Page 1

8

| São João da Barra | sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Esportes

São João da Barra/RJ | sexta-feira, 16 de agosto de 2013 | Ano 01 | Número 75 | www.odiariodecampos.com.br/saojoaodabarra |

A-PDF Merger DEMO : Purchase from www.A-PDF.com to remove the watermark

Eliminado da Taça Corcovado time sanjoanense dá adeus à elite do futebol em 2014 Fabio Menezes-ASCOM ECSJB

São João da Barra

• colunão P•2

Da Assessoria

Em partida marcada por grande equilíbrio técnico e tático, só faltou o gol para os dois times mas, beneficiada pelo empate, a Cabofriense conquistou seu lugar na final da Taça Corcovado e disputará o returno da Série B, em casa, uma vez mais levando a vantagem do empate, contra o Angra dos Reis, para chegar ao triangular final, que apontará duas equipes que disputarão a elite do futebol do Rio de Janeiro em 2014. Com poucas chances de gol, a primeira etapa foi marcada por muita luta no meio de campo e pouca inspiração dos homens de frente que pouco ameaçaram as metas. Coube a Artur, atacante dos donos da casa, o único chute de real perigo. No segundo tempo, o São João da Barra começou mais impetuoso mas sentiu a falta do seu principal jogador, o meia Rondinelli que, contundido, deixou o time aos 13 minutos. Mesmo acionando os laterais, o time de Edson Souza não conseguia penetrar na sólida defensiva da Cabofriense que cresceu ao explorar os contra-ataques. Levando perigo, o time da Região

DIVULGAÇÃO

SJB fica no empate contra a cabofriense

deputada clarissa encaminha pedido para redução do ipva pela metade no estado

llx - divulgação

grandes expectativas em sjb

equipe sanjoanense Entrou em campo com disposição, mas não conseguiu garantir vitória na partida de quarta dos Lagos tinham na experiência de Bruno Andrade e Abedi - que entraram na metade do segundo tempo - dando maior mobilidade ao setor

ofensivo. Mesmo sem balançar as redes de Felipe, responsável por boas intervenções que garantiram a igualdade no marcador, porém o time de

Toninho Andrade conseguiu resultado suficiente para eliminar o São João da Barra e chegar à final do segundo turno da Série B.

Campos vai ganhar uma academia de Xadrez amanhã divulgação

ACADEMIA será um ferramenta no trabalho de popularização do xadrez

O xadrez começa a se popularizar novamente em Campos, depois de um período de pouca divulgação. Uma solenidade na noite de amanhã (17), com a participação de cerca de 20 componentes e adeptos do esporte, marcará a inauguração da Academia de Xadrez de Campos, que vai gerir competições e organizar eventos e cursos que possam popularizar o esporte entre os jovens. A nova associação funcionará na sede do novo clube, no Edifício Salete e a inauguração está marcada para às 19h. O presidente da nova entidade é Vitor Paiva, que aposta no crescimento do número de praticantes com a nova associação sendo criada.

"Vamos criar a nova associação com um calendário de eventos, projetos próprios e vinte enxadristas, número que deverá crescer com o passar do tempo", afirmou o presidente, otimista. Nomes do xadrez de Campos já começam a se destacar à nível estadual e isso ficou provado na última etapa do Estadual Classe A, quando Cyro Pamplona e Luiz Oswaldo Cifuentes se destacaram. Entre os projetos que a Academia de Xadrez colocará em ação, está a “Matemática do Xadrez”, que será iniciado na próxima segunda-feira, com aulas para as crianças de três Cieps e na Escola do Clube dos Ferroviários.

Município vive momento de mudanças com a venda do Superporto do Açu e clima de instabilidade político-administrativa que pode resultar na cassação do prefeito Neco. • geral P•4 e 5 verba para campanha política

seguro-desemprego no país

time dá adeus à elite em 2014

Deputados em impasse Mantido reajuste de Empata em 0 a 0 deixa sobre o financiamento 6,8% para benefício o SJB fora da disputa • coluna P•6

• política P•3

• economia P•3

• esportes P•8


Vírus mortal surgido na África (1976) (?) Fleming, criador do 007 (Lit.)

(21/1 a 19/2)

amor à vida l GLOBO l 21h

Bruno descobre que Ninho pegou Paulinha no

www.coquetel.com.br

VE

e doar a renda para a Toca do Saci. Cardoso tenta constranger todos da Crash Mídia. Edu descobre que Júlia inscreveu seu vídeo no concurso. Fabinho rouba Gilson e Salma. Irene impede Fabinho de destruir uma árvore. Amora observa o desenho que ganhou da menina na Toca do Saci. Malu resolve modificar sua postura com Bárbara. Érico e Silvia se revoltam com o sarcasmo de Cardoso. Lili conta para Renata que Camilinha também está interessada em Érico. Pedrinho aceita que Charlene se case com Wilson. Amora procura Bento. Perácio pede o divórcio a Brenda. Brunetty beija Douglas. Palmira fala para Natan que só voltará a vê-lo depois que Verônica o perdoar. Renata declara seu amor por Érico. Amora beija Bento.

Nas BaNcas e Livrarias

E

Resumo das Novelas

SHERLOCK

N I N O

Momento interessante de ampliação de horizontes afetivos. Abra o seu coração, pisciano. Poderá ter um contato muito afetuoso com pessoas de outras nacionalidades. Perceba que não há barreiras geográficas para o amor.

Solução

APRENDA A PENSAR COMO

T O R

(20/2 a 20/3)

53

J

Peixes

BANCO

U R A N O

Saúde e afeto familiar são presentes preciosos. Honre-os com seu coração. Momento de expansão para o trabalho, se você fizer as coisas com mais carinho e sensibilidade. Evite exageros que possam comprometer a saúde.

Confie no futuro e na ampliação do círculo de relacionamentos e de afinidades, virginiano. Projetos que envolvem amigos, instituições ou grupos se encontram favorecidos e em expansão.

FLOR DO CARIBE l GLOBO l 18H Dionísio convida Candinho para almoçar em sua casa. Maria Adília permite que o filho encontre a família de Dionísio. Dionísio pede a Ester que faça uma matéria enaltecendo sua atitude em reconhecer Candinho como filho. Adília pede a Taís que acompanhe Candinho à casa de Dionísio. Alberto parabeniza o avô por sua encenação durante o almoço, mostrando seu falso amor por Candinho. Duque avisa a Rodrigo que ele precisa se casar com Amaralina. Quirino e William se emocionam ao encontrar Doralice. sangue bom l GLOBO l 19H Amora beija Bento. Malu fala para Sueli que Amora irá fazer um bazar com seus sapatos

Agir como o artista de vanguarda Material de panelas Estrondoso

O P A C O

(23/8 a 22/9)

A “casa” do boêmio

P

Virgem

Coulomb (símbolo) Além do mais

Está + aí

E N D E M I C O

Entregar e confiar são ações que levarão ao necessário crescimento emocional. Mesmo que não compreenda racionalmente os acontecimentos, você sabe que o atual momento é sagrado. Valorize a família, a fé.

Aquário

Rota, em espanhol Ceifa; corte

F I

odiariosjb@gmail.com

(21/7 a 22/8)

(?) falho: revela um desejo oculto

R E C U R V A R

Fale conosco: odiariosjb@gmail.com

Leão

(22/12 a 20/1)

Você pode dar aos seus relacionamentos uma dimensão mais afetuosa e sensível. Vá além dos velhos padrões emocionais nas relações, que estão vinculados ao que viveu na infância. Poderá conhecer pessoas que lhe passam um sentimento de familiaridade espiritual.

Maior ilha da baía de Todos os Santos Furacão que atingiu os EUA em 2011

Formato do palito Retórica (abrev.)

Marília (?), atriz de “Pé na Cova” (TV)

I

www.odiariodecampos.com/ saojoaodabarra

Mande sugestão, crítica ou denúncia para o endereço:

Dia que favorece o sentimento de abundância, que não está restrito à matéria, geminiano. Você vem constatando que a benção maior está no que tem valor emocional e espiritual.

Capricórnio

Vigário Regina Volpato, jornalista

Pedra de lagar Término; conclusão

A L O A L O M A R C I A

J. Capella – Av. Rio Branco, 173 Centro - Rio de Janeiro – RJ Tel: (21) 2262-8116

• Carla Flávia R. Barreto

(21/6 a 20/7)

Conscientize-se de que a evolução mais importante é familiar e espiritual, sagitariano. Compartilhar sentimentos, inclusive nos momentos mais desafiadores, ajuda nas curas necessárias. Expandir recursos e se sentir abundante. Fica a dica.

O Poeta da Vila Ácido venenoso

A L

Editora

Câncer

(21/11 a 21/12)

Madeira de lei Universidade católica

A T O

Representantes no Rio e São Paulo:

• Hélio Cordeiro

O Diário agora é seu canal de comunicação em São João da Barra.

De nada adiantam teorias, se não forem aplicadas na prática, geminiano. Dia em que pode sentir dificuldade em expressar o que está sentindo, principalmente em família.

Sagitário

Lábio (?), deformidade facial congênita

R E T

Diretor de Jornalismo

(21/5 a 20/6)

Momento de expansão espiritual e cultural. Conhecimentos e viagens estimulados. Não se feche em velhos dogmas e certezas. A verdade está onde está o coração. Pode se sentir emocionalmente vinculado a um país ou cultura distante, escorpiano.

Condutor; Música de Rita Lee e portador Roberto de Carvalho Pai de Cro- Peculiar a determinanos (Mit.) Acalento da região

P E R A

• Depto. Comercial/ Assinaturas (22) 3054-4200

Gêmeos

(23/10 a 21/11)

© Revistas COQUETEL 2013

Reforço ao Nome da aluno fora 22ª letra da escola do alfabeto Inclinar Embaçado

O

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio (foto) avaliou que a discussão entre os ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski pode afetar a credibilidade da Corte. “[A discussão] é ruim em termos de credibilidade na instituição e em termos de entendimento que deve haver no colegiado. Não podemos deixar que a discussão descambe para o campo pessoal”, analisou.

Bênçãos relacionadas ao que você compartilha com as pessoas: sentimentos e pensamentos, taurino. Sentir-se sintonizado com o meio em que vive e com as pessoas é essencial ao seu crescimento.

Escorpião

Ligação da França com a Inglaterra

O

CNPJ 04.853.257/0002-28

Rua Carlos de Lacerda, 13 – Centro Campos dos Goytacazes – RJ Tel: (22) 3054-4200

“Discussão é ruim para credibilidade do STF”

(21/4 a 20/5)

Um novo mundo se apresenta e pode estimular o crescimento profissional dos librianos. Se ficar restrito apenas ao que conhece, não acessará a vastidão das possibilidades atuais. Cruze oceanos e transforme paradigmas.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

S

PH Gomes Editora Ltda.

divulgação

Touro

(23/9 a 22/10)

I A N

São João da Barra

caro do Brasil, com uma alíquota de 4%. Além de ser uma reivindicação justa, esta medida vai evitar que as pessoas caiam na ilegalidade de emplacar os seus carros em outros estados, como no Espirito Santo, por exemplo, onde a alíquota cobrada é de 2%”, declarou a parlamentar.

Estímulo à compreensão de que não há bem maior do que o amor à família, nativo de Áries. Para ampliar os horizontes não é necessário ir longe. O mais importante aprendizado é dentro de você.

Libra

O

A deputada estadual Clarissa Garotinho (PR) apresentou na sessão de ontem (15), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), uma indicação legislativa solicitando ao governador Sérgio Cabral a redução do valor do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). A deputada sugere reduzir pela metade o valor do imposto, com isso, o IPVA passaria a 2% para carros de passeio e camionetas, exceto utilitários, alterando o Artigo 10 da Lei 2.877, de 22 de dezembro de 1997. Segundo Clarissa, a medida se faz necessária devido ao valor elevado cobrado no tributo pelo Estado, sendo um dos mais caros do país. “O Rio de Janeiro está entre os estados que têm o IPVA mais

(21/3 a 20/4)

B A R

É amanhã que o maior partido de oposição, realiza a sua convenção para escolher o seu Diretório Municipal. O Partido da Republica em São João da Barra cumpriu todas as orientações da Regional, convocando todos os militantes para se filiarem ao partido, publicou o edital da Convenção, realizou três reuniões preparatórias, envolvendo temas como a mobilização, formação de chapa entre outros assuntos, tudo de forma muito democrática e transparente. Porém para se fazer justiça é importante dizer que essa convenção foi construída a muitas mãos com a ajuda de todos os partidos da oposição,vereadores,ex veread ores,candidatos,militantes e o cidadão comum;tudo para homenagear a presença das maiores autoridades do partido e principalmente o Presidente Regional Deputado Federal Garotinho. O Presidente do PR Bruno Dauaire deixou claro que todos serão muito bem vindos e poderão ouvir não só as palavras dos políticos locais, mas a tão esperada palavra do ex governador Garotinho que deverá chegar às 16 horas. O PR e os partidos da aliança têm uma grande força política, representam mais de 10.000 votos e espera que muitos que clamam por justiça, melhorias na qualidade de vida, respeito e dias melhores possam comparecer para trazer o seu apoio.

Deputada Clarissa solicita redução do IPVA pela metade

Áries

Passatempo

C I A N U R E T O

Advogado

alerj - divulgação

145ª. Delegacia Legal/SJB (22) 2741-1314 Câmara Municipal (22) 2741-1301 Prefeitura Municipal (22) 2741-7878 Pronto Socorro (22) 2741-1818 Santa Casa (22) 2741-1272 CEDAE (22) 2741-1056/2741-1401 Correios (22) 2741-1244 Retiro São João Batista (22) 2741-1401 Secretaria Municipal de Saúde (22) 2741-4175 Posto de Urgência (PU) Barcelos (22) 2741-5432 Posto de Urgência (PU) Mato Escuro (22) 2721-1038 PU – SJ da Barra (22) 2720-4055 Unidade M. de Saúde – Açu (22) 9946-6817 Unidade M. de Saúde – Cajueiro (22) 2741-5750 Unidade M. de Saúde - Atafona (22) 2741-2718 Unidade M. de Saúde – Grussaí (22) 2741-3504 Unidade M. de Saúde – Sabonete (22) 2721-1057 Fórum Municipal (22) 2741-1644 Disque Entulho (22) 2741-1511 Meio Ambiente (22) 2741-7878 R: 322 Guarda Civil Municipal 153 Defesa Civil Municipal 199 Corpo de Bombeiros 192 Polícia Militar 190

HORÓSCOPO

A G

Betinho Dauaire

TELEFONES ÚTEIS SÃO JOÃO DA BARRA

S E G A

Amanhã convenção do PR com Garotinho!

7

| São João da Barra | sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A U L A P A R T I C U L A R

Colunão

Artigo

Entretenimento

F

Opinião

| São João da Barra | sexta-feira, 16 de agosto de 2013

4/ruta. 5/ebola — irene. 8/endêmico. 9/fragoroso.

2

rede globo

colégio e teme que Paloma possa estar envolvida. Paulinha se apavora, e Ninho tenta acalmá-la. Ciça consegue ligar para Paloma, mas é atacada por Ninho e perde o celular. Bruno e Paloma denunciam o sequestro à polícia. Guto diz a Patrícia que deixará seu apartamento. Vega flagra Atílio, que

dorme na mesma cama que Gigi. Márcia manda Valdirene se apressar para dar o golpe em Ignácio. César negocia com Edith a volta para a mansão, e Félix se desespera. Ninho e Alejandra prendem Paulinha e Ciça. Michel aparece na casa de Patrícia e Guto o recebe. Ninho liga para Paloma.


6

Coluna Social

| São João da Barra | sexta-feira, 16 de agosto de 2013

“Quando alguém encontra seu caminho precisa ter coragem suficiente para dar passos errados. As decepções, as derrotas, o desânimo são ferramentas que Deus utiliza para mostrar a estrada”. Paulo Coelho

fotos: divulgação

fatos & relatos • O final de semana também é garantido pela Praia de Guaxindiba, em São Francisco de Itabopuana e a parada vai ferver com o evento “Pagoneja”, que rolará no “Sitio Dujuca”. Agora veja quem vai animar essa festa: Diego & Rodolpho no sertanejo universitário, o pagodão ficará por conta do “Receita do Pagode” e a festa continua cos o “Dj’s Matheus Silva, Gabriel Queiroz e Magnum Silva” e só para lembrar que a cerveja á R$1,00 até 0h e valendo só com moedinha okkk!!! Demorou Entãooo!! Partiuuu!! • Dia 23 acontecerá na quadra esportiva do Colégio Estadual Dr. Newton Alves da praia de Atafona, um “Evento Folclórico” a partir das 19 horas. A festa terá muitas coisas porretas, assim como: Danças Folclóricas com os alunos da escola, comidas e doces típicos, forró e a participação da “Quadrilha Encantos de São João” e melhor, entrada gratis, ou 0800. Vale marcar aquela presençaaa!!! Eu vouuu!!! • O Secretário de Turismo, Esporte e Lazer, da Prefeitura de São João da Barra Jorge Ribeiro de Souza comunicou a mudança de data da ExpoBarra 2013 que aconteceria em setembro e conforme o Prefeito Neco anunciou que, agora será nos dias 14, 15, 16 e 17 de novembro e será realizado no Parque de Exposições situado na BR-356. Assim também como a “Cruzada Evangelística,” que aconteceria neste mês de agosto, também foi adiada. A data será discutida com o Conselho de Pastores, mas já é certo que acontecerá em setembro. (fonte: facebook do Matheus Wolino). • A Equipe Treme Terra Apresentará amanha dia 17 no “Clube Fluminense” aqui em nossa city um evento pra lá de “MARAAAA!!!” e a festa será com o cantor e compositor Anderson Santos, Dj Matheus Wolino e a dupla sertaneja Júlio & Maicon. Bom né gentemmm!!! • É domingo galera, imperdível heinnn!!! Então se liga aqui que o Grupo Teatral “Nós na Rua” apresentará na Praça S. J. Batista após a Missa Dominical um Teatro Fórum: “Amaluza” escrito pela atriz sanjoanense Ana Pavão. Estarei logo na frente. Partiuuu!!!

Equipe Escolinha de Surf Grussaí

Grupo Teatral “Nós na Rua”, apresenta:

“Oficina do Nós”. Objetivando o relaxamento, o desenvolvimento cultural, uma reflexão da arte teatral bem como descobrir novos talentos e realizar trocas de experiências através de atividades artístico-culturais. O Workshop “Teatro Fórum – Teatro do Oprimido – Parte 01” será focado para os jogos teatrais propostos pelo célebre Augusto Boal, assim como a experiência com o Teatro Fórum e Teatro do Oprimido. ENTRADA FRANCA CLASSIFICAÇÃO: 14 anos INSCRIÇÕES: Enviar as informações abaixo para o e-mail: nosnaruasjb@gmail.com Nome, Idade, Contato (tel / cel). AGENDA DO WORKSHOP: Sexta-Feira (16/08): 14h as 18h Sábado (17/08): 9h as 12h e 13h as 17h Domingo (18/08): 9h as 13h e 14h as 17h SERÃO EMITIDOS CERTIFICADOS AOS PARTICIPANTES - 20horas.

Pai Talento 2013

Escolinha de Surf Grussaí

Quero aqui parabenizar ao amigo Evaristo Ferreira pelo belíssimo trabalho que vem realizando em nossa querida praia de Grussaí, com o projeto: “Escolinha de Surf Grussaí” que vem fazendo a diferença e é muito bom ver um de nossa city realizando trabalho como este, onde mostra que temos atletas bons e capacitados. Aproveito para agradecer ao brother Daniel Lessa por fazer a doação da lycra a escolinha, aos amigos que doaram pranchas para esta realização que a cada dia cresce e melhor, crendo nesse trabalho. Aos instrutores e surfistas Deyvison Ferreira, Elias Maciel e Vicente Ferreira. Lembrando que esse projeto é realizado por amigos que verdadeiramente gostam, amam e praticam o esporte e melhor de tudo é que, essa atitude só mostra que temos profissionais sanjoanenses capacitados para desenvolver o trabalho, assim como tantos outros que são esquecidos. Por que será? Mais, deixo aqui essa atitude de um fruto de nossa árvare e pergunto: Porque buscar lá fora se temos profissionais capacitados para desenvolver projetos? Seja lá em qual área for, mais temos, basta a gente querer olhar o nosso povo como deve ser olhado. Deixo a dica para o governo atual. Bom final de semana á todos. Fique com Deus, pois pra quem tem fé a vida nunca temmmm!! fimmmm!!!

Gato do dia

Jonathan Santana

felicidades para você meu sempre Maneco, Igor Manhães

A Câmara de São João da Barra no último dia (15) realizou uma festa com a entrega do troféu Pai Talento 2013, onde nove pais foram indicados pelos vereadores da Casa. O evento começou as 20h no plenário do legislativo sanjoanense e, na ocasião, o público presente pode conhecer um pouco da trajetória de vida dos pais homenageados. O evento teve fortes emoções e além dos pais agraciados com o troféu Pai Talento 2013, ouve a apresentação do coral infantil do Educandário Santa Cecília, além das participações de Juliane Pedroso que entou o hino nacional e do tecladista Issac Gomes. Para o Presidente do legislativo, Aluízio Siqueira, essa foi mais uma oportunidade que tivemos para reconhecer os talentos de nossa terra homenageando-os. “a Câmara tem esse papel, não só o de fiscalizar, indicar, requerer, propor, mas também o de valorizar o cidadão de bem, os talentos, fazemos isso através das Moções que tramitam no plenário e dos eventos que realizamos assim como esse que eu tenho certeza, será um sucesso”, disse. Enfim, parabéns á toda organização do evento, pois foi MARAAA!!!

3 financiamento de campanha causa polêmica

Política/Economia

| São João da Barra | sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Deputados ainda no impasse entre recurso público exclusivo ou modelos mistos O formato ideal de financiamento das campanhas eleitorais causou polêmica ontem entre os participantes da segunda audiência pública do grupo de trabalho que vai elaborar um projeto de reforma política. Deputados e representantes de entidades da sociedade civil defenderam propostas que variam entre o financiamento público exclusivo e modelos mistos, com associação de verbas públicas e privadas. Hoje as campanhas são financiadas por recursos públicos e privados. O orçamento da União compõe parte do fundo partidário, e empresas e pessoas podem fazer doações privadas aos candidatos. Para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), contudo, as empresas devem ser proibidas de financiar as campanhas eleitorais. “Se a Constituição estipula que todo o poder emana do povo e as empresas não integram o conceito de povo, essa autorização é inconstitucional”, argumentou o presidente da Ordem, Marcos Vinicius Coêlho, que participou do debate. A OAB, inclusive, já apresentou uma ação direta de inconstitucionalidade (4650/11) para proibir as doações de pessoas jurídicas em campanhas. A ADI está sendo analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Câmara promoveu audiência pú-

blica interativa com representantes de entidades para discutir a reforma política Para evitar que a proibição estimule o caixa dois, a Ordem sugeriu a criminalização dessa prática, com pena de reclusão de até cinco anos para o candidato e o responsável pela doação ilegal. “Boa parte da corrupção administrativa é provocada pela corrupção eleitoral. É preciso combater a segunda para atingir a primeira”, disse Coêlho. O presidente do grupo de trabalho, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), no entanto, ponderou a declaração: “Não é sério dizer que se alguém contribuiu para a campanha, manda no deputado. Em mim e na maioria dos deputados aqui na Casa ninguém manda. Eu não vejo os deputados votarem de acordo com quem contribuiu com sua campanha, como eu não vejo os governadores fazerem isso nem a presidente da República”. Para o diretor de relações internacionais da União Nacional dos Estudantes (UNE), Thiago Aguiar, não só as empresas, como qualquer pessoa física também deveria ficar proibida de contribuir com dinheiro para as campanhas. “No sistema atual, quem elege não é quem tem o melhor programa, mas que tem mais dinheiro”, argumentou Aguiar, que defendeu o

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

vaccarezza presidente do grupo de trabalho tentou ponderar as colocações financiamento exclusivamente público. A medida , segundo ele, reduziria a influência de empresas na prática política: “Significa equiparar os confrontos eleitorais e fortalecer o debate de ideias”. Já para o diretor-executivo da ONG Transparência Brasil, Cláudio Abramo,

qualquer tentativa de evitar que pessoas físicas e jurídicas façam doações a candidatos não deve dar certo. “Uma empresa, quando financia, compra a promessa de decisão futura. Esse é um mercado como outro qualquer, e tentar proibi-lo não dá certo. O que deve haver é fiscalização”, argumentou.

Mantido reajuste do seguro-desemprego em 6,2% O reajuste do seguro-desemprego foi mantido em 6,2%, segundo resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). O índice foi motivo de desencontro entre setores do governo, quando foi cogitada a possibilidade de elevação do reajuste para 9%, base de cálculo usada até janeiro deste ano e que é a mesma utilizada para a correção do salário mínimo (R$ 678). O ministro do Trabalho, Manoel Dias, chegou a informar, em julho, que o aumento do percentual de reajuste

estava acertado com o governo para ocorrer a partir de agosto. Dias, no entanto, voltou atrás e disse que o tema ainda estava em negociação, depois de o Ministério da Fazenda negar ter dado aval para o aumento, no momento em que o governo faz cortes de gastos. A estimativa era a de que o reajuste, caso fosse aprovado pelo conselho, geraria um gasto de R$ 250 milhões até o final deste ano. De acordo com o Ministério do Trabalho, são gastos R$ 30 bilhões por ano com o pagamento do seguro-desemprego.

O conselheiro da Força Sindical, Sérgio Luiz Leite, disse à Agência Brasil que a proposta de reajuste do benefício foi derrotada porque o governo chegou unido à reunião. De acordo com ele, os votos dos empresários, somados aos dos representantes do governo, foram maioria e derrotaram os dos trabalhadores – determinando placar de 9 a 7 em favor da manutenção dos 6,2%. Ontem (15) foi eleito o novo presidente do Codefat, o tesoureiro da CUT, Quintino Severo. “Vamos soli-

citar uma reunião na primeira semana de setembro, para discutir o tema e corrigir o erro do governo. É um contrassenso, em uma resolução do Codefat, mobilizar a base para atropelar os desempregados para economizar R$ 700 mil anualmente e prejudicar R$ 2 milhões de trabalhadores”, explicou Sérgio Leite, contestando o argumento do Ministério da Fazenda na reunião para barrar a medida, em que foram citados recentes gastos com desonerações que deverão alcançar R$ 90 bilhões.


4

| São João da Barra | sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Geral

| São João da Barra | sexta-feira, 16 de agosto de 2013

5

expectativas marcam e podem mudar rumos em são joão da barra Desde perspectivas no campo do desenvolvimento com a venda do Superporto do Açu até mudanças no cenário político, com possível nova eleição agência câmara

Da Redação São João da Barra é marcada por grandes expectativas nos campos do desenvolvimento, da política e da administração pública. Na primeira situação, o foco principal é o Complexo Portuário Industrial do Açu. A construção nasceu apontando para arrancada forte na geração de empregos e renda, entrou em fase crítica, provocada pela crise nas empresas do responsável pelo empreendimento, Eike Batitsa, e sinaliza para retomar o rumo inicial, com a venda do Superporto, quarta-feira, a EIG Management Company. No outro ângulo está o quadro político-administrativo, indefinido, com o mandato do prefeito Neco, eleito em outubro de 2012, ameaçado por ações já em fase de julgamentos baseadas em denúncias de crimes eleitorais. A instabilidade é desenhada desde a véspera das eleições, quando a Polícia Federal (PF), na “Operação Machadada”, prendeu em flagrante, “por compra de votos e formação de quadrilha”, a então prefeita Carla Machado e o atual vice, Alexandre Rosa, ambos do PMDB. O Ministério Público Eleitoral (MPE) aceitou as provas, transformou em ação, cujo processo tramita no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em segredo de justiça. Trata-se de denúncia do Procurador Regional Eleitoral Mauricio da Rocha Ribeiro contra o prefeito Neco, o vice Alexandre Rosa, além de Carla Machado e os vereadores Elisio Motos (PDT) e Alex Firme (PMDB). Conforme expediente encaminhado a O Diário, a denúncia tem como base as investigações da PF, fortalecidas por buscas e apreensões de farto material e as prisões dos políticos em outubro do ano passado, na operação comandada pelo delegado Paulo Cassiano Júnior. “A ação tem como relatora a Juíza Ana Tereza Basilio, já recebeu contestações e retornou, dia 12 de agosto, do MPE que solicitou ao TRE/RJ o recebimento do IPL nº 8413 como peça de informação a integrar a denúncia a ser formalizada também pelo MPE”.

GOVERNO municipal de sjb “NÃO HONRA COM AS PROMESSAS” reprodução - facebook

Confira teor da carta de Mayck Lalanga:

carla machado e alexandre rosa apontados em processo por formação de quadrilha e compra de votos na última eleição

“Após reunião com meu grupo político e amigos, decido divulgar e agradecer aos familiares e amigos que desde que entrei na vida pública vem me apoiando e honrando seu compromisso com nosso trabalho prestado. Aproveito a oportunidade para comunicar-lhes que estou me afastando da política municipal. Isso não significa que deixarei de lado a vida pública, pois acredito que uma verdadeira vida pública é feita por atos praticados em benefícios dos mais necessitados e não através de cargos e meia dúzias de palavras bonitinhas. Peço desculpa aos amigos que comigo caminharam e acreditaram em um governo que não honra com suas promessas e obrigação, fazendo com que acreditássemos que seria fiel ao nosso povo e não a meia dúzia de pessoas que humilham aos que tanto lutaram. Sinto-me envergonhado por ter sonhado e ter feito com que tantas pessoas acreditassem e apoiassem esse sonho e hoje o que temos é um governo desrespeitoso e covarde. Nesse momento oficializo o meu afastamento do governo Neco. Minha lealdade foi e será sempre ao povo sanjoanense, por isso, tomo essa atitude. Não posso participar de um governo que se elege com o voto de nosso povo e hoje sequer tem tempo para receber os soldados guerreiros que fizeram o primeiro combate. Saio deste governo sem mágoas e nem ressentimentos, pois no decorrer do tempo, fizemos grandes e ver-

maioria de apostas na cassação do prefeito As apostas na cassação do atual prefeito prevalecem. A maioria acredita que decisão saia até o final de agosto, mas não há consenso quanto à realização de nova eleição, porque, no entendimento de alguns advogados eleitorais, há possibilidades de o segundo colocado, Betinho Dauaire (PR), assumir. Porém, em meio ao cenário nebuloso, sai da convivência “fechada” do PMDB sanjoanense informação de que o grupo político liderado por Carla Machado perde aliados. Vaza também que Carla e Neco já não mais es-

tariam conseguindo disfarçar o relacionamento arranhado, uma das causas da “debandada”. Uma das provas é decisão recente do ex-candidato a vereador e ex-presidente da Associação de Moradores do bairro Água Santa (AMAS), Mayck Lalanga, Através carta (cuja íntegra é publicada logo acima), encaminhada a diversos segmentos, ele, que é filiado ao PRP, partido da base do governo municipal, explica os motivos que o afastam de Carla e Neco. Até o encerramento desta edição, O Diário não conseguiu falar com nenhum deles.

ex-candidato Mayck Lalanga encaminhou carta a diversos segmentos informando seu afastamento da base do governo dadeiras amizades. Não tenho nada contra ninguém, simplesmente não concordo com o modelo incompetente dessa nova gestão. Fui candidato pela primeira vez

e mesmo sem qualquer benefício ou apoio, conquistei 139 votos na urna, somando para que fizéssemos um vereador em nosso grupo, do qual não tenho a me queixar, pois vejo a força de von-

tade dessa vereadora em ajudar o povo que clama por socorro. Quero deixar bem claro que não estou saindo de um grupo para me aliar a nenhum outro, o meu grupo é o povo”.

O Diário SJB 16/08/2013  

O Diário SJB 16/08/2013

Advertisement