Page 1

OEXPRESSO CRUZ ALTA - RS / Sábado / 16 de Março de 2019 / EDIÇÃO N° 1015 - R$ 2,50

DIA INTERNACIONAL DA MULHER COMISSÃO EXECUTIVA

issuu.com/jornaloexpresso - E-mail: oexpresso@gmail.com - Rádio Online: www.oexpressonline.com.br

CONVITE

FENATRIGO PARTICIPA DA EXPODIRETO/COTRIJAL

A Coordenação da Capela São José, situada na Rua João Manoel 1142, convida para a Festa em honra ao Padroeiro São José. Dia 17 de março, Domingo, às 10h 30, Missa Festiva. Cartões a venda de: -Galeto: R$ 25,00 (10 pedaços) e Cucas - Sorteio da Ação entre Amigos

Bar do

Miguel

A

Comitiva da XV FENATRIGO esteve no dia 11, divulgando o evento na 20ª Expodireto/Cotrijal. O Presidente Cristian Zachow participou da Abertura Oficial da feira que contou com a presença do Vice-presidente da República General Mourão, Governador Eduardo Leite, Ministra da Agricultura Tereza Cristina, Senador Luis Carlos Heinze, entre outras autoridades. “Foi um momento muito especial participar da solenidade de abertura de uma feira tão importante para o nosso país, com a presença das maiores autoridades nacionais. Foi um marco na história da FENATRIGO. Por onde passamos fomos bem recebidos e também tivemos a oportunidade de realizar diversas entrevistas em veículos de comunicação do estado”, destacou Cristian. Na oportunidade foi entregue ao Governador Eduardo Leite o convite oficial da XV FENATRIGO e da Abertura Oficial do Plantio no Rio Grande do Sul, juntamente com uma cesta contendo um mimo da FENATRIGO, entregue pela Rainha Lavínia Brignoni.

”GRUPO HUMAITÁ”, CHEGAVA EM CRUZ ALTA NO ANO DE 1909

Fone: (55) 3326 3393 Celular: (55) 9917 9555

Presidente Vargas, 1189 PETISCOS Rua Esquina Marechal Floriano - Cruz Alta - RS

TELE ENTREGA

TORRES

Torre Turbo: Calabresa, Coração, Bacon, Carne, Queijo e Batata. Torre Moda da Casa: Batata, Filé, Calabresa, Coração, frango, Cebola, Pimentão, Orégano e Queijo Catupiri. Torre de Coração: Coração, Queijo e Batata. Torre de Queijo: Queijo e Batata.

. .

PANQUECAS

Carne, Quizado, Queijo, Orégano e Frango Catupiri. Brócolis e Queijo Catupiri.

.. .

Molho Branco e Catupiri. Chocolate Branco e Morango. Mussarela e Presunto.

Picadão da Casa: Queijo, Presunto, Ovo de Codorna, Azeitonas, Filé de Carne, Filé de Frango e Salame. Picadinho: Queijo, Azeitona, Presunto, Pepino e Ovo de Codorna.

PAG. 03

Filé Mignon: - à Parmegiana - Acebolado - à Milanesa

Filé de Frango: - à Milanesa e Grelhado

. ISCA DE TILÁPIA . CHOOP E

BEBIDAS GELADAS


2

2

O EXPRESSO

H

Sábado, 16 de Março de 2019

TREZENA EM HONRA A SANTO ANTÔNIO - 2019

oje, 16 de março, às 16 horas, na Capela do Asilo, inicia a Trezena em honra ao Padroeiro Santo Antônio. Com o lema: “ A maior de todas as virtudes é a Caridade (1Cor 13, 19) Dom Adelar Baruffi, Bispo Diocesano presidirá a Celebração sobre o tema: “Santo Antônio entendeu os sinais dos tempos pela prática da caridade.” Todos são convidados a participarem!

Cartas Cartas

P

EXTERMÍNIO DE ABELHAS

reocupante as mortes de abelhas causadas pelo uso excessivo e indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras do Brasil e do mundo. As novas diretrizes governamentais que buscam agradar os ruralistas e beneficiam as indústrias químicas com isenção de impostos sobre agrotóxicos comprometem o futuro da agricultura, a saúde da população e promovem o crescimento de doenças e pragas resistentes. O governo deveria fortalecer a Embrapa e institutos estaduais que promovem e buscam controle biológico de pragas em parceria com agricultura familiar gerando empregos e renda através de alimentos orgânicos e fortalecendo a saúde da população. Infelizmente nosso governo e seus patrocinadores trabalham visando o lucro a curto prazo e não se importam com as futuras gerações. Sem as abelhas teremos uma catástrofe generalizada de escassez de alimentos para humanos e animais e os maiores prejudicados serão justamente os agricultores que abusam dos agrotóxicos. Estamos brincando com nossa sobrevivência e temos pouco tempo para nos salvarmos, portanto, precisamos agir imediatamente.

Daniel Marques

Braga Soares, Brandão Drum e Advogados Associados

OAB / RS 5647 ADVOCACIA TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA

Rua João Manoel, 556 - Centro / CEP: 98005 - 170 Fones: (55) 3322.6715 / (55) 3324.4227 / (55) 9.9145.5477 - Cruz Alta - RS E-mail: lh.braga@bol.com.br / bragasoares.trabalhista@gmail.com


Sábado, 16 de Março de 2019

O EXPRESSO

29º GAC AP - GRUPO HUMAITÁ

No dia de 06 de março de 1909, o 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado,”Grupo Humaitá”, chegava à cidade de Cruz Alta, oriundo de Alegrete. Para marcar a data de chegada do Grupo Humaitá no município, comemorou-se no dia 14 de março uma cerimonia alusiva. A atividade contou com a chegada de um grupamento de militares com uniforme histórico embarcados em uma locomotiva pela mesma via férrea, onde desembarcou o 3° Regimento de Artilharia Montada (atual 29° GAC AP). A cerimônia também teve por objetivos, agradecer a comunidade cruzaltense a escolhida e divulgar a importância histórica da Organização Militar na defesa da Pátria, bem como em ações de apoio à sociedade. Prestigiaram o evento o General de Brigada Amadeu Martins Marto, Cmt da AD/3, autoridades civis e militares, integrantes da Reserva e comunidade em geral.

O EXPRESSO

VENDE-SE EXCELENTE CASA COM PONTO COMERCIAL, COM UMA LANCHERIA COMPLETA, FINO ACABAMENTO E SORVETERIA. RUA ASFALTADA CENTRAL 3 QUARTOS, 2 WC, GARAGEM PARA 2 CARROS, PISCINA, 2 SALAS E DEMAIS DEPENDÊNCIAS TERRENO 17,5X47. PREÇO EXCELETENTE ACEITA PROPOSTAS. LIGUE SE ESTIVER INTERESSADO. FONE:

(55) 991030663.

General Câmara, 665 3303-4222

SEGURANÇA NO CAMPO TEMA DE EXPOSIÇÃO NA EXPODIRETO

D

ebate realizado no Auditório da Produção destacou os avanços conquistados pelas delegacias especializadas no atendimento de produtores rurais Os crimes no campo estão em queda no Rio Grande do Sul. Dados do setor foram divulgados no ‘Debate Segurança no Campo’, realizado na tarde desta segunda-feira (11), no Auditório da Produção, da Expodireto Cotrijal. Os avanços foram conquistados devido a criação das Delegacias de Polícia Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab). Conforme o vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, hoje o Estado conta com Decrabs em Santiago, Cruz Alta e Bagé. E a quantidade vai aumentar. “Estamos estudando a criação de uma unidade em Uruguaiana. Já foi criada uma Decrab em Camaquã, mas ainda não foi instalada”, comenta o vice-governador. As Decrabs surgiram a partir das discussões iniciadas na Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Agropecuários (FPCCA), iniciada em agosto de 2017. As delegacias diferenciam-se por realizarem um trabalho integrado entre Polícia Civil, Brigada Militar, Vigilância Sanitária, Sindicatos Rurais, entre outros órgãos. As Decrabs surgiram em abril de 2018 e, “Nos últimos dez meses ocorreu uma redução de 30% nos crimes no campo. Comparando apenas os meses de janeiro de 2018 e 2019, a queda foi de 43%”.

33

A palavra Mensagem:

Dom Adelar Baruffi UM POVO MARCADO PELA CRUZ

N

o caminho quaresmal nos é recordado que somos um povo marcado pela cruz. Os encontros preparados pelo Regional Sul 3, para todas as Dioceses do Rio Grande do Sul, são motivados por esta perspectiva: “Junto à cruz, há esperança”. Ela nos ajuda a vivermos a fé com realismo, olhando para as cruzes que estão presentes na nossa vida e na vida do nosso povo, como nos pede a Campanha da Fraternidade. Também nos aponta para a esperança que é um raio de luz que parte da ressurreição. É com a certeza do Cristo vivo e ressuscitado que contemplamos o Crucificado. A Sagrada Escritura nos fala do povo de Deus, que durante a perseguição do faraó, no Egito, as portas das casas foram marcadas (cf. Ex 12,23) para que nenhum mal os atingisse. Era a marca da pertença ao povo e da proteção de Deus. No final da Sagrada Escritura, no livro do Apocalipse, estão presentes os que foram salvos pelo sangue do Cordeiro, marcados com o selo do Deus vivo (cf. Ap 7,3). Na liturgia da Igreja, a assinalação com a cruz faz parte dos ritos de iniciação cristã. É o sinal distintivo do cristão, para que “seguindo os passos de Cristo, conservem em sua vida a graça da vitória da cruz e a manifestem por palavras e gestos” (RICA). Ao fixarmos na porta de nossa casa a cruz de Cristo manifestamos publicamente nossa pertença à comunidade dos cristãos e nos dispomos a um caminho interior de conversão e renovação do nosso batismo em vista da celebração da Páscoa. Obviamente o essencial é o interior da família, seu convívio e a vida de cada membro, no desejo de crescer na santidade, mas não menos importante é o sinal exterior, que indica, numa sociedade cada vez mais secularizada, a presença de quem crê. Contemplar o crucificado tem o objetivo de internalizar as atitudes que moveram o Servo Sofredor (cf. Is 53,1-6) no seu amor e fidelidade até o fim. A cruz de Cristo em nossas casas e na nossa vida não quer trazer tristeza e sofrimento, mas nos recordar sempre da alegria, pois “por suas chagas nós fomos curados” (Is 53,5), manifestando a misericórdia e o perdão que supera todo pecado. Mas, também, indica a necessidade de fidelidade do batizado no seguimento de Cristo. Não é possível ser cristão morno, pois disse Jesus: “Se alguém quer ser meu discípulo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga” (Mt 16,24). Mas, sem dúvidas, é impossível olhar para o Crucificado e não vermos as cruzes de hoje. A cruz de Jesus se prolonga hoje “no grito sufocado das crianças impedidas de nascer e daquelas que não têm o direito de ter uma infância, uma família, uma instrução; que não podem brincar, cantar e sonhar; nas mulheres maltratadas, exploradas e abandonadas, despojadas e ignoradas na sua dignidade; nos olhos tristes dos jovens que veem suas esperanças de futuro serem arrebatadas por falta de instrução e trabalho digno; na angústia de rostos jovens que caem nas redes de pessoas sem escrúpulos, redes de exploração, criminalidade e abuso que se alimentam de suas vidas” (Papa Francisco, JMJ Panamá, 25/01/2019). Qual será nossa atitude diante do “selo de Deus” que recebemos no batismo e da cruz que marcamos a porta de nossas casas? Peçamos a Deus que nos livre da indiferença. “Queremos ser uma Igreja que apoia e acompanha, que sabe dizer: estou aqui, na vida e nas cruzes de tantos cristos que caminham ao nosso lado” (Francisco, 25/01/2019).


e e t u n m q e e a t s G e D

4

O EXPRESSO

DR ROBERTO BERWANGER DA SILVA esteve no Rio de Janeiro de 30 de setembro á 03 de outubro, aprimorando seus conhecimentos. O Médico Angiologista e Cirurgião Vascular, participou do XV congresso Panamericano de Cirurgia Vascular e V Congresso Panamericano de Feridas Crônicas.

A Comd. do Posto Médico Maj. ENEIDA, juntamente com as Senhoras Esposas de Militares e convidadas na solenidade Militar comemorativa dos 110 anos da Chegada do Grupo HUMAITÁ em nossa cidade.

Quinta-feira (14) o CMD. DO 29º GAC AP TEN CEL FÁBIO MARTINS DA SILVEIRA recepcionou os convidados no refeitório dos Oficiais pela passagem dos 110 anos, do Grupo HUMAITÁ.

Sábado, 16 de Março de 2019

Jantar de posse no Restaurante SUPREMO do Pres. da OAB Sec. de Cruz Alta, DRº JORGE MARCHEZAN JUNIOR. Na foto alguns colegas que prestigiaram o evento.

Familia DURIGON no Jantar da OAB

Advogados que marcaram presenças no jantar, juntamente com o “DECANO do Direito” DRº ALLAN BUENO PAIN e Familiares.


Sábado, 16 de Março de 2019

O EXPRESSO

CRUZ ALTA DIVULGA

5

CARNAVAL PARA A REGIÃO

MAMORARIA CRUZ ALTA

R

O

Jornal O Expresso, em visita à Marmoraria Cruz Alta, conversou com o casal proprietário GILBERTO e VERA AGERTT, há 13 anos no ramo e com vasto conhecimento na área de corte do mármore, material, design de peças , desenvolvendo trabalho para interiores como revestimentos em mármore de paredes, pias, balcões, escadas, além de jazigos. A família iniciou com um modesto estabelecimento e a medida que aumento a procura e solicitação dos serviços prestados. Houve a contratação de mais colaboradores, contando hoje com 9, já que a empresa trabalha com familiares: filhos, genro, sobrinhos, funcionários que atendem as necessidades de Cruz Alta e Região. Atualmente a empresa está ampliando as instalações onde os clientes terão um amplo espaço para estacionamento, para melhor desenvolver suas atividades e servir os clientes , deixando os visitantes satisfeitos e bem atendidos.

Vale a pena conferir: MARMOARIA CRUZ ALTA, Rua: Agnaldo Leal, 928.

epresentantes de diversos municípios da região estiveram reunidos em Victor Graeff na noite de segunda-feira (11), para a Assembleia do Comaja – Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí. O evento também contou com a presença do Presidente da Famurs e Prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin. Cruz Alta marcou presença e aproveitou a oportunidade para divulgar o Carnaval. A Secretária de Educação ELIZABETH FONTOURA DORNELES esteve representando o município, e ressaltou o quanto a cultura é importante em todos os aspectos. “O Carnaval tem uma raiz muito forte em Cruz Alta. Além disso é uma fonte de renda, de trabalho e de movimentação da cidade. Quem participa das festas fica mais feliz, e isso influencia diretamente na qualidade de vida das pessoas”, afirmou a secretária, que entregou o convite especialmente para o Presidente do COMAJA, Volmar Telles do Amaral. O prefeito CLÁUDIO AFONSO ALFLEN, anfitrião da assembleia, endossou a afirmação. “Nós constatamos que aqui em Victor Graeff a procura pelo posto de saúde diminui muito nos dias do Festival da Cuca com Linguiça”, destacou. A Assembleia também colocou em pauta assuntos como o relatório de atividades e prestação de contas do Comaja, aprovação da nova tabela de valores da saúde e o lançamento da segunda edição do Programa Viajando Pela Rota. Desde o ano passado, este projeto trabalha com os alunos do 4° ano a temática turismo. Participaram 12 municípios, totalizando 939 crianças e 51 escolas inscritas. Eles visitaram os principais pontos e roteiros turísticos dos seus municípios e a partir disso retrataram a experiência em desenhos que participaram de um concurso. A rede municipal de Cruz Alta teve dois alunos premiados na oportunidade, Luiz Felipe da Silva Nunes e Francisco Alvarez, ambos da EMEF Frederico Baiocchi. Nessa 2° edição o programa seguirá o mesmo formato, sendo que as escolas podem conferir o regulamento no site www.rotadasterrasencantadas.com. br. Na oportunidade as autoridades também foram convidadas a participar da abertura do 18° Festival Nacional da Cuca com Linguiça, evento tradicional do município de Victor Graeff.


6

O EXPRESSO

ANGELINO ROGERIO

angelinorogerio@terra.com.br

O massacre na escola de Suzano, na manhã de quarta-feira, abalou o estado de São Paulo e o País. E acendeu uma luz de alerta para o relacionamento frágil entre pais acomodados e filhos reclusos. Cassiana Tardivo, psicopedagoga paulista, escreveu esse belo texto, e nos convida a uma reflexão:

OS FILHOS DO QUARTO

“Antes perdíamos filhos nos rios, nos matos, nos mares, hoje temos perdido eles dentro do quarto! Quando brincavam nos quintais ouvíamos suas vozes, escutávamos suas fantasias e ao ouvi-los, mesmo à distância, sabíamos o que se passava em suas mentes. Quando entravam em casa não existia uma TV em cada quarto, nem dispositivos eletrônicos em suas mãos. Hoje não escutamos suas vozes, não ouvimos seus pensamentos e fantasias, as crianças estão ali, dentro de seus quartos, e por isso pensamos estarem em segurança. Quanta imaturidade a nossa. Agora ficam com seus fones de ouvido, trancados em seus mundos, construindo

seus saberes sem que saibamos o que é. Perdem literalmente a vida, ainda vivos em corpos, mas mortos em seus relacionamentos com seus pais, fechados num mundo global de tanta informação e estímulos, de modismos passageiros, que em nada contribuem para formação de crianças seguras e fortes para tomarem decisões moralmente corretas e de acordo com seus valores familiares. Dentro de seus quartos perdemos os filhos pois não sabem nem

mais quem são ou o que pensam suas famílias, já estão mortos de sua identidade familiar... Se tornam uma mistura de tudo aquilo pelo qual eles tem sido influenciados e pais nem sempre já sabem o que seus filhos são. Você hoje pode ler esse texto e amar, mandar para os amigos. Pode enxergar nele verdades e refletir. Tudo isso será excelente. Mas como Psicopedagoga tenho visto tantas famílias doentes com filhos mortos dentro do quarto, então faço você um

Sábado, 16 de Março de 2019

convite e, por favor aceite ! Convido você a tirar seu filho do quarto, do tablet, do celular, do computador, do fone de ouvido, convido você a comprar jogos de mesa, tabuleiros e ter filhos na sala, ao seu lado por no mínimo 2 dias estabelecidos na sua semana a noite (além do sábado e domingo). E jogue, divirta-se com eles, escute as vozes, as falas, os pensamentos e tenha a grande oportunidades de tê-los vivos, “dando trabalho” e que eles aprendam a viver em família, se sintam pertencentes no lar para que não precisem se aventurar nessas brincadeiras malucas para se sentirem alguém ou terem um pouco de adrenalina que antes tinham com as brincadeiras no quintal !”

Áries

21/03 a 20/04

Quando queremos que o outro acolha nossa forma de pensar, devemos nos mostrar compreensíveis, deixando de lado qualquer autoritarismo. É tempo de cativar as pessoas com sua generosidade. Touro

21/04 a 20/05

Hoje é o dia para retomar a conexão com suas metas e objetivos, e, caso não os tenha, aproveite para identificar o que te motiva nesse momento. É tempo de se sentir estimulado pelo que quer conquistar.

Gêmeos

21/05 a 20/06

Ser fiel às suas ideologias não significa que você não possa acrescentar ou atualizar crenças ultrapassadas, que não condizem com quem vem se tornando. É tempo de desapegar de antigas convicções.

Câncer

21/06 a 22/07

Enaltecer o prazer e a satisfação nas suas relações é fundamental agora, já que o amor e a afetividade estão por perto, pedindo mais espaço e atenção. É tempo de se permitir desfrutar de bons momentos.

Leão

23/07 a 22/08

Por maiores que sejam as suas ambições, lidar com elas de maneira clara e realista otimiza ainda mais a energia que você emprega para realizá-las. É tempo de simplificar o caminho rumo às suas vitórias.

Virgem

23/08 a 22/09

Nesse momento você tende a querer entender por completo aquilo que não pode ser explicado com palavras. Para isso é necessário abraçar a sua espiritualidade. É tempo de explorar as questões subjetivas.

Libra

23/09 a 22/10

Atentar somente às percepções e às informações que chegam até você pode não ser o suficiente quando são os sinais que querem guiar a sua jornada. É tempo de se conectar com a sua sabedoria intuitiva.

Escorpião

23/10 a 21/11

Se quiser encontrar um caminho que te aproxime da alegria e do contentamento, faça mais aquilo que ama. É tempo de acessar a verdade do seu coração para poder ter certeza do que te deixa feliz. 22/11 a 21/12 Sagitário Acreditar nas suas vitórias, mesmo quando elas parecem pouco prováveis, é a principal ferramenta para viabilizar o que almeja. É tempo de se reconectar com sua força e capacidade de superação. Capricórnio

22/12 a 20/01 Esse é um ciclo favorável para você se expressar em relação à sua sensibilidade, sentindo mais segurança para dialogar e solucionar as questões afetivas. É tempo de promover o entendimento nas relações.

Aquário

21/01 a 19/02

Voltar atrás em uma opinião não significa falta de posicionamento, pelo contrário, evidencia a busca pelo constante aperfeiçoamento. É tempo de se sentir livre para manifestar seus questionamentos.

Peixes

20/02 a 20/03

Aproveite o dia para descontrair e se distrair, desfrutando da companhia de bons amigos, que oferecem trocas leves e engrandecedoras. É tempo de renovar energias perto daqueles com quem se identifica.


7

O EXPRESSO

Sábado, 16 de Março de 2019

EDITAL DE LEILÃO E INTIMAÇÃO DIA: 29 de Março de 2019, às 14:30 Hs LOCAL: Átrio do Fórum de Cruz Alta/RS. JOÃO ANTONIO CARGNELUTTI, Leiloeiro Oficial, devidamente autorizado pela(o)s Exma(o)s. Sr(a)s. Dr(a)s. Juiz(a)s de Direito da Primeira Vara Cível, Segunda Vara Cível, Terceira Vara Cível e Juizado Especial Cível, da Comarca de Cruz Alta, VENDERÁ, em Público Leilão/Hasta, no dia, hora e local acima mencionados, os bens abaixo descritos, penhorados judicialmente: ITEM 01- Um automóvel VW/Parati CL, placa IDI-6025, renavam 583435653, 1988/1989, cinza, álcool, bateria avariada. R$ 6.000,00. Proc. 011/1.03.0002624-1. Estado do Rio Grande do Sul X Dejanir Lorenzon e Jerni Luiz Lorenzon. ITEM 02- Um terreno urbano, medindo 13,40m de frente a Av. Xavantes, ao Norte; e da frente ao fundo onde tem igual largura da frente, por um lado, ao Oeste, onde divide com Fagundes, o comprimento de 18m, e pelo outro lado, a Leste, com Pompílio Pires de Oliveira o comprimento de 19,05m, dividindo-se no fundo, ao Sul, com Sady Machado. Mat. 2.850. Sobre o respectivo terreno encontra-se construído um galpão de alvenaria com cobertura metálica, c/área de aprox. 197,50m², composto de cozinha, banheiro, depósito, sala escritório e área maior para depósito e uma plataforma de carga c/aprox. 78m², à Av. Xavantes, 1.080 (não averbados). R$ 185.000,00. Proc. 011/1.03.0001065-5. Estado do Rio Grande do Sul X Transportadora Keitel Ltda. Ônus: penhora também para Estado do Rio Grande do Sul, processo n° 20.683, 23171 e 22.225. Indisponibilidade de bens processo n° 011/1.03.0009376-3. ITEM 03- Um terreno na rua Cel. Pillar, n/c, quarteirão formado por mais as ruas Marechal Deodoro, Marechal Floriano e Duque de Caxias, c/421,80m², confrontando: ao Sul, mede 14,50m e faz frente para a mencionada rua Cel. Pillar, nos fundos, ao Norte, mede 14m e confronta com o imóvel de Irma Torres dos Santos; da frente aos fundos, em ambos os lados, mede 29,60m e confronta ao Leste, com imóvel de Lorete da Rocha Andrade; e, ao Oeste, confronta com imóveis de Iara Chagas do Vale, Mário Luiz P. da Silva e Ana Maria Mathias; a face Oeste deste imóvel fica afastada 26,40m da esquina com a rua Marechal Deodoro. Mat. 33.524. Sobre o respectivo terreno encontra-se construída uma residência de alvenaria, com área de 69,76m² (AV-2/33.524), com janelas e portas de ferro, cobertura de brasilit 04mm, forro de madeira e piso frio (cerâmica e lajota), em regular estado, localizada na rua Cel. Pillar, n° 1213, nesta cidade. R$ 110.000,00. Proc. 011/1.07.0007702-1. Município de Cruz Alta X Fabiana Bachio Dill; Érico Toledo Bachio e Carlos Roberto da Silva Fagundes. Ônus: penhora também para Município de Cruz Alta, processo n° 011/1.03.0003783-9. ITEM 04- Uma máquina de assar frangos, Center Frio, capacidade para 24 frangos, com 6 espetos rotativos, movido à gás, sem o botijão, comportas de vidro e revestido de inox, em bom estado. R$ 1.800,00. Proc. 011/1.16.0003155-9. Noroeste Bebidas Ltda X Marcos Paulo dos Anjos Avendano. ITEM 05- Um compressor de ar Schulz, modelo CSL-20 BR, série 3149095. R$ 2.000,00. Proc. 011/1.15.0005156-6. I. R. S. X S. L. S. ITEM 06- Um terreno urbano, c/13,40m de frente a Av. Xavantes, ao Norte; e da frente ao fundo onde tem igual largura da frente, por um lado, ao Oeste, onde divide com Fagundes, o comprimento de 18m, e pelo outro lado, a Leste, com Pompílio Pires de Oliveira o comprimento de 19,05m, dividindo-se no fundo, ao Sul, com Sady Machado. Mat. 2.850. Sobre o respectivo terreno encontra-se construído um galpão de alvenaria com cobertura metálica,

c/área de aprox. 197,50m², composto de cozinha, banheiro, depósito, sala escritório e área maior para depósito e uma plataforma de carga c/aprox. 78m², à Av. Xavantes, 1.080 (não averbados). R$ 270.000,00. Proc. 011/1.03.00093763. Estado do Rio Grande do Sul X Andre Luis Pires Keitel, Raimundo Keitel e Sueli Pires Keitel. Ônus: penhora também para Estado do Rio Grande do Sul, processo n° 23.172, 20.683 e 23171. ITEM 07- Um terreno sem benfeitorias, constituído de parte do lote n° 262, quadra R, do Loteamento denominado Condomínio Residencial Alvorada, zona urbana desta cidade, localizada no lado par da rua Abilio Rocha, no quarteirão formado por mais as ruas Giruá e Siqueira Borges, com a superfície de 176,81m², medindo 12m de frente para a rua Abilio Rocha, ao Nordeste; e, 11m de largura nos fundos, ao Sul , onde divide com parte remanescente do mesmo lote n° 262; da frente aos fundos, de um lado, a Leste, mede 14m e divide com o lote n° 263 e, do outro lado, ao Oeste, mede 16,75m e divide com o lote n° 261; a face Leste deste terreno fica afastada 40m do entroncamento com a rua Siqueira Borges. Mat. 27.116. R$ 20.000,00. Proc. 011/1.06.0007648-1 e apensos 011/1.14.0005264-1, 011/1.10.0006826-5. Município de Cruz Alta X Carlos Gomes dos Santos. Ônus: penhora também para Banco Itaú, processo n° 38.525; Banrisul S/A, processo n° 38.932; Luiza Ely Silva Agertt, processo n° 1325/95; INSS, processo n° 29.122, 29.080; Fazenda Nacional, processo n° 37.404, 37.403, 45.907, e 2005.71.16.000121-5, 2005.71.16002329-6; Estado do RGS, processo n° 25.810, 28.742; Gomercindo Fabricio de Oliveira, processo n° 41.081. ITEM 08- Um veículo VW/Kombi, placa CXU-0679, renavam 706291921, 1998/1999, branca. R$ 10.000,00. Proc. 011/1.17.0001713-2. Estado do Rio Grande do Sul X Companhia Industrial de Desenvolvimento Urbano de Cruz Alta – CIDUSA. ITEM 09- Uma fração de terras de cultura, sem benfeitorias, c/80.000m², constituída de parte do lote n° 68, da Fazenda Boa Vista do Incra, no distrito de Três Capões, localizado no interior de Boa Vista do Incra, confrontando: ao Norte, com lote n° 69; ao Sul, com o lote n° 67; ao Leste, com outra parte do mesmo lote n° 68; e, ao Oeste, também com outra parte do mesmo lote n° 68. Mat. 25.486 do CRI de Cruz Alta. R$ 336.000,00. Credora Hipotecária: Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Planalto Gaúcho. Proc. CP. 011/1.18.0002712-1. K. G. X A. F. A. ITEM 10- Um automóvel Renault/Sandero, placa IUT-2956, 2013/2014, prata, em boas condições de uso. R$ 28.000,00. Proc. 011/1.17.0003692-7. Estado do Rio Grande do Sul X Lisiane Librelotto Rubin. ITEM 11- Uma TV LG, 32”, tela plana, em funcionamento. R$ 800,00. Proc. CP. 011/3.18.0000300-6. Maria Aparecida Sena X Rosane Lese Corvalão. ITEM 12- A parte ideal de 33,33%, ou seja, 530.000,00m² sobre a fração de terras de cultura, contendo um galpão e uma pequena casa de moradia, com área total de 1.590.000,00m², situada entre a rodovia antiga que conduz ao Faxinal e Cambará, distrito da sede do Município de Cruz Alta, confrontando: ao Norte, com Edegar Rubin; ao Sul, com a rodovia antiga do DAER que conduz ao Faxinal – Ijuí; a Leste, por linha quebrada com terras de Valmor Antônio de Bortoli e Irineu José de Bortoli; e, ao Oeste, por linha quebrada, com terras de sucessores de David Ramos. Mat. 18.432. R$ 2.120.000,00. Condôminos: Nádia Roberta Quaini Bresolin e Eduardo Bresolin; Ricardo André Quaini. Proc. CP. 011/1.18.0004496-4. Cooperativa

de Crédito Rural de Sorriso – Sicredi Celeiro X Cristiano José Quaini; Alexandre Luiz Monegat e Andréia Pezzini Monegat. Ônus: Indisponibilidade de bens, processos n° 0000998-65.2015.5.23.0037, 0000827-74.2016.5.23.0037 e 0001241-09.2015. 5.23.0037. ITEM 13- Uma área de terrenos, toda ela com a largura de 30m e com a superfície de 9.000m², situada em zona urbana da cidade de Pejuçara, formando uma figura geométrica de esquadro, medindo e confrontando: ao Oeste, por um alinhamento reto, com a extensão de 155m, partindo de um ponto sobre uma rua em projeto com o qual faz frente ao Sul, e afastado 30m da linha divisória do terreno da Cooperativa Tritícola de Produtores Cruzaltenses Ltda, dividindo-se neste percurso, ao Oeste, com o remanescente dos terrenos de José Mastella; e, a Leste, com a propriedade da Cooperativa Tritícola dos Produtores Cruzaltenses Ltda; ao Norte, por uma linha de extensão de 144,20m, partindo da linha divisória Oeste, até alcançar a divisa com a propriedade do Clube São Luiz, dividindo-se com o imóvel de Renato Zamberlan e filhos; formando o imóvel descrito, uma faixa com 30m de largura entre o remanescente do imóvel dos vendedores e as faces Oeste e Norte, de propriedade da Cooperativa Tritícola de Produtores Cruzaltenses. Mat. 2.951 do CRI de Cruz Alta. Sobre o respectivo imóvel, encontra-se construído, sem averbação, as seguintes benfeitorias: Guarita junto ao portão de acesso, medindo 3 x 3,50m, totalizando 10,50m²; Prédio da balança para caminhões e escritório medindo 11 x 22m, e 4 x 7m, totalizando 270m²; Prédio da administração medindo 8 x 50m, totalizando 400m²; Um silo graneleiro metálico para 50.000 sacos de grãos; Dois secadores KW-35 e KW20, estando o último destes inoperante; Um silo graneleiro medindo 50 x 85m, totalizando 4.250m²; Um silo graneleiro medindo 33 x 60m, totalizando 1.980m²; Uma casa de alvenaria, medindo 9 x 12m, totalizando 108m² e Uma casa de alvenaria medindo 6 x 10m, totalizando 60m². R$ 2.153.631,30. Proc. 011/1.03.0009814-5. Petrobrás Distribuidora S/A X Cooperativa Tritícola de Produtores Cruzaltense Ltda, Benno Arns e Anna S. Arns. Ônus: penhora também para Refeicheque Administração Ltda, processo 59.154; Syngenta Proteção de Cultivos Ltda, processo n° 011/1.03.0002718-3. Caso não houver arrematantes pelo valor de avaliação, os bens serão vendidos a quem mais der inadmitido preço vil, no DIA 08 DE ABRIL DE 2019, no mesmo horário e local acima mencionados, de acordo com os artigos 885 e 891, § único do CPC. Nos processos em que o autor é UNIÃO e o INSS, quando autorizado, poderão os bens serem arrematados com a possibilidade de pagamento parcelado, nos termos da Portaria PGFN nº 79 de 03/02/2014, e nos demais processos, o parcelamento é possível, com 25% de entrada e o saldo garantido por caução idônea ou hipoteca nos termos do § 1º do art. 895 do CPC, por até 30 meses. Ficam os DEVEDORES E SEUS CÔNJUGES, se casados forem, bem como, condôminos, arrendatários, credores Hipotecários e Pignoratícios, demais partes e terceiros interessados, intimados pelo presente edital, para todos os atos aqui mencionados, caso encontram-se em lugar incerto e não sabido ou não venham a ser localizados pelo Sr. Oficial de Justiça, suprindo-se exigências contidas no art. 889, incisos e § único, do NCPC e Art. 596 e § 1º da CNJ. A comissão do Leiloeiro, 10% ou conforme arbitrado pelo Juízo, fica a cargo do arrematante, adjudicante ou remitente, conforme o caso.

Maiores informações fone 0XX (55) 3332-3684 ou 9963-2030 Home Page: http://www.cargneluttileiloes.com.br E-mail:joao@cargneluttileiloes.com.br Cruz Alta/RS, 17 de Janeiro de 2019. Drº Ralph Moraes Langanke Juiz de Direito

Dr° Sérgio Manduca Rosa Lopes Pretor

Drª Juliana Pasetti Borges João Antônio Cargnelutti Juíza de Direito Leiloeiro Oficial


8

O EXPRESSO

Sábado, 16 de Março de 2019

COPREL E CERILUZ CELEBRAM APROVAÇÃO

PARTICIPOU DA ASSINATURA, O GOVERNADOR DO ESTADO EDUARDO LEITE

N

a segunda-feira, dia 11 de março, na Expodireto, duas cooperativas de geração de energia assinaram um importante termo de aprovação de financiamento com o BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, para a construção de mais uma usina. A CGH Igrejinha é um empreendimento de intercooperação entre as cooperativas Coprel, de Ibirubá, que tem 41% de participação do projeto e a Ceriluz, de Ijuí, com 59%. Com a obtenção da Licença de Instalação (LI) ao final de 2017, já foi feita a aquisição de áreas de terras de proteção permanente (APP) e a cotação e definição dos equipamentos principais, como turbina e gerador. Outro importante passo foi a assinatura do financiamento. O valor total do empreendimento está estimado em R$ 30.255.560,00 e, 95,85% (R$ 29.000.000,00) será financiado pelo BRDE, com prazo de 240 meses. Participaram da assinatura, no stand do BRDE, o governador do RS, EDUARDO LEITE, o secretário do Meio Ambiente,

ARTUR LEMOS, a secretária de Relações Internacionais ANA AMÉLIA LEMOS, os presidente das cooperativas JÂNIO VITAL STEFANELLO (Coprel), ILOIR DE PAULI (Ceriluz), o presidente da Ocergs, VERGÍLIO FREDERICO PERIUS, o vice-presidente e diretor de Planejamento e Financeiro do BRDE, LUIZ CORREA, o presidente da Cotrijal, NEI CESAR MÂNICA e o prefeito de Boa Vista do Cadeado, FÁBIO BARASUOL. “Precisamos gerar negócios e parcerias que viabilizem os nossos sonhos, como este da CGH Igrejinha. Projeto importante não só para as cooperativas, mas para toda a região”, salienta o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello. Para o presidente da Ceriluz, Ilior de Pauli, “O Cooperativismo está se unindo para fazer a diferença em momentos de crise. E o apoio do BRDE é fundamental para alavancar mais esse empreendimento de geração de energia limpa. Um investimento que gera resultados na região onde será cons-

truído, com energia de qualidade, e retorno direto aos associados das cooperativas envolvidas”, conclui. O governador do RS, Eduardo Leite, reforçou em seu pronunciamento, que os ganhos do empreendimento são coletivos para a sociedade gaúcha, pois vai gerar emprego e arrecadação para o estado. “Vai movimentar a economia. Fico muito feliz em ver que duas cooperativas estão viabilizando um investimento importante para o setor energético do estado”. SOBRE O PROJETO: POTÊNCIA: 4,85 MW MUNICÍPIOS: BOA VISTA DO CADEADO / JÓIA – RS RIO: IJUIZINHO POTÊNCIA: 4,85MW QUEDA BRUTA: 18,45M DADOS TÉCNICOS DO FINANCIAMENTO: VALOR TOTAL DO PROJETO: R$ 30.255.560,00 VALOR TOTAL DO FINANCIAMENTO: R$ 29.000.000,00 (95,85%) PRAZO TOTAL DE FINANCIAMENTO: 240 MESES (20 ANOS) PERÍODO DO PROJETO: ABRIL/2019 ATÉ SETEMBRO/2020

Telefone: (55) 3324-4879 Email: constru_cad@hotmail.com Avenida Xavantes 660 - Boa Parada Cruz Alta - RS

DR. LUIZ PAULO MENDES ALMEIDA OAB/RS: 27.595

ADVOGADO Causas: Civeis, Criminalistas e Previdenciarias

(55) 3322-1840 /

(55) 99618-3568

Rua:Coronel Martins,669 Email:ipma@superig.com.br

Profile for JORNAL EXPRESSO

16 DE MARÇO DE 2019  

16 DE MARÇO DE 2019  

Advertisement