Page 1

REGIÃO DO MÉDIO TIETÊ REGIÃO DO MÉDIO TIETÊ

UM SENHOR JORNAL • www.jornaloeco.com.br • mail: oeco@jornaloeco.com.br • comercial@jornaloeco.com.br • telefone central (14) 3269.3311 • • LENÇÓIS PAULISTA, TERÇA-FEIRA, 20 DE DEZEMBRO DE 2011 • ANO 74 • EDIÇÃO Nº 6.920 •

R$ 1,00

Prefeitura quer novo almoxarifado FOTO: FERNANDA BENEDETTI/O ECO

Orçada em R$ 450 mil, área de 81 mil metros quadrados será comprada em 2012

BAIRROS

Saúde confirma caso de dengue em Lençóis

REGIÃO

Na sexta-feira 16, a equipe de Vigilância Epidemiológica de Lençóis Paulista confirmou o segundo caso autóctone de dengue em 2011. Trata-se de uma criança de 13 anos, do sexo masculino, moradora da Vila Contente. Segundo a médica Cristina Consolmagno Baptistella, coordenadora do serviço, uma equipe da Vigilância Epidemiológica determinou ontem, dia 19, por volta das 17h, a realização de um bloqueio no bairro, procurando novos casos semelhantes e eliminando criadouros do mosquito transmissor. Com essa confirmação, sobe para 18 o número de casos de dengue na cidade.

SACERDÓCIO

Monsenhor Carlos faz 15 anos de Lençóis A8

A5

Comércio aposta em semana quente de Natal A melhor data comercial, o Natal deve dizer, nos próximos dias, a que veio no ano de 2011. Em Lençóis Paulista, Agudos e Pederneiras, os comerciantes registram aumento nas vendas desde o final do mês passado, mas apostam nesta semana para conseguiros índices de crescimento previstos em até 15%. As promoções são boas ferramentas para temperar a atrativa temporada de compras de final de ano. A5

Vem verão, vem!

O verão chega às 3h30 da quinta-feira 22, trazendo tudo que se espera dele: temperatura alta e dias longos. A poucos dias da nova estação, a CPFL Paulista intensifica o megaprograma de manutenção para aumentar a eficiência de suas redes elétricas para enfrentar os temporais característicos da estação. A preocupação tem relação direta com a intensificação de chuvas acompanhadas de ventos chegam a passar dos 100 quilômetros por hora.

AGUDOS

Everton Octaviani forma nova CIPA

A3

FOTO: FERNANDA BENEDETTI/O ECO

TRÂNSITO

Está chegando

Acidente mata dois na rodovia Marechal Rondon

O pentacampeão Marcos, do Palmeiras, faz jogo beneficente em Lençóis Paulista no dia 30 de dezembro. A partida acontece às 16h, no estádio municipal Archangelo Brega, o Bregão. A entrada será trocada por alimentos não perecíveis, leite longa vida e isotônico que serão doados para entidades assistenciais.

Duas pessoas morreram no sábado 17, em um acidente no quilômetro 285 da rodovia Marechal Rondon (SP-300), pouco depois das 21h. Uma van atingiu a traseira de caminhão, ambos trafegavam no sentido Interior-Capital. Nelsino Alves da Silva Júnior, de 41 anos, e Elisângela Aparecida do Carmo, 33 anos, chegaram a ser socorridos no hospital da Unesp de Botucatu, mas não resistiram.

MACATUBA

Ladrões furtam carro no Centro da cidade

FOTO: CRISTIANO GUIRADO/O ECO

A cidade e suas luzes

Na noite de domingo 18, um Fiat Fiorino branco foi furtado no Centro de Macatuba. Segundo a Polícia Civil do município, o proprietário havia deixado o veículo estacionado em frente a sua casa por volta de 23h15 e, quando saiu, não o encontrou mais no local. Até o fechamento desta edição ninguém havia sido preso.

Opinião....................Página 2 Cidades ...................Página 3 Governo ..................Página 4 Regional .................Página 5

A6

A4

ÍNDICE

TEMPO Cultura.....................Página 6 CEM .........................Página 7 Social ......................Página 8

O ECO não circula na quinta-feira

Além do calor e das crianças em férias, outro ingrediente faz de dezembro um mês propício para passeios noturnos em Lençóis. A decoração natalina enfeita vários recantos da cidade e se torna verdadeiros pontos de visitação da noite lençoense. Reportagem do jornal O ECO traça roteiro do que ver para entrar no clima.

ESPORTES

Cecap é campeã na quadra de areia

MÍDIA

A4

TERÇA-FEIRA, 13/12 Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

33ºC 61% 18ºC UR 29%

QUARTA-FEIRA, 14/12 Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

30ºC 70% 20ºC UR 33%

ÁGUA NOVA - Marimbondo investe na água das piscinas

A7

CHORA, BEIJA FLOR Morreu, no sábado 17, o carnavalesco João Clemente Jorge Trinta, o Joãosinho Trinta. Aos 78 anos, ele estava internado em São Luís, no Maranhão. O carnavalesco conquistou uma série de títulos do carnaval carioca pela Beija Flor, com ousadia e enredo luxuosos.

Nas duas últimas semanas de 2011, O ECO suspende as edições da quinta-feira. O jornal deixa de circular depois de amanhã, dia 22, e na semana que vem, dia 29. A decisão foi tomada com base no calendário que reserva o período para as festas de final de ano. O jornal aproveita para adiantar os ajustes técnicos necessários para se adequar ao novo projeto gráfico e editorial. Em vigor desde 8 de dezembro, o novo formato vem causando atrasos na distribuição.

Horário de fechamento desta edição:

19h37


•O

A2

ECO • LENÇÓIS PAULISTA E REGIÃO, TERÇA-FEIRA, 20 DE DEZEMBRO DE 2011 • PARA PENSAR

• “É fundamental que a população faça as doações antes que as festas comecem para evitar a redução dos estoques de sangue também no início do próximo ano.”Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede do Estado de São Paulo

• “Não precisa correr tanto. Oque é seu, às mãos lhe há de vir...” Machado de Assis, romancista brasileiro

Hora de sustentar o discurso Também deve ser pesado o grau de influência, a repercussão que essa promessa pode causar na vida das pessoas. Lembre-se, alguém pode sempre ter uma meta baseada em algo que você garantiu. Talvez não por acaso, em plena sociedade da informação, o terceiro milênio vai entrando para a história como a era da descrença geral das pessoas nas pessoas. De qualquer forma, mais do que pés no chão – e a incrível capacidade de só prometer aquilo que pode ser cumprido –, para garantir o sucesso de uma meta estabelecida para o ano novoé preciso ter disciplina e foco no objetivo. Ano novo requer novas atitudes, não só na última semana de dezembro ou nos primeiros dias de janeiro. Até porque é só o calendário que muda de um mês para o outro. Quem precisa ou quer cumprir metas que melhorem sua vida, sua comunidade, pode começar seu próprio ano novo a qualquer tempo. Amanhã ou até mesmoagora.

Infidelidade partidária pode acabar em pizza

Terceira Coluna

Parar de fumar, parar de ser denunciado pelo Ministério Público, levar uma vida mais saudável e regrada nos bons costumes... Toda época de final de ano é a mesma coisa: balanço do ano que passou e uma lista de metas a serem cumpridas no ano que entra, atitudes com o famoso apelido de promessas de ano novo. Enquanto instrumento de registro da história – consequentemente, de várias promessas de ano novo –, O ECO se sente no direito de comentar esse curioso momento sóciocultural da humanidade. Invariavelmente, entre abril e maio, a proporção de promessas que já caíram por terra é imensa. É fundamental que, antes de prometer qualquer coisa a quem quer que seja – seja para uma comunidade, seja para si mesmo –, o autor da promessa tenha um plano de execução mais viável do que culpar os outros pelo fracasso. A premissa serve para qualquer autor, para qualquer promessa.

Levantamento realizado pela Procuradoria Geral Eleitoral mostra que, em São Paulo, 128 ações por infidelidade partidária foram ajuizadas apenas neste ano. Apesar da ação do Ministério Público Eleitoral para tentar coibir o troca-troca de partidos no Brasil, o procurador-geral Roberto Gurgel reconhece que o resultado pode ser tímido. Dos 2.293 casos de infidelidade que tramitaram ou tramitam no TSE, apenas um deputado perdeu o mandato. Na região, respondem por infidelidade os vereadores Nardeli da Silva (PSC), Adilson Sidney Bernardes (PMDB), Antonio Carlos Pedroso (PSDB) e Maria Antonia da Silva (PSD), a Tata.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Pluviosidade na região de Lençóis Paulista Sidney Aguiar é analista de meio ambiente

Uma vez educadora... A prefeita Bel Lorenzetti (PSDB) não se esquece de seu tempo escola. Especialmente do tempo que lecionava. Prova disso é a foto ao lado. Após participar de um evento, a prefeita ficou bem à vontade no meio da criançada.

Encerramento

O projeto

O encerramento do projeto educacional Maleta Mágica de Surpresa, da escola municipal Esperança de Oliveira, trouxe uma noite de autógrafos, marcando o fim do ano letivo.

Durante todo o transcorrer do ano letivo de 2011, diariamente eram escolhidos cinco livros de literatura infantil e colocados em uma maleta, a qual era levada diariamente por um aluno.

Magia Leitura

Composto por autorias e releituras, o livro foi produzido pelos alunos de 3º ano do ensino fundamental. Segundo a professora Suely de Jesus Medola, a atividade incentivou o prazer pela leitura.

O estudante tinha a possibilidade de ler todos os livros. Porém, apenas um era escolhido para a leitura no início da aula no dia seguinte.

Conhecimento Expressão

O aluno que ainda não conseguia ler, contava a história do livro escolhido para os demais colegas da classe por meio da observação das imagens ou do entendimento da narrativa lida em casa com a ajuda de um adulto.

“Ele integrou a família na prática e no desejo pela leitura, desenvolveu outras formas de expressão além da escrita, melhorou a oralidade, sanou timidez e reforçou o senso de responsabilidade”, acrescentou Suely.

PROCON O

S ITIV

O

As ações propostas pelo Ministério Público de Lençóis Paulista foram, de formas gerais, boaspara discutir o assunto e propor melhorias a fim de trabalhar, de forma preventiva, as questões das enchentes no intuito de evitar possíveis perdas decorrentes dessas catástrofes climáticas. Do ponto de vista estrutural, a cidade está preparada, poisalgumas pontes foram reforçadas nas suas encostas, que possibilitará uma maior segurança em casos extremos como ocorreu em 2011. As medidas de escoamento emergencial que foram implantadas na Vila Contente, região mais atingida pela última cheia, pode impedir que o efeito reverso das águas possa causar enchentes nessas áreas. Essas medidas que se tratam de uma estrutura de retenção e escoamento gradual das águas pluviais implantadas pelo poder público são dispositivos semelhantes aos dos piscinões, numa escala bem menor, que podem trazer resultados positivos em casos extremos de pluviosidade. Desde 2009, a região vem apresentando uma mesma média relativa de chuvas, isso significa um novo normal. Issorepresenta queessas condições tendem a ser normais a partir de agora. Vale ressaltar que, antigamente, essas enchentes eram absolutamente frequentes na nossa região e principalmente na região de Lençóis Paulista, com vários registros de enchentes da bacia do rio Lençóis. Um fator ambiental muito importante que deve ser consideradoé que esses grandes volumes de precipitação estão voltando a acorrer devido ao equilíbrio do ecossistema regional, através da forte presença de florestas, tanto nativas como comerciais na região, que contribuiu de forma positiva com uma maior taxa de evapotrans-

piração local, resultando no equilíbrio dos ciclos hidrológicos. Um fator negativo é que essas áreas onde hoje o rio Lençóis sofre transbordos já eram locais de escape de águas.O que aconteceu foi que essas áreas foram sendo urbanizadas e, hoje, o rio volta às suas características originais de transbordo. O grande problema no caso específico das cheias do rio Lençóis é a baixa profundidade da calha em alguns trechos urbanoscomo, por exemplo, nas proximidades do SAAE e nas zonas de convergência com outros canais, onde causam o estrangulamento das águas do rio Lençóis em casos de registro de extremas condições de precipitação e a urbanização ocorrida de forma irregular dentro das zonas de transbordo do rio ao longo de décadas. O rio Lençóis não suporta mais do que 100 milímetros por metro quadrado de escoamento para sua calha. Análisesrealizadas durante a última cheia em janeiro de 2011 mostraram que, com uma precipitação de 60 milímetros por metro quadrado durante três horas, com solo encharcado, o rio chegou bem próximo da sua capacidade máxima de reservação. Concluindo, a iniciativa privada fez e está fazendo sua parte, subsidiando recursos necessários para a prevenção dessas enchentes.O poder público também está agindo dentro daquilo que pode ser feito tanto na parte estrutural da cidade nas galerias de águas pluviais e no reforço da estrutura das pontes de ambos os rios de Lençóis Paulista.Agora a comunidade deve também fazer a sua parte, não jogando lixo nas ruas onde bloqueia o fluxo de águas dentro das galerias e tendo mais consciência sobre as questões ambientais. Ficamos na torcida para que as intensidades pluviométricas esperadas para os próximos meses sejam bem menores e que as chuvas não tragam nenhum tipo de prejuízo para a cidade.

P

Artigo 1

Editorial

Opinião

FRASE

O ECO O ECO O ECO O ECO

O Procom de Macatuba realiza hoje, às 14h, no Teatro Municipal uma reunião com comerciantes, vendedores ambulantes e clubes de serviço sobre a nova Lei Antiálcool. O evento tem o apoio da Prefeitura e da Vigilância Sanitária local. A iniciativa merece os parabéns e deveria ser repetida em outras cidades.

REGIÃO DO MÉDIO TIETÊ

EDITORA E JORNAL FOLHA POPULAR LTDA-ME DIRETOR RESPONSÁVEL: MOISÉS ROCHA REGISTROS CNPJ: 03.433.116/0001-02 - IE: 416.043.125.113 - ME Registrado no Cartório de Registro das Pessoas Jurídicas de Lençóis Paulista no Livro sob n° 004. / O ECO é registrado conforme Lei de Imprensa, pelo decreto 2322 de 20 de maio de 1940, com registro no DIP. JORNALISTA RESPONSÁVEL Conceição Giglioli Carpanezi - Mtb: 23.102

REDAÇÃO oeco@jornaloeco.com.br

ENDEREÇOS Rua Geraldo Pereira de Barros, 948, Centro, Lençóis Paulista, SP, CEP: 18680-020 FONE/FAX: Telefone: (14) 3269-3311 SITE: www.jornaloeco.com.br

COMERCIAL comercial@jornaloeco.com.br

ARTE arte@jornaloeco.com.br

FUNDADO EM 6 DE FEVEREIRO DE 1938 POR ALEXANDRE CHITTO

CIRCULAÇÃO REGIONAL - Agudos, Areiópolis, Borebi, Lençóis Paulista, Macatuba e Pederneiras Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião deste jornal IMPRESSÃO: Jornal da Cidade de Bauru Ltda. Bauru/SP - CNPJ 45.012.218/0001-02.


Cidades

O governador Geraldo Alckmin reuniu – no sábado 17, no Palácio dos Bandeirantes - todos os secretários e dirigentes de fundações, empresas e autarquias de seu governo. para uma avaliação de 2011.

“Esses mesmos fatos também configuram, em tese, crime de peculato. Portanto, estamos encaminhando cópia à Delegacia Seccional de Bauru, para que lá seja apurado o crime.” Daniel Passanezi Pegoraro, promotor de Justiça.

FOTO: CRISTIANO PACCOLA/O ECO

Rádio

Por Carlos Alberto Duarte | carlinhos@jornaloeco.com.br

DESBRAVADORES - A rodovia Onsy Matheus (SP-261) tem em suas margens vários acessos a propriedades e comunidades rurais. A foto ilustra o drama da família inteira que, a pé, usa o que deveria ser o acostamento como rota de tráfego.

TO R

ESPAÇ

O DO L

EI

Lençóis Luciano Macedo, João Farias, Nezão (patrono da Copa) e vereador Manezinho foram os responsáveis pela organização da quinta Copa Sport Shoes/O ECO/ Scarparo de Futebol de Areia – Troféu Carlos Alberto Ribeiro, o Nezão. O evento foi promovido pela Associação de Moradores de Bairro da Cecap/Fiesp em parceria com a Diretoria de Esportes e Recreação e Diretoria de Cultura.

FRASE

O

Agudos O prefeito Everton Octaviani deu posse aos novos membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), no dia 7. A reunião contou com a presença do vereador Glauco da Costa Ton (PMDB), o Batata, do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Luiz Henrique Danelon, do diretor do Sindicato, Carlos Alves e de Agnaldo Bizzo, engenheiro de Segurança do Trabalho e proprietário da empresa responsável pela realização do treinamento dos integrantes da CIPA. Segundo o técnico de segurança da Prefeitura de Agudos, Pedro Filho, a CIPA é uma ferramenta fundamental para a segurança do trabalho, contribui para o desenvolvimento das ações preventivas e medidas de controle visando à proteção individual e coletiva de todo o efetivo da Prefeitura. “Independentemente do setor de trabalho, a Segurança é um dever de todos”, disse. A comissão tem mandato de um ano

A3

BALANÇO 2011

G A TIV

N

E

O ECO • LENÇÓIS PAULISTA E REGIÃO, TERÇA-FEIRA, 20 DE DEZEMBRO DE 2011 •

PARTICIPE! - Este é o seu espaço, mande foto com cenas positivas ou negativas, sugestões, reclamações. Para o e-mail oeco@jornaloeco.com.br, com o número de seu telefone, autorização e RG. Jornal O Eco Prezado Moisés Rocha e equipe, é com muita alegria e satisfação que recebo o jornal O ECO com o seu novo projeto gráfico. Aproveito a oportunidade para parabenizá-lo, em nome de toda a equipe responsável por esta publicação diferenciada, dinâmica e em sintonia com o que acontece de mais relevante em Lençóis Paulista e toda a região. Desejo sucesso nesta nova etapa do jornal!

Deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP)

Desvio de finalidade O promotor de Justiça, Daniel Passanezi Pegoraro, relatou na ação de improbidade administrativa que apresentou contra o vereador Gumercindo Ticianelli Júnior (DEM), o assessor Legislativo, Anderson Burato, e o presidente da Casa, Ailton Rodrigues de Oliveira (PTB), o Juruna, “que o uso de veículo oficial com evidente desvio de função tem sido uma marca da atual legislatura”. No texto que despachou ao Judiciário, Pegoraro cita as oito ações apresentadas contra o vereador, ex-presidente da Câmara Municipal, Ismael de Assis Carlos (PSDB), o Formigão. O representante do Ministério Público prossegue em seus argumentos para a denúncia. “Pela própria justificativa apresentada pela Presidência da Câmara, já era possível antever a prática da ilegalidade e imoralidade no trato da coisa pública, posto que seria difícil imaginar interesse do Poder Legislativo Municipal em custear despesas com Seminário: Eleições 2012 – Marketing Político – Direito Eleitoral – Pesquisa Eeleitoral”. Em outro trecho, conclui que se serviram da coisa pública para tirar proveito e vantagem nas futuras eleições.

O representante do MP já está analisando os microfilmes dos cheques nominais ao ex-servidor Jonadabe José de Souza, que ele alega não ter endossado para que fossem descontados. O assunto é muito sério, já que falsificar assinatura é crime.

Ministério Público e Judiciário entram em recesso a partir de hoje em todo o país. A volta ao trabalho ocorrerá no dia 9 de janeiro, quando outras denúncias contra a Câmara Municipal de Lençóis Paulista poderão ser oficializadas.

O goleiro Marcos, do Palmeiras, gravou chamada de rádio para o jogo que fará em Lençóis Paulista no próximo dia 30 de dezembro, às 16h, no Bregão. Marcos está entusiasmado em rever os amigos e pediu a presença do público.


•O

A4 O príncipe saudita Alwaleed Nib Talal anunciou investimentos de US$ 300 milhões na rede social Twitter

Por Vitor Godinho | vitor@jornaloeco.com.br

Ciência & Tecnologia

Investimento de peso

R$ 146 MI PARA INVESTIR

Governo

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome repassa R$ 146 milhões para a Companhia Nacional de Abastecimento executar o Programa de Aquisição de Alimentos em 2011. O aditivo vai para compra de parte da produção do agricultor familiar de forma a formar estoques públicos para comercialização e doação.

LENÇÓIS

Bel prepara megadesapropriação para 2012 Fábricas de telas devem ter investimento de US$ 4 bi

Área de 81 mil m2 no Itamaraty foi declarada de interesse público e terreno deverá custar R$ 450 mil

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, disse neste sábado que o volume de investimentos para instalação de fábricas de telas sensíveis ao toque no Brasil deve passar de US$ 4 bilhões. A Foxconn, gigante taiwanesa de produção de displays, que monta os produtos da Apple, está negociando a instalação de duas fábricas no Brasil. Segundo Mercadante, seis Estados são candidatos a receber as fábricas: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Paraná.

LATIFUNDIÁRIA - Prefeitura negocia área para levar atual Almoxarifado (foto esquerda) para terreno que fica nos fundos da empresa Omi do Brasil

Rápidas

Vitor Godinho

• Em meio à guerra de patentes, a Samsung Electronics abriu quatro novas acusações contra a Apple na Alemanha. A Samsung acrescentou quatro processos relacionadas à tecnologia WCDMA para celulares 3G ao caso que tinha aberto em abril.

• O facebook disponibilizou a nova timeline primeiro para os usuários móveis de celulares Android. A empresa tornou acessível as novas funcionalidades da tela inicial na última sexta-feira. Usuários do iPhone terão que esperar .

Mundo virtual TOP3 - Twitter Trendind Topics Brasil 1# Djalma Beltrami – O ex-árbitro e comandante do 7º BPM (São Gonçalo) foi preso ontem durante operação da Polícia Civil. Ele é acusado de receber propina do tráfico de drogas. 2# Kim Jong – A morte do ditador norte-coreano Kim Jong chegou ao segundo lugar dos TTs na manhã de ontem. O filho assumiu seu lugar. Após o anúncio, a Correia do Norte realizou teste de mísseis. 3# ihatemondays – (Eu odeio as segundas-feiras) os tuiteiros aproveitaram a manhã de ontem para se manifestar de forma bem humorada.

Tempo

ECO • LENÇÓIS PAULISTA E REGIÃO, TERÇA-FEIRA, 20 DE DEZEMBRO DE 2011 •

TERÇA-FEIRA, 20/12

manhã

tarde

NASCER E PÔR-DO-SOL:

34ºC 19ºC

noite

0mm 0%

6h27

19h58

UR 70% 28%

Sol com algumas nuvens. Não chove. QUARTA-FEIRA, 21/12

manhã

tarde

NASCER E PÔR-DO-SOL:

34ºC 19ºC

noite

0mm 0%

6h27

19h59

Prefeitura de Lençóis Paulista prepara uma megadesapropriação de terra para o início de 2012. Na semana passada, uma área de 81 mil metros quadrados no Jardim Itamaraty foi declarada de utilidade pública. Esse foi o primeiro passo para a desapropriação que, segundo a diretora Administrativa da Prefeitura, Sílvia Gasparotto, deverá ocorrer entre janeiro e fevereiro de 2012. Segundo a diretora, a Prefeitura deverá investir R$ 450 mil para adquirir o terreno na parte alta do Jardim Itamaraty. A área deverá, no futuro, abrigar o novo almoxarifado, que hoje funciona ao lado da escola Virgílio Capoani, na rua José Paulino da Silva. A área a ser desocupada, a do atual Almoxarifado, deverá centralizar os serviços que hoje estão instalados em imóveis alugados em vários pontos da cidade. Para se ter uma ideia do tamanho da área, o imóvel a ser desapropriado representa – sozinho - 82,7% de todas as desapropriações que a Prefeitura promoveu entre 2009 e 2011. Nos últimos três anos, a Prefeitura comprou 98 mil metros quadrados, o equivalente a 12 Maracanãs. Esse cálculo ainda não inclui a nova aquisição. Se o terreno for somado às aquisições da Prefeitura, a área total saltaria para 179 mil metros quadrados, quase o mesmo que 22 Maracanãs. Segundo a diretora da Prefeitura, um dos objetivos da transferência do Almoxarifado do Centro da cidade para o novo local será a retirada do trânsito

A

MEGADESAPROPRIAÇÃO

A Prefeitura vai desapropriar uma área de

81 mil metros quadrados pelo valor de

R$ 450 mil

Nova área é o equivalente a

10 campos do Maracanã

Terreno equivale a 82% de todas as áreas compradas nos últimos 3 anos pela Prefeitura que, somadas, totalizam 98 mil metros quadrados IMÓVEIS ALUGADO

A Prefeitura de Lençóis tem 24 imóveis alugados para abrigar serviços. Ela gasta cerca de R$ 35 mil por mês, totalizando R$ 428 mil ao ano. Em quatro anos valor seria de R$ 1,7 milhão, o suficiente para construir uma creche

Acordo já foi firmado com a empresa Segundo a diretora Administrativa, Sílvia Gasparotto, as negociações já estão bem avançadas para a aquisição de um terreno de 81 mil metros quadrados no Jardim Itamaraty. A área pertence à Omi do Brasil – a Omi-Zillo – e a Prefeitura já conta com a anuência da empresa para concretizar o negócio. “Fizemos a declaração de área de utilidade pública para que a empresa tenha conhecimento e possa se programar e não faça intervenções na

área. Até fevereiro, a Prefeitura será feita a desapropriação de fato, com o depósito do valor e todos os procedimentos legais exigidos”, afirmou a diretora. “Isso já é uma coisa que está conversada, que já está pactuada e a empresa já concordou, inclusive”, frisou. O terreno faz fundo com a Omi do Brasil e está localizada na estrada municipal José Benedito Dalbén (LEP 40). Ela não terá acesso pela avenida Osaka, que fica no Jardim Itamaraty.

SEM SUFOCO Um dos objetivos da transferência do Almoxarifado do Centro da cidade para o novo local será a retirada do trânsito de máquinas pesadas da região

de máquinas pesadas da região. Outro objetivo é, futuramente, promover a centralização dos serviços oferecidos pela Prefeitura. “Temos um monte de serviços espalhados pela cidade precisando de uma centralização e não temos um local para construir. Além disso, o nosso Almoxarifado está abarrotado, ele não suporta mais a nossa frota. Então, houve a necessidade de adquirir um novo local para instalar o Setor de Motomeanização e onde será construída uma área administrativa”, adiantou Gasparotto. Em novembro, o jornal O ECO divulgou - com exclusividade - reportagem que mostrou que a Prefeitura gasta quase meio milhão por ano com o aluguel de imóveis para abrigar serviços que contam com atendimento ao público e de imóveis para abrigar equipamentos e depósitos. São 24 imóveis usados para esse fim, ao custo de R$ 35.715 mensais, totalizando R$ 428.580 por ano. Ao final de quatro, sem contar os reajustes contratuais, a Prefeitura gastaria R$ 1,7 milhão. O valor seria suficiente para construir, por exemplo, uma creche nos moldes da que foi realizada no Jardim Maria Luiza, que custou aproximadamente R$ 1 milhão.

UR 64% 34%

AREIA

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Grêmio Cecap vence União Primavera e fica com o título

FASES DA LUA DEZEMBRO

FOTO: CRISTIANO PACCOLA/O ECO

Fase Quarto Crescente Lua Cheia Quarto Minguante Lua Nova

Lençóis Paulista

300 Km São Paulo

PLACAS DO DIA EM SP E

Dia 02 10 17 24

Hora 06:52 11:36 21:48 15:06

PLACAS DE AMANHÃ E

3 4 5 6

João Rafael, Giló e Bibaia garantiram os 3 gols que deram o título à equipe Da redação

TELEFONES ÚTEIS - CÓDIGO 014 Polícia Militar

Corpo de Bombeiros

SAMU

190

192

193

Lençóis Paulista Conselho Tutelar ........ 3264-1438 Hosp N S da Piedade .. 3269-1033 Pref de Lençóis Pta .. 3269-7000

Borebi Conselho Tutelar ........9735-0602 Emerg Ambulância ..... 3267-1222 Pref de Borebi ............3267-8900

Agudos Conselho Tutelar ......... 3262-1162 Hospital de Agudos ... 3262-1444 Pref de Agudos ..........3262-8500

Macatuba Conselho Tutelar ........3298-3036 Santa Casa ................. 3298-9200 Ambulância............. 0800-7701192 Pref de Macatuba ..... 3298-9800

Areiópolis Conselho Tutelar ........3846-9912 Pederneiras Pronto Atendimento..3846-9908 Conselho Tutelar ........3284-6426 Pref de Areiópolis .....3846-9900 Santa Casa ..................3283-8380 Pref de Pederneiras .. 3283-9570

om gols de João Rafael, Giló e Bibaia, a equipe do Grêmio Cecap/Lutepel/Frigol bateu o União Primavera pelo placar de 3 a 2 e conquistou o bicampeonato da quinta Copa Sport Shoes/O ECO/Scarparo de Futebol de Areia – Troféu Carlos Alberto Ribeiro, o Nezão. Robson e José Rocha descontaram para o time da Primavera. Na disputa do terceiro lugar, a agremiação To-

C

BICAMPEÃO - Jogadores e comissão técnica do Grêmio Cecap festejam

cantins venceu o Milan por WO. A final aconteceu na tarde do domingo 18, no campo de areia da praça Maria Batista dos Santos, na Cecap/Fiesp. No

final, houve a cerimônia de entrega de troféus e medalhas para as três primeiras colocadas. O troféu de artilheiro ficou com o jogador Robson (União Prima-

vera), que marcou quatro gols. Robinho (também do Primavera) ficou o troféu de melhor goleiro. O Primavera conquistou ainda o troféu de equipe mais disciplinada. João Rafael (Grêmio Cecap) foi premiado com o troféu de melhor jogador da competição. Após a cerimônia de premiações, houve shows com o grupo de pagode Art’Manha e bandas de forró (Elielson e DJ Lúcio – Forrozão Pegada Quente) e Francinaldo & Nardinho. A Copa foi promovida pela Associação de Moradores de Bairro da Cecap/Fiesp em parceria com a Diretoria de Esportes e Recreação, Diretoria de Cultura e apoio do vereador Manoel dos Santos Silva (PSDB), o Manezinho.


Coluna semanal da Presidenta

O ECO • LENÇÓIS PAULISTA E REGIÃO, TERÇA-FEIRA, 20 DE DEZEMBRO DE 2011 •

A5 NATAL GORDUCHO

Regional

Projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo aponta que o comércio varejista brasileiro deve apresentar um crescimento de 5,8% neste Natal.

• Rosângela Boueri, 49 anos, dona de casa em São Paulo (SP) – Quando as mães deste país poderão dormir tranquilas e garantir que seus filhos fiquem seguros? Presidenta Dilma – Como mãe, eu compreendo as suas preocupações, Rosângela, e estou absolutamente empenhada em criar as condições para que todos os brasileiros tenham uma vida segura. Para isso, estamos atuando em várias frentes. Temos apoiado a instalação de UPPs no Rio de Janeiro, por exemplo, que permitem a retomada de territórios antes dominados pelo tráfico. Implantamos o Plano Estratégico de Fronteiras, com as Forças Armadas e as forças de segurança federais e estaduais operando juntas para evitar que drogas e armas cheguem às nossas cidades. Há duas semanas, lançamos o plano Crack, é possível vencer, um conjunto de ações para enfrentar o crack e outras drogas. A iniciativa, além de garantir o atendimento dos dependentes, vai fortalecer a prevenção e combate ao tráfico, com foco nas cracolândias. Nossas políticas voltadas para o crescimento e a geração de empregos, com aumentos reais dos salários, aliadas aos programas sociais, têm também um papel importante na segurança, ao garantir um país com mais justiça social. Quanto à educação, além da construção de 6 mil creches e pré-escolas, continuamos implantando escolas técnicas e universidades no interior e criamos o Pronatec, para oferecer oportunidades de educação profissional e qualificação a oito milhões de jovens e trabalhadores brasileiros. Essas são algumas iniciativas para garantir que tenhamos um país mais seguro e com mais harmonia. • Gilberto Ribas da Silva, 50 anos, agente educacional em Marechal Cândido Rondon (PR) – Por que, quando uma pessoa vai à Caixa para financiar a casa própria, ela tem que fazer um investimento, um seguro, ou abrir uma poupança? Presidenta Dilma – Para obter financiamento, o cliente da Caixa não precisa comprar seguros, cartão de crédito, fazer investimento, nem abrir caderneta de poupança. Embora a Caixa tenha todo interesse em vender seus produtos e serviços, a decisão de comprar é sempre uma opção do cliente. Caso essa orientação seja descumprida, Gilberto, o fato deve ser comunicado ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Pelo telefone 0800 726 0101, que funciona 24 horas por dia, de segunda a domingo, você pode registrar sua reclamação. Se nesta instância o seu caso não for resolvido, você deve entrar em contato com a Ouvidoria da Caixa pelo telefone 0800 725 7474, que funciona nos dias úteis, no horário comercial. Você receberá uma resposta no prazo máximo de 15 dias corridos. Um caso ou outro pode ser resolvido facilmente. A Caixa é e continuará sendo o principal instrumento do governo para viabilizar o acesso à moradia. Somente na segunda fase do Minha Casa Minha Vida, vamos investir, de 2011 a 2014, R$ 125,7 bilhões, dos quais R$ 72,6 bilhões serão subsídios para viabilizar a aquisição da casa própria pelas famílias de mais baixa renda. A Caixa desempenha papel fundamental na implementação do MCMV e também nos demais programas habitacionais do governo.

• Erno Walter Schmidt, 55 anos, agricultor em Navegantes (SC) – Na minha cidade, a cobertura de internet é boa, mas no Interior é fraca. A senhora acredita que teremos internet boa em todas as regiões? Presidenta Dilma – Erno, nosso governo está trabalhando a todo vapor para que a internet em banda larga esteja disponível em todos os municípios até 2014. Nossa meta é elevar para 60% o total de casas com acesso rápido à rede mundial de computadores. Hoje, apenas 27% dos domicílios têm internet. Já reduzimos à metade o preço médio das assinaturas, que antes era de R$ 70 e agora está em R$ 35, para uma velocidade de 1 megabit por segundo. Apenas Com o Programa Nacional de Banda Larga 27% dos e a participação da Telebras, vamos levar domicílios as conexões de internet para áreas mais (brasileiros) têm afastadas, para as cidades do interior do internet. Brasil, incluindo a Amazônia, onde as empresas de telefonia ainda não oferecem o serviço. Você é agricultor e, por isso, eu gostaria de dizer que vamos dar atenção especial também à questão da internet no campo. Em abril, a Anatel vai fazer um novo leilão para permitir que todas as áreas rurais do Brasil contem com serviços de telefonia e conexão à internet. Vamos, inclusive, conectar 100% das escolas rurais. Por último, quero destacar que a Anatel aprovou recentemente novas regras de qualidade para banda larga fixa e móvel. Agora, as empresas terão que oferecer conexões de internet com a velocidade efetivamente contratada. Envie perguntas você também à presidenta Dilma Rousseff para o endereço: regional.imprensa@presidencia.gov.br. As perguntas serão selecionadas pela assessoria de imprensa do Planalto.

ECONOMIA

Comércio aposta alto nos próximos dias Apesar de dezembro apresentar aquecimento nas vendas, os próximos dias são os mais esperados FOTO: CAROL FERREIRA/O ECO

Carol Ferreira

15% a mais que o ano anterior. “A expectativa é que haja um volume grande de vendas. Já registramos Natal é considerado a meum movimento maior desde o inílhor data em vendas. O cio do mês, mesmo porque a anteaquecimento da economia cipação do 13º dos servidores da começa ainda em novembro, Prefeitura injetou um bom dinheiquando as empresas pagam a priro no comércio”, aponta. Buganza meira parcela do 13º salário. Em salienta, no entanto, que muitos Lençóis Paulista, Agudos e Pederconsumidores deixam para reaneiras, os comerciantes já sentiram lizar as compras na última hora. um aumento nas vendas desde o fi“Sabemos que até às 18h no sábanal do mês passado, mas apostam do teremos vendas”, completa. nesta semana e esperam vendas Pederneiras também segue a que alavanquem os lucros e supetendência das cidades da região. rem o ano anterior em até 15%. O presidente da “A expecCDL (Câmara tativa é muito FRASE dos Dirigentes boa nesta se“Sabemos que até Lojistas), Miguel mana. Estamos às 18h no sábado Roberto Pertiesperando que teremos vendas” nhez, o Bebeto, as vendas suRicardo Delazari diz que é difíperem o ano Buganza, presidente cil calcular em passado e que da Acira (Associação números, mas sejam, no míniComercial e Industrial a expectativa mo, 5% maiode Agudos é grande para res”, afirma o o aumento das presidente da vendas em relação ao Natal anAcilpa (Associação Comercial e terior. “De uma forma geral, a Industrial de Lençóis Paulista), expectativa é crescimento e espeJosé Antonio Silva, o Neno. ramos uma evolução. Os comerEle atribui a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a linha branca como um dos fatores que alavancarão as vendas neste fim dia ano. “Isso aumenta o poder de compra dos Mesmo sabendo que deconsumidores. Além disso, esta é zembro é um mês que tradicioa semana onde as pessoas se envolnalmente apresenta aumento vem com o espírito natalino e tronas vendas, as associações cam muitos presentes”, completa. comerciais investem em atraNeno lembra que o comércio de tivos para os consumidores. Lençóis Paulista está fortalecido, Televisores, computadores, apresentando preços e produtos vales-compras, motos e até carcompetitivos, concentrando as ro são sorteados pelo comércio vendas deste período na cidade, da região. sem a necessidade de os consumiEm Lençóis Paulista sedores buscarem outros centros. rão sorteadas quatro motos e Os comerciantes de Agudos 20 vales-compras no valor de têm expectativas ainda maiores. R$ 500, dentro da campanha De acordo com o presidente da Acelere neste Natal. “Também Acira (Associação Comercial e Inapostamos na promoção para dustrial de Agudos), Ricardo Delazari Buganza, a intenção é vender

O

EM ALTA - Comércio espera melhores vendas nesta semana

ÍNDICE

Comércio regional já acusa aumento em até

15%

nas vendas de final de ano

ciantes já sentiram um aumento nos primeiros dias e o comércio já está um pouco mais aquecido em relação ao ano passado”, aponta.

Bebeto destaca que a entidade promove campanhas e parcerias para atrair mais clientes, fidelizando-os e criando o hábito de consumo no comércio local. HORÁRIO Para facilitar as compras, as lojas trabalham em horário estendido esta semana, ficando abertas até às 22h até a sexta-feira 23. No sábado, o comércio de Lençóis Paulista e Pederneiras funciona das 9h às 17h e, em Agudos, as lojas ficam abertas até às 18h.

Promoções contribuem para aumentar vendas

Fala Povo

Conversa com a Presidenta

Dilma Rousseff

aquecer as vendas”, informa o presidente da Acilpa (Associação Comercial e Industrial de Lençóis Paulista), José Antonio Silva, o Neno. Em Agudos, além dos prêmios já anunciados: 50 vales-compras de R$ 500 e duas motos, 25 lojistas doaram produtos, que incluem televisão e aparelho de som, para serem sorteados no dia 28, no Show de Prêmios Legal. “Serão sorteados mais 25 prêmios especiais, ofertados pelas lojas”, explica Ricardo Delazari Bu-

ganza, presidente da Acira (Associação Comercial e Industrial de Agudos). Os consumidores que comprarem nas lojas participantes do Natal Show em Pederneiras concorrem a um Ford KA, duas televisões de LCD 32’ e dois notebooks. “A promoção é uma forma de incentivar o consumo aqui. A CDL é a única entidade que faz promoção pelo comércio de Pederneiras. Através de campanhas e programas, para que o dinheiro fique na cidade”, destaca. (CF)

Você está gastando mais ou menos com as compras de Natal? “Este ano, gastei bem menos do que no ano passado. Os produtos estavam mais baratos. Acabei comprando muito mais.” Ana Caroline de Oliveira, estudante

“Não comprei nada, ainda, este ano. Mas não sei se gastarei mais ou menos. Com certeza, se for comprar, irei gastar bem mais do que o ano passado.” Lourival Feliciano da Silva, caldeireiro

“Gastei mais. Não em dinheiro, mas com presentes. O valor também subiu um pouco, não tem jeito. Todo ano sobe alguma coisa.” Valdir Aparecido Assis, motorista

PREJUÍZO

Consumidor brasileiro é vítima de tentativa de fraude a cada 17 segundos Pesquisa da Serasa mostra que foram registradas 1,54 milhão de tentativas entre janeiro e outubro Da Redação cada 17 segundos, um consumidor brasileiro é vítima de tentativa da fraude conhecida como roubo de identidade. É o típico caso em que criminosos usam dados pessoais de vítimas para obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos ou realizar um negócio sob falsidade ideológica. Segundo osindicadores da Serasa Experian, de janeiro a outubro deste ano foram registradas 1,54 milhão de tentativas de fraudes como essa

A

no país. Se todas tivessem sido realizadas, o prejuízo total estimado seria de R$ 5,7 bilhões no período. O indicador Serasa é o resultado do cruzamento de três conjuntos de informações: total de consultas mensais a CPFs, estimativa de risco de fraude e valor médio das que ocorreram. Se analisados os segmentos de consumo, o setor de serviços é o que lidera as tentativas de fraude, com 34% do total, seguido por bancos e financeiras (28%), telefonia (22%), varejo (13%) e outros (2%). Os dados mostram também

que estão mais suscetíveis às fraudes os consumidores que tiveram seus documentos roubados. Com apenas uma carteira de identidade ou um CPF nas mãos de golpistas, dobra a probabilidade de ser vítima de uma fraude. PRECAUÇÃO A pesquisa mostra a importância de o consumidor adotar cuidados simples em seu dia a dia: não dar informações pessoais a terceiros, evitar participar de sorteios e promoções que exijam essas informações, não abrir e-mails que não

conhece, ter um antivírus atualizado no computador, entre outros. Quando for vítima de roubo, perda ou extravio de documentos, a primeira medida a ser tomada é fazer um boletim de ocorrência. Depois, é possível cadastrar a ocorrência gratuitamente na base de dados da Serasa Experian (http://www. serasaexperian.com.br/servicos/ cadastro/como_cadastrar_documentos.htm). Assim, sempre que ele for consultado, o concedente de crédito saberá que se trata de um documento roubado e terá mais cuidado ao fechar um negócio.


•O

A6

ECO • LENÇÓIS PAULISTA E REGIÃO, TERÇA-FEIRA, 20 DE DEZEMBRO DE 2011 • LÁ VEM CHEGANDO O VERÃO Depois de amanhã, dia 22, chega oficialmente o verão para o hemisfério sul do planeta, quando a luz solar incide mais diretamente sobre a superfície da terra e eleva a temperatura. A dica dos especialistas é para consumir mais líquidos.

Cultura FIM DE ANO

Decoração de Natal esbanja criatividade Luzes, presépios e reciclados fazem a festa da decoração de Natal em Lençóis Paulista e FOTOS: FERNANDA BENEDETTI/O ECO

Fernanda Benedetti uzes, enfeites de sino, bolas, presépios, Papai Noel e principalmente, criatividade, muita criatividade. Esse é o resumo dos ingredientes para a decoração de Natal em Lençóis Paulista. Desde o começo do mês, a noite lençoense exibe um colorido especial trazido pelos enfeites natalinos. As noites quentes deste quase verão – que começa na quinta-feira 22, são convites para sair de casa com a família. O comércio fica aberto até

L

22h, aumentando a possibilidade de percorrer o circuito cultural natalino, visitar as lojase aproveitar para tomar um sorvete com a família. Tudo isso torna dezembro um período ainda mais convidativo para o passeio noturno. Com isso, os pontos mais decorados da cidade se tornam verdadeiros locais de visitação. Os prédios mais decorados são os estabelecimentos comerciais e alguns prédios da Prefeitura. Já as casas não entraram muito no espírito natalino este ano. Poucas são as decorações pela cidade.

EDITAL DE CASAMENTO EDITAL DE PROCLAMAS Nº 4.125 PRISCILA CORRÊA, OFICIAL do Registro Civil das Pessoas Naturais da sede do município e comarca de Macatuba, Estado de São Paulo. Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram documentos exigidos pelo artigo 1.525, itens I, III e IV do Código Civil Brasileiro // ROGÉRIO ANTONIO LIMA e ANA KEILA RUIS PEDROSO //. Ele, natural de Piraju/SP, nascido aos 30 de março de 1982, auxiliar de produção, solteiro, domiciliado à Rua Holanda, n° 1-64, Cohab V, Macatuba/SP, filho de ANTENOR LIMA e de dona TERESA DONIZETI VICENTE LIMA. Ela, natural de Macatuba/SP, nascida aos 04 de setembro de 1994, costureira, solteira, domiciliada à Rua Holanda, n° 1-64, Cohab V, Macatuba/SP, filha de VILMA DE FÁTIMA RUIS PEDROSO. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Macatuba - SP, 14 de dezembro de 2011. Priscila Corrêa Oficial

EDITAL DE PROCLAMAS Nº 4.124 PRISCILA CORRÊA, OFICIAL do Registro Civil das Pessoas Naturais da sede do município e comarca de Macatuba, Estado de São Paulo. Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram documentos exigidos pelo artigo 1.525, itens I, III e IV do Código Civil Brasileiro // ADALBERTO FRANCISCO PERUSIN e GISLAINE SIMÕES DONATO //. Ele, natural de Macatuba/SP, nascido aos 05 de novembro de 1992, açogueiro, solteiro, domiciliado à Rua José Cruzerá, n° 265, Jardim Planalto, Macatuba/SP, filho de ADALBERTO CARLOS PERUSIN e LUZIA ADRIANA FRANCISCO PERUSIN. Ela, natural de Macatuba/SP, nascida aos 14 de janeiro de 1990, balconista, solteira, domiciliada à Rua José Cruzerá, n° 265, Jardim Planalto, Macatuba/SP, filha de ANIVALDO SIMÕES DONATO e MARIA ALBANI FELIX DONATO. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Macatuba - SP, 14 de dezembro de 2011. Priscila Corrêa Oficial

EDITAL DE PROCLAMAS Nº 4.127 PRISCILA CORRÊA, OFICIAL do Registro Civil das Pessoas Naturais da sede do município e comarca de Macatuba, Estado de São Paulo. Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram documentos exigidos pelo artigo 1.525, itens I, III e IV do Código Civil Brasileiro // EDSON APARECIDO ANDRÉ e KEITE MAYARA DO AMARAL //. Ele, natural de Piratininga/SP, nascido aos 25 de agosto de 1985, montador de andaime, solteiro, domiciliado à Rua Étore Medola, n° 2-13, Jardim Bocayuva, na cidade de Macatuba, Estado de São Paulo, filho de JAIR ANDRÉ e CELIA APARECIDA SEVERINO ANDRÉ. Ela, natural de Macatuba/SP, nascida aos 06 de março de 1991, costureira, solteira, domiciliada à Rua Étore Medola, n° 2-13, Jardim Bocayuva, Macatuba/SP, filha de EDEWALDO DO AMARAL e ELIANA RODRIGUES. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Macatuba - SP, 19 de dezembro de 2011. Priscila Corrêa Oficial

EDITAL DE PROCLAMAS Nº 4.126 PRISCILA CORRÊA, OFICIAL do Registro Civil das Pessoas Naturais da sede do município e comarca de Macatuba, Estado de São Paulo. Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram documentos exigidos pelo artigo 1.525, itens I, III e IV do Código Civil Brasileiro // FLÁVIO PINHEIRO DE FREITAS e EMILENE MARIA LOPES //. Ele, natural de Macatuba/SP, nascido aos 21 de fevereiro de 1978, operador de utilidades, solteiro, domiciliado à Rua Joaquim Franco da Rocha, n° 6-19, Jardim Capri, Macatuba/SP, filho de VICENTE PINHEIRO DE FREITAS e GUIOMAR DE FÁTIMA GODOY DE FREITAS. Ela, natural de Piracicaba/SP, nascida aos 12 de setembro de 1976, costureira, solteira, domiciliada à Rua Joaquim Franco da Rocha, n° 6-19, Jardim Capri, Macatuba/SP, filha de OSVALDO LOPES e ANGELINA DA SILVA LOPES. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Macatuba - SP, 16 de dezembro de 2011. Priscila Corrêa Oficial

A CIDADE E SUAS LUZES - Em clima de Natal, noite lençoense ganha uma série de pontos de visitação

ROTEIRO DAS LUZES

Parque do Povo

Facilpa

Caminhar no Parque do Povo de noite tem uma atração a mais, a decoração de Natal, que alegra os olhos .

A ARLP (Associação Rural de Lençóis Paulista) aproveitou o recinto de exposições José Oliveira Prado e montou um presépio com ovelhas vivas. O local fica aberto das 8h às 22h, todos os dias.

Prefeitura

Quem passa pela avenida Brasil, esquina com a rua Pedro Natálio Lorenzetti, é possível ver toda área externa do Paço Municipal decorada com materiais reciclados, que deram origem ao presépio com José, Maria e o Menino Jesus. Logo adiante, as árvores com bolas coloridas enfeitam a via.

Santuário da Piedade

Concha Acústica

O Santuário Nossa Senhora da Piedade montou um presépio na escadaria.

A Concha Acústica, com suas várias árvores de Natal, chama a atenção, preparando o clima para quem chega para visitar a casinha do Papai Noel das 19h às 21h.

Prédio

Na rua Geraldo Pereira de Barros, o Edifício Beta se destaca pela decoração.

É fácil! É grátis! Nome: Cidade: Texto do classificado:

DECLARAÇÃO DE EXTRAVIO DE DOCUMENTOS A empresa Polimix Concreto Ltda., inscrita no CNPJ sob o nº 29.067.113/0142-27, estabelecida à R: Africa, 284 - Distrito Industrial na cidade de Lençóis Paulista - SP, declara para os devidos fins que, na data de 18/12/2010 foi extraviada a Nota Fiscal de Fatura nº 015582 de Serie G.

RG: Fone:

O classificado não deverá ultrapassar o número de linhas deste cupom. Todos os campos são obrigatórios. Será permitido um (1) texto, aos sábados. Não serão publicados, a critério do jornal, classificados com dados insuficientes ou de conteúdos duvidosos. A promoção não é válida através de telefone.

Recorte o cupom e entregue na recepção do Jornal O Eco, na rua Geraldo Pereira de Barros, Nº. 948, Centro, Lençóis Paulista, CEP 18680-020


O ECO • LENÇÓIS PAULISTA E REGIÃO, TERÇA-FEIRA, 20 DE DEZEMBRO DE 2011 •

A7

MARIMBONDO ACONTECE • TERÇA-FEIRA, 20 DE DEZEMBRO DE 2011 • EDIÇÃO Nº 8

MarimbondoAcontece CLUBE ESPORTIVO MARIMBONDO • AVENIDA BRASIL, 1039 • TELEFONE (14) 3263-0314 • LENÇÓIS PAULISTA -SP • WWW.CLUBEMARIMBONDO.COM.BR

Água mais límpida e mais barata Em fase de testes, novo tratamento melhora água e reduz custos de manutenção Está em fase de testes um novo sistema de tratamento da água das piscinas que, depois de implantado, promete reduzir bastante os custos de manutenção. Há cerca de 40 dias, o cloro orgânico – mais estável e de manuseio mais simples – vem substituindo o cloro inorgânico e o cobre, que eram usados na manutenção das piscinas aquecidas. Segundo o químico responsável, Valério Ceschini, tudo começou com uma reclamação do associado por conta da cor da água das piscinas aquecidas. “Além de ter um custo mensal alto, o sistema de ionização deixava a água um pouco turva e manchava unhas e cabelos”, afirmou. Ele explica a necessidade do cobre para evitar danos à estrutura da piscina coberta. “Por ser uma piscina coberta e aquecida, se não for controlado, o cloro pode afetar a estrutura metálica”, afirmou Ceschini. “Adaptamos um dosador de cloro e estamos utilizando uma dosagem mínima permitida

por lei, mas suficiente para manter a água límpida e desinfetada”, concluiu. PARQUE AQUÁTICO As piscinas do parque aquático também estão em fase de mudanças no sistema de tratamento de água. Segundo Ceschini, estão testados dosadores para uso de cloro orgânico em substituição ao cloro inorgânico. O químico responsável aponta outras vantagens da utilização do novo produto, além de maior estabilidade e controle do residual de cloro, melhora-se a transparência e espera-se uma significativa redução dos custos de tratamento. “Também diminuirá riscos ergonômicos aos funcionários, devido à eliminação da necessidade do transporte de bombonas pesadas de cloro liquido. Além de reduzir riscos ambientais através de derramamentos e estocagem, há vantagens também de reduzir os custos indiretos dos outros produtos utilizados no tratamento”, completa.

MAIS LÍMPIDA Em fase de testes, novo sistema de tratamento melhora água da piscina coberta

ECOLÓGICA Também em fase de testes no parque aquático, cloro orgânico é mais estável e custa menos

Tênis de mesa

Marimbondo participa da 8ª etapa do campeonato da Federação Paulista No final de novembro, a equipe de Tenis de Mesa do Clube Esportivo Marimbondo – treinada pelo professor Antonio Roque Guarido – compôs a delegação lençoense chefiada pela Diretoria de Esportes e Recreação que participou da 8ª Etapa do Campeonato de Tenis de mesa da Federação Paulista. Embora seja um trabalho recente (tem cerca de seis meses de atividades), a escolinha conta aproximadamente 40 alunos em várias faixas etárias. “A garotada me surpreendeu com esses resultados”, disse Roque. “Como ainda não tínhamos

participado de competições desse porte, não era possível fazer uma avaliação mais profunda do nosso trabalho, mas já deu para avaliar que estamos no caminho certo”, continua. Na categoria Pré Mirim, Carlos Eduardo Almeida foi campeão com Vitor Fuganholi em segundo lugar. Na mesma categoria, JoãoPedro Marçal ficou em 5º lugar. Tiveram também boa participação, Vinicius Campanholi, João Otavio,Wiliam Caserta, Lucas Giacometti , Cassiano Franco da Silva. O próprio professor Roque que ficou em segundo lugar na categoria Adulto Master.

REPAGINADA O Marimbondo investe para deixar a academia cada vez melhor para seus associados. Em 2011, as bicicletas ergométricas foram trocadas e o local ganhou um ponto de TV por assinatura. Agora a diretoria trabalha na troca de pisos e pintura. A reabertura está prevista para a primeira semana de janeiro.


•O

A8

ECO • LENÇÓIS PAULISTA E REGIÃO, TERÇA-FEIRA, 20 DE DEZEMBRO DE 2011 •

Sociedade

FORMANDOS Os alunos do nono ano do Colégio São José festejam o fim de mais um ciclo educacional. parabéns de todos os familiares e também de toda equipe da escola. Sucesso!

REGIÃO DO MÉDIO TIETÊ

Bodas de cristal

De letra FOTO ARQUIVO: CRISTIANO PACCOLA/O ECO

Na quinta-feira 22, a comunidade católica do Centro celebra missa em ação de graças pelos 15 anos de trabalho pastoral do monsenhor Carlos José Oliveira em Lençóis Paulista. O líder religioso é responsável por profundas transformações na vida da Paróquia, incluindo a elevação da Igreja Matriz para a condição de Santuário Arquidiocesano.

“Deixei de ser só profissional quando recusei os milhões do Arsenal para jogar a Série B. Ali, já falei com o coração.” Essa e outras declarações marcantes do goleiro Marcos estão em “São Marcos de Palestra Itália”, livro publicado pela Realejo Edições e que chega às principais livrarias do país em dezembro. No dia 30, ele faz jogo em Lençóis.

NEGÓCIOS

FOTO: DIVULGAÇÃO

• Equipe de talento A Esfera Produções trabalha com produção de anúncio publicitários para TV, produção de DVDs artísticos e vídeos institucionais de alta qualidade. A equipe de profissionais é composta por profissionais especializados em TV Digital, editoração de DVD (navegação), cinegrafia e edição, iluminação, animação gráfica 2D em After Effects e 3D, pré e pósprodução de áudio, locução e redação publicitária.

1

FOTO: FOTO CARLOS

BEBÊS

FOTO: FOTO CARLOS

3

1 Chicão entrega o troféu de artilheiro para Robson (União Primavera), da Copa de Futebol de Areia 2 Gê (União Primavera) recebe de Jonadabe o troféu de vice-campeão 3 Tancredo (Tocantins) com o troféu de terceiro lugar e Mita, o campeão 4 Robinho (União Primavera) recebe o troféu de melhor goleiro 5 Clebinho (União Primavera): equipe disciplinada 6 João Rafael (Grêmio Cecap) melhor jogador da Copa de Areia

• Em clima de festas natalinas, Ana Clara comemora seis meses.

• O pequeno Miguel veio ao mundo no dia 13 de dezembro. Muita saúde.

4

5

FOTO: STUDIO A

ANIVERSÁRIOS

2

• Chopp Glarus A Chopp Glarus é o lugar certo para fazer as festas de fim de ano. Com serviços de aluguel de mesas, cadeiras, barril de chopp, venda de carvão, gelo, refrigerantes, tinas de gelo para bebidas, toquinhos para churrasqueiras e fornos de pizza, pingo bier e energéticos. Tudo para a sua festa acontecer.

• Maria Eduarda aniversariou dia 17, ao lado dos pais Rita e Fabiano. Felicidades.

6

FOTO: DIVULGAÇÃO

• Enzo Basso completa 91 anos hoje. A família e os amigos desejam alegrias.

Edição Digital, Jornal O ECO, terça-feira, 20 de dezembro de 2011  

Edição digital

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you