Page 1

8

| São João da Barra | quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Esportes

São João da Barra/RJ | quarta-feira, 14 de agosto de 2013 | Ano 01 | Número 73 | www.odiariodecampos.com.br/saojoaodabarra |

Finalmente começa decisão da Série B

São João da Barra encara a Cabofriense na noite de hoje, na Região dos Lagos

São João da Barra

fábio menezes/divulgação

DIVULGAÇÃO

A-PDF Merger DEMO : Purchase from www.A-PDF.com to remove the watermark

ministro não descarta possível aumento nos preços dos combustíveis • geral P•3

divulgação

Da Assessoria Depois de uma série de disputar judiciais, finalmente vai ser iniciada a decisão do segundo turno da Série B do Campeonato Estadual, com as semifinais que vão definir os finalistas da Taça Corcovado. Dois jogos estão marcados para hoje. No estádio Jair Toscano Brito, jogam às 15h, Angra dos Reis e Bonsucesso, e no estádio Alair Corrêa, jogam às 19h30, Cabofriense e São João da Barra. O Bonsucesso e o América já estão classificados para a fase final. O São João da Barra viajou para a Região dos Lagos fazendo mistério em relação ao time titular. Nos números, a partida vai ser marcada pelo encontro entre a defesa menos vazada e o ataque mais positivo do returno. Com apenas cinco gols sofridos em oito jogos, os sanjoanenses contam com a excelente fase do goleiro Felipe, enquanto a Cabofriense confia no poder de fogo de seus homens de frente que balançaram as redes adversárias 21 vezes em nove partidas. Como mandante, a Cabofriense conheceu duas derrotas, enquanto o São João da Barra saiu vencedor em três confrontos longe de seus domínios. O SJB jamais derrotou o tricolor da Região dos Lagos. Foram três confrontos, com duas vitórias da Cabofriense e um empate.

EDSON SOUZA técnico do sanjoanense preferiu manter o mistério em relação ao time que vai começar o jogo de hoje

Clubes voltam desfalcados à disputa Os dois meses de paralisação da Série B fez com que as quatro equipes finalistas da competição cheguem à fase decisiva com os elencos reduzidos. Pelo menos 32 jogadores deixaram de jogar por falta de recursos para a renovação dos contratos ou problemas de contusão, como é o caso de Têti, da Cabofriense. A maioria dos contratos expirou entre o fim de junho e o início de julho. O América acabou sendo o maior prejudicado no que se refere a jogadores perdidos. O Bonsucesso foi outro clube que encontrou dificuldades para

manter parte do elenco, mas a maior parte dos titulares continuou no clube. O São João da Barra teve a perda mais sentida, a do artilheiro Oliveira, que rumou para o futebol paulista. Entre os times ainda vivos na competição, o Angra dos Reis teve as menores perdas de jogadores. Três deles saíram, mas por empréstimo, após renovarem os contratos. Com contratos longos, a Cabofriense foi a única que não perdeu ninguém durante a paralisação, embora muitos de seus jogadores tenham os vínculos expirando no

próximo dia 21. Têti contundido é o único desfalque. Os desfalques são: America – 12 - (Thiago, Jefferson, Roni, Diego Cunha, Jorginho, Thiago Abreu, Alex Aquino, Eliel, Ricardo e Victor Cunha), Bonsucesso – 10 - (Éder Paulista, Digão, Diego Marujo, Bruninho, Nêgo, Juninho, Angelo, Felipe Wallace, Josafá e Valdiram), São João da Barra – 6 - (Vinicius, Rafael, Noel, Renato, Serginho e Renato Oliveira), Angra dos Reis – 3 - (Rodrigo, Thiago Carioca e Sidney) e Cabofriense -1 - (Têti).

Seleção faz amistoso hoje após título na Copa das Confederações Um mês e meio depois de conquistar a Copa das Confederações, a Seleção Brasileira entrará em ação. O Brasil encara a Suíça, na Basileia, às 15h45 (horário de Brasília), em um dos oito amistosos que terá até a Copa do Mundo de 2014. Contra rivais europeus, o retros-

pecto de Felipão no comando da Seleção é mais do que positivo. Somando as duas passagens pela equipe canarinha, o técnico pentacampeão mundial perdeu apenas um dos 15 jogos que disputou, e foi justamente na estreia da atual fase, contra a Inglaterra, no estádio de Wembley. No

mais, o Brasil de Felipão conseguiu dez vitórias e quatro empates diante dos adversários do Velho Continente. Além disto, Felipão pode alcançar outras marcas: a de vitórias seguidas - atualmente com seis triunfos (França, Japão, México, Itália, Uruguai e Espanha), o treinador precisa de mais

três para superar marca atingida por Mano Menezes - e igualar a invencibilidade da Era Dunga - caso não perca nenhum dos oito amistosos até o Mundial de 2014, a equipe de Felipão ficará 19 jogos sem perder, mesmo número do treinador que comandou a Seleção na Copa de 2010.

eike e cabral acionados na justiça por produtores rurais do 5º distrito Desapropriações que não foram pagas, prejuízos com perda de lavouras causada pela salinização da água e solo, além de ‘manobras’ para beneficiar grupo do empresário. • geral P•4 e 5 minha casa minha vida

prazo até dia 13 de setembro

entre dias 22 e 25 de agosto

time enfrenta cabofriense hoje

SJB discute programa Inscrições abertas em SFI lança programação SJB volta ao gramado habitacional nesta 4ª. seleções do MPU e INSS da sua 31ª. ExpoAgro na Região dos Lagos • geral P•3

• geral P•6

• região P•6

• esportes P•8


Professores do Estado e Prefeitura do Rio em greve Os profissionais de Educação do estado e do município do Rio, em greve desde a última quinta-feira (8) por melhores salários, melhorias na qualidade do ensino e nas condições de trabalho, não tiveram êxito no encontro da última segunda-feira (12) com o vice-governador Luiz Fernando Pezão e com o subsecretário de Educação, Antonio Neto. O governo estadual concedeu reajuste de 8% para a categoria, mas os profissionais de educação pedem um total de 28%, de-

São João da Barra PH Gomes Editora Ltda.

CNPJ 04.853.257/0002-28 Rua Carlos de Lacerda, 13 – Centro

conhecer os argumentos da Serasa Experian, que solicitou fosse formalmente ouvida antes do referendo – ou não – da decisão “monocrática” da presidente do TSE.

Campos dos Goytacazes – RJ Tel: (22) 3054-4200 • Depto. Comercial (22) 3054-4200

vido às perdas salariais dos últimos anos. De acordo com a coordenadora-geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), Ivanete Conceição, os 8% de reajuste concedidos pelo estado não contempla a categoria. “A nossa reivindicação para 2013 era 28%. O que foi aplicado de reajuste chegou apenas a 8%, deixando inclusive um setor da categoria de fora, que é a animação cultural. O que a gente defende é a valorização do nosso crescimento”, explicou.

Representantes no Rio e São Paulo: J. Capella – Av. Rio Branco, 173 Centro - Rio de Janeiro – RJ Tel: (21) 2262-8116

Diretor de Jornalismo

• Hélio Cordeiro heliocordeirog@gmail.com www.odiariodecampos.com.br/ saojoaodabarra

Fale conosco: odiariosjb@gmail.com

O Diário agora é seu canal de comunicação em São João da Barra. Mande sugestão, crítica ou denúncia para o endereço:

odiariosjb@gmail.com

Tudo é sentido intensamente, o que pode despertar o medo das mudanças, ariano. Encarar seus desafios emocionais, amadurecer espiritualmente e ir além do medo são os desafios.

Lidar de forma madura e responsável com as suas finanças é fundamental, libriano. Hora de dar mais consistência aos seus talentos e habilidades. Mas sem temer as mudanças necessárias.

Touro

(23/10 a 21/11)

Lua e Saturno estão conjuntos em seu signo. Mergulho profundo nas emoções escorpianas. Conhecer os aspectos inconscientes que regem as suas atitudes é essencial, para mudar e evoluir.

Sagitário

Gêmeos

(21/11 a 21/12)

(21/5 a 20/6)

O valor da saúde muitas vezes só é reconhecido quando há a falta dela, geminiano. Observe a influência das emoções sobre o corpo. Busque o aprimoramento profissional.

Um dia de importantes reflexões e conscientização emocional e espiritual aos sagitarianos. Cuidado com a tendência a agir de forma defensiva, por medo de perder e de mudar.

Capricórnio

Câncer

(21/6 a 20/7)

Amadurecimento e mudanças necessárias no seu comportamento afetivo, canceriano. Sua criança interna pede para ser curada. E disso resultará uma vida amorosa mais plena.

(22/12 a 20/1)

Saturno, o regente capricorniano, está conjunto à Lua. Adulto e criança querem dialogar. Há as responsabilidades, as demandas profissionais, materiais, mas há também as questões emocionais.

Leão

Aquário

(21/7 a 22/8)

Provações em família mostram ser necessário agir com mais maturidade, leonino. Você está reconstruindo as suas bases internas e isso se reflete em questões relacionadas ao lar e à família.

Constatação de que as coisas estão chegando a um clímax e que não há muito controle sobre isso. Confiar na vida é se entregar aos processos intensos de transformação e de renascimento.

Peixes

(20/2 a 20/3)

(23/8 a 22/9)

A espiritualidade não está na prática de rituais ou em religiões institucionalizadas, pisciano. Reflita sobre como tem vivenciado a fé e quais os princípios que orientam a sua vida.

Resumo das Novelas FLOR DO CARIBE l GLOBO l 18H

© Revistas COQUETEL 2013

Edir (?), fundador da IURD

A de Judá descendia toda ela de Davi Revestimento da Arca da Aliança (símbolo)

Recolhida uma a uma

Citação da cruz de Cristo (Bíblia)

United Formato de cabo States of de guarda- America (sigla) chuvas

Cantora de “Ressuscitame"

Mães de Isaque e Ismael

Oferta de Davi ao Senhor, realizada no altar na eira de Araúna (II Sm 24:24-25)

Graça (fig.) Não se põe em odres velhos

Fruto da nogueira Monte da Turquia

Jeoiaquim (Dn 1:1) Oferecer Divisão do grau escolar

Proprietário de roça

Tecer com tiras de junco

Imediatamente!

(?)canoeiro, indígena de Goiás

Sergio Natureza, letrista carioca

(?)-bio, o diesel menos poluente

Também, na linguagem do internauta

Amiga da Clarabela (HQ)

Uma das regiões para a qual foi destinada a epístola I Pedro

Defeito moral

Abrigo para turistas Perto, em inglês Judas (?), apóstolo que recebeu pedaço de pão molhado de Jesus (Jo 13:26)

Solo Na de Patmos João Laura foi apri- Cardoso, sionado atriz

Nico Rosberg, piloto da F1 É realizado através da urna eletrônica

(21/1 a 19/2)

Virgem

A dificuldade de partilhar pensamentos e sentimentos cria uma barreira entre você e as pessoas. Reflita em profundidade sobre os medos que possui e as limitações que precisa transcender.

Recipiente usado para retirar Labão (Gn água de 29:21-28) poços

Escorpião

(21/4 a 20/5)

Relacionamento é tema que promoverá um necessário amadurecimento emocional nos taurinos. O que você tem dificuldade de lidar nas pessoas revela aspectos mal trabalhados de sua personalidade.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

Lindaura conta a Samuel que Ester conseguiu a guarda de Laurinha. Quirino hesita, mas aceita se encontrar com Doralice, que pede ao marido que a ajude na adoção de Beatriz. Quirino comenta com Juliano que sente Doralice cada dia mais distante. Hélio não aceita receber a visita dos pais na prisão. Manolo vai à casa de Dionísio, fingindo não tê-lo reconhecido, e sugere ao empresário que sua neta Aurora trabalhe para ele como cozinheira. Veridiana percebe o interesse de Taís por Candinho. Natália afirma a Juliano que Doralice quer competir com ela. Guiomar

BANCO

coquetel mobile Agora com os novos jogos

bomba e

Pirâmide

baixe agora

www.samsungapps.com

pede a Muniz que abra um processo para Dionísio reconhecer Candinho como seu filho. Guiomar interrompe a festa que Dionísio promove em sua casa para apresentar Candinho como filho e herdeiro legítimo do empresário.

sangue bom l GLOBO l 19H

!

Gilson desiste de contar a Fabinho sobre seus pais depois de ver sua reação. Renata tenta se convencer de que não está interessada em Vinny. Giane fica furiosa com a possibilidade de fotografar com Tito. Érico expulsa Fabinho de sua casa. Bento fica arrasado com o resultado positivo do exame de DNA. Bárbara comemora na frente de Malu o resultado do exame. Amora não gosta de ouvir Bento recusar o dinheiro de Plínio. Giane e os moradores da Casa Verde expulsam Fabinho da praça. Rosemere recebe flores, e Perácio

6

Solução

S H O G R O D S E J A C H O

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, não obteve do plenário da corte, na sessão administrativa de ontem (13), o referendo imediato da decisão que tomou na última sexta-feira (9), de anular – e não apenas suspender – o acordo de cooperação técnica que o diretor-geral do TSE assinara com a empresa Serasa, permitindo o compartilhamento de dados cadastrais dos eleitores com a empresa privada especializada na proteção e restrição de crédito das pessoas físicas. Os demais integrantes do tribunal votaram no sentido de que, tendo em vista a declaração provisória de nulidade do convênio, o plenário deveria

(23/9 a 22/10)

(21/3 a 20/4)

C A R T O A D A A L I N E B A R R O S

TSE: acordo com Serasa adiado por plenário da corte

Libra

Áries

S I T I A N T E

Eu sei que eu continuo o mesmo, na minha vida de sempre, cuidando da minha roça de abacaxi, ajudando os amigos no que eu posso, lutando pela comunidade. Tá certo que agora tenho me arriscado nesse mundo de letras, mas é um risco saudável, pois através dessa oportunidade posso estreitar os laços com os amigos que nem sempre posso estar por perto. Bom, que cidade é essa? Tô falando de São João da Barra e desculpe a expressão, desse “desgoverno total”. Até agora não vi nenhuma ação deste governo. As pessoas que lutaram, que caminharam, foram candidatas e literalmente vestiram a camisa estão fora da administração. Sei de gente inclusive que era responsável pelo comitê eleitoral e hoje encontra-se na lista de deixados de lado. Se politicamente está ruim, administrativamente me parece pior. A saúde um verdadeiro caos, a educação pedindo socorro. Não vi nenhuma medida em prol da segurança ou da mobilidade urbana. De bom mesmo só a passagem social que eu lutei tanto para acontecer e que até agora, mesmo aprovada, ainda não saiu do papel. A cultura foi abandonada. Lembro quando havia diversos eventos em todo o município e o Cine Teatro tinha a agenda cheia, agora mais me parece as moscas. A agricultura e a pesca estão com zero de investimento, mas isso já faz um bom tempo que é assim. Sinceramente, como dizia meu amigo Camarão, eu não sei que cidade é essa. São João da Barra que tinha tudo para ser exemplo de cidade para todo o país sofre com o descaso, com a falta de preparo, com a falta de cuidado, com a falta de amor ao próximo. Vou pedir a Papai do céu para que olhe com carinho para nossa querida São João da Barra e vamos continuar sonhando por um futuro melhor.

abr

Passatempo

M R A E A G C A U S E L D E J U O Z S A V A E I M I N N P H A D O C L N E H Ã O A V O R I O T

Ex-vereador

145ª. Delegacia Legal/SJB (22) 2741-1314 Câmara Municipal (22) 2741-1301 Prefeitura Municipal (22) 2741-7878 Pronto Socorro (22) 2741-1818 Santa Casa (22) 2741-1272 CEDAE (22) 2741-1056 Correios (22) 2741-1244 Retiro São João Batista (22) 2741-1401 Secretaria Municipal de Saúde (22) 2741-4175 Posto de Urgência (PU) - Barcelos (22) 2741-5432 Posto de Urgência (PU) Mato Escuro - (22) 2721-1038 PU – SJ da Barra (22) 2720-4055 Unidade M. de Saúde - Açu (22) 9946-6817 Unidade M. de Saúde - Cajueiro (22) 2741-5750 Unidade M. de Saúde - Atafona (22) 2741-2718 Unidade M. de Saúde - Grussaí (22) 2741-3504 Unidade M. de Saúde - Sabonete (22) 2721-1057 Fórum Municipal (22) 2741-1644 Disque Entulho (22) 2741-1511 Meio Ambiente (22) 2741-7878 R: 322 Guarda Civil Municipal 153 Defesa Civil Municipal 199 Corpo de Bombeiros 192 Polícia Militar 190

HORÓSCOPO

B A R L O D E I N A R R I A R A P T E C L H C A

Gersinho Crispim

TELEFONES ÚTEIS SÃO JOÃO DA BARRA

7

| São João da Barra | quarta-feira, 14 de agosto de 2013

I S

Colunão

Que cidade é essa?

Entretenimento

I

Opinião

| São João da Barra | quarta-feira, 14 de agosto de 2013

3/sal. 4/ilha — near. 6/ararat. 9/capadócia.

2

sente ciúmes. Glória fica emocionada quando Bento diz que a considera sua avó. Palmira exige que Natan peça perdão à ex-mulher. Fabinho fica transtornado com a notícia de que Bento é filho de Plínio.

AMOR À VIDA l GLOBO l 21h

Bruno e Paloma se unem para descobrir quem abandonou Paulinha na caçamba. Patrícia vai embora com Guto, e Michel fica furioso. Vega desconfia de que Atílio tenha outra mulher. Valdirene sugere que Márcia investigue Atílio e Ignácio. Joana encontra Perséfone amarrada e descobre que o apartamento foi assaltado. Atílio avisa a Félix que vai contar sobre os contratos alterados para César. Paloma e Bruno tentam encontrar o dono do bar onde Paulinha nasceu. Carlito leva Márcia até o hospital San Magno.


6

Região/Geral

| São João da Barra | quarta-feira, 14 de agosto de 2013

são francisco lança 31ª expoagro Shows para gostos variados durante feira, de 22 a 25 de agosto em Praça João Pessoa Em solenidade no início da noite da última segunda-feira (12/07), o prefeito de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene, divulgou oficialmente a programação da 31ª Exposição Agropecuária do município. O evento acontece de 22 a 25 de agosto próximos, no parque de Exposições do distrito de Praça João Pessoa. A entrada é franca. Shows com nomes de sucesso da música nacional, como Perlla e João Bosco e Vinícius, e com artistas locais, concurso leiteiro, rodeio nos quatro dias de festa, cursos nas áreas de agricultura e de pecuária ministrados por professores da UENF, exposição de animais e de produtos e equipamentos voltados para o agronegócio estão entre as atrações. A organização é das secretarias municipais de Turismo, Indústria e Co-

mércio e de Agricultura, Abastecimento e Pesca. — Nosso objetivo é resgatar a Exposição Agropecuária de São Francisco que figura como um dos principais eventos do município. É uma festa direcionada ao agronegócio e proporcionará ao público opções de lazer e entretenimento, com destaque para os shows com artistas de renome e, também, com os talentos de nossa terra – destacou o prefeito. A cerimônia oficial de abertura da Exposição acontecerá no dia 22 de agosto, uma quinta-feira, às 19h, com a presença do prefeito e demais autoridades locais. Uma das novidades em relação aos anos anteriores é a instalação dentro do Parque de Exposições, de um posto médico, cumprindo exigências do Corpo de Bombeiros.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Dia 23 23h – Rodrigo Balla 0h30 - Grupo Brilhos do Forró

Dia 24 - 23h - João Bosco e Vinicius

Dia 22 - 22h – Perlla

Dia 25 - 22h - Júnior e Gustavo

Concursos para o INSS e MPU com Câmara homenageia Pai Talento inscrições abertas até setembro de 2013 na sessão de amanhã O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério Público da União (MPU) lançaram editais para concurso público que serão realizados ainda este ano. Ao todo serão 562 vagas, sendo 300 para o INSS e 262 para o MPU. Nas duas instituições a jornada de trabalho é de 40 horas semanais. No INSS, concurso público, regido pelo edital 1/2013, a oportunidade é para o cargo de Analista do Seguro Social, que exige formação de nível superior e oferece remuneração total de R$ 7.147,12. Do total de 300 oportunidades, 274 são de ampla concorrência e 26 vagas para os candidatos com deficiência. As áreas de formação requeridas são Estatística, Ciências Contábeis, Direito, Administração, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Segurança do Trabalho, Arquitetura, Tecnologia da Informação, Pedagogia, Psicologia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Letras. As inscrições estarão sendo realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônico

DIVULGAÇÃO

concurso São 300 vagas para o INSS www.funrio.org.br até as 23h59 do dia 13 de setembro, considerando-se o horário de Brasília. A taxa de participação é de R$ 67,21. Àqueles que não tiverem acesso à internet, a Funrio disponibilizará postos de inscrição, relacionados no edital, no mesmo período de inscrição online, exceto feriados. A prova objetiva será realizada em 98 cidades, conforme listagem disposta no edital, na data prevista de 13 de outubro de 2013, pela manhã. O prazo de validade do concurso será de um ano, podendo ser prorrogado, contado a partir da data de homologação do resultado final.

A Câmara Municipal de São João da Barra vai estar em festa amanhã, quinta-feira (15), com a entrega do troféu Pai Talento 2013 para nove pais indicados pelo Legislativo sanjoanense. O evento está marcado para ter inícios às 19h, no plenário da Casa de Leis e, na ocasião, o público presente poderá conhecer um pouco da trajetória de vida de cada um dos pais homenageados. PORTALOZK

Presidente Aloísio convida população

O evento promete fortes emoções. Além dos pais agraciados com o troféu Pai Talento 2013, haverá a apresentação do coral infantil do Educandário Santa Cecília, além das participações de Juliane Pedroso que entoará o hino nacional e do tecladista Issac Gomes. A organização do evento promete surpresas para os presentes. Para o presidente da Câmara Municipal, o vereador Aluízio Siqueira é mais uma oportunidade de reconhecer os talentos da terra homenageando-os. “A Câmara tem esse papel, não só o de fiscalizar, indicar, requerer, propor, mas também o de valorizar o cidadão de bem, os talentos, fazemos isso através das Moções que tramitam no plenário e dos eventos que realizamos assim como esse que eu tenho certeza, será um sucesso”, disse.

Geral

| São João da Barra | quarta-feira, 14 de agosto de 2013

3

Governo avalia aumento de combustíveis Ministro de Minas e Energia afirma que os preços estão defasados há muito tempo Marcello Casal Jr./ABr

Da redação, com Agência Brasil Apesar de a Petrobras ter reivindicado reajuste nos combustíveis, o governo ainda está avaliando o pedido da empresa. Quem afirma é o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Ressaltando que nenhum aumento de preços é bom. “Não estamos dizendo que se vai atender à reivindicação da Petrobras, estamos examinando”, diz. Lobão destaca que a Petrobras está sempre reivindicando elevação de preços porque estão defasados há muitos anos. “Há muito tempo não tem havido aumentos regulares de preço e sim episodicamente. Isso não quer dizer que se vá concordar. As solicitações são examinadas pelo Ministério da Fazenda, pelo Conselho de Administração da Petrobras e pelo Ministério de Minas e Energia”, argumenta. Ao abordar o pedido de criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar informação veiculada, esta semana, pela revista Época, na qual um ex-

ministro ressalta “que nenhum aumento de preço é bom” e também não afirma que vai atender reivindicação da Petrobras

-diretor da BR Distribuidora denuncia a existência de um esquema de corrupção na Petrobras para beneficiar parlamentares do PMDB, Lobão garante que o partido não vai se furtar a examinar o assunto. “O instituto da CPI é um instrumento da democracia. O PMDB não vai se afastar do interesse de

examinar as coisas. Nem o governo tem interesse em que questões como essas não sejam examinadas. Mas isso diz respeito à autonomia do Congresso Nacional. O ministro de Estado não tem que opinar sobre isso”, afirma o ministro. As indicações para diretores da Agência Nacional de Energia Elé-

trica (Aneel), que trabalha com quórum mínimo também são abordadas. “O ministro indicará a presidente da República, que aceitará ou não, nomes para compor a diretoria da Aneel. Estamos examinando. Não há nenhuma disputa. Não há nenhuma indicação até o momento”, resume Lobão.

SJB discute hoje detalhes do Minha Casa Minha Vida Detalhes do Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, vão ser discutidos hoje no município de São João da Barra durante reunião com a secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Denise Esteves, junto com representantes da Caixa Econômica Federal e famílias cadastradas no programa de Habitação. O encontro vai acontecer a partir das 14h, no Ginásio Municipal Arlindo Aquino. No encontro, será formada uma equipe, que vai se responsabilizar por analisar os cadastros já existentes nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) espalhados pelos distri-

tos do município. Em março, a prefeitura de São João da Barra, assinou um Termo de Adesão com a Caixa Econômica Federal para a execução do Programa. Pelo convênio, o governo federal, por meio do Ministério das Cidades, arca com o valor das unidades habitacionais. O município, como contrapartida, disponibiliza a área para construção e fica responsável por toda infraestrutura e também pela definição da empresa para a edificação dos imóveis. Ao todo, 600 casas vão ser construídas em diferentes pontos do município. Denise Esteves ressalta que o encontro é importante também para esclare-

cer detalhes do programa e informar o critério de escolha das famílias cadastradas. “Após a reunião, vamos analisar o perfil de cada cadastrado e divulgar, posteriormente, a lista final das 600 famílias. Caso o número não seja alcançado, outras famílias que tiverem o interesse vão poder se cadastrar em todos os Cras do município. Primeiro serão escolhidas as mulheres que são chefes de família e possuem filho pequeno. Em seguida, pessoas idosas ou portadores de necessidades especiais e, por fim, famílias com a maior quantidade de filhos menores”, disse.

divulgação

secretária municipal, Denise Esteves


4

| São João da Barra | quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Geral

| São João da Barra | quarta-feira, 14 de agosto de 2013

5

coro contra o ‘império x’ de eike batista ganha força em sjb Possíveis irregularidades no processo de desapropriação de terras leva grupo de agricultores do Açu a acionar judicialmente o governador Sérgio Cabral fotos: jbonline

Da Redação O coro contra o “Império X”, do megaempresário Eike Batista, ganhou força nos últimos dias, e não por vozes de grandes empreendedores internacionais, que se colocam como vítimas do magnata brasileiro, mas por denúncias da população do 5º Distrito do município de São João da Barra. Um grupo de pequenos agricultores do Açu que tiveram as suas propriedades desapropriadas para a construção do porto concebido por Eike Batista, o Complexo Portuário do Açu, está processando o governador do Rio, Sérgio Cabral, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e também Eike Batista. As acusações são por irregularidades no processo de desapropriação. As vítimas alegam que a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) e a empresa LLX, de propriedade de Eike, estão usando de violência para retirar os moradores dos imóveis, além de constantes ameaças. O advogado Antônio Maurício Costa, que representa famílias que foram desapropriadas, entrou com uma petição no Superior Tribunal de Justiça (STJ) apresentando notícia crime sobre irregularidades cometidas pelo governo de Sérgio Cabral, pela empresa LLX e pelo presidente do BNDES, que liberou para o poder estadual a verba para manter as atividades de desapropriação. O advogado Antônio Maurício Costa entrou com uma petição no Superior Tribunal de Justiça (STJ) apresentando notícia crime sobre irregularidades cometidas pelo governo de Sérgio Cabral e pela empresa LLX Pela petição, os agricultores são prejudicados por dois decretos ilegais e arbitrários de desapropriação de aproximadamente 7.200 hectares de terra no Açu, tendo como base o relatório feito pela Associação de Geólogos Brasileiros, no Rio de Janeiro, na retroárea do Porto do Açu. Costa conta ainda que, depois que Cabral aprovou os decretos, em 2008, o governador começou a utilizar a frota de aeronaves do grupo de Eike Batista. “O governador assinou decretos prejudicando a população do Açu, num ato arbitrário e fraudulento, que pode ser enquadrado até no crime de peculato, como provo na minha petição. Depois disso, observamos que Eike Batista procurou recompensar o governador Sérgio Cabral com favores pessoais”, destacou Antônio Maurício Costa. A petição tramita no Superior Tribunal de Justiça e foi protocolada no final de julho. Costa conta que a petição foi baseada no artigo 27 do Código Processual Penal, solicitando providencias ao ministro do STJ, além do afastamento de Sérgio Cabral e Luciano Coutinho, com a justificativa de que o “Estado continua pagando a desapropriação para Eike Batista e o Luciano Coutinho fazendo aportes financeiros”, destaca o documento. Em outro trecho, o advogado salienta que o escritório Andrade & Fichtnerl, que defende as causas da LLX em operações portuárias, teve como sócio até o ano de 2006 Régis Velasco Fichtner, atual Secretário de Estado da Casa Civil.

Comissão da alerj vai acompanhar obras

desapropriações além de resultarem em prejuízos para inúmeras famílias que ainda não receberam, mesmo valores abaixo do mercado, ocasionou perdas em colheitas por causa da salinização do solo

tudo manipulado para beneficiar empresas de eike

dupla Cabral e Eike no foco das denúncias em SJB

O Açu é formado por propriedades e lotes rurais que foram divididos em 350 pequenas casas e 1.408 loteamentos, com mais de dois mil moradores, segundo dados da Associação dos Geógrafos do Brasil, em estudo feito no ano de 2008. Muitos moradores dessas áreas não possuem escrituras, mas residem no local há mais de 10 anos. Segundo Rodrigo Santos, vice-presidente da Associação de Pequenos Produtores e Agricultores do local (ASPRIM), as fraudes contra a comunidade do Açu começaram com os decretos de 2008, que foi aprovado pela Câmara dos Vereadores de São João da Barra, solicitado pela então prefeita Carla Machado (PMDB), permitindo a formação do condomínio industrial na região, doando as terra para a empresa de Eike Batista, a LLX, empresa de logística do grupo EBX, responsável pela implantação do Porto do Açu, terminais TX-1 e TX-2. Na época, o presidente da Câmara era o atual prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins de Souza, o Neco, aliado político do governador do

Rio, Sérgio Cabral. Segundo Rodrigo, os decretos foram votados na Câmara em caráter de urgência no início de 2009 e sofreram alterações para beneficiar a LLX na ocupação do solo e garantiam de doação das terras pela Codin. Em junho de 2009, os requerimentos da Codin foram acatados pela Justiça e as desapropriações tiveram início no Açu. Daí em diante, moradores contam que sucessivos casos de truculência e abuso de poder estão acontecendo no local. Ameaças são feitas aos moradores para eles abandonarem suas casas, já que muitos não aceitaram as negociações propostas pelo Grupo de Eike Batista. Rodrigo conta que até o momento, as obras estão concentradas numa área bem próxima ao mar, correspondente à apenas 10% do projeto total. Na chamada retroárea, onde foram realizadas as desapropriações, os canteiros de obras não chegaram e os terrenos seguem ociosos desde a desocupação.

Conforme as propriedades foram sendo desocupadas, a LLX foi delimitando os seus limites, para evitar o retorno dos antigos moradores. Segundo Rodrigo, das 350 propriedades do Açu, aproximadamente 250 delas já foram “colocadas abaixo” pelo grupo de Eike Batista. Cerca de 77 famílias ainda permanecem na área repassada pelo governo do Rio à LLX. “Essas pessoas que ainda estão lá já avisaram que vão resistir, porque muitas delas não aceitaram as propostas da empresa e outras retornaram após serem retiradas e reassentadas em locais distantes. Elas alegam que não receberam o pagamento da empresa pelas suas propriedades e estão brigando na Justiça pelos seus direitos”, explicou o presidente da Asprim. Rodrigo disse que parte das famílias que foi reassentada está numa localidade chamada Fazenda Palacete. Essas receberam uma média de R$ 80 mil pelas suas terras. Elas estão usando o valor do ressarcimento para reconstruir as suas plantações, como forma de renda familiar.

Diante das denúncias, a Assembléia Leislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) recebeu pedido para a criação de uma Comissão Especial Parlamentar para acompanhar as obras no Complexo Logístico Portuário do Açu. O pedido teve como motivação um possível desastre ambiental provocado pelas atividades da LLX e por ações truculentas do Governo do Rio durante a desapropriação de pequenas propriedades na região. O alerta é dos pesquisadores sobre uma provável contaminação dos terrenos férteis do Açu. Os deputados querem ouvir a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado (Codin), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que podem estar envolvidos em irregularidades praticadas durante desocupação da área e implantação do porto. A Comissão Especial será composta por sete membros e ainda vai eleger o seu presidente e relator, mas já tem o apoio de sete deputados estaduais que assinaram o termo de adesão, além do requerente: Robson Leite (PT), Jânio Mendes (PDT), Dionísio Lins (PP), Comte Bittencourt (PPS), Gilberto Palmares (PT), Inês Pandeló (PT) e Aspásia Camargo (PV). Ape-

sar da intenção dos deputados em participar da comissão, a palavra final será dos partidos, que podem confirmar os nomes que constam na lista preliminar ou indicar outros parlamentares. Os trabalhos da Comissão devem avançar por meio de três vertentes. Será avaliado o desenvolvimento do condomínio industrial, a construção do porto e do estaleiro, que segundo Henriques, concentra a maioria dos problemas de infraestrutura, através de critérios que serão estabelecidos em encontros entre parlamentares, o poder público e a sociedade civil. Assim que for instalada a Comissão, representantes das entidades públicas e privadas que estão envolvidas com a construção do Complexo Portuário do Açu serão chamadas para prestar explicações sobre as denúncias dos especialistas e da população da região. A intenção da comissão é criar estratégias inserir os pequenos produtores do Açu, comerciantes e moradores no novo cenário de São João da Barra, que vive um período de pleno progresso com a construção do porto. A comissão tem previsão para ser instalada na semana que vem, quando também deve acontecer a primeira audiência pública para discutir o tema.

salinização Inúmeras produções perdidas por causa do alto índice de sal

O Diário SJB 14/08/2013  

O Diário SJB 14/08/2013

Advertisement