Page 1

8

| São João da Barra | sexta-feira, 28 de junho de 2013

Esportes

divulgação

São João da Barra/RJ | sexta-feira, 28 de junho de 2013 | Ano 01 | Número 41 | www.odiariodecampos.com.br/saojoaodabarra |

A-PDF Merger DEMO : Purchase from www.A-PDF.com to remove the watermark

açu sedia disputa de escolinhas Categorias Sub-13 e Sub-15 em campo a partir das 18h, no Estádio Geraldo Nunes Barreto Da Assessoria

Considerado um dos distritos do município de São João da Barra mais apaixonados por futebol, a população do Açu vai torcer por todas as suas gerações que estarão em campo amanhã (29), a partir das 13 horas, no Estádio Geraldo Nunes Barreto. As escolinhas do Açu Futebol Clube não medirão forças com o Núcleo de Atafona do Esporte Clube São João da Barra, comandado por Naninho, nas categorias Sub-13 e Sub-15 e, às 18 horas, será a vez da equipe de veteranos do quinto distrito receber um combinado campista. Para Adilson Almeida, subsecretário de esportes do município, será mais um final de semana festivo e privilegiando o povo sanjoanense com espetáculos de alto gabarito. “Não é qualquer cidade que reúne nomes e eventos de tamanho vulto, passando pela música, rodeio e futebol. Temos todos a certeza da plena satisfação de quem marcar presença nas três noites de festas, sabendo ainda que principalmente as crianças e jovens serão tocados pela magia das festas que, como sempre, levarão a emoção que o esporte carrega”, declarou.

• geral P•4 divulgação

JUSTIÇA CANCELA REINTEGRAÇÃO DOS DEMITIDOS DO SUPERPORTO

açu futebol clube Jogos serão amanhã à tarde e prometem levar grande público ao Estádio Geraldo Nunes Barreto

Espanha vence a Itália nos pênaltis e desafia o Brasil Foi sofrido, mas a final que o Brasil esperava vai acontecer na Copa das Confederações. Nos pênaltis, a badalada Espanha eliminou a Itália após um empate por 0 a 0 ontem (27), na Arena Castelão, em Fortaleza, em partida marcada pelo cansaço mostrado pelos dois times a partir da metade do segundo tempo. Os espanhóis ganharam a disputa de penalidades por 7 a 6; o único a errar foi o zagueiro Bonucci, que isolou sua cobrança. Jesús Navas converteu a cobrança decisiva para a Espanha, que também teve gols de Xavi, Iniesta, Piqué, Sergio Ramos, Mata e Busquets. Já os italianos que marcaram foram Candreva, Aquilani, De Rossi, Giovinco, Pirlo e Montolivo. A final da Copa das Confederações, Brasil x Espanha, está marcada para as 19h (de Brasília) deste domingo, no Maracanã,

São João da Barra

Fabio Menezes

tony nascimento comanda rodeio de hoje a domingo na praia do açu

no Rio de Janeiro. Já a derrotada Itália enfrentará o Uruguai na decisão de terceiro lugar, também no domingo, às 13h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador. O jogo - A Itália entrou com um forte esquema de marcação para segurar a Espanha: três zagueiros, dois alas, uma linha de quatro meio-campistas e apenas Gilardino à frente. E o time de Cesare Prandelli contou ainda com o forte apoio da torcida em Fortaleza, que vaiava a troca de passes espanhola e se incendiava quando os italianos tentavam um ataque. A Espanha dominou a posse de bola como de costume, mas não conseguiu penetrar na retaguarda italiana. E os tetracampeões mundiais, por sua vez, assustavam no contra-ataque, com Pirlo tendo liberdade para fazer lançamentos. Aos 17min, ele encontrou Maggio em batida de escanteio,

mas Casillas defendeu a cabeçada. Melhor em campo, a Itália parava as investidas espanholas e contragolpeava em velocidade, com Giaccherini perigoso pela ala esquerda. Aos 36min, ele deu linda bola para a chegada de Maggio, que cabeceou para defesa salvadora de Casillas. Com 42min, novamente Giaccherini avançou com liberdade e foi travado por Piqué; na sobra, De Rossi chutou forte e Casillas espalmou. A Espanha só chegou com perigo uma única vez no primeiro tempo: com 37min, Torres recebeu de Xavi, girou para cima de Barzagli e bateu cruzado, para fora. Muito pouco para os campeões mundiais, que saíram vaiados para o intervalo. A Itália voltou com uma mudança para o segundo tempo: Montolivo no lugar de Barzagli, deslocando De Rossi para a zaga.

A Espanha subiu o ritmo e chegou logo aos 3min pela esquerda, com Iniesta, que tabelou com Alba e chutou mal, para fora. Logo depois, a primeira troca espanhola: Silva deu lugar ao rápido Jesús Navas. Aos poucos, a Espanha passou a criar chances. Com 13min, Torres serviu Navas, que bateu cruzado para defesa segura de Buffon. Cinco minutos depois, Iniesta dominou na esquerda, se livrou de três marcadores e bateu torto da entrada da área, para fora. A Itália respondeu aos 23min, com chegada perigosa de Maggio direita, que resultou em Piqué travando o chute de Marchisio no último instante. Aos 39 do 2º tempo, nova chance espanhola: Torres serviu Navas, que cruzou para o meio da área, mas a finalização de Piqué subiu demais. A partida foi para o tempo extra.

Os 311 trabalhadores demitidos pela OSX sem justa causa tiveram apenas direitos garantidos após audiência no Ministério do Trabalho. • geral P•5 operação no paraíba do sul

shows e esportes na cidade

espanhóis venceram a itália

Bombeiros fazem Homenagens a Brasil enfrenta a simulado no rio S. Pedro em SJB Espanha domingo • coluna P•6

• geral P•3

• geral P•4

• esportes P•8


BANCO

Percebe pela visão

Aquele que desfila na passarela 8

Solução

APRENDA A PENSAR COMO

SHERLOCK Nas BaNcas e Livrarias

www.coquetel.com.br

O

Júpiter e Sol, em ótimo aspecto com Saturno, trazem novas oportunidades de concretização de projetos relacionados a questões que envolvem sua vida doméstica e os relacionamentos em família.

Muito pobre Autor (abrev.)

Gal Costa, cantora baiana

O

Amora fica com ciúmes de Bento. Celinha aconselha Plínio a conversar com Irene antes de julgá-la. Bento tira satisfações com Malu por estar com Fabinho. Barrabás fica incomodado com a presença de Fabinho. Kevin é carinhoso com Bárbara. Damáris é expulsa de uma boate. Brenda se convida para ir à

(20/2 a 20/3)

(?) supletivo: é realizado à noite

R E I

sangue bom l GLOBO l 19H

Peixes

54, em romanos Cadete (abrev.)

L I

Alberto fica desnorteado e pede ajuda a Ester que, com medo, acaba abraçando o ex-marido. Isabel desconfia de que algo está errado com Ester depois que fala com ela ao telefone. Taís confessa a Olívia que ainda é apaixonada por Hélio. Donato pergunta a Marizé se ela sabe de algo que possa estar acontecendo com Lipe na escola. Duque se emociona quando Amaralina revela que se sente protegida por ele. Alberto tranca Ester no bunker.

Júpiter e Sol, em ótimo aspecto com Saturno, possibilitam a concretização de projetos e planos de negócios. O momento envolve convites para participar de um novo projeto ou mesmo para trabalhar em uma outra empresa.

Bichopapão

A

FLOR DO CARIBE l GLOBO l 18H

(21/1 a 19/2)

Não curvo

Sílaba de "rasgo"

R

Resumo das Novelas

Aquário

Hipótese; suposição Símbolo de litro

É fecundado pelo espermatozoide

U S A R

odiariosjb@gmail.com

Júpiter e Sol, em ótimo aspecto com Saturno, trazem a possibilidade e abrem novas portas para a concretização de um contrato com uma grade empresa, instituição ou clube.

Júpiter e Sol, em ótimo aspecto com Saturno, trazem a você novas oportunidades em seus relacionamentos pessoais ou profissionais. O momento pede cuidado com a frieza e a falta de otimismo no setor.

(?) Niño: afeta o clima mundial

M U D A S

Fale conosco: odiariosjb@gmail.com

(23/8 a 22/9)

(22/12 a 20/1)

Fêmea do cavalo

A R A R A

www.odiariodecampos.com/ saojoaodabarra

Mande sugestão, crítica ou denúncia para o endereço:

Virgem

Capricórnio

Local onde se lava a louça

G

J. Capella – Av. Rio Branco, 173 Centro - Rio de Janeiro – RJ Tel: (21) 2262-8116

• Carla Flávia R. Barreto

Júpiter e seu regente, o Sol, em ótimo aspecto com Saturno, possibilitam a concretização de questões que envolvem seu dia a dia de trabalho. Vênus, em tenso aspecto pode encerrar definitivamente um relacionamento.

Bi Ribeiro, baixista dos Paralamas

T O

Editora

(21/7 a 22/8)

Classe escolar Escassos; incomuns

Material de grades (pl.)

F

Representantes no Rio e São Paulo:

• Hélio Cordeiro

O Diário agora é seu canal de comunicação em São João da Barra.

Leão

Orlando Rangel, químico

I

Diretor de Jornalismo

Júpiter e Sol, em ótimo aspecto com Saturno, possibilitam a concretização de questões que envolvem sua vida social e os romances. Vênus, em tenso aspecto, cobra maior responsabilidade.

Estado da capital Palmas (sigla)

Órgão da ONU para a Saúde (sigla)

M A R I O

• Depto. Comercial/ Assinaturas (22) 3054-4200

trega de correspondências e lentidão no atendimento, considerado ruim, na única agência existente no município. O problema mais comum é o atraso. Segundo moradores, a demora faz com que eles paguem multas e juros das contas não recebidas.

(21/6 a 20/7)

Erva para contusões (?) Frias, ator

T

A população de São João da Barra continua reclamando da deficiência no serviço prestado pela Agência dos Correios em todas as localidades do município. Os problemas persistem e moradores continuam a denunciar o atraso na en-

Câncer

Chuva (?): corrói prédios

(21/11 a 21/12)

Júpiter e Sol, em ótimo aspecto com Saturno, abrem algumas portas e trazem novas oportunidades em suas finanças, especialmente se estiver envolvido em uma sociedade ou parceria comercial.

Ave colorida do Brasil

Enjoar

E L

CNPJ 04.853.257/0002-28

Rua Carlos de Lacerda, 13 – Centro Campos dos Goytacazes – RJ Tel: (22) 3054-4200

Correios: serviço deixa a desejar em SJB

Júpiter e Sol, em ótimo aspecto com Saturno, aumentam as oportunidades de concretização em sua vida material e melhora em seus investimentos.

Vogais de "selo"

(23/10 a 21/11)

Sagitário

Produto como o etanol brasileiro

Falso; enganoso

Escorpião Júpiter e Sol, em ótimo aspecto com Saturno, trazem oportunidades de concretização de viagens e contatos importantes e produtivos com pessoas e negócios fora do Brasil. Cuidado apenas com a falta de planejamento.

O (?) da MPB: Roberto Carlos

N A U S E A R

PH Gomes Editora Ltda.

Entre as principais reivindicações continuam as melhorias no transporte público, melhor atendimento na saúde, educação de qualidade e segurança. Os participantes devem vestir camisas brancas e com lanternas nas mãos, prevendo que o ato continue até à noite. A organização destaque que o movimento é apolítico e apartidário. Após as manifestações, uma comissão vai elaborar um documento e encaminhará ao poder público, para apresentar de forma documental os anseios da população.

(21/5 a 20/6)

Aplicar; empregar

R A R O S

São João da Barra

O movimento “Vem pra Rua São João da Barra” definiu na noite de ontem (27), que a próxima manifestação será na segunda-feira (1º), com concentração às 17h, em frente ao Ciep Municipalizado Gladys Teixeira. De acordo com o trajeto elaborado, a manifestação sairá do Ciep, passará pela rodoviária, prefeitura, Praça São João Batista, Rua Senhor dos Passos e vai até a BR-356, próximo a imagem de São Cristóvão, principal acesso à sede do município, onde a rodovia será fechada.

Gêmeos

© Revistas COQUETEL 2013

Privadas da fala Estudei (o texto)

C

A Folha de São Paulo publicou que a OSX (empresa dona do estaleiro) deve R$ 500 milhões à construtora espanhola Acciona, e que por isso as obras foram paralisadas. Mas a OSX desmente. Mas há informação também que bancos cobram dívidas de R$ 2 bi da mesma OSX de Eike Batista. Se no inicio das obras Eike informou que o valor do investimento no estaleiro seria perto de R$ 4 bi, e se a OSX obteve recursos da ordem R$ 3,75 bi captados no governo federal, através do Fundo de Marinha Mercante; BNDES e Caixa Econômica, como a OSX deve tanto? Para onde foi o dinheiro tomado no governo para o estaleiro?

“Vem pra Rua SJB” faz novo manifesto segunda-feira

Júpiter e Sol, em ótimo aspecto com Saturno, trazem à sua vida algumas possibilidades e novas oportunidades em seus relacionamentos.

Brinquedo que é "morada" de ácaros

O V U L O

Será que Eike dará explicações sobre recursos do Porto?

de ônibus entre as cidades. Quem pagava R$ 74,00 na tarifa mais barata entre Campos e Rio, pela Viação 1001, paga agora R$ 67,00. O preço da passagem entre Campos e Macaé e Campos e São João da Barra, também caiu. Aliás, a notícia foi adiantada por O Diário na edição da última quarta-feira (25).

(21/4 a 20/5)

Júpiter e Sol, em ótimo aspecto com Saturno, abrem algumas portas e trazem novas oportunidades em sua carreira. É possível que você seja convidado para participar de um novo projeto.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

B I O C O M B U S T I V E L

Depois da sua casa ter sido “sitiada” por manifestantes, que pacificamente acamparam por alguns dias na frente da sua residência, o governador Sérgio Cabral decidiu revogar decreto que assinou em 2012 para aumentar o preço das passagens nas linhas intermunicipais. O resultado prático é a redução imediata da tarifa

Touro

(23/9 a 22/10)

V E

Provocados pelas manifestações promovidas pela juventude e por diversos grupos sociais, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciaram uma campanha para pressionar o Congresso Nacional a legislar de forma a atender as reivindicações das ruas, principalmente no caso da corrupção eleitoral. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, conhecido como MCCE, é também uma ONG voltada para combater a corrupção eleitoral no Brasil e tem conseguido grandes vitórias acompanhando a atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e sempre pressionando por adoção de medidas que evitem a corrupção eleitoral. Por falar em corrupção eleitoral, em São João da Barra, depois que a Policia Federal prendeu e indiciou autoridades do município por formação de quadrilha com o objetivo de compra de votos, depois que o Ministério Público local e a Procuradoria Regional Federal ofereceram denúncias contra prefeito, vice, vereador e ex-autoridades, parece que nada mudou. Os indiciados comandam o município e estão presentes tanto no Executivo quanto no Legislativo, observados por uma população dividida entre descrentes/desmotivados e “atendidos”. Fato novo mesmo, só essa galera que foi para as ruas sem cor partidária, colocando democraticamente a boca no trombone na velocidade da internet de 2 Gbps.

Júpiter e Sol em Câncer, em ótimo aspecto com Saturno, trazem oportunidades de concretização de projetos criados em sociedade ou parceria comercial.

Libra

C A D

Advogado

(21/3 a 20/4)

O G R O

Na pressão de manifestantes Cabral barateou as passagens

Betinho Dauaire

Áries

Passatempo

E M

divulgação//internet

HORÓSCOPO

R A S

Corrupção eleitoral

Os vereadores sanjoanenses que fazem parte da Comissão Especial criada para analisar os problemas sociais, econômicos e ambientais apresentados pelo Superporto do Açu fizeram visita técnica ao empreendimento na última quinta-feira (27).

7

| São João da Barra | sexta-feira, 28 de junho de 2013

B I C H O D E P E L U C I A

Colunão

Artigo

Entretenimento

M

Opinião

| São João da Barra | sexta-feira, 28 de junho de 2013

5/óvulo. 6/arnica — teoria. 8/ilusório. 9/miserável.

2

rede globo

casa de Bárbara com Filipinho. Rosemere descobre a pintura de Perácio. Luz e Xande namoram escondido. Fabinho provoca Bento. Charlene pede que Áurea ajude Damáris. Tito fica irritado com as ofensas de Sheila. Vinny afirma que ficará perto de Renata até que ela se recupere. Lili reconhece Verônica vestida de Palmira Valente. Brenda se insinua para Barrabás. Bento e Amora discutem. Lili aconselha Verônica a contar a verdade para Érico. Fabinho se insinua para Bárbara. Malu conta para Luz sobre seu plano. Fabinho beija Bárbara. amor à vida l GLOBO l 21h Ninho tenta se entender com Paulinha. Bruno vende um apartamento. Márcia chora ao descobrir que foi abandonada. Atílio volta para casa e sente-se confuso. Thales considera os conselhos de Vega sobre o plano de Leila. Nicole descobre que tem pouco tempo vida. Amarilys conta sobre a proposta de Niko e Eron para Paloma e Félix. Bruno pede para conversar com Paloma. Félix pensa em usar Amarilys para se aproximar de Eron. Márcia sofre com o sumiço de Atílio.


6

Coluna Social

| São João da Barra | sexta-feira, 28 de junho de 2013

“Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mais sim a verdade. A liberdade não é um fim, mais uma consequência”. Léon Tolstoi

Geral

ensaio fotográfico Hoje o nosso espaço está muito especial, e é uma honra poder estar aqui apresentando alguns de nossos modelos, aqueles entre muitos que fazem parte desta família que é a “Equipe Manecos & Manecos”. São 10 anos de muito trabalho, honestidade, humildade e, graças a Deus, sem precisar passar por cima de ninguém. Enfrentamos “DRAGÕES” e continuamos, literalmente, matando um a cada dia. Mas hoje uma das provas da vitória está aqui, nesse registro, porque gostando ou não “DRAGÕES” o nosso trabalho é bem recebido. Enfim, vamos valorizar por igualdade, pois somente com a “IGUALDADE SOCIAL” a nossa querida São João da Barra vai em frente. É dessa maneira atuamos: “TRABALHO e RESPEITO”, indistintamente. Agora, vamos ao que preparamos para nossos leitores. Hoje o nosso espaço está completamente focado em Beleza e Charme, com um ensaio fotográfico super bacana realizado pelas lentes da fotografa Lais Souza.

joâo Jorge Rodrigues

daiana e Netinho Araujo (Gata e Gato 2012)

josy Barreto e Victor Hugo Moreira

O local escolhido foi a Pousada Mediterrâneo, na praia de Atafona. Na ocasião, os nossos modelos vestiram das lojas: Mentawai Surf Wer (Atafona) e Boutique Bonekinha de Luxo (Calçadão SJB). Agradecemos aos empresários que confiaram em nosso trabalho, como: Genária Gomes, Emilce Santos, Mara Bernardo e Davi Peruá, Everaldo França e Nilo Martins. Com vocês: João Jorge Rodrigues, Daiana Azeredo e Netinho Araújo (Gato & Gata Circulando 2012), Victor Hugo Moreira e Josy Barreto, Welington Condeixa e Kerollyn Amaral e Kevin Klin e Larissa Velasco. Bom final de semana. Fiquem com Deus. Salve Jorge!

welington Condeixa e Kerollyn Amaral

kevin Klin e Larissa Velasco

3

Lei dos concursos é aprovada

Texto define que novos exames só depois que aprovados no anterior forem convocados Antônio Cruz/ABr

Da redação, com Agência Brasil fotos: divulgação

| São João da Barra | sexta-feira, 28 de junho de 2013

Substitutivo ao projeto (PLS 74/2010) que regulamenta a realização de concursos públicos para a Administração Pública Federal foi aprovado ontem, em turno suplementar, pelo Senado. Entre as novidades da proposta conhecida como Lei Geral dos Concursos Públicos está a proibição de certames exclusivamente para cadastro reserva. Pelo texto aprovado também ficam proibidos novos exames sem que os aprovados em provas anteriores tenham sido convocados. Para responder às reclamações de que muitas provas tem prazo exíguo para inscrição, a proposta determina que o edital deverá ser publicado com antecedência mínima de 90 dias da realização da prova. O valor da taxa de inscrição cobrado dos candidatos também será

limitado a 3% da remuneração inicial do cargo. Nos casos de adiamento, anulação ou cancelamento do concurso, o projeto garante a devolução do valor relativo à inscrição. O projeto também prevê a responsabilização administrativa, civil e criminal da instituição organizadora em caso de quebra de sigilo das provas ou venda de gabaritos. O texto também assegura o acesso ao Poder Judiciário para impugnar totalmente ou em parte o edital do concurso. Como a proposta foi aprovada em caráter terminativo na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, se não houver apresentação de recurso para apreciação no plenário da Casa, a matéria segue direto para análise da Câmara dos Deputados. A expectativa do relator da proposta, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), é que as novas regras também sirvam de modelo para concursos nas esferas estadual e municipal. senador Rodrigo Rollemberg é o relator da Projeto de Lei aprovado ontem

Bombeiros dão dicas para casos xkxk de emergências xkxk Mobilizando 20 militares, enfermeiros e médicos do Resgate, moto aquática AMA-029 e bote inflável. O Destacamento do Corpo de Bombeiros de São João da Barra 3/5 (em parceria com a equipe de resgate da prefeitura) realizou durante a semana Operação Simulada. O local foi o rio Paraíba, em frente ao Cais do Imperador no Centro da cidade O comandante, capitão Phillipe Oliveira, explicou que foram simuladas situações reais como o tombamento de uma pequena embarcação de passeio, onde os usuários ficaram presos a ela necessitando de ajuda. “Entre os passageiros, um em estado grave por ter sofrido afogamento precisando ser removido com urgência para o hospital”, disse.

ascom - cbm

operação Corpo de Bombeiros realizou simulado em frente ao Cais, no Centro

Preso suspeito de matar jovem em SJ da Barra

Em cumprimento a um mandado de prisão, a Polícia Militar (PM) de Campos, conseguiu prender na última quarta-feira (26), Deyvid de Souza Davi, de 20 anos, suspeito de envolvimento no assassinato do jovem Jorge Vieira Filho, 24, no início deste mês, no bairro de Água Santa, no município de São João da Barra. Os policiais militares chegaram até o suspeito através de denúncia anônima, feita à Central de Atendimento da PM. Segundo a polícia, Deyvid foi preso na casa de uma tia, no bairro Parque Alvorada, em Campos dos Goytacazes. A prisão de Deyvid é preventiva - prisão com objetivo de prevenir que o réu cometa novos crimes ou ainda que, em liberdade, prejudique a colheita de provas ou fuja. O suspeito foi encaminhado para 146ª Delegacia Legal de Guarus e será conduzido para a Casa de Custódia Dalton Crespo, em Campos.


4

| São João da Barra | sexta-feira, 28 de junho de 2013

Geral

| São João da Barra | sexta-feira, 28 de junho de 2013

5

Rodeio no açu de hoje até domingo

osx: justiça tira efeito de liminar

Distrito sediará uma das etapas do Circuito Nacional e do Internacional Pro Rodeo

Apesar de cancelada a reintegração, novos direitos aos 311 demitidos

fotos: secom/pmsjb - divulgação

Da Assessoria De hoje (28) até o próximo domingo (30), acontece na localidade do Açu, em São João da Barra, etapas do Circuito Nacional e do Internacional Pro Rodeo, na praça de eventos da praia, a partir das 22h. O rodeio será realizado através de parceria da prefeitura sanjoanense através da secretaria de urismo Esporte e Lazer e a Companhia de Rodeio Tony Nascimento. Com mais de 20 anos de atividades, a Companhia de Rodeio se tornou um diferencial nos rodeios do país, pela estrutura que oferece, com arquibancadas e camarotes, animais consagrados pela mídia (touros e cavalos de rodeio e cavalos adestrados da própria empresa), o que tem garantido em todos esses anos um trabalho de qualidade, confiança e responsabilidade. “Pontos altos do evento são os cavalos dançarinos: Iron, Zeus, Luxo das Videiras e Mandarim, que fazem um trabalho em conjunto com seus adestradores Guilherme (Buiu), o adestrador mirim Talles Nascimento e a Lilian Karla. Ela é considerada a única adestradora do país em rédeas longas e trabalho de liberdade com cavalos. A apresentação de show com fogos

hamilton Garcia/divulgação

Cia é reconhecida internacionalmente A companhia, de propriedade do empresário Tony Nascimento, já participou das novelas A Viagem, Coração de Estudante, América e Paraiso, de programas televisivos “Sítio do Pica Pau Amarelo”, “Domingão do Faustão” (com o cavalo Luxo das Videiras dançando no lançamento do CD de Ivete Sangalo, e o cavalo Mandarim ganhador do Se vira nos 30, cinco vezes consecutivas, filme inglês “Barclaycard” , comercial para cervejaria, exibição na TV Rodeio e já recebeu quatro indicações para o troféu “Arena de Ouro”, considerado o Oscar do Rodeio Brasileiro.

rodeio Evento reunirá alguns dos melhores peões brasileiros e estranheiros dançantes, o Pira Musical, também é um momento bem especial”, disse o secretário de Turismo Flávio Rapozo. “O rodeio conta ainda com a participação do locutor que seduz e transforma cada espectador no verdadeiro dono da festa, os salva-vidas que se jogam na frente do touro para que o peão tenha

tempo de escapar, o juiz que julga a prova considerando um número de regras estabelecidas pelos órgãos regulamentadores e as madrinheiras que primeiramente retiram após os oito segundos o cowboy do dorso dos animais e capturam o cavalo para os bretes, entre outras atrações”, destacou.

Shows e esportes para homenagear São Pedro Depois de celebrar Santo Antônio e São João, agora o Circuito Junino homenageia São Pedro, com data oficial no dia 30 de junho - domingo. Hoje (28), Vaval e Banda comandam o show de calouros a partir das 20h e em seguida a banda TB6 agita o público na Praça São Pedro. Às 23h30, Os Piratas fazem o espetáculo na Tenda do Forró. Amanhã (29), a animação começa bem cedinho, às 5h, com a alvorada festiva dos pescadores no cais de São Pedro. De lá, vai sair às 15h o tradicional desfile fluvial, com as embarcações enfeitadas homenageando o santo. Às 18h30 acontece a procissão partindo da igreja de São Pedro e, logo após, missa solene. Para comemorar a banda Adoração e Vida sobe no palco oficial às 21h encerrando a programação religiosa do dia. Na Tenda

do Forró, a banda Conexão do Forró anima a noite a partir das 23h. Domingo (30), o esporte está em alta na festa. Bem cedo, às 8h, acontece a corrida rústica com premiação em dinheiro para os cinco primeiros classificados nas categorias Elite Feminino, Elite Masculino, Local Feminino e Local Masculino. No mesmo horário tem corrida de caiaque, que vai premiar o primeiro lugar com 150 reais, o segundo com 100 e o terceiro com 50. A natação também tem vez e a competição acontece às 9h, gratificando os três primeiros classificados. Dez horas acontece o ciclismo, dividido em quatro categorias: Elite, com premiação para os cinco primeiros, Elite Local, Master e Master Local, todas premiando em dinheiro os três primeiros lugares. O barco à vela, competição sem-

secom - pmsjb

Keylla Thederich Os 311 trabalhadores da OSX Construção Naval, responsável pela construção do Superporto do Açu, em São João da Barra (SJB), dispensados em 1º de abril deste ano, tiveram vários direitos garantidos pela Justiça do Trabalho, após audiência na segunda-feira, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Campos. A liminar que determinava a reintegração deles, concedida no último dia 17, foi revogada, já que a empresa alegou “não ter condições de reintegrar os empregados”. Nova audiência está marcada para o próximo dia 10 de julho, quando serão discutidos o dano moral coletivo e as demissões em massa. Em sua argumentação, a juíza da 1ª Vara do Trabalho de Campos, Fernanda Stipp, que concedeu a liminar e dirigiu os trabalhos na audiência, ressaltou que “a medida de reintegração não teria o efeito esperado, já que a empresa alegou que estaria fora de operação e não teria postos de trabalho para realocar os funcionários demitidos”.

audiência aconteceu na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Campos, na última segunda-feira

outros benefícios em função do dano moral causado Segundo a magistrada, mesmo comprovando que os direitos dos trabalhadores, como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), férias, entre outros, foram pagos pela empresa, ficou acordado que haverá outros benefícios em função do dano moral causado, no entendimento do MPT. Os trabalhadores receberão multas por recisão contratual, em caso de aluguel de imóveis; ressarcimento de despesa com mudança, extensão do plano

sindicato excluído das discussões

corrida de caiaque Às 8h, acontece disputa que vai premiar primeiros colocados pre esperada na festa, começa às 11h e premia os oito vencedores. Na Tenda do Forró tem apresentação às 16h do grupo Deixa em Off; às 20h tem Ricardo Bessa e às 23h, a

banda de Forró Levanta Saia. No palco oficial, o tão esperado Gabriel Gava encerra a programação do Circuito Junino, com um grande espetáculo a partir das 22h.

Mesmo tendo participado da audiência, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Campos, que desde março vem denunciando várias irregularidades no local, foi excluído das decisões da audiência. A juíza explica que a exclusão se deu porque o sindicato não tem legitimidade para representar a categoria. “Houve uma discordância sobre legitimidade do sindicato, pois o mesmo representa tra-

balhadores da construção civil e não da construção naval, o que foi questionado pela empresa e também pelo MP. Diante desse questionamento achamos por bem excluir seus representantes das discussões”, disse Fernanda. A exclusão foi reconhecida pelo presidente do sindicato José Carlos Eulálio, que disse estar proibido de dar qualquer tipo de declaração sobre a OSX por determinação da justiça.

de saúde, inclusive para dependentes; pagamento de bônus de ¼ até 11 salários mínimos, além da preferência em futuras contratações. Os benefícios têm validade de seis meses. A juíza esclareceu que, por não haver um consenso entre a empresa e o MPT sobre o dano moral causado, que poderá acarretar pagamento de multa pela OSX, uma nova audiência foi marcada. Na ocasião serão discutidas também as demissões em massa sem

prévia negociação. Sobre a decisão, por meio de nota a empresa informou que “os desligamentos ocorreram em decorrência das adequações dos quadros de colaboradores ao novo Plano de Negócios da OSX e a companhia reforça que os mesmos foram realizados em plena observância à legislação vigente no País, e que continua cumprindo as obrigações legais aplicáveis, de modo a preservar os direitos dos profissionais envolvidos.”

osx alega estar “fora de operação” Como informou a juíza, a OSX teria alegado durante a audiência que não teria condições de reintegrar os trabalhadores, pois está fora de operação. “Segundo os representantes da empresa, as atividades compreendem dois momentos, um de instalação e outro de operação, sendo que o de instalação foi paralisado e isso teria ocasionado às demissões”, disse. Na ata da audiência consta que atualmente “ainda existem

na região Norte Fluminense cerca de 60/70 empregados trabalhando de fato na área ambiental e de segurança (do local e ambiental), bem como o fato de ter pouco mais deste número trabalhando na área efetivamente administrativa na cidade do Rio de Janeiro”. A assessoria da OSX informou que “as obras do estaleiro seguem concentradas nas áreas e estruturas necessárias ao desenvolvimento dos projetos em carteira.”

O Diário SJB 29/07/2013  

O Diário SJB 29/07/2013