Page 1

| São João da Barra | quarta-feira, 12 de junho de 2013

Esportes

São João da Barra/RJ | quarta-feira, 12 de junho de 2013 | Ano 01 | Número 29 | www.odiariodecampos.com/saojoaodabarra |

A-PDF Merger DEMO : Purchase from www.A-PDF.com to remove the watermark

Mudanças só na posição em campo Tecnico do sanjoanense aposta na disposição tática, sem abrir mão da prudência

pesquisa aponta aprovação de 54,2% para o governo dilma

São João da Barra

• política P•3

fabio menezes - ascom/ecsjb

Da Assessoria

No segundo dia de atividades ontem, com vistas à partida pela semifinal com a Cabofriense, o técnico Edson Souza, destacou o desempenho do São João da Barra no empate sem gols com o Goytacaz e que garantiu vaga para a disputa contra a equipe da Região dos Lagos próximo sábado (15), às 19h30, no Estádio Alair Corrêa, na casa do adversário. Precisando da vitória para brigar pelo título do returno, o comandante sanjoanense dirigiu trabalhos técnicos e táticos na manhã de ontem. “Será um jogo de alto nível e não acredito que mesmo com a vantagem que tem a Cabofriense jogará fechada, mas de qualquer forma nos caberá correr atrás do resultado desde o início. Na verdade não mudaremos a nossa maneira de atuar, e sim o posicionamento do time e a disposição tática, sem abrir mão da prudência e equilíbrio para chegar ao nosso objetivo, e posso garantir ao nosso apaixonado torcedor que estamos trabalhando bastante por isso”, disse o treinador.

raphael cordeiro

toninho: “Nunca venci o Edson”

técnico Edson garante à torcida sanjoanense que trabalha pela classificação

cabofriense

Com a classificação para a semifinal da Taça Corcovado, a Cabofriense continua viva por uma vaga na Primeira Divisão do ano que vem. Após o vice na Taça Santos Dumont, o returno volta a ser uma possibilidade real para o Tricolor Praiano, que terá pela frente o São João da Barra, na semifinal. No entanto, o técnico da equipe de Cabo Frio, Toninho Andrade, revelou alguma preocupação com seu rival de sábado. Em entrevista ao programa “FutRio na Geral”, da Rádio FutRio, ele exaltou a equipe sanjoanense, lembrando que nunca conseguiu vencer um jogo oficial diante de uma equipe treinada por Edson Souza, comandante do SJB. Apesar disso, mostrou confiança no próprio time. “O São João da Barra não era o adversário que eu queria enfrentar. Tem vários bons jogadores, que conheço, o Edson Souza, que conhece bem essa divisão e é experiente. Apesar da vantagem do empate em casa, será complicado. Sem contar que nunca consegui vencer o Edson, então isso complica mais um bocado (risos). Mas estamos nos preparando, focados e queremos chegar à final. O pensamento é de vitória”, disse.

Sonho do acesso disputado no próximo sábado

Após realizar treino de marcação e posse de bola em campo reduzido e sem jogadores lesionados ou suspensos, Edson Souza já sabe que poderá contar com força máxima para enfrentar o time da Região dos Lagos, curiosamente o mesmo adversário da estreia na competição, há pouco mais de três meses. toninho Andrade, técnico da Cabofriense Na ocasião, o jogo terminou

empatado sem gols no Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá, em São João da Barra. “Muita coisa mudou desde então, principalmente o entrosamento. Cada jogo tem sua característica e este, por ser decisivo, será especial para todos. Do lado de lá há um treinador (Toninho Andrade) de alto gabarito, expe-

agência brasil

8

riente, e que manteve o bom nível de seu antecessor (Antônio Carlos Roy), com jogadores tarimbados, sem contar que é um clube de grande tradição, e por aqui um grupo de jogadores aguerridos, motivados e dispostos a chegar ainda mais longe. Chegou a hora da verdade para os dois times e só um manterá o sonho do acesso”, garantiu.

FORMAÇÃO DE

QUADRILHA

E COMPRA DE VOTOS

PROCURADORIA ELEITORAL ACEITA AS DENÚNCIAS CONTRA CARLA E OUTROS FEITAS PELO DELEGADO PAULO CASSIANO (NA FOTO DANDO ENTREVISTA A JORNALISTAS, APÓS A OPERAÇÃO “MACHADADA”) jornada mundial da juventude

mérito barão de barcelos

hoje no circuito junino

• ESPECIAL P•4 E 5 técnico da cabofriense

Visita do Papa Ex-jogador de SJB Jeito Moleque na Toninho enaltece gera expectativa receberá medalha ‘noite dos casais’ time sanjoanense • colunão P•3

• política P•3

• geral P•6

• esportes P•8


Capricórnio

Cameron (?), atriz de “O Na retaBesouro guarda Verde”

Aquele que contrata o sicário

Onde está? Transgredir a lei religiosa

Bisneto de Adão (Lc 3:38)

“Quebra o (?) e corta a lança”: elimina a Rumavam O molho guerra (Sl 46:9b) para ovos de codorna

(22/12 a 20/1)

Desafios de convivência amorosa nos relacionamentos. Carência é uma tendência do dia. Cuidado com a repetição de velhas atitudes emocionais, desgastantes às relações.

Aquário

Iniciou a plantação de vinha (Gn 9:20)

Ornato que foi rasgado (Lc 23:45)

Mendigo recoberto de úlceras da parábola Irmão de do rico e Selá (Lc 16:20) Er (Gn 38: 1-5) Venceu para abrir os sete selos do livro (Ap 5:5)

Diluir Sufixo de “babão”: aumento

Letra que precede o cifrão no real

Formato de cabo de guardachuvas

(21/1 a 19/2)

(20/2 a 20/3)

Romantismo e sensibilidade caracterizam o astral de hoje, que tem a Lua fora de curso. Cuidado com atitudes infantis, excessivamente sonhadoras e fantasiosas, pisciano.

sangue bom l GLOBO l 19H

Solução

APRENDA A PENSAR COMO

SHERLOCK Nas BaNcas e Livrarias

www.coquetel.com.br

Verônica consegue conversar com Érico. Jonas não deixa Renata entrar no Cantaí. Wilson repreende FLOR DO CARIBE l GLOBO l 18H Tito. Nancy tenta contar para Damáris que Wilson Alberto humilha Ester. Doralice se apavora está apaixonado por Charlene. Bento fica espantado ao ver Alberto se divertir com a situação de ao saber que Charlene está apaixonada por Wilson. Ester. Cassiano avisa a Taís que vai viajar, Glória e Eliseu se preocupam com a ida de Filipinho e mas não revela seu destino e pede que ela Rosemere para o Solar. Verônica fica impactada com não conte para ninguém. Ester diz ao pai o que Érico lhe conta sobre Natan. Tina convence que fará de tudo para destruir Alberto. Taís Bárbara de que pode protegê-la. Dorothy, Luz e Kevin e Mantovani se beijam. Carol grava o vídeo com o recado de Veridiana e seus netos para querem que Malu namore Bento de verdade. Amora reclama para Maurício de estar brigada com Bárbara. Maria Adília. Vanessa avisa a Ester que não foi encontrado nada de errado nas contas da Brunetty foge de Damáris. Vinny fica encantado com ONG e que o parecer da fiscalização foi posi- Renata. Verônica se apresenta como Palmira Valente. tivo. Duque avisa a Mantovani que Cassiano Filipinho consola Rosemere. Lara pensa em procurar Vitinho. Malu implica com Amora. Xande se aproxima foi atrás de Dom Rafael.

2

I U

Peixes

BANCO

R U

Dia delicado para a saúde e o trabalho. Desfavorecimento para o que requer praticidade. Reflita sobre o seu estilo de vida, aquariano. Mudanças emocionais tem efeito sobre a saúde.

R F

Resumo das Novelas

(21/11 a 21/12)

Evite negócios hoje, especialmente se envolvem imóveis ou bens familiares, sagitariano. Perceba o valor emocional das coisas. Não há objetividade suficiente para lidar com questões práticas.

I

Momento delicado nas relações de amizade. Tende a se sentir desorientado, virginiano. Cuidado com a tendência a chantagens emocionais e reações infantilizadas. Sonhe.

Ismael (?), pintor surrealista

Sagitário

T O Q U E

(23/8 a 22/9)

Incessante (?) house, estabelecimento que oferece acesso à internet

P I E D O S A

Virgem

Cidade fonte de um bálsamo medicamentoso (Jr 46:11)

Autran Dourado, escritor mineiro

Animal do qual Davi foi livrado por Deus (I Sm 17:37) Jardim bíblico

E

odiariosjb@gmail.com

Dia em que deve buscar na oração, na meditação e contemplação a paz para as turbulências emocionais. Atenção com a tendência a comportamentos emocionais defensivos e carentes, leonino.

Dia (?), marco da 2a Guerra Mundial

Órgão examinado pelo mastologista

N E R I

Mande sugestão, crítica ou denúncia para o endereço:

(21/7 a 22/8)

Sonho, imaginação, fantasia. Lua fora de curso acentuando o psiquismo e as reações emocionais. Conexão com a sensibilidade, a voz interior. Dificuldade de expressar idéias e sentimentos.

N T L A P U E M D E E N T A

Fale conosco: odiariosjb@gmail.com

• Hélio Cordeiro

www.odiariodecampos.com.br/ saojoaodabarra

Leão

(23/10 a 21/11)

L A N

Diretor de Jornalismo

• Carla Flávia Rangel Barreto

A Lua está hoje fora de curso em seu signo. Excesso de sensibilidade e emotividade. Perceba o que lhe alimenta emocionalmente. Não aja com carência ou super proteção.

Abrigo para idosos

Escorpião

D I A Z

Editora

(21/6 a 20/7)

Soberano da Judeia (Mt 2:22)

C A R I S T G I N M A M E L

Representantes no Rio e São Paulo: J. Capella – Av. Rio Branco, 173 Centro - Rio de Janeiro – RJ Tel: (21) 2262-8116

O Diário agora é seu canal de comunicação em São João da Barra.

Câncer

Parede fina de madei- Cidades a que são ra que isola o can- comparados os proteiro de Vogais de fetas de Jerusalém, obras em Jeremias 23:14 “viu”

P

Projeto da vereadora de Campos, Maria Auxiliadora Freitas (PHS), deveria ser copiado por outros municípios. Conscientiza, previne e combate o “bullying” escolar. Foi aprovado por unanimidade e, segundo a autora, a finalidade é determinar que escolas públicas de educação básica adotem um programa de combate permanente ao problema, “capacitando professores para que possam identificar e lidar da melhor maneira possível com o problema e o combate a ele”.

Tende a se sentir inseguro emocional e materialmente. Cuidado com a carência, geminiano. Perceba o que realmente é valioso. Evite preocupações desnecessárias, que apenas lhe deixam ansioso.

Aquela que tem compaixão

O S O A D S O I M L A O E G C O A M D O E R R A

Rua Carlos de Lacerda, 13 – Centro

Combate a “bullying” em projeto exemplar

“O Rio Esquecido” é manchete de capa da Carta Capital do final da semana passada. A matéria, em termos de comportamento administrativo, não traz nenhuma novidade, tanto no momento que aborda a gestão do governador Sérgio Cabral, quanto na abordagem ao prefeito da “Cidade Maravilhosa” Eduardo Paes (foto), ambos do PMDB. Ambos administram de formas bastante parecidas, que caracterizam privilégios distantes do interesse público.

Campos dos Goytacazes – RJ Tel: (22) 3054-4200 • Depto. Comercial (22) 3054-4200

Sempre atento às causas de interesse público, o Ministério Público Federal atua em parte do Norte/Noroeste, através do procurador Eduardo dos Santos Oliveira, entra agora na incógnita reforma da BR-101. Em inquérito para apurar falta de manutenção em trecho que corta Campos, ele não pede explicação: recomenda à Autopista Fluminense (que explora a rodovia entre Ponte Rio Niterói/divisa com Espírito Santo) que promova as obras acordadas.

(21/5 a 20/6)

(?) no Altar, banda gospel

D

CNPJ 04.853.257/0002-28

Tania Rego/ABr

por causa de BR-101

Gêmeos

© Revistas COQUETEL 2013

de “Pra Sempre em Meu Coração”

V E U

Carta Capital destaca “o Rio esquecido” por Cabral e Eduardo Paes

São João da Barra PH Gomes Editora Ltda.

ba de reconhecer a dificuldade de promover reformas na cúria da Igreja Católica Apostólica Romana ao se referir a uma “corrente de corrupção” e à existência de um “lobby gay”. Durante encontro com religiosos latino-americanos, o papa disse que a reforma da cúria, que conta com o apoio de “quase todos os cardeais”, é um projeto “difícil”. O resumo das avaliações está no site católico Reflexão e Libertação.

Hoje parece difícil que você expresse com palavras o que está sentindo, taurino. Pode haver algumas decepções familiares ou emocionais. Cuidado com a tendência a reações infantis.

Cantora Uma das epístolas paulinas

J

A expectativa em torno da visita que o papa Francisco fará ao Rio de Janeiro, de 22 a 28 de julho, é grande e já se tem conhecimento de que estarão presentes cristão de Campos, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, São Fidelis e de várias outras cidades fluminenses, por conta, também por conta da Jornada Mundial da Juventude. O novo papa é considerado um dos mais populares da História do Catolicismo. Ele aca-

(21/4 a 20/5)

Momento que desfavorece as questões práticas e objetivas relacionadas ao trabalho, libriano. Perceba como as emoções influenciam na esfera profissional. Faça o que ama. Ame o que faz.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

O L

Visita do papa Francisco gera expectativa MPF aperta Autopista

Touro

(23/9 a 22/10)

R O S E

Amigo sanjoanense, confesso que é com alegria e apreensão que faço hoje minha estreia no jornal O Diário. Costumo dizer que Deus sabe o tempo certo para tudo e quando confiamos n’Ele, Ele sempre arruma uma forma de nos proporcionar fazer o bem ao próximo. Para quem não conhece o Gersinho Crispim, fui vereador por três mandatos e presidente da Câmara Municipal de São João da Barra na última legislatura. Sempre trabalhei para melhorar a qualidade de vida da população e fiz e tento fazer isso, mesmo não ocupando cargo político algum. O que sou? Um produtor rural, apaixonado pelo 5º distrito e um técnico em contabilidade. Para mim escrever será um grande desafio e como sempre em minha vida, não fujo aos desafios. Papai me ensinou a enfrentá-los é isso que venho fazendo. Sou bom com números, letras não, mas venho aprendendo nessa escola chamada vida. Espero que você possa acompanhar esses artigos, que não serão meus, serão nossos e serão publicados sempre as quartas-feira. Vamos abordar aqui assuntos da nossa querida São João da Barra que passa por transformações há algum tempo. Temas como segurança, educação e saúde não vão faltar, mas com o olhar do Gersinho, como vejo a vida, a minha convivência diária com os sanjoanenses. Muitos de vocês me conhecem pessoalmente e outros tantos já encontraram comigo pelas estradas, hospitais, postos de saúde e até mesmo correndo obras do município. O sonho de vocês é também o meu, a construção do nosso hospital municipal, mas isso é assunto para tratarmos mais para frente. Através do meu e-mail poderemos nos comunicar e você poderá enviar sugestões e ler numa quarta-feira dessa o que você propôs.

A Lua está fora de curso, indicando um aumento na sensibilidade psíquica e emocional. Evite hoje decidir sobre questões familiares e imobiliárias. Muita subjetividade e pouca ação.

Libra

A T R A S

Ex-vereador

(21/3 a 20/4)

D

Gersinho Crispim

Áries

Passatempo

à O

divulgação

Um cidadão que se diz “fã doente” da ex-prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PMDB), fez um comentário, ontem, que pode ser considerado a piada de mau gosto do ano. “Esse Neco é um tremendo pé frio. Foi só ele assumir na prefeitura, o Porto do Açu que minha prefeita conseguiu para o município começou a afundar”. Alguém precisa dizer ao “falso comediante” que a crise no Complexo Portuário não é coisa de agora.

HORÓSCOPO

C A I N Ã

Fã de ex-prefeita faz piada de mau gosto

7

| São João da Barra | quarta-feira, 12 de junho de 2013

O E

Colunão

Mais um desafio

Entretenimento

L

Opinião

| São João da Barra | quarta-feira, 12 de junho de 2013

3/onã — véu. 4/arco — urso. 5/cainã. 7/gileade. 8/arquelau — mandante.

2

de Kevin. Barrabás chega para falar com Bárbara. Maurício comenta com Verônica sobre sua preocupação com a Class Mídia. Bárbara conversa com Barrabás sobre o patrocínio de seu filme.

AMOR À VIDA l GLOBO l 21h

Denizard e Bruno levam Paulinha para o hospital. Valdirene dá uma lição de moral em Vanderlei. Priscila apresenta Pérsio para os médicos do hospital. Paloma pede ajuda a Lutero para concluir o diagnóstico de Paulinha. Pilar descobre que Nicole viajou e se surpreende com a maneira como Olavo a trata. César suspeita de que Paulinha esteja muito doente e pede outros exames, deixando Bruno desesperado. Daniel é rude com Perséfone. Félix se aborrece com Jonathan e aplica um castigo no filho. Lutero acredita que Félix esteja envolvido no desaparecimento de Atílio.


6

Geral/Regiões

| São João da Barra | quarta-feira, 12 de junho de 2013

apresentação de aline barros é um presente para sanjoanenses

Show na noite do próximo sábado pelo aniversário de São João da Barra divulgação

No próximo sábado (15), a cantora gospel Aline Barros vai estar se apresentando em palco oficial na praça São João Batista, no Centro de São João da Barra, às 21h. Segundo o Pr. André Luís, presidente do Conselho de Pastores de SJB, a apresentação da cantora será um presente para os sanjoanenses. “A participação da cantora Aline Barros é um presente destinado ao povo de São João da Barra, para que a gente pudesse agradecer a Deus pelo aniversário da cidade”, disse. Aline Barros foi a primeira cantora brasileira do segmento a receber o Grammy Latino. Com mais de 20 anos de carreira, ela também foi a primeira a ter sua canção na trilha sonora de uma novela. A música “Recomeçar” fez parte da novela “Duas Caras” da TV Globo. Aline passou a ter seu trabalho reconhecido nacionalmente após se apresentar no Programa da Xuxa, em 1996 , com o louvor “Consagração”. O último sucesso de Aline foi cantora Aline Barros vai se apresentar às 21h, na Praça São João Batista a canção “Ressuscita-me”.

Campos define programação para os casais Opções não vão faltar para comemorar o Dia dos Namorados em Campos, que conta com uma vasta programação para os casais apaixonados. Hoje (12), acontece na Casa de Cultura José Candido de Carvalho, em Goitacazes, o café literário especial. Poesias, músicas vão abrilhantar o evento que contará com show “Nossas Raízes”, a partir das 19h, dentro do projeto “Cultura na Estação”. No Teatro Trianon, a partir das 20h, show do cantor Jorge Vercíllo. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). O espetáculo tem classificação 14 anos. Casa dos Namorados – Com o Rio Paraíba ao fundo, a casa temática será o ponto de encontro para os casais apaixonados. Instalada no Cais da Lapa, o local conta com uma decoração especial pelo Dia dos Namorados, onde os casais poderão tirar fotos e comemorar esta data tão especial. Trilho das Artes - A exposição de artesanato “Trilho das Artes” é uma alternativa para presentear, com peças, confeccionadas em jornal, fuxico, vagonite, mosaico, reciclagem, madeira, macramê, pintura em tecido e pátina. São expostas e vendidas com preços populares, das 8h às 19h, na Casa de Cultura José Candido de Carvalho, na Av. Raul Souto Maior, S/N, em Goitacazes.

Circuito Junino 2013: Banda Jeito Moleque aquece a noite dos namorados hoje em São João da Barra divulgação

jeito moleque Banda se apresenta hoje

Iniciado ontem (11), o tradicional Circuito Junino de São João da Barra, com a 145ª Festa de Santo Antônio dos Pobres. Os festejos contam com programação recreativa, cultural e religiosa. Destaque para show com a banda Jeito Moleque, hoje (12) e que promete esquentar a noite no Dia dos Namorados. Ontem, teve show de calouros, com Vaval Ferreira e banda, além de premiação ao vencedor com R$ 100,00. O encerramento da noite vai ser com a banda de pagode Swing Muleke, a partir das 22h, no palco oficial. Hoje (12), às 18h, tem também a

ladainha de Santo Antônio, com o padre Gustavo Ribeiro dos Santos. O dia será marcado pelo leilão com prendas doadas pela comunidade e comércio local, no palco oficial, às 18h. A arrecadação será revertida em alimentos que vão ser distribuídos para famílias menos favorecidas, no dia de Santo Antônio, amanhã (13), a partir das 6h. Para encerrar a segunda noite de festa, show do Jeito Moleque, às 22h. A Banda da Associação Musical Cultural Amédio Venâncio da Costa vai ser responsável por despertar a cidade na Alvorada de Santo Antonio, que está marcada para quinta (13), às

5h. A inauguração da Academia Popular da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) será às 10h30, dentro da programação da festa. Às 18h, acontece procissão terrestre percorrendo as ruas do município. Logo após, a Santa Missa Solene, na Capela de Santo Antônio. Às 21h30, acontece o desfile da coleção de noivas e noivas do estilista Nelcimar Pires, na Praça de Santo Antônio. O show da noite começa às 22h30, com Fabrício do Forró e Banda, no palco oficial. O encerramento da festa será com a tradicional queima de fogos, a partir das 23h30.

Política TELEFONES ÚTEIS SÃO JOÃO DA BARRA 145ª. Delegacia Legal/SJB (22) 2741-1314 Câmara Municipal (22) 2741-1301 Prefeitura Municipal (22) 2741-7878 (22) 2741-1633 Pronto Socorro (22) 2741-1818 Santa Casa (22) 2741-1272 CEDAE (22) 2741-1056/2741-3697 Correios (22) 2741-1244 Retiro São João Batista (22) 2741-1401 Secretaria Municipal de Saúde (22) 2741-4175 Posto de Urgência (PU) – Barcelos (22) 2741-5432 Posto de Urgência (PU) – Mato Escuro (22) 2721-1038 PU – SJ da Barra (22) 2720-4055 Unidade M. de Saúde – Açu (22) 9946-6817 Unidade M. de Saúde – Cajueiro (22) 2741-5750 Unidade M. de Saúde – Atafona (22) 2741-2718 Unidade M. de Saúde – Grussaí (22) 2741-3504 Unidade M. de Saúde – Sabonete (22) 2721-1057 Fórum Municipal (22) 2741-1644 Disque Entulho (22) 2741-1511 Meio Ambiente (22) 2741-7878 R: 322 Guarda Civil Municipal 153 Defesa Civil Municipal 199 Corpo de Bombeiros 192 Polícia Militar 190 Ibama 0800 61 8080 Delegacia da Mulher 180 Justiça Eleitoral 148 SOS Crianças Desaparecidas 2286-8337 2299-1434

3 governo Dilma: 54,2% de aprovação | São João da Barra | quarta-feira, 12 de junho de 2013

Número inferior aos 56,6% registrados por pesquisa em agosto de 2012 agência brasil

presidenta Dilma tem aprovação popular

De acordo com pesquisa feita pelo Instituto MDA e divulgada ontem (11) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), o governo da presidenta Dilma Rousseff teve aprovação de 54,2% da população. O número é inferior aos 56,6% registrados no último levantamento, feito em agosto de 2012. Além disso, o levantamento mostra que 73,7% dos entrevistados avaliam como positivo o desempenho pessoal da presidenta. O percentual é inferior aos 75,7% registrados na última pesquisa. No total, 20,4% desaprovam a gestão de Dilma. Apesar da queda na populari-

dade, a presidenta Dilma “ainda mantém altos índices de aprovação, com reflexo em elevado percentual de intenção de voto, o que a torna, hoje, favorita à reeleição”, informa o documento. Na comparação com o governo do ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, 29,4% consideram que a gestão anterior melhor, contra 12% que preferem o atual mandato. A pesquisa traz dados sobre a expectativa da população em relação ao governo e a temas conjunturais. Nesta edição, foram entrevistadas 2 mil pessoas, em 134 municípios de 20 estados, entre os dias 1º e 5 de junho. (ABr)

Câmara de SJB vai homenagear ex-jogador profissional com Medalha Barão de Barcelos Na próxima segunda-feira (17), a Câmara Municipal de São João da Barra vai realizar, às 18h, a outorga da Medalha do Mérito Barão de Barcelos, que este ano, homenageará o sanjoanense César Martins de Oliveira, ex-jogador profissional de futebol. A noite será marcada também pela entrega do Título de Cidadão Sanjoanense a 45 personalidades que vem prestando relevantes serviços ao município. A solenidade marca as comemorações dos 163 anos de reconhecimento do município à categoria de cidade. O evento, que será no CineTeatro São João, terá transmissão ao vivo pelo Portalozk.com. “É com muita alegria que a Câmara promove essa sessão solene, que já faz parte do calendário de eventos do nosso município. E o nome deste grande atleta sanjoanense para receber a Medalha Barão de Barcelos não poderia ter sido melhor escolhido. Nada mais justo que reconhecer o trabalho e o talento de uma pessoa que tanta alegria e orgulho proporcionou ao povo sanjoanense”, destaca o presidente da Casa, Aluizio Siqueira. Biografia - César Martins tem uma história marcada por muitos gols e conquistas. É eterno ídolo do Grêmio FootBall Porto Alegrense, pois deu ao clube, o primeiro título internacional (Libertadores de 1983). O sanjoanense conta que está feliz em ser agraciado com a maior con-

portalozk

césar martins Sanjoanense tem história marcada por muitos gols e conquistas decoração do município. “Essa comenda é uma honra muito grande e fico feliz por ter nascido aqui e ter levado o nome de SJB por onde passei”, disse César, que reside em Atafona. Ele tem 57 anos e foi na infância que começou a gostar de futebol. Iniciou no Fluminense de SJB, jogou no Americano (Campos), no América (RJ), tornando-se profissional e artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1979, marcando 13 gols. Atuou no Benfica de Portugal (onde foi

campeão Português, campeão da Taça de Honra e campeão da Taça Portugal). Depois, foi comprado pelo Grêmio e entrou para a história ao marcar o gol que deu o primeiro título internacional ao clube na final da Copa Libertadores de 1983. Mais tarde, o jogador foi emprestado ao São Bento de Sorocaba, jogou também no Paysandu de Belém do Pará, no Pelotas-RS e, por fim, voltou ao Grêmio – onde parou, aos 32 anos, devido a uma lesão entre o fêmur e a bacia.


4

Especial

São João da Barra | quarta-feira, 12 de junho de 2013 |

| São João da Barra | quarta-feira, 12 de junho de 2013

5

neco, Carla e rosa denunciados pela justiça por formação de quadrilha e compra de votos

Procurador aceita denúncia com base na Operação “Machadada”, realizada pela Polícia Federal fotos: portalozk/facebook/sjbonline

Da Assessoria com Redação O prefeito de São João da Barra (SJB), José Amaro de Souza, o Neco; sua antecessora, a ex-prefeita Carla Machado; o atual vice-prefeito, Alexandre Rosa e outros quatro políticos, foram denunciados pela Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (PRE-RJ) por formação de quadrilha e corrupção eleitoral, com base no desdobramento da Operação “Machadada”, deflagrada por uma equipe da Delegacia da Polícia Federal em Campos, coordenada pelo delegado Paulo Cassiano Junior. Os crimes foram cometidos durante a campanha para a eleição de 2012, quando eles se uniram para oferecer vantagens indevidas a candidatos de oposição ao governo de Carla Machado em troca de apoio. Os outros denunciados pelo procurador regional eleitoral, Maurício da Rocha Ribeiro foram os vereadores Alex Firme (atual líder do governo) e Elísio Rodrigues, além dos candidatos não eleitos a vereador Renato Thimóteo e Alex Valentim. A denúncia foi protocolada na última segunda-feira (10), no Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

cooptação de adversários em troca de “vantagens”

denunciados Prefeito Neco, ex-prefeita Carla Machado e atual vice-prefeito, Alexandre Rosa: crimes durante campanha de 2012

ação para aniquilar ‘oposição local’, segundo a PRE A acusação se baseou em investigações que incluíram buscas, apreensões e as prisões dos políticos durante a Operação “Machadada”, em outubro passado, às vésperas do primeiro turno das eleições. Na denúncia, a Procuradoria Regional Eleitoral narra que “a quadrilha liderada pela ex-prefeita ofereceu dinheiro, cargos na Prefeitura de São João da Barra ou participação em suas futuras licitações para que políticos ad-

versários desistissem de suas candidaturas, garantindo a seu grupo político uma maior base na Câmara Municipal”. Um dos casos de cooptação foi tentado pelos vereadores Alex Firme e Elísio Rodrigues, na residência da então prefeita Carla Machado. Já José Amaro, o Neco, foi responsável pela tentativa de cooptação de outro político local. “Os crimes cometidos pela quadrilha foram ordenados pela ex-prefeita, mas tiveram o aval do atual prefeito

José Amaro, pois algumas promessas para obter apoio seriam cumpridas no go-verno dele”, afirma o procurador regional eleitoral, Maurício da Rocha Ribeiro, completando que “foi uma ação coordenada com a pretensão de aniquilar a oposição local”, concluiu. O Diário procurou os advogados da ex-prefeita Carla Machado, mas eles apenas disseram que não iriam falar sobre o assunto, somente após receber notificação da Justiça.

Na madrugada do dia 3 de outubro do ano passado, a Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante a então prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PMDB) e o candidato a viceprefeito, Alexandre Rosa (PMDB), que concorreu ao pleito com apoio de Carla na chapa do então candidato, atual prefeito José Amaro Martins, o Neco. Carla e Rosa foram presos pelos crimes de formação de quadrilha e compra de votos durante a denominada Operação Machadada. Carla e Rosa passaram a madrugada presos na Delegacia da PF, em Campos, até que seus advogados pagaram a fiança e eles foram soltos logo pela manhã. Para conseguir a liberdade do flagrante no qual foram enquadrados, Carla e Rosa desembolsaram R$ 110 mil, sendo R$ 60 mil da então prefeita e R$ 50 mil, do candidato a vice. Três candidatos a vereador da oposição, que teriam aceitado a proposta de “se vender” e “mudar de lado” por conta das vantagens recebidas, não foram localizados durante a operação, mas são indiciados no mesmo inquérito. São eles: Elisio Alberto da Silva Rodrigues, o Elísio Motos; Renato dos Santos Timótheo, o Renato Timótheo (PDT) e Alex Sandro Matheus Firme, o Alex Firme (PMDB) - hoje líder do governo de Neco na Câmara. Segundo o delegado da PF, Paulo Cassiano, teriam aceitado mudar de lado: Celestino de Almeida, o Tino Ticalú (PT do B); Silvana Ferreira da Silva, a Silvana de Grussaí (PR); e Alex Nascimento Valentim, o Alex Valentim (PR), todos da Coligação São João da Barra Vai Mudar Para Melhor, que apoiava o então candidato a prefeito, Betinho Dauaire (PR). Neco e outros envolvidos nos mesmos crimes também foram indiciados. Indagado sobre as provas, o delegado afirmou que: “há gravações em áudio e imagens que mostram que a senhora prefeita é a líder dessa organização. Numa das gravações ela negocia com um dos candidatos da oposição; ela pergunta sobre o custo, faz as contas e calcula o valor de cada

isaías fernandes

alex firme Eleito e líder do governo

Elísio Rodrigues Eleito 3º mais votado

alex valentim desistiu de concorrer

renato timótheo derrotado nas urnas

delegado denunciou esquema de Carla voto, além de reclamar que o valor do candidato está muito caro”, declarou. O delegado detalhou que “Alexandre Rosa foi preso porque participou com a prefeita Carla Machado do esquema criminoso, que implica no crime de compra de votos, e está arrolado nas negociações de cooptação de candidatos adversários a fim de impedir que os mesmos participem da eleição, com o objetivo de influenciar no resultado do pleito, para que a oposição seja enfraquecida”. Ele informou ainda que “pelo menos um candidato a vereador teria recebido R$ 50 mil para desistir da candidatura e apoiar candidato do grupo político da prefeita”.

dois eleitos, um “desistente” e um derrotado Dois então candidatos pela coligação apoiada por Carla Machado, hoje ocupam cadeiras na Câmara Municipal de São João da Barra. Alex Firme (PMDB) além de ter sido eleito com 1.377 votos, hoje é líder do governo do prefeito Neco (PMDB) na Casa de Leis; Elísio Rodrigues, o Elísio Motos (PDT) chegou a ter o registro indeferido pela Justiça Eleitoral em agosto de 2012, por ter tido contas da campanha anterior, de 2008, reprovadas e ter perdido os prazos

para apresentação de defesa. Com uma liminar conseguida no TRE-RJ, concorreu com o apoio de Carla Machado e foi o terceiro mais votado. Alex Valentim era do PR, mas teria desistido alegando “falta de estrutura financeira”, quando boatos davam conta de que teria desistido em troca de “vantagens” no Governo Neco. Com 515 votos, o então candidato Renato Timótheo (PDT) não conseguiu se eleger, mas é suplente pela Coligação Desenvolvimento com Sustentabilidade.

O DIÁRIO SJB 12/06/2013  

O DIÁRIO SJB 12/06/2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you