Page 1

8

| São João da Barra | quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Esportes

divulgação

São João da Barra/RJ | quarta-feira, 11 de setembro de 2013 | Ano 01 | Número 92 | www.odiariodecampos.com.br/saojoaodabarra |

A-PDF Merger DEMO : Purchase from www.A-PDF.com to remove the watermark

sub 20 do sjb define futuras metas

Após campanha satisfatória no Estadual da categoria, trabalhos foram iniciados no clube

Contando com um grupo reformulado, o treinador Junior Sena vem comandando três atividades semanais no Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá da categoria Sub 20 e, em processo de definição de elenco para a disputa de amistosos e torneios ainda em 2013, vem traçando novas diretrizes nas categorias de base do São João da Barra. Após campanha no estadual da categoria tida como satisfatória pela diretoria do clube, o técnico optou por dar início ao trabalho com antecedência. “O estadual de 2014 começará em janeiro e poderemos levar alguma vantagem ao dar início às atividades desta forma. Há clubes que estarão na Série B do próximo ano e que igualmente estão em ação, disputando torneios e campeonatos, outros ainda não começaram a trabalhar e o importante é manter o nosso planejamento obedecendo os critérios que adotamos no início deste ano para começarmos a próxima temporada com um grupo equilibrado e devidamente preparado”, explicou Junior Sena. Disposto a integrar jogadores do Sub 17 e agregando atletas aprovados nas peneiras realizadas pelo clube aos nomes que

• esportes P•8 paulo sérgio pinheiro

BELTRAME ‘PASSEIA’ EM SJB E AFIRMA: “NÃO PROMETO NADA”

junior sena conversa com o elenco da categoria Sub 20 no Estádio Municipal José Viana de Sá, definindo metas futuras

permanceram no elenco, o comandante sanjoanense acredita que a equipe que está em formação pode apresentar resultados a curto prazo. “Muitos atletas procuraram o clube motivados pela seriedade

do trabalho realizado na base do São João da Barra que já há um bom tempo ultrapassa os limites da região e, também, pela campanha do clube na última Série B de profissionais, já que foi o único clube do Norte Fluminense a

marcar presença nas semifinais. O convívio tem sido bom com todos assimilando a metodologia de trabalho e quero crer em bons resultados já nos primeiros amistosos que serão marcados”, finalizou Junior Sena.

Felipe Massa anuncia que não correrá mais pela Ferrari no próximo ano

O brasileiro Felipe Massa anunciou ontem (10) que não correrá mais pela Ferrari em 2014. Por uma mensagem em sua conta no Twitter, o piloto agradeceu a trajetória pela escuderia e avisou que quer “achar uma equipe” que lhe permita ser competitivo. “Não vou mais correr pela Ferrari a partir de 2014. Gostaria de agradecer pela amizade, (pelas) vi-

São João da Barra

fábio menezes/secom - pmsjb

Da Assessoria

junior sena prepara sub 20 sanjoanense para novos desafios

tórias e (por) um lindo momento com a Ferrari”, disse o brasileiro, que agradeceu também “a ajuda da minha esposa (Rafaela), da minha família e de todos os meus fãs”, além de “toda a ajuda dos meus patrocinadores”. “Vou com tudo para as últimas sete corridas como piloto da Ferrari. A partir de agora, quero achar uma equipe que me dê um carro

competitivo para conseguir mais vitorias e vencer um campeonato, que é o meu sonho”, completou. Ao fim do ano, Felipe Massa terá completado oito temporadas como titular da Ferrari (2006 a 2013), além de ter trabalhado no time como piloto de testes em um ano anterior (2003). Serão 141 corridas disputadas, contabilizando 137 até aqui.

fábio menezes/secom - pmsjb

Secretário de Segurança do Estado, José Mariano Beltrame esteve na cidade junto com a esposa, mas não garantiu instalação do Comando de Policiamento no município. • geral P•5 Prefeito de sjb volta atrás

defesa do consumidor de sjb

ocorrência em pipeiras

Grança

Neco desiste de Procon reafirma Dono de mercearia Felipe Massa vai nomear Arnaldo seu compromisso refém de bandidos deixar a Ferrari felipe fez anúncio na tarde de ontem

• política P•3

• geral P•4

• polícia P•6

• esportes P•8


Opinião

| São João da Barra | quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Colunão

Acredito na Justiça

A defesa do deputado José Genoino (PT-SP) protocolou no Supremo Tribunal Federal, ontem (10) – na véspera do início do julgamento que vai decidir sobre o cabimento dos chamados embargos infringentes na ação penal do mensalão – um manifesto de apoio ao réu com mais de 4.500 assinaturas virtuais, intitulado “Nós estamos aqui”. Aderiram à carta-manifesto intelectuais, artistas, políticos e juristas ligados ao PT. O advogado do ex-presidente do PT – condenado a 6 anos e 11 meses de prisão, por corrupção ativa (9 votos a 1) e quadrilha (6 a 4) – só vai apresentar um memorial aos ministros se e quando o plenário acolher os agravos regimentais em pauta, cujo objetivo é, exatamente, o de obter uma decisão favorável do STF ao cabimento dos embargos infringentes.

São João da Barra PH Gomes Editora Ltda.

CNPJ 04.853.257/0002-28 Rua Carlos de Lacerda, 13 – Centro

Campos dos Goytacazes – RJ Tel: (22) 3054-4200 • Depto. Comercial (22) 3054-4200

J. Capella – Av. Rio Branco, 173 Centro - Rio de Janeiro – RJ Tel: (21) 2262-8116

Diretor de Jornalismo

• Hélio Cordeiro heliocordeirog@gmail.com

Editora

• Carla Flávia Rangel Barreto carlaflavia@gmail.com www.odiariodecampos.com.br/ saojoaodabarra

Fale conosco: odiariosjb@gmail.com

O Diário agora é seu canal de comunicação em São João da Barra. Mande sugestão, crítica ou denúncia para o endereço:

odiariosjb@gmail.com

Touro

(21/4 a 20/5)

Aprimorar-se emocionalmente significa não sucumbir a jogos de mártir ou de vítima, taurino. Ter discernimento nas situações afetivas é essencial. Amor e amizade em foco.

Gêmeos (21/5 a 20/6)

O foco atual está nas situações que envolvem a família, a casa, a vida privada, geminiano. Pode estar sentindo um chamado interno a fazer algo que para você tenha um caráter sagrado.

Câncer

(21/6 a 20/7)

Inteligência é utilizar positivamente o que há a sua volta. Conhecimentos e contatos enfatizados. Pode parecer que algo que está distante seja mais atrativo do que o que lhe circunda.

Leão

(21/7 a 22/8)

Aja com consciência em negócios, evitando assim se envolver em situações confusas e dúbias. Aprimore seus potenciais. Tenha um olhar mais perspicaz e profundo.

Virgem

(23/8 a 22/9)

Deixe as coisas claras, para que sejam evitados mal-entendidos nos relacionamentos. Não banque o redentor ou a vítima nas relações. Nem se sinta culpado ou inferior, virginiano.

Momento de reflexões e de deixar para trás comportamentos e situações desgastadas. Fase de colheita de esforços anteriores, mas também da percepção do que não faz mais sentido.

Escorpião (23/10 a 21/11)

Lucidez para lidar com situações confusas no plano emocional é fundamental, escorpiano. Trabalhos em grupo e com instituições estão favorecidos. Olhar crítico, mas que pede também sensibilidade.

Sagitário

(21/11 a 21/12)

Há muito a ser feito em termos profissionais e de melhorias nas condições de vida, sagitariano. Não esqueça das questões íntimas, emocionais e familiares, que também pedem a sua atenção.

Capricórnio

(22/12 a 20/1)

Aprimore conhecimentos, faça cursos e viagens relacionadas às motivações profissionais. Um dia que enfatiza a percepção não apenas racional e lógica das situações.

Aquário

(21/1 a 19/2)

A providência atua de maneira misteriosa, mas pode ser um sinal de merecimento, aquariano. Questões financeiras e emocionais em pauta. O fim de certas situações tem forte impacto sobre você.

Peixes

(20/2 a 20/3)

Relacionamento é o tema-chave de hoje aos piscianos. Seja compassivo, mas tenha discernimento. Não adote uma postura de vitimização, nem tampouco daquele que diz sim a tudo.

© Revistas COQUETEL 2013

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

Sonda espacial A Nasa, AGÊNCIA Espacial Americana, enviou ao planeta MARTE, em 2012, uma SONDA com a MISSÃO de analisar suas formações rochosas, tipo de solo e ATMOSFERA e tudo mais relacionado ao astro, por um período de dois anos. Para obter todas essas informações e enviá-las à TERRA, o aparelho conta com três poderosas ANTENAS, além de um BRAÇO mecânico para fazer perfurações, CÂMERAS para documentar, SENSORES térmicos e MOTORES capazes de colher DADOS vitais. A primeira antena, ligada a um RÁDIO de baixa POTÊNCIA UHF, é usada somente para EMERGÊNCIAS, caso as outras falhem. A segunda, conectada a um rádio de alta VELOCIDADE, é o principal meio de COMUNICAÇÃO entre o instrumento e a EQUIPE terrena. E, por fim, a terceira, de alto ganho, é um CANAL direto entre a NASA e a máquina espacial, mas sua disponibilidade diária se limita a três HORAS. h

J

A

R

N

A

S

A

M

B

M

A

R

t

e

I

I

M

A

c

A

O

R

A

A

A

S

O

d

A

d

A

K

e

q

u

I

p

e

O

O

V

O J

R

S

V

e

S

e

R

O

t

O

M

O

u

J

O

e

A

e

L

M

I

A

A

K

e

I

O

I

A

I

K

p

A

c

A

M

e

R

A

S

X

u

X

O

S

X

L

N

N

B

g

e

F

p

t

A

u

A

N

u

A

A

Z

N

u

ã

A

Y

O

J

d

I

e

V

c

A

O

A

J

A

N

Z

W

V

t

I

F

S

X

N

c

B

A

A

N

O

F

I

d

A

I

L

R

Z

p

A

I

c

S

S

O

J

I

I

u

L

c

N

c

A

N

A

L

I

h

R

M

M

S

A

A

I

I

A

d

O

L

O

I

R

A

h

A

J

u

A

O

h

e

N

A

ç

N

M

d

S

A

A

K

S

A

I

c

N

e

g

R

e

M

e

u

t

A

ã

e

e

A

u

d

J

e

A

t

M

O

S

F

e

R

A

S

e

A

I

W

O

t

O

R

K

e

u

d

u

e

R

L

p

O

t

e

N

c

I

A

A

O

I

N

e

c

c

W

S

e

N

S

O

R

e

S

W

d

g

B

R

A

ç

O

K

A

J 1

Solução

coquetel mobile Agora com os novos jogos

bomba e

Pirâmide

baixe agora

!

V

Representantes no Rio e São Paulo:

Saúde não envolve apenas o corpo. Emoções, psiquismo, estilo de vida interferem na saúde. Reflita se as situações em que se encontra são saudáveis e o que precisa ser sanado e melhorado.

(23/9 a 22/10)

CAÇA-PALAVRAS

www.coquetel.com.br

H

Ele entra no lugar de Roberto Gurgel que ocupou o cargo nos últimos quatro anos. Mineiro de 56 anos, Janot é especialista em direito comercial e foi secretário de Direito Econômico no Ministério da Justiça em 1994. No Ministério Público Federal (MPF), Janot ingressou em 1984, ocupando o cargo de subprocurador em 2003.

(21/3 a 20/4)

Libra

www.samsungapps.com

N A S A M A R T E C D A D E Q U I P E O S E R O T O M M C A M E R A S U O N Ã A I S R C S S A L R A A I E Ç N M G R E M E T Ã E E R A O T T E N C I A N Ç O A

Por 60 votos a 4, o Senado aprovou no início da tarde de ontem (10) o nome de Rodrigo Janot Monteiro de Barros para procurador-geral da República (PGR). Janot foi sabatinado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) no dia 29 de agosto e sua indicação foi aprovada com 22 votos favoráveis e 2 contrários.

Áries

N G D E A N C C A N I S A I C N E A T M O S F P O

Senado aprova novo nome para a PGR

Passatempo

HORÓSCOPO

I D

A breve carta-manifesto dirigida a Genoino, e juntada aos autos da AP470 pelo advogado Luis Fernando Pacheco, começa por dizer que

“somos um grupo de brasileiros iguais a você, que deseja um país melhor”; e que “estamos aqui para dizer alto e bom som que José Genoino é um homem honesto, digno, no qual confiamos”. A manifestação conclui assim: “Genoino personifica um sonho. O sonho de que um dia teremos uma sociedade em que haja fraternidade e todos sejam, de fato, iguais perante a lei”.

145ª. Delegacia Legal/SJB (22) 2741-1314 Câmara Municipal (22) 2741-1301 Prefeitura Municipal (22) 2741-7878 Pronto Socorro (22) 2741-1818 Santa Casa (22) 2741-1272 CEDAE (22) 2741-1056 Correios (22) 2741-1244 Retiro São João Batista (22) 2741-1401 Secretaria Municipal de Saúde (22) 2741-4175 Posto de Urgência (PU) - Barcelos (22) 2741-5432 Posto de Urgência (PU) Mato Escuro - (22) 2721-1038 PU – SJ da Barra (22) 2720-4055 Unidade M. de Saúde - Açu (22) 9946-6817 Unidade M. de Saúde - Cajueiro (22) 2741-5750 Unidade M. de Saúde - Atafona (22) 2741-2718 Unidade M. de Saúde - Grussaí (22) 2741-3504 Unidade M. de Saúde - Sabonete (22) 2721-1057 Fórum Municipal (22) 2741-1644 Disque Entulho (22) 2741-1511 Meio Ambiente (22) 2741-7878 R: 322 Guarda Civil Municipal 153 Defesa Civil Municipal 199 Corpo de Bombeiros 192 Polícia Militar 190

7

| São João da Barra | quarta-feira, 11 de setembro de 2013

L O C I D A D

Sete de setembro passou e com ele muitos protestos em todo o país e muita reflexão para o povo brasileiro. Assistindo aos noticiários ficou claro pra mim que uma série de temas vieram a tona nesse momento em que o grito de independência ou morte ecoou em todo o país. A Cassação de deputados, vereadores e prefeitos. Gente condenada pelo STF, gente que já está na cadeia e ainda não perdeu o mandato. Tanta coisa acontecendo. Eu digo que sou ex-vereador, ex-presidente da Câmara, mas ex-político nunca. Somos de natureza seres políticos. Vivemos numa sociedade política e torcemos para que as políticas públicas de segurança, de saúde e de educação funcionem da melhor forma possível. Eu acredito na justiça. Essa semana recebi muitas ligações, visitas e até comentários no meu face de pessoas que questionam o agir da justiça. Não procuro questionar, aprendi com um amigo advogado, “decisão judicial não se discute, cumpre-se” e por ai vai. As vezes não entendemos no momento, lá na frente vamos entender ou não. O que importa realmente é que nunca devemos desistir de ser honestos, íntegros, de procurar fazer o bem ao próximo, de sonhar, de acreditar no futuro e de acreditar na justiça. Mesmo estando fora das atividades políticas do município que eu amo, São João da Barra, eu jamais estarei fora da torcida pelas políticas públicas de qualidade, pela busca das oportunidades para os sanjoanenses, pela igualdade de direitos, nunca deixarei de sonhar, de lutar e de tentar como cidadão ver a minha cidade se tornar um exemplo. É por isso que eu acredito no futuro, eu acredito na força de trabalho do sanjoanense, eu acredito que teremos a saúde que sonhamos, a educação, a mobilidade urbana, a acessibilidade e tantas outras coisas. Eu acredito.

TELEFONES ÚTEIS SÃO JOÃO DA BARRA agência câmara

Defesa de Genoíno apela para carta-manifesto ao STF

Entretenimento

ilustração: guto dias

2

Resumo das Novelas

se esconde na casa de Nestor e Tina avisa a Sueli. Plínio tem uma ideia para desmascarar Amora para Bento. Giane mostra as fotos que tirou de Fabinho para Caio e ele tem uma crise de ciúmes. Sueli invade a casa de Nestor e Odila a expulsa. O FLOR DO CARIBE l GLOBO l 18H Alberto tem um surto e é internado. Cassiano diz a vídeo de Natan faz sucesso na internet. Dionísio que ele será levado para a Alemanha para Fabinho fica sensibilizado com o carinho de Margot e Irene. pagar pelos crimes que cometeu. Quirino pede Socorro estranha a movimentação na casa de Giane. Renata Nicole em namoro. A notícia da prisão de Dionísio avisa a Wilson que ele pode ir à falência. Bento e Amora se prejudica os negócios do Grupo Albuquerque, divertem numa estação de esqui. Vinny pede para trabalhar na para desespero de Alberto. Taís é escolhida por Crash Mídia. Socorro vê Giane, Malu e Madá levarem caixas Jeff para ser a modelo do desfile da coleção para a casa de Bento. Bento e Amora discutem. Verônica visita de Lino. Natália consegue enviar o relatório da Érico no hospital. pesquisa a tempo, com a ajuda de Juliano. Sem AMOR À VIDA l GLOBO l 21h dinheiro, Guiomar escolhe ficar junto ao filho na César expulsa Félix de casa. Félix se faz de vítima para mansão. Alberto tem um surto e é internado em César, mas acaba demitido. Simone enfrenta seu antigo uma clínica psiquiátrica. chefe. César fica abalado ao saber que o hospital pode sangue bom l GLOBO l 19H ir à falência. Valdirene sofre com o desprezo de Carlito. Bento e Amora discutem na lua de mel. Brunetty Perséfone ajuda Daniel a encontrar Linda. Paulinha não

gosta de ver Paloma dormindo demais. Félix coloca Pilar contra César. Michel conta para Patrícia que Silvia está com um grave problema de saúde. Valdirene vê Carlito com Raquel no bar de Denizard. César expulsa Félix de casa.


4

| São João da Barra | quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Geral

Geral

| São João da Barra | quarta-feira, 11 de setembro de 2013

5

Procon discute direitos e deveres

Beltrame em “passeio” por sjb

Finalidade do órgão - recentemente instalado na cidade - é de estabelecer entendimentos

Secretário de Segurança Pública do Estado disse que ‘não iria prometer nada’ para município

secom - pmsjb

Da Assessoria

Por conta da implantação dos serviços do Procon em São João da Barra, a noite da última segunda-feira (9), foi dedicada ao encontro do órgão com empresários e entidades. A finalidade será uma constante, pois trata-se do entendimento entre as partes para melhor aplicação dos direitos e deveres, tanto do empresariado, quanto do consumidor. O encontro reuniu, no auditório municipal, o vice-prefeito Alexandre Rosa, o chefe de Gabinete Antônio Neves, vereadores, representantes e associados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Associação de Hotéis, Restaurantes e Pousadas (ASHORP), da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de São João da Barra (ACISA) e Associação de Mulheres Sanjoanenses (AMUSA). De acordo com a responsável pelo Procon no município, advogada Maria Letícia Barros, os atendimentos que tiveram início em atendimentos segundo representantes dlo órgão, já passam de 50 desde que o serviço foi instalado, no dia 26 de agosto 26 de agosto, já passam de 50, tendo sido, em sua maioria, solucionados logo no primeiro contato. órgão com objetivo de equilibrar conflitos em sjb As reclamações mais frequentes - O nosso objetivo é equilibrar sendo amparados pelos direitos e deestão relacionadas as instituições conflitos existentes entre o comer- veres de ambas partes. “São João da bancárias, entre elas, a cobrança ciante e o consumidor, por isso, es- Barra precisava ter um Procon, pois indevida de tarifas. tamos trabalhando, primeiramente, o sanjoanense tinha que se descolar A novidade da implantação do numa campanha educativa e infor- para cidade vizinha para resolver Procon e a natural inquietação no mativa em todo o município. Nos seus problemas, e agora com uma meio comercial tem motivado inpróximos dias vamos distribuir uma instituição aqui, nossa população úmeras dúvidas, conforme esclacartilha com todas as informações tem como buscar uma solução mais rece Maria Letícia: “Deve-de ter necessárias e já está sendo confec- rápido”, disse Alexandre. cuidado ao divulgar o valor de um cionado um adesivo com os contatos A implantação do Órgão no muproduto e o que é cobrado. Outro do Procon de São João da Barra, nicípio se deu através de um condetalhe é estar atento ao preço para ser colocado em todos os esta- vênio com o Procon Estadual, onde único para pagamento à vista ou belecimentos. o prefeito José Amaro de Souza Para o vice-prefeito, Alexandre (Neco) buscou atender mais uma nos cartões de débito ou de crédiRosa, este encontro foi importante vez a população sanjoanense que to. Porém, nada impede que o espara que todos pudessem conhec- precisava deste suporte na cidade. tabelecimento comercial ofereça er a política de funcionamento do O funcionamento será através do ao consumidor valores diferenciaProcon e para que os comerciantes Sistema Nacional de Informações dos para pagamentos à vista em espécie”, disse. cartilhas explicativas do consumidor tomem medidas de acordo com a lei, de Defesa do Consumidor (Sindec).

Com característica de um simples “passeio”, o secretário estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, esteve ontem no município de São João da Barra, na Região Norte Fluminense, para discutir possível instalação de um Comando de Policiamento de Área (CPA) e afirmou: “não vou prometer nada”. O secretário chegou à cidade acompanhado da esposa, Rita Beltrame, em um helicóptero, que aterrissou em um campo de futebol, onde foi recebido pelo prefeito sanjoanense, José Amaro de Souza, o Neco. Beltrame também evitou falar sobre candidatura. Após a cerimônia de recepção, Beltrame visitou o Porto do Açu e retornou para o Rio de Janeiro. Participaram do encontro os prefeitos de Italva, Leozinho do Banco; de Cardoso Moreira, Gegê Cantarino; de Itaocara, Gelsimar Gonzaga; e o vice-prefeito de São Francisco, Amaro Fernandes, bem como a delegada da 145ª Delegacia legal (DL) de São João da Barra, Madeleine Farias, e o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente coronel, Jonei Sardenberg Pestana.

secom/pMSJB - Divulgação

secretário Beltrame participou de reunião, mas não disse que não prometeria nada; ele esteve na cidade junto com a esposa Segundo Beltrame, o estado tem um planejamento estratégico para a área de segurança que deve ser aplicado nos próximos cinco anos. “O reforço é necessário em todo estado. Nós não temos o efetivo suficiente em todos os batalhões existentes. Mas todos os meses 500 novos policiais são formados nas academias e concursos são abertos

todos os anos”, disse Beltrame, afirmando que fará visitas em outros municípios para conhecer a realidade de cada um. Ao receber as demandas do prefeito Neco para minimizar os problemas da área de segurança na cidade, entre elas, criação de uma Companhia de Polícia Independente e de um Posto de Policiamento

Rodoviário na RJ-240, o secretário falou que todas serão analisadas tecnicamente. “O que podemos adiantar é que disponibilizamos o Programa Papo Responsa da Polícia Civil e o Proerd da Polícia Militar, com o intuito de trabalhar a prevenção, tendo em vista, que nos grandes centros temos atuado com a repressão”, destacou. sjbonline

Nota Prestadores de serviço com pagamentos regularizados Segundo notícia publicada no jornal Folha de São Paulo, os empresários que prestaram serviço para Estranger, empresa terceirizada pela OSX, tiveram a situação regularizada, quanto a pagamentos de serviços. Em julho, empresários mineiros, que traziam britas de Muriaé para São João da Barra, ameaçaram fazer um manifesto devido ao atraso do pagamento. De acordo com o empresário Armando Teixeira, a situação foi regularizada. Valdemar Soares, presidente da Cobra Norte e proprietário da empresa, teria assumido o compromisso de quitar as dívidas. “O Valdemar mesmo sem ter recebido o repasse do dinheiro por parte da OSX, que era a contratante principal, nos ofereceu seus bens para pagamento da conta de cada um”. À época da ameaça de manifestação, Arman-

do disse que os veículos oferecidos eram de baixo valor e estavam sucateados. “Disse que os bens eram sucateados, mas tenho certeza que o calor do momento que nos levou a tal situação, pois éramos muitos empresários sem receber”. No mês de agosto, os proprietários das transportadoras e o Valdemar da Cobra Norte entram num acordo quanto ao pagamento da dívida, que será feito em parcelas mensais. — Não tenho duvidas de que o pagamento vai ser feito até o final das parcelas, pois o presidente da Cobra Norte assumiu conosco um compromisso documentado, e com garantias, o que demonstra seu compromisso com os transportadores e caminhoneiros de Campos dos Goytacazes e região — regularização motoristas ameaçaram paralisação afirmou Armando.


6

Geral/Polícia

| São João da Barra | quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Universidades superam metas em cotas

Faetec com mais Com padronização dos critérios e mais adesões, aumento de 96% de duas mil vagas para interior do RJ As universidades federais divulgação

reservaram mais que o dobro de vagas para as cotas em 2013, superando as metas de adesão gradual prevista na Lei 12.711, apontou levantamento feito pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). No primeiro ano, as 58 universidades federais teriam de destinar 12,5% das vagas a alunos de escolas públicas, de baixa renda, pretos, pardos e indígenas. O percentual chegou a 31,5%. “Várias delas já tinham cotas altas antes da lei, algumas de 30% a 40%. Então, muitas delas mantiveram o que já tinham com pequenas alterações, sem partirem da estaca zero”, destrincha João Feres, professor de Ciência Política e integrante do grupo da Uerj. Em 2012, 32 instituições ofereceram 30.264 vagas para cotistas (a partir de programas com critérios próprios), equivalente a 21,6%, percentual superior ao exigido pela lei. Com a padronização dos critérios e a adesão de mais 18 universidades à lei, o número cresceu cerca de 96% em 2013. “Foi um pico, com a adesão das 18 de uma só vez. Quando entram, já reservam pelo menos os 12,5% determinados pela lei,

cotas Desde que foi instituída pelo governo federal, adesões só aumentam no país

e isso conta muito no número total”, explica Feres. A lei prevê, até 2016, reserva de 50% das vagas das instituições federais de ensino superior para alunos de escolas públicas, de baixa renda, pretos, pardos e indígenas. Conforme o levantamento, 19 universidades federais já atingiram a meta prevista para 2016 e outras definiram percentuais superiores aos 12,5% (mínimo ). Com isso, foram ofertadas 59.342 vagas para cotistas, 151% a mais que as 23.591 previstas se

todas as universidades cumprissem apenas o mínimo previsto na lei. O avanço ocorreu em todas as regiões do país, porém de forma diferenciada. Enquanto no Sul, houve salto de 31,9% para 45,8%, no Norte, o crescimento passou de 16,4% para 22,2%. O Centro-Oeste apresentou alta de 17% para 31,6%, acima da média nacional de 9,9 pontos percentuais. O Nordeste teve variação de 20,3% para 28,7%, e o Sudeste, de 20,7% para 31%. (ABr)

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, está com inscrições abertas para 2.133 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos, desde ontem (10), para o Norte e Noroeste do Estado. Ao todo, 11 unidades escolares da Fundação que estão com oportunidades de capacitação profissional abertas. As áreas com o maior número de oportunidades são Informática (893 vagas) e Infraestrutura (340). Vale destacar que a rodada de vagas abrange todo o Estado do Rio, somando 26.492 oportunidades em cursos profissionalizantes. – Com esta última rodada do ano, totalizaremos mais de 233 mil vagas ao longo de 2013. Fecharemos o ano com chave de ouro e com a sensação de termos cumprido bem nosso papel de ofertar à população cursos que preparam o cidadão para o mercado de trabalho, proporcionando, além de emprego, melhoria de renda para toda sua família – destaca o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca. As inscrições, que terminam no dia 22, são gratuitas e podem ser realizadas somente no site www.faetec.rj.gov.br, no link “Inscrições para os cursos FIC de Qualificação Profissional”. Quem não tiver acesso à internet poderá procurar uma das 90 unidades da Faetec Digital distribuídas em todo o Estado e contar com o auxílio dos monitores da Fundação. O sorteio público das vagas será feito no dia 24, a partir das 10 horas, e a listagem completa publicada no site logo no dia seguinte. Após a publicação, os candidatos sorteados terão de 25 a 30 deste mês para efetivar a matrícula. As aulas começam em 16 de outubro.

Assaltantes rendem dono de mercearia, levam R$ 3 mil e aliança de ouro O proprietário de uma mercearia no 5º distrito de São João da Barra, na localidade de Pipeiras, foi rendido por quatro homens armados na tarde de ontem (10), que levaram R$ 3 mil e uma aliança de ouro. Na hora do assalto, um caminhão de bebidas

fazia entregas no estabelecimento e o motorista do veículo acabou sendo também rendido pelos bandidos, de quem levaram R$250 em espécie e um aparelho celular. Os assaltantes estavam em um Astra, de cor preta e placas

não identificadas por populares. Eles conseguiram fugir antes da chegada da Polícia Militar, que realizou buscas, mas não encontrou os suspeitos nas redondezas. O Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) da praia do Açu deslocou uma viatura para

atender no ocorrido, cobrindo desfalque do DPO da localidade de Sabonete, que está sem veículo já há algum tempo. O caso foi encaminhado para a 145ª Delegacia Legal de São João da Barra, onde a ocorrência foi registrado.

Política

| São João da Barra | quarta-feira, 11 de setembro de 2013

3

Neco recua e desiste de nomear arnaldo Considerado “ficha-suja” pelas condenações na Justiça, ex-deputado vai apenas ser contratado secom - pmsjb

Fernanda Moraes

O vereador de São João da Barra (SJB), Carlos Machado da Silva (PT do B), o Kaká, disse ontem que o prefeito José Amaro de Souza (PMDB), o Neco, recuou ao desistir da nomeação do ex-prefeito de Campos, Arnaldo Vianna, para a pasta da Saúde. Neco argumentou que em momento algum afirmou que Arnaldo seria nomeado. “Ele vai trabalhar contratado”. O comentário no município é que Neco mudou de ideia após ser alertado que Arnaldo é considerado “ficha suja”. Kaká disse que Neco voltou atrás porque ele ameaçou ir à Justiça caso Arnaldo fosse nomeado secretário ou subsecretário de Saúde. “Fui o autor do projeto da Lei da Ficha Limpa, aprovado e sancionado pela Câmara de Vereadores há cerca de 60 dias”. Kaká explicou que não tem no desfile pela Independência, no último final de semana, prefeito Neco chegou a anunciar nomeação de Arnaldo na Saúde nada contra Arnaldo. “Nada contra a pessoa dele. Até acho um bom de secretário e nem de subsecre- Diário entrou em contato com a viada, mas tudo indica que o exmédico, mas tem pendências no tário. Mesmo sendo contratado, Secretaria de Comunicação de prefeito começou a trabalhar onTribunal de Contas do Estado e no vou acompanhar de perto as fun- SJB a fim de saber quando Arnal- tem mesmo, ao participar de uma Tribunal Regional Eleitoral do es- ções exercidas pelo ex-prefeito de do Vianna vai começar a atuar. reunião na policlínica com Neco tado do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Campos”. Até o fechamento desta edição, e o secretário de Saúde daquele “Ele não pode assumir o cargo A equipe de reportagem do O nenhuma resposta havia sido en- município, Nelson Patrício.

Alerj aprova fim de máscaras em manifestações populares O uso de máscaras e demais artifícios que ocultem o rosto será proibido em manifestações no estado. A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou ontem (10) o projeto de lei 2.405/13, dos deputados Domingos Brazão e Paulo Melo, ambos do PMDB, que tem como principal objetivo impedir o uso de recursos comumente utilizados em atos de vandalismo. O texto, que segue para a sanção do governador Sérgio Cabral, regulamenta artigo da Constituição Estadual que trata do direito às manifestações pacíficas, detalhando questões lá previstas, como a veda-

ção ao anonimato e ao uso de armas. “Manifestações em meios de comunicação já apontam que a maioria absoluta da população fluminense se coloca contra o uso de máscaras. O Poder Legislativo se coloca bem nessa questão, mostrando que não é omisso diante dos crimes que vem sendo praticados”, apontou Brazão. Doze deputados votaram contra a proposta. O projeto foi aprovado com emendas, na forma de um substitutivo da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Com as mudanças, ficam excetuadas as manifestações culturais previstas no calendário cultural,

como o carnaval, e classificada como aviso prévio à autoridade policial as convocações feitas na internet, desde que com no mínimo 48 horas de antecedência. “Comícios, shows e manifestações precisam ser informados com antecedência pelo impacto que causam. Quem fecha a Avenida Rio Branco sem avisar, prejudica centenas de pessoas”, ilustrou Paulo Melo. “O projeto trata de avisos, não de pedidos de autorização”, frisou. Para encontros que não tenham como origem as mobilizações online, o projeto permanece prevendo comunicação prévia à autoridade policial da circunscrição em que será realizado

o encontro. O texto repete a previsão do artigo 5 da Constituição Federal ao dizer que “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato” e detalha que entre as armas proibidas estão as de fogo, brancas e também pedras, bastões, tacos e similares. Também em reforço ao que diz a constituição do estado, esclarece que a polícia só intervirá para garantir o direito constitucional de outra manifestação marcada anteriormente e a defesa de pessoas e do patrimônio. O governador terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o projeto.


O Diário SJB 11/09/2013  

O Diário SJB 11/09/2013

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you