Issuu on Google+

| São João da Barra | terça-feira, 29 de outubro de 2013

Esportes

São João da Barra/RJ | terça-feira, 29 de outubro de 2013 | Ano 01 | Número 125 | www.odiariodecampos.com.br/saojoaodabarra |

A-PDF Merger DEMO : Purchase from www.A-PDF.com to remove the watermark

Amador entra na terceira rodada Vasco enfrenta a equipe do Açu a partir das 20h30 no Estádio Municipal de SJB Fabio Menezes-ASCOM ECSJB

Da Assessoria Com a conclusão da segunda rodada na última quinta-feira (24), quando o Grussaí derrotou a Chatuba por 3 a 2, o campeonato amador de São João da Barra chegou à marca de 46 gols em 10 partidas e um quadro de igualdade nas duas pontas da tábua de classificação. No Grupo A, a Portuguesa lidera com quatro pontos em dois jogos, seguida de perto por Degredo e Sanjoanense, ambos com três pontos, sendo que o time da sede já tem duas partidas computadas. Nesta chave, Barcelos, bicampeão, tem um ponto em um jogo, e Cazumbá, em dois jogos, ainda não somou ponto. No Grupo B, Açu (do técnico Marquinho) e Fluminense estão na frente com seis pontos em duas partidas, seguidos por Vasco e Grussaí com três, sendo que a representação de Atafona disputou duas partidas. Chatuba e Palmeiras ainda não pontuaram, mas seguem com chances de avançar à fase semifinal do certame. Pela terceira rodada, que teve a partida entre Sanjoanense e Barcelos interrompida pelo árbitro Neilton Mendes aos 24 minutos da etapa final, na última sexta-feira (25), no Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá, jogarão Vasco x Açu, hoje (29), às 20h30; Degredo x Portuguesa, na quinta (31); Palmeiras x Chatuba no dia seguinte e, na conclusão, Grussaí x Fluminense, na terça-feira (5 de novembro).

isaías fernandes

8

nova pesquisa mantém garotinho na liderança pelo governo do estado

São João da Barra

• colunão P•2 divulgação

MAIOR CALOTE DA AMÉRICA LATINA PODE CUSTAR A OGX

portuguesa entra em campo amanhã para enfrentar o time do Degredo, a partir das 20h30, no Estádio Municipal Açu, Fluminense e Degredo são os únicos times com cem por cento de aproveitamento no certame e, assim como a Portuguesa, não conheceram derrota até o momento, enquanto Palmeiras, Cazumbá e Chatuba ainda não pontuaram. Em termos ofensivos, Açu tem o melhor ataque ao balançar as redes em doze ocasiões, enquanto o Vasco só marcou

um gol no campeonato. Degredo ainda não teve sua meta vazada e, em doze oportunidades, o Palmeiras sofreu gols. Para Raphael Pereira, presidente da Liga Sanjoanense de Desportos, muitas emoções ainda estão reservadas para as próximas rodadas do campeonato que terá sua grande final no dia 13 de dezembro.

“São onze times na disputa e mesmo quem não venceu até agora ainda segue com chance de brigar por vaga à semifinal, o que nos leva a crer que a presença do público deve seguir aumentando a cada rodada, assim como a empolgação e o interesse dos desportistas do município, tão apaixonados por futebol”, garantiu o presidente da Liga.

Empresa de Eike Batista tem dívida de US$ 400 milhões com credores e, segundo especialistas, única saída é a recuperação judicial. • geral P•5 jovens acampados na zona sul

exame do ensino médio 2013

terceira rodada do campeonato

Cabral volta a ser Resultados do Vasco x Açu pelo alvo de protestos Enem em janeiro Amador de SJB • coluna P•6

• política P•3

• geral P•4

• esportes P•8


d

Z

p

c

F

J

F

p

V

c

K

K

e

p

R

M

R

F

L

W

c

F

K

I

g

g

e

Z

B

I

B

Y

A

W W

B

R

F

X

K

d

p

B

B

q

O

N

Y

Y

q

e

p

I

R

R

J

B

Z

R

S

t

d

S

V

d

A W

B

c

B

Z

e

L

B

J

B

Y

q

F

c

c

M

h

q

J

J

p

d

A

W

A

Z

I

p

t

S

g

O

O

R

t

c

K

A

O

R

A

c

q

t

O

J

t

p

R

t

L

V

W

p

R

e

F

O

t

I

J

p

u

q

J

e

I

W

S

V

d

K

K

h

K

q

S

R

Z

t

h

O

N

A

c

A

t

e

A

N

g

L

V

Z

R

g

Y

d

d A

X

A

t

R

B

g

Y

L

t

A

c

g

p

K

q

Y

K

X

W

t

J

c

A

A

t

I

N

g

A

A

t

B

W M

c

L

g

N

X

t

J

B

u

W

B

p

t

V

q

L

J

I

Y

R

K

A

N

S

e

Z

I

A

R

Y

A

c

R

L

p

q

L

K

N

X

p

c

t

Z

R

R

g

J

B

u

J

Y

A

B

R

O

M

e

L

I

A

S

t

d

L

V

W

X

R

W

F

F

J

g

N

d

g

J

e

q

d

g

A

p

X

A

O

S

O

t

S

u

B

R

A

Z

M 40

Solução

S

A

E

R

D

B

E

I

R I

S

F A

G

E

M

Fabinho tenta salvar Giane. Socorro põe o celular de Bento na bolsa de Amora. Irene fica angustiada para falar com Bento. Fabinho denuncia Amora à polícia. Socorro e Fabinho acusam Amora de ser a culpada pelo atentado a Giane. Irene acredita que estão tentando incriminar Amora e testemunha a seu favor. Nestor lamenta o cancelamento de sua festa. Camilinha sugere que Caio reclame de Lara para Manolo. Karmita apoia a ida de Renata para o Rio de Janeiro. Willy surpreende Verônica com o convite para uma turnê nacional. Natan procura Érico. Amora presta depoimento sobre o atentado contra Giane. Malu e Irene defendem Amora. Bento ameaça se afastar de Wilson. Gládis termina seu caso com Lucindo. Natan tenta convencer Érico a ir

J U P A Z E I R O

SANGue bom l GLOBO l 19H

C

Nas baNcas e livrarias

R

um lindo quebra-cabeça grátis!

O

Para ler, lembrar, amar e guardar!

O T R E S E D

Tenpa vai para os Himalaias com Sílvia. Ernest desconfia de que Venceslau roubou a joia e acusa o sogro na frente dos outros empregados. Lola machuca o pé depois de discutir com Aurora e não consegue se apresentar no cabaré. Mundo diz a Fabrício que fugirá com Iolanda. Gertrude escreve um bilhete para Ernest, que flagra Iolanda e Mundo se preparando para fugir. Ele tranca a mulher no quarto e manda seus comparsas atacarem Mundo. Aurora faz sucesso com sua apresentação. Mundo chega em casa machucado. Pérola se encanta ao chegar aos Himalaias e se perde dos pais.

A

S A V U H C

JOIA RARA l GLOBO l 18H

d

S E M I A R I D O

Resumo das Novelas

X

C A C T O S

Os questionamentos têm sido intensos, nesta fase transformadora, pisciano. Hoje a ênfase recai sobre as relações familiares e os contatos e aprendizados envolvidos na profissão.

u

A R O E I R A

Decisões importantes têm ocorrido, em relação ao que você efetivamente valoriza. Dia que pede a atenção tanto às questões pessoais como profissionais, virginiano.

M

R

(20/2 a 20/3)

e

A

Peixes

Virgem

(23/8 a 22/9)

g

I

Como está expressando seus sentimentos na relação amorosa e de amizade? Conscientize-se de que o amor que você recebe é proporcional a sua capacidade de emanar afeto.

A

G

O Sol, seu regente, está hoje finalizando o movimento anual pelo signo de Libra. Dia que pede que esteja disposto a aprender com as pessoas, sem se considerar o dono da verdade.

(21/1 a 19/2)

S

Z

(21/7 a 22/8)

Apesar da seca, a FAUNA é rica na região, podendo até ser encontrados veado-catingueiro, preá, GAMBÁ, sapocururu, cutia, tatu-peba, asa-branca e ararinha-azul.

I

N

Aquário

A

I

Leão

L

p

E

Reflita sobre os seus hábitos e sobre o que é preciso aprimorar. O dia favorece a conscientização da influência das emoções sobre o trabalho e a saúde. Questões importantes relacionadas às amizades.

W

T

Seu regente Mercúrio inicia o movimento retrógrado, nele permanecendo até 10 de novembro. Momento de introspecção, de intensas reflexões sobre emoções, trabalho e saúde.

(22/12 a 20/1)

I

t

S

(21/6 a 20/7)

A flora é composta de ARBUSTOS retorcidos e com RAÍZES profundas, como a AROEIRA, o angico e o JUAZEIRO. CACTOS, como o MANDACARU, que é um alimento para o gado no período da seca, e o xiquexique, além de BROMéLIAS, como o CAROÁ, cuja FIBRA é utilizada na confecção de REDES, bolsas e cintos, compõem a PAISAGEM.

N

O

A

Capricórnio

Câncer

É uma região onde as CHUVAS são raras e o solo, seco. Em algumas áreas da CAATINGA, já são encontrados trechos de DESERTO.

g

e

G C A M B A

odiariosjb@gmail.com

Situações estressantes no âmbito familiar e emocional podem ocorrer, geminiano. Muito a fazer em casa, no cuidado e carinho para com as pessoas que convivem com você.

Afeto e relacionamentos são os temas de hoje aos sagitarianos. Observe suas atitudes. Demonstre o que sente, não com palavras ou teorias, mas com atitudes, sagitariano.

p

X

U R A C A D N A M

Fale conosco: odiariosjb@gmail.com

Mande sugestão, crítica ou denúncia para o endereço:

(21/11 a 21/12)

(21/5 a 20/6)

p

S

S

www.odiariodecampos.com.br/ saojoaodabarra

Sagitário

Gêmeos

A caatinga é a vegetação típica do SEMIÁRIDO nordestino, podendo também ser encontrada no norte de Minas Gerais e no sul do Maranhão e do Piauí.

d

N

A

• Hélio Cordeiro

• Carla Flávia Rangel Barreto carlaflavia@gmail.com

Uma fase de finalizações precede o seu renascimento pessoal, escorpiano. Hoje o Sol encerra o movimento pelo signo anterior ao seu. O período tem sido de profundas reflexões.

Z

g

A N U A F

Diretor de Jornalismo

Editora

Dia ideal para refletir sobre os seus valores mais importantes e sobre questões financeiras. O desapego do que não lhe faz crescer favorece os taurinos. Prenda menos, solte mais. Múltiplos talentos e possibilidades.

I

u

R

Representantes no Rio e São Paulo: J. Capella – Av. Rio Branco, 173 Centro - Rio de Janeiro – RJ Tel: (21) 2262-8116

O Diário agora é seu canal de comunicação em São João da Barra.

(23/10 a 21/11)

J

I

I

Rua Carlos de Lacerda, 13 – Centro

Campos dos Goytacazes – RJ Tel: (22) 3054-4200 • Depto. Comercial (22) 3054-4200

Maia exibiu 6% e, pelo PSoL, o deputado Marcelo Freixo ficou com 5%. O vice Pezão fechou a raia com 4%.

Escorpião

(21/4 a 20/5)

J

B

Faltando menos de um ano para as eleições, o deputado federal Anthony Garotinho (PR) continua mantendo a liderança nas pesquisas de intenção de voto para governador do Rio de Janeiro. Levantamento do instituto UP Pesquisa e Marketing feito com duas mil entrevistas, entre os dias 21 e 23 de setembro, apontou 29% de intenções de voto para o ex-governador num cenário sem a presença do senador Marcelo Crivella, do PRB. Neste caso, em segundo lugar aparece o senador Lindbergh Farias, do PT, com 18% e, com 6%, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, do PMDB. O técnico da seleção brasileira de vôlei feminino, Bernardinho, filiado ao PSDB, marcou 5%. Na simulação com o senador Crivela no páreo, Garotinho marca, também na liderança, 23%, com o próprio pastor do PRB com 16%. Ex-prefeito de Nova Iguaçu, Lindbergh Farias também perderia intenções, descendo para 11%. O ex-prefeito do Rio Cesar

Touro

Caatinga

L

CNPJ 04.853.257/0002-28

divulgação

Garotinho continua na liderança pelo governo do Rio, segundo UP

São João da Barra PH Gomes Editora Ltda.

reção da redação ou com o transporte são mantidos independente do número de candidatos que fazem o exame. Há desperdício com a impressão das provas e a contratação de pessoas para trabalhar no Enem. A taxa de abstenção tem se mantido ao longo dos últimos anos. No ano passado, o percentual dos alunos que não fizeram a prova foi 27,9% – dos 5,6 milhões inscritos, 4,17 milhões compareceram. No entanto, com o aumento do número de candidatos a cada ano, o número total de faltosos também aumenta, levando a mais gastos.

Hoje o Sol encerra a passagem pelo seu signo. Muitas têm sido as decisões e definições. O dia favorece o contato com pessoas que ajudam a expandir os seus horizontes, libriano.

U

Dos cerca de 7,1 milhões de candidatos que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, 5,05 milhões fizeram a prova nesse final de semana. O gasto com os cerca de 2 milhões que não compareceram à prova é aproximadamente R$ 58 milhões. O número corresponde a 58% do custo de R$ 49,86 por candidato. A porcentagem é estimada pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Claudio Costa. Ele explica que custos com a cor-

Dia que favorece aprendizados, contatos e o uso da inteligência emocional, ariano. Favorecimento para encarar as coisas sob pontos de vista mais flexíveis e amplos.

© Revistas COQUETEL 2013

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

E

“I have a dream” (eu tenho um sonho). Essa frase foi imortalizada por Martin Luther King na década de 60, quando diante de uma multidão foi profundo e comovente em discurso sobre seu sonho de igualdade e justiça, num mundo onde todos os homens fossem criados iguais. Luther King morreu perseguindo aquilo que acreditava: seus sonhos. E nos dias atuais, até onde o ser humano vai e o que ele é capaz de fazer para realizar seus sonhos? O verdadeiro sonhador é definido como aquele que acredita quando todos desacreditam; persiste, quando todos desistem; vive, enquanto os covardes, incapazes de sonhar, apenas sobrevivem. Ou seja, o verdadeiro sonhador enxerga além dos limites e é capaz de desafiar até mesmo o impossível na realização das suas metas. Grandes sonhadores mudaram a história porque tiveram grandes projetos, provenientes de grandes sonhos. Lutaram, sofreram, viveram as perdas, no entanto, tiveram suas forças renovadas nas derrotas e os obstáculos fizeram renascer suas esperanças. Foi assim com Luther King, Thomas Edison, Abraham Lincoln, Sócrates, Platão, Agostinho e muitos outros pensadores. Mesmo sem receber a confiança em seus sonhos e metas, existem muitos exemplos vitoriosos de que não se deve desistir ou desanimar. Henri Ford teve um sonho. Ele queria desenvolver o projeto de começar a construir carros. Não acreditaram em seu sonho, mas isso em nada mudou sua meta. A prova de sua persistência são os milhares de carros que rodam pelo mundo, nascidos de um sonho que nutria sua alma e mente, sem deixá-lo cair no desânimo. Os sonhos fazem parte da vida de qualquer ser humano. Casar, ter um lar, ver os filhos cursando uma faculdade, conseguir fazer uma obra na casa, passar no vestibular, ser um grande profissional, comprar um carro, enfim, são tantos e de tão diferentes proporções, que seria uma lista interminável, porém, realizável. De acordo com o psiquiatra Augusto Cury, autor do livro “Nunca desista de seus sonhos”, é possível destruir o sonho de um ser humano quando ele sonha para si, mas é impossível destruir seu sonho quando ele sonha para os outros, a não ser que lhe tirem a vida. Portanto, sonhe e trabalhe incansavelmente para realizá-los, sem atropelar ninguém e sem deixar mágoas pelo caminho, porque quando alcançar o cume, depois de passar por cima de tanta gente, nada que fez valerá a pena.

(23/9 a 22/10)

(21/3 a 20/4)

CAÇA-PALAVRAS

www.coquetel.com.br

S

Faltosos geraram gastos de R$ 58 milhões

Libra

Áries

T

Jornalista Editora do jornal O Diário/SJB

145ª. Delegacia Legal/SJB (22) 2741-1314 Câmara Municipal (22) 2741-1301 Prefeitura Municipal (22) 2741-7878 Pronto Socorro (22) 2741-1818 Santa Casa (22) 2741-1272 CEDAE (22) 2741-1056 / 2741-1401 Correios (22) 2741-1244 Retiro São João Batista (22) 2741-1401 Secretaria Municipal de Saúde (22) 2741-4175 Posto de Urgência (PU) – Barcelos (22) 2741-5432 Posto de Urgência (PU) Mato Escuro (22) 2721-1038 PU – SJ da Barra (22) 2720-4055 Unidade M. de Saúde – Açu (22) 9946-6817 Unidade M. de Saúde – Cajueiro (22) 2741-5750 Unidade M. de Saúde – Atafona (22) 2741-2718 Unidade M. de Saúde – Grussaí (22) 2741-3504 Unidade M. de Saúde – Sabonete (22) 2721-1057 Fórum Municipal (22) 2741-1644 Disque Entulho (22) 2741-1511 Meio Ambiente (22) 2741-7878 R: 322 Guarda Civil Municipal 153 Defesa Civil Municipal 199 Corpo de Bombeiros 192 Polícia Militar 190

Passatempo

M

Carla Flávia Barreto

Colunão

HORÓSCOPO

O

I have a dream!

TELEFONES ÚTEIS SÃO JOÃO DA BARRA

7

| São João da Barra | terça-feira, 29 de outubro de 2013

O

Artigo

Entretenimento

S

Opinião

| São João da Barra | terça-feira, 29 de outubro de 2013

B R

2

atrás de Verônica. Fabinho discute com Plínio. Socorro tenta incriminar Amora em seu depoimento. Bento e Wilson discutem na delegacia. Amora é presa por agredir Socorro. AMOR À VIDA l GLOBO l 21h

Amarilys é resgatada das ferragens desacordada. Félix conta para Edith que terminou o romance com Anjinho. Márcia concorda com as condições de Eudóxia. Lutero contraria Herbert e autoriza a transferência de Amarilys para o San Magno. Leila cobra de Félix o dinheiro que lhe emprestou quando Paulinha foi sequestrada. Joana avisa a Eron sobre o acidente de Amarilys. Carlito leva Márcia para casa e Valdirene fica arrasada.


6

Fatos & Relatos

Coluna Social

| São João da Barra | terça-feira, 29 de outubro de 2013

• Nossa Dica: “Mulheres Talentosas” você pode encontrá-las no calçadão sanjoanense durante a semana, onde o encanto é o primeiro impacto. Por lá pode ser visto o “Belo do Artesanato” e o melhor do artesanato local e feito por elas “Mulheres Talentosas.” Parabénsss!!! Sucessooo!!! • Se Liga: Dia 16 de novembro rolará o “MIKAFANTASY” no clube O Chinês e por lá: Ygor Ferraz e Banda Me Puxa, Osvaldão e Seus Coparsas e os Dj’s Everton e Jocimar Pereira. Mesas e Camarotes Limitados e premiando a melhor e mais criativa fanntasia. Postos de vendas: Boutique Bonekinha de Luxo – SJB, Art Pel – Atafona e Banca do Ninil Grussaí. Informações: 9952 – 6967. • O programa “Saúde na Escola” foi lançado oficialmente no último sábado, 26, na Escola Municipal Chrisanto Henriques de Souza, na localidade do Açu. Com aproximadamente 300 atendimentos, o evento reuniu diversas atividades ligadas à saúde da criança. O “Saúde na Escola” é fruto do modelo do Governo Federal e terá ação contínua em todo o município dividido em sete pólos: Açu, Sabonete, Barcelos, Cajueiro, Grussaí, Atafona e sede. As ações vão acontecer mensalmente durante todo o ano letivo. Bacana isso heinnn!! • Parabénsss!! Hoje a nossa coluna parabeniza o amigo Betinho Dauaire por mais um ano de vida e que Deus o abençoe cada vez mais e mais. Felicidadesss!!!

“Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes.”

Carlos Drummond de Andrade

Feijoada da Boa

fotos: divulgação

Acontecerá no próximo domingo, a “Feijoada da Escola de Samba Unidos da Chatuba” onde será apresentado o Samba Enredo 2014. A festa rolará no Rotary Clube em frente à Estação das Artes. Vale lembrar que por lá terá bandas de pagode, dj’s e passistas da escola, além da Escolinha de Aprendizes de Ritmistas da Chatuba. Ingressos a R$20,00 com camisa. Vale uma conferida.

Gatinho do Dia Jefferson Rangel

Aniver do Dia Betinho Dauaire junto de Sua Sempre Primeira Dama Lídia Felgueiras.

Nelson Patrício Secretário de Obras em Ação em Seu Gabinete.

Política/Geral

| São João da Barra | terça-feira, 29 de outubro de 2013

3

Cabral novamente na mira de protestos

Grupo acampado em frente a casa do governador se diz “contra sistema político atual” futura press

Protestos marcam a cidade do Rio de Janeiro no início desta semana. Ontem, um grupo radical denominado Anonymous Rio retornou à rua onde mora o governador Sérgio Cabral, no Leblon, Zona Sul e até o fechamento desta edição, continuavam novamente acampados no local. Dez policiais do 23º Batalhão da Polícia Militar (BPM - Leblon) permaneciam fazendo a segurança da área. Já em frente à Rodoviária Novo Rio, na Zona Portuária, um grupo de manifestantes pedia a libertação de presos durante os protestos na cidade. Vestidos de preto e se declarando anarquistas, os jovens chegaram ao local por volta das 5h30 para montar o movimento Ocupa Leblon, que não tem uma pauta única de reivindicação. Na página do Facebook, aberta pelo grupo, a comunidade é descrita como “contra o sistema político atual, que não representa o povo. Ocupação jovens armaram acampamento ontem em frente ao apartamento de Cabral que vai abalar o sistema carioca na no local até o fim do ano. O poli- que não seja montado acampamenraiz, aguardem”. De acordo com integrantes do ciamento no local recebeu reforço to no local. “Por enquanto eles só movimento, mais pessoas devem se mas, por enquanto, o clima é de estão ali e não estão acampando” reunir aos já presentes na ocupa- tranquilidade. De acordo com o [disse ontem]. Os jovens argumentam que ção durante a noite, após o horário capitão Jean Van Crevield, do 23º de trabalho e de aulas, e o número Batalhão da Polícia Militar, que não acamparão, necessariamente, de pessoas deve chegar a 40. Tam- supervisionava o policiamento no com barracas, pois o necessário é bém afirmaram que permanecerão local, há uma ordem judicial para apenas estar no local. “Nós vamos

ocupar, não necessariamente com barraca, atualmente a gente não pensa nisso. Ocupar é estar aqui, é Ocupa Leblon, é estar. A gente já está ocupando, é desobediência civil”, diz um dos jovens. Sobre a pauta de reivindicações, os ocupantes dizem que é uma continuidade do que foi reivindicado na manifestações de junho. “O que puxou foram os transportes, mas tinha muita gente ali por outras coisas. Não vai ter Copa, não vai ter Olimpíada, não vai ter eleição e, principalmente, fora Cabral e fora direção pelega do Sepe [Sindicato dos Profissionais da Educação], que acabou com a greve dos professores”, afirmam os jovens, se posicionando em favor da continuidade da greve educacional, que terminou na semana passada nas redes estadual e municipal. Os jovens dizem que estão fazendo uma manifestação legítima e pacífica e que não esperam entrar em confronto com a polícia. Pelas redes sociais, o grupo Anonymous critica Sérgio Cabral e a decisão do governo na causa dos profissionais da Educação, além das remoções na Aldeia Maracanã, para obras da Copa do Mundo. Até as 17h, nenhuma confusão havia sido registrada nos protestos.

Atendimentos no lançamento do Saúde na Escola no Açu No último sábado (26) foi lançado oficialmente na Escola Municipal Chrisanto Henriques de Souza, na localidade do Açu - 5° distrito de São João da Barra -, o programa “Saúde na Escola”. Com aproximadamente 300 atendimentos, o evento reuniu diversas atividades ligadas à saúde da criança. Com o objetivo de realizar a inscrição do aluno ou de qualquer munícipe junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), o programa fez 150 cadastros do SUS, documento atualmente exigido pelas escolas no ato da rematrícula, que irá até o dia oito de novembro. Ações de prevenção à saúde como avaliação antropométrica, saúde bucal

(escovação e aplicação de flúor), acuidade visual, palestra para os adultos sobre o tema Tabagismo e distribuição de kits de higiene pessoal, fizeram parte da programação que contou, ainda, com atividades recreativas realizadas pelo projeto Vivarte. Com adesão em 2013, o programa “Saúde na Escola” é fruto do modelo do Governo Federal e terá ação contínua em todo o município dividido em sete polos: Açu, Sabonete, Barcelos, Cajueiro, Grussaí, Atafona e sede. As ações vão acontecer mensalmente durante todo o ano letivo. Com a necessidade de se obter o Cartão SUS, os responsáveis das crianças que ainda não o possuem, podem também

ascom - pmsjb

saúde na escola Durante lançamento do programa, atendimento odontológico procurar a Policlínica, na sede do município para realizarem o cadastro. O atendimento é feito de 8h às 12h e das 14h às

17h. A oportunidade também deve ser aproveitada por todos os cidadãos que ainda não foram cadastrados no sistema.


Geral 4 Gabaritos do enem até amanhã no site do inep | São João da Barra | terça-feira, 29 de outubro de 2013

Resultado final para os sete milhões de candidatos só na primeira semana de janeiro A expectativa dos estudantes, após as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no fim de semana, é pelo gabarito, que deverá ser divulgado até amanhã (30), na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os candidatos só vão ter o resultado final do exame na primeira semana de janeiro, de acordo com estimativa do Ministério da Educação. Para divulgar o resultado final é preciso concluir a correção das provas de redação e os corretores terão de avaliar os textos de cerca de 5 milhões de pessoas que fizeram o exame. Como no ano passado, os candidatos terão acesso ao espelho da correção apenas para fins pedagógicos. O sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número

de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item. No dia seguinte ao encerramento do exame, que foi aplicado no sábado (26) e domingo (27), estudantes ainda comentam o Enem nas redes sociais. Muitos avaliam que as provas foram difíceis e extensas. Sobre a redação, um dos itens que mais preocupa os candidatos, alguns consideraram o tema inesperado ou avaliaram que o assunto não era tão atual como se esperava. “Pensei em tantos temas como biodiesel, energia, espionagem dos Estados Unidos no Brasil... mas não!!! A Lei Seca”, diz um candidato em uma página do Facebook que reúne inscritos no Enem. Nos dois dias, os candidatos enfrentaram dez horas de prova. Nesse período, responderam a 180 questões e fizeram a redação.

canteiro de obras para construção da ponte entre SJB e SFI começa a ser feito

| São João da Barra | terça-feira, 29 de outubro de 2013

Empresa considerada maior caloteira da América Latina com dívida de US$ 400 milhões

llx - divulgação

tomaz silva - abr

Keylla Thederich

provas do Exame Nacional foram aplicadas em todo Brasil no último final de semana

Nova ponte: canteiros de obras já em construção sjbonline

5 eike terá que acionar justiça para salvar a ogx

Geral

O Consórcio Paraíba - vencedor da licitação para a construção da ponte entre os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana - iniciou ontem as intervenções no local onde funcionarão os canteiros de obras, na localidade de Flecheira - limite entre Campos e SJB. O espaço também abrigará uma central de concreto para depósito de vigas e a construção de um acampamento para atender cerca de 400 homens que vão trabalhar na obra. Máquinas fazem uma limpeza para ajudar no acesso ao local desde o trecho da BR356 até onde será a descida da ponte. Segundo informações do site

SJBOnline, está prevista a visita do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), para assinatura da ordem de serviço e lançamento da pedra fundamental, iniciado assim, as obras da nova ponte. Orçada em pouco mais de R$ 137 milhões, conforme publicado no Diário Oficial do Estado do Rio no último dia 14 de outubro deste ano, com execução do Consórcio Paraíba do Sul - formado pelas empresas Premag e Imbeg -, responsável pela execução do projeto. A construção será custeado pelo governo do estado com a previsão de entrega dentro de um ano, segundo cronograma de obras.

Esta semana termina o prazo para a OGX, principal empresa do grupo EBX do empresário Eike Batista concluir as negociações de reestruturação da dívida com credores, o que evitaria o maior calote dado por uma empresa da América Latina. A OGX, que prometia ser a maior empresa privada de petróleo, tem uma dívida atual de 400 milhões de dólares. Segundo especialistas, a única saída é a recuperação judicial. Ontem, as ações da empresa despencaram 24% e lideravam as perdas da Bolsa de Valores de São Paulo, o Ibovespa. Apesar do momento crítico, a empresa informou que “não comentará o assunto”. Na próxima sexta-feira (1º), vence o prazo de carência de 30 dias que a companhia teria para negociar com seus principais credores. No dia primeiro de outubro, a OGX emitiu um comunicado ao mercado informando que não pagaria a dívida de US$ 45 milhões das parcelas referentes a juros de dívidas emitidos pela empresa. No comunicado, a OGX divulgou que teria tempo para “adotar as medidas necessárias sem que seja caracterizado o vencimento antecipado da dívida” de mais de US$ 1 bilhão. Conforme reportagem do jornal “Valor Econômico”, publicada nesta segunda-feira, a companhia chegou a sinalizar uma possível tentativa de solucionar o problema quando contratou empresas para administrar a crise e passou a gestão para um grupo americano. Uma das primeiras ações foi a demissão dos principais executivos da empresa, a quem Eike impultou a culpa pela decadência da empresa. Também houve um esforço para redução de custos, que ficou evidenciada com a transferência dos escritórios de um prédio, cujo aluguel era de R$ 1 milhão para um de R$ 200 mil mensais. Mesmo assim, a empresa continuou com gastos desnecessários. No início do ano, a OGX tinha em caixa R$ 3 bilhões e agora tem menos de R$ 100 milhões.

crise atinge empresas do grupo de Eike Batista há alguns meses, com a desvalorização de ações e inúmeras demissões

Recuperação judicial como solução Sem um acordo com os credores, a empresa será considerada inadimplente e a expectativa é de que a única saída seja o pedido de recuperação judicial, o que deverá ser feito ainda esta semana. O processo de recuperação judicial é uma ação que tem como objetivo auxiliar a empresa em uma situação de crise econômica para que não seja decretada falência. Caso entre com o pedido na Justiça, a companhia terá 60 dias para apresentar um plano ao juiz e aos credores, que somente poderá ser realizado com aprovação

de 50% dos credores. De acordo com o especialista Artur Lopes, em entrevista ao portal de notícias G1, a recuperação judicial não pode ser vista como a última opção. “É apenas um dos meios do qual o empresário pode se valer para reestruturar a empresa, resgatar seu negócio...”. De acordo com o consultor, a medida deve ser usada apenas como uma das opções e que para ter efeitos práticos deve ser acompanhada de uma série de condições previstas em um plano de reestruturação.

Nova diretoria interina anunciada pela empresa LLX Segundo nota enviada à imprensa, a “LLX divulgou ontem (28) ao mercado Fato Relevante informando que Marcus Berto renunciou ao cargo de Diretor Presidente e Diretor de Relação com Investidores da companhia. Eugênio Figueiredo, atual CFO, assume interinamente os cargos

de Diretor Presidente e de Relações com Investidores. Com isso, será iniciado o processo de busca por um novo Diretor Presidente para a LLX. Eugênio Figueiredo ocupará o cargo até que uma nova indicação seja apontada definitivamente, quando ele voltará a se dedicar somente ao

cargo de Diretor Financeiro. “A companhia e o seu novo controlador agradecem ao Sr. Berto por suas significativas e importantes contribuições e desejam sucesso nos seus novos planos”, disse o R. Blair Thomas, Diretor Presidente da EIG Global Energy Partners”.


O Diário SJB 29/10/2013