Page 1

8

| São João da Barra | segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Esportes

reprodução

São João da Barra/RJ | segunda-feira, 2 de setembro de 2013 | Ano 01 | Número 85 | www.odiariodecampos.com.br/saojoaodabarra |

A-PDF Merger DEMO : Purchase from www.A-PDF.com to remove the watermark

SJB participa do ‘lidera rio’ na alerj

Município presente no lançamento de programa de incentivo aos esportes no Estado do Rio Fabio Menezes

O município de São João da Barra prestigiou, na manhã da última sexta-feira (30), o lançamento do programa Lidera Rio nos Esportes, no Auditório Andreia Zito, no Centro Administrativo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O evento contou com a presença do subsecretário municipal de Esportes, Adilson Almeida, e o gerente administrativo, Marco Telles. Tendo como primeiro palestrante o secretário de Esporte do Estado do Rio de Janeiro, André Lazaroni, a solenidade foi marcado por apresentações que enfatizaram a importância do esporte em parcerias com incentivos baseados em empreendedorismo e identificações de potencialidades na geração de renda, emprego e negócios. Com o objetivo principal de contribuir com os municípios fluminenses para que estes tenham condi- marcando presença Subsecretário de Esportes de SJB, Adilson Almeida e o gerente administrativo Marco Telles, na Alerj ções de aproveitar as oportunidades atuam no setor, o Lidera Rio nos Es- representantes de municípios de to- cimento esportivo de São João da de negócios geradas por eventos es- portes trará benefícios expressivos a das as regiões do Rio de Janeiro. A Barra siga em posição de destaque realidade de nossa cidade mostra em diversas modalidades, contando portivos (Copa do Mundo e Olimpí- São João da Barra e região. “Foram apresentações muito bem todo um potencial a ser explorado e, também com o incentivo de investiadas), bem como para o desenvolvimento das atividades desportivas e fundamentadas, com lastro científico, ao mesmo tempo, perspectivas cada dores específicos”, garantiu Adilson das micro e pequenas empresas que e tópicos que foram apreciados por vez mais favoráveis para que o cres- Almeida.

Campos abre inscrições para mais uma etapa da Corrida de Rua

Vão estar abertas a partir do meio-dia de hoje (2), no site minhasinscricoes.com. br, as inscrições para a 4ª etapa do Circuito de Corrida de Rua de Campos (Campos Run). A expectativa, segundo o idealizador e organizador do Campos Run, o diretor de Esportes de Alto Rendimento da Fundação Municipal de Esportes (FME), Marcos Almeida, é que as inscrições terminem em poucas horas, conforme nas duas últimas edições. “Portanto é necessário que os corredores literalmente corram para se inscrever. Pode ser que haja algum problema no site, como congestionamento, o que é normal, mas é preciso ter paciência. O ideal é que os interessados se inscrevam assim que as inscrições forem abertas. Os que não conseguirem se inscrever podem ficar despreocupados, porque, desde que estejam preparados, poderão participar. Afinal, este é um evento público”, afirmou Marcos Almeida.

O diretor da FME explicou que as inscrições são para controlar a entrega de kits com números e chips, para que a organização tenha o monitoramento dos resultados no final. “Serão disponibilizadas 300 inscrições para adultos e crianças. Lembramos que assim como na última etapa, nesta etapa, no ato da entrega dos kits, na véspera da prova, estaremos arrecadando latas de leite em pó, que serão doadas para projetos sociais”, informou Marcos Almeida. A 4ª etapa do Campos Run será realizada no dia 15 de setembro, um domingo, a partir das 8h. O percurso será de cinco quilômetros, na Avenida José Carlos Pereira Pinto, em Guarus, que recentemente recebeu uma ampla reforma da Prefeitura de Campos, bem como as Avenidas Nazário Pereira Gomes, também em Guarus; e a extensão da Arthur Bernardes, onde serão realizadas as próximas etapas do Campos Run.

divulgação

São João da Barra

• esportes P•8 divulgação

SEMANA DO PRODUTOR COM MAIS DE 50 CURSOS NA UENF

Entre temas abordados estarão: plantio e comercialização de açaí, técnicas para fabricação de linguiça além da criação de mexilhões e ostras. • geral P•3 órgão já em funcionamento

Hélio Cordeiro atletas devem garantir participação efetuando inscrições no site do evento

abertas hoje inscrições para quarta etapa do campos run 2013

• coluna P•6

comemorações pelo idoso

lançamento de projeto na alerj

Procon com uma Programação com S. João da Barra unidade em SJB eventos variados no “Lidera Rio” • geral P•4

• geral P•5

• esportes P•8


(21/7 a 22/8)

Um dia favorável aos leoninos, que tendem a se sentir mais confiantes e amáveis. O relacionamento com irmãos e pessoas próximas ganha uma energia mais afetuosa, de entendimento.

Virgem

(23/8 a 22/9)

Fase interessante para as finanças virginianas e para sentir-se mais valorizado em seus talentos. Benefícios em negociações, parcerias. Sinta-se merecedor de bênçãos. Para isso expresse seus dons.

Resumo das Novelas

Portadora da carteira de estudante

Capricórnio

Enseada pequena e abrigada

Começa agora um período de mais benefícios na vida profissional dos capricornianos. Maior facilidade de chegar a acordos e de se entender com chefes. Parcerias de trabalho estimuladas.

Ter (?) na agulha: ter recursos (pop.)

Pedra com propriedades adstringentes Trajei; vesti Ave insetívora

Cantora de “Crime”

Estado natal de Aluísio Azevedo (sigla)

Profeta que exortou à doação do dízimo na casa de Deus (Ml 3:10)

Aquário

(21/1 a 19/2)

Benefícios jurídicos e educacionais. Favorecimento para viagens e para novos horizontes. O contato com pessoas de outros países, ou em ambientes acadêmicos, estimulará os aquarianos.

BANCO

Forma da régua de desenho técnico Um dos evangelhos sinópticos

Tumor duro da pele A alegria da avó

Jogos e brincadeiras para as viagens ficarem mais divertidas

Peixes

(20/2 a 20/3)

NAS BANCAS E LIVRARIAS

Favorecimento financeiro, que deriva da capacidade de chegar a acordos positivos com todos. Parcerias e relações se aprofundam. Mas mostram a necessidade de transformações também.

Amora ameaça Malu para obrigar Madá a desistir de contar o que sabe sobre ela. Vitinho FLOR DO CARIBE l GLOBO l 18H demite Filipinho do seriado e Xande o consola. Guiomar se desespera ao ver Alberto Lucindo se recusa a levar Gládis ao Templo da desacordado sobre a cama. O delegado Purificação. Fabinho fica com medo de Giane manda prender Dionísio e apreende seu denunciá-lo e foge sem ouvir o que ela tem a passaporte. Guiomar pede ajuda a um dizer. Filipinho decide viajar para fora do Brasil. psiquiatra para tratar de Alberto. Ciro e Natan lamenta ter perdido Verônica. Verônica Mila ficam noivos. Eric consegue o habeas percebe Cléo acenando para Érico e fica enciucorpus para Dionísio, mas avisa que o mada. Renata comemora ao saber que Érico empresário ficará em prisão domiciliar. se desentendeu com Verônica. Bento aceita Alberto desperta do surto e age como se se casar com Amora. Wilson convida Renata e nada tivesse ocorrido. Nicole confessa a Vinny para serem padrinhos de seu casamento. Vivi e Nina que está apaixonada por QuiVerônica manda flores para Érico. Fabinho liga rino. Dionísio deixa o disco voador, dado para Irene, mas Plínio não o deixar falar com por Candinho, cair no chão. Candinho se ela. A Toca do Saci é invadida, e Madá acusa apavora. Amora.

Esaú (Gn 36:8) Reter; deter Parte da ferradura

(22/12 a 20/1)

SANGUE BOM l GLOBO l 19H

Aluga Torre que afrontou ao Senhor

www.coquetel.com.br

AMOR À VIDA l GLOBO l 21h Paulinha se recusa a seguir a trilha com Ninho e Alejandra. Bruno e Ninho brigam, e Paloma tenta intervir. Alejandra ameaça jogar Paulinha de um precipício. Rafael se recusa a conversar com Félix sobre um possível divórcio entre seus pais, e ele decide pedir ajuda a Silvia. A advogada pede para fazer uma consulta com Glauce. Márcia decide continuar com o processo contra Atílio, ao saber que ele mantém relações com Gigi. Bruno e Paloma resgatam Paulinha. Márcia tenta encontrar alguém para entrar com Valdirene na igreja. Perséfone resolve emprestar o apartamento para Michel e Patrícia. Félix pensa em como conseguir provas da traição de César. Bruno pede Paloma em casamento. .

9

Solução

U U

Leão

(21/11 a 21/12)

A Lua em seu signo e o Sol em Leão estimulam a vitalidade e a confiança dos sagitarianos. O ingresso de Vênus em Libra favorece as relações de amizade, a vida social, a participação em grupos.

Contudo; todavia Vala; fosso

A Princesinha dos Sertões Floresta

B

Benefícios nas questões familiares, associadas à imóveis e à vida privada dos cancerianos. Talvez caiba a você a harmonização do lar, dos familiares. Melhores condições domésticas.

Agência de inteligência (EUA)

Unidade astronômica (sigla) Jordão e Nilo Filho mais novo de Jacó e Raquel (Gn 35:22-24) Noções básicas de uma ciência

Sagitário

Osman Lins, dramaturgo e escritor

C

odiariosjb@gmail.com

(21/6 a 20/7)

Fase de muitas reflexões sobre amor e relacionamento, com a passagem de Vênus pelo signo anterior. Nos próximos dias perceberá as alianças e parcerias que realmente tem valor para você.

“Até no (?) o coração sente dor” (Pv 14:13)

Nome verdadeiro de Abednego (Dn 1:7)

I O N

Mande sugestão, crítica ou denúncia para o endereço:

Câncer

(23/10 a 21/11)

I

Fale conosco: odiariosjb@gmail.com

• Hélio Cordeiro

www.odiariodecampos.com/ saojoaodabarra

Favorecimento para as questões amorosas e que envolvem filhos e criatividade, geminiano. O planeta Vênus passa a atuar em Libra, indício de benefícios emocionais.

Escorpião

Louvado seja o nome do Senhor

E

Diretor de Jornalismo

• Carla Flávia Rangel Barreto

(21/5 a 20/6)

Personagens de parábola de Jesus sobre o reino dos céus (Mt 25:1)

Surgirão para tentar Golfinhoenganar os escobranco lhidos A ligação (Zool.) (Mt 24:24) química como a que forma o cloreto de sódio

Selvagem

Z A Q U E U

Tel: (22) 3054-4200 • Depto. Comercial (22) 3054-4200

Editora

Gêmeos

Boa notícia aos librianos: o planeta Vênus passa a atuar em seu signo. Beleza, arte, sensibilidade. Momento em que o carisma fica evidenciado e você se sente mais amado e valorizado.

© Revistas COQUETEL 2013

Publicano que abri- Está bem! gou Jesus (bras.) (Lc 19:5)

D

Rua Carlos de Lacerda, 13 – Centro Campos dos Goytacazes – RJ

Representantes no Rio e São Paulo: J. Capella – Av. Rio Branco, 173 Centro - Rio de Janeiro – RJ Tel: (21) 2262-8116

O Diário agora é seu canal de comunicação em São João da Barra.

Mudança no movimento do seu planeta regente Vênus, indica foco no trabalho e na saúde, taurino. Desejará mais beleza no cotidiano e isso significa trabalhar com mais amor e criatividade.

Cego curado por Jesus (Mc 10:46-52)

S B I M E L E L V U I R G C I A O S L O C A A V A

CNPJ 04.853.257/0002-28

Em função da falta de cumprimento dos horários e itinerários, o prefeito de São João da Barra, José Amaro de Souza (Neco) determinou ao secretário de Transportes, Mário Rocha Filho que notificasse a empresa que presta serviço ao Transporte Público Coletivo Municipal, a Sanjoanense Campostur, que só repassará o subsídio quando todas as linhas e horários estiverem atendendo bem a todos os usuários, conforme o que prevê a licitação. “Entrei em contato com a direção da empresa, que concordou com as condições propostas pelo prefeito. Eles informaram que a partir de quinta-feira (29), todas as linhas estarão funcionando totalmente. Caso não seja cumprido, permanecerá a determinação do senhor prefeito”, informou Mário Rocha Filho.

(21/4 a 20/5)

www.coquetel.com.br

F A L S O S P R O F E T A S

PH Gomes Editora Ltda.

Subsídio só depois de cumprir determinação

Touro

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

(23/9 a 22/10)

M A A T E A D O U M S E T I A

São João da Barra

secom - pmsjb

O planeta Vênus ingressa o signo de Libra, ressaltando a necessidade de acordos nas parcerias e relações. Os relacionamentos ficam favorecidos. Ninguém está na sua vida por acaso, nativo de Áries.

Libra

A N U

Ando às tontas com a conjuntura brasileira. Na economia, os índices lembram uma gangorra. Os investidores trafegam em areia movediça. O Banco Central, frente ao dólar, lembra meu avô com seu cão Nero. Preso no quintal, este se inquietava quando à casa se aproximava uma visita. Os latidos prenunciavam a abertura do portão. Tão logo meu avô dava as boas vindas ao visitante, Nero, assanhado, livrava-se da coleira que o prendia ao canil e avançava sobre o estranho. Meu avô cobria o animal de safanões, desdobrado em desculpas. A trégua era pouca. De novo, vinha Nero acelerado, rosnando, avançando sobre o estranho que lhe despertava o ciúme. O dólar sobe, o Banco Central se empenha em abatê-lo, os investidores estrangeiros dão sinais de abandonar o barco Brasil, o governo acena com benesses e discursos otimistas. Como denunciou o papa Francisco, se a Bolsa cai, acende-se nas elites o alarme da inquietação. O ouro transformado em pó de mico. Se, em consequência, a miséria aumenta, quem se importa, exceto os que não têm ações e sofrem a fome? Dois pontos a menos na Bolsa causam mais preocupação na mídia que duas mil pessoas levadas à morte por dia por falta de nutrientes básicos. Enquanto a economia navega ao sabor de ventos imprevistos, o governo se arma de medidas “contracíclicas” a fim de manter acorrentado o dragão da inflação. Como meu avô se esforçava com Nero. “Qualquer desatenção, faça não. Pode ser a gota d’água”, alerta Chico Buarque. Tudo de olho nas eleições de 2014, o Norte que imanta a bússola Brasil. Pior que um bando de vândalos sair pelas ruas quebrando o patrimônio público e privado é usar recursos públicos para alimentar a ganância insaciável da especulação financeira e dos que mamam nas tetas do Estado graças às licitações fajutas e às obras faraônicas onde a corrupção grassa sem que os olhos da fiscalização enxerguem e o braço da punição alcance.

divulgação

Líderes de bancadas partidárias na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), alguns deputados estaduais, entre eles Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB), Clarissa Garotinho (PR) e Paulo Ramos (PDT) solicitaram ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a intervenção da Polícia Federal nas investigações sobre o desaparecimento do pedreiro Amarildo de Souza da comunidade da Rocinha. O conteúdo do ofício encaminhado pela Alerj na última quinta-feira (29), justifica o pedido de mudanças nos rumos das investigações, pela crise instalada no Governo do Estado na área de segurança pública, geradas pelos fortes indícios de envolvimento de policiais da UPP em crimes de tortura e mortes na comunidade e pelas divergências entre delegados responsáveis pelos casos. O documento foi fundamentado no artigo 144 da Constituição, que trata da competência da Polícia Federal em infrações com repercussão internacional.

(21/3 a 20/4)

O L A C

Deputados querem intervenção da PF

Escritor

Áries

Q

Frei Betto

145ª. Delegacia Legal/SJB (22) 2741-1314 Câmara Municipal (22) 2741-1301 Prefeitura Municipal (22) 2741-7878 Pronto Socorro (22) 2741-1818 Santa Casa (22) 2741-1272 CEDAE (22) 2741-1056/2741-1401 Correios (22) 2741-1244 Retiro São João Batista (22) 2741-1401 Secretaria Municipal de Saúde (22) 2741-4175 Posto de Urgência (PU) Barcelos (22) 2741-5432 Posto de Urgência (PU) Mato Escuro (22) 2721-1038 PU – SJ da Barra (22) 2720-4055 Unidade M. de Saúde – Açu (22) 9946-6817 Unidade M. de Saúde – Cajueiro (22) 2741-5750 Unidade M. de Saúde - Atafona (22) 2741-2718 Unidade M. de Saúde – Grussaí (22) 2741-3504 Unidade M. de Saúde – Sabonete (22) 2721-1057 Fórum Municipal (22) 2741-1644 Disque Entulho (22) 2741-1511 Meio Ambiente (22) 2741-7878 R: 322 Guarda Civil Municipal 153 Defesa Civil Municipal 199 Corpo de Bombeiros 192 Polícia Militar 190

Passatempo

HORÓSCOPO

A L U N A

Brasil e Nero

TELEFONES ÚTEIS SÃO JOÃO DA BARRA

7

| São João da Barra | segunda-feira, 2 de setembro de 2013

R T A A Z V A R I I A B S A B M E L M A L

Colunão

Artigo

Entretenimento

B B E A N J P A M I M

Opinião

| São João da Barra | segunda-feira, 2 de setemrbo de 2013

4/ansa — edom. 6/beluga — iôncia. 7/azarias.

2

rede globo


6

Hélio

Cordeiro

heliocordeirog@gmail.com

M

inistra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Laurita Vaz acaba de conceder liminar, em representação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), “determinando imediata retirada de site na internet que enaltece a imagem do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, como eventual candidato à Presidência da República em 2014”. Julga que há, no caso, propaganda eleitoral antecipada (o site estava disponível para acesso desde outubro de 2012). É pedida também aplicação de multa, em seu valor máximo (R$ 25 mil), a cada um dos acusados, por prática de propaganda eleitoral antecipada (o artigo 36 da Lei das Eleições determina que a propaganda eleitoral somente seja permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição). No entanto, não há punição declarada para Barbosa, diferente da maioria das decisões em casos semelhantes. Das três, uma: corporativismo, “dois pesos e duas medidas” ou criação de jurisprudência.

COR DE ROSA

O portal Brasil 247 destaca: “Mantega prevê um 2014 cor de rosa para Dilma”. Tivesse dito isso no período de campanha eleitoral do ano passado, provavelmente o ministro da Fazenda, Guido Mantega, estaria sendo acusado de usar argumentos do governo federal na campanha da prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, à reeleição. Que coisa!

SEM RESPOSTA...

Detento utilizando celular e fazendo postagens na rede social de dentro da cadeia não é novidade no Estado do Rio de Janeiro. Nem em outros estados brasileiros. Se houver exceções, provavelmente que serão raras. E a pergunta da vez não é “como isso ocorre?”, nem “quem facilita?”, mas, sim: “algum facilitador é punido”?

Coluna

| São João da Barra | segunda-feira, 2 de setembro de 2013

PRIORIDADE PARA EDUCAÇÃO

Rosinha decide: eleições diretas para diretores de colégios. Estava previsto pela prefeita - é mais democrático e condiz com a forma dela governar. O processo seletivo para professores temporários também prima pela democracia e a gratificação para quem contribui para qualidade do ensino é justíssimo.

CARLOS EMIR

QUE VERGONHA!

Racismo é esbanjado na polêmica sobre “importação de médicos” pelo governo do Brasil. O que doutores da área médica brasileira fazem com colegas cubanos caracteriza vergonha nacional extrema. Chamá-los de “escravos” incitando-os a “voltar para senzala” é, acima de tudo, crime.

ATUALÍSSIMO

“Os soberbos são ordinariamente ingratos; consideram benefícios como tributos que se lhes devem”. Marquês de Maricá (escritor, filósofo e político brasileiro falecido em 1848) escreveu isso há mais de 160 anos, porém parece ter se inspirado no hoje de Campos dos Goytacazes.

CREDIBILIDADE

FATOS E ARGUMENTOS

Em Campos recentemente, deputado federal Hugo Leal (PSC) ressaltou realizações de Garotinho e Rosinha quando governadores. Destacou programas sociais e atenção aos idosos, lembrando que Clube da Terceira Idade de Campos, criado pelo ex-governador quando prefeito do município, é o primeiro do país. “O carinho do casal com os idosos é tanta, que até uma secretaria para tratar de assuntos relacionados a eles acaba de ser criada por Rosinha”, observou Leal.

VERGONHA ESTADUAL

Marcar vistoria no Detran é desafio para donos de veículos no Estado do Rio de Janeiro. Não bastasse longa espera para ser atendido, dificilmente se consegue agendar na cidade de origem. E não é por falta de reclamação que o órgão embroma para solucionar problema. É mais uma marca do governo que o PMDB diz ter “mudado a cara do Rio”.

TAL E QUAL

A fase deprimente do Fluminense, bi-campeão brasileiro de futebol (sabe-se lá como!), tem cara e digitais de Vanderley Luxemburgo; da mesma forma que o treinador marqueteiro tem cara e digitais do estressante time tricolor. Os torcedores não merecem, muito menos o clube.

“TIRO NO PÉ”

Carga negativa contra Sérgio Cabral estaria sendo agravada de dentro do próprio governo. Um dos questionados da vitrine é o Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, sobre demora para identificar responsáveis pelos atos violentos provocados por manifestações contra o governador do Rio de Janeiro. Haveria riscos de “levar um tiro no pé”? (de depor contra?).

Apuração dos indícios de quebra do contrato de Águas do Paraíba com o município de Campos, pela empresa, é feita, minuciosamente, por comissão específica criada pela Câmara Municipal. Preside os trabalhos o vereador Paulo César Genásio (PSC), cuja credibilidade garante foco estritamente no interesse público.

ARTICULAÇÕES

Talvez haja mesmo mais espaço para o deputado esta-dual Geraldo Pudim (PR-RJ) disputar à reeleição (como puxador de votos), em vez de tentar retornar à Câmara Federal. Mas estratégia do grupo políticos liderado por Anthony Garotinho – para aumentar a representatividade na Alerj - pode não ter o fôlego desejado, caso Wladimir Matheus desista de também concorrer...

PÉS NO CHÃO

O PP projeta eleger um deputado estadual por Campos em 2014. Nome da vez seria o vereador Albertinho, um dos mais atentos da base do governo Rosinha. Porém, ele foge da conversa e sai pela tangente: “Sou um soldado disciplinado. Aguardo orientações do meu líder político, Garotinho”.

Geral

| São João da Barra | segunda-feira, 2 de setembro de 2013

3

MAIS DE 50 CURSOS NA SEMANA DO PRODUTOR Evento tem início hoje e inscrições podem ser feitas na Universidade Estadual DIVULGAÇÃO

Da assessoria Começa hoje (2), às 9h, a 9ª Semana do Produtor Rural da Universidade Estadual do Norte Fluminense, a Seprodur — considerado um dos maiores eventos de extensão universitária da região. Até o dia 6, professores, alunos e técnicos da Uenf vão ministrar um total de 55 cursos voltados para os produtores rurais, sobre os mais diversos temas. A cerimônia de abertura terá início às 9h de hoje, no auditório do prédio P4, com a presença do reitor da Uenf, Silvério de Paiva Freitas; do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Paulo Nagipe; do diretor do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA) da Uenf, Henrique Duarte Vieira; e do coordenador de Extensão do CCTA, Humberto Castillo Estrada. “Não são só os produtores rurais que se beneficiam deste evento. Este contato é também importante para a equipe da Uenf. Destes encontros, muitas vezes surgem questões que acabam virando tema de futuras pesquisas, ou até mesmo de novos cursos”, disse o reitor da Uenf, Silvério de Paiva Freitas, que, como professor do Laboratório de Fitotecnia (LFIT) da Uenf, também está coordenando um dos cursos: “Atualização em plantas medicinais”, a ser ministrado na sexta-feira (6), de 8h às 18h. Alguns dos cursos oferecidos são inéditos, como “Criação de mexilhões e ostras”, que será ministrado na terça-feira, 03/09, das 14h às 18h, pelo doutorando em Ciência Animal da Uenf André Batista, professor do IFES - Campus Piúma. Mestre em Recursos Pesqueiros e Aquicultura, André conta que o curso surgiu a partir do interesse demonstrado por comunidades pesqueiras de Búzios. Segundo ele, qualquer área litorânea protegida da ação de ondas é propícia para a criação de mexilhões e ostras.

FABRICAÇÃO DE PRESUNTO E LINGUIÇA

MEXILHÕES curso vai ensinar técnicas para criação, manejo e comercialização

A 9ª Seprodur traz também cursos que podem interessar a quem não é produtor rural, como é o caso de “Fabricação de presuntos e linguiças”, que será ministrado na quinta-feira (5), das 14h às 16h, pelo professor professor Fábio da Costa Henry, do Laboratório de Tecnologia de Alimentos (LTA) do CCTA/ Uenf. Outros cursos que também podem interessar ao grande público são: “Tecnologia de produção de iogurtes” (dia 4, de 8h às 12h), “Tecnologia de produção de queijo minas, frescal e ricota” (dia 3, de 8h às 12h) e “Dietas e emagrecimento” (dia 4, de 14h às 17h), entre outros. “No curso “Dietas e emagrecimento”, vamos revisar o tema com base nas novas descobertas científicas, bem como discutir o efeito das dietas no organismo. Vamos debater os mitos e os efeitos de suplementos para fins estéticos. O participante saberá o que leva um ser humano a emagrecer, e se existem de fato alimentos que engordam”, explica o doutorando Luiz Fernando Miranda, do LTA. A taxa de inscrição, no valor simbólico de R$ 10, dá direito a se inscrever em até três cursos. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (22) 2739-7192 ou do email cooexccta@ uenf.br .

CURSO VAI MOSTRAR TÉCNICAS PARA CRIAÇÃO DE MEXILHÕES “Vamos mostrar que as técnicas são simples e o investimento necessário é muito baixo. No entanto, o mercado consumidor é muito bom, pois são produtos que podem ser vendidos a um preço elevado”, disse André, que é orientado pelo professor Manuel Vazquez, do Laboratório de Zootecnia e Nutrição Animal (LZNA) da Uenf. Outro curso inédito é “Sistema de produção de açaí”, que será ministrado na sexta-feira, 06/09, das 8h às 12h, por professores e pesquisadores do LFIT/Uenf — Almy Junior, Aurilena de Aviz Silva e Mírian Peixoto. O curso vai abordar os aspectos gerais da cul-

tura do açaizeiro, assim como sua importância econômica, mercado e comercialização, ambiente edafoclimático, métodos de controle, colheita e pós-colheita. Segundo Aurilena, que tem experiência com esta cultura no estado do Pará, a ideia do curso surgiu a partir do interesse dos produtores locais interessados no cultivo da planta. “Tanto os frutos quanto o palmito podem ser comercializados, sendo uma alternativa para agricultores familiares diversificarem sua produção, aumentando sua renda”, afi rma a pesquisadora. No curso “Métodos de propagação de frutíferas”, a ser realizado em 04/09, de 8h às 16h, o

doutorando em Produção Vegetal Marlon Altoé Biazatti vai mostrar os diversos métodos de propagação indicados para as frutíferas da região, como: uso de sementes, estaquia, enxertia e microenxertia. Também serão abordadas as vantagens e desvantagens de cada método, entre outras questões importantes. “O sucesso do cultivo agrícola começa com a escolha de mudas de boa qualidade, e cada espécie possui um método de propagação específico”, declara, lembrando que o curso terá uma parte teórica e outra prática, a ser ministrada na Unidade de Apoio à Pesquisa (UAP) da Uenf.


4

Geral

| São João da Barra | segunda-feira, 2 de setembro de 2013

direitos garantidos com o procon São João da Barra agora conta com unidade do órgão em funcionamento no Centro

secom - pmsjb

Da Assessoria

Agora, os moradores de São João da Barra não precisam mais se deslocar para cidades vizinhas em busca de ajuda nos órgãos de defesa do consumidor. O município já conta com uma unidade do Procon, instalado na Rua Coronel Moreira, nº 4, Centro, funcionando das 9h às 17h. Segundo a advogada Maria Letícia Barros - responsável pela implantação do órgão na cidade -, o Procon é fruto da determinação do prefeito José Amaro de Souza (Neco) que viabilizou convênio firmado entre o município e o Procon Estadual, no qual ficou acordado que o funcionamento deste será através do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), ligado ao Ministério da Justiça que integra em rede as ações e informações da defesa do consumidor. Uma das primeiras ações do Procon no município está sendo desenvolvida através de levantamento das empresas e estabelecimentos que mais recebem reclamações com o intuito de verificar quais delas estão descumprindo o Código de Defesa do Consumidor para, a partir disso, notificá-las. Outra importante iniciativa é a realização de uma política informativa e educativa voltada para os consumidores. “Todo cidadão que vier ao Procon de São João da Barra receberá cartilhas de orientação sobre como usar o cartão de crédito e sobre os direitos e deveres do consumidor”, explica Letícia. O Procon pretende ainda firmar uma parceria com a Vigilância Sanitária para realizar inspeções periódicas em bares e restaurantes da região, visto que São João da Barra é uma cidade turística e conta com grande número de comerciantes na área da gastronomia. As instalações, higiene do local e dos produtos, bem como sua validade e acondicionamento serão analisados nas visitas.

procon Cidadão sanjoanense não precisa mais se deslocar para outros municípios em busca de atendimento

atendimento e resolução de conflitos O órgão tem como meta fazer um trabalho de excelência com atendimento e resolução de conflitos entre o consumidor e os fornecedores/prestadores de serviços da região, conscientizando-os quanto à qualidade dos serviços oferecidos, além de contribuir na formação do cidadão sanjoanense enquanto consumidor. - Através de nossas ações vamos fiscalizar os estabelecimentos comerciais, orientar os lojistas e penalizar

com aplicação de multa as empresas que depois de notificadas continuarem descumprindo a lei -, esclarece Letícia. A equipe que vai atuar na cidade será capacitada com um treinamento junto à secretaria de Defesa do Consumidor do Estado, para aperfeiçoar o uso do sistema, realizar atendimentos e acompanhar a equipe estadual em atuação nas diversas fiscalizações. Para os empresários da região o

Procon vai promover uma palestra no dia 09 de setembro, às 18h30, para esclarecer as dúvidas e informar o que é Procon, em que âmbito o órgão irá atuar e a finalidade deste no município. O encontro será no auditório municipal e contará com a presença dos representantes e associados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de São João da Barra (ACISA).

Geral

| São João da Barra | segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Um mês dedicado à terceira idade

Idosos celebram aumento da expectativa de vida com vasta programação na região Na última semana de agosto, que antecede ao mês do idoso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a expectativa de vida dos brasileiros nascidos em 2013 é de 74,8 anos, sendo 71,3 anos para os homens e 78,5 anos para as mulheres. Em 2041, a esperança de vida chegará a 80 anos. Setembro foi instituído nacionalmente como o mês dedicado à terceira idade por ter durante o período ocorrido a aprovação do Estatuto do Idoso, que este ano completa 10 anos. De acordo com o último Censo realizado, em Campos a população idosa é de 55.041 mil, sendo 64 com idade superior a 100 anos. Na terceira idade, a faixa etária com maior número de habitantes no município é a de 60 a 64 anos, que atinge 7.710 mil. Em São João da Barra, pensando em uma melhor qualidade de vida para os idosos e oportunidade de empregos para pessoas que buscam vagas no mercado de trabalho, a prefeitura através da secretaria de Saúde está disponibilizando vagas para o 1º Curso de Formação de Cuidadores Informais de Idosos. As inscrições vão até o dia 13, das 9h às 16h, nas salas 01 e 07, da Policlínica, no Centro. O curso, que faz parte do Programa Saúde do Idoso, será ministrado durante três meses, nas dependências

Marcello Casal Jr/ABR/Arquivo

entre atividades de lazer na terceira idade que têm mais frequentadores estão os bailes promovidos para os idosos do Grupo da Terceira Idade Maria Júlia de Aquino. O curso tem como público alvo a sociedade civil, profissionais de saúde, de educação e assistentes sociais. Para se inscrever é necessário ser maior de 18 anos e apresentar os seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e comprovante de escolaridade. Toda a documentação deve ser apresentada em original e a cópia.

Região - Em Campos, uma ampla programação foi organizada, sendo aberta hoje com missa em Ação de Graças celebrada pelo bispo diocesano, Dom Roberto Ferrería, no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, às 15h. As atividades serão encerradas em outubro com a realização do casamento comunitário. Serão realizadas várias atividades culturais – festivais, concurso de beleza, dança — esportivas e em especial palestras. Dentre os temas

debatidos, os direitos garantidos pelo Estatuto do Idoso, aposentadoria, depressão, hidratação, sexualidade na terceira idade, acesso ao transporte público. O desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Siro Darlan, é um dos palestrantes e vai falar sobre o tema “A Criança e o Idoso”. A atriz Lady Francisco se apresenta, dia 17, no Teatro Trianon, logo após o 3° Concurso Garoto e Garota da Terceira Idade.

Esclarecendo dúvidas sobre alimentação com palestra nesta segunda divulgação - pmsjb

1- O CDC garante a troca de produtos com defeitos no prazo de até 90 dias para produtos duráveis (que não acabam logo após o uso) e de 30 dias para produtos não duráveis como alimentos e cosméticos, entre outros. 2- No caso de compras pela internet, o consumidor pode realizar o cancelamento no prazo de sete dias, basta entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente da loja on-line e solicitar o estorno. 3- Se o consumidor for cobrado indevidamente terá direito a repetição do indébito por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, salvo em casos de engano justificável. 4- Se o cheque for compensado antes da data o consumidor poderá ser indenizado, pois de acordo com o Superior Tribunal de Justiça, a simples devolução do cheque já caracteriza dano moral.

5

nutrição dia comemorado com palestra

Em comemoração ao Dia do Nutricionista - comemorado no último sábado (31) -, a secretaria de Saúde de São João da Barra através da coordenação do Programa de Nutrição vai realizar hoje (2) uma palestra, na Unidade Básica Félix de Sá, em frente à Santa Casa, às 13h. A Nutrição tem ganhado muito destaque ao revelar grandes descobertas da importância dos alimentos na vida do ser humano. De acordo com a coordenadora

do programa, a nutricionista Adriana Imbeloni, será um momento para tirar dúvidas sobre a alimentação das crianças. “Faremos um bate papo com as mães onde iremos passar alguns passos de alimentação saudável para a criançada”, frisou. Segundo Adriana, a alimentação oferecida de maneira correta, especialmente, às crianças contribui para um crescimento saudável e livre de doenças e, com isso, ressalta algumas dicas como: dar somente leite materno até os seis

meses sem oferecer água, chás ou quaisquer outros alimentos; a partir dos seis meses oferecer de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais; também a partir deste período dar alimentos complementares como cereais, carnes, leguminosas, frutas e legumes; estipular horários e ensinar a criança a se alimentar de forma fracionada ao longo do dia; além de oferecer uma alimentação variada.

O Diário SJB 02/09/2013  

O Diário SJB 02/09/2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you