Page 1

RIO BRANCO JOGA PELA SOBREVIVÊNCIA

O caldeirão vai ferver

Paola Ferrari, em ação nas semifinais: paraguaia é uma das armas na busca pelo título

Americana espera o Centro Cívico lotado, amanhã, para o primeiro jogo da final da Liga Nacional. Páginas 7 e 8

29 ANOS DE HONESTIDADE E RESPONSABILIDADE


2

SEXTA-FEIRA, 11 DE ABRIL DE 2014

SESSÃO SOLENE

Vereadores ignoram evento do esporte

LUCAS RICARDO TONUSSI

T E X TO

ZARAMELO JR. FOTO

MAURÍCIO VARGAS Assessoria de Imprensa

Dos atuais 19 vereadores da Câmara de Americana, Joãozinho do Quiosque foi o único que compareceu à sessão solene para entrega do prêmio Destaques Esportivos, na noite de sexta-feira (4), quando foram homenageados os esportistas que se destacaram na temporada 2013. Os demais 18 parlamentares ignoraram o evento. Três ainda tiveram a preocupação de enviar justificativas pela ausência: Celso Zoppi, Tonhão do Veteranos e Pedro Peol. Já os demais… Ex-jogador de handebol e futsal de Americana, Joãozinho do Quiosque presidiu a sessão e parabenizou os premiados. “É uma honra presidir essa sessão que homenageia os esportistas de Americana. O esporte é realmente qualidade de vida e ajuda a fazer uma cidade melhor. Estão todos de parabéns”, disse o vereador. Autor do projeto de de-

Nascimento 27 de novembro de 1986, em Americana. Profissão Cartorário Como você é conhecido entre amigos e familiares? Lu, Harry Poter e Purga. Time do coração Corinthians e Rio Branco.

Joãozinho do Quiosque, Renato Sega com o filho Vitor, e Odair Dias na sessão solene

creto legislativo que instituiu a honraria, o ex-atleta e técnico de karatê Odair Dias, que foi reeleito para segundo mandato de vereador, mas que atualmente é secretário municipal de Meio Ambiente, também esteve no Plenário da Câmara. “A ideia de criar o prêmio foi uma forma

de prestar uma simples homenagem àqueles que tanto correm atrás do esporte, que modificam a sociedade, que interferem positivamente na sociedade por intermédio do esporte. E é isso que realmente nós precisamos. Mais pessoas praticando esportes são menos pessoas nas filas dos

hospitais, com problemas psicológicos, ou envolvidas com atividades ilícitas”, discursou. Foram premiados 75 esportistas de diversas modalidades praticadas em Americana, além de funcionários da Secretaria Municipal de Esportes e representantes da imprensa.

BASTIDORES Sandro Hiroshi, ídolo da torcida do Rio Branco e com passagens por times importantes, como São Paulo e Flamengo, além de seleções brasileiras de base, foi uma das atrações da sessão solene que homenageou os esportistas de Americana. O ex-jogador de futebol, que encerrou a carreira no ano passado, esteve na Câmara de Americana para receber a honraria como destaque na modalidade de tiro esportivo. No ano passado, ele foi campeão paulista e brasileiro. Humilde, foi atencioso com todos. Na foto, Sandro Hiroshi é entrevistado pelo ex-nadador Danilo Glasser, que agora tem programa na TV In.

Torce contra quem – Os outros três grandes de SP. Ídolo no esporte Ronaldo Luís Nazário de Lima (Ronaldo Fenômeno). Imagem esportiva inesquecível Corinthians campeão da Libertadores. Modelo de beleza no esporte Maria Sharapova. Lugar bonito de Americana Avenida Brasil próximo ao Parque Ecológico. Entre seus amigos, quem é fera no esporte? Renan Luiz. Joga muito bola. E quem não é? Luiz Henrique. É perna de pau... hehehehe Faz alguma atividade física? Natação e futebol. Esporte favorito Futebol. Para qual esporte não leva jeito? Basquete. Gosto muito de ver, mas não jogo nada. Qual time vai se dar bem neste ano? Espero que o Corinthians.

E quem vai ser o mico da temporada? São Paulo. Personagem marcante de sua vida Ayrton Senna. O que vê na televisão? Futebol e programas esportivos. Melhor narrador esportivo Milton Leite. Já fez alguma jogada de craque em sua vida? Quando estava no quarto ano da faculdade de Direito, houve um campeonato interclasse. Dei chapéu no goleiro e fiz o gol. Cantor e cantora Chris Martin (Coldplay) e Rihanna. Ator e atriz José de Abreu e Dira Paes. Hobbie Jogar bola. Comida Lasanha. O que não pode faltar na sua geladeira? Água. Livro de cabeceira Bíblia. Quem é mala? Renato Mauricio Prado (Fox Sports). Bola cheia Meus pais. Bola murcha Os políticos.

VIDROS E TRAVAS ELÉTRICAS Cd’s, Dvd’s, Amplificadores

Praça Comendador Muller, 36 Centro – Americana

Fundação - 6 de fevereiro de 2003 Propriedade da empresa Zaramelo Jr. Comunicação Rua das Palmeiras, 362, Jardim Planalto Cep: 13.468-030 - Americana/SP Os textos publicados no O JOGO não podem ser reproduzidos sem prévia autorização. Os artigos assinados não significam, necessariamente, a opinião do jornal.

Rua Florindo Cibim, 30 - Fone (19) 3406.4318 (próximo ao D. Bosco) - Americana

DIRETORES Carlos Zaramelo Júnior Mônica Rosa Binotto Zaramelo Renan Binotto Zaramelo CONTATO Tel: 19 7808.2911 | 89*21492 E-mail - zaramelojr@uol.com.br JORNALISTA RESPONSÁVEL MTB 37.014 DIAGRAMAÇÃO: Jorgebin IMPRESSÃO Jornal O Liberal

Contabilidade Comercial, Industrial & Assessoria R. Quintino Bocaiuva, 929 Fone/Fax 3408.8270

Rua Primo Picoli, 419, Centro Telefone: 19 3406.1770 Americana-SP franzin@franzinadvogados.com.br


3

SEXTA-FEIRA, 11 DE ABRIL DE 2014

SÉRIE A2

Twitter @renanzaraa

Rio Branco define se fica ou cai... T E X TO E FOTO

ZARAMELO JR. | ZARA

Apesar de ter decepcionado a torcida ao perder o dérbi para o União Barbarense por 2 a 0, sábado (5), no Estádio Décio Vitta, o Rio Branco continua dependendo das próprias forças para permanecer na Série A2 do Campeonato Paulista. Beneficiado também pelas derrotas de Itapirense e Grêmio Osasco na penúltima rodada, o time de Americana segue fora da zona de rebaixamento. É o 16º colocado com 18 pontos. Na última rodada, neste sábado (12), o Rio Branco joga contra o Guarani, às 10 horas, em Paulínia, e escapa da degola em caso de vitória. Se empatar, fica na dependência de que Grêmio Barueri, Itapirense e Grêmio Osasco, todos com 17 pontos, não ganhem. Em caso de derrota, tem que torcer por derrotas do Barueri e Itapirense, e empate do Osasco. Os quatro times jogam fora de casa. O Rio Branco encara o Guarani, que não tem mais nenhuma pretensão no campeonato. Grêmio Barueri e Itapirense pegam Red Bull e Capivariano, respectivamente, que já subiram e lutam pelo título. Já o Grêmio Osasco enfrenta o Monte Azul, que, assim como o Guarani, está fora da luta pelo acesso e não corre risco de cair. O São Caetano, com 19 pontos, também está sob ameaça de rebaixamento. Na última rodada, faz clássico do ABC contra o Santo André, em São Caetano do Sul. Todos os jogos que marcam o encerramento da Série A2 serão disputados no sábado (12), às 10 horas. Em razão da necessidade da vitória em Paulínia, o técnico Júlio César deve fugir de sua filosofia defensiva e escalar o Rio Branco de forma mais ofensiva.

- ZEBRA? Aos “sabichões” que diziam com toda a pose do mundo que o São Paulo havia entregado para eliminar o Corinthians e que o Palmeiras havia sido surpreendido por uma grande zebra, o Ituano mandou o recado no último domingo. No primeiro jogo da final, deu o time do interior sobre o Santos, com 1x0 convincente e muito elogiável. - POR QUE RETRANCA?! E tenho mais a acrescentar sobre tal jogo. Doriva, técnico da equipe de Itu, deu show em sua entrevista, mostrando a todos os que gostam de falar que futebol não se joga sempre pra frente. O Ituano não esteve retrancado, ao contrário, é um time bem armado, que se defende impecavelmente sem a bola e joga tudo o que o nível técnico permite quando tem a posse da redonda. Quem não toma gols, não perde. É fato! Agora quem faz muitos, nem sempre ganha.

Criticado após o derbi, Fernando Hilário tenta dar a volta por cima

CARAVANA O diretor de eventos da Malucos do Tigre, Rogério Lopes, informou que a torcida está preparando caravana para o jogo Guarani x Rio Branco. Os ônibus sairão amanhã, às 9 horas, da sede da torcida (Avenida Bandeirantes, 200, atrás da Gama) rumo a Paulínia. Sócios não pagam nenhuma taxa e para não sócios o valor é de 5 reais. Cada torcedor terá de adquirir seu ingresso na bilheteria do estádio. As reservas de lugar devem ser feitas com o presidente da Malucos, José Carlos Niquima, através do telefone (19) 99252.3475. A expectativa é conseguir lotar pelo menos dois ônibus

CLASSIFICAÇÃO 1º) Capivariano __________ 37 2º) Red Bull ______________ 37 3º) São Bento ____________ 34 4º) Marília _______________ 33 5º) Mirassol _____________ 33 6º) Santo André __________ 32 7º) Velo Clube ___________ 27 8º) Ferroviária ___________ 26 9º) Monte Azul ___________ 25 10º) Catanduvense _______ 23 11º) U. Barbarense ________ 22 12º) Guarani _____________ 22 13º) Batatais _____________ 22 14º) Guaratinguetá _______ 21 15º) São Caetano _________ 19 16º) Rio Branco __________ 18 17º) Barueri _____________ 17 18º) Itapirense ___________ 17 19º) Osasco _____________ 17 20º) São José ____________ 8 * Capivariano e Red Bull já garantiram acesso à Série A1. * São Bento, Marília, Mirassol e Santo André disputam as outras duas vagas. * São José já está rebaixado à Série A3. * São Caetano, Rio Branco, Barueri, Itapirense e Osasco tentam escapar das outras três vagas do descenso.

- QUASE “HE-REUS”... O Borussia jogou uma barbaridade em casa, diante da sua encantadora torcida e quase elimi-

nou o “poderoso” Real Madrid, sem o astro Cristiano Ronaldo. Os dois gols do ótimo Marco Reus e a memorável exibição do arqueiro alemão não foram suficientes para passar o Dortmund. Alerta ligado em Madrid! Sem Cristiano, a situação merengue é calamitosa... - ESPECIALMENTE AOS CRÍTICOS E, novamente, Mourinho leva um time a uma semifinal de UEFA Champions League. O “Special One” NUNCA, em todas as vezes que treinou equipes na competição, deixou de chegar às semis. Azar o do milionário PSG, que tomou 2x0 na Inglaterra e terá de tentar melhor sorte na próxima temporada. Grande Mou!! - “PURGATÓRIO” Não deu dessa vez. O Barça foi MASSACRADO fora de casa e o 1x0 do Atlético de Madrid ficou barato para a equipe catalã. Isso porque o adversário estava sem Arda Turan, seu melhor meio-campista, e Diego Costa, seu artilheiro. E o Barça tinha Messi e Neymar em campo. Apesar de

que ter Messi em campo, ultimamente, não tem significado lá grande coisa... Os guerreiros de Diego Simeone deram show! - QUAL A NOVA, PEP? Nenhuma novidade na partida entre Bayern de Munique e Manchester United. Arrasador, o time baváro de Pep Guardiola precisou sair perdendo para o Manchester United, dentro de casa, para realmente definir a partida. 3x1 mole, mole, e a pergunta permanece no ar: Quem pode parar o Bayern? - AOS CHEGADOS... Quem me acompanha no Facebook não me deixa mentir: Errei só UM dos classificados para a semifinal (O Barcelona, que foi engolido, maldito Messi...), quando fui questionado pelo grande parceiro José Henrique Pegorari. Zézão, aguardo o sorteio das semi para, novamente, dar um show de previsões!! Abraços, ótimo final de semana, de Rio Branco (sábado às 10) e Unimed/Americana (sábado às 12)!

www.saolucassaude.com.br

Orgulho, garra e suor sempre se transformam em ouro São Lucas Saúde patrocina atletas e equipes do esporte da região. Apoiamos o esporte porque acreditamos na força de nossa gente e de nossa torcida. Estamos nas camisas, nos gritos, nas comemorações e nas lágrimas. Vencemos toda vez que um coração bate mais forte. E somos campeões quando toda a cidade se une numa grande festa. Obrigado às equipes e aos atletas do atletismo, ciclismo, ginástica artística, handebol feminino, vôlei feminino e masculino e bicicross por tantas alegrias.


4

SEXTA-FEIRA, 11 DE ABRIL DE 2014


5

SEXTA-FEIRA, 11 DE ABRIL DE 2014

•Choque pulsativo •Monitoramento de imagens •Vigilância •Portaria 24 horas

•Circuito fechado de tv •Alarmes monitorados 24 horas com viatura e via rádio (exclusivo)

RUA DOM PEDRO II, 878 - VILA GALLO - FONE (19) 3471.4515

KART

Dado é campeão da Copa Verão W W W. JORNALOJOGO.COM . BR

Dado Salau acena após garantir a conquista do título em Limeira

T E X TO

ZARAMELO JR. | ZARA FOTO

pontos, um a mais que Marcel Fantin, de Nova Odessa, e conquistou o título.

BRUNO GORSKI

O piloto Luiz Eduardo Salau, o Dado, 31 anos, sagrou-se campeão da categoria 125 Sprinter na Copa Verão de Kart, que teve a terceira e última etapa disputada domingo (6), no Kartódromo Municipal de Limeira. Com o segundo lugar na corrida, o representante de Americana chegou a 28

“Foi lindo. Fiz uma corrida pensando no campeonato”, disse Dado, bastante feliz com o título. Na primeira etapa, em fevereiro, o piloto de Americana também foi segundo colocado. Na segunda, em março, não

completou por causa de lesão. A 125 Sprinter teve a participação de 14 pilotos. Com 21 pontos, Rafael Pohl, também de Americana, terminou em terceiro lugar no geral. Agora, Dado Salau volta as atenções para a terceira etapa do Campeonato San Marino, que acontece no próximo dia 26, em Paulínia. Em maio, no dia 3, em Itu, ele participa do Top Kart Brasil, torneio que antecede o Campeonato Brasileiro.

AUTOMOBILISMO

Fortunato vai ao pódio na F3

Fortunato marcou presença no pódio na abertura da temporada

T E X TO E FOTO

ERNO DREHMER

O Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na Grande Porto Alegre (RS), foi palco da abertura da Fórmula 3 Brasil – que substitui a F3 Sul-Americana – no último final de semana, dias 5 e 6. Com 16 carros na pista, a categoria mostrou grandes atrativos e várias disputas e marcou a estreia do piloto Artur Fortunato (Angá Asset Management) na principal divisão da categoria. Vice-campeão da Light em 2013, Fortunato este ano integra a equipe RR Racing e sua estreia na

atual temporada rendeu-lhe o terceiro lugar após a disputa de duas provas. Mas, não foi fácil o final de semana do piloto de Americana. Fortunato teve problemas nos treinos e tudo piorou com a quebra do motor antes da tomada de tempos. A RR Racing providenciou uma troca rápida, mas que não foi suficiente para que o piloto pudesse fazer parte da sessão que definiria o grid de largada para a primeira bateria, disputada no sábado. Largando da última posição, ele mostrou grande recuperação e boa adaptação ao novo carro para terminar em terceiro lugar, muito próximo do segundo colocado. No dia

seguinte, na disputa da segunda bateria, um pneu furado logo nas primeiras voltas frustrou os planos de conquistar mais um pódio. Mas, ainda que prejudicado, o americanense conseguiu se destacar e recebeu a bandeirada na quinta posição entre os pilotos da divisão principal. Neste final de semana, dias 12 e 13, a Fórmula 3 Brasil estará em Santa Cruz do Sul, também em solo gaúcho, para a disputa de sua segunda rodada dupla. “Estou bastante animado. Pude ver que tenho condições de andar na frente e lutar por vitórias e isso que pretendo buscar em Santa Cruz do Sul”, disse Fortunato.


6

SEXTA-FEIRA, 11 DE ABRIL DE 2014

MEIA MARATONA

Fabiano Machado da Silva, da equipe de Americana, foi o campeão da etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Paratriathlon, realizada em Caraguatatuba, domingo (6). Seu tempo foi de 1h20m35s na prova que teve 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. Exemplo de superação.

Alcântara conquista a 8ª medalha Top 100 T E X TO

ZARAMELO JR. | ZARA FOTO

DIVULGAÇÃO

Primeiro tenente da Polícia Militar de Americana e atleta da Triaction Team, Renan Alcântara conquistou a sua oitava medalha consecutiva Top 100 na etapa do Rio de Janeiro do Circuito Golden Four Asics, domingo (6). Entre os 3831 corredores que completaram a prova, Alcântara garantiu a 30ª colocação no geral. Ele precisou de 1h18,42s para fechar o percurso de 21,097 km entre o Recreio dos Bandeirantes e a praia de São Conrado. “Em que pese o calor, consegui manter bom ritmo de prova. A oitava medalha me

coloca na condição de terceiro maior detentor de medalhas Top 100 desde a criação do circuito, em 2011”, disse Alcântara, que é patrocinado pela Esper Embalagens e Colégio Objetivo Americana. Além de Renan Alcântara, mais dois atletas da Triaction disputaram a etapa carioca do Golden Four Asics. Emerson Santana (Coisas da Terra/ Academia Body Fit e São Lucas Saúde) cravou o tempo de 1h32m30s e foi o 183º colocado. Já Aline Molina completou a prova com a marca de 2h18m23s. O circuito passou por Porto Alegre e Rio de Janeiro e terá mais duas etapas: São Paulo, em agosto, e Brasília, em novembro.

Os vereadores de Americana simplesmente deram as costas para a sessão solene de entrega do Prêmio Destaques Esportivos, sexta-feira (4), na Câmara. Dos 19 parlamentares, o único que compareceu foi Joãozinho do Quiosque. Profundamente lamentável.

Alcântara durante a etapa carioca do Circuito Asics

Vitória Felipe Fuzati (ao centro), da Triaction Team, ficou em primeiro lugar da categoria 20/29 anos na 5ª Corrida Night Running Show Limeira, dia 29 de abril. Ele completou o percurso de 5 km com o tempo de 21m59s, garantindo também o 12º lugar no geral. Domingo (6), em Campinas, foi o 49º colocado na Corrida Oba com a marca de 32m48s. Fuzati tem patrocínio da New Form Suplementos e Academia Personal Place.

Fisioterapia Desportiva Especializada

Rua Gonçalves Dias, 240 Tel: (19) 3645-1618

São Lucas Saúde, Bradesco, SulAmérica, Amil, Odontoprev, Metlife, Intermédica e Outras.


7

SEXTA-FEIRA, 11 DE ABRIL DE 2014

BASQUETE

Em casa, Americana quer largar na frente T E X TO

ZARAMELO JR. | ZARA FOTO

O JOGO | ARQUIVO

Pelo segundo ano consecutivo, Unimed Americana e Sport Recife estão na final da Liga Nacional de Basquete. O primeiro jogo da série melhor de três será amanhã (12), ao meio-dia, no ginásio principal do Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha Centro Cívico -, no Jardim da Colina, com expectativa de casa cheia - a capacidade do local é para duas mil pessoas, segundo o secretário de Esportes Mario Antonucci.

Americana quer aproveitar o fato de jogar diante de sua torcida para largar na frente na decisão da temporada 2013/14. “É importante ganharmos em casa, pois nos dará mais confiança para os jogos em Recife”, disse a armadora Babi Honório. “O apoio do nosso torcedor será fundamental”, acrescentou a jogadora, americanense de nascimento e recordista de títulos com a camisa do time foram 19 conquistas, de 2001 até 2013. Sob gestão do presidente Ricardo Molina, que começou em 2007, o basquete feminino de Americana chegou

Rivais desde o ano passado, Americana e Recife voltam a se encontrar na decisão do título

a 21 finais de campeonato e foi 17 vezes campeão. O objetivo, agora é colocar mais um troféu na galeria. A missão, porém, não é nada fácil. O Sport Recife tem o maior investimento da Liga Nacional e ganhou os úl-

timos cinco jogos que disputou contra Americana. Apesar deste retrospecto, o técnico Antônio Carlos Vendramini e as jogadoras americanenses estão confiantes. “Temos condições para jogar de igual para igual. São duas equipes

REGIONAL

Pague Menos/AB faz nova vítima T E X TO

ZARAMELO JR. | ZARA FOTO

de alto nível”, afirmou Vendramini. Americana e Sport Recife têm campanhas idênticas na Liga Nacional. As duas equipes fizeram 16 jogos, com 14 vitórias e duas derrotas. Depois da partida de amanhã,

os times voltam à quadra no próximo sábado (19), às 13 horas, no Ginásio Marcelino Lopes, em Recife. Havendo necessidade, a terceira partida será no dia 21, às 18h45, também na capital de Pernambuco.

ARREMESSO DOURADO - Chegou a hora da verdade. Americana e Sport Recife repetem a última final da Liga de Basquete Feminino.

- Vitória em casa coloca pressão sobre as Leoas do Nordeste e Americana tem condições para isso.

- Nas semifinais, Americana varreu São José dos Campos por 2 a 0. O mesmo resultado para o Sport Recife contra Maranhão, mas com muitas dificuldades.

- O presidente de Americana, Ricardo Molina, não fala, mas quem o conhece sabe o quanto está engasgado com o Sport Recife.

O JOGO | ARQUIVO

Com atuação destacada do ala Rafael Fusco, cestinha com 27 pontos, o Pague Menos/Americana Baskteball fez nova vítima na Associação Regional e derrotou Itatiba por 102 a 77 (parcial de 60 a 29), sábado (5), na Praça de Esportes Marcos Antônio Gobbo, no Jardim São Pedro. Foi a segunda vitória do time do técnico Zezé Romantini, que mantém índice de 100% de aproveitamento. Além de Rafael Fusco, outros destaques do Pague Menos/AB foram Gilson e Turcão, com 22 e 20 pontos, respectivamente. O próximo jogo do time de Americana será contra a Hípica de Campinas, dia 26, às 18 horas, novamente no Jardim São Pedro. O coordenador da modalidade, Wolmer Bicalho, está satisfeito com o início de temporada. O basquete masculino tem apoio do Supermercados Pague Menos, Topack do Brasil, NET e Unicred Bandeirante.

- Final em melhor de três partidas. A primeira neste sábado (12), ao meio-dia, no Centro Cívico.

Wolmer Bicalho é o coordenador do basquete masculino

- Até hoje, foram cinco confrontos e todos vencidos pela equipe do Nordeste, inclusive duas neste campeonato.

- Às 12 horas?! Sim! A Rede Globo é patrocinadora do campeonato, paga e por isso define os horários. Ponto.

- À frente do basquete feminino desde 2007, Molina tem números surpreendentes: foram 21 finais de campeonato com 17 títulos. Ou seja, quase 81% de aproveitamento.

- Derrota no Centro Cívico complica muito a vida de Americana. Inverter resultado no caldeirão em Recife é parada federal!

- Já são 15 finais consecutivas para Americana. Desde 2010, Americana não sabe o que é ficar de fora de uma decisão de campeonato.


8

SEXTA-FEIRA, 11 DE ABRIL DE 2014

BASQUETE

Leilão arrecada 2079 litros de leite

2

1

T E X TO

ZARAMELO JR. | ZARA FOTOS

WADO PELLIZONI

O 1º Leilão do Bem da ADCF Unimed Americana, realizado durante as duas últimas semanas, arrecadou 2079 litros de leite, que serão repassados ao Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Americana. A entrega das camisas aconteceu no intervalo do jogo Americana x São José, sexta-feira (4), no ginásio do Centro Cívico, pelas semifinais da Liga de Basquete Feminino (LBF). Participaram da solenidade o presidente da Unimed, Émerson Assis; o diretor da Unimed, Vicente Von Glehn; o presidente da ADCF NCEIRA COOPERATIVA Unimed, Ricardo Molina Dias;

NCEIRA

o secretário de Esportes de Americana, Mario Antonucci, o presidente da VivoSabor Alimentação, Alexandre Brochi; o presidente da LBF, Márcio Cattaruzzi; e a ex-jogadora e diretora da LBF, Hortência Marcari. Foram leiloadas 12 camisas, sendo nove douradas da Unimed Americana usadas pelas jogadoras Débora Costa, Ariadna Felipe, Ega Zakrzeski, Karla Costa, Izabella Sangali, Joice Rodrigues, Babi Honório, Gil Justino e Tássia Carcavalli na conquista do título do Campeonato Paulista de 2013; uma da seleção brasileira, da pivô Damiris Dantas; uma da seleção paraguaia, da lateral Paola Ferrari; e a réplica da camisa da seleção brasileira que a ex-jogadora Hortência utilizou no tí-

tulo do Mundial de 1994. “Se tivéssemos arrecadado um único litro de leite, já valeria a pena. Com mais de dois mil litros arrecadados, imagina nossa felicidade… Acredito que a ideia foi bacana, pois conciliou a admiração das pessoas e das empresas pela nossa equipe de basquete e a ajuda ao próximo”, disse Ricardo Molina. “O basquete feminino de Americana é referência no cenário nacional não apenas por suas conquistas dentro de quadra, mas também por suas ações em prol da comunidade da cidade. Parabéns ao doutor Émerson e ao Molina pela iniciativa do Leilão do Bem. Nos sentimos honrados em participar”, falou Marcelo Marusso, presidente da Associação de Kart Pé de Chumbo.

3

QUEM ARREMATOU ASSOCIAÇÃO DE KART PÉ DE CHUMBO Débora Costa – 396 litros JORGE ARRUDA GUIDOLIN Ariadna Felipe – 180 litros SANDERSON BARBARINI Ega Zakrzeski – 95 litros NANCI MARTINS CABRAL DA COSTA COOPERATIVA Karla Costa – 500 litros PORTO SEGUROS IMÓVEIS Izabella Sangalli – 200 litros PAULO CÉSAR SPERETTA Joice Rodrigues – 60 litros

VANESSA MEDULE PERESSIM Babi Honório – 80 litros ARINA HANSEN Gil Justino – 60 litros DEIGO DINIZ DELÍRIO Tássia Carcavalli – 200 litros MILENE ARAÚJO Damiris Dantas – 150 litros PAULO ROBERTO MARCIANO Paola Ferrari – 50 litros MANTOVANI AGROPET Hortência – 108 litros 4

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA COOPERATIVA

1 - Eraldo dos Santos e Marcelo Marusso, do Pé de Chumbo, com Emerson Assis, presidente da Unimed 2 - Nancy Costa e Alexandre Brochi 3 - Mario Antonucci e Vanessa Peressim 4 - Arina Hansen e Ricardo Molina Dias


9

SEXTA-FEIRA, 11 DE ABRIL DE 2014

MINICAMPO

Líderes mantêm a posição A Ameristamp, do líbero Biazon (d), está na liderança no minicampo do Veteranos

T E X TO E FOTO

ZARAMELO JR. | ZARA

Supermercado Pérola (jovens), Auto Elétrica Alga (intermediária), Casa do Construtor (senior) e Ameristamp (master) mantiveram a liderança de suas categorias no Campeonato de Minicampo Luiz Gonzaga da Costa Neto, no Veteranos, após a disputa da segundo rodada do segundo turno, semana passada. O Pérola ficou no empate (3 a 3) com a Optilar Optica, enquanto a Alga massacrou a Raspadora Taco Brilho por 9 a 2 e a Casa do Construtor bateu a People RH por 2 a 1. A Ameristamp passou pela Help Parafusos por 3 a 0. A rodada teve total de 83 gols em 13 jogos, média de 6,3. Foram 21 gols nos jovens, 30 na intermediária, 12 no senior e 20 no master. Os artilheiros do campeonato, em suas categorias, são Raphael Pereira, do Supermercado Pérola, com 29 gols; Adriano Freitas, da Colins Ferragens, com 14; Luciomar Pavanelli, do Posto São Vito, com, 12; e Milton Cícero, da Acapulco Imóveis, com 15. Entre os goleiros, os menos vazados são Lucas Israel, da JDM Contabilidade, com a média de 3 gols; Robinson Pereira, da São Lucas Saúde, média de 2,43; Alex Bueno, do Posto São Vito, média de 2; e Enéas Júnior, do

Gallo Tecidos, média de 2. A terceira rodada será disputada neste final de semana, no clube de campo do Veteranos, no bairro São Luiz. A programação divulgada pelo coordenador Humberto Vieira é a seguinte:

AMANHÃ (12) JOVENS - Optilar x Joia Calçados (15 horas), JDM Contabilidade x Supermercado Pérola (16 horas) e Despachante Americana x Bro Bakers (17 horas). INTERMEDIÁRIA - Ponto do Café x Z Sport (14 horas), Atlanta Rol x Colins Ferragens (15 horas) e Taco Brilho x São Lucas (16 horas). SENIOR - Posto São Vito x Auto Peças Brasil (15 horas) e Smart Tubos x People RH (16 horas). MASTER - Gonzaga Engenharia x Taco Brilho (17 horas) e Ameristamp x Gallo Tecidos (17 horas). DOMINGO (13) INTERMEDIÁRIA - SF Tecidos x Alga (10 horas). SENIOR - Casa do Construtor x Hits Color (10 horas). MASTER - Rodonaves x Help Parafusos (9 horas) e Menegatti x Acapulco (9 horas).

SOCIETY

Esquilo teve rodada com “massacres”

CLASSIFICAÇÃO GERAL JOVENS 1º) Pérola ________ 14 2º) Joia __________ 11 3º) JDM __________ 9 4º) Optilar ________ 9 5º) Despachante ___ 6 6º) Bro Bakers _____ 5 INTERMEDIÁRIA 1º) Alga __________ 14 2º) Taco Brilho ____ 11 3º) SF Tecidos _____ 10 4º) São Lucas _____ 10 5º) Colins_________10 6º) Atlanta _______ 8 7º) Ponto Café ____ 5 8º) Z Sport _______ 4 SENIOR 1º) Casa __________ 12 2º) Hits Color _____ 10 3º) People ________ 9 4º) Posto SV ______ 8 5º) Brasil _________ 6 6º) Maximóveis ____ 5 7º) Smart ________ 4 MASTER 1º) Ameristamp ___ 13 2º) Acapulco ______ 11 3º) Taco Brilho ____ 11 4º) Help __________ 10 5º) Gallo _________ 9 6º) Gonzaga ______ 7 7º) Menegatti _____ 7 8º) Rodonaves ____ 4

O Pé de Chumbo aparece em terceiro lugar no Esquilo

T E X TO E FOTO

ZARAMELO JR. | ZARA

O segundo turno do Campeonato Esquilo de Futebol Society do Clube do Bosque começou com dois “massacres”, semana passada. O Pé de Chumbo, em jornada inspiradade Gil, autor de 11 gols, detonou o AI por 18 a 7, enquanto a Orion Cores, no embalo de Serginho, que marcou 5 gols, goleou o Varejão Tatu por 14 a 5. No jogo mais equilibrado da rodada, houve o primeiro empate: Maryara e Pizza Company ficaram no 2 a 2. Nos pênaltis, melhor para a Maryara, que venceu por 1 a 0. Mesmo folgando na rodada, a Iarf Fisioterapia mantém o primeiro lugar com 18 pontos.

PAPO COM RAFA COTOVELO DE TENISTA

bem completo, está mais do que indicado.

O tênis é um esporte que vem crescendo muito no Brasil e o número de praticantes aumenta a cada dia. E quem pratica, já sabe: é altamente viciante. Dá pra jogar uma partida apenas chamando mais um amigo, o que facilita muito. E como é um esporte

Porém, uma lesão é bastante característica quando falamos em tênis em nível amador: o famoso Cotovelo de Tenista. Cotovelo de Tenista, como é chamada a epicondilite lateral, é a inflamação da musculatura extensora do punho. Simplificando, é uma dor na

Proposta de logomarca para Rocha Pneus

região do cotovelo (epicôndilo lateral), devido à inflamação do tendão de um músculo que se origina no cotovelo, mas que gera movimentos do punho. O movimento de extensão do punho é o movimento de acelerar uma moto, por exemplo. Essa lesão é mais comum em amadores que em profissionais, porque está relacionada à fraqueza desse múscu-

Regatas masculinas e femininas Camisetas adulto, infantil e juvenil Camisetas promocionais Confecções em geral

Rua Eugênio Bertini, 800, SãoLuiz - Fone: 3468.2556

AUTO CENTER O MELHOR RODA POR AQUI

3468.8000

Agora, porém, tem a companhia da Orion Cores com a mesma pontuação. O Pè de Chumbo, com 15 pontos, ocupa a terceira posição, enquanto o Varejão Tatu está na quarta colocação com 12 pontos. Na sequência aparecem Maryara (11 pontos), AI (6) e Pizza Company (1). Paulo, da Iarf, e Gil, do Pé de Chumbo, ambos com 27 gols, são os principais artilheiros, enquanto Jean, da Iarf, segue como goleiro menos vazado com a média de 3,66 gols. O Esquilo´2014 prossegue amanhã (12), no Castor Society, com três jogos. A programação divulgada pelo coordenador Eduardo Pires (Dubidu) é a seguinte: Iarf x AI (14h45), Maryara x Varejão Tatu (16 horas) e Pé de Chumbo x Orion Cores (17 horas).

RAFAEL DE BARROS rafaelbscoelho@yahoo.com.br

lo e, principalmente, ao erro de técnica. É sabido também que quem realiza o movimento de backhand (esquerda) com apenas uma mão, está mais suscetível ao problema. O tratamento, normalmente, é complicado, já que é uma região que usamos praticamente o dia todo e, sendo assim, é muito difícil realizar repouso desse tendão in-

flamado. De qualquer forma, como quase todas as lesões ortopédicas, é muito mais fácil tratar de um cotovelo de tenista (epicondilite lateral) quando a lesão é recente, do que quando ela se torna crônica. Essa inflamação causa grande desconforto no dia-a-dia, pois a dor aparece ao cumprimentar alguém, ao levantar pratos, livros, ou qual-

quer outra coisa mais pesada. Jogar então, é quase impossível. Sendo assim, já sabe: começou a ter dor no cotovelo, procure um médico ortopedista e inicie um tratamento fisioterápico o mais rápido possível. E, assim, voltará em breve à sua vida normal e ao seu esporte, sem dor. Bom Jogo a todos


10

SEXTA-FEIRA, 11 DE ABRIL DE 2014

LAF

Prazo de inscrição acaba nesta 6ª FEMININO

T E X TO

Americana avança na Copa NO

ZARAMELO JR. | ZARA FOTO

O JOGO | ARQUIVO

Os clubes que vão disputar os campeonatos do primeiro semestre da Liga Americanense de Futebol (LAF) têm prazo até hoje (11) para inscrição de jogadores. De acordo com Beto Marques, supervisor do departamento técnico da entidade, os atletas que não aparecerem na relação nominal a ser entregue nesta sexta-feira não poderão atuar na primeira rodada. “No congresso técnico ficou estabelecido que o prazo de inscrição seria até o dia 11 de abril. Durante a semana mantivemos contato telefônico com os clubes e vamos esperar até sexta-feira. Quem não apresentar a relação, ficará de fora da rodada de abertura”, disse Beto. No total, 63 times têm participação confirmada nos campeonatos que abrem a temporada 2014 da LAF. No Senior, estão inscritos Novo América, Barrocos, Ipiranga, São Pedro, São Domin-

T E X TO

ARIEL FERREIRA

Beto Marques: “Quem não fizer a inscrição, não joga a 1ª rodada” gos, Morada do Sol, Americana, Mathiensen, Cariobinha, Cidade Jardim, União, Ponte Preta, Pernambuco, Atlético Gávea e Guarani. No Amador da 1ª Divisão estarão Lava Jato, Parque Gramado, São Domingos, São Vito, Prisma, São Jerônimo, Grêmio Zanaga, Canarinho, Jar-

dim Brasil, Guanabara, Unidos da Morada, Cantareira, Parque da Liberdade e Vila Bertine. A 2ª Divisão reunirá Cariobinha, União, Apam, Faixa Preta, Unidos da Paz, Parná, Jardim dos Lírios, Morada do Sol, Pernambuco, Sabvaz, Cidade Jardim, Independente, São Thiago e Novo América.

E, finalmente, a 3ª Divisão será disputada por Barrocos, Ipiranga, Mathiensen, Vilanza, Atlético Gávea, Mariana, Vila Amorim, Botafogo, Ponte Preta, Real Bahia, Bertoni, Karatê, Benfica, Paulista, Rio Branco Eterno, JMA, Americana, Vila Nova, Guarani e Cobrão. Segundo Beto Marques,

a LAF aguarda “sinal verde” da Secretaria de Esportes em relação à licitação da arbitragem e liberação dos campos para confirmar a data de abertura dos campeonatos. “Nossa expectativa é que seja no último final de semana de abril ou no primeiro de maio”, disse o supervisor.

O futebol feminino da Secretaria de Esportes de Americana goleou o Lemense por 7 a 1, sábado (5), no campo da Praça de Esportes Sebastião Barrera, no bairro Nova Americana, e garantiu vaga na próxima fase da 1ª Copa Nova Odessa. As americanenses seguem com 100% de aproveitamento em quatro jogos disputados. Com a goleada, Americana chegou aos 12 pontos, ficando com uma das vagas nas quartas de final da competição organizada pela Liga Nacional de Futebol (Linaf). Na penúltima rodada da fase de grupos, Americana encara Limeira, que tem 9 pontos e ocupa a segunda posição da chave. O jogo acontecerá amanhã (12), às 16 horas, no campo do Sindicato dos Papeleiros de Limeira.

SUB-15 ESCOLA DE FUTEBOL

Ex-Camisa 10 convocado para seleção T E X TO

ZARAMELO JR. | ZARA FOTO

DIVULGAÇÃO

LOCAÇÃO DE QUADRA, LOJA DE MATERIAL ESPORTIVO, CHURRASQUEIRA.

(19) 3461-9931 • 99341-7833

Rua: Topázios, 185, Jd. Santa Monica, Americana-SP www.secamisa10.com.br Facebook: camisa10americana

O zagueiro Miguel de Alcântara, 14 anos, nascido e com família em Americana, foi convocado esta semana para a seleção brasileira sub-15, que realizará período de treinamentos em Águas de Lindóia, entre os dias 21 e 30 deste mês. A lista dos jogadores foi anunciada no início da semana pelo técnico Cláudia Caçapa, ex-zagueiro

do Atlético Mineiro. Miguel de Alcântara teve sua formação nas escolinhas do Camisa 10, tradicional clube do futebol de Americana. No ano passado, ele disputou o Campeonato Paulista Sub-13 pelo Rio Branco e depois transferiu-se para o Grêmio de Porto Alegre. A família do zagueiro mora no bairro Cidade Jardim. As atividades da seleção brasileira serão no centro de treinamento do ex-zagueiro Oscar Bernardi.

Miguel atualmente joga pelo Grêmio de Porto Alegre


11

SEXTA-FEIRA, 11 DE ABRIL DE 2014

XADREZ

Pastana disputa o Aberto do Brasil

DR.LAÉRCIO BOTASSO

é médico urologista e escreve a convite do O JOGO

A IMPORTÂNCIA DA VACINA CONTRA O HPV

T E X TO

ZARAMELO JR. | ZARA FOTO

DIVULGAÇÃO

Rafael Pedroni Pastana, 16 anos, enxadrista de Americana, é um dos 108 jogadores inscritos para o Aberto do Brasil, que será disputado no Centro Cultural de Barueri, entre hoje (11) e domingo (13). Com 1904 pontos, ele entra como o 37º melhor rating Fide (Federação Internacional de Xadrez) do torneio e a expectativa é melhorar a posição. O Aberto do Brasil terá duas rodadas por dia. Hoje, os jogos têm início às 14 horas; amanhã, será a partir das 13 horas; e no domingo, quando serão conhecidos os campeões no geral e por categoria, a programação começa as 10 horas. Patrocinado pelo Colégio Objetivo Americana, Rafael Pastana vai otimista a Barueri, já que vem de desempenho positivo de torneio disputado em Ribeirão Preto, semana passada. Com 4,5 pontos (quatro vitórias, um empate e uma derrota),

Pastana, durante torneio em Ribeirão Preto: desempenho foi positivo o jogador de Americana ficou em sexto lugar no geral e foi campeão na categoria sub-18. Nos seis jogos que fez em Ribeirão Preto, Pastana

ON-LINE

enfrentou cinco jogadores do absoluto e um veterano. Ele ganhou de Valderi Nascimento de Moura, de Goiânia; Matheus Nunes Dias, de Batatais; Edivaldo Lanchoti e Paulo Hi-

brahim Haddad Filho, ambos de Ribeirão Preto. Empatou com Renê Fernandes, de Araraquara. A única derrota foi para Renan Alves Brandão, de Barrinha.

TÊNIS

Jogos do Sesi recebem inscrições até o dia 26 T E X TO

ZARAMELO JR. | ZARA

O coordenador de esportes do Sesi de Americana, Matheus Mendes, informou que as inscrições para a fase municipal dos Jogos do Sesi podem ser feitas até o próximo dia 26. A novidade deste ano é que o processo está sendo pelo sistema on-line através do site www.sesisp.org.br. Em caso de dúvidas, os responsáveis pelas empresas devem manter

contato através do telefone 3471.9023. A abertura da fase municipal dos Jogos do Sesi está marcada para o dia 9 de maio. As modalidades em disputa são: coletivas - basquete, futebol, futebol 7 masters, futsal e vôlei; trios - treking, truco e vôlei de praia; duplas - dominó, pebolim, taco e truco; individuais - atletismo, bilhar, boliche, damas, mountain bike, judô, natação, pesca, squash, tênis de mesa, tênis de campo, tiro ao alvo e xadrez.

Organizadores esperam 120 jogadores no Aberto T E X TO

ZARAMELO JR. | ZARA

O 3º Aberto de Tênis do Clube Paraíso das Águas de Sumaré será disputado nos dias 26 e 27 de abril, e 10 e 11 de maio. Os organizadores Tiago Campana e César Rabelo esperam movimentar em torno de 120 jogadores nos dois finais de semana. “Entre simples e duplas, acredito que vamos chegar a esse número (120). A procura tem sido muito boa”, disse Rabelo.

As inscrições continuam abertas e podem ser feitas até o próximo dia 24 mediante pagamento das taxas de R$ 55 (simples) e R$ 80 (duplas). O Aberto será disputado nas categorias Principiante, Intermediário A e B, Dupla A e B, Avançado, Feminino, Kids e Dupla Centenária (masculino, 100 anos; feminino, 80 anos; e mista, 90 anos). Mais informações através dos telefones (19) 9-9755.5912 (Rabelo) e 7805.6246 (Campana).

A imunização contra o HPV, que passou a integrar o calendário anual de imunização do Ministério da Saúde, virou alvo de críticas por parte de alguns médicos, conforme divulgado pela imprensa. A alegação seria de que faltam evidências científicas de que a vacina previne, de fato, a mortalidade das meninas e que poderá vir a acarretar a Síndrome de Guillain-Barré, falência ovariana, uveítes, além de convulsões e desmaios, embora não haja estudos que evidenciem essa acusação. As premissas são contestadas fortemente pelas sociedades de especialidades. Tanto o Ministério da Saúde como a Sociedade Brasileira de Imunizações e a Sociedade Brasileira de Pediatria contestam as críticas e reiteram a importância da vacinação contra o HPV na prevenção não apenas do câncer do colo de útero, mas também na neoplasia de outros órgãos. O licenciamento de novas vacinas é baseado em extensos estudos de segurança e eficácia, que atestam a capacidade de um novo produto trazer o benefício esperado sem efeitos colaterais importantes. A vacina contra o HPV só foi licenciada e posteriormente incorporada ao calendário de países com Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Austrália e tantos outros, após a demonstração inequívoca de que é capaz de prevenir as lesões precursoras de câncer de colo uterino, vagina e vulva, com eficácia próxima de 100%, além da redução quase total das verrugas genitais. Novos estudos ainda demonstram o potencial protetor da vacina na prevenção de outros tipos de câncer: ânus, cabeça e pescoço e pênis, por exemplo. Com autorização dos pais ou responsáveis, cada adolescente deve receber três doses da vacina para ficar imunizada contra o HPV. Após a primeira dose, a segunda deverá ocorrer em dois meses e a terceira, em seis. A previsão é de que em 2015 a vacina contra o HPV também seja ofertada a meninas de nove e 10 anos O tipo de vacina disponível no Brasil é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6,11,16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo uterino, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no país. É o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama. Por isso, as meninas, mesmo vacinadas adequadamente, devem continuar o exame preventivo de Papanicolau. A estratégia combinada de prevenção primária (vacinação) e secundária (triagem citológica pelo Papanicolau) ainda é a que mais resultados traz na prevenção dessa enfermidade que mata, em nosso país, uma mulher a cada dois minutos. A cada ano, 270 mil mulheres no mundo morrem de câncer de colo de útero, decorrente da contaminação por algum tipo do vírus HPV. No Brasil, 5.160 mulheres vieram a óbito em 2011. Em 2013, o Instituto Nacional do Câncer estimou o surgimento de 17.540 novos casos. Capaz de infectar a pele ou mucosas, o HPV possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos.

R. Amabile Boer, 173 Santa Maria

(19) 3461.6574

Tecidos de tapeçaria e decorações

•Circuito fechado de tv •Alarmes monitorados 24 horas com viatura e via rádio (exclusivo) •Choque pulsativo •Monitoramento de imagens •Vigilância •Portaria 24 horas

RUA DOM PEDRO II, 878 - VILA GALLO - FONE (19) 3471.4515

Rua Anhanguera, 599 - Conserva Fones: 3461.2057 e 3461.9488

em geral Show room de estofados Preços imbatíveis


12

SEXTA-FEIRA, 11 DE ABRIL DE 2014

JUDÔ

Antonucci quer trazer mais um centro de excelência

Antonucci e Chico do Judô se encontraram semana passada em Mauá

T E X TO E FOTO

ARIEL FERREIRA

Acompanhado do técnico Edson Catarino dos Santos, o secretário de Esportes Mário Antonucci, visitou, semana passada, uma das sedes da Federação Paulista de Judô (FPJ), em Mauá, na Grande São Paulo. O dirigente foi recepcionado pelo presidente da entidade estadual e vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), professor Francisco de Carvalho Filho, mais conhecido co-

mo Chico do Judô. O encontro marcou o início das negociações para implantação de um centro de excelência da modalidade em Americana. “Fui até a Federação com o objetivo de viabilizar a instalação de um núcleo do Programa Centro de Excelência de Judô em nossa cidade. Agradeço a receptividade do presidente e amigo Chico do Judô, que nos atendeu de forma bastante satisfatória”, falou Antonucci. O secretário ficou empolgado com a possibilidade de trazer mais o centro de excelência. “Até

pela nossa estrutura, o presidente gostou da possibilidade da criação de mais um núcleo de judô dentro do projeto do Governo do Estado e prometeu o apoio”, ressaltou. O programa de excelência esportiva, desenvolvido pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e das federações estaduais, oferece oportunidades para atletas que despontam no cenário do esporte como jovens talentos. Americana conta atualmente com o centro de excelência de ciclismo.

KARATÊ

Trindade fatura 6 medalhas

Atletas da Trindade tiveram resultados importantes na competição no Ibirapuera T E X TO

ZARAMELO JR. | ZARA FOTO

DIVULGAÇÃO

Representada por cinco atletas, a Academia Trindade conquistou seis medalhas no Campeonato Zonal Sul e Sudeste de Karatê interestilos. Foram duas de ouro e qua-

tro de bronze. Gandhi Trindade e Sabrina Colpani foram campeões na luta e ficaram em terceiro lugar no kata. Já Willian Carvalho e Leonardo Verdo conseguiram a terceira colocação na luta. Além deles, a equipe também foi formada por Holiver Gomes, que não chegou às finais de sua categoria, e o técnico Jo-

nathan Teodoro. O Zonal reuniu caratecas de sete estados e foi realizado no Ginásio Mauro Pinheiro, no complexo do Ibirapuera, em São Paulo, durante o final de semana, dias 5 e 6. Os integrantes da Academia Trindade são todos alunos do experiente sensei Valdir Trindade.

Jornal O JOGO  

O Único Jornal de Esportes da Região

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you