Issuu on Google+

| São João da Barra | terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Esportes

São João da Barra/RJ | terça-feira, 21 de janeiro de 2014 | Ano 01 | Número 178 | www.odiariodecampos.com.br/saojoaodabarra |

A-PDF Merger DEMO : Purchase from www.A-PDF.com to remove the watermark

andrade: “desempenho foi satisfatório” Técnico do ECSJB avalia atuação da equipe destacando a obediência tática dos jogadores Fabio Menezes-ASCOM ECSJB

São João da Barra

família de genoíno consegue arrecadar R$ 667 mil para pagar multa • colunão P•2

Da Assessoria

“Sob o ponto de vista de um primeiro jogo a postura do time foi satisfatória, com destaque para a obediência tática dos jogadores que encararam o amistoso como partida valendo três pontos. O time mostrou rendimento dentro do esperado e o resultado da partida não é o mais importante neste momento do trabalho desenvolvido no Clube. Por outro lado o Nacional de Muriaé está em estágio mais avançado, às vésperas de uma estreia em campeonato de Série A, e foi um adversário importante para as observações de toda a comissão técnica”. A análise é do técnico Andrade exatamente no dia em que completou um mês à frente do São João da Barra, comandando seu primeiro amistoso e, mesmo com boa atuação, sobretudo na etapa complementar, o adversário levou a melhor com o resultado de 2 a 0 na tarde do último sábado (18), no Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé (MG). Na etapa inicial, utilizando a equipe tida principal e que começou o coletivo da última quinta-feira, os sanjoanenses impuseram um ritmo de jogo com posse de bola e eficiente troca de passes, mas foram surpreendidos com dois gols em vinte minutos, quando Ney Mineiro e Guilherme marcaram para a representação de Minas Gerais. No segundo tempo, com

agência brasil

8

agência câmara

Contagem regressiva para os deputados acusados de farsa Corregedoria da Assembleia Legislativa deve se pronunciar esta semana fotos: divulgação

técnico andrade avaliou como satisfatória a atuação do time do Esporte Clube SJB contra o Nacional de Muriaé/MG

diversas alterações promovidas pelas duas comissões técnicas, o jogo ganhou em velocidade e com maior dinâmica o time do Norte Fluminense criou boas chances, mas parou nas excelentes intervenções do arqueiro João Carlos.

A estreia do São João da Barra na Série B será no próximo dia 08 ao enfrentar, fora de casa, o Barra Mansa, no Estádio Leão do Sul. Antes da primeira partida oficial a comissão técnica admite a possibilidade de mais dois amistosos, sendo um no in-

terior e outro na capital. “Temos virtudes que precisam ser aprimoradas e algumas deficiências que vão ser corrigidas à medida que o ritmo do trabalho for intensificado”, analisou o técnico Andrade garantiu o técnico.

Presidente da Alerj, deputado Paulo Melo e o líder do PT no Legislativo, André Ceciliano teriam coordenado possível esquema de espionagem com objetivo de prejudicar Garotinho e podem ter mandatos cassados por quebra de decoro. • política P•3 crime no polo gastronômico

Hélio Cordeiro • coluna P•6

prêmio falso da mega sena

obediência tática em amistoso

Jovem morre após PF dá continuidade Andrade avalia a tentar evitar assalto ao caso da fraude atuação do elenco • geral P•5

• país P•5

• esportes P•8


“Quebra o (?) e corta a lança”: elimina a Rumavam O molho guerra (Sl 46:9b) para ovos de codorna

Capricórnio

Aquário

Mendigo recoberto de úlceras da parábola Irmão de do rico e Selá (Lc 16:20) Er (Gn 38: 1-5) Venceu para abrir os sete selos do livro (Ap 5:5)

Ornato que foi rasgado (Lc 23:45) Diluir Sufixo de “babão”: aumento

Letra que precede o cifrão no real

Formato de cabo de guardachuvas

(21/1 a 19/2)

Lua e Urano mostram as mudanças familiares e emocionais que vêm ocorrendo. Hoje pode ser um dia muito importante na resolução de questões que há tempo estão em suspenso. Você agora colhe belos frutos.

Peixes

(20/2 a 20/3)

Renovação em questões materiais, emocionais, nas amizades e nos projetos coletivos, pisciano. Retomada de um propósito que depende da colaboração de muitas pessoas. É importante se manter independente.

Manfred o nomeie vice-presidente da Fundição Hauser. além do horizonte l GLOBO l 19H

William retoma o caminho para Tapiré. Thomaz tenta convencer Lili a ir embora com ele. William é capturado por índios na mata. Marlon consegue enganar Tereza. Thomaz enfrenta LC e é levado para um helicóptero. Inês atende o telefonema de Priscila e finge ser outra pessoa. Vó Tita fala para Celina que sua filha foi namorada de Kléber. Priscila e Marcelo fazem as pazes, e Inês fica furiosa. William é levado para ver o cacique da tribo e Kara’twa, outro fugitivo da Comunidade, aparece para falar com ele. Tereza convence LC a deixá-la conversar com Lili. William pede para Kara’twa ajudá-lo a chegar em Tapiré. Lili enfrenta Tereza e ameaça contar para LC sobre seu caso com Hermes.

BANCO

SHERLOCK Nas BaNcas e Livrarias

www.coquetel.com.br

rede globo

2

Solução

APRENDA A PENSAR COMO

O

Manfred chora de raiva ao saber que é filho de Venceslau. Franz vê Manfred agredir Venceslau e interfere. Valter diz a Salete que Ernest a recompensará por ter fechado o orfanato. Silvia diz a Bibiana que precisa encontrar Pérola. Franz leva Venceslau para a casa de Mundo. Manfred obriga Ernest a servir café aos funcionários da fábrica. Pérola visita o avô no trabalho e diz que está orgulhosa dele. Passa-se um mês. Matilde se arruma para seu casamento com Rubens. Com roupas comuns, Sonan chega à casa de Amélia, para alegria de Pérola. Venceslau exige que

Bisneto de Adão (Lc 3:38)

R U

joia rara l GLOBO l 18H

Transgredir a lei religiosa

I

Resumo das Novelas

Onde está?

(22/12 a 20/1)

O Sol segue o movimento em seu signo. Siga a sua luz e força interior, capricorniano. Hora de desenvolver os seus objetivos com tenacidade, perseverança, objetividade. Reconheça o que tem real valor .

Iniciou a plantação de vinha (Gn 9:20)

T O Q U E

O seu desenvolvimento emocional, com mais maturidade e consciência, é o foco agora. Aja com maturidade para estruturar seus talentos criativos e o que é feito com amor. Retome projetos que tinha deixado de lado.

Cameron (?), atriz de “O Na retaBesouro guarda Verde”

Aquele que contrata o sicário

A S I L O

(23/8 a 22/9)

(21/11 a 21/12)

Recursos pessoais e profissionais que devem ser utilizados com consciência. Excelente momento para rever o modo como você gera, administra e utiliza o dinheiro. Poderá ser estimulado a uma mudança significativa.

P I E D O S A

Virgem

Ismael (?), pintor surrealista

Sagitário

E

Importantes responsabilidades e demandas que envolvem as relações e associações. Há muito a ser conversado, reavaliado e reestruturado com as pessoas, canceriano. Chegar a acordos é o desafio.

Incessante (?) house, estabelecimento que oferece acesso à internet

N T I L A U P U R E M F D E E N T A

(21/7 a 22/8)

Cidade fonte de um bálsamo medicamentoso (Jr 46:11)

Autran Dourado, escritor mineiro

Animal do qual Davi foi livrado por Deus (I Sm 17:37) Jardim bíblico

L A N

Leão

Dia (?), marco da 2a Guerra Mundial

Órgão examinado pelo mastologista

C A D E

odiariosjb@gmail.com

A Lua, regente canceriano, está minguando e o ano terminando. Deixe ir, desapegue. 2014 iniciará sob forte energia envolvendo os seus relacionamentos e parcerias. Esteja com pessoas com quem realmente se sintoniza.

Abrigo para idosos

N E R I

• Hélio Cordeiro

Fale conosco: odiariosjb@gmail.com

(21/6 a 20/7)

Soberano da Judeia (Mt 2:22)

O L

Diretor de Jornalismo:

Mande sugestão, crítica ou denúncia para o endereço:

Câncer

Parede fina de madei- Cidades a que são ra que isola o can- comparados os proteiro de Vogais de fetas de Jerusalém, obras em Jeremias 23:14 “viu”

A T R A S

• Depto. Comercial/ Assinaturas (22) 3054-4200

www.odiariorj.com/saojoaodabarra

Este início de ano mostrará a você a diferença entre o que é essencial e o que não é. O retorno às atividades e as demandas emocionais do atual momento estão enfatizadas.

Aquela que tem compaixão

D I A Z

Fundado em 8 de março de 2001 CNPJ 04.853.257/0002-28 Rua Carlos de Lacerda, 13 – Centro Campos dos Goytacazes – RJ

Tel: (22) 3054-4200

J. Capella – Av. Rio Branco, 173 Centro - Rio de Janeiro – RJ Tel: (21) 2262-8116

• Carla Flávia Rangel Barreto carlaflavia@gmail.com

O Diário agora é seu canal de comunicação em São João da Barra.

(21/5 a 20/6)

Pensamentos construtivos e uso inteligente de suas habilidades são essenciais, escorpiano. Hora de consolidar uma rede de contatos que lhe permita realizar os seus propósitos.

(?) no Altar, banda gospel

C A R I S T G I N M A M E L

São João da Barra

Editora:

Gêmeos

(23/10 a 21/11)

© Revistas COQUETEL 2013

de “Pra Sempre em Meu Coração”

P

Condenado a seis anos e oito meses de prisão na Ação Penal 470 - o processo do mensalão - o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares começou a trabalhar ontem (20), na sede Central Única dos Trabalhadores (CUT), em Brasília. Ele saiu pela manhã e retornou ao final da tarde. O ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas começou a trabalhar em uma empresa de engenharia. O pedido de trabalho externo feito por Delúbio foi autorizado, na semana passada, pelo juiz Bruno André Silva Ribeiro, da Vara de Execuções Penais. O ex-tesoureiro receberá salário de R$ 4,5 mil. De acordo com a carta de emprego assinada pelo presidente da CUT, Vagner Freitas, o condenado foi contratado por ter experiência na área sindical.

Você reencontra as situações e as pessoas com quem há algo significativo a resolver. Hora de perceber se está vivendo de acordo com seus ideais e sonhos mais importantes.

Escorpião

Cantora Uma das epístolas paulinas

S O D O M A E G O M O R R A

condenado, mas trabalhando

Representantes no Rio e São Paulo:

PH Gomes Editora Ltda.

divulgação

(21/4 a 20/5)

O essencial agora é dar valor as suas questões emocionais e familiares, libriano. O foco está na estruturação interna, nas bases, na solidez que permitirá se dedicar ao que é importante.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

D

pela família começou em 9 de janeiro, três dias depois que a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal determinou que Genoino, condenado a quatro anos e oito meses de prisão, pagasse a multa que recebeu pela condenação por corrupção. O valor original de R$ 468 mil foi corrigido, no dia 10, pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal para R$ 667,5 mil e foi pago ontem (20).

Touro

(23/9 a 22/10)

V E U

A família do ex-deputado José Genoino comemorou o resultado da arrecadação de doações feitas para quitar a multa aplicada pela Justiça na condenação dele na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Na página criada pela família de Genoino na internet, uma mensagem declara que a quantia necessária foi atingida, mas o valor exato ainda não foi divulgado. A campanha online promovida

Aliar sonho e visão interior à capacidade de estruturação e realização é o desafio hoje. Momento de se dedicar ao que você quer realizar em 2014. O foco está no desenvolvimento profissional.

Libra

J

Assim como a Economia, nossas finanças também se movem em ondas – poucas pessoas conseguem ter estabilidade financeira por muito tempo. Por isso, é preciso ser previdente e saber que, como dizem os americanos, “shit happens!” – problemas acontecem. Manter uma poupança, previdência ou qualquer tipo de reserva financeira é de suma importância, porém é uma questão comportamental, cultural. A falta de uma base, de começar a prática de poupar desde criança, interfere na responsabilidade dos adultos quanto aos seus gastos. Costumamos recomendar uma reserva de pelo menos seis meses de salário (ou renda) para fazer face a eventualidades adversas, como a perda do emprego. O sacrifício de consumo no presente para usufruto de algo maior no futuro é uma medida inteligente, que demonstra maturidade e confiança na própria vida, na longevidade. A atitude de quem gasta tudo o que ganha é comparável às formas mais cruas de vício. Para essas pessoas, o prazer imediato é mais importante. A atitude acabou se tornando alvo de amplos estudos em Economia que refletem a decisão das pessoas em viver somente o presente ou viver o presente olhando para o futuro. O consumismo, a sofisticação no vestir, no comer, no viajar etc., tem corroído as finanças das pessoas desnecessariamente. A pessoa realmente elegante, bem educada, tem um guarda-roupas com poucas peças, bem escolhidas, clássicas, de bom gosto e repete roupas sem o menor problema. Pessoas inseguras, novos ricos e vaidosos têm guarda-roupas abarrotados e nunca sabem o que vestir. Ou, olham para o armário cheio e dizem: “Não tem nada para eu vestir! Preciso comprar roupas!” É preciso conhecer a sua realidade financeira e procurar viver a vida em um padrão compatível com o seu bolso. As pessoas precisam ser mais modestas e pensar que poderiam estar vivendo com uma renda menor - aliás, para falar a verdade, já devem ter tido uma renda menor e viveram bem com ela. Da mesma forma, por exemplo, é preciso ter criatividade desenvolver um lazer mais barato, dedicação para pesquisar preços mais baixos, inteligência para fazer substituições econômicas e integridade para assumir perante família e amigos um orçamento mais condigno. Se você gasta tudo o que ganha, ou até mais do que isso, então está na hora de repensar seus valores.

(21/3 a 20/4)

R O S E

divulgação

Áries

Passatempo

D

família de genoíno arrecada R$ 667,6 mil

Administrador de empresas

HORÓSCOPO

à O

Giuliano Barbato Wolf

145ª. Delegacia Legal/SJB (22) 2741-1314 Câmara Municipal (22) 2741-1301 Prefeitura Municipal (22) 2741-7878 Pronto Socorro (22) 2741-1818 Santa Casa (22) 2741-1272 CEDAE (22) 2741-1056 Correios (22) 2741-1244 Retiro São João Batista (22) 2741-1401 Secretaria Municipal de Saúde (22) 2741-4175 Posto de Urgência (PU) Barcelos - (22) 2741-5432 Posto de Urgência (PU) Mato Escuro - (22) 2721-1038 PU – SJ da Barra (22) 2720-4055 Unidade M. de Saúde – Açu (22) 9946-6817 Unidade M. de Saúde – Cajueiro (22) 2741-5750 Unidade M. de Saúde – Atafona (22) 2741-2718 Unidade M. de Saúde – Grussaí (22) 2741-3504 Unidade M. de Saúde – Sabonete (22) 2721-1057 Fórum Municipal (22) 2741-1644 Disque Entulho (22) 2741-1511 Meio Ambiente (22) 2741-7878 R: 322 Guarda Civil Municipal 153 Defesa Civil Municipal 199 Corpo de Bombeiros 192 Polícia Militar 190

7

| São João da Barra | terça-feira 21 de janeiro de 2014

C A I N Ã

Poupar: uma questão de cultura e valores

TELEFONES ÚTEIS SÃO JOÃO DA BARRA

Entretenimento

O E

Colunão

Artigo

Opinião

L

| São João da Barra | terça-feira, 21 de janeiro de 2014

3/onã — véu. 4/arco — urso. 5/cainã. 7/gileade. 8/arquelau — mandante.

2

amor à vida l GLOBO l 21h Félix e César discutem e o médico expulsa o filho de sua casa. Maciel pede para Pilar revelar os segredos que ela esconde. Perséfone testa Daniel no jantar que Patrícia dá em sua casa e o reprova. Eron insiste para Niko reatar com ele. Valentin e Vivian se despedem de Ninho. César afirma a Rebeca que não vai se separar de Aline. Eron descobre que Anjinho será libertado da cadeia e conta para Niko, que sente ciúmes. Perséfone convida Vanderlei para jantar. Bernarda tem uma conversa com Neide sobre Rafael e Linda. Rebeca marca um encontro com Pérsio. Vanderlei e Perséfone ficam juntos. Rebeca flagra Aline e Ninho juntos.


6

Hélio

Coluna

| São João da Barra | terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Das previsões!

Cordeiro

Os “jogadores de búzios” iniciaram 2014 acima da média, no comum das previsões. Basta a constatação de que inúmeras personalidades já morreram na metade do primeiro mês do ano. No caso particular de Campos dos Goytacazes, nem se fala!

heliocordeirog@gmail.com

O

blog do deputado federal Garotinho, um dos mais acessados do país, registrava, às 18h10 de sexta-feira (apenas naquele instante), 968 visitas online. Sem dúvida, uma marca rara para o segmento da rede social. E na própria página está uma justificativa despretensiosa do parlamentar. “Os leitores do nosso blog conhecem bem meu estilo: não sou de meias palavras, sou um político de opinião clara e independente. Comigo pau é pau, pedra é pedra e isso incomoda muita gente. Na política muitos preferem fugir de polêmicas. Mas convenhamos que seja melhor ‘descer a borduna’ com fatos, com provas incontestáveis, através de denúncias sérias, jamais desmentidas. Pior é ‘descer a borduna’ com trapaças, conchavos jurídicos, acusações sem provas, com mentiras, como fazem Cabral e Lindbergh apoiados pelas Organizações Globo. Eu jogo limpo essa é a grande diferença, além de meus interesses serem claros em defesa do povo e não como outros fazem, que só pensam em causas pessoais e negócios privados. Até os leitores do blog que não se alinham politicamente comigo reconhecem que as denúncias que faço são verdadeiras. Daí a credibilidade que o blog conquistou. E quanto à Globo, quem mais tem coragem de enfrentá-la e mostrar as suas armações? Muito poucos”.

E-mails falsos (1)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) continua alertando que e-mails de origem duvidosa estão circulando em nome da Justiça Eleitoral. “Tais mensagens geralmente contêm um comunicado de cancelamento do título eleitoral e uma solicitação de atualização dos dados cadastrais do internauta, sob a falsa alegação de que uma suposta ausência dele como mesário teria gerado o cancelamento de seu título de eleitor”.

E-mails falsos (2)

“A Justiça Eleitoral informa que não envia e-mails a eleitores para

3 Decisão sobre representações nesta semana Política

| São João da Barra | terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Órgãos da Alerj devem se pronunciar sobre possível afastamento de Paulo Melo e André Ceciliano divulgação

Da redação DIVULGAÇÃO

Salve o que salva! Reflexos da Lei da Cadeirinha (que exige o uso de equipamento de segurança certificado pelo Inmetro para o transporte de crianças até sete anos, sempre nas cadeirinhas e no banco de trás dos veículos), o número de mortes de crianças menores de dez anos

“Rolezinhos”

Agora a onda é “rolezinho”, manifestação jovem contra uma constatação “prima do bullying” definida na segregação social e racial feita por shoppings, visando proibir encontros em massa de adolescentes. Com rapidez se espalha, chega a Campos, com proposta mista de protestar “curtindo e zoando”. Mas não custa lembrar que o vandalismo nos protestos das recentes “vozes das ruas” em diversos estados brasileiros nasceram e se fortaleceram nas infiltrações.

Atentai bem

no trânsito brasileiro caiu 23% em 2012. Os

comunicar cancelamento de títulos eleitorais ou para convocar mesários – com exceção do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio Grande do Sul (TRE/RS), que, mediante prévia e específica autorização do convocado, se utiliza desse tipo de correspondência para recrutar seus mesários”.

E-mails falsos (3)

“O TSE ressalta que não autoriza qualquer outra instituição a enviar e-mails em seu nome. Mensagens dessa natureza devem ser apagadas, pois podem conter vírus de computador ou qualquer outro software malicioso”. Um dos e-mails diz, entre outras coisas: “Bem-vindo(a) ao TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL, Praça dos Tribunais Superiores – Bloco C, CEP: 70.096–000 – Brasília/ DF – (61) 3316.3000, Fax: (61) 3322.0603⁄0639⁄0941⁄0642”.

E-mails falsos (4)

Em outro trecho, o falso e-mail diz: “Informamos que seu título eleitoral teve um cancelamento provisório. O motivo do cancelamento foi uma irregularidade em seu Cadastro de Pessoa Física (CPF). (...) Este e-mail foi enviado mediante a solicitamento, Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Favor não responder. Em caso de dúvidas, entre em contato com tribunalsuperior@tsegov.br”.

dados são da Polícia Rodoviária Federal.

Incoerência

Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) publica Edital de Intimação, da 2ª Vara da Comarca de São João da Barra, “em face de réu ignorado”, sobre ação de desapropriação. Provavelmente, se trate de áreas pertencentes a pessoas de poucas instruções e quase nenhum acesso à informação.

Pela coerência

No “vexame de liminares” envolvendo Fluminense e Portuguesa quem menos culpa tem é o tricolor carioca. Da mesma forma que cairia pela péssima campanha e os critérios do Campeonato Brasileiro, o time das Laranjeiras se mantém na Série A, garantido pela falha do paulista (que colocou em campo um jogador que estava suspenso) e a letra fria da Legislação Desportiva.

“Rolezinhos” rapidamente ganharam o centro de São Paulo em propostas parecidíssimas com as definidas nas iniciais das chamadas “vozes das ruas”. Ou seja: “sem discurso político ou interesse partidário”, mas com participantes realistas antevendo problemas. Aliás, são realidade há anos em shopping dos Estados Unidos e a leitura sobre cada um deles geralmente se resume em “casos de polícia”.

Batendo cabeças

Quinta-feira, através de email (enviado às 16h14) Sandra Barbosa, diretoria de Biodiversidades e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgava boletim informando que todas as praias de São João da Barra estavam próprias para banhos. Nos mesmos dia e horário, o órgão apontava, em seu site, Atafona, Chapéu de Sol e Grussaí como impróprias. CARLOS EMIR

deputada Clarissa Garotinho protocolou representação no último dia 13 gabinete, para buscar informações precisas sobre o cumprimento dos prazos previstos no rito parlamentar e ainda sobre como a representação procederia, caso seja acatada, mas uma funcionária da Casa informou, por telefone, que o deputado estaria em viagem e que ela não havia conseguido contato com ele, portanto, não tendo resposta para a demanda solicitada.

Além das representações protocoladas na Alerj, existem outras duas tramitando contra Paulo Melo e André Ceciliano: uma no Tribunal de Justiça (TJ-RJ), esta protocolada pelo PR; e outra no Ministério Público Estadual, uma denúncia-crime feita por Geraldo Pudim. Todas as quatro ações são fundamentadas com base nas mesmas denúncias que apontariam o envolvimento dos

Aloízio Mercadante assume cargo de chefe da Casa Civil Ministro da Educação vai suceder Gleisi Hoffmann, que volta ao Senado e disputará governo do Paraná

Entre vexames

Maior vexame no episódio extracampo de Flu x Portuguesa pode estar no “confronto de liminares”. Primeiro, a Justiça comum de São Paulo desconsidera a decisão da Desportiva e concede liminar mantendo o clube paulista na Série A; depois, vem a magistratura do Rio de Janeiro e derruba. Fosse em países onde violar uma lei custa multas altas, deportação e até mesmo prisão, um dos dois expedidores de liminares, no caso, poderia estaria encrencado.

Corregedoria e Comissão de Ética da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) devem anunciar nos próximos dias se irão acatar ou não as representações protocoladas pela deputada estadual Clarissa Garotinho (PR) denunciando a quebra de decoro parlamentar do presidente da Alerj, Paulo Melo (PMDB) e do líder da bancada do PT, André Ceciliano. Caso as investigações confirmem as denúncias, Melo e Ceciliano podem ter seus mandatos cassados. Com base em provas de áudio e vídeo anexadas ao documento assinado por Clarissa e pelo também deputado Geraldo Pudim, os republicanos levantam a suspeita de que Melo e Ceciliano tenham coordenado um suposto esquema de espionagem que tinha como principal objetivo desbancar o maior adversário de seus respectivos partidos na concorrência ao Governo do Estado, o deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ), que lidera as pesquisas de intenções de voto. A equipe de reportagem tentou contato com o corregedor da Alerj, Comte Bittencourt, através de seu

deputados do PMDB e do PT no suposto esquema ilegal. Plano - Detalhes do plano arquitetado meticulosamente para atingir não só o pré-candidato ao governo do Estado, Anthony Garotinho, mas também outros membros da cúpula do partido, tornaram-se públicos depois que Anderson Harry Grutzmacher sentiu-se lesado pelos deputados peemedebista e petista, que o teriam contratado para se infiltrar no PR a fim de forjar provar que incriminassem membros do Partido da República, e decidiu fazer revelações bombásticas. Ele gravou uma série de vídeos e revelou, dentre muitas outras coisas, que “o presidente da Alerj ofereceu R$ 500 mil e salário de R$ 7 mil por cinco anos, para forjar material que atingisse Garotinho e Clarissa”. Ele ainda contou que “o deputado André Ceciliano me pagou a primeira vez e na segunda vez quem me pagou em mãos, na presidência, foi o deputado Paulo Melo, o valor de R$ 5 mil, que era pra (sic) mim acompanhar toda a movimentação do PR. Eu fui em vários municípios. Todo (lugar) onde eles tinham algo a fazer, eu estava por perto. E assim foi feito”, disse Anderson.

Com inteligência

“Minha prioridade é a pré-candidatura de Garotinho a governador. Mas não sou de entrar na chuva para ficar enxuto, nem um acomodado na vida pública: se meu partido, o PR, me convocar, confirmo minha disposição em disputar uma cadeira da Assembléia Legislativa”. A declaração é do vereador de Campos, no quarto mandato, Jorge Magal (PR), précandidato a deputado estadual.

A Esplanada dos Ministérios tem um novo homem forte: é o atual ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que sucederá Gleisi Hoffmann, na Casa Civil. A mudança foi acertada ontem (20) pelo Palácio do Planalto, que já iniciou o processo de transição, segundo o site Brasil 247. Como chefe da Casa Civil, Mercadante terá a missão de articular e coordenar todos os programas de governo no ano eleitoral. Caso a presidente Dilma seja reeleita, ele deve continuar na função depois de 2015. Como ministro mais influente de um eventual segundo governo Dilma, Mercadante também se cacifa para a sucessão da presidente, em 2018.

Mercadante foi ganhando prestigio com Dilma ao longo do ano passado. Além de ter sido um dos formuladores do programa Mais Médicos, ao lado do ministro Alexandre Padilha, da Saúde, ele manteve os programas herdados da gestão de Fernando Haddad na pasta da Educação. O atual ministro fez questão de estar à frente de todos os anúncios de resultados de programas como o Pró-Uni e o Enem, que vêm obtendo adesão crescente. Dentro do PT, Mercadante hoje é visto como um quadro independente, que se distanciou do grupo do ex-presidente Lula mas que soube ganhar a confiança da presidente Dilma.

divulgação

mercadante assume cargo no Governo Dilma Rousseff como chefe da Casa Civil


4

| São João da Barra | terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Geral

País/Geral

| São João da Barra | terça-feira, 21 de janeiro de 2014

5

tratamento para a síndrome de burnout

fraude em loteria: investigações continuam

Governo do Estado terá que garantir programa para professores da rede pública

PF inicia nova fase de trabalho para identificar outros participantes do esquema

secom - governo do estado

Da Redação Desde o último dia 16, com a publicação no Diário Oficial do Estado do Rio, já está em vigor a Lei 6.687/2014, que autoriza o governo a instituir um programa de tratamento da Síndrome de Burnout para os professores da rede pública estadual. A doença é causada por estresse crônico e repetido. A síndrome de Burnout (do inglês to burn out, queimar por completo), também chamada de síndrome do esgotamento profissional, foi assim denominada pelo psicanalista nova-iorquino, Freudenberger, após constatá-la em si mesmo, no início dos anos 1970. A dedicação exagerada à atividade profissional é uma característica marcante de Burnout, mas não a única. O desejo de ser o melhor e sempre demonstrar alto grau de desempenho é outra fase importante da síndrome: o portador de Burnout mede a auto-estima pela capacidade de realização e sucesso profissional. O que tem início com satisfação e prazer, termina quando esse desempenho não é reconhecido. Nesse estágio, necessidade de se afirmar, o desejo de realização profissional se transforma em obstinação e compulsão1 o paciente nesta busca sofre alem de problemas de ordem psicológicas também forte desgaste físico gerando fadiga e exaustão. Patologia que atinge membros da Segurança Publica, da Saúde Publica e da Educação. A lei, do deputado Átila Nunes (PSL), prevê que o programa ocorrerá de forma gradativa em até dois anos para que seu impacto financeiro seja previsto pela Lei de Diretrizes Orçamentárias, com campanhas informativas sobre a Síndrome de Burnout, exames e tratamento para todos os professores da rede pública estadual.

professor acometido pela doença, a partir de agora, receberá tratamento pelo Governo do Estado do Rio

Desconto de 20% no pagamento do IPTU só até 28 de fevereiro Além de receber o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2014 em casa, o contribuinte de São João da Barra (SJB) também pode imprimir o documento no site da prefeitura, no endereço eletrônico é www.sjb.rj.gov.br. O carnê está sendo entregue pelos Correios e pode ser pago com desconto de 20%, para cota única, até o dia 28 de fevereiro. Aqueles que preferirem poderão parcelar o imposto em até dez vezes. Em 2014, o Imposto Predial e Territorial Urbano foi reajustado em 5,98%, com base no Índice Nacional de Preços aos Consumidor (IPCA). O vencimento de cada parcela é no último dia útil do mês correspondente. A mesma lei que definiu o reajuste do IPTU, o desconto de 20%

para o pagamento em cota única e a data limite de vencimento de cada parcela, concede 80% de desconto nos juros e nas multas para o pagamento do IPTU em atraso, nos débitos tributários inscritos na Dívida Ativa. Essa é uma boa oportunidade para os contribuintes quitarem seu imposto. “O contribuinte que estiver em atraso, deve procurar à secretaria de Fazenda para regularizar a situação. Até o dia 28 de fevereiro, ele terá 80% de desconto no pagamento à vista do Imposto. É uma excelente oportunidade”, salientou Ricardo Trindade, subsecretário de Fazenda de SJ da Barra. A secretaria de Fazenda fica na rua Barão de Barcelos, 88, Centro, e o atendimento é das 9h às 17h.

secom - pmsjb

A Polícia Federal (PF) vai iniciar a segunda fase de investigações para identificar outros participantes do esquema de desvio de R$ 73 milhões da Caixa Econômica Federal. A operação da PF recebeu o nome de Éskhara e conta com o apoio do Ministério Público Federal. Segundo o delegado federal Omar Pepow, a PF identificou inicialmente as contas bancárias que mais receberam dinheiro do desvio e agora vai analisar cerca de 200 contas bancárias. Do total de R$ 73 milhões, cerca de 70% já foram recuperados. De acordo com Pepow, estão sendo investigados os desvio de R$ 4,5 milhões enviados para contas no Ceará e R$ 750 mil enviados para contas na Bahia. A fraude – a maior já sofrida pela Caixa, ocorreu no final de 2013 e foi denunciada pela própria instituição financeira à Polícia Federal, meses após o deputado federal Anthony Garotinho (PR) denunciar no plenário da Câmara possível fraude envolvendo loterias do banco, tendo apresentado nomes de pessoas que ganharam até 500 vezes. De acordo com a PF, a quadrilha usou documentos falsos para abrir uma conta-corrente em uma agência da Caixa de Tocantinópolis (TO).

divulgação

grupo teria desviado R$ 73 milhões de falso prêmio da Mega Sena para conta fictícia Pouco tempo depois, cerca de R$ 73 milhões foram depositados nessa conta. Desviado do banco estatal, o dinheiro foi depositado como sendo pagamento de um prêmio da Mega Sena que nunca existiu. Por fim, o montante foi transferido para várias

contas. Durante as investigações, os agentes prenderam o ex-gerentegeral da agência da Caixa em Tocantinópolis, Robson Pereira do Nascimento. De acordo com Pepow, Nascimento tinha senha para aces-

sar o sistema do banco, que libera recursos de prêmios de loterias. Entretanto, era preciso enviar informações sobre o bilhete premiado e esperar a autorização do banco para liberar o dinheiro. Segundo o delegado, o ex-gerente liberou o dinheiro sem autorização e sem enviar as informações do bilhete. No último sábado (18), a PF prendeu o suplente de deputado federal Ernesto Vieira Carvalho Neto. Filiado ao PMDB, ele é suspeito de fazer parte do esquema de desvio de dinheiro. De acordo com o delegado, ainda há quatro foragidos. Segundo o delegado federal, há gravações de conversas telefônicas, obtidas com autorização judicial, em que o ex-gerente, pouco antes de ser preso, pede ajuda a Neto para se defender, demonstrando já ter conhecimento de que a PF investigava o assunto e identificara alguns dos envolvidos no esquema. A Caixa informou que não vai comentar o caso durante as investigações e que acionou a Polícia Federal logo que constatou a fraude. “O banco continua acompanhando o caso e está à disposição da PF para colaborar com as investigações”, disse a Caixa, em nota.

Jovem baleado ao tentar impedir assalto em Grussaí morre no HFM

carnê está sendo entregue nas residências, mas contribuinte pode retirar no site

Baleado com um tiro na cabeça, o estudante Jhonathan Coutinho Mattos, de 16 anos, morador no bairro IPS, em Campos, não resistiu e morreu na madrugada de ontem, no Hospital Ferreira Machado (HFM). Ele tentou defender um casal de amigos que estava sendo assaltado nas imediações do Polo Gastronômico, na praia de Grussaí, em São João da Barra, na noite de sábado (18). O adolescente não poderia imaginar que um dos quatro assaltantes estaria armado. A família de Jhonathan espera por justiça. Ele é mais uma vítima da violência, que cresce na região.

Segundo o pai da vítima, Marcelo Mattos, o filho saiu de casa para passar o final de semana em Grussaí. “Eles estavam em quatro. Ele com a namorada dele e o amigo com a namorada. Terminou o show, eles permaneceram na praia, foi quando apareceram os bandidos. Os casais estavam um pouco distantes. Ele correu para defender o amigo, que estava sendo assaltado e foi baleado”. Marcelo contou que uma das características do filho desde criança era a defesa daqueles que ele amava. “Meu filho era um menino muito bom. Ele nasceu para ajudar as pes-

soas. Essa era uma das suas principais características. Só peço a Deus que Ele faça justiça e que mais tarde essa pessoa se arrependa de tudo isso”, disse. Do casal assaltado, levaram um celular. O adolescente foi socorrido pelo Corpo de Bombeiro. O crime foi registrado na 145ª Delegacia Legal (DL/SJB). No Instituto Médico Legal (IML) a mãe, Jaqueline lembrou que Jhonathan iria iniciar o Ensino Médio. Ele era o mais velho de dois filhos. O sepultamento vai acontecer hoje, no Cemitério Campo da Paz.

divulgação - facebook

Jhonathan Coutinho será sepultado hoje


O Diário SJB 21/01/2014