Issuu on Google+

ANO I • Nº 12 JUNHO DE 2010

Cuidados especiais em serviços de suspensão Ao realizar serviços de suspensão, é muito importante ficar atento para alguns cuidados simples e fáceis, mas que, se passarem despercebidos, poderão comprometer todo o trabalho e até mesmo causar grandes danos ao veículo: • Nunca levante ou apoie o veículo (seja com macaco, cavalete ou elevador) em ponto de apoio impróprio. A maioria dos veiculos tem partes de sua carroçaria que são próprias para servir como ponto de apoio. • Não usar estes pontos pode causar torção excessiva do monobloco, causando problemas como desregulagem das portas ou até trincas no pára-brisa, assim como pode ocasionar acidentes comprometendo a segurança do trabalho

• Na hora de fazer o reparo (seja qual for), sempre verifique o estado geral dos outros componentes da suspensão. Assim, você garante que seu serviço vai realmente resolver o problema reclamado e também poderá falar para o cliente sobre futuros consertos a serem feitos.

Imagens: Divulgação

• Da mesma forma, jamais levante o carro pelo eixo traseiro. Muitas vezes ele não suporta o peso e acaba entortando, exigindo a sua troca.


Suspensão

Imagens: Divulgação

02

Aperto no chão Dê sempre o aperto final com o veículo já totalmente apoiado no chão, pelas quatro rodas. Assim, todo o conjunto de suspensão já estará novamente em seu ângulo normal de trabalho e flexibilidade. Caso haja dificuldade de acesso ,verifique com o técnico se há possibilidade de apoiar o conjunto pelos braços de controle para o aperto final das buchas na sua posição de trabalho. Com o carro suspenso, todos os componentes da suspensão estão sendo forçados para baixo. Portanto, em posição exatamente contrária àquela em que trabalham com o carro em movimento.

Sempre alinhar Depois de fazer qualquer serviço na suspensão, é fundamental que se faça o alinhamento do veículo. Esse trabalho deve ser feito sempre com equipamentos e ferramentas adequadas a cada veículo, observando rigorosamente os parâmetros determinados pela montadora. A mínima variação acaba comprometendo todo o comportamento dinâmico do veículo e consequentemente afetando a sua dirigibilidade. Alternativas muitas vezes utilizadas para se conseguir a cambagem especificada como o alargamento dos furos de fixação do corpo do amortecedor com a manga de eixo assim como o alargamento dos furos da fixação da extremidade superior do amortecedor com a carroceria não são recomendadas. Além de comprometer todo o comportamento do carro, pode comprometer a vida útil dos pneus e componentes de suspensão.


Suspensão

03

A importância das borrachas As peças de borracha também são fundamentais. São elas que “filtram” grande parte dos ruídos e vibrações provenientes dos pisos irregulares, além de protegerem partes vitais de alguns componentes A coifa do amortecedor, por exemplo, se estiver rasgada ou solta, pode deixar um caminho aberto para a penetração de poeira, terra, lama e água com a haste do amortecedor e acaba danificando até o selo de vedação diminuindo a vida útil do conjunto. Os coxins de borracha e os batentes de poliuretano ajudam a absorver os impactos, mantendo o conforto do carro. Devido as características físicas do batente de poliuretano a sua substituição por borracha não é recomendada.

Pontos de desgaste das buchas

A importância da geometria Você acabou de fazer uma completa revisão no sistema de suspensão do carro. Trocou amortecedores, molas, pivôs e verificou com todo o cuidado o estado de cada um dos outros componentes. Tudo aprovado! Chegou a hora de sair para verificar se tudo está perfeito. Mas, você mal começa a dirigir, percebe a direção pesada, as rodas vibrarem e até a frenagem ficar mais difícil, com o carro puxando para os lados. Antes de sair desmontando tudo de novo, conheça a importância do Cáster, Câmber e Convergência, o conjunto de medidas que forma a “Geometria de Direção”.

Nada

de óleo Nunca lubrifique o veículo por baixo com óleo de mamona ou outros produtos químicos. Estes produtos contém agentes químicos com alto poder corrosivo, causando ressecamento em todas as peças que contém borracha, como buchas, coifas, pivôs, terminais e juntas homocinéticas.


Suspensão

04

O Caster O Ângulo de Cáster determina a inclinação do Pino Mestre (ou Ponteira) em relação ao centro da roda visto a partir da lateral do veículo. Uma inclinação para trás é positiva e uma inclinação para frente é negativa. O cáster influencia no controle da direção.

O Câmber Na grande maioria dos veículos, as rodas dianteiras não formam um angulo reto (90º) com o chão. Câmber é a inclinação das rodas à partir da posição vertical visto da dianteira do veiculo. Quando as rodas na sua parte superior inclinarem para fora, o cämber será positivo. Quando este mesmo ponto inclinar para dentro, o câmber será negativo. Este ajuste influencia o controle direcional e também o desgaste dos pneus.

Convergência e divergência Convergência é a medida de quanto as rodas dianteiras ou traseiras estão voltadas para dentro ou para fora visto a partir da parte superior do veículo. Quando as rodas estão voltadas para dentro a convergência é positiva e quando estão voltadas para fora a convergência é negativa (divergente). A convergência compensa as pequenas deflexões do sistema fazendo com que as rodas tenham a tendência de rolar paralelas quando o veículo estiver em movimento. O ajuste incorreto da convergência irá causar desgaste prematuro dos pneus e instabilidade da direção.

O alinhamento Para que o veículo apresente a melhor dirigibilidade, esses ângulos devem ser verificados periodicamente ou sempre que forem realizados reparos no sistema de suspensão, inclusive a troca dos pneus. Nesse processo de verificação (o conhecido “alinhamento”) prefira usar as máquinas computadorizadas, que são muito mais precisas. Siga rigorosamente os valores de regulagem fornecidos pela montadora e veja se os dados são exatamente para a versão do veículo.

Queremos saber sua opinião! Envie seus comentários, críticas ou sugestões: verdadegenuinagm@grupogerminal.com.br Você também pode acessar e baixar todas as edições do Verdade Genuína em www.oficinabrasil.com.br/hotsites/gm. Visite!


Verdade Genuína - junho 2010