Issuu on Google+

Estudantes farão prova do Enem nesse final de semana Educação 21

Oficina dos Sonhos trabalha em prol de deficientes Solidariedade 12

Zagueiro Cassel chega rotulado como titular para o Gauchão Esporte 24

O REPÓRTER Ano 3 - Nº 268

Administrador reitera preocupação com superlotação do Albergue Polícia 27

Indefinida instalação de Cozinha Comunitária

R$ 1,50

IJUÍ, SÁBADO, 6 DE NOVEMBRO DE 2010

Geral 16

Posto de Saúde do Assis Brasil está concluído, mas será inaugurado em janeiro

Bairro 5

Plantio de feijão no município já está concluído

Crédito Fundiário será debatido na terça-feira Geral 11

Rural 7

CMYK


2

SÁBADO, 6 de novembro de 2010

O REPÓRTER

O REPÓRTER

Da Redação

I Caminha Tiarajú

Círculo dos Escritores de Ijuí “Letra Fora da Gaveta” lança livro durante Feiras do Livro

O Clube Aquático Tiarajú promove hoje, às 16h, o I Caminha Tiarajú. O evento consiste em caminhada dos associados do clube em ruas próximas à sede social. A caminhada terá orientações sobre os benefícios da atividade física, alongamento e controle da frequência cardíaca. As inscrições poderão ser feitas na secretaria do Clube, academia e piscina térmica, até meia hora antes da largada.

A 18ª Feira do Livro de Ijuí e 21ª Feira de Livros Infantis do Sesc inicia na próxima quartafeira. No mesmo dia, haverá o lançamento de um livro produzido pelos escritores que integram o Círculo dos Escritores de Ijuí “Letra Fora da Gaveta”. A obra trará textos dos seguintes autores: Claudio Rogério Trindade, Daiana Dal Ros, Juarez Folletto, Lilian Marion Smidt, Mário Ruchel, Teobaldo Branco, Thomaz de Aquino Moraes, Veronica Bottega Branco, Ademar Campos Bindé, Marli Meiger Siekierski, Valdimiro Seidenfus e Waldir Dobler

Cursos da Unicruz vão promover atividades na Semana do Diabético

Sindilojas promove curso: “Eu Amo Vender” Vendedores de todas as áreas (balconistas, vendedores de telemarketing ou consultores de vendas, vendas externas, são convidados para participar do curso “Eu Amo Vender”, que acontece nos dias 16 e 17 deste mês, das 19h30 às 22h, na sala de Cursos I da ACI. O curso tem o objetivo de auxiliar no crescimento das

vendas no comércio, indústria ou prestadoras de serviços. Eu Amo Vender quer resgatar objetivos específicos mostrando a habilidade de cada vendedor. Sônia Arriens Cassel, psicóloga e especialista em gestão de pessoas e Alexandre Carvalho Acosta, jornalista e doutorando em comunicação na Untref/AR, serão os instru-

tores do curso. Os participantes do curso receberão certificado, apostila com toda a matéria, DVD, curso em forma de workshop com dinâmicas e vivências práticas. O investimento é de R$ 15,00 por pessoa. A inscrição pode ser efetuada no Sindilojas. Mais informações pelo telefone 3332.7455.

CGTB realiza debate sobre salário mínimo A CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil) se reúne no próximo dia 10 de novembro para definir uma proposta para o reajuste do salário mínimo. Nos últimos anos, os trabalhadores tiveram um aumento real de 54% no salário mínimo. A conquista é fruto da mobilização do movimento sindical brasileiro - que lutou por uma política de valorização salarial. Um acordo com o governo Lula possibilitou a correção anual

Resultados da

LOTERIA

Dia:

05/11 Horário:18h30

Prêmio

Resultado

2.437

9.442

8.343

2.447

0.475

3.144

levando em conta a variação do Produto Interno Bruto (PIB) e da inflação. “Esta foi uma das maiores vitórias das centrais sindicais, temos claro que esta política só foi implementada devido à sensibilidade e ao apoio do Governo Federal.

Nossa convicção é de que a presidente eleita Dilma Rousseff mantenha este compromisso”. Afirma Antonio Neto, presidente da CGTB e do Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação).

Jornada “Amadeu de Almeida Weinmann” acontece na próxima semana A II Jornada de Direito & Processo Penal “Amadeu de Almeida Weinmann” acontece de 11 a 12 de novembro, no Salão de Atos da Unijuí. A primeira edição aconteceu em Porto Alegre, em 2008. O evento leva o nome

do ijuiense e reunirá importantes nomes do direito no município. Além, da Unijuí, o evento conta com o apoio do Poder Executivo, Poder Legislativo, OAB, entre outras entidades do município e Estado.

A Semana do Diabético terá atividades especiais promovidas por Cursos da Universidade de Cruz Alta. Na quartafeira, o Curso de Fisioterapia realiza uma atividade no PSF 5 do Bairro Santo Antônio, a partir das 14h. Acadêmicos do 6º semestre, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, vão fazer um tapete para verificar o risco de alterações de sensibilidade, com o objetivo de prevenção do

pé diabético. Também haverá palestra com nutricionista da Secretaria sobre alimentação para diabéticos. Já na sexta-feira, Dia do Diabético, será realizada uma atividade na Praça em frente à Prefeitura. Pela manhã e à tarde, acadêmicos de Fisioterapia, Enfermagem e de outros cursos ainda a definir vão oferecer verificação de pressão, dosagem de glicose e outros serviços.

Consumo de energia cai 0,6% em outubro, segundo o ONS Dados preliminares do Sistema Interligado Nacional (SIN) indicam que o consumo nacional de energia elétrica em outubro chegou a 56.830 megawatts médios, um aumento de 5,8% sobre o consumo de outubro do ano passado. Em relação a setembro de 2010, porém, o consumo de energia apresentou ligeira retração de 0,6%. Os dados constam do Boletim de Carga Mensal, divulgado

pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). No acumulado de janeiro a outubro, o consumo cresceu 9,3% em relação ao mesmo período de 2009 e, em relação aos últimos doze meses, a expansão foi de 9,2%. De acordo com o boletim, a carga de energia continua apresentando “forte recuperação em relação a igual período do ano anterior, puxada principalmente pelo comportamento da produção industrial”.

Frete com preço mais acessível

O mototaxista Joel Cinatski encontrou uma maneira diferente de melhorar seus rendimentos. O profissional atua como mototaxista, entregador de gás e ainda com adaptação no veículo, realiza pequenos fretes. A motocicleta é a chamada 3 em 1. O veículo é utilizado para três funções.

Campeonato de Pais do Colégio Sagrado Coração Coração de Jesus Resultados da última rodada da 2ª fase foi disputada quinta-feira, no Ginásio da CSCJ, Verzeri 3x2 Hospital Banco Olhos; Hospital São José 7x1 Medianeira; Coração de Maria 2x2 Sagrado e Dom Hermeto 4x2 Hospital São Vicente. Na próxima terça-feira, será

O REPÓRTER

Diretor Administrativo:

E.L. Mânica e Cia Ltda.

Editora Chefe:

CNPJ: 09.475.474/000164

Av. David José Martins, 1356 - Ijuí - RS - CEP.: 98700-000

Telefone geral: (55) 3332 2000

Enzo Luis Mânica

Estefania Vieira Linhares Arte Gráfica Jonatan Brivio

disputada a terceira fase da competição, em sistema de eliminatória simples. Às 19h, Dom Hermeto x Coração de Maria; 19h45, Verzeri x Medianeira; 20h30, Hospital São José x Hospital São Vicente e às 21h15, Sagrado x Hospital Banco Olhos.

REDAÇÃO Envie sugestões, comentários, críticas e dúvidas para a redação pelo e-mail redacaooreporter@yahoo.com.br; para o endereço Av. David José Martins, 1356, CEP 98700-000, Ijuí, RS; ou pelo telefone (55) 3332 5985.

PARA ANUNCIAR Escreva para comercialoreporter@yahoo .com.br ou pelo telefone (55) 3333 7426. PARA ASSINAR Para receber o jornal O REPÓRTER em casa ligue para (55) 3333 7426

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Impressão: E.L. Mânica e Cia Ltda.


SÁBADO, 6 de novembro de 2010

O REPÓRTER

O REPÓRTER

3

Da Redação

Educadora desenvolveu “Sistema de Numeração” A educadora Lisiane Hermann Oster recebeu no dia 18 de outubro, a premiação de “Educador Nota 10”, promovido pela Revista Nova Escola, desenvolvido com alunos da Educação Infantil do Sesc, onde atua há 8 anos. Ela destacou em entrevista à Repórter como elaborou o projeto e como foi a sua elaboração Como surgiu o projeto de Sistema de Numeração, pelo qual foi premiada? Nós professoras sempre tiveram a preocupação de estar desenvolvendo bons projetos para estar proporcionando as crianças uma aprendizagem significativa. Temos pesquisado mais, principalmente para sejamos profissionais melhores. Esse ano surgiu à oportunidade de escrever o projeto Sistema de Numeração, nesse prêmio, a nível nacional.

O projeto surgiu após um treinamento que tivemos em Porto Alegre, proporcionado pelo Sesc. Esse treinamento fez pensar umas questões que pudesse aproveitar na sala de aula e partir disso percebi que o projeto tinha chances. Foi também um desafio lançado pela coordenadora pedagógica do Sesc Silvana Ziemer Schorn para que escrevêssemos os projetos desenvolvidos. Inscrevi sem pretensão, a minha pretensão sempre foi que as crianças tivessem a educação como foco e estamos com o resultado da premiação e o resultado do trabalho. Foram premiados dez educadores e uma gestora. O concurso recebeu mais de 3.400 projetos inscritos no Brasil. Do Rio Grande do Sul foram dois projetos premiados, um de Ijuí e outro de Montenegro. Como foi o processo escolha do Educador Nota 10?

Desde o princípio passamos por várias etapas durante o ano. Os selecionadores fizeram uma leitura de todos os projetos, após a p re s e n t a r a m p a r a u m a banca que selecionaram alguns que passariam para uma entrevista. Fiz uma entrevista com dois educadores da área da matemática infantil, a partir disso tive a premiação. Na visita, o que foi determinante foi o cuidado com catalogando todas as situações que acontecem em sala de aula e prestando atenção naquilo que as crianças faziam realmente e qual é o processo de aprendizagem deles. Outra situação, foi não ter fragmentado a matemática para ensinar, por exemplo, hoje você irá aprender do zero a dez. A criança é capaz de descobrir pelo processo que desenvolve, não precisa ser um processo fragmentado.

Sesc promoveu X Seminário de Leitura Levada á Serio O Seminário de Leitura Levada a Sério: Teoria e Prática, organizado pelo Sesc chegou na sua 10ª edição. Durante dois dias foram realizadas diversas palestras: “A Leitura desenha o mundo”, com Paulo Bentancur que é crítico e escritor, praticando diversos gêneros, do infanto-juvenil à poesia; “Poesia Brasileira na sala de aula”, Antonio Sanseverino, doutor em Curso de Pós Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; “É o fim do livro? O futuro do livro e da leitura” , Martha Eddy Krummenauer Kling Bonotto, mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio

Grande do Sul; “Narração de histórias como estímulo á leitura e a inclusão social”, Gládis Maria Ferrão Barcellos - Escri-

tora, Bibliotecária, Contadora de histórias. O evento é organizado pelo Sesc em parceria com a ALBS-NE.

alunos e pais do Centro. Desde o mês de março o grupo prepara a II Edição do Festival de Dança, Música, Cantos e Expressões. Com a Temática “Depende do ângulo que você vê”, o qual leva a uma reflexão sobre a diversidade e o fluxo de informações que nos cercam e as possíveis perdas daquilo que é simples e muitas vezes óbvio. O Grupo já realizou várias

apresentações de fragmentos dessa nova composição em eventos realizados pela EFA e também em outros locais. No dia 29 de outubro fez uma apresentação especial na X Feira do Livro de Catuípe. A apresentação será no dia 17 de novembro, às 19h30min no Salão de Atos da Unijuí. O evento terá a entrada franca e é aberto ao público.

Coordenadoria de Trânsito intensifica fiscalização A Coordenadoria de Trânsito do município inicia neste mês, com extensão até março, a intensificação na fiscalização conforme adiantou o coordenador da pasta, Ubiratan Erthal. O coordenador disse que as blitze serão realizadas duas vezes por mês, em diferentes

A cabeleireira Lia estará disponibilizando cortes de cabelo para senhoras idosas carentes. Esta iniciativa aconteceu depois que Lia se submeteu a uma cirurgia na coluna, há cerca de 6 anos. “Como agradecimento às bênçãos que Deus me deu, prometi que todos os anos faria cortes gratuitos”, comenta a

cabeleireira. Ela diz que já realizou mudança no visual de pessoas internadas no HCI, em escolas em Lares beneficentes. “Agora já não consigo mais fazer tudo, me chamam, mas já não posso mais”, explica Lia. As pessoas interessadas devem ligar para o telefone 3333 – 4530 e agendar um horário.

Brincando de futebol acontece no próximo mês Satisfeito pelo sucesso do primeiro evento, a Coordenadoria Especial de Desporto e Lazer (Cedl) promove no segundo domingo de dezembro, dia 12, o II Brincando de Futebol. O evento tem o objetivo de reunir crianças até 12 anos de idade que estão matriculadas nas diversas escolinhas do município de Ijuí, com o intuito de promover a integração entre as participantes.

O II Brincando de Futebol vai ser realizado no campo da Imasa. O campo será dividido três pequenos campos, aonde serão disputados os jogos. As escolinhas de Ijuí poderão se inscrever para o evento até o dia 30 deste mês. As crianças que participarem dos jogos vão receber almoço, brindes em comemoração ao Natal e prêmios que serão sorteados durante o dia.

Contemplados do programa Minha Casa devem comparecer à entrevista

A Coordenadoria Especial de Habitação alerta aos contemplados pelo Programa Minha Casa Minha Vida, cujo sorteio ocorreu em 11 de setembro, que devem comparecer ao setor, para realizar entrevista com a assistente social. Conforme o coordenador

da pasta, João Pedro Fagundes, o prazo para realização da entrevista encerra-se na próxima terça-feira. A partir desta data, serão chamados os suplentes para substituir os sorteados que não participaram desta etapa do processo. A entrevista é uma das etapas exigidas pelo Programa.

Encontro de formandas do CSCJ

Grupo Mosaico apresenta novo espetáculo O Grupo Mosaico, do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), apresentará o novo espetáculo “Depende do Ângulo que Você Vê”. A EFA possui desde o ano passado o Grupo Mosaico, que elabora peças musicais e teatrais para apresentação interna e externa. Ele tem na sua formação professores, funcionários, colaboradores,

Cabeleireira promove cortes de cabelo gratuitos

locais, com o objetivo de fiscalizar motocicletas, veículos e caminhões. No caso específico das vans escolares, explicou que a atenção estará voltada principalmente para a segurança das crianças em relação ao uso do cinto. Já a cadeirinha não será exigida, porque segundo ele, a legislação de

trânsito não incluiu os veículos de transporte escolar. Em relação às motos, Erthal alerta que estarão sendo observados itens como uso do capacete, excesso de ruído, e nos casos de transportadores de carga, a utilização de colete reflexivo, placa vermelha e dimensão do baú.

O reencontro das formandas de 1976, turma de magistério do Colégio Sagrado Coração de Jesus foi realizado na noite do última quarta-feira, na Cantina Sapore D’Itália. Além das formandas participaram também deste encontro festivo alguns professores da turma e em especial o professor Olandino Roberto, que foi paraninfo da turma. Na ocasião ficou acertado que o próximo encontro da turma será no dia 23 de julho de 2011, data em a turma completará 35 anos de formatura.


4

O REPÓRTER

Editorial E o tempo passa, e a Cozinha Comunitária não sai do papel O prazo está se esgotando para que o município resolva o impasse da Cozinha Comunitária. Um novo projeto foi encaminhado à Caixa e aguarda avaliação. No entanto, Ijuí corre o risco ainda de ficar sem os recursos e consequentemente sem a Cozinha, que poderá beneficiar diversas pessoas que recebem até três salários mínimos. ***** Após a derrota nas urnas como vice-governador, Pompeo não esconde a frustração com a maneira que foi conduzida a campanha eleitoral. Outra preocupação é em relação a seu futuro político, pois seu mandato como deputado federal encerra no término do ano. ***** O bairro Assis Brasil está sendo beneficiado com diversas obras, entre a conclusão do Posto de Saúde. A partir de janeiro, quando o posto entra em funcionamento irá beneficiar toda a comunidade, que antes tinha que se deslocar para o posto mais próximo do bairro. ***** O Censo Demográfico encerrou praticamente a coleta de dados. Com isso, alguns dados estão divulgados parcialmente, entre eles, a população do município de Ijuí e o crescimento da área urbana. ***** O crédito fundiário será tema de debate na próxima semana. Estarão em Ijuí representantes da Fetag, que esclarecerão as dúvidas dos representantes sindicais e discutirão sobre a ampliação dos recursos do crédito. ***** O final de semana será de provas para milhares de estudantes. Será aplicado o Enem, porta de entrada para universidade e solicitação do ProUni. Os estudantes se prepararam intensamente para responder as questões. O ano passado ocorram diversos problemas com o Enem, com isso, foi montado um sistema mais seguro para esse ano. ***** O São Luiz anunciou o 26º jogador para o Campeonato Gaúcho, o zagueiro Cassel que veio a nível de titularidade. ***** O homicídio do menor de 17 anos, morto no bairro Thomé de Souza. A delegada Carla Mussi descartou a possibilidade de suicídio. O administrador do Albergue confirmou a existência de super-lotação da casa prisional. São 149 pessoas que estão no regime semiaberto. Na opinião, do administrador é o uso de tornozeleiras para os regimes aberto e semiaberto.

SÁBADO, 6 de novembro de 2010

OPINIÃO

Lula sustenta um exército de inúteis Em um depoimento a uma rádio de Ijuí um cidadão atribuiu a vitória de Dilma nas eleições às políticas sociais do Presidente Lula. Referiu-se, em especial, ao Bolsa-Família, dizendo que com ela o governo estava sustentando um “exército de inúteis”. Não é difícil entender que o exército de inúteis são os miseráveis e pobres. Até então, não é novidade os representante da ideologia da elite econômica e política brasileira pensar desta forma a respeito das camadas populares. Mas, normalmente não é explícito este pensamento, inclusive na campanha política, todos os candidatos, sem exceção, estavam preocupados e cheios de intenção em ajudar a população mais pobre. O “exército de inúteis” diria o sociólogo Boaventura Sousa Santos que está dentro do conceito de visão colonialista. No qual, o outro não é concebido a não ser como objeto. Assim, foi na história do Brasil a lógica do sistema escravista, em que índios e depois negros foram úteis apenas como objetos, usados para enriquecer os senhores latifundiários. A grande parte da elite brasileira se encaixa bem nesta concepção, na qual os pobres só são importantes se estiverem contribuindo para enriquecer os donos dos meios de produção. Para a visão colonialista investir em políticas públicas é botar dinheiro fora, porque elas se destinam aos mais pobres. Assim, Bolsa-Família, Prouni, programas como Minha Casa Minha Vida, por exemplo, devem ser abandonados. Pobre não precisa ter uma renda mínima, estudar em universidade e ter moradia. Este tipo de política põe em risco certos interesses da elite, pois pode permitir a emancipação de muitos e daí não poderão ser usados como massa de manobra, por exemplo, em épocas de eleição não venderão seus votos, não estarão dependentes de ajuda com cesta básica e algo semelhante. Na visão colonialista o exército de inúteis foram os culpados pelos oito anos do governo Lula, mais quatro de Dilma e, talvez reeleição, ou mais oito depois novamente com a volta do Lula, ou seja, serão, provavelmente no mínimo vinte anos de políticas

públicas voltadas às camadas populares. Isto irrita muitos da elite, que sempre tiveram a hegemonia nas políticas públicas e se locupletaram, muitas vezes, à custa do Estado. A eleição de um operário, vindo de família pobre, nordestino e sem diploma universitário sempre incomodou a maior parte da elite. Lula foi e é um representante autêntico do exército de inúteis. No silêncio, mas a elite nunca “engoliu” isto. Agora, para completar a eleição de uma mulher. A concepção masculina machista da visão colonialista no fundo não aceita este fato. A mulher que no passado foi objeto, principalmente a mulher negra, índia e pobre. A eleição de uma mulher, embora não tenha origem nas camadas populares, ao cargo máximo da República brasileira foge da lógica conservadora masculina. O cidadão que chamou os pobres de exército de inúteis ao saber que eu fiz um curso de mestrado com bolsa paga pelo poder público, no governo Lula, certamente dirá que foi um investimento inútil em um membro do exército de inúteis. Para a concepção conservadora as bolsas de estudo devem ser destinadas àqueles que contribuem para criar novas técnicas de produção de instrumentos que vão contribuir para aumentar a produção de bens materiais e, assim, servir ao modelo socioeconômico vigente. Ou dar para professores que vão educar os filhos da elite para ser dirigentes ou gestores. Conceder bolsa a quem trabalha em escola pública educando sujeitos das camadas populares é botar dinheiro fora na concepção em análise. Mas, felizmente estamos numa democracia, que permite a liberdade de expressão. Somente vamos superar a visão colonialista com investimento em educação. Contudo, não qualquer educação, é preciso ser de qualidade, não apenas formal ou técnica, porém, fundamentalmente humanizadora. No qual compreende que cada indivíduo, seja rico ou pobre, é um ser humano de direito, que merece uma vida digna. A luta do povo brasileiro continua para reescrever a história deste País!

Luiz Etevaldo da Silva1 - Professor Artigos para esta página: 2.400 caractéres ou 40 linhas de 60 espaços. Envie por e-mail redacaooreporter@yahoo.com.br


SÁBADO, 6 de novembro de 2010

BAIRRO

O REPÓRTER

5

Por Taís Machado

Posto de Saúde do Assis Brasil está pronto O bairro teve um ano com muitas obras. O presidente agradece ao secretário Claudiomiro Pezzetta, pelo Posto que entrará em funcionamento em breve

O

Posto de Saúde do bairro Assis Brasil será inaugurado em janeiro. Segundo o presidente da Associação de Moradores, José Miguel de Quadros, que assumiu há dois meses o prefeito e o secretário de Saúde, Claudiomiro Pezzet-

ta, marcaram a inauguração e funcionamento para janeiro de 2011. “Irão melhorar o calçamento nestas quadras da rua Alagoas, para depois inaugurar o Posto”, comenta o presidente. Além da finalização de obras no posto, a sede da comunidade está sendo reformada. “Reformamos a fachada, colocamos esta cobertura na área da frente, que custou R$ 5 mil. Agora vamos trocar o assoalho, 104 metros no valor R$ 4.786 mil. Também foram compradas 10 mesas, 35 cadeiras e um freezer”, explica José. O total da obra custará cerca de R$ 12 mil, e a arrecadação foi feita através de promoções da própria

Posto deve ser inaugurado em janeiro de 2011 sede. No local são realizados bailes para a 3ª Idade, o município trabalha com um grupo de mães e também “pagamos

uma professora para dar aulas de crochê, pintura e artesanato para as senhoras do bairro. Além disso, é a pró-

Mutirão contra a Dengue continua limpeza nos bairros

O terceiro ciclo do mutirão de prevenção à dengue em Ijuí foi encerrado na tarde de quarta-feira. Em quatro bairros foram recolhidos 90 toneladas de resíduos. No Industrial, as equipes coletaram 19 toneladas, no Independência, 13 toneladas. No Mundstock, 23 toneladas; e no Glória, 35 toneladas de materiais que podem acumular água. Representantes de secretarias e setores de fiscalização do município, estiveram reuni-

dos na manhã desta quarta-feira, com o prefeito Fioravante Ballin, para debater o cumprimento da Lei 5.341, que dispõem sobre o Programa Municipal de Prevenção e Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Na reunião, foi decidido que o município terá uma central de informações e reclamações que será situada na Central de Vigilância em Saúde, junto ao Centro de Saúde, localizado na esquina da avenida Davi José

Martins com a Siqueira Couto, atendendo pelos telefones: 3333-2181 e 3333-5976. Também foi criada uma rede de fiscalização. As Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Planejamento, agentes de Saúde e de Combate a Dengue, a Coordenadoria de Cadastro e Tributos e a Coordenadoria de Compras e Almoxarifado, deverão atuar junto com as Vigilâncias Sanitária e Ambiental, tendo como priori-

dade as ações de combate a dengue, além dos serviços e atendimentos de rotina. A coordenação do trabalho ficou a cargo da Vigilância Ambiental. As equipes terão amparo das assessorias jurídicas que irão trabalhar em conjunto. A Lei também alerta que os responsáveis por imóveis de-

pria associação que paga a água e luz da sede”, informa o presidente. A ampliação da Escola Infantil também é uma conquista para a comunidade. “No OCP/2011 conseguimos mais duas salas de aula para a creche, fico muito satisfeito, pois esta era um reivindicação nossa”, diz Miguel. Para Quadros, o saldo do ano para os moradores foi bom. “Conseguimos o Posto de Saúde, estamos finalizando as obras na sede, tivemos várias ruas com calçamento novo e a avenida Getúlio Vargas, que foi uma obra aguardada por todos. Este com certeza foi um ótimo ano para nós”, finaliza José.

socupados ou abandonados, deverão ressarcir ao município, por eventuais despesas decorrentes da limpeza e remoção de criadouros de mosquitos. O valor a ser pago pelos serviços será estabelecido em decreto posterior, que deverá ser assinado ainda nesta semana.

Emancipar e Paif-Crescer realizam palestra Cerca de 150 moradores do bairro Getúlio Vargas, integrantes dos Programas Emancipar e Paif-Crescer, participaram na quinta-feira de reunião mensal. A palestrante deste mês foi coordenadora do Grupo de Políticas Setoriais, Rosana Tenroller, que falou sobre cida-

dania e participação, motivando as pessoas a participarem das decisões políticas em nível municipal, estadual e federal. Uma apresentação com orientações de prevenção à dengue, também foi exibida. Os moradores foram orientados a fazer sua parte, para evitar um novo surto.

Dia do Emancipar: Foi divulgada também a data do Dia do Emancipar, que será realizado no dia 26 de novembro, onde haverá também uma confraternização para encerramento do Programa. Os participantes também se inscrever para a oficina de barrado de crochê em toalha de Natal.

CMYK


6

O REPÓRTER

SÁBADO, 6 de novembro de 2010

ECONOMIA Por Jonas Palharini

Palestrante fala sobre vendas e as formas de ganhar dinheiro Maurício Góis fará palestra em Ijuí, “Show de marketing, atendimento e vendas”, na próxima terça-feira, às 20h, no Salão de Atos da Unijuí. Maurício é apontado no meio empresarial como um dos palestrantes de maior conteúdo e um dos mais criativos pensadores da área de business. Em entrevista, ele fala sobre a importância de vendas. Hoje o consumidor está mais aberto e a fidelidade é algo bem raro de se encontrar, o que você pensa ser fundamental para a busca desta fidelidade tão importante para as empresas?

Maurício – A fidelização mudou com o mercado. Antes o cliente era fiel aos produtos. Mas os produtos ficaram iguais no que tange às suas características básicas: toda mesa “meseia”, todo relógio r”elogeia”, toda geladeira gela. E com qualidade. Depois a fidelização se deslocou para a área dos preços. Mas estes também ficaram iguais. E os clientes desiguais. A seguir, a fidelização ficou na área de branding, das marcas. Para fidelizar ofereça o PLUS, o algo mais de sua marca. Mas as tendências são as marcas perderem suas vantagens competitivas com o tempo. Então, hoje, fidelizar é cardiomarketing, marketing do coração. Você fideliza a experiência de compra que você fornece a seus clientes. Como eles tiveram uma experiência de deslumbramento com seus produtos/serviços eles tenderão a voltar para que a experiência seja repetida. Para se ganhar mais dinheiro hoje, quando o assunto é fidelização, pense assim: - Não é o meu cliente que

precisa ser fiel à mim, sou eu que tenho que ser fiel a ele. Fiel às expectativas, desejos e necessidades dele. Fidelizar é preciso, vender é preciso. Qual a estratégia que as empresas devem tomar diante a crescente presença das compras via internet?

A falta de profissional na área de vendas é um problema vigente em nossa região, esta escassez deve-se à algum fator em específico na sua opinião?

Maurício – Hoje ou você é ponto com. Ou ponto sem. Ou ponto morto. O comerciante eficaz é aquele que é transmidiático. A palavra é estranha, mas significa: usar todas as mídias a seu favor. Esquecer da internet é esquecer que o futuro está batendo à sua porta. E o futuro não leva desaforo. Não acredito que a internet vai substituir os momentos mágicos, os inesperados cativantes do contato face-a-face, mas deve ser mais uma alternativa para o seu cliente. Uma das melhores estratégias para se conquistar posicionamento via internet ainda é você usar as frases certas para que sua empresa, produto

Maurício – São vários os fatores: O primeiro deles é achar quem venda dom (e a pessoa pensa: - Não tenho dom). O segundo é acreditar que vender é falar, levar o cliente na conversa. (e o candidato imagina: - Não sou bom de lábia). O terceiro é a baixa autoestima que tem um vendedor por sentir que vendas é bico, ou para gente que não conseguiu sucesso em outras áreas. O quarto é que o vendedor é o único profissional que acorda desempregado todas as manhãs. E ele tende a pensar: - Quero segurança, fixo, ajuda de custos.

Prof. Dr. Argemiro Luís Brum

TENDÊNCIAS CRISE MUNDIAL: OS US$ 600 BILHÕES A decisão do Banco Central dos EUA (FED) em injetar US$ 600 bilhões na economia daquele país até junho de 2011 (US$ 75 bilhões por mês) causou um novo estrago na economia internacional nesta semana, com repercussões futuras. Diante de uma economia que não decola, o governo Obama, na falta de outras possibilidades (o juro já está ao redor de 0% ao ano), apela para a oferta maciça de dinheiro ao mercado, visando aumentar o consumo e, com isso, a própria inflação interna (hoje ao redor de 1% ao ano). Essa medida atinge o mundo inteiro, a começar pelo Brasil. Ou seja, a crise continua presente no cenário de nossa economia e fazendo estragos. Em primeiro lugar, a maior oferta de dólares no mercado, já encharcado de moeda estadunidense, causa o efeito contrário àquele que o mundo vinha tentando conter: o dólar perde ainda mais valor. Isso explica a imediata valorização do Real, com o retorno à cotação de R$ 1,67 por dólar. Em segundo lugar, torna ainda mais importante a reunião do G20 na Coreia do Sul, prevista para os dias 12 e 13 deste mês de novembro, onde o assunto central é exatamente conter a queda do dólar perante as moedas mundiais (exceção

ou serviço, apareçam logo no topo quando o cliente digita o que quer no Google, por exemplo.

(CEEMA/DECon/UNIJUÍ

feita ao Yuan chinês, o qual é desvalorizado deliberadamente pelo governo local). Em terceiro lugar, haverá mais entrada de dólares em economias como a brasileira, elevando as cotações das ações, fato que ficou evidente na reação da Bovespa no final desta semana. Portanto, quem tem ações compradas pode tirar proveito deste movimento geral. CRISE MUNDIAL: OS US$ 600 BILHÕES (II) Todavia, estamos mais uma vez diante de um movimento especulativo, causado pela medida unilateral dos EUA, fato que deve alimentar ainda mais o surgimento de bolhas que, ao estourarem, causarão estrago ainda maior na economia mundial e nacional. Enfim, a injeção de mais dólares na economia estadunidense turbinou mais um pouco o valor das commodities nas bolsas de mercadorias, a começar por Chicago. Assim, o preço da soja, por exemplo, que já vinha em ascensão desde julho/agosto, encontrou um novo elemento especulativo para subir, se aproximando rapidamente de US$ 13,00/bushel neste início de novembro. Ou seja, o mercado das commodities não está reagindo às leis da oferta e demanda (mesmo porque, se assim o fosse, as cotações teriam que estar em acentuado

recuo) e sim à presença importante de dólares no mercado. Ora, a moeda estadunidense perdendo valor, torna-se necessário elevar artificialmente os preços das commodities para compensar os menores ganhos devido ao câmbio desfavorável. Nesse sentido, o petróleo, por exemplo, superou a US$ 85,00/barril nesta semana. Estamos, portanto, diante de mais um fator de distúrbio internacional, resultado da crise mundial que já dura mais de três anos. Nesse contexto, é preciso muita atenção, pois a variação dos preços das commodities e das ações em bolsas de valores será intensa e, assim como subiu agora, pode muito bem despencar rapidamente logo aí adiante. A CONTINUIDADE NEGATIVA Espera-se do novo governo eleito que o mesmo mantenha a continuidade da política de estabilização econômica, sustentada no tripé meta inflacionária-câmbio flutuantesuperávit fiscal; que mantenha as melhorias sociais, não mais via aumento do déficit público mas sim via reformas profundas na estrutura do Estado nacional; que incorpore um novo projeto de recuperação de nossa educação, a começar pelo ensino fundamental e médio (aliás, nesse quesito,

o recente Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD nos coloca em posição difícil perante o mundo, como já se sabia internamente) e assim por diante. Infelizmente, o que se nota nesse momento é a tendência do novo governo trilhar o caminho da continuidade negativa, que o interessante programa bolsa-família acabou escondendo para uma grande maioria de brasileiros. Eleita sem um programa definido e sem preparo político algum, a nova presidenta começa a enfrentar sérios problemas já em sua primeira semana pós-eleição. Nesse contexto, entra em jogo a recuperação da CPMF, travestida com outro nome e que já havia sido tentada pelo governo Lula. É verdade que a saúde pública nacional está péssima e precisa de recursos. Todavia, não é criando mais um imposto que isso se resolverá (na antiga CPMF, menos de 30% dos recursos arrecadados eram destinados à saúde, sendo o restante desviado para outras finalidades). A CONTINUIDADE NEGATIVA (II) Os serviços públicos são péssimos não pela falta de recursos, e sim pelo mau uso destes recursos, além da existência de uma estrutura estatal pesada e ultrapassada. A

corrupção, alimentada pela burocracia, e o inchaço do Estado, desviam o dinheiro do povo para práticas irresponsáveis, quando não ilícitas. Assim, antes de criar uma nova CPMF (embora tecnicamente, como imposto, é um dos mais justos), o novo governo deveria se debruçar nas reformas, a começar pela tributária, fazendo o dever de casa que é o ajuste das contas públicas, acompanhado de maior responsabilidade no uso das verbas estatais. Ou, pelo menos, indicar a eliminação de outros impostos e taxas em troca do dito “imposto do cheque”. Sabendo que o assunto é politicamente ruim, a nova presidenta, ao falar da reedição da CPMF, coloca o assunto nas costas dos governadores dos Estados os quais, em grande parte, infelizmente também estão longe de demonstrar um senso prático da gestão pública, preferindo se contentar em arrecadar mais, sempre mais, sem cortar despesas. Como se nota, a herança recebida do governo Lula está longe de ser “um mar de rosas”, como, aliás, os mais informados já sabiam. O reflexo desta realidade é que o novo governo, antes mesmo de assumir, já dá sinais de começar mal o seu mandato, mesmo que a intenção possa ter sido “largar um balão de ensaio” para ver como a sociedade reage.


SÁBADO, 6 de novembro de 2010

RURAL

O REPÓRTER

7

Por Estefania Vieira Linhares

Plantio de feijão no município está concluído Na região a área destinada ao produto já foi 100% plantada

A

semeadura na safra de feijão em Ijuí já foi concluída. Conforme o técnico agrícola da Emater Municipal, Vito Antônio Cembranel foram plantados 300 hectares. Destes se encontram nas seguintes fases10% germinação, 60% floração e 30% enchimento do grão. No mês de fevereiro acontece a safrinha do feijão. Os produtores estão preocu-

pados com o La Niña. No entanto, o técnico agrícola afirma que os produtores que plantaram nessa primeira safra terão uma boa produção. Porém, aqueles que plantarem mais tardiamente poderá ser afetado. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/ RS-Ascar, as precipitações em dois dias da semana, principalmente na metade Norte do Estado, foram boas, mantendo a umidade no solo para o desenvolvimento das plantas. A adubação em cobertura com nitrogênio prossegue em várias áreas de produção no

Rio Grande do Sul. A comercialização continua com valores em alta, mantendo a tendência. Nesta semana, no Estado, a saca de 60 kg do feijão preto chegou ao preço médio de R$ 84,09, aumentando 1,64% em relação à semana passada. Nesta semana, também, pela primeira vez nesta safra, o preço ultrapassou os valores da média histórica em 2,45%. Segundo o Acompanhamento Semanal de Preços da Emater/RS-Ascar, a variação ocorrida entre os valores médios foi de R$ 70,00/sc a R$ 120,00/sc, mas com negócios chegando a R$ 150,00/sc.

Em Ijuí, forma plantados 300 hectares

Rede Leite testa eficiência produtiva das raças Jersey e Holandesa Jersey e Holandesa, a eficiência produtiva de ambas as raças foi testada, por três meses, por pesquisadores do Rede Leite (Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS). “De julho a outubro, o grupo das vacas Jersey manteve os mesmos níveis de produtividade de leite, do início ao fim, mesmo com a qualidade do pasto decaindo no fim do inverno”, disse o professor do Instituto Federal Farroupilha, campus São Vicente, Jairo Diefenbach. O resultado da pesquisa foi apresentado na quarta-feira, durante Dia de Campo realizado na sede do Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (Irder), em Augusto Pestana,

local onde os animais se mantiveram, no campo, durante o período em que foram observados. “É difícil explicar como a vaca Jersey consegue manter o mesmo nível de produção com menos pasto”, refletiu Diefenbach, indicando o fator climático como um aspecto a ser considerado. “A Jersey é mais rústica e se adapta melhor ao calor do que a Holandesa”, considerou o acadêmico da faculdade de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria, Bruno Kuinchtner, que auxiliou nas pesquisas. Divididas em dois grupos, com onze vacas em cada um, as vacas se alimentaram somente de azevém comum, disponíveis em 16 piquetes, mais 1kg de suplemento (ração comercial). “No pico de

produção tivemos Jersey de 450 kg produzindo 38 litros ao dia, mesma quantidade de leite produzida por uma Holandesa de 600 kg”, disse Diefenbach. Contudo, ponderou o professor, esse desempenho se deu neste contexto. “Não estamos dizendo que uma é melhor que outra, há espaço para as duas raças no mercado”, disse Diefenbach, lembrando que a Holandesa se saíria muito bem em “condições de galpão”. Informações da Embrapa Gado de Leite reforçam as pesquisas realizadas em Ijuí, segundo as quais, quanto mais sangue holandês tiver a vaca, mais leite, porém mais trato irá exigir. Além disso, segundo a Embrapa, 70% da produção de leite do Brasil provêm de vacas mestiças Holandês-

DO ÓCIO AO NEGAÓCIO

FED E A GUERRA CAMBIAL O Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) decidiu injetar mais de 600 bilhões de dólares na economia através da compra de títulos do Tesouro. A decisão tende a alimentar a chamada guerra cambial e “preocupa o governo brasileiro por representar a política de empobrecimento do vizinho”, conforme avaliação do Secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Welber Barral. Segundo ele, a medida põe mais lenha na fogueira da chamada “guerra cambial”, também denominada por Barral de “dumping cambial”, e tem como consequência medidas de retaliação dos demais países que se sentirem prejudicados, inclusive do Brasil. Conforme já comentamos neste espaço este será um dos temas da pauta no encontro do

Zebu, em que a raça holandesa predomina. Tanto para uma como para outra raça, o ideal, segundo o professor do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí, Adriano Maixner, é ter pasto o ano todo. “Mostramos ao produtor que é possível perenizar áreas de pastagens, inclusive em épocas de escassez de alimentos”, disse Maixner, coordenador do projeto que pesquisa o desempenho de consórcios forrageiros de inverno, cultivados no Irder. Segundo Maixner, tiveram bom desempenho os consórcios de azevém, com aveia preta e trevo vesiculoso ou cornichão; azevém com aveia preta e trevo branco ou vermelho. Ao utilizar essas plantas, segundo Maixner, o produtor reduz a

compra de insumos externos, como ureia, por exemplo. Rede Leite O Dia de Campo fez parte da estratégia adotada pelo Rede Leite, a qual tem a finalidade de compartilhar informações que possam melhorar a qualidade do leite e de vida das mais de 18 mil famílias produtoras de leite que vivem na Região de Ijuí, região de abrangência do Programa. Atualmente, fazem parte do Rede Leite a Emater/RSAscar, Embrapa Pecuária Sul, Unijuí, Unicruz, Embrapa Clima Temperado, Instituto Federal Farroupilha, campus Santo Augusto, Fepagro, Coperfamiliar e Associação Gaúcha de Empreendimentos Lácteos.

Roberto Macagnan robertomacagnan@hotmail.com

G 20 na Coréia do Sul. A medida eleva a inflação e acirra ainda mais a guerra cambial, quando os países que se sentirem prejudicados desvalorizarem suas moedas para manter a competitividade. O novo governo brasileiro, que assumirá em janeiro de 2011, deverá manter o câmbio flutuante (oferta x demanda de moeda estrangeira), utilizando os fóruns internacionais para pressionar os demais países a adotarem política cambial semelhante. DESAFIOS PARA O NOVO GOVERNO I Passada as eleições presidenciais, sinto-me motivado a abordar algumas questões relativas à economia brasileira, que penso constituírem-se em desafios ao novo governo. A primeira delas diz respeito às políticas destinadas à classe

média. Nos dois governos, Lula (especialmente o segundo) centrou suas políticas nas camadas mais empobrecidas da sociedade, com programas importantes de inclusão social (bolsa família; luz para todos; minha casa minha vida; Prouni; novas universidades federais; escolas de ensino técnico, dentre outras). Fica agora o desafio da manutenção dessas políticas e o incremento de programas para a classe média, como a redução de tributos sobre a renda e o consumo, bem como um programa habitacional destinado a essa classe. DESAFIOS PARA O NOVO GOVERNO II Outra questão que considero importante é a articulação de um projeto nacional de desenvolvimento que apresente um diagnóstico realista da

economia brasileira e aponte os caminhos para que o país cresça de forma sustentada econômica, social e ambientalmente. É necessário que se esclareça o papel do setor público e do setor privado, além do conjunto de instituições de caráter público não-estatal. Alguns estrangulamentos precisam ser enfrentados, em especial a qualidade da educação, juntamente com sua ampliação. Questões da infraestrutura de certa forma estão sendo enfrentados com os PAC 1 e PAC 2. Comparando-se o Brasil atual com o Brasil dos anos 80 e primeira metade dos anos 90, o que temos de novo é a recuperação da capacidade do Setor Público em induzir o processo de desenvolvimento. Esse ano o Brasil pode crescer em torno de 8 %, para os próximos 10 anos, é importante que o crescimento gire em torno de

5 % ao ano. PENSANDO Muitos brasileiros votaram contra a candidata vencedora, a presidente do Brasil, por discordar das políticas sociais do atual governo. Talvez muitos destes não se deram conta de que o candidato derrotado propunha ampliar estes programas (ao invés de eliminá-los). O melhor exemplo era a proposta de aumentar o valor pago ao Bolsa Família com o pagamento do décimo terceiro do mesmo.

INDICADORES RURAIS Soja....R$ 41,50 Milho..R$ 19,50

Valores cotados pela Cotrijui no dia 5/11


8

SÁBADO, 6 de novembro de 2010

POLÍTICA

O REPÓRTER

Por Estefania Vieira Linhares

Pompeo de Mattos projeta futuro na política Após concorrer a vicegovernador, o deputado federal falou Rádio Repórter sobre as eleições e seu futuro

O

deputado federal Pompeo de Mattos (PDT) concorreu nas últimas eleições a vice-governador do Estado. No entanto, foi derrotado no primeiro turno pelo Partido dos Trabalhadores (PT), encabeçado por Tarso Genro. Com esse cenário, o deputado projetou o seu futuro político e analisou a campanha eleitoral. “Quando me propôs a concorrer sabia os riscos que se tem”, afirma. Ele poderá retomar uma das suas atividades: servidor do Banco do Brasil ou advogado, tendo em vista que seu mandato como deputado federal se encerra

no final do ano. Já sobre a ocupar cargos no Governo Estadual e Federal, Pompeo lembra que depende de convites e de uma avaliação. Segundo ele, possui uma boa relação com Dilma Rosseuff, presidente eleita, mas de forma partidária. No Estado, o PT já formalizou convites para que o PDT integre o Governo, porém não há definições. O deputado afirma que essa medida é “porque Tarso quer estar inserido o PDT, para que o Governo para que tenha mais segurança”. Ele destacou que o PDT elegeu sete deputados estaduais e três deputados federais. “O partido não perdeu as eleições. Está vivo e ativo. Não conseguimos a vice-governança, mas não perdemos as cadeiras que tínhamos”, ressaltou. No entanto, Pompeo assegura que continuará integran-

Pompeo de Mattos afirmou que ficou “escondido” durante campanha eleitoral do o PDT, levado a experiência que entre os motivos da derdo prestado ao povo gaúcho. rota nas urnas foi o marketing Ainda, muitos de seus projetos fazendo com que a campacontinuarão sendo discutidos nha tomasse um determinado em Brasília. rumo. “Foi uma coligação concorrida com dois partidos Campanha política grandes: PDT e PMDB, que tem história no Rio Grande. Chegou O deputado federal afirmou na hora da campanha na tele-

visão, a coligação não valia. No programa eleitoral, não se podia falar em política, nem falar em PDT e nem PMDB”, relata. A participação do candidato a vice-governador era restrita. Ele frisa que chegou a se questionar o que estava fazendo como candidato. Entre os pontos levantados por Pompeo é que o marketing da campanha argumentava que era um diálogo do Fogaça com o povo e nem o número para votação, no caso “15” estava na televisão durante o horário eleitoral. “Nunca me deixaram falar no rádio, fui proibido pela legislação eleitoral e impedido pela coligação de falar no programa eleitoral”, comenta. Diante disso, ele foi reclamando internamente, mas não obteve sucesso. O deputado conclui avaliando que mesmo diante dos fatores concorreria novamente.

Vereadores participam de audiência com Discussões sobre nova sede da Câmara Vereadores é retomada O vereador Marcos César Barriquello para viabilizar a obra buscando financiaengenheiro do Daer (PDT) falou à Rádio Repórter sobre a pauta mento público nas instituições financeiras.

O vereador César Busnello (PSB) juntamente Marcos César Barriquello (PDT) estiveram reunidos em Porto Alegre com o engenheiro responsável pela área transportes para discutirem sobre a situação da Estação Rodoviária de Ijuí. O encontro foi agendado por Busnello. Conforme o vereador, na audiência foram esclarecidos alguns itens sobre como deve ser as condições da rodoviária e se está cumprindo a legislação. A Estação foi projetada há 40 anos. “Durante esse tempo não houve investimentos ou melhorias na sua infraestrutura. Para se ter ideia, a última renovação para exploração de serviços foi 1994, sendo que o prazo final é expira em 14 de abril de 2014”, relata o vereador. A rodoviária precisa de melhorias no que se refere a questão do fluxo e da mobilidade urbana. Outro ponto discutido é sobre o deslocamento da mesma para outra local. Busnello lembrou que alguns vereadores defendem a permanência do terminal de ônibus no Centro,

devido à proximidade com o comércio. Porém, o vereador argumenta que “o fato que nossa cidade é um pólo e está crescendo. O município avança e merecemos uma rodoviária de melhor qualidade, porque os problemas de acessibilidade, de segurança, limpeza, indígenas e alcoólicas são constantes”. O deslocamento da rodoviária não é possível ser realizado há curto prazo, pois é necessário planejamento e um grande investimento. Durante o encontro, o engenheiro informou que há um ato 31.512, de 1999, que estabelece como devem ser as situações das rodoviárias no Estado do RS. A Estação é enquadrada de primeira categoria, desse critério, se enquadra o fluxo de venda de passagens. “A rodoviária não vem de longe cumprindo o ato, de 1999”, frisa o vereador. Os vereadores irão cobrar uma boa qualidade na prestação dos serviços pela administradora da rodoviária que esteve presente ontem, na reunião das Comissões do Legislativo.

da sessão do Legislativo e a construção de sua nova sede. Conforme ele, alguns projetos de origem do Executivo poderão estar na pauta da próxima sessão, que será realizada na segunda-feira, às 18h. As discussões sobre a obra da nova sede da Câmara de Vereadores estavam paradas devido ao pleito eleitoral. Conforme Barriquello, nos próximos dias haverá novidades e serão realizados encaminhamentos conjuntamente com o Executivo, tendo em vista que será necessário o apoio do Município

A previsão inicial do projeto arquitetônico totaliza R$ 2 milhões. O financiamento poderá ser oriundo de instituições financeiras oficiais como Banco do Brasil, Caixa ou Banrisul. O vereador explica que “deve ser feita num prazo 10 anos, para que possamos ter um fôlego dentro dos orçamentos, tendo em vista que não usamos o percentual repassado pelo Executivo, não na sua integralidade e assim teremos um prazo para que possamos efetivar os pagamentos para que realizarmos a construção da nova sede”.

Câmara de Vereadores promove Audiências Públicas A Comissão Especial, presidida pelo vereador Gladimir Ribeiro da Silva, realizará Audiência Pública, na próxima terça-feira, às 19h, no plenário da Câmara de Vereadores. Na ocasião, será debatido com os Servidores Municipais, o Projeto de Lei – Processo Nº 379/2010 “Altera a redação do artigo 52 e seu parágrafo único, constante na Lei Municipal nº 3.871, de 19 de Novembro de 2001, que Dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Ijuí, e dá outras providências”. A Comissão de Políticas Públicas, que tem como presidente a vereadora Rosane

Simon, convida a comunidade para participar da audiência pública, a realizar-se próxima quinta-feira, a partir das 19h30, no plenário da Câmara de Vereadores. Na ocasião, será debatido o projeto de lei que está tramitando nesta Casa, de origem Executiva - Processo N° 296/2010, que “Normatiza o funcionamento da Unidade de Vigilância em Zoonoses Caninas, “Canil Municipal”, como estrutura de apoio para as ações que visem o controle de zoonoses e vetores no Município de Ijuí, bem como, estabeleça o controle das populações de caninos”.


SÁBADO, 6 de novembro de 2010

O REPÓRTER

SAÚDE

9

Da Redação

Centro de tratamento do câncer do HCI se destaca no cenário internacional Oncologista coordenador do Cacon, do Hospital de Caridade de Ijuí, Fábio Franke participou de diversos eventos no mês de outubro

A

revista “Annals of oncology” é considerada a mais importante da europa na área do câncer e publicada pela sociedade européia de oncologia (European society for medical oncology), com sede em Lugano, Suíça. Um estudo sobre a eficácia de um medicamento(Avastin) contra o câncer de mama foi destaque na revista especializada. Ao lado de especialistas do mundo todo, como ingleses, franceses, italianos, alemães, espanhóis, holandeses chine-

ses, canadenses, eslavos, israelenses, russos, australianos e mexicanos, está o artigo do oncologista clínico brasileiro Fábio Franke, coordenador do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). Segundo o médico, o tratamento aplicado nas pacientes do Cacon mostrou resultados positivos, com uma maior sobrevida, livre de progressão da doença (câncer de mama). Ainda no mês de outubro, entre os dias 14 e 18, Fábio Franke participou do 35º Congresso da Sociedade Européia de Oncologia Médica (ESMO), realizado em Milão, na Itália. O encontro internacional serviu para o médico de Ijuí interagir com os representantes dos principais laboratórios de pesquisa do mundo, como da Roche (Suíça), da Genentech Bioncology (EUA)

Fábio Franke participou do 35º Congresso da Sociedade Européia de Oncologia Médica (ESMO) e do Sarah Cannon Research mão. O estudo demonstrou que a utilização do medicamento Institute (EUA). No Congresso, também fo- Tarceva (cloridrato de erlotiniram apresentados avanços be) como terapia de primeira significativos para as pessoas linha estendeu para mais de que vivem com câncer de pul- um ano o tempo de sobrevida

Governo do Estado atualiza dados sobre situação do sarampo no Rio Grande do Sul O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde e do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, atualiza os dados sobre a situação do sarampo no Rio Grande do Sul. Após 11 anos sem casos confirmados da doença, a partir de agosto de 2010 foram identificados 103 casos suspeitos, dos quais sete foram confirmados, 94 foram descartados e dois encontram-se em investigação. A reintrodução do sarampo no Estado ocorreu por intermédio de duas crianças, de 10 e 11 anos, residentes em Porto Alegre, que, provavelmente, contraíram a doença em viagem à Argentina. Na seqüência, foram confirmados outros cinco casos, quatro residentes em Porto Alegre (três crianças, de nove meses, 11 e 12 anos, e um adulto de 44 anos) e um adulto de 25 anos no município de Cachoeirinha. A partir dessa situação, foram

desencadeadas intensas medidas de controle, incluindo busca ativa de casos suspeitos, bloqueios vacinais e intensificação da vacinação de rotina. O último caso confirmado ocorreu no mês de setembro, evidenciando que a situação do sarampo está sob controle. Transmissão – O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, de transmissão respiratória, de pessoa a pessoa, por meio das secreções nasofaríngeas expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar. Essa forma de transmissão é responsável pela elevada contagiosidade da doença. O período de incubação geralmente dura dez dias, variando de 7 a 18 dias, e o período de transmissibilidade é de cinco dias antes do aparecimento do exantema (manchas avermelhadas na pele) até cinco dias após. Sintomas – O quadro clínico apresenta-se com febre moderada a alta,

acompanhada de tosse produtiva, coriza, conjuntivite, fotofobia, cansaço, falta de apetite e exantema máculo papular com início na face e atrás do pescoço e espalhando-se para o tronco e membros. No campo das doenças infectocontagiosas, o sarampo é uma das principais causas de adoecimento entre crianças menores de cinco anos de idade, sobretudo as desnutridas e as que vivem em países subdesenvolvidos. Vacinação - A vacina é a única forma de prevenção e é aplicada em todos os postos de saúde do Rio Grande do Sul, gratuitamente, a partir de um ano de vida. A vacina disponível é a chamada tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), muito segura e eficaz. As contraindicações são: gravidez, imunodepressão por doença ou tratamento, doenças febris agudas, e alergia importante ao ovo de galinha.

livre de progressão da doença em pacientes com um tipo específico de câncer de pulmão, o que significou uma sobrevida quase três vezes maior que a dos pacientes tratados com quimioterapia tradicional. A participação do Cacon no cenário internacional terminou nos Estados Unidos, com um convite do médico americano Roman Perez-Soler, do departamento de oncologia do “Montefiore Medical Center”, com sede em Nova Iorque. Fábio Franke pode conhecer o trabalho deste importante instituto dedicado a pesquisa e tratamento do câncer. “Estamos no caminho certo. A partir destes encontros, podemos nos posicionar como referência internacional e estarmos na vanguarda da história do desenvolvimento dos novos tratamentos”, afirma orgulhoso o médico oncologista de Ijuí.

Senadora eleita Ana Amélia participa de painel promovido pela Unimed A senadora eleita Ana Amélia Lemos (PP/RS) será uma das painelistas convidadas pela Unimed Noroeste/RS para evento na próxima quarta-feira em Ijuí. O painel denominado “Desafios para o novo Brasil” terá ainda a participação do presidente da Federação das Unimeds do Rio Grande do Sul, médico Nilson Luiz May, do presidente da Cooperativa, médico Leandro Roberto Oss Zambon, e do presidente da Cotrijui, Carlos Domingos Poletto. A programação terá início às 20h, tendo por local o Auditório do Sesc. O painel propõe-se a colocar em debate “Aspectos econômicos, políticos e sociais atuais e o relacionamento das instituições entre si e com o poder público”. O professor universitário e consultor Adelar Francisco Baggio será o mediador.

CMYK


10

SÁBADO, 6 de novembro de 2010

HISTÓRIA

O REPÓRTER

ADEMAR CAMPOS BINDÉ

Em 1981 Ijuí viu Lula ao vivo pela primeira vez Quando percorria o País na pregação pela implantação do Partido dos Trabalhadores no Brasil, o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, visitou Ijuí, pela primeira vez, no dia 13 de maio de 1981, então na condição de presidente nacional do PT. Mais tarde, na sua terceira tentativa de se eleger presidente da República, Lula passou por Ijuí, em campanha política, no dia 14 de julho de 2002

N

a sua pregação em favor da implantação do Partido dos Trabalhadores no Brasil, então como seu presidente, Lula fez sua primeira visita a Ijuí no dia 13 de maio de 1981. No seu roteiro na cidade, ele teve oportunidade de conhecer a Cotrijuí e manteve reunião com líderes sindicais na sede da Fidene. Depois, participou de uma concentração pública, à noite, no anfiteatro da Praça da República. Lula estava acompanhado do arquiteto ijuiense Clóvis Ilgenfritz da Silva e de Antônio Cândido (Bagé), na época, vereador em Porto Alegre. Numa entrevista coletiva aos órgãos de comunicação da cidade, Luiz Inácio Lula da Silva disse que era preciso “que a classe trabalhadora e o povo em geral tenham como objetivo a luta por melhores condições de vida, por melhores condições salariais,

porque é necessário que nós tenhamos consciência de que ninguém vai dar nada para a gente, nós é que temos que conquistar” e preconizou que “a classe trabalhadora precisa se unir se ela deseja conquistar alguma coisa“. Lula informou que o PT estava até então organizado em 12 Estados e revelou sua expectativa de que até setembro daquele ano o partido esteja estruturado em todos os Estados brasileiros. “A receptividade tem sido muito grande junto à classe trabalhadora”, afirmou, definindo que o PT é “o partido dos trabalhadores, do trabalhador rural, do pequeno proprietário, do pequeno comerciante, porque nós não podemos definir o partido pura e simplesmente através da Carteira Profissional, mas sim pelo programa que ele tem. Então, o PT é o primeiro partido de trabalhadores

Foto: Acervo MADP

Quando visitou Ijuí pela primeira vez, em 1981, esta era a imagem de Lula que existe no País. A própria sua organização, “porque os forma de criação do partido, partidos surgem sempre de a proposta de organização cima para baixo” e frisou que da classe trabalhadora que o “saindo de baixo para cima PT tem o diferencia de qual- nós temos mais dificuldades, quer outro partido no Brasil. como a questão econômica, a Nós não pretendemos usar a falta de participação política classe trabalhadora, nós pre- do nosso povo de origem até tendemos ser o resultado da histórica e a proposta que própria classe trabalhadora”. nós temos de organização a Defendendo a moralização nível de base”. da questão política no País, Com relação à convivênLula disse que “o PT pretende cia com outros partidos, Lula mostrar que política é coisa deu esta definição: “O PT não que pode ser feita e deve ser está preocupado em saber feita pela classe trabalhado- com quem melhor se afina, o ra”. Reconheceu que o par- PT está preocupado em saber tido enfrenta dificuldades na quais os partidos que afinam

com a proposta política do PT. E aquele se que afinar com o nosso programa será aquele com quem a gente trabalhará mais conjuntamente”. Por fim, Lula defendeu a implantação de um novo modelo econômico para resolver a crise econômica que o País enfrenta, afirmando: “Ou tomamos consciência que o modelo econômico faliu ou nós não conseguiremos encontrar soluções para os nossos problemas econômicos”. É oportuno recordar que, em 1989, Luiz Inácio Lula da Silva lançou-se candidato à presidência da República, pela primeira vez, sendo derrotado por Fernando Collor de Mello. Voltou a concorrer em 1994, sendo superado nas urnas por Fernando Henrique Cardoso. Em 1998, voltou a enfrentar e a perder para Fernando Henrique Cardoso, que foi reeleito para um segundo mandato. Na sua quarta tentativa, em 2002, finalmente, Lula terminou sendo eleito presidente da República. Na campanha política daquele ano, ele realizou sua segunda visita a Ijuí, participando de um comício no dia 14 de julho. Concorrendo à reeleição, Lula foi reconduzido à presidência da República nas eleições de 2006 e, agora, no dia 31 de outubro último, fez sua ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, sua sucessora.

Blecaute fez crescer o comício Quando os ijuienses começavam a engatinhar pelos caminhos da política a nível municipal, pósredemocratização do País, ocorreu um episódio que ainda hoje é lembrado por alguns remanescentes da campanha que antecedeu as primeiras eleições municipais de 1947. Em pleno comício de lançamento da candidatura a prefeito de Alberto Hoffmann, do Partido de Representação Popular – PRP, realizado à noite, nas proximidades da esquina da Praça da República e do Edifício Muraro, um ato de sabotagem deixou

a cidade às escuras. Alguém, criminosamente, lançou um cabo de aço sobre a rede de

alta tensão, provocando um blecaute. Porém, a turma de apoio

Foto: Acervo Léo Hoffmann

Esta foto mostra a caminhonete do Melhoral iluminando o comício do PRP, em 1947

agiu com rapidez e em poucos minutos estava instalada uma luz a bateria no palanque e os microfones foram ligados aos altos falantes, permitindo a continuação do comício. Para isso, foi utilizada uma caminhonete de José Arlindo Thiesen, o popular Melhoral. Aliás, por ser viajante-vendedor do analgésico Melhoral é que ele ganhou esse apelido. Ao contrário de prejudicar, esse episódio terminou favorecendo, pois muitos que acompanhavam a transmissão pelo rádio em suas casas, terminaram saindo para as ruas e se dirigiram para a pra-

ça, engrossando o comício. Quando ocorreu a queda da energia elétrica, o orador que ocupava a tribuna era o dr. Juracy Machado. No momento em que foi acionada a energia pela caminhonete do Melhoral, o orador prosseguiu seu discurso, bradando enfaticamente: “Os nossos adversários tentaram privar-nos da luz artificial, esquecendo-se que somos iluminados por uma luz muito mais forte que vem do idealismo e do patriotismo”. Essas palavras são lembradas até hoje por Alberto Hoffmann.


SÁBADO, 6 de novembro de 2010

O REPÓRTER

GERAL

11

Da Redação

Crédito Fundiário será debatido na próxima semana O Encontro será regional e promovido pela Fetag, conforme informou o coordenador Carlos Karlinski em entrevista à Rádio Repórter

A

reunião acontece na terça-feira, no Auditório Sindicato dos Comerciários. O objetivo e aprofundar o debate no que se refere o Crédito Fundiário. Carlos Karlinski explica que será debatida a ampliação do limite. Hoje, é possível financiar R$

40 mil, podendo chegar a R$ 80 mil, por beneficiário. O encontro terá a presença de representantes da Fetag e do Ministério de Desenvolvimento Agrário, que irão repassar informações aos presentes. O coordenador destaca ainda que “no crédito fundiário, no Banco da Terra, se têm uma preocupação com algumas inadimplências”, afirma. A reunião além de ser técnica será política. Nos mesmo dia, terça-feira, em Santa Rosa haverá um treinamento com os funcionários e técnicos que trabalham diretamente com crédito fundiário. Na ocasião, receberão orienta-

Carlos Karlinski afirma que o encontro terá a participação de representantes do Ministério Agrário ções para elaboração de projeO coordenador da Fetag tos e encaminhamentos. destacou que o processo é

bastante burocrático, o que às vezes acarreta na demora, principalmente quando envolve recursos públicos. Ele citou o exemplo, do programa de habitação, onde foram realizados 23 encaminhamentos para a Caixa Econômica Federal e está se aguardando retorno. “O Sindicato e a Federação têm buscado essas orientações e prevenindo os beneficiários para que quando se lida com recursos públicos tenha que paciência”, ressalta Karlinski. Ele finalizou comentando que entidade vem acompanhando o trabalho desenvolvido e demonstrou-se preocupado com o preço do trigo.

Receita libera terça-feira consulta ao penúltimo lote de restituições do Imposto de Renda Inscrições abertas A Receita Federal do Brasil abre terça-feira, a partir das 9h, a consulta ao sexto lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2010. Será o penúltimo lote regular de restituições previstas para este ano. No lote também constam declarações liberadas da malha fina referentes aos exercícios de 2008 e 2009. Os contribuintes poderão obter informações sobre as liberações na página

da Receita na internet ou pelo telefone 146. Basta informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Os valores poderão ser sacados no dia 16 de novembro. Do exercício de 2010, serão creditadas restituições para um total de 418.694 contribuintes, com correção de 5,95%. Com relação ao lote de 2009, serão creditadas restituições para 103.812 contribuintes. Neste caso, a cor-

reção será de 14,41%. No lote residual do exercício de 2008, serão creditadas restituições para 36.303 contribuintes, corrigidas em 26,48%. A Receita alerta que os valores não sofrerão quaisquer acréscimos, independentemente da data do saque da restituição liberada e que os valores estarão disponíveis no Banco do Brasil (BB). O contribuinte poderá ir a qualquer agência

do BB ou ligar para a Central de Atendimento BB – 4004-0001 (capitais – clientes do Banco do Brasil), 0800-729-0001 (demais localidades - clientes do BB), 0800-729-0722 (capitais e demais localidades – clientes e não clientes do BB) e 0800-7290088 (deficientes auditivos) – para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança em qualquer nome em outra instituição financeira.

Anvisa propõe mudanças no rótulo de produtos tóxicos como desinfetante e água sanitária Para evitar casos de intoxicação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer padronizar os rótulos de produtos de limpeza, como desinfetante, água sanitária, detergente e inseticida. Esse tipo de produto, chamado de saneante, é a terceira causa de intoxicação no Brasil, segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas (Sinitox). Atualmente, cada categoria tem

sua própria norma de rotulagem. Segundo a Anvisa, essa diversidade confunde o consumidor na hora de confirmar se o produto tem registro na Vigilância Sanitária local. A Anvisa propõe que se padronize as informações que devem vir no rótulo e também a criação de um selo para confirmar o registro na agência. Pela proposta, o rótulo deverá apresentar dados do fabricante, da composição

e a finalidade do produto. As frases devem ser impressas em letra legível, com 1 milímetro de altura entre as palavras e cor diferente da do fundo. Não será permitida escrita a mão. As palavras em destaque deverão ser escritas em letras maiúsculas, negrito e com o dobro do tamanho do restante do texto. A proposta veda o uso de termos como não tóxico, seguro, inócuo,

não prejudicial, melhor, excelente e incomparável. Na embalagem, deverá constar informações sobre em que situações o produto não deve ser usado, o local onde deve ser guardado e os primeiros socorros em caso de intoxicação. A proposta proíbe a impressão dos dados em partes do produto que são eliminadas, por exemplo, tampas e lacres de segurança.

para o Vestibular de Verão 2011

As inscrições para o Vestibular de Verão da Unijuí estão abertas no Portal www.unijui. edu.br/vestibular, com mais de duas mil vagas nos quatro campi. Os participantes do Profissional do Futuro 2010 recebem 30% de desconto na inscrição. A prova de redação acontecerá no dia 12 de dezembro, nos quatro campi, núcleos, polo e unidades de apoio EaD, das 8h30 às 10h30. As inscrições vão até o dia 06 de dezembro, com possibilidade de pagamento até o dia 07. O candidato poderá aproveitar uma das notas obtidas na Redação do ENEM realizado nos últimos quatro anos (2006/2007/2008/2009). Para mais informações acesse www.unijui.edu.br/ vestibular. Para informações sobre cursos presenciais ligue 0800.646.7100 e para cursos a Distância 0800.646.0200.

CMYK


12

SÁBADO, 6 de novembro de 2010

SOLIDARIEDADE

O REPÓRTER

Por Taís Machado

Oficina ajuda a modificar a realidade de pessoas com deficiência A Instituição existe há 6 anos e atende adultos e adolescentes com deficiência, auditiva, visual, física e mental, ajudando na autoestima e valorizando o trabalho

A

Oficina dos Sonhos recebe 80 pessoas, entre jovens e adultos, que possuem alguma necessidade especial. O Programa de Atenção Integrada a Pessoas Portadoras de Necessidade Especial é mantido pela Secretária de Desenvolvimento Social, “porém temos parceiros de empresários no município, que

Em meio à tinta, tecido e pincéis alunos sonham com o futuro nos ajudam muito, diz a coordenadora da Oficina Elizabeth Maria Pretto Bao. O nome é fictício, “achamos que Programa de Atenção Integrada era um nome muito extenso. Propus à secretária Neiva que mudássemos, passei uma noite sem dormir pensando em um nome. Foi

As aulas de artesanato ajudam na renda familiar

quando tive a ideia de Oficina dos Sonhos, o que não deixa de ser uma verdade, pois aqui podemos transformar a realidade destas pessoas”, conta Bao. A Instituição funciona diariamente, de segunda à sextafeira, das 8h30 à 18h, e ensina artesanato para aqueles que necessitam de atenção espe-

cial. O grupo é formado por 11 voluntários, “na sua maioria mães de alunos e parentes. Eu ensino e elas repassam para eles. Temos também uma estagiária voluntária de psicologia e uma de área de assistência social”, explica Elizabeth. Para a coordenadora a importância da existência da

Oficina é a socialização. “Eles podem até ter uma renda através deste trabalho, mas o mais importante é que eles se sentem mais úteis”, comenta. Sobre a venda dos objetos fabricados na Instituição, Elizabeth fala que “os que são mais desinibidos já sobrevivem disto”. O Programa de Atenção Integrada também atende 50 alunos do ProJovem que não têm deficiência. “Na segundafeira à tarde participam 55 senhoras do programa Crescer”, informa Maria Bao. A Oficina dos Sonhos está localizada na Rua Pedro Schertter, 186, Bairro Lulu Ilgenfritz, nos fundos da APAE. Quem quiser ajudar, a Instituição recebe todo tipo de doação, o telefone para contato é 3333 – 4185.

Entidades ijuienses necessitam de ajudam A falta de recursos financeiros é, certamente, a grande dificuldade das ONGs ijuienses. Todos os anos as entidades, associações e instituições pedem ajuda da comunidade. Mas você, leitor, pode tomar a iniciativa de ajudar aqueles que trabalham em prol da saúde dos mais carentes. Confira, logo abaixo, o trabalho realizado por algumas entidades e como você pode ajudá-las. A Assami (Associação de Saúde Mental de Ijuí) e Casa AMA (Casa de Auto-MútuoAjuda) atende na Rua Ernesto Alves, 399, esquina com a 7 de Setembro, de segunda a sextafeira, das 8:30 hs ao meio-dia, e das 13:30hs as 18hs. Mais informações, ou para ajudar a Casa,

telefone 3332-7413 ou pelo email assami.ijui@hotmail.com. A Assami é uma protagonista na ampliação, fortalecimento e discussão dos modos de atenção em saúde mental. Desta forma, é mantenedora da Casa AMA, que tem como objetivos ser um espaço que possa alterar a cultura existente frente ao sofrimento psíquico, rompendo com estigmas. Propiciar a quem desejar espaços para assumir responsabilidades e protagonizar. A AAPECAN (Associação de Apoio a Pessoas com Câncer) visa prestar assistência social as pessoas com câncer que se encontram num processo de vulnerabilidade, suprindo as suas necessidades básicas como

alimentação e suplementos, medicamentos, exames e outros. A Associação está situada na Rua David José Martins, 1147, Bairro Sol Nascente, telefone: 3332-0289, site www.aaapecan. org.br ou e-mail: aapecanijui@ hotmail.com O CAIS (Centro de Atendimento Integral ao Surdo) o trabalho realizado pela instituição é gratuito. A estrutura é mantida aberta 24 horas, e já se tornou referência para os deficientes e familiares. O Centro Integral atende hoje 9 crianças com idade de 4 a 7 anos, que são atendidas na instituição, e recebem reforço escolar, alimentação, material escolar, roupas, brinquedos, oficinas de artesanato e transporte (a

diretora busca e leva cada uma em sua residência), aprendizagem de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) e outras atividades. O CAIS atende, ainda, cerca de 20 pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho. Quem tiver interesse de conhecer o CAIS e o trabalho desenvolvido por este projeto social pode visitar o local que fica na Rua Barão do Rio Branco, 1051 – Centro, telefone: 3332-8182. A APAE oferece uma estrutura organizada para atendimentos nas áreas da saúde, assistência social, trabalho, educação, esporte, lazer e cultura para crianças recém nascidas até a idade adulta. Trabalho especializado é rea-

lizado por equipe Interdisciplinar composta por psicólogos, fonoaudiólogos, assitente social, terapeuta ocupacional, fisioterapeutas, clínico geral, neurologista e odontóloga. O trabalho Pedagógico é desenvolvido por profissionais da educação, habilitados na área da deficiência mental, organizado em diferentes fases iniciando na educação infantil, turmas de alfabetização, educação de jovens e adultos. orientação para a inserção no mercado de trabalho, programa pedagógico específico e grupo de convivência. A sede da APAE em Ijuí é na Rua São Francisco, 169, Centro, telefone: 3332-8718 - fax: 3333-4894 e e-mail: ijui@apaebrasil.org.br.


SÁBADO, 6 de novembro de 2010

GERAL

O REPÓRTER

13

Da Redação

Supervisores realizam trabalho final do Censo Demográfico 2010 Eles estão analisando os dados que devem ser concluídos até o dia 12 de novembro

A

visita dos recenseadores nas residências para o Censo Demográfico está concluída. O coordenador de área do IBGE Valério Neumann concedeu entrevista à Rádio Repórter analisando o processo de coleta. As atividades foram iniciadas no mês de agosto pelos recenseadores, mas há dois anos já se estava se planejando o Censo no país. “Estamos há três meses com o trabalho de campo, com visitação de todos os domicílios do município. O Censo Demográfico é a maior operação do país, não há outra atividade que movimente um contingente de pessoas”, ressaltou. Alguns números já po-

dem ser conhecidos, mesmo os dados não estando completamente fechados. Os supervisores estão verificando as informações coletadas. A divulgação final acontece no dia 27 de novembro. Conforme o coordenador de área, o IBGE irá buscar alguns dados, pois tem até o dia 12, às 12h, para a conclusão de envio de informações. Cerca de 15 domicílios não foram visitados, pois os moradores não foram encontrados em casa e será feitas novas tentativas para que sejam verificados os dados. “O objetivo é atingir a entrevista em todos os domicílios e é por isso que estamos trabalhando. Iremos insistir até o último minuto nos dados que é o retrato do nosso município”, afirma Valério. Ele avalia que o processo ocorreu de forma tranquila apesar de algumas dificuldades em en-

Os recenseadores iniciaram a coleta dos dados em agosto contrar as pessoas em casa, bitantes. O processo do Censo mas conseguiu-se Demográfico ocorreu com mais A realidade do município de tranquilidade e com maior faciIjuí é bem diferente dos outros lidade o acesso aos domicílios municípios. O município de Au- para realizar a visita. gusto Pestana, por exemplo, tem um pouco menos de 14 mil Alguns dados habitantes, diferente que Ijuí que está com mais 78 mil haO IBGE constatou o cresci-

mento da população, pois no ano de 2007 tínhamos 76.739 pessoas, hoje já passamos dos 78.700, apontando um aumento de 2 mil pessoas. A urbanização também teve um notável crescimento. “Em 1991, Ijuí tinha 81% da população urbana e hoje a população já é de 91%”, afirma Valério. A diminuição da média por residência também é apontada. As famílias estão ficando menores. Essa não é apenas uma característica do município de Ijuí, mas da Região Sul, e Brasil em geral. Conforme o coordenador de área do IBGE, a imigração rural aos poucos está diminuindo, porém não se constatar ainda qual é o percentual. De posse desses dados também será possível um estudo a partir das faixas etárias e identificar qual o real motivo dessa diminuição.

Prefeitura operacionaliza sistema de trabalho do programa de prevenção à dengue

Representantes de secretarias e setores de fiscalização do município, estiveram reunidos na última quarta-feira, com o prefeito Fioravante Ballin, para debater o cumprimento da Lei 5.341, que dispõem sobre o Programa Municipal de Prevenção e Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Foi estabelecido na reunião, que o município terá uma

central de informações e reclamações que ficará na Central de Vigilância em Saúde, junto ao Centro de Saúde, localizado na esquina da Avenida Davi José Martins com a Siqueira Couto, que atenderá também pelos telefones 3333-2181 e 3333-5976. Também foi criada uma rede de fiscalização. Para além dos serviços habituais, as Secretarias de Saúde, Meio

Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Planejamento, agentes de Saúde e de Combate a Dengue, a Coordenadoria de Cadastro e Tributos e a Coordenadoria de Compras e Almoxarifado, deverão atuar junto com as Vigilâncias Sanitária e Ambiental, tendo como prioridade as ações de combate a dengue, para além dos serviços e atendimentos de rotina. De acordo com o prefeito

de criadouros de mosquitos. O valor a ser pago pelos serviços será estabelecido em decreto posterior, que deverá ser assinado ainda nesta semana. Conforme Ballin, os proprietários infratores, inicialmente deverão ser notificados para regularização, e não cumprindo o prazo estabelecido, serão aplicadas as medidas legais cabíveis, que será a autuação.

Hélio Lopes fatorama.reporter@gmail.com

FATORAMA

De acordo com os números divulgados extraoficialmente pelo IBGE, o município de Ijuí segue na liderança regional com 78.684 habitantes, seguido de Santo Ângelo com 76.130; Santa Rosa com 68.573 e Cruz Alta com 62.799 habitantes. Estou entre aqueles que acham que a população de Ijuí é bem superior aos números apresentados. Acho que estamos muito acima dos 80 mil. ***** A senadora eleita pelo PP, Ana Amélia Lemos, estará em Ijuí na próxima quarta-feira, participando do evento organizado pela Unimed Noroeste, denominado “Desafios para o Novo Brasil”, às 20 horas, no auditório do SESC. Segundo o deputado Pedro Westphallen, a nova senadora gaúcha deverá confirmar o nome de Marco Aurélio Ferreira como um dos

Ballin, o trabalho integrado é prioridade para o momento. A coordenação do trabalho ficou a cargo da Vigilância Ambiental. As equipes terão amparo das assessorias jurídicas que irão trabalhar em conjunto. A Lei também alerta que os responsáveis por imóveis desocupados ou abandonados, deverão ressarcir ao município, por eventuais despesas decorrentes da limpeza e remoção

seus principais assessores em Brasília. ***** E a dança das cadeiras continua, tendo em vista o novo cenário político do Rio Grande do Sul. O deputado ijuiense Gerson Burmann está na principal vitrine do PDT caso se confirme a adesão do partido ao governo de Tarso Genro. A pasta dos esportes pode ser o caminho mais indicado. ***** Outro nome de Ijuí que está em alta é do vereador Cesar Busnello, que concorreu a deputado estadual pelo PSB, partido aliado na retumbante vitória de Tarso Genro. Diante do seu compromisso como professor da Unijuí, Busnello dificilmente assumirá algum cargo local do Governo, mas fará indicações. Por exemplo, seu assessor na Câmara, Vil-

son Dorneles, poderá assumir o comando do Sine. ***** Expectativa entre as correntes do PT de Ijuí quanto ao aproveitamento de seus integrantes no governo estadual. Bira Teixeira poderá deixar o Ballin sem vice na prefeitura? E Sérgio Pires fica aqui ou vai para Porto Alegre? ***** Lembrando também a participação do local do PCdoB, através da vereadora Rosane Simon e do professor Júnior Piaia. O nome de Lúcia Otonelli Crescente é apontado para a titularidade da Coordenadoria Regional de Saúde. ***** A revista Nova Escola, da Editora Abril, com circulação nacional, trás matéria especial sobre os ganhadores do prêmio “Educar Nota 10”, que

teve 3.400 projetos inscritos em todo Brasil. Entre os 10 premiados, destaque para a professora ijuiense Lisiane Hermann Oster, que atua no Sesquinho. Seu trabalho foi na disciplina de matemática. Lisiane foi a São Paulo recentemente para receber a grande distinção. ***** Vereador Rubem Jagmin (PP) foi taxado no Fatorama: caso seja feita uma enquete com os usuários de ônibus sobre a mudança do local da Rodoviária, a resposta será negativa. Jagmin reafirmou que não há necessidade de retirar a rodoviária do centro da cidade, pois isso geraria muitas reclamações, tornando a vida das pessoas humildes ainda mais complicada. ***** Dupla Gre-Nal em ação

neste sábado, e novamente no horário das 19h30. O Grêmio recebe o Ceará, no Olímpico, e o Inter pega o Atlético Goianiense no Serra Dourada. Sem chance de ser campeão brasileiro, o colorado faz revezamento de goleiros visando o Mundial de Clubes em Abu Dhabi. No lado tricolor, com remotas chances de Libertadores, todos tentam colocar “panos quentes” na crise envolvendo Portaluppi e a nova diretoria. ***** Depois de quase 20 anos como narrador esportivo titular da Rádio Guaíba, Haroldo se Souza está mudando de prefixo e vai trabalhar na Bandeirantes. Mário Lima, que sesta em Criciúma, Santa Catarina, deverá ser o substituto.


Agenda Social


16

SÁBADO, 6 de novembro de 2010

GERAL

O REPÓRTER

Por Priscila G. Heldt

Prazo de instalação de Cozinha Comunitária está acabando Projeto foi implantado em 2008 e ainda não obteve resultados

O

projeto Cozinha Comunitária, que visa oferecer refeições à pessoas carentes, está em andamento no município desde 2008. A unidade já deveria estar em andamento porém, foram encontrados alguns empecilhos, como por exemplo, o local da obra que já foi mudado por três vezes, o que resultou em vários debates. A área de instalação deve ser

de fácil acesso e centralizada. O projeto foi enviado para avaliação da Caixa Econômica Federal, e está se aguardando um retorno. O atual local da construção será na rua 19 de Outubro, antigo prédio Botafogo, o qual já tem seu plano arquitetônico. A prefeitura tem até o final do ano para iniciar a construção. “Resta-nos pouco tempo, já que ainda temos pela frente todo o processo de licitações”, comenta a secretária de Desenvolvimento Social, Neiva Agnoletto. Há o receio de ser preci-

Secretária afirma que obra de Cozinha dever ser iniciada até o final do ano

Empossada nova diretoria da Acata A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí, Acata realizou sua assembleia de avaliação do ano e eleição da nova diretoria para o período de novembro de 2010 a novembro de 2011. Neste ano, em que a entidade completa 5 anos de existência e 3 anos com atividades de triagem em galpão, muitas conquistas foram atingidas pelo grupo, em especial a aprovação pelo terceiro ano consecutivo de projetos junto a Fundação Vonpar, a parceria com a ITECSOL/Unijuí, com a inserção no projeto do CNPq de estimulo a organização de coletivos de reciclagem, a parceria com a Secretária Municipal de Meio Ambiente e demais secretárias, por meio do programa REVIVA. Estas ações tem se materializado na utilização da prensa, a ampliação do galpão de reciclagem, no Bairro Luis Fogliatto (com a substituição a parte de madeira), a aquisição de novos equipamentos como o picotador de papel e o carrinho de transporte de fardos, as aulas do Programa Brasil Alfabetizado, dentro das instalações da Acata, e os inúmeros convites para participação de atividades em Ijuí e mesmo em outros es-

A eleição aconteceu na quinta-feira.A primeira reunião acontece na próxima semana tados, representando o grupo. Valdonisio Silva, este foi um peA partir desta avaliação, ríodo bom, começamos a preniniciou-se o processo eleitoral, sar o material, aumentamos o com voto nominal e secreto em número de sócios e a renda mecédula, sendo que qualquer um lhorou um pouco também”. Fados associados poderia ser vo- lando pela nova diretoria, Nildo tado pelos colegas. Melo ressaltou que entre os Em um clima de confraterni- desafios esta aumentar a quanzação, foi eleito Edgar Rodrigues tidade de materiais recicláveis Ribeiro como coordenador geral, no galpão. Para isso, destacou Nildo de Melo como secretário que precisa-se que “mais sógeral, Lidia Nunes da Silva como cios de rua, catadores, venham 1º Tesoureira e Neusa de Melo para a Acata e também precisa como 2º tesoureira. O grupo já melhorar a coleta seletiva na está empossado e desenvolven- cidade, para termos mais matedo suas atividades. A primeira rial e mais renda”. reunião da equipe ocorrerá na Fabio Lemes, da equipe da próxima terça-feira, em conjunto Itecsol, que acompanhou a vocom o quadro social. tação, registrou que a entidade Segundo Sonilda Sattes, esta em um clima de otimismo, que encerrou seu mandato de servindo de inspiração para coordenadora, “apesar do fa- organização de outras associalecimento do ex-coordenador ções em Ijuí.

Natal Vida de Ijuí contará com decoração diferenciada Com a aproximação das festas de final de ano, o Poder Executivo está organizando as ações para o Natal Vida 2010 em Ijuí. A reunião que definiu os últimos preparativos aconteceu na última quarta-feira, no gabinete do prefeito. Foi estabelecido o período da programação na cidade, que será do dia 10 à 22 de dezembro. Dia 10 acontecerá a apresentação do espetáculo de

Natal do Sesc, na Praça da República, sendo que, a abertura oficial acontecerá no dia 12 de dezembro com a chegada do Papai Noel e a entrega da chave da cidade à ele. A programação ainda contará com a aparição do Papai Noel durante os dias de festejo. Em Ijuí, a data ainda contará com inovações. A novidade será a decoração da praça que, este ano, estará sendo

terceirizada de uma empresa de Lageado. “Este é um trabalho que envolve grande custo de material e também de mão de obra, e a contratação de uma empresa terceirizada reduzirá pela metade os custos”, relata a coordenadora de Turismo Ivone Juswiak. Os bairros também estarão integrando a programação, através de ações durante os dias que antecedem o Natal.

so pedir uma prorrogação da iniciação da obra, já que o prazo esta ficando curto. “É importante que não se deixe escapar o recurso para uma construção deste porte, que virá atender os anseios da comunidade carente”. Depois de pronta, a Cozinha irá dispor de 300 refeições diárias sendo que estas serão somente de almoço. Para poder usufruir do serviço, o usuário precisa apresentar o Cadastro Único, que só pode ser feito para pessoas que tenham renda máxima inferior a três salários mínimos.

Educação Ambiental na escola: educamos pelo exemplo A Educação Ambiental é um processo participativo, no qual o aluno assume o papel de elemento central do processo de aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania. Com o objetivo de despertar nas crianças e adolescentes valores de preservação e cuidado com a natureza e sensibilizar de forma lúdica o uso sustentável dos recursos naturais, que os alunos dos anos iniciais do Projeto Ambiental 2010 da E. F. M. Tomé de Souza estão desenvolvendo neste 2° semestre entre outras atividades estudos relacionados a vida dos animais nativos do RS. Sendo assim os alunos da escola na manhã do dia 27 de outubro realizaram um passeio de estudos na casa do professor da Unijuí Paulo Fensterseifer, onde aprenderam a importância de cuidar dos animais como também conheceram algumas espécies de animais criados na residência do professor.

O Projeto de Educação Ambiental tem abordado também diversos assuntos relacionados ao lixo, as doenças que são transmitidas quando não fizemos a separação do mesmo. Ao abordar o assunto lixo realizamos uma coleta no pátio da escola organizando a seguir um painel com os lixos recolhidos com o propósito de provocar todos a uma reflexão no sentido de ver se cada um está fazendo a sua parte na separação do lixo. As crianças confeccionaram utilizando papel reciclado mensagens dizendo: separar o lixo no ambiente é dever para a vida sustentável do planeta “sendo que as mesmas foram distribuídas entre alunos, professores e funcionárias da escola. O plantio de mudas de árvores nativas no pátio da escola foi outra atividade realizada e despertou muito entusiasmo entre as crianças. Segundo o professor responsável pelo projeto Lino Luis da Rosa Kegler, acreditamos que a prática de ações como as que vêm acontecendo sensibilizam as crianças levando-as a praticar atitudes de cuidado e preservação ao ambiente, pois todos nós sabemos que os exemplos educam mais que as palavras.

Alunos visitaram uma residência onde apreenderam como preservar o ambiente CMYK


SÁBADO, 6 de novembro de 2010

DIVERSOS PRECISO DE VENDEDORAS externas na área de confecções. Ótima comissão e mercadoria de excelente qualidade. Tratar fone 9153.8964 ou 3333.3886 em horário comercial. AULAS PARTICULARES de Português e Literatura.Aula especial para o Enem(R$30,00 a hora individual ou R$10,00 grupos de até 5 alunos. contato profe Simone: 81030770 ou 81177671. VIANDAS POR ENCOMENDA, comida caseira, marmitex. Ligue e faça sua encomenda. Fone 3332.4718.

160GB, Windows 7, processador Intel, marca CCE. Valor: R$ 1.000,00. Fone 8124.5883 com Lucia. CUIDO DE PESSOA IDOSA em residência. Possuo referência. Tratar 8124.5883 com Lucia. OPORTUNIDADE: BUSCASE SUPERVISORES. Maior de 18 anos ambos os sexos, empreendedores, dinâmicos, arrojados. Oferecemos Treinamentos, Crescimento Profissional. Possibilidades de ganhos mensais de até R$ 4000,00. Interessados marcar entrevista. Contatos: Charles (55) 9968.0238 ou (55) 9109.5922.

FRANGO E CARNE ASSADA. Atendemos nos sábados, domingos e feriados. Novidade: frango recheado. Fone 3332. 4718 ou 8442.9705.

VENDE-SE AVIÃO (AEROMODELO) treinador, com motor JBA + vela + hélice e outros acessórios. Interessados Tratar: 9111.7988, 9659.1745.

VENDE-SE um impedanciometro com impressora, marca interacoustic seminovo. Valor R$ 9.000,00. Fone 9118.8809.

VENDE-SE ESPINGARDA de pressão 4,5 cbc (montenegro) semi-nova c/ nota fiscal. Interessados Tratar 9111.7988, 9659.1745.

VENDE-SE ROUPEIRO cinco portas com maleiro em laquê, branco. Em bom estado de conservação. Fone 9922.1466 ou 3332.5221.

VENDE-SE 1.000 CADEIRAS coloniais à R$ 19,80 a unidade. Tratar com Nilson ou Salete no fone (55) 3334.1536.

COMPRA-SE FRIGOBAR. Empresa BeR, localizada ao lado do HCI, esta a procura de frigobar usado para comprar. Entrar em contato pelo fone 9136.1227. VENDE-SE NOTEBOOK em ótimo estado, tela 14.5, 2G,

COMPRA-SE carrinho para bebê em bom estado e um bebê conforto com selo do inmetro, em cor masculina. Fone 9663.9112 ou 9628.0227. VENDE-SE EMPRESA de tele-entulho. Interessados tratar no fone 9164.6666.

O REPÓRTER

CLASSIFICADOS COMPRO FILHOTES PINCHER, macho na cor preta ou malhado branco e preto. Tratar fone 9918.5490. PROCURA-SE EMPREGO para cuidar de pessoa idosa. Possuo referência e experiência. Tratar com Maria no fone 8126.5328. BARBADA: Vende-se uma lavagem de carro toda equipada e boa clientela. Próxima ao Leão das Tintas. Motivo: outros negócios. Fone 9915.3127 ou 9178.8362, falar com Luis. COMPRO FILHOTES de Pintcher, macho, preferência malhado branco e preto. Tratar fone 9918.5490. VENDE-SE portão de chapa, contra-peso medindo 386cm x 250cm altura, novo. Valor R$1.200,00 com porta auxiliar. Tratar fone 9963.5682. VENDE-SE portão de garagem usado com 3m largura x 237cm de altura, gradeado, eletrônico, com porta auxiliar, ótimo estado, 2 controles. Valor R$1.200,00. Tratar fone 9963.5682 OFEREÇO-ME para trabalhar como motorista particular, estafeta, continuo ou serviço de banco. Não a bebida alcoólica e não fumante. Sou de confiança. Interessados para contato 9169.2876, Pedro Antonio. VENDE-SE LINDOS FILHOTES de cães da raça cocker com 50 dias, vacina-

dos e desverminados. Valor R$150,00. Tratar fone 9137.2303.

BARBADA! APENAS R$ 250,00 CADA. TRATAR: 9631.5681.

PINTURA E CONFECÇÃO de painéis de aniversário em MDF e pano. Rua Ceará 791. Fone 3332.7749 ou 9626.8709.

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO em fisioterapia dermatofuncional. Informações (55) 3332-9869.

VENDE-SE uma assadeira de frango, 60 unidades; Uma ilha, gôndolas para exposição de mercadorias, um balcão refrigerado para exposição de tortas e um balcão refrigerado para exposição de carnes. Tratar: 9963.6456. VENDE-SE TREILER, tipo contêiner equipado, completo para lanche. Telefone para contato 3333.4883 ou 3333.1349. TECH ART - ADESIVOS PARA VITRINES E ADESIVOS EM RECORTE. Decore a sua vitrine para O Inverno, Promoções, Liquidação, Aniversário, etc.. Projeto sem custo e orçamento sem compromisso. Valores promocionais para banners com impressão digital. Contate (55) 9954.5246. VENDE-SE três vacas prenhas, duas Jersey com Holandesa e uma Jersey pura. Preço a combinar. Fone: 9111.7055. PRECISA-SE AUXILIAR DE CONFEITARIA, com experiência. Fone: 9116.4071. VENDO 6 PNEUS 265/70 ARO 17 E 1 PNEU 235/65 ARO 17, SEMINOVOS.

VENDE-SE UMA CAMA DE FERRO, PARA CASAL. Tratar: 3332.5735. VENDE-SE CASA DE CARNES com clientela formada, ótimo ponto comercial, possui maquinários novos e vendas comprovadas. Aceita-se carro no negócio. Tratar fone: 9113.6237. GRANDE OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO – Vendo a maior Video Locadora de Ijui, com um bom faturamento e em pleno funcionamento. Mais de 1.500 clientes cadastrados em apenas 7 meses, ótimo ponto comercial, com 240mts², com todos os últimos lançamentos, grande acervo com mais de 5.000 filmes, cafeteria com internet sem fio, loja de conveniência, bolsas, semi jóias, sex shop (a maior da região). Motivo da venda: outro negócio fora do estado. Aceito carro no negócio. Fone (55) 8402.8192 com Fernando. VENDE-SE JET SKI SEEDOO, ano 2005, amarelo e branco, com capa e carreta importada, emplacada, para 2 jet, poucas horas de uso. R$ 8.000,00. Muito abaixo da cotação. Apenas R$ 18.000,00 para jet ski e carreta. fone (55) 8402.8192. VENDE-SE UMA IMPRESSORA, modelo 2X300, revisada e com garantia, ideal para escritório de contabilidade. Valor de R$380,00. Contato nos fones: 3332.1306 ou 9928.8929.

VEÍCULOS

17

mento a combinar. Fone 9613.6223.

VENDE-SE KA 2002 prata, com limpador e desembaçador traseiro, ar quente, cd, alarme, documentação em dia. Em bom estado. Valor R$ 14.500,00. Fone 8129.2928.

VENDE-SE FUSCA azul metálico, com rodas esportivas, insufilm, alternador. Documentação em dia, está em bom estado. Valor R$ 3.500,00. Tratar fone 3332.2866.

VENDE-SE POLO SEDAN 2008 1.6 na cor preta. Valor R$ 41.000,00. Tratar fone 8444.1443.

VENDE-SE MOTO TITAN, ano 1995. Tratar com Davi no fone: 9140.1685.

VENDE-SE FIAT 2006, 2 portas, na cor branca. Valor R$ 10.000,00. Tratar fone 8444.1443. VENDE-SE MONZA GL 94/ 94, verde metálico, gasolina, quatro portas, completo, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, roda de liga leve, quatro pneus novos, som. Todo revisado, IPVA pago, placa IBT 8584, com 68.000km. Sujeito a qualquer exame. Tratar fone 3333.4001. VENDE-SE FIESTA 1.0 ano 2002. Todo revisado, com quatro pneus novos. Tratar fone 3332.9484. VENDE-SE GOLF GL, ano 1995, motor 1.8 AP, 4P, Rodas liga-leve, pelícola. R$ 15.000,00. Tratar: 9131.5699. VENDE-SE MOTO TITAN, ANO 95. FONE 9140.1685. VENDE-SE Chevete ano 89, a gasolina. Valor R$5.700,00. Tratar fone 9158.2125. VENDE-SE C BIZ 2002 na cor verde, com 25000km. Valor R$ 2800,00. Tratar no fone 9102.9172 ou 3333.3300 com Adriano. VENDE-SE GOL 1.6, ano 96. Valor R$ 11.500,00, paga-

TROCO POR CASA, carreta 84 com 12 pneus recapados novos; E cavalo 1934 ano 90. Em Cel Barros. Tratar fone 9989.2396. VENDE-SE FUSCA 1300 Placa IEF 0204 na cor branca, totalmente reformado. Preço a combinar. Tratar fones (55)9996.4360 ou (55)3334.1672 com Maroski. VENDE-SE PEUGEOT 206 16V ano 2002, quatro portas, trava elétrica, ar condicionado e direção hidráulica. Valor R$ 20.000,00, aceita-se carro menor no negócio. Tratar fone 9963.5682. VENDE-SE GOL prata, 1.6, ano 2004, completo em ótimo estado. Tratar 9622.8778. VENDE-SE BIZ, ano 2006, com partida, na cor preta, com 10.000km. Estado de nova. Tratar 9622.8778. VENDE-SE CLIO HATCH 2003, Authentic, 1.0, 8V, 4 portas, branco, IPVA 2010 pago, Som original com controle no volante, inpecável, particular. R$ 17.700,00. Fone: (51) 9815.5360. VENDE-SE SAVEIRO 91/92 em ótimo estado. Aceita-se Kadett ou Omega no negócio. Fone: 9137.5558.


18

O REPÓRTER

CLASSIFICADOS

SÁBADO, 6 de novembro de 2010

VEÍCULOS VENDE-SE Corsa Wind, ano 94/95, na cor vermelha. Placa IGN-0129. Fone 9132.0092. VENDE-SE Prisma Maxx 1.4 econoflex 2009/2010. Alarme, Ar cond., desembaçador traseiro, direção hidraulica, trava elétrica, som com usb, película, 8000km. Valor: R$ 34.000,00. Fone: 9927.2402. VENDE-SE GOL CL ano 90/ 91, na cor bege, placa IDN 0793. Valor R$ 8.500,00, ou troca por uma moto e o restante em dinheiro. Falar com Ricardo no fone 9139.3721. VENDE-SE GM BLAZER 2.4, ano 2005, gasolina. A vista ou financiada. Falar com Beal no fone 9993.0007. VENDE-SE MOTO YAMAHA VIRAGO 250cc, bordô, segundo dono, toda original, com 19.000km. Ano 99, revisada. Valor: R$ 10.500,00. Fone 9614.2625. VENDE-SE MOTO HONDA VSR 750F, ano 91 na cor vermelha, impecável. R$ 18.500,00. Fone 9614.2625. VENDE-SE Corsa Wind, ano 94/95, na cor vermelha. Placa IGN-0129. Fone 9132.0092. VENDE-SE Prisma Maxx 1.4 econoflex 2009/2010. Alarme, Ar cond., desembaçador traseiro, direção hidraulica, trava elétrica, som com usb, película, 8000km. Valor: R$ 34.000,00. Fone: 9927.2402. VENDE-SE GOL CL ano 90/ 91, na cor bege, placa IDN 0793. Valor R$ 8.500,00, ou troca por uma moto e o restante em dinheiro. Falar com Ricardo no fone 9139.3721. VENDE-SE GM BLAZER 2.4, ano 2005, gasolina. A vista ou financiada. Falar com Beal no fone 9993.0007. VENDE-SE MOTO YAMAHA VIRAGO 250cc, bordô, segundo dono, toda original, com 19.000km. Ano 99, revisada. Valor: R$ 10.500,00. Fone (55) 9614.2625. VENDE-SE MOTO HONDA VSR 750F, ano 91 na cor vermelha, impecável. R$ 18.500,00. Fone 9614.2625. VENDE-SE CAMIONETE F350, ano 99, vermelha, totalmente revisada. Fone 9614.2625. VENDE-SE SAVEIRO chumbo, rodas originais, arcondicionado, direção hidráulica, modelo super surf 2006/2006. Tratar com Beto no fone 3333.0156. CMYK


SÁBADO, 6 de novembro de 2010

CLASSIFICADOS

O REPÓRTER

19

IMÓVEIS VENDES-E APARTAMENTO central, 2 dormitórios, cozinha americana, sacada com churrasqueira e box de garagem. Tratar 3332 4118 VENDE-SE CASA em alvenaria, suíte, 2 dormitórios, sala com lareira, aquecimento a gás, toda de tijolos maciços, financia. Tratar 9122 8523 VENDE-SE CASA 11,5x47m. Localizada na Rua Tenente Ananias, 147 Bairro São José. Tratar fone 8444.1443. ALUGA-SE CASA com três quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, garagem. Localizado na Rua do Comércio, 750. Valor: R$ 550,00 + água + luz + IPTU. Fone 3332.7188 com Aline ou Jussara. VENDE-SE CHÁCARA com 1,2 Hás, entrada de luz, cocheiro e galpão. Toda cercada, frente asfaltada. R$ 40.000,00. Tratar: (55) 3332.2636, 9963.6456. VENDE-SE uma área de DOIS MIL metros quadrados, escriturada, própria para lazer, fundos com o rio Potiribú, possui água encanada e rede de luz, próximo a Usina Velha, Linha 1 Leste, tratar com Albino Dobbert. Interessados ligar para (51)8445.4537 ou 3332.7285. Travessa Alvarenga Peixoto, nº68, próximo ao Hospital de Caridade de Ijuí. RIGHETTO IMÓVEIS VENDE: 86 ha para agricultura e pecuária (soja, trigo, alfafa) com água e luz, casa e galpão, a 30 km de São Luiz. CRECI 3116. Tratar fones 3352.6162 ou 9961.6364. ALUGA-SE EXCELENTES salas comerciais a 150m do fórum. Tratar pelo fone 9112.7049. ÁREA NOBRE - Vendo área própria para construção de prédio residencial de grande porte, com 4.300m², a 50m da Av. Cel Dico, 87m de frente para a Rua Dr. Pestana, próximo ao HCI. Tratar fones 3332.2786 ou 3332.9755. VENDE-SE APARTAMENTO no Edifício Porto Belo, no segundo andar, de frente, com ótima posição solar, com dois quartos e garagem. Valor R$ 125.000,00. Tratar no fone 9938.7463 ou 9614.8242. VENDE-SE CHÁCARA com 4,4 hectares, possui luz e água encanada. Localizada na Linha 11, Rincão dos Letos em Bozano. Fone 9613.6223. BARBADA: Vende-se prédio de dois andares com 270m², faltando fazer acabamento na parte superior. Localiza-

da na Rua Guilherme Clemente Köehler 671, Bairro Assis Brasil. É assegurado pelo Banco do Brasil. Valor: R$120.000,00. Fone 3333.7340. VENDE-SE uma casa no bairro Burtet, dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, terreno 11x30, pátio todo fechado. Fone 9126.9093. VENDE-SE PRÉDIO COMERCIAL com mercado montado mais moradia, prédio de esquina com 175m² de área construída. Informações 3332.1706 ou 9964.1229. Aceita-se carro no negócio. VENDE-SE UMA CHÁCARA localizada na Vila Santana. Aceita-se carro no negócio. Interessados tratar no fone 9141.7729. BARBADA: Vende-se prédio de 2 pisos com 270m² de área, localizado na Rua Guilherme Clemente Koehler 671. No valor de R$120.000,00. Fone

3333.7340 ou 8123.1522. PROCURO APARTAMENTO, KIT NET OU CASA PARA ALUGAR. Preferência com box ou garagem. Tratar: 9172.8927 ou 8445.8937. VENDE-SE TERRENO de 32m² x 75m², com benfeitorias. Aceita-se proposta . Fone para contato: 9101.0408. VENDE-SE UMA CASA MISTA, localizada na Rua 24 de fevereiro, 1576, no Bairro São José, com 42m² na parte superior e 28m² na parte inferior. Possui um terreno de 310m². Valor: R$25.000,00. Tratar no fone 9656.5385. VENDE-SE UM APARTAMENTO de 225m², a parte superior possui 12m², e possui uma parte comercial de 113m². Localizada na Rua 19 de outubro, 1163. Tratar no fone 9656.5385. DIVIDO APARTAMENTO (com mulher) no centro da

cidade, localiza-se a 2 quadras da Praça da República, todo mobiliado, amplo e com terraço. Tratar fone 9193.9244 ou 3333.0708. VENDE-SE PRÉDIO COMERCIAL com mercado montado mais moradia, prédio de esquina com 175m² de área construída. Informações 3332.1706 ou 9964.1229. Aceita-se carro no negocio. VENDE-SE ÁREA DE TERRA de 8 hectares, localizada no Barreiro, com casa de alvenaria, galpão, açude de 1 hectar, fonte de água própria, luz trifásica e água de poço artesiano na residência, com espaço para mais um açude. Valor R$120.000,00. Fone: 9983.8383. VENDE-SE TERRENO no bairro Thomé de Souza, plano, com boa localização, no tamanho 12,5m X 20m. Aceito carro no negócio. Valor: 35.000,00.Fone 9613.1224. VENDO APTO NOVO,

pronto para morar, com dois dormitórios, sala, cozinha e box de garagem, bem no centro. Tratar 3332.8911, 9122.8523. VENDE-SE APARTAMENTO no Res. Kaetano, 2 dormitórios, sala, cozinha, sacada c/ churrasqueira e box de garagem individual. Negócio de ocasião - Tratar 9122.8523. VENDE-SE APARTAMENTO mobiliado no centro perto do HCI com box, sacada, gás central, salão de festas, interne. R$85000,00. Fone 9112.7464. ALUGA-SE APARTAMENTO, no centro, sem gara-

gem. Interessados tratar no fone: 9163.3930.

TO no Bela Vista. Trata fone 3332.4114 ou 9906.9333.

VENDE-SE um terreno localizado no bairro Assis Brasil, próximo a Igreja Cristo Rei e ao colégio IMEAB. No valor de R$ 60.000,00. Tratar 9622.8778.

VENDE-SE UMA CASA e alvenaria com 4 dorm., sala, cozinha, dispensa, lavanderia, 2 banheiros, garagem p/ 2 carros com 142,50 m², terreno 19x20 de esquina. Rua Artur Fucks, 361 no Bairro Jardim. Pode ser financiada pela C.E.F Interessados contatar pelo fone (55)9965.9317 ou (55)8434.6685.

VENDE-SE um terreno de meio hectar, na BR 285, na entrada do Parque de Exposições, para fins comerciais. Tratar 9622.8778. ALUGA-SE SALA para consultório médico. Rua Treze de Maio, 145, junto a Odontomed. Tratar 3331-1814. ALUGA-SE APARTAMEN-

VENDO 48 hectares de terra com possibilidade de 120 hectares para arrendo. Excelente sede com acesso asfaltado, situado às margens da BR 185, Caibaté. Contato 9998.8287.


20

SÁBADO, 6 de novembro de 2010

CULTURA

O REPÓRTER

Por Taís Machado

RockIjui.com ajuda a promover bandas locais O site ajudou a divulgar essa festa, mas acabou se tornando uma bela ferramenta para trabalharmos com as ideias que surgiram depois”, conta Rafael Librenz, um dos idealizadores do portal

A

união de Rafael Librenz e Maurício Rocha, em 2007, ocorreu por um simples motivo: ambos queriam promover eventos musicais (e diferentes) na cidade. O primeiro passo foi criar um website, a fim de divulgar suas festas e promover, consequentemente, as bandas de garagem, que estavam surgindo na cidade. “A gente estava ‘arquitetando’ o primeiro evento e surgiu a ideia de criar um

espaço online pra divulgá-lo. O site acabou, sim, ajudando a divulgar essa festa, mas acabou se tornando uma bela ferramenta para trabalharmos com os projetos que surgiram depois”, conta Rafael. O primeiro evento promovido pelo Rockijui.com, nome dado ao site, foi a Rock ‘n’ Roll All Night 2, em em janeiro deste ano. “Porém, a primeira festa que realizamos foi em 17 de julho de 2007, intitulada ‘De Volta Para o Passado’. O tema era Anos 80 e fazia uma referência à época do filme ‘De Volta Para o Futuro’. Essa festa teve diversas edições, tanto em Ijuí quanto em outras cidades da região”, explica Maurício. Na noite de segunda-feira, véspera de feriado, foi realizado o primeiro Sarau Musical, com palco aberto para as bandas da cidade. Librenz, que também é músico e toca na banda Maria Bolacha, conta

Grupo de Teatro da Unijuí faz apresentação Contada, no palco, por 17 atores do Grupo de Teatro da Unijuí, dirigidos pelo professor Alberto Rodrigues, a peça “O Inspetor Geral”, de Nicolai Gogol será apresentada neste domingo. O espetáculo acontece no teatro do Sesc, às 20:30hs. Os ingressos podem ser adquiridos na Unijuí ou com os integrantes do grupo, no valor de R$ 5,00 antecipados. No dia 06, às 10h da manhã, os personagens do espetáculo estarão na Praça da República, interagindo e convidando o povo ijuiense para comparecer no Sesc e conferir o espetáculo do grupo, que durante seus 12 anos de existência, já emplacou prêmios de melhor espetáculo e melhor direção do estado do RS. “O Inspetor Geral” retrata um vilarejo da antiga Rússia, comandado por um Governador totalmente corrupto e por seus colaboradores também da

mesma índole: a Chefe dos Correios, a Diretora das Escolas, o Juiz, as Comerciantes Gêmeas, o Diretor do Hospital e sua médica-chefe. Eles mantêm as instituições públicas sem as mínimas condições de saúde ou organização, pensando apenas nos próprios méritos. Tudo transcorre desta forma, até que recebem a notícia de que o governo enviou um inspetor para averiguar as condições dos órgãos públicos locais. Todos ficam apavorados e resolvem fazer uma “faxina” na cidade.

Público apreciou bandas locais no Sarau Musical que a ideia do evento surgiu em festas particulares. “Tenho um número bem grande de amigos e conhecidos que também são músicos. Lembro principalmente da festa de aniversário de um ano da minha banda, a Maria Bolacha. A gente fez um showzinho e depois o palco era de todo mundo. E ali rolou muito som. Depois daquilo ouvi infinitas vezes a reclamação de que não existiam em Ijuí festas como aquela. O que eu quis, quando bolei o Sarau, foi montar um palco e colocálo à disposição dos músicos

presentes”, ressalta. Para Rafael esta é uma atitude que pode render boas surpresas. “O Sarau foi muito legal. A gente vai repetir a dose, mas com uma configuração um pouco diferente. Aprendemos bastante com este, que foi o primeiro”, esclarece. Participaram da festa as bandas Parada Obrigatória e Excellence, que já são conhecidas por aqueles que apreciam o rock n’ roll, e The Elephants, The Sélfon Fãckers, Decoders, Hotstars e Whatevers, que estão começando. “Até agora,

todas as festas que a gente fez foi com bandas aqui de Ijuí. Um dos ideais é valorizar os artistas locais. Ijuí tem muitos músicos bons que, muitas vezes, acabam não tendo oportunidades de se apresentar”, comenta Maurício. O RockIjui.com já promoveu mais de dez eventos, contando aqueles realizados em anos anteriores. “Alguns deles podem ser conferidos no Orkut, na pagina do RockIjui”, salienta Rocha. As próximas festas agendadas são a “Samba Rock”, no dia 4 de dezembro, com a banda Maria Bolacha e DJs, que apresentarão um especial com Jorge Ben Jor e muito som brasileiro; e a “De Volta para o Futuro”, dia 14 de janeiro do próximo ano, fazendo uma viagem musical no tempo, dos anos 50 até as atuais novidades dos anos 2000, com uma ênfase aos anos 80, época do filme. “Os dois eventos serão realizados no Chopp Ijuhy. Para 2011 pretendemos realizar muitas festas legais. Um dos primeiros deverá ser a festa de lançamento do álbum ‘Against the Odds’, da banda Execellence”, finaliza Rocha.

Acesse o portal da Iguatemi FM: www.iguatemifm.com

BLOG DA MÚSICA Daniel Sommer

+ Além de ousar no figurino, Lady Gaga está buscando novos métodos de impressionar seu público. Em sua última apresentação no Reino Unido, a cantora fez uma performance que deixaria Ozzy Osbourne orgulhoso. Para a surpresa dos fãs, Gaga arrancou a cabeça de uma boneca Barbie com a boca, bem ao estilo da mordida de Ozzy num morcego, mostrou o feito à plateia. Antes uma boneca do que

um morcego, né? + A parceria de Eminem e Rihanna em “Love The Way You Lie” foi tão bem sucedida que foi criada uma segunda parte da canção. A princípio, Rihanna não queria uma continuação para o hit. “Achava que não seria possível bater a original. Não tinha como fazer isso, então por que competir com ela?”, comentou a cantora caribenha em entrevista à MTV americana. A nova faixa estará no próximo álbum da ruiva, Loud, que chega

às lojas no próximo dia 16 de novembro. + O mais recente álbum de Taylor Swift, Speak Now, ultrapassou a expectativa de um milhão de cópias vendidas na semana de lançamento. Segundo dados divulgados pela Billboard, a novidade foi a mais bem sucedida desde 2005, quando o álbum The Massacre, do rapper 50Cent, vendeu quase 100 mil discos a mais do que a cantora country.

Grupo se apresenta neste domingo no Sesc

CMYK


SÁBADO, 6 de novembro de 2010

EDUCAÇÃO

O REPÓRTER

21

Por Priscila G. Heldt

Enem 2010 mobiliza concluintes de Ensino Médio O Exame oferece chances de Bolsa e é utilizado como vestibular em muitas universidades

A

contece neste fim de semana no país inteiro, o Enem 2010. O exame tem como principal objetivo democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de Ensino Superior. O Exame Nacional do Ensino Médio, criado em 1998, sofreu algumas alterações no ano passado. As questões que totalizavam 63, subiram para 180; a prova passou a ser aplicada em 2 dias (sábado e domingo); e além de ser uma porta de entrada para o ProUni, o Enem passou também a substituir o vestibular de muitas universidades. A realização do Enem envolve estudo e preparação de um ano inteiro. Conversamos com estudantes de terceiro ano de duas escolas de Ijuí para saber como está acontecendo a preparação para o exame. O estudante do Ceap, Lucas Martins afirma que “es-

tou refazendo provas do Enem de anos anteriores e também estou estudando os possíveis temas da redação deste ano”. Já a aluna Camila Batsch, do Ruyzão, relata que “comprei algumas revistas que falam sobre a prova e também busquei provas de outras edições, eu tenho intentenção de conseguir bolsa do ProUni”. Manoela Fernades, do Ceap, optou por uma preparação psicológica, pois pretende usar a nota do Enem como porcentagem no vestibular que irá prestar. Os estudantes ainda estão utizando a internet como ferramenta de estudos, como é o caso do estudante João Pedro Iserhard, Ruyzão. “Estou buscando informações na internet, na comunidade do Enem no Orkut, além é claro, de estudar os livros de prévestibular”, explica. Também nesta época, as escolas assumem a responsabilidade de preparação dos alunos. “Desde o começo do semestre estamos fazendo reuniões com a finaldade de esclarecer dúvidas, e além disso, cada professor aborda temas da prova em seus componetes”, relata a coordenadora

Manoela Fernandes

Camila Batsch pedagógica do Ceap, Sandra Ryechescki. A coodenadora de cursos preparatório do Ceap, Sirlei Fengler, também lembra aos alunos que levem documento de identidade com foto,bem como o cartão de identificação

Lucas Martins

João Pedro Iserhard que receberam pelo Correio e caneta preta. Ela também atenta para o horário de fachamento dos portões dos locais de provas que será às 12h55, iniciando o exame às 13h. No sábado, as matérias cobradas serão das áreas de Ciências

Eleições da EFA ocorrem na próxima semana O Centro de Educação Básica Francisco de Assis – EFA – realiza na terça-feira, a Eleição para Direção Gestão 2011/2013. O pleito ocorrerá nas unidades da EFA em Ijuí e Três Passos e a votação será online, através do acesso com login e senha, no Portal da Unijuí. A Chapa única que concorre é composta por professores que têm mais de 16 anos de atuação na EFA. Seus integrantes são: Lisiane Goettems, Adão Caron Cambraia, Maria do Carmo Pilissão e Rosane Nunes Becker, os quais concorrem aos cargos de direção e vice-direções respectivamente. Professores candidatos realizaram diversas reuniões com o corpo docente e discente do Centro de Educação para apresentação da chapa, suas propostas e ênfases de gestão. Segundo a candidata a diretora professora Lisiane Goettems, “este é um momento importante em que o Centro de Educação se mobiliza para dialogar e projetar a EFA num cenário de reflexão regional e comprometimento com a educação. Enquanto

Professores candidatos realizaram diversas reuniões com o corpo docente e discente equipe que se coloca a este pleito, O processo eleitoral da EFA ensomos sabedores dos desafios e volve alunos do 5º ano do Ensino dizemos sim a eles por acreditar fundamental (de 8 anos de duração), que não estamos sozinhos. Somos até as turmas matriculadas na EduEFA e, portanto constituímos um cação Profissional da EFA, professogrande grupo que pensa e cerca-se res, funcionários e pais. Mais inforde propósitos, aceitando sugestões mações sobre o processo eleitoral e para bem continuar a história de materiais referentes ao pleito estão vanguarda, de 42 anos de Educação disponíveis no link www.unijui.edu. com qualidade e ousadia”. br/eleicoesefa.

SINTEEP-Noroeste/RS elegeu Sistema Diretivo A comissão eleitoral do SINTEEPNoroeste/RS – Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul realizou na quinta-feira as eleições para o Sistema Diretivo da entidade, que é composto por: dire-

toria colegiada e suplentes, conselho fiscal e suplentes e delegados junto à federação e suplentes. O mandato da nova Diretoria Eleita terá início no dia 08 de dezembro de 2010, no entanto a data da Posse Oficial não está marcada, sendo que

será divulgada posteriormente. Do total de associados aptos a votar, 696 votaram. Destes 376 votos foram para a Chapa Um e 307 na Chapa dois, 06 brancos e 7 nulos. Com isso, foi eleito como coordenador geral Daniel dos Santos de Oliveira.

Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e no domingo Língua Potuguesa, Matemática e Redação. O resultado da prova estará disponível apartir do dia 15 de janeiro de 2011 em www.inep.gv.br.

36ª CRE reuniu aplicadores do SAERS 2010. A SE/RS (Secretaria Estadual de Educação), a UNDIME/RS (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e o SINEPE/RS (Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado no Estado do Rio Grande do Sul), firmaram parceria com propósito de dar continuidade ao processo de Avaliação Externa das escolas públicas e particulares no Estado – SAERS. A realização desse processo avaliativo, no ano de 2010, está a cargo do Centro de Políticas e Avaliação da Educação, órgão da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG – CAEd. O Sistema de Avaliação do rendimento Escolar do RS - SAERS tem como objetivo obter dados e informações sobre o desempenho dos alunos em relação ao desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas necessárias à sua inserção e participação na vida social, cultural e econômica do país. Os resultados do SAERS são colocados anualmente à disposição dos educadores e gestores dos sistemas de ensino, como uma ferramenta a serviço do planejamento pedagógico de cada professor e do processo de gestão escolar. Na área de ação da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, além das 61 escolas, participam do processo de avaliação externa as escolas das redes municipais de Condor, Chiapetta e Coronel Barros. A 36ª CRE realizou o treinamento dos aplicadores na última quinta-feira, no Auditório da Coordenadoria, para os municípios de sua abrangência. As provas do SAERS serão aplicadas nos seguintes dias: 08 de novembro – todas as escolas do meio rural; 09 de novembro – 1º ano do Ensino Médio; 10 de novembro – 5ª série do Ensino Fundamental; e 11 de novembro – 3º ano do Ensino Fundamental.


22

SÁBADO, 6 de novembro de 2010

REGIÃO

O REPÓRTER

Por Taís Machado

Ajuricaba

Obra é inaugurada pela 36ª CRE em Ajuricaba Inauguração contou com a presença da coordenadora Regional de Educação, prefeito e secretários. O evento teve a participação da Banda Municipal e apresentações de alunos

N

o dia 27, o Colégio Estadual Comendador Soares de Barros de Ajuricaba realizou um encontro de integração da comunidade escolar para marcar a inauguração do ginásio de esportes. A obra foi concluída após 16 anos de

trabalho e envolveu a comunidade e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A ordem de início foi dada pelo secretário de Educação Ervino Deon e o secretário de Obras José Carlos Breda, em janeiro de 2010. O valor do investimento no Colégio somou R$ 327.547,21. Os atos de inauguração foram realizados às 13h, com a presença da coordenadora Regional de Educação, Noemi Huth, da coordenadora adjunta Ana Maria Lemos Rolim, do prefeito, Orlando Köehler, o secretário Municipal de Educação Adroaldo José Dallabrida, da diretora da Escola Clair Teresinha Mass Ruchel, presidente do CPM, do Conselho

Inauguração do ginásio contou com a presença de autoridades Escolar, pais e aluno, profes- no do Estado para a conclusão sores, funcionários e da Banda do Ginásio de Esportes da Escola Estadual Comendador Municipal de Ajuricaba. A coordenadora destacou Soares de Barros, é de grande que os investimentos do Gover- importância para a Comuni-

Panambi

dade Escolar, pois vem potencializar as ações pedagógicas da escola no processo de construção de uma boa escola para todos. “É importante ressaltar que a escola, com mais esse investimento, e com as melhorias de infra-estrutura realizada nessa gestão soma o valor de R$ 542.547,00, que faz parte do projeto estruturante Escola Legal dentro do ‘Programa Boa Escola para Todos’”, finaliza Noemi. Entre as obras emergenciais e estruturante, que foram entregues na última semana, soma o valor de R$ 1.269.158,27, sem considerar as obras que se encontram em estágio de execução.

Jóia

Prefeitura firma parceria para implementar o Museu Militar Brasileiro

Prefeito assina convênio para construção de Escola Infantil

No dia 29, o prefeito Miguel Schmitt-Prym e o empresário Sefferson Steindorff, firmaram um protocolo de intenções pelo qual a Administração de Resultados passa a colaborar efetivamente com o Museu Militar Brasileiro, de propriedade de uma fundação que tem a empresa Steindorff como mantenedora. O protocolo foi montado depois de várias visitas do prefeito e do viceprefeito, José Luiz Almeida, ao acervo do Museu. “Estas visitas nos convenceram de que estava surgindo ali, com o esforço pessoal do Sefferson, um patrimônio importantíssimo para a comunidade de Panambi, e mais do que isso, uma atração turística internacional, se tivermos a capacidade e a competência de montar uma estrutura capaz de atrair turistas para visitação e estudo dos fatos históricos que ali estão disponíveis, especialmente no que se refere aos episódios da 2ª Guerra Mundial em que estiveram envolvidas tropas brasileiras”, comentou o prefeito Miguel, acrescentando ser de interesse e obrigação da comunidade de Panambi aperfeiçoar esta importante base que já está constituída. “Somos carentes de atrações

A Prefeitura de Jóia recebeu na semana passada a confirmação do Governo Federal que estão asseguradas as verbas para construção de uma Escola Infantil. De acordo com o prefeito, Jânio Andreatta, a União vai repassar R$ 614.540,76 e o município entra com uma contrapartida de R$ 6.207,48. O convênio de nº 702565/ FNDE foi assinado dia 25 de outubro. A nova escola será construída ao lado do Ginásio de Esportes Carlos Poletto, um prédio padrão de 546,47 m², modelo do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), tipo C (veja um dos modelos padrão na foto), com capacidade para atender 120 crianças, na educação infantil de 0 a 5 anos e de 11 meses de idade. Os recursos são oriundos diretamente do Programa Proinfância – Infraestrutura/ Construção de Escola do Mi-

Prefeito e empresário firmaram protocolo para manter Museu Militar turísticas e aí está um museu já Utilidade Pública Municipal, reiniciado que pode ser transfor- conhecendo a sua importância mado na grande atração desta para a comunidade. região, incluída nos roteiros tuPresenciaram o ato a prorísticos das rotas das Missões fessora Ligia Raquel Kublik, e do Yucumã, além do turismo dirigente Cultural do Munide negócios que é promovido cípio, a professora Temia pelas nossas empresas indus- Wermann, a coordenadora triais”, lembrou Schmitt-Prym. do Museu e Arquivo Histórico Além do Protocolo de In- de Panambi, o tenções, também foi assinada A u r i C a r l o s Catuípe uma mensagem para a Câmara Hirsch, o verede Vereadores para que haja ador Hibraim autorização legislativa para os Chagas, o vice investimentos que a Prefeitura - prefeito José fará no local, entre eles o asfal- Luiz de Mello O Diário Oficial do Estado (DOE) tamento dos acessos e um pór- Almeida e o asda quinta-feira traz publicado decreto tico. Outro documento assinado sessor jurídico da governadora Yeda Crusius que defoi o Projeto de Lei que declara do Município clara de utilidade pública áreas neceso Museu Militar Brasileiro de Nadir Martini. sárias à construção da ERS-218, trecho (0220), no acesso ao Aeroporto de Santo Ângelo ao entroncamento com a Augusto Pestana ERS-342, em Catuípe. A extensão total da área é de 21,12 km, e a largura da faixa de domínio compreende 40m. A Administração Municipal de AuE tem como objetivo discutir com a A ação faz parte do Programa gusto Pestana convida a população do comunidade as propostas. A Audiência Estruturante Duplica RS, criado para Município para participar da Audiên- será no dia 09, às 20 horas, na sala de transformar o sistema de infraescia Pública. A pauta do encontro será a reuniões do Centro Administrativo Mutrutura e logística do Estado, com o elaboração da proposta do Orçamento nicipal, localizada na Rua da República envolvimento dos setores público e para o ano de 2011. 96, Centro. privado. Conforme a governadora, a

Augusto Pestana realiza Audiência Pública

nistério da Educação. O prefeito enfatizou que a verba foi conquistada diretamente com o Governo Federal, “sem interferência de emenda parlamentar”, comenta Andreatta. Ele disse ainda que a conquista do projeto é resultado do esforço empreendido pelo Secretário Municipal de Educação, José Carlos de Salles Machado, e pela equipe administrativa e de projetos da prefeitura de Jóia em tratativas mantidas diretamente com Brasília. A nova escola vai receber as crianças atualmente atendidas na creche Lar da Ternura, que recentemente teve o prédio reformado pelo Executivo Municipal. A construção do novo prédio deve acontecer no próximo ano. Essa importante obra irá beneficiar não só as crianças, mas também suas famílias, que poderão deixá-las na creche enquanto trabalham.

Governadora decreta de utilidade pública áreas para a construção da ERS-218 obra é de extrema importância para o desenvolvimento da região. “As duas comunidades merecem essa ligação asfáltica e estamos nos esforçando para vê-la concluída”, diz Yeda. Ela afirmou também que a rodovia aumentará a segurança no do fluxo de pessoas e reduzirá gargalos no transporte de cargas. A obra está sendo conduzida pela Secretaria de Infraestrutura e Logística, por meio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O empreendimento foi iniciado em 17 de dezembro de 2009, tem extensão total de 27 km e está orçado em R$ 21 milhões.


SÁBADO, 6 de novembro de 2010

MEIO AMBIENTE

O REPÓRTER

23

Por Priscila G. Heldt

“Apresentação do Plansab é momento fundamental para o futuro de Ijuí”, diz prefeito Plano é construído em cima de necessidades da comunidade

F

oi apresentado na última quinta-feira, o Plano Municipal de Saneamento Básico para o município. A solenidade de lançamento e apresentação aconteceu no auditório da Fidene e contou com a participação de autoridades do município, bem como representantes de entidades e escolas de Ijuí. A apresentação do Plano foi realizada pelo doutor em Engenharia Sanitária Ambiental Dieter Wartchow. O Plano foi desenvolvido com o intuito de universalizar o saneamento básico, já que este é uma necessidade urgente de toda comunidade. Desde o começo do andamento do projeto foram realizadas reuniões na sede dos bairros. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Osório Lucchese,

Dieter Wartchow apresentou os resultados da coletas de dados do Plamsab o bairro que obteve maior A apresentação do plano participação dos moradores trouxe como primeiras etapas: foi o Pindorama, lugar no qual identificação dos agentes ense pode aprofundar de forma volvidos, definição da unidade consistente o tema. de planejamento e a aquisição

UM DESAFIO CHAMADO CIDADE CALÇADAS AMIGÁVEIS As calçadas desenvolvem um papel importante na circulação de pessoas dentro de uma sociedade. Pesquisa do Ministério das Cidades, efetuada em 437 municípios brasileiros com mais de 60 mil habitantes, aponta que 35% da população se desloca a pé para o trabalho. Por outro lado, um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), entidade subordinada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão aponta que nove entre cada mil cidadãos, já caíram na rua por falta de conservação das vias públicas. Muito mais do que não cumprir seu papel de proteção as pessoas que nelas circulam (sem falar nos sérios problemas enfrentados pelos deficientes físicos), as calçadas hoje não têm contribuído para a preservação do meio ambiente. Cobertas de asfalto, as cidades se tornaram impermeáveis, cabendo aos bueiros receber toda a água da chuva. Não raro, eles não aguentam o fluxo intenso e transbordam, alagando ruas e avenidas. Dispostos a atenuar essa situação, arquitetos e paisagistas decidiram valorizar o solo vivo, dispensando mantas de

impermeabilização (quando não há garagem no subsolo). Em seu lugar, eles dispõem um compacto mix de camadas com pedras, pedriscos, manta de drenagem e areia e aplicam na superfície pisograma ou placa com microporos. É essa dupla combinação que cria uma calçada drenante. Neste contexto, ganha força a chamada calçada ecológica. Uma calçada pode ser ecológica quando se utilizam materiais que permitem maior integração com o meio ambiente. Uma abordagem mais direta seria a utilização de materiais recicláveis na sua construção; assim, poderíamos dizer que o uso de agregado reciclado na elaboração de concreto aplicado num calçamento constitui uma calçada ecológica ou sustentável. Em um conceito mais amplo, pode-se considerar a utilização de materiais que causem menor impacto às condições ambientais do local – ou seja, aqueles que ajudam a percolação de água superficial e o retorno desta ao lençol freático, diminuindo a interferência no ciclo de chuvas e colaborando para a minimização das enchentes. Além da percolação de água, materiais de coloração mais clara (à base de cimento), que diminuem a

de informações básicas. “Não podemos nos esquecer também dos planos que já estão em andamento no município como o projeto do Parque Popular da Pedreira”, destaca Dieter. O engenheiro comentou ainda a necessidade de ser criado paralelamente um plano de mobilização social que contará com a ajuda da comunidade para supervisão do andamento da obra. “É fundamental que a comunidade participe e se aproprie do projeto, pois só assim ele sairá do papel e se tornará realidade”, explica Rosane Simon, que na ocasião representou a Câmara de Vereadores. Segundo o prefeito Ballin, a apresentação do Plamsab foi um momento fundamental para o presente e para o futuro de Ijuí. Um projeto que trará grandes melhoras na qualidade de vida da comunidade, e um passo importante para os próximos 25 anos do município.

Viviane Bronzatto Dutra vibronza@terra.com.br absorção de calor, contribuem para a redução do efeito das chamadas ilhas de calor. A coloração mais clara também demanda menor quantidade de iluminação, economizando energia elétrica. Nas calcadas ecológicas, os revestimentos impermeáveis (como o asfalto, cerâmica, rochas ou concreto) são substituídos por sistemas drenantes revestidos com materiais porosos (placas ou concreto poroso) ou com juntas de assentamento que permitam a percolação de água (pavimento intertravado permeável). A utilização destes materiais é bem vinda, desde que sejam mantidas as condições de resistência necessárias para o pavimento, principalmente quanto à abrasão. A principal vantagem da calçada ecológica é que o seu piso permite que á água passe sobre ele. Ao contrário disto, se essa água cair em um calçamento de piso impermeável, será direcionada às bocas de lobo para, em seguida, correr em direção aos rios. Grande parte De nossa cidade, por exemplo, tem pisos, calçadas e telhados impermeáveis; com isso, a água vai para as ruas, mas não consegue escoar. O custo de uma calçada ecológica é o mesmo de uma

calçada convencional. Antes de mexer na sua calçada, consulte a prefeitura de sua cidade. Em geral, não se deve plantar ou podar uma árvore em área pública sem autorização. Ao dono da moradia cabe sempre a tarefa de conservar o piso, pois, em mau estado (com raízes de árvores sobressalentes, com buracos ou com acabamento escorregadio), ele se torna perigoso aos pedestres. Em algumas cidades, calçadas malcuidadas estão sujeitas a multas se houver reclamações. É importante haver um planejamento em conjunto com as companhias fornecedoras de energia, água, gás e telefone. Que quebram constantemente o piso das calçadas, resultando em prejuízos estéticos e obstáculos para o passeio (buracos, emendas e caimentos inapropriados). Nesse caso, entra o que chamo de calçadas inteligentes, ou técnicas, que funcionam como uma galeria no subsolo, permitindo que as fiações da rede elétrica, telefônica, de TV, fibras óticas, rede de água e esgoto sejam todas embutidas. Isso ajuda na manutenção dos serviços sem necessidade de quebrar o piso e ainda diminui a poluição visual da cidade. Apesar de iniciativas pon-

tuais, pode-se dizer que o assunto está avançando e algumas cidades, como São Paulo já tem até legislação a respeito – o código de obras prevê que 15% da área total da edificação seja permeável. O problema é que a questão das calçadas permeáveis, áreas de estacionamento e mesmo o aproveitamento da rua como áreas permeáveis ainda está incipiente. A cidade de São Paulo tem 60 mil quilômetros de calçadas – o que equivale a uma volta e meia na terra. Calçada ideal é aquela que promove um caminhar seguro e confortável à criança, à moça de salto, ao senhor de idade com bengala e ao cadeirante. Para atender a essa diversidade de pedestres, as cidades deveriam investir em superfícies firmes e contínuas, com acabamentos que tenham uma sutil rugosidade, o que evita escorregões em dias de chuva. Em nosso município há um projeto de calçadas que utilizam pisos intertravadosdrenantes. Mais do que um exercício de cidadania, cuidar da calçada deve ser motivo de prazer para os moradores. Inspire-se, as festas de fim de ano estão chegando, ajude a cidade a ficar bonita, afinal de contas, você faz parte dela!


24

SÁBADO, 6 de novembro de 2010

ESPORTE

O REPÓRTER

Por Jonas Palharini

Zagueiro a nível de titularidade é confirmado Com a contratação do zagueiro Cassel, falta apenas a confirmação de mais um atacante para fechar o elenco de 2011

A

direção do São Luiz anunciou o nome do zagueiro contratado a nível de titularidade para o Gauchão do próximo ano. O jogador havia ano passado, inclusive, assinado pré-contrato com o clube ijuiense, mas preferiu ir para o Remo.

Insatisfeito no Pará queria retornar para o São Luiz, mas a direção vetou o acerto. Indicado pelo técnico Beto Campos, o zagueiro Leandro Cassel, 28 anos, natural de Agudo, foi confirmado como novo reforço para a temporada 2011. O jogador com passagens por Avenida, Inter-SM, Porto Alegre, Brasil de Pelotas e Novo Hamburgo se apresenta dia 29, na Baixada. O gerente de futebol do São Luiz espera definir até a próxima semana, o acerto com o atacante de movimentação. O jogador que atua em

Camiseta de 2011 voltará a ter predominância na cor branca Embora não se tenha definido ainda como será o modelo do uniforme do São Luiz para a temporada 2011, o presidente do clube adiantou que a camiseta terá a volta da cor branca como predominante no tecido. Na temporada 2010, o modelo da camiseta principal teve a cor branca com listras verticais na cor vermelha, de forma degrade. Uma reunião nos próximos dias deverá definir o modelo do uniforme para o Gauchão 2011. Além da camiseta branca (agora determinada como a nº1), o clube possui o segundo uniforme com a camiseta na cor vermelha, não fugindo das raízes do clube. No encontro realizado para definir os grupos e a tabela de jogos do Campeonato Gaúcho em Buenos Aires, a Federação Gaúcha de Futebol ofereceu aos clubes o patrocínio de BRASILEIRÃO SÉRIE A 34ª rodada HOJE 19h30 – Atlético-MG x Santos 19h30 – Grêmio x Ceará 19h30 – Atlético-GO x Internacional AMANHÃ 17h – Vitória x Cruzeiro 17h – Avaí x Botafogo 17h – Grêmio Prudente x Goiás 17h – São Paulo x Corinthians 19h30 – Palmeiras x Guarani 19h30 – Flamengo x Atlético-PR 19h30 – Fluminense x Vasco

Camiseta para 2011 deverá ser branca uma empresa de telefonia na frente da camiseta, em troca receberia todo o material esportivo de treino e de jogo. Sadi Pereira descartou o patrocínio vindo da FGF, o clube trabalha com patrocinadores que há anos colaboram com o time da Baixada, portanto, a Drággon de Sarandi, novamente será a fornecedora do uniforme para a próxima temporada, com auxílio do material esportivo da Cadile’s. Patrocínios A direção do São Luiz fechou o patrocínio de pelo menos quatro empresas para o Gauchão, Cotrijuí, Unijuí, Schirmann e Embratel. O clube negocia o patrocínio com uma grande empresa nacional. O acerto poderá ocorrer na próxima semana.

Leandro Cassel foi anunciado como novo reforço para a próxima temporada

um clube da Série B do Brasileiro tem contrato em vigor até fevereiro do próximo ano e tenta romper o acordo para encaminhar acerto com o Alvirrubro. Sandro Palharini ratifica que o atacante também tem qualidades para assumir um lugar entre os 11 escolhidos por Beto Campos. O São Luiz não teme a saída de jogadores em meio à temporada. O clube se assegurou aumentando o valor da multa rescisória de cada atleta, multiplicando três vezes o salário do contrato.

Gramado receberá “folga” de no máximo 40 dias O gramado do Estádio 19 de Outubro já foi considerado um dos melhores do interior do estado. Hoje, a realidade é outra. Castigado pelas inúmeras competições amadoras, o gramado não recebe o tratamento ideal para o principal objetivo, sediar jogos do São Luiz no Gauchão. No início da semana, dirigentes observaram a estrutura do clube. Na avaliação de Pedro Pittol, um dos responsáveis pela conservação do gramado da Baixada, o período de tratamento para a próxima temporada será de no máximo 40 dias. “O ideal seria de 40 a 50 dias para deixar o gramado em condições ideais”. Pittol acrescenta que os fungos existentes no gramado são menores de que os vistos na temporada passada, mas precisará ser corrigido. A partir do dia 20 de de-

Gramado do Estádio 19 de Outubro está prejudicado pelo acúmulo de jogos zembro, o São Luiz utilizará o de folha mais larga. A maioria gramado do estádio para os dos clubes possui em seus treinos que preparam a equi- estádios a grama “bermuda”, pe para o Gauchão. de folha mais fina, mais leve, O São Luiz é um dos pou- onde a bola rola mais rápido. cos clubes que ainda conser- Como exemplos, estádios da vam o gramado com a grama Olímpico e Beira-Rio.

São Luiz tem programação definida até o início do Gauchão Se a antecipação dos trabalhos trouxe resultados positivos na temporada passada, a direção do São Luiz repete e busca objetivos maiores para 2011, ano em que existe a possibilidade do clube manter as portas abertas para o departamento profissional no segundo semestre. O preparador físico, André Baratz, já definiu antecipadamente como será a pré-temporada do São Luiz. No dia 29 deste mês, haverá a apre-

sentação do elenco, no dia seguinte iniciam os trabalhos da pré-temporada. Na projeção da comissão técnica, serão realizados seis amistosos. O primeiro deve ser em Giruá, contra o time amador do Aimoré, no dia 11 de dezembro, após 11 dias de trabalhos. O segundo amistoso está previsto para o dia 18 de dezembro. O terceiro amistoso será no dia 23, no dia 30 o quarto amistoso. Nos dias 6 e 9 de janeiro, o quinto e o

sexto amistoso, respectivamente. O São Luiz deve definir nos próximos dias os adversários para os amistosos. O clube deve confirmar dois jogos contra a Chapecoense (repetindo 2010), um em Ijuí e outro em Santa Catarina, contra o Porto Alegre, na capital, e o Lajeadense, em Lajeado. O São Luiz estreia no Gauchão, dia 16 de janeiro, em Caxias, contra o Juventude no Alfredo Jaconi.

CMYK


SÁBADO, 6 de novembro de 2010

ESPORTE

O REPÓRTER

25

Por Jonas Palharini

Ouro Verde e Estrela decidem o título da 2ª Divisão Após 60 dias, a 2ª Divisão conhecerá o campeão da edição 2010

A

manhã, certamente nada irá atrapalhar a festa do campeão da 2ª Divisão do campeonato amador. Ouro Verde do bairro Assis Brasil e Estrela do bairro Tancredo Neves já sabiam que iriam se enfrentar há mais de 60 dias, entretanto, a instabilidade do tempo e a festa maior do município (ExpoIjuí) adiaram a decisão do certame. O Estádio 19 de Outubro será o palco para o duelo que definirá o campeão da 2ª Divisão de Ijuí. No primeiro jogo da tarde, às 14h30, disputam o terceiro lugar, Caxias do bairro Colonial x Progresso do bairro Progresso. Às 16h30, frente a frente,

comemora um título no futebol de campo, desde 1991. Em 92, foi vice-campeão e de lá para cá, não participou mais. Em 2009 voltou a competir na categoria livre. Conquistou o título invicto no futsal da 2ª Divisão e pode igualar o feito da quadra também no futebol de campo, se vencer Treinado por Paulinho Wissmann, atletas do Ouro Verde podem ficar o Estrela do bairro marcados na história do time do Assis Brasil Tancredo Neves. Ouro Verde e Estrela. O desafio de Treinado por Paulo Roberto Wissduas grandes equipes do futebol mann, o Ouro Verde chega a final do amador de Ijuí. Se houver empate campeonato de forma invicta. no tempo normal, os vencedores As quatro equipes (Ouro Verde, serão conhecidos nas cobranças de Estrela, Caxias e Progresso) estão gapênaltis. rantidas na 1ª Divisão do próximo ano. O time do bairro Assis Brasil não

Unimed promove jogos de integração A integração através da prática esportiva marcou a primeira edição dos Jogos da Unimed Noroeste (Juno). O evento foi realizado no último sábado na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), envolvendo médicos, colaboradores e familiares. Durante todo o dia foram realizadas competições nas modalidades de Futebol 7 (masculino), Futsal (feminino), Voleibol (misto), Vôlei de Areia (masculino e feminino), Bocha (misto), Tênis e Atletismo. O presidente da Unimed Noroeste, médico Leandro Roberto Oss Zambon, enfatiza que o Juno busca a valorização do médico e do colaborador, estimulando o esporte como um fator de promoção da saúde. Também o diretor Administrativo,

PLACAR REPÓRTER AUGUSTO PESTANA I – Campeonato Municipal de futebol de campo. Categoria B, Canarinho 2x0 Inter e categoria A, Avante 0x2 Canarinho. Hoje, categoria B, às 15h, Avante x Ouro Verde; às 17h, categoria A, Inkas x Estrela. Amanhã, às 15h, categoria B, Ijuizinho x Canarinho; categoria A, às 17h, Canarinho x Ouro Verde. AUGUSTO PESTANA II – O Centro de Treinamento Nova Geração de futebol e futsal de Giruá, especializado em descobrir, formar e revelar atletas para o futebol e futsal brasileiro, promove hoje, em Augusto Pestana, peneirão de futebol e futsal para garotos e garotas de toda cidade, interior e região, com idade entre 12 e 22 anos. A taxa de inscrição será de R$ 10,00 por atleta em cada modalidade. O peneirão de futebol inicia às 09h30, no Estádio Municipal e o peneirão de futsal, às 13h30, no ginásio do município. CORONEL BARROS – Será disputada hoje, a 8ª rodada da 2ª Copa Carlos Eduardo de futebol de campo. No campo do Ipiranga, às 13h45, categoria infantil, Grêmio Cruz Alta x GBM; às 15h, pré-mirim, Uefa Nova Ramada x GBM; mirim, Cruzeiro de Santiago x GBM e às 17h, categoria juvenil, Cruzeiro de Santiago x CMD Coronel Barros. BOLÃO – A equipe feminina de bolão da Sogi disputa hoje e amanhã, a final Estadual da categoria, no Clube Dores de Santa Maria e reunirá cerca de 20 equipes. No dia 19 será realizada as finais do campeonato de bolão – casais – na cidade de Lajeado.

Jogos da Unimed integraram médicos, colaboradores e familiares da rede de saúde médico Edmar Grimm Berg, reforça Nos dias 13, 14 e 15 deste mês, esta visão no contexto das comemoem Caxias do Sul, serão realizados rações dos 40 anos da Cooperativa os Jogos de Integração do Sistema Médica, conforme campanha recenUnimed (Jisu 2010), que mobilizam temente lançada com foco no concooperados e colaboradores de toceito “A nossa natureza é cuidar”. das as singulares do Estado.

Jerab recebe Abebeanos em Ijuí Campeonato Municipal de Orientação Serão disputados hoje e amanhã, no complexo esportivo da AABB de Ijuí, a Jerab 2010 que terá 15 modalidades competindo. Cerca de 50 equipes dos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e AABB sede e as vice-campeãs gaúchas disputam a competição na Colmeia do Trabalho. A Jerab será disputada nas seguintes modalidades: futebol minicampo máster (acima 50 anos); futebol minicampo máster; futebol minicampo adulto; futebol minicampo mirim; futsal; voleibol feminino; vôlei de areia feminino; vôlei de areia masculino; tênis de mesa feminino; tênis de mesa masculino; sinuca; xadrez; tênis de quadra masculino (acima de 30 anos); truco e bocha trio. Os jogos iniciam hoje, às 9h30min.

Veteranos: vale vaga na final Dois jogos amanhã definem os finalistas do campeonato municipal na categoria veteranos. A semifinal será disputada no Estádio Bertholdo Christmann (Montanha). Às 15h, se enfrentam o atual campeão da categoria, Granóleo x Ijuí Linha 8/Concórdia’s; e às 17h, o clássico da casa. Os times A e B do Grêmio Esportivo Gaúcho jogam por uma vaga à final da competição. Gaúcho e Avante x Avante e Gaúcho Sênior. A final da categoria veteranos deverá ser disputada no Estádio 19 de Outubro, em data a ser definida pela Cedl.

realiza a última etapa do ano

Organizado pelo Clube de Orientação de Ijuí (COI) e Coordenadoria Especial de Desporto e Lazer (Cedl) será realizada a 3ª e última etapa do Campeonato Municipal de Orientação 2010. O evento acontece amanhã, a partir das 9h30, no Parque de Exposições Wanderley Burmann. O presidente do COI salienta que serão disputadas orientações em 12 categorias, envolvendo desde crianças até 12 anos de idade e adultos maiores de 45 anos. Leopoldo Schonardie Filho acentua que cada competidor concluinte da prova, receberá uma pontuação. O 1º lugar recebe 20 pontos, 2º lugar, 15 pontos, 3º lugar, 12 pontos, 4º lugar, 10 pontos, 5º lugar, 8 pontos, 6º lugar, 6 pontos, 7º lugar, 5 pontos, 8º lugar 4 pontos, 9º lugar, 3 pontos, 10º lugar, 2 pontos e um ponto para as demais colocações.

Liga Ijuiense de Bocha promove torneio regional Promovido pela Liga Ijuiense de Bocha e Coordenadoria Especial de Desporto e Lazer será realizado em Ijuí, o 2º Torneio Regional Aberto de Bocha, modalidade trio. O evento acontece nos dias 14 e 15, nas dependências da Sociedade Esportiva e Recreativa Burtet. As inscrições podem ser realizadas até às 9h de domingo. Mais informações com Ademar Andrade, 9118.9452, Gentil Garzella, 9943.2698, Édio, 9171.4180 e Pedroso, 9981.9375.

COPA RS – Semifinais da Copa Enio Costamilan. Amanhã, jogos de ida, às 16h, Pelotas x Internacional e Sapucaiense x Cerâmica. As duas partidas finais da competição do segundo semestre acontecerão nos dias 21 e 28 de novembro. FUTSAL – Resultados dos confrontos da semana, pelo campeonato municipal. No Ginásio Wilson Mânica, divisão única, Madelli Móveis/ Posto Oppermann 10x5 Construtora Zanetti e Imobiliária Martins/Mercado Bom Preço 9x4 DL Construtora. Semifinal da categoria veteranos, Lotérica Grenal 5x1 Arsenal Baterias Gói. Quinta-feira, divisão única, Associação Independência 4x4 Star Gesso/Freitas e Freitas; categoria máster, Ouro Verde 3x3 AABB Sênior. Nas penalidades, vitória da AABB por 4 a 2. Com o resultado a AABB Sênior conquistou o terceiro lugar da categoria. No naipe feminino, Associação Futsal Feminino (AFFB) 5x1 Palestino/Rei das Frutas. CIRCUITO PAMPA DE FUTSAL – Organizada pela desportista Marli Lorenzon e a Liga Alto Uruguai, a maior competição regional de futsal vai ser disputada em Ijuí, no dia 21 deste mês, no Ginásio Municipal Wilson Mânica. Haverá disputas no naipe masculino, nas categorias livre, juvenil, infanto juvenil, infantil, mirim, prémirim, fraldinha e iniciação e naipe feminino, categorias livre, juvenil, infanto juvenil, mirim e pré-mirim. Inscrições pelo site www.ligaaltouruguai.com.br ou pelo fone 54.3614.2180. BRASILEIRÃO – Resultados da 33ª rodada do Brasileirão Série A. Santos 1x1 Vitória; Botafogo 3x2 Atlético-GO; Guarani 0x0 Atlético-MG; Internacional 0x0 Fluminense e Goiás 0x2 Grêmio; Ceará 2x2 Flamengo; Cruzeiro 0x2 São Paulo; Corinthians 4x0 Avaí; Vasco 2x1 Grêmio Prudente e Atlético-PR 1x0 Palmeiras.


26

SÁBADO, 6 de novembro de 2010

GERAL

O REPÓRTER

Da Redação

Diretora da Rodoviária esteve presente na reunião das Comissões No encontro foram realizados questionamentos sobre possíveis melhoramentos na Estação Rodoviária

A

reunião das Comissões que aconteceu ontem, na Câmara de Vereadores foi coordenada pela vereadora Rosane Simon e definiu os projetos de lei que serão votados na sessão de segunda-feira. Também esteve participando da reunião como convidada a diretora da Estação Rodoviária de Ijuí, Lígia

Brum Sommer. Na reunião, os vereadores fizeram questionamentos à Lígia, sobre as condições que se encontra a rodoviária de Ijuí, e se a direção está disposta a fazer algumas melhorias, para melhor atender os seus usuários. Conforme Lígia, “o usuário está sempre em primeiro lugar, e para bem atendê-lo serão feitas algumas melhorias nos próximos meses, mas queremos respaldo do Poder Público, quanto aos bêbados que circulam por lá e quanto ao estacionamento”. Serão apreciados os seguintes projetos: Projeto de Lei – Processo nº 476/2010 que altera redação dos artigos que

Vereadores estiveram reunidos ontem, na Câmara de Vereadores menciona da Lei no 5.095, de autoriza o Poder Executivo 07 de outubro de 2009, que Municipal renovar contrato de

locação de imóvel que menciona, e dá outras providências; Processo nº 673/2009- Revisão da Lei Orgânica do Município de Ijuí e dá outras providências.(Em 1ª votação). Por proposição do vereador Darci Pretto da Silva, estarão participando da sessão de segunda-feira, o presidente da ExpoIjuí Walter Joel de Moura e os demais representantes da Comissão Organizadora da ExpoIjuí e Fenadi 2010. Na ocasião eles serão homenageados pelo Poder Legislativo, pelo belo trabalho e esforço desprendido para a realização das feiras que enalteceram o Município Cultural, Econômica e Socialmente.

URI realizou mais um Descubra a Universidade Affinity Comunicação recebe Mais de 2 mil estudantes de 42 escolas visitaram o campus da URI em Santo Ângelo, na quinta-feira durante a 12ª edição do Descubra a Universidade. Os estudantes que vieram de 22 municípios da região conheceram toda a estrutura da universidade, como laboratórios, biblioteca e unidades de apoio. Depois visitaram a Feira dos Cursos instalada no prédio circular do campus, onde mantiveram contatos com acadêmicos e professores e tiraram dúvidas sobre os 19 cursos oferecidos pelo campus. Os visitantes também participaram de oficinas e experiências de laboratórios selecionadas pelos próprios alunos, entre mais de 50 opções que a Universidade disponibilizou. À tarde os visitantes ainda foram presenteados com um show de talentos estudantis. Prêmios – Entre os participantes do Descubra, a URI fez o sorteio de dois netbook, um entre os alunos e outro entre os professores acompanhantes. Foram contemplados o aluno Douglas Schmalz, da

clientes na Expoijuí

Na quinta-feira, a URI realizou Descubra a Universidade Escola Técnica Estadual de ção. Na oportunidade, após Entre-Ijuís e o professor Lu- rápido pronunciamento do ciano Gonçalves, do Colégio Diretor Geral Maurílio Tiecker, Evangélico Rui Barbosa, do os acadêmicos participaram município de Giruá. de sorteios de brindes e foram Vestibular – No encerra- convidados a se engajarem na mento do Descubra, à noite, campanha de divulgação dos a Direção do campus, reuniu cursos da Universidade. os alunos de graduação para O Descubra a Universidade oficializar o lançamento do é um projeto que a URI- CamVestibular de Verão 2011 em pus de Santo Ângelo realiza uma festa promovida pela desde 1999 com a finalidade de Rádio Universitária com apoio ajudar os jovens concluintes do DCE, e animação da Banda do Ensino Médio a escolher a Lexo Trio e Gênesis Sonoriza- sua profissão.

Ijuí tem três projetos selecionados pelo o PAC 2 A lista dos projetos préselecionados pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2), foi divulgada ontem, pelo Ministério das Cidades. Ijuí teve três projetos incluídos na lista: um deles diz respeito ao Parque Popular da Pedreira, com a construção de 154 unidades habitacionais e recuperação do entorno; outras 400 unidades habitacionais no bairro Tancredo Neves; e projeto de ampliação da rede de

esgoto do município. O valor total dessas propostas está em torno de R$ 53 milhões. Segundo o vice-prefeito Ubirajara Teixeira, a partir de agora, deve ser apresentada a documentação dos projetos para o Ministério das Cidades. Na próxima semana, o vice-prefeito irá a Brasília para dar o acompanhamento necessário aos três pleitos do município. Ubirajara lembra que ainda há outros dois projetos de Ijuí

aguardando definição nos ministérios do Esporte e do Meio Ambiente, ambos relacionados ao Parque da Pedreira. O prefeito Fioravante Ballin destaca a importância de unir todos os esforços para que efetivamente os recursos Federais cheguem a Ijuí. “O município vive um momento muito especial e temos que fazer bom uso disso”, destaca o prefeito, otimista em relação a aprovação dessas três demandas.

Durante a realização da ExpoIjuí/Fenadi 2010 a Affinity Comunicação recebeu em seu estande clientes e amigos para uma confraternização. A agência vem sendo responsável principalmente pela criação de materiais para a TV e de vídeos institucionais de clientes de toda a região, atendendo as exigências de cada trabalho e entregando materiais de qualidade e que satisfazem os clientes. Além da parte de vídeo a agência também conta com profissionais que desenvolvem a parte de planejamento e de materiais gráficos, incluindo

logomarcas, fachadas, embalagens. Na oportunidade foi apresentado aos clientes making offs dos vídeos já produzidos pela agência, bem como os materiais prontos. Atuando no mercado desde junho de 2007, a Affinty Comunicação está localizada na Praça da República, no Edifício Serrano, ao lado da Igreja da Natividade. A equipe agradece a presença de todos, e dedica o sucesso do evento a todos aqueles que são a razão da existência da empresa: os clientes, os amigos e os veículos de comunicação.

Associação de Filosofia de Ijuí e Região realiza para ato de oficialização neste sábado Hoje acontece a reunião de formalização da Associação de Filosofia de Ijuí e Região. Trata-se de uma iniciativa ímpar na região, feita por um grupo de professores, e estudantes ligados à milenar área de conhecimento. Como informa o professor encarregado de organizar o processo de oficialização da Associação Valdir Graniel Kinn, a ocasião é aberta a todos os interessados por filosofia, professores dos diferentes níveis de ensino, estudantes ou leitores da área. Na pauta, a aprovação do Estatuto da entidade e a definição da primeira diretoria. “A programação também inclui um momento de atividades para além do burocrático. O professor Doutor em Filosofia Paulo Schneider fará uma palestra sobre o seu mais recente

livro traduzido. Este já é um exemplo das atividades que a Associação se propõe a realizar. A ideia – De acordo com Kinn, a Associação de Filosofia de Ijuí nasceu de uma preocupação e interesse em fazer com que exista um espaço alternativo para o debate e a reflexão de temas de interesse filosófico. “queremos que a Filosofia e os debates filosóficos mais variados ganhem outros contornos que não exclusivamente o acadêmico e universitário. Permitira mesmo aqueles que não tenham formação sistemática na área possam participar de debates e discussões com uma dimensão crítica que é característica da Filosofia”, explica o professor. A reunião será realizada na sala 310 da antiga Sede Acadêmica da Fidene (Rua São Francisco), a partir das 9h.


SÁBADO, 6 de novembro de 2010

POLÍCIA

O REPÓRTER

27

Por Jonas Palharini

Superlotação do Albergue preocupa administrador Problema levantado na edição de quartafeira do O Repórter é confirmado pelo administrador do Albergue Estadual

A

redação do Jornal O Repórter recebeu na última semana, um cd contendo fotos e um texto relatando as dificuldades enfrentadas pelos reeducandos do Albergue Estadual da Marechal Mallet. O problema foi confirmado pelo Juiz da 1ª Vara Criminal, diretor do Fóro de Ijuí, Vinícius Borba Paz Leão.

O magistrado falou das dificuldades existentes e da preocupação, pois terá que urgentemente garantir espaço digno para o albergado. O Juiz disse ainda que na Penitenciária Modulada existem cerca de 60 detentos que receberam o direito do semiaberto e estão no regime fechado, devido a superlotação do Albergue. De acordo com o administrador do Albergue Estadual da Marechal Mallet, 149 pessoas estão cumprindo pena. A casa prisional já chegou a ter, dias atrás, 163 presos, motivo de preocupação para Almedorino Mello. Segundo ele, a ampliação feita nos últimos meses per-

Administrador acredita que tornozeleiras eletrônicas poderiam diminir situação de superlotação mite manter uma situação sob nova galeria. controle, mas existe a necesA obra está na dependência sidade de construção de uma de autorização da Susepe, o

Polícia apreende medicamentos de origem estrangeira Atividades conjuntas da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, em ações vinculadas à operação policial denominada Operação Sentinela, prendeu em flagrante um homem de 19 anos, residente em Porto Alegre. Com ele, a polícia apreendeu 3.640 comprimidos de medicamento de origem estrangeira, utilizados para combate a disfunção erétil e como estimulante sexual, além de outras mercadorias de origem estrangeira, os quais estavam sendo transportados em ônibus de linha regular. O veículo foi abordado na BR-386, em Iraí. O homem foi encaminhado ao Presídio Regional de Santo Ângelo.

Ação conjunta da Polícia está desarticulando quadrilhas envolvidas com produtos ilícitos

que abriria 70 novas vagas. Através da Procuradoria Geral do Estado, foram obtidos 55 mil tijolos, informou Mello. A solução para diminuir a superlotação, na opinião do administrador, é a adoção de medida que já vem sendo testada em Porto Alegre, com o uso de tornozeleiras para detentos do regime aberto e semiaberto. Em relação ao comportamento médio dos presos, o administrador informou que tem cobrado disciplina. Em caso de descumprimento das normas, o apenado, dependendo da situação, perde benefícios, retornando à Penitenciária Modulada.

PRF de Ijuí divulga balanço da Operação Dia de Finados A Polícia Rodoviária Federal de Ijuí divulgou o balanço da Operação do Dia de Finados. A Operação iniciou a meia-noite do dia 29 e teve encerramento à meia-noite de quarta-feira. Na área de abrangência da 10ª delegacia com sede em Ijuí, o feriadão resultou em 11 acidentes atendidos pela Polícia Rodoviária Federal. Quatro acidentes resultaram com pessoas feridas. O caso mais grave ocorreu no sábado passado, na BR-468, no município de Bom Progres-

so. O último acidente durante a Operação de 2010 aconteceu na BR-285, segunda-feira, onde ficou ferido Ademar Callai, 48 anos. Ele tentava ingressar de motocicleta na rodovia, quando foi atingido por um automóvel. A Polícia Rodoviária Federal fiscalizou ao longo dos cinco dias de feriado, 252 veículos, com 94 autuações, a maioria delas por ultrapassagem em locais proibidos. Não foram aplicadas multas por embriaguez ao volante.

Ministério Público Federal denuncia oito pessoas Delegada confirma que jovem foi morto A delegada do 1º Distrito corpo, um revólver com cinpor tráfico internacional de drogas no Estado Policial de Ijuí descartou a co munições intactas e uma O Ministério Público Federal (MPF) denunciou oito pessoas por tráfico internacional de drogas no Rio Grande do Sul. Um é argentino e sete estão nos presídios de Santo Ângelo e Santiago.

Segundo o procurador da República Felipe Müller, a quadrilha trazia grande quantidade de entorpecentes da Argentina e Paraguai, por uma travessia clandestina do Rio Uruguai. A

droga era entregue a traficantes da região noroeste do Estado. As investigações iniciaram a partir da apreensão de 96 quilos de maconha na Argentina, em junho.

Polícia é surpreendida com barreiras montadas por ladrões As guarnições da Brigada Militar de Ijuí, Ajuricaba e Nova Ramada, foram acionadas para atender ocorrência na madrugada de quarta-feira, na localidade de Pinhal, Nova Ramada. A unidade de Agroinsumos da Cotrijui, em Nova Ramada, foi arrombada. Quando os

policiais chegaram até o local, foram surpreendidos por barreiras montadas pelos ladrões. Eles colocaram sobre a pista, pedras que impediam o acesso da polícia até o depósito, onde iria acontecer o furto. Os pneus das viaturas da BM furaram devido a pregos retorcidos

colocados no acesso. Embora toda a dificuldade para chegar ao local, os policiais conseguiram evitar a subtração de produtos do prédio da Cotrijui. A porta principal havia sido arrombada, mas nada foi levado. A polícia não conseguiu prender a quadrilha.

hipótese de suicídio e confirmou que o jovem com iniciais J.C.A, de 17 anos, foi morto. O crime aconteceu por volta das 19h30, de quarta-feira, na rua Erno Fritz, bairro Thomé de Souza, área de pouca movimentação e que pertence ao Distrito Industrial. O jovem foi encontrado morto com um tiro de revólver na nuca. Ao lado do

deflagrada. A motocicleta que o jovem de 17 anos conduzia, estava ao lado do corpo. A primeira impressão era de suicídio, entretanto, a polícia descarta a tese, argumentando que a cena do crime foi montada. A polícia investiga o caso. O jovem J.C.A, residia na avenida Nações Unidas, bairro Osvaldo Aranha.

Cigarros são apreendidos em Santa Rosa Ação conjunta da Polícia Federal e da Brigada Militar de Santa Rosa, resultou na prisão de dois homens, residentes na cidade de Santa Rosa. Um homem que tripulava um veículo Santana foi abordado na BR-472, próximo ao trevo de acesso à Santa Rosa,

transportando 1.280 pacotes de cigarros de origem paraguaia, totalizando 12.800 maços. O condutor do veículo já possuía antecedentes policiais pelo mesmo delito, devido a uma prisão ocorrida no ano passado. Foi apreendido também

um Fiat Uno, que servia de batedor para a carga. O motorista do veículo, um homem de 44 anos, o qual tem antecedentes policiais pelos delitos de lesão corporal, receptação, ameaça, sequestro e cárcere privado, também foi preso.

Delegada Carla Beatriz Mussi acredita que jovem de 17 anos foi morto


O REPÓRTER SÁBADO, 6 DE NOVEMBRO DE 2010

Da Redação

O que fazer com o lixo eletrônico? Os aparelhos tecnológicos estão evoluindo rapidamente. Com isso, a necessidade da substituição, mas o que fazer com o material descartado?

E

ssa é uma preocupação de diversos consumidores e ambientalistas que se preocupam com o planeta. A Secretaria de Meio Ambiente promoveu ontem uma reunião para a disposição e tratamento dos resíduos tecnológicos. O primeiro encontro aconteceu em junho e havia sido motivada pelas empresas prestadoras de serviços tecnológicos, eletrônicos e eletroeletrônicos para esclarecimentos sobre a destinação correta destes materiais. Já o encontro de ontem,

teve como objetivo apresentar a proposta do correto manejo desses produtos não cíclicos, para um descarte em beneficio dos comerciantes, sem impactos ambientais e de saúde pública. Parte do material pode ser reciclada, principalmente com o apoio de associações dos catadores organizadas. No entanto, o descarte deve ser realizado cuidadosamente, tendo em vista que boa parte desse material possui quantidades de componentes que são relativamente tóxicos. No levantamento inicial realizado pela Secretaria algumas empresas possuem cerca de 5 toneladas de resíduos tecnológicos empilhados dentro de seus galpões de armazenagem. A ideia é fazer um processo de separação e de organização desse material todo, mas para isso é necessário ajustes com as empresas.

CMYK


Jornal O Reporter