1664

Page 7

Quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2021 . www.jornalceleiro.com.br

OC

COMUNIDADE

7

Luto: Campos Novos perde grandes nomes da sociedade *Fotos: Divulgação

João Carlos Becker e Edson Nelson Ubaldo faleceram, mas deixarão saudades e um legado que será lembrado para sempre.

Direito e Gastronomia eram suas especialidades No último sábado (13) Santa Catarina perdeu o desembargador aposentado Edson Nelson Ubaldo, aos 80 anos. Natural de Campos Novos, Ubaldo foi lembrado pelo Poder Judiciário do Estado que emitiu um comunicado de pesar relembrando resumidamente sua história. “Natural de Campos Novos, 80 anos, Ubaldo era advogado de formação e passou a compor o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a partir do chamado Quinto Constitucional, ao ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Silveira Lenzi. Sua posse ocorreu em 15 de setembro de 2005. Sua aposentadoria ocorreu em agosto de 2010. Integrante da Academia Catarinense de Letras, era pai do juiz Antonio Augusto Baggio e Ubaldo, dizia a nota. Mas o direito não era usa única especialidade, amante de bons vinhos ele também dedicou parte do seu tempo a cultura, se tornado-se o pioneiro em viticultura de altitude em Campos Novos. Ele implantou o primeiro vinhedo de viníferas nobres do Estado em 1981, o que lhe valeu a outorga da “Comenda Anita Garibaldi”,

Edson Nelson Ubaldo (In Memoriam)

João Carlos Rossa Becker (In Memoriam)

a mais alta condecoração do Governo catarinense, em 2009. Além disso, Ubaldo foi o organizador e fundador da Academia Catarinense de Gastronomia, instalada em /2014, sob os auspícios da Academia Brasileira de Gastronomia. O camponovenses tem 8 livros publicados, sendo quatro de contos, três de Direito e um sobre sua paixão, chamado de “Vinho um presente dos deuses”. Ubaldo carrega consigo uma enorme história dividida entre seus hobbys e suas responsabilidades. Por anos ele comparti-

lhou seu conhecimento em salas de aula quando atuou como Professor de Direito na Escola Superior da Magistratura e na Escola Superior de Advocacia de Sta. Catarina, Professor honorário das Universidades Hermílio Valdizán, Garcilaso de La Vega, Sto. Toríbio de Mogrovejo (Peru) e Domingo Sávio (Bolívia). Sócio Benemérito do Instituto de Filosofia do Direito da Universidad de Lomas de Zamora (Argentina) e membro do Círculo de Especialistas em Direito da Fundação Konrad Adenauer (Alemanha).

Empreendedorismo e solidariedade “Estamos muito tristes, ele nos fará muita falta”. Em uma curta frase, a esposa Marli Becker resumiu o sentimento dela e da família pela perda de seu esposo, João Carlos Becker, no dia 11, aos 66 anos. O empresário deixa a esposa, filhos, netos, irmãs e um legado de ações solidárias desenvolvidas a frente do Rotary Club, no qual já foi governador do Distrito 4740. Amigável e sorridente, João Becker era muito conhecido, respeitado e admirado em Campos Novos. Em companhia de sua esposa ele realizou várias viagens, incluindo algumas relacionadas ao seu papel como governador do Rotary. Sua luta e empenho para o desenvolvimento de Campos Novos e seu compromisso com a sociedade, através de atos de solidariedade, serão sempre lembrados por todos. Bioquímico por formação ele trabalhou anos na Farmácia e no Laboratório que carregavam o seu sobrenome. Mas João será relembrado principalmente por suas boas ações e sua grande preocupação com a desigualdade social. Infelizmente, após cerca de 30 dias hospitalizado, João veio a óbito. Que as famílias sejam confortadas e possam passar por este momento de dor, mas sempre com lembranças boas ao lado dos seus entes falecidos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.