Issuu on Google+

Voando baixo O americanense Artur Fortunato venceu as duas corridas da categoria Graduados na quinta etapa do Campeonato Paulista de Kart, em Interlagos. Página 3

Das seis categorias em disputa no Open de Raquetinha do Clube Amizade, as duplas de Americana foram campeãs em cinco delas. Páginas 6 e 7.

Domínio no saibro

Felipe Jensen e Vitor Hugo Martins ganharam a categoria B no CAT

mais de

DE ESTUDOS

PRO VA 28

com

para o curso todo

OUT

VESTI BULAR FAM 2013

O PRÓXIMO PASSO É AGORA

AQUI VOCÊ PODE! INSCREVA-SE: www.fam.br ou ligue 0800 771 2449

27 ANOS DE HONESTIDADE E RESPONSABILIDADE

Conhecimento sem fronteiras


2

5 de outubro de 2012

de primeira TONY CRISTINO Profissão - Radialista profissional (por opção). Como você é conhecido entre amigos e familiares? - Cristino. Time do coração - Corinthians. Torce contra quem - Violência no esporte. Ídolo no esporte - Ronaldo Fenômeno.

Nascimento - 10 de setembro de 1960, em Guaraçaí-SP.

Imagem esportiva

inesquecível - Ronaldo Fenômeno jogando no Timão. Quem é gata no esporte - Paula Pequeno, do vôlei. Um estádio de futebol bonito - Couto Pereira, em Curitiba. Entre seus amigos, quem é bom de bola? - Dito. E quem é perna de pau? - José Alberto Fuminho. Faz alguma atividade física? - Caminhada.

Para qual esporte não leva jeito? - Vôlei.

Já fez alguma jogada de craque em sua vida? - Jogando pelo Vila Gallo no antigo Gigantinho, fiz dois golaços na mesma partida. Foi demais.

Tirando seu time, quem vai se dar bem neste ano? - São Paulo. E quem vai ser o mico da temporada? - Adriano Imperador. O que espera do Rio Branco em 2013 - Que seja campeão da Série A2.

Quem é mala no esporte? - O comentarista Neto. Acha que sabe tudo.

Melhor narrador esportivo de rádio e tv - Antônio Edson e Jota Jr.

Esporte favorito - Futebol.

Bola cheia no esporte - Ronaldo Fenômeno. Mesmo fora dos gramados continua batendo aquele bolão. Bola murcha no esporte - Carlos Artur Nuzman, presidente do COB.

Ayrton Senna, Nelson Piquet ou Émerson Fittipaldi? - Ayrton Senna. Era o cara em todos os sentidos.

Na Copa do Mundo, a seleção brasileira vai ser... - Campeã!

Melhor técnico - Tite.

FUTEBOL

LAF tem rodada só do Veteranos ARQUIVO PESSOAL | FACEBOOK

Garotada começa com 10 goleadas Texto Zaramelo Jr. Zata

Os campeonatos das categorias de base da Liga Americanense de Futebol (LAF) começaram domingo (30). Em 25 jogos, foram 65 gols - média de 2,6. Em dez deles, aconteceram goleadas. No Sub-10, Camisa 10 e São Manoel fizeram 4 a 0 no Ipiranga e no Morada do Sol, respectivamente, enquanto o Parque Gramado bateu o Novo América por 3 a 0. No Sub-12, foram quatro resultados elásticos: Gramado 0x4 Jardim América, Guanabara 0x4 Aesca, Colorado 4x1 São Jerônimo e Americana 4x1 Vila Amorim. No Sub-14, a rodada teve três resultados de 3 a 0: do São Vito sobre o Unidos da Cordenonsi, do Colorado sobre o São Jerônimo e do Parque Gramado sobre o Novo América. No Sub-16, os jogos foram mais equilibrados e o placar mais expressivo foi o 3 a 1 da Ponte Preta sobre o Jardim América. A segunda rodada será disputada no próximo dia 14.

São Vito goleou na abertura do Sub-14 da LAF Texto Zaramelo Jr. Zara | O JOGO

P

or causa da eleição municipal de domingo (7), a rodada deste final de semana da Liga Americanense de Futebol (LAF) terá apenas jogos do Campeonato Veteranos. As categorias de base folgam e retomam a disputa no próximo dia 14.

O Veteranos vive a terceira rodada da fase de classificação. Os jogos serão amanhã (6), todos com início marcado para as 15h30. A programação: Servidores x Jardim dos Lírios, no São Vito; Ponte Preta x Guarani, na Vila Amorim; Cariobinha x Zanaga, no São Manoel; Pernambuco x São Vito, no Jardim

Guanabara; Americana x Morada do Sol, no Santa Maria; e Bertini x União, na Vila Bertini. No Grupo A, a Ponte Preta lidera com 4 pontos. Guarani e Servidores têm 3 pontos, enquanto o Jardim dos Lírios aparece com 1 e o Prisma ainda não pontuou. No Grupo B, o primeiro lugar é do Cariobinha, que

está com 4 pontos. O Pernambuco, com 3 pontos, vem logo atrás. São Vito, Zanaga e Faixa Preta somam 1 ponto. No Grupo C, o Mathiensen está na liderança com 6 pontos (100% de aproveitamento). União e Bertini têm 3 pontos. Morada do Sol e Americana ainda não saíram do zero.

mais de

DE ESTUDOS

PRO VA 28

Contabilidade Comercial, Industrial & Assessoria R. Quintino Bocaiuva, 929 Fone/Fax 3408.8270

com

para o curso todo

OUT

VESTI BULAR FAM 2013

O PRÓXIMO PASSO É AGORA

AQUI VOCÊ PODE! INSCREVA-SE: www.fam.br ou ligue 0800 771 2449

Conhecimento sem fronteiras

Diretores Carlos Zaramelo Júnior e Mônica Rosa Binotto Zaramelo

Fundação - 6 de fevereiro de 2003 Propriedade da empresa Zaramelo Jr. Comunicação

contato Tel: 19 7808.2911 | 89*21492 E-mail - zaramelojr@uol.com.br

Rua das Palmeiras, 362, Jardim Planalto Cep: 13.468-030 - Americana/SP

Jornalista responsável MTB 37.014

Os textos publicados no O JOGO não podem ser reproduzidos sem prévia autorização. Os artigos assinados não significam, necessariamente, a opinião do jornal.

Diagramação: Jorgebin Impressão Jornal O Liberal

•Circuito fechado de tv •Alarmes monitorados 24 horas com viatura e via rádio (exclusivo) •Choque pulsativo •Monitoramento de imagens •Vigilância •Portaria 24 horas

RUA DOM PEDRO II, 878 - VILA GALLO - FONE (19) 3471.4515


5 de outubro de 2012

KART

Em dia perfeito, Fortunato vence em Interlagos Artur Fortunato dominou as corridas na Graduados em Interlagos Texto Erno Drehmer Foto Maurício Vilella | Divulgação

O

sábado (29) foi um dia perfeito para Artur Fortunato, que compete na categoria Graduados. Disputando a quinta etapa do Campeonato Paulista de Kart, em Interlagos, o piloto de Americana foi absoluto e venceu as duas baterias da programação, garantindo o lugar mais alto do pódio. A jornada começou pela tomada de tempos, quando o piloto da D2 Motorsport obteve resultado abaixo das expectativas, a quarta posição no grid de lar-

planeta bola Twitter: @renanzaraa renan binotto zaramelo renan_kra_zara_uau@hotmail.com

- Hoje, a coluna vem com os pitacos da Champions, os meus “famosos” chutes sobre quem passa ou não de fase. Vamos começar... - GRUPO A: Apesar da derrota do PSG para o Porto, acho que os franceses passam em primeiro lugar, seguidos dos portugueses, visto que Dinamo Kiev e Dinamo Zagreb não devem criar dificuldades. - GRUPO B: Bem fraquinho. Quem quer que passe não terá vida longa, inclusive o enfraquecido Arsenal de Arsene Wenger. Meu palpite vai pra Arsenal líder e Schalke vice. - GRUPO C: Mesmo sem time, aposto no Milan em primeiro pela tradição. Acho que os russos do Zenit ficarão

gada, ainda assim muito próximo do tempo estabelecido por Alain Sisdeli, também de Americana, que foi o pole position. Na primeira corrida do dia, Artur Fortunato logo aproximou-se da ponta e superou Sisdeli para a assumir a liderança da prova, posição disputada e trocada por várias voltas, até que o piloto da D2 recebeu a bandeirada quase meio segundo à frente do conterrâneo. Na segunda bateria, desta vez largando na frente, Fortunato logo disparou na ponta e ao final das 20 voltas recebeu a bandeirada com a vantagem de mais de quatro segundos, em segundo, apesar do péssimo início com série de duas derrotas e incessantes polêmicas internas. - GRUPO D: O Real será o líder, com Kaká, sem Kaká, com Mourinho, sem Mourinho, tanto faz, o que faz a diferença é o craque português chamado Cristiano Ronaldo. Em segundo acho que avança o City, apesar de que o Borussia conta com um belo time.

novamente sobre Sisdeli. As duas vitórias garantiram o primeiro lugar na etapa para Artur Fortunato. “O Artur esteve muito bem, teve duas atuações muito seguras e foi extremamente decidido quando necessário”, disse Dennis Dirani, piloto multicampeão no kartismo brasileiro e “coach” do americanense. Na próxima semana, entre os dias 9 e 13, o piloto de Americana deveria disputar a Copa Brasil, em Farroupilha (RS), mas em razão dos estudos teve que cancelar sua participação. Ele volta à pista no dia 20, em mais uma etapa do Campeonato Paulista Light. o líder, fato. Muito mais time que todos os concorrentes e favoritos em tudo que participam, os catalães parecem não ter sentido a saída do “criador” Guardiola e começaram a temporada com tudo. Na segunda colocação aposto na passagem do Benfica.

- GRUPO E: Chelsea liderará de ponta a ponta, e digo que até com facilidade por ter muito mais time que os concorrentes. Já na segunda colocação vou apostar na tradição da “Velha Senhora” Juventus.

- GRUPO H: O United investiu pesado, montando um devastador ataque com Rooney e Van Persie, e passará em primeiro lugar. Dos outros três, com toda certeza quem passar será eliminado logo nas oitavas. Meu palpite fica para o Braga de Portugal, que me parece ser o menos pior.

- GRUPO F: Um começo estranho nesse grupo, com o BATE aprontando pra cima dos favoritos. Mas creio que só será o começo, os bielorrusos não tem fôlego pra se manter lá em cima. Aposto em Bayern líder e Valência vice.

- Que a bola continue rolando no Velho Continente, e que a competição mais charmosa e famosa do mundo siga no embalo que está, com ótimos jogos e os grandes craques brilhando.

- GRUPO G: O Barça será

Bom final de semana!

3


4

5 de outubro de 2012

ESTADUAL

Suzano tenta avançar nos JOIS Texto Zaramelo Jr. Zara | O JOGO Foto Divulgação

Empresa abre vagas a jovens com deficiência

T

etracampeã municipal, com campanha invicta neste ano, a Suzano tenta avançar na fase estadual dos Jogos dos Sesi (JOIS) na modalidade de futebol society. O time do técnico Marcelo Campos enfrenta Rio Claro, neste sábado (6), às 15 horas, na quadra do Sesi de Araras, pelas oitavas de final. Nesta fase, o sistema de disputa é o de eliminatória dupla. Por ter melhor campanha que o adversário, a Suzano joga por uma única vitória. Ou seja: se vencer amanhã, garante passagem à sequência do campeonato. Em caso de derrota, as equipes voltam a se enfrentar no próximo dia 20. O ganhador vai pegar na próxima fase (quartas de final) quem passar no

A Suzano tem campanha invicta nos Jogos do Sesi

confronto entre Matão e Sertãozinho. Os jogadores da Suzano à disposição do técnico Marcelo Campos são: Anderson Rogério Grangeiro, Jorge Luís

Gonçalves Lopes, Gilmar Borges da Cruz, Ocimar Barbosa, Carmelindo Menaldo Júnior, Wilson Bueno Camilo, Ricardo Dias Araújo, Willian Marques Pereira, Mauro César

Greco, José Antônio Lourenço Bispo, Ideraldo Luiz Pelicari, José Eneas de Oliveira, Gilberto Propício da Silva, Elias Cláudio Siqueira e Marcos César Defalque.

FUTSAL

Texto Ariel Ferreira

vidros e travas elétricas Cd’s, Dvd’s, Amplificadores Rua Florindo Cibim, 30 - Fone (19) 3406.4318 (próximo ao D. Bosco) - Americana

sino médio; ter no mínimo 16 anos; e residir nas cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste ou Nova Odessa. O curso tem a duração de um ano, num total de 800 horas, e terá inicio em novembro de 2012, com aulas de segunda à sexta-feira. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até a próxima quarta-feira (10). Os jovens devem encaminhar currículo ao email: rhresponde@suzano.com.br ou manter contat pelo telefone 19 2108.3532. As vagas são limitadas e voltadas exclusivamente a jovens com deficiência.

FUTEBOL DE MESA

Americana é vice do Paulista

franzin@franzinadvogados.com.br

Em parceria com o Senai de Americana, a Suzano Papel e Celulose está com vagas abertas a jovens com deficiência para o programa de aprendizagem em sua unidade Limeira. A iniciativa tem duração de um ano e proporciona aos jovens que forem escolhidos no processo seletivo, formação em práticas administrativas. O curso contempla seis meses de conteúdo teórico no Senai e seis meses de práticas profissionais na Suzano, em áreas administrativas. Os candidatos devem estar cursando o en-

O futsal feminino de Americana terminou como vice-campeão do Campeonato Paulista da Série A2, que teve o segundo jogo da decisão na manhã de domingo (30), em Espírito Santo do Pinhal. As meninas comandadas pela técnica Rafaela Nicolete, que haviam perdido a primeira partida em casa, não resistiram à força do adversário e foram goleadas por 5 a 1. O time de Pinhal confirmou a campanha positiva e ficou com o título. Durante todo o campeonato, Americana disputou dez jogos, com cinco vitórias , dois empates e três derrotas, marcando 31 gols e sofrendo 26. Daiane, com oito gols, foi a artilheira da equipe americanense no Paulista. “Fizemos uma campanha memorável. Temos que comemorar essa conquista e considerar a derrota como aprendizado e crescimento para as próximas competições. Estou feliz pelas meninas, que demonstraram toda a qualidade e a força do futsal de nossa cidade”, disse Rafaela.

UMA TV LED 40” | UMA TV LED 46” | UM TABLET | UMA MOTO HONDA CG FAN | UM NOTEBOOK

Flamengo vence na despedida Texto Zaramelo Jr. Zara | O JOGO Foto Arquivo | O JOGO

Em sua despedida da Copa Estado de Futebol de Mesa, o Flamengo venceu o Bloco do R por 43 a 28, domingo (30), em Itu. Com o resultado, o time de Americana garantiu o quinto lugar na classificação geral entre nove equipes. Nos oito jogos que fizeram, os flamenguistas conseguiram quatro vitórias e sofreram quatro derrotas. Na partida em Itu, o Flamengo teve os botonistas Ismael (10 pontos), Assis (10), Stipp (9), Fernando Hackmann (7) e Vinícius Caiçara (7). A comissão técnica contou com Gilberto Hackmann e Renato Ferreira. “Infelizmente, em jogos decisivos na metade do campeonato, tivemos desfalques de alguns de nossos principais botonistas. Faltou uma vitória para passarmos à próxima fase, mas fica a certeza de

Será vendido antecipadamente um vale cartela, que deverá ser trocado no local do evento.

Hackmann lamentou desfalques em jogos importantes

que ainda temos um time e um grupo forte para 2013”, disse Gilberto Hackmann, também coordenador da modalidade em Americana. A final da Copa Estado será entre Funda-

ção São Caetano e Clube do Botão de Campinas. A disputa do terceiro lugar envolverá Bloco do R e Cisplatina. Os três primeiros colocados sobem à 1ª divisão da próxima temporada.

Cada vale contendo 5 cartelas (uma para cada rodada). Dia 5 de outubro de 2012, às 19 horas Salão de festas da Igreja São Domingos Antecipado – R$ 25,00 Na hora – R$ 30,00 apóia essa iniciativa


5

5 de outubro de 2012

KUNG-FU

Barbosa disputa festival na China Texto Viviane Barbosa Foto Divulgação

Americana é destaque

T

he 9th Zhengzhou China International Shaolin Wushu Festival – Campeonato Internacional de Kung-Fu, que será realizado no Templo Shaolin, na China, contará com a presença de aproximadamente 60 países e terá um atleta de Americana: José Carlos Barbosa, da Associação Bien-Hoo Kung-Fu Shaolin. Realizando um sonho pessoal e como atleta, Barbosa embarcará no próximo dia 17 e competirá em duas modalidades - Mãos do Sul e Correntes Duplas -, entre os dias 20 e 26 de outubro. “Conhecer o Tempo de Shaolin é o sonho de todos os atletas de kung-fu. Sinto-me privilegiado em poder participar do campeonato e também conhecer um local com tanta história”, disse Barbosa. Além de participar do Internacional, Barbosa seguirá para o Mundial em Huangshan, também na China. “Já estive em dois mundiais na China e foram grandes momentos para minha vida, jamais vou me esquecer. Com estes dois campeonatos, em outubro e novembro, tenho certeza que serão ainda mais inesquecí-

Texto Bruno de Camargo Neves Foto Divulgação

Barbosa vai realizar sonho e competir no Templo Shaolin

veis. Vou representar meu país e também a minha cidade, Americana, com muita garra e orgulho”, afirmou. Após o Campeonato Internacional, Barbosa treinará alguns dias no Templo e, no dia 3 de novembro, seguirá para o 5º Mundial em Huangshan, juntamente com a delegação brasileira, que conta com outro atleta de America-

na: Stefanny Sampaio Barreto, que competirá em Mãos do Sul e Armas Medias (facão). Barbosa vai estar em Mãos dos Sul e Armas Duplas (corrente). Os dois atletas têm um currículo invejável. Stefanny conta com 250 medalhas e Barbosa com 270. “Sabemos que a cada mundial fica mais difícil, pois em 2008 eram

aproximadamente 900 atletas e 30 países e em 2010 foram 2400 atletas e 84 países. Acreditamos que este ano haverá mais atletas, já que é considerado, atualmente, o maior evento de artes marciais no mundo”, salientou Barbosa. O site da Academia Bien-Hoo é www. bienhooo.com.br

Paulínia sediou, no final de setembro, o 3º Desafio OSS de Jiu Jitsu. O evento contou com a participação de mais de 600 atletas de todo o Estado, que se enfrentaram no Ginásio Poliesportivo Municipal Agostinho Fávaro. Dentre os destaques da competição, ficou a equipe Gracie Barra de Americana, que vem chamando a atenção pela qualidade técnica de seus atletas, sob comando do professor faixa preta Daniel Cruz. No total, seis lutadores da academia competiram e cinco voltaram com

Desafio em Paulínia teve lutadores de todo Estado medalhas, o que mostra que os treinamentos estão dando resultado. “O trabalho realizado no dia a dia, com muita seriedade, está sendo positivo e o resultado é visto nas competições que estamos disputando”, comentou Daniel. Das cinco medalhas conquistadas, três foram ouro com Willian

Motta, na categoria leve adulto, faixa roxa; Leandro Agizzio, leve adulto, faixa azul; e seu irmão Danilo Agizzio, leve adulto, faixa branca. As outras medalhas foram conquistadas por Fernando Aparecido e Alex Santos, ambos em terceiro lugar na categoria médio adulto, na faixa azul.

DESAFIO Português e Matemática

es õ ç i r c s In as t i u t a r g

Bolsas de estudo CNPJ: 15.994.966/0001-69 | Aliança Popular | PSDB, PSD, PMN, PV, DEM, PRP, PCdoB, PRTB, PPS, PSC, PHS, PSL, PR e PSB | Valor do anúncio: R$ 930,75 | CNPJ: 05.453.737/0001-83

até 100%

vereador

5º ano

ensino fundamental

Dia 07 de outubro vamos vibrar juntos mais essa conquista para Americana!

9º ano

ensino fundamental

/objetivoamericana

www.objetivoamericana.com.br Av. da Saúde, 833 - Jd. Nossa Sra. de Fátima - Americana/SP

3478.8080


6

5 de outubro de 2012

Texto e fotos Zaramelo Jr. Zara | O JOGO

1

RAQUETINHA

om 88 duplas e 130 jogos durante o final de semana, o 3º Vox 90 Open de Raquetinha no Clube Amizade de Tênis (CAT), em Nova Odessa, foi sucesso dentro e fora das quadras. E as duplas de Americana tiveram domínio quase que absoluto, conquistando o título de cinco das seis categorias em disputa. Só não deu para os americanenses na ca-

Fisioterapia Desportiva Especializada

Rua Gonçalves Dias, 240 Tel: (19) 3645-1618

CNPJ: 16.164.862/0001-90 | Aliança Popular | PSDB, PSD, PMN, PV, DEM, PRP, PCdoB, PRTB, PPS, PSC, PHS, PSL, PR e PSB CNPJ: 16.164.862/0001-90 | Aliança Popular | PSDB, PSD, PMN, PV, DEM, PRP, PCdoB, PRTB, PPS, PSC, PHS, PSL, PR e PSB | 05.453.737/0001-83 | Valor do anúncio: R$ 334,00

Americana domina Open do CAT

C

tegoria A, que teve como campeões Henrique Mello (Amendoim), de Campinas, e Henrique Pinto, de São Paulo. Na final, eles venceram Marcelo Campos e Henrique Meloni, de Campinas, por 9 a 4. Foi o sexto título consecutivo da parceria MelloPinto, que faturou o prêmio de R$ 3 mil. Os vice-campeões ficaram com R$ 1,5 mil, enquanto os semifinalistas levaram R$ 200. Nas demais categorias, show das duplas de

Americana no saibro do CAT. Na final da B, Vitor Hugo Martins e Felipe Jensen de Campos ganharam por 9 a 5 de Gustavo Narducci e Stefano Soares, de Campinas. O prêmio dos campeões foi de R$ 600 e dos vices de R$ 200. A final da categoria C envolveu americanenses, com vitória de Paulo Campos e Gabriel Campana sobre Maurício Ferreira e Lucas Cunha por 9 a 6. Foram R$ 400 para os campeões. Na categoria D, Marcelo Contatto e Vitor Hugo Martins fizeram 9 a 2 sobre os campineiros Paulo Amaral e Antônio Donizetti. O título valeu R$ 200. Othon e Lucas Ronizelli, pai e filho, repetiram o desempenho que tiveram no Cemara Open, em agosto, e foram campeões da categoria Iniciante com vitória por 9 a 4 sobre Ítalo Arcaro e Marcel Carvalho, também de Americana. O prêmio aos vencedores foi de R$ 100. Na categoria Mista, em final americanense, Rebecca Andrade e Eduardo Russi derrotaram Júlia Campana e Paulo Campos por 9 a 4, conquistando o título e faturando R$ 100. Na repescagem da Iniciante, os campeões foram Beto Cordeiro e Guilherme Dofal, que bateram Marcos Constantino e Marcelo Santos por 9 a 6.


7

5 de outubro de 2012

1 Henrique Mello e

Henrique Pinto mantêm hegemonia e conquistam título no CAT

2 Amaral, Donizetti, Vitor

Hugo e Contatto, finalistas da categoria D

Contatto fica feliz com a organização

3 Campeões, Vitor Hugo

Martins e Felipe Jensen festejam ponto na final da categoria B

2

Marcelo Contatto (e), com o amigo Marcos Meneghel: expectativas alcançadas

3

TÊNIS

CATEGORIA A Campeões - Henrique Mello e Henrique Pinto Vices - Marcelo Campos e Henrique Meloni CATEGORIA B Campeões - Vitor Hugo Martins e Felipe Jensen Vices - Gustavo Narducci e Stéfano Soares CATEGORIA C Campeões - Paulo Campos e Gabriel Campana Vices - Maurício Ferreira e Lucas Cunha CATEGORIA D Campeões - Marcelo Contatto e Vitor Hugo Martins Vices - Paulo Amaral e Antônio Donizetti CATEGORIA MISTA Campeões - Rebecca Andrade e Eduardo Russi Vices - Júlia Campana e Paulo Campos CATEGORIA INICIANTES Campeões - Lucas Ronizelli e Othon Rozinelli Vices - Ítalo Arcaro e Marcel Carvalho REPESCAGEM INICIANTES Campeões - Beto Cordeiro e Guilherme Dofal Vices - Marcos Constantino e Marcelo Santos

ATC abre as inscrições para Corrida Texto Zaramelo Jr. Zara | O JOGO

O 3º Torneio Corrida dos Campeões da Americana Tennis Center (ATC) já está com inscrições abertas e a expectativa é pela participação de até 100 tenistas em seis categorias. Segundo os organizadores Henrique Defavari e Rafael D´Agostini, haverá premiação em dinheiro para os finalistas da Especial, além de troféus em todas as categorias. Nas categorias Principiante, Intermediário, Avançado e Especial, as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 16. Os jogos serão nos dias 19, 20 e 21; Nas categorias Duplas A, Duplas B e Infantil, o prazo para inscrição é até o dia 23, com jogos nos dias 26, 27 e 28.

Texto Zaramelo Jr. Zara | O JOGO

Campeão da categoria D em parceria com Vitor Hugo Martins, o presidente do Clube Amizade de Tênis, Marcelo Contatto, ficou feliz com a organização do 3º Vox 90 Open de Raquetinha, que movimentou as seis quadras de saibro do CAT, em Nova Odessa, entre sexta-feira (28) e domingo (30).

“Tivemos jogos de nível técnico muito forte, uma molecada que joga num ritmo alucinante. A movimentação de público também foi excelente. Com certeza, mais de 500 pessoas passaram pelo clube nos três dias. Sinceramente, a organização atendeu a todas as nossas expectativas”, avaliou Contatto, que confirmou a quarta edição do Open do CAT para setembro de 2013.

Segundo Rafael D´Agostini e Henrique Defavari, que cuidaram da parte técnica do Open do CAT, os números desse ano foram superiores aos do ano passado, não apenas em termos de público. “Em 2011, foram 75 duplas e agora foram 88. Eram para ser 90, mas tivemos desistências de última hora. De qualquer forma, foi muito superior”, disse D´Agostini.


8

5 de outubro de 2012

CICLISMO

São Lucas define equipe para Tour INTEGRAÇÃO

JOGOS ABERTOS

Antonucci espera ficar entre os 10 melhores Texto Zaramelo Jr. Zara | O JOGO Foto Arquivo | O JOGO

Ciclistas da São Lucas vão pedalar no Tour do Brasil Texto Zaramelo Jr. Zara | O JOGO Foto Divulgação | UAC

A

São Lucas Saúde/União Americanense de Ciclismo (UAC) já tem definida a equipe que disputará o 9º Tour do Brasil/Volta Ciclística Internacional de São Paulo, entre os dias 14 e 21 deste mês. A prova reunirá 11 times do Brasil e representantes de outros nomes países: Alemanha, Argentina, Chile, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Panamá, Suíça e

Uruguai. O capitão de Americana será André Pulini, que terá a seu lado Bruno Tabanez, Geraldo Souza, Eduardo Pinheiro, Rafael Serpa, Jean Marcel, Willian Solera e Marcos Leite. Na reserva fica Alex Correia. A expectativa da São Lucas/ UAC é por participação positiva no Tour que terá oito etapas e 1.272 km (952 km de competição). O Tour do Brasil passará, a partir do dia 14, por Marília, Bauru, São Carlos, Rio Claro, Sorocaba, Atibaia, Pin-

damonhangaba, Campos do Jordão, Jundiaí e chegada no dia 21 em São Paulo. Além da São Lucas Saúde, as outras dez equipes brasileiras na competição serão Sorocaba, Ribeirão Preto, Pindamonhangaba, São Caetano do Sul, Rio Claro, Assis, Santos, São José dos Campos, Três Rios (RJ), Foz do Iguaçu (PR) e Florianópolis (SC). A definição dos times foi feita com base no ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo até o dia 6 de agosto.

A edição deste ano dos Jogos Abertos do Interior, programada para Bauru entre 12 e 14 de novembro, terá 14 cidades na 1ª Divisão, ou seja, duas a mais em relação aos anos anteriores. Campeã dos Jogos Regionais, Americana mais uma vez estará na elite da principal competição esportiva de São Paulo. O secretário de Esportes Mario Antonucci, que reassume o cargo durante a próxima semana, disse que sua expectativa é ficar do oitavo ao décimo lugar. “A dificuldade será maior do que já era em virtude da participação de mais duas cidades, mas, mesmo assim, acredito que temos condições de terminar entre as dez melhores”, afirmou. Em 2011, em Mogi das Cruzes, Americana foi

Texto Ariel Ferreira

Antonucci prevê disputa ainda mais acirrada em Bauru a nona colocada. Americana vai levar a Bauru aproximadamente 400 atletas de 25 modalidades. Além dos americanenses, a 1ª Divisão dos Jogos Abertos contará com São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Piracicaba, Guarulhos, Santana de Parnaíba, Bauru, São Caetano do Sul, Pindamonhangaba, São Carlos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Marília e Sorocaba.

DÉCIO VITTA

Americana traz Corinthians; Palmeiras não vem Texto Zaramelo Jr. Zara | O JOGO

A Secretaria de Esportes de Americana anunciou que o jogo de volta entre Corinthians e Avaí, pela Copa do Brasil

Sub-20, será disputada no Estádio Décio Vitta, no próximo dia 16 (terça-feira), às 20 horas. Na partida de ida, no início desta semana, em Florianópolis (SC), houve empate (2 a 2). Não haverá cobran-

ça de ingresso e quem avançar terá pela frente na próxima fase o ganhador de Vasco x Ponte Preta. Se Americana foi bem sucedida em relação ao Corinthians, o mesmo não acon-

teceu quanto ao Palmeiras. A Secretaria de Esportes tentou trazer para o Décio Vitta uma das partidas que o time Alviverde terá que realizar fora da capital por causa da perda de mando imposta pela CBF.

Asacorre coloca 8 no pódio

O Palmeiras, porém, prefere disputar seus jogos em estádios com capacidade mínima para 20 mil torcedores. No estádio em Americana cabem pouco mais de 16 mil espectadores.

Na 29ª edição da Corrida Integração, disputada domingo (30), em Campinas, oito atletas da Associação dos Corredores de Rua de Americana e Região (Asacorre) subiram ao pódio. A prova reuniu quase 8 mil atletas, nos percursos de 5 km e 10 km. O principal resultado da equipe que tem apoio da Secretaria de Esportes foi de Marluce Santos, vice-campeã geral dos 5 km. No masculino, Eduardo Benedito terminou na quarta posição geral da categoria 30/34 anos. Nos 10 km, Admilson Santos foi o vencedor da categoria 35/39 anos. Tiago Silva, 20º no geral, ficou vice-campeão na 25/29 anos. Luiz Santos fechou em segundo lugar na 50/54 anos. Mais três americanenses foram ao pódio: Olávio Santos (terceiro na 55/59 anos), Sueli Cruz (terceira na 45/49 anos) e Geraldo da Silva (quinto na 40/44 anos).

•Circuito fechado de tv •Alarmes monitorados 24 horas com viatura e via rádio (exclusivo) •Choque pulsativo •Monitoramento de imagens •Vigilância •Portaria 24 horas

RUA DOM PEDRO II, 878 - VILA GALLO - FONE (19) 3471.4515


5 de outubro de 2012

9


10

5 de outubro de 2012

BASQUETE

Unimed tem 3 jogadoras convocadas para seleção Texto e foto Zaramelo Jr. Zara | O JOGO

A

armadora Izabela Nicoletti Leite, 13 anos, e as alas Wytalla Taynara Mota, 14, e Aline Cristina de Moura, 15, da equipe sub-15 da Unimed

Americana, foram convocadas para a seleção brasileira que iniciará os treinamentos para o 19º Campeonato SulAmericano, de 17 a 26 de novembro, em Cumana, na Venezuela. A competição é classificatória para a Copa Améri-

ca Sub-16 de 2013. A lista das jogadoras chamadas foi anunciada na tarde de ontem (4) pelo técnico Júlio César Patrício, que tem como assistente a técnica Anne de Freitas Sabatini, também da Unimed Americana. Foram convocadas 16 atletas, que se apresentam no dia 30 de outubro, às 18 horas, em Brasília. Entre 31 de outubro e 16 de novembro, a seleção fica na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais. Durante o período de treinamentos serão definidas as 12 jogadoras para o Sul-Americano. PAULISTA A segunda rodada da fase final do Campeonato Pau-

lista de Basquete Feminino Sub-15 - Série Ouro acontece amanhã (6), em Jacareí. A Unimed Americana joga contra Presidente Venceslau, às 18 horas, e precisa da vitória para manter-se com chances de conquistar o título. Na preliminar, às 16 horas, se enfrentam Osasco e Jacareí. Na primeira rodada, semana passada, em Presidente Venceslau, a Unimed perdeu para Osasco por 40 a 30, enquanto Venceslau ganhou de Jacareí por 53 a 52. A terceira e decisiva rodada será no ginásio do Centro Cívico, em Americana, no próximo dia 12.

Izabela Leite está na grupo que inicia treinos em Minas Gerais

SINCOMERCIÁRIOS

Briga pelo título agora envolve 8 Texto e foto Zaramelo Jr. Zara | O JOGO

O Campeonato de Futsal do Sincomerciários está se afunilando e agora apenas oito times continuam na briga pelo título da temporada 2012. Eles foram conhecidos essa semana com os jogos das oitavas de final. Na terça-feira (2), aconteceram quatro partidas: Ferragens Negrão 1x6 Danny Cosméticos, Persianas Garcia 5x3 Pague Menos Cillos, Os Ousados 0x7 Meta Materiais Elétricos e OBA Hortifruti 6x3 Ford Homeauto. Ontem (4), mais quatro jogos fecharam essa fase: Amex Extintores 5x6 Le Mans, Tapeçaria Americana 6x2 Persital, Centro de Distribuição 5x0 Fiat Tempo e Mega Modas 3x2 Paulista Auto Peças. A partir de agora, todas as rodadas do Sincomerciários´2012 serão realizadas no Ginásio de Esportes Professor Roberto Polatti, no Antônio Zanaga. Na terçafeira (9) acontecem os primeiros confrontos das quartas de final: Danny Cosméticos x Mega Modas, às 19h45; e Persianas Garcia x Centro de Distribuição, às 20h45. Os outros duelos das quartas, que apontarão os semifinalistas, serão no dia 18: Meta x Tapeçaria Americana, às 19h45, e OBA x Le Mans. As semifinais estão marcadas para o dia 23, enquanto as finais serão no dia 30.

Amex e Le Mans se enfrentaram ontem, no Jardim Ipiranga


11

5 de outubro de 2012

dentro da área ecio bonassi eciobonassi@ig.com.br

- O ótimo Rogério Assis deve estar muito contente. O time de sua cidade, o Clube Atlético Votuporanguense, conseguiu o que já vinha tentando há algum tempo: o acesso para a terceira divisão do futebol paulista. - Junto com o time de Votuporanga, também chegam na Série A3 em 2013: São Vicente, Joseense e Novorizontino. - Por sinal, o Novorizontino recomeça uma longa caminhada em busca do sucesso que teve no começo dos anos 90. - Para mim, as duas revelações do Campeonato Brasileiro da Série A são o zagueiro Matheus Dória, do Botafogo, de apenas 17 anos, e o meia Gabriel, do Bahia. Ambos jogam futebol de primeira grandeza. O meia do Bahia, se continuar como agora, tem tudo para fazer parte da seleção brasileira na próxima Copa do Mundo. - O Santa Cruz, do competentíssimo Zé Teodoro, precisa de pelo menos três vitórias em quatro jogos para se classificar à fase decisiva da Série C. Após algumas turbulências com relação a atraso de salários, parece que o time entrou nos eixos. Se conseguir o objetivo, será o segundo acesso seguido do americanense de coração José Teodoro Bonfim Queiroz. - E o Sport Recife reforçou muito seu time de basquete feminino para tentar levar pela primeira vez o título da Liga Nacional para o Nordeste A diretoria contratou, entre outras, as jogadoras de seleção brasileira Alessandra, Adrianinha e Franciele. É bom. O Brasil precisa ampliar seus horizontes em relação à modalidade! Valeu!

MINICAMPO

Rodada centenária agita Veteranos CLASSIFICAÇÃO JOVENS 1º) São Lucas 18 2º) Joia 12 3º) Setex 8 4º) Pérola 8 5º) Z Sport 8 6º) Boa Vista 6 7º) Young 6

Texto e foto Zaramelo Jr. Zara | O JOGO

O

final de semana foi de muitos gols no Campeonato de Minicampo Javert Fonseca, no clube Veteranos, que viveu a disputa a quarta rodada do segundo turno. E foi uma rodada centenária: 101 gols em 14 jogos, média de 7,2. Foram 32 gols nos jovens e no master, 24 na intermediária e 13 no senior. Alguns resultados chamaram a atenção, como Transportes Setex 5x9 Z Sport, Panificadora Boa Vista 0x10 Joia Calçados, Maximóveis 0x7 Bonfim Reparos, Rodonaves 1x9 Atlanta Rolamentos e Gallo Tecidos 7x2 Menegatti Materiais Construção.

São Lucas Saúde, com 18 pontos nos jovens; SF Tecidos, com 15 na intermediária; Smart Tubos, com 16 no senior; e Atlanta Rolamentos, com 20 no master, são os líderes do campeonato.

Jogadores da AP Brasil festejam gol no Veteranos

A briga pela artilharia, melhor até agora para Raphael Pereira, da Joia, com 27 gols; Rafael Sia, da M & E Refrigeração, com 22; Elio Franzini, da Smart Tubos, com 12; e Antônio Luís Justi, da Atlanta, com 18. Os goleiros menos vazados são José Augusto, da São Lucas, com a média de 2,6 gols; Júlio Evangelista, do Bon-

fim, média de 2,54; Octávio Bordignon Junior, da Cavic Bordados, média de 1,33; e João Marcos, da Atlanta, média de 1,3 gol. O campeonato tem sequência esta semana, no clube de campo do Veteranos. A programação é a seguinte, de acordo com o coordenador Humberto Vieira: HOJE (5) MASTER -

19h15 - Atlanta Rolamentos x Acapulco Imóveis e 20h30 - Rodonaves x Ameristamp. SENIOR - 19h15 - Ameriveda x Smart Tubos e 20h30 - Cavic x People Recursos Humanos. AMANHÃ (6) JOVENS - 14h15 - Young Music x Boa Vista; 15h30 - Joia Calçados x Setex e 16h30 - Z Sport x São Lucas Saúde. INTERMEDIÁ-

RIA - 14 horas - Bonfim x Brasil; 15 horas - M & E Refrigeração x Projeto RT; 16 horas - Casa do Construtor x Kelé Automóveis e 17 horas SF Tecidos x Maximóveis. SENIOR - 14h15 - Posto São Vito x Mecânica Jaguar. MASTER 15h30 - Menegatti x Help Parafusos e 16h30 - Raspadora Taco Brilho x Gonzaga Engenharia.

INTERMEDIÁRIA 1º) SF Tecidos 2º) Bonfim 3º) Construtor 4º) Kelé 5º) Brasil 6º) M & E 7º) Projeto RT 8º) Maximóveis

15 14 13 12 11 8 8 7

SENIOR 1º) Smart 2º) Cavic 3º) Ameriveda 4º) Jaguar 5º) People 6º) Posto S.Vito 7º) Hits Color

16 14 11 9 9 5 2

MASTER 1º) Atlanta 2º) Menegatti 3º) Acapulco 4º) Gallo 5º) Ameristamp 6º) Rodonaves 7º) Gonzaga 8º) Taco Brilho 9º) Help

20 16 16 15 12 10 10 7 6

SOCIETY

Orion Cores abre vantagem no Bosque Texto Zaramelo Jr. Zara | O JOGO Foto Arquivo | O JOGO

A Orion Cores abriu três pontos de vantagem na liderança do Campeonato de Futebol Society José Roberto Bardi, do Clube do Bosque, após a realização da nona rodada da fase de classificação. Com a vitória nos pênaltis por 3 a 2 sobre o Varejão Tatu, após empate (6 a 6) no tempo normal, o time do irreverente Lucca Balotelli chegou a 18 pontos em oito jogos. A folga na ponta, porém, não é tranquila, pois a Sardelli, do matador Franco Tufão, vem lo-

go atrás com 15 pontos e um jogo a menos. Em terceiro lugar está o Pé de Chumbo, que derrotou a Maryara por 7 a 5 e agora soma 14 pontos. O regulamento prevê que os três primeiros colocados passam automaticamente às semifinais, enquanto os demais jogam a repescagem em busca da quarta e última vaga. A rodada da semana passada registrou ainda a primeira vitória da Air Slaid. Com atuação destacada de Gil, Vaughn Amore e Bardi, o time bateu a Fisioterapia Iarf por 12 a 8. Henrique Corregio, do Varejão Tatu, segue como principal artilhei-

Regatas masculinas e femininas Camisetas adulto, infantil e juvenil Camisetas promocionais Confecções em geral

ro do campeonato, agora com 24 gols. Gil, da Air Slaid, já marcou 23, e Franco Tufão, da Sardelli, tem 22. Três jogos serão disputados amanhã, na Castor Society, em mais uma rodada do campeonato: 14h45 - Sardelli x Maryara; 16 horas - Iarf x Orion e 17 horas - Pé de Chumbo x Varejão Tatu. CLASSIFICAÇÃO 1º) Orion 18 2º) Sardelli 15 3º) P.Chumbo 14 4º) Tatu 13 5º) Maryara 11 6º) Iarf 6 7º) Air Slaid 5

Nicholas Beckenbauer é zagueiro da Sardelli

Proposta de logomarca para Rocha Pneus

Rua Eugênio Bertini, 800, SãoLuiz - Fone: 3468.2556

AUTO CENTER O MELHOR RODA POR AQUI

3468.8000


5 de outubro de 2012

12

Twitter: @zaramelojr Facebook: Zaramelo Jr Zara

Vander Batistella, idealizador da Escola de Goleiros de Americana e preparador de goleiros do Guarani, participou de um curso de atualização em São Paulo, no final de setembro. Ele aproveitou para posar ao lado de Valdir Joaquim de Moraes, Alencar (ex-São Paulo), Carlos Pracidelli (subiu com o Rio Branco em 1990 e trabalha na comissão de Luiz Felipe Scolari) e Júlio César (jogou no Rio Branco em 1995, 96 e 97).

• Continuo empenhado - e não vou desistir! - em divulgar a importância do exame de toque retal para detecção do câncer de próstata. A doença, descoberta no início, tem alto índice de cura. • Tenho utilizado as redes sociais (facebook e twitter), o jornal e o site para um tipo de movimento “Mundo Azul”. • Não há nenhuma conotação religiosa, política, clubística, etc. Apenas a vontade em ajudar.

Esporte

• Passei pelo problema e sei que, mesmo que modestamente, posso ser útil na conscientização e incentivo ao exame.

COMO LEGISLADOR NA CÂMARA MUNICIPAL, OSWALDO APROVOU LEIS DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O ESPORTE LOCAL, TAIS COMO: Lei Municipal n° 4.983/201 0 - Autoriza Poder Executivo a celebrar convênio com o Rio Branco Esporte Clube. Lei Municipal n° 5.218l201 1 - Concede remissäo, anistia e isenção de créditos tributários a diversas entidades, entre elas, o Rio Branco Esporte Clube. Aprovou também a municipalizaçâo do estádìo Décio Vitta.

05.453.737/0001-83 | R$ 335,25 CNPJ: 16.010.302/0001-80 | Aliança Popular | PSDB, PSD, PMN, PV, DEM, PRP, PCdoB, PRTB, PPS, PSC, PHS, PSL, PR e PSB

Rua Anhanguera, 599 - Conserva Fones: 3461.2057 e 3461.9488

Mayckon Mota e Marcelo Marusso, pilotos da Copa de Kart Comexport Pé de Chumbo, no estúdio da TV TodoDia, segunda-feira (1), durante o programa Olé. Mayckon veio de Balneário Camboriu (SC) especialmente para o programa.

A publicitária Patrícia Dias não esconde sua paixão pelo São Paulo.

Tecidos de tapeçaria e decorações em geral Show room de estofados Preços imbatíveis

R. Amabile Boer, 173 Santa Maria (19) 3461.6574

• Tenho procurado apoio para criar algumas ações. A FAM (Faculdade de Americana), por exemplo, me abriu as portas através dos diretores Florindo Corral e Gustavo Azzolini. • A FAM vai divulgar em suas instalações o cartaz criado pelo designer Jorgebin (que está na página 9 desta edição) e também veicular matéria no seu site. • O site do radialista Walter Bartels (www. walterbartels.com. br) já reproduziu meu depoimento publicado semana passada aqui neste espaço. • De coração, obrigado a quem já está me auxiliando nesta missão. • Obrigado também aqueles que têm

me incentivado. E são muitos. Seja por postagens, por e-mails e por contato pessoal. • Na próxima semana, tenho duas reuniões agendadas. Uma em empresa de grande porte e outra em grande rede de supermercados. Assim que tiver novidade, eu divulgo. • Se outras empresas estiverem interessadas em compartilhar a ideia, é só me ligar (19 7808.2911) ou enviar e-mail (contato@ jornalojogo.com.br). • Não temos ideia da força que há dentro de cada um de nós. Basta direcioná-la para o bem que tudo flui com naturalidade. • As redes sociais, tão utilizadas para brincadeiras, sacanagens e bobagens, são ferramenta extraordinária para propagação do bem. • Essa semana, em uma de minhas postagens no facebook, um rapaz pediu ajuda para três crianças que convivem com uma síndrome rara. Em poucos minutos, um médico de Americana colocou-se à disposição para atendê-las. • É de arrepiar, acreditem. • Para fechar o papo de hoje, beijo no coração do meu filho Renan, aniversariante de domingo. Amor incondicional. • Ótimo final de semana! Saúde, paz e sabedoria a todos nós!


Jornal O JOGO