Issuu on Google+

Esportes

| São João da Barra | sexta-feira, 6 de setembro de 2013

São João da Barra/RJ | sexta-feira, 6 de setembro de 2013 | Ano 01 | Número 89 | www.odiariodecampos.com/saojoaodabarra |

A-PDF Merger DEMO : Purchase from www.A-PDF.com to remove the watermark

sjb brilha em copa de jiu-jitsu no rio

Atleta sanjoanense conquista vice-campeonato disputado no Condomínio Novo Leblon

Após conquistar honroso vice-campeonato no último final de semana, ao disputar a Copa Cyclone de Jiu Jitsu, no Condomínio Novo Leblon, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, Jonas da Silva Souza, representando São João da Barra (SJB) em circuito que teve a presença de mais de uma dezena de competidores, em certame que contou com a participação de nomes de expressão do esporte que há cem anos conquistou o público brasileiro. Jonas, que é surdo-mudo, conheceu apenas uma derrota em todo o campeonato e o revés foi justamente para o campeão, numa demonstração inequívoca de superação atribuída à inclusão social pelo seu técnico, Valdeci Rangel. “Foi uma das provas mais prazerosas das quais participei. Apesar de um pouco de receio natural por estar enfrentando atletas considerados normais, o Jonas aos poucos foi se soltando e mostrou suas principais virtudes, em exibição recheada de muita técnica, mesmo lutando fora de sua categoria, que reúne atletas de até 80 kg. Com certeza até o final do ano buscaremos mais conquistas”, contou o treinador e professor de Jiu Jitsu há quase duas décadas e é responsável pelo projeto SDR (iniciais de Saindo da Rua), destinado a

fabio menezes

divulgação

8

São João da Barra

população do açu ganha hoje iluminação pública e água potável • geral P•3

carlos grevi - agência ururau

relatório revela que salinização continua na localidade do açu

apoio ao esporte Subsecretaria de Esportes de SJB prestigia Jiu Jitsu e acredita em novas conquistas ainda em 2013

crianças entre 4 e 14 anos, e que tem o apoio da subsecretaria de esportes de São João da Barra. Ainda em setembro, a cidade estará presente em mais uma competição de alto nível. Trata-se da Copa Muriaé que, a partir do próximo dia 28, será disputada no interior mineiro tendo a presença de competidodivulgação

felipão está escolhendo elenco para partida de sábado

res de todas as partes do Brasil. Feliz com as plenas condições oferecidas para que os atletas sanjoanenses rendam a contento, o também instrutor Jean “Casquinha” atribui o sucesso da modalidade ao apoio e parceria com o órgão. “Somos todos muito gratos pelo que nos é oferecido e tam-

bém por estarem sempre abertos às nossas necessidades visando implementar ainda mais qualidade ao nosso trabalho e ao projeto. Vamos honrar as tradições da cidade no esporte e retribuir tamanha confiança que é depositada no projeto e buscar resultados ainda mais expressivos”, garantiu.

Felipão faz terceiro teste para posição de Hulk Depois de Bernard e Alexandre Pato, o técnico Luiz Felipe Scolari promoveu o terceiro teste para a posição de Hulk na Seleção Brasileira, visando o amistoso contra a Austrália, no próximo sábado, em Bra-

sília. Resgatado depois de um período afastado por uma polêmica dispensa por lesão, Ramires foi observado aberto pela direita em atividade em meio-campo do Centro de Capacitação Física dos Bombeiros.

Felipão começou a penúltima atividade com a seguinte formação: Júlio César; Maicon, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo e Paulinho; Ramires, Oscar e Neymar; Jô.

Documento vazado da LLX estaria revelando que problema com alto índice de sal na água e solo do 5º distrito continua, embora a LLX declare que ‘situação está controlada’. • geral 4 e 5 acidente fatal no superporto

posição de hulk em jogo

vice na copa ciclone no rio

Operário morre após Scolari faz terceiro Jiu-Jitsu de SJB queda de 32 metros teste para o elenco brilha no Leblon • coluna P•6

• geral P•3

• esportes P•8

• esportes P•8


Solução

SHERLOCK Nas BaNcas e Livrarias

www.coquetel.com.br

não consegue convencer Pilar a tirar a filha da clínica psiquiátrica. Félix provoca Edith. Márcia não aceita que Valdirene se case com Carlito. Perséfone sofre ao arrumar seu quarto. Patrícia flagra Guto com uma mulher em seu apartamento. Silvia conta para Michel que está com um nódulo no seio. Paloma é forçada a tomar sua medicação e aparece dopada na frente de Pilar, Bernarda e Félix. Bruno pensa em visitar Paloma. Félix marca de se encontrar com Jacques para conseguir provas contra César. Bruno se desespera ao ser impedido de ver Paloma e vai com Bernarda até a casa de Lutero pedir ajuda. Maristela tenta converter Valdirene. Márcia pega dinheiro com Atílio. Valdirene encontra Vanderlei no hospital. Joana flagra Perséfone sonolenta cuidando de Ciça e a repreende. Lutero leva Bruno para conversar com César.

VE

APRENDA A PENSAR COMO

E

Paloma é levada para o seu quarto inconsciente. Aline sugere ter um filho com César. Félix se vangloria por ter internado Paloma. Bernarda

53

N I N O

amor à vida l GLOBO l 21h

BANCO

T O R

(20/2 a 20/3)

to de Bento. Amora ameaça se vingar de Giane. Giane e Caio terminam o namoro. Lara provoca Amora. Bento decide deixar a festa, mas Malu pede para conversar com ele. Cardoso obriga Érico a comemorar o sucesso de sua campanha. Irene vê Bárbara ofendendo Malu e a enfrenta. Vitinho filma Kevin, Dorothy e Luz cuidando de Bárbara. Giane e Silvério se preocupam com Fabinho. Amora fica frustrada na casa de Bento. Damáris conta para Wilson que ela acabou com seu romance com Lívia. Érico discute com Verônica ao chegar em casa. Amora se surpreende quando Bento não cede à sua chantagem.

Giane não consegue acabar com o casamen-

(?) Fleming, criador do 007 (Lit.)

J

Peixes

Resumo das Novelas

sangue bom l GLOBO l 19H

Vírus mortal surgido na África (1976)

F I

Em relação ao amor e a filhos o dia hoje pode suscitar mal-entendidos, aquariano. Respeite o pensamento alheio e será respeitado também. Ser flexível é o diferencial. Dia que favorece atividades criativas e recreativas.

Dia em que tende a estar mais dispersivo e desatento, sendo difícil focar a energia. Questões familiares pedem um olhar mais flexível. Não é dia de decisões sobre casa e imóveis. O momento não é de iniciar, mas de finalizar pendências.

Dionísio chama pela cigana ao ver Aurora, parecendo sofrer uma alucinação. Manolo avisa a Samuel que Aurora conseguiu instalar o aparelho de escuta no telefone de Dionísio. Cassiano e Duque festejam o veio que encontraram na mina e se declaram ricos. Quirino vai ao Flor do Caribe e dança com Nicole. Guiomar ameaça contar o que sabe sobre a verdadeira identidade de Dionísio. Ele avisa a Otto que foi descoberto por Manolo e Aurora, e pede ajuda para sair do país o mais rápido possível. Alberto ouve escondido a conversa do avô com Otto.

Agir como o artista de vanguarda Material de panelas Estrondoso

(21/1 a 19/2)

Evite hoje tomar decisões que envolvam a carreira. A Lua está fora de curso, virginiano. Pode surgir dúvidas em relação ao que quer empreender e ao que precisa ficar para trás. Procure relaxar. O dia desfavorece questões objetivas.

FLOR DO CARIBE l GLOBO l 18H

A “casa” do boêmio

U R A N O

(23/8 a 22/9)

Está + aí

O P A C O

Virgem

Coulomb (símbolo) Além do mais

I

Hoje pode haver uma maior dificuldade na comunicação e na interação com as pessoas. Dia que pede observação. Não é favorável para iniciar algo ou para assinar contratos. Pode haver divergências com amigos e grupos.

Aquário

Rota, em espanhol Ceifa; corte

P

odiariosjb@gmail.com

(21/7 a 22/8)

(?) falho: revela um desejo oculto

R E T

Fale conosco: odiariosjb@gmail.com

Leão

(22/12 a 20/1)

Dia desfavorável para resoluções de trabalho e assinaturas de documentos importantes. A saúde deve vir em primeiro lugar, pois sem ela não há energia para superar desafios. Reflita sobre o que pode dar mais qualidade a sua vida.

Formato do palito Retórica (abrev.)

R E C U R V A R

www.odiariodecampos.com/ saojoaodabarra

Mande sugestão, crítica ou denúncia para o endereço:

Conceda-se uma pausa, um tempo necessário para repor suas energias, canceriano. Com a Lua, seu regente, fora de curso, você pode se sentir confuso, inquieto. Silencie a mente. Meditação, contemplação, arte e espiritualidade.

Capricórnio

Maior ilha da baía de Todos os Santos Furacão que atingiu os EUA em 2011

Marília (?), atriz de “Pé na Cova” (TV)

A E L N O D A E L M O I M C A O R C I A

J. Capella – Av. Rio Branco, 173 Centro - Rio de Janeiro – RJ Tel: (21) 2262-8116

• Carla Flávia R. Barreto

(21/6 a 20/7)

Ser flexível e ouvir os outros pode evitar problemas nos relacionamentos sagitarianos. Hoje há a tendência a confusões, que nada mais são do que dificuldades de comunicação.

Vigário Regina Volpato, jornalista

Pedra de lagar Término; conclusão

A L

Editora

Câncer

(21/11 a 21/12)

O Poeta da Vila Ácido venenoso

A T O

Representantes no Rio e São Paulo:

• Hélio Cordeiro

O Diário agora é seu canal de comunicação em São João da Barra.

Em seu signo a Lua se encontra fora de curso e você tende a se sentir desorientado. Evite se basear apenas na lógica e na razão. A sensibilidade e a emoção falam mais alto hoje.

Sagitário

Madeira de lei Universidade católica

P E R A

CNPJ 04.853.257/0002-28

Rua Carlos de Lacerda, 13 – Centro Campos dos Goytacazes – RJ Tel: (22) 3054-4200

Diretor de Jornalismo

(21/5 a 20/6)

Dia que desaconselha negócios, início de projetos, intervenções cirúrgicas e questões práticas. Profundas reflexões sobre os sentimentos e desejos escorpianos e sobre intimidade. Hoje é um dia ideal para se conceder uma pausa.

O

PH Gomes Editora Ltda.

• Depto. Comercial/ Assinaturas (22) 3054-4200

Gêmeos

(23/10 a 21/11)

Lábio (?), deformidade facial congênita

O

São João da Barra

montagem e produção de Grupos Geradores e Propulsores Azimutal no Superporto do Açu. Esta é a primeira unidade industrial brasileira, após décadas de atuação no Brasil. A unidade ocupará uma área de 29.300 m² no canal do TX2 e também irá oferecer soluções e serviços nas áreas de energia e propulsão marítima. O contrato terá a duração de 30 anos, renováveis por mais 30 anos. A Wärtsilä é uma empresa finlandesa, líder global no fornecimento de motores e prestação de serviços para navios e usinas termelétricas. Atualmente com 600 funcionários no Brasil, a Wärtsilä já projetou e construiu 25 usinas no país, ultrapassando a marca de 2,4 GW de potência instalada. Na área naval, a companhia tem no Brasil base instalada com capacidade superior a 800 MW em mais de 200 navios e embarcações.

Dia em que devem ser evitadas negociações, pois a Lua está fora de curso no setor material. Reflita sobre os seus valores mais importantes e como eles estão além da segurança e da matéria.

Escorpião

Condutor; Música de Rita Lee e portador Roberto de Carvalho Pai de Cro- Peculiar a determinanos (Mit.) Acalento da região

S

Em meio as notícias nada otimistas com relação as obras do Superporto do Açu, representantes da empresa Wärtsilä Brasil estiveram na última quarta-feira (4) no gabinete do prefeito Amaro Martins, o Neco e anunciaram o início das obras da nova fábrica do grupo. As obras vão gerar entre 200 e 300 empregos diretos e tem um investimento total previsto em torno de R$ 50 milhões. O prazo para conclusão dos trabalhos é de um ano. O diretor da Gercon, empresa responsável pelas obras, Luiz Alberto Rangel informou que a corporação vai dar preferência a mão de obra local, atendendo pedido do prefeito. “Nas próximas semanas vamos iniciar as obras e queremos preferencialmente contar com a mão de obra sanjoanense”, disse. A Wärtsilä Brasil assinou contrato para instalação de uma planta de

(21/4 a 20/5)

© Revistas COQUETEL 2013

Reforço ao Nome da aluno fora 22ª letra da escola do alfabeto Inclinar Embaçado

I A N

Seria uma luz no fim do túnel?

Touro

Questões relacionadas a viagens, estudos e justiça não estão beneficiadas hoje, libriano. Sensação de confusão, que deve ser dissipada com uma postura mais observadora e contemplativa.

Ligação da França com a Inglaterra

O

Depois de contar com nomes de peso no parlamento estadual como Ernesto Barreto, João Coelho e Alberto Dauaire que foi deputado estadual pelo município por sete mandatos consecutivos. Desde 1995 que o município luta para voltar a ter um representante da terra.De lá para cá,conquistou no máximo até hoje a primeira suplência de deputado estadual com Betinho Dauaire em 2006. Agora a cidade em 2014 ainda enfrenta dificuldades para realizar um sonho de ter um representante “nativo”, por uma série de fatores somado ao pequeno colégio eleitoral. A Pré-candidata do PMDB, ex-prefeita do Município Carla Maria Machado dos Santos esta sub judice com um processo que poderá provocar a sua inelegibilidade fazendo com que mesmo sendo candidata, os votos que venha a receber, não tenham validade. Diante desses fatos, a esperança do município a voltar a ter um representante nativo, dependerá do advogado Bruno Dauaire em aceitar o convite da deputada Clarissa Garotinho, que voltou na última reunião à incentivar o jovem politico a a ser candidato e fazer a dobradinha com ela . Apesar de setembro ser um mês quente para as candidaturas do ano que vem muita agua ainda irá rolar nas definições politicas de São João da Barra.

A Lua está fora de curso, desfavorecendo as questões objetivas e enaltecendo a subjetividade ariana. Os gestos afetuosos falam mais forte do que as palavras. Um dia para refletir.

(23/9 a 22/10)

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

B A R

Advogado

(21/3 a 20/4)

Libra

C I A N U R E T O

Betinho Dauaire

Áries

Passatempo

A G

secom - pmsjb

145ª. Delegacia Legal/SJB (22) 2741-1314 Câmara Municipal (22) 2741-1301 Prefeitura Municipal (22) 2741-7878 Pronto Socorro (22) 2741-1818 Santa Casa (22) 2741-1272 CEDAE (22) 2741-1056/2741-1401 Correios (22) 2741-1244 Retiro São João Batista (22) 2741-1401 Secretaria Municipal de Saúde (22) 2741-4175 Posto de Urgência (PU) Barcelos (22) 2741-5432 Posto de Urgência (PU) Mato Escuro (22) 2721-1038 PU – SJ da Barra (22) 2720-4055 Unidade M. de Saúde – Açu (22) 9946-6817 Unidade M. de Saúde – Cajueiro (22) 2741-5750 Unidade M. de Saúde - Atafona (22) 2741-2718 Unidade M. de Saúde – Grussaí (22) 2741-3504 Unidade M. de Saúde – Sabonete (22) 2721-1057 Fórum Municipal (22) 2741-1644 Disque Entulho (22) 2741-1511 Meio Ambiente (22) 2741-7878 R: 322 Guarda Civil Municipal 153 Defesa Civil Municipal 199 Corpo de Bombeiros 192 Polícia Militar 190

HORÓSCOPO

S E G A

SJB e a vontade de eleger um deputado

TELEFONES ÚTEIS SÃO JOÃO DA BARRA

7

| São João da Barra | sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A U L A P A R T I C U L A R

Colunão

Artigo

Entretenimento

F

Opinião

| São João da Barra | sexta-feira, 6 de setembro de 2013

4/ruta. 5/ebola — irene. 8/endêmico. 9/fragoroso.

2

rede globo


6

Coluna Social

| São João da Barra | sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Força: característica marcante dos guerreiros. Fé: característica essencial de todos os vencedores! Thalita Gonçalves

Fatos & Relatos

• É bom a galera já ir se ligando aqui nessa vibe que promete tremer São João da Barra: Vem aí o “Eletro Vibe” a sua festa eletronica no Vento Ventania com o Dj JP. Neto. Em breve aguardemmm!!! • E por falar em vibe, se liga nessa: Foi dada a partida e não tem outro comentário nas rodinhas dos “Liceístas” que não seja sobre a “15ª Edição do Broto Liceísta 2013” que acontecerá no dia 18 de outubro pelo Parque Aquático do Americano. Nas proximas edições falaremos muito maissss!!! • Na última quarta feira, tivemos dois aniversariantes pra lá de gente boa e o nosso espaço jamais poderia deixar de registrar aqui o nosso “Parabéns” a essa dupla que temos uma carinhos muito especial. Felicidades para ambos: Rosália Pacheco e Kauê Pacheco. • Hoje a noite será com ele: Rodrigo Santos do Barão Vermelho, que se apresentará as 22horas no Bola da Vez em Atafona e o evento contará também com a participação do “Acusticodrive”. Ingressos: SJB – Caty Presentes, Atafona- Shopping do Churrasco e Grussaí – Casa Nova Presentes. Realização Equipe Treme Terra Eventos e Bola da Vez de Atafona, Sucesso para vocês meninosss!!! • Sábado (7) e domingo (8) rolará pela cidade de Cardoso de Moreira, uma exposição super bacana gentemmm!!! Varios opaleiros estarão expondo vários opalas, desde o seu inicio até a modernidade, ou desde os primórdios até hoje em dia. O evento já conta com o total apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Cultura e Turismo. Lembrando que o evento terá shows de rock e aquela churrascada. Já estou sentindo o bafão do evento daqui.

fotos: divulgação

Continuação do Projeto Vivarte

Os amigos Roberta e Oziel Gomes junto ao vocalista da banda Detonautas Tico Santa Cruz

MIKABARRA – AMANHÃ

Tudo preparadíssimo para acontecer a maior micareta sanjoanense, é isso mesmo, a hora é essa, pois sábado a nossa city viverá mais uma noite dessa micareta que é boa demais: “MIKABARRA 2013” e a TURMAA!!! já anda fazendo o PRÉ – MIKABARRA, pois essa folia contagia a geral, digo a toda família, onde a sua maior marca é a alegria e a folia dentro da mais perfeita união e você que ainda não garantiu o seu lugar nessa festa, presta bem atenção pra depois não sair por aí chorando pelos cantos, então vá e garanta logo o seu lugar e abra as suas asas e solte as suas feras e caia na gandaia, então vamos correr para ninguém ser barrado nessa folia que acontecerá no Clube Ô Chinês . Ponto de vendas: – Loja Armonia – SJB, Art-Pel – Atafona, Banca do Ninil – Grussaí e Banca do Coliseu – Campos. E fazendo geral sai do chão estarão: As Absolutas e Os Amantes(ambos da Furacão 2000), na área de Dj’s eles Jocimar Pereira e Everton(Capital Fm) e no palco as bandas: Samba Point, Paulinho Badaloka, Copo Cheio, Pepinho e Ygor Ferraz e Banda Me Puxa. Aff.. É Salvador invadindo SJB.

Como foi relatado aqui por mim em outra edição que daria a continuação sobre a data e local de realização deste projeto, aqui está: hoje sexta-feira, às 18h, Praça de São Pedro / dia 7, sábado, às 18h, Praça de Cajueiro / dia 8, domingo, às 15h, Caetá / dia 12, quinta-feira, às 18h, Praça São Benedito / dia 13, sexta-feira, às 18h, Praça Bairro de Fátima / dia 14, sábado, às 18h, Praça Barcelos / dia 15, domingo, às 15h, Barra do Jacaré / dia 19, quinta-feira, às 18h, Praça Bairro de Fátima / dia 20, sexta-feira, às 18h, Praça Nova São João da Barra / dia 21, sábado, às 18h, Praça de Degredo / dia 22, domingo, 9h30, Cazumbá / dia 26, quinta-feira, 18h, Praça da Boa Morte / dia 27, sexta-feira, 18h, Praça Nova da Chatuba / dia 28, sábado, 14h, Vila Esperança / dia 29, domingo, 18h, Praça São João Batista / dia 03-10, quinta-feira, 18h, Praça São Pedro / dia 0410, sexta-feira, 18h Praça Bairro de Fátima / dia 05-10, sábado, 14h, Praça do Outro Lado da Lagoa / dia 06-10, domingo, 18h, Praça São João Batista. Agora é se ligar e marcar presença valeuuu!!! Por aqui vou ficando desejando a você um final de semana de muita “Paz e Saúde”. Fique com Deus e até a próxima edição.

Gato do Dia Anderson Silva

Parabéns para eles Rosália e Kauê Pacheco

Geral

| São João da Barra | sexta-feira, 6 de setembro de 2013

3

Açu ganha hoje iluminação pública e água Benefícios atendem reivindicações antigas de famílias que moram na praia sanjoanense divulgação

Da Assessoria

Mais de 500 metros de extensão de rede elétrica de iluminação pública serão entregues no início da noite de hoje (6), às 18h, na Rua Maria Clarinda localizada na praia do Açu. As instalações serão oficialmente entregues pela prefeitura de São João da Barra através da secretaria de Obras, com rede dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), trazendo segurança e conforto para a população. De acordo com o secretário de Obras, Alexandre Magno o serviço executado em 60 dias, recebeu 89 postes de concreto com luminárias de 250 w, quatro transformadores de 30KVA, quatro de 45 KVA e quatro de 75KVA. “A nossa intenção, além de beneficiar os moradores de uma das principais vias do Açu, foi de aumentar a oferta de energia para a creche e o posto de saúde que será inaugurado em breve e também energizar o sistema de abastecimento de água potável para atender uma parcela da população” declarou. “No trecho de aproximadamente 18 km de tubulação cerca de 450 famílias serão beneficiadas com a obra realizada como contrapartida

iluminação pública é uma antiga reivindicação das inúmeras famílias que moram na praia do Açu, no litoral sanjoanense pela OFX, levando água potável para área Norte do Açu”, comentou o secretário acrescentando que para atender esse projeto foi necessário abrir um poço profundo de 230 metros onde trabalhará uma bomba de 20 cavalos e um reserva-

tório de 200 mil litros acoplado a duas bombas de 10 cavalos. Água – Durante a solenidade, o prefeito Neco também vai fazer a entrega de 2.700 metros de extensão de tubulação de água potável interligada na rede existente da CEDAE,

que vem beneficiar mais de 80 famílias residentes na área Sul do Açu. O secretário Alexandre lembra que os moradores devem fazer o pedido de ligação da rede domiciliar junto a Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae).

Operário morre ao cair de uma altura de 32 metros no Superporto Um operário que prestava serviços nas obras do Superporto do Açu, em São João da Barra, morreu na tarde de ontem após sofrer uma queda de mais de 30 metros, o equivalente a um prédio de 10 andares. Fiscais do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e Mobiliários (Sticoncimo) estiveram no local e apuraram que o líder de montagem Carlos Manoel da Silva, 29 anos, estava em cima de um galpão realizando montagem de telhados com cinto de segurança,

mas que não teria engatado o mesmo no cabo guia, provocando a própria queda. Carlos foi socorrido para o posto de saúde da localidade de Mato Escuro com múltiplas fraturas pelo corpo, mas faleceu no caminho. O acidente aconteceu por das 16h45. O corpo foi removido pelo Rabecão do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) para o Instituto Médico Legal (IML). Segundo o presidente do Sticoncimo, José Carlos Eulálio, a vítima era natural do Ceará e esta-

va trabalhando nas obras do Porto há pouco mais de seis meses. Eulálio informou ainda que vai entrar com processo criminal contra a empresa Technip por não ter informado ao sindicato a quarteirização da empresa M.T.J. Construções, que admitiu Carlos. Eulálio disse também que obteve dificuldades de obter maiores dados com a Technip sobre a morte do operário. “Só consegui algumas informações concretas através dos fiscais do sindicato que acompanharam todo o proces-

so”, revelou. No entanto, em nota, a Flexibras, fábrica de tubos flexíveis do Grupo Technip, informa que Carlos era operário de uma empresa subcontratada da prestadora de Serviços Açotec, e que ele caiu de uma altura de aproximadamente 20 metros. A Flexibras esclarece ainda estar solidários à família do operário, e a empresa está dedicando recursos e esforços para apoiar a Açotec e autoridades na investigação das causas do acidente.


4

Geral

| São João da Barra | sexta-feira, 6 de setembro de 2013

| São João da Barra | sexta-feira, 6 de setembro de 2013

5

salinização de água e solo no 5º distrito de sjb vira polêmica Jornal do Brasil publica relatório vazado do Grupo LLX revelando que problema persiste; a empresa contesta declarando que situação está controlada fotos: carlos grevi - ururau/folhapress - daniel mareco

Kheylla Thederich

Matéria do Jornal do Brasil (JB), na edição da última quartafeira (4), causou polêmica, após publicação de documento elaborado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), encomendado pela LLX, que teria vazado, revelando que persiste a salinização no 5º distrito de São João da Barra (SJB). O problema foi provocado devido às obras de construção do Superporto do Açu, que além da LLX, tem como responsável a OSX, empresas do Grupo EBX, do empresário Eike Batista. A LLX contesta o JB, alegando que o documento do IFF é antigo e que a situação no 5º distrito está controlada. Na publicação do JB, o relatório do IFF diz que “55 propriedades próximas ao empreendimento apresentaram solos com níveis cítricos de fertilidade, o que pode causar dano à plantação e ainda foi constatado um processo de salinização e sodificação em algumas delas”. Em outro trecho, a matéria cita que “das 55 amostras de água coletadas, 10,9% estavam fora do padrão normal para fins de irrigação, referente ao parâmetro de condutividade elétrica” e “aproximadamente 33% dos pontos de coleta de solo apresentaram caráter sódico em pelo menos uma das profundidades analisadas (0 a 60 cm), o que pode problema da salinização no 5º Distrito de São João da Barra chegou a ser atestado através de exames técnicos trazer prejuízos à agricultura”.

empresa LLX alega que situação em sjb está controlada Por meio de nota, a Assessoria da LLX informou que “o relatório mencionado pela reportagem do JB, é público, datado de maio deste ano, e foi apresentado a órgãos no Rio de Janeiro e em Campos dos Goytacazes. Participaram das apresentações, realizadas em junho e julho deste ano, representantes do Inea, IFF, Uenf, DRM, Secretaria de Meio Ambiente de SJB e Firjan

de Campos. Assim, ao contrário do que foi publicado, não houve vazamento de nenhuma informação. Importante ressaltar que este relatório apresentou resultados pontuais, coletados em março deste ano, e previa estudos posteriores. Estes estudos já foram realizados, sendo que o Parecer Técnico está em fase de conclusão e será apresentado ao Inea”.

A empresa também informou que “as empresas realizam monitoramento semanal dos índices de condutividade e salinidade do Canal do Quitingute, e os resultados são encaminhados semanalmente ao Inea. Este monitoramento comprova que já foram alcançados os índices estabelecidos como padrão para água doce em corpos hídricos, e que estão abaixo de 0,5 ‰

de salinidade, conforme estabelece o Artigo 2° da Resolução Conama n° 357/2005.” E que “a alteração do índice de salinidade do Canal do Quitingute foi pontual, prevista nos estudos de impacto ambiental, e agravada pela restrição de vazão do Canal decorrente de recentes obras civis realizadas por terceiros, além de outros pontos de assoreamento, seca e estiagem na região”.

Agricultores estão processando Eike, Cabral e BNDES Por meio de nota o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que “entre as medidas previstas estava a apresentação de um estudo para verificar os impactos sobre a agricultura da região do canal e que para tal a OSX contratou o IFF para este trabalho. O resultado deste estudo foi apresentado para representantes do Inea e outros órgãos em reunião realizada no dia 10 de julho de 2013. O estudo revelou que uma parcela das amostras do solo e da água do lençol freático raso não era de qualidade adequada para a atividade agrícola. Porém, não houve como relacionar estes resultados com o evento ocorrido em 2012 que provocou o aumento da salinidade. Além disso, a região apresenta características históricas de salinidade”. Audiência pública – Agricultores do local que foram afetados com as desapropriações estão processando o empresário, o governador do Estado, Sérgio Cabral e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Luciano Coutinho. Uma audiência pública estava marcada para hoje, para que os agricultores denunciassem o caso à Comissão de Direitos Humanos da Alerj, porém, a mesma foi adiada e ainda está sem data marcada. A assessoria do deputado Marcelo Freixo, presidente da Comissão e que marcou a audiência, foi procurada, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.

prejuízos Produtores rurais, desde o início do processo de salinização, acumulam perdas incalculáveis nas lavouras

Comissão de Valores Mobiliários vai abrir inquérito contra Eike Batista A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou ontem a abertura de inquérito contra Eike Batista e mais cinco diretores da OGX, além do empresário tunisiano Aziz Bem Ammar, na qualidade de conselheiro da empresa. Apesar de a CVM não informar sobre qual episódio se refere esse processo, nem em que data o evento ocorreu, a autarquia vai apurar possíveis irregularidades envolvendo a divulgação de informações da OGX. Sob pressão,

Eike Batista na tentativa de evitar um calote, junto aos seus credores, sendo o maior deles o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), já conseguiu levantar R$ 266,4 milhões com a venda de ações da OGX e poderá vender mais, o que diminuiria sua participação no capital social da empresa para menos de 50%. Caso não consiga evitar o calote, a única saída será a recuperação judicial. Não é só por meio da OGX que

o empresário busca captar recursos. Ações da empresa de estaleiros do grupo, OSX, também foram alienadas, segundo comunicado do dia 28 de agosto: uma fatia de 5,38%, que lhe rendeu aproximadamente R$ 15 milhões. Mas no caso dessa empresa, o objetivo seria capitalizá-la. Além disso, Eike vendeu o controle da MPX (energia) para a alemã E.ON, da LLX (logística) para a americana EIG, se desfez de ativos da própria OGX e da mineradora MMX e tenta

encontrar compradores para alguns negócios de companhias do grupo que não têm capital aberto. O Hotel Glória, da REX, está nessa lista. A suíça Acron negocia a compra do hotel por cerca de R$ 225 milhões, segundo a agência de notícias Dow Jones. Em julho, o grupo EBX foi considerado pela empresa de gestão de risco Kamakura, a terceira empresa do mundo com maiores ameaças de calote, cujo risco seria de 9,81%.


O Diário SJB 06/09/2013