Page 1

Esportes

| São João da Barra | quarta-feira, 13 de novembro de 2013

São João da Barra/RJ | quarta-feira, 13 de novembro de 2013 | Ano 01 | Número 136 | www.odiariodecampos.com.br/saojoaodabarra |

A-PDF Merger DEMO : Purchase from www.A-PDF.com to remove the watermark

ENTREGA DE MATERIAIS NOS NÚCLEOS Onze locais pelo município receberam os kits com bolas, coletes, entre outros SECOM - PMSJB

Da Assessoria

Dando continuidade ao trabalho junto às categorias de base do Esporte Clube São João da Barra, o presidente Daniel Machado reuniu no Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá os representantes dos onze núcleos distribuídos no município na manhã de ontem (12) para traçar metas com vistas à próxima temporada. Buscando a excelência nas atividades do clube, o dirigente promoveu a entrega de um kit composto de vários itens, dentre os quais bolas e coletes. Satisfeito com os resultados alcançados no primeiro semestre, Daniel Machado garante que os objetivos estabelecidos serão fielmente cumpridos e, para tanto, todo o empenho é envidado para que os núcleos possam render a contento, a começar pela qualidade do trabalho dos profissionais envolvidos nos diversos processos de seleção e desenvolvimento de atletas. “Oferecemos as melhores

ENTREGA Instrutores de núcleos recebem material esportivo em reunião do ECSJB condições aos instrutores para que possam captar e burilar os talentos em cada um dos núcleos. Da mesma maneira, no entanto, somos cobrados e a nossa responsabilidade vai

aumentando. Temos o total apoio da Prefeitura de São João da Barra e da Subsecretaria de Esportes, representado pelo gerente do órgão, Marco Telles, e trabalhamos para que os jo-

vens tenham todas as oportunidades no próprio município, sem ter que recorrer a clubes de outros centros. Mais do que esporte, nosso projeto visa a inclusão social e a educação, ditames estabelecidos pelo prefeito Neco e seguidos por todos os profissionais do clube”, declarou o dirigente. Além do material esportivo, na próxima semana - supervisionado pelo departamento de nutrição do clube, comandado pela Dra. Sandra Hisse - alguns atletas receberão cesta básica. Adotando critérios minuciosos, a nutricionista aposta em melhora de rendimento de alguns atletas que foram selecionados para receber o benefício. “Entendemos que determinados jogadores apresentavam certas carências que precisam ser supridas para que se tenha um nível linear entre todos e, estabelecida esta meta, os treinadores da base do clube busquem nomes em plenas condições de defender as equipes nas muitas competições oficiais de 2014”, afirmou.

SÃO JOÃO DA BARRA

DORIVAL JÚNIOR assume comando do Flu

Demorou cerca de quatro horas para o Fluminense anunciar o substituto de Vanderlei Luxemburgo. O clube carioca confirmou, na noite da última segunda-feira (11), que Dorival Júnior vai comandar o time na reta final do Campeonato Brasileiro e tentar tirá-lo da zona de rebaixamento. Ele estava no comando do Vasco até o final do mês passado e foi demitido porque também estava na luta contra a degola. O Fluminense perdeu para o Corinthians no final de semana e por isso, nesta segunda-feira, os dirigentes se reuniram para decidir o futuro do time. O anúncio da demissão de Luxemburgo saiu no final da tarde e surpreendeu o técnico, que ainda

estava em São Paulo. Ele inclusive já deu entrevista nesta noite e reclamou dos dirigentes do clube tricolor. A confirmação de Dorival no comando do Flu veio no site oficial do clube, com destaque para o currículo do técnico, mas sem citar em nenhum momento sua passagem pelo Vasco. Foi anunciado também que ele vai comandar um treino já nesta terça-feira, de olho no próximo duelo, contra o Náutico, nesta quinta-feira, no Maracanã. Veja a nota oficial do Fluminense:

Por decisão do presidente Peter Siemsen, Dorival Júnior é o novo treinador do Fluminense para esta reta final de Campe-

JUSTIÇA CONCEDE MAIS TRÊS ANOS DE PENSÃO ALIMENTÍCIA PARA ROSANE COLLOR • colunão P•2 ASCOM - PETROBRAS

P-63 INICIA PRODUÇÃO NO CAMPO DE PAPA-TERRA NA BACIA DE CAMPOS Unidade flutuante tem capacidade para processar diariamente 140 mil barris de petróleo e 1 milhão de m3 de gás. A plataforma faz parte do projeto de produção programada para período entre 2013 e 2017.

Fluminense anuncia Dorival Júnior para substituir Luxemburgo no comando DIVULGAÇÃO

SJBONLINE

8

onato Brasileiro. Com contrato até o final do ano, o técnico já comandará o Tricolor no treino desta terça-feira, dia 12. Campeão da Copa do Brasil pelo Santos em 2010, da Recopa Sul-Americana com o Internacional em 2011 e mais seis títulos estaduais pelo Figueirense, Sport, Coritiba, Santos e Internacional, Dorival chega ao Rio na manhã desta terça. Com experiência no futebol desde 1982 quando começou a sua carreira de jogador profissional pela Ferroviária (SP) e treinador desde 2003 pelo Figueirense (SC), Dorival tem a confiança do presidente Peter Siemsen e de toda a diretoria para a sequência do trabalho.

• geral P•6 DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA EXAMES NA PRAÇA SJ BATISTA

RECUPERAÇÃO JUDICIAL INDEFERIDA

SUBSTITUTO DE LUXEMBURGO

Bancos fechados Tomógrafo móvel MP se manifesta Dorival Júnior no na próxima sexta de 19 a 30 em SJB contrário a Eike comando do Flu • colunão P•2

• geral P•3

• geral P•5

• esportes P•8


2

Opinião

| São João da Barra | quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Colunão

Feriadão Ex-vereador de São João da Barra

AGÊNCIA BRASIL

Previsão otimista da AIE para Brasil nos próximos anos A Agência Internacional de Energia (AIE) afirma que o Brasil será um dos maiores exportadores de petróleo e um dos principais produtores de energia do mundo. De acordo com o relatório divulgado pela agência, a produção petroleira do Brasil triplicará e alcançará seis milhões de barris diários (mbd) para 2035, contribuindo com um terço do crescimento da produção líquida mundial, e transformando o país no sexto maior produtor de petróleo do mundo.

Mais 3 anos de pensão para ex-mulher de Collor

CNPJ 04.853.257/0002-28 Rua Carlos de Lacerda, 13 – Centro

Campos dos Goytacazes – RJ Tel: (22) 3054-4200 • Depto. Comercial (22) 3054-4200

Diretor de Jornalismo

• Hélio Cordeiro heliocordeirog@gmail.com

Editora

• Carla Flávia Rangel Barreto carlaflavia@gmail.com www.odiariodecampos.com.br/ saojoaodabarra

Fale conosco: odiariosjb@gmail.com

O Diário agora é seu canal de comunicação em São João da Barra. Mande sugestão, crítica ou denúncia para o endereço:

odiariosjb@gmail.com

(23/9 a 22/10)

(21/3 a 20/4)

O momento é desafiador nos relacionamentos, mas hoje há melhores condições de entendimento. Os amigos podem ajudá-lo. Dia que favorece contatos e acordos, ariano.

O Sol em seu signo e a Lua em Aquário favorecem idéias e atitudes diferentes das habituais. Compartilhe, expresse sua originalidade, singularidade. Seja independente.

Touro

Escorpião (23/10 a 21/11)

(21/4 a 20/5)

Fase importante para decisões relacionadas ao trabalho e ao cotidiano, taurino. Parcerias e relações de trabalho estão se configurando de forma diferente. Atenção com a saúde, o momento é delicado.

Indícios intuitivos de que muita coisa está chegando ao final, escorpiano. Necessário eliminar velhas pautas de comportamento, especialmente nas parcerias e relações.

Sagitário

Gêmeos

(21/11 a 21/12)

(21/5 a 20/6)

Acontecimentos envolvendo o amor, filhos e as emoções estão em momento importante. É preciso equilíbrio emocional para lidar com os desafios atuais. Muita calma nesta hora.

Um belo dia para fazer contatos e para buscar alternativas inovadores e viáveis. O período atual pede uma nova atitude em suas relações, especialmente as de amizade.

Capricórnio

Câncer

(21/6 a 20/7)

O ciclo atual remete a mudanças no lar, na família e nos relacionamentos cancerianos. Hora de se desapegar de velhas posturas, que não mais encontram respaldo agora.

(22/12 a 20/1)

Foco em parcerias profissionais, objetivos na carreira e expressão de talentos. Criatividade é o diferencial que permite a aproximação de pessoas afins, pessoal e profissionalmente.

Leão

Aquário

(21/7 a 22/8)

Dia que enfatiza os relacionamentos e a superação de velhos padrões emocionais. Chegar à conciliação não significa deixar de se expressar ou de aceitar diferenças e incongruências.

(21/1 a 19/2)

Início de semana que enaltece a intuição, a inovação e novas perspectivas. No final do dia tende a se sentir mais inquieto, o que pode ter efeitos sobre os relacionamentos.

Peixes

Virgem

(20/2 a 20/3)

(23/8 a 22/9)

Início de semana que enfatiza as situações profissionais e financeiras, virginiano. Valorize mais os seus talentos e repense a forma como expressa suas habilidades no trabalho.

Poderosa intuição que ajuda a perceber transformações emocionais que estão ocorrendo. O dia favorece negociações, acordos, desde que haja equilíbrio e uma justa medida.

Resumo das Novelas JOIA RARA l GLOBO l 18H Amélia e Franz discutem. Ernest flagra Hilda beijando Toni, que se espanta ao saber que ela é filha do milionário. Manfred incentiva Franz a procurar um advogado para tirar a guarda de Pérola de Amélia. Mundo aconselha Toni a esquecer Hilda. Franz acompanha um oficial de justiça à casa de Amélia para entregar o mandado que regulariza o direito de visita de Ernest a Pérola. Sonan aconselha Amélia a perdoar Ernest. Toni e Hilda fazem as pazes e ele a pede em casamento. Ernest expulsa Toni de sua casa e o demite da fundição. Ernest tranca Hilda em

CAÇA-PALAVRAS

www.coquetel.com.br

© Revistas COQUETEL 2013

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

Podemos enganá-las! Uma grande preocupação das pessoas, principalmente as MULHERES, é o aparecimento das RUGAS. Embora elas sejam uma consequência INEVITÁVEL do envelhecimento, podem ser atenuadas ou surgirem em pessoas ainda jovens, devido a alguns maus HÁBITOS, como fumar, BEBER, estressar-se em excesso, não dormir o necessário e não se proteger da RADIAÇÃO solar. O sol é o principal agente causador do ENVELHECIMENTO precoce, destruindo as fibras de COLÁGENO da pele. Por isso, uma das mais importantes atitudes de PREVENÇÃO das rugas é a aplicação frequente de protetor SOLAR. Além disso, há também a limpeza diária da pele, o uso de HIDRATANTES e cremes antirrugas, como aqueles compostos por vitamina C e ÁCIDO retinoico, e uma boa DIETA, rica em frutas e alimentos com colágeno. Porém, especialistas aconselham a somente ingerir as frutas, não passá-las na pele, pois podem causar manchas, arranhões e ferimentos. Para aquelas indesejáveis rugas já existentes, existem TRATAMENTOS cada dia mais avançados, como o preenchimento através da aplicação de ácido HIALURÔNICO, por exemplo. Contudo, a utilização de COSMÉTICOS e medicamentos, principalmente aqueles à BASE de ácidos, deve ser feita com o acompanhamento de um dermatologista. E U O A U O U E U U I C U E O O D A I Y C A A O L A U H

N S O C I T E M S O C C I A

H I D R A T A N T E S S P B

O U H X V S X T U A E F O I

G O C C T O A U V U I A U T

V D U O W L U R K M O E Y O

E I A L U A Z E B U A N V S

V E A A P R M B O L A V O H

I T W G V A F E J H B E I L

O A Z E D Q L B A E J L E E

C T R N N B Z R V R M H V V

I F F O N A A L W E A E M A

N Z D E A E O S P S U C E T

O R U A M D J I O A R Ç Z Ã S O E O U F E Q I M I D I V

U W N N E M E I O S O E R E

L K R U G A S V Q Q A N R N

A E A U O I N E W A W T X I

I H P I T A R E A O T P A H M A E W N B T P O I S O N C

H L P R E V E N Ç Ã O D T P 36

Jogos e brincadeiras para as viagens ficarem mais divertidas NAS BANCAS E LIVRARIAS

www.coquetel.com.br

casa e tenta apressar seu casamento com Décio. Pérola chora e revela que foi impedida de entrar na escola porque sua mensalidade está atrasada.

ALÉM DO HORIZONTE l GLOBO l 19H

Marlon e Paulinha fogem na direção oposta à de Joana. Lili revela para William que é noiva. Edu pede que Nilson o leve novamente até os limites da selva. Thomaz pede para Marcelo ficar atento ao comportamento de Lili. Paulinha se sente culpada por ter usado Joana para fugir da onça. Celina se entristece ao saber que quase todos os seus alunos foram impedidos de participar do grupo de estudo. Sandra provoca William ao falar de Lili. Álvaro não vê Lili na sala de Marcelo e o chama para sair. Fátima dispensa José, e Edu o ironiza. João tem um plano para tentar conquistar Fátima. André conversa com Olívia sobre Lili e o caso de seu pai. Lili tenta disfarçar o desânimo com o

Solução

P R E V E N Ç Ã O

SÃO JOÃO DA BARRA

J. Capella – Av. Rio Branco, 173 Centro - Rio de Janeiro – RJ Tel: (21) 2262-8116

DIVULGAÇÃO

Libra

Áries

Passatempo

H O C I N O R U L A I H S I D I E T A A O D D R T C R C O L A G E N O I U R I A A G A T T S O L A R B Ç A T E A A Ã S A M N R E B E B S O M S T E E O E M U L H E R E S N C S T E N V E L H E C I M E N T O S L E V A T I V E N I

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que as agências bancárias estarão fechadas em todo o país na próxima sexta-feira (15), em função do feriado que comemora o Dia da Proclamação da República. As contas de consumo (água, energia, telefone, gás e etc.) e carnês que tiverem essa data como vencimento poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado, dia 18, sem acréscimo. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

145ª. Delegacia Legal/SJB (22) 2741-1314 Câmara Municipal (22) 2741-1301 Prefeitura Municipal (22) 2741-7878 Pronto Socorro (22) 2741-1818 Santa Casa (22) 2741-1272 CEDAE (22) 2741-1056 Correios (22) 2741-1244 Retiro São João Batista (22) 2741-1401 Secretaria Municipal de Saúde (22) 2741-4175 Posto de Urgência (PU) - Barcelos (22) 2741-5432 Posto de Urgência (PU) Mato Escuro - (22) 2721-1038 PU – SJ da Barra (22) 2720-4055 Unidade M. de Saúde - Açu (22) 9946-6817 Unidade M. de Saúde - Cajueiro (22) 2741-5750 Unidade M. de Saúde - Atafona (22) 2741-2718 Unidade M. de Saúde - Grussaí (22) 2741-3504 Unidade M. de Saúde - Sabonete (22) 2721-1057 Fórum Municipal (22) 2741-1644 Disque Entulho (22) 2741-1511 Meio Ambiente (22) 2741-7878 R: 322 Guarda Civil Municipal 153 Defesa Civil Municipal 199 Corpo de Bombeiros 192 Polícia Militar 190

HORÓSCOPO

H A B I T O S

A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu ontem (12), por três votos a dois, que a ex-primeira-dama Rosane Collor vai continuar a receber de seu ex-marido – o ex-presidente Fernando Collor – pensão alimentícia de 30 salários mínimos (R$ 20.340), pelos próximos três anos, a partir desta data. Além disto, o STJ garantiu à mulher – que nunca trabalhou – o direito a dois imóveis no valor total de R$ 950 mil e a dois automóveis zero quilômetro. A defesa de Collor não concordara com o valor da pensão – que tinha sido fixada pelo Tribunal de Justiça de Alagoas – e recorreu ao STJ. O ex-presidente queria pagar à ex-mulher apenas cinco salários mínimos.

Bancos vão estar fechados no feriado de sexta-feira (15)

Representantes no Rio e São Paulo:

PH Gomes Editora Ltda.

TELEFONES ÚTEIS SÃO JOÃO DA BARRA

7

| São João da Barra | quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O D I C A

Feriadão se aproximando, sol forte e muito calor, um convite para nossas praias, até para quem não gosta de um banho de mar. A previsão é de termos tanto no Açu como em Grussaí bastante movimento, bom para bares, restaurantes e até pousadas, gente na cidade é igual a dinheiro circulando. Eu até que gostaria de falar só coisas boas, falar do nosso vento nordeste e do peixe na beira da praia, no quiosque, mas não tenho como não falar do que está acontecendo em relação ao trânsito em São João da Barra. Não temos um trânsito organizado, muitas placas colocadas em locais inapropriados, não há faixa de pedestres, e nem ao menos um trabalho através de cartilhas para educação no trânsito, mas há sim multas. Gente que nem habilitação tem, mais já estão multando. Então, nesse feriadão cuidado para não receber de presente uma multa. Outra coisa que aproveito para cobrar aqui são investimentos em cultura e turismo. Um feriadão como esse e nenhuma programação, nem para crianças, nem para idosos, nada de nada. Foi se o tempo que tínhamos vivarte nas praças animando a criançada, festival da primavera com shows nacionais no balneário em Atafona, música ao vivo no coreto, nas praias, na beira do rio, na minha praia preferida no Açu. Feriadão chegando e nada em relação ao esporte também. Poderíamos ter um campeonato de surf, um torneio de futvolei, natação, são tantas as opções para divertir e promover o esporte, mas não, corte total e nesse feriadão, como têm sido ultimamente teremos NADA.

Entretenimento

noivado diante de Marcelo. Inês discute com Thomaz por causa de Heloísa. Álvaro passa a noite com Fernanda. Marlon e Paulinha encontram uma caverna e se preparam para explorá-la.

AMOR À VIDA l GLOBO l 21H Bruno fica nervoso com Félix. César pega a mochila do genro e leva para casa. Bruno não conta para Paloma o que tinha em sua mochila. Ninho fica transtornado por não conseguir arrumar dinheiro. Márcia tenta ser gentil, mas Eudóxia e Murilo a desprezam. Michel liga para Patrícia. Niko deixa Fabrício no colo de Amarilys, e ela quase o derruba. Perséfone tenta disfarçar o desconforto com a dieta. Silvia e Guto vão ao motel. Perséfone desmaia ao cuidar de um paciente e é internada. Renan se preocupa com a saúde de Inaiá.


Geral 6 P-63 INICIA PRODUÇÃO NO CAMPO DE PAPA-TERRA

3 CONSTRUÇÃO DE HOSPITAL ENTRE AS METAS DO PPA

Unidade está a 1.200 metros de profundidade da água e pode processar 140 mil barris/dia

Plano Plurianual quadriênio 2014/2017 discutido em audiência ontem na Câmara de SJB

| São João da Barra | quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Política/Geral

| São João da Barra | quarta-feira, 13 de novembro de 2013

ASCOM - PETROBRAS

A Petrobras iniciou na última segunda-feira (11), a produção do campo de Papa-Terra, localizado ao Sul da Bacia de Campos, por meio da plataforma P-63, conectada ao poço PPT-12. A unidade, do tipo FPSO (unidade flutuante que produz, armazena e transfere petróleo) está instalada em local onde a profundidade de água é de 1200 metros. Com capacidade para processar, diariamente, 140 mil barris de petróleo e 1 milhão de m³ de gás, além de injetar 340 mil barris de água, essa plataforma compõe o primeiro sistema de produção de Papa-Terra. A nova unidade faz parte do conjunto de projetos de produção programados para este ano pelo Plano de Negócios e Gestão (PNG) da Petrobras para o período de 2013 e 2017. A combinação de reservatórios com petróleo de grau API variando entre 14 e 17, e em águas profundas, faz o desenvolvimento do campo de Papa-Terra um dos projetos mais complexos já concebidos pela Petrobras, requerendo a incorporação de diversas soluções inovadoras. Além do FPSO P-63, ao qual serão interligados cinco poços produtores e 11 injetores, será instalada em Papa-Terra a plataforma P-61, a primeira plataforma do tipo TLWP (Tension Leg Wellhead Plataform) a operar no Brasil, que será deslocada para a locação ainda neste mês de novembro e à qual serão interligados 13 poços produtores. Os poços da P-63 serão conectados por dutos flexíveis submarinos com aquecimento elétrico conhecidos por IPB (Integrated Production Bundle) e os da P-61 através de completação seca (válvulas de controle do poço na plataforma em vez de no fundo do mar). Todos os 18 poços de produção do campo contam com a instalação de bombas centrífugas submersas.

ASCOM - CMSJB

Da Assessoria

Da Assessoria

UNIDADE também tem capacidade para produzir um milhão de metros cúbicos de gás, sendo 1º sistema de Papa-Terra A produção da P-61 será transferida em fluxo multifásico para o FPSO P-63. A P-61 contará ainda com

uma sonda de apoio do tipo TAD (Tender Assisted Drilling), que será transportada da China para o Brasil nos próximos dias. O es-

DADOS TÉCNICOS SOBRE A P-63: Dimensões do casco (compr. x larg. x alt.): 340 m x 58 m x 28 m; Acomodações: para 110 pessoas; Peso total do Topside (convés/módulos): 18.500 toneladas; Conteúdo Local: 65%; Produção de petróleo: 140.000 barris por dia; Compressão de Gás: 1.000.000 de m3 por dia; Injeção de água: 340.000 barris por dia.

coamento do petróleo será feito por meio de navio aliviador e o gás excedente ao consumo nas unidades de produção será injetado em reservatório adjacente. O projeto é operado pela Petrobras (62,5%) em parceria com a Chevron (37,5%). O campo de Papa-Terra está localizado a 110 km da costa brasileira, onde a profundidade varia de 400 a 1400 metros. A Plataforma P-63 foi convertida em FPSO a partir do naviotanque BW Nisa, no Estaleiro Cosco, na China, e as últimas etapas de construção foram realizadas no Canteiro da QUIP/Honório Bicalho, localizado em Rio Grande (RS). Os serviços foram executados pelo consórcio formado pela Quip (Queiroz Galvão, UTC, Iesa e Camargo Correa) e a BW Offshore.

O Projeto de Lei que institui o Plano Plurianual (PPA) do município de São João da Barra para o quadriênio 2014 a 2017 foi discutido durante audiência pública na Câmara de Vereadores na noite de ontem (12). O projeto foi apresentado pelos secretários municipais de Planejamento e Controle Interno, respectivamente, Sidney Salgado e Júlio César Nunes Barbosa e a maior novidade prevista para os próximos quatro anos é a construção de um hospital municipal. A notícia foi comemorada pelo plenário. “Temos lutado muito pela construção de um hospital municipal, assim como mais obras de infraestrutura, que vão refletir na qualidade de vida de nossa população e no desenvolvimento do município como um todo”, destacou o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira. “Esse hospital é um sonho do prefeito, de nós, vereadores e de

PROJETOS elaborados foram apresentados durante audiência pública ontem

toda a população”, acrescentou o vereador Alex Firme, líder do governo. O PPA é o instrumento que expressa o planejamento estratégico municipal, estabelecendo as diretrizes para os gastos públicos,

objetivando a manutenção do patrimônio público e a realização de novos investimentos. Pelo plano, a previsão de receita líquida para 2014 é de R$ 398.733.832,27. Já para os anos de 2015, 2016 e 2017, as estimativas são de R$ 470.545.795,58, R$

484.662.169,45 e R$ 499.202.034,53, respectivamente. Segundo Sidney Salgado, o PPA foi concebido durante o período de recrudescimento da crise que abala o Complexo do Açu, levando em consideração não só esse, mas outros contextos econômicos. A população pode propor emendas ao PPA até o dia 28 deste mês. Para isso, basta procurar a Secretaria do Legislativo. A votação do Plano será em dezembro. O processo de elaboração do PPA foi conduzido com a participação popular por meio de audiências públicas e conferências, nas quais os munícipes puderam expor suas demandas e anseios. Por meio de reuniões e seminários, os gestores das unidades administrativas da Prefeitura e os técnicos responsáveis pelos programas também colaboraram ativamente para a elaboração do plano, que reflete, ainda, as necessidades diagnosticadas pelos vereadores.

TOMÓGRAFO MÓVEL EM SÃO JOÃO DA BARRA ENTRE 19 E 30 DESTE MÊS Entre os dias 19 e 30 de novembro, vai estar em São João da Barra (SJB) pela primeira vez -, o tomógrafo móvel da secretaria estadual de Saúde. A unidade itinerante vai ficar instalada na Praça São João Batista, na sede do município. Segundo a secretária de Saúde de SJB, Denise Esteves, o atendimento será feito durante todos os dias, exceto no domingo. “No entanto, todo pedido de tomografia, deverá passar antes pelo Núcleo de Controle e Avaliação para ser liberado. O Núcleo fica na secretaria de Saúde, sala 21”, disse. O tomógrafo móvel foi criado para atender aos moradores de cidades em que não há esse tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda. Instalado numa carreta especial, fabricada

e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos. O serviço funciona com gerador externo ou eletricidade externa, mas possui um gerador próprio, com capacidade para operar de oito a nove horas por dia. Os agendamentos dos serviços de tomografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Após um período de 10 a 15 dias úteis, os laudos são entregues ao município de origem dos pacientes.

DIVULGAÇÃO

UNIDADE MÓVEL vai ficar instalada na Praça São João Batista, na sede


4

| São João da Barra | quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Geral

Geral

| São João da Barra | quarta-feira, 13 de novembro de 2013

5

PREPARAÇÃO PARA MERCADO DE TRABALHO

MP CONTRA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS DE EIKE

Evento terá duas palestras voltadas para jovens sanjoanenses entre 16 e 24 anos de idade

Proposta do órgão do Estado do Rio foi encaminhada na última segunda-feira à Justiça

Hoje (13), a partir das 15h, a Diretoria de Pesquisa, Extensão e Relações comunitárias do Instituto Federal Fluminense (IFF), através do setor de Estágio e Emprego Núcleo Avançado de São João da Barra, realiza o curso “Oficinas de preparação para o mercado de trabalho”. O evento será dividido em duas palestras e é voltado para jovens de 16 a 24 anos. Às 15h, a consultora do Centro de Integração Empresa Escola, Joyce Lessa e a assistente social, Andreia Salustiano vão falar sobre a motivação dos jovens na busca por um lugar no mercado de trabalho. Já às 17h, o coordenador comercial da empresa Master Mind Treinamentos, Leandro Ramos vai proferir sobre oratória para o público presente. Segundo a assistente social e responsável pelo setor de Estágio e Emprego do NASJB, Vanessa Quintanilha, a palestra tem objetivo de abordar relações entre trabalho e cidadania para os jovens. “Ao observarmos nosso contexto

SECOM - PMSJB

Da Redação, com Assessoria

PALESTRAS para esclarecer demandas do mercado de trabalho na região visando motivar jovens sanjoanenses social, facilmente podemos perceber o quanto não tem sido tarefa fácil para os jovens inserirem-se no mundo do trabalho. Diante dessa reali-

dade, criamos essas oficinas voltadas para jovens de 16 a 24 anos. Elas têm como objetivos abordar a relação entre trabalho e cidadania; propor-

cionar um espaço para o autoconhecimento; fornecer informações sobre o mercado de trabalho e o perfil profissional”, ressaltou.

Equipes resgatam boia sinalizadora em alto mar O Barco de Apoio Marítimo da prefeitura de São João da Barra resgatou na última segunda-feira (11), uma boia sinalizadora metálica, de porte médio, a aproximadamente, seis milhas náutica (11 KM) da lagoa de Iquipari. A boia se encontrava à deriva, em alto mar e trazia risco de acidente para as embarcações de pesca da região. Segundo o secretário de Pesca, Flávio Batista, a operação de resgate contou com a parceria da Marinha do Brasil através da Capitania dos Portos de São João da Barra, que planejou a remoção para um local seguro. “A nossa intenção foi tran-

quilizar os pescadores que navegam a trabalho nesta área onde a boia foi localizada”, disse. De acordo com o subsecretário de Pesca, Eleilton Meirelles, no início da noite de sábado, a Estação Costeira de Apoio Marítimo (ESCOAM), com sede na secretaria de Pesca em Atafona, recebeu mensagem, via rádio, de uma embarcação pesqueira que teria avistado a referida boia. “No domingo nos reunimos com autoridades marítimas e planejamos a operação de resgate”. Eleilton disse ainda que recebeu a informação de que a boia sinalizadora pertence à LLX.

SECOM - PMSJB

BOIA SINALIZADORA que estava à deriva foi resgatada por barco de apoio

Indeferimento da recuperação judicial de duas empresas do Grupo OGX, do empresário Eike Batista - a OGX International e a OGX Áustria – está sendo proposto pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) encaminhado segunda-feira à Justiça, através da 2ª Promotoria de Justiça de Massas Falidas. A requisição se baseia no fato que “tanto as devedoras, como os credores detentores dos títulos de dívida, emitidos na Áustria, têm domicílio no exterior e, por isso, a reestruturação dessas sociedades empresárias deverá ocorrer na Áustria”. O princípio da territorialidade foi levantado também pela promotoria em seu parecer. Isso quer dizer que um pedido de eventual falência ou de recuperação judicial devem ocorrer no país da sede da companhia, informou o órgão, por meio da assessoria de imprensa do MP-RJ. Em nota divulgada segunda-feira, o

Ministério Público considera que há “evidente contradição na conduta das requerentes”. “Ao optarem [os dirigentes do grupo] pela constituição dessas sociedades na Áustria, é porque não queriam estar submetidos à legislação brasileira, sobretudo fiscal”, diz parecer,assinado pelos promotores de Justiça Marcos Lima e Leonardo Marques, acrescentando que “agora, no momento de dificuldade, não nos parece legítimo aos requerentes pretenderem a guarida do Poder Judiciário brasileiro e das leis brasileiras, antes relegados por opção própria”. Na opinião dos promotores, “trata-se da aplicação do princípio do venire contra factum proprium, corolário da teoria dos atos próprios, cuja fonte primária é o princípio da boa-fé objetiva”. Eles entendem que é uma incoerência o fato de o Grupo OGX pedir a aplicação da jurisdição brasileira para reestruturar as empresas mesmo depois de ter criado duas sociedades empresárias no exterior.

FÁBIO POZZEBOM/ABR

ARGUMENTOS do empresário Eike Batista não convenceram Promotoria

EMPRESAS DO GRUPO TÊM AUTONOMIA PATRIMONIAL Os promotores alegam ainda que o fato de o grupo ter emitido títulos e se comprometido a honrar esses títulos no exterior; ter recolhido eventuais tributos referentes a essas obrigações no exterior, além de ter escolhido outro país como foro competente para dirimir eventuais controvérsias locais. Destacaram também o fato de que “tanto a OGX International como a OGX Áustria não possuem filial ou ativos físicos no Brasil” e que, embora elas pertençam ao mesmo grupo econômico, as empresas têm autonomia patrimonial. Em matéria da Agência Brasil, o MP-RJ assegurou não se opor à possibilidade de que a recuperação judicial das empresas OGX Participações e OGX Petróleo e Gás ocorra no mes-

DIVULGAÇÃO

CRISE do Grupo X já atinge número de empregados das empresas, já bem reduzido mo processo (litisconsórcio ativo, quando em um processo, dois ou mais autores litigam contra um mesmo réu), uma vez que as companhias “são interdependen-

tes e domiciliadas no Rio de Janeiro”. No entanto, o MP recomendou que seja respeitada a autonomia patrimonial. Ou seja, o plano de recuperação judicial

deverá ser apresentado em separado aos credores das duas empresas. A promotoria explicou ainda que a retirada das duas companhias sediadas na Áustria não inviabiliza a reestruturação do grupo OGX. O juiz Gilberto Clovis Faria Matos, da 4ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ terá 15 dias para decidir se acolhe ou não o parecer. “A recomendação do MP não é uma ordem”, destacou a assessoria do juiz. O magistrado vai analisar os dois lados da questão, incluindo o pedido do grupo OGX, para poder formular sua decisão. O pedido de recuperação, feito no dia 30 de outubro, engloba outras duas empresas do grupo, a OGX Petróleo e Gás e a OGX Petróleo e Gás Participações.


O Diário SJB 13/11/2013  

O Diário SJB 13/11/2013

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you