Page 1

8

| São João da Barra | segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Esportes

divulgação

São João da Barra/RJ | segunda-feira, 23 de setembro de 2013 | Ano 01 | Número 100 | www.odiariodecampos.com.br/saojoaodabarra |

A-PDF Merger DEMO : Purchase from www.A-PDF.com to remove the watermark

Sem mano, fla fica no zero a zero Time rubro-negro empatou com o Náutico, lanterna do Brasileiro e não abre vantagem Pernambuco, às 18h30. O jogo começou apático, com baixa qualidade técnica dos dois lados. Aos poucos o Flamengo começou a se soltar, e o goleiro Gideão chegou a salvar duas bolas em cima da linha. Pelo lado do Náutico, os contra-ataques e bolas paradas eram as maiores chances. O time pernambucano quase abriu o placar após um escanteio, onde Paulo Victor saiu em falso, a zaga espanou para o meio da área e Martinez chutou no contrapé do goleiro, que conseguiu uma linda defesa. No segundo tempo, Carlos Eduardo saiu para a entrada de Gabriel, que rapidamente conseguiu dar mais velocidade nas saídas ao ataque. Também cansado, André Santos deixou o gramado debaixo de vaias para a entrada de Fernando. Os 20 minutos restantes foram bem truncados, com muitas faltas e poucas chances. No final, em um lance incrív-

• colunão P•2

globo esporte

fotos: divulgação/reprodução

ANABOLIZANTES PODEM TER CAUSADO A MORTE DE JOVEM SANJOANENSE flamengo atuou sob comando o interino Jayme de Almeida, após saída de Mano el, Elias perdeu o gol que daria a vitória ao Flamengo. Após rebote de Gideão, a bola sobrou na pequena área nos pés do capitão rubro-

Thiago Magalhães, de 16 anos, faleceu na última quinta-feira após complicações pelo uso de produtos que prometem aumento dos músculos, força física e resistência.

negro, mas o meio-campista pegou muito embaixo e mandou por cima do travessão, desperdiçando a última chance da partida.

Bahia vira e deixa Botafogo longe da ponta globo esporte

O Botafogo decepcionou os mais de 25 mil torcedores que compareceram ao Maracanã, no Rio de Janeiro, na tarde de ontem (22) e perdeu por 2 a 1 de virada para o Bahia, com gol de Obina no fim da partida. Foi a segunda derrota consecutiva do time carioca, que vê o líder Cruzeiro - que empatou com o Corinthians em São Paulo -, ainda mais distante (50 pontos contra 42). Com Dória e Gabriel de volta ao time titular, o Botafogo sofreu para se livrar da marcação tricolor no primeiro tempo e só abriu o placar graças a gol de falta de Edilson, aos 30min. Do outro após derrota Botafogo volta a campo no próximo sábado, contra a Ponte Preta lado do campo, o Bahia foi mais perigoso e só não marcou ora Jefferson. com a entrada de Hyuri na vaga porque errava o alvo ora porque O time carioca melhorou na de Seedorf. O destaque ficou por esbarrava na atuação segura de etapa final e ganhou velocidade conta de Marcelo Lomba, que fez

duas defesas seguidas aos 7min, após tentativas de Alex e Lodeiro, e também aos 12min, desta vez diante de Rafael Marques e Hyuri. Aos poucos, o Bahia reequilibrou as ações e, com as entradas de Wallyson e Obina, passou a ser mais perigoso. A mudança de panorama se traduziu no placar. Aos 36min, Wallyson cruzou na medida para Fernandão deixar tudo igual. Já aos 40min, Obina, em posição duvidosa, desviou de cabeça para decretar a virada. O Botafogo volta a campo no próximo sábado, quando recebe a Ponte Preta às 21h (de Brasília), novamente no Maracanã. Já o Bahia, oitavo colocado, com 31 pontos, joga um dia depois, diante do Vasco, às 16h, na Arena Fonte Nova.

divulgação

O Flamengo não conseguiu vencer na primeira partida sem Mano Menezes, que pediu demissão após a derrota em casa para o Atlético-PR na última rodada do Campeonato Brasileiro. Na Arena Pernambuco, a equipe carioca ficou no empate por 0 a 0, ontem (22), diante do lanterna Náutico e não conseguiu abrir vantagem sobre a zona do rebaixamento. Sob o comando do interino Jayme de Almeida, o time rubronegro soma agora 27 pontos, três a mais que Criciúma e Vasco, primeiros times na zona da degola, que entram em campo ainda neste domingo. Já o Náutico, com 10 pontos, tem apenas duas vitórias na competição e pouquíssimas chances de escapar da Série B. Na próxima rodada do Brasileiro, o clube carioca recebe o Criciúma, no domingo, no Maracanã, às 16h. Por sua vez, o time alvirrubro enfrenta o Coritiba, sábado, na Arena

São João da Barra

papa francisco condena veneração “a um deus chamado dinheiro”

• geral P•5 evento será em outubro

segurança para usuários

partida contra o náutico

Campos prepara Melhorias para as Flamengo não sai Festival de Petisco estradas da região do 0 a 0 na Arena • geral P•4

• geral P•5

• esportes P•8


divulgação

Amélia decide se afastar de Franz e aceita a sugestão de Mundo de ir com ele para o interior. Ernest repreende Viktor e Hilda quando eles dizem que gostam de arte. Ernest diz a Manfred que tem esperança de que Franz se interesse por Silvia em Paris. Toni diz a Gaia que não simpatizou com Bento. Amélia pede a Miquelina, Arlindinho e Belmira que não contem a ninguém onde irá morar. Mundo chama Ernest de covarde. Iolanda resolve ir com Mundo para o interior. Lola descobre que Amélia foi para uma fazenda em Campos e avisa Manfred. Franz não cede às tentativas de sedução de Silvia. Manfred fala mal de Ernest para Gertrude. Franz aparece na casa de Amélia, no momento em que ela dá à luz Pérola.

Roedor semelhante ao porquinho-daíndia

O "combustível" das pregas vocais

O indivíduo sem experiência (fig.)

Mira, em inglês

Não, em inglês Nêutron (símbolo) Que não pode ser dividido

Recinto de clubes recreativos

Peixes

sangue bom l GLOBO l 19H

2

Aprender é divertido...

(20/2 a 20/3)

Bons ventos sopram em direção à sua vida profissional, mas você tem que fazer sua parte. Mesmo com tantos projetos para colocar em prática, seja no trabalho ou na vida pessoal, tenha tempo para a família.

Rocha, em francês Dígrafo de "ninho"

Dispositivo de sintonia do rádio

Juntamente com outrem (a mulher)

BANCO

Otto Dix, pintor alemão

NAS BANCAS

gue à festa. Érico pede para Renata ir com ele ao casamento de Cardoso e Lara. Wilson conta para Fabinho dispensa Perácio, e Rosemere pede para conversar com ele. Malu e Amora discutem. Amora Bento que Amora obrigou Simone a sair da empresa intimida Simone na Para Sempre. Maurício discute para que não fosse vista por ele. com Érico e se afasta da Crash Mídia. Lara gosta amor à vida l GLOBO l 21h de saber que Cardoso sofre do coração. Camila Pilar percebe a tentativa de César em enganá-la usa Tito para provocar Caio. Silvia diz a Érico que para ficar com o hospital e se irrita. Félix fica eufóele está parecido com Natan. Giane fotografa rico com a promessa da mãe de entregar para ele a Bento. Salma aconselha Amora a se tratar com presidência do San Magno. César afirma a Aline que um psicanalista. Natan convida Maurício para não deixará Pilar lhe tirar o hospital. Silvia pede para trabalhar com ele. Rosemere sai com Nelson. Patrícia abandonar Michel. Daniel aconselha PerséCardoso fica feliz por Lara organizar sua despefone a procurar uma pessoa para namorar. Michel dida de solteiro. Vitinho fica arrasado ao ver que seu seriado perdeu audiência. Lucindo se recusa a avisa a Silvia que vai sair de casa para ficar com Patrícia. Guto é carinhoso com Patrícia. Carlito se falar com Damáris. Nelson percebe o desconforto desentende com Valdirene. Paloma e Bruno convide Rosemere e decide levá-la para casa. Giane dam Márcia para seu casamento. Amarilys reclama fica sensibilizada com Fabinho. Caio não gosta de ver Tito investir em Camilinha. Giane convence com Eron das compras que Niko faz para o bebê. Aline usa o filho para pedir a César uma procuração Caio a ir ao casamento de seu pai. Amora manda Simone sair da Para Sempre antes que Bento che- em seu nome. Márcia e Valdirene se preparam para

Solução

C E

joia rara l GLOBO l 18H

No campo profissional, não tente fugir às regras ou poderá se arrepender mais adiante. Já é tempo de aprender a conciliar suas vontades com as de quem convive. Valorize a família.

"(?) Confesso", música de Tim Maia

C A N H Ã O

Resumo das Novelas

(21/1 a 19/2)

Maior medo do solteirão convicto Eliminada; extirpada

S

Dificuldades não estão descartadas no campo profissional, então, use sua criatividade e dê uma resolução definitiva para os problemas. Evite se distanciar dos familiares e demonstre o amor que sente.

Aquário

A ave de canto melodioso

L I

Virgem

(23/8 a 22/9)

É tempo de planejar seu futuro profissional e deixar sua individualidade de lado para somar forças com colegas. Em casa, não tente impor seus pontos de vista: aprenda a ouvir a opinião dos outros!

Nenhuma coisa

E

Fique de olho nas oportunidades de crescimento em sua carreira. Não tenha receio de assumir novas atividades: com disciplina conseguirá bons resultados. Caso precise desabafar, conte com um amigo.

Capricórnio

(22/12 a 20/1)

Fazer parar

Jogo comum em pubs tradicionais

T R S I I N T A M O

(21/7 a 22/8)

A (?): com muita animação Seca

(21/11 a 21/12)

Aproveite as boas energias de Sol e Marte e busque mais independência ao desenvolver suas atividades no campo profissional. Um clima alegre vai invadir seu lar e deixar o convívio tranquilo.

(?)-line: conectado à internet (inglês)

P

Leão

Registro de alunos de uma instituição

Comunicação interna de uma empresa

Texto declamado no sarau

S

odiariosjb@gmail.com

É tempo de mostrar que sabe como planejar suas ações e persistir em seus objetivos, caso queira alcançá-los rapidamente. Passeios diferentes podem melhorar o convívio familiar neste período.

Identificação obrigatória em cercas elétricas

Forma do movimento da cobra

D A

Mande sugestão, crítica ou denúncia para o endereço:

(21/6 a 20/7)

(?) Barcelos, repórter da TV

C

O Diário agora é seu canal de comunicação em São João da Barra.

Câncer

Órgão que regula patentes (sigla)

D A R D O

Em uma viagem a Cagliari, capital da Sardenha, na Itália, o papa Francisco teceu críticas à idolatria ao dinheiro que rege a atual sociedade. Em um discurso de improviso para desempregados, o Pontífice falou por 20 minutos e estimulou-os a ter esperança e a não desanimar com as dificuldades da vida. “Eu vejo sofrimento aqui... Isso os enfraquece e rouba a esperança”, disse ele. “Perdoem-se se usar palavras fortes, mas onde não há trabalho não há dignidade.” Francisco deixou de lado seu discurso preparado depois de ouvir Francesco Mattana, um homem casado de 45 anos e pai de três filhos que está desempregado há quatro anos. “Onde não há trabalho não há dignidade”, disse Papa Francisco”Onde não há trabalho não há dignidade”, disse Papa Francisco “Não queremos esse sistema econômico globalizado que nos faz tão mal. Homens e mulheres têm que estar no centro (de um sistema econômico) como Deus quer, não o dinheiro. O mundo passou a idolatrar um deus chamado dinheiro”, analisou o pontífice. Cerca de 20 mil pessoas assistiram ao discurso em uma praça perto do porto da cidade.

Confie mais em sua capacidade e siga em busca dos seus objetivos, principalmente os profissionais. Bom momento para se dedicar aos familiares e tomar decisões conjuntas.

A temperatura em cidades serranas Casa Cerimônia; noturna solenidade

(23/10 a 21/11)

Sagitário

O Grande Modalidade esportiva (?): Mao praticada Arma Tsé-tung em águas comum (China) abertas, em fortes foi incluída nas Olimpíadas de Pequim

R

Papa condena veneração “a deus chamado dinheiro”

(21/5 a 20/6)

Escorpião No trabalho, criatividade, determinação e força de vontade serão fundamentais para tirar seus planos do papel e transformá-los em realidade. Será preciso exercitar a paciência.

© Revistas COQUETEL 2013

Verdura A origem acompada palavra nhada pelo "pororoca" tomate em sanduíches Lev Tolstoi, romancista russo

D E

Fale conosco: odiariosjb@gmail.com

Gêmeos

Antigo instrumento para medir o tempo

P

Fundado em 8 de março de 2001 CNPJ 04.853.257/0002-28

Rua Carlos de Lacerda, 13 – Centro Campos dos Goytacazes – RJ Tel: (22) 3054-4200

www.odiariorj.com/saojoaodabarra

Fique de olho nos resultados de suas ações e nas chances de melhorar sua vida financeira. Não faltarão dedicação e força de vontade para cuidar de seus familiares e de tudo o mais.

Valor pelo qual Judas teria traído Jesus (?) Seixas: o Maluco Beleza Facilitar

M A R A T O N A A Q U A T I C A

PH Gomes Editora Ltda.

Representantes no Rio e São Paulo: J. Capella – Av. Rio Branco, 173 Centro - Rio de Janeiro – RJ Tel: (21) 2262-8116

• Hélio Cordeiro

(21/4 a 20/5)

Não desanime diante das dificuldades que se apresentarem no trabalho, mostre que tem garra e conseguirá superá-las. No aconchego do seu lar, ouça o pessoal e dê uma forcinha a quem precisa.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

O D

São João da Barra

Diretor de Jornalismo

Touro

(23/9 a 22/10)

C A N O R A

Mantenha a objetividade e a praticidade ao desenvolver suas atividades profissionais e tudo vai fluir com naturalidade. Um clima carinhoso invade o seu lar e favorece o entendimento.

Libra

A L L T L I F I A M C A C O A T E N B O E A M I R A R E N T O A R A D I C A C A U N I A L M P A NH

(21/3 a 20/4)

T A U M P P I U L T H E M T E A M O R A N D O

Áries

Passatempo

C

HORÓSCOPO

Em greve, professores das redes municipal e estadual em passeata

• Depto. Comercial/ Assinaturas (22) 3054-4200

7

| São João da Barra | segunda-feira, 23 de setembro de 2013

R E U

Colunão

145ª. Delegacia Legal/SJB (22) 2741-1314 Câmara Municipal (22) 2741-1301 Prefeitura Municipal (22) 2741-7878 Pronto Socorro Professores das redes estadual e mu- à greve em assembleia na última sexta(22) 2741-1818 nicipal do Rio de Janeiro fizeram na tar- -feira (20). Santa Casa de de ontem (22) uma manifestação na Eles decidiram retomar a greve por(22) 2741-1272 orla da zona sul da cidade. Eles iniciaram que ficaram insatisfeitos com o plano de CEDAE uma passeata por volta das 12h, em fren- carreiras apresentado pela prefeitura à (22) 2741-1056 te à rua onde mora o governador do Rio, Câmara Municipal. Segundo a coordenaCorreios Sérgio Cabral, no Leblon, e seguiram até dora do Sindicato Estadual dos Profissio(22) 2741-1244 o bairro vizinho de Ipanema. nais de Educação (Sepe-RJ) Susana GuRetiro São João Batista Os profissionais de educação da rede tierrez, a passeata é para mostrar a pauta (22) 2741-1401 estadual estão em greve desde o dia 8 de de reivindicações à população carioca. Secretaria Municipal de Saúde agosto, por reivindicações como aumenEm notas divulgadas última sexta, a (22) 2741-4175 to salarial de 20% e melhores condições prefeitura lamentou o retorno da greve de trabalho. Já os professores da rede e informou que prejudica os alunos. Já a Posto de Urgência (PU) municipal, que haviam suspendido a pa- Secretaria Estadual de Educação inforBarcelos - (22) 2741-5432 ralisação em 10 de setembro depois de mou que aceita negociar com os profesPosto de Urgência (PU) quase um mês parados, decidiram voltar sores se a greve terminar. Mato Escuro - (22) 2721-1038 abr PU – SJ da Barra (22) 2720-4055 Unidade M. de Saúde – Açu (22) 9946-6817 Unidade M. de Saúde – Cajueiro (22) 2741-5750 Unidade M. de Saúde – Atafona (22) 2741-2718 Unidade M. de Saúde – Grussaí (22) 2741-3504 Unidade M. de Saúde – Sabonete (22) 2721-1057 Fórum Municipal (22) 2741-1644 Disque Entulho (22) 2741-1511 Meio Ambiente (22) 2741-7878 R: 322 Guarda Civil Municipal 153 Manifestantes invadem Palácio Guanabara Defesa Civil Municipal Manifestantes invadiram na madruga- tos. Ainda segundo as informações oficiais 199 da de ontem (22) a entrada principal e as 15 pessoas chegaram a arrombar uma das Corpo de Bombeiros escadarias do Palácio Guanabara, sede do portas e invadir o Salão Nobre, que fica 192 governo fluminense. Segundo nota do go- no segundo andar do prédio. Os próprios Polícia Militar verno do estado, cerca de 60 pessoas parti- manifestantes se retiraram depois da breve 190 ciparam da ocupação, que durou 15 minu- invasão, repudiada pelo governo do estado.

Entretenimento

A T A

TELEFONES ÚTEIS SÃO JOÃO DA BARRA

Opinião

S

| São João da Barra | segunda-feira, 23 de setembro de 2013

2/on. 3/aim — not — roc. 4/inpi. 5/dardo.

2

rede globo

o julgamento de Atílio. Silvia consegue impedir que os bens do acusado sejam liberados. Durante seu depoimento, Márcia declara seu amor por Atílio.


6

Hélio

Cordeiro

heliocordeirog@gmail.com

tem sentido

Novo imortal Mais um jornalista vira imortal. Dois nomes de peso disputaram a cadeira 20, já ocupada pela escritora Ivanise Balbi, na Academia Campista de Letras. Entre Aloysio Balbi e Agostinho Rodrigues, a opção pelo primeiro em nada diminuiu as qualidades do segundo.

“Previsão literal”

Com certeza, o STF diversifica sua história de forma paradoxal, através do mensalão. E dá brilho ao que Ruy Barbosa disse, em “previsão literal”, há mais de 100 anos: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude. A rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto’.

“Vergonha de mim”

Ruy Barbosa “pressentiu” o que ocorreria no Brasil de hoje sem ter tido a intenção. Resumiu sua inspiração em “Sinto vergonha de mim” e não se escondeu nas entrelinhas. Que sirva de reflexão a quem interessar possa. ”Tenho vergonha de mim pela passividade em ouvir, sem despejar meu verbo a tantas desculpas ditadas pelo orgulho e vaidade, a tanta falta de humildade para reconhecer um erro cometido, a tantos ‘floreios’ para justificar atos criminosos, a tanta relutância em esquecer a antiga posição de sempre ‘contestar’, voltar atrás e mudar o futuro”.

De um proprietário de veículo com IPVA atrasado, ao comentar ultimato do Estado, com prazo até 20 de outubro para os inadimplentes: “Geralmente, o inadimplente vive mergulhado em crise financeira. Exigir dele quitação da dívida sem facilitar o pagamento é o mesmo que condená-lo a devedor eterno”. E lamenta: “O pior é que não vemos nenhum deputado fazendo essa avaliação”...

Roosewelt Pinheiro - ABr - Arquivo

N

o domingo 15/09, a coluna comentou o risco de valores virem a ser invertidos, no histórico julgamento do mensalão, e réus virarem vítimas, com direito a indenização por danos morais. Pode ter havido uma dose de exagero, mas a formatação assinada pelo ministro Celso de Mello, quarta-feira, no Supremo Tribunal Federal (STF) sugere sinal de alerta. Em meio aos protestos provocados pela “anunciada vergonha nacional”, um deles, em cartaz direcionado ao signatário da decisão, lembrava: “A Justiça é cega, mas a multidão não”! Tem sentido. Porém, de que adianta o povo enxergar e ter força sem poder exercê-la em situações como a em questão? Democraticamente, dita quem pode. Então, prevaleça a cantilena do decano do STF: “o dever de proteção das liberdades fundamentais de qualquer réu representa encargo constitucional de que este Supremo Tribunal Federal não pode demitir-se, mesmo que o clamor popular se manifeste contrariamente”. É o mesmo que cantar sem entoar!morais”.

Coluna

| São João da Barra | segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Expectativa

O índice percentual de Garotinho em Macaé pode aumentar, a partir do dia 29 de setembro, quando acontecerá a convenção municipal do PR no município. É que um grande nome da política local deverá se filiar ao partido do pré-candidato a governador. Quem apostar no nome do ex-prefeito macaense Riverton Mussi não corre risco de perder.

De última hora! Que coisa!

Questionar agenda oficial cumprida por José Mariano Beltrame (foto), recentemente, em São João da Barra, é até coerente – o secretário de Segurança não anunciou nada concreto -, mas criticá-lo por ter a esposa em sua companhia na viagem pode ser exagero. A não ser que o Decreto nº 44.310, do governador Sérgio Cabral, tenha sido para valer. Ele diz que as aeronaves oficiais “só poderão ser usados em atividades próprias dos serviços públicos pelo governador, vicegovernador, secretários e chefes de autarquias”.

Política e politicalha

Ainda na linha de Ruy Barbosa, é também oportuno destacar, diante do dia a dia brasileiro: "Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam com a outra - antes se negam, se repulsam mutuamente”.

Está explicado

Jornalista, advogado e um dos mais brilhantes intelectuais do seu tempo (ele faleceu em 1923), Ruy Barbosa é didático nas explicações. “A política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada". E alerta: “Não se deixem enganar pelos cabelos brancos, pois os canalhas também envelhecem”.

Dados recentes Acaba de vazar resultado de pesquisa entre pré-candidatos ao Governo do Rio, em Macaé, fechada nesta semana. Deputado federal Garotinho (PR) é o 1º colocado, com 35% das intenções de voto, seguido por Lindbergh Farias (PT), com 20,7%.

Ex-ministro do Trabalho de Dilma Rousseff e “cacique” do PDT, Carlos Lupi teria sinalizado, através de emissário, interesse em apoiar Garotinho ao governo do estado.

Salvo-conduto

Especulação sobre participação de Sérgio Cabral no ministério de Dilma é requentada. Há cerca de oito meses já se falava nisso, quando surgiu a possibilidade de o governador renunciar para garantir mais visibilidade à précandidatura ao governo em 2014, do seu vice Luiz Fernando Pezão. Agora o papo parece mais quente, já se especulando, até, Turismo ou Esporte a provável pasta de amparo ao desgastado governador.

pensando bem...

O investimento que o Governo Rosinha faz na Educação representa 27% do orçamento municipal. As ações formatam qualidade, passando pela infraestrutura e qualificação dos profissionais. No processo de custo-benefício, poderia se pensar na possibilidade de alunos mais adiantados reforçarem os colegas em dificuldades. A compensação ficaria a critério da secretaria afim.

Geral

| São João da Barra | segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Cinco cidades do estado lideram ranking sobre gestão eficiente Na região, destaque para Rio das Ostras com a 23ª colocação geral De acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro com base em dados disponíveis na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) sobre indicadores de receita própria, gastos com pessoal, investimentos, liquidez e custo da dívida, cinco cidades fluminenses se destacaram como tendo uma gestão fiscal eficiente em 2011, Ainda segundo o estudo, Rio das Ostras, Itaguaí, Mesquita, Saquarema e Rio de Janeiro obtiveram os melhores resultados no estado. No ranking nacional, entretanto, esses municípios surgem, respectivamente, nas 23ª, 25ª, 43ª, 57ª e 90ª posições. “A principal diferença entre eles é que Rio das Ostras e Mesquita, por exemplo, mostraram que mesmo com baixa arrecadação própria, você pode fazer uma boa gestão fiscal. Eles tiraram nota baixa no indicador de receita própria, de fato recebem muitas transferências do estado e da União, mas administram bem os seus recursos no que respeita a pessoal, investimento, custo da dívida e restos a pagar”, disse o gerente de Economia e Estatística da Firjan, Guilherme Mercês. Ele salientou que o Rio de Janeiro avançou muito entre as capitais, passando da nona para a quarta posição no IFGF 2011, atrás de Vitória (ES), Curitiba (PR) e Campo Grande (MS). O principal vetor para a elevação do município do Rio de Janeiro no ranking de gestão fiscal das capitais foi a questão dos investimentos. “Contrastando com o cenário brasileiro e estadual, a capital fluminense teve um aumento significativo de investimentos e, inclusive, tirou nota máxima nesse indicador, porque investiu mais de 20% do seu orçamento, em 2011”. Na comparação com o IFGF de 2010, São Gonçalo e a capital fluminense foram os municípios que mais avançaram, aproximando-se do conceito A de gestão fiscal, com incremento de 22,8% e 11,8%, respectivamente. O Rio

fotos: divulgação

rio das ostras Mesmo com baixa arrecadação, município demonstrou teve gestão de Janeiro completa, ainda, segundo Guilherme Mercês, o grupo restrito de capitais que aparecem entre os 100 melhores resultados do ranking do IFGF 2011. As últimas posições são ocupadas, no ranking das capitais por Macapá (AP), Natal (RN) e Cuiabá (MT), com situação fiscal classificada de difícil. O IFGF 2011 do Rio de Janeiro foi elaborado com base em informações referentes a 89 das 92 prefeituras do estado, onde vivem 99% da população fluminense. Os três municípios restan-

guilherme mercês gerente da Firjan

3

Cigarro aromatizado: STF vai decidir se proíbe ou não venda

O Supremo Tribunal Federal (STF) deverá definir na próxima quinta-feira (26) se mantém a suspensão da resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que proibiu a fabricação e venda de cigarros com sabor artificial. A norma foi suspensa no último dia 17 por meio de uma liminar da ministra Rosa Weber. A decisão terá que ser referendada pelo plenário da Corte. A ministra atendeu pedido de liminar da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para suspender a Resolução 14/2012, que entraria em vigor no dia 15 de setembro. Na ação, a CNI alegou que a norma resultaria na proibição de todos os cigarros produzidos pela indústria por restringir a utilização de qualquer substância que não seja tabaco ou água. A confederação também defendeu que a proibição representa o fechamento de fábricas e demissão de trabalhadores. O decreto com as regras foi publicado pela Anvisa em março de 2012. A medida da agência reguladora estipulou o prazo de 18 meses para a adequação da indústria, a partir da publicação da resolução, para os cigarros, e 24 meses para os demais derivados do tabaco, como charutos e cigarrilhas. A norma da Anvisa, no entanto, permite o uso de oito substâncias no processo de fabricação, como o açúcar, que poderá continuar sendo utilizado exclusivamente com a finalidade de recompor a quantidade do produto perdida no processo de secagem das folhas de tabaco. A Anvisa alega que as substâncias que conferem sabor doce potencializam a ação da nicotina no organismo e servem para conquistar novos fumantes, principalmente jovens. Entre 2007 e 2010, o número de marcas de cigarros aromatizados, cadastradas na Anvisa, cresceu de 21 para 40.

tes não tinham dados disponíveis na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para avaliação. Os piores resultados foram apresentados por Cantagalo e Nova Iguaçu. “De modo geral, o calcanhar de Aquiles dos piores são investimento e a falta de liquidez”. As duas cidades fluminenses estão entre os 500 menores resultados do Brasil. No estado de São Paulo, o quadro piorou um pouco em relação a 2010, salientou o economista. O fator principal para isso foram investimentos. “Houve uma queda na avaliação de investimentos. Isso direcionou a piora dos resuldivulgação tados”. No estudo de 2010, 52,6% dos municípios paulistas avaliados tiveram conceito A ou B no indicador de investimentos e, na edição 2011, esse número caiu para 34,2%. Em São Paulo, 92 cidades estão entre as melhores do país em termos de gestão fiscal. Depois do Rio Grande do Sul, é o estado que tem mais municípios entre os melhores. A capital paulista se mostra como uma cidade de boa gestão fiscal, detendo a sétima colocação entre as capitais e a 170ª posição no país. Entre os dez piores resultados do ranking estadual em São Paulo, o prosubstâncias potencializam nicotina blema geral é a falta de liquidez.


4

| São João da Barra | segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Geral

1º festival de petiscos no farol Evento além de reunir grandes nomes da culinária brasileira terá renomados artistas da MPB

divulgação

Da Redação

Durante 10 dias do mês de outubro, próximo, a praia do Farol de São Tomé, em Campos, sediará o I Festival de Petiscos. Na programação grandes nomes da culinária como: Edu Guedes, do programa Hoje em Dia, da Rede Record, e também da Música Popular Brasileira como: Milton Guedes e Ivan Lins. O evento faz parte do projeto “Farol de Todas as Estações”, da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, desta vez, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O evento será realizado em dois finais de semana: de 4 a 6 e 12 e 13 de outubro, em uma arena montada na Avenida Atlântica e contará com oito restaurantes e bares do Farol de São Tomé, que oferecerão às sextas, sábados e domingos, três pratos de petiscos diferenciados à base de peixe e camarão. Os quitutes serão comercializados a R$ 10, na praça de alimentação montada na estrutura. As atrações, como aulas shows com grandes chefes da culinária brasileira, shows musicais e mostras de petiscos com peixes e camarões acontecerão às sextas, sábados e domingos. Já nos dias de semana, entre um final de semana e outro, serão disponibilizados cursos e workshops para a população em geral, principalmente para as donas de casa. As inscrições poderão ser feitas no próprio estande montado na Avenida Atlântica. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wainer Teixeira, o turismo e a gastronomia são, indiscutivelmente, instrumentos de construção do desenvolvimento de uma cidade. “Este evento é um anseio da comunidade local. Trabalhamos no sentido de mostrar o quanto a culinária do Farol de São Tomé é apetitosa, além de estimular o desenvolvimento econômico e humano, no melhor sentido do entretenimento. O intuito é promover o envolvimento da população, valorizando assim, a gastronomia local”, pontuou o secretário.

farol Evento pretende movimentar a única praia de Campos com atrações variadas, aquecendo economia na localidade

atrações de esportes até dicas de culinária A Fundação Municipal de Esportes de Campos está preparando uma programação especial, que acontecerá de 11 a 13 e promete atrair os esportistas para a praia campista. Orientação - Numa parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Secretaria de Trabalho e Renda e o Sebrae, os chefes dos restaurantes foram antecipadamente qualificados com cursos, como “Ornamentação de Pratos”, “Higienização”, “Atendimento ao Cliente”, “Corte” e o Workshop Degust Farol. De acordo com a presidente da Fundação Cultural Jor-

nalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, a intenção da prefeita Rosinha Garotinho é movimentar a praia durante todas as estações. “Quem ganha com a iniciativa da municipalidade é a população, que tem um momento de entretenimento e, além disso, o comércio local, que consegue faturar durante o verão e também na baixa temporada”, ressalta. No dia 4, primeiro dia do evento, às 21h, tem aula com a Chef Mônica Rangel e em seguida show com Milton Guedes, a partir das 23h. No sábado (5), às 15h, chorinho do grupo Só Bamba; às 18h, aula do chef

Edu Guedes; e no domingo, tem Bossa Jazz com Dalton Freire, às 15h; e dicas de culinária com o apresentador do programa Sabor a Bordo, do SBT, chef Alessandro Eller, às 18h. Durante a semana serão realizados cursos e workshops. Na sexta-feira (11), o chef capixaba Gilson Surrage dá aula às 21h seguido da apresentação da Banda 4 Ponto Zero. Sábado (12) tem Angelo Nani, às 15h; e o chef francês Olivier Cozan. A noite termina com show de Flávio Venturini. No domingo (12), último dia do evento, tem show de Lene Moraes, às 15h e aula com o chef Ciro Souza, às 18h.

Geral

| São João da Barra | segunda-feira, 23 de setembro de 2013

5

jovem vítima de anabolizantes

Thiago Magalhães estaria fazendo uso de produtos para aumentar capacidade de treinamento Após quatro dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Pronto Cardio, em Campos, o jovem Thiago Magalhães da Silva, de 16 anos, morreu na noite da última quinta-feira (19) possivelmente pelo uso abusivo de anabolizantes, que teriam acelerado o processo de uma leucemia, diagnosticada logo depois de sua internação. Thiago residia na localidade de Degredo, 5º distrito do município de São João da Barra. A mãe de Thiago, Rozelma Trindade Magalhães da Silva disse que ele começou a passar mal no domingo (15) e no dia seguinte (16), teria o levado ao Centro de Emergência de São João da Barra. “Ele estava fazendo vômito o tempo todo, com 40º de febre e a dor de cabeça não passava. Então, colocaram no soro durante todo dia, mas, com a piora dele, os médicos acharam melhor encaminhar para Campos”, relatou Rozelma ao site SJBOnline. Ao ser encaminhado para Campos, ainda na estrada, Thiago sofreu uma hemorragia e a ambulância teve que retornar ao Centro de Emergência, em São João da Barra, para só após normalizar a situação, seguir para o Pronto Cardio, onde

reprodução - sjbonline

thiago magalhães teria comentado com irmã que estava fazendo uso do produto o jovem foi conduzido para a UTI devido ao estado grave. O quadro clínico veio a se agravar, a pressão arterial oscilava e Thiago precisou ser entubado. Logo em seguida, começou aparecer manchas pelo corpo. Foi então que o médico suspeitou de leucemia, antes mesmo do resultado dos exames.

O diagnóstico foi concluído e o resultado acusou insuficiência hepática aguda. O jovem estava com leucemia e o uso de anabolizantes acelerou o processo da doença. Thiago teve paralisia do cérebro e do fígado, além de hemorragia em várias partes do corpo. A família não sabia do uso des-

ses produtos, mas o jovem chegou a comentar com a irmã que estaria usando “Creatina” e “Animal Pak”. Porém, segundo a mãe do Thiago, o médico afirmou que seria uso de produtos mais fortes, pois esses suplementos não causariam o tipo de reação apresentada pelo adolescente. Rozelma afirmou que colegas da academia onde Thiago frequentava informaram que seu filho teria usado anabolizantes. Os colegas chegaram a perguntar a ele sobre quem estaria vendendo o produto, mas ele não quis contar. O corpo do adolescente foi velado durante toda madrugada e o sepultamento aconteceu na manhã da última sexta-feira (20). (SJBOnline) Produtos - Os anabolizantes sintéticos são utilizados no tratamento de algumas doenças, porém, a maior parte dos usuários utiliza com o objetivo de aumentar a capacidade de treinamento (diminuição da fadiga), com conseqüente aumento da força física e da massa muscular. Entre os atletas profissionais, o uso dessa substancia caracteriza doping. O uso é maior entre os homens, mas o índice de mulheres usuárias de anabolizantes é crescente.

Melhorias anunciadas para estradas da região A primeira etapa das obras de asfaltamento da Rodovia RJ204, que liga o distrito de Praça João Pessoa, no município de São Francisco de Itabapoana (SFI), à Rodovia BR-101 (Campos/ Vitória), na região norte do município campista, deve ter início já na próxima semana. A informação é da Fundação Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ). Na quinta-feira da semana passada (19), uma equipe de topografia do DER-RJ iniciou o trabalho de relocamento da estrada para que as obras possam ser inicia-

das a partir de Praça João Pessoa. A intenção do órgão, ainda de acordo com o superintendente, é prosseguir o asfaltamento do restante da pista, que terá 12 metros de largura, assim que terminar a primeira etapa. De acordo com o superintendente do órgão estadual na região, Ivan Amaral, inicialmente será pavimentado um trecho de cinco quilômetros de um total de 17 quilômetros, ligando Praça João Pessoa à localidade de São Luiz de Mutuca, no distrito de Morro do Coco, em Campos. Melhorias - No final de agosto,

durante reunião na cidade do Rio de Janeiro com o presidente do DER-RJ, Henrique dos Santos Ribeiro, o prefeito de SFI, Pedro Jorge Cherene Júnior (Pedrinho Cherene), solicitou ao órgão o asfaltamento da estrada, expondo sua grande importância no que diz respeito à mobilidade da população e ainda ao escoamento da produção rural. A pavimentação de outras duas importantes vias que dão acesso ao município, as rodovias RJ-194 e RJ-196, que ligam a Praia de Gargaú, em SFI, a Guarus, no município de Campos, também

foi solicitada por Pedrinho Cherene. O prefeito também pediu a realização de intervenções na RJ-224 (Travessão de Campos/ SFI), para que possa ser oferecida maior segurança a quem trafega pela rodovia, que é o principal acesso ao município sanfranciscano. No período de verão e nas férias escolares do meio do ano, por exemplo, o movimento na estrada é intenso devido ao grande número de turistas que vão para as principais praias de SFI: Santa Clara, Guaxindiba, Gargaú, Sonhos e Sossego.


O Diário SJB 23/09/2013  

O Diário SJB 23/09/2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you