Issuu on Google+

Zaramelo Jr.

O ÚNICO JORNAL DE ESPORTES DA REGIÃO Americana, 25 de abril de 2014 Nº 536 Desde 2003

Com a taça, pivô Clarissa Santos era uma das mais animadas na comemoração

Jogadoras de Americana conquistam pela segunda vez o título da LBF e extravasam toda alegria durante evento no ginásio do Centro Cívico. Páginas 6 e 7

29 ANOS DE HONESTIDADE E RESPONSABILIDADE


2

sexTA-feira, 25 de abril de 2014

JIU JITSU

Dojo Fight coloca 13 no Mundial TAEKWONDO

Americana sedia abertura de Circuito T E X TO

ARIEL FERREIRA

Equipe da Dojo Fight teve participação positiva na final estadual do Paulista

T E X TO

ZARAMELO JR. | ZARA FOTO

DIVULGAÇÃO

Treze atletas da equipe de jiu jitsu da Dojo Fight de Americana garantiram vaga para disputar o Campeona-

to Mundial, programado para o período de 14 a 17 de agosto, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A classificação foi obtida durante a final estadual do Campeonato Paulista, no último dia 12, no Ginásio Mauro Pinheiro, também na capital.

Paula Lemes, Maycon Elydio, Adriano José Bueno, Antônio Carlos Júnior e Émerson Lombardi foram campeões em suas categorias, enquanto Lucas Scantamburlo e Evandro Sena terminaram como vices. Já Renan San-

Ídolo no esporte Ayrton Senna. BRUNO MACEDO MOREIRA

Nascimento 12 de maio de 1991, em Guarulhos.

Imagem esportiva inesquecível Derrota do Brasil em 98, primeira Copa que acompanhei por inteiro.

tos, Edimar Fernandes, Renan Bastos, Flávio Santana, Ricardo Marques e Leonardo Pessina ficaram em terceiro lugar. Todos vão ao Mundial. O técnico da equipe é o professor Fernando Chaves, o Malhação.

mais do que joga. Faz alguma atividade física? Futebol, esporadicamente. Esporte favorito Futebol.

Profissão Jornalista.

Modelo de beleza no esporte Kyra Gracie (MMA).

Para qual esporte não leva jeito? Atletismo.

Como você é conhecido entre amigos e familiares? Casão.

Lugar bonito de Americana Jardim Botânico.

Qual time vai se dar bem neste ano? Santos.

Time do coração União Barbarense.

Entre seus amigos, quem é fera no esporte? Arthur Trevisoni, meia canhoto de qualidade rara.

E quem vai ser o mico da temporada? Flamengo.

Torce contra quem Contra os que prejudicam a essência do esporte.

E quem não é? Gabriel Castro, fala muito

Personagem marcante de sua vida Laércio Ramos, deu o

Rua das Palmeiras, 362, Jardim Planalto Cep: 13.468-030 - Americana/SP Os textos publicados no O JOGO não podem ser reproduzidos sem prévia autorização. Os artigos assinados não significam, necessariamente, a opinião do jornal.

Jorgebin Impressão Jornal O Liberal

O que vê na televisão? Programas esportivos e séries.

O que não pode faltar na sua geladeira? Cerveja.

Melhor narrador esportivo Milton Leite. Já fez alguma jogada de craque em sua vida? Acredito que o trabalho como jornalista seja uma tentativa diária. Cantor e cantora Marcelo Camelo e Maria Rita. Ator e atriz Al Pacino e Kate Winslet. Hobbie Cinema.

Livro de cabeceira Todos os homens do presidente. Quem é mala? José Maria Marin. Bola cheia Juninho Paulista e a administração do Ituano. Bola murcha A má gestão do futebol do interior e o calendário enxuto para os pequenos.

vidros e travas elétricas

contato Tel: 19 7808.2911 | 89*21492 E-mail - zaramelojr@uol.com.br

Diagramação:

Comida Churrasco.

R. Quintino Bocaiuva, 929 Fone/Fax 3408.8270

Diretores Carlos Zaramelo Júnior Mônica Rosa Binotto Zaramelo Renan Binotto Zaramelo

Jornalista responsável MTB 37.014

primeiro empurrão na minha vida profissional.

Contabilidade Comercial, Industrial & Assessoria

Praça Comendador Muller, 36 Centro – Americana

Fundação - 6 de fevereiro de 2003 Propriedade da empresa Zaramelo Jr. Comunicação

Pelo terceiro ano consecutivo, Americana sedia a etapa de abertura do Circuito Bad Boy Open de Taekwondo 2014. Organizado pela Associação OTC Carlos Costa, com apoio da Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Esportes, o evento acontece neste domingo (27), a partir das 9 horas, no ginásio principal do complexo poliesportivo do Centro Cívico, no Jardim da Colina. Mais de 250 atletas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são esperados em Americana. A equipe local está confiante e espera ganhar pela quarta vez o título da etapa de abertura do Circuito. O técnico Carlos Costa disse que duas atletas da seleção brasileira defenderão Americana: Erica Ferreira e Fernanda Souza, ambas na categoria acima de 67 kg.

O vencedor de cada categoria garante presença no grande desafio Bad Boy, que acontece na terceira e última etapas. O campeão do desafio recebe, além de medalha, premiação de mil reais. A academia vencedora por pontos ganha o mesmo valor nas duas primeiras etapas e a grande campeã do Bad Boy Open é beneficiada com o prêmio de dois mil reais. A entrada para acompanhar o evento é 1 kg de alimento não perecível (menos sal). Toda arrecadação será revertida ao Fundo Social de Solidariedade de Americana. A estimativa dos organizadores é superar a marca de mais de 800 kg de alimentos arrecadados no ano passado. A segunda etapa do Circuito será em Valinhos, no dia 27 de julho, enquanto a final a grande final está marcada para Vinheor, no dia 16 de novembro.

Rua Primo Picoli, 419, Centro Telefone: 19 3406.1770 Americana-SP franzin@franzinadvogados.com.br

Cd’s, Dvd’s, Amplificadores Rua Florindo Cibim, 30 - Fone (19) 3406.4318 (próximo ao D. Bosco) - Americana


3

SEXTA-feira, 25 de abril de 2014

NATAÇÃO

Americana leva 17 ao Kim Mollo T E X TO

ZARAMELO JR. | ZARA FOTO

O JOGO | ARQUIVO

Dezessete nadadores de Americana alcançaram índice para integrar a seleção da região de Campinas que disputará o Torneio Kim Mollo, em Mococa. A tradicional competição acontece nos dias 1, 2 e 3 de maio para as categorias de petiz a juvenil, ou seja, atletas na faixa etária de 11 a 15 anos. Fábio Cremonez, técnico de Americana, disse que a equipe local é a que tem o maior número de nadadores na seleção regional. “É um recorde nosso. Temos mais que o dobro (de atletas) do que a segunda equipe que mais colocou atletas na seleção”, salientou. “Nossa expectativa é conseguir bons resultados no torneio que é referência na modali-

dade”, acrescentou o treinador Os nadadores de Americana que vão ao Kim Mollo são os seguintes: Ana Beatriz Salvador (400 livre, 100 livre e 100 costas), Gabriela Carvalho (100 livre, 100 medley e 100 costas), Beatriz Amaro (400 livre), Celina Stoque (100 borboleta), Murilo Sartori (400 livre, 100 livre e 200 medley), Tiago Camargo (100 costas e 100 borboleta), Artur Silva (100 costas e 200 medley), Laura Giordano (400 livre, 200 medley e 100 peito), Ana Laura Gerlach (50 livre e 100 peito), Gabriela Robis (100 borboleta), Luana Ranocchia (200 medley e 100 costas), Clara Lucarelli (50 livre, 100 livre e 100 peito), Lucas Sartori (400 livre, 100 livre e 50 livre), Leonardo Oliveira (100 livre, 100 peito e 200 medley), Christopher Ienaga (100 costas), Douglas Martins (50 livre, 100 livre e 100 costas) e Sílvia Ruiz (100 borboleta e 100 costas).

www.saolucassaude.com.br

Laura Giordano classificou-se para disputar três provas no Kim Mollo

ESCOLA DE FUTEBOL

LOCAÇÃO DE QUADRA, LOJA DE MATERIAL ESPORTIVO, CHURRASQUEIRA.

(19) 3461-9931 • 99341-7833

Rua: Topázios, 185, Jd. Santa Monica, Americana-SP www.secamisa10.com.br Facebook: camisa10americana

Superação que inspira a todos. São Lucas Saúde patrocina o handebol feminino de Americana. A garra e as conquistas dessa equipe nos incentivam a dar o nosso melhor todos os dias. Uma parceria que é motivo de grande orgulho para a São Lucas Saúde. Mais que merecido, saúde em sua vida.


4

sexTA-feira, 25 de abril de 2014

MINICAMPO

Após folga, Veteranos retoma o campeonato CLASSIFICAÇÃO JOVENS 1º) Pérola ___________ 16 2º) Joia _____________ 13 3º) JDM _____________ 9 4º) Optilar ___________ 9 5º) Despachante _____ 7 6º) Bro Bakers ________ 6 INTERMEDIÁRIA Depois do feriado, campeonato de minicampo do Veteranos recomeça com 14 jogos T E X TO E FOTO

ZARAMELO JR. | ZARA

O Campeonato de Minicampo Luiz Gonzaga da Costa Neto, disputado entre os associados do Veteranos, será retomado esta semana após a folga do feriado de Páscoa. A quarta rodada do segundo turno terá 14 jogos, entre hoje (25) e amanhã (26), no clube de campo, no bairro São Luiz. Supermercado Pérola (jovens), Auto Elétrica Alga (intermediária) e Ameristamp (master) vão a campo para defender a liderança de suas categorias. No senior, a Casa do Construtor descansa na rodada e pode ser superada pela Hits Color, que é co-líder, e também pela People Recursos Humanos, que aparece em terceiro lugar. Com o campeonato afunilando, aumenta também a disputa individual. Os ar-

tilheiros são Raphael Pereira, do Supermercado Pérola, com 30 gols nos jovens; Adriano Freitas, da Colins Ferragens, com 14 na intermediária; Luciomar Pavanelli, do Posto São Vito, com 12 no senior; e Milton Cícero, da Acapulco Imóveis, com 15 no master.

Entre os goleiros, os menos vazados no Veteranos são Lucas Israel, da JDM Contabilidade, com a média de 2,9 nos jovens; Robinson Pereira, da São Lucas Saúde, média de 2,43 na intermediária; Pedro Jr., da People, média de 1,71 no senior; e Enéas Junior, do Gallo Tecidos, média de 1,78 no master. De acordo com Humberto Vieira, coordenador de Esportes do Veteranos, a pro-

gramação de jogos da semana é a seguinte: HOJE SENIOR - 19h15 - Posto São Vito x Maximóveis e 20h30 - Auto Peças Brasil x People. MASTER - 19h15 - Raspadora Taco Brilho x Ameristamp e 20h30 - Menegatti Materiais Construção x Gonzaga Engenharia. AMANHÃ JOVENS - 15 horas - JDM x Joia Calçados e Optilar Optica x Despachante Americana e 16 horas - Bro Bakers x Supermercado Pérola. INTERMEDIÁRIA - 14 horas - Z Sport x Atlanta Rol; 15 horas - SF Tecidos x Ponto do Café; 16 horas - Alga x São Lucas e 17 horas - Colins x Taco Brilho. SENIOR - 17 horas - Hits Color x Smart Tubos. MASTER - 16 horas Acapulco Imóveis x Help Parafusos e 17 horas - Gallo Tecidos x Rodonaves.

1º) Alga _____________ 14 2º) SF Tecidos ________ 12 3º) São Lucas ________ 12 4º) Taco Brilho _______ 11 5º) Colins ___________ 10 6º) Atlanta __________ 10 7º) Z Sport __________ 6 8º) Ponto Café _______ 5 SENIOR 1º) Casa _____________ 12 2º) Hits Color ________ 12 3º) People ___________ 11 4º) Posto SV _________ 9 5º) Brasil ____________ 7 6º) Maximóveis ______ 5 7º) Smart ___________ 4 MASTER 1º) Ameristamp ______ 14 2º) Acapulco _________ 13 3º) Help ____________ 12 4º) Taco Brilho _______ 11 5º) Gallo ____________ 10 6º) Gonzaga _________ 9 7º) Menegatti ________ 7

PAPO COM RAFA rafael de barros rafaelbscoelho@yahoo.com.br

A TENDINITE TECNOLÓGICA A tecnologia está presente em nosso diaa-dia, e cada vez mais nos tornamos dependentes dela. Computador, tablets, smatphones, aplicativos, e-mail, redes sociais, mensagens. Passamos cada vez mais tempo conectados a esses aparelhos. Há alguns anos, vivemos a invasão dos computadores e notebooks. Vieram as tendinites de cotovelo, de ombro e de punho. Logo receberam rótulos, como L.E.R. e D.O.R.T., e assim se perpetuaram. Desenvolvemos técnicas e hábitos para diminuir a incidência dessas lesões, e hoje o número foi reduzido, apesar de continuar com uma grande incidência. Mas com o advento dos smartphones, surgiram novos hábitos, novas manias, e novas posições viciosas, que, por sua vez, trouxeram novas lesões por repetição. Alguns profissionais já inclusive deram um nome à esse mais novo acometimento: WhatsAppnite. Apesar do nome engraçado, é o termo que vem sendo usado para designar a tendinite dos tendões do polegar, muito usado na digitação ao celular. O nome está relacionado a um aplicativo de mensagens e bate-papo muito popular no Brasil. A questão é que normalmente é uma lesão onde o tratamento pode se tornar complicado e com melhora bem lenta. Ou seja, o melhor é prevenir. De que forma? Principalmente não passando longos períodos digitando ou ficando com os dedos na mesma posição, de maneira repetitiva. Alongamento de punho e dedos também ajuda, mas dificilmente será suficiente. Enfim, o mundo muda, as lesões mudam, e precisamos nos adaptar a elas. Tanto no tratamento, quanto na prevenção. Bom Jogo a todos!!!

SOCIETY

Três times lutam por 2 vagas no Bosque T E X TO

ZARAMELO JR. | ZARA FOTO

O JOGO | ARQUIVO

Na reta final da fase de classificação do 53º Campeonato Esquilo de Futebol Society do Clube do Bosque, a situação está bem clara em relação a quem luta para ir direto às semifinais e a quem terá de passar pela repescagem. Com 21 pontos e um

Proposta de logomarca para Rocha Pneus

jogo a menos que os principais concorrentes, a Iarf Fisioterapia está virtualmente garantida entre os quatro melhores. Assim, a disputa pelas outras duas vagas envolve três times: Pé de Chumbo e Orion Cores, com 18 pontos, e Varejão Tatu, com 15. A Maryara, com 11 pontos, tem chances matemáticas reduzidas e entra na briga como azarão. AI, com 6 pontos, e

Pizza Company, com 1, já estão na repescagem. A rodada deste sábado (26), no Castor Society, no bairro Girassol, terá três jogos: 14h45 - Pizza Company x Varejão Tatu; 16 horas - Iarf x Orion Cores e 17 horas - Maryara x Pé de Chumbo. Com 34 gols, Gil, do PD´Chumbo, é o principal artilheiro do Esquilo. O goleiro menos vazado é Jean, da Iarf, com média de 3,25 gols.

Regatas masculinas e femininas Camisetas adulto, infantil e juvenil Camisetas promocionais Confecções em geral

Rua Eugênio Bertini, 800, SãoLuiz - Fone: 3468.2556

AUTO CENTER O MELHOR RODA POR AQUI

3468.8000

Émerson e Jean são destaques da Iarf, que ocupa a liderança do Esquilo


5

SEXTA-feira, 25 de abril de 2014

•Choque pulsativo •Monitoramento de imagens •Vigilância •Portaria 24 horas

•Circuito fechado de tv •Alarmes monitorados 24 horas com viatura e via rádio (exclusivo)

RUA DOM PEDRO II, 878 - VILA GALLO - FONE (19) 3471.4515

BASQUETE

Pague Menos/AB busca outra vitória

Molina ataca e quer ir ao Equador T E X TO E FOTO

ZARAMELO JR. | ZARA

O presidente da ADCF Unimed, clube gestor do basquete feminino de Americana, Ricardo Molina Dias, partiu para o ataque contra a Confederação Sul-Americana de Basquete (Abasu) e Confederação Brasileira de Basquete (CBB), que excluíram a equipe local do Campeonato Sul-Americano de Clubes, que será disputado no Equador, entre 24 e 29 de maio. Atual campeã do Sul-Americano, que teve a última edição em 2012, e da Liga Nacional, Americana foi preterida da competição internacional. Segundo a Abasu, a indicação do representante do Brasil foi de responsabilidade da CBB, que escolheu o Sport Recife. Em seu site, a confederação nacional colocou nota limitando-se a dizer que o time pernambucano foi indicado por ter sido campeão brasileiro no ano passado. Por dois dias seguidos, O Jogo enviou e-mail à assessoria de imprensa da CBB, solicitando informações sobre os critérios adotados pela entidade para indicar o time que representará o Brasil no Sul-Americano. Houve confirmação do recebimento de e-mail às 15h08 de ontem (24), mas nenhuma resposta foi encaminhada ao jornal.

Molina está inconformado e indignado com a situação. “Temos direito adquirido, tanto por termos vencido a última edição do Sul-Americano como por sermos os atuais campeões brasileiros”, afirmou o presidente da ADCF Unimed. “A CBB não acreditava que Americana ganharia o título da Liga e por isso indicou o Sport antes da final do campeonato”, acrescentou o dirigente. “Não tenho nada contra o Sport. Apenas estou defendendo o maior prejudicado, que é Americana”, salientou. O presidente do clube gestor do basquete feminino de Americana revelou que sugeriu à Abasu e à CBB que o Sul-Americano, ao invés de oito equipes, seja disputado por nove times, com a inclusão de Americana. Para evitar que a final seja entre brasileiros, ambos seriam incluídos no mesmo grupo na fase de classificação, evitando que se encontrem na decisão. “Vamos até as últimas consequências, pois o que está ocorrendo é um desrespeito absurdo com Americana. A perplexidade de quem vive o dia a dia do basquete está exposta nas mídias sociais. Ninguém se conforma com essa situação. Vamos lutar até o fiam para que a justiça seja estabelecida”, concluiu Molina.

T E X TO

ZARAMELO JR. | ZARA

Molina está indignado com a exclusão de Americana

Depois de derrotar Campo Limpo Paulista e Itatiba, o Pague Menos/Americana Basketball busca outra vitória no Campeonato Regional no jogo contra Mogi Guaçu, neste sábado (26), às 16 horas, no Ginásio de Esportes Camachão, em Mogi. Pela tabela original, o time do técnico Zezé Romantini enfrentaria a Hípica, em Americana, mas a partida foi adiada a pedido da equipe de Campinas. A Associação Regional de Basquete (ARB) ainda não anunciou uma nova data. Não há nenhum problema de contusão no Pague Menos/AB e assim o técnico Zezé terá à disposição todos os jogadores que fazem parte do elenco: Fusco, Turcão, Tiago, Gilson, Jimmi, Murilo, João Pedro, Victor e Otávio. “Estamos num bom início de campeonato e a expectativa é manter o índice de 100% de aproveitamento”, disse o manager Wolmer Dias Bicalho.

Fundo recebe leite do Leilão do Bem

A entrega aconteceu no ginásio do Centro Cívico, dia 16 T E X TO

ZARAMELO JR. | ZARA FOTO

FLÁVIO OLIVEIRA | DIVULGAÇÃO

Acompanhada pelas jogadoras e comissão técnica da equipe adulta de basquete, a coordenadora de Marketing e Comunicação da Unimed Ameri-

cana, Aline Frizollo, fez a entrega de 1453 litros de leite ao Fundo Social de Solidariedade da prefeitura de Americana, arrecadados durante o Leilão do Bem. A ação arrecadou total de 2083 litros. Além da quantidade destinada ao Fundo Social, outros 630 litros foram divididos entre três entidades assisten-

ciais do município: Lar da Mãe Esperança, Socorristas Cristãs e Sasa (Sociedade de Assistência Social de Americana). A entrega aconteceu no ginásio do complexo poliesportivo do Centro Cívico, no Jardim da Colina, na manhã do dia 16, e contou com as presenças da presidente do Fundo Social de

São Lucas Saúde, Bradesco, SulAmérica, Amil, Odontoprev, Metlife, Intermédica e Outras.

Fisioterapia Desportiva Especializada

Rua Gonçalves Dias, 240 Tel: (19) 3645-1618

Solidariedade de Americana, Juliana Marin De Nadai, e do secretário municipal de Esportes, Mario Antonucci. “Agradeço à Unimed Americana pela iniciativa do leilão. As doações são importantes e serão destinadas às famílias atendidas pelos projetos sociais do município”, disse Juliana.


6

sexTA-feira, 25 de abril de 2014

TÍTULOS

Americana consolida-se como CAMPANHA Fase de classificação 1º turno 2 de dezembro – Americana 84×55 Rio Claro 7 de dezembro – Americana 141×18 Brasília 12 de janeiro – São José 69×76 Americana 18 de janeiro – Americana 58×62 Sport 20 de janeiro – Americana 83×79 Maranhão 22 de janeiro – Santo André 67×72 Americana 28 de janeiro – Ourinhos 43×70 Americana 2º turno 1º de fevereiro – Sport 73×70 Americana 3 de fevereiro – Brasília 31×128 Americana 11 de fevereiro – Americana 97×59 Ourinhos 15 de fevereiro – Rio Claro 63×109 Americana 17 de fevereiro – Americana 79×69 São José 23 de fevereiro – Maranhão 68×74 Americana 27 de fevereiro – Americana 76×48 Santo André Semifinais 30 de março – São José 55×56 Americana 4 de abril – Americana 76×48 São José Finais 12 de abril – Americana 62×55 Sport 19 de abril – Sport 62×66 Americana

JOGADORAS Ariadna Capiró Felipe lateral – 31 anos Tássia Pereira de Souza Carcavalli lateral – 21 anos Paola Andrea Ferrari Yegros lateral – 29 anos Clarissa Cristina dos Santos pivô – 26 anos Joice Cristina de Souza Rodrigues lateral/armadora – 27 anos Damiris Dantas do Amaral pivô – 21 anos Soeli Garvão Zakrzeski (Ega) pivô – 36 anos Izabella Frederico Sangalli lateral – 19 anos Débora Fernandes da Costa armadora – 22 anos Karla Cristina Martins da Costa lateral – 35 anos Gilmara Justino pivô – 33 anos Bárbara Generoso Honório armadora – 28 anos

COMISSÃO TÉCNICA Antônio Carlos Vendramini – técnico Virgil Lopez – auxiliar técnico Clóvis Haddad (Vita) – preparador físico Andrea Formigoni – fisioterapeuta Elisabete Carcavalli – atendente Adriana Santos Lopez – coordenadora

T E X TO E FOTOS

ZARAMELO JR. | ZARA

De 2001 para cá, foram 21 títulos. Detalhe: desse total, 18 obtidos a partir de 2007. Os números não deixam dúvidas: Americana está consolidada como a capital nacional do basquete feminino. A conquista mais recente foi o bicampeonato da Liga Nacional (LBF). A equipe do técnico Antônio Carlos Vendramini, após vencer o primeiro jogo no Centro Cívico, foi sábado (19) à Ilha do Retiro, na capital pernambucana, e ganhou novamente do Sport Recife, fechando a série decisiva em 2 a 0. Entre 2001 e 2003, a Unimed Americana ganhou uma vez o Campeonato Brasileiro e duas vezes o Campeonato Paulista. A partir de 2007, a equipe venceu uma vez o Sul-Americano de Clubes, duas vezes a LBF, três vezes o Campeonato Paulista, duas vezes os Jogos Abertos Brasileiros, três vezes os Jogos Abertos do Interior e sete vezes os Jogos Regionais. Os números são incontestáveis e mostram a eficiência do trabalho desenvolvido na modalidade. Na volta para casa, as bicampeãs da Liga de Basquete Feminino (LBF) foram recepcionadas pelo prefeito de Americana, Diego De Nadai, na manhã de terça-feira (22), no ginásio do Centro Cívico. De Nadai recebeu o troféu e uma medalha das mãos do presidente da ADCF Unimed, Ricardo Molina Dias. “Vocês (jogadoras e comissão técnica) foram guerreiras e honraram o nome de Americana. Estou orgulhoso do espírito de luta que demonstraram ao longo do campeonato, em especial na decisão do título”, disse Diego, que foi ao ginásio acompanhado do vice-prefeito Seme Calil. “Agradeço ao empenho de todo time. É emocionante compartilhar esse momento importante com essas meninas de muita qualidade técnica e de muito caráter”, salientou o secretário de Esportes de Americana, Mario Antonucci. “Parabenizo a toda equipe pela brilhante conquista e agradeço aos parceiros e patrocinadores, em especial à Prefeitura, pelo apoio e incentivo ao basque-

1

1 Diego De Nadai, Mario Antonucci, Antônio Carlos Vendramini e Ricardo Molina, durante evento no Centro Cívico 2 Guilherme Ferreira, com o troféu da LBF 3 A cubana Ariadna Felipe foi eleita a

melhor jogadora do campeonato

4 O técnico Vendramini ficou sem o bigode que mantinha desde a adolescência 5 Babi Honório, americanense de nascimento, é a jogadora que mais títulos conquistou 6 Clarissa Santos e Paola Ferrari esbanjam alegria pela conquista do título te feminino”, falou Guilherme Henrique de Souza Ferreira, diretor técnico de Suprimentos da Unimed Santa Bárbara d´Oeste e Americana. Durante o evento, Molina pediu um minuto de silêncio em respeito ao ciclista Willian Solera, da equipe de Ameri-

4

cana, que morreu segunda-feira (21), depois de passar 10 dias na UTI do Hospital Municipal Dr.Waldemar Tebaldi ele foi vítima de acidente de trânsito no dia 11. “Com certeza, esse título é para o Solera, que sempre honrou e dignificou o esporte de America-

na”, disse o dirigente, emocionando a todos os presentes. O presidente do clube gestor do basquete feminino de Americana acrescentou que “a partir deste momento já estamos iniciando a preparação e o planejamento para irmos em busca de outros títulos.”


7

SEXTA-feira, 25 de abril de 2014

capital nacional do basquete TVs e sites abrem espaços importantes A coletiva de imprensa das jogadoras e comissão técnica da Unimed Americana, bicampeãs da Liga de Basquete Feminino (LBF), na manhã de terça-feira (22), no ginásio do Centro Cívico, ganhou destaque em importantes canais de televisão e sites. “A imprensa, de modo geral, sempre deu atenção especial à nossa equipe e agora, com a conquista de mais um título, a cobertura e repercussão foram ainda maiores”, disse o presidente da ADCF Unimed, Ricardo Molina Dias. “Esse importante espaço dedicado ao basquete feminino ainda nos faz acreditar que a modalidade pode crescer e muito no Brasil”, acrescentou o dirigente.

2

3

A matéria com jogadoras, comissão técnica e dirigentes da Unimed Americana foi exibida na EPTV Campinas (afiliada da Rede Globo), Band Campinas, Bandsports e Sportv. Sites importantes, como Terra e Gazeta Esportiva, entre outros, também divulgaram a coletiva de imprensa. O site oficial da LBF abriu espaço interessante à equipe que chegou a 22 finais de campeonatos e conquistou 18 títulos de 2007 para cá. A imprensa de Americana também dedicou espaços importantes para divulgação do evento. A coletiva foi noticiada nos principais jornais, sites e emissoras de televisão da cidade. Confira imagens do evento no Centro Cívico.

5

“Vamos à cidade brasileira mais vitoriosa do basquete feminino...” VANESSA RICHE, apresentadora do Sportv, anunciando matéria em Americana

“Gostei de ganhar. Agora só quero ganhar.” BABI HONÓRIO, armadora, presente em 20 dos 21 títulos da equipe

“O prêmio é um reconhecimento individual, mas fruto do trabalho em equipe.”

ARIADNA FELIPE, lateral, eleita a melhor jogadora da LBF 2013/2014

“Promessa feita, promessa cumprida.”

ANTONIO CARLOS VENDRAMINI, técnico, que teve o bigode raspado pelas jogadoras após a final em Recife

6


8

sexTA-feira, 25 de abril de 2014

Twitter @renanzaraa

MOU, MOU... - No primeiro jogo da semifinal da UEFA Champions League, quem levou a melhor no empate por 0 a 0 entre Atlético de Madrid e Chelsea foi a equipe de José Mourinho, que conseguiu grande resultado fora de casa e agora só precisa de vitória simples em Londres para chegar a

mais uma decisão. Grande Mourinho! HALA, MADRID! - Do outro lado, o Real deu grande passo rumo a final. 1 a 0 sobre o Bayern pode parecer pouco e posso dizer que ficou magro pelas chances criadas pelo time de Cristiano Ronaldo, mas foi enorme passo. Porém, sigo acreditando nos alemães.

Não sei se o time de Madrid tem bala na agulha pra segurar o exército baváro mordido e dentro de seus domínios. Vai ser um jogaço! APITO VERDE. RENOVA KARDEC! - O Palmeiras estreou no Brasileirão com vitória sobre o Criciuma graças à tremenda ajuda da arbitragem. Um pênalti

bizarro deixou de ser marcado a favor do Tigre do Sul. O ponto positivo foi Kardec, que segue sendo o melhor jogador alviverde, disparadamente. Paulo Nobre que não abra o olho, a torcida não vai deixar passar... ATÉ TU, GANSO? - Não dá pra acreditar em Paulo Henrique Ganso. Apesar da boa atuação de

domingo frente ao fraco Botafogo, como o meiocampista pode ter a pachorra de dizer que “não tem ninguém acima da média como eu”. Novamente, fazendo uso de frases famosas, cito o baixinho Romário para dizer que PH “calado é um poeta”. LUTO - A imprensa esportiva e

todo o Brasil seguem em luto pelo falecimento do grande Luciano do Valle. O mitíco narrador foi um dos grandes ícones para qualquer profissional da área. Luciano será eternamente lembrado. Para um cara de sua grandeza, nada seria mais justo. Abraços!

XADREZ

Centro Cívico sedia o Regional T E X TO

ZARAMELO JR. | ZARA FOTO

O JOGO | ARQUIVO

Da série de torneios internacionais de ranqueamento, o 5º Regional de Xadrez será realizado neste final de semana no centro de treinamento de tênis de mesa, no complexo poliesportivo do Centro Cívico, no Jardim da Co-

lina. São esperados mais de 50 jogadores de diversas cidades de São Paulo e Minas Gerais, que vêm a Americana em busca de pontos para os ratings da CBX (Confederação Brasileira de Xadrez) e Fide (Federação Internacional de Xadrez). O Regional terá total de cinco rodadas de 90 minutos mais 30 segundos de acréscimo por lance. Serão três ro-

dadas amanhã (26), às 9, às 14 e às 19 horas, e mais duas no domingo (27), às 9 e às 14 horas. Os três primeiros colocados serão premiados com troféus. Do quarto ao décimo lugares, a premiação será com medalhas. O representante de Americana no 5º IRT Xadrez Regional será Rafael Pedroni Pastana, 16 anos. Com 1904 pontos no rating Fide, Pastana é o

sexto melhor jogador do Brasil em sua faixa etária e o oitavo na categoria sub-16. Além de Rafael Pastana, já confirmaram presenças enxadristas de Paulínia, Indaiatuba, Ribeirão Preto, Iracemápolis, Serrana, Catanduva, Registro, São Paulo, Nova Odessa, Itapecerica da Serra, Mogi Mirim, Mococa, Cordeirópolis, Jaú, Assis e Uberlândia-MG.

FUTEBOL

Americanense é campeão na Espanha T E X TO

ZARAMELO JR. | ZARA FOTO

DIVULGAÇÃO | CAMISA 10

NCEIRA COOPERATIVA

Pastana será o representante de Americana

NCEIRA COOPERATIVA

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA COOPERATIVA

Americanense de nascimento e jogador do Atlético-PR, o quarto-zagueiro Zé Marcos sagrou-se campeão com a seleção brasileira sub-17 do Torneio de Banyoles, na Espanha. Na final, no dia 13, o Brasil derrotou o Aspire Dreams, time do Senegal, por 1 a 0. Ainda em solo espanhol, os brasileiros disputaram a Copa Internacional do Mediterrâneo e foram vice-campeões. A seleção agora está na Itália e até domingo (27) joga a Copa das Nações. Zé Marcos é ex-aluno da escolinha de futebol do Camisa 10. A família do zagueiro, que é titular absoluto do Atlético-PR e da seleção brasileira, tem residência no Parque das Nações, em Americana.

Zé Marcos é titular da zaga da seleção


9

SEXTA-feira, 25 de abril de 2014

zaramelo jr

zaramelojr@uol.com.br

- Neste momento, o Rio Branco está fora da Copa Paulista, que começa a ser jogada em julho. Não significa, porém, que o quadro não possa ser revertido.

Nascido em Americana, o goleiro Diego Pato visitou a Escola de Goleiros, onde foi aluno durante alguns anos. Diego participou da campanha vitoriosa do Ituano no Campeonato Paulista, que culminou com a conquista do título sobre o Santos.

- O presidente Teo Feola foi refrescar a cuca e quando retornar a Americana, semana que vem, terá reunião com o prefeito Diego De Nadai, que é quem viabiliza os patrocínios para o futebol do Rio Branco. - Não há nenhum segredo: se tiver dinheiro, disputa a Copa; se não tiver, não disputa. Tão óbvio quanto 2 + 2 = 4. -Independentemente de participar ou não da Copa Paulista, o mais importante para o Rio Branco é mudar a gestão do futebol. Isso sim é essencial. - Em 2012 e 2013, o Rio Branco esteve na Copinha e quase foi rebaixado nos anos seguintes na Série A2.

Twitter @zaramelojr

- Usar a Copinha para avaliar jogador com mais de 30 anos é piada de mau gosto.

- Ou seja: a Copa não serviu para nada!

- Agora, se não tiver grana para jogar a Copa Paulista, também não é o fim do mundo.

- O ideal é jogar para preparar o time para 2015. Observar e dar oportunidade para jovens.

- É possível se organizar, planejar e manter o time em atividade, mesmo que ape-

nas para amistosos e jogos-treinos. - Esse tipo de atividade não é atrativo para torcedor e jornalista, mas vale muito. - Na minha santa ingenuidade futebolística, entendo que quem conhece futebol de verdade não precisa de jogo valendo 3 pontos

para saber avaliar se o boleiro é bom, ruim ou mais ou menos. - Aqueles que de fato gostam do Rio Branco e querem vê-lo forte em 2015, devem raciocinar com mais razão, menos emoção e nada de sensacionalismo. - Campeão paulista com o

Ituano, o goleiro Diego Pato, americanense de nascimento, visitou a Escola de Goleiros, quarta-feira (23). - Recepcionado pelo professor Vander Batistela, Diego Pato, que jogou nas categorias de base do Rio Branco, foi bastante atencioso com todos os alunos.

Facebook Carlos Zaramelo Jr.

- Festa da temporada 2013 do Campeonato Paulista de Basquete Feminino acontece na noite de segunda-feira (28), em São Paulo. - Os técnicos Antônio Carlos Vendramini (adulto) e Anne de Freitas Sabatini (sub-15) serão premiados como os melhores do ano passado. - Na Seleção de Ouro da Divisão Especial estão a lateral Ariadna Felipe e a pivô Clarissa Santos, que, de fato, jogam muito e um pouco mais. - A campanha “Um toque para a Vida”, voltada à prevenção do câncer de próstata, deve ter uma corrida de rua em Americana agora em maio. - Pessoal da Secretaria de Saúde está se movimentando no sentido de viabilizar o evento esportivo, que, com certeza, atrairá muitos atletas e simpatizantes da geração saúde. Ótimo final de semana, meus amigos! Saúde a todos!


10

sexTA-feira, 25 de abril de 2014

REVEZAMENTO

Triaction se destaca na Maratona JP T E X TO

ZARAMELO JR. | ZARA FOTO

DIVULGAÇÃO

A Triaction Team de Americana teve resultados de destaque na 2ª Maratona de Revezamento JP, realizada no Campus Taquaral da Unimed, em Piracicaba, no dia 13. Os 42 kms da prova reuniram atletas profissionais e amadores, em duplas, quartetos e octetos, tanto no masculino como no feminino. Na disputa em dupla feminina, as gêmeas Cíntia e Luiza Tobar foram as campeãs com o tempo de 3h06m34s, quase 30 minutos de vantagem para a parceria que chegou em segundo lugar. No masculino, Célio Nogueira e Dejar Mazaia cravaram a marca de 2h33m10s e terminaram como vice-campeões, a apenas 10 segundos dos vencedores. Nos quartetos, a Triaction ficou em segundo lugar no masculino com o time formado por Gustavo Perei-

Meninas do octeto de Americana foram vice-campeãs da Maratona de Revezamento JP ra, Renan Alcântara, Welligton Barbosa e Fernando Santos. Eles fecharam a prova em 2h28m32s. Entre as mulheres, a equipe mista Triaction/Academia Atlantis foi vice-campeã com o tempo de 3h13m25s. Participaram as atletas Luciana Gambarato

Rigue, Bianca Luchiari, Tatiane Oliveira e Natália Paineli. O octeto feminino da Triaction, composto por Cristiane dos Anjos, Sarita Salvador, Mariana Larose, Juliana Larose, Vanessa Bandini, Roze Azevedo, Gabriela Pezolato e Viviane Santon, registrou

a marca de 3h53m48s e concluiu a prova como vice-campeão. Na Maratona de Revezamento JP, cada atleta em dupla correu 21 km; no quarteto, 10,5 km; e no octeto, 5,25 km. A prova atraiu atletas de diversas equipes de São Paulo.

Num mundo em que muitos optam pela lamentação ao invés da ação, o ex-nadador paraolímpico Danilo Glasser (foto) mostrou que o otimismo é sempre o melhor caminho. Durante evento em escola de Nova Odessa, Glasser contou aos estudantes que a deficiência que tem em uma das pernas foi provocada por erro de uma enfermeira na aplicação de injeção quando ele ainda era criança. Ao invés de reclamar da vida, o agora técnico falou que “felizmente houve esse erro. Digo felizmente porque não fosse por ele, eu não teria conquistado tantas medalhas, não teria conhecido tantos países e não estaria aqui agora dando esse depoimento a vocês.” Show!

LUTO Sob forte emoção de familiares e amigos, o corpo do ciclista Willian Solera foi sepultado, no final da manhã de quarta-feira (23), no Cemitério Parque Gramado. Segundo a Polícia Militar, cerca de 600 pessoas acompanharam o cortejo. Integrante da equipe de ciclismo de estrada de Americana, Solera foi vítima de acidente no dia 11, no bairro TerrAmérica, e permaneceu na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Municipal Dr.Waldemar Tebaldi até segunda-feira (21), quando sua morte foi anunciada pela equipe médica que o assistia. A família autorizou a doação de órgãos. Ele tinha 26 anos e conquistou vários títulos na modalidade.

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) ignorou o fato de Americana ser a atual campeã brasileira e sul-americana e indicou o Sport Recife para representar o país no Campeonato Sul-Americano Feminino de Clubes, que acontece no final de maio, no Equador. A entidade até tentou justificar o injustificável através de nota em seu site, mas não convenceu.

Tecidos de tapeçaria e decorações

•Circuito fechado de tv •Alarmes monitorados 24 horas com viatura e via rádio (exclusivo) •Choque pulsativo •Monitoramento de imagens •Vigilância •Portaria 24 horas

RUA DOM PEDRO II, 878 - VILA GALLO - FONE (19) 3471.4515

R. Amabile Boer, 173 Santa Maria

(19) 3461.6574

Rua Anhanguera, 599 - Conserva Fones: 3461.2057 e 3461.9488

em geral Show room de estofados Preços imbatíveis


11

SEXTA-feira, 25 de abril de 2014

HANDEBOL

São Lucas vai jogar a Copa Brasil TIRO

T E X TO

ZARAMELO JR. | ZARA

CAT disputa o Brasileiro

FOTO

O JOGO | ARQUIVO

O técnico Jurandir Batista, o Didi, 43 anos, segue preparando a equipe adulta de handebol feminino de Americana para jogar a Copa Brasil, entre 6 e 10 de maio, em Concórdia, Santa Catarina. As meninas vêm treinando diariamente no ginásio 2 do complexo poliesportivo do Centro Cívico, no Jardim da Colina. A única ausente é a ponteira Muriel Antico, que passou por cirurgia no joelho esquerdo e só retorna às quadras no segundo semestre. Será a terceira participação de Americana na Copa Brasil e em todas a equipe ficou em quarto lugar. Didi Batista espera manter o desempenho, mas salienta que a dificuldade será maior esse ano. “Caímos num grupo complicado. Blumenau já ganhou cinco vezes a competição e Umuarama ficou na terceira colocação no ano passado. Se chegarmos entre os quatro, estará ótimo”, disse o treinador. Americana, Blumenau-SC e Umuarama-PR estão no Grupo A, que tem também o Paysandu-PA. O Grupo B é formado por Concór-

T E X TO

ZARAMELO JR. | ZARA FOTO

O JOGO | ARQUIVO

Didi Batista comanda o hand feminino de Americana

dia-SC, Caxias-RS, Força Atlética-GO e Santa Andame-ES. Os times jogam entre si dentro dos grupos e os dois melhores avançam às semifinais. As jogadoras de Americana relacionadas por Didi Ba-

tista para a Copa Brasil são as goleiras Lucimar e Viviane; as ponteiras Talita, Carolina, Luciane e Mônica; as centrais Lúcia e Tamara; as pivôs Raíssa e Grace Kelly; e as armadoras Jaqueline, Priscila, Ma-

ria e Kátia. Atualmente, a equipe disputa o Campeonato Paulista e a Liga Regional. Em agosto, a ideia é participar de um torneio internacional em Medellín, na Colômbia.

A terceira etapa do Campeonato Brasileiro das modalidades de fossa olímpica, fossa double e skeet acontece neste final de semana no Clube de Caça e Tiro de São Paulo, em Santana de Parnaíba, com expectativa de reunir mais de 100 atiradores de diversos estados. O Clube Americanense de Tiro (CAT) vai participar da competição e a expectativa é que seus representantes consigam bons resultados. Ao contrário das provas iniciais da temporada 2014, realizadas em várias sedes pelo País e com resultados computados pelo sistena on line, a etapa de Santana de Parnaíba será presencial, o que aumenta o número de participantes e o grau de dificuldade. A disputa será amanhã (26) e domingo (27) nas pedanas do Clube de Caça e Tiro de São Paulo, que tem acesso pelo km 42,5 (sentido interior) da Rodovia Castelo Branco.

Sandro Hiroshi é da equipe do CAT A equipe do CAT contará, entre outros, com os atiradores Sandro Hiroshi, Wander Mauro Calil, Thiago Romanelli, Marcos Andia, Luís Floriano Penha, João Marcondes, Jean Pierre, Ângelo de Paula Guidi e Luiz Eduardo Coelho. Em maio, o clube de Americana sediará em suas pedanas olímpicas a quarta etapa do Brasileiro de Trap.


12

sexTA-feira, 25 de abril de 2014

PD´CHUMBO

Juninho defende a liderança em Limeira T E X TO

ZARAMELO JR. | ZARA FOTO

marcelo faé ferreira

Depois de Nova Odessa e Paulínia, agora chegou a vez de Limeira receber o circo da Super Copa de Kart MicroWork Pé de Chumbo. A terceira etapa da temporada será disputada neste sábado (26), a partir das 8h30, na seletiva pista do kartódromo municipal, próximo ao horto florestal. Após dois anos, o PD´Chumbo retorna a Limeira a pedido da grande maioria dos 24 pilotos que integram o grid. Líder do campeonato com 104 pontos, após o quinto lugar em Nova Odessa, em fevereiro, e o segundo em Paulínia, em março, Juninho Sacilotto vai à pista para defender a posição. “O traça-

do de Limeira favorece aos pegas. Com certeza, vamos ter muita emoção e qualquer bobeada pode custar caro”, disse Juninho, que não terá vida fácil. Nino Rigue, segundo colocado com 99 pontos, Marcelo Contatto, terceiro com 91, e Rafael Contatto, quarto com 90, estão na cola e querem interver a situação. A programação da etapa de Limeira começa às 8h30, com o briefing. Logo após, os pilotos vão à pista para a tomada oficial de tempos. Serão duas sessões de 10 minutos cada. A primeira corrida da rodada dupla está marcada para as 9h30, com duração de 20 voltas. Posteriormente, haverá intervalo para manutenção dos karts. A segunda corrida, também com voltas e inversão de grid entre os seis

Rafael Contatto (19), Juninho Sacilotto (33) e Nino Rigue (35): expectativa por disputa intensa

CLASSIFICAÇÃO 1º) Junior Sacilotto ____________________ 2º) Nino Rigue _______________________ 3º) Marcelo Contatto __________________ 4º) Rafael Contatto ___________________ 5º) Rogério Pompermayer ______________ 6º) Eraldo dos Santos __________________ 7º) Alexandre Bassora _________________ 8º) Ricardo Travaglia __________________ 9º) Giovanni Pamfílio __________________ 10º) Marcelo Marusso _________________ 11º) Eduardo Pereira __________________ 12º) Diego De Nadai __________________ primeiros da prova anterior, está prevista para as 11h15. No encerramento, por volta do meio-dia, acontece a sole-

104 99 91 90 88 86 78 77 66 59 53 50

13º) Junior Carneiro ___________________ 14º) Beto Mantovani __________________ 15º) Guilherme Ferrarini _______________ 16º) Carlos Barbosa ___________________ 17º) Mayckon Mota ___________________ 18º) Patrik Neves _____________________ 19º) Carlos Carrion ____________________ 20º) Ivan Dantas ______________________ 21º) Cândido Neto ____________________ 22º) Carlos Valladão ___________________ 23º) China Melo ______________________ 24º) Edmilson De Nadai ________________

nidade de premiação. Recebem troféus os cinco melhores de cada divisão (Pro e Light), além do pole position da primeira bateria.

49 48 43 42 39 35 33 33 27 25 23 21

Depois de Limeira, o PD´Chumbo terá a quarta etapa no dia 25 de maio, no Kartódromo San Marino, em Paulínia.

Sempre uma loja perto de você Av. Iacanga, 270 F:3461.7752 | Av. Paulista, 416 F:3461.4662 | Av. Cillos, 3074 F:3407.4253


Jornal O JOGO