Issuu on Google+

• BASQUETE

• BICICROSS

Ricardo Molina busca substituta para Sílvia Luz Página 5

Americana é sede do Brasileiro neste domingo Página 3

• BASQUETE

AB faz jogo de vida ou morte no São Pedro Página 8

O ÚNICO JO JORNAL DE ESPORTES DA REGIÃO

ZARAMELO ZARAME ZAR AMELO LO JR JR.

Americana, 10 de junho de 2011 - Ano 8 - Nº 402

Exemplo especial A Secretaria de Esportes de Americana vai implantar um projeto no atletismo voltado a atletas e pessoas com deficiências. A cidade passará a ter equipe permanente de competição. Página 7 Eduardo Pereira é presença certa

Sessão noturna A quinta etapa da Copa de Kart Comexport Pé de Chumbo acontece hoje, a partir das 19 horas, no ECPA, em Tupi. A corrida noturna promete ter disputa intensa entre os pilotos que brigam pela liderança. Página 6

26 ANOS DE HONESTIDADE E RESPONSABILIDADE

Nilda Martins, medalhista nos Jogos Regionais, faz parte da equipe


2

10 DE JUNHO DE 2011

LAF

dentro da área

Clássico da “velha-guarda” é destaque na 1ª Divisão ZARAMELO JR

S

ão Manoel e Cidade Jardim, tradicionais clubes do futebol de Americana, fazem o clássico da “velha-guarda” na rodada de domingo (12) do Campeonato Amador da 1ª Divisão. Ao lado do São Vito, que é fundador da LAF (Liga Americanense de Futebol), São Manoel e Cidade Jardim são os times mais tradicionais na disputa do principal campeonato da cidade. Válida pela segunda rodada da segunda fase, a partida está marcada para as 10h15, no campo do Unidos da Cordenonsi.

Além de São Manoel x Cidade Jardim, os demais jogos da rodada são estes, todos com início também programado para as 10h15: Jardim Brasil x Parná, na Vila Amorim; Karatê x Vila Bertine, no São Manoel; Guanabara x São Jerônimo, no São Vito; Jardim dos Lírios x São Vito, no Jardim Guanabara; e Cantareira x Jaguari, no São Luiz. Jardim Brasil, Karatê e Guanabara são os únicos times invictos da 1ª Divisão. Até aqui, foram seis jogos, com cinco vitórias e um empate. O Karatê tem o ataque mais positivo (13 gols), enquanto a defesa menos vazada (3 gols) é do Guanabara.

ecio bonassi eciobonassi@ig.com.br

- Eu acho engraçado esse lance de treinador de futebol ficar se comunicando via rádio com seu auxiliar, que normalmente fica sentado nas cadeiras numeradas passando informações para quem está lá embaixo. Pô, por que não fazer o inverso então? Eles, os técnicos, deveriam ficar em local mais favorável e os auxiliares no campo ouvindo as instruções. Me parece que seria mais coerente.

DEMAIS No final de semana também acontece a segunda rodada da segunda fase dos demais campeonatos da LAF. A programação de jogos é a seguinte: AMANHÃ SENIOR - 13h30 - Novo América x Mathiensen, no São Manoel; São Pedro x Vila Amorim, no São Vito; e São Manoel x Guarani, no Jardim Guanabara; 15h30 - Unidos da Morada x União, no São Vito; Jardim dos Lírios x Morada do Sol, no Jardim Guanabara; e São Domingos x Cidade Jardim, no São Manoel.

IRONMAN

Paulista e Gramado lutam pelo acesso DOMINGO 2ª DIVISÃO - 13h30 Prisma x Unidos da Morada, na Cordenonsi; e Zanaga x Apam, no São Manoel; 15h30 - Servidores Públicos x São Thiago, na Cordenonsi; e Morada do Sol x Lava Jato,

no São Manoel. 3ª DIVISÃO - 8h15 Parque Gramado x Horizonte, na Vila Amorim; União x Paulista, na Cordenonsi; AJ Sports x Portuguesa, no Jardim Guanabara; e São Domingos x London, no São Vito.

FEMININO

Americana faz amistoso de preparação para Regionais

Principal prova do calendário nacional de triathlon, o Ironman Brasil foi atração do final de maio, mais precisamente no dia 29, em Florianópolis. A disputa, única seletiva para a final do Mundial Ironman, no Havaí, este ano bateu todos os recordes em número de participantes, com 2 mil inscritos de 34 países, superando os 1.650 de 2010. Os atletas enfrentaram 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,1 km de corrida. Americana foi representada por Henrique Lahr Sacilotto (68º colocado na categoria 30/34 anos), Fred Alves (102º na 35/39), Élcio Pinhati (111º na 40/44), Paulo Falcade (78º na 40/44) e Marcos Zabani (25º na 50/54).

Como preparação para os Jogos Regionais de Mogi Guaçu, em julho, a equipe de futebol feminino de Americana enfrenta Itu em amistoso marcado para as 15 horas deste sábado (11), no campo da Praça de Esportes Sebastião Barrera, na Nova Americana. A partida servirá como teste para o time que passou por diversas mudanças, desde o comando técnico até as jogadoras. “Será nossa primeira apresentação em casa. Já realizamos outros amistosos fora e tivemos resultados positivos. Espero mostrar a força da equipe

DIRETORES Carlos Zaramelo Júnior e Mônica Rosa Binotto Zaramelo

Fundação - 6 de fevereiro de 2003 Propriedade da empresa Zaramelo Jr. Comunicação

CONTATO Tel: 19 7808.2911 | 89*21492 E-mail - zaramelojr@uol.com.br

Rua das Palmeiras, 362, Jardim Planalto Cep: 13.468-030 - Americana/SP

JORNALISTA RESPONSÁVEL MTB 37.014

Os textos publicados no O JOGO não podem ser reproduzidos sem prévia autorização. Os artigos assinados não significam, necessariamente, a opinião do jornal.

DIAGRAMAÇÃO: Jorgebin IMPRESSÃO Jornal O Liberal

•Circuito fechado de tv •Alarmes monitorados 24 horas com viatura e via rádio (exclusivo) •Choque pulsativo •Monitoramento de imagens •Vigilância •Portaria 24 horas

RUA DOM PEDRO II, 878 - VILA GALLO - FONE (19) 3471.4515

diante da nossa torcida”, disse a técnica Rafaela Nicolete. O elenco de Americana é formado pelas goleiras Priscila e Catharina; as zagueiras Renatinha, Pelaio, Lariane e Quel; as laterais Pri Azuaga, Fernandinha e Aline; as volantes Tatu, Adriana e Elisa; as meias Aline Bonfim, Jacque, Daiae Aiume; e as atacantes Cinthya, Marina, Rafa e Fabi. Na semana passada, a equipe foi até Cravinhos e goleou o time da casa por 8 a 3. A expectativa é que as meninas americanenses briguem pela medalha de ouro nos Regionais.

- A Série C do Campeonato Brasileiro começa no dia 16 de julho. Este são alguns treinadores dos times que disputam quatro vagas na Série B de 2012: Madureira - Antonio Carlos Roy; Paysandu - Roberto Fernandes; AraguaínaTO - Ivo Sechi; Caxias-RS - Guilherme Macuglia; e Marília, Edison Só. - No Marília, Edison Só, que jogou em Americana no início dos anos 80, estão dois ex-jogadores do Rio Branco: Butti e Danilinho. - Copa do Mundo de futebol feminino tem abertura no próximo dia 26, na Alemanha. Na seleção brasileira, o técnico é Kleiton Lima e maioria das jogadoras pertence ao Santos. Os destaques são a goleira Andréia, as meias Maurine e Marta (a melhor do mundo) e a atacante Cristiane. - Roberto Fonseca é o novo técnico do Paraná Clube, em substituição a Ricardo Pinto, demitido após derrota para o Americana. Fonseca terá como auxiliar o americanense Marcinho Rocha, com quem forma dupla já há algum tempo. Valeu!!!


10 DE JUNHO DE 2011

BICICROSS

CICLISMO

Caio Buoni voa baixo e é ouro

Mais de 500 em Americana para Brasileiro ARIEL FERREIRA

O

3

Campeonato Brasileiro de Bicicross, principal evento do calendário nacional, acontece neste domingo (12) na pista do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, em Americana, com expectativa de reunir mais de 500 pilotos de diversos estados. As provas serão realizadas a partir das 10 horas e a competição vale pontos para os rankings Latino-Americano, da UCI (União Ciclística Internacional) e Olímpico 2012. Americana participa com 50 pilotos e além de títulos individuais em diversas categorias, busca também a vitória por equipes. Os principais adversários serão os times de Paulínia e São José dos Campos.

“No ano passado, ficamos próximos do título, mas perdemos por um ponto para Paulínia. Agora, em nossa casa, vamos brigar mais uma vez para sermos campeões e espero que todo esforço durante os treinamentos seja recompensado com a conquista”, disse Allan Jonas Duarte, o Aladim, coordenador do bicicross de Americana. Neste sábado, a partir das 10 horas, acontecem os treinos oficiais e o reconhecimento da pista. No domingo, às 9h30, haverá a solenidade oficial de abertura. Até por ser o local de treinamento diário, a equipe de Americana espera utilizar essa situação como diferencial na busca por vitórias. “Americana vai sediar uma competição de altíssimo nível. A popu-

lação terá a oportunidade de conhecer de perto os melhores pilotos do Brasil, sendo que vários deles, com toda certeza, disputarão os próximos Jogos Olímpicos. Espero que nossa equipe conquiste bons resultados e muitos troféus”, disse o secretário de Esportes Mario Antonucci. Depois da estreia nas Olimpíadas de 2008, em Pequim, a procura pela modalidade segue crescendo no Brasil, principalmente por crianças. Praticado com bicicletas de aro 20 ou 24, o bicicross consiste numa competição no formato de corrida numa pista cheia de obstáculos, parecida com as de motocross. Constituíse por baterias de oito competidores da mesma categoria definida pela faixa etária.

Buoni, Mancini e De Larmelina no Interestadual O Campeonato Interestadual de Ciclismo de Pista reuniu mais de 100 atletas de São Paulo e do Paraná, de sexta-feira (3) a domingo (5), no velódromo do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, em Americana. A equipe local teve resultados expressivos na elite, com destaque para Caio Moretto Buoni, que voou baixo na prova do km x relógio e conquistou a medalha de ouro, sem dar chances aos adversários. O time americanense, formado por Buoni, Leandro De Larmelina e Estevam Ciampone Mancini, foi campeão na prova

de velocidade. No keirin, De Larmelina pedalou em ritmo forte e ficou com a medalha de prata, enquanto Buoni foi bronze. No feminino, Gimena Stocco mostrou potencial e garantiu a medalha de prata na velocidade individual. “Foi um campeonato com nível altíssimo. Vencer provas diante de equipes como São José dos Campos, Santos, Pindamonhangaba, entre outras, que são consideradas referências no ciclismo, indica que estamos no caminho certo”, avaliou Mancini, que também é o técnico de Americana.


4

10 DE JUNHO DE 2011

FUTEBOL

Diego participa do Olé, 2ª feira O prefeito Diego De Nadai será uma das atrações da próxima segunda-feira (13) do programa esportivo Olé, na TV TodoDia, O chefe do Executivo falará sobre assuntos relacionados ao esporte local, como Rio Branco, Americana, Jogos Regionais e Jogos Abertos, além de investimentos e obras na área. Além de Diego De Nadai, outras presenças confirmadas são as de Natália Damasceno, rainha da 25ª Festa do Peão Boiadeiro de Americana, e do árbitro Raphael Claus, de Santa Bárbara d´Oeste, eleito o melhor do último Campeonato Paulista. O programa Olé tem apresentação de Luiz Peninha e Zaramelo Jr. e é exibido toda segundafeira, ao vivo, das 21h15 às 22h45, pela TV TodoDia nos canais 46 em UHF e 13 e 113 da Net.

coluna do jota

OAB tem jogo decisivo pelo Estadual, no CC ZARAMELO JR.

N

o encerramento do primeiro turno da 2ª fase do Campeonato Estadual de Futebol da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Americana tem jogo decisivo contra Caçapava, neste sábado (11), a partir das 10h30, no campo do complexo poliesportivo do Centro Cívico, no Jardim da Colina. Com apenas um ponto e na lanterna de seu grupo, o time do técnico Dinael “Mano Menezes” Machado precisa da vitória para manter as chances de classificação. Qualquer tropeço praticamente elimina as possibilidade de avançar dentro da competição. Expulso na rodada anterior, o meia ofensivo Josemar Estigaribia é desfalque certo. Dinael só define a escalação no vestiário, momentos an-

Time da OAB de Americana precisa vencer para seguir com chances tes do início da partida. A 2ª fase do Estadual da OAB reúne 16 times divididos em quatro grupos. Americana tem como adversários Campinas, Taubaté e Caçapava - os dois primeiros se classificam às quartas de final. Na primeira roda-

da, os americanenses perderam para Taubaté por 2 a 1, no Centro Cívico. “Jogamos muito bem, mas faltou-nos um pouco de sorte”, disse Dinael. Na segunda rodada, fora de casa, empate com Campinas por 1 a 1. “Vencíamos até os 47 minutos do segun-

do tempo, mas acabamos levando o gol num bate e rebate medonho na nossa área”, lamentou o treinador. O centroavante Tiago, artilheiro do campeonato com seis gols, é esperança de Americana neste momento crucial da competição.

Copa Americana abre as inscrições

Diego estará no Olé

- Vem aí o Sportv3, o terceiro canal de esportes da emissora. As operadoras já se movimentam tecnicamente para disponibilizálo aos assinantes. - Copa América de futebol, em julho, na Argentina, será transmitida pela televisão para 196 países.

EVANGÉLICOS

A Copa Americana de Futebol Evangélico já está com inscrições abertas para a temporada 2011/2012 e a expectativa é reunir até 15 times, segundo informou Henrique Silveira, presidente da Uefe (União das Equipes de Futebol Evangélico). O período de inscrição vai até 30 de junho, mas o dirigente acredita que o número de vagas será preenchido antes da data-limite. “Inicialmente, são 12 vagas disponíveis, mas como a procura tem sido intensa, existe a possibilidade de abrirmos mais três vagas para chegarmos ao

j jota junior jorajunior@tvglobo.com.br jo

número de 15 times, que seria recorde na Copa Americana”, explicou Silveira. De acordo com o presidente da Uefe, são esperadas equipes de Americana, Lençóis Paulista, Campinas, Hortolândia, Guarulhos, Araras e São Paulo. A abertura da Copa Americana de Futebol Evangélico está programada para agosto. Os jogos serão disputados sempre aos sábados em campos como o do Centro Cívico e da empresa Fibracel. O campeão garante o direito de representar o Estado na Copa Rio x São Paulo.

- Está fazendo cinco anos da morte de Fiori Gigliotte, um dos maiores comunicadores esportivos do País. Fiori faleceu na véspera da abertura da Copa de 2006. Faz muita falta ao rádio brasileiro e ao Mundo do Bem. - Sálvio Spinola Fagundes será o árbitro brasileiro na Copa América, a partir dos primeiros dias de julho, na Argentina. Márcio Eustáquio Santiago é o assistente escalado para atuar com o Sálvio em gramados argentinos. - Esta semana morreu Wadih Helu, presidente polêmico do Corinthians nos anos 60, que antecedeu o folclórico e saudoso Vicente Matheus. Wadih tinha 91 anos de idade. Foi também vereador e deputado por São Paulo. - Estou gostando da mobilização política no Rio Branco visando às eleições dos próximos dias. Dá sinais de que o clube não está tão abandonado como parece. - E se o clube se reabilitar, política e administrativamente, o futebol alvinegro também terá chances de se recuperar.

Futebol evangélico tem início em agosto

VIDROS E TRAVAS ELÉTRICAS Cd’s, Dvd’s, Amplificadores Rua Florindo Cibim, 30 - Fone (19) 3406.4318 (próximo ao D. Bosco) - Americana


10 DE JUNHO DE 2011

BASQUETE

5

Molina busca Americana conquista substituta para 11 medalhas na Liga Sílvia Luz GINÁSTICA

ARIEL FERREIRA

ZARAMELO JR.

O

Sílvia Luz fez opção pelo retorno à Europa

presidente da ADCF Unimed, Ricardo Molina, revelou esta semana que já está à procura de uma substituta para Sílvia Luz, que deixou a equipe de Americana e voltará ao basquete europeu. O dirigente explicou que a experiente lateral/armadora foi contratada no início deste ano para disputar o Campeonato Paulista e os Jogos Abertos Brasileiros. “Havia pequena possibilidade da Sílvia ficar para também jogar a Liga Nacional pela Unimed, mas ela me disse que vai mesmo retornar à Eu-

ropa”, frisou Molina. “Com a saída dela, temos que buscar uma substituta. Tenho conversado com o Zanon (Luiz, técnico) e estamos estudando alguns nomes. A ideia é trazer um jogadora com as mesmas características, que possa fazer as duas funções que a Sílvia faz”, acrescentou. Vice-campeã paulista e campeã dos Jogos Brasileiros, a Unimed Americana ainda tem três competições na temporada: Jogos Regionais, em julho, em Mogi Guaçu; Jogos Abertos do Interior, em novembro, em Mogi das Cruzes; e Liga Nacional, a partir de novembro. “Nosso grupo é bom e com certeza brigará por títulos”, falou Molina.

Se preparando para as disputas dos Jogos Regionais, a equipe masculina de ginástica artística de Americana fez bonito e conquistou 11 medalhas na Liga Intermunicipal, domingo (5), em Paulínia. Os americanenses foram campeões em seis aparelhos e ainda trouxeram quatro medalhas de prata e uma de bronze. O destaque foi Thiago de Camargo, ouro nas provas do cavalo com alças, argolas, barras paralelas e no individual geral, que premia o ginasta com maior número de pontos nos aparelhos. Na barra fixa, Camargo levou o bronze. Bruno Marafon também obteve bons resultados, ao conquistar duas medalhas de prata nas provas de cavalo com alças e barras paralelas. Segundo melhor ginasta da competição na somatória

de pontos, Marafon conquistou ainda as medalhas de ouro nas provas de salto e barra fixa e faturou a prata nas argolas. A equipe tem comando técnico do professor Cláudio Godoy. RITMICA Atual campeã dos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior, a ginástica rítmica feminina de Americana conquistou o título do Torneio Junino, sábado (4), em São José dos Campos. Participaram da competição 13 cidades do Estado. As disputas foram nas provas de conjunto e individual. A técnica Aline Novo comemorou a execução da coreografia treinada pelas meninas. “Foi maravilhoso, vencemos as seis melhores equipes de São Paulo. Elas fizeram a série de uma forma perfeita”, afirmou.

A Academia Atlantis realizou, em maio, um festival interno de natação, que teve a participação de 130 alunos na faixa etária de 3 a 14 anos. De acordo com o professor Rogério Pecchio, as crianças demonstraram a evolução adquirida. Houve também o envolvimento dos pais, executando as mesmas atividades desenvolvidas em aula pelos filhos. “Foi bem legal e bastante importante, principalmente porque os pais puderam compreender na prática a razão de cada exercício, entendendo, desta forma, todo processo psicomotor envolvido na maturação e desenvolvimento aquático da criançada”, explicou Pecchio.


6

10 DE JUNHO DE 2011

KART

Alves Pé de Chumbo tem etapa noturna Rogério vai receber a “Ayrton Senna” MARCELO FAÉ FERREIRA | PDC

CLASSIFICAÇÃO GERAL

O JOGO | ARQUIVO

1º) 2º) 3º) 4º) 5º) 6º) 7º) 8º) 9º) 10º) 11º) 12º)

ZARAMELO JR.

P

ela segunda vez na história, a Copa de Kart Comexport Pé de Chumbo terá etapa noturna. A primeira delas foi em 2009, debaixo de chuva e por equipes. A segunda será hoje (10), a partir das 19 horas, no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), em Tupi, numa disputa individual que promete ser bastante interessante, já que pelo menos 10 pilotos, praticamente na metade do campeonato, estão brigando de maneira direta pelo título da temporada 2011. A programação desta sexta-feira começa com a bateria Parilla, que serve de aquecimento para as provas do campeonato. Em seguida, por vol-

Alexandre Bassora Eraldo dos Santos Nino Rigue Marcelo Marusso Neto Maximiano Júnior Sacilotto Marcelo Rocamora Jefferson Papa Patrik Neves Marcelo Contatto Beto Mantovani Giovanni Pamfilio

64 62 57 53 51 50 49 47 45 44 43 41

13º) Carlos Carrion 14º) Carlos Valladão 15º) Jean Tonelli 16º) Artur Mendes 17º) Edmilson De Nadai 18º) Eduardo Pereira 19º) Guilherme Ferrarini 20º) Célio Rodrigues 21º) Laércio Zulian 22º) Diego De Nadai 23º) Ângelo Marusso 24º) Ricardo Travaglia

41 40 35 33 32 30 26 17 15 14 10 5

CLASSIFICAÇÃO COM DESCARTE

Marcelo Contatto vai à pista do ECPA, hoje ta das 19h30, através de sorteio, vão à pista os pilotos dos grupos A e B do Pé de Chumbo para as corridas da quinta etapa e que valem pontos.

Na classificação geral, considerando os resultados das quatro etapas já realizadas, Alexandre Bassora, o Tande, está na liderança

1º) Eraldo dos Santos 2º) Nino Rigue 3º) Marcelo Marusso 4º) Alexandre Bassora 5º) Neto Maximiano 6º) Marcelo Rocamora 7º) Júnior Sacilotto 8º) Jefferson Papa 9º) Patrik Neves 10º) Marcelo Contatto 11º) Beto Mantovani 12º) Giovanni Pamfilio

55 49 49 48 47 46 41 41 40 39 38 37

com 64 pontos. O atual campeão Eraldo dos Santos, com 62 pontos, aparece em segundo lugar. Na classificação com descarte, conforme de-

13º) 14º) 15º) 16º) 17º) 18º) 19º) 20º) 21º) 22º) 23º) 24º)

Carlos Carrion Carlos Valladão Jean Tonelli Artur Mendes Edmilson De Nadai Eduardo Pereira Guilherme Ferrarini Célio Rodrigues Laércio Zulian Diego De Nadai Ângelo Marusso Ricardo Travaglia

36 31 29 29 26 24 22 17 15 14 10 5

termina regulamento, Eraldo é o líder com 55 pontos. Nino Rigue e Marcelo Marusso, ambos com 49 pontos, vêm logo em seguida.

O aeromodelista Rogério Alves (foto), 39 anos, vai receber a Medalha Ayrton Senna, em solenidade na Câmara de Vereadores de Americana, em data ainda a ser agendada. A honraria ao esportista está sendo concedida através do projeto de decreto legislativo de autoria da vereadora Divina Bertalia, aprovado por unanimidade na Casa. Rogério pratica aeromodelismo desde a adolescência e em 2003 começou a participar de campeonatos da modalidade. Com títulos e resultados expressivos em competições estaduais e nacionais, ele também já representou o Brasil em torneios internacionais. O principal deles foi o Mundial da Hungria, no ano passado.

CODASUR

Fortunato fica em 7º no Velopark EMRO DEHMER

A Copa Codasur, único campeonato internacional de kart na América do Sul na atual temporada, foi mais uma grande oportunidade para o americanense Artur Fortunato mostrar sua competitividade. E foi também outra chance para aprender um pouco mais. O campeonato foi disputado na última semana, de 2 a 5 de junho, no Kartódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), e Fortunato correu na sudam júnior, que reuniu 13 pilotos, os mais fortes da categoria no momento. Na primeira das duas provas classificatórias, Fortunato teve problemas que o fizeram largar da última posição na segunda. Com boa recuperação e muito rápido, o piloto de Americana terminou em quarto

Fortunato disputou a prova internacional lugar, com a melhor volta. Largando da sétima posição na pré-final em razão da soma dos pontos das classificatórias, acabou sofrendo batida de um adversário e ficou bastante distante dos ponteiros na hora de retornar à pista. Na final, largando em último, Artur Fortunato fez novamente ótima corrida e já estava em sexto quando outra vez - foi atingido por dois concorrentes. Em uma das batidas, o para-choque traseiro quebrou e Fortuna-

to teve que fazer a devida manutenção. Depois de voltar à pista, terminou em sétimo, novamente cravando a melhor volta. “O Artur provou que pode competir contra qualquer piloto, desde que não seja tirado da pista a cada corrida”, disse Ernandes Onassis, da ONS Motorsport, equipe do americanense. “Certamente, se não houvessem as batidas na primeira classificatória e na pré-final, ele estaria brigando pelo título”, acrescentou.


10 DE JUNHO DE 2011

ATLETISMO

Projeto voltado a especiais vai ser implantado

Equipe de atletismo PDC com dirigentes e técnicos durante Regionais de 2010 ARIEL FERREIRA

A

mericana é vista como exemplo no esporte de alto rendimento em praticamente todas as modalidades e também nos projetos sociais, nos quais são revelados novos atletas e, principalmente, formados cidadãos. Agora, com projeto inovador, a Secretaria de Esportes realizará trabalho no atletismo voltado aos atletas do PCD (pessoas com deficiências). Além da equipe que representa a cidade, as atividades também serão abertas a todas pessoas com necessidades especiais. O secretário Mario Antonucci comemorou a iniciativa. “É uma honra poder proporcionar a esses atletas e aqueles que querem iniciar no esporte, oportunidades de realizarem treinamentos e atividades com profissionais especializados. Daqui para frente, estaremos com uma equipe própria. O prefeito Diego (De Nadai) tem nos dado todo o suporte para expandir as ações no esporte”, disse Antonucci. O técnico de Americana e idealizador do projeto, Márcio da Costa, destacou a importância de realizar esse tra-

balho na cidade. “Como forma de manter e melhorar o atletismo PCD, estamos visando ajudar um grupo de atletas mensalmente para formar uma equipe permanente representando Americana nas demais competições da modalidade e não somente em Jogos Regionais e Abertos. Eles também estarão nos auxiliando com palestras motivacionais junto aos esportistas de um modo geral”, explicou. Além da formação de atletas, o treinamento para pessoa com deficiência física e visual visa ajudá-los na recuperação, pois o trabalho, em função de seu volume de ação, oferece a capacidade de realizar movimentos, colocando em evidência as potencialidades dos resíduos musculares de sequelas de algum tipo de deficiência, bem como os músculos que não foram lesados. O atletismo PCD de Americana conta hoje com os atletas André Macedo, Carlos Nascimento, Mário Santana, Paulo Henkel, Carmem Santos e Nilda de Souza, sendo a equipe filiada ao Comitê Paraolímpico Brasileiro. No atletismo PCD, as provas são específicas de acordo

com a deficiência dos competidores e se dividem em corridas, saltos, lançamentos e arremessos. No evento de maior expressão da modalidade, o Brasil teve excelente participação na última edição dos Jogos Paraolímpicos, em Pequim, na China em 2008, conquistando 47 medalhas e terminando na nona posição. A modalidade, há dois anos, faz parte dos Jogos Regionais e Abertos do Interior. Americana conquistou o título no masculino e ficou em quarto lugar no feminino na competição regional no ano passado. As aulas aos interessados serão gratuitas e realizadas na pista de atletismo do complexo poliesportivo do Centro Cívico, no Jardim da Colina. Os dias da semana e os horários serão definidos de acordo com a disponibilidade dos alunos. “Parabéns ao Márcio que teve a brilhante idéia de realizar esse trabalho. Com certeza, terá todo apoio e respaldo da Secretaria de Esportes” garantiu Antonucci. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone 7809.4003 ou pelo email marcioatletismo@yahoo.com.br.

Festival da Apae será no CC Americana sedia nesta sextafeira (10), a partir das 8h30, o 5º Festival Regional de Atletismo da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). As provas acontecerão na pista do complexo poliesportivo do Centro Cívico, no Jardim da Colina. O festival será realizado pela própria instituição em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e servirá de seletiva para a 17ª Olimpíada Estadual, competição que reúne mais de 800 atletas, tanto no masculino como no feminino, divididos

em sete modalidades (atletismo, natação, tênis de mesa, damas, dominó, basquete e futsal). O evento estadual, programado para acontecer em maio de 2012, é disputado a cada três anos entre os alunos das escolas da Apae. O Secretário de Esportes Mario Antonucci ressaltou a importância do Festival Regional ser realizado em Americana. “Vamos ter o privilégio de realizar essa competição que vai reunir mais de 300 atletas de toda região. É um campeo-

nato diferente de todos os outros, que não visa resultados e sim a união e a descontração desses atletas especiais”, falou o dirigente. Sobre a Olimpíada Estadual, a eleição da cidade-sede deve acontecer ainda este ano e Americana é a principal candidata. “Diante da estrutura esportiva da cidade, foi feito pedido por todos os municípios participantes para que Americana seja sede desse evento para os alunos da Apae”, disse Fátima Mestriner, diretora da escola de Americana.

7


8

10 DE JUNHO DE 2011

BASQUETE

planeta bola p

Para AB, é matar ou morrer ZARAMELO JR.

VÔLEI

O

Americana Basketball tem jogo de vida ou morte contra o Mogiana, de Mogi das Cruzes, neste sábado (11), pelo playoff das quartas de final do Torneio Novo Milênio. Com a série melhor de três empatada em 1 a 1, o vencedor avança às semifinais e também garante o direito de disputar o Campeonato Paulista da Série A1, no segundo semestre. A partida de amanhã está marcada para as 18 horas, no ginásio da Praça de Esportes Marcos Antônio Gobbo, no Jardim São Pedro. Não há cobrança de ingressos e pela importância do confronto a diretoria do clube de Americana espera por lotação máxima no ginásio - a capacidade é para até 700 torcedores. Pesa a favor do Americana Basketball o fato ter vencido todos os jogos que disputou este ano no São Pedro. Além disso, o time ganhou moral após empatar a série em jogo emocionante na noite de quarta-feira (8), quando fez 87 a 84 nos segundos finais. O técnico Wolmer Bicalho espera por nova disputa bastante acirrada, mas não acredita que o Mogiano manterá o mesmo ritmo forte apresentado no meio de semana. Ele também acredita num melhor rendimento de sua equipe. “Na quarta, a an-

Honda Aversa tem jogo complicado em Limeira

- Semana muito especial para o futebol brasileiro e mundial, semana de despedida de um ídolo, um monstro sagrado do futebol, um fenômeno, Ronaldo Nazário de Lima. - Bicampeão do mundo com a canarinha, Ronaldo foi monstruoso em todos os clubes que passou, tão grandioso que conseguiu ser ídolo no Barcelona e no Real, rivais mortais na Espanha.

Meninas de três categorias jogaram o torneio

Lawrence é uma das armas do AB na decisão siedade atrapalhou, pois estávamos sob pressão intensa. Agora, como é o último jogo da série, a responsabilidade é dos dois lados”, disse o treinador. Wolmer deve confirmar o quinteto titular do Americana Basketball com o armador Lawrence, os laterais Fus-

co e Everton e os pivôs Turcão e Edu. O vencedor do jogo de amanhã no São Pedro deve enfrentar nas semifinais o ganhador da série entre Santos e Jacareí. O regulamento do Torneio Novo Milênio estabelece que os quatro semifinalistas garantem o direito de jogar o Paulista da A1.

Pela segunda rodada do segundo turno da Liga Regional de vôlei feminino, a equipe mirim da Aversa de Americana joga hoje (10) contra o Nosso Clube, às 17 horas, em Limeira. A técnica Regiane Berardo prevê um jogo bastante complicado. “Limeira é nosso principal adversário. É difícil ganhar lá em Limeira, mas nosso time está bem e vamos confiantes”, disse. Na abertura do returno, sábado (4), a Aversa venceu Santana do Parnaíba por 3 sets a 0, parciais de 25/20, 25/17 e 25/15, em partida disputada no Ginásio Municipal Professor Ro-

berto Polatti, no Antônio Zanaga. Até aqui, as meninas de Americana têm cinco vitórias e apenas uma derrota na Liga. Também no sábado, no Roberto Polatti, houve um torneio entre as equipes infantil, mirim e pré mirim da Aversa. O objetivo, segundo Regiane Berardo, foi a confraternização. “As equipes treinam em horários diferentes e por isso resolvemos reuní-las num torneio para que pudessem estar todas juntas. Até algumas meninas que pararam de jogar para trabalhar participaram. Foi super bacana”, comentou a treinadora.

XADREZ

Rafael Pastana fecha etapa em 4º lugar O enxadrista Rafael Pedroni Pastana, de Americana, fechou a primeira etapa do IRT Nova Odessa 106 Anos em quarto lugar na classificação geral. O torneio tem a participação de 25

Twitter: @renanzaraa re renan binotto zaramelo renan_kra_zara_uau@hotmail.com re

jogadores e a abertura aconteceu no final de semana (4 e 5), o auditório e no saguão do Paço Municipal. O americanense está invicto: na primeira rodada, venceu Manoel Rodrigues,

de Nova Odessa; na segunda, empatou com Paulo Donizete Leal, de Jundiaí; e na terceira, empate com Higor Lorenzon de Carvalho, de Ribeirão Preto. Dos três pontos em dis-

puta, ele conquistou dois. O líder, com três pontos, é Alexandre Freitas Souza Silva. A segunda etapa, que apontará o campeão do IRT Nova Odessa, acontece nos próxi-

•Circuito fechado de tv •Alarmes monitorados 24 horas com viatura e via rádio (exclusivo) •Choque pulsativo •Monitoramento de imagens •Vigilância •Portaria 24 horas

RUA DOM PEDRO II, 878 - VILA GALLO - FONE (19) 3471.4515

mos dias 18 e 19. Além dos jogos, os participantes terão uma aula com o mestre internacional Rafael Duailibe Leitão, que é da equipe de competição de Americana há mais de 10 anos.

- Em sua despedida, Ronaldo estava longe daquele menino de arrancadas fenomenais e reviravoltas fantásticas, mas ainda assim foi diferenciado. Teve três chances claras de gol, que acabou, para infelicidade geral da nação), desperdiçando. Faltou ritmo ao Fenômeno. - Mas, ainda assim, nada apaga tudo que ele fez pelo futebol. Maior artilheiro de Copas do Mundo, maior exemplo de superação que o futebol já viu, Ronaldo ressurgiu das cinzas inúmeras vezes e representou como poucos o povo brasileiro, sofrido, mas vencedor! - Agora vem a pergunta: quem será o novo ídolo dessa geração? Neymar, Ganso, Lucas? É algo que ainda não pode ser afirmado, a única certeza é que todos os candidatos dificilmente superarão o craque de Bento Ribeiro. - Sou Geração Ronaldo, SIM! E por essas linhas o revirencio.! Obrigado, Fenômero! O mundo sentirá saudades... Abraços!


9

10 DE JUNHO DE 2011

As

u

ca a lo

d o ra

Semifinais prometem emoção no Veteranos zARAMELO JR.

A

s semifinais do Campeonato de Minicampo Gugliardo Ardito Júnior, no Veteranos, prometem emoção na disputa para ver quem vai à decisão do título. Os jogos estão marcados para hoje (10) e amanhã (11), no clube de campo, e a expectativa é que sejam acompanhados por bom número de associados. Humberto Vieira, coordenador do campeonato, informou que em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação de 10x10 minutos. Persistindo a igualdade no placar, Dabbene Tecidos, JDM Contabilidade, Monte Art´s Estafados, Casa do Construtor, Atlanta Rolamentos, Big Car, Manetoni e Acapulco Imóveis garantem vaga à final, pois fizeram melhor campanha na

Copa Esper define campeões no RB

fase de classificação. Joia Calçados, Panificadora Boa Vista, Depósito São Manoel, Real Tecidos, Status Confecções, Flash Tecidos, Raspadora Taco Brilho e Karivan, que tiveram que passar pela repescagem para chegar às semifinais, precisam da vitória no tempo normal ou na prorrogação. A programação dos jogos semifinais é a seguinte:

HOJE MASTER - 19h15 - Raspadora Taco Brilho x Manetoni e 20h30 - Karivan x Acapulco Imóveis. AMANHÃ JOVENS - 15 horas - Joia Calçados x Dabbene Tecidos e 16 horas - Panificadora Boa Vista x JDM Contabilidade. INTERMEDIÁRIA - 15 horas - Depósito São Manoel x Monte Art´s e 16 horas

LR Express e Boa Vista na disputa por uma vaga às semifinais dos jovens - Real Tecidos x Casa do Construtor. SENIOR - 15 horas Status Confecções x Atlanta Rolamentos e 16 horas Flash Tecidos x Big Car. Em sua 41ª edição, o campeonato de minicampo do Veteranos tem como principais artilheiros Paulo Henrique, do Centro Automotivo Jorge Fernandes, com 37 gols nos

de 2,25; Gilmar Sardelli, da Atlanta Rolamentos, média de 2,5 no sênior; e Octávio Bordignon Júnior, da Manetoni, média de 1,56 gol no master. De acordo com o coordenador Humberto Vieira, a final está marcada para o dia 19, seguida do cerimonial de premiação e do churrasco de confraternização.

jovens; Luciano Godoy, do Depósito São Manoel, com 25 na intermediária; Luís Tilico, da Big Car, com 22 no senior; e Paulo Rossi, da Raspadora Taco Brilho, com 26 gols no master, Os goleiros mais eficientes até o momento são Fabrício, da Dabbene Tecidos, com a média de 2 gols nos jovens; Vanderlei, da Casa do Construtor, média

Decisão no Iate será no dia 18 Já são conhecidos os finalistas do Campeonato de Minicampo Dr.Mauro Bosi, no Iate Clube de Americana, e a decisão do título está marcada para o próximo dia 18. Nos jovens, a final reunirá Z Sport e Instituto Avançado de Reabilitação Física (Iarf), enquanto Arca e Aplipack se enfrentam para ver quem é o melhor entre os veteranos. Os jogos semifinais, semana passada, tiveram estes resultados: Z Sport 1x0 Molas Limeira, Iarf 2x2 Didi Rações, AM Bordados 0x1 Aplipack e Arca 4x3

Correias Americana. Os resultados mostram o equilíbrio na disputa pelas vagas à decisão. Segundo informações do coordenador Antônio Pereira Lopes (Nico), nas finais, havendo empate no tempo normal, os campeões serão definidos na prorrogação de 10x10 minutos, sendo que, neste caso, Z Sport e Arca levam vantagem em virtude da melhor campanha ao longo do campeonato. Os jogadores finalistas no Iate são os seguintes: Z SPORT - Anderson, Diego, Edivaldo, Douglas, Alan,

O time da Arca tem vantagem na final entre os veteranos Rena, Valdívia, Buba, Bizinho e Felipe. IARF - Benazzi Corpitcho, Bambuzinho, Chupeta Baresi, Biasi, Carlinhos, Lucas,

Luiz, Paulinho, Edinho e Neto Andreghetto. ARCA - Buda, Ambrósio, Franz, Wado Thiago Heleno, João, Kajuru, Carlos Cicinho, Al-

cides e Dan. APLIPACK - Ito Smania, Gélo, Zocca, Pedro, Laerte, Ari, Edmilson, Milton, Pequeno e Du Pavan.

Os campeões da 3ª Copa Esper Embalagens de Minicampo, disputada entre os associados do Rio Branco, serão definidos hoje (10) e amanhã (11), na Sede Náutica João Tamborlin, com os jogos finais de três categorias. Para esta sexta-feira, estão previstas as decisões do senior entre Cerealista Flor do Pinho e Dahruj Motors, às 19h30, e da intermediária entre RB Manutenção e Dahruj Motors, às 20h45. No sábado, às 16 horas, Cartonagem Ipiranga e Tapeçaria Americana fazem a final dos jovens. Neste momento, os principais artilheiros são Rafa Monteiro, da Z Sport, com 35 gols nos jovens; Deivid, da RB Manutenção, com 29 gols na intermediária; e Pelé, da Spert Academia, com 25 gols no senior. Na mesma ordem de categorias,aparecem como goleiros menos vazados Sandécco, da Cartonagem Ipiranga, com a média de 2,86 gols; Zé Felipe, da Dahruj, média de 2,37 gols; e Sanderson, da Dutra Veículos, média de 2,13 gols. A festa de encerramento da Copa Esper será no domingo (12), a partir das 12 horas, também na sede náutica, com churrasco (by Marcelo Biella) e show de prêmios. Os jogadores que pagaram inscrição do campeonato tem acesso free. Para os demais interessados, os convites estão sendo vendidos aos preços de R$ 25 (homens) e R$ 15 (mulheres).

Regatas masculinas e femininas Camisetas adulto, infantil e juvenil Camisetas promocionais Confecções em geral

Rua Eugênio Bertini, 800, SãoLuiz - Fone: 3478.3025 PERSONAL E CONDICIONAMENTO FÍSICO ATRAVÉS DO FUTEBOL

Contabilidade Comercial, Industrial & Assessoria R. Quintino Bocaiuva, 929 - Fone/Fax 3408.8270

Treinos físicos e técnicos!! Aumente seu rendimento em campo! Condicione-se fisicamente!! Esportistas, “atletas de fins de semana”, atletas em reabilitação e atletas visando avaliação em clubes. Encaminhamento para clubes.Treinos individuais e em grupo. 2 M 2 Assessoria Esportiva - Prof. Esp. Marcelo Campos assessoria2m2@yahoo.com.br - 19.9685.6727 / 19.9714.4106


10 DE JUNHO DE 2011

10

Twitter: @zaramelojr Facebook: Zaramelo Jr Zara • JOSÉ Antônio Franzin e Roberto Zacarias desceram do muro antes do previsto e confirmaram na semana passada que vão disputar a eleição do Rio Branco na próxima terça-feira (14). Era o que todo mundo já sabia, mas um charminho a mais não faz mal a ninguém. • FRANZIN é candidato de oposição, embora alguns tentem inutilmente desviar esse foco, e tem o apoio declarado do prefeito Diego De Nadai (PSDB). • FALOU-SE bastante sobre a possibilidade do deputado estadual Antônio Mentor (PT) apoiar a candidatura de Zacarias, mas o parlamentar desmentiu. • CONVERSEI Com Mentor na noite de quarta-feira (8) e ele foi explícito em dizer que tem um projeto para o Rio Branco

e não para um presidente especificamente.

FUTEBOL DO IARF

• SENDO assim, Zacarias, então, vai mesmo com a cara e a coragem. A não ser que tenha alguma carta escondida... • INDEPENDENTE de apoios e aliados políticos, vale lembrar que quem vota e elege o presidente são os conselheiros. Na assembléia de terça-feira, sócios do clube e militantes de partidos políticos passam longe da sede náutica.

1

2

• TEM gente que condena o envolvimento de políticos no Rio Branco. Respeito quem pensa assim, mas, sinceramente, não vejo mal nenhum.

1 Renan Zaramelo, Giovanni Polli, Vinicius Zanon, Rafael de Barros, Felipe Justi e Hugo Troly

2 Pedrinho Peol, Du Primo e Fernando Camargo

• PELO contrário: se for para o bem do clube, quanto mais políticos envolvidos, melhor. Omissão não ajuda absolutamente em nada.

R. São Gabriel, 1955 - São Vito

3468.3952 | 3478.3712

Rua Anhanguera, 599 - Conserva Fones: 3461.2057 e 3461.9488

Tecidos de tapeçaria e decorações em geral Show room de estofados Preços imbatíveis

R. Amabile Boer, 173 Santa Maria (19) 3461.6574

Galera que freqüenta o IARF (Instituto Avançado de Reabilitação Física), sob comando do fisioterapeuta Rafael de Barros, anda disputando jogos de futebol society. Já foram dois amistosos e duas vitórias. Após as partidas, o tradicional churrasco. O JOGO acompanhou a movimentação na semana passada na Castor Society e traz algumas imagens.

3 • ENGANA-SE quem acredita que o Rio Branco pode eleger alguém para prefeito, deputado ou qualquer outro cargo público. Claro que até pode dar uma forcinha, mas não tem influência decisiva. • VIDE o exemplo do hoje deputado estadual Chico Sardelli, que foi presidente do Rio Branco, teve exposição de mídia acima do normal em razão do acesso do time e nunca venceu eleição municipal.

• NÃO é preciso consultar nenhum instituto especializado em eleição para dizer que Franzin leva vantagem sobre Zacarias.

4 gem e conseguir ser reeleito, Zacarias terá de trabalhar muito nos bastidores. Tarefa árdua e bem complicada.

• ATUAL presidente do conselho deliberativo, Franzin tem a seu lado conselheiros influentes e formadores de opinião dentro do órgão. São os chamados cardeais.

• EM TERMOS de futebol, que é o que mais interessa ao torcedor do Rio Branco, a situação é bem clara: com a reeleição de Zacarias, o time joga a Copa Paulista; com a vitória de Franzin, time em campo só em 2012.

• PARA reverter a desvanta-

• ENQUANTO Roberto Zaca-

3 Lucca Ceribelli e Rafa Mello 4 Os primos Franco e Danilo Sardelli rias não abre o jogo sobre sua equipe de trabalho, no caso de Franzin já se sabe que o futebol ficará sob responsabilidade de Edison Fassina. • E FASSINA quer ter ao seu lado gente do ramo, gente que conhece futebol. Nomes como os de Fred Smania e Gerson Silva podem voltar ao cotidiano do Rio Branco. • ÓTIMO final de semana! Saúde a todos!


11

10 DE JUNHO DE 2011

SOCIETY

Air Slaid e Sardelli abrem vantagem ZARAMELO JR. ZARAM

O

s jogos de ida das semifinais do Campeonato Esquilo de Futebol Society do Clube do Bosque foram disputados sábado (4), na quadra da Castor Society, e os times da Air Slaid e Sardelli abriram vantagem e deram passo importante para chegar à decisão do título. A Air Slaid, depois de ficar atrás no placar a maior parte do tempo, reagiu nos minutos finais e derrotou o Varejão Tatu por 5 a 4. Soriano (2), Pitolli, Bardi Gladiador e Bidu marcaram para os ven-

Bardi Gladiador e Soriano: armas da Air Slaid cedores, enquanto Marcelo Roberto (2) e Franciscato (2) fizeram para os perdedores. Na partida de volta, a Air Slaid garante vaga à final em

caso de empate, enquanto o Varejão Tatu terá de vencer por qualquer resultado. Em jornada pra lá de inspirada do atacante Digão,

autor de oito gols, a Sardelli venceu a Orion Cores por 10 a 4. Além de Digão, também Antonelli e Borelli marcaram para os ganhadores, enquanto Ninho (3) e Rafa Mello descontaram. No jogo de volta, a Sardelli pode até perder por seis gols de diferença para ser finalista. A Orion terá que golear por, no mínimo, sete gols. A rodada de amanhã (11) marca Sardelli x Orion Cores, às 15h45, e Air Slaid x Varejão Tatu, às 17 horas. A decisão do título, em jogo único, será no dia 18. Digão é o principal artilheiro do campeonato com 52 gols. Evandro, do Varejão Tatu, segue como goleiro menos vazado com a média de 5,2 gols.

NATAÇÃO

Furlan e Brambilla disputam Brasileiro Começou ontem (9) e vai até domingo (12), em Fortaleza, o Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação e dois atletas da equipe de Americana marcam presença: Matheus Moreira Furlan e Mateus Moro Brambilla. Eles estão acompanhados do técnico Danilo Binda Glasser, que tem a expectativa de que ambos consigam

melhorar seus tempos. Furlan nadará os 100 m costas, 100 m borboleta, 100 e 400 m livre, enquanto Brambilla disputará os 100 m livre, 100 e 200 m peito. “Eles estão confiantes e isso é muito importante numa competição que reúne os melhores nadadores de categoria”, frisou Glasser. Neste final de semana acon-

tece o Campeonato Paulista Infantil de Inverno, em Guaratinguetá. O americanense Luís Gustavo Pacheco faz sua estreia numa competição estadual nadando as provas dos 100 m borboleta, 50 e 100 m livre. “Estou super feliz por disputar o Paulista, principalmente porque melhorei bastante meus tempos”, disse o nadador.

Os treinamentos da equipe de natação de Americana são realizados no complexo poliesportivo do Centro Cívico, no Jardim da Colina, de segunda a sexta-feira, das 15 às 20 horas, e aos sábados, das 8 às 11 horas. A coordenação das atividades fica sob responsabilidade de Danilo Glasser e Lanna Witkowski.

personalidade Modelo de beleza no esporte - A jogadora de vôlei de praia Ana Paula Mancino.

franzin@franzinadvogados.com.br

Nascimento - 21 de novembro de 1991, em Campinas.

Lugar bonito de Americana - Avenida Brasil. Tomara que continua sendo depois das obras. Entre seus amigos, quem é bom de bola? - Lucca Ceribelli. Muito habilidoso.

Profissão - Estudante. Como você é conhecido entre amigos e familiares? - Por Hugo mesmo. Time do coração - São Paulo, soberano. Torce contra quem - Corinthians e Palmeiras. Ídolo no esporte - Rogério Ceni, mito do futebol mundial. Imagem esportiva inesquecível - A conquista do penta pelo Brasil na Copa de 2002.

E quem é perna de pau? - Nicholas Rosalen, apesar que está melhorando e até apresentando um bom futebol.

TRUCO

Inscrições para Municipal estão limitadas a 32 duplas ARIEL FERREIRA

Organizado pela Secretaria de Esportes de Americana, o 1º Campeonato Municipal de Truco já está com inscrições abertas. A participação está limitada a 32 duplas, de ambos os sexos, e os interessados devem se inscrever na Unidade de Lazer e Recreação, no complexo poliesportivo do Centro Cívico, no Jardim da Colina, no período das 9 às 17 horas. Não há cobrança de taxa e a coordenação será do supervisor Joaquim Francisco Domingues de Campos, o Juca Show. A disputa acontece no próximo dia 26, no ginásio io da Praça de Esportes Sebastião stião Barrera, na Nova Americana. cana. “Nosso trabalho está sempre volta a realizarr eventos que proporcionem m lazer à população. O truco é um jogo muito tradicional,l, por isso acredito que teremos mos grande procura por parte te dos jogadores de Americana ana e região”, afirmou o secretário de Es-

portes Mario Antonucci. As duas melhores duplas serão premiadas com troféus e assegurarão vagas para representar Americana no Campeonato Paulista, em novembro. “A classificação para o Paulista é um estímulo a mais aos participantes”, acrescentou o dirigente. No ato da inscrição, serão entregues regulamento e fórmula de disputa do Campeonato de Truco de Americana. A entrada para acompanhar as partidas no dia 26 será a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será revertido ao Fundo Social de Solidariedade de Americana.

Juca Show: coordenação

HUGO STEFANO TROLY Campeonato Brasileiro? - São Paulo Futebol Clube, heptacampeão.

craque em sua vida? - Sim, algumas consciente, outras de sorte.

O que gostaria de pedir ou sugerir ao prefeito Diego De Nadai em relação ao esporte? - Oferecer mais recursos para os atletas que representam a cidade e melhorias nos centros esportivos, como, por exemplo, o Centro Cívico, no qual muitos cidadãos e atletas jogam, treinam, fazem caminhadas, etc.

Cantor e cantora - Chorão e Claudinha Leitte. Ator e atriz - Tony Ramos e Grazi Massafera. Hobbie - Além de jogar futebol, acompanhar campeonatos pelo mundo inteiro. Comida - Strogonoff de carne.

Faz alguma atividade física? - Jogo futebol.

Personagem marcante de sua vida - Ronaldo Fenômeno. Ele superou várias contusões, foi três vez o melhor do mundo e se tornou o maior artilheiro das Copas. É o cara!

Esporte favorito - Futebol, sem dúvidas.

O que vê na televisão? - Jogos de futebol e filmes.

Quem é mala? - Milton Neves.

Para qual esporte não leva jeito? - Tênis.

Melhor narrador esportivo - Milton Leite, mas que belezaaaa....

Bola cheia - Minha família.

Quem vai ser campeão do

Já fez alguma jogada de

COMPRA COLETIVA DE AMERICANA E REGIÃO

O que não pode faltar na sua geladeira? - Bastante comida. Livro de cabeceira - Livros da faculdade.

Bola murcha - Corrupção.


10 DE JUNHO DE 2011

FESTA DO PEÃO

Desfile e Alvorada abrem megaevento C

erca de 5 mil participantes devem prestigiar, neste domingo (12), véspera de feriado municipal (Santo Antonio, padroeiro), o 25º Desfile de Cavaleiros de Americana, segundo previsão do presidente do Clube dos Cavaleiros, Beto Lahr. A concentração está marcada para as 10 horas, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, nas imediações da Fidam, de onde os cavaleiros partirão para o recinto oficial da Festa do Peão Boiadeiro de Americana, no km 120,5 da Via Anhanguera.

Durante todo o dia, na área de estacionamento oficial do recinto, haverá a tradicional confraternização das comitivas de toda a região. À noite, a partir das 19 horas, no palco oficial da festa americanense, dois shows serão realizados Marcos & Belutti e João Carrero & Capataz. Na próxima semana, às 6 horas da manhã do dia 17, sexta-feira, será realizada a Alvorada com queima de fogos na data de abertura da Festa do Peão. Mais uma vez, a queima será na praça em frente ao Cemitério da Saudade, como vem ocorrendo nos últimos anos.

PBR divulga relação de peões Os melhores peões do Brasil e Estados Unidos vão brigar na arena do rodeio de Americana, de 17 a 26 de junho, principalmente na segunda semana da Festa do Peão. A PBR (Professional Bull Rider), através do seu presidente no Brasil, Flávio Junqueira, divulgou alguns dos peões em touros que confirmaram presença. São eles: SILVANO ALVES Brasil – nascido em Pilar do Sul (SP) US$ 467 mil em prêmios Rookie of The Year´2010

Milhares são esperados no desfile de domingo

GUILHERME MARCHI Brasil – nascido em Leme (SP) US$ 1 milhão só em 2010 Campeão mundial, 3 vezes vice-mundial 6.o melhor no ranking mundial

PAULO CRIMBER Brasil – nascido em Olímpia (SP) US$ 1,2 milhão em prêmios Dez vezes finalista mundial VALDIRON DE OLIVEIRA Brasil – Aparecida de Goiânia (GO) US$ 1,3 milhão em prêmios 1.o do ranking mundial Iron Cowboy´2010 Três vezes campeão da BFTS em 2011 Top 5 desde 2008 BRIAN HERVEY Nascido em Vulcan (Canadá) Revelação do ano 4.o lugar da PBR do Canadá em 2010 SEAN WILLINGHAM Nascido em Summerville (EUA)

US$ 1,1 milhão em prêmios 16.o na BFTS desta temporada MATT GRAY Nascido em Ada, Oaklahoma (EUA) Novato do ano de 2009 Candidato a Rookie of The Year´2009 BRANT ATWOOD Nascido em Whitesboro, Texas (EUA) US$ 37 mil em prêmios Alternate da BFTS desta temporada JARROD CRAIG Nascido em Hilsboro, Texas (EUA) US$ 70 mil em prêmios Destaque em 2010 no Extreme Bulls

Clube dos Cavaleiros e Unimed fecham parceria Foi fechada, mais uma vez, a parceria entre o Clube dos Cavaleiros de Americana (CCA) e a cooperativa médica Unimed para todo tipo de atendimento de saúde no recinto da 25ª Festa do Peão Boiadeiro, que acontece de 17 a 26. Trata-se da quarta vez em que a união é oficializada. A Unimed vai montar no recinto do km

120,5 da Via Anhanguera, por onde devem passar 350 mil pessoas no período do megaevento, um prontoatendimento em que o público contará com estrutura completa, modernos equipamentos para casos de urgência e emergência, como cardioversor, monitor cardíaco, oxímetro, bomba de infusão, desfibrilador, moni-

tores de glicemia, medicamentos e uma ambulância para remoção. Além disso, a Unimed terá uma equipe no novo lounge definitivo de 3 mil m2, caminho obrigatório para quem vai se utilizar dos camarotes. Também ficará a cargo da cooperativa o possível atendimento dos peões competidores, com uma ambulância UTI. Serão

12

200 profissionais, entre médicos, enfermeiros e socorristas, à disposição da Festa do Peão de Americana. Ao longo do evento, já pela sua experiência, a equipe da Unimed espera realizar em torno de dois mil atendimentos médicos. CONFIANÇA A Unimed é a operadora de

saúde eleita pela nona vez consecutiva como a marca de planos de saúde em que os brasileiros mais confiam. A pesquisa foi realizada pela revista Seleções/Ibope, sendo recomendada e aprovada por 95% dos atuais clientes da região, segundo o Centro Abril de Pesquisas. A Unimed comemora este ano também seus 35 anos

de cuidados com a saúde de seus mais de 118 mil clientes. A cooperativa, parceira do Clube dos Cavaleiros de Americana, está presente no dia-a-dia da população de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa, através de projetos e ações sociais, cuidados com o meio ambiente e eventos comunitários.


Jornal O Jogo