Page 1

8

Esportes

| São João da Barra | terça-feira, 16 de julho de 2013

São João da Barra/RJ | terça-feira, 16 de julho de 2013 | Ano 01 | Número 53 | www.odiariodecampos.com.br/saojoaodabarra |

caso do goyta na sessão de quinta Alvianil campista tenta recuperar pontos para voltar à disputa da Série B Mais de um mês depois do julgamento em primeira instância, que puniu o Goytacaz com a perda de seis pontos, enfim, o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ) confirmou o julgamento do recurso do clube para quinta-feira. O Pleno decidirá se reforma ou mantém a decisão da Quarta Comissão Disciplinar. Na mesma sessão, os auditores vão analisar também o recurso do América pedindo a punição de nove pontos para o Alvianil campista. Enquanto o caso não tem uma definição, o Campeonato Estadual da Segunda Divisão segue paralisado, o que deve se manter até mesmo depois do julgamento desta semana. Afinal, quem sair derrotado do tribunal deve recorrer ainda ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e postergar um pouco mais o imbróglio judicial. Apesar de não comentarem o caso publicamente, os dirigentes do Goytacaz estão confiantes e esperam recuperar, ao menos, três pontos no tribunal, o que seria suficiente para o time conseguir a classificação.

isaías fernandes/arquivo

caso Goyta tem recurso agendado e busca reconquistar pontos perdidos no “tapetão”

eleição suspensa e adiada no goytacaz A eleição para presidente, vice-presidente e membros do Conselho Deliberativo do Goytacaz marcada para o dia 13 de agosto foi suspensa por conta da renúncia da Comissão Eleitoral, na tarde de ontem. Com isto, o presidente do Conselho Deliberativo, José Roberto Crespo, convocou uma reunião extraordinária para a próxima segunda-feira com intuito de definir a nova data do pleito. Através do site oficial do clube, o presidente do Conselho comunicou a decisão aos sócios e aos candidatos. "Diante da renúncia dos membros da comissão eleitoral e considerando a necessidade de convocação de reunião extraordinária do Conselho Deliberativo para que sejam indicados os novos integrantes para a nova comissão eleitoral, na qualidade de presidente do Conselho Deliberativo, no uso de minhas atribuições estatutárias venho a comunicar que o processo eleitoral para o preenchimento dos cargos de presidente e vice-presidente do Conselho Diretor e formação do Corpo Transitório do Conselho Deliberativo visando o triênio 2014/2016 está temporariamente suspenso. Apesar do adiamento, continuaremos preservando integralmente o desenvolvimento do processo eleitoral em conformidade com as disposições estatutárias do clube".

Região conquista cinco ouros no Estadual de Muaythai A equipe de Muaythai de Campos voltou do Rio de Janeiro com cinco medalhas de ouro na bagagem. Os lutadores brilharam na segunda etapa do Campeonato Estadual e subiram ao lugar mais alto do pódio na disputa realizada na capital. David dos Santos, Victor Alves, Matheus Barbosa, William da Silva e Pedro Francisco venceram em suas respectivas categorias e lideram o ranking carioca. Os atletas já retomaram aos treinos visando a disputa do Campeonato Brasileiro, marcado para agosto, na cidade de São Gabriel do Oeste, no Mato Grosso do Sul. A competição nacional contará com a

participação de mais de 800 lutadores de 23 estados do país. "O foco agora é no Brasileiro e vamos trabalhar duro para conseguirmos alcançar os primeiros lugares mais uma vez. Acredito muito no potencial deles", comentou o mestre Nelsimar dos Santos. Além do Brasileiro, a equipe de Campos tem pela frente mais duas etapas do Campeonato Estadual. A terceira será em setembro e a última, no mês de dezembro. O ranking final e a confraternização da Federação Muaythai Tradicional do Estado do Rio de Janeiro (FEMTTERJ), será no dia 13 do último mês do ano.

phillipe moacyr

São João da Barra

divulgação

A-PDF Merger DEMO : Purchase from www.A-PDF.com to remove the watermark

IMAGEM RUIM DE CABRAL PODE ATRAPALHAR REELEIÇÃO DE DILMA • POLÍTICA P•5

BLOG DO ROBERTO MORAES

PRODUTORES DE SJB NA JUSTIÇA POR TERRAS DESAPROPRIADAS Cerca de 200 famílias que viviam no entorno do Superporto do Açu entraram com ação pedindo reintegração de posse das áreas onde seria construída a Codin. • geral P•4 loteria acumulada

mandatos na berlinda

time quer recuperar pontos

Mega-Sena pode Neco, Rosa e Eziel Caso do Goytacaz pagar R$ 6,5 mi “na mira” do TRE decidido na quinta lutadores de Campos mostram medalhas com orgulho junto ao mestre Nelsimar

• coluna P•6

• colunão P•2

• política P•3

• esportes P•8


Opinião

| São João da Barra | terça-feira, 16 de julho de 2013

Colunão

TELEFONES ÚTEIS SÃO JOÃO DA BARRA

O Ministério do Planejamento autorizou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística do Governador. Os equipamentos (IBGE) a contratar mais foram transportados de Roma de sete mil profissionais. A para a capital fluminense num liberação foi publicada ontem avião Hércules C-130 da Força (15), no Diário Oficial da Aérea Brasileira (FAB). Após o União. Segundo a publicação, desembarque, os veículos foram a autorização dos 7,825 mil levados para um depósito no 3º novos profissionais tem caráter Comando Aéreo Regional (Comar), no Centro, e permanecerão temporário. Os contratos têm prazo de um ano, podendo até a próxima segunda-feira (22), quando o Sumo Pontífice chega ao ser prorrogados por mais Brasil para cumprir agenda oficial dois anos. As contratações de uma semana. O deslocamento objetivam a realização de até o local foi acompanhado por pesquisas econômicas e agentes da Polícia Rodoviária sócio-demográficas. Os novos Federal, Polícia Federal, além da profissionais serão contratados escolta do Vaticano. Segundo a por meio de processo seletivo organização da visita do papa, os simplificado. O texto destaca equipamentos devem ser usados também que as despesas dos 12 vezes. Os maiores trechos serão em Copacabana e Guaratiba, novos contratos autorizados serão cobertas por dotações nas zonas Sul e Oeste da capital fluminense, respectivamente. Em orçamentárias do IBGE.

Papamóvel e jeep prontos para serem usados

Fale conosco: odiariosjb@gmail.com

• Hélio Cordeiro

www.odiariodecampos.com.br/ saojoaodabarra

Mande sugestão, crítica ou denúncia para o endereço:

odiariosjb@gmail.com

Escorpião (23/10 a 21/11)

(21/4 a 20/5)

Dia positivo para curas pessoais, aproveite para se recuperar de situações difíceis. Conecte as suas intuições com as tarefas que você precisa realizar, ative o seu psique.

Dia favorável para curas e acertos de situações que estão sem uma solução há um bom tempo. Confie na sua intuição, procure ser mais criativo para descobrir novas oportunidades

Sagitário

Gêmeos

(21/11 a 21/12)

(21/5 a 20/6)

Menos liberdades e mais compromissos, o dia pode lhe trazer antigas responsabilidades de volta. Mude um pouco o jeito de pensar, você pode encontrar caminhos mais promissores para seguir.

Procure ser mais disciplinada, coisas importantes podem estar em jogo, preste atenção. Firme os seus objetivos, esforce-se para ser mais focada e garantir os seus resultados.

Capricórnio

Câncer

(21/6 a 20/7)

Pequenos ajustes podem ser necessários para que você consiga harmonizar os seus relacionamentos. Seja mais firme nas suas intenções, não adianta apenas sonhar sem fazer algo para que tudo aconteça.

(22/12 a 20/1)

Procure não ser tão fechado, deixe as coisas mais equilibradas nos seus relacionamentos. Fugir das suas emoções não resolve o problema, tenha coragem e enfrente elas de frente.

Leão

Aquário

(21/7 a 22/8)

Dia de passagem entre o que se imagina e o que deve ser feito, fique atento à movimentação. Romantismo e verdadeiro apego pela pessoa amada, você pode estar mais possessiva em relação ao seu amor.

(21/1 a 19/2)

Procure ser mais ordeira com as suas coisas para não perder objetos ou irritar as pessoas. Boas oportunidades poderão surgir se você estiver preparado para elas, organize-se melhor.

Peixes

Virgem

(20/2 a 20/3)

(23/8 a 22/9)

Menos diversão e mais seriedade, o dia está pedindo que você foque mais no seu trabalho. Apego excessivo em relação à pessoa amada, dia sujeito a ciúmes e pequenas brigas de amor.

Evite ser moroso com as coisas, as pessoas podem estar com muita pressa, acelere um pouco. Tente viver os seus sonhos mais perto da realidade, hoje não é aconselhável viajar demais.

Resumo das Novelas FLOR DO CARIBE l GLOBO l 18H Taís aconselha Amaralina a ter responsabilidade ao conduzir os turistas. Lindaura fica preocupada com a contratação de Amaralina. Cassiano e Duque contratam Alaor e alguns salineiros para explorar a mina. Ester e Lindaura dão por falta de Samuel e vão à sua procura. Lindaura avisa a Ester que Samuel foi sequestrado. Arruda prende Samuel em um compartimento de serviço de um navio, e arrebenta o cano de água, que começa a tomar conta do local. Isabel consegue rastrear o celular de Samuel. O nível da água começa a subir e Samuel se desespera, preso no compartimento.

sangue bom l GLOBO l 19H Emília defende Malu, e Amora se irrita. Salma expulsa Bárbara de sua casa. Wilson afirma a Damáris que vai reconquistar Charlene. Tina e Vitinho se beijam. Brenda pede carona a Nelson para provocar Rosemere. Filipinho tenta

A Nasa, AGÊNCIA Espacial Americana, enviou ao planeta MARTE, em 2012, uma SONDA com a MISSÃO de analisar suas formações rochosas, tipo de solo e ATMOSFERA e tudo mais relacionado ao astro, por um período de dois anos. Para obter todas essas informações e enviá-las à TERRA, o aparelho conta com três poderosas ANTENAS, além de um BRAÇO mecânico para fazer perfurações, CÂMERAS para documentar, SENSORES térmicos e MOTORES capazes de colher DADOS vitais. A primeira antena, ligada a um RÁDIO de baixa POTÊNCIA UHF, é usada somente para EMERGÊNCIAS, caso as outras falhem. A segunda, conectada a um rádio de alta VELOCIDADE, é o principal meio de COMUNICAÇÃO entre o instrumento e a EQUIPE terrena. E, por fim, a terceira, de alto ganho, é um CANAL direto entre a NASA e a máquina espacial, mas sua disponibilidade diária se limita a três HORAS. h

J

A

R

N

A

S

A

M

O

R

A

A

A

S

R

S

V

e

S

e

A

K

e

I

O

I

S

X

L

N

N

B

A

Y

O

J

d

I

X

N

c

B

A

B

M

O

d

A

d

A

R

O

t

O

M

A

I

K

p

A

g

e

F

p

t

e

V

c

A

O

A

N

O

F

I

A

R

t

e

I

K

e

q

u

I

O

u

J

O

e

c

A

M

e

R

A

u

A

N

u

A

J

A

N

Z

d

A

I

L

R

I

M

A

c

A

O

p

e

A

e

O

O

V

J

L

M

I

A

A

S

X

A

A

Z

u

X

O

N

u

W

V

t

I

F

ã S

Z

p

A

I

c

S

S

O

J

I

I

u

L

c

N

c

A

N

A

L

I

h

R

M

M

S

A

A

I

I

A

d

O

L

O

I

R

A

h

A

J

u

A

O

h

e

N

A

ç

N

M

d

S

A

A

K

S

A

I

c

N

e

g

R

e

M

e

u

t

A

ã

e

e

A

u

d

J

e

A

t

M

O

S

F

e

R

A

S

e

A

I

W

O

t

O

R

K

e

u

d

u

e

R

L

p

O

t

e

N

c

I

A

A

O

I

N

e

c

c

W

S

e

N

S

O

R

e

S

W

d

g

B

R

A

ç

O

K

A

J 1

coquetel mobile Agora com os novos jogos

bomba e

Pirâmide

baixe agora

!

www.samsungapps.com

Solução V

Diretor de Jornalismo

• Carla Flávia Rangel Barreto

Touro

Sonda espacial

H

Rua Carlos de Lacerda, 13 – Centro

Editora

O Diário agora é seu canal de comunicação em São João da Barra.

Interesses materiais acima dos seus sentimentos, procure não se ferir com os acontecimentos. Separe assuntos do trabalho ou financeiros do seu relacionamento, não misture as coisas.

© Revistas COQUETEL 2013

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

I D

CNPJ 04.853.257/0002-28

Campos dos Goytacazes – RJ Tel: (22) 3054-4200 • Depto. Comercial (22) 3054-4200

Representantes no Rio e São Paulo: J. Capella – Av. Rio Branco, 173 Centro - Rio de Janeiro – RJ Tel: (21) 2262-8116

Milhares de voluntários começaram a chegar ao Rio para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre os dias 23 e 28 deste mês. A maior parte está chegando de avião. Grupos de jovens usando grandes mochilas, trazendo amarradas as bandeiras de seus países movimentaram ontem (15) o saguão do Aeroporto Santos Dumont, no centro da capital fluminense. O americano Christopher Ryan manifestou a sua alegria por estar no Brasil para o evento. Antes de chegar ao Rio, ele participou de um encontro de jovens jesuítas em Salvador, capital da Bahia.

(23/9 a 22/10)

(21/3 a 20/4)

CAÇA-PALAVRAS

www.coquetel.com.br

N A S A M A R T E C D A D E Q U I P E O S E R O T O M M C A M E R A S U O N Ã A I S R C S S A L R A A I E Ç N M G R E M E T Ã E E R A O T T E N C I A N Ç O A

PH Gomes Editora Ltda.

reprodução

jornada da juventude

Libra

Áries

Passatempo

N G D E A N C C A N I S A I C N E A T M O S F P O

São João da Barra

Copacabana, nos dias 25 e 26, o papamóvel sai do Forte de Copacabana e segue pela orla até o palco na altura da avenida Princesa Isabel.

HORÓSCOPO Está na hora de materializar os seus sonhos, traga-os para o mundo real, concretize as suas metas. Continua positivo o clima para você se apaixonar e curtir mais a pessoa amada, namore.

7

| São João da Barra | terça-feira, 16 de julho de 2013

L O C I D A D

145ª. Delegacia Legal/SJB (22) 2741-1314 Câmara Municipal (22) 2741-1301 Prefeitura Municipal (22) 2741-7878 divulgação Pronto Socorro (22) 2741-1818 Santa Casa (22) 2741-1272 CEDAE (22) 2741-1056 / 2741-1401 Correios (22) 2741-1244 Retiro São João Batista (22) 2741-1401 Secretaria Municipal de Saúde (22) 2741-4175 Posto de Urgência (PU) – Barcelos (22) 2741-5432 Posto de Urgência (PU) Mato Escuro (22) 2721-1038 PU – SJ da Barra (22) 2720-4055 Unidade M. de Saúde – Açu Já estão no Rio de Janeiro o (22) 9946-6817 papamóvel e o jeep que atenderão Unidade M. de Saúde – Cajueiro ao papa Francisco, na próxima (22) 2741-5750 semana, durante a Jornada MunUnidade M. de Saúde – Atafona dial da Juventude (JMJ) e a visita (22) 2741-2718 ao Santuário de Aparecida, em Unidade M. de Saúde – Grussaí São Paulo. Os carros chegaram (22) 2741-3504 no início da tarde de ontem (15) Unidade M. de Saúde – Sabonete na Base Aérea do Galeão, na Ilha (22) 2721-1057 Fórum Municipal (22) 2741-1644 R$ 6,5 MI EM PRÊMIOS Disque Entulho Sem nenhum acertador no (22) 2741-1511 sorteio do último sábado (13), no Meio Ambiente concurso 1.511, a Mega-Sena segue (22) 2741-7878 R: 322 acumulada e a estimativa é de que Guarda Civil Municipal o valor chegue a R$ 6,5 milhões, 153 segundo a Caixa Econômica FeDefesa Civil Municipal deral. O próximo sorteio acontece 199 amanhã (17) e as apostas podem ser Corpo de Bombeiros feitas até às 19h, em todo o país. As 192 Polícia Militar dezenas sorteadas no último sábado 190 foram: 04 - 08 - 17 - 29 - 31 - 45.

IBGE vai contratar 7,8 mil profissionais temporariamente

Entretenimento

ilustração: guto dias

2

rede globo

convencer Xande a arrumar um emprego. Bárbara reclama de ter que se esconder na casa de Madá. Wilson implora que Charlene reate com ele. Bento não atende o telefonema de Amora. Kévin aconselha Malu a tomar cuidado com Amora.

AMOR À VIDA l GLOBO l 21h Patrícia se enfurece com Michel, que tenta se explicar. Paloma conta para Paulinha que elas terão que fazer um novo exame de DNA. Ordália tem um mau pressentimento quando Bruno fala sobre o exame. Glauce concorda com o plano de Félix. Michel tenta invadir a casa de Patrícia. Valdirene entra no banheiro com Luciano Huck. Rafael ouve Pilar e Bernarda falando sobre o mistério que envolve o nascimento de Paloma. Leila avisa a Thales sobre o jantar que Pilar vai preparar para ele. Vivian fala para Marilda procurar a polícia. Michel se desentende com Adoniram por insistir em sair com Patrícia. Valdirene é expulsa do avião e pede ajuda a Márcia, que manda Carlito resgatar a filha. Ordália tem outro mau pressentimento quando o material de Paulinha é colhido. Leila coloca uma das joias de Nicole nos pertences de Lídia.


6

Coluna Social

| São João da Barra | terça-feira, 16 de julho de 2013

“O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado, mude seus pensamentos e você mudará seu mundo”. Norman Vincent Peale fotos: divulgação

fatos & relatos • Já entro a semana lembrando a galera que no próximo dia 20 acontecerá no “Bola da Vez” na praia de Atafona o evento “Tributo a Legião Urbana” com o melhor cover do Brasil Guilherme Lemos. E quem abrirá a noite será a banda “Game Over”. Ingresso já a venda: Campos (Bola da Vez e Orelhão Restaurante), em SJB (Caty Presentes) e Atafona (Shopping do Churrasco). Vibe imperdível essa.

BELA Ana Carolina Berto

• Soprando Velinhas Hoje: Wanderson Sanjour, Thamy Freitas, Netinho Leal, Amanda Pereira, Adriane Velasco, Farne Silva, Geneilza Santos, Mariana Rufino, Fernando Alvarenga, Larissa Cristina, Roberta Dias e Ingridh Penha. Parabéns! • Vem ai no próximo dia 26 a eleição do mais belo casal do Colégio Estadual Dr. Newton Alves com o evento “Garoto & Garota Cedna 2013” e será realizado no Clube Democrata em SJB. Atração: Banda Rota BR 356 e Dj. Ingressos no “Boller Lanchonete”. Não perca. • Em sua primeira edição a Excess Campos fará uma festa no próximo dia 20 que irá mexer com seus sentidos, com uma iluminação especial para fazeruma magia na noite, e ainda estarão distribuindo alguns acessórios e sugiro, para quem for ao evento, ir com pelo menos uma peça branca ou fluorescente para dar sentido a essa magia, seria legall!!! A festa estará recebendo o Top DjInternacional OLIVER INGROSSO (Suécia) que mostrará toda a potência do HouseSuéco. Ainda na noite, terá os DJ`s residentes Leo Bernardes e Rafa Carneiro o Duo Waatiz Song formado por Kaique Damasceno e Matheus Rangel. Vale também uma conferida né gentemmm!! • Vão soprar velinhas durante a semana: Quarta 17 – José Claudio Oliveira, Douglas Magalhães, Renata Valadares, Isaura Oliveira, Diana Rangel, Ezir Ribeiro, Deivid Miranda, Adriana Lopes, Ingrid Vidal e Armando Vianna. Quinta 18 – Thiago Gomes, Aline Pereira, Alexandre Martins, Maria Amélia Lopes, Leandra Gomes, Edilson Cruz, Jackeline Ribeiro, Mariah de Fhathyma, Manoela Magno, Saulo Roberto e Victor Stellet. Felicidades!

Fato Importante

O Instituto de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (IDEHA), realiza amanhã (17) o I Seminário de Enfrentamento a Violência Sexual contra a criança e ao adolescente em São João da Barra com o tema: “Não apague essa história. Nosso silêncio é cúmplice da violência”, o início do evento está marcado para às 8h da manhã no Cine Teatro São João. Estarão presentes diversas autoridades, entre elas: o Meritíssimo Juiz da Comarca de São João da Barra Dr. Leonardo Cajueiro, a Delegada Titular da 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra, Drª. Madeleine Farias, Promotor de Justiça Dr. Leandro Loyola, Comissária de Menores Drª. Adrícia Fernandes, Deputado Estadual Roberto Henriques, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/ RJ Drª. Claudia Márcia, além do Conselho Tutelar e do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. Parabéns a toda diretoria pela brilhante iniciativa e contamos com a presença de todos.

Semana Missionária

A Semana Missionária ocorre entre 17 e 21 de julho, antes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) simultaneamente em milhares de cidades, acolhendo peregrinos estrangeiros que viverão dias de contato estreito com diferentes realidades sociais, culturais e regionais. Campos será uma cidades a participar da semana e compartilhará com São João da Barra esta alegria no dia 18, quando os peregrinos passarão todo o dia conhecendo a realidade e história da terra sanjoanense. Sendo assim, dentre os benefícios da JMJ podemos citar a oportunidade de intercâmbio cultural, convívio com povos, culturas, e línguas e mentalidades diferentes, vivendo a mesma fé e unidos em um mesmo espírito. E isso em si já é uma valorosa experiência transformadora. E para não perdemos esse evento, é bom já irmos nos preparando para esse acontecimento mundial imperdível.

Política

| São João da Barra | terça-feira, 16 de julho de 2013

3

compra de votos pode custar mandatos Processo em fase conclusiva contra prefeito, vice e vereador sanjoanenses

fotos: divulgação

Fernanda Moraes

O processo que investiga o prefeito eleito de São João da Barra (SJB), José Amaro Martins, o Neco (PMDB), seu vice Alexandre Rosa (PMDB) e o vereador Eziel Pedro da Silva, por abuso de poder político e econômico e compra de votos na campanha eleitoral de 2012, está em fase final e deve ser sentenciado em breve. Se condenados na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), eles poderão se tornar inelegíveis por oito anos e ter o diploma e o registro da candidatura cassados. Neco e Eziel são denunciados por patrocinarem a reforma da Igreja Assembleia de Deus, no bairro Cajueiro em período eleitoral, o que é proibido por lei. A AIJE foi proposta pelo Partido da República (PR) e não tem relação com a Operação Machadada, realizada em outubro do ano passado pela Polícia Federal. Francisco de Assis Pessanha Filho, advogado do PR e da coligação “São João da Barra vai mudar para melhor”, disse que ontem foi

o prazo final para que as partes envolvidas no processo apresentassem suas alegações. “Feito isto, ficará faltando apenas a sentença, que depende da juíza”. Ele afirmou que a gravação do culto, onde os candidatos teriam prometido as doações, já foram periciadas pela Polícia Federal e nenhuma adulteração foi detectada. O advogado disse ainda que ao prolatar a sentença, a Justiça Eleitoral pode adotar dois caminhos, que seria a realização de uma prefeito neco denunciado por reforma de igreja em Cajueiros no período eleitoral nova eleição ou convocação do segundo colocado na última eleição. Em dezembro do ano passado, durante audiência no Fórum de SJB, as testemunhas do caso não negaram os fatos. Na ocasião, a advogada de defesa dos suspeitos, Pryscila Marins, disse acreditar na absolvição dos seus clientes, sustentando que o pastor teria afirmado em depoimento que não teria havido pedido de votos em troca do material doado. Já Francisco de Assis disse estar otimista quanto à condenação dos investigados. Vice Alexandre Rosa também citado no processo junto com o vereador Eziel Pedro

Código Eleitoral completa 48 anos de criação gato do dia - Miguel Caio e seu belo sorriso

O quinto Código Eleitoral Brasileiro, de 1965, completou ontem (15), 48 anos de existência. Instituído durante o regime militar pela Lei n° 4.737, aprovada pelo Congresso Nacional, o Código, que vigora até os dias atuais, ampliou e passou a disciplinar as atribuições dos juízes eleitorais de cada localidade, instituiu a votação no exterior para os cargos de presidente e vice-presidente da República e ainda outras garantias, como a determinação para que ninguém pudesse atrapalhar ou impedir o exercício do sufrágio.

A norma foi instituída 20 anos após a publicação do Código Eleitoral de 1945 (Lei Agamenon) – que restabeleceu a Justiça Eleitoral no Brasil – com a atribuição de reorganizar o alistamento eleitoral e as eleições, em um momento em que eram necessárias novas regras para o processo eleitoral. O Código de 1965 foi publicado com 383 artigos, 239 a mais do que o primeiro Código Eleitoral de 1932, que tinha apenas 144 artigos. A norma continua sendo fonte fundamental do Direito Eleitoral, mesmo após

as diversas leis que foram aprovadas pelo Congresso Nacional para aprimorar o processo eleitoral. O advogado especialista em Direito Eleitoral e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Walter Costa Porto destaca alguns aprimoramentos nas eleições brasileiras após a entrada em vigor do Código de 1965: a instituição, em 1968, do sistema da sublegenda; o voto aos analfabetos; a implantação do processamento eletrônico de dados para o alistamento eleitoral e votação e apuração dos pleitos;

e uma mais rigorosa regulação da fidelidade partidária, entendendo que a titularidade dos mandatos pertence aos partidos políticos, entre outros. Mas, segundo Costa Porto, o principal avanço no campo eleitoral brasileiro que pode ser considerado referência mundial está relacionado à tecnologia. “Creio que, como referência no mundo, está nosso avanço no voto eletrônico e a identificação biométrica do eleitor, que começa, agora, a se estender”, ressalta o ex-ministro do TSE.


4

| São João da Barra | terça-feira, 16 de julho de 2013

Geral

na justiça por reintegrações no açu

Ação de pelo menos 200 produtores rurais de São João da Barra movida contra a Codin LLX-Divulgação

Pelo menos 200 produtores rurais que tiveram as terras desapropriadas no 5º Distrito de São João da Barra (SJB), no entorno do Porto do Açu, entraram com ação na Justiça pedindo a reintegração de posse. As áreas imitidas na posse, segundo a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), são destinadas à criação do Distrito Industrial em SJB. Segundo o vice-presidente da Associação dos Produtores Rurais e Imóveis de São João da Barra (Asprim), Rodrigo Santos, a associação pretende mover uma ação de desvio de finalidade contra a Codin, pois muitas desapropriações já ocorreram e o Distrito Industrial continua no papel. “A Codin alega que as empresas não estão mais interessadas na área. Além de não estarmos vendo resultado, existem indícios de que a construção do Porto causou a salinização em áreas do solo, de águas doces em canais e lagoas e de água tratada para o consumo humano”. Rodrigo afirmou ainda que em fevereiro deste ano, a associação conseguiu que fosse arbitrada multa pela Justiça em uma ação coletiva para questionar os danos ao meio ambiente causados pela obra e a falta de um estudo de impacto ambiental, que deveria ter sido feito pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais terras foram desapropriadas para a construção do Complexo Industrial do Porto do Açu, no litoral sanjoanense Renováveis (Ibama). “Ao ser intimado, o Ibama alequestionamento sobre valores pagos pelas indenizações gou que não havia necessidade de Rodrigo disse que cerca de 30% das proprie- de 2010, e o restante na segunda fase, que seria se fazer o estudo e a competência dades ainda não foram desapropriadas. “Meu implementada gradativamente a partir de 2012. seria do Inea. O Ibama agora está sogro mesmo continua morando no local”, afirA área de desapropriação está localizada ao recorrendo, pois a multa é de R$ mou ele, destacando que o valor pago pelas in- lado dos 100 milhões de metros quadrados ad10 mil/dia em caso de não apresentação do relatório de impacto amdenizações também está sendo questionado. “O quiridos pelo grupo EBX. Os dois primeiros biental”. correto seria pagar por metro quadrado e não empreendimentos a ocupar área desapropriada Segundo Rodrigo, por hectare por alqueire, como vem ocorrendo”. pela Codin no Porto do Açu seriam o estaleide restinga suprimido, a multa esO processo previa a desapropriação total de 70 ro OSX e a siderúrgica Ternium. A assessoria tipulada foi de R$ 100 mil/dia. “Esmilhões de metros quadrados, dos quais 23 mi- da Codin não enviou resposta até o fechamento tima-se que foram suprimidos 500 lhões numa primeira fase, iniciada em outubro desta edição. hectares de restinga”.

Política

| São João da Barra | terça-feira, 16 de julho de 2013

5

sérgio cabral pode “infectar” dilma

Imagem ruim do governador do Rio pode atrapalhar a reeleição da presidente petista divulgação

Da Redação

As articulações do Palácio do Planalto em torno da reeleição da Presidente Dilma Rousseff passam, efetivamente, pela recuperação da maioria dos pontos perdidos pelo governo junto à opinião pública. Em três semanas, segundo pesquisa Datafolha, divulgada dia 29 de junho pelo jornal Folha de S. Paulo, a queda atingiu 30%. A despencada provoca um incômodo e leva os governantes a fazer diagnóstico geral do quadro, com base no que as manifestações públicas estão formatando. No conjunto de fatores que jogam a pretensão de Dilma Rousseff se reeleger para baixo estão, também, parceiros coligados. E se a desconfiança de que o PMDB seria complicador, através de posturas como a do líder peemedebista na Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (RJ) - que estaria tentando transformar a liderança em moeda de troca para algumas situações - desemboca diretamente no governo de Sérgio Cabral. Na mesma pesquisa em que Dilma desaba, o governador do Rio acompanha em percentuais semelhantes ao da presidente e as ruas têm mostrado que a tendência é ele chegar ainda mais próximo do fundo do poço. Manifestações gritam “Fora Cabral!”, escândalos vão surgindo com naturalidade, vizinhos fazem abaixo assinado para “expulsá-lo” da residência no Leblon, e além do pedido de impeachment, deputados articulam CPI. Com governo considerado “drástico” e rejeitado pela maioria da população fluminense, Sérgio Cabral estaria propenso a ter pela frente uma literal placa determinando “mantenha distância”, em forma de blindagem à presidente. É que pesquisa encomendada pelo Planalto mostra o governador do Rio “como o político mais afetado pelos protestos no País”. Segundo o portal de notícias Brasil 247, “diante dos números, a presidente Dilma foi orientada a manter distância segura de Cabral”.

pressão para apoio a pezão

cabral segue na rota do descrédito e situação incomoda a presidente Dilma

DISTÂNCIA PARA NÃO SER INFECTADA Na pesquisa, cujo instituto, critério, número de entrevistados, período e margem de erros não são revelados, de acordo com o Portal 247, a queda do governador é tão acentuada, “que a presidente terá que manter distância segura para não ser ‘infectada’ pela má imagem de Cabral”. Outro fator agravante na difícil fase de Cabral é a posição do seu vice, Luiz Fernando Pezão, em todas as pesquisas realizadas entre pré-candidatos ao governo fluminense. Pezão não consegue deslanchar, estando em quarto lugar, na média. O pré-candidato peemedebista “dependia do ‘prestígio de Cabral’, para crescer nas pesquisas para governador do Rio em 2014. Hoje, Pezão é o quarto, atrás do deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e do ex-prefeito César Maia, do DEM”, ressalta

o Brasil 247. O comportamento de Cabral com manifestantes, tratados por ele com “desprezo” e ações violentas de policiais, o deixam mais vulnerável ao descrédito, para o qual pesam bastante denúncias de improbidade administrativa. A mais recente publicada há uma semana pela revista Veja – revelando o governador em uma “farra de helicópteros”, apontando a utilização de aeronaves do governo para fins familiares – detona-o quase fatalmente. Na avaliação de analistas, Cabral é o perfil de um homem público inconfiável, decadente, com tendências a contaminar qualquer candidatura. O comportamento dele com Dilma já vem mal desde o período em que a presidente escolhia ministros e ele teria plantado informação de que o ministro da Saúde seria seu secretário da pasta, Sérgio Cortez.

Em maio deste ano, acompanhado do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e de Pezão, Sérgio Cabral declarou que não apoiaria Dilma à reeleição, se a presidente insistisse na candidatura do senador Lindbergh Farias a governador do Rio. Por entender que essa posição atrapalharia a composição entre seu partido (PMDB), e PT, pela qual aspira concorrer à reeleição junto com Dilma, o vice-presidente, Michel Temer, reuniu a cúpula peemedebista e Cabral acabou “se desdizendo”. O Diário tentou falar com assessoria do governador, mas não houve retorno. No entanto, aliados de Cabral, embora sem autorizar nominá-los, usaram o manjado argumento “isso é intriga da oposição”, ao comentar as críticas e acusações. Já o adversário Garotinho, deputado federal e pré-candidato a governador, afirma que “não é só Dilma que quer manter distância de Cabral, para não ser ‘infectada’ pela reprovação devastadora do governador. Seu pupilo Eduardo Paes também segue o mesmo caminho”. Na opinião de Garotinho, postada ontem no blog, Paes “continua amigo e parceiro de negócios de Cabral, mas o evita em público de todas as maneiras, não quer aparecer ao seu lado”. Garotinho ressalta que alguns políticos que eram alinhados com Cabral, o estão procurando para conversar. “Convenceram-se que se fecharem apoio a Pezão vão afundar junto com ele, Cabral e a Gangue dos Guardanapos”. E ironiza: “Cabral que há pouco chantageava Dilma para exigir seu apoio exclusivo a Pezão, vai acabar implorando pelo apoio da presidente, e não vai resolver o seu problema”.

O Diário SJB 16/07/2013  

O Diário SJB 16/07/2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you