Page 1

| São João da Barra | quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Esportes

São João da Barra/RJ | quinta-feira, 21 de novembro de 2013 | Ano 01 | Número 139 | www.odiariodecampos.com.br/saojoaodabarra |

A-PDF Merger DEMO : Purchase from www.A-PDF.com to remove the watermark

SANJOANENSE É CAMPEÃO ESTADUAL

Adejaldo Silva conquista título do Circuito de Bodyboarding na Praia da Macumba FACEBOOK - DIVULGAÇÃO

SÃO JOÃO DA BARRA

SANJOANENSE ADEJALDO SILVA É CAMPEÃO ESTADUAL DE BODYBOARDING • esportes P•8

DIVULGAÇÃO - INTERNET

Da Assessoria No último final de semana, o sanjoanense Adejaldo Silva sagrou-se campeão do Circuito Estadual de Bodyboarding durante a disputa da última etapa da competição, realizada na Praia da Macumba, na cidade do Rio de Janeiro. Os atletas Lúcio Santana, Adejaldo Silva, Everton de Souza e Jonas Silva disputaram a categoria Open e conquistaram as quatro primeiras colocações respectivamente. A segunda posição foi suficiente para Adejaldo comemorar o título. “Tenho que agradecer a Deus e a todos que me incentivaram. Dedico esse título a Thiago Corrêa e a minha avó Maria, que não estão mais aqui, mas sei que onde estão torcem por mim. Agradeço ainda ao Sérgio Gomes e a Prefeitura de São João da Barra pelo apoio indispensável para o crescimento da nossa modalidade”, disse. O Circuito Estadual de Bodyboarding também contou pontos para o Circuito Carioca, que terá seus campeões definidos nos dias 7 e 8 de dezembro. No entanto, Adejaldo Silva já lidera o ranking com 2.720 pontos e Lúcio

SANJOANENSE Adejaldo Silva além de ter conquistado o título de campeão, lidera ranking na disputa do Brasileiro

Santana, está na vice colocação, com 2.555 pontos. Lúcio ainda disputa o Circuito Brasileiro, em primeiro lugar no ranking. A final do Brasileiro vai acontecer entre os dias 29 de novembro e primeiro de dezembro, na cidade DIVULGAÇÃO

FERRUGEM E ARY SANTOS já travaram lutas emocionantes na disputa pelo cinturão

de Rio das Ostras. O presidente da União de Bodyboarders de Campos e São João da Barra (UBCS), Sérgio Gomes, destacou o empenho e seriedade dos atletas sanjoanenses: “Estou muito orgulhoso

pelo profissionalismo que garantiu os títulos dos Circuitos UBCS e Estadual. Tenho certeza que São João da Barra reúne plenas condições de brigar pelo título nacional na categoria Open”, finalizou.

Jungle Fight sábado em Campos Campos recebe no próximo sábado (23) o maior evento de MMA da América Latina, o Jungle Fight, que chega com sua edição 61 à cidade, com apoio da Fundação Municipal de Esportes (FME). A disputa do cinturão interino dos pesos-galos (61kg) será realizada no ginásio Waldir Pereira (Didi) da FME. O combate será entre Jonas Bilharinho e o estreante na organização, Alberto “Striker” Pantoja. A pesagem será na sexta-feira. O ginásio terá capacidade para 1.000 pessoas e os convites serão distribuídos.

Na co-luta principal da noite, Gabriel Silva enfrenta Patrick Tavares nos pesosgalos (61kg). O lutador da X-Gym, que venceu por nocaute Vinicus Baraldo no Jungle Fight 50 realizado no mês de abril em Novo Hamburgo (RS), realiza sua segunda luta dentro do evento. Os canais Sportv e Combate transmitirão ao vivo, para todo o Brasil, o card da competição. Morador de Campos, o peso leve Leandro “Sete Bala“ promete levar o público ao delírio em seu confronto contra Luis “Japeri”.

FACEBOOK

8

GAROTINHO PRESSIONA E A OBRA DE DUPLICAÇÃO DA BR-101 É ACELERADA Deputado federal esteve com ministro dos Transportes e relatou lentidão nos serviços entre Campos e Macaé. A pressão surtiu efeito e número de trabalhadores foi dobrado. • geral P•5 ESTADO EM SITUAÇÃO PREOCUPANTE

HÁ DOIS ANOS REDUZINDO ATERROS

UNIDADE NO MUNICÍPIO ATÉ DIA 30

MAIOR EVENTO DA AMÉRICA LATINA

Saúde alerta para Coleta seletiva vai Tomógrafo móvel Jungle Fight em casos de dengue mudar realidade na praça de SJB Campos sábado • geral P•3

• geral P•4

• geral P•6

• esportes P•8


Faye Dunaway, atriz dos EUA Sufixo de “quinino” O de Jesus foi anunciado pelo profeta Isaías (Is 9:6)

Talentos Título de superioridade utilizado para Deus na Bíblia Hebraica

(?) Déco, estilo arquitetônico

“(?) Casmurro”, obra machadiana

Ozualdo Candeias, cineasta brasileiro

Registro Geral (sigla)

(21/1 a 19/2)

Aprender é divertido...

Peixes

(20/2 a 20/3)

Solução

O

Poderosa intuição que ajuda a perceber transformações emocionais que estão ocorrendo. O dia favorece negociações, acordos, desde que haja equilíbrio e uma justa medida.

3

NAS BANCAS

Assis consente que Marlon fale com Tereza. Lili pede para André contar o que sabe sobre o desaparecimento de seu pai. Marlon conversa com Tereza, e Paulinha os observa. André aconselha Lili a tomar cuiJOIA RARA l GLOBO l 18H dado com sua investigação. Marcelo conversa com Álvaro sobre o fim Aurora demite Joel, que se hospeda na pensão de de seu noivado. Lili conta para Priscila que se encontrou com André. Conceição. Ernest diz a Valter que perdeu a confiança Kléber e Edu combinam de receber as mercadorias à noite. Júlia fica nele. Lola fica com ciúme ao ver Volpina na casa de horrorizada com seus amigos de colégio. Inês reclama de Marcelo ter Fabrício. Venceslau protege Volpina de Benito e acaba deixado Lili terminar o noivado. Guto e Jéssica implicam com William. apanhando dele. Ernest diz a Venceslau que não fará Keila reclama do trabalho noturno de Kléber. Acontece um blecaute mal a Volpina se ela mudar o depoimento. Ela diz ao em Tapiré e todos correm assustados. Klaus e Nilson se escondem delegado que foi forçada por Mundo a mentir e afirma dentro do barco. Fátima não deixa Romildo acompanhá-las. Celina que Ernest é inocente. Mundo fica revoltado com a tenta convencer Keila de que não existe nenhum fantasma. Júlia declaração de Volpina. Iolanda passa mal e Franz a leva gosta de rever Paulo, amigo de colégio. Celina decide sair pelas ruas para o hospital. Mundo visita Iolanda no hospital mas para investigar o blecaute e não percebe que está sendo seguida. Ernest o expulsa do local. Tereza vai até a Central de Energia da Comunidade. William obriga Lili a conversar com ele. Líder Jorge avisa a Tereza que a filha de LC é a ALÉM DO HORIZONTE l GLOBO l 19H

T E

BANCO

E N D

Início de semana que enaltece a intuição, a inovação e novas perspectivas. No final do dia tende a se sentir mais inquieto, o que pode ter efeitos sobre os relacionamentos.

N R

Resumo das Novelas

Foco em parcerias profissionais, objetivos na carreira e expressão de talentos. Criatividade é o diferencial que permite a aproximação de pessoas afins, pessoal e profissionalmente.

Que revela compaixão pelo próximo

M

Início de semana que enfatiza as situações profissionais e financeiras, virginiano. Valorize mais os seus talentos e repense a forma como expressa suas habilidades no trabalho.

Bala em forma de disco (?) Hitchcock: o Mestre do Suspense

Aquário

Título outorgado pela Rainha BreveElizabeth mente, II em inglês

Grupo religioso de cunho radical

Capricórnio

(22/12 a 20/1)

Ressuscitou Tabita (At 9: 36-41)

V E

Virgem

(23/8 a 22/9)

Mia Farrow, atriz de “A Profecia”

Bahia Temerão (sigla) a glória É cobrada do Senhor pelo credor (Sl 102:15)

A B

odiariosjb@gmail.com

Dia que enfatiza os relacionamentos e a superação de velhos padrões emocionais. Chegar à conciliação não significa deixar de se expressar ou de aceitar diferenças e incongruências.

Um dos filhos de Noé (Gn 6:10)

Cidade que seria edificada em Sinar

C

Fale conosco: odiariosjb@gmail.com

(21/7 a 22/8)

Vanádio (símbolo)

V

• Hélio Cordeiro heliocordeirog@gmail.com

Leão

Caracteriza a superfície lunar, por esta não possuir atmosfera

D

Diretor de Jornalismo

Mande sugestão, crítica ou denúncia para o endereço:

O ciclo atual remete a mudanças no lar, na família e nos relacionamentos cancerianos. Hora de se desapegar de velhas posturas, que não mais encontram respaldo agora.

Com dois pés

D I L U V I O

Rua Carlos de Lacerda, 13 – Centro

Campos dos Goytacazes – RJ Tel: (22) 3054-4200 • Depto. Comercial (22) 3054-4200

www.odiariodecampos.com.br/ saojoaodabarra

(21/6 a 20/7)

Parábola de Jesus que ilustra a redenção de quem abandona o pecado (Lc 15:11-32)

Rei ungido por Samuel (I Sm 16:13)

D

CNPJ 04.853.257/0002-28

• Carla Flávia Rangel Barreto carlaflavia@gmail.com

O Diário agora é seu canal de comunicação em São João da Barra.

Câncer

(21/11 a 21/12)

Um belo dia para fazer contatos e para buscar alternativas inovadores e viáveis. O período atual pede uma nova atitude em suas relações, especialmente as de amizade.

Lily Tomlin, atriz dos EUA

R E I S

SÃO JOÃO DA BARRA

J. Capella – Av. Rio Branco, 173 Centro - Rio de Janeiro – RJ Tel: (21) 2262-8116

Editora

Acontecimentos envolvendo o amor, filhos e as emoções estão em momento importante. É preciso equilíbrio emocional para lidar com os desafios atuais. Muita calma nesta hora.

Sagitário

Emma Thompson, atriz de “Educação”

M F

Representantes no Rio e São Paulo:

(21/5 a 20/6)

Indícios intuitivos de que muita coisa está chegando ao final, escorpiano. Necessário eliminar velhas pautas de comportamento, especialmente nas parcerias e relações.

Formato da pupila humana (Anat.)

C A

-feira (11), em Casimiro de Abreu, pela prefeita de Campos e presidente da Ompetro, Rosinha Garotinho. “Será um desdobramento da reunião anterior, mas com a presença somente do corpo técnico da organização”, informa o secretário geral da Ompetro e secretário de Petróleo, Energias Alternativas e Inovação Tecnológica de Campos, Marcelo Neves.

Gêmeos

(23/10 a 21/11)

Fim, em inglês

S O O N

O corpo técnico da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) se reunirá na próxima segunda-feira (25), em Macaé, para continuidade à discussão sobre os gargalos logísticos que dificultam o desenvolvimento da região produtora de petróleo e as alternativas para melhorar o fluxo de cargas e dos veículos. O debate foi iniciado na última segunda-

Fase importante para decisões relacionadas ao trabalho e ao cotidiano, taurino. Parcerias e relações de trabalho estão se configurando de forma diferente. Atenção com a saúde, o momento é delicado.

Escorpião

Característica do mosqueteiro

R P

Ompetro reúne corpo técnico em Macaé

(21/4 a 20/5)

Primeiro (?): proíbe a idolatria O Pai, o Filho e o Espírito Santo

© Revistas COQUETEL 2013

Flávio (?), judoca brasileiro Evento ocorrido aos 600 anos de Noé (Gn 7:6)

F I L H O P R O D I G O

VALTER CAMPANATO / AGÊNCIA BRASIL

Touro

O Sol em seu signo e a Lua em Aquário favorecem idéias e atitudes diferentes das habituais. Compartilhe, expresse sua originalidade, singularidade. Seja independente.

Cantora de “Sopra Sobre Nós”

A R T

autoridades do Judiciário. Marco Aurélio ocupará a cadeira de presidente do TSE pela terceira vez. O primeiro mandato foi 1996 e 1997 e o segundo, de 2006 a 2008. No entanto, o ministro não presidirá as eleições do ano que vem. Dias Toffoli, empossado na vice-presidência, ocupará a cadeira de Marco Aurélio, que deixará o TSE em maio de 2014, quando completará quatro anos seguidos no tribunal, e deverá ser substituído por outro ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

O momento é desafiador nos relacionamentos, mas hoje há melhores condições de entendimento. Os amigos podem ajudá-lo. Dia que favorece contatos e acordos, ariano.

(23/9 a 22/10)

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

N

O ministro Marco Aurélio Mello foi empossado na última terçafeira (19) no cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ministro substituirá a presidenta Cármen Lúcia, que ocupou a função durante dois anos. A cerimônia de posse foi acompanhada pelo vicepresidente da República, Michel Temer, o presidente do Senado, Renan Calheiros, e pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, além de outras

(21/3 a 20/4)

Libra

C L A M E N D A T L O D B A V I D P E S E E D I E D T R A D O O P M E

Num mundo perfeito haveria poucos conflitos num relacionamento e seria fácil demonstrar todos os dias que nos preocupamos com o outro, porque assim, possivelmente, seríamos felizes ou pelo menos mais felizes. Mas no mundo real em que vivemos, não é assim. É mais provável passar por muitos desentendimentos e descobrir como é difícil demonstrar o amor no meio de um conflito. O egoísmo e o desrespeito são os principais inimigos de um relacionamento. Quando cada um passa a cuidar dos seus próprios interesses sem se importar com os do outro, está de certa forma abandonando o parceiro. E a vida a dois em conflito deve ser vista como um incêndio, onde deve haver união, uma verdadeira parceria para que o fogo seja apagado e ninguém saia ferido. Quando o egoísmo se instala, costumamos ignorar desejos alheios e apenas nosso pequeno mundo nos interessa. Passamos a tratar o outro com frieza, ignorância e indiferença, fazendo com que se sinta sozinho, sem importância, desnecessário e até demais na relação. Os conflitos surgem justamente quando não conseguimos dominar nosso egoísmo e passamos a desrespeitar quem amamos ao valorizar outras coisas senão aquela pessoa que está do nosso lado, sempre pronta a nos ouvir, ajudar e apoiar. E como nos tornamos abomináveis no uso das palavras. Ignoramos completamente o ensino bíblico de que cada um deve ser “pronto para ouvir, mas lento para falar e lento para se irritar” (Tiago 1:19). Pensamos que devemos conhecer o outro apenas no início do relacionamento. Um engano. Devemos estudar nosso parceiro todos os dias para que possamos descobrir tudo que o deixa feliz, lhe faz bem e quais são seus desejos, assim como o outro deve fazer para que a relação seja completa e estejamos ainda mais unidos para enfrentar as dificuldades que surgirem. Existe diferença entre procurar algo saudável e satisfatório e procurar algo que seja perfeito. A grande diferença é que o saudável e o satisfatório existem; a perfeição, não. Na realidade, o relacionamento deve contribuir para nossa felicidade e a do nosso parceiro. Não devemos esperar alguém que concorde com todos os nossos pensamentos e preferências ou que possa trazer alegria a cada minuto de nossas vidas. Temos que procurar a satisfação possível e encontrá-la. Isso é fato! Se buscarmos a perfeição, ficaremos procurando. E acredite, se aprendermos a aceitar parte da responsabilidade pelos problemas e a dividir generosamente o crédito dos sucessos, estaremos contribuindo para um relação feliz.

Áries

Passatempo

I

Jornalista Editora do jornal O Diário/SJB

145ª. Delegacia Legal/SJB (22) 2741-1314 Câmara Municipal (22) 2741-1301 Prefeitura Municipal (22) 2741-7878 Pronto Socorro (22) 2741-1818 Santa Casa (22) 2741-1272 CEDAE (22) 2741-1056 Correios (22) 2741-1244 Retiro São João Batista (22) 2741-1401 Secretaria Municipal de Saúde (22) 2741-4175 Posto de Urgência (PU) - Barcelos (22) 2741-5432 Posto de Urgência (PU) Mato Escuro - (22) 2721-1038 PU – SJ da Barra (22) 2720-4055 Unidade M. de Saúde - Açu (22) 9946-6817 Unidade M. de Saúde - Cajueiro (22) 2741-5750 Unidade M. de Saúde - Atafona (22) 2741-2718 Unidade M. de Saúde - Grussaí (22) 2741-3504 Unidade M. de Saúde - Sabonete (22) 2721-1057 Fórum Municipal (22) 2741-1644 Disque Entulho (22) 2741-1511 Meio Ambiente (22) 2741-7878 R: 322 Guarda Civil Municipal 153 Defesa Civil Municipal 199 Corpo de Bombeiros 192 Polícia Militar 190

HORÓSCOPO

O C

Marco Aurélio assume presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Carla Flávia Barreto

PH Gomes Editora Ltda.

TELEFONES ÚTEIS SÃO JOÃO DA BARRA

7

| São João da Barra | quinta-feira, 21 de novembro de 2013

D O N S

Quem disse que a perfeição existe?

Entretenimento

T A T I A N A M A L A F A I A

Colunão

Artigo

Opinião

N

| São João da Barra | quinta-feira, 21 de novembro de 2013

3/cam — end. 4/davi — soon. 5/vácuo. 6/adonai.

2

mais nova integrante do Grupo. Celina é capturada na escuridão. Lili beija William.

AMOR À VIDA l GLOBO l 21H Félix decide ir para a casa de Glauce, que se recusa a ajudá-lo. Daniel reclama do regime de Perséfone. Eudóxia convida Gigi para jantar em sua casa. Paloma solicita que César antecipe a reunião para a escolha do novo presidente do hospital. Félix fala com Rafael para tirar Anjinho da cadeia. Perséfone é internada às pressas. Maciel tenta se aproximar de Pilar. Aline procura Bruno em seu trabalho. Patrícia e Michel repreendem Daniel por impor que sua esposa emagreça. Thales vê Natasha beijar Rogério e fica incomodado. Amarilys pede para Bruno superfaturar a avaliação do apartamento. Simone e Ordália humilham Félix. Félix mostra o relatório feito por Atílio sobre César na reunião para a escolha do presidente do San Magno.


6

| São João da Barra | quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Geral

TOMÓGRAFO MÓVEL JÁ EM FUNCIONAMENTO Até o final deste mês, meta é realizar de 30 a 60 exames por dia em SJB Da Assessoria Com previsão de realizar entre 30 e 60 exames por dia - a meta é atingir o total de 300 tomografias até o final do mês -, já está instalada a Unidade Tomógrafo Móvel I na orla do Rio Paraíba do Sul próximo a Praça São João Batista, no Centro, em São João da Barra. É a terceira vez que o serviço é disponibilizado para a população sanjoanense, segundo a secretária de Saúde, Denise Esteves, lembrando que o primeiro atendimento foi em agosto de 2011 com 349 exames realizados e o segundo, em dezembro de 2012, quando foram feitos 267 exames. O trabalho é fruto de parceria entre a prefeitura de São João da Barra e o Governo do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o coordenador de Unidade Móvel de Imagem da secretaria Estadual de Saúde, José Jorge Ataualpa Lima, o Tomógrafo Móvel vem reforçar o programa de interiorização da Saúde para levar à população esse tipo de serviço que na maioria dos municípios tem pouco acesso e em outros nenhum. A coordenadora da Unidade Tomógrafo Móvel I, Christianne Assis, ressaltou que a intenção é atender

a classe da população que não tem condição financeira e que não tem acesso a esse tipo de exame considerado caro, em média R$ 900,00 por procedimento. Os pacientes interessados pelo serviço devem comparecer, das 8h ás 17h, na sala 21, da secretaria de Saúde, que funciona no prédio da Policlínica, localizado na rua Barão de Barcelos, em frente ao Terminal Rodoviário, portando o pedido do exame e a cópia do cartão do SUS e da Identidade. Depois de agendado, o atendimento está sendo feito de segunda à sexta das 8h às 18h30. Aos sábados e feriados das 8h às 15h. A equipe é composta por um médico, dois técnicos de enfermagem, um técnico em radiologia, três recepcionistas, dois bombeiros militares, um responsável pela manutenção, um profissional de apoio e um técnico de informática. São João da Barra é a cidade polo, tendo em vista que está recebendo também pacientes de outros municípios como São Francisco de Itabapoana, Campos dos Goytacazes, São Fidélis, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu e Macaé. O resultado do exame será entregue 15 dias depois à secretaria de Saúde de cada município.

SECOM - PMSJB

PACIENTES com pedidos de exames autorizados já passam pelo procedimento

PEDIDOS DE EXAMES PASSAM POR AVALIAÇÃO DOS MÉDICOS Dos cerca de 100 pedidos de exames, 98% já foram autorizados e entregues aos pacientes para efetuarem o procedimento. Outros 30 pedidos entregues da última quinta-feira (14) até terça-feira passada (19) estão sendo verificados pelos médicos auto-

rizadores que analisam questões como pedido do exame, médico solicitante, carimbos e assinaturas. Até o dia 30 de novembro caso surja algum paciente que precise do serviço com urgência, ele será encaminhado do Centro de Emergência direto para o tomógrafo

móvel. Caso não haja urgência, o paciente leva o pedido à secretaria e é avisado por telefone, num prazo máximo de dois dias, sobre a autorização e agendamento do exame. De acordo com a subcoordenadora do Núcleo de Controle e avaliação da secretaria de

Saúde, Liliane Rangel Cardoso, o único exame de tomografia que não está sendo realizado é para criança que precise de sedação. Liliane disse ainda que os exames que dependem de contraste estão sendo feitos normalmente para adultos e crianças.

3 DENGUE: RIO DE JANEIRO ENTRE ESTADOS EM ALERTA Geral

| São João da Barra | quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Novo mapa da doença sugere intensificar ações de vigilância, prevenção e controle Novo mapa da dengue revela que 157 municípios brasileiros estão em situação de risco para a doença, outros 525 em alerta e 633 cidades com índice satisfatório. Os dados são do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), apresentado na última terça-feira (19) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelo secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. O levantamento, elaborado pelo Ministério da Saúde em conjunto com estados e municípios, foi realizado entre 1º outubro e 8 de novembro deste ano em 1.315 cidades e tem como objetivo identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença. Para intensificar as ações de vigilância, prevenção e controle da dengue, o Ministério da Saúde está dobrando o volume de recursos adicionais que serão repassados a todos os estados e municípios brasileiros. Portaria autorizando o repasse de R$ 363,4 milhões foi assinada hoje pelo ministro Alexandre Padilha. Os recursos são para in-

Rio e Vitória em situação de alerta Nos municípios classificados em situação de risco, mais de 4% dos imóveis pesquisados apresentaram larvas do mosquito. É considerado estado de alerta quando os imóveis pesquisados apresentam índice entre 1% a 3,9% e satisfatório quando fica abaixo de 1%. O levantamento também revelou que três capitais estão em situação de risco: Cuiabá, Rio Branco e Porto Velho. Outras 11 – Boa Vista, Manaus, Palmas, Salvador, Fortaleza, São Luís, Aracaju, Goiânia, Campo Grande; Rio de Janeiro e Vitória apresentaram situação de alerta e seis estão com índices satisfatórios (Macapá; João Pessoa; Teresina; Belo Horizonte; Curitiba e Porto Alegre). Sete capitais - Belém, Maceió, Recife, Natal, São Paulo e Florianópolis - ainda não apresentaram ao Ministério da Saúde os resultados do LIRAa.

FOTOS: MARCELO CASAL JR - AGENCIA BRASIL/DIVULGAÇÃO

MINISTRO DA SAÚDE Alexandre Padilha alerta para ações de combate à dengue

crementar os investimentos realizados nas ações de vigilância em saúde, que somam R$ 1,2 bilhão. Este montante adicional significa um acréscimo 110% em relação ao que foi transferido em 2012 e contempla

todos os municípios do país. No ano passado, foram transferidos R$ 173,3 milhões. Em contrapartida, os municípios precisam cumprir metas como assegurar a quantidade adequada de agentes de controle de endemias, gar-

RISCO MAIOR NO ARMAZENAMENTO DE ÁGUA Além de ajudar os gestores a identificar os bairros em que há mais focos e reprodução do mosquito, o LIRAa também aponta o perfil destes criadouros. Segundo o levantamento, 37,5% dos focos estão em formas de armazenamento de água, 36,4% em espaços em que o lixo não está sendo manejado adequadamente e 27,9% em depósitos domiciliares.Esse panorama varia entre as regiões. Enquanto na região Sudeste, 47,9% dos focos estão dentro das residências, no Nordeste, o armazenamento de água é a principal fonte de preocupação, com índice de 75,9%. Já o Sul e o CentroOeste têm no armazenamento de lixo o principal desafio. O secretário de Vigilância

em Saúde, Jarbas Barbosa, explicou que a pesquisa indica, antecipadamente, onde estão os principais focos, enquanto há tempo de agir. “Com base nos criadouros, o LIRAa orienta que tipo de ação o gestor local deve adotar. O número de casos dá um panorama do passado, já o levantamento mostra onde pode ter maior incidência no próximo ano.”, observou o secretário. Segundo ele, as prefeituras que usarem o LIRAa como instrumento de intervenção, podem reduzir os casos de dengue. “Além de mostrar qual é o bairro com maior incidência, o mapa revela o depósito predominante”, explicou Jarbas Barbosa.

antir a cobertura das visitas domiciliares pelos agentes e realizar o LIRAa. “Hoje estamos começando o campeonato contra a dengue. O Ministério da Saúde tem feito o esforço de não esperar começar os casos e as transmissões de dengue - que ocorrem de janeiro a maio - para mobilizar o conjunto dos prefeitos e secretários municipais, além da sociedade civil”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a apresentação do LIRAa e lançamento da campanha nacional. O ministro chamou a atenção para a redução dos óbitos em comparação com anos anteriores, que apresentaram, inclusive, números inferiores de notificações. Ele lembrou que esta queda é resultado do esforço do Ministério da Saúde e dos gestores locais em reforçar a assistência ao paciente com dengue. “Ainda não estamos satisfeitos. Queremos reduzir mais a mortalidade por dengue, principalmente dos grupos mais vulneráveis como idosos e pessoas com doenças associadas”, observou Padilha.

Redução de óbitos

O reforço na assistência básica ao paciente com dengue, que vem sendo ampliado ano a ano pelo Ministério da Saúde, resultou em redução gradativa dos casos graves e óbitos de dengue. Em comparação com 2010, houve uma queda de 61% nos casos graves (de 16.758 para 6.566) e de 10% nos óbitos (de 638 para 573), mesmo com o crescimento no número de notificações da doença. Em 2013, foram notificados 1,4 milhão de casos prováveis de dengue no país, em decorrência de uma maior circulação do subtipo tipo 4 do vírus causador da doença, que respondeu por 60% dos casos. A região Sudeste, responsável por 63,4% dos casos com 936.500 registros, tem o maior número de casos, seguida pela região Centro-Oeste (271.773 casos; 18,4%), Nordeste (149.678 casos; 10,1%), Sul (70.299 casos; 4,8%) e Norte (48.667 casos; 3,3%).


4

| São João da Barra | quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Geral

SJB VAI PASSAR A TER COLETA SELETIVA Implantação após 2 anos de trabalho para reduzir quantidade de lixo nos aterros FOTOS: SECOM - PMSJB

Da Assessoria Entre os dias 26 e 28 deste mês, o município de São João da Barra - após dois anos de um trabalho visando reduzir a quantidade de lixo jogado em aterros sanitários -, o programa de Coleta Seletiva. A primeira etapa será uma campanha de conscientização e educação ambiental nas escolas da rede municipal, que chegará, logo em seguida, à toda população. O programa é resultado de um trabalho conjunto das secretarias de Meio Ambiente, Educação e Cultura e de Assistência Social, em parceria com empresas de limpeza urbana, a Cooperativa Recicla Mais e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A proposta consiste, inicialmente, na formação de uma consciência voltada à importância da preservação do meio ambiente. O primeiro objetivo é que o lixo seja separado em dois tipos, “lixo seco” e “lixo úmido”, uma ação que já vem demonstrando eficácia e resultados positivos em outros municípios do Estado. Com a separação, o material selecionado será encaminhado para triagem e em seguida à cooperativa para reciclagem e venda, promovendo geração de renda para aos cooperados. Atualmente com 60 integrantes, a Cooperativa é composta por catadores, triadores e recicladores, que passarão por um treinamento para atuar na usina de reciclagem. Antes, os coletores seletivos eram divididos em categorias: plástico, papel, vidro e lata, com o intuito de provocar o hábito a dar o destino certo para o lixo no dia a dia. Em 2011, o projeto foi inserido em todas as escolas, alcançando em sua primeira fase 3,5 mil estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A finalidade do projeto nas escolas era tornar os alunos multiplicadores da preservação ambiental, evitando a propagação de doenças com o depósito de resíduos sólidos em local inadequado. Na época, foram ministradas palestras e exibidos filmes sobre a importância da coleta seletiva. Também fez parte do período de preparação para o lançamento do programa, a inserção do tema nos desfiles cívicos. Por dois anos consecutivos as escolas levantaram temas que abordavam o meio ambiente, sob a ótica da “Ecologia com fator de cidadania” e “Sustentabilidade e Cidadania”, que tiveram como objetivo chamar atenção da população para um desenvolvimento com responsabilidade e consciência ambiental.

CUIDADO COM O FUTURO

EQUIPES discutem últimos detalhes para a implantação do programa de coleta

NOVA SJB SERÁ “BAIRRO PILOTO” O primeiro bairro que receberá a força tarefa das secretarias, cooperativa, Inea e empresas parceiras será o Nova São João da Barra, na área central do Município, onde fica a creche Marcos Medeiros Valiengo. A campanha visa sensibilizar a população quanto aos efeitos do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo. Já os funcionários da unidade de ensino serão submetidos a um treinamento ministrado pelo Inea. A ideia é que no dia do lançamento do projeto haja cinco “ecopontos” em todo o Município, em locais estratégicos, para facilitar o acesso da população às informações, ao material de divulgação, e ainda para a entrega do lixo separado. De acordo com a subsecretária de Meio Ambiente, Isabel Gregório, estão avaliados os diversos materiais que poderão ser utilizados. Um deles seria um imã de geladeira, com informações como dia e

hora da coleta seletiva no bairro. Outra possibilidade é que no dia da coleta o caminhão tenha um sinalizador sonoro, que poderá ser um jingle, ou uma mensagem, para que os moradores sejam avisados da passagem do caminhão de coleta. Isabel Gregório acrescenta que a coleta seletiva será realizada em horário diferente da coleta comum, e destaca que o sucesso depende de um trabalho diário de conscientização e adaptação: “esse projeto vai envolver a cultura da população, que ainda não tem o costume de separar o lixo”, afirma. Enquanto as escolas serão polos de irradiação de informações sobre a coleta seletiva e seus benefícios para o meio ambiente, os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) do município, organizarão reuniões com as famílias e cursos em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF), para os cooperados.

Desde o momento em que expressões como “sustentabilidade”, “sustentável”, “reciclagem” e outros similares começaram a surgir com mais ênfase na mídia e passaram a ser o foco de teses das mais diversas áreas, tanto no campo das Humanas até às exatas, a população mundial vem demonstrando maior preocupação com a destinação final dos resíduos, sejam eles domésticos, sejam industriais. Não é uma simples questão de “modismo” dizer-se preocupado com o descarte do lixo; muito menos uma ação de alguns “descolados” ou “ambientalistas”. É uma questão que diz respeito ao futuro. A destinação do lixo é um dos maiores desafios enfrentados pela sociedade moderna. A produção de resíduos tende a crescer na mesma proporção em que se aumenta a renda e consequentemente o consumo. Outro fator que contribui para que essa preocupação domine as pautas sobre o futuro é o adensamento cada vez mais rápido dos aglomerados urbanos, seja por nascimentos ou processos migratórios, como ocorre em São João da Barra Em razão do desafio da destinação correta do lixo, o termo “sustentabilidade” passa a dominar um novo cenário, aliando preservação do meio ambiente a questões sociais, energéticas e econômicas.

CAMPANHA inicial será nas escolas de SJB

Geral

| São João da Barra | quinta-feira, 21 de novembro de 2013

5

GAROTINHO ACELERA DUPLICAÇÃO DA BR

Deputado pediu ao ministro dos Transportes que trabalhos sejam agilizados A pressão feita pelo deputado federal Anthony Garotinho para que a concessionária Autopista Fluminense cumpra o contrato de concessão e agilize a duplicação da BR 101 no trecho entre Campos e Macaé está surtindo efeito. Depois dos inúmeros discursos feitos pelo parlamentar em plenário cobrando o adiantamento da execução das obras e da cobrança feita pelo ministro dos Transportes, César Borges, a empresa aumentou a frente de obras e especulou que a duplicação total do trecho será entregue em meados de 2014. Ao longo da rodovia, entre Niterói e a divisa com o Espírito Santo há intervenções em diversos pontos. Ao todo, são 320,1km de extensão, sendo 261,2km em pista simples e 58,9km em pista dupla. O contrato, assinado em fevereiro de 2008, prevê investimentos de R$ 3,2 bi durante 25 anos. Desse total, R$ 2,8 bi em obras e recursos operacionais. “A empresa aumentou o número de frentes de obra ao longo da estrada até durante os feriados. Hoje, podem ser vistos ao logo da BR centenas de máquinas e trabalhadores para cumprir o que determina o contrato. A previsão é de que até meados de 2014 a ligação entre Campos e Macaé esteja duplicada. Os moradores de Campos, Macaé, Silva Jardim e municípios vizinhos merecem respeito”, comemorou o deputado do PR.

FOTOS: ANDRÉ COUTO/DIVULGAÇÃO - INTERNET

DEPUTADO GAROTINHO esteve em audiência com o ministro dos Transportes, César Borges, relatando lentidão das obras O contrato de concessão para administrar e conservar a BR101 por 25 anos, obtida em leilão realizado em 9 de outubro de 2007, prevê entre outras melhorias, a duplicação de 176 quilômetros de rodovia entre Campos dos Goytacazes e Rio Bonito; ampliação de capacidade da Avenida do Contorno, em Niterói;

implantação de 17 passarelas, e instalação do Sistema de Circuito de TV com 107 câmeras. Audiência - Garotinho esteve em audiência com o ministro dos Transportes, César Borges, no último dia 14, quando relatou sua preocupação com o ritmo lento das obras na BR101 e os acidentes que ocorrem na

rodovia. Na ocasião, Borges garantiu que exigiria da empresa o cumprimento das cláusulas do contrato e determinaria que fossem iniciadas as obras de duplicação desse trecho da BR, sob o risco da empresa sofrer penalizações e até perder a concessão se não cumprir o seu dever de contratada.

OBRAS de duplicação da rodovia federal BR-101, mais conhecida como “rodovia da morte”, no trecho entre Campos e Macaé, estavam desenvolvidas lentamente


O Diário SJB 20/11/2013  

O Diário SJB 20/11/2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you