mais jovem; e “Bolacha” remete aos clássicos discos de vinil, que a dupla adora colecionar.

Janaína e Rafael pretendem estender os shows para Porto Alegre em 2011

pretende estender os shows à cidade de Porto Alegre, onde reside Janaína. “Temos a intenção, também, de gravar nossas músicas e, quem sabe, começarmos a produção de um CD”, completa a vocalista. Segundo ela, a aceitação do público regional frente às bandas locais ainda é um pouco tímida. O que ela percebe, no interior, é que há muitos amigos ajudando no crescimento das bandas. “E assim os amigos viram fãs. E, com o tempo, os fãs viram amigos e vão ajudando a divulgar o trabalho dos músicos”, finaliza.

Luciana Bertoldo lançará seu livro amanhã, na Praça da República Amanhã, a partir das 9h, a ijuiense Luciana Bertoldo estará no quiosque da Praça da República, lançando seu livro “Baioneta Calada: vidas marcadas pela ditadura militar”. Nesta obra, a escritora apresenta a vida de seu pai, que foi preso político durante os árduos anos do regime militar. O livro conta com prefácio de Júnior Carlos Piaia e posfácio da professora e historiadora Ana

Maria Colling. Sobre a escritora: Luciana Bertoldo nasceu em Ijuí, em 1° de dezembro de 1966. Formouse em Direito pela Unijuí e, depois, ingressou na Escola da Magistratura do Estado de Santa Catarina. Atualmente é advogada em Florianópolis/SC, com diversos cursos em sua área de atuação, baseada nos novos direitos.

Acesse o portal da Iguatemi FM: www.iguatemifm.com

BLOG DA MÚSICA Daniel Sommer

+ No mês de Dezembro, a Iguatemi FM altera sua programação em 3 domingos, para apresentar as melhores músicas do ano de 2010. No dia 12/12 as músicas das Bandas do Sul mais tocadas, dia 19/12 as melhores da Música Sertaneja e no dia 26/12, a rádio apresenta as 50 melhores músicas do Pop/ Rock/Dance. Fique ligado! + O ano de 2010 foi de Taylor Swift, pelo menos é o que destaca a revista Entertainment Weekly. Na entrevista, a cantora country revela o que acha sobre os boatos de ter escrito músicas para Taylor Lautner, Joe

Jonas e John Mayer: “Às vezes eu ria quando li notícias sobre isso. Eu nunca confirmei que alguma música minha era inspirada em alguém”. Ainda na lista de destaques do ano estão Katy Perry, James Franco e Ben Affleck. + Pink tem mais um motivo para comemorar. Após saber que será mamãe, a cantora viu seu último single “Raise Your Glass” liderar a parada mais importante dos EUA, a Billboard 100. A norte- americana já teve essa felicidade duas vezes, em 2008 com “So What?” e há quase 10 anos com “Lady Marmelade”.

CMYK


SÁBADO, 4 de dezembro de 2010

EDUCAÇÃO

O REPÓRTER

21

Por Taís Machado

Começam as provas para cursos técnicos da rede pública O Ensino Técnico está cada vez mais em evidência para estudantes do Ensino Médio. Cursos Profissionalizantes podem ser a porta de entrada para o mercado de trabalho

A

s escolas E. E. Otávio Caruso Brochado da Rocha, E. T. E. 25 Julho e o Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab) já finalizarão suas inscrições para a prova de seleção dos cursos técnicos. O processo seletivo da Escola 25 de Julho, para Eletrotécnica, Gerenciamento

de Sistemas de Informação, Móveis e Mecânica, será no dia 11. As provas serão realizadas nas dependências do educandário, localizado na rua Pedro Américo, 479, bairro São José para candidatos cujo nome inicia com a letra “A” até “N”. Para os demais candidatos na Escola Municipal Fundamental Ruy Ramos, na rua Bento Gonçalves, 1415. No site www.25dejulho.com o candidato encontra mais informações, bem como a lista completa dos candidatos com os locais de prova e sala. No Imeab as inscrições para o curso de agropecuária, encerraram ontem. Cerca de 120 alunos se inscreveram para as 70 vagas disponíveis. A prova seletiva acontece hoje, a partir das 8h nas dependências do Instituto. É necessário levar o

O Imeab realiza prova de seleção hoje recibo de pagamento da taxa de inscrição no dia da prova. As matrículas serão realizadas nos dias 14 e 15 e 17 e 20 de dezembro. Os documentos necessários para efetuar a matrícula são: certidão de

nascimento ou casamento, identidade, foto 3x4, histórico escolar, atestado médico comprovando aptidão para realização das atividades práticas pedagógicas, comprovante de residência, certificado de

Entrega da premiação do

Programa A Nota é Minha

Nesta quinta-feira ocorreu a entrega dos prêmios da 25ª edição do Programa A Nota é Minha, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O Programa visa a participação de qualquer cidadão que realize transações de compra em estabelecimentos comerciais do estado e tem por objetivo beneficiar entidades como Escolas Públicas, Hospitais e Entidades Assistenciais. A cada 30 documentos fiscais o cidadão troca por uma cautela que concorre a prêmios trimestrais sorteada pela Loteria Estadual. Duas escolas da abrangência da 36ª Coordenadora Regional de Educação foram contempladas com os prêmios. Natanael de Andrade que entregou as notas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Morisso de Catuípe ganhou um aparelho de som. E Silvino Ferraza, pai da aluna Vanessa da pré-escola da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Marcelino Champagnat, também de Catuípe, que concorreu com apenas duas cautelas juntadas pela menina, ganhou uma bicicleta.

Estiveram presentes na entrega Noemi Huth, da 36ª Coordenadora Regional de Educação, e a coordenadora operacional do Programa, Mara Elisa Blume. Esta foi a 4ª etapa de entrega dos prêmios no ano de 2010. A coordenadora de educação destaca que na região de abrangência da 36ª CRE os valores repassados nesta edição somam o valor de R$ 49.172,14.

Vanessa Ferraza, aluna da pré-escola ganhou uma bicicleta

dispensa do exército e cópia da carteira de vacinação. Já a Escola Otávio C. B. da Rocha o processo de inscrições se encerrou no dia 7 de novembro. A prova para o curso Técnico de Enfermagem será no dia 11, das 8h30 a 11h30. O candidato deve comparecer no local da prova com meia hora de antecedência e levar caneta preta ou azul, lápis, borracha e documento de identidade. Este foi o primeiro ano dos alunos deste curso profissionalizante. A pré-matrícula para a segunda turma será realizada do dia 10 a 14 de janeiro, no site da Secretária Estadual de Educação, www.educacao.rs.gov.br, através do número da inscrição do candidato, para depois levar a documentação necessária para efetuar a matrícula.

Últimos dias de inscrição no Vestibular Unijuí A Unijuí entra na reta final das inscrições para o Vestibular de Verão 2011. O prazo encerra no dia 06, com possibilidade de pagamento até o dia 07. Neste vestibular, a Universidade oferece quase duas mil vagas em diversos cursos, nos Campi de Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa. A novidade é o curso superior de tecnologia em Segurança no Trabalho, oferecido no Campus Santa Rosa. As inscrições para o Vestibular de Verão da UNIJUÍ podem ser feitas no Portal www.unijui.edu.br/vestibular. A taxa é de R$ 30,00, sendo que os participantes do Profissional do Futuro 2010 recebem 30% de desconto. A prova, de Redação, acontecerá no domingo, 12 de dezembro, nos quatro campi, núcleos, polo e unidades de apoio EaD, das 8:30hs às 10:30hs. O candidato poderá aproveitar uma das notas obtidas na Redação do Enem realizado nos últimos quatro anos (2006/2007/2008/2009). Informações no Portal (www.unijui.edu.br/vestibular) e pelos fones 0800.646.7100 (cursos presenciais) e 0800.646.0200 (cursos à distância).


22

SÁBADO, 4 de dezembro de 2010

REGIÃO

O REPÓRTER

Por Priscila G. Heldt

Panambi

Assinado contrato para construção de creche no município A instalação atenderá cinco bairros de Panambi

O

contrato para a construção da creche do bairro Italiana, que atenderá à comunidade dos bairros Planalto, Moinho Velho, Agro-Vila, Vila Prante e outras famílias da zona oeste da cidade, foi assinado nesta terça-feira, em Brasília pelo prefeito Miguel Schmitt-Prym e pelo presidente do FNDES - Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino, professor Daniel Silva Balaban O contrato prevê uma construção de mais de dois mil metros quadrados, dentro das

técnicas mais modernas e das exigências da pedagogia mais avançada. O documento será agora publicado no Diário Oficial da União, e depois em seguida será efetuado o pagamento de 50% do valor da parte do Governo Federal no empreendimento que será de R$ 614 mil. A obra toda custará em torno de R$ 1,3 milhão, e depois terá uma suplementação de R$ 300 mil para mobília, brinquedos, cozinha, berçário etc. Os outros 50% da obra serão depositados pelo Governo Federal, depois de metade da obra realizada, aproximadamente no final de 2011, já que a construção está prevista para ficar pronta em dois anos.

A construção prevê modernidade dentro de exigências técnicas Será um dos prédios públi- em área cedida pela família cos mais bonitos e funcionais Weidle. Na mesma oportunidade, de Panambi, e será construído na esquina das Ruas Germa- o prefeito encaminhou um no Goecks e Rincão Fundo, projeto para a construção de

uma creche no Loteamento Armindo João Stahlhoefer para atender as crianças da Arco Íris, Jardim Paraguai e outras localidades adjacentes.

Coronel Barros

Balde Cheio promove visita em Coronel Barros A propriedade dos irmãos Fischer, na Linha Canta Galo, interior de Coronel Barros, foi sede do encontro técnico realizado na quarta-feira, pelo programa Balde Cheio. Participaram do encontro aproximadamente 40 produto-

res de leite da Região Noroeste, prefeito Olivar Scherer, gerenteadjunto da Emater/RS-Ascar da Região de Ijuí, Carlos Turra, bem como autoridades da região. Este programa visa o repasse de tecnologia a pequenos produtores de leite. Em parce-

ria com a Embrapa, prefeituras e Emater/RS-Ascar o Balde Cheio está presente em 22 estados brasileiros. Em agosto deste ano, os Fischer aderiram ao Balde Cheio e, desde então, têm recebido a visita constante de um

técnico da Emater/RS-Ascar e de outros produtores de leite, interessados em acompanhar o resultado das alterações sugeridas pelo Balde Cheio. “Nós temos que evoluir muito na produção de pasto”, disse Cláudia Fischer. Por sugestão do projeto, a produtora tem

projeção de ampliar o mix de forrageiras que alimenta as 15 vacas leiteiras. “Nós temos apenas grama tifton e com a estiagem não está dando muito resultado”, lamentou a produtora. Apesar da pouca oferta de pastagem, a média de leite/ vaca/dia é de 23 litros.

Agricultores contam com orientação de técnicos

Jóia

Alunos de Jóia recebem premiação pelos trabalhos Dois alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cacique Sepé, do município de Jóia, foram classificados no Concurso “Fauna e Flora Nativa RS”. O evento é promovido pelo Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica, em parceira com a Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, o Clube do Professor Gaúcho e o Sindicato dos Biólogos. Os três melhores trabalhos nas categorias desenho, história em quadrinhos e redação, receberam, cada um, computadores e kits. A premiação foi

entregue no dia 25 de novembro, em Porto Alegre. A coordenadora Pedagógica, Regina Martini, da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, acompanhou os alunos na ida a Porto Alegre para o recebimento dos prêmios. O aluno Carlos Adriano Tamiozzo classificou-se na categoria Desenho, com o auxilio da professora Inês Massuquini, e a aluna Caroline Ribeiro Carneiro se classificou na categoria História em Quadrinho com o apoio da professora Leni Marlene Ghisleni.


SÁBADO, 4 de dezembro de 2010

MEIO AMBIENTE

O REPÓRTER

23

Por Taís Machado

Projeto de Extensão auxilia na preservação ambiental em sala de aula Com o intuito de auxiliar professores nas temáticas realizadas em sala de aula, o projeto Formação de Professores foi ainda mais longe, incentivou alunos a se engajarem em atitudes de preservação ambiental

O

projeto Formação de Professores: Ações em Âmbito Escolar teve início no ano de 2005, no Ensino Fundamental e em 2006 no Ensino Médio. Através de reuniões mensais os professores propõem temáticas de ensino. “Algumas professoras solicitaram auxilio para tratar situações de estudo em sala de aula. Embora nosso objetivo tenha sido trabalhar com os professores de ciências sociais, que é a nossa área, todas as áreas acabaram se envolvendo”, explica a professora Eva Teresinha de Oliveira Boff, extensionista do projeto, juntamente com Marli Dallagnol Frison, coordenadora.

Ações em Âmbito Escolar tem como objetivo desenvolver pelo menos três temáticas por ano. “A situação de estudo Ambiente e Vida – O Ser Humano nesse Contexto” foi uma das situações de estudos promovido em parceria com a Secretária Municipal de Meio Ambiente. “Este ano desenvolvemos questões ambientais para os alunos do 1º ano do Ensino Médio, que pretendemos levar adiante para os próximos anos. Trabalhamos com diversas escolas, porém a que está mais ativa conosco é a Escola Estadual E. F M. São Geraldo”, comenta Eva. A extensionista do projeto afirma que o Projeto pretende ensinar ao aluno através da pesquisa e da prática. A partir de uma palestra sobre Agenda 21 e a construção da Árvore dos Sonhos, o mundo que temos e o que queremos os jovens realizaram diversas atividades. Os estudantes da Escola São Geraldo visitaram ao Bosque dos Capuchinhos. No Imeab, Amazonas e Soares de Barros visitaram áreas próximas das escolas e produziram trabalhos que poderiam contribuir para melhorar o ambiente local. Os trabalhos foram apresentados na Semana do Meio Ambiente,

Alunos realizaram passeios para conhecer o ambiente próximo a escola realizada na Praça da Republica os títulos apresentados. Uma pela Secretaria Municipal de visita a Usina de Biodigestor, em Santa Rosa também fez parMeio Ambiente. “Depois deste passeio mui- te das atividades deste projeto. “O nosso intuito maior é tos alunos começaram a rever poder levar este projeto a toatitudes para preservação ambiental. Como por exem- das as escolas do nosso muniplo, perceberam que estavam cípio. Pois poluindo o ambiente escolar, f a z c o m jogando bolinhas de papel no q u e a l u chão, ao invés de colocar no nos e professores lixo”, conta Teresinha. A compostagem foi apre- trabalhem sentada e acompanhada pelos juntos em alunos. Todas as questões que prol de um envolvem este tema foram o b j e t i v o discutidas em sala de aula. Os maior, o coestudantes também assistiram nhecimenfilmes, Tá Limpo, A Sustentabi- to”, finaliza lidade e Ilha das Flores, foram Eva.

UM DESAFIO CHAMADO CIDADE

O LIXO E VOCÊ A idéia é construirmos um mundo melhor, certo? Cremos que um futuro melhor seja o resultado de um presente mais responsável. Individualmente responsável. Então o que cabe a nós fazermos? Você já parou para pensar quanto lixo cada um de nós produz diariamente? E o volume de lixo produzido na sua rua, em seu bairro, ou em sua cidade, você sabe quanto é? Já imaginou qual o destino final de todo esse lixo? Você sabe para onde ele vai? Alguma vez você já se perguntou sobre as conseqüências negativas que o lixo produz ao meio ambiente? A maioria das pessoas não pára para pensar nessas coisas, pois muitos de nós não compreendemos muito bem esse assunto e alguns na verdade nem se importam tanto

com todos os problemas que podem estar relacionados com o nosso lixo. A produção de resíduos é inerente à condição humana. Cada pessoa produz cerca de 300 quilos por ano e, como um processo inexorável, tornouse um problema de difícil resposta, que exige a reeducação e comprometimento do cidadão. O lixo que um bairro, uma cidade, ou naca,o produz está intimamente ligado ao modo de vida de sua população. Por exemplo, cidades e países industrializados produzem grande quantidade de lixo inorgânico. Já nas nações em desenvolvimento, nas pequenas cidades do interior, nos povoados, assentamentos rurais e nas fazendas, grande parte do lixo produzido é de origem orgânica. Para quem não se recorda vale lembrar que o lixo orgânico é aquele originado de quaisquer seres vivos, animais e vegetais, que são facilmente

Viviane Bronzatto Dutra vibronza@terra.com.br decompostos pela natureza. Restos de comida, restos de frutas e verduras, restos de plantas (folhas, galhos, pedaços de madeira, serragem etc.) são alguns exemplos de lixo orgânico. Por outro lado, o lixo inorgânico é aquele que resulta de produtos industrializados (plásticos, vidros, metais etc.), que, em geral, são de difícil decomposição pela natureza, mas que podem ser reciclados pelo homem. O lixo que produzimos pode ser classificado em quatro grupos: lixo domiciliar, produzido nas residências, tais como restos de alimentos e sacolas plásticas; lixo comercial, produzido nos estabelecimentos comerciais como lojas, butiques, mercearias etc.; lixo industrial, produzido nas indústrias, como por exemplo, restos de matérias-primas e subprodutos da produção; e lixo hospitalar, produzido nos hospitais, postos de saúde, clínicas, laboratórios e farmácias.

O entendimento dos tipos de lixo e suas classificações é importante, pois à cada um deles deve ser dado uma coleta e destinação diferenciadas. Existem muitas formas de tratamento do lixo, entre as quais: aterro sanitário, incineração, reciclagem e compostagem. Nenhuma dessas quatro formas de tratamento deve ser vista como algo milagroso, capaz de solucionar todos os problemas relacionados ao lixo.Na escolha do modelo de gestão do lixo, todos os setores da sociedade devem participar. Nós não devemos deixar só a cargo da Prefeitura ou do Governo Estadual decidir qual será o destino do lixo que produzimos, pois a má gestão da coleta e destinação final do lixo afeta a todos indistintamente. A participação coletiva nas ações e trabalhos que envolvam políticas públicas, como o tratamento do lixo é fundamental, mas, além disso, cada um de nós deve também estar disposto a contribuir

individualmente através de pequenos gestos diários, tais como: não jogar lixo nas ruas, praças, praias e demais áreas públicas; não pichar monumentos, muros ou fachadas de residências e estabelecimentos comerciais; depositar o lixo somente nos locais indicados pela prefeitura. Essas são algumas pequenas ações que podem fazer grandes diferenças para nossa vida e para o meio ambiente. Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva. A maior parte do que jogamos fora não é sujo, fica sujo depois de misturado. Separando os materiais que podem ser reciclados, a quantidade de lixo a ser coletado é muito menor. Não desperdice! O tempo urge e o planeta precisa de você.


24

SÁBADO, 4 de dezembro de 2010

ESPORTE

O REPÓRTER

Por Jonas Palharini

Vanderlei fala em segundo semestre Goleiro retorna ao clube após dois anos e ressalta os objetivos do time para 2011

D

e volta ao São Luiz após defender o clube no Gauchão 2008, sob o comando do técnico Itamar Schulle, o goleiro Vanderlei está feliz pelo retorno. O jogador disse que depois da passagem pelo Alvirrubro, ficou aquele gostinho de querer algo a mais, referindo-se ao G-4. “Sempre queria voltar, pela torcida, pela cidade”, cita. Sobre conquistar uma vaga

entre os quatro melhores do Estado nos quadrangulares finais de cada fase, Vanderlei ressalta a dificuldade, mas não descarta o objetivo da equipe. “Pelo plantel, união do grupo, temos condições de chegar ao G-4 e conquistar algo a mais”, conclui. Com passagens por Veranópolis e Brasil de Pelotas, o camisa 1 salientou que o São Luiz se equivale as estruturas dos últimos dois clubes que defendeu. “Não foge muito, a estrutura é semelhante”, compara. O goleiro do São Luiz para o Gauchão frizou que o pensamento do presidente Sadi

Brasileiro e a Copa do Brasil. Casa nova

Vanderlei retorna ao São Luiz. Goleiro foi um dos destaques de 2008 Pereira é que o clube não fe- competição a nível Estadual che as portas para o segundo (Copa FGF), embora o objetivo semestre, disputando uma é seja de disputar a Série D do

Delegação chefiada pelo presidente do clube Sadi Pereira e o presidente do Conselho Deliberativo, Ricardo Miron, foi conhecer ontem, as estruturas do novo estádio do Cruzeiro de Porto Alegre e do Lajeandense. A nova arena do Cruzeiro deverá custar em torno de R$ 2 milhões e 500 mil. O São Luiz estuda a possibilidade de construção de um novo estádio. A área do 19 de Outubro deve ser negociada. Existem interessados no terreno central.

Um preparador “diferenciado”

Lesionado, São Luiz dispensa Cassel. André Luiz é o substituto

Em cinco dias de pré-temporada, a ênfase é para condicionamento físico dos jogadores. Neste ano, haverá três grupos distintos de atletas. Os que se apresentaram no dia 29, segunda-feira, que estão trabalhando em dois períodos, os que reforçaram o elenco no decorrer da semana, que serão avaliados fisicamente e clinicamente e os jogadores que se apresentam na próxima semana, os laterais Fernandinho e Neguete, o volante Baiano, o meia Alexandre e o atacante Anderson Oliveira, que atuaram por seus clubes recentemente e necessitam de um período de folga. Se existe um certo cuidado por parte do preparador físico, André Baratz, em relação aos jogadores, para evitar lesões durante os trabalhos da prétemporada, por outro lado, o grupo está satisfeito com o trabalho do profissional.

Até o momento é negativo o início da pré-temporada do São Luiz, visando o Campeonato Gaúcho do próximo ano. Em apenas cinco dias de trabalhos, problemas relacionados a mudanças no plantel começam a preocupar o departamento de futebol e a comissão técnica que não esperava por esse início tão complicado de prétemporada. A notícia da tarde de quarta-feira foi a dispensa do zagueiro Cassel. O jogador vinha sentindo um desconforto no joelho esquerdo. Avaliado pelo departamento médico, foi constatado um desgaste na cartilagem do joelho esquerdo. Cassel teve o seu contrato rescindido e deve retornar para Novo Hamburgo, seu último clube, onde realizará um cirurgia. O zagueiro deve ficar pelo menos 60 dias parado. Ainda na noite de quarta-

André Baratz estava no Sampaio Corrêa Alguns atletas fizeram o seguinte comentário: “ele é diferenciado”. Os jogadores estão felizes com o planejamento de Baratz. O preparador físico diz que vem acompanhando a evolução e trabalha a parte física com bola. O profissional que trabalhou com Beto Campos na Ulbra, em 2008, estava no Sampaio Corrêa.

feira, o São Luiz anunciou o substituto de Cassel. Após o treinamento, comissão técnica e departamento de futebol trabalharam para fechar a contratação do novo zagueiro. André Luiz, 29 anos foi confirmado como novo reforço. O defensor disputou o Gauchão

2010 pelo Ypiranga de Erechim. André Luiz estava no Ituano, time comandado pelo técnico Tonho Gil. Ele se apresenta no sábado. André Luiz é destro e também é um atleta versátil, pois já atuou na função de volante. Tem 1,83m, 80 kg.

Atacante Lê acerta com o São José Ex-Caxias e Ulbra, o atacante Lê reforçará o São José no Gauchão. O centroavante, revelado na base do Caxias, disputou a Série C do Brasileiro pelo

time Grená. Lê já passou pelo Atlético-PR, vai ser o homem de referência na área do time treinado por Itamar Schulle. O atacante foi sondado pelo

São Luiz. O jogador viria para o lugar de Alexandre que está no futebol português e não estava conseguindo a liberação de documentos para retornar ao Brasil.

Zagueiro André Luiz foi expulso apenas duas vezes em quatro gauchões

CMYK


SÁBADO, 04 de dezembro de 2010

ESPORTE

O REPÓRTER

25

Por Jonas Palharini

Um exemplo de saúde aos 74 anos Maratonista do Clube de Corredores de Ijuí não se cansa de receber prêmios. O mais recente, dia 21 do mês passado, em Curitiba

H

á cinco anos que Pompílio Flores de Borba resolveu praticar uma atividade física que exigisse sobre tudo muita resistência, mas foi exatamente na corrida de rua em que o atleta de 70 anos (na época) se identificou. Pompílio começou a competir em 2005. Hoje, prestes a completar 75 anos (15 de dezembro), ele coleciona diversos troféus e medalhas. O atleta de 74 anos completou em Curitiba, 25 maratonas. A prova que contou com a participação de mais de 30 atletas, teve o ijuiense como grande vencedor da corrida. Pompílio Flores de Borba é integrante do Clube de Corredores de Ijuí, entidade esportiva que muito bem representa o município nas competições que disputa. Esbanjando saúde, Pompílio que

compete com atletas na faixa etária de 75 a 79 anos, participa de maratonas com 42 km. Em 2010, ele disputou cinco maratonas. A primeira, dia 23 de maio, a 27ª maratona de Porto Alegre, onde conquistou o primeiro lugar. No dia 18 de julho, também chegou em primeiro, na maratona Caixa do Rio de Janeiro. O primeiro lugar também foi de Pompílio na maratona do Bicentenário de Assunção, no Paraguai, dia 8 de agosto. O corredor ijuiense ficou em quarto lugar, na 3ª maratona Cataratas, em Foz do Iguaçú, no Paraná, dia 26 de setembro. No mês passado, dia 21, Pompílio Flores de Borba cruzou a linha de chegada em primeiro lugar,

Na categoria acima de 75 anos, Pompílio vence prova em Curitiba

Equipe de Tiro da Sogi é campeão Estadual de Tiro Dei Ricardi, Alcindo Gomes, Diogo Rolim, Flávio Krüger, Jeovane Engers, Klaus Lopes, Frederico Lopes, Leandro Finster, Marcos Lins,Neimar Suzin, Roberto Bernardi Filho e Walter Schmidt. O Diretor do Departamento de

na 14ª maratona de Curitiba. Para fechar o ano de vitórias, o atleta de 74 anos, deve participar da Rústica Para Um Novo Ano “Paul da Rosa Mello” e os 120 anos de Ijuí, que deve ser realizada no dia 19 de dezembro.

Caça e Tiro da Sociedade Ginástica Ijuí, Marcos Lins, salientou que a disputa foi acirrada, mas predominou o sentimento de confraternização entre todos os atiradores. A entrega da premiação de encerramento do Campeonato Gaúcho de Tiro ao Prato foi conduzida pelo presidente da Federação Gaúcha de Caça e Tiro, Carlos Schreiner, que esteve em Ijuí acompanhando e participando da prova final. O Campeonato contou com a participação dos municípios de Ijuí, Pelotas, Caxias do Sul, São Leopoldo, Encantado, Erechim, Sarandi, Santa Maria, Farroupilha, Bento Gonçalves, Passo Fundo, Gramado, Rio Grande, Sapiranga e Bagé.

André Herther vence Meia-Maratona de Santa Catarina Éverton retorna ao O atleta do Clube de Corredores de Ijuí, André Clóvis Herther, venceu mais uma prova no atletismo, foi a concorrida 4ª Meia-Maratona de Blumenau, Santa Catarina. O ijuiense foi o primeiro a cruzar a linha de chegada no percurso de 21 km, na categoria de 30 a 34 anos. A prova teve a participação de atletas de todo o Brasil e com a presença de estrangeiros, inclusive do Quênia.

Centenário para o Gauchão

André Herther venceu Meia-Maratona de Santa Catarina

GBM joga em Catuípe pelo Estadual Sub-12 O time da categoria Sub-12 do GBM de Ijuí enfrenta amanhã, às 17h, o Vila Nova de Passo Fundo, pelo Estadual Suligaf. A equipe ijuiense está entre as oito melhores do Estado. A partida não vai ser disputada no Estádio da Montanha. Desta vez,

na fase eliminatória, o time de Jair Galvão que é comandado por Kinho Forgiarini vai à Catuípe, encarar o Vila Nova, no primeiro jogo da fase matamata. A disputa acontece no Estádio da Taba Índia, conhecido estádio do Caramuru de Catuípe.

GENOMA COLORADO – II Taça Berenice Souto de Genoma Colorado será disputada amanhã, no campo Suplementar D do Beira Rio. As chaves composta por três núcleos, jogam entre si dentro da chave. O primeiro colocado de cada chave classifica para a final. Chave 1: Tenente Portela, Campo Ere e Gravataí Amoval; chave 2: Salto Iucumã/Derrubadas, Cruz Alta e Maravilha. A partir das 9h, Tenente Portela x Campo Ere; Maravilha x Cruz Alta; Campo Ere x Gravataí Amoval; Salto Iucumã/ Derrubadas x Maravilha; Gravataí Amoval x Tenente Portela e Cruz Alta x Salto Iucumã/ Derrubadas. BOCHA – Torneio de Casais (dupla mista), realizado no CTG Laureano de Medeiros. Resultado final, primeiro lugar Ciro Morais e Mira Paixão; segundo, Edemar Grosanki e Valdeci Andrade; terceiro, Anélio e Nadia Cossetin; quarto lugar, Valdir e Maria Andrade e quinto lugar, Carlinhos Paixão e Ivani Andrade.

Equipe de Tiro da Sogi conquista o título Estadual de Tiro ao Prato Dentre os 15 municípios participantes da competição, Ijuí foi vencedor do Campeonato Gaúcho de Tiro ao Prato – Trap Americano – Equipes – 2010 e de forma inédita. O campeão é conhecido após a disputa de oito etapas. Quem obtiver a melhor pontuação fica com o título. A equipe da Sogi de Ijuí acertou 1.716 pratos, um a mais do que o time de Pelotas, com 1.715. Em terceiro o time de Caxias do Sul que também quebrou 1.715 pratos, mas perdeu no critério de desempate. A oitava e última etapa do ano foi realizada em Ijuí, nos dias 26 e 27 de novembro. A Equipe da Sogi conquistou o título com a participação dos atletas: Aido

PLACAR REPÓRTER

O Caxias confirmou o retorno de Éverton ao elenco. Emprestado ao Inter, durante a Libertadores, e ao Bahia, na Série B do Brasileiro, o atacante está de volta ao Centenário. A direção do Caxias apresentou ainda o zagueiro Edson Rocha e o atacante Waldison. dois atletas já são cinco reforços apresentados oficialmente para a temporada de 2011. A direção Grená ainda busca um centroavante e um meia-articulador. Confirmados até o momento os goleiros Matheus, Sidivan e André Sangalli; laterais Patrício, Alisson, Thiaguinho e Edu Silva; zagueiros Neto, Caçapa, Edson Rocha e Marcelo Oliveira; volantes Marcos Rogério, Bruno, Felipe Manoel e Itaqui; meias, Edenilson, Rodrigo Paulista e Marcus Vinícius e os atacantes Aloísio, Balthazar, Waldison e Pedro Henrique.

CANASTRA – Resultados dos jogos realizados quinta-feira à noite pelo 4º Torneio de Canastra Sesc/Pizzaria Concórdias. Terezinha e Jacira 2x0 Mano e Betinho; Limpeza Urbana A 0x2 Sul Cores B; Juliano e Leandro 0x2 Auto Elétrica Mastela; Posto Central 2x0 Baterias Gói; Secretaria da Saúde 2x0 E.C Guarani; Amigos do Toco 2x0 Clenir e Corá; Sul Cores A 1x2 Cris e Neusa; Despachante do Gordo 1x2 Limpeza Urbana B; Rei das Frutas 2x0 A Grelha e Rasia e Luciléia 2x0 Procon. Próxima rodada, terça-feira, a partir das 19h30, na Pizzaria Concórdias, segunda fase-eliminatória, Jacira e Terezinha x Auto Elétrica Mastela; Rei das Frutas x Baterias Gói; Posto Central x Secretaria da Saúde; Despachante do Gordo x Amigos do Toco; Rasia e Luciléia x Sul Cores. RÚSTICA – Será realizada no dia 19 deste mês, a Rústica Para Um Novo Ano “Paul da Rosa Mello” e 120 anos de Ijuí. A largada para o percurso estudantil está marcada para as 17h, na frente da biblioteca universitária “Mario Osório Marques” no campus da Unijuí, num total de 3.500 metros. A largada para o percurso adulto está marcada para as 18h, em frente a Indústria Mineradora Fonte da Ilha, no Distrito de Itaí e terá um total de 13 km. As inscrições são gratuitas e serão aceitas até o dia 17 na Cedl. No dia da prova não será aceita qualquer tipo de inscrição. A rústica será dividida em 19 categorias e terá um total de R$ 7.730,00 em premiação. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone da Cedl 3332.9637. CORONEL BARROS – Copa Carlos Eduardo de futebol. Hoje, 3ª rodada, campo do Ipiranga. Semifinal, categoria pré-mirim, às 9h, Verde Sports x Avante Genoma de Boa Vista do Buricá; às 10h, fraldinha, Verde Sports x Botafogo de Três de Maio; às 13h30, mirim, Verde Sports x Escolinha Humaitá; às 14h45, categoria fraldinha, Escolinha São José do Pindorama x Escolinha São Martinho; aas 15h45, pré-mirim, GBM Restaurante Cozinha Brasil x Escolinha Humaitá. Amanhã, às 9h, infantil, GBM Restaurante Cozinha Brasil x Avante Genoma de Boa Vista do Buricá e às 10h15, categoria mirim, Greminho Condor x Craque do Futuro de Três Passos. SUB-20 – A Coordenadoria Especial de Desporto e Lazer convida equipes interessadas em disputar o Campeonato Municipal de Futebol Sub-20 anos – edição 2011, para reunião de entrega de ficha de inscrição e regulamento sobre a competição, na próxima terça-feira, às 19h, na ACI.


26

SÁBADO, 4 de dezembro de 2010

GERAL

O REPÓRTER

Por Drica Morais

Motofretistas foram tema de reunião na tarde de quinta-feira Os profissionais possuem algumas dúvidas em relação a Lei 12.009, que regulamenta principalmente alguns itens de segurança

D

esde a publicação da Resolução 356, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os motociclistas profissionais estão receosos quanto às adequações que terão que fazer. A norma, que regulamenta a Lei 12.009, estabelece requisitos de segurança para o transporte remunerado de passageiros e de cargas em motocicleta e motoneta. “Aqui, na cidade,

algumas pessoas já estão se mobilizando para que essa adequação ocorra antes da data. Realizamos, inclusive, uma reunião na quinta-feira à tarde, que contou com a presença do vereador César Busnello e proprietários de empresas de moto-frete”, ressalta o coordenador de Trânsito, Ubiratan Erthal. Segundo a Lei 12.009, para exercer a atividade, o profissional deverá registrar o veículo na categoria aluguel junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). No entanto, para que isso ocorra, é necessário que a moto possua equipamentos de proteção para pernas e motor, aparador de linha e dispositivo de fixação permanente ou removível

Unijuí recebe premiação do SINEPE/RS Na noite de quartafeira, aconteceu a entrega das premiações aos vencedores do Prêmio SINEPE/ RS. Três grandes prêmios foram disputados entre as instituições de ensino privado do estado: 1º Prêmio Inovação em educação, 8º Prêmio Destaque em Comunicação e o 5º Prêmio de Responsabilidade Social. O projeto de extensão “Rádio na Escola”, desenvolvido pela professora Vera Raddatz, do curso de Comunicação Social da Unijuí, e o Programa de Endomarketing da Fidene/ Unijuí “Programa Sinergia”, foram premiados no 5º Prêmio de Responsabilidade Social, que teve mais de 150 trabalhos inscritos, configurando-se no maior prêmio do gênero no estado. O projeto

“Rádio na Escola” ficou em primeiro lugar na categoria Desenvolvimento Cultural. A professora Vera Raddatz, coordenadora do projeto, recebeu o troféu e certificado. Já o “Programa Sinergia” ficou com a segunda colocação, na categoria Público Interno, sendo que o reitor eleito Martinho Kelm recebeu a premiação. O Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS) homenageou 43 instituições na noite de quarta-feira, em comemoração ao aniversário de 62 anos da entidade. Os vencedores foram escolhidos por um corpo de 97 jurados. O evento, que ocorreu no auditório da PUCRS, reuniu mais de 300 pessoas, e é o maior do Brasil no segmento.

As motocicletas destinadas ao transporte de mercadorias deverão adotar alguns itens de segurança para o passageiro ou para a porte de mercadorias. E nós carga. “Os motofretistas têm queremos ajudá-los com essas dúvidas, por exemplo, em questões. Tanto que vamos como devem ser essas caixas realizar, daqui a alguns dias, laterais, destinadas ao trans- uma nova reunião, para sanar

todos os questionamentos”, explica Ubiratan. A partir do dia 4 de agosto de 2011, quando a regulamentação entra em vigor, os motociclistas não poderão mais utilizar o mesmo veículo para o transporte de pessoas e mercadorias. Entre as determinações está o uso obrigatório de capacete com viseira ou óculos de proteção e faixas retrorrefletivas. Além disso, o condutor deverá estar vestido com colete de segurança dotado de dispositivos retrorrefletivos. Para exercer a atividade, o motociclista deverá ter no mínimo 21 anos, possuir habilitação na categoria “A”, por pelo menos dois anos, e ser aprovado em curso especializado.

HCI reúne munícipios da região de São Luiz Gonzaga para apresentar serviços de alta complexidade O Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) promove uma série de encontros regionais com a finalidade de oferecer os serviços de alta complexidade, principalmente os serviços de cardiologia e oncologia. Dentro de um planejamento estratégico, que envolvem os setores de marketing, comunicação com apoio da diretoria e administração, foram agendados 8 encontros, que envolvem os municípios da área de abrangência do Instituto do Coração. O público alvo são prefeitos, secretários de saúde, dirigentes de hospitais, médicos cardiologistas e clínicos gerais e representantes de entidades sindicais como o cpergs, com a finalidade de repassar informações importantes sobre a nova referência macrorregional na área da cardiologia, que conta com 80 municípios, conforme regionalização da Secretaria Estadual da Saúde. O sétimo encontro ocorreu na

noite de quarta-feira, dia 1°, no auditório principal da Universidade Regional Integrada, campus de São Luiz Gonzaga. A estratégia foi mostrar que o HCI está com uma estrutura pronta para atender a demanda regional. “Nós oferecemos somente serviços que os demais hospitais não têm, evitando uma competição desnecessária e sendo parceiro das instituições hospitalares e dos médicos locais, quando for acionado para um atendimento de alta complexidade, com objetivo único de salvar vidas. Temos plantão 24h com telefone direto com o médico plantonista da UTI Coronariana, 3331 9314”, avalia o médico chefe da nova UTI, Jeferson Pannebecker. O plano de trabalho organizado pelo setor de mercado do HCI pretende estabelecer melhor processo de comunicação e informação com os mercados, apresentar os serviços prestados pelo Instituto

do Coração e do CACON, oferecer alternativas e soluções e implantar o serviço “Balcão HCI”, que vai garantir uma melhor comunicação entre o HCI e o público externo. Participaram do encontro médicos e gestores de hospitais e secretarias municipais de saúde dos municípios de São Luiz Gonzaga, Bossoroca, Caibaté, Dezesseis de Novembro,Garruchos,Mato Queimado, Pirapó,Porto Xavier,Rolador, Roque Gonzales, Santo Antônio das Missões e São Nicolau. “Queremos aqui registrar a satisfação de saber que os profissionais do HCI estão se deslocando aos municípios para interagir conosco. Sem dúvidas é um novo momento da medicina regional. Já encaminhei paciente ao Incor e pude comprovar a eficiência da equipe”, afirma o médico cardiologista de São Luiz Gonzaga, Dr. Luiz Carlos Praxedes dos Santos. (Assessoria de Comunicação do HCI)


SÁBADO, 4 de dezembro de 2010

POLÍCIA

O REPÓRTER

27

Por Jonas Palharini

Presença da Brigada Militar diminui índices de furtos em Ijuí Abordagens e patrulhamento da polícia resultam em diminuição nas ações dos bandidos

A

cada dia, os órgãos de segurança de Ijuí comemoram a diminuição gradativa das ocorrências de furtos, assaltos e arrombamentos em residências. O fato de se comemorar a diminuição dos crimes em geral deve-se ao aumento do efetivo da Brigada Militar, a instalação da Equipe Volante da Polícia Civil com a chegada de quatro novos delegados, permanecendo um delegado de plantão a cada 24 horas. A segurança de Ijuí também recebeu veículos novos, armas e equipamentos que agilizaram o trabalho investigativo da polícia.

Conforme o comandante do Policiamento Ostensivo, o aumento do efetivo na corporação colaborou para o trabalho permanente da Brigada Militar nas abordagens, patrulhas e barreiras, em diversos pontos do município. O capitão Ayres frisou que graças ao trabalho dos policiais, houve uma considerável diminuição nos índices de furtos e arrombamentos em veículos e residências. O capitão do 29º Batalhão da Polícia Militar constatou ainda que as abordagens realizadas através de blitz ou durante o patrulhamento tem colaborado para evitar acidentes, recolher materiais ilícitos, prender foragidos do sistema prisional, entre outras ações que são prevenidas. O comandante do Policiamento Ostensivo reforçou o apoio e a agilidade na prisão em flagrante, com a perma-

Capitão Ayres avalia o desempenho da polícia. Na quarta será oficializada a Operação Papai Noel nência do delegado de plan- rá empenhado em proteger o tão 24 horas. cidadão de bem que realizará Na próxima quarta-feira, durante o período da noite as às 16h30, no Quartel do 29º compras para o Natal. Batalhão da Polícia Militar, O policial reforçou a imhaverá formatura que marca- portância do cuidado com rá o início da Operação Papai a circulação de dinheiro duNoel em Ijuí. rante o período em que o Segundo o capitão Ayres, o comércio abrirá suas portas efetivo da Brigada Militar esta- também à noite. O capitão

Caminhonete destrói garagem de residência A Brigada Militar atendeu um acidente com danos materiais na noite de quarta, na rua Mário Silva, 282, no centro de Ijuí. O motorista de uma caminhonete perdeu o controle do veículo e invadiu uma residência. A caminhonete destruiu a garagem da residência. O motorista não se feriu. No momento da colisão, não havia ninguém na casa.

Caminhonete destruiu garagem de uma residência na rua Mário Silva

Detentos fazem rebelião e familiares protestam em Três Passos Por volta das 17h30 de quarta-feira, uma rebelião no Presídio Estadual de Três Passos, alterou mais um dia de visitas. Os detentos atearam fogo em vários colchões e faziam ameaças. Mais de 50 policiais militares foram chamados para conter os detentos. Do lado de fora do presídio, diversos familiares protestavam, bloqueando uma das principais ruas ao lado da casa prisional. Diversos veículos que transitavam pelo local tiveram que mudar o percurso, devido à pressão que a multidão de familiares exercia.

Em dado momento, após evitar a passagem de um veículo da Brigada Militar, vários policiais foram chamados para amenizar a situação. A viatura acabou passando pelo tumulto sob agressões, além de gritos de protesto. A Brigada Militar reuniu os familiares para explanar a situação, pedindo colaboração. Elas reivindicavam as mesmas exigências que foram motivo para a rebelião dos detentos: supostos maus-tratos, desrespeito da administração em visitas íntimas, além de descuidados com a alimentação.

Agência do Banrisul é arrombada em Boa Vista do Cadeado

A porta principal da agência do Banco Banrisul de Boa Vista do Cadeado foi arrombada durante a madrugada de ontem. De acordo com a polícia, por

volta das 6h, um policial percebeu que a agência havia sido arrombada. Não há informação sobre furto ou arrombamento de algum outro setor do banco.

Salientaram ainda o número excessivo de detentos, e exigiam a transferência de alguns, além da liberdade dos que já haviam cumprido sua pena. Foi solicitada a presença da Promotora de Justiça Dinamárcia Maciel de Oliveira qu explicou a situação aos familiares. Segundo a polícia, não houve feridos na rebelião. As reivindicações dos detentos e dos familiares vão ser apuradas.

salienta que muitos furtos, roubos e assaltos, poderiam ser evitados se não houvesse descuido por parte da comunidade. Ele acrescenta que transitar com carteira e celular na mão, bolsas com diversos cartões de créditos, é perigoso. Toda a atenção deve ser tomada neste período que prevê um aumento significativo de pessoas se deslocando para compras de Natal, não somente de Ijuí, mas como consumidores que preferem o comércio local e que vêm de outros municípios vizinhos. Outro fator preocupante durante o período das compras de Natal, no turno da noite, se refere ao abandono das residências. É fundamental o cuidado para fechar bem a casa, trancando todas as portas e, de preferência, que um integrante da família permanência vigiando a moradia.

Campanha do desarmamento será permanente, diz ministro A campanha do desarmamento será permanente a partir de agora. O anúncio foi feito pelo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto. Com a entrega a qualquer tempo de armas por parte da população, espera-se diminuir ainda mais a taxa de homicídios no país – a redução foi de 11% entre 2003 e 2009, segundo o ministro, quando ocorreram duas campanhas do desarmamento. De acordo com o ministro, a política tem sido fundamental para a redução da taxa de homicídios no país.

A campanha será articulada pelo Ministério da Justiça e pela Rede Desarma Brasil. A ação envolverá a sociedade civil (as armas poderão ser entregues em igrejas, maçonarias, sistemas de saúde e outros órgãos). Quem devolver o revólver, carabina ou espingarda que possui, por exemplo, também será indenizado, a exemplo do que ocorreu nas campanhas passadas. As estimativas do Ministério da Justiça são de que entre um e dois milhões de armas ainda estejam com a população.

Réu é condenado a dois anos e dois meses em regime aberto O Tribunal Popular do Júri de Ijuí condenou o réu Tiago Rodrigo Soares, de 26 anos, a pena de dois anos e dois meses de reclusão em regime aberto, por tentativa de homicídio simples.

Homem morre atropelado na BR-285, em São Luiz Gonzaga

Um acidente por volta das 22h30min de quarta-feira provocou a morte de um ciclista em São Luiz Gonzaga. Mário Cristiano Ferreira da Silva, 24 anos, foi atingido por um ônibus e mor reu atropelado no km 563 da BR-285. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a vítima foi atropelada por um coletivo da empresa Ouro e Prata enquanto carregava sua bicicleta pela rodovia.

O jovem foi condenado pelos disparos de arma de fogo que efetuou contra Rodrigo Silva da Rocha, em outubro de 2005, no bairro Lambari. O julgamento foi realizado quarta-feira, no Foro de Ijuí.


O REPÓRTER SÁBADO, 4 DE DEZEMBRO DE 2010

Por Priscila G. Heldt

Os “adesivos de família” representam perigo? Seja para prestar uma declaração de amor ou simplesmente por “modinha”, os adesivos se multiplicam entre os veículos

O

s “famosos” adesivos que representam as famílias viraram uma verdadeira febre. A ideia de um empresário do setor gráfico catarinense surgiu em 2007, mas apenas este ano caíram no gosto popular. Inicialmente, os bonequinhos eram confeccionados apenas em preto e branco, e segundo a atendente de uma loja, Michele de Mello, “agora que estão vindo em estilos diferentes e principalmente com os times, as vendas aumentaram muito”. A polícia há algum tempo vem alertando para o risco de que tal informação seja oferecida tão facilmente a qualquer pessoa. Ao colar os adesivos, esta se tornando pública a formação da família. Flávia Aguero comenta que, “já faz tempo que eu aderi a esta moda, acho bonito, quero que todos vejam que eu tenho duas filhas e uma

família. Penso ainda que não exista perigo relacionado a este ato, pois que tem se comentado sobre o assunto não passa de polêmica”. E quanto aos carros que não possuem tal adereço, a proprietária de um destes veículos, Terezinha Rocha, relata que “ainda nem pensei em estampar minha família no carro, mas não tenho nada contra, até porque acho que minha família toda nem caberia (risos).” A grande procura pelos bonequinhos tem aumentado o trabalho e o faturamento das gráficas que confeccionam o produto. “Na semana passada recebemos os adesivos que vem de São Paulo, e hoje já está faltando”, frisa Michele. Além de personalizar veículos, os adesivos ainda são usados para decoração de ambientes, móveis, capacetes, notebook e em tudo mais o que criatividade sugerir.

CMYK


Jornal O Reporter