Page 1


2/3

editorial Dezembro de 2011 Expediente Jornal O Polvo Em atividade desde 9 de julho de 2002

Para o mundo que eu quero descer

S

egundo os maias, o planeta não passa de 22 de dezembro de 2012. Em cima disso, começou um movimento apocalíptico que aponta para o fim da civilização antes do Natal do ano que vem. Será que isso é verdade? A gente deu uma vasculhada no assunto, conversou com a galera sobre isso e trouxe várias abordagens sobre o tema.   Outro assunto bem legal para dezembro é a estreia do novo filme dos Muppets, que promete, assim como aconteceu com os Smurfs, retomar o sucesso que deu uma parada nos anos 70 e 80. O grupo de bonecos comandado por Kermit (o antigo Caco) faz um show para salvar seu antigo teatro e desfila os clássicos como Ms. Piggy, Fozzie e Animal.   A gente também faz um rescaldo do vestibular, que tem provas marcadas para dezembro, além de uma geral sobre o que te espera no campus e as dúvidas e escolhas dos futuros universitários.   Falamos com uma galera que adora música, como todo jovem, mas não o tipo de música que todo o jovem gosta. Ou seja: música clássica. Entre violinos e violoncelos conversamos com um pessoal que adora um concerto, os eruditos, e estão prontos para explorar a Europa.   Aproveitamos pra mostrar as melhores festas de final de ano e os agitos que aguardam a galera que está contando os dias para aproveitar os deleites das férias. Mas antes de se bandear para o litoral, acompanhe a nossa cobertura das principais formaturas da galera do ensino médio da Grande Porto Alegre. A partir do meio de dezembro estaremos fotografando todo mundo para o site www.opolvo.com.br. Confiram porque pode ser o último ano, hein?

Diretamente do fundo do mar Família Octopus

de Promoção Onde está o Ozzy? Na edição 131 do Polvo, Ozzy mostrou sua face esportiva e posou ao lado dos jogadores na página 13 e foi encontrado por Taís König. Ela ganhou camiseta do Polvo e CD do Ozzy e tem até o dia 22/12 para retirar seus brindes na redação do Polvo. Nessa edição, Mr. Madman está escondido em alguma das páginas, se você o achar, mande sua localização no site www.opolvo. com.br, link Promoções, até o dia 31 de dezembro. O vencedor será anunciado no site nos primeiros dias de 2012.

O polvômetro está de volta com os assuntos mais quentes e a galera que entrou numa fria. São sempre oito tópicos escolhidos pela Família Octopus como os mais importantes do mês que passou. Se você quer mandar sugestões para o nosso ranking, acesse o site www.opolvo.com.br e mande seu recado.

Pe & Ellen

Ele, 19, ícone do happy rock. Ela, 33, apresentadora da MTV. Quando os dois resolveram ficar juntos durante o festival SWU, virou assunto nacional. Pe Lanza e Ellen Jabour ficaram durante os shows e viraram assunto no Twitter. Rolaram discussões sobre diferença de idade e muita inveja. Depois, disseram que foi só uma ficada e que agora são só amigos.

A alone sextape do Ronaldinho

Ronaldinho Gaúcho diz que é montagem. Quem já esteve no tablado garante que é ele mesmo. Virou um bafafá um vídeo atribuído ao craque dentuço em que ele faria sexo solitário em frente a uma câmera. Claro que o vídeo apareceu na web, mas ele nega ser dele. Será?

Paula “Devassa” Fernandes

Sai Sandy, entre Paula Fernandes. A artista, nova diva do sertanejo universitário, foi sondada para ser a nova Devassa, representando a marca de cerveja. A cantora negou o contato, diz que não bebe e que não tem interesse nisso. Mas só a perspectiva abriu uma ampla discussão entre os fãs da moça e os da cerveja.

A campanha da Benetton

Fazia tempo que a marca italiana Benetton não criava uma polêmica. Sua última campanha, com grandes personalidades políticas e religiosas se beijando, chamada “Unhate” (tipo, não odeie). Mas as bitocas de Barack Obama em Hugo Chavez e Benjamin Netanyahu em Mahmud Abbas não agradaram, principalmente o Papa Bento 16, que abriu um processo.

UFC na Globo

A estreia de Galvão Bueno narrando um evento de UFC na Globo durou apenas 55 segundos. Isso porque o brasileiro Júnior Cigano não deu chances ao americano Cain Velasquez e ganhou o cinturão em menos de 1 minuto!

A volta do Black Sabbath

Sim, Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward vão voltar a tocar juntos, reunindo a formação original do Black Sabbath. A banda seminal do rock fará uma turnê pela Europa e Estados Unidos e pretende lançar um disco, para alegria dos fãs.

Os desmaios de Amanhecer

Uma ótima estreia, com 283,5 milhões de dólares arrecadados só no primeiro final de semana de exibição, a parte 1 de “Amanhecer” mostrou o casamento de Edward e Bella mas também causou náuseas com algumas cenas que afetaram espectadores com fotofobia.

Lollapalooza no Brasil

Grandes atrações, como Foo Fighters e Arctic Monkeys, problemas nas vendas de ingressos, com dados abertos no site e briga pública entre Lobão e Perry Farrell, do Jane´s Addiction, que ainda afirmou achar que os brasileiros “não tinham uma boa bagagem musical”...

Um produto da Bark Comunicação barkcomunicacacao@yahoo.com.br Redação – Av. Pedro Adams Filho, 4710, sala 202, Bairro Pátria Nova, Novo Hamburgo, RS, CEP 93320-006 Telefone/fax – (51) 3066-5102 (51) 9228-4956 (51) 92352638 E-mail geral – opolvo@opolvo.com.br Site – www.jornalopolvo.com.br Edição Maurício Carvalho redacao@opolvo.com.br Edição e Diagramação Alexandra Korndörfer alexandra@opolvo.com.br Projeto Gráfico e Ilustrações Beto Soares – Estúdio Boom Redação Gisele Santos redacao@opolvo.com.br / gisele@opolvo.com.br Relacionamento com Instituições Thais Loureiro thais@opolvo.com.br Estagiário em Puplicidade e Propaganda Matheus Chisté matheus@opolvo.com.br Fotografia Homero Schuch homerosh@gmail.com Colaboradores Alexandre Tonel Giovani Paim Contato Comercial: Mauricio Carvalho comercial@opolvo.com.br - (51) 9139-2452 Representante Poa e Outros Estados Starter Soluções em Mídia (51) 3021-7103 www.starteronline.com.br Jornalista Responsável: Maurício Carvalho – Reg. 9242 MTB/RS Impressão: Mídia Gráfica RBS

Nas redes @jornalopolvo

Jornal O Polvo

/JornalOPolvo

jornalopolvo

As opiniões dos colunistas no jornal e site são de inteira responsabilidade dos mesmos e não refletem, necessariamente, o ponto de vista do veículo.


Página 8

A galera que gosta de um clássico, no caso, erudito. Jovens músicos que fazem uma leitura diferente para canções pop

Onde você encontra a versão impressa do Polvo

Página 9

Futuros atores e amantes do teatro apostam em peças para estudantes e mostram o que já sabem

www.opolvo.com.br Os tentáculos na internet

Novo Hamburgo - Feevale Universidade, Feevale Ensino Médio, IENH - Fundação Evangélica, Pio XII, Fundação Liberato, Santa Catarina, Adventista, 25 de Julho, Cenecista, Alberto Pasqualini, Sinodal da Paz, Ensinos, Senai, Wolfram Metzler, Positiva, Wizard, Yázigi, Informatize, Olímpio, PVSinos, Fisk, Musisinos, Anhanguera, Ftec, Senac, Data School.

to Antônio, Ufrgs Direito, Ufrgs Fabico, Província, Santa Cecília, Assunção, São Pedro, Uniritter, João XXIII, Objetivo, São Luiz, Dom Bosco, Santa Família, Concórdia, Padre Reus, Bom Conselho, Israelita, Militar, Glória, Conhecer, Mãe de Deus, Esade, Sinodal do Salvador, Piratini, Faculdade Dom Bosco, São Francisco, São Judas Tadeu, Santa Luzia.

São Leopoldo - Unisinos, Concórdia, Sinodal, São José, Gustavo Schreiber, São Luís, Científico, Porto Seguro, Cristo Rei, Pedro Schneider (Pedrinho), Olindo Flores da Silva, PVSinos, Senai, Cetemp, EST, Escola Brasileira, Yázigi, Informatize, QI, Eleven C, Caic Madezatti, Polisinos, Frederico Guilherme Schmidt, Maria Gusmão Brito.

Sapiranga - Duque, Instituto Sapiranga, São Mateus, Wizard, Olímpio.

Canoas - Ulbra, La Salle Centro, Unilasalle, Cristo Redentor, Espírito Santo, Concórdia, La Salle Niterói, Uniritter, O Acadêmico, São João, Rui Barbosa, Senac, Wizard, Yázigi, Four Idiomas, Roma, Ladislau, Olímpio, Instituto Carlos Chagas, Marechal Rondon, Fisk, Maria Auxiliadora, Ipuc, EPI, Prof. Margot Diacomazzi. Porto Alegre - Rosário, São João, Dores, Farroupilha, Champagnat, Ipanema, San-

Campo Bom - Sinodal Tiradentes, Fernando Ferrari, Santa Terezinha, Wizard, Yázigi.

A nova devassa?

Os prêmios de Lady Gaga

Paula Fernandes hoje é um sucesso da nova música sertaneja. Mas o ex-affair de Roberto Carlos não esperava tanta repercussão em cima de seu nome depois que foi ventilada a possibilidade de substituir Sandy Leah como a Devassa da marca de cerveja. Ela negou, disse que não foi procurada e que nem aceitaria (até porque não bebe), mas só essa especulação serviu para que esse fosse o tópico mais lido em nossa seção de blogs. E se não for ela, quem você indicaria? Fernanda Lima, Claudia Leitte, Isis Valverde, Grazi Mazzafera ou nenhuma das alternativas? Dê suas sugestões em nosso site.

A sempre polêmica Lady Gaga foi destaque do EMA, maior premiação da música na Europa e chamou a atenção dos leitores do site www.opolvo. com.br, que fizeram da sua vitór ia na cerimônia realizada na Irlanda do Norte a mais lida de novembro. A cantora ganhou prêmios de Melhor Música, Artista Feminino, Vídeo e Maior Número de Fãs, só perdendo a desejada categoria de “Melhor Show” para a rival Kate Perry. Depois disso, a excêntrica cantora lançou um EP de Natal, com clássicos de Nat King Cole e versões intimistas para os hits “Yoü and I” e “Edge of Glory”.

Colégio Carlos Chagas

Véspera de Feriado em CB

A Feira Pedagógica do Colégio Carlos Chagas de Canoas foi mesmo bastante animada, tanto que a galera da escola não cansou de ver as fotos feitas no dia 4 de novembro e invadiu o site do Polvo, fazendo desse o álbum mais visitado da seção Polvo College.

A galera realmente gosta das festas em véspera de feriado e a “Girls Will Take You Higher”, na Moinho Danceteria, que rolou em 1º de novembro, fez bonito e atraiu uma multidão para o site, batendo o recorde mensal da seção Polvo Clic.

Estância Velha - 8 de setembro, Princesa Isabel, Cenecista, CLAK, Informatize, Senai Curtimento. Ivoti - Instituto de Educação Ivoti, Olímpio, Wizard, ISEI. Dois Irmãos - Imaculada, Afonso Wolf, Yázigi.

E mais 150 pontos de comércio. Confira a lista no link + do Polvo no site www. opolvo.com.br


4/5

meu jeito Dezembro de 2011

Diz aí

O que você faria se tivesse certeza de que 2012 fosse o último ano do resto de nossas vidas?

Menos de um ano

As temíveis profecias!   A gente não acredita que o mundo vai acabar em 2012, mas por via das dúvidas não custa dar um “conferes” nas sete profecias do povo Maia.

#

A partir de 1999, restam apenas 13 anos, só 13 anos para que o povo possa realizar as mudanças de consciência e atitude de que os Maias falam.

#

A energia que se recebe do centro da galáxia aumentará, e acelerará a vibração em todo o Universo para conduzi-lo a uma maior perfeição. Isso produzirá mudanças físicas no sol, na Terra e mudanças psicológicas no ser humano, alterando seu comportamento e sua forma de pensar e sentir.

#

Uma onda de calor aumentará a temperatura do planeta provocando mudanças climáticas, geológicas e sociais de magnitudes sem precedentes e a uma velocidade assombrosa.

#

Com o aquecimento do planeta ocorrerá o derretimento do gelo dos pólos.

#

Todos os sistemas em que está baseada a nossa civilização se transformarão simultaneamente com o planeta e com o ser humano, dando lugar a uma nova realidade de harmonia.

#

A sexta profecia Maia fala que nos próximos anos aparecerá um cometa cuja trajetória colocará em perigo toda a existência do ser humano.

#

Ela nos fala que de 1999 até 2012, a luz emitida desde o centro da galáxia vai produzir novas realidades e que todos os seres humanos têm a oportunidade de mudar e romper suas limitações através do pensamento.

Gisele Santos

N

ão é de hoje que o mundo está prestes a terminar. Várias datas já foram escolhidas como sendo a última da humanidade na Terra. Até hoje, todas não deram em nada. Mas desde julho de 2006, mais uma teoria volta a apavorar nós, terráqueos, apontando um novo dia para o fim da nossa existência: 22 de dezembro de 2012. Todo esse papo gira em torno de sete profecias Maias, povo que viveu há muitos anos na América Central e era considerado extremamente inteligente e avançado para a sua época. Sendo assim, nós teríamos pouco mais de um ano para fazer tuuuudo aquilo que sempre sonhamos para a nossa vida! É pouco tempo, não é não galera?! Mas vale lembrar o profeta Nostradamus também afirmou que a Terra não passava de 11 de agosto de 1999 e cá estamos. Pensando nisso, a gente fez um guia completo de tudo que você precisa saber antes do mundo acabar! Quais as verdadeiras profecias Maias, o fim do mundo como é retratado no cinema e também o que o pessoal lá no Colégio Sinodal da Paz, de Novo Hamburgo, faria se 2012 fosse o último ano do resto de nossas vidas! Preparado?!

Fim do mundo também na sala de aula   A possibilidade de o mundo acabar causou tanta curiosidade no estudante Gustavo Kolrausch, 17, que esse foi o tema escolhido para um trabalho realizado pelos estudantes do Colégio Sinodal da Paz, em Novo Hamburgo, para a conclusão do Ensino Médio. “Me interessava pelos Maias e depois que assisti a ‘2012’ achei que o assunto ia ficar bacana para o trabalho”, conta. A pesquisa não foi fácil. Apesar de o assunto possuir um material muito grande pela Internet, Gustavo explica que a escrita maia era de difícil interpretação e que muitos aumentam demais as previsões para deixar a população em pânico completo. “O filme é um pouco disso. Serviu para amedrontar os outros que o mundo ia mesmo acabar.” O jovem, no entanto, não acredita que a Terra está com os seus dias contados. Das sete profecias Maias, Gustavo acredita que apenas uma delas pode tornar-se real. “Uma delas afirma que por causa do alinhamento solar a Terra ficará alguns dias sem sol, na total escuridão. Depois disso, as pessoas enxergariam um mundo diferente. Essa é a única que, para mim, pode acontecer de verdade.”


O que não vai acontecer...

#

A Copa do Mundo no Brasil: depois de atraso nas obras e muita briga entre o governo e a Fifa, finalmente a Copa do Mundo chegaria ao Brasil. Mas nós não poderemos ver o gol de Neymar sobre a Argentina aos 50 minutos do segundo tempo na final...

# # #

Olimpíada de 2016: jovens promessas do esporte finalmente subiriam ao pódio no seu país. E tudo isto na cidade do Rio de Janeiro, dominada pelas UPPs. Rock in Rio: a próxima edição está marcada para setembro de 2013. Você

Star Trek: A continuação do mais recente filme Star Trek, a revitalização da clássica saga realizada em 2009 pelo diretor J.J. Abrams, não chegará às salas de cinema dos Estados Unidos em maio de 2013 em formato 3D e você perderá a oportunidade de usar o cumprimento vulcano.

# # #

O Fim do Mundo no cinema

não vai ver o maior evento de rock que reúne rock, pop, soul e até axé.

Monstros S. A. 2: Mike Wachowski e James P. Sullivan relembrariam os dias em que ainda eram estudantes na “Universidade do Medo” - quando eram rivais, e não amigos. Está marcado para acontecer em junho de 2013. Coldplay no Brasil: a turnê deve passar por aqui somente em 2013,

depois de já ter rodado o mundo. E os brasileiros perderão esta oportunidade única!

XBox 720: o novo console seria lançado no E3, e já teria vários jogos desenvolvidos para a plataforma.

2012 – O filme foca nas profecias maias e como elas vão destruir com o planeta como conhecemos hoje. Furacões, avalanches, chuvas e terremotos são algumas das calamidades que assolam John Cusack e sua família.

Eu Sou a Lenda Will Smith é um cientista tornou-se imune a um vírus letal que acabou com quase toda a população mundial. Há três anos ele percorre a cidade enviando mensagens de rádio, na esperança de encontrar algum sobrevivente.

Melancolia – Kristen Dunst muda seu comportamento com a proximidade de um planeta chamado Melancolia. A possibilidade de ele “engolir” a terra faz a personagem se questionar sobre o sentido da vida.

“Se o mundo fosse acabar, me diz o que você faria?” Marco Aurélio Müller Filho, 17

“Aproveitaria a vida ao máximo, tentar ser muito feliz antes do mundo acabar. Moraria numa praia e se desse queria ser jogador de futebol, um artilheiro com a camisa 9.”

Renan Feldens, 17

“Acho que como a maioria das pessoas eu ia querer fazer tudo que me desse vontade, sem pensar nas consequências. Curtiria muito dar uma volta ao mundo!”

Camila Bertolini, 17

“Ia querer conhecer outras culturas, outros países. Iria em todas as festas possíveis, curtir pra valer.”

Carolina Laux, 17

“Viajaria de avião, pois nunca fiz e é um dos meus maiores sonhos. Sairia do país também, conhecer outros lugares, quem sabe o Egito.”


Emma e Dexter se conhecem nos tempos da faculdade e criam uma linda amizade. O filme conta como a vida dos dois muda nos próximos 20 anos, revisitando sempre o dia em que eles se viram pela primeira vez.

Dezembro de 2011

Também nos cinemas

6

cinema

Um Dia

Mais uma missão impossível para Cruise Estreia

T

Quarto filme da série conta com o diretor de “Ratatouille” no seu primeiro longa com atores reais

om Cruise está de volta com um dos seus personagens mais marcantes, o agente Ethan Hunt. “Missão Impossível 4 – Protocolo Fantasma” chega ao Brasil no dia 21 de dezembro, o elenco ainda conta com Jeremy Renner, Simon Pegg e Paula Patton.   Esse pode ser o último filme de Cruise no papel, já que Renner é um dos cotados para substituir o astro nos próximos filmes da série. Em “Protocolo Fantasma”, Hunt e sua trupe são perseguidos pelo governo norte-americano por serem considerados culpados por um ataque terrorista que destrói uma cidade na Rússia. Ele precisa, então, achar um jeito de limpar seu nome e prevenir outro ataque, ao lado de colegas fugitivos.   Por incrível que pareça, Brad Bird assina a direção do longa. Antes, ele havia dirigido sucessos de público e crítica como “Os Incríveis” e “Ratatouille”. É o primeiro filme de Bird com atores reais. Tom Cruise deve vir ao Brasil para Em uma das cenas impossíveis mostra o Burj lançar o longa, acompanhado de Khalifa de Dubai e as acrobacias de Tom Cruise, sua esposa Kate Holmes, e da sem dublê, no prédio mais alto do mundo. pequena (e fashion) Suri.

Gênero: Um pouco de drama, mesclado com comédia. Vai render boas risadas, mas é bom levar lenços de papel.#ficadica Elenco: Anne Hathaway, a nova queridinha de Hollywood, dá vida a Emma e Jim Sturgess (“Na Natureza Selvagem”) será o charmoso Dexter. Direção: A inglesa Lone Scherfig tem apenas um sucesso no currículo “Educação”, que concorreu ao Oscar. Pq ver: É baseado no best-seller do inglês David Nicholls que teve sua primeira edição no Brasil esgotada com 25 mil cópias. Pq não ver: Filmes baseados em livros sempre podem decepcionar aqueles que leram primeiro.

Estreia: 2 de dezembro

O Gato de Botas   Ele fez tanto sucesso ao lado do ogro Shrek que ganhou um filme para chamar de seu. A história se passa antes dos acontecimentos do segundo filme do verdão. Gênero: Animação, mas nem só de crianças será composta a fila para assistir a esse filme. #fato Elenco: Na versão legendada (que é imperdível) Antonio Banderas dá voz ao gato mais fofo do cinema. Salma Hayek também está no elenco. Direção: Chris Miller assume o comando. Ele está familiarizado com o personagem já que dirigiu “Shrek Terceiro” Pq ver: Por causa daquele olhar fofo do gato quando ele se mete em alguma encrenca...é muuuito fofo! Pq não ver: Quem já anda cansado das histórias de Shrek e Cia pode se decepcionar um pouco com o filme.

Estreia: 9 de dezembro


7 Estreia

Os Muppets e a Moda

cinema

#

Dezembro de 2011

Miss Piggy, Caco, Gonzo e Cia estrelam a mais nova aventura dos Muppets nos cinemas e ditam tendência na moda, música e comportamento

Eles vieram para ficar Gisele Santos

E

les fizeram sucesso na televisão com uma espécie de show nos anos 70. Ganharam desenho animado, filme para o cinema e a devoção de milhares de pessoas que hoje já são adultos. Mas nem por isso os Muppets deixaram de ficar no imaginário pop de muita gente. Agora a turma retorna ao estrelato em um filme que promete lotar as salas de cinema de todo o planeta. Além disso, o lançamento do filme é seguido por uma avalanche de produtos licenciados, acessórios, maquiagem e muito mais. Tudo para que os fãs possam levar os fofos dos Muppets para casa!   Esse é o sétimo filme dos Muppets. O último foi em 1999, “Muppets no Espaço”, por isso a saudade dessa turminha é grande. Agora, a trama gira em torno de Walter, um grande fã dos Muppets que está de férias em Los Angeles e decide levar seu irmão e a namorada para visitar o lendário Muppet Theather, onde era realizado o “Muppet Show”. Chegando lá, eis que Walter tem uma trágica surpresa: alguém pretende demolir o espaço e explorar uma reserva de petróleo que acaba de ser descoberta ali. É aí que entra em cena Caco, o sapo, que pede a ajuda dos amigos humanos para reunir novamente os Muppets e fazer um show com o objetivo de arrecadar US$ 10 milhões e salvar o teatro.

Miss Piggy: a conselheira sentimental

Nem só de um corpinho bonito vive a “it girl” do momento, Miss Piggy. A celebridade é também superinteligente e deve mostrar que entende também da arte da conquista. É isso aí! Deve chegar ainda esse ano por aqui, pela editora LeYa Brasil, o livro “Por que os homens preferem as Divas”, escrito por ninguém menos do que a nossa porquinha preferida. Nas páginas, Piggy reúne conselhos importantes para as garotas que pretendem arrumar um marido, de preferência rico, seja ele um homem ou um sapo!

Caco

“Eu interpreto um papel bastante dramático. Realmente me esforço para interpretar a mim mesmo. Um dos meus momentos favoritos é quando canto uma nova música. Eu caminho pelos corredores de uma grande mansão, olhando para os retratos dos meus amigos Muppets e sentindo falta deles. Foi muito emocionante... e acho que isso vai calar a boca dos críticos que disseram que ‘o sapo não consegue emocionar.”

#

Mais um curta de ”Toy Story” Estava com saudades de Woody e Buzz? Pois vai dar para matar um pouco antes dos Muppets. Um novo curta-metragem com os personagens de “Toy Story” poderá ser visto antes do filme. Em “Small Fry”, dirigido por Angus MacLane, uma versão de Buzz Lightyear fabricada para ser brinde em lanche de fast food decide sequestrar o verdadeiro astronauta e tomar o seu lugar, enquanto o verdadeiro aventureiro espacial é forçado a participar de reuniões de terapia para brinquedos de lanchonete descartados e mal amados.

“Esse é o papel que eu nasci para interpretar. Faço uma estrela super poderosa (ela é editora da Vogue francesa), confiante, carismática, bonita, que rouba a cena, salva o dia e conquista o coração do sapo.”

A marca Opening Ceremony criou uma coleção mais usual. Apostando no estilo hipster, as peças são simples camisetas, moletons, agasalhos e charmosas camisas de tecido estampadas com os bonecos de fantoche mais famosos do mundo. A badalada grife de esmaltes O.P.I também apostou em uma linha comemorativa, lançando mais de dez cores e texturas. A fashionista Miss Piggy emprestou seu nome para três esmaltes que tem como base o rosa.

Se Kurt Cobain estivesse vivo acharia a ideia, no mínimo, engraçada! O cover de um dos maiores sucessos do Nirvana, o clássico grunge “Smells Like Teen Spirit”, é uma das canções que integram a trilha sonora do filme. A banda The Muppets Barbershop Quartet é que será a responsável por essa nova leitura da música. Ela também realizará uma versão da música “Fuck You”, de Cee Lo Green, que será singelamente rebatizada de “Forget You”. O ex-baterista do Nirvana e atual líder do Foo Fighters, Dave Grohl, vai fazer uma participação especial no filme. Ele substituirá Animal, o baterista dos Muppets, enquanto o personagem passa por terapia de controle de raiva.

Miss Piggy

#

#

Muppets curtem Nirvana

Com a palavra: os Muppets

A SpiritHoods, conhecida por seus gorros divertidos que viraram febre entre os adolescentes apaixonados por mangás, se uniu à Disney e criou uma coleção inspirada nos bichinhos peludos. A ideia é que as pessoas se sintam como um Muppet, com os acessórios feitos de pelúcia.

Miss Piggy terá no seu guardaroupa para o longa looks feitos exclusivamente para ela por estilistas famosos como Zac Posen e sapatos Christian Louboutin. A moça, quer dizer, a porca, ainda ganhou um editorial exclusivo na “W Magazine”.

#

Depois de roupas, sapatos e esmaltes estava falando a make! A M.A.C lançou uma linha de maquiagem com cílios postiços, sombra e delineador da porquinha que deve chegar até as consumidoras do mercado internacional esse mês.

Quer saber detalhes do longa que está em cartaz nos cinemas? Nada melhor do que saber a opinião dos astros, não é!?

Animal

Gonzo

Fozzie

O personagem fará uma terapia para controle da raiva e irá trocar a bateria por uma flauta. Sobre o filme, o nervosinho comilão foi lacônico: “’Mim’ gosta. Filme bom.”

“Faço o papel de um magnata do ramo de encanamentos. Nesse filme, vamos ver o que acontece quando opto pelo ramo de encanamentos - minha escolha original de carreira. Na verdade, show business e encanamentos têm muito em comum - especialmente quando se trata de ralos e canos.”

“Os Moopets (banda que ele atua) recriam grandes momentos dos Muppets. Ao menos é o que eles me disseram que estávamos fazendo. Eles podem ter me enganado.”


8

neurônio

Estilo

Dezembro de 2011

A Camerata Ivoti embarca em mais uma turnê pela Europa mostrando que a juventude também sabe tocar música clássica, mas de uma forma bem popular

Música clássica

com a cara da gurizada M

Rebeca Hass Dilly, 17

Está na Camerata desde 2008   A influência surgiu através de dois primos que tocavam viola (uma espécie de violino, porém um pouco menor) na Camerata. “Via e achava lindo. Quando tive idade decidi entrar”, recorda. O contrabaixo agora é a nova paixão de Rebeca, que leva o instrumento para casa para treinar e aprender mais. “Cada vez tenho mais vontade de tocar músicas diferentes”, conta. Algumas de suas preferidas já são executadas por ela e seus colegas como “Ana Júlia” e “Festa no Apê”. Em janeiro, ela embarca para sua segunda viagem à Europa com a Orquestra. Sobre a experiência anterior, comenta: “Foi a primeira vez que vi neve. Uma emoção muito grande tocar para aquelas pessoas que sabem tanto de música.”

ais de 15 instrumentos e cerca de 450 pessoas. Todas com um objetivo em comum: levar música popular de qualidade e cultura através de instrumentos clássicos como violino, violoncelo e contrabaixo. Essa é a Camerata Ivoti, uma das três orquestras mantidas pela Associação Pró-Cultura e Arte Ivoti (Ascarte), em parceria com o Instituto de Educação Ivoti (IEI). O grupo é formado por alunos e ex-alunos do projeto com idade entre 4 anos até perder de vista! Um dos diferenciais da Camerata é incentivar a música clássica entre jovens e fazer releituras de sucessos populares, o que atrai a atenção dessa gurizada para o projeto.   Em janeiro de 2012, os jovens músicos embarcam para a quarta turnê pela Europa. No roteiro, cidades da Alemanha, Noruega e Turquia receberão os sucessos populares com gosto de música clássica. Na bagagem, além de boas histórias para contar, essa galera traz conhecimento de vida e também musical, que faz com que suas vidas sejam tocadas pela música de uma maneira que só ouvindo a Camerata Ivoti para entender.

Alexandre Frozi, 17

Está na Camerata desde 2009

  O jovem começou no mundo da música aprendendo teclado e violão. Agora, Alexandre divide-se entre a paixão pelo contrabaixo e o esforço de ter que levar o instrumento para cima e para baixo. “É a única coisa que eu diria que é mais complicada”, brinca. Mesmo tocando um instrumento tão “pomposo” como o contrabaixo, o jovem não esconde a paixão pelo rock, principalmente o antigo. “Acho legal essa mistura que temos aqui na Camerata. Nós tocamos Metallica de uma maneira totalmente diferente e isso é demais para quem curte música.”

Adriel Klering, 16

Oscar Perius, 18 Está na Camerata desde 2008

  O catarinense de Tubarão já concluiu seus estudos no Instituto de Educação Ivoti e mesmo assim segue firme e forte com seu fascínio pela música. Tudo começou com o violoncelo, depois veio a gaita. Ele é o único que toca esse instrumento na orquestra, e com muito orgulho. “Meu pai sempre gostou de gaita e compramos essa em um antiquário”, conta. Nas apresentações, Oscar tem inclusive um solo com o instrumento. “Acho que ele fecha bem com as músicas populares e românticas. Fica bem a ver.”

Está na Camerata desde 2007   A paixão pelo violino passou de avô para neto, no caso do jovem Adriel. “Via sempre meu vô tocando e achava muito bonito. Foi ele que me inspirou”, conta. No início, a maior dificuldade que o estudante enfrentou foram as dores no pescoço. “Se não se cuidar, a gente pode adquirir até tendinite”, explica. Ele também deve embarcar para a Europa em 2012 e está ansioso para executar a clássica “Tico Tico no Fubá”, imortalizada na voz da “pequena notável” Carmem Miranda. “Acho que o pessoal vai curtir essa música tão alegre e com a cara do nosso país de uma maneira clássica e popular, ao mesmo tempo.”


9

neurônio Dezembro de 2011

Provas Colégio Farroupilha incentiva essa arte nos jovens em mais uma edição do Palco Farroupilha

Guilherme Mainardi, 17

(Colégio Luterano Arthur Konrath)

“Às vezes rola um pouco de preconceito de alguns, que não entendem o nosso trabalho. Tipo, quando precisa se maquiar, essas coisas. Tem que ter força de vontade e não dar bola.”

Teatro

Thomás Spier, 17

para quem está no palco

(Fundação Liberato)

“Também comecei há 8 anos e vi no teatro uma forma de me expressar melhor. Acho que todo o jovem que é tímido, se sente excluído deveria tentar umas aulas.”

A

  Essa turma aí é apaixonada pelo teatro há bastante tempo. Eles formam um grupo de alunos e ex-alunos do Colégio Luterano Arthur Konrath, em Estância Velha. Por lá, teatro é coisa séria. Os jovens atores estão sempre viajando para alegrar e emocionar as plateias apaixonadas por essa arte. Durante o V Palco Farroupilha eles apresentaram a peça “Ed Mort”, baseada nos textos do gaúcho Luis Fernando Verissimo.

Cíntia Molter, 17

Laura Trein, 17

(Instituto de Educação Ivoti) “Faz 8 anos quando entrei. Era super tímida e hoje mudei muito, melhorei isso em mim. Adoro esse contato com o público que o teatro oferece. É uma sensação incrível.”

Vitória Monteiro, 16 (Colégio Farroupilha)

O sonho de tornar-se uma atriz começou na vida da jovem em 2007. “Tinha uma professora super descolada e eu, como não me adaptava direito e era tímida, achei que ia ser bacana participar da oficina de teatro”, lembra. Na primeira vez que Vitória pisou no palco sabia que sua carreira estava escolhida. “Ganhei muitos amigos no teatro e também desenvoltura. Descobri minha verdadeira paixão”, conta. E não é somente na atuação que a jovem se garante. Ela também curte cenografia. “Em uma peça produzi um anel que seria usado em cena. Gosto muito também de ajudar atrás da cortina.”

(Universidade Feevale) “Gosto muito da parte de figurino também, tanto que estou fazendo Moda na Feevale. Quero sempre estar envolvida com o mundo do teatro. Amo estar no palco.”

ideia surgiu de uma conversa despretensiosa entre duas professoras de teatro do Colégio Farroupilha, em Porto Alegre. Depois de muito papo, elas decidiram criar um evento onde os alunos da escola pudessem apresentar seus espetáculos para os colegas e ainda ter a oportunidade de convidar outras escolas. Assim nasceu, há cinco anos, o Palco Farroupilha. A edição de 2011 aconteceu em novembro e reuniu dezenas de grupos teatrais de diversas escolas do Estado. O Polvo não poderia ficar de fora dessa e foi até lá marcar presença e bater um papo com esses jovens e promissores atores. Apesar de ainda amadores, o talento dessa turma vai ainda dar muito o que falar pelos palcos do Brasil...e quem sabe até do mundo!

Rodrigo Gruner, 16

“Como aqui no colégio o teatro é disciplina do currículo me interessei e fui atrás de aprender mais. Queria fazer amigos e hoje vejo que minha vida mudou muito.”

Victória Klum, 16

“Quero ser arquiteta, mas não vou deixar o teatro sair da minha vida. Adoro estar no palco e ver o sorriso das pessoas na platéia. É algo difícil de explicar.”

Mariana Paganin, 16

Essa galera aí do Colégio Farroupilha se interessou tanto pelo teatro que decidiram ingressar numa oficina no turno contrário do da escola. A paixão pela arte uniu os três amigos, que hoje realizam peças para crianças carentes de Porto Alegre. Super bacana, né!

“No teatro podemos ter uma outra vida, aquela que está no palco. Sem contar que a gente se conhece melhor e muda com isso. Pra melhor, é claro.”


10 Aplicativo

linkado

A

Dezembro de 2011

O serviço de vídeos por streaming chegou de vez no Brasil e deve conquistar fãs que adoram uma telinha

Filmes e séries: é só baixar Netflix

Crackle

  O Netflix é um serviço de vídeo pela internet que permite assistir a filmes e programas ilimitados em dispositivos como smartphones e TVs conectadas.

  A Crackle se considera a “primeira rede on-line a oferecer filmes e séries completas patrocinadas por publicidade e gratuitas para o consumidor na América Latina.”

# O serviço de vídeos por streaming Netflix chegou ao Brasil no final de outubro.

# Vai estar disponível no primeiro trimestre de 2012.

# Custa 15 reais por mês. # É recomendável que tenha internet banda larga com uma velocidade mínima de 500 kpbs (0.5 MB). # Todos os filmes disponíveis no catálogo possuem a opção de dublado em português ou legenda # O Netflix no Brasil ainda não oferece filmes recém-lançados. Os títulos mais novos disponíveis no serviço foram lançados no cinema há um ano. # O Netflix também disponibiliza seriados de TV, como “Desperate Housewife”, “Grey’s Anatomy” e “Mad Men”. As temporadas, no entanto, são todas passadas. # O Netflix já está disponível para PlayStation 2 e 3 e o Wii. Até o fim do ano, a empresa lançará aplicativos para o Xbox e para TVs conectadas à internet da Samsung e LG, além de smartphones equipados com as plataformas iOS, da Apple, Android e Windows Phone.

# O serviço é gratuito. # O conteúdo em português pode ser acessado pelo site em www.crackle.com.br # Os serviços oferecem filmes de Hollywood de diferentes gêneros e uma seleção de episódios das séries de televisão de maior sucesso e das séries originais da Crackle. # Nos Estados Unidos, a Crackle atrai mensalmente mais de 10 milhões de visitantes on-line, de dispositivos móveis e outros dispositivos (OTT) e em seis meses gerou mais de cinco milhões de descargas do aplicativo Crackle.

ssistir filmes por streaming na web está cada vez mais fácil. E não é só na tela do computador. Os serviços que estão chegando ao Brasil prometem muitas opções, como o uso de portáteis e até da televisão convencional para assistir aquele filme que acabou de deixar os cinemas ou a todos os episódios das séries favoritas. O Polvo selecionou algumas opções que já estão disponíveis e outras que devem chegar no comecinho de 2012.

Apple TV   O produto transmite conteúdo em vídeo via streaming, com séries e filmes ofertados pela iTunes, e reproduzidos na TV em alta definição, sem a necessidade de armazenamento desse conteúdo em um disco rígido. # Nos EUA, a Apple TV sai por 99 dólares ou 185 reais. # A comercialização já foi aprovada no Brasil e deve começar no próximo ano. # Para a utilização da versão brasileira, os requisitos mínimos do sistema é uma TV com capacidade de reprodução em 720p e um cabo HDMI para conexão na TV. # A loja da iTunes , responsável pela comercialização do conteúdo, deve ser inaugurada ainda este mês, talvez no dia 8. # Nos EUA, o iTunes oferece músicas que custam entre 69 centavos e 1,29 dólar. Os filmes e séries são um pouco mais caros.


11 Dezembro de 2011

Opção Alguns acham que escolher a profissão com 16, 17 anos é bem complicado. A galera aí ainda tem dúvidas quando o assunto é futuro profissional

Ser ou não ser... N

eis a dúvida cruel! ou Administração ?? ?? ia og ol Psic

inguém disse que seria fácil, né? Imagina só: você está no Ensino Médio, com seus amigos de longa data, acostumado com a escola, as matérias, os professores, e um belo dia precisa escolher que profissão quer seguir. Parece complicado, e é. Pois é, essa dúvida cruel assombra jovens que estão se preparando para entrar na facul. Claro que a escolha não precisa ser para a vida toda, sempre é possível trocar de curso, fazer um intercâmbio, experimentar coisas novas. A gente bateu um papo com a galera do La Salle Niterói, de Canoas, para saber se eles já estão decididos ou se na “hora H” ainda bate aquele questionamento!

William Marques Driemeyer, 17

Na real, William ainda não sabe no que quer trabalhar. “É difícil decidir uma profissão para o resto da vida”, conta o jovem. Mas pior que ele tem razão. É complicado mesmo tomar essa decisão. Ele se inscreveu no vestibular para administração, mas psicologia também é um curso que lhe atrai muito. A ideia dele é experimentar um pouco de cada um e ver no que dá! Boa sorte William!

Carreira Mi litar ou Músico?? ??

Engenharia de Materiais ou ? Comunicação???

Vanessa Fontoura, 16 A jovem já fez sua opção de curso para o vestibular: jornalismo. Mas a publicidade ainda é uma dúvida na cabeça de Vanessa. “Amo escrever, por isso optei pelo jornalismo, acho que vou me dar bem na profissão”, afirma. Mas a criatividade também é uma característica da moça. Quem disse que é fácil escolher a profissão? Jornalismo ou Publicidade????

Eduardo Oliveira de Castro, 16

É, a cabeça do Eduardo anda mesmo dividida pra caramba! O jovem sempre sonhou em seguir a carreira militar, mas aos 45 minutos do segundo tempo a sua paixão pela música falou mais alto e aí bateu a indecisão. “Estou entre as duas. Meus pais ainda não sabem dessa minha dificuldade em escolher, mas acredito que eles vão me apoiar”, conta.

Amanda Rodrigues, 17

Gabriel Dornelles, 16 Gabriel é um jovem supercomunicativo, e por isso seu coração bate forte por áreas como jornalismo e publicidade e propaganda. “Sou muito comunicativo e metido também. Gosto de estar sempre por dentro das novidades e tal. Por isso ainda bate uma dúvida na hora da escolha”, revela.

A área da saúde é mesmo a praia dessa jovem, que divide seu coração entre os cursos de farmácia e nutrição. “Estou em dúvida mesmo. Gosto das duas profissões e me imagino fazendo as duas coisas tranquilamente. Aí complica pra escolher”, conta. Farmácia ou Nutrição????


12 Dezembro de 2011

Guia

A sala de aula é só uma pequena parte do campus. Fora, há muito mais para descobrir

É quase uma cidade O

campus é muito diferente do Colégio de Ensino Médio. E não só o nome que muda. A estrutura do lugar é muito diferente. E não pense que alguém irá te apresentar os novos lugares, numa espécie de ‘vamos visitar a escola no primeiro dia de aula’. A ideia é explorar por conta própria os novos espaços, já que a liberdade e a autonomia são bem maiores para quem já está na faculdade.   Pra te ajudar nesta nova etapa, a gente fez um roteiro bem legal para a primeira semana de aula. Depois é por tua conta!

ral Protocolo Ge que deve ter feito a Secretariajáou lá é que por er deve conhec for Este lugar você ingresso, tudo que pela internet). Além do matrícula (se não foi tura e o diploma! ma olvido lá. Até a sua for de papelada será res

Tesourariaa quem encarar uma faculdade privada, este setdesor,

Infelizmente, par pagar as mensalida te. E não é só para será muito impor tan estudo que podem te de sas bol ar sobre as lá você pode se inform ajudar.

o de curso médio. Se quiser saber mais Coordenaçã s, ou supervisor, como no

Nada de diretor es e outras atividade suas aulas, professor sobre como é o curso, Ele também pode ser so. cur de or o coordenad precisa conversar com o temível trabalho de e o ági orientar sobre est no final do curso). seu professor e pode te faz o nome já diz, a gente o com e, (qu são clu con e Bibliotecairos dias de aula, o calouro precisa descobrir ond ioria

funciona. A ma Logo nos prime faculdade e como ela ição na biblioteca, fica a biblioteca de sua pos dis à sala de aula está dos livros pedidos em s. mê ita grana no final do o que economiza mu

ica de informát ros Laboratório fac ss para os alunos e mic ele wir tem s ade uld ca

Hoje, a maioria das tórios de informáti s além disso, há labora a fazer os trabalhos nas salas de aula. Ma par do nan cio , sempre fun espalhados pelo campus as redes. ssar ou simplesmente ace

Laboratório prático

Dependendo do curso que você escolheu, devem ter salas específicas, com equipamentos necessários. Procure saber se você pode usá-los, como func ionam e tudo o que te oferecem.

DCE e DA

O Grêmio Estudantil tem agora outros nomes. O DA ou Diretório Acadêmico é o grupo de alunos que representa o seu curso. Já o DCE ou Diretório Central dos Estudantes representa todos os estudantes do campus e são eleitos pelo próprios alunos.

Setor de cópias

Logo nas primeiras aulas os prof essores vão pedir os textos que serão usados nas aula s e quase todos estão no setor de cópias (que podem até ter vários espalhados pelo campus, então precisa saber qual é o do seu curso). Ali, os professores costumam man ter uma pasta para cada matéria que lecionam cont endo o material que pode ser copiado e usado pelos estu dantes.

Restaurante, bares, livrarias...

Há muito mais no campus. Você pode encontrar restaurantes, livrarias, cinemas, teatros, bares e, até mesmo, uma central de cópias com preços menores. E com o tempo, é claro, vai logo descobrir onde a galera se reúne durante os intervalos . Além de muita conversa, você pode uma boa rede de contatos dentro da futura profissão.


13 Dezembro de 2011

Para não esquecer S

im, chegou a hora. A preparação está na reta final e agora é o momento da concentração e da escolha dos cursos e faculdades a se inscrever. Muitas instituições já fizeram suas provas e se preparam para o Vestibular Complementar. Outras optaram por realizar as provas em dezembro. De qualquer forma, ainda há muitas opções para quem deixou pro finalzinho do ano a escolha da faculdade. No quadro ao lado, informações completas sobre datas e valores das instituições que têm concurso este mês.   Outra coisa importante é saber horários do vestibular, como chegar às instituições e o material necessário para as provas. A gente cansa de ver candidatos superbem preparados que só pensam nas teorias, temas de redação e fórmulas e se esquecem de como chegar, que ônibus pegar e tal. A maioria das universidades dá dicas bem explicadas sobre isso, basta procurar.

Instituição

Cidade

Inscrições

Valor

Prova

Site

ESADE

Porto Alegre

11/12

R$ 30,00

11/12

www.esade.com.br

ESPM

Porto Alegre

Encerradas

03/12

www.espm.br

EST

São Leopoldo

06/12

R$ 30,00

10/12

www.est.edu.br

Facensa

Gravataí

01/12

R$ 35,00

04/12

www.facensa.com.br

Facos

Osório

02/12

R$ 50,00

04/12

www.facos.edu.br

Fapa

Porto Alegre

14/12

R$ 40,00

17/12

www.fapa.tche.br

Fargs

Porto Alegre

09/12

R$ 45,00`

10/12

www.fargs.br

Fato

Porto Alegre

R$ 30,00

Agendado até 20/02

www.monteirolobato.com.br

Ftec

EaD

09/12

R$ 25,00

10/12

www.vestibularftec.br

IBGEN

Porto Alegre

08/12

R$ 40,00

07, 08 ou 09/12

www.ibgen.com.br

ISEI

Ivoti

05/12

R$ 40,00

07/12

www.isei.edu.br

QI

Porto Alegre

R$ 30,00

Agendado até 31/08

www.qi.com.br

Sogipa

Porto Alegre

Encerradas

02/12

www.faculdadesogipa.edu.br

Tecnodohms

Porto Alegre

18/12

Isento

de 12 a 18/12

www.tecnodohms.org.br

Ulbra

Canoas

14/12

R$ 50,00

15/12

www.ulbra.br

Unilasalle

Canoas

01/12

R$ 30,00

03/12

www.unilasalle.edu.br

Univers. Feevale

Novo Hamburgo

04/01 a 01/02

R$ 20,00

06/02

www.feevale.br

Unopar

EaD

R$30,00

Agendado até 18/12

www.unopar.br

Obs: Algumas instituições não haviam definido as datas do Vestibular Complementar até o fechamento da edição.


14/15 T-shirt

visual Dezembro de 2011

Já é tradição: no último ano da turma no Ensino Médio a galera solta a imaginação e cria camisetas e moletons para marcar essa despedida

Mais do que uniforme Gisele Santos

É

comum cruzar com elas pelos corredores das escolas. As camisetas das turmas de Ensino Médio são uma mania que veio para ficar. A galera que está se despedindo da escola cria um modelito que tenha a ver com a sua turma e desfila por aí com a peça, que pode ser guardada como uma lembrança dos momentos bacanas vividos na escola. A gente deu um “rolê” por alguns colégios da região para saber de onde surgem as ideias dessa peça essencial no guarda-roupa da galera que está saindo do Ensino Médio!

A turma optou por um moletom super discreto e ao mesmo tempo bem original, com o número da turma na frente. A ideia, como contam os guris, surgiu primeiro como uma camiseta. Mas como o inverno desse ano foi rigoroso, a turma optou pelo moletom para esquentar nos dias frios. “A galera aceitou de boa. Fizemos um esboço do desenho e todos aprovaram”, conta Guilherme.

to, 17 Guilherme Barth Barre 17 Matheus Comassetto, Colégio Cenecista Felipe Tiago Gomes Novo Hamburgo

Emanuela Lorenzoni, 17 Eduardo Kopchina, 18 Renata Moura, 17 Arthur Costa Bitello, 17 Yam Oliveira, 18 Augusto Corso Klein, 18 Colégio Divino Mestre São Leopoldo

Inspirados nos super-heróis, a galera do Divino Mestre se puxou e vestiu a camiseta com o escudo do Super-Homem. Ao invés de um “S”, a peça leva um “3”, em alusão ao Terceiro Ano. “Somos pouco mais de 20 alunos então foi fácil chegar num acordo quanto à camiseta”, conta Augusto. A frase foi escolhida após uma pesquisa pela Internet. E aí, curtiu a camiseta da “Super Turma”?

O pessoal optou por fazer tanto camisetas quanto moletons. A peça para encarar os dias mais frios é básica, mas ao mesmo tempo estilosa. Leva o número da turma na frente com cores diferentes (cada um pode escolher a sua). Já a camiseta foi mais audaciosa. A turma se inspirou em uma camiseta comemorativa do Cortinthians, em que os torcedores enviavam fotos suas que eram estampadas na peça. “Cada um fez uma careta e aplicamos na camiseta. Vai ser bacana para lembrar dos colegas depois”, conta Emanuela.

Colégio Marista Pio XII Novo Hamburgo


Liliane Magni, 17

Setembro, Colégio Estadual 8 de lha Ve cia tân Es

Depois de uma pesquisa na Internet, uma das três turmas do colégio definiu sua camiseta. Na cor cinza, a galera fez um desenho bem original seguido da frase “Foi difícil, mas eu consegui”, já que foram muitos anos de estudos e trabalho duro para concluir o Ensino M é dio. Mas nem todos curtiram a ideia. A “turma do fundão” se rebelou e fez uma nova camiseta, agora na cor preta. A aluna Liliane Magni, 17, conta que a ideia surgiu bem natural. “O fundão sempre foi nova, 16, meio esquecido e decidimos fazer uma Robson Marcelo Casa nova camiseta.” Sem frases filosóficas Bruno Henses, 17 , e com um desenho bem caracterísbro tem Se de 8 l ua Colégio Estad tico da “turma do fundão”, a peça Estância Velha ficou no mínimo bem original!


16 10

DEZ

A

polvorosa

Programa-se para as festas na praia

Dezembro de 2011

Porto Alegre vai ferver com a Fresno

letra da nova canção da Fresno diz que “Faz frio em Porto Alegre toda a noite”. Mas, com certeza, a galera que for conferir a apresentação dos meninos lá no Planet Music Hall (Avenida Cavalhada, 5000, POA) vai é suar a camisa. O show está marcado para o dia 10 de dezembro, às 22 horas, e promete animar os gaúchos com os maiores sucessos de Lucas (vocal), Gustavo (guitarra), Tavares (baixo) e Bell (bateria). Desde 2006 em São Paulo, a Fresno é hoje uma das bandas mais influentes do novo rock nacional, figurando sempre em premiações de música e nos enchendo de orgulho. A noite vai contar ainda com a presença de Kaká Reis e das bandas Seven, Song4youday e Melody. Os ingressos custam 30 reais (pista) e 45 reais (VIP), à venda nas Lojas Trópico (Total, Moinhos, Iguatemi, Bourbon Ipiranga, Praia de Belas, Barra, Canoas Shopping e Bourbon São Leopoldo).

James Blunt para os apaixonados 16 JAN

O Dia dos Namorados vai chegar antes em Porto Alegre. Mais precisamente dia 16 de janeiro, quando o inglês James Blunt desembarca na capital. O show será no Teatro do Sesi (Avenida Assis Brasil, 8787), às 21 horas, e faz parte da turnê “Some Kind Of Trouble”, do cantor. A turnê inclui performances de seus singles de sucesso internacional, “Stay The Night” e “I’ll Be Your Man” e tem se mostrado uma verdadeira sensação global. Com 19 milhões de cópias vendidas, James Blunt é sem dúvida um dos cantores e compositores mais talentosos e bem sucedidos de sua geração. Ele atraiu a atenção do mundo em 2005 com seu primeiro álbum, duas vezes premiado com o disco de platina, “Back to Bedlam”, que continha o hit # 1 “You’re beautiful”. “All the Lost Souls”, lançado dois anos depois, estreou no topo das paradas em 10 países e ganhou elogios da crítica por sucessos como “1973” e “Same Mistake”. Os ingressos custam 250 reais (mezanino), 300 reais (plateia alta) e 350 reais (plateia baixa), à venda na Loja Multisom (Rua dos Andradas, 1001), 4003-5588 ou pelo site www.ticketsforfun.com.br.

08

DEZ

Marcelo Camelo volta à capital

Antes da volta do Los Hermanos, o ex-vocalista da banda, Marcelo Camelo, passa por Porto Alegre para um show no Bar Opinião (Rua José do Patrocínio, 834), no dia 8 de dezembro, às 23 horas. Camelo faturou em 2011 o Prêmio Multishow de melhor cantor pelo júri crítico. Os ingressos custam de 30 a 50 reais e podem ser adquiridos nas Lojas Trópico (Iguatemi, Praia de Belas, Moinhos, Total, Barra, Bourbon Ipiranga, Canoas Shopping e Bourbon São Leopoldo).

Wari Club (Xangri-lá) A casa abre para a temporada no dia 31 de dezembro com os DJ’s Marck Corrêa, Adriano Carazzo, Thomas Sagstad e Overcast (Federico+Ayala). Os ingressos variam de 50 a 90 reais.

Green Valley (Capão da Canoa) Dia 6 de janeiro o maior DJ da atualidade, David Guetta, agita a galera em uma festa que promete ficar para a história. Os ingressos variam de 65 a 205 reais. Maori Club (Xangri-lá) O réveillon da casa já tem duas atrações confirmadas: a dupla Claus e Vanessa e o DJ gringo EDX. Planeta Atlântida (Saba – Atlântida) A maior festa do planeta será nos dias 3 e 4 de fevereiro e tem entre as atrações confirmadas Jota Quest, Fresno e Charlie Brown Jr. entre outros. Os ingressos já estão à venda nas Lojas Renner e custam entre 70 a 300 reais.

11

DEZ

O “countrycore” do Matanza no Opinião

A banda Matanza sobe ao palco do Bar Opinião (Rua José do Patrocínio, 834) no dia 11 de dezembro, a partir das 20 horas. O grupo apresenta os sucessos e traz ainda as novidades do disco “Odiosa Natureza Humana”. Os ingressos variam de 30 a 40 reais, à venda pelo site www.opiniaoingressos.com.br, ou ainda na Multisom (Rua dos Andradas, 1001), A Place (Voluntários da Pátria, 294 - loja: 150), Zeppelin (Av. Marechal Floriano, 185 - loja 209), Short Fuse (Galeria Malcon e Shopping Total).

8 a 11

Nenhum de Nós desplugado no São Pedro

No ano em que comemora 25 anos de carreira, a banda gaúcha Nenhum de Nós apresenta seu primeiro show acústico da turnê “Contos de Água e Fogo”. Os shows serão no Theatro São Pedro, de 8 a 10 de dezembro, às 21 horas, e dia 11 às 18 horas. O público vai poder conferir versões desplugadas de canções como “Outubro, Outubro”, “Último Beijo”, “Primavera no Coração” e “Água e Fogo”. A tradicional temporada de fim de ano do Nenhum no Theatro São Pedro já faz parte do calendário cultural da cidade. Os shows acústicos da banda no teatro sempre são sinônimo de sucesso e casa cheia. Os ingressos já estão à venda e custam entre 15 a 50 reais.

DEZ

09

Retrô da Nata no American Bowling

DEZ

Após três anos, a Retrô da Nata retorna ao American Bowling (Avenida Nações Unidas, 3481 – NH). A edição White Party rola no dia 9 de dezembro, sexta-feira, com a presença do DJ Henrique Fernandes (residente da P12 Floripa), Edgar Branco e Analu Giacomolli. Os ingressos variam de 20 a 30 reais, à venda na Lista Negra (NH), Sinoscar (NH), Katy Esportes (SL e CB)

09

DEZ 20 a 40 reais.

Sense Yourself antecipa verão A Sense Yourself (Rua Marcílio Dias, 2085 – NH) agita a noite da cidade com uma festa pra lá de dançante com a presença dos renomados DJ’s Dutra Vila, Rapha Costa e Marcelo Nuñez no dia 9 de dezembro. Os ingressos variam de


polvorosa

18

Dezembro de 2011

Fotos de Homero Schuch

Fotos de Eduardo Rubira

18/11 Maurício Sirotsky

(Novo Hamburgo)

19/11 Piratini

O Polvo esteve presente na primeira edição do Circuito Juventude Cultura e Arte promovido pela Diretoria da Juventude de Novo Hamburgo

(Porto Alegre) Os alunos do Colégio Piratini, de Porto Alegre, capricharam na caracterização para a Feira das Nações da instituição

Fotos de Eduardo Rubira

17/11 Cenecista

(Novo Hamburgo)

Fotos de Homero Schuch

Muitas bandas e diversão marcaram o Festival de Talentos do Colégio Cenecista NH

04/11 Carlos Chagas

Informe Publicitário

Matrículas abertas no Colégio Luterano Concórdia

S

(Canoas)

Experimentos e troca de ideias durante a Feira Pedagógica do Colegio Carlos Chagas de Canoas

Confira essas e outras fotos no Polvo College no site www.opolvo.com.br

01/11 Mãe de Deus (Porto Alegre) Em mais uma visita no recreio da galera, dessa vez estivemos no Mãe de Deus, em Porto Alegre Fotos de Eduardo Rubira

eguindo uma perspectiva diferente dos métodos tradicionais de ensino que se resumem à sala de aula e à teoria, sem uma visão prática do mundo, a formação do aluno do Colégio Luterano Concórdia é construída por um processo educacional que vai muito além desses limites. No Colégio Concórdia, a educação também é vivenciada pelo aluno através de vários projetos, em que ele põe em prática o conhecimento estudado em sala de aula. Entre esses projetos, têm destaque o Autor Presente, que traz importantes nomes da literatura; a Semana Pensando na Vida; a Olimpíada de Matemática, a Mostra Científica, a Feira das Profissões e a Semana Acadêmica dos Cursos Técnicos, além de vários outros acontecimentos, que também são desenvolvidos com o objetivo de qualificar ainda mais a formação do estudante.   O Colégio Luterano Concórdia atende alunos da Educação Infantil (a partir de três anos de idade) ao Ensino Médio, e ampara seu ensino em uma base pedagógica que propicia ao estudante as condições para se desenvolver plenamente. O Concórdia oferece um ensino participativo e crítico, baseado em uma orientação cristã, capaz de promover a realização pessoal plena.    Também oferece cursos técnicos em nível de Ensino Médio, que foram desenvolvidos para gerar profissionais capazes de suprir as necessidades de pessoal especializado por parte das empresas, formar um profissional com iniciativa empreendedora que seja capaz de alavancar seu próprio negócio.   O Curso Técnico  em Informática forma profissionais para atuarem no planejamento, análise, desenvolvimento, avaliação e utilização de tecnologias para o desenvolvimento de aplicações, além de manutenção e de instalação de redes de computadores. O curso, considerado por muitas empresas o que melhor prepara profissionais na região do Vale dos Sinos, é oferecido nos turnos da tarde e da noite. A formação de profissionais da área de gestão empresarial é o foco do Curso Técnico em Administração. Esse curso forma o profissional que muitas empresas procuram e que é reconhecido por sua capacidade técnica, habilidades e competências. O Curso também é oferecido nos turnos da tarde e da noite.   Dois novos cursos técnicos estão em fase de aprovação: Técnico em Logística e Técnico em Contabilidade. Com estas duas novas ofertas de cursos, o Concórdia consolida a sua atuação dentro da sociedade, preparando profissionais capacitados e com formação ética.   Há 42 anos o Colégio Luterano Concórdia proporciona um ensino de qualidade, com ótimos professores, e valoriza o indivíduo e suas particularidades, fundamentando sua ação na filosofia luterana de educação. O Colégio Concórdia está localizado à Av. Getúlio Vargas, 4388. Informações podem ser obtidas através do telefone 3037-8200 ou no site www.concordia-saoleo.com.br.


polvorosa

19

Dezembro de 2011

Fotos de Homero Schuch

26/11

Reação em Cadeia A banda de Jonathan Correa participou do Natal dos Sinos e reuniu a galera na Praça

24/11 Comunidade Nin-Jitsu Opinião lotado pra conferir a gravação do DVD da CNJ

13/11 Simple Plan

20/11 Chimarruts

Domingão com show gringo dos canadenses do Simple Plan em Porto Alegre

Uma multidão participou do show da Chimarruts em Novo Hamburgo

04/11 Pré-Formatura Feevale

Crônicas de Porto Alegre #3

Festa animada no espaço Yes

06/11 Charlie Brown Jr 01/11 Moinho

A Festa das Rosas de Sapiranga bombou com o show de Chorão e Cia.

“No meio do caminho tinha uma praça. Tinha uma praça no meio do caminho.” Praça da Alfândega, Rua dos Andradas, Porto Alegre.   Uma praça normal, com pedras centenárias e monumentos levemente depredados. Com árvores, bancos e banheiros. Com gente jogando dama com tampinha de garrafa, engraxates, vendedores de qualquer coisa. Tem espaço pra tudo na Praça da Alfândega, até pra fazer coisa errada. Tem banca de jornal, tem gente que vende cd/dvd, gente que vende refri, cerveja e água e tem gente que vende o corpo. Mas estas, uma vez por ano, mudam seu local de trabalho, e é quando a cidade recebe a excelentíssima: Feira do Livro de Porto Alegre! Nesse 2011, entre 28 de outubro e 15 de novembro rolou a 57ª edição.   Assim como muitos, anualmente tô lá. Acho bacana a mobilização e comoção geral em volta dos livros. Gosto de perambular ouvindo as conversas, curtindo as histórias. Na época da Feira a leitura ganha mídia e as classes se misturam em prol das palavras de outrora. É bom, é legal e tem aquelas batatas fritas toscas, vendidas em sacos de pipoca e que eu adoro. Sempre nos encontramos na Praça.   Por lá, quase toda banquinha tem uma caixa com títulos variados e meio misturados escr ito em cima: saldão. É ali que a galera futrica em busca de uma pérola perdida. Esse ano eu e a Babi Andrade, minha esposa, descolamos o Minha Fama de Mau, do Erasmo por R$9,90. Em geral ele tá uns 30, 40. Num outro ano comprei o a trilogia do Henry Miller, o Sexus, Plexus, Nexus, foram seis livros, lacradinhos por 10 pila.   Também é durante a Feira do Livro que o último Lambe-Lambe da cidade fica ali em volta do monumento em homenagem aos poetas Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana. As pessoas se fotografam com os ilustres e voltam felizes. Carregam seus livros, sorrisos e a expectativa de se vão ou não terminar a bendita obra que enfeiou a Feira nas últimas duas edições.   A Feira do Livro de Porto Alegre diria para Gregor Samsa: “Vem Kafka comigo!”. E ano que vem ele volta.

  A Feira do Livro de Porto Alegre é o maior evento do setor livreiro a céu aberto das Américas.

Sugestões, dicas, palpites, ou só pra bater um papo mesmo: giovanipaim@gmail.com

Véspera de feriado com festa da Higher Produtora

01/11 Papas da Língua

Festa Retrô da Nata reuniu a galera que curte a banda de Serginho Moah


2012 será o ano dos shows imperdíveis

20

Rumores, especulações e torcida

música Dezembro de 2011

Confirmados no Brasil # Summer Soul Festival em Floripa

Ano passado foi a vez de Amy Winehouse. Esse ano, o evento vai contar com a presença de Bruno Mars, Florence+The Machine, Dionne Bromfield, Rox e Seu Jorge. Tudo isso vai rolar lá no Stage Music Park, em Jurerê Internacional, no dia 28 de janeiro. Os ingressos para conferir as apresentações variam de 100 a 300 reais, à venda pelo site www.livepass.com.br.

# Lollapallooza

O Lollapallooza nasceu nos Estados Unidos, mas já está dando as suas voltas pela América do Sul. Depois de uma edição no Chile, em março e abril de 2012, será a vez do Brasil receber o grande festival. O local escolhido será o Jockey Club, em São Paulo, nos dias 7 e 8 de abril. Entre as inúmeras atrações, nomes c o m o

Foo Fighters e Arctic Monkeys são apenas alguns aperitivos do que virá por aí. Informações pelo site www.lollapaloozabr.com

# Sisters Of Mercy

O retorno ao Brasil do lendário grupo de gothic rock Sisters Of Mercy vai acontecer em São Paulo, no dia 10 de março. O show será no Via Funchal, na capital paulista, e valores de ingressos ainda não foram divulgados. A banda é liderada pelo vocalista Andrew Eldritch e apesar de ser um ícone dos anos 80, o grupo possui apenas três discos gravados em estúdio.

# Sebastian Bach

O músico Sebastian Bach anunciou que fará única apresentação no Brasil em 2012. O ex-vocalista do Skid Row tocará no dia 14 de abril, no Carioca

Club, em São Paulo. Bach trará ao país a turnê de seu novo disco solo, “Kicking & Screaming”, lançado em setembro desse ano. Ainda não foram divulgadas informações sobre preços, horários dos shows.

# Fatboy Slim

Um dos maiores DJ’s da atualidade volta ao Brasil, país que tanto ama. Fatboy Slim será a principal atração do festival Creamfields, que acontece em Florianópolis. O evento será no Stage Music Park, em Jurerê Internacional, no dia 21 de janeiro. Outras atrações internacionais do festival são o DJ alemão Paul Van Dyk, Tiefschwarz, Ellen Alien, Reboot, Layo & Bushwacka e Nervo. Entre os brasileiros estão Life Is A Loop, Ask2Quit, King Of Swingers, Rafael Yapudjian e Spavieri. Os ingressos variam entre R$ 90,00 e R$ 200,00 e já estão à venda no site www. blueticket. com.br

Confirmados em Porto Alegre # Los Hermanos

O quarteto carioca volta após uma parada de mais de quatro anos. A banda vai excursionar por oito capitais brasileiras para comemorar os 15 anos de formação, e Porto Alegre está incluída nessa festa. A data já foi escolhida: 12 de maio (marque aí na agenda). O local e os valores de ingressos para a grande volta do Los Hermanos serão divulgados em breve.

# Roger Waters

O Beira-Rio será o palco da apresentação do ex-Pink Floyd Roger Waters e seu “The Wall”. A mega estrutura do show promete deixar os fãs enlouquecidos, com a construção de um muro que é destruído ao final do espetáculo! O show está marcado para o dia 25 de março, às 20 horas, e alguns setores já estão com os ingressos esgotados.

# Christian Chávez

Parece que os Rebeldes estão com tudo mesmo. Além da versão nacional, exibida pela Record, estar dando o que falar, o sexteto original tem feito shows seguidos aqui em terras brasileiras. Dia 20 de janeiro de 2012 é a vez de Christian Chávez

dar as caras por Porto Alegre. O show será no Bar Opinião (Rua José do Patrocínio, 834) e será em formato unplugged, especial para o Brasil.

# James Blunt

Os casais apaixonados que se preparem que James Blunt vem aí. O cantor inglês, dono de sucessos como “Beautiful” e “Same Mistake”, volta a Porto Alegre no dia 16 de janeiro no Teatro do Sesi. Os ingressos para curtir a apresentação variam de 250 a 350 reais.

Black Sabbath

Eles estão de volta, e agora é oficial! O Black Sabbath revelou que vai voltar aos palcos com sua formação original, Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria). O grupo já anunciou 14 datas da nova turnê, que deve começar pelas cidades da Europa. Vamos cruzar os dedos, fazer promessa para que a turma veja o Brasil com bons olhos e inclua o nosso país nessa que deve ser uma das maiores turnês da história do rock.

Madonna

A rainha do pop deve voltar ao Brasil em 2012. Madonna está preparando um novo disco, ainda sem título definido e deve trazer essa turnê para São Paulo e Rio de Janeiro entre os meses de março e abril. A última vez que a diva esteve em terras brasileiras foi em 2008, com cinco apresentações lotadíssimas.

Nicki Minaj

A nova sensação americana também deve se apresentar por aqui. A moça, que é famosa por suas parcerias com astros da música como Rihanna, Will.I.Am. e o rapper Drake, já confirmou pelo Twitter que é a grande a possibilidade de fazer shows no Brasil.

Noel Gallagher

O ex-Oasis também planeja trazer sua turnê solo para o Brasil. Em recente entrevista, Noel teria confirmado shows pela América latina, onde o nosso país estaria incluído. “Se tudo correr bem, seremos oito no palco, em casa de mil ou 2 mil lugares, e chegaremos à América do Sul em 2012”, disse Noel.

Edição #132 do Jornal O Polvo  

Edição de dezembro de 2011 do Jornal O Polvo. Na capa, matéria sobre o anúncio do fim do mundo em 2012 - será a último ano? Ainda Muppets no...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you