Page 1

| São João da Barra | sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Esportes

São João da Barra/RJ | sexta-feira, 18 de outubro de 2013 | Ano 01 | Número 118 | www.odiariodecampos.com.br/saojoaodabarra |

A-PDF Merger DEMO : Purchase from www.A-PDF.com to remove the watermark

Duelo entre portuguesa e sanjoanense Times de volta aos gramados na noite de hoje pela terceira rodada do Campeonato Amador 2013 fabio menezes

Da Assessoria

Dois clubes tradicionais de São João da Barra (SJB) entram em campo na noite de hoje (18): Portuguesa (foto) e Sanjoanense voltarão a medir forças após dois anos sem um confronto entre as equipes. Na última partida entre os times da Rua São João, válida pela semifinal do 1º turno de 2011, a vitória foi do Sanjoanense por 2 a 0, no mesmo palco da terceira partida válida pela segunda rodada do Campeonato Sanjoanense de Futebol Amador 2013, no Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá. Mesmo com tantos confrontos memoráveis e recheados de casos dos mais variados, os dois times jamais se enfrentaram em jogo decisivo. Contudo, pela boa estreia de ambos, seus torcedores podem acreditar em algo melhor para a atual temporada. Empatando em dois gols com o bicampeão Barcelos, os lusos deixaram excelente impressão para quem viu a partida contra a representação do sexto distrito, enquanto o Sanjoanense conseguiu se impor ao derrotar Cazumbá por 3 a 2. “São duas equipes que jogam de forma ofensiva e buscam o gol desde o início. A Portuguesa precisa vencer para chegar aos quatro pontos e se manter próxima dos times que

São João da Barra

ação entre amigos: eike pede R$ 10 milhões a cabral para torneio de tênis • geral P•5

reprodução - blog marcos pedlowski

AGRICULTOR DENUNCIA AMEAÇA DE MORTE POR TERRA NO AÇU

portuguesa preparada para entrar em campo na noite de hoje, quando enfrenta o Sanjoanense pelo Amador 2013 estão na ponta. O Sanjoanense não deve alterar sua maneira de jogar, até mesmo pelas características de seus jogadores. A partida tem tudo para ser excelente, franca, e deve levar um grande público ao estádio.”, garante o presidente da LSD, Raphael Pereira.

O certame até o momento teve seis jogos disputados (sem computar Fluminense e Vasco de Atafona, que se enfrentaram na noite de ontem (17) e 31 gols foram marcados, com a média superando cinco tentos por partida. Não houve registro de empate sem gols e apenas uma par-

tida terminou sem vencedor. Degredo é o dono do ataque mais positivo, com sete gols, e tem o artilheiro da competição, Caçula, com quatro, e o Vasco é o único time que ainda não teve sua defesa vazada. Com dez gols sofridos, Cazumbá tem a pior defesa do campeonato.

Sancionadas regras de transparência nas entidades esportivas A presidente Dilma Rousseff sancionou lei que cria regras de transparência para entidades esportivas que queiram acessar recursos públicos e receber benefícios fiscais. A Lei 12.868, que também institui a criação do Programa Minha Casa Melhor, estabelece que as entidades sem fins lucrativos que compõe o Sistema Nacional do Desporto

divulgação

8

só poderão receber recursos públicos caso os presidentes tenham mandato de quatro anos, com a possibilidade de apenas uma reeleição. Entre outras determinações, o texto simplifica o processo para que entidades sem fins lucrativos sejam declaradas beneficentes. O texto altera itens da Lei Pelé e exige

das entidades que quiserem ter acesso a recursos públicos transparência sobre os dados econômicos e financeiros, contratos, patrocinadores, direitos de imagem, propriedade intelectual e quaisquer outros aspectos de gestão. Os clubes têm o prazo de seis meses para as se adaptar às novas regras.

A partir da nova lei, as entidades esportivas devem estabelecer em seus estatutos instrumentos de controle social, fiscalização interna, alternância em cargos de direção e participação de atletas nos colegiados de direção e na eleição para cargos, e aprovação das prestações de contas anuais, após parecer do conselho fiscal.

Família do 5º Distrito de SJB que luta na Justiça contra a desapropriação de suas terras teria sido coagida por homens armados, em dois carros. Eles seriam seguranças de uma empresa que presta serviços à LLX, no Superporto do Açu. • geral P•5 possível parceria com o pt

cuidador de idosos em sjb

portuguesa versus sanjoanense

Garotinho espera Curso vai concluir Duelo de tradição apoio recíproco a teoria amanhã no Sanjoanense • coluna P•6

• política P•3

• geral P•4

• esportes P•8


Opinião

| São João da Barra | sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Colunão

Artigo

O povo quer saber? Advogado

Para não deixar o Dia do Professor comemorado no último dia 15 -, passar em branco, a secretaria de Educação de São João da Barra realiza hoje (18) festa para homenagear os profissionais do setor. A comemoração será no Sesc Mineiro de Grussaí, a partir das 12h. Professores, equipe de apoio e equipe pedagógica estão convidados a participar do almoço comemorativo. “A educação é a chave de todo crescimento de uma sociedade. Sabemos da importância desses profissionais e não poderíamos deixar de homenageálos. Elaboramos uma programação para essa tarde festiva com muito carinho. Na ocasião vamos prestar um agradecimento aos profissionais que se destacaram através do IDEB, como forma de reconhecimento pelo trabalho bem feito e também para estimular os outros”, disse a secretária Leide Cristina da Silva Fernandes (foto).

Repúdio a pedido de remoção por Barbosa

• Hélio Cordeiro

• Carla Flávia Rangel Barreto carlaflavia@gmail.com www.odiariodecampos.com.br/ saojoaodabarra

Fale conosco: odiariosjb@gmail.com

Mande sugestão, crítica ou denúncia para o endereço:

odiariosjb@gmail.com

A lunação atual, que diz respeito ao seu signo, chega à fase crescente, libriano. Desafios envolvendo família, casa, imóveis, vida privada, individualidade e relacionamentos.

Touro

Escorpião (23/10 a 21/11)

(21/4 a 20/5)

A fase lunar crescente pede que harmonize teoria e prática, especialmente no trabalho. Reflexões sobre como estão sendo conduzidos as parcerias e contatos de trabalho, taurino.

Momento em que você deve perceber o que precisa ser findado, escorpiano. Questões que envolvem relacionamentos, parcerias e final de ciclo estão em pauta. Fase de colheita de ações passadas.

Sagitário

Gêmeos

(21/11 a 21/12)

(21/5 a 20/6)

Momento de desafios envolvendo a vida afetiva, os relacionamentos e crianças. Necessidade de curar velhos padrões emocionais e de confiar nas mudanças evolutivas.

A Lua crescente tem reflexos sobre as finanças e os valores dos sagitarianos. Atenção com a tendência a apegos e a inseguranças. Reflita sobre o que é valioso.

Capricórnio

Câncer

(21/6 a 20/7)

A Lua, seu regente, está na fase crescente. Momento importante para as relações, casa e família. Como harmonizar e equilibrar as situações domésticas e os relacionamentos é o desafio.

(22/12 a 20/1)

Início de semana desaconselhável a contratos e parcerias profissionais, capricorniano. Hoje deverá ponderar sobre como tem se relacionado. Ser mais tolerante e gentil é o desafio.

Leão

Aquário

(21/7 a 22/8)

Saúde, trabalho, conhecimentos e contatos são temas ativados na Lua crescente, leonino. Momento em que você percebe ser necessária uma mudança profunda de atitudes.

(21/1 a 19/2)

Hoje temos a Lua crescente, que estimula crescimento espiritual e nos seus propósitos mais importantes. São grandes as lições atuais e é preciso desapego para lidar com elas, aquariano.

Peixes

Virgem

(20/2 a 20/3)

(23/8 a 22/9)

Questões financeiras e afetivas estão em foco na fase lunar crescente, virginiano. Desafios envolvendo o que é valorizado materialmente e emocionalmente.

Momento de Lua crescente, que visa promover evolução em questões íntimas, emocionais. Mudanças, eliminações, finais que precedem recomeços importantes de vida.

Resumo das Novelas JOIA RARA l GLOBO l 18H Ernest e Valter combinam o casamento entre Hilda e Décio. Viktor sugere que Hilda revele a Toni sua verdadeira identidade. Sílvia diz a Ernest que Franz e Amélia vão para os Himalaias com Pérola. Franz diz aos monges que não acredita em reencarnação. Iolanda dá dinheiro para Venceslau. Manfred e Sílvia planejam acabar com a reputação de Franz no dia do aniversário de Ernest. Toni convida Hilda para tomar chá em sua casa. Manfred confidencia a Sílvia que sabotará a produção da fábrica responsabilizando o fornecedor escolhido por Franz. Gertrude diz a Ernest que Iolanda vendeu o colar de diamantes. Pérola sonha com uma explosão. sangue bom l GLOBO l 19H Malu e Bento se espantam com a presença de Amora, que acaba perdendo o emprego por causa de Camilinha. Bolívar confessa que

Sonda espacial A Nasa, AGÊNCIA Espacial Americana, enviou ao planeta MARTE, em 2012, uma SONDA com a MISSÃO de analisar suas formações rochosas, tipo de solo e ATMOSFERA e tudo mais relacionado ao astro, por um período de dois anos. Para obter todas essas informações e enviá-las à TERRA, o aparelho conta com três poderosas ANTENAS, além de um BRAÇO mecânico para fazer perfurações, CÂMERAS para documentar, SENSORES térmicos e MOTORES capazes de colher DADOS vitais. A primeira antena, ligada a um RÁDIO de baixa POTÊNCIA UHF, é usada somente para EMERGÊNCIAS, caso as outras falhem. A segunda, conectada a um rádio de alta VELOCIDADE, é o principal meio de COMUNICAÇÃO entre o instrumento e a EQUIPE terrena. E, por fim, a terceira, de alto ganho, é um CANAL direto entre a NASA e a máquina espacial, mas sua disponibilidade diária se limita a três HORAS. h

J

A

R

N

A

S

A

M

O

R

A

A

A

S

R

S

V

e

S

e

A

K

e

I

O

I

S

X

L

N

N

B

A

Y

O

J

d

I

X

N

c

B

A

B

M

O

d

A

d

A

R

O

t

O

M

A

I

K

p

A

g

e

F

p

t

e

V

c

A

O

A

N

O

F

I

A

R

t

e

I

K

e

q

u

I

O

u

J

O

e

c

A

M

e

R

A

u

A

N

u

A

J

A

N

Z

d

A

I

L

R

I

M

A

c

A

O

p

e

A

e

O

O

V

J

L

M

I

A

A

S

X

A

A

Z

u

X

O

N

u

W

V

t

I

F

ã S

Z

p

A

I

c

S

S

O

J

I

I

u

L

c

N

c

A

N

A

L

I

h

R

M

M

S

A

A

I

I

A

d

O

L

O

I

R

A

h

A

J

u

A

O

h

e

N

A

ç

N

M

d

S

A

A

K

S

A

I

c

N

e

g

R

e

M

e

u

t

A

ã

e

e

A

u

d

J

e

A

t

M

O

S

F

e

R

A

S

e

A

I

W

O

t

O

R

K

e

u

d

u

e

R

L

p

O

t

e

N

c

I

A

A

O

I

N

e

c

c

W

S

e

N

S

O

R

e

S

W

d

g

B

R

A

ç

O

K

A

J 1

Solução

coquetel mobile Agora com os novos jogos

bomba e

Pirâmide

baixe agora

!

www.samsungapps.com

é o pai de Dorothy. Glória implora que Salma e Gilson a ajudem a se reaproximar de Bento. Bolívar conversa com Dorothy. Érico e Fabinho compram o prédio da Class Mídia, e Natan fica arrasado. Willy avisa a Verônica que agendou um grande show para ela. Verônica ouve Malu dizer que ainda pensa em Maurício. Bárbara rouba o dinheiro que Dorothy ganhou com suas finanças. Malu obriga Bento a falar com Glória e Wilson. Maurício se recusa a se aproximar de Malu. Amora volta a receber mensagens ameaçadoras. Érico lembra a última noite que passou com Verônica e chora nos braços de Renata. Bárbara tenta fugir, e Madá encontra o dinheiro de Dorothy em sua bolsa. AMOR À VIDA l GLOBO l 21h Bruno autoriza Ninho a se encontrar com Paulinha. Priscila dá seu voto para Pérsio, que elege Félix como o novo presidente do San Magno. Thales consegue resgatar seu romance e pede a Lídia uma foto de Nicole para colocar na capa de seu livro. César se enfurece com o resultado da eleição e convence Paloma a ficar com o cargo

V

Diretor de Jornalismo

Editora

Lua crescente. Desafios de evolução em seus relacionamentos e projetos de vida. Percepção de que você pode ainda estar apegado a velhos padrões, condutas e ambições.

© Revistas COQUETEL 2013

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

H

Representantes no Rio e São Paulo: J. Capella – Av. Rio Branco, 173 Centro - Rio de Janeiro – RJ Tel: (21) 2262-8116

O Diário agora é seu canal de comunicação em São João da Barra.

(23/9 a 22/10)

(21/3 a 20/4)

CAÇA-PALAVRAS

www.coquetel.com.br

I D

Rua Carlos de Lacerda, 13 – Centro

A greve nacional dos petroleiros, que começou à 0h de ontem (17), atinge 18 das 42 plataformas de produção de petróleo da Bacia de Campos, a maior província petrolífera do Brasil, localizada no norte fluminense. As informações são do diretor do Sindicato de Petroleiros do Norte Fluminense (Sind-NF), Marcelo Abraão. De acordo com Abraão, funcionários de refinarias em todo o estado e da parte administrativa da estatal interromperam o serviço de forma parcial. Os profissionais estão atrasando a entrada no serviço ou trabalhando meio-expediente, inclusive no edifício-sede da Petrobras, no centro da cidade. Nas plataformas, equipes de contingência da estatal estão substituindo os petroleiros que aderiram à greve.

Libra

Áries

Passatempo

N A S A M A R T E C D A D E Q U I P E O S E R O T O M M C A M E R A S U O N Ã A I S R C S S A L R A A I E Ç N M G R E M E T Ã E E R A O T T E N C I A N Ç O A

CNPJ 04.853.257/0002-28

Campos dos Goytacazes – RJ Tel: (22) 3054-4200 • Depto. Comercial (22) 3054-4200

greve dos petroleiros

HORÓSCOPO

N G D E A N C C A N I S A I C N E A T M O S F P O

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe) divulgou nota em seu site repudiando a conduta do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que recomendou a remoção da servidora Adriana Leineker Costa, lotada no gabinete do ministro Ricardo Lewandowski , pelo fato de ser esposa de um jornalista desafeto seu. A Fenajufe afirma que a atitude antiética e com abuso de autoridade partiu, na verdade, do próprio presidente do STF.

São João da Barra PH Gomes Editora Ltda.

antônio cruz

145ª. Delegacia Legal/SJB (22) 2741-1314 Câmara Municipal (22) 2741-1301 Prefeitura Municipal (22) 2741-7878 Pronto Socorro (22) 2741-1818 Santa Casa (22) 2741-1272 CEDAE (22) 2741-1056 / 2741-1401 Correios (22) 2741-1244 Retiro São João Batista (22) 2741-1401 Secretaria Municipal de Saúde (22) 2741-4175 Posto de Urgência (PU) – Barcelos (22) 2741-5432 Posto de Urgência (PU) Mato Escuro (22) 2721-1038 PU – SJ da Barra (22) 2720-4055 Unidade M. de Saúde – Açu (22) 9946-6817 Unidade M. de Saúde – Cajueiro (22) 2741-5750 Unidade M. de Saúde – Atafona (22) 2741-2718 Unidade M. de Saúde – Grussaí (22) 2741-3504 Unidade M. de Saúde – Sabonete (22) 2721-1057 Fórum Municipal (22) 2741-1644 Disque Entulho (22) 2741-1511 Meio Ambiente (22) 2741-7878 R: 322 Guarda Civil Municipal 153 Defesa Civil Municipal 199 Corpo de Bombeiros 192 Polícia Militar 190

7

| São João da Barra | sexta-feira, 18 de outubro de 2013

L O C I D A D

Carla Machado: “O real motivo, com certeza, não é esse. Mas prefiro ficar em silêncio nesse momento...”. A frase acima é da ex prefeita de São João da Barra Carla Manchado desmentindo o atual prefeito Neco que justificou o rompimento politico dos dois devido à mudança de partido da ex prefeita que foi para o Partido dos Trabalhadores. Se o motivo não foi o apontado pelo chefe do Executivo, qual seria a razão que provocou o afastamento de uma união politica de mais de 12 anos? O Povo quer saber que motivo é esse que não pode ser declarado publicamente. Agora, com a acusação feita contra o atual prefeito de não estar falando a verdade, cabe à ex-prefeita de São João da Barra por obrigação e consideração com o seus companheiros de campanha que sofreram debaixo de sol e chuva de dizer o verdadeiro motivo do rompimento politico entre os dois. O que não é certo é a ex mandataria deixar no imaginário das pessoas a resposta para essa pergunta, enquanto o pânico e as exonerações atormentam muitos militantes. Essa postura não pega bem politicamente para nenhum dos dois lados, mas principalmente, queima muito mais para quem desmente e não apresenta a “verdade”. O Povo quer saber: Será o motivo do rompimento politico um pecado inconfessável até para os mais chegados?

TELEFONES ÚTEIS SÃO JOÃO DA BARRA

profissionais da educação em festa

Betinho Dauaire

Entretenimento

ilustração: guto dias

2

de vice-presidente do hospital. Amarilys conta para Paloma que Fabrício é seu filho biológico com Eron. Pérsio conta para Rebeca que Félix o chantageou para ficar com a presidência do San Magno. Guto e Silvia se encontram. Priscila explica ao irmão por que não votou nele na eleição. César chora com a perda da presidência do hospital. Rafael vai atrás de Linda na praça. Félix hostiliza Simone.


6

Fatos & Relatos

| São João da Barra | sexta-feira, 18 de outubro de 2013

• Hoje acontece a solenidade de sagração do Primeiro Templo do Palácio Filosófico Maçônico Campos dos Goytacazes que fica na Rua Almir Câncio, 33 – Vila da Rainha em frente ao CEPOP, às 19hs com sessão de Sagração, já amanha às 18hs sessão branca confirmar presença pelo 9973-9230. • Acontecerá no dia 25 no Vento Ventania aqui em nossa city o “Halloween Festival” e somando com a festa estará os Dj’s Willy Souza, Carlos G3, Matheus Wolino, Jocimar Pereira e Ronny Miranda jogando na pista o melhor do “ELETROMUSIC.” • Hoje a Vibe vai ser só de positividades no Vento Ventania, com a banda “ Luz de Jah” tocando muito Reggae para toda galera de paz!! Entrada cinco reais, com direito a 1 Cerveja lata. Partiu Regueiross??? • “MIKAFANTASY” acontecerá no dia 16 de novembro no clube O Chinês e por lá: Ygor Ferraz e Banda Me Puxa, Osvaldão e Seus Coparsas e os Dj’s Everton e Jocimar Pereira. Mesas e Camarotes Limitados e lembrando que terá premiação para a fantasia mais original e criativa. Postos de vendas: Boutique Bonekinha de Luxo – SJB, Art Pel – Atafona e Banca do Ninil - Grussaí. Informações: 9952 - 6967 • No próximo dia 20 acontecerá a 1ª Maratona do Forró na Pista do Laço Coitinho com uma turma super bacana. Se liga aqui: Dj Jocimar Pereira, Júlio & Thiago, Forrozão Levanta Saia e Alex do Forró. Vale uma conferida com certeza. • Venho desejar de coração a família do eterno Willian Pereira, Ele que era de família tradicional de pescadores, foi Secretario de Pesca do governo Betinho Dauaire, um lutador na defesa dos pescadores e o maior gestor que a colônia de Pescadores já teve. Aqui fica o nosso sentimento de saudade e condolências a todos os familiares da família Pereira.

Coluna Social “O material escolar mais barato que existe na praça é o professor.”

Jô Soares

Pra Quem Tem Fé a Vida Nunca Tem Fim

É assim que muitos aguardam esse super momento; “O Rappa” com a nova turnê “Nunca Tem Fim” que acontecerá dia 25 no Parque de Exposição de Campos e terá a participação das bandas: Cântarus e Tubarão Martelo além dos Dj’s: Léo Bernardes e a galera da Jovem Capital FM. Postos de vendas: Lojas DIEGUEZ (TODAS), Chicri Sports Pelinca e Carro do do evento. Realização Quatro Ventos. Aqui vou ficando desejando a você, um maravilhoso final de semana. E: Pra Quem Tem Fé a Vida Nunca Tem Fim.

Gatinho do Dia Davi Barreto

Amigo Renato Maciel e Thiago Lemos gastando na Boite Mais em Meaípe-ES

Política

| São João da Barra | sexta-feira, 18 de outubro de 2013

3

Garotinho espera apoio recíproco Pré-candidato ao governo do estado, deputado quer Dilma em seu palanque eleitoral Os desdobramentos na imprensa do Estado do Rio de Janeiro ainda giram em torno do encontro que o deputado federal e presidente estadual do Partido da República (PR), Anthony Garotinho teve na última quarta-feira (16) com o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Rui Falcão para tratar das eleições em 2014. Segundo o deputado, ele deixou claro que os palanques do PR estarão liberados para qualquer candidato. A única imposição que Garotinho fará a seu partido é a sua própria candidatura ao governo do Rio, onde ele se encontra em primeiro lugar nas intenções de voto, conforme pesquisas eleitorais que vem sendo realizadas em todo o estado. Garotinho, segundo assessores, ficou feliz com a conversa que teve com Rui Falcão, principalmente depois de tantas discriminações que sofreu do PT. Agora, o deputado federal vem sendo bem tratado e mantém entendimentos com a alta cúpula do PT, a exemplo

reprodução - blog

encontro da última quarta-feira entre Garotinho e Rui Falcão ainda repercute no cenário político do Estado

do encontro que teve com Falcão, principalmente por força dos que apoiam Dilma. Garotinho admira Rui Falcão, mas teme que a administração de Sérgio Cabral, a crise econômica

e a Copa do Mundo - contestada nas manifestações populares em todo o país -, possam constranger a candidata Dilma Rousseff. No encontro de quarta-feira, Garotinho disse a Falcão que o apoio

do PR à Dilma no Rio de Janeiro, estaria condicionado apenas a reciprocidade de que a presidente estivesse também em seu palanque durante a campanha eleitoral do próximo ano.

Propostas à Lei Orgânica só até esta sexta-feira Da Assessoria A Câmara de São João da Barra está desenvolvendo um trabalho de reforma e atualização da Lei Orgânica Municipal e vai promover uma audiência pública para debater o assunto, no próximo dia 23, às 17h, no plenário da Casa. A reunião é aberta ao público em geral, mas as pessoas que desejarem fazer uso da palavra no dia, apresentando propostas, deve se inscrever no site da Câmara (www.camarasjb.rj.gov.br) até hoje (18). Os dados a serem preenchidos são: nome, profissão, endereço, telefone e e-mail. A confirmação da inscrição será enviada pela Casa, por e-mail. A iniciativa foi tomada pelo Legislativo porque a Lei Orgânica, promulgada em 1991, está defasada em relação à Constituição em vários pontos, como: o

quantitativo de vereadores (hoje de 15 e na Constituição, 9); o período de estágio probatório (hoje de dois anos sendo que na Constituição, 3); ausência de algumas competências legislativas municipal; ausência de regulamentação no que tange à eleição da Mesa Diretora e das Comissões Permanentes em caso de perda de mandato de vereador. Os trâmites – A Mesa Diretora da Casa promulgou, no dia 23 de setembro, um ato executivo, criando uma comissão formada por membros do Executivo, do Legislativo e da OAB. Essa comissão está executando os trabalhos de reforma e atualização da Lei e vai redigir uma minuta (esboço do projeto), que será disponibilizada em breve no site da Câmara. Posteriormente, uma nova audiência será marcada, seguindo os parâmetros

ascom - cmsjb

audiência pública no próximo dia 23, na Cãmara, para debater a LOM da primeira. Em seguida, haverá uma reunião entre a Procuradoria Legislativa da Casa, a comissão de reforma da Lei e a Comissão de Constituição e Justiça da

Câmara, com o objetivo de elaborar o texto final, que será deliberado pelo plenário, em sessão ordinária, prevista para o mês de dezembro.


4

| São João da Barra | sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Geral

Geral

| São João da Barra | sexta-feira, 18 de outubro de 2013

5

Curso de cuidador de idoso na reta final

família registra ameaça no 5º distrito

Amanhã, participantes da capacitação vão ter a última aula teórica antes das práticas

Autores, segundo denunciante, seriam seguranças terceirizados pela empresa LLX

Será realizada amanhã (19), a última aula teórica do curso de Cuidador de Idoso, implantado pela secretaria de Saúde de São João da Barra (SJB), das 8h30 às 16h30, no Grupo da Terceira Idade Maria Júlia Aquino. As aulas práticas estão previstas para acontecer entre os dias 9 e 30 de novembro, no Retiro São João Batista, no Centro de Emergência Pedro Otávio Enes Barreto - ambos na sede do município - e no Hospital Henrique Roxo, no vizinho município de Campos. Segundo a coordenadora do programa, a geriatra Shirley da Silva Barreto de Lao, o curso está capacitando os cuidadores a atuar em casas de repouso, clubes da terceira idade, acompanhamento domiciliar e/ou Home Care. Nesta edição a programação será a seguinte: De 8h30 às 10h haverá uma palestra com a geriatra Dra. Débora Fescina de Almeida Ramito. O tema será “Causas mais comuns de internações hospitalares”. Logo após, o nutricionista do Programa Alimentar Domiciliar (PAD), Dr. Mário Sasaki vai falar sobre “Alimentação por sonda, dieta enteral”. Em seguida, os alunos vão discutir os casos propostos pelos palestrantes. Na parte da tarde, a geriatra Dra. Karla Valesca vai proferir uma palestra sobre o envelhecimento saudável.

divulgação

curso capacita pessoas para atuarem como cuidadores de idosos, prestando serviços e aumentando a renda familiar A partir das 15h, haverá uma mesa redonda sobre o Craes e o Creas. A última atividade do dia será a preparação para a parte prática do curso. “Vale ressaltar que a boa prática

desafoga as emergências, impede as reinternações, proporciona aconchego familiar, restabelece e reabilita o idoso, além de garantir envelhecimento com qualidade de vida e

bem estar integral. Cerca de 90 alunos entre pessoas da sociedade civil, profissionais de saúde, de educação e assistentes sociais estão participando do curso”, disse a geriatra Shirley.

Centenas no último adeus a William Pereira, da Z-2 Centenas de pessoas deram o último adeus ontem a William da Silva Pereira, presidente da Colônia de Pescadores Z-2 (Atafona), que faleceu na tarde da última quarta-feira (16), no Hospital Álvaro Alvim, em Campos. Segundo informações do site SJBOnline, William presidiu a instituição de maior representatividade da pesca local durante 13 anos e lutava contra um câncer há mais de um ano. De família tradicional da praia de Atafona, o sepultamento de William reuniu amigos, lideranças políticas de municípios da região, autoridades civis e militares. O velório foi na sala de reunião do Centro de Formação dos Pescadores, anexo à sede da Z-2, espaço conquistado com determinação pelo presidente da

Colônia. Às 15h, o cortejo seguiu para a Capela Mortuária do município onde o corpo foi velado até às 17h, horário do sepultamento. Entre as lideranças políticas presentes se destacavam figuras como os exprefeitos do município Betinho Dauaire e Carla Machado. O atual vice-prefeito, Alexandre Rosa, todos os vereadores da Câmara Municipal – da qual faz parte a vereadora Soninha Pereira, irmã de William – e parte do estafe administrativo do governo Neco. William presidiu o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) e representantes do partido em toda região fizeram questão de se despedir do companheiro. Entre as autoridades militares, o agente da Capitania dos Portos

sjbonline

centenas de pessoas no sepultamento do presidente da Z-2, William da Silva Pereira de São João da Barra, capitão-tenente em Atafona, por todos os lugares onde Luiz Carlos da Silva, acompanhou a des- passou o cortejo fúnebre, as calçadas pedida. estavam cheias. Todas as escolas do disA morte de William causou comoção trito não funcionaram ontem.

ururau

Telmo Filho Há meses que moradores do Açu relatam atos de violência e extrema truculência devido aos processos de desocupação das propriedades no 5º Distrito de São João da Barra. Ontem, o agricultor Adeilço Viana Toledo registrou notícia crime na 145ª Delegacia Legal (DL) de São João da Barra informando que ele e a família foram ameaçados de morte por seguranças de uma empresa terceirizada pela LLX Logística S.A.. Ele conta que todos estavam na propriedade, situada na localidade de Camará, quando dois carros com homens armados se aproximaram. A companhia nega a acusação. Segundo Adeilço, o fundo da questão é o domínio de área que vem sendo objeto de disputa no campo judicial, e que ele desconhece eventual propriedade da LLX. “Resolvi registrar queixa na delegacia a fim de que possam ser adotadas as providências, ao efeito de fazer cessar as ações que tem sido decorrentes em todo 5º Distrito”, relatou.

desde o início desapropriações vêm gerando revolta nos agricultores da região De acordo com o advogado do espólio da família Toledo, Maurício Costa, existe uma divergência em que a LLX se diz dona de uma área bastante conflituosa, pois foi feita uma emissão de posse contra réu ignorado no dia em que o proprietário da terra, José Irineu Toledo, faleceu.

“Com a emissão de posse, o gado ficou depositado nas terras da LLX. Através de uma decisão judicial, o gado foi devolvido para os verdadeiros proprietários da terra”, disse. O advogado informou que até hoje o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) não julgou o agravo

de instrumento requerendo a cassação da decisão de primeira instância com relação à emissão de posse. “Este agravo de instrumento é com relação às questões prejudiciais e uma delas é a justa e prévia indenização ao proprietário do imóvel”, revelou. Costa ressaltou ainda que o número do imóvel da família Toledo não consta no decreto de desapropriação. O advogado informa que o procedimento é aguardar que as autoridades policiais tomem as medidas necessárias e que coloquem uma viatura no local até que uma decisão judicial possa ser tomada. Em nota, a assessoria de imprensa informa que solicitou ontem na delegacia um Boletim de Ocorrência por invasão de área de sua propriedade no 5º distrito. “A empresa nega veementemente que atua de forma arbitrária e reitera que atua dentro das normas e legislação vigente no país e solicita o mesmo de empresas contratadas”.

Eike pede R$ 10 milhões a Cabral para torneio de tênis Depois de afundar o Grupo X em uma crise que se arrasta há meses, além de despencar do ranking dos bilionários do mundo, o empresário Eike Batista agora negocia com o governador do Rio, Sérgio Cabral para conseguir incentivos da ordem de R$ 10 milhões para a realização do torneio internacional de tênis ATP 500, no Rio de Janeiro, no próximo ano. Tudo estaria sendo negociado para beneficiar a empresa IMX, de Eike, com o objetivo de enquadrá-la na Lei de incentivo do ICMS, que isenta o imposto para patrocinadores de eventos culturais e esportivos. Na previsão de Eike - conhecido por convencer investidores ao apresentar seus projetos megalomaníacos -, o empresário já cita atrações do evento, como o tenista Rafael Nadal. Em con-

trapartida, Cabral exigiria da IMX a construção de uma quadra de tênis em uma comunidade carente e a realização de um projeto social. Segundo análise do deputado federal Anthony Garotinho (PR), se concretizada será um negócio da China. “Como se diz popularmente, mais uma ação entre amigos, só que, claro, com o dinheiro público”, afirma o deputado em seu blog, ressaltando que, “a realização do torneio internacional de tênis, evidentemente terá ingressos fora do alcance do povo”. “Pedi para fazer uma pesquisa na internet e descobri que uma quadra de saibro custa em torno R$ 60 mil. E como projeto social é uma definição muito ampla, Eike não gastaria nem 5% do valor do benefício. Assim é mole!”, conclui Garotinho.

divulgação

ação entre amigos? Eike pede R$ 10 milhões e Cabral quer uma quadra em troca

O Diário SJB 18/10/2013  

O Diário SJB 18/10/2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you