Page 1

Rede Leite é apresentada aos produtores Geral 26

Rural 7

AAPECAN realiza campanha de doação de medula óssea

Inaugurada placa no Colégio Tiradentes Solidariedade 12

O REPÓRTER Ano 3 - Nº 220

R$ 1,50

IJUÍ, SÁBADO, 22 DE MAIO DE 2010

Fenii, FeniLact e Fecolônia: as potencialidades da região Secretaria elabora projeto para destinação de lixo eletrônico Meio Ambiente 23

Escola 25 de Julho completa 50 anos

Educação 21

Geral 11

Epidemia de diabetes é problema mundial

Saúde 16

Livro de 1887 é reeditado por professor da Unijuí

Cultura 13

Polícia prende bandido temido em Augusto Pestana

Polícia 27

São Luiz: gerente de futebol já estaria acertado para 2011 Esporte 24

CMYK


2

SÁBADO, 22 de maio de 2010

O REPÓRTER

O REPÓRTER

Da Redação

Entrega de prêmio de campanha

Corretores recebem carteiras com certificado para atuação

Na manhã dessa quarta-feira foi realizada a entrega de uma bicicleta para Paulo Henrique Beck Vicente, de Ijuí. O ganhador foi sorteado na Campanha Verão Premiado - Liquida Tchê 2010. Paulo Henrique recebeu o

Na quarta-feira, os novos corretores imobiliários, recém formados, receberam suas carteiras com o certificado para atuação na área. Foram entregues 14 carteiras para quem realizou o curso técnico em Transações Imobiliárias que é um pré-requisito para fazer parte do CRECI-RS. Para obter o diploma pode ser feito o curso de forma presencial ou à distância. Na cerimônia de entrega das carteiras/credenciais aos corretores de imóveis, esteve presente o presidente do CRECI-RS, Flávio Koch.

Empresa de grande porte no ramo metal-mecânico fez seleção em Ijuí Com 63 anos de história na fabricação de peças para os segmentos agrícola, rodoviário e automotivo, localizada no município de Panambi a empresa Bruning Tecnometal S/A selecionou em Ijuí ajudantes de produção, soldadores, pintores e operadores de maquinas. Os interessados compareceram no Sesi, nessa ultima quinta-feira, às 8h30 para entrevista. Os requisitos exigidos foram Ensino Fundamental (mínimo 6ª série) e idade mínima de 18 anos com liberação do Quartel. Mais de 100 pessoas compareceram no local. A empresa oferecerá transporte de Ijuí a Panambi, diariamente.

Indústria Têxtil fará desfile de modas na Fenii Hoje, as indústrias têxteis de Ijuí (Arte Malhas Guivi Confecções, Carmen Modas, Malharia Marcelita, RDG Uniformes, Di Muff, Gabriela Berwig)

Haverá no Parque um estande, localizado próximo ao pavilhão 2, onde serão realizadas oficinas de trânsito, distribuição de panfletos e mostra de como utilizar as cadeiras obrigatórias para o transporte de crianças, no banco de trás do veículo, conforme resolução nº 277, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Diretor Administrativo:

O REPÓRTER E.L. Mânica e Cia Ltda. CNPJ: 09.475.474/000164

Av. David José Martins, 1356 - Ijuí - RS - CEP.: 98700-000

Telefone geral: (55) 3332 2000

gamentos programados para manutenção preventiva da rede: Na divisa entre os municípios de Santo Augusto, Ijuí, Nova Ramada e Ajuricaba, em parte das localidades de Macieira e Monte Alvão, nesta terça – feira, 25, no horário das 13h às 17h. Em todo o município de Inhacorá, Alegria, Independência e em parte de São Valério

Enzo Luis Mânica

Revisão: Anelise Copetti Dalla Corte

Editora Chefe:

REDAÇÃO Envie sugestões, comentários, críticas e dúvidas para a redação pelo e-mail redacaooreporter@yahoo.com.br; para o endereço Av. David José Martins, 1356, CEP 98700-000, Ijuí, RS; ou pelo telefone (55) 3332 5985.

Estefania Vieira Linhares Diagramador Grégori Danielle Arte Gráfica Jonatan Brivio

realizarão um desfile de modas no Pavilhão 1 e 2, às 18 horas, no Parque de Exposições. No domingo, o desfile acontece no mesmo local às 15h30.

“Amigos dos Animais” realiza assembleia A Associação dos Amigos dos Animais de Ijuí – AAAI, estará realizando reunião de assembleia geral no dia 26 de maio, com início às 17h30, em 1ª Chamada e 18 horas, em 2ª Chamada, na sua sede administrativa na Rua Álvaro Chaves, 326. Na reunião, serão tratadas questões que

Coordenadoria de Trânsito orienta Utilidade Pública Ceriluz A Ceriluz, informa aos seus do Sul e Chiapeta nas localivisitantes da Fenii associados os seguintes desli- dades de São Luiz, Passo da A CT (Coordenadoria de Trânsito) fará orientação para os visitantes sobre as regras para transporte de crianças em veículos, conforme o Programa Municipal para Humanização no Trânsito (Prohumat). A orientação será durante a realização da 3ª Fenii, 3ª Fecôlonia e 1ª FeniLact de 2010, no Parque de Exposições Wanderley Burmann.

prêmio do gerente da Loja Taqi de Ijuí, Novembrino da Veiga, onde efetuou suas compras. O presidente do SPC, Antônio Quatrin e o presidente da ACI, Rubem Härter, participaram da entrega.

Luminata, Coroados, Esquina Lulu, arredorres de São Valério, Rincão dos Strada e Vila Nova, nesta quinta-feira, 27 no horário das 13h30 às 17h30. O Departamento Técnico da Ceriluz solicita que por medida de segurança, a rede seja considerada energizada no decorrer do período, pois o retorno da energia poderá ser antecipado.

PARA ANUNCIAR Escreva para comercialoreporter@yahoo .com.br ou pelo telefone (55) 3333 7426. PARA ASSINAR Para receber o jornal O REPÓRTER em casa ligue para (55) 3333 7426 ATENDIMENTO COMERCIAL Cinara Mânica Clarice Jarutais

dizem respeito a sua proposta de trabalho na atenção aos animais em Ijuí. A AAAI que tem o reconhecimento da comunidade ijuiense pelo trabalho de educação, abrigo, tratamento e doação de animais, que realiza há 9 anos. Todos os associados são convidados a participar.

Dia: 21/05 Horário: 18h30 Prêmio

Resultado

9.629

8.915

4.940

0.259

1.576

5.319

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Impressão: E.L. Mânica e Cia Ltda.


SÁBADO, 22 de maio de 2010

O REPÓRTER

O REPÓRTER

3

Da Redação

O assessor de comunicação da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN), Paulo Vilson Marques esclarece as dúvidas mais frequentes sobre o transplante de medula óssea.

já nascemos com câncer, devemos cuidar para que não se desenvolva, se tivermos uma alimentação saudável, hábitos como não fumar, não beber e praticar exercícios físicos, não desenvolveremos a doença.

O que é medula óssea? A medula óssea é um líquido que fica no interior dos ossos, o popularmente chamado “tutano”. A medula produz componentes do sangue, incluindo células brancas, que são importantes agentes de defesa do nosso organismo.

Quem pode ser doador? Quem tem de 18 a 54 anos, em bom estado de saúde. Geralmente as pessoas têm medo de doar, pois não têm informação suficiente sobre o procedimento. Não é feita nenhuma cirurgia e não é retirado nenhum órgão, é mais simples do que se imagina.

Qual a diferença entre medula óssea e medula espinhal? A diferença é imensa, a medula óssea é retirada da bacia e a medula espinhal é da espinha, na coluna vertebral. Como sua função é transmitir impulsos nervosos, a técnica de retirada do líquido não é mais realizada, pois o doador corre o risco de ficar paraplégico.

Como é o processo de doação de medula óssea? Primeiro é retirado 5 ml de sangue para análise, se a pessoa estiver apta à doação, esses dados são colocados em um cadastro, quando houver compatibilidade com um paciente que necessita da doação, ele será consultado

se realmente quer fazer o processo. Se confirmar, ele então é submetido a um procedimento cirúrgico, onde ele recebe anestesia geral e menos de 10% do líquido da medula é retirado. Esse líquido é extraído da região pélvica posterior. No máximo em dois dias o doador já estará recuperado. E o paciente que recebe a medula? O paciente que recebe essa medula terá uma vida normal, é claro que ele precisa continuar o tratamento, tomar remédios por algum período ainda. Mas se ele se cuidar, terá uma vida normal. Por isso, são tão importantes ações como essa, que estaremos realizando na Praça, esse trabalho será de prevenção e informação. Desde que haja exames periódicos e tratamento, os pacientes têm praticamente 100% de cura.

Quem necessita de transplante de medula? Os pacientes que têm uma produção anormal de células sanguíneas, geralmente causada por algum tipo de câncer no sangue, como por exemplo, leucemias. Ou ainda, pacientes cuja medula tenha sido destruída por irradiação.

Na última semana, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Centenário, recebeu a visita de um grupo de alunos do Curso de Tecnologia, da Faculdade Summit Pacific College do Canadá. A visita aconteceu a convite da Igreja Comunidade Cristã através de um projeto intercultural no Rio Grande do Sul. Na Escola, eles realizaram várias atividades interativas com

A TOCA DA ONÇA

Embora respire política e politicalha 24h por dia, a FIFA gosta de dar a impressão que o futebol, principalmente em tempos de Copa do Mundo, é uma imaculada área do comportamento humano em que o altruísmo ainda dá as cartas num cenário de O Mágico de Oz. Não é bem assim. A asséptica cobertura da mídia em relação ao contorno político de cada Copa, evidencia mais ainda esta aparente desconexão. Os interesses da FIFA são, antes de tudo, econômicos, estratégico e políticos. A Copa da Argentina em 78 está aí para provar o quanto o contexto político foi decisivo para fazer o dono da casa campeão. Enquanto isso Videla e sua gangue matavam e torturavam a poucos metros do estádio

Dezesseis dias depois de ter completado a avançada idade de 107 anos, veio a falecer na madrugada da última quinta-feira, dia 20, o venerando cidadão Augusto José Krüger. Ele era o mais antigo e laureado apicultor do nosso município, tendo seu nome ligado à história da apicultura ijuiense e gaúcha. Augusto José Krüger foi um dos líderes do movimento que resultou na criação da Associação dos Apicultores de Ijuí – AAI, a 19 de janeiro de 1972. Por vários anos exerceu o cargo de delegado da Associação Gaúcha de Apicultores – AGA, em Ijuí, tendo sido agraciado por essa entidade, em 29 de agosto de 1973, com medalha e diploma do “melhor mel gaúcho”. No 6º Congresso Brasileiro de Apicultura, realizado em Florianópolis, Santa Catarina, em outubro de 1984, recebeu o título de “Personalidade Apícola de 1984”, como reconhecimento à sua dedicação à apicultura regional, inclusive ao seu trabalho de desafricanização de abelhas. Como técnico prático e possuidor de amplos conhecimentos sobre apicultura, depois de aposentado, ele passou a dedicar-se à criação de abelhas

Krüger alcançou a idade de 107 anos e produção de mel. No pátio de sua residência possuía várias caixas de abelhas e ali costumava receber professores e alunos interessados em obter informações sobre apicultura. Natural de São Jerônimo, onde nasceu a 6 de maio de 1903, Augusto José Krüger veio morar em Ijuí, em 1936. Depois foi trabalhar numa empresa em Giruá e Santa Rosa, voltando a se fixar definitivamente em Ijuí, a partir de 1962. Era casado com Sophia Ziebbel, falecida em 10 de agosto de 1990. O casal teve um único filho, o contabilista Fredolino Balduíno Krüger, funcionário aposentado do Banco do Brasil.

Grupo canadense visita Escola Centenário

Quem tem anemia pode desenvolver leucemia? Sim, a anemia pode causar leucemia. As pessoas têm muitas dúvidas, porque viram muitos pacientes morrerem por falta de informação. Nós

Bola Murcha II

Morre o mais antigo apicultor de Ijuí Foto: Acervo familiar

AAPECAN esclarece dúvidas sobre o transplante de medula óssea

os educandos de 5ª a 8ª séries, trazendo conhecimentos sobre aspectos geográficos, culturais, vakires e também sobre evangelização. O trabalho realizado foi interessante, pois utilizaram vários recursos como vídeos, dramatizações, brincadeiras, músicas e também depoimentos de suas histórias de vida, trazendo também uma mensagem contra o uso de drogas.

Larry Antonio Wizniewsky

onde os jogos aconteciam, inclusive a final. Vitimada em 74 pela Alemanha, a Holanda perdeu de novo para a circunstância política do país sede em 78. Tudo bem. Em 74 ainda havia duas Alemanhas e em 78 a Argentina padecia uma ditadura. Hoje o muro caiu e o casal Kirchner domina o cenário político argentino. Mas no futebol, pouca coisa mudou. No Brasil, país do futebol, curiosamente quem vem denunciando esta cobertura despolitizada da mídia é a revista para pseudo-intelectuais do quarto mundo, Piauí. Os repórteres dessa revista vêm ignorando o campo e a bola, para concentrar-se nas mazelas dos países que sediam e sediarão as próximas Copas. O tiro é certeiro. A FIFA, a CBF e a CBF dos sul-

africanos praticam o futebol em contextos sociais fraturados, em meio a roubalheiras de proporções amazônicas tão evidentes que chega a ser impossível pensar que isto não chegue dentro do campo. Em sua matéria para Piauí, a repórter Daniela Pinheiro olhou para além dos gramados verdejantes e flagrou a África do Sul como um país de 49 milhões de habitantes e 40% da população desempregada, 1/3 da população sem saber ler e escrever e condições sociais apavorantes. O índice de repetência na escola atinge 70% de crianças negras. O país comporta também a maior epidemia de AIDS do planeta com 5,8 milhões de contaminados. Mais, a expectativa de vida na África do Sul caiu de 63 para 49 anos na última década e meia. Não

há, simplesmente, futebol para encobrir tudo isso. A África do Sul é um país com injustiças tão gritantes que até o nome de Mandela precisa ser colocado em perspectivas mais realistas. Mesmo assim, os índices de aprovação do atual presidente Jacob Zuma estão na casa dos 77%. Em quase todos os aspectos, a questão social sul-africana clama por evidência e destaque. No entanto, a maioria da população mundial recebe um guisado televisivo de belas paisagens e estádios de alta tecnologia e beleza arquitetônica. No ano passado a África do Sul demonstrou uma taxa de 125 estupros para cada 100 mil habitantes. Quase 10% das alunas sul-africanas já foram violentadas por seus professores nos banheiros das escolas. Há ainda quem acre-

dite que ter relações sexuais com uma criança ou com um bebê seja capaz de destruir o vírus da AIDS. Nada disso é capaz de provocar uma mínima curiosidade jornalística em profissionais do esporte. A FIFA acha tudo isso prosaico e irrelevante. Quando se arrancar de lá, logo após a Copa, sairá vários milhões de dólares mais rica e poderosa e com zero de envolvimento ou retribuição ao país que sediou o campeonato. Isto, afinal, é política. E a FIFA, como se sabe, não se mete com política. Seu negócio é circo, de preferência sem nada de pão. Obs.: Modéstia à parte, o leitor de a Toca da Onça já sabia, com um ano de antecedência, que Michel Temer seria o vice de Dilma. Dilma e Temer, tudo a temer.


4

O REPÓRTER

Editorial Potencializar os empreendedores Três feiras sendo realizadas conjuntamente. Esta foi a proposta das entidades promotoras da 3ª Feira de Negócios da Indústria de Ijuí (Fenii), a 1ª FeniLact (Feira Nacional de Produtos Lácteos) e a 3ª Fecolônia (Feira Estadual da Agroindústria Colonial). Durante quatro dias, os empreendedores e pequenos produtores terão a oportunidade de mostrar todo o seu potencial. As feiras buscam, entre outras coisas, incentivar os empreendedores a investir mais. Ontem, na abertura oficial, que contou com a participação de várias entidades e pré-candidatos da região, tivermos uma prévia do que serão os próximos eventos, com a participação de vários políticos. Estes, após a abertura, se deslocaram para a inauguração da placa do Colégio Tiradentes, numa cerimônia que contou com a participação do Coronel Trindade. As atividades no Colégio Tiradentes iniciaram ao final de março, tendo uma turma de 60 alunos, do 1º ano do Ensino Médio. A Escola 25 de Julho comemora 25 anos. Ela ajuda na qualificação de jovens, oferecendo cursos que colaboram na inserção dos mesmos no mercado de trabalho. Outro questionamento realizado é o que afinal é qualificação profissional, pois, se sobram algumas vagas no mercado, porque elas não são ocupadas. O São Luiz já está de olho no Gauchão de 2011. A diretoria já está se articulando na preparação para a pré-temporada. Na quinta-feira, foi realizada troca de comando na Brigada Militar, assumido pelo Major Portilho. Já o Major Jacson Trindade, foi para o comando Regional dos Bombeiros. As causas da diabetes são apontadas pelo médico que explica os tipos da doença e alguns cuidados necessários. A AAPECAN está realizando uma campanha visando a incentivar a doação de medula óssea. O exame é simples e pode ajudar a muitas pessoas. Esta semana, foi comemorado o aniversário de 5 anos do Hospital da Unimed. Foi organizada uma programação especial, com espetáculo, palestra, plantio de mudas de árvores, entre outras. Ontem, também foi um dia especial, a Sicredi completou 85 anos de história. As comemorações seguem durante o dia de hoje, juntamente com os associados. A tecnologia evolui a cada dia. Com isso, surgem computadores mais avançados, ou até mesmo é necessária a substituição de algumas das peças, mas para onde destinar esse material que é tão prejudicial ao meio ambiente? A Secretaria de Meio Ambiente está estudando uma maneira de dar uma destinação adequada a esse tipo de resíduos. Os primeiros dados levantados já estimam que cerca de 5 toneladas de materiais estejam armazenados. A ideia é que se crie um centro de triagem, porém, ainda não se tem um espaço. Quem tiver sugestões pode procurar a Secretaria. Visitem o Parque de Exposições e confiram as novidades!

SÁBADO, 22 de maio de 2010

OPINIÃO

Estrangulação de espaços Durante as últimas décadas, houve um estrangulamento de espaços no que se refere aos locais de estacionamento de veículos. Com a instalação de grandes montadoras de carros oferecendo a facilidade de aquisição de veículos novos e a permanência da circulação de veículos, muitas vezes, já sucateados, ocasiona conflitos no trânsito e, em grande parte, na falta de espaços para estacionar. Os conflitos que acontecem nos grandes centros, principalmente nas capitais, já estão sendo notados em cidades do interior. Em nossa “Colméia do Trabalho”, que é Pólo Regional, há enorme quantidade de veículos que vêm de outros municípios e necessitam de espaço para estacionar. Não devemos culpar alguém por tal acontecimento, mas a falta de transporte público obriga o deslocamento individual e, cada vez mais, os carros circulam com apenas uma pessoa ocupando o mesmo. Tem-se notado transformações nas edificações que estão sendo colocadas em espaços, onde antes, havia residências de tradicionais famílias imigrantes, que transformaram a região e trouxeram desenvolvimento. Periodicamente o assunto é manchete em nossos jornais e emissoras de rádio, e a solução não vem. Temos no centro da cidade uma igreja fechada, com problemas em sua estrutura de madeira, provavelmente o “cupim” tomou conta e a solução será a demolição da edificação e a construção de nova igreja

nos mesmos moldes de arquitetura. Neste momento, AGORA, devemos sugerir algumas modificações que poderão acontecer nesse espaço (terreno) onde se localiza a igreja. Como a área tem um leve declive, pode-se aproveitar para construir um estacionamento subterrâneo. Alguém irá perguntar: para quê? E a resposta será a seguinte: para retirar da rua grande número de veículos de funcionários das lojas e bancos existentes nos arredores e, também, para acomodar veículos de visitantes que vêm a Ijuí para realizar negócios ou turismo. Para criarmos um capital para execução da obra de demolição da igreja, a guarda do material, tal como: tijolos, vitrais, sinos, relógio, etc., a execução da construção da garagem subterrânea e o levantamento do novo prédio da igreja, com a mesma arquitetura (repito), poderemos constituir uma “holding” comunitária, um pequeno capital de muitos para uma grande obra do futuro. Para administrar um empreendimento desse tamanho, temos entidades e organismos capazes para tal, basta mexer com a comunidade e com as cabeças pensantes do nosso povo criativo. E agora alguém fará uma nova pergunta: “vai dar lucro?”, e a resposta será: “nem tudo que se faz dará lucro, mas vai facilitar o deslocamento e a vida de muitas pessoas”, pois devemos pensar no amanhã, no futuro. Se não fizermos agora, cada vez será maior a estrangulação de espaços.

Rodolfo Gartner Artigos para esta página: 2.400 caractéres ou 40 linhas de 60 espaços. Envie para o e-mail redacaooreporter@yahoo.com.br


SÁBADO, 22 de maio de 2010

BAIRRO

O REPÓRTER

5

Por Taís Machado

Resumo das últimas reuniões das APL’s Construção de ponte, pavimentação com calçamento de ruas, construção de um auditório, construção e reforma de casas: essas são algumas das prioridades eleitas para 2011 pelas Assembleias Populares Locais

N

o bairro Storch, a construção de ponte na Rua Benjamin Constant com a Guilherme Hasse, foi a proposta mais votada pela população presente na APL. A reunião aconteceu na segunda-feira, dia 10. A comunidade escolheu dois delegados, Eva Pereira e Cesar Hermann. O 15 de Novembro, que terá o recurso de R$ 60 mil, realizou sua Assembleia na noite de terça-feira, 11 e somente 20 pessoas compareceram à reunião. Os moradores vota-

Bairros elegeram as prioridades para 2011 ram as propostas locais sugeridas, houve empate entre dois projetos, o de construção de ponte na Rua Doutor Pestana e na Rua Salustiano Esteves. Será avaliada, de forma técnica, a possibilidade de construção das duas pontes. Caso contrário, outra medida será tomada. No bairro Colonial, que também realizou sua

reunião no dia 11, e receberá R$ 80 mil, conforme cronograma do OCP, 30 pessoas participaram da Assembleia. A pavimentação com calçamento de todas as ruas do bairro, que ainda não passaram por essa melhoria, foi a prioridade escolhida. Por aclamação, foram escolhidos os delegados Elsa Aparecida Pereira,

Precariedade das ruas ainda atrapalha moradores Há mais de dois meses um buraco na Quadra S, do bairro Modelo, está causando transtorno. Segundo Enio Pereira da Silva, morador há 20 anos no local, diz que “abriram aqui porque estava vazando água, depois taparam e agora está vertendo água novamente”. Para Enio em dias de chuva a situação é pior, “vira um barral, quase não da pra sair de carro”, reclama ele. Os moradores afirmam que à noite a situação fica ainda mais complicada. “Quando escurece quase não conseguimos ver o buraco, é um perigo para quem está de carro ou moto passar pela região”, explica Renan Felipe Drefs, que mora no bairro desde que nasceu, há 17 anos.

Nelci Veriato e Waldemar Jardim. . O bairro São José, que teve seu encontro no dia 12, teve um público expressivo que participou da escolha direta do investimento no bairro. Das cinco propostas elencadas, a construção de um auditório na escola Ruy Ramos foi escolhida com 21 votos. Três delegados foram eleitos por aclamação: Josino Marcelo da Luz, Nádia Cristina Cortes e Erminia Gonzales. No encontro do Tancredo Neves, também realizadas no dia 12, foram credenciaram 12 propostas, sendo eleita com nove votos, a desapropriação e o calçamento da rua localizada no lado leste do bairro. De acordo com o número de participantes, apenas um delegado foi eleito, Antônio Vilson Pedroso. A construção e reforma de casas com toda a infraestrutura de urbanização foi eleita prioridade para os moradores do bairro Luiz Fogliatto, com 17 votos. O bairro realizou

sua Assembleia no dia 13. No total, 45 pessoas participaram da reunião para definir o investimento dos R$ 80 mil disponíveis, e eleger os representantes para as Assembleias de Delegados. Foram eleitos: Ana de Fátima Kowalski, Claudete de Oliveira Bueno, João de Andrade da Silva e Gessi Borges de Moraes. Em sequência as Assembleias Populares Locais (APL’s), do processo democrático do OCP, o bairro Getúlio Vargas, elegeu na sexta-feira, dia 14, sua prioridade para 2011, sobre o valor destinado de R$80 mil. A Assembleia aconteceu na sede do bairro e contou com 72 pessoas, com 49 votos, o calçamento das ruas foi definido como prioridade para o Getúlio Vargas. Foram eleitos 7 representantes para as Assembléias de Delegados, Ederson Luis Cereser, Geneci Gomes Machado, Jocemar da Rosa dos Reis, Marlise dos Santos, Nicanor Cortes Bueno, Tamara Rodrigues e Vilso Cruz Rosário.

APL’s dos Bairros Novo Leste e Lambari são transferidas As Assembleias Populares Locais (APL’S) dos bairros Novo Leste e Lambari, que aconteceriam nos dias 20 e 21, respectivamente, foram transferidas. Segundo o coordenador do OCP Adalberto Noronha, a Assembleia do bairro Novo Leste, ficou marcada para o dia 12 de junho, sábado, às 14h, no Ginásio Esportivo. Conforme informações,

a transferência se deu por obras inacabadas no ginásio e às condições climáticas desfavoráveis. Já a reunião do bairro Lambari, foi transferida para este sábado, 22, às 14h, no auditório da Escola Municipal Joaquim Porto Villa Nova. A troca de data é devido a outro evento que aconteceu na comunidade no mesmo dia.

Buracos ainda causam transtornos

CMYK


6

O REPÓRTER

SÁBADO, 22 de maio de 2010

ECONOMIA Por Estefania Vieira Linhares

Sicredi Augusto Pestana RS completou 85 anos Para marcar os festejos de seu aniversario, a Cooperativa desenvolveu uma programação especial que culmina com um almoço festivo hoje

A

Sicredi Augusto Pestana RS completou ontem 85 anos. Para comemorar a data, promove almoço festivo, hoje, na sede da comunidade Santo André, em Augusto Pestana. Na oportunidade, será realizado o último sorteio da campanha Super Aniversário Sicredi Augusto Pestana, no qual os associados participantes estarão concorrendo a motocicletas e a uma camionete S10, zero quilômetro. Além do sorteio da campanha de prêmios, a cooperativa estará realizando o lançamento do livro Sicredi

A cada 5 anos o Sicredi desenvolve atividades comemorativas a seu aniversário Augusto Pestana 85 anos – perativa O presidente Bruno Van Da Caixa Rural ao Sistema de Crédito Cooperativo, que Der Sand e o vice-presidente registra a trajetória da co- Antenor José Vione concedeoperativa ao longo desses ram entrevista à Rádio Repóranos. Também serão home- ter destacando o aniversário nageadas algumas pessoas e da Cooperativa. O presidente entidades que contribuíram homenageou os saudosos para o crescimento da Coo- fundadores da Caixa Rural,

No momento em que o mundo vive mais um capítulo da crise mundial, representado pelo estouro das contas públicas de alguns países da Europa, liderados pela Grécia, o Brasil insiste em continuar gastando mais do que pode, trilhando um caminho que, no futuro, poderá terminar na mesma situação dos gregos e países afins. Dito de outra maneira, enquanto os países europeus (PIIGS), para sair da crise, cortam fundo em seus orçamentos procurando reduzir a dívida pública, o Brasil age contraditoriamente, ao anunciar cortes no orçamento e, ao mesmo tempo, sob pressão eleitoreira do Congresso, caminha para reajustes acima do previsto aos aposentados e outras categorias. Nada contra os reajustes aos trabalhadores e particularmente aos aposentados, que realmente merecem, em sua grande maioria, muito mais do que os 7,72% anunciados. O problema é que a gestão pública do país colocou-nos numa situação em que a economia não suporta tais reajustes. Principalmente se o fator previdenciário for igualmente eliminado. Apenas o reajuste indicado gerará um rombo anual na previdência social da ordem de R$ 40 bilhões, se somando ao enorme déficit já existente e inviabili-

cipação de seus familiares que contribuíram na fundação do Sicredi. “Me sinto realizado pelo apoio das comunidades que durante 24 anos administrando essa cooperativa, juntamente com os outros companheiros, acompanharam o trabalho. Me sinto família Sicredi pelos associados que, por vários anos tem confiado e me elegido para essa cooperativa”, agradeceu. Já o vice-presidente Antenor José Vione frisou que teve o espírito cooperativista, no trabalho na Cotrijui, na Ceriluz e na área sindical sempre envolvido com a família rural. Desde 2005, as empresas puderam se associar, assim contribuindo no desenvolvimento dos municípios. Ele concluiu falando da atuação do Sicredi na região, citando os municípios de atuação e o trabalho que a Cooperativa vem desenvolvendo nesses 85 anos.

Prof. Dr. Argemiro Luís Brum

TENDÊNCIAS DÍVIDA PÚBLICA E APOSENTADORIAS

como se dizia na época. Estes foram os empreendedores em 1925. Ele lembrou ainda, os companheiros que os acompanharam durante os 24 anos que em esta à frente da diretoria da Cooperativa de Crédito, e os seus atuais companheiros de diretoria e aos associados que confiam no trabalho desenvolvido pela diretoria. A Sicredi, a cada cinco anos, vem desenvolvendo uma atividade especial em comemoração a seu aniversário. Neste ano, são homenageados ex-diretores, exfuncionários e ex-gerentes. “Este ano temos novamente homenagem a pessoas que trabalharam em prol ao Sicredi e deram o seu apoio nas horas difíceis, estes serão homenageados. Temos o compromisso sempre maior em atender o nosso associado”, afirma Bruno Van Der Sand. Durante a entrevista, o presidente lembrou a parti-

(CEEMA/DECon/UNIJUÍ

zando futuramente esse mecanismo. Ou seja, a falta da reforma previdenciária inviabiliza qualquer movimento de ajuste salarial ou de aposentadorias acima do possível, mesmo que ele seja merecido. DÍVIDA PÚBLICA E APOSENTADORIAS (II) Outro fato assustador: sem fazer nenhuma reforma, o governo Lula, desde 2003, quando assumiu seu primeiro mandato, deu 576% de reajuste aos servidores públicos, fruto de acordos políticos com algumas categorias. Com isso, o novo governo que virá herdará gastos adicionais de R$ 35 bilhões na folha de pagamento do setor público. Mesmo que se defenda a necessidade de recuperar a inflação passada e aumentar o poder de ganho salarial, tal aumento acumulado é um disparate, pois a inflação oficial no período (janeiro 2003 a abril 2010), medida pelo IPCA, ficou em apenas 48,5%. Assim, os impostos aumentam a cada dia e as contas públicas estouram (a dívida interna do país já ultrapassa R$ 1,4 trilhão, ou seja, 45% do PIB de 2009). A crise da Grécia, Espanha, Portugal e outros países é exatamente esta: a dívida pública ficou insustentável diante do PIB gerado anualmente. Não é por nada que, num repentino acesso de responsabilidade fiscal, o presidente Lula anuncia a

possibilidade de vetar o fim do fator previdenciário. Afinal, entre 2000 e 2008 o mesmo teria proporcionado uma economia de R$ 10 bilhões à Previdência. Está na hora deste país se conscientizar que não se pode mais “empurrar de barriga” os problemas fiscais nacionais (alguns menos esclarecidos chegam a falar em eliminar a Lei de Responsabilidade Fiscal, esquecendo que graças também a ela ainda não chegamos à situação grega). Ou realizamos as Reformas do Estado rapidamente (o novo governo e Congresso Nacional têm diante de si esse compromisso) ou iremos afundando até aniquilarmos a estabilidade econômica que conquistamos nestes 16 anos, voltando ao estágio das cartas de intenções ao FMI, à inflação galopante, e a inviabilização socioeconômica do país. Na economia “não há almoço grátis”! BOLSA DE VALORES CONTINUA DESPENCANDO Em menos de 45 dias a Bovespa perdeu 18,9% de sua pontuação, passando de 71.784 pontos em 8 de abril para 58.192 pontos no dia 20 de maio do corrente ano. Esse desastre bursátil vem na esteira da continuidade da crise mundial, agora cristalizada na crise de alguns países europeus. E estamos diante de um movimento de recuo mundial. Todavia, no Brasil o mesmo é

mais intenso, exceção feita à Espanha que está no centro dos problemas atuais, porque no ano passado tivemos um aumento irracional dos ganhos em nossa bolsa, que ultrapassou a 82% (nesse ano de 2010, até o dia 20/05, as perdas na Bovespa ultrapassam a 13%, sendo a segunda maior perda entre as principais bolsas mundiais, somente perdendo para a Espanha que, no período, ultrapassa os 20% de prejuízos). Além do prejuízo a muitos aplicadores, a situação se reflete igualmente no preço das commodities mundiais. Assim, o petróleo voltou a baixar de preço, encostando novamente em US$ 70,00/barril, a soja recuou para níveis de US$ 9,40/ bushel em Chicago, o mesmo ocorrendo com o milho, trigo e minérios em geral. Afinal, o capital especulativo, que tem alimentado esta ciranda financeira, sai dos países emergentes e destas bolsas em épocas de crise e busca refúgio no dólar. Com isso, a moeda estadunidense se valoriza diante das demais moedas mundiais. Isso explica porque, mais uma vez, o Real se aproximou de R$ 1,90 nesta semana que passou, enquanto o euro chegou a apenas US$ 1,22, um dos mais baixos níveis dos últimos anos. E o pior é que alguns analistas internacionais consideram que as ações nas bolsas mundiais ainda poderão perder 20% de seu valor médio nos próximos

meses. SOJA CONTINUA MARCANDO PASSO, MAS HÁ NOVIDADES Como o previsto, os preços da soja estão estagnados ao redor de R$ 32,50/saco, no balcão, no sul do país e a R$ 24,00/saco em muitas regiões do Centro-Oeste. A novidade positiva é que a recuperação momentânea do dólar acabou compensando as perdas em Chicago (nestes últimos 30 dias o bushel recuou de US$ 10,04 para US$ 9,38, ou seja, 6,6%) e, por enquanto, a tendência dos preços gaúchos virem para níveis menores, tipo R$ 30,00/saco, ficou interrompida. Por outro lado, a manutenção dos preços gaúchos nos atuais níveis também se dá pela ótima notícia procedente do porto de Rio Grande. O mesmo passou a operar com um calado maior (13 metros), fato que permite carregar maiores quantidades nos navios. Isso melhora o prêmio diário que se contabiliza no preço ao produtor. Geralmente, nessa época, em anos passados, quando de safra cheia como a atual, tais prêmios eram negativos. A partir de agora, dificilmente o serão (nesse momento, os mesmos oscilam positivamente entre 50 e 55 centavos de dólar por bushel, colaborando para sustentar o preço da oleaginosa pago ao produtor rural do Estado).


SÁBADO, 22 de maio de 2010

RURAL

O REPÓRTER

7

Por Talita Mazzola

Rede Leite foi lançada ontem na Fenii Produtores presentes puderam conhecer metodologia e objetivos dos trabalho realizados pela Rede Leite

O

ntem, no Parque de Exposições Wanderley Burmann, foi lançada dentro da programação da Fenii, FeniLact e Fecolônia, a Rede Leite, um programa elaborado por nove instituições que assinaram a Carta de Intenções através da qual se comprometem a integrar e fortalecer a Rede Leite (Programa em Rede de Pesquisa-

Desenvolvimento em Sistema de produção com atividade Leiteira no Noroeste Gaúcho). A Carta de Intenções foi assinada por representantes da Emater/RS-Ascar, Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Clima Temperado, Unijuí, Unicruz, Fepagro, Coperfamiliar, Instituto Federal Farroupilha e Associação Gaúcha de Empreendimentos Lácteos (AGEL). A iniciativa foi tomada por conta da expansão da atividade de produção de leite nos últimos anos. Estima-se que tenha cerca de 18 mil produtores de leite

Nove instituições fazem parte da Rede Leite que abrange todos os municípios da região

na região noroeste, que é a de principal abrangência do programa. A proposta surgiu com o intuito de procurar respostas para os questionamentos do produtor sobre os problemas enfrentados por ele, tendo em vista que para isso é necessário que o trabalho ocorra, não somente nos institutos de base de pesquisa, mas especialmente na propriedade, em conjunto com o produtor, pois cada propriedade apresenta suas particularidades. Após ser detectada a importância da atividade de produção, foi vista a necessidade de uma nova abordagem dos processos no meio rural. Dessa forma, aconteceu a avaliação do potencial das instituições em contribuir e, então, a realização do trabalho em conjunto entre pesquisadores e produtores que está sendo fundamental, para o sucesso do programa. Na apresentação do programa para os produtores, foi ressaltado que como o Rede Leite é um programa e não um projeto, ele tem tempo indeterminado de duração e está evoluindo nesse processo. O principal objetivo do programa é contribuir para a melhoria de produção de

DO ÓCIO AO NEGAÓCIO IRONIA: O CRESCIMENTO DA ECONOMIA SE TORNOU UM PROBLEMA!! O Banco Central divulgou a previsão do crescimento do PIB brasileiro no primeiro semestre de 2010, em relação ao mesmo período do ano passado e chegou a 9,85 %. O Citibank está calculando em 10,8 %, no primeiro trimestre e 7,6 % para o ano todo. Embora como previsões, a direção do IBGE (responsável pelo cálculo do PIB) confirma a tendência dos números apresentados. É uma excelente notícia para o país que precisa recuperar o “tempo perdido”, no período em que sofreu os efeitos da crise global. O grande problema é de que esse crescimento reacende o sinal de alerta da possibilidade de retorno da inflação. Segundo avaliação do Banco Central e do governo como um todo, o país não dispõe das condições necessárias para sustentar esse crescimento. Onde estão os gargalos? Basicamente em duas áreas fundamentais: infraestrutura e alguns serviços e

base familiar para o fortalecimento da pecuária de leite na região noroeste do Rio Grande do Sul, usando o desenvolvimento sustentável. A Rede Leite apresenta como grande diferencial a sua constituição, que é feita por extensionistas, produtores e pesquisadores que trabalham em conjunto para o sucesso do programa. As propriedades participantes do programa estão passando por um diagnóstico que serve para avaliar os principais problemas que apresenta, então serão propostas algumas soluções e então aplicado juntamente, com o acompanhamento dos

A equipe do programa Rede Leite vem acompanhando mais de 50 produtores para entender as condições do sistema de produção e suas principais limitações, testando alternativas para sua melhoria e verificando os impactos das modificações realizadas. Testes e experimentos nas áreas de campo

pesquisadores do programa. Os resultados obtidos até agora pelo programa, estão no zoneamento agroecológico, na tipologia de sistemas de produção, na identificação dos principais problemas, no banco de dados montado e nas pesquisas em produção de espécies forrageiras. O gerente regional da Emater, Romeu Rohde, afirmou que “este foi um processo em que todos contribuíram conjuntamente. Procuramos trabalhar com a questão ambiental e social, visando, principalmente, a potencializar os produtores e suas famílias para o trabalho na produção leiteira”.

e laboratórios das instituições são realizados para avaliar as espécies forrageiras. Além disso são realizadas visitas de acompanhamento dos produtores, reuniões técnico - cientificas, dias de campo e cursos de capacitação, bem como o Fórum anual para discussões dos resultados.

Roberto Macagnan robertomacagnan@hotmail.com mão de obra qualificada. No caso da infra-estrutura, o país não tem portos, aeroportos, estradas, armazéns, energia, etc, para atender a demanda dos diversos setores da economia. No que se refere à mão de obra, temos outra ironia: de um lado, taxa de desemprego que chega a 7,5 % e, de outro falta de mão de obra para atender à demanda das empresas. Ocorre que parte dessa mão de obra não possui qualificação suficiente para dar conta das necessidades exigidas pelo mercado. Durante muito tempo os governos negligenciaram a educação, especialmente o ensino técnico. As conseqüências estão aí! Com esse quadro: PIB crescendo acima das “possibilidades” da estrutura do país, o governo encaminha um conjunto de políticas para frear a economia (além dos PAC 1 e PAC 2 que buscam melhorar a oferta de infra-estrutura). Para tanto, o Banco Central deverá acelerar o processo de elevação dos juros (taxa SELIC) para diminuir o consumo e o ministério do planejamento anunciou um

corte dos gastos do governo em R$ 10 bilhões para este ano. Ou seja, o ataque vem pela tentativa de conter o consumo das famílias e das empresas pelos juros e do governo, pelo corte no orçamento. É lamentável que isso ocorra, considerando que o crescimento da economia é fundamental para o desenvolvimento do país!! ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS FEDERAIS BATE RECORDE O governo federal (estão excluídos os tributos estaduais, com o ICMS e os municipais – IPTU ISS, etc.) arrecadou, em abril, R$ 70,9 bilhões, representando aumento de 16,75 % em relação ao mesmo período do ano passado. No primeiro quadrimestre do ano, a arrecadação dos tributos federais cresceu 12,52 % em relação a 2009. Descontando a inflação, o crescimento está cima de 10 %. Esses resultados devem-se, principalmente a dois fatores: o crescimento da economia que gera mais impostos; o fim da redução do IPI dos automó-

veis (que cresceu 250 % em abril). Sempre é bom lembrar que trata-se da arrecadação, pois parte desses recursos são redistribuídos com os estados e municípios, através dos repasses, liderados pelo FPE – Fundo de Participação dos Estados e pelo FPM – Fundo de Participação dos Municípios. Ou seja, especialmente os municípios pequenos terão incremento significativo nas suas receitas. PETRÓLEO: NOVAS RESERVAS E NOVOS POTENCIAIS PARA O BRASIL A ANP - Agência Nacional do Petróleo anunciou, na quarta feira, a descoberta de mais um campo de petróleo, na bacia de Campos - RJ. Não se trata apenas de mais uma reserva. Pelos cálculos técnicos, é a segunda maior reserva de petróleo do país, com potencial de 4,5 bilhões de barris. Além do potencial de volume, a reserva fica a menos de 200 km da costa e a uma profundidade de pouco mais de 2.100 metros,

o que torna a exploração de custo relativamente baixo. É mais uma excelente notícia para o Brasil! PENSANDO Neste final de semana temos a realização de mais 3 feiras em Ijui (indústria, leite e economia familiar). Ainda em maio, tivemos a TEC-E-INOVA (tecnologia, empreendedorismo e inovação. Em outubro, teremos a EXPOIJUI/FENADI, juntamente com outras feiras integradas. Reconheço o esforço de quem se dedica à organização dos eventos, mas considero oportuno o questionamento: não é mais produtivo a integração desses vários eventos por ocasião da EXPOIJUI? Não estará havendo certa “saturação” de feiras?

INDICADORES RURAIS Soja....R$ 32,50 Valores cotados pela Cotrijui no Milho..R$ 14,00 dia 21/05

Trigo...R$ -----


8

SÁBADO, 22 de maio de 2010

POLÍTICA

O REPÓRTER

Da Redação

PDT Ijuí está implantando o Projeto de Núcleação de Base O projeto teve início no mês de abril nos bairros do município. A primeira etapa do trabalho desenvolvido será de maio a julho

O

lançamento do projeto de criação de zonas partidárias através da apresentação e entrega de material (livro ata, livro de presença, livro caixa, estatuto do partido, lista de filiados por localidade) aconteceu no final do mês de abril. A zonal partidária e a união de vários núcleos de base, uma forma mais efetiva-viável de reorganizar o

Já foram implantadas 03 zonais, restando ainda 7 para terminar a primeira etapa do trabalho partido, dessa forma planejada divide-se, a cidade em zonais onde passa, então, a existir a

possibilidade de alcançar os objetivos de uma forma mais ágil e rápida.

Heinze cobra medidas da Petrobras para reduzir preço do diesel A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados na quarta-feira, realizou audiência pública com a presença de técnicos da Petrobras para debater o alto preço do óleo diesel. Durante o encontro, proposto pelo deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), vários parlamentares reclamaram do valor do produto e do impacto do combustível nos custos de produção da lavoura e do transporte de pessoas e carga. Um dos mais enfáticos foi, justamente, o autor do requerimento para realização do debate. O deputado Heinze aproveitou a presença dos gerentes da área de abastecimento da Petróleo Brasileiro AS, Theodoros Panagiotis Marcopoulos; e da área de preços, Luciene Carneiro Fernandes de Alencar Paiva, para cobrar a adoção de medidas que diminua o preço do insumo utilizado pelos produtores

rurais, caminhoneiros e empresas de ônibus. “A estatal precisa reduzir um pouco do seu lucro, abrir mão de parte do ganho com o combustível e ajudar alguns dos principais setores que movem o país: a agricultura e o transporte”, enfatizou. Ao falar sobre o peso do produto no custo operacional efetivo da produção agrícola, o parlamentar gaúcho solicitou que o governo analise uma forma de barateá-lo. Heinze citou o caso de algumas culturas para exemplificar a relação diesel e gastos no campo. “No caso da soja é preciso colher cinco sacas por hectares, na lavoura de milho de oito a 20 sacas e na de arroz em torno de 20 sacas. Precisamos desenvolver um projeto que crie condições para que o diesel impacte menos no bolso dos agricultores. Não há outra forma, se não diminuir os cus-

tos de produção. A União e os estados devem reduzir os impostos para que eles possam ter um pouco de renda”, expôs. O parlamentar propôs a criação de um Grupo de Trabalho com técnicos da Câmara dos Deputados, da CNA, OCB, Acebra, Contag e entidades ligadas ao setor de transporte para analisar a composição do preço do combustível e apresentar propostas para modificar a sistemática financeira desde a extração do petróleo até as bombas dos postos. Atualmente o valor do óleo diesel é composto de 18% de tributos que incidem na distribuição e revenda; 6% refere-se ao biodiesel adicionado; 13% é de ICMS (impostos estaduais), 10% da Cide, Pis/Pasep e Cofins (tarifas federais) e 53% é a o valor de revenda da Petrobras.

O presidente da Assembleia Legislativa (AL), Giovani Cherini (PDT), ressaltou a importância da cultura cooperativa para o desenvolvimento da sociedade, em palestra para diretores do Sistema Fecomércio/RS (Federação do Comércio de Bens e Serviços) e representantes dos sindicatos filiados, na quintafeira, na sede da entidade em Porto Alegre. Ele apresentou o programa da AL deste ano: Cooperação – O Rio Grande Acima das Diferenças. Já os empresários fizeram uma

apresentação da agenda legislativa 2010 da Federação. O presidente do Sistema Fecomércio, Moacyr Schukster, chamou a atenção para o perfil de Cherini como humanista e por sua capacidade de mediar questões nem sempre tranquilas na sociedade, em busca de soluções. Ainda solicitou ao presidente do Parlamento que autografasse o livro Origem dos Nomes dos Municípios. “Precisamos ter a consciência de que é preciso buscar o que é congruente.

Uma forma para atingir esse objetivo, é construir na sociedade a cultura da cooperação”, afirmou Cherini. Além disso, ressaltou que cooperativismo e cooperação devem caminhar juntos. “Um ajuda a construir a vida; o outro a viver uma vida”. O presidente do Parlamento destacou o objetivo do Programa da AL: despertar em cada cidadão a consciência sobre a importância e a necessidade da cooperação, bem como a divulgação de exemplos e políticas exitosas nesse campo.

O Núcleo de Base é um espaço político de militância dos filiados e simpatizantes do PDT na base, ou seja, no seu bairro tendo a característica de manter os filiados organizados e envolvidos em trabalhos populares junto à comunidade. É o instrumento orgânico capaz de criar condições de transformar a comunidade, viabilizando soluções e fortalecendo a base partidária. Segundo a comissão organizadora de Núcleação de Bases, essa etapa de implantação será desenvolvida entre os meses de maio, junho e julho de 2010. Num primeiro momento serão implantadas 10 zonais que englobarão os 36 bairros da cidade. Posterior a isso, serão feitas eleições para se registrar

as diretorias definitivas, afim de então, efetivamente iniciar o trabalho de assistência aos moradores de cada comunidade. A cada semana serão implantadas pelo menos duas zonais a fim de acelerar a organização dos núcleos, pois ao objetivo principal de todo este trabalho, é auxiliar a comunidade em suas dificuldades. O interior também será contemplado com esse projeto político do PDT. A etapa de implantação dos núcleos de base no interior será iniciada logo após a conclusão da implantação dos núcleos na cidade. Até o momento já foram implantadas 03 zonais, restando ainda 7 para terminar a primeira etapa do trabalho.

Projeto Ficha Limpa é aprovado no Senado e vai direto a sanção presidencial O Projeto Ficha Limpa foi aprovado por unanimidade no Senado com 76 votos. O texto deve agora ir direto a sanção presidencial, sem precisar voltar para a Câmara dos Deputados. Após a votação em sessão extraordinária que durou cerca de quatro horas, governo, oposição e movimentos sociais saíram satisfeitos. O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) estimou que cerca de 25% dos futuros candidatos devem ser barrados com a nova lei. “Eu acredito que o número vai ser muito grande, pelo menos 1 em cada 4, porque tem muita gente acostumada a praticar irregularidades e o leque de crimes que passam a provocar inelegibilidade se amplia muito”, disse o democrata. Para o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-

RR), disse que o texto “precisará ser aperfeiçoado no futuro, porque ainda é muito genérico, pode cometer injustiças e não pegar quem tem que pegar. Mas é um avanço, sem dúvida”. Quem também ficou satisfeito foi o secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Dimas Lara Barbosa. Para ele, que dirige uma das instituições que promoveram o projeto, a nova lei vai inibir os criminosos. “Ao recorrer, o recurso ganhará prioridade para ser julgado. Então, se o candidato tiver culpa no cartório, ele vai preferir cumprir os trâmites normais da justiça e abrir mão da eleição, porque se recorrer ele pode ser preso”. Ainda segundo ele, a expectativa é que a nova lei abra precedentes para que a ética no trato com as coisas públicas se amplie.

Presidente da Assembleia destaca a importância da PCdoB inicia campanha popular cultura cooperativa para o desenvolvimento do RS de apoio a Dilma Segue ainda indefinida a situação das coligações no Estado, o que não se repete em nível federal, onde tudo indica que haverá a polarização entre as candidaturas de Dilma Rousseff e José Serra. Para o PCdoB, é fundamental a continuidade do projeto político implementado no país por Lula e que será representado nesta eleição pela candidatura de Dilma Rousseff. “O PCdoB já se decidiu pela candidatura de Dilma porque entende que o país avançou e melhorou muito. Temos um novo Brasil. Uma proposta soberana, de-

mocrática e que busca resolver as graves distorções sociais que vigoram neste país desde o achamento do Brasil. Por isso, para nós, independentemente dos cenários e das indefinições nos estados, é fundamental que trabalhemos com muita perseverança pela manutenção desse projeto, elegendo Dilma presidente”, explicou Ângelo Schiavo, presidente do PCdoB em Ijuí. O PCdoB dará início, na próxima semana, a conversações para organizar comitês suprapartidários de apoio à candidata Dilma Rousseff.


SÁBADO, 22 de maio de 2010

GERAL

O REPÓRTER

9

Da Redação

Consultor enfatiza que mercado exige gestão profissional em saúde O consultor Genésio Antônio Körbes, especialista em Gestão Estratégica ministrou palestra na última terça-feira integrando a programação de aniversário dos 5 anos do Hospital Unimed

de gestão hospitalar. Por 11 anos atuou como superintendente do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, e posteriormente foi diretor dos Hospitais Bandeirantes e Santa Catarina, ambos de São Paulo. É também membro titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar.

A

O plantio de cinco mudas de árvores, uma das quais pela menina Manuela Barella, a primeira criança nascida no Hospital Unimed, marcou nessa quarta-feira pela manhã a comemoração do quinto aniversário do serviço mantido pela Unimed Noroeste/ RS. Ainda no contexto dos 5 anos do Hospital, a Cooperativa Médica está assumindo o compromisso de plantar um total de 1.300 mudas até o final do ano, equivalente ao total de nascimentos registrados desde a abertura do complexo hospitalar, em maio de 2005. Ao final da programação, ocorreu o plantio em área de ajardinamento, próximo às Unidades de Internação. Além da menina Manuela, o plantio foi feito pelo presidente da Cooperativa, médico Leandro Roberto Oss Zambon, pelo diretor do Hospital e presidente na época da inauguração, médico Ibrahim El Ammar, pelo prefeito em exercício Ubirajara Teixeira, e pela primeira colaboradora contratada, Juliana Muraro Witzke.

gestão dos serviços de saúde no país passa por significativas transformações decorrentes das exigências do mercado e da maior complexidade no atendimento ao paciente. Dentro dessa nova realidade, é fundamental que o médico entenda o seu papel como ator principal da gestão empresarial dos negócios em saúde, qualificando-se para a busca de resultados. A visão foi transmitida pelo consultor Genésio Antônio Körbes, especialista em Gestão Estratégica para Serviços de Saúde, durante palestra na terça-feira à noite, na Confraria Restaurante, para médicos cooperados da Unimed Noroeste/RS. A programação esteve inserida nos eventos de aniversário dos 5 anos do Hospital Unimed. “Estamos começando a escrever uma nova história na gestão dos serviços de saúde”, projeta o consultor. Para Genésio Körbes, o médico é essencial na

Plantio de mudas

Para Genésio Körbes, o médico é essencial na gestão de resultados na área da saúde gestão de resultados na cando como desafio para os área da saúde. Observa que próximos cinco anos, a busca a gestão é um processo que crescente do médico espepode agregar ou destruir va- cializado em gestão e com lor em qualquer área. Na saú- conhecimento dos métodos de, acrescenta ele, é preciso de administração empresaperceber que as tendências rial”, reforça Genésio. do mercado exigem a partiO consultor de Gestão cipação direta do médico na Estratégica para Serviços gestão das principais unida- de Saúde aponta, ainda, des de negócio. para movimentos impor“O mercado está indi- tantes no cenário das ins-

Hélio Lopes fatorama.reporter@gmail.com

FATORAMA Inter, o pai dos argentinos! As três feiras de maio no Parque Wanderley Burmann reúnem a população regional neste fim de semana em Ijuí. Fenii, Fecolônia e Fenilact, pela primeira vez ocorrendo de forma paralela, foram saudadas pelas autoridades como um exemplo de convergência e busca de objetivos comuns, numa comunhão de esforços. ***** A atração da noite de quintafeira, a apresentação da Escola Companhia de Dança, de Crissiumal, agradou a todos que lotaram o salão principal da Sogi, no espetáculo que marcou os 5 anos do Hospital da Unimed. O grupo crissiumalense comprovou porque está convidado para nova viagem pela Europa, que inicia nos próximos dias. O espetáculo denominado “Nações: movimentos do mundo”, apresentou danças caracte-

tituições de saúde. Para ele, a gestão da qualidade, a regulamentação dos planos de saúde pela ANS e os processo de acreditação hospitalar evidenciam uma nova realidade, de competição acirrada e de aumento no nível de exigência do mercado e do consumidor. O palestrante tem profunda experiência na área

rísticas de diferentes paises. Parabéns à direção da Unimed, por oferecer a oportunidade à população de assistir, de foram gratuita tão grandiosa apresentação. ***** Moradores do bairro Modelo e empresários que atuam às margens da RS 155 aguardam com muito interesse a iniciativa do vereador Chico Seifert, que pretende municipalizar o trecho da rodovia. Ninguém entende porque a Polícia Rodoviária Estadual faz “marcação cerrada” naquela área. ***** A transmissão de abertura oficial das Feiras de maio no Parque Wanderley Burmann, no espaço do Fatorama, ontem pela manhã, apenas confirma o compromisso assumido pela emissora Mais Popular. Não ficamos esperando o sucesso de uma feira para depois correr atrás. Apostamos nessas ini-

ciativas, junto com as lideranças de diferentes segmentos, com um único objetivo: crescimento do município. Portanto, a cobertura exclusiva de ponta a ponta na manhã de ontem não é um acaso na história de 60 anos da Rádio Repórter, que sempre esteve e estará ao lado de iniciativas aparentemente pequenas. O espírito comunitário e solidário verificado na organização dos três eventos é uma das nossas marcas também no Fatorama. ***** Palestra programada para a próxima terça-feira terá a presença de uma das autoridades em negociação e vendas. Carlos Alberto Carvalho Filho é pós – graduando com especialização em Gestão Empresarial e mestrado em Administração, Marketing e Negócios. Autor do best-seller “A azeitona da Empada” e 1º lugar na lista dos mais vendidos no jornal Valor

Econômico, é palestrante com destaque nacional ao abordar temas como gestão mercadológica, criatividade, motivação e vendas. A palestra será no salão da Afucoper, em promoção do Sindicato das Empresas de Radiodifusão do Estado. ***** O presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini, presente a abertura das Feiras, iniciou seu pronunciamento afirmando que “tudo o que acontece em Ijuí dá certo”. Em seguida afirmou que “crise na Cotrijui, nunca mais!”. Ressaltou o trabalho desenvolvido pelo presidente Poletto e companheiros de diretoria, que com apoio do governo, recuperou a cooperativa. O deputado fez uma comparação, dizendo que a Cotrijuí está melhor “que muitas montadoras”. ***** No terreno político, Cherini pregou o fim da GRENALIZA-

ÇÃO na política, sugerindo que as diferenças sejam deixadas para o povo decidir, nas urnas. Defendeu uma forma de fazer política que aproxime as pessoas, visando ao trabalho solidário. Para o deputado pedetista, o mal é o ciúme e o individualismo. Reconheceu que no meio político há muita inveja e vaidade. ***** Na disputa futebolística do meio da semana, deu festa colorada. O Grêmio foi eliminado pelo Santos, na Copa do Brasil, e o Inter garantiu passagem para as semifinais da Libertadores da América, eliminando o Estudiantes em plena Argentina. ***** Na bateria de foguetes na noite ijuiense, a festa mais forte foi na quinta-feira, feita pelos colorados. Apesar da manifestação apressada de los hermanos locais...


10

SÁBADO, 22 de maio de 2010

HISTÓRIA

O REPÓRTER

ADEMAR CAMPOS BINDÉ

Pela passagem, neste 21 de maio, dos 67 anos de falecimento do pioneiro do jornalismo em Ijuí, queremos rememorar a figura do dr.Roberto Löw, fundador do “Die Serra-Post” e do “Correio Serrano”. Através desses dois jornais, ele deixou um legado de inestimável valor para a história do nosso Município

Q

uem desejar conhecer ou escrever algo relacionado com a história de Ijuí não pode deixar de lado uma consulta, quase obrigatória, aos dois jornais nascidos sob a inspiração do dr. Roberto Löw, o “Die SerraPost”, fundado em 12 de maio de 1911 e seu seguidor, o “Correio Serrano”, que surgiu em 5 de novembro de 1917. Para nós que iniciamos a carreira no jornalismo ijuiense, através do “Correio Serrano”, ao qual dedicamos 17 anos de nossa existência e ao qual nos sentimos indelevelmente ligados por profundos sentimentos de recordações e saudades, podemos nos considerar um pouco suspeitos para destacar a importância desses órgãos de imprensa no contexto histórico não apenas do município de Ijuí mas que extrapola, sem dúvida, as suas próprias fronteiras. Por essas razões, nos valemos de uma manifestação do então deputado federal, o ijuiense Alberto Hoffmann, que, em pronunciamento da tribuna da Câmara dos Deputados, registrava a passagem do cinquentenário do “Correio Serrano”, a 5 de novembro de 1967. Um pequeno trecho desse pronunciamento, que reproduzimos, sintetiza e exalta a importância histórica do jornal: “História das pessoas. De seu nascimento, noivado, casamento, aniversários, jubileus e falecimentos. História das famílias. Das entidades econômicas, sociais, educacionais, culturais, esportivas,

Fotos: Acervo do MADP

Ele deixou um legado para a história

Roberto Löw, pioneiro da imprensa ijuiense sindicais, assistenciais e religiosas. História do progresso. Do desenvolvimento, da agricultura, da indústria, do comércio, dos transportes, da energia, das comunicações. História da própria imprensa, do rádio, do cinema, da televisão. História da vida pública, política. História da comunidade. Meio século de história do município, da região, do Rio Grande, do Brasil e do mundo”. Feitas estas considerações iniciais, relevantes e ilustrativas, vamos destacar os principais traços da personalidade do dr. Roberto Löw. Ele nasceu em Smichov, bairro de Praga, na Áustria, no dia 6 de março de 1872, como filho de Leopoldo e Louise Löw. Em 1895 tornouse jurista, doutorando-se pela Imperial Universidade Alemã de Carlos Ferdinando, de Praga, então capital do reino da Boêmia, parte integrante do Império Austro-Húngaro. Cinco anos depois, havia amadurecido a sua ideia de emigrar, o que o levou a deixar a Europa, então uma cultura decadente, em busca de um ambiente mais autêntico e próximo à natureza. Assim começou para o jovem filho da classe média, de hábitos burgueses, a grande aventura que o trouxe ao Brasil, acompanhado de sua jovem esposa Júlia Herock Löw, no ano de 1900. Ele desembarcou em Porto Alegre, onde fez um curso intensivo de português para poder ler e compreender os nossos

códigos, a fim de exercer a sua profissão. Em julho de 1901 obteve do Superior Tribunal a provisão para exercer a profissão de advogado, em todo o Estado, com exceção de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande. Nesse período, residindo em São Leopoldo, pôde acompanhar o movimento dos padres jesuítas, que lideravam os colonos na formação de uma associação de classe. Nessas reuniões, teve oportunidade de enfocar os problemas abordados sob o ângulo jurídico, escrevendo a respeito na imprensa alemã da capital do Estado. Também fez contatos com os iniciadores das colônias de Serro Azul, hoje Cerro Largo, e Pirapó. Em 1903, veio se fixar em Pirapó, quando teve a oportunidade de conhecer a sede da então nova Colônia de Ijuhy.

Nos momentos de folga, continuou escrevendo para o “Koseritz Deutsche Zeitung”, jornal editado em Porto Alegre pelo jornalista germânico Carlos von Koseritz. Foi aí que descobriu a sua veia jornalística. Dois anos depois, em face do falecimento de Koseritz, não vacilou em aceitar o convite para substituí-lo na redação do jornal. Nesse trabalho, foi mantendo contato mais próximo com as colônias alemãs. Seu espírito ativo o fez pensar em ter o seu próprio jornal. Assim, decidiu vir para Cruz Alta, onde criou o “Die SerraPost’, jornal em língua alemã, cujo primeiro número circulou no dia 12 de maio de 1911. Em outubro desse mesmo ano, com a inauguração da linha férrea ligando Cruz Alta a Ijuí, Roberto Löw vislumbrou que o ideal seria instalar a sede do jornal em Ijuí, pois ficaria mais próximo dos colonos de origem alemã que tinham vindo colonizá-lo e também se espalhavam pela região serrana. Assim, no dia 26 de janeiro de 1926, adquiriu um amplo prédio que pertencia a Alexandre Mehlborn, localizado à Praça da República. Ali, além do jornal, instalou uma tipografia e uma livraria. Com uma linha editorial que não apresentava tendência ideológica específica, sem ligações com qualquer credo religioso ou político, o jornal foi crescendo em conceito e circulação junto as colonizações alemãs que alcançavam o noroeste do Estado e o oeste de Santa Catarina, chegando na década dos anos 1930 a alcançar uma tiragem de 12 mil exemplares. Com seus empreendimentos em franca prosperidade, Roberto Löw decidiu viajar para a Europa, com o principal objetivo

de comprar novos equipamentos gráficos. Porém, um fato imprevisto aconteceu. Foi a eclosão da I Guerra Mundial, em 1914. Ele ficou retido, sendo obrigado a servir no exército austrohúngaro. Somente conseguiu retornar ao Brasil quase cinco anos depois. Nesse período, o “Die Serra-Post” foi obrigado a cessar sua circulação, devido a proibição da edição de publicações em língua estrangeira, o que obrigou a sua substituição pelo “Correio Serrano”, cujo primeiro número circulou no dia 5 de novembro de 1917, sob a direção de dona Júlia Löw e a redação de Ricardo Becker. Após seu retorno, com a saúde abalada, Roberto Löw foi passando o comando dos negócios para seus filhos. O “Correio Serrano” passou a ser dirigido por Ulrich Löw e a Litografia Serrana ficou a cargo de Leopoldo Löw. Ele veio a falecer no dia 21 de maio de 1943. A viúva Júlia Löw, que sempre acompanhou de perto e de forma ativa os negócios da família, faleceu em 26 de novembro de 1954. Enfrentando dificuldades com o correr do tempo, que levaram o jornal a passar por outras mãos em determinados períodos, o “Correio Serrano” circulou pela última vez no dia 31 de dezembro de 1988. Os fatos históricos que registrou e a sua própria história estão guardados para a posteridade, pois seus exemplares passaram a integrar o acervo do Museu Antropológico Diretor Pestana.

Esta foi a primeira sede do jornal “Correio Serrano”, que se localizava na esquina da Praça da República


SÁBADO, 22 de maio de 2010

O REPÓRTER

GERAL

11

Da Redação

Abertas oficialmente FENII, FeniLact e Fecolônia As feiras acontecem até domingo no Parque de Exposições Wanderley Burmann. Este ano, as três feiras são realizadas conjuntamente

A

3ª Feira de Negócios da Indústria de Ijuí (Fenii), a 1ª FeniLact (Feira Nacional de Produtos Lácteos) e a 3ª Fecolônia (Feira Estadual da Agroindústria Colonial) foram abertas oficialmente, ontem pela manhã. O presidente das Feiras Luiz Otonelli falou aos presentes que as três Feiras são diferentes, com isso, foi necessária a habilidade das entidades promotoras em unílas e potencializá-las. “A Fenii representa uma potencialidade mostrando os produtos para a região e até mesmo para o Mercosul. A FeniLact é para empreender, mexer com os produtos e com as indústrias. Ela vêm na frente, potencializando, no en-

Autoridades participaram da abertura oficial do evento tanto, é preciso utilizar mais a mão-de-obra familiar para dobrar a produção, que pode

chegar a 6 milhões de litros de leite”, afirma Otonelli. O presidente da ACI, Rubem Härter,

Curso de Cirurgia Ginecológica iniciou ontem em Ijuí Ontem, no Jardim Europa Hotel, aconteceu a primeira palestra do Curso de Cirurgia Ginecológica que abordou: “O uso de telas na reconstrução Pélvica Feminina: modismo, marketing industrial ou progresso?”. A palestra teve início às 19h30 e após foi servido um jantar. O palestrante da noite foi o médico Sérgio Flávio Munhoz de Camargo, preceptor do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia (Área de atuação – Uroginecologia) do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, em Porto Alegre. Hoje, a partir das 8h30 no Hospital da Unimed, acontecerão cirurgias ao vivo. A primeira cirurgia

destacou a importância, para as pequenas indústrias e para os pequenos produtores, da

realização das Feiras, além da complexidade de realização das mesmas, conjuntamente. A presidente da Emater/RS, Águeda Mezomo, destacou que foram investidos cerca de R$ 10 milhões na região de Ijuí, além dos recursos aplicados pelo Governo do Estado. O presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini (PDT), em sua fala, frisou que tudo que acontece em Ijuí dá certo, lembrando o trabalho desenvolvido pela Cotrijui e que a crise enfrentada pela Cooperativa já havia passado, estando recuperada. Finalizando, o prefeito Ballin destacou aos presentes a assinatura, nesta semana, do repasse de cerca R$ 101mil para a realização das Feiras, lembrando o potencial que elas possuem. As Feiras se estendem até domingo, com uma programação diversificada. A Medianeira Transporte disponibilizou ônibus até o Parque, com saída da Praça da República, com a passagem a R$ 1,90. A entrada no Parque é gratuita.

Direitos Humanos será pauta na próxima semana Na sexta (28) e sábado (29), Ijuí receberá o Projeto Itinerante de Capacitação para Defensores e Defensoras dos Direitos Humanos no Rio Grande do Sul. Com caráter formativo, o projeto é realizado pela Liga dos Direitos Humanos e Faculdade de Direito da UFRGS. O objetivo da ação pioneira no Estado, é debater o tema do combate à violência institucional e à discriminação mediante a realização de aulas abertas, vídeos, rodas de conversa e

o registro de depoimentos da comunidade em geral. Os ministrantes são educadores, promotores, procuradores, defensores públicos, e demais especialistas na área dos direitos humanos. A programação será desenvolvida no Forum de Ijuí, com abertura às 13h30 de sexta-feira e entrada franca em todas as atividades. Em Ijuí, o projeto conta com apoio para realização do Fórum Permanente das Mulheres e do Sinpro-Noroeste.

O médico Sérgio Flávio Munhoz de Camargo ministrou palestra ontem

será de Histerectomia em útero sem prolapso, seguida da cirurgia de Histerectomia com prolapso, em paciente

jovem. As cirurgias serão transmitidas por cabo, da sala do bloco cirúrgico para a sala dos médicos obstetras.

CMYK


12

SÁBADO, 22 de maio de 2010

SOLIDARIEDADE

O REPÓRTER

Por Taís Machado

Associação realiza campanha de doação de medula óssea AAPECAN é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, com sede e foro no município de Caxias do Sul. Hoje estão cadastrados mais de 3000 pacientes, com os mais diversos tipos de Câncer, nas 11 unidades espalhadas pelo Estado

O

trabalho da AAPECAN (Associação de Apoio a Pessoas com Câncer) é reconhecido como de Utilidade Pública Estadual. Seus recursos são efetivados através de arrecadações junto à comunidade, o trabalho é feito pelo telemarketing, com doações em gêneros e/ ou financeiros, parcerias, campanhas e promoções. A assistente social Giovana Copatti, diz que “recebemos também materiais de volun-

Responsáveis pela associação esclarecem duvidas sobre transplante

Unidade da AAPECAN de Ijuí pede a colaboração da comunidade na Campanha

tários, que doam artesanatos para serem vendidos”. Na unidade de Ijuí, que começou a funcionar em outubro de 2009, a AAPECAN atende 66 pacientes do Município e Região. São atendidos com cestas básicas, leite longa vida, leite em pó, suplementos alimentares, vale transporte urbano, vale gás, medicamentos, fraldas descartáveis geriátricas e infantis, entre outros. O objetivo da Associação é atender as pessoas com os mais diversos tipos de câncer, visando a dar uma melhor qualidade de vida aos pacientes, fornecendo assistência e apoio

medula óssea. Doe medula, doe vida”. O transplante de medula óssea é uma modalidade terapêutica que visa ao tratamento da doenças com uso de altas doses de agentes quimioterápicos associados ou não à radioterapia corporal. A reconstituição hematopoética do paciente é feita pela infusão de células viáveis da medula óssea ou do sangue periférico. O assessor de comunicação da Unidade de Ijuí, Paulo Vilson Marques, explica que a doação de medula é muito mais simples do que se imagina, “primeiro é retirado da pessoa 5 ml de sangue para análise. Se

humano-emocional às pessoas adultas, jovens e crianças com câncer, bem como assistência e apoio financeiro-material aos pacientes comprovadamente carentes, desde que disponha de recursos financeiros. Além disso, trabalhar em ações que previnam o câncer com toda a população e gerar medidas preventivas e de informação para o enfrentamento do tratamento de usuários de todo o Brasil. E ainda, orientar sobre recursos existentes na comunidade e seus direitos. Neste sábado, 22, a AAPECAN lança a campanha “Seja um doador voluntário de

Parceiros Voluntários recebe curso de capacitação no SENAI No dia 18, terça-feira, às 13h30, no SENAI de Ijuí, foi promovidO o curso de Capacitação do Portal Visão Integral do Voluntariado (VIV). O VIV será o novo portal para que cada Unidade da Parceiros Voluntários do Estado divulgue as atividades desenvolvidas com os voluntários e as empresas. Esta capacitação foi destinada a cada Coordenadora de Unidade da Parceiros Voluntários da região de produção e noroeste, que compreende as cidades de São Borja, Marau, Santa Rosa, Santo Ângelo, Frederico Westephalen, Panambi e Ijuí. “Essa capacitação inicial é específica para que os coordenadores possam se utilizar dessa ferramenta interna de trabalho e contar assim, com mais colaboradores”, explicou Carine Antonello Sabka, instrutora da ONG Parceiros Voluntários de Porto Alegre. E teve o objetivo de mobilizar, propagar, fortalecer, despertar vontades, compartilhando experiências e práticas realizadas em cada unidade através de uma divulgação pelo portal. O material utilizado foi um breve histórico da respectiva unidade, fotos digitais, notícias

que saíram recentemente na imprensa, etc., pois “isso torna a capacitação mais dinâmica e apresenta um resultado interessante”, disse Carine. O Portal é uma ferramenta de apoio aos processos de gestão, estímulo à formação de redes colaborativas entre os diversos públicos e de visibilidade para o movimento do voluntariado. Seu conteúdo, navegação e recursos foram cuidadosamente pensados por especialistas experientes, a fim de facilitar e agilizar sua utilização. “Agora a tarefa de

cada unidade é alimentar com fotos e informações o portal de sua cidade”, comenta Liziane Oliveira da Silva, coordenadora da Unidade de Ijuí. A Parceiros Voluntários está presente em 78 municípios do Estado. O curso foi promovido pela Unidade Parceiros Voluntários de Ijuí e ONG Parceiros Voluntários de Porto Alegre. “Agradeço o apoio do Senai, que disponibilizou o local para capacitação e a ACI que disponibilizou nosso lanche”, finaliza Liziane.

Coordenadoras das unidades utilizarão o portal VIV como ferramenta de comunicação

a ela estiver apta para fazer a doação, é retirado o liquido da região pélvica (bacia), o popularmente chamado ‘tutano’, o procedimento é simples e não causa nenhum dano ao doador”. Para participar da iniciativa, “Seja um doador voluntário de medula óssea. Doe medula, doe vida”, é necessário levar documentação (RG e CPF) e ter entre 18 e 54 anos. A campanha será realizada na Praça da República, das 9h às 16 h e contará com a participação do Hemocentro Regional de Cruz Alta.

Lions Clube promove jantar beneficente Neste sábado, a partir das 20h30, o Lions Clube de Ijuí realiza em sua sede, o “Festival de Massas”. O jantar é em prol das entidades Associação de Saúde Mental de Ijuí (ASSAMI) e Associação dos Diabéticos. O cardápio contará com diversos

tipos de massas (pene, espaguete), lazanhas de legumes, presunto e panqueca ao molho de vinho. A ficha para o jantar custa 20 reais e pode ser adquirida com os associados, ou durante o dia na sede do Clube.

APAE realiza desfile na AFUCOPER No dia 02 de junho, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Ijuí (APAE), realizará Desfile Show Beneficente, às 20hs, na AFUCOPER. O ingresso será um produto de limpeza. A coordenadora pedagógica da APAE, Iara Metz, diz que a iniciativa partiu de funcionários da instituição, “a sugestão partiu dos próprios funcionários e como fazia algum tempo que não realizamos eventos beneficentes, resolvemos então organizar esse desfile”. Sobre a escolha do ingresso ser um produto de limpeza, Iara explica que foi “pelo fato de termos um local grande, gastamos bastante em limpeza, além disso, temos alunos que tomam banho na instituição e as roupas de banho e cama são lavada aqui”. E ainda o alto

custo desse desses materiais, “não pedimos alimentos, porque seguidamente recebemos do Municipio e também de outras instituições”, comenta Metz. Os produtos mais utilizados, segundo a coordenadora são: sabão em pó, água sanitária, álcool,detergente e desinfetante para banheiro. Ela salienta que os produtos poderão ser entregues na sede da instituição, “aquelas pessoas que quiserem doar e não poderão ir ao evento, ou até mesmo as que não quiserem levar até lá, a APAE estaá recebendo os materiais de limpeza”. O evento terá abertura com apresentação de alunos da APAE, desfile de lingerie, sapatos e óculos de sol. E ainda, contará com show de Sandro Fogaça.


SÁBADO, 22 de maio de 2010

CULTURA

O REPÓRTER

13

Por Drica Morais

Historiador reedita livro de 1887 A obra, escrita por Evaristo Affonso de Castro no século passado, trata da Região Missioneira, apontando dados sobre o solo, vegetação, habitantes, ideologia, geografia e, sobretudo, a produção

H

á alguns anos, o professor Jaeme Callai fotocopiou um livro, na Biblioteca da Universidade Federal de Curitiba, que havia sido editado em Cruz Alta, no ano de 1887. Tratava-se da obra “Notícia descritiva da região Missioneira na província de São Pedro do Rio Grande

Danilo é um ex-capuchinho, formado em História pela PUC do Sul”, escrita por diversos claro, intensamente utilizada autores sob a coordenação por professores e alunos em de Evaristo Afonso de Castro. pesquisas e leituras. “O fato Pouco tempo depois, uma có- é que, ao longo dos anos, as pia do livro foi incorporada fotocópias foram se deterioao acervo do Museu Antro- rando e, a meu ver, essa seria pológico Diretor Pestana – e, uma perda irreparável, devi-

Maturidade Ativa apresentará a peça Almanaque Hoje, às 20h, o Grupo Teatral Maturidade Ativa apresentará a comédia Almanaque, no Teatro do SESC. A peça, que aborda diversos aspectos do cotidiano, será encenada por 14 “jo-

vens”, com idades entre 55 e 90 anos. Para adquirir o seu ingresso, basta entrar em contato com os integrantes do grupo. A direção do espetáculo, lembrando, é do renomado Alberto Rodrigues.

Danilo é um ex-capuchinho, formado em História pela PUC

BLOG DA MÚSICA

do à importância do conteúdo. Decidi, então, atualizar a obra e reeditá-la”, explica Danilo Lazzarotto, professor de História da Unijuí. Durante longo período, Danilo buscou atualizar a grafia e condensar o que estava escrito, a fim de diminuir os custos da reedição. “Mas foram guardadas, com fidelidade, as ideias que o autor quis expressar”, ressalta o professor, que também é autor de alguns livros, como “A História do Rio Grande do Sul”, “A História de Ijuí” e “Os Capangas do Coronel”. A obra de Evaristo, relançada na última semana no Museu, é a única que trata da Região Missioneira, ao sul, no período imperial, dando dados sobre o solo, vegetação, habitantes, ideologia, geografia e, sobretudo, a produção. E,

segundo o professor Danilo, é o único livro que aborda a história dos índios Kaigangs e retrata os caboclos em seu estado “puro”, ou seja, sem ter tido contato com imigração. A publicação da obra não visa ao lucro e boa parte dos exemplares será doada às escolas.

www.iguatemifm.com

Daniel Sommer + Segundo informações da agência de notícias Reuters, Bono Vox, líder do U2, precisou ser operado de emergência nesta sexta-feira, em Munique, na Alemanha. O cantor machucou as costas durante um ensaio para a temporada americana da turnê 360°. Um comunicado oficial sobre o estado de saúde do artista foi divulgado e garante que ele passa bem. Nos próximos dias, Bono permanecerá internado.

vou um trecho da canção em um lugar diferente do mundo. A colombiana, por exemplo, enviou sua contribuição de Nassau, nas Bahamas. + A lista de artistas internacionais que desembarcarão no Brasil ainda este ano não para de crescer. Ne-Yo acaba de confirmar três apresentações no país. O artista sobe ao palco

do Anhembi, em São Paulo, no dia 13 de agosto. No dia seguinte, segue para o Rio de janeiro, onde se apresentará no Rio Centro. Dia 15, é a vez do Mineirinho, em Belo Horizonte, receber o músico que é recorde de parcerias musicais de sucesso. O americano de 30 anos, que canta profissionalmente desde 1999, já emplacou sucessos ao lado de Rihanna, 50 Cent, Mariah Carey e Beyoncé.

+ Uma versão da música “Gracias a la Vida, foi gravada esta semana por Shakira, Juanes, Laura Pausini e Alejandro Sanz. Toda renda da produção será enviada aos desabrigados do Chile, vítimas do terremoto que atingiu o país no dia 27 de fevereiro. Por incompatibilidade de agendas, cada artista gra-

CMYK


14

O REPÓRTER

SÁBADO, 22 de maio de 2010

SOCIAL

AGENDA SOCIAL CHÁ EM HOMENAGEM ÀS MÃES FESTA DO PADROEIRO – E seguem as atividades da Festa do Padroeiro Espírito Santo. Hoje, às 19h30, o tema será “conselho” e a liturgia ficará a cargo da Família Nazaré. No domingo, haverá missa com o padre Sílvio Mazzarolo, às 9h30, e o tema será “Pentecostes”.A liturgia será feita pela Capela Espírito Santo. Após a celebração, continuarão os festejos, sob animação da banda Magia do Som. FESTIVAL DO CHOPP – Hoje, a EA Produções realizará o tradicional Festival do Chopp, em Barreiro Ijuí. O baile será animado pela Banda Essência da Lua e o chopp, direto de fábrica, custará R$2,00 o copo. Os ingressos estão à venda nas Farmácias São João, Farma G, Supermercado Modelo e na Farmácia Kadeado, de Augusto Pestana.

Na quarta-feira, a Associação de Senhoras da Natividade promoveu um chá em homenagem às mães. O evento, realizado no Salão São Luiz, contou com diversas atrações, como a apresentação dos grupos de dança Pimpinelli e Canto Belvire. Participaram da confraternização:

Apolônia e Diva

Maria Regina e Ervelinda

Erminda, Paulina, Cleonice

Erica e Elisângela

BAILE NA SOCIEDADE AIMORÉ – Hoje, a Sociedade Esportiva e Recreativa Aimoré realizará o Baile da 2ª e 3ª Idades, com as bandas Destake e Frequência do Som. A festa terá início às 15h e as mulheres terão entrada franca até às 16h30. E, lembrando: ao adquirir um ingresso, você ganha uma cartela para concorrer a prêmios no mês de outubro, no aniversário de 45 anos da Sociedade. STRIKE BOLICHE – Tanto na sexta-feira quanto no sábado, haverá música ao vivo no Strike Boliche. E, hoje, a animação ficará por conta de Élvio. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 33312950. FESTA NA COMUNIDADE BOA ESPERANÇA – Amanhã, a Comunidade Boa Esperança, do Ijuí da Linha 8, realizará uma festa com delicioso churrasco ao meio –dia e festejo dançante à tarde. A entrada é franca e a animação será da banda Sete Pecados.

ROTARY CLUB IJUÍ REALIZA CONFERÊNCIA DISTRITAL Desde às 14h de quintafeira, o Roraty Club realiza a 37ª Conferência Distrital. O evento foi aberto com a recepção dos representantes

Mário de Oliveira Antonino e sua esposa, Celma. Na sextafeira, às 15h30, ocorreu a visita ao prefeito e, às 20h, um coquetel de confraternização

ESTAÇÃO DA MATA – Na quarta-feira, dia 26, será inaugurado um novo e impressionante ambiente na Estação da Mata, com clima de Pub, drinks sofisticados e eventos diferenciados. A abertura ficará a carga de Ever & Fael. JANTAR - A patronagem do Grupo de Folclore Chaleira Preta, juntamente com as Invernadas Artísticas, tem a honra de convidar os ijuienses para o Jantar das Invernadas, que será realizado no dia 28 de maio, a partir das 20h30. O cardápio será puchero, saladas e pão. O valor das fichas são R$10,00, para adultos, e R$6,00, para crianças. Após o jantar, haverá fandango com animação do Conjunto Fandangueando. FESTA NO IJUÍ DA LINHA 8 – A EA Produções realizará, no dia 2 de junho, uma grande festa no Ijuí da Linha 8. Serão 8h de festa, sob animação das bandas Legal, Passarela e Estrela Azul, juntamente com a máquina da Profissom. Ingressos antecipados podem ser adquiridos ao valor de R$15,00, com os integrantes da comunidade e nas farmácias São João, Farma G , S u p e r m e r c a d o M o d e l o, O s t e r P n e u s , Agropecuária Santana, Sonia Cabeleireira, Mini Mercado Freitas (Gloria), Vita Farma (Bozano), Farmácia Kadeado (Augusto Pestana) ou na Saga Vídeo (Ajuricaba). DESFILE SHOW – No dia 2 de junho, haverá um Desfile Show em prol da APAE de Ijuí, a partir das 20h. O evento, que ocorrerá no Salão da Afucoper, terá apresentação dos alunos da APAE, desfile e show com Sandro Fogaça. O ingresso é um produto de limpeza.

Gerson Feldmann, presidente da Conferência, e Ricardo Santiago, secretário do Rotary Club

no Chopp Ijuhy. A programação segue neste sábado, a partir da 8h, quando será realizada a abertura oficial da 37ª Conferencia Distrital “Construindo o Futuro”. Na parte da tarde, após o almoço no Parque de Exposições Wanderlei Burmann, será realizado o plantio de árvores e acontecerá alguns eventos na Casa do Produtor. À noite, haverá jantar baile na Sogi. E amanhã, às 8h30, será realizada Missa Solene na Matriz Nossa Senhora da Natividade e almoço, ao meio-dia, no Hotel Vera Cruz.

DESCUBRA A BELEZA DOS DETALHES Uma coleção de acessórios femininos inspirados na mulher moderna. Este é o novo lançamento da

Incógnita, que traz a Ijuí colares, brincos, pulseiras e uma linha de acessórios diferenciados para valorizar a beleza feminina. A produção é das artistas Daisy Barella e Cláudia Caimi, criadoras da marca “Feito Nós”. O evento, que acon-

tece hoje na Incógnita Magazine, comemora o lançamento dos produtos e convida toda a comunidade para prestigiar as novidades durante um coquetel, que acontecerá a partir das 16h, com a presença das artistas.


SÁBADO, 22 de maio de 2010

O REPÓRTER

SOCIAL

15

CASAMENTO

TROCA DE ALIANÇAS

COMEMORAÇÃO

Mônica e Roberto trocaram alianças no dia 17 de abril, em uma linda cerimônia realizada na Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Santana. A equipe de fotografia e filmagem do Estúdio Foto Elis esteve no evento registrando todos os momentos.

No dia 1° de maio, o casal Calebe Arruda e Cristiele Pontes trocaram as alianças em uma linda cerimônia, realizada na casa típica Árabe. Os pais, familiares e amigos testemunharam a felicidade dos noivos. Os registros foram feitos pelo Estúdio Foto Elis

Ontem, João Santana comemorou seus 97 anos. Ele recebeu o carinho de seus 11 filhos, 35 netos, 53 bisnetos e 9 tataranetos.

ANIVERSÁRIO A mãe Juliana de Lima parabeniza a filha Brenda de Lima Camargo pela passagem do seu aniversário de 8 anos. Os dindos Antonio, Elenara Crispim e Neli Crispim homenageiam a afilhada, juntamente com os avós, Solange e Olmiro, a irmã Bruna e o cunhado Alex. A festinha de Brenda ocorrerá na casa dos avós, onde ela receberá seus amigos e familiares.

MENINA SAPECA... Na quinta-feira, a menina Anna Carolina Mazzola comemorou seu aniversário de 10 anos. Seus pais e irmã lhe desejam toda a felicidade, e que ela continue sendo essa menina sapeca que é. Menina sapeca levada e arteira cheia de esperança dentro de si alma livre e jeito de boneca sempre alegre bela e faceira minha linda e inquieta moleca feita de vida e ternura desordeira.

ANIVERSÁRIO

Amanhã, Edite Lopes completará mais um ano de vida. Ela recebe os parabéns, desde já, do seu esposo, Hélio, de seus filhos, Silvia e Cássio, do genro Dante Thomé da Cruz e da neta Valentina.


16

SÁBADO, 22 de maio de 2010

SAÚDE

O REPÓRTER

Por Drica Morais

Diabetes é tratado como epidemia

com Brust, a questão genética está, sim, presente no diabetes tipo 2, mas a ambiental também contribui para o surgimento da doença crônica. “Por isso, torna-se importante o comprometimento da família que tem um diabético com todos os aspectos de prevenção de novos casos”, diz. O médico salienta que simples exames de sangue podem fazer o diagnóstico da doença.

De acordo com endocrinologista, a disseminação do diabetes se deve às mudanças no estilo de vida das pessoas e, principalmente, à procura por uma alimentação rápida, como os fast-foods

S

im, é cada vez maior o número de pessoas, em todo o mundo, com diabetes mellitus – um problema de saúde caracterizado pelo aumento dos níveis de glicose (açúcar) no sangue. E, de acordo com o endocrinologista Jorge Brust, a epidemia que vemos atualmente é resultado das mudanças no estilo de vida das pessoas, como o uso de tecnologias que permitem fazer muitas coisas sem nenhum esforço e a oferta, nunca antes vista, de alimentos com preços acessíveis. “Claro que as crianças são as principais vítimas destas mudanças, principalmente porque ainda temos a cultura das gerações

Sintomas, tipos e tratamento Segundo Brust, os hábitos de vida são uma questão de educação, que é uma função familiar anteriores, de acreditar que para os pequenos tudo é bom e que eles devem aproveitar tudo o que os pais não tiveram. E o pior: a obesidade na infância não é considerada importante”, explica o médico. Para se ter uma ideia, antigamente, o diabetes tipo 2 era conhecido por atingir apenas adultos e, sobretudo, idosos. “Mas, hoje, o mal atinge crianças e adolescentes obesos, principalmente quando se têm casos do problema na família”, completa Brust.

De acordo com o endocrinologista, o diabetes tipo 2 tornou-se comum em crianças devido à presença da obesidade, do sedentarismo e da alimentação inadequada, rica em gorduras, açucares e amidos refinados – e, consequentemente, pobre em fibras, saladas e frutas. Um exemplo? Os fast foods. “Os hábitos de vida, na maioria das vezes, são uma questão de educação, que é primordialmente uma função familiar”, explica o médico. De acordo

Existem, basicamente, dois tipos de diabetes mellitus. O primeiro, chamado de tipo 1, geralmente inicia antes dos 18 anos de idade e surge por destruição das células do pâncreas que fabricam a insulina, obrigando a repor esse hormônio para reequilibrar o organismo. O outro é o tipo 2, que tem como a principal causa o excesso de ingestão de calorias e o pequeno gasto calórico, que cria uma sobrecarga no pâncreas e a resistência contra o trabalho da insulina. Geralmente, o tipo 2 afeta adultos com mais de 35 anos de idade. “Mas há,

também, outros tipos de diabetes, como o que ocorre na gravidez e durante algumas doenças ou uso de medicamentos”, completa Brust. Segundo o médico, os pais podem perceber os sinais indicativos de que seu filho é portador de diabetes. Por exemplo: no caso do tipo 1, o quadro clássico é do início agudo, com aumento do volume de urina, sede excessiva, fome e perda de peso. No caso do diabetes tipo 2, deve-se pesquisar, nos casos de obesidade, os exames de rotina. O tratamento, tanto para crianças quanto para adultos, é feito através de insulinas, no diabetes tipo 1. No tipo 2, com medicamentos orais e, às vezes, com insulina. “O fato é que todos devem manter um estilo de vida saudável, com dieta balanceada e atividade física diária”, ressalta Brust. A doença, quando não tratada, principalmente nos primeiros anos, traz prejuízos às funções do organismo em longo prazo. O diabetes, como lembra o endocrinologista, é um dos maiores fatores de risco para desenvolver doenças cardíacas.

CMYK


SÁBADO, 22 de maio de 2010

DIVERSOS PRECISA-SE DE MARCENEIRO, com experiência e preferencialmente aposentado. Tratar fone: (55) 9919.9698. COMPRO RODAS originais do Fiat Marea, modelo gota. Tratar: 9938.9471. TÉCNICA EM ENFERMAGEM, cuida de pessoas enfermas e internadas em hospital no turno da noite. Interessados tratar com Ana no fone: (55) 8124.5883. VENDE-SE uma lavagem de carro. Ótima localização e boa clientela. Av. 21 de abril a 50m do leão das tintas, preço a combinar. Fone 9915.3127 ou 9178.8362. VENDE-SE MÁQUINA de costurar sacos, com nota e garantia de um ano. Valor: 820,00. Tratar no 8111.8888. VENDE-SE COM URGÊNCIA uma linda charrete, com viação animal. Toda pintada e reformada, em ótimo estado. Não perca essa. Peça rara. Fone: 9143.1664. VENDE-SE UMA LANCHERIA equipada e com clientela formada. Motivo: outros negócios. Tratar no 9107.5539. EMPRÊGO: Trabalhe em casa respondendo cartas,

vagas limitadas, ambos os sexos, sem experiência, ensinamos o serviço para trabalhar em casa com produção de mala direta, respondendo, envelopando e etiquetando impressos informativos. Não é vendas. Única empresa nacional no segmento há 4 anos, com ganhos de R$ 500,00 à R$ 2.000,00 + produção. Interessados ligar para (55) 8439.8521, com Cláudio. TECH ART - ADESIVOS EM RECORTE E DECORAÇÃO DE VITRINES COM ADESIVOS! Decore a sua vitrine para Outono/Inverno, Dia das Mães, Promoções, Liquidação, Aniversário, etc.. Projeto sem custo e orçamento sem compromisso. Contate (55) 9954.5246. SENHORA de 50 anos de idade se oferece para trabalhar como empregada doméstica. Contatar com Maria de Fátima no 8425.9223. CONFECÇÃO E DIGITAÇÃO DE TRABALHOS EM GERAL. Faço e digito trabalhos, resumos, apostilas, contratos, procurações, currículos, etc. Busca e entrega, com rapidez, agilidade e qualidade. 12 anos de experiência comprovada. Fones 9969.0936 ou 9134.4184. CABRAS BOER. Vendo excelentes novilhas (matrizes). Tratar (55) 9951.4868.

CLASSIFICADOS

VEÍCULOS VENDE-SE BELINA 79/80 vermelha, no valor de R$ 3000,00. IPVA 2010 pago. Interessados tratar com Adriano no fone 9102.9172. VENDE-SE MOTO FAZER, 250cc Ano/Modelo 2008 com 7.000 Km - IMPECÁVEL -2ºDONO! Fones para contato: 9974.7986 / 9933.8717 VENDE-SE um FORD 350, ano 2002, com baú. Interessados tratar no fone 3331.7100. VENDE-SE uma Biz, ano 2006, preta com 12.000km rodados. Valor R$ 4.200,00. Tratar 9622.8778. VENDE-SE VECTRA CD, branco, ano 95, placa ICJ8176, completo, cambio automático, teto solar, roda, pneus quase novos, revisado, 2º proprietário. Preço: R$ 12000,00 + 5x de R$ 594,00. Tratar fone: 3331.1396, 9963.1111 ou 9978.1806. VENDE-SE UM TRATOR Valmet 885, com Multi Torque, ano 91, em bom estado. Interessados tratar no fone: 9622.7746. VENDE-SE FUSCA, ano 80, em ótimo estado. Preço de barbada. Interessados tratar no fone: 9167.8543.

VENDE-SE AUDI A3, ano 2001, completo, excelente estado. Aceita-se troca. Tratar com Rogério no fone 9658.0638. VENDE-SE: ou troca-se por carro de menor valor, caminhonete Mistbishi L-200, Vermelha, cabine dupla, 4x4, ano 1995. Aceita-se proposta. Fone: 84438955. VENDE-SE FIORINO 1.5, Ano 95, Motor novo. Placa IEB8385. Valor R$ 11.000,00. Tratar no 3332.7384. (Prodan Informática), 9971.9678 com Marcelo ou 9925.0665 com Evandro. VENDE-SE GOL 1.0, Ano 96, Motor novo. Placa CBY-4672. Valor: R$ 11.000,00. Tratar no 3332.7384 (Prodan Informática), 9971-9678 com Marcelo ou 9925.0665 com Evandro. VENDE-SE UNO 1.0, FireFlex, Ano 2006, Ar Condicionado. Placa INB-4926. Valor: RS 18.000,00. Tratar no 3332.7384 , 9971.9678 ou 9925.0665 com Evandro. MOTO KANSAS DAFRA, 250 cc. modelo Custom, ano 2009. Placa IRM-4560, IPVA pago. Contatar 3332.5241. VENDE-SE BIZ, ano 2000, verde, em ótimo estado. Entrada de R$ 800,00 mais R$ 2.000,00 em materiais de construção. Fone: (55) 9189.4805.

O REPÓRTER

17


18

O REPÓRTER

CLASSIFICADOS

SÁBADO, 22 de maio 2010

VEÍCULOS VENDE-SE FIAT PRÊMIO, cor prata, ano 1986. R$ 3.500,00. Tratar: (55) 9136.3800. VENDO MOTO DAFRA, 100 cilindradas, vermelha, 0km. Valor: R$ 2.200,00 Placa: IQS.8292. Interessados contatar no 9133.9709. VENDE-SE UNO Fire básico,2005-2005, valor: R$ 16.000,00. Tratar fone 9101.7293. VENDE-SE VECTRA 98, 2.0, completo, valor: R$ 22.000,00.Tratar fone 9101.7293. VENDE-SE GOL Power, 1.6, 8 válvulas, ar cond e direção hidráulica. Flex, 2005-2005. Valor: R$ 22.000,00. Tratar fone 9101.7293. VENDE-SE FUSCA, ano 80. Cor bege, freios dianteiros a fazer, assoalho direito a fazer, bom de lataria, parte elétrica, caixa e motor. Documentos em dia. Valor: R$ 2.600,00. Vende-se Chevette ano 82. Fone pra contato: 8413.4849. VENDO CLIO SEDAN, 06, 1.6, 16v, flex, verde, série esp. AR, AQ, AL, DH, VE, TE, RE, RLL, 2 AIR BAG, farol, CD, som volante, IPVA pago, pneus novos, revisado. Contato: 3332.4065 ou 8112.3572. Falar com Luciano.

CMYK


SÁBADO, 22 de maio de 2010

CLASSIFICADOS

IMÓVEIS

ALUGA-SE APARTAMENTO, no centro, sem garagem. Interessados tratar no fone: 9163.3930. VENDE-SE um terreno localizado no bairro Assis Brasil, próximo a Igreja Cristo Rei e ao colégio IMEAB. No valor de R$ 60.000,00. Tratar 9622.8778. VENDE-SE um terreno de meio hectar, na BR 285, na entrada do Parque de Exposições, para fins comerciais. Tratar 9622.8778. ALUGA-SE SALA para consultório médico. Rua Treze de Maio, 145, junto a Odontomed. Tratar 3331-1814. ALUGA-SE APARTAMENTO no Bela Vista. Trata fone 3332.4114 ou 9906.9333. VENDE-SE UMA CASA e alvenaria com 4 dorm., sala, cozinha, dispensa, lavanderia, 2 banheiros, garagem p/ 2 carros com 142,50 m², terreno 19x20 de esquina. Rua Artur Fucks, 361 no Bairro Jardim. Pode ser financiada pela C.E.F Interessados contatar pelo fone (55)9965.9317 ou (55)8434.6685. VENDO 48 hectares de terra com possibilidade de 120 hectares para arrendo. Excelente sede com acesso asfaltado, situado às margens da BR 185, Caibaté. Contato 9998.8287. VENDE-SE 8 HECTARES de terra. Contém um açude de 1 hectar, casa material com água de poço artesiano, galpão, chiqueiro, luz e força. Valor: 130.000,00 Interessados tratar no 9983.8383. VENDO CASA no bairro Modelo, no valor de R$ 90.000,00. Aceito troca. Interessados contatar pelo 9171.3653. TROCA-SE uma casa de alvenaria de seis peças, no bairro Getúlio Vargas, por outra

casa em outro bairro. Maiores informações no telefone 8445.9327. VENDE-SE ou TROCA-SE. 1 casa de alvenaria sem teto. AV. Padre Antônio Kuber nº 10. Fone para contato: 8436.8378. VENDO UMA CASA mista, na Rua Jorge leopoldo Weber, bairro Assis Brasil. A 150 metros da nova sede administrativa do Demei. Valor: R$55.000 Tratar fone 9115.0031. VENDE-SE UMA ÁREA DE TERRA de meio hectare, situada na entrada do Parque de Exposições Wanderley Burmann, no trevo. Tratar no fone 9622.8778. VENDO: uma casa mista na Rua Jorge Leopoldo Weber, Bairro Assis Brasil, a 150 metros da nova Sede Administrativa do DEMEI. Valor R$ 55.000,00. Tratar pelo telefone 9115.0031. VENDE-SE CASA de alvenaria com 106m², possui

sala comercial de 56m² e um terreno de 15X30m². A casa tem churrasqueira, o terreno cercado e grades nas janelas para uma melhor segurança. Está localizada na Rua Marcos Bresolin, nº 19, Bairro Getúlio Vargas. Valor: R$35.000,00, recebe carro de até R$10.000,00. Tratar no fone: 9656.5385. VENDE-SE: 8 hectares de terra localizado no Barreiro,

interior de Ijuí. Tendo casa de material, galpão, chiqueiro, água de poço artesiano, 1 açude de 1 hectar e luz trifásica na área. Valor R$130.000,00. Interessados tratar no fone: 9983.8383. VENDO Apartamento Res. Três Figueiras, 1 dormit., 6º piso. Sol Norte. Inteiro e Liberado. Ótimo investimento e renda. Tratar 9963.1413 ou 9948.5367

O REPÓRTER

19


20

SÁBADO, 22 de maio de 2010

REGIÃO

O REPÓRTER

Por Talita Mazzola

Panambi

Escola Municipal Costa e Silva terá um computador por aluno Alunos são beneficiados pelo programa do Governo Federal “Um Computador por Aluno”

para os alunos. Cada aluno da escola deverá receber um computador. Para viabilizar o uso dos equipamentos, o prefeito Miguel Schmitt-Prym, e a

secretária de Educação, Elenir Winck, já determinaram as adequações da rede de energia elétrica da escola, para a ligação dos aparelhos.

Nova Ramada

Município renova frota do Executivo A partir de uma proposta discutida com a comunidade na elaboração do PPA 2009/2013, foi adquirido para o município dois veículos Logan ano/modelo 2010. Um veículo será usado junto a Secretaria

Municipal de Administração para o uso das compras municipais, e o outro será entregue a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. Os bens substituídos serão encaminhados para leilão.

A

Escola Municipal Costa e Silva, do Bairro Arco Íris de Panambi, é uma das quatro escolas municipais de todo o Estado do Rio Grande do Sul, contempladas pelo Governo Federal no Programa “Um Computador por Aluno”. A Coordenadora de Informática da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, recebeu,na última semana, 573 Net-books que são mini-computadores contendo todos os recursos de outras máquinas maiores, constituindo-se de uma excelente ferramenta de aprendizado

Alunos da Escola Costa e Silva receberão um computador cada

Nova Ramada renova frota de veículos do Executivo

Augusto Pestana

Ajuricaba

Fenape promove primeiro encontro Provas do Concurso Público serão realizadas hoje A prefeitura de Augusto bino Mattes Filho, 242, com para identificação, munidos da de carros antigos Pestana realiza hoje as pro- início às 14h e término às ficha de inscrição, carteira de No dia 30 de maio, durante a programação da 9ª Fenape, acontece o primeiro encontro de carros antigos de Ajuricaba. O evento tem início às 10h, no Parque da Feira, junto ao Clube 29 de Maio. Cada participante receberá como brinde uma camiseta personalizada do evento e almoço

no restaurante, onde serão oferecidos pratos da culinária típica do município, com mais de 20 pratos a base de peixe. Premiação: A premiação será um troféu para o carro mais antigo; o mais original; o colecionador com maior número de veículos e o veículo mais cobiçado.

Tupanciretã

Expotupã abre oficialmente no dia 29 de maio O Sindicato Rural de Tupanciretã, Jari e Quevedos, e a Associação Cultural Raul Bopp, juntamente com a comissão organizadora, convidam para a abertura oficial da 55ª Expotupã e da 6ª Expocultura, às 14 horas do dia 29 de maio, no Parque de Exposições Coronel Marcial Terra. Paralelo a esse evento tão importante para Tupanciretã, acontece, no dia 28 de maio, o Fórum sobre Legislação Ambiental”, às 10h no Salão Nobre do Sindicato Rural, dentro da programação da 55˚ Expotupã. Na oportunidade, três painelistas abordando questões atuais e pertinentes a todos nós, quais sejam a proposta de legislação ambiental estadual (a cargo do Dep. Edson Brum – presidente da Comissão de Agricultura e

Pecuária da Assembléia Legislativa RS); a relevância da questão das Bacias Hidrográficas inseridas na atividade rural (a cargo de José Alberto Pinheiro Vieira, Membro da Comissão Provisória da Bacia Hidrográfica U-40 Rio Piratinim) e abordagem sobre Gerenciamento e Supervisão de Serviços Técnicos Especializados na área de Topografia e georreferenciamento de Imóveis Rurais (Eng.Agr. Alberto M. Toniolo Lorenzi). O objetivo é, através do evento, oportunizar mais conhecimento aos agentes formadores de opinião, técnicos, produtores, advogados, contadores e interessados em geral, sobre esses importantes assuntos que estão na pauta atual e que demandam a atuação de todos nós interessados em permanecermos dentro da lei e interagindo com ela.

vas do Concurso Público nº 001/2010. As provas serão realizadas Colégio Estadual José Lange, sito na Rua Al-

17h. Os candidatos deverão estar presentes no local, no mínimo trinta minutos antes do horário de início da prova,

identidade ou carteira de trabalho, caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto e borracha.

Guarani das Missões

Município realiza a 9ª Polfest No dia 27 de maio tem início a 9ª Polfest – Festa Típica Polonesa no município de Guarani das Missões. O município tem a Polfest como um grande evento de ênfase sobre as oito edições anteriores e segundo o presidente da Feira, Lucimar Fastowski. “Almejamos um público em torno de 20 a 25 mil pessoas” diz. O presidente da Feira explicou à Rádio Repórter que estão com uma vasta programação e o Parque está todo organizado para receber qualificadamente todo o público que se fará presente do evento. Liziane, soberana da festa salientou que a 9ª Polfest busca resgatar o artesanato típico Polonês, enfatizar os shows folclóricos, a regilioa=sidade, a gastronomia e os cânticos antigos da tradição polonesa. Acontece na Feira ainda, o Encontro Rio grande Jovem, onde reúnem-se vários jovens do Estado. Este é um encontro realizado pela Emater Estadual. No dia 28 de maio, acontece o desfile étnico cultural demonstrando

a formação guaraniense. Na gastronomia serão oferecidos muitos pratos típicos poloneses nos restaurantes do parque. Acontece ainda, a Santa Missa que é realizada para demonstrar a fé do povo através de um casamento polonês, que é um espetáculo encenado para relembrar os costumes. Haverá, também, o Show com

Soberanas visitam Ijuí para divulgar 9ª Polfest

Padre André e Grupo Ágape, de Curitiba. Durante a Feira acontecerão várias apresentações artísticas de grupos folclóricos da região e vindos do Paraná e Argentina que irão encantar os visitantes, juntamente com o Grupo de Dança Polonesa Águia Branca, de Guarani das Missões.


SÁBADO, 22 de maio de 2010

EDUCAÇÃO

O REPÓRTER

21

Por Talita Mazzola

E.T.E 25 de Julho: educar e qualificar para o mercado de trabalho continuar as aulas”, diz. A Escola 25 de Julho tem hoje 14 salas de aula utilizadas pelo Médio e Fundamental quanto a laboratórios, são um total de 29, somando os 4 cursos técnicos, Ensino Médio e Técnico. Destes 29 laboratórios, 9 são de informática.

No ano em que completa 50 anos de criação, a Escola Técnica Estadual 25 de Julho mostra que continua preocupada em cumprir sua missão de educar e qualificar seus alunos

Credibilidade com empresas do ramo da Indústria

C

onstituído de duas séries de Ensino Fundamental, Ensino Médio e, seu foco, Educação Técnica Profissional, a Escola 25 de Julho adotou por missão, desde sua criação, 17 de novembro de 1960, a qualificação e educação de seus alunos de forma que pudessem os preparar, da melhor maneira, para o mercado de trabalho. “São 26 turmas entre manhã e tarde, além das noite, e temos 4 cursos de Educação Profissional que são Eletrotécnica, Mecânica, Gerenciamento em Sistemas de Informação – Informática, e o curso técnico em Madeira Mobiliária. É um total de 72 turmas, 2.100 alunos e cerca de 130 professores e funcionários” conta o diretor Raimar Kuhn. A Educação Profissional ini-

Escola 25 de Julho prima pela qualificação educacional e profissional ciou na escola no ano de 1974 A coordenadora pedagóe desde então, assumiu um gica do curso profissional lugar de destaque no cenário Enedina Casalini afirma que regional. O diretor explica que “a vantagem é que a partir todos os anos a escola realiza do momento que eles têm a um processo seletivo para qualificação eles pagam a sua o ingresso no Ensino Médio universidade”. e Técnico. “Nós tivemos, no A escola mantém ainda atiano passado, 1.318 candida- vidades extracurriculares para tos para 275 vagas. Este ano, os alunos. Todos os dias das em função de outros cursos 17h30 às 19h, conforme Raimar criados, a procura reduziu um tem um grupo de alunos que pouco, ficando em torno de participa de aulas de capoeira. mil e duzentos. Mas a procura “Tínhamos também oficinas de é bem grande dependendo do música, teatro e dança, mas turno, dependendo do curso agora está um pouco deficiente tem muitos candidatos. Houve em função da professora que um ano em que chegou a ter 12 ministrava as aulas ter se apocandidatos por vaga em deter- sentado e não terem destinado minado curso”, afirma. nenhum outro professor para

Ceap realiza conquistas no futsal e na língua alemã O Torneio Início ONASE de Futsal nas categorias Infantil e Infanto disputado na Setrem em Três de Maio reuniu escolas da Rede Sinodal da região. Nas duas categorias, além do Setrem, que sediou os jogos, participaram o Ceap, Da Paz de Santa Rosa, Rui Barbosa de Carazinho, Rui Barbosa de Giruá, Rui Barbosa de Ibirubá e Frederico Logemann de Horizontina. Na categoria Infanto a equipe do Ceap, treinada pelo professor Paulo Wissmann, ficou campeã, vencendo nos pênaltis, depois de empate em 3 x 3 no tempo

normal, à equipe de Giruá. Além do Ceap em 1º e Rui Barbosa de Giruá em 2º, o Infanto teve o Frederico Logemann de Horizontina em 3º. No Infantil a equipe do Da Paz, de Santa Rosa, ficou com o 1º lugar, com o Frederico Logemann em 2º e o Ceap, que viajou com apenas cinco atletas, em 3º. Os alunos do Ceap não brilharam só no futsal, eles conquistaram boa colocação no Concurso Regional de Leitura em Língua Alemã realizado em São Paulo das Missões. A professora Marlene Mueller

acompanhou os alunos Bernardo Pfeiffer Schneider e Jordana Rambo da 8ª série e Anna Bettina Altmeier e Traudy de Quadros Friske da 3ª série do Ensino Médio. Ao todo foram 32 alunos participantes representando 11 escolas da região que trabalham em seus currículos com a Língua Alemã. Na categoria “Língua estrangeira” para o Ensino Médio, a aluna Anna Betina Altmeier ficou em 2º lugar. Já a aluna Traudy de Quadros Friske conquistou o 2º lugar na categoria “Alemão com segunda língua”.

O conceito que as empresas têm da Escola 25 de Julho assim como a confiança na escola, é provado pela grande procura por técnicos formados por aqui. “Eles sabem que o aluno que se forma aqui vai para a empresa e dá conta do recado, é claro que nossos alunos não sabem tudo, ele vai passar por um processo de qualificação dentro da empresa, dentro da sua área de atuação. Dentro da área da Indústria, nós queremos abrir novos cursos, mas o problema hoje é a dificuldade de espaço”, salienta. Investimento e sonho Nós recebemos no mês passado R$73 mil para ser investido na Educação Profissional. Esse dinheiro foi investido na

compra de equipamentos dos quatro cursos. “Foi comprado um torno mecânico universal no valor de R$ 27 mil, 20 computadores, equipamentos eletroeletrônicos e equipamentos para marcenaria. Então os quatro cursos foram contemplados com esse dinheiro que foi ganho através do PPP do Governo do Estado no ano de 2008”, explica o diretor. Raimar explica que existe um projeto que há anos está sendo solicitado, em nível de estado, para tornar a escola um Centro Tecnológico. São mais de 10 anos que a escola batalha em busca do projeto. “Entra governo e sai governo, terminam os prazos e as coisas não acontecem. Agora, o governo atual está sinalizando para a criação de centros de referência de educação profissional no Rio Grande do Sul aos moldes dos centros de referência do governo federal. Nós temos indícios e promessas de que vai ser criado aqui no Município um desses centros e será na Escola 25 de Julho. O superintendente já visitou três vezes nossa escola e recebemos várias promessas, agora estamos no aguardo de que isso realmente se efetive”, diz.

Idioma Espanhol é exercitado por estudantes da Setrem na Argentina e Paraguai Os estudantes de língua espanhola da Setrem realizaram uma viagem de estudos à Argentina (Oberá e Posadas) e Paraguai (Encarnación) este mês. O objetivo foi testar o

Alunos praticam idioma em países vizinhos

vocabulário aprendido em sala de aula em ambientes como: hotel, restaurante, lojas, sorveteria, supermercado, entre outros. Conforme a professora Ana Claúdia Leite, esta imersão na língua estrangeira é muito importante. “Ao experimentar a fala, a leitura, a escrita, a interpretação e a escuta, o estudante precisa colocar a prova todo o vocabulário e gramática sistematizados e é neste momento que descobre o que de fato apreendeu”, revela.

URI completou 18 anos de história na quarta-feira Modelo multicampi (campus em Erechim, Frederico Westphalen, Santo Ângelo e Santiago, e extensões em Cerro Largo e São Luiz Gonzaga), a URI congrega o conhecimento e a diversidade cultural, constituindo-se em um projeto institucional que assume o desenvolvimento pleno e integral da população das duas regiões onde está enraizada. Como Universidade Comunitária, nesses 18 anos de história, coloca a cooperação e a solidariedade como marcas que semeia na sociedade regional, contribuindo, de forma decisiva,

para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde possui campi e oferece seus serviços. A atuação da universidade abrange mais de uma centena de municípios, onde vivem cerca de um milhão de pessoas. A URI estabeleceu como meta em seus 18 anos, formar pessoas qualificadas para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Para tanto, busca oferecer a sua comunidade estudantil uma formação profissional básica de qualidade, desenvolvendo compe-

tências e habilidades através da articulação entre teoria e prática, garantindo formação humanística e propiciando condições que permitam ao aluno aprender a aprender e a pensar de forma independente e crítica. Outro fator importante destacado ao longo dos anos pela URI, são os trabalhos de pesquisa e extensão com os alunos, onde são proporcionadas oportunidades para aprofundar o ensino dos alunos e proporcionar benefícios a universidade.

URI de Santo Ângelo completou 18 anos de história


22

SÁBADO, 22 de maio de 2010

GERAL

O REPÓRTER

Por Talita Mazzola

O que é, afinal, qualificação profissional? Com tantas vagas no mercado de trabalho é difícil entender porque ainda existem tantos desempregados. Qualificação é o que exigem os contratantes. Mas, afinal, o que é ser qualificado? É apenas ter um diploma atestando a técnica?

O

ministro do trabalho, Carlos Lupi, pronunciou na última semana que, apesar de que em abril tenha acontecido uma geração recorde de empregos e da previsão de criação de 2,5 milhões de vagas em 2010, a falta de qualificação ameaça o crescimento do número de postos de trabalho formais em todo o país. Segundo Lupi, a falta de qualificação é o grande gargalo da geração de empregos no país e atinge principalmente setores como a construção civil e os serviços. Mas então

Priorizar a qualificação constante através de cursos e informação sobre sua área é o diferencial o que é, afinal, qualificação? A básicas e indispensáveis como, psicóloga clínica e organizacio- por exemplo, o domínio da nal e especialista em gestão de informática e de uma língua espessoas, Sônia Arriens Cassel, trangeira. Outro fator de suma destacou alguns pontos impor- importância, segundo a psicólotantes que devem ser levados ga, é a inteligência emocional e a em consideração para os que capacidade de comunicação. “É estão tentando uma colocação indispensável que o profissional no mercado de trabalho. tenha uma comunicação bem Conforme Sônia, hoje as estabelecida tanto no ambiente empresas estão exigindo de interno quanto externo da emseus funcionários, além da qua- presa. Manter bons relacionalificação técnica propriamente mentos e saber lidar com suas dita, conceitos e qualificações emoções e responsabilidades

Andamento de vacinação no interior está surpreendendo, segundo Stumm Conforme o veterinário da Inspetoria Veterinária Regional, José Emílio Stumm, o andamento da vacinação contra a febre aftosa no interior vem surpreendendo, especialmente pela procura dos produtores. “Todas as propriedades na área de risco já tiveram seu gado vacinado, o pessoal está conseguindo dar uma boa adiantada”, confirmou. De acordo com Stumm, Ijuí tem previsão para terminar a

vacinação no interior na terçafeira e então seguirá para outros municípios com previsão de término no dia dois de junho, aguardando a autorização de Porto Alegre para saber se haverá prorrogação no prazo. “Cabe ressaltar, que o produtor tem a liberdade de procurar a Inspetoria e solicitar a vacinação, outras localidades da região também estão tendo uma boa demanda na procura pela vacinação”, diz.

Esse é o primeiro ano em que a vacinação acontece no mês de maio, o que, segundo Stumm, tem sido bastante elogiado pelos produtores. “É um período onde não está acontecendo nada no campo, o tempo é frio o que ajuda na conservação da vacina e no manejo do gado. Esses fatores têm sido fundamentais para o bom andamento da vacinação e tirado elogios dos produtores”, confirma.

Inscrições para vestibular de inverno abrem dia 1º de junho na URI A partir do dia 1º de junho, os interessados em prestar Vestibular de Inverno da Universidade Regional Integrada - URI, poderão realizar suas inscrições. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de julho pelo site www.vestibular.uri.br ou no protocolo da própria instituição. O campus santo-angelense oferece nesse processo seletivo, os seguintes cursos: Direito

(curso noturno) – com 60 vagas disponíveis, Administração com 60 vagas disponíveis, Letras na área de Português/ Espanhol com 30 vagas disponíveis. Além destas,serão oferecidas mais vagas remanescentes nos cursos de Ciências Contábeis, Educação Física, História e Letras nas áreas de Português/Inglês. A prova única será aplicada no dia 11 de julho, a partir das

8 horas. A prova será composta de questões nas áreas de língua portuguesa, literatura, redação, língua estrangeira, física, química, biologia, matemática, geografia e história. Os candidatos que tiverem idade igual ou superior a 35 anos irão realizar uma prova especial de redação com questões de interpretação. Estes alunos concorrem a 5% das vagas de cada curso oferecido pela universidade.

tem sido constantemente exigido dos funcionários que pretendem uma boa colocação no mercado de trabalho”, diz. A preocupação com o que o candidato tem a oferecer à empresa, e não o que ele espera desta, é outro destaque na colocação de mercado. De acordo com Sônia, hoje o candidato à colocação espera benefícios sem apresentar suas qualidades e qualificações para conseguir uma boa colocação no mercado. “A iniciativa é fundamental. O profissional que toma iniciativa é visto, desde o início, com bons olhos pelo mercado de trabalho. Não esperar um comando e tomar atitudes que partam de iniciativa própria é um grande ponto a favor da qualificação. Entretanto, para manter-se focado é importante que o profissional seja altamente atualizado em sua área de atuação, independente de qual seja, para isso a leitura constante de artigos, livros, dentre outras mídias que auxiliem na qualificação e informação para um profissional preparado para as inovações do mercado é fundamental”,

explica. Sônia comenta que, sobretudo, o amor pela profissão e a paixão pelo trabalho que exerce é que faz do profissional um potencial qualificado para ocupar as vagas no mercado de trabalho. “A paixão pelo que se faz traz ganhos não somente para o profissional que estará recebendo por algo que gosta de fazer, mas também para a empresa, que terá um funcionário que lhe rende um trabalho altamente qualificado em todos os aspectos”, afirma e conclui salientando que a priorização é a chave do sucesso do profissional qualificado de mercado. “A busca e o investimento na qualificação pessoal para sua área de atuação, seja através de cursos, leituras ou demais capacitações é o que o mercado de trabalho procura em um profissional. Esse investimento na carreira profissional pode fazer com que algumas outras coisas fiquem como prioridades secundárias, entretanto, o respaldo trazido por esse investimento na carreira é significativo”, finaliza.

Pós-graduação em Pedagogia em Tecnologias Interativas Com o advento das novas tecnologias nas escolas e universidades o mestre-transmissor de conteúdos não mais sobrevive. As aprendizagens passam a ser desenvolvidas através de tecnologias interativas mais completas, abrangentes e dinâmicas. Cabe ao pedagogo estabelecer a conexão entre as tecnologias/ professor/conteúdo/aluno, promovendo a interação e a constituição de comunidades de aprendizagens, onde os alunos trabalham, se comunicam e aprendem em grupo. Essas tecnologias de informação e comunicação são introduzidas no contexto educacional, viabilizando maior contextualização e acesso aos saberes das diferentes áreas do conhecimento. O pedagogo especialista em tecnologias interativas será um facilitador na comunicação, transmissão, emissão de mensagens para diferentes públicos, através de competências profissionais que lhe permitem optar por diferentes ferramentas tecnológicas para veicular conteúdo, seja vídeo interativo, televisão, rádio, internet, jornal e outros.

Para você que busca uma nova oportunidade de atuação, a Uníntese está com inscrições abertas para o curso de Pós-graduação em Pedagogia, em Ijuí, nas seguintes especialidades: Pedagogia Social, Pedagogia Empresarial, Pedagogia Hospitalar/da Saúde e Pedagogia em Tecnologias Interativas. Inscrições abertas para de Curso Psicopedagogia e Educação Infantil A Uníntese, em parceria com o Centro de Formação Espaço Interdisciplinar de Ijuí, também está com inscrições abertas dos cursos de Educação Infantil, Libras e Psicopedagogia nas ênfases Institucional, Clínica e Ludoterápica. Os cursos são reconhecido pelo MEC e as inscrições podem ser feitas no Centro de Formação Espaço Interdisciplinar, na rua Benjamim Constante, 790, fone 55 3332 8356, e-mail espacointerdisciplinar.ijui@hotmail.com, pelo site www.unintese.com. br ou atendimento@unintese. com.br.


SÁBADO, 22 de maio de 2010

MEIO AMBIENTE

O REPÓRTER

23

Por Estefania Vieira Linhares

Município articula criação de centro de triagem para lixo eletrônico A primeira estimativa prévia é de que se tenha armazenado cerca de 5 toneladas de lixo eletrônico nas empresas do Município

A

Secretaria de Meio Ambiente tem sido procurada por empresas prestadoras de serviços tecnológicos, eletrônicos e eletroeletrônicos para esclarecimentos sobre a destinação correta desses materiais. O secretário de Meio Ambiente Osório Lucchese esclareceu em entrevista ao Programa Repórter na Tarde que não podem ser descartado num aterro normal. Eles precisam ser reciclados e descartados, porém boa parte desse material possui quantidades de componentes que são relativamente tóxicos. Osório Lucchese explica que a Secretaria possui a proposta de produzir uma ação específica para descarte e armazenamento desses tipos de resíduos. Foi contatada com uma empresa de Porto Alegre para acertar uma parceria para desativar os produtos tóxicos. A Secretaria está realizando um levantamento junto a algumas empresas de Ijuí para se ter uma noção de materiais que se tem para descarte. “Estamos percebendo que tem empresas que possuem 5 toneladas de resíduos tecnológicos

Osório Lucchese explica sobre o projeto de destinação de resíduos eletrônicos empilhados dentro de seus galpões de armazenagem. A ideia é fazer um processo de separação e de organização desse material todo, mas para isso se terá que fazer os ajustes com as empresas”, destaca Osório. O Município pode auxiliar no processo de regularização e regulamentação da destinação, porém é necessário que se articule com as empresas e as associações de catadores para que se busque um mecanismo de gestão. A partir dessa etapa, pode se fazer um processo de triagem e encaminhar o material para reciclagem. Porém, para aquele material que precisa ser desativado por uma empresa especializada, por apresentar risco ao ambiente de modo mais incisivo devido aos contaminantes,

terá de ser feito paralelamente um processo. A previsão é que em duas semanas ocorra uma reunião entre as entidades envolvidas. A proposta é que os catadores consigam fazer a triagem, a separação e a organização desse material por blocos e tipos de equipamentos para facilitar o recebimento desse material. “O nosso objetivo, enquanto Poder Executivo, é ajudar a dinamizar esse processo, para que consigamos, minimante, estabelecer um prazo de algumas semanas para procurar operacionalizar”, ressalta Osório. No entanto, para viabilizar esse projeto é necessário arrumar um pequeno depósito onde se possa instalar essa central de triagem, e posteriormente remeter esse material reciclável para os grandes centros.

Um vazamento de óleo não é algo que se limpe. Na maior parte dos casos, os remanescentes desses desastres ambientais se dispersam, diluem, são queimados ou afundam e ficam à espera de, em algum momento, voltar à tona e causar seus estragos. O caso da recente explosão seguida de vazamento da plataforma de petróleo Deepwater Horizon, no Golfo do México, ocorrida no último dia 20 de abril, expõe as sérias deficiências do modelo petrolífero do qual somos dependentes. Local de reprodução de várias espécies de mamíferos, aves e peixes, alguns em perigo de extinção, o Golfo do México e a costa da Louisiana estão banhadas em óleo. As primeiras aves com o corpo coberto de óleo foram encon-

tradas na costa da Louisiana, onde a mancha de óleo chega à metade do tamanho do estado de Sergipe. O acontecimento, temido tanto pelas autoridades americanas, quanto pelos ambientalistas, traz um prejuízo econômico de bilhões de dólares. O óleo não poderia ter sido derramado em momento pior. O mês de abril e de maio é temporada de reprodução de peixes, pássaros, tartarugas e outras criaturas marinhas no Golfo do México. Durante o período, as espécie, por instinto, tendem a se assentar e, com isso, ficam impossibilitadas de reagir a tempo e fugir do perigo. Segundo afirmam pesquisadores, 90% de todas as espécies marinhas do Golfo do México fazem uso das regiões costeiras e dos estuários do Rio Mississipi, ao menos uma vez na vida, para reprodução.

Na quarta-feira, ocorreu na sede do Bairro Glória, mais uma das reuniões periódicas do REVIVA, com trabalhadores da reciclagem (catadores) do bairro Colonial e imediações, assessorados pela equipe da ITECSOL/Unijuí e Secretaria de Meio Ambiente. Participaram quarenta catadores, residentes nos Bairros Colonial, Modelo, Glória, Quinze de Novembro, Storch e Tancredo Neves. Estes espaços de participação e interação dos catadores têm sido muito importantes, no sentido de constituição de associações de catadores, dentro de princípios de autogestão, democracia, responsabilidade, trabalho em grupo, união e solidariedade, temas que são trabalhados no REVIVA. Esse grupo já está em uma fase adianta de trabalhos, tendo se batizado de Associação de Catadores Amigos da Natureza (ACAN), e já teve disponibilizado pela prefeitura uma área, que esta em processo de licenciamento ambiental, para construir-se o galpão do grupo. A ITECSOL/Unijuí tem assessorado esse processo, nas reuniões e, também na elaboração de outros projetos para apoiar a atividade no Município. O encontro ser viu para eleger a coordenação provisória do grupo, um passo importante na organização da futura ACAN. Essa comissão irá representar o conjunto do grupo nas reuniões do programa REVIVA e também nos demais espaços políticos de

tomada de decisões. A metodologia utilizada n eleição foi de voto secreto em cédula, porém em uma cédula em que constava o nome de todos os catadores que tem participado das reuniões, cerca de 70 candidatos, sendo que cada um dos presentes votou em 6 nomes para compor a comissão. A comissão provisória eleita é composta por: Leonida de Oliveira, Florentino Luiz Cardoso, Vera Vieira, José Carlos Cabral, Olga Martins Cunes Soares, Elaine de Almeida da Rosa.

Viviane Bronzatto Dutra vibronza@terra.com.br

UM DESAFIO CHAMADO CIDADE Dano incalculável

Grupo de Catadores do Colonial escolhe Comissão Provisória

A costa da Louisiana, local onde se encontram 40% das regiões de mangue dos Estados Unidos, é pouso para mais de cinco mil espécies de aves migratórias. A lista completa dos animais na mira do óleo inclui 400 espécies, encabeçada pelo atum-azul, em alto perigo de extinção. Das sete espécies de tartarugas marinhas do mundo, cinco migram para a região para cuidar de seus filhotes em abril. Tubarões e mamíferos marinhos, como as baleias Cachalote, Azul, Fin e Sei também nadam no óleo. As aves marinhas possuem um óleo natural que cobre o corpo e as possibilita de mergulhar no mar sem afundar. Com o tingimento das penas de negro petróleo, as aves perdem essa cobertura natural e ficam impossibilitadas de mergulharem. Isto sem falar no nível de toxicidade ao qual

os peixes e as baleias estão expostos. A cada vez que uma baleia vai à superfície para respirar, está levando petróleo aos pulmões. Esse recente acidente ambiental com vazamento de petróleo, causado por uma falha no sistema de segurança de uma plataforma construída em 2001, usando tecnologia de ponta para a área, pode vir a se tornar o maior da história dos Estados Unidos. Estimativas oficiais são de que o volume de óleo derramado já ultrapassa os de grandes acidentes como o da Exxon Valdez, em 1989, no Alasca e o de Santa Bárbara, Calif, em 1969. Por via das dúvidas, o presidente Obama está sendo orientado a suspender novos projetos de exploração de petróleo até que maiores investigações sobre o caso garantam maior segurança.

Será que algo realmente vai mudar? Infelizmente, ainda hoje, apesar da alta tecnologia para a exploração de gás e óleo já desenvolvida no mundo, são poucas as medidas eficientes para evitar o impacto ambiental de vazamentos de petróleo no mar. A região que foi afetada pelo Exxon Valdez, por exemplo, ainda não se recuperou totalmente dos impactos, mesmo depois de 21 anos do ocorrido. Está mais do que na hora dos governos e da sociedade repensarem o modelo de desenvolvimento que buscamos e que queremos para o futuro. Para evitar esse tipo de impacto, só existe uma maneira: diminuir a exploração de petróleo e migrar para uma matriz energética mais limpa e renovável. Será que um dia veremos isso acontecer na prática?


24

SÁBADO, 22 de maio de 2010

ESPORTE

O REPÓRTER

Por Jonas Palharini

Sandro deverá ser o gerente de futebol em 2011 Ex-jogador do clube e técnico do time júnior, o nome de Sandro Palharini foi sondado na temporada passada e deve ser confirmado no próximo Gauchão

O

ex-jogador do São Luiz Sandro Palharini deve receber uma promoção no clube. Sandro iniciou a carreira de técnico, enfrentou os desafios de treinar o time júnior do São Luiz e ficou de fora da segunda fase do Estadual. Estrutura para

montar um time competitivo ele não teve, mas não reclama, conhecia as dificuldades antes de assumir o primeiro desafio como técnico. Depois do tropeço do time júnior, Sandro Palharini agora poderá encarar outro desafio, mas esse pode ser mais promissor e menos desgastante: o cargo de gerente de futebol. O ex-volante do São Luiz estava entre os nomes indicados para o cargo nesta temporada, entretanto, seu nome não teve a unanimidade entre o corpo diretivo do clube. Paulo Roberto Wissmann foi o escolhido, mas

há dirigentes que não gostaram do trabalho realizado por ele. Depois de treinar o time júnior, Sandro agora deve ser chamado para trabalhar na próxima temporada como gerente de futebol. Tem a seu favor, o fato de conhecer vários jogadores e de manter contato permanente, até mesmo porque encerrou a carreira nos gramados a menos de dois anos. A direção do São Luiz projeta, ainda, antecipar para agosto, ou até mesmo para a segunda quinzena de julho, a eleição de diretoria, a fim de iniciar os trabalhos com o departamento de futebol na contratação da comissão técnica e grupo de jogadores.

Sandro Palharini deve assumir a gerência de futebol na temporada 2011

Nicolas deve ser negociado com Zagueiro da base sai para ganhar experiência o futebol francês O atacante Nicolas trabalha para recuperar o condicionamento físico e se transferir, por empréstimo, ao futebol europeu. Com passe fixado em 3 milhões de euros, o jogador de 20 anos deve passar um período no futebol francês. A parceria do São Luiz com o agente Fifa, Alex Cavaleiro, oportunizou a transferência de Nicolas, por empréstimo. Destaque no Gauchão defendendo as cores do São Luiz, Nicolas quer deixar a sua marca no Evans, clube que conquistou o acesso para a Segunda Divisão do campeonato da França. Nicolas tem vínculo com o São Luiz até abril de 2012. A venda do jogador ao clube europeu

não está descartada. A concretização na negociação iria minimizar os problemas financeiros enfrentados pelo clube da Baixada.

Nicolas pode ser negociado com a França

16h – Botafogo x Goiás 18h30 – Palmeiras x Grêmio 18h30 – Atlético-GO x Santos

AMANHÃ

HOJE

BRASILEIRÃO SÉRIE A

Duas temporadas treinando com o time profissional do São Luiz (2009-2010), o zagueiro Daniel Nicoletti sonha em conquistar o seu espaço como titular do setor defensivo. Aos 18 anos, o jovem zagueiro das categorias de base do São Luiz, já participou de duas temporadas no Gauchão. Em 2009, sob o comando de Itamar Schulle e nesta temporada, com Beto Campos, o zagueiro de 1,92m de altura, natural de Ijuí, foi incluído no grupo, sempre participando das atividades diárias exigidas pela comissão técnica. O jovem zagueiro, que ainda possui vínculo com o clube, vai ganhar experiência fora do Estado. Daniel Nicoletti vai defender

Daniel vai em busca do futuro em SC

o Camburiense de Santa Catarina, no Campeonato Catarinense de Juniores e permanecerá no plantel que disputará a Divisão de Acesso do Catarinense. O Camburiense é parceiro da Traffic. O meia Luan, também das categorias de base do São Luiz, deve ser emprestado para o Cerâmica. O time de Gravataí vai disputar a Copa RS no segundo semestre. O São Luiz quer formar o maior número de jogadores possíveis, para garantir o orçamento do ano.

16h – Ceará x Vitória 16h – Internacional x São Paulo 16h – Atlético-MG x Atlético-PR 16h – Corinthians x Fluminense 18h30 – Guarani x Cruzeiro 18h30 – Flamengo x Grêmio Prudente 18h30 – Avaí x Vasco

CMYK


SÁBADO, 22 de maio de 2010

ESPORTE

O REPÓRTER

25

Por Jonas Palharini

COI realiza a 1ª Etapa do Campeonato Municipal de Orientação Clube de Orientação de Ijuí organiza a primeira etapa do III Campeonato Municipal de Orientação. Clube tem recebido novos integrantes da modalidade esportiva

O

Clube de Orientação de Ijuí (COI) e a Coordenadoria Especial de Desporto e Lazer do município (CEDL) convidam os orientistas e simpatizantes do esporte de orientação para a 1ª etapa do III Campe-

Primeira etapa de Orientação inicia hoje, às 9h, no Campus da Unijuí onato Municipal de Orientação. O evento acontece hoje, às 9h, no Campus da Unijuí. O campeonato será disputado em três etapas, sendo que, a segunda acontecerá em agosto e a terceira,

em outubro. Conforme o diretor geral do campeonato e presidente do COI, Leopoldo Schonardie Filho, serão distribuídas medalhas para todos os participantes da etapa. O III Campeonato Munici-

pal de Orientação é realizado pelo COI e CEDL e tem apoio do Curso de Educação Física da Unijuí, 27º Grupo de Artilharia de Campanha, 36ª Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação.

Inter passa pelo Estudiantes e está na Judô de Ijuí participou da seletiva gaúcha em Santa Maria semifinal da Libertadores A equipe de Judô Sogi/ EFA participou no último fim de semana, em Santa Maria, da 1ª Etapa do Circuito Estadual de Judô. A etapa foi organizada pela equipe Santa Maria e Liga Riograndense de Judô, com a participação de 250 atletas, representando dez equipes do Estado e uma da Argentina. O objetivo do evento foi também de formar a primeira seletiva da Seleção Gaúcha de Judô, que representará o Rio Grande do Sul em eventos nacionais. Os atletas que se classificaram em primeiro e segundo lugares estão pré-classificados para a seletiva final. Os judocas ijuienses conquistaram a seguinte colocação: na categoria infantil, até 28kg, Leonardo Schenkel Souza ficou com o 2º lugar; de 28 a 30kg, 2º lugar para Gabriel

Pettenon Gubert; pré-juvenil, 48 a 53kg, 2º lugar para Felipe Ricieri Dal Molin; Martim Augusto Gonza Feldmann, 48 a 53Kg, 1º lugar e Andrei Seibert Jung, 58 a 64Kg, 2º lugar. Categoria juvenil, acima de 90kg, 2º lugar, Alissom Miguel Souza Mendes. Classificação Júnior, 3º lugar para Miguel Angel Portillo, 60 a 66Kg e 2º lugar para Alissom Miguel Souza Mendes, 90 a 100Kg; sênior Branca-Laranja, até 55kg, 2º lugar para Victor Roberto Menezes de Azevedo; José Ortiz Cardoso, 3º lugar, acima de 100Kg e 2º lugar, Miguel Angel Portello, 60 a 66Kg. Na categoria sênior faixa VerdePreta, Jean Veiga de Souza, 60 a 66Kg, 3º lugar; máster, acima de 90kg, 2º lugar, José Ortiz Cardoso. Na classificação geral, a equipe da Sogi/EFA ficou em quarto lugar.

O sonho colorado de voltar à disputa do Mundial de Clubes está mais vivo do que nunca. Na quinta-feira, em Quilmes, o Inter perdeu para o Estudiantes por 2 a 1, mesmo assim, obteve vaga para a semifinal da Libertadores pelo saldo qualificado. No jogo de ida, o Inter havia vencido por 1 a 0. Giuliano marcou, aos 43min do 2º tempo, o gol heroico do Inter. Nas semifinais, o Inter enfrenta o São Paulo, que passou pelo Cruzeiro. Os jogos que valem vaga na decisão estão

marcados para ocorrer apenas após a Copa do Mundo da África do Sul. A primeira partida será no Beira-Rio e a decisão da vaga para a final, no Morumbi. Já o Flamengo está fora da Libertadores. O time carioca foi a Santiago enfrentar o Universidad de Chile e devolveu a derrota sofrida no Maracanã, mas o placar de 2 a 1 não foi suficiente. Como venceram por 3 a 2 no jogo de ida, os chilenos ficaram com a vaga nas semifinais para enfrentar o Chivas, do México.

Estadual Sub-15 começa dia 31 de julho O Esporte Clube São Luiz vai disputar o Campeonato Estadual Sub-15, organizado pela Federação Gaúcha de Futebol. Será o único time representante da região noroeste. Em agosto, está previsto o início do campeonato Estadual Juvenil, Sub-17. No Estadual Sub-15, o São Luiz está na chave 1, com Internacional, Porto Alegre, Gepol, Pedra Branca, Tamoio, Passo Fundo, Juventude e Nova Prata. Na chave 2, Grêmio, São José, Sul Brasileiro, Cerâmica,

Cidreira, Gaúcho, Progresso, Esportivo e Bagé. Na primeira fase, classificam-se quatro equipes de cada chave. O confronto será todos contra todos em turno único. O time Sub-15 do São Luiz está trabalhando forte para o início da competição. O técnico da equipe será Daniel Dürks. Ele terá o auxílio de João Rohrig, na preparação física. A comissão técnica tem a coordenação de Adilson dos Reis.

Cidade e Interior na terceira rodada do Campeonato Municipal Amador

Judocas de Ijuí conquistaram ótimos resultados na seletiva gaúcha da modalidade

Será disputada amanhã, a terceira rodada do campeonato amador de Ijuí, 1ª e 2ª Divisões Cidade e Divisão do Interior. Na Segunda Divisão, no campo do bairro Lambari, às 13h30, Ouro Verde x Caxias e às 15h30, Afumisa x Inter. No campo do bairro Modelo, às 13h30, Amigos do Vila Nova x Portuguesa Júnior e às 15h30, Progresso x Avenida. No campo do Sesi, partida isolada, às 15h30, 14 de Julho x Corinthians. Pela 1ª Divisão, no Estádio 19 de Outubro, às 13h30, Boca Juniors x Arsenal e às 15h30, Sul

América x Portuguesa. No campo do Flamengo da Linha 4 Leste, às 13h30, Palestino x Boa Vista e às 15h30, Aimoré x Nápoli. No campo da Imasa, às 13h30, Sepé Tiarajú x Americano e às 15h30, União Getúlio Vargas x Guarani. Duas partidas serão disputadas pela Divisão do Interior. No campo do Barreiro, às 13h30, Flamengo de Vila Santo Antônio x Flamengo Linha 4 e às 15h30, SER Chorão x Juventude Rincão dos Gói. Nesta rodada, folga para o Avante de Arroio das Antas e o Juventude Barreiro, responsável pelo mando de campo.

PLACAR REPÓRTER SESC – Rodada da 13ª Copa Dunga Sesc/Cedl de futebol sete para menores. Hoje, a partir das 13h30, no campo do Sesc, categoria pré-mirim, Escolinha Modelo x CFE Grêmio Tricolor; mirim, São José/ Cooperárbitros x Modelo/ Supermercado Modelo; fraldinha, Escolinha Modelo x São Luiz; pré-mirim, CFE Grêmio Garra x São José/Padaria Delícia; mirim, Ceap x São Luiz C; fraldinha, São Luiz x Genoma Colorado e pré-mirim, Genoma Colorado x São Luiz. No campo da AABB, categoria infantil, São Luiz 96 x GBM; pré-mirim, GBM/Empreiteira Vieira x CMD/Coronel Barros; mirim, GBM/Billi Lanches x ACF/Concórdias; feminino, CMD/Coronel Barros x E.C.Ijuí; fraldinha, ACF Lotérica Grenal x CMD/Coronel Barros; prémirim, CMD/Coronel Barros x ACF/Concórdias e infantil, ACF Casa da Aposta x Emil Glitz. VÔLEI – A CEDL está convidando equipes interessadas em participar do Campeonato Municipal de Vôlei, naipes masculino e feminino, para reunião na próxima segunda–feira, às 19h, na ACI. Na oportunidade, será entregue as fichas de inscrições às equipes e definidoS detalhes sobre o campeonato. Mais informações poderão ser obtidas na CEDL, através do fone 3332-9637 com Jean Lena. SESI – Campeonato de Futebol de Campo do Sesi, fase municipal, inicia hoje. Oito equipes, divididas em duas chaves, disputam a competição. Chave “A”: Funicalha/Hélio Weiller/Madelly; Hidroenergia/ Dipesul; Madecor/Freitas e Freitas/Móveis Novo Horizonte e Brasil Foods; chave “B”, Soberana/Moinho Ijuí/Metal Ijuí; Esquadrias Tomm/Recapasul/ Fonte da Ilha; Imasa e Mineradora Ijuí. No campo do Sesi, às 13h45, Funicalha/Hélio Weiller/ Madelly x Hidroenergia/Dipesul e às 16h, Madecor/Freitas e Freitas/Móveis Novo Horizonte x Brasil Foods. No Estádio da Montanha, às 13h45, Soberana/Moinho Ijuí/Metal Ijuí x Esquadrias Tomm/Recapasul/ Fonte da Ilha e às 16h, Imasa x Mineradora Ijuí. AUGUSTO PESTANA – Resultados do Campeonato Municipal de Futsal: Quinta-feira, DM Repintura 14x3 Sorveteria Fauro; veterano, Sorvete Expresso 6x1 Olaria Bender e Transporte Ceribola 8x5 Olaria Bender. Terça-feira, início às 19h30, Escritório Equipe x Comércio de Bebidas Augusto Pestana; Hesel Construtora x Lojas Becker e Mecânica Rosário x Metalúrgica Siqueira. SEGUNDONA – Resultados da terceira fase. Guarany-BG 1x1 Riograndense; Cruzeiro 2x2 Brasil-Far; Rio Grande 0x2 Lajeadense e São Paulo 2x1 Passo Fundo. Hoje, abertura do segundo turno, às 20h30, Lajeadense x Rio Grande. Amanhã, às 15h, Riograndense x Guarany- BG; às 15h30, BrasilFar x Cruzeiro e Passo Fundo x São Paulo.


26

SÁBADO, 22 de maio de 2010

GERAL

O REPÓRTER

Por Estefania Viera Linhares / Talita Mazzola

Colégio Tiradentes realizou descerramento da placa inaugural O ato solene aconteceu ontem, no Colégio Tiradentes, contando com a presença de autoridades e do Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel João Carlos Trindade Lopes

A

brindo o Ato de Descerramento da Placa Inaugural foi lido o histórico do Colégio Tiradentes no Estado, que atua no Ensino Médio, tendo como premissas a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e entre os objetivos preparar os estudantes para cursos técnicos e de nível superior, além de desenvolver as suas potencialidades. Na ocasião, foram lembrados os esforços para viabilizar a instalação do Colégio em

A solenidade aconteceu ontem no Colégio Tiradentes Ijuí, que atualmente possui 60 alunos, no 1º ano do Ensino Médio, tendo como comandante o Major Márcio

Uberti Moreira. O prefeito Fioravante Ballin destacou o emprenho de todos para que o Colégio Tiradentes

pudesse ser instalado no Município e agradeceu àqueles que ajudaram a concretizálo, citando as dificuldades

enfrentadas e lembrando os títulos que Ijuí possui, como Colmeia do Trabalho, Cidade Universitária, Metrópole do Cooperativismo e Terra das Culturas Diversificadas. O Coronel João Carlos Trindade Lopes relatou que a criação do Colégio Tiradentes foi uma solicitação da governadora Yeda Crusius, que havia sido passada pelo deputado Darcísio Perondi. Logo, o Coronel assinou a criação do decreto justificando junto a governadora que a comunidade iria ajudar na instalação do Colégio. A Rede Tiradentes está completando 30 anos. O Coronel ressaltou aos presentes que a Rede Tiradentes obteve o primeiro lugar no Enem, entre as escolas públicas. “Estamos preparando os alunos para que sejam protagonistas da sociedade moderna. Possuímos um grande número de exigências, porém, quem ganhará com isso no futuro será a família e a sociedade”, destaca Trindade.

Diretora pedagógica da Secretaria Estadual Trilha Vivências envolve de Educação ministra palestra em seminário famílias no CEAPzinho Ontem, teve início o VII Seminário de Tecnologia Educacional, que contou com um público de mais de 250 pessoas. Pela manhã, aconteceu a abertura do evento com a palestra Habilidades e Competências em Tecnologias Digitais: Transposições didáticas possíveis ministrada pela diretora pedagógica adjunta da Secretaria Estadual de Educação, Sônia Bier. Sônia explicou que a ideia do Seminário é fazer uma abordagem onde os professores possam aprender a lidar com as tecnologias em sala de aula, “como fazer um currículo considerando a tecnologia como um recurso em sala de aula”. Segundo ela, a palestra abordou conceitos de pedagogia, desenvolvimento de aprendizagem e inversão de tecnologia. A diretora destacou o tra-

balho que o Estado vem desenvolvendo na qualificação dos professores. Conforme Sonia, o projeto iniciou com a alfabetização, passando para o Lições do Rio Grande e, junto a isso, vem desenvolvendo um trabalho em conjunto com a tecnologia, que é a sala de aula virtual. “Neste 7º Seminário, o ápice é tornar esse encontro um espaço onde os professores possam discutir e conversar sobre suas experiências, a partir dessa caminhada de aprendizagem entre teoria e prática”, afirma. A partir do foco, ler, escrever e resolver problemas, juntamente com a tecnologia, segundo Sônia, é que os professores poderão aprender sempre mais, preparando o cidadão do século XXI. “Esse modelo de formação continuada em que temos a oportunidade de pôr em prática o

aprendizado e depois retornar com as experiências adquiridas, é muito importante, pois nos faz pensar ‘o que fizemos?’ e ‘como aperfeiçoamos?’. No nosso entendimento, esse é um formato que permite uma formação consistente, pois ele ouve, pratica, critica, analisa e socializa dando crédito ao que qualifica o seu fazer”, finaliza. O Seminário contou ainda, com um painel sobre Evolução Tecnológica na Educação, ministrado pelo professor Paulo Ricardo Javiel Rezende, diretor geral da Secretaria Estadual de Educação e Maicon da Silva Lovato. Na manhã de hoje, acontecem oficinas no Laboratório de Informática da Sede Acadêmica da Unijuí. O encontro será retomado no dia 19 de julho, com a socialização das práticas realizadas na escola, no auditório da Sede Acadêmica da Unijuí.

A temática em foco no Nível 2 da Educação Infantil está centrada nos elementos da natureza. A ideia tem sido chamar a atenção das crianças para tudo o que existe. Veio daí, a ideia de fazer uma trilha para sensibilizar. A trilha: “Vivências”. No final da tarde dessa quinta-feira, as famílias foram convidadas a “entrar” na trilha junto com os filhos. Montada na quadra de esportes ao lado do CEAPzinho, a Trilha Vivências permitiu que crianças e pais interagissem nas várias estações. Nas texturas, lixa, papelão ondulado, algodão, tecido, sementes e plástico com relevo. No ar, os sons da floresta. Todos também experimentaram os sabores das frutas, sentiram o aroma das flores, do cravo, da macela e ainda, as sensações de cores, da escuridão e da claridade na casinha escura onde brincaram com lanternas.

O corpo da criança como possibilidade de explorar toda a riqueza dessas estações e, enfim, do que existe na natureza, foi o ponto de partida. Por isso, o início da trilha foi o desafio de passar por uma teia de elástico, movimentando o corpo. “Foi um momento intenso em que as famílias participaram com motivação”, salienta a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Deizy Soares. “A manifestação das crianças foi encantadora. Elas orientaram os pais, que interagiram bastante. Através destas vivências a criança vai ampliando o conhecimento que tem do mundo a sua volta”, afirma a professora, acrescentando que a ideia também foi de compartilhar com as famílias vivências cotidianas no contexto escolar.

Comitê de Plano de Saneamento discute mobilização social Na reunião dessa quintafeira, o Comitê de coordenação do Plano Municipal de Saneamento Básico Participativo (PMSBP), entre outros assuntos pertinentes, discutiu o plano de mobilização social para que o saneamento básico seja discutido por toda a comunidade. Na ocasião, foi discutida qual será a melhor maneira de envolver a população na discussão, de forma que essa

questão é de vital importância para que o saneamento básico no Município seja implantado com qualidade e suprindo todas as demandas. Para o secretário de Meio Ambiente e coordenador do grupo Osório Lucchese “é fundamental que os cidadãos se envolvam nesse processo do início ao fim e isso já fica claro quando nomeamos o plano como “participativo”.

Segundo Osório o envolvimento de todos é imprescindível para a construção de um diagnóstico que esteja de acordo com as demandas do Município e que, consequentemente, irá resultar em uma melhora na qualidade de vida de toda a população ijuiense, sendo que a partir de junho, serão realizadas as reuniões com a comunidade para que todos possam dar sugestões.

A atividade permitiu às crianças interagirem com várias estações


SÁBADO, 22 de maio de 2010

POLÍCIA

O REPÓRTER

27

Por Jonas Palharini

Polícia Civil prende homem que atormentava moradores em Augusto Pestana

Homem encapuzado praticava crimes em casas e apartamentos, aterrorizando moradores de Augusto Pestana

U

ma ação conjunta do 2º Distrito Policial de Ijuí, comandada pelo delegado Ricardo Miron e policiais civis de Augusto Pestana, prenderam em cumprimento a mandado, o autor de inúmeros crimes de roubos praticados na cidade de Augusto Pestana. O acusado Jonatan José Rodrigues Viana, foi preso na própria residência, às 8h30 da manhã de ontem. Ele atormentava os moradores de Augusto Pestana há meses. O autor dos roubos em casas e apartamentos utilizavase geralmente de uma escada para escalar os prédios.

O Tribunal Popular do Júri realizou ontem, o único julgamento do mês de maio e condenou Eldevir Leandro Mews, 32 anos, morador da Linha 30 Norte, interior de Ajuricaba, a 12 anos de reclusão em regime fechado, podendo recorrer em liberdade. No dia 16 de julho de 2002, por volta do meio-dia, Eldevir disparou um tiro de arma de fogo e feriu gravemente Irton Krampe, com 40

anos na época. A vítima ainda foi socorrida, permanecendo internada até o dia 7 de agosto do mesmo ano, quando faleceu no Hospital de Passo Fundo, em decorrência das lesões causadas pelo projétil que atingiu o pulmão e se alojou na espinha. A vítima e o acusado eram vizinhos. O motivo do crime teria sido em função de desavenças devido ao nivelamento de um barranco entre as propriedades dos envolvidos.

De cara “limpa”, Polícia prende Jonatan José Rodrigues Viana, autor dos roubos Jonatan José Rodrigues Viana, entrava, na maioria das vezes, pela janela do banheiro. Sempre armado e usando capuz, dominava as vítimas, furtava objetos e saía pelo mesmo lugar por onde entrava. Após sua prisão, na delegacia, vítimas reconheceram

o acusado pelos delitos e também os objetos furtados. O homem que estava atormentando moradores de Augusto Pestana com a onda de roubos foi conduzido para a Penitenciária Modulada de Ijuí, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Emoção na troca de comando da Brigada Militar Em cerimônia realizada na Praça da República, o Major Tomás Jacson Trindade Lopes deixou o comando do 29º Batalhão da Brigada Militar para assumir o 12º Comando Regional de Bombeiros, sucedendo o Tenente-Coronel Veroni Cordeiro do Nascimento, que está indo para a reserva. O comando do 29º BPM passou para o Major Claiton Rui da Costa Portilho, que veio do 7º BPM de Três Passos. A solenidade contou com a presença do Comandante Geral da Brigada Militar, Coronel João Carlos Trindade Lopes e do secretário de Segurança Pública, Edson de Oliveira

Réu é condenado a 12 anos em regime fechado

Goulart. Emocionado, o Major Jacson agradeceu a todos que trabalharam com ele no período que esteve à frente do 29º BPM, e à família, em especial ao irmão Coronel Trindade. Sob o comando do Major Jacson, a Brigada Militar de Ijuí conquistou o aumento de 40% no efetivo, viaturas, armamento e melhorias na infraestrutura do 29º BPM. O Colégio Tiradentes da Brigada Militar também foi uma conquista da gestão do Major Jacson, à frente da corporação de Ijuí. O Major Jacson ressaltou que no período em que esteve no comando do 29º BPM,

houve redução nos índices de criminalidade. O Secretário Estadual da Segurança Pública, Edson Goulart, aproveitou a oportunidade para anunciar que a Polícia Civil vai contar com mais 600 agentes, entre escrivães e inspetores, que estão concluindo o curso de formação, e mais 122 profissionais serão contratados para atuar no Instituto Geral de Perícias. O Comandante Geral da Brigada Militar, Coronel João Carlos Trindade Lopes, destacou que a redução de homicídios, latrocínios e demais ocorrências somente é possível porque cada município faz a sua parte, como Ijuí.

Reú Eldevir Leandro Mews poderá recorrer da sentença em liberdade

Acidente com danos materiais na Rua Manaus Um acidente foi registrado no fim da tarde de ontem, na Rua Manaus, bairro Hammarstron, em frente ao Mercado Economia. No acidente, foram envolvidos dois veículos. Um Peugeot, placa ILS-9673 e o Fiat Uno placa, IMF-1571. Os dois carros estavam no mesmo sentido, leste/

oeste, quando o veículo que estava à frente, o Peugeot, fez a conversão para estacionar em frente ao mercado e foi abalroado pelo Fiat Uno, que vinha logo atrás. O acidente resultou em danos materiais nos veículos, mas ninguém ficou ferido.

Apesar da violência na colisão, ninguém ficou ferido no acidente da Rua Manaus

Polícia de Três Passos combate tráfico de entorpecentes

Major Jacson deixa o 29º BPM e assume o 12º CRB

Major Portilho será o responsável pelo comando da Brigada Militar

Ação em conjunto da Polícia Civil e Brigada Militar deflagrou, na manhã de quinta-feira, o combate ao tráfico de entorpecentes no município de Três Passos. A operação denominada Tiradentes II, cumpriu mandados de busca e apreensão em 13 residências localizadas na Vila Frei Olímpio. Em uma residência, a polícia prendeu um casal por tráfico e associação ao tráfico de drogas. Com a dupla, a polícia apreendeu 200 gramas de maconha embaladas e etiquetadas, prontas para serem comercializadas.

Além da droga, a polícia recolheu R$ 1.200,00 em dinheiro. Nas outras residências, foram encontrados objetos de origem duvidosa como: televisões, batedeira, micro-system, dvd’s, receptor de parabólica, máquina fotográfica e vários celulares. A Operação contou com a participação de 24 policias civis e 56 policias militares, de toda a região. O casal preso foi interrogado e encaminhado ao Presídio Estadual de Três Passos, onde permanecerá à disposição da Justiça.


O REPÓRTER SÁBADO, 22 DE MAIO DE 2010

Por Drica Morais

Adeus, máquina de escrever! Inventadas e desenvolvidas na segunda metade do século XIX, as máquinas de escrever contribuíram decisivamente para um grande impulso nas comunicações da época. E acredite: elas deixaram saudade

A

no de 2010. Diante da modernidade dos sofisticados computadores, as máquinas de escrever foram abandonadas no tempo e, praticamente, apagadas da memória das pessoas. Porém, o singular ruído de chumbo martelando o cilindro de borracha, sob uma fita de tinta, ainda é capaz de agradar o gosto de

alguns e despertar a nostalgia de outros, como é caso do locutor da Rádio Repórter, Hélio Lopes. “Um dos requisitos para ser locutor era saber datilografar, e eu tive que aprender. Comecei em 1965, e até hoje, utilizo a máquina para escrever as minhas matérias. Diferente de muitos, eu não quero me adaptar ao computador”, conta o profissional. Por muito tempo, a máquina de escrever foi instrumento importante e onipresente no mundo do trabalho e da vida intelectual. E era necessário ter bastante dinheiro para adquirir o equipamento. “Para se ter uma ideia, as máquinas elétricas custavam uns R$2 mil, se convertermos o valor em real. Uma manual, custava cerca de R$800,00”, recorda Arno Wrubleski, proprietário da Arno Máquinas. De acordo com ele, o lucro de sua empresa não foi mais o mesmo desde que os computadores assumiram

A máquina de escrever continua sendo a amiga inseparável de Hélio Lopes

o lugar das máquinas de datilografia. E não é para menos: na década de 70, ele chegava a vender 100 equipamentos num mês. “E, sinceramente, o trabalho naquela época era mais caprichado, mais simpático. Tudo era feito na máquina, desde cheques até cartas, e não poderia haver rasuras no papel. Havia mais cuidado e as relações entre as pessoas não eram tão frias como agora. O computador acabou nos distanciando uns dos outros”, diz Arno, que ainda não se adaptou ao computador. Momento de transição

De fato, as funções das máquinas de escrever, mesmo as mais modernas, eram extremamente limitadas se comparadas ao computador – afinal, elas apenas imprimem texto em papel. E algumas pessoas não tiveram a chance de optar pela máquina ou pelo computador, como é o caso de Amazilia Pinto, que trabalha na Autoagrícola Foletto, em São Luiz Gonzaga. “De 1971 a 1995, eu trabalhei com a máquina de escrever e, depois, tive que me adaptar às exigências do mundo moderno. Mas não foi difícil. Complicado era adequar os programas de contabilidade à nova tecnologia”, diz. De acordo com ela, o computador foi benéfico pela agilidade, pela facilidade em apagar os erros e armazenar os dados. “Não são mais necessários grandes arquivos com folhas, como era antigamente”, recorda Amazilia.

Arno conta que tinha que reescrever uma carta, quando cometia algum erro de datilografia

CMYK

jornal o reporter  

jornal o reporter

jornal o reporter  

jornal o reporter

Advertisement