Issuu on Google+

• Natação

Rafael Chorão comemora gol contra o São Paulo

Equipe volta aos treinos sob novo comando Página 12

• Basquete

Unimed enfrenta Ourinhos de olho nas semifinais Página 3 • Ciclismo

Caio Buoni treina com a elite da seleção brasileira Página 9

Alçando voos Com três vitórias e apenas uma derrota, o Americana tem excelente início no Campeonato Paulista e o time do técnico Edinho mostra que pode alçar voos mais altos na temporada. Amanhã, o jogo será contra o Noroeste, em Bauru. Página 8

26 ANOS DE HONESTIDADE E RESPONSABILIDADE


28 DE JANEIRO DE 2011

FUTEBOL

dentro da área ecio bonassi eciobonassi@ig.com.br

- Rio Branco está ridículo neste começo de campeonato e para mim já é o primeiro dos quatro a participar da Série A3 em 2012. Fosse em outros tempos, esse “treinador“ já teria sido demitido. Ou melhor, nem teria sido contratado.

jogadores que, ao que tudo indica, terão futuro brilhante. Tirando o Neymar, que já é realidade, o americanense Oscar (sobrinho do Álvaro Alicate) pratica um futebol da melhor qualidade, além de ter inteligência apurada. Já está pronto para jogar em qualquer time grande. Outro quem tem futuro é o zagueiro Saymon, do Grêmio, que embora esteja na reserva, jog a muito mais que os dois titulares.

- Napoleone é mais um que forma o time de Raulino Medeiros, Brasília, Marcos Costa e tantos outros que passaram por aqui. Os times escalados por esses caras não ganham nem em treino coletivo.

- Flamengo foi campeão da Copa São Paulo com total merecimento. O time se fortaleceu a partir da vitória contra o São Paulo (que, aliás, entrou cheio de perna).

- No outro lado da moeda, o Americana FL começa bem (e espero que termine bem) a principal competição do futebol paulista. Em comparação com o Rio Branco, a estrutura é outra, muito melhor e totalmente profissional.

- O barbarense, Wilson Gottardo, que defendeu Guarani, Botafogo, Flamengo, entre outros, começa agora sua carreira de treinador. O ex-zagueiro comandará o Villa Nova, de Minas Gerais, no campeonato regional, que começa neste final de semana. Sucesso!

- Outra vantagem da Águia é ter entre os dirigentes pessoas que são do ramo e que conhecem futebol, caso, por exemplo, de César Xavier. Aí, a coisa flui bem mais fácil e de maneira positiva. - Tenho acompanhado o Sul-Americano Sub-20, no Peru, em especial a seleção brasileira. Há alguns

- Agora a boleirada anda usando umas correntes no pescoço, com letras, que mais parecem corrente de vaga de estacionamento de lojas. É claro que cada um usa o que quer e eu não tenho nada com isso, mas que é muito cafona, é! Valeu!

Garotada do Unidos conquista 2 títulos ZARAMELO JR.

O

s times sub-12 e sub14 do Unidos da Cordenonsi mostraram força e conquistaram, de maneira invicta, os títulos de suas categorias na 12ª Taça Internacional de Futebol do Interior Paulista, realizada entre os dias 15 e 22, em São João da Boa Boa Vista. Cada um deles disputou sete jogos e venceu todos. Na final, o sub-12 derrotou o Gold Society, de Santa Bárbara d´Oeste, por 3 a 0, gols de Leo, Caio e Tiago Junior, enquanto o sub-14 venceu o Nafa 7, de Rio Claro, por 1 a 0, gol de Lucas Macedo. O clube de Americana teve também os artilheiros do torneio: Tiago Junior, com 11 gols, no sub-12; Lucas Macedo e Ramon, com 8 gols, no sub-14. O técnico Cláudio de Oliveira Pinto, o Repiado, fez elogios ao desempenho de seus jogadores e ressaltou o trabalho que é realizado já há vários anos. Os jogadores campeões pelo Unidos na Taça Internacional foram os seguintes:

Garotos do sub-12 do Unidos venceram fácil na decisão do título

No sub-14, o Unidos também mostrou força e sagrou-se campeão SUB-12 - Pedro, Royal, Jorge, Ricardo, Rasfael, Daniel, Brandão, Giovani, Maycom, Tiago Júnior, Vini-

Escolinha da FAM A FAM (Faculdade de Americana) criou uma escolinha de futebol destinada a crianças e adolescentes carentes que residem nas imediações da instituição. Este projeto tem como objetivo proporcionar qualidade de vida através da inserção de conteúdos educativos por meio de uma prática esportiva. As atividades são orientadas pelo ex-aluno da FAM, Rafael Pizzi, e acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 15 às 16 horas, para crianças de 6 a 10 anos, e das 16h às 17h, para adolescentes de 11 a 16 anos. Para se inscrever, basta retirar a autorização e a lista de documentos necessários no Departamento Social da FAM, das 13 às 22 horas.

DIRETORES Carlos Zaramelo Júnior e Mônica Rosa Binotto Zaramelo

Fundação - 6 de fevereiro de 2003 Propriedade da empresa Zaramelo Jr. Comunicação

CONTATO Tel: 19 7808.2911 | 89*21492 E-mail - zaramelojr@uol.com.br

Rua das Palmeiras, 362, Jardim Planalto Cep: 13.468-030 - Americana/SP

JORNALISTA RESPONSÁVEL MTB 37.014

Os textos publicados no O JOGO não podem ser reproduzidos sem prévia autorização. Os artigos assinados não significam, necessariamente, a opinião do jornal.

2

DIAGRAMAÇÃO: Jorgebin IMPRESSÃO Jornal O Liberal

•Circuito fechado de tv •Alarmes monitorados 24 horas com viatura e via rádio (exclusivo) •Choque pulsativo •Monitoramento de imagens •Vigilância •Portaria 24 horas

RUA DOM PEDRO II, 878 - VILA GALLO - FONE (19) 3471.4515

cinho, Lucas, Leo, Caio, Luís Felipe e Vinícius. SUB-14 - Douglas, Henrique, Jorge, Renan, Ramon,

Lucas Macedo, Marcelo, Vitor, Gabriel, Lucas, Vitinho, Cássio, Bruno, Guilherme, Zani e Sidney.


28 DE JANEIRO DE 2011

BASQUETE

3

coluna do jota

Unimed encara Ourinhos de olho nas semifinais O JOGO | ARQUIVO

ZARAMELO JR.

N

o encerramento da fase de classificação da Liga de Basquete Feminino (LBF), a Unimed Americana joga amanhã (29) contra Ourinhos, a partir das 20 horas, no ginásio principal do complexo poliesportivo do Centro Cívico, no Jardim da Colina. A partida vale fundamentalmente como projeção para o futuro. Com o primeiro lugar e a vaga às semifinais já garantidos, a equipe do técnico Luiz Augusto Zanon aproveita o jogo deste sábado para avaliar o time que, ao que tudo indica, será seu adversário no playoff que valerá a passagem à decisão do título. A situação que se apresenta é a seguinte: a Unimed já está com passaporte carimbado às semifinais e o mesmo deve ocorrer com Santo André. Os times que ficarem do terceiro ao sexto lugares, disputarão o playoff das quartas-de-final em melhor de três, nos dias 5, 7 e

9 de fevereiro. O cruzamento será 3º x 6º e 4º x 5º. Catanduva e Ourinhos, teoricamente, vão à disputa como favoritos e devem assegurar classificação às semifinais. Em se confirmando o favoritismo, as semifinais terão Unimed x Ourinhos e Santo André x Catanduva, em série melhor-de-cinco, nos dias 12, 14, 16, 19 e 21. Os vencedores decidem o título em jogo único no dia 27. Assim, a partida contra Ourinhos, amanhã à noite, é excelente oportunidade para que Zanon e as jogadoras da Unimed possam conhecer ainda mais o futuro adversário das semifinais. Até o dia 12 de fevereiro, quando começa a série semifinal, a equipe de Americana deve intercarlar treinamentos com jogos amistosos contra times masculinos da região das categorias infanto e juvenil. A idéia da comissão técnica é manter o ritmo de competição. A última rodada da fase de classificação da LBF,

O técnico Zanon e a auxiliar Adriana: projeção para futuro amanhã, terá quatro jogos. CLASSIFICAÇÃO A programação: 18 horas 1º) Unimed 25 - Mangueira x Joinville, no 2º) Santo André 24 Rio de Janeiro; Araçatuba x 3º) Catanduva 23 Catanduva, em Araçatuba; 4º) Ourinhos 20 e Santo André x São Caetano, em Santo André: 20 5º) Joinville 17 horas - Unimed x Ourinhos, 6º) Araçatuba 16 em Americana, com trans7º) Mangueira 16 missão ao vivo pelo canal 8º) São Caetano 15 Sportv 2.

O JOGO | ARQUIVO

A pivô Aline foi uma das jogadoras convocadas ra todas as meninas”, disse Aline “Fico muito feliz (pela convocação) e tenho certeza que vou acumular muito conhecimento. A oportunidade de participar de alguns amistosos pela seleção vai contribuir muito

jotajunior@tvglobo.com.br

- Comentarista Sérgio Noronha estreou semana passada no Sportv trabalhando em jogos do Campeonato Carioca. Depois que se desligou da TV Globo, Noronha passou rapidamente pela Bandeirantes e agora retorna às atividades. - Trabalhando pela Copa São Paulo no interior, constatei o quanto os estádios estão ruins em suas estruturas. Estão corretos Ministério Público e Corpo de Bombeiros em agir com austeridade nas inspeções e na emissão dos laudos liberatórios.

Meninas são convocadas para Mundial Quatro jogadoras das categorias de base da Unimed Americana foram convocadas para a seleção de desenvolvimento sub-19, que disputará o Campeonato Mundial em Puerto Montt e Puerto Varas, no Chile, entre 21 e 31 de julho. Foram chamadas pelo técnico Luiz Cláudio Tarallo as armadoras Aruzha e Tássia e a pivô Aline, todas de 19 anos, e a ala Isabella Sangalli, de 16 anos. Elas se apresentam no dia 5 de fevereiro, em Jundiaí, para a primeira fase de treinamentos. Neste início de preparação, serão 15 jogadoras - três delas serão cortadas. “Essa convocação trará grande experiência pa-

jota junior

com o aprimoramento do meu basquete”, salientou. Aruzha também ressaltou a felicidade pela convocação “Estou bastante ansiosa. É muito bom receber a noticia de que seu nome está na lista de convoca-

das. Espero dar o meu máximo durante esta fase de treinos, para estar entre as 12 que irão ao mundial”, comentou. A seleção treinará no Ginásio Bolão, em Jundiaí, sempre em dois períodos das 10 às 12 horas e das 18 às 20h30. Durante o período de preparação, a equipe participará de torneios no Chile e na França, além de passar por fase de treinos nos Estados Unidos e Europa “Será experiência muito boa para o grupo e individualmente poder conhecer outros países e outros modos de jogo. A troca de experiência com outras culturas e estilos será muito importante”, frisou Aruzha.

- Comentarista Carlos Eduardo Lino está se transferindo com a familia em definitivo para São Paulo, deixando sua cidade de origem, a bela Florianópolis. Lino assinou contrato com Sportv/Globo até 2014. - Nossa solidariedade ao amigo Jean Salgals pelo falecimento precoce de

sua esposa. Jean passou pelo rádio americanense e hoje é da Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura de Americana. Força, amigo. - Torcida do Tigre desanimada, e com toda a razão. Parece que os resultados agora em campo refletem muito bem a falta de entendimento e de planejamento por parte da diretoria. Dias antes da estréia na série A2 ninguém sabia como o Rio Branco entraria em campo para a disputa. Lamentável. - Belo trabalho vem fazendo o time de esportes da Azul Celeste, comandado pelo amigo Valdir Moreira. Rio Branco e Americana FL sendo cobertos com muita competência e dinamismo. Muito bom. - Por enquanto, os assistentes adicionais que ficam ali na linha de fundo no Paulistão, não tem contribuido em nada com as arbitragens. Não podem se manifestar, apenas se consultados pelo árbitro principal. Zero à esquerda, portanto.

BIRIBOL

Americana marca presença na Liga pela primeira vez ARIEL THIAGO

A equipe de biribol da Secretaria de Esportes de Americana disputará, pela primeira vez, a Liga Nacional. A competição, que reúne os principais times do Brasil, será realizada em quatro etapas. A abertura acontece nos dias 19 e 20 de fevereiro, em Taquaritinga. “É uma alegria muito grande participar da Liga Nacional. Batalhamos muito pra isso. É um sonho realizado. Quero agradecer ao secretário Mario Antonucci por acreditar no nosso trabalho e nos dar a oportunidade de disputar essa importante competição”, co-

memorou Erick Delsoto, atleta e coordenador técnico da modalidade. A Liga Nacional de Biribol, conhecida também como Copa do Brasil, será divida em cinco etapas. Além de Taquaritinga, também serão sedes durante a temporada as cidades de Votuporanga, Adamantina, Dracena e Uberaba. As equipes paulistas confirmadas, além de Americana, são São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Votuporanga, Dracena, Adamantina, Indaiatuba e Piracicaba. De outros estados estão certas as presenças de Uberaba, Campo Grande-MT e Goiânia.


4

28 DE JANEIRO DE 2011

MINICAMPO

lesões do esporte

Veteranos abre temporada com torneio início ZARAMELO JR.

A

abertura da temporada 2011 do futebol minicampo do Veteranos acontece no dia 5 de fevereiro, no clube de campo, com a realização do torneio início de todas as categorias. De acordo com o coordenador Humberto Vieira, todos os jogadores inscritos têm que estar no local às 13 horas para sorteio da tabela. Os jogos terão duração de 15 minutos e serão disputado no sistema de eliminatória simples. Em caso de empate, o vencedor será quem tiver maior número de escanteios a favor ou tiver recebido o menor número de cartões. Se mesmo assim persistir a igualdade, have-

rá cobrança de pênaltis. Os times campeões serão premiados com troféus. O campeonato do primeiro semestre no Veteranos será disputado em homenagem a Gugliardo Ardito Júnior, sócio e colaborador do clube já há vários anos. Ele é diretor do Posto São Vito. A competição reunirá 297 jogadores divididos em 33 times de quatro categorias. Os jogos da primeira rodada, em fevereiro, são os seguintes:

mário iida jr. m profiida@fcm.unicamp.br p

Vou falar um pouco sobre lesões no pugilista. As regiões que apresentam maiores índices de lesões são as mãos, punhos e nariz.

press x Joia Calçados; 16 horas - Z Sport x Dabbene Tecidos e 17 horas - Panificadora Boa Vista x JDM Contabilidade.

Com menor incidência são as lesões de mandíbula, do manguito rotador e luxações glenoumerais. E as raras são as lesões ligamentares e meniscais do joelho.

INTERMEDIÁRIA DIA 12 - 14 horas - Monte Art´s Estofados x Depósito São Manoel; 15 horas Casa do Construtor x Ameriveda; 16 horas - Auto Peças Brasil x Cavic Bordados e 17 horas - Real Tecidos x Campari Têxtil.

Humberto Vieira é coordenador do Veteranos

JOVENS DIA 12 - 14 horas - Centro Automotivo Jorge Fernandes x Supermercado Pérola; 15 horas - LR Ex-

SENIOR DIA 11 - 19h15 - Status Confecções x Kelé Automóveis e 20h30 - Atlanta Rolamentos x Posto São Vito. DIA 12 - 14 horas - Flash Tecidos x São Lucas Saúde

e 15 horas - People Recursos Humanos x Big Car. MASTER DIA 11 - 19h15 - Gonzaga Engenharia x Acapulco

Imóveis e 20h30 - Rodonaves x Amerisilk. DIA 12 - 16 horas - Raspadora Taco Brilho x Karivan e 17 horas - Ameristamp x Manetoni

SOCIETY

Nova diretoria do Iate

Sesi recebe inscrições para torneio até 4ª feira

O comerciante Milton Chaves Marcelino é o novo presidente da diretoria do Iate Clube de Americana. Ele foi eleito por aclamação na assembléia realizada dia 16 e terá mandato no biênio 2011/2012. Também fazem parte da nova diretoria Carlos Aparecido Alves Camargo (vice-presidente), Casemiro Aparecido Starchurski (1º tesoureiro), Ivan Roberto de Oliveira (2º tesoureiro), José Odécio de Camargo Júnior (1º secretário) e Pedro Carlos Saltorelli (2º secretário).

Continuam abertas as inscrições para o 2º Torneio Sesi de Futebol Society, que será disputado de fevereiro a abril. As empresas interessadas têm prazo até a próxima quarta-feira (2) para confirmar participação junto à unidade do Sesi local, na Avenida Bandeirantes, mediante retirada da ficha de jogadores e pagamento da taxa de R$ 50 por equipe. O professor Matheus Mendes, coordenador de Esportes do Sesi, informou que todos os atletas inscritos têm, obrigatoriamente, que apresentar atestado médico e que não é permitida a inscrição de funcionários terceirizados e estagiários. O Torneio Sesi de Fu-

tebol Society terá jogos na quadra de piso sintético da unidade da Avenida Bandeirantes. O tempo será de 25x25 minutos, com 10 minutos de intervalo. Cada empresa pode inscrever até dez jogadores, sendo que sete deles vão à quadra (goleiro + seis de linha). Serão duas categorias em disputa: adulto, para jogadores de 16 a 34 anos, e master, para jogadores acima de 35 anos, inclusive os nascidos em 1976. Os atletas inscritos no master podem jogar também no adulto. Após o término do prazo de inscrição, a comissão organizadora se reunirá para elaborar a tabela das duas categorias.

Na fratura do boxeador, a do colo do quarto ou quinto metacarpo, os músculos intrínsecos que cruzam a articulação mantêm a deformidade em flexão. A literatura médica aceita desvios de até 40° a 50°, realizando tratamento conservador com redução fechada e imobilização. Acima disso, deve-se realizar redução fechada com fixação percutânea. A fratura de escafóide é a mais comumente encontrada no carpo. As distribuições anatômicas da fratura são: proximais 20%; médias - 70%; distais - 10%. As complicações da fratura do escafóide: pseudoartrose, necrose avascular e consolidação retardada ou viciosa. Na próxima edição, continuo nesse assunto. Bom fim de semana para todos!

Regatas masculinas e femininas Camisetas adulto, infantil e juvenil Camisetas promocionais Confecções em geral

Rua Eugênio Bertini, 800, SãoLuiz - Fone: 3478.3025

Contabilidade Comercial, Industrial & Assessoria R. Quintino Bocaiuva, 929 - Fone/Fax 3408.8270

ARMARINHOS E ARTESANATOS

Av. da Saudade, 194 - Fone/Fax (019) 3461.1748

franzin@franzinadvogados.com.br


28 DE JANEIRO DE 2011

5


28 DE JANEIRO DE 2011

6

Niver do Marcelo Marusso

Ele é fissurado por esporte. Além de idealizador, coordenador e piloto do Campeonato de Kart Pé de Chumbo, também tem envolvimento em outras modalidades, como motocross, raquetinha, tênis e futebol. O empresário Marcelo Marusso reuniu grupo de amigos, terça-feira (25), para comemorar seu aniversário de 42 anos. Comida boa, chope geladíssimo e boas amizades foram as atrações da noite. O JOGO esteve lá e traz alguns flashes captados pela lente de Marcelo Faé Ferreira. 1

1 - Josemar Estigaribia, o aniversariante Marcelo Marusso e Nino Rigue 2 - Arildo Santarosa e Celso Santini 3 - Zaramelo Jr., Renan Binotto Zaramelo e Eraldo dos Santos 4 - Carlinhos Carrion, Artur Mendes, Marcelo Contatto e Alexandre Bassora 5 - César Dei Santi, Michel Carvalho e Sérgio de Lião (Pivete) 6 - Jean Tonelli e Giovanni Pamfilio 7 - Beto Mantovani, Neto Maximiano, Marcelo Marusso e Paulo Maximiano 8 - Paulo Pereira, Marcelo Marusso e Rodrigo Pereira

12 - José Roberto Bardi, Célio Richetti, Renato De Carolli, Marcelo Marusso, Edson Rodero e Edson Melosi 13 - Marcelo Faé Ferreira e Marcelo Marusso 14 - Thiago Ragi, Marcelo Marusso e Thiago Baldin

3

4

5

6

7

16 - Donizete Queiroz, Marcelo Marusso e Willian Saura 17 - Patrik Camargo Neves e Marcelo Marusso 18 - Marcelo Marusso com os super garçons do Beppo, Madson e Álex

9 - Eduardo Pereira e Geraldo Gonzaga

19 - Guilherme e João Marusso, sobrinho e irmão do aniversariante

10 - Sérgio Seleghini, Jefferson Papa, Marcelo Marusso, Marcelo Rocamora e Laércio Zulian

20 - Mauro Pignatto e Marcelo Marusso

11 - Na animação da festa, Max, Fernando e Alexandre

2 15 - Thiago Rossoni, Rafael Pigma, Marcelo Marusso e Rodrigo Quintal

21 - José Carlos Baccan, Marcelo Marusso e Dirceu Baldin


28 DE JANEIRO DE 2011

8

9

12

13

15

18

10

11

14

16

19

7

17

20

21


8

28 DE JANEIRO DE 2011

PAULISTÃO

personalidade

Edinho deve manter mesmo time em Bauru D

epois de perder a invencibilidade para o São Paulo, na noite de quarta-feira (26), no Estádio Municipal Décio Vitta, o Americana voltou aos treinamentos na tarde de ontem (27), iniciando a preparação para o jogo contra o Noroeste, válido pela quinta rodada do Campeonato Paulista da Série A1 e marcado para amanhã (29), às 19h30, no Estádio Alfredo de Castilho, em Bauru. Os jogadores foram divididos em dois grupos pela comissão técnica. Os que atuaram poucos minutos contra o São Paulo, além daqueles que não foram não relacionados para a partida, disputaram jogo-treino contra o União São João, em Araras. A Águia foi derrotada por 1 a 0, resultado que preocupou o técnico Edinho Nazareth. “Não foi uma boa movimentação. Os atletas utilizados ficaram abai-

Profissão - Jornalista. Como você é conhecido entre amigos e familiares? - Toninho e Peninha. Time do coração - Corinthians. Torce contra quem - Os que não gostam de esporte.

Edinho planeja manter o time que vem fazendo campanha positiva do da tarde. A tendência, mais uma vez, é que Edinho Nazareth não faça alterações e mantenha o time-base para enfrentar o Noroeste com Jailson; Jorge Luís, Júlio César e Helton; Luís Felipe, Gercimar, Léo Silva, Marcinho, Fernando Fumagalli e Rafael Chorão; Charles. RODADA A quinta rodada do Paulistão´2011, programada para este final de se-

mana, terá os seguintes jogos: AMANHÃ - 17 horas Santo André x Ituano; 19h30 - Noroeste x Americana, Ponte Preta x São Caetano e Oeste x Mirassol. DOMINGO - 17 horas - Santos x São Paulo e Portuguesa x Palmeiras; 19h30 - Linense x Paulista, São Bernardo x Corinthians, Botafogo x Bragantino e Mogi Mirim x Grêmio Prudente.

TRIBUNA DE HONRA

Crivelari quer homenagear Pisoni O vereador Luis Antônio Crivelari (PP) apresentou segunda-feira (24) projeto de lei em que denomina “Oswaldo Pisoni” a Tribuna de Honra do Estádio Municipal Décio Vitta. O homenageado jogou futebol profissionalmente como goleiro dos 16 aos 32 anos e deixou definitivamente os campos depois que casou e começou a trabalhar na área de oontologia. Na justificativa do projeto, Crivelari explicou que o objetivo da proposta é homenagear um ícone do

O que gostaria de pedir ou sugerir ao prefeito Diego De Nadai em relação ao esporte? - Que intervisse junto as escolas e faculdades particulares da cidade no intuito de auxiliarem no investimento esportivo, mantendo equipes e escolinhas. Nascimento - 1º de dezembro de 1966, em Rio das Pedras, a metrópole.

xo da expectativa. Queremos que estes estejam no mesmo nível dos demais, mas infelizmente isso não aconteceu”, analisou. Já os jogadores titulares realizaram trabalho de recuperação muscular em uma academia de Americana. Nesta sexta-feira, às 9 horas, em local ainda a ser confirmado, o elenco do Americana realiza o último treino antes da viagem a Bauru, programada para o perío-

esporte de Americana, que marcou a história do futebol brasileiro. “Apesar do extraordinário trabalho desenvolvido por ele na odontologia, nosso objetivo é homenagear o esportista Oswaldo Pisoni”, disse o parlamentar. Crivelari citou ainda como o ex-goleiro entrou para a história. “O estádio do Maracanã foi inaugurado em 16 de junho de 1950 e, na ocasião, foi realizado um jogo entre a seleção paulista contra a seleção carioca, com jogadores que não iam

•Circuito fechado de tv •Alarmes monitorados 24 horas com viatura e via rádio (exclusivo) •Choque pulsativo •Monitoramento de imagens •Vigilância •Portaria 24 horas

RUA DOM PEDRO II, 878 - VILA GALLO - FONE (19) 3471.4515

disputar a Copa do Mundo daquele ano. Pisoni era o goleiro dos paulistas e entrou para a história por sofrer o primeiro gol no Maracanã”, lembrou o vereador. De acordo com o projeto, Oswaldo Pisoni foi o primeiro jogador profissional de Americana. Pisoni começou a jogar futebol no Rio Branco Esporte Clube, em 1945. Depois, atuou seis anos no Ypiranga, de São Paulo. Em 1951, foi jogar pelo Bangu, do Rio de Janeiro. Após es-

se período, atuou durante três anos no Santos Futebol Clube e também na Portuguesa de Desportos, em 1958 e 1959. Pisoni encerrou sua carreira no time veterano do Rio Branco, em 1974. A proposta foi encaminhada à Comissão de Denominação de Vias e Logradouros Públicos e, após analisado, será encaminhado às comissões pertinentes do Legislativo para, posteriormente, ser discutido e votado pelos vereadores em sessão ordinária.

ANTONIO LUIZ DE JESUS PENAQUIONE

Ídolo no esporte - Garrincha. Ele fez o povo rir e esporte é festa. Imagem esportiva inesquecível - Jogos Olimpicos de Barcelona, em 1992, no momento em que um arqueiro acende a Pira lançando uma flexa.

Personagem marcante de sua vida - Meu avô Antonio Penaquione (in memorian) O que vê na televisão? - Absolutamente tudo, até programa de leilão. Melhor narrador esportivo - Osmar Santos. Quem tiver saudade, mergulhe no youtube. Já fez alguma jogada de craque em sua vida? - A que resultou na Mariana, meu presente de Deus. (No youtube, é só procurar por Mariana Cantora Americana SP) Cantor e cantora - Claudio Banglioni, um dos cantantes de “Questo piccolo grande amore”, Alcione ve minha filha Mariana. Ator e atriz - Leandro Hassum e Julia Roberts

Modelo de beleza no esporte - Deborah Chalem, musa do Americana no concurso FPF, e Mariana, ala do time de basquete da Unimed.

Hobbie - Ir aos shoppings da região e tomar café.

Lugar bonito de Americana - Meu quintal, o Parque Ecológico.

Comida - Polenta e filé a parmegiana (Madona, hein Mario Antonucci, que delícia...)

Entre seus amigos, quem é bom de bola? - Rogério Verzignasse, Nei, Padre (Amarildo), Popaye e Rã.

O que não pode faltar na sua geladeira? - Laranja verde e de preferência azeda.

E quem é perna de pau? - Reginaldo Xuxo.

Livro de cabeceira - Estou lendo os melhores jornais do mundo.

Faz alguma atividade física? - Caminhada do carro até a mesa da cafeteria. Esporte favorito - Futebol, basquete, vôlei, futsal e curto hand, entre outros. Vejo até beisebol e futebol americano. Para qual esporte não leva jeito? - Natação e paraquedismo. 2011 será o ano do Tigre [Rio Branco] ou da Águia [Americana]? - Será o ano da Águia e quem sabe o do recomeço do Tigre...

Quem é mala? - Os novos ricos que esquecem o cheiro da terra e as cores das flores. Bola cheia - Antonio Edson, Jota Júnior, Rogério Assis, Zara, Fofão, Gioria, Verzignasse,Tonel, Renatinho, Arthur, Xuxo, Keller e... (tem muitos) Bola murcha - Se não puder falar bem, não fale mal. Sempre há tempo para se comprar uma bomba de ar e bico, eu tenho uma caso alguém necessite.


9

28 DE JANEIRO DE 2011

CICLISMO

planeta bola p

Caio treina com a seleção e mira o Pan ZARAMELO JR.

- E na Espanha, o Barça continua sua rotina de shows e pinturas, e o Real tem um conturbado ambiente. - Toda coletiva de imprensa de José Mourinho, eleito melhor treinador do mundo em 2010, é um grande sarro. Dono de belíssimos “desvios de foco” (assim como Luxa), o português ataca para todos os lados.

D

epois de fechar 2010 como líder do ranking nacional da categoria junior, o ciclista Caio Moretto Buoni, 18 anos, de Americana, inicia 2011 de maneira fulminante: ele foi convocado e já está treinando com a elite da seleção brasileira de pista, em Maringá-PR, visando os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. Os treinamentos começaram terça-feira (25) e se estendem até domingo (30). “Está muito calor aqui, clima quente mesmo, mas estou me dedicando ao máximo, pois essa convocação da categoria elite foi uma grata surpresa. Sinceramente, não esperava ser chamado, por isso tenho que aproveitar a chance da melhor maneira possível. É um sonho de infância que se torna realidade”, disse Caio, por email, ao O JOGO. Caio Buoni é um dos meio fundistas da seleção brasileira. Além dele, também integram a seleção Armando Camargo Filho (que já competiu por Americana), Cristian Rosa, Gideoni Monteiro, Joel Prado Junior, Luiz Carlos Tavares, Rafael Andriato, Rafael Gasparini, Raul Maluguty, Robson Dias e Tiago Nardin. Enquanto Caio treina com a seleção bra-

Twitter: @renanzaraa re renan binotto zaramelo renan_kra_zara_uau@hotmail.com re

- Primeiro começou detonando o calendário europeu, que, segundo o próprio, é muito corrido e faz com que o Real renda abaixo do esperado. - Depois, o alvo de durissimas críticas foi o atacante Karim Benzema, que, na época, era reserva. Segundo Mourinho, “um jogador que não se esforçava”. Detalhe: quem decidiu os últimos dois jogos do Real foi Benzema.

- E agora deu a louca em Mourinho e o alvo de sua metralhadora foi o Real Madrid e sua estrutura. O portuga disse que o clube tem de melhorar - e muito - sua estrutura para que possa disputar todas as competições em alto nível. - A minha opinião acerca de José é simples: treinador bom e showman melhor ainda. Mourinho é um dos (senão o) mais bem pago treinador do planeta, conta com estrutura de outro mundo, grandes craques e uma grande pressão. - Ao grande técnico que ainda resta dentro desse falastrão, fica a dica de um jovem colunista brasileiro: trabalhe mais e fale menos, pois se os títulos tardarem em Madri, com toda certeza não haverá maior culpado do que o próprio. Abraços e bom final de semana a todos!

500 Milhas Caio foi convocado para a elite do ciclismo brasileiro sileira, a equipe de ciclismo de pista de Americana intensifica a preparação no velódromo municipal visando à abertura do Ranking Brasileiro, prevista para o período de 4 a 6 de fevereiro, em Curitiba, com a Copa Jair Braga. ESTEVAM Integrante da equipe de pista de Americana, Estevam Ciampone Mancini, 35 anos, está assumindo o comando técnico do ciclismo feminino da cidade. “Nunca trabalhei com

o feminino, mas não acredito que terei problemas quanto a isso. O maior desafio vai ser na montagem da equipe. As competições já começaram e as principais atletas estão filiadas em outras cidades”, salientou. O novo técnico terá como destaque de sua equipe a americanense Gimena Stocco, principal revelação da modalidade. Nas próximas semanas, o comandante já deve ter à disposição as demais ciclistas que defenderão

Americana nas competições nacionais, além de Jogos Abertos e Regionais. “Nessa linha de fortalecimento das modalidades esportivas, o ciclismo feminino necessitava de mudanças, sobretudo no comando técnico. Tenho plena confiança no Estevam e por isso ele foi o escolhido para coordenar as atletas. Ele é um competidor de ponta e já tem experiência como técnico”, explicou o secretário de Esportes Mario Antonucci.

O americanense Rodinei Rufino participou das 500 Milhas de Motovelocidade, no final de semana dos dias 14, 15 e 16, em Interlagos. Em parceria com Aloysio Santos, de Curitiba, e Márcio Mesquita, de São Carlos, Rufininho terminou a prova em terceiro lugar na categoria Força Livre e em sétimo no geral. O trio utilizou uma moto CB 500 para as 182 voltas no circuito. A premiação será na Câmara Municipal de São Paulo, em data ainda a ser confirmada.

Zaramelo Jr. e Luís Peninha não pipocam e contam tudo o que rola no mundo esportivo VIDROS E TRAVAS ELÉTRICAS Cd’s, Dvd’s, Amplificadores Rua Florindo Cibim, 30 - Fone (19) 3406.4318 (próximo ao D. Bosco) - Americana

IINFORMAÇÃO N de segunda segun a sexta-feira das 12h às 12h30 DE D DEBATE toda seg segunda-feira das 21h às 22h30 Oferecimento

Participe pelo 3406.5000 e concorra conc on or a prêmios.

Não perca essa jogada!

na TV TodoDia Canais 46 UHF | 13 NET 113 NET Digital


28 DE JANEIRO DE 2011

• VOLTANDO após alguns de molho em razão de cirurgia.

FUTEBOL DOS AMIGOS Há um ano, toda quarta-feira, sagradamente, grupo de amigos se reúne na Castor Society para o tradicional jogo de futebol. Logo após, rola o bate-papo regado a refri e cerveja. Uma vez por mês, há o churrasco de confraternização. Com frio ou calor, eles estão sempre lá. Confira algumas personalidades que marcam presença. 1 - Alexandre

• MEU eterno agradecimento também aos médicos Laércio Botasso, Renato Panhoca, Rogério Panhoca, toda equipe médica e toda equipe de enfermagem. E, principalmente, a DEUS, que está no centro e no comando de tudo.

Camargo, Fernando Matos, Wagner Bueno, Chico Jensen, Fábio Matos, Marcelo e Luciano Luize; agachados, Robson Pastel e Sérgio Banana.

1

• FICA registrado o meu agradecimento, de coração, a todos pelas manifestações de carinho. Valeu mesmo!

• MUITO boa a campanha do Americana no Paulistão. Quatro jogos, três vitórias, uma única derrota. Bem animador até aqui.

2 - Laércio Boin, Martinho Guidolin e Netinho Boschiero 3 - Biba Pinese e

Sérgio Banana • PELO que vi, o time de Edinho Nazareth vai dar trabalho no campeonato. Pode sim sonhar com a classificação entre os oito melhores.

4 - O churrasqueiro oficial Orlando Zangiacomo e 2

Alexandre Kresner

• JÁ O Rio Branco… Ah, Rio Branco! Quem te viu e quem te vê... • TIME fraco, técnico que pode até ser boa praça, mas que não tem a menor condição de dirigir uma equipe, jogadores fora de forma, enfim, um caco geral.

3

4

R. Amabile Boer, 173 Santa Maria (19) 3461.6574

R. São Gabriel, 1955 - São Vito

3468.3952 | 3478.3712

Rua Anhanguera, 599 - Conserva Fones: 3461.2057 e 3461.9488

Tecidos de tapeçaria e decorações em geral Show room de estofados Preços imbatíveis

• SE NÃO houver uma balançada geral de maneira urgente, o

10

caminho para a Série A3 será inevitável. E se cair, fecha as portas de vez. • ACHO pesado dizer que o presidente Roberto Zacarias e o conselhereiro-diretor Carlos Folha são culpados pelo o que anda acontecendo. Prefiro colocar que eles têm responsabilidade sobre isso, afinal, trouxeram a Anjobol. • VEJO uma certa distância entre ser culpado e ser responsável. Outros pensam diferente e eu respeito. • AO INVÉS de ficar emitindo notas oficiais após cada porrada, é melhor a Anjobol reverter a situação dentro de campo. Em jogo de palavras, até eu sou mais ou menos… • É FÁCIL a Anjobol ter o apoio da torcida: basta vencer! Nenhum torcedor do planeta incentiva time perdedor. • TEM bola ainda para rolar, e é possível melhorar e sair desta situação vergonhosa, mesmo porque, o nível da Série A2 é fraquinho. Mas não restam dúvidas de que algumas mudanças são necessárias para ontem. • BOM final de semana, saúde a todos!


28 DE JANEIRO DE 2011

11


28 DE JANEIRO DE 2011

NATAÇÃO

Sob novo comando, equipe treina no CC ZARAMELO JR.

A

no novo, vida nova. A equipe de natação de Americana começou 2011 sob novo comando técnico. Desde segundafeira (24), os atletas treinam sob orientação do paraolímpico Danilo Binda Glasser, de Lanna Witkowski e de Fábio Cremonez. O trio passa a ser responsável por toda preparação da modalidade. Já o projeto social continua com as técnicas Dani Von Ah Cordenunsi e Anabel Moreira. De acordo com João Wanei Frezzarin Júnior, coordenador da modalidade, as mudanças vinham sendo estudadas desde o final do ano passado em conjunto com o secretário de Esportes Mario Antonucci. “Pretendemos aumentar o número de atletas de competição e também de crianças nas

escolinhas de iniciação. O trabalho que vinha sendo feito era bom, mas agora a ideia é ampliar e melhorar no que for possível”, disse Frezzarin. Danilo Glasser disse que os trabalhos com as equipes de competição serão realizados de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 19 horas, na piscina do complexo poliesportivo do Centro Cívico, no Jardim da Colina. “O pessoal voltou animado e tanto eu como a Lanna e o Fábio estamos empolgados para realizar bom trabalho, buscando resgatar o maior número possível de nadadores, não só para a equipe de competição, mas principalmente para o projeto social, que servirá de base para tudo”, explicou o nadador e agora também técnico. Lanna Witkowski já foi atleta de Americana, enquanto Fá-

bio Cremonez foi nadador do Corinthians e além de trabalhar na parte técnica, também participará de competições pela equipe local. PAN Além de assumir o comando técnico da equipe de natação de Americana, o paraolímpico Danilo Glasser também retornou aos treinamentos visando a temporada 2011. Seu principal foco neste início de temporada é a preparação para buscar uma vaga aos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em novembro. Ele tentará classificação nas provas dos 50 e 400 livre, 100 borboleta e 100 costas, além de revezamentos. “Em cada prova, só dois nadadores serão inscritos pelo países. Espero conquistar a classificação em alguma delas”, afirmou.

São Silvestre

Danilo Glasser agora está no comando da equipe de Americana

FRASE DO SEO JOAQUIM M Malandro é o carangueijo, que anda de lado só para tirar o dele da reta Seo S eo JJoaquim oaquiim é futebolísta futebolísta, araraquarense araraquare de nascimento, americanense por adoção e apaixonado pelo mundo da bola

A Academis Atlantis participou com 13 atletas da 86ª Corrida Internacional de São Silvestre, com destaque para Marcelo Rodrigues e João Paulo de Oliveira, que completaram o percurso de 15 km com o tempo de 1h14; Rogério Pecchio, com 1h24; Fabiana Ferraz, com 1h40; e Cida Marcandali, com 1h41. “Foi uma experiência fantástica, com emoção garantida. Com certeza, estaremos lá de novo agora em 2011”, afirmou Pecchio.

12


Jornal O Jogo