Issuu on Google+

Novo Oriente em Foco - Edição nº 002 - Abr/2010 - 12

Novo Oriente em Foco - Edição nº 002 - Abr/2010 - 1

DIVIRTA-SE Horóscopo do mês Áries - O setor profissional continua mais ativo. Os astros pedem que você invista em parcerias e inove conceitos e ideias, promovendo a diferença em seu trabalho. Touro - Continue investindo no trabalho em equipe. Algo no campo profissional poderá ter grande desenvolvimento. Júpiter amplia seus horizontes e Urano estimula sua mente, tornando-o mais inovador e criativo. Gêmeos - Acordos e parcerias estão favorecidos. Você poderá associar-se a grandes grupos ou equipes, favorecendo a troca de ideias e planos. Ótimo período para planejar o futuro. Aproveite. Câncer - Júpiter e Urano em harmonia ativam o setor profissional. Você vai notar que amigos e grupos se mostrarão fortes aliados, apoiando você em suas decisões. Leão - Júpiter e Urano propõem que aceite a energia positiva que eles emanam e aproveite o mês para ampliar seus horizontes e fronteiras. Deposite sua energia em algum curso ou aprendizado. Também está favorável o planejamento daquela viagem. Virgem - Ótimo período para exercitar a solidariedade e altruísmo. Os astros pedem que você deixe seus problemas um pouco de lado e observe mais a vida das pessoas e o que pode ser feito para ajudá-las. Libra - Compartilhe suas novas ideias e planos. Júpiter aliado a Urano indica que se você falar com clareza e firmeza, poderá encontrar alguém que vai contribuir para que elas se tornem realidade. Invista na comunicação. Escorpião - Júpiter oferece a você uma visão clara da situação. Somando isso a sua coragem e determinação, terá a liderança necessária para conduzir seu mês de forma eficiente, atendendo todas as demandas. Sagitário - Agora é um bom período para investir em diversão, lazer e fazer novas amizades. Júpiter e Urano aumentam seu poder de alegrar e envolver as pessoas. Mas não se esqueça das suas responsabilidades. Capricórnio - Júpiter e Urano em aspecto positivo enchem seu mês de vitalidade, fé e coragem. Renovam seu interior com mais otimismo trazendo a possibilidade de aquecer suas relações sociais e íntimas. Aquário - Seu regente Urano aliado a Júpiter, o grande benéfico, mostram que seu mês será regado com boa sorte e oportunidades de expansão. Fique atento, uma grande ideia surgirá com oportunidades de altos rendimentos. Peixes - Não tema as mudanças que os astros lhe proporcionam. Você tem feito constantes revisões de valores e parece que vai se adaptar muito bem às transformações que a realidade tem lhe imposto.

Ria se Puder FIM DE LINHA O médico liga para o paciente. - Alfredo, seus exames ficaram prontos. - E aí, doutor!? Tudo bem?! - Bem nada, rapaz! Tenho duas notícias para te dar: uma delas muito ruim. - Diz logo, me fala a ruim de uma vez! - Você tem apenas 24 horas de vida! - 24 horas? Meu Deus, não pode ser! - diz o homem, chorando - E a outra notícia? - Bem, o exame ficou pronto ontem, rapaz. Tentei te ligar e só dava ocupado... CUIDADO COM OS OVOS O ônibus continua seu percurso, parando em tudo quanto é lugar pro pessoal subir e descer. Até que sobe um Capiau e o único lugar vazio que tinha sobrado era aquele, ao lado da velhinha. Quando o sugeito vai se sentar, a velhinha grita: - Cuidado cos ovo! O Capiau para e cata o saco de papel, entregando para velhinha. Aí, estranha o peso do saco e diz: - Mais que troço mais pesado, sô... isso aí é ovo? E a velhinha: - Não! É prego! DUAS LOIRAS NA EUROPA Um suíço, num tour pela Europa, encosta o carro num lugar onde duas amigas loiras, uma brasileira e uma portuguesa, estão descansando. - Entschuldigung, koennen Sie Deutsch sprechen? - perguntou. As duas loiras encaram o homem com cara de quem está boiando. - Excusez-moi, parlez vous Français? - tentou ele. As duas continuaram a olhar para ele sem entender nada. - Parlare Italiano? Continuaram caladas. - Hablan ustedes Español? Nenhuma resposta. - Do you speak English? Ainda nada. Angustiado, o Suíço desiste e vai embora! Uma loira vira pra outra e diz: - Não sei não... Acho que a gente devia aprender uma língua estrangeira! - Para que? - pergunta a outra - Aquele bobão ali sabia cinco e não serviu pra nada!

Leno Leocádio denuncia corrupção na Prefeitura de Novo Oriente

PÁGINA 03

BBB 10 RETROSPECTIVA “Bate, rebate, finge que bate e faz carão”. Bordões que estão na boca do povo. PÁGINA 09

TABELA DE EMOLUMENTOS

Saiba quanto você deve pagar pelos serviços cartorários. PÁGINA 10

MUNICÍPIO DE INDEPENDÊNCIA Liminar anula Ato Administrativo e reintegra 127 servidores públicos A Juíza da 9ª Zona Judiciária concedeu Liminar determinando que o Município de Independência suspenda imediatamente processos administrativos instaurados para demitir servidores reintegrados por ordem judicial do TJ-CE e do STF. Ordenou também a reintegração imediata destes servidores com a inclusão na folha de pagamento. Leia mais Página 05


Novo Oriente em Foco - Edição nº 002 - Abr/2010 - 2

ACONTECEU AQUI

ESPECIAL

O LEITOR

Vem Viver, Via Sacra

O

grupo de teatro “vem viver” da Pastoral da Juventude da Paróquia de São Francisco de Assis de Novo Oriente, em mais um ano apresentou a tradicional Via Sacra de Jesus pelas ruas de nossa cidade, emocionando, comovendo e fazendo que ao longo da caminhada os participantes fossem refletindo sobre aquele que foi o maior acontecimento da história da humanidade, os últimos passos e dias do filho de Deus na terra. Esse momento também representa um forte apelo à mudança de vida, ou seja, praticar boas ações e aprender com o maio mestre a amar e perdoar sempre. Parabéns ao grupo de teatro “vem viver” por mais essa importante colaboração de tentar transformar a mentalidade humana.

Nota à 1ª Edição do Novo Oriente em Foco Com a chegada do feriado de semana santa, mais uma vez meus sentimentos telúricos foram satisfeitos com o retorno temporário a Novo Oriente para descansar, rever amigos e parentes e sentir o prazer de está de volta a terra pela qual vi o mundo pela primeira vez. Domingo de páscoa aproveitei para encontrar amigos, conter a saudade, visitar a tradicional feira de domingo e alguns comerciantes tradicionais. Na caminhada aproveitei para cortar o cabelo em um estabelecimento de um amigo e na espera me deparei com um jornal de nome Novo Oriente em foco. Logo de início esse jornal despertou minha aguçada curiosidade e ao ler suas páginas vi em destaque à figura de um jornal realmente comprometido com a informação do povo dos Inhamuns. A cada página lida me sentia mais instigado e admirado com um jornal perfeitamente adaptado as necessidades intelectuais do povo dos Inhamuns, como cita Airton Martins em um artigo no jornal “esse processo [de auto fundação pela cidadania] exige um público esclarecido e atuante e não apenas uma massa de manobra que serve de argamassa para dar sustento aos interesses de alguns” No jornal tive a oportunidade de conhecer figuras ilustres da região e a história de Jovita Feitosa que encarou os paradigmas de sua época em busca de objetivos idealizados e assim como Jovita Adolfo Soares Feitosa espero que o Jornal Novo OrienFilho do distrito de Três Irmãos te em foco venha romper certos Acadêmico da UEVA e-mail: dofo@folha.com.br paradigmas através do esclarecimento blog: adolfo-soares.blogspot.com com uma boa informação.

DO

Novo Oriente em Foco - Edição nº 002 - Abr/2010 - 11

MÊS

Dengue, só a prevenção pode evitar nova epidemia A doença da dengue é um grave problema de saúde. O aumento de casos no Brasil nos primeiros meses de 2010, em relação a 2009 no mesmo período, mostra o risco de nova epidemia. A melhor forma de evitar a doença é combater o transmissor, o mosquito Aedes aegypti, o mesmo da febre amarela. Por isso, em sua primeira edição do Especial do Mês, Novo Oriente em Foco, traz

informações importantes sobre a doença, seu transmissor e como impedir a reprodução. A prevenção da dengue começa com a eliminação dos locais que podem servir de criadouros para o mosquito. Em 90% dos casos, o foco está nas residências. Além de cuidar de sua casa, denuncie locais públicos em que o mosquito pode ser encontrado.

SINTOMAS PARECEM COM OS DA GRIPE

O sintomas de dengue se parecem com o de uma forte gripe. Dor de cabeça, principalmente na região dos olhos, cansaço, dor nos músculos e nas articulações e febre alta. Também podem surgir manchas vermelhas na pele, náuseas e falta de apetite. Em sua forma mais grave, a tipo hemorrágica, apresenta sangramentos. Como o nome diz, pode ocorrer hemorragia pela gengiva, pele e intestino, podendo levar o doente à morte. Não há um tratamento específico para o combate à doença, seja em sua forma mais branda ou na hemorrágica. Os sintomas dever ser tratados, por isso, procure assistência médica ao primeiro sinal da doença. A pessoa com dengue precisa repousar e ingerir bastante líquido, de preferência água, chás e sucos naturais. Ainda não foi desenvolvida uma vacina eficaz para o mal. A ingestão de remédios sem orientação médica é perigosa. O ácido acetilsalicílico, presente em diversos remédios populares, que são usados contra dor de cabeça e gripe, pode provocar hemorragia, agravando o estado do paciente.

Mande notícias, sugestões e reclamações para nossa redação. E-mail: redacaonovooriente@gmail.com

Vou para o Pai mas não esquecerei aqueles que tanto amei na Terra A família Moura, enlutada, agradece as manifestações de carinho e pesar pela passagem de seu amado marido, pai, sogro, avô e bisavô

Francisco de Assis Moura 04/10/1929

14/04/2010

E convida para Missa de Sétimo Dia a realizar-se no dia 21/04/2010, às 18h, Igreja Matriz - Centro Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressureição e a vida. Aquele que crê em mim ainda que morto viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá.... João 11:25-26 Saudades eternas de filhos, filhas, genros, noras, netos, bisnetos, demais parentes e amigos.

RESISTÊNCIA AO AEDES FACILITA A PROLIFERAÇÃO O mosquito Aedes aegypti é encontrado, principalmente, em ambientes urbanos. Ele se diferencia de um pernilongo comum por sua cor escura e pelas listras brancas pelo corpo e patas. Seu ciclo de vida compreende quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto alado. Por não resistir a baixas temperaturas nem a altitudes, o mosquito é encontrado em regiões com clima tropical e subtropical. Vive entre 30 e 45 dias e alimenta-se da seiva das plantas. Quem pica o ser humano é a

fêmea. Depois do acasalamento, ela sai em busca de sangue para maturar os ovos. Em locais com acumulo de água limpa, coloca entre 150 e 200 ovos de cada vez, e, em seguida, os ovos eclodem e dão origem às larvas. Agora, mesmo sem contato com a água, eles sobrevivem por até um ano. Essa resistência é a principal razão da proliferação do inseto ao redor do mundo. No Brasil, o Aedes aegypti chegou à metade do século XIX por meio das embarcações marítimas. Atualmente,

mais de 100 países em todos os continentes registram a presença do mosquito e casos da doença. O combate ao Aedes pelo poder público é feito por agentes sanitários que visitam as residências orientando os moradores e detectando focos, pela utilização de larvicidas, para matar as larvas, e por inseticidas, espalhados pelas máquinas do fumacê. Os larvicidas são colocados onde há água parada. Já os inseticidas matam os insetos adultos enquanto estão voando, e são aplicados

quando há alta infestação do inseto na área. Para especialistas, a melhor forma de enfrentar o Aedes é na fase larval, pois o mosquito tem apresentado resistência a alguns inseticidas. A erradicação é tida como impossível. Por isso, devese controlar ao máximo sua presença, impedindo a reprodução. Denuncie locais suspeitos à Secretaria de Saúde. ___________________ Fonte: www.senado.gov.br Esp.Cidadania


Novo Oriente em Foco - Edição nº 002 - Abr/2010 - 10

MATÉRIA

DE

Novo Oriente em Foco - Edição nº 002 - Abr/2010 - 3

CAPA

Vereador denuncia corrupção

L

eno Leocádio é filho do casal Manoel Nonato da Costa e Francisca Anualsa Machado da Costa. Nasceu no distrito de Malhada Grande, Município de Novo Oriente, sendo, portanto, um grande conhecedor das dificuldades do povo desta região. Ingressou na vida pública no ano de 2004, eleito vereador pelo PMDB com 884 votos, e reeleito em 2008 pelo PSDB com 790 votos. Sentindo-se afrontado com os desmandos na gestão do prefeito Rodrigo Coelho Sampaio, o Vereador procurou o Ministério Público na segunda semana de abril de 2010 para informar sobre um grande esquema de corrupção na prefeitura, porém antes disso, por muitas vezes o vereador Leno foi à Tribuna da Câmara, onde travou diversas discussões a respeito dessas informações, mas nunca foi levado a sério por seus colegas de partido. Agora motivado pela indignação em ver seus pares inertes e silenciosos

diante dos comprovados desvios de dinheiro público, Leno Leocádio resolveu levar ao conhecimento do Ministério Público todas essas informações e Novo Oriente em Foco por sua vez teve acesso às denúncias através de documentos apresentados pelo próprio vereador Leno Leocádio. Toda a documentação apresentada foi extraída do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará, porém, mesmo diante de provas tão contundentes, segundo o vereador Leno, alguns veículos de comunicação negaram-lhe espaço. Novo Oriente em Foco, comprometido com a verdade e com seus leitores, traz a relação de alguns empenhos destinados a pagamentos de serviços nunca prestados, de locação de veículos que jamais existiram, passagens aéreas superfaturadas e outras irregularidades.

01- Locação de uma camioneta L200 4X4, para serviços de Gabinete do Vice-Prefeito. Chassi de número 93XPNK7406C621422, e que, até outubro/2009, custou ao município a importância de R$ 13.265,00. Acontece que a caminhoneta não existe. O chassi citado não é da L200, mas sim de um FIAT Palio. E o suposto proprietário da L200, até poucos dias, estava preso e não possui carro; 02- Em 2009, foi paga a importância de R$ 20.613,66, a título de serviços de terceiros. Mas, a suposta contratada nunca teve máquina de “Xerox” ou assemelhadas, é esposa de um funcionário da Prefeitura, que trabalha com Maria Coelho, filha do atual prefeito; 03- R$ 500,00 (quinhentos reais) é o valor da diária de um trator locado para a Prefeitura Municipal de Novo Oriente, à disposição da Secretaria de Obras. O montante pago em 2009 foi de R$ 59.587,00 (cinquenta e nove mil, quinhentos e oitenta e sete reais), porém o referido trator não existe; 04- A Prefeitura Municipal de Novo Oriente pagou por um único evento, a importância de R$ 414.300,00 (quatrocentos e quatorze mil e trezentos reais), para a realização do Festival Junino. E os mesmos promotores realizam eventos em Tamboril e Crateús, bem como no município de Nova

Russas – CE; 05- Por oito carradas de barro foram pagos R$ 28.000,00 (vinte e oito mil reais) e pela limpeza de uma galeria, mais R$ 74.000,00 (setenta e quatro mil reais; 06- Por serviços radiofônicos, a Prefeitura Municipal de Novo Oriente paga mensalmente R$ 7.000,00 a um radialista; 07- O Cartório Pinho entre 2008 e 2009 recebeu R$ 92.052,98, divididos em 24 pagamentos por serviços prestados à Prefeitura de Novo Oriente; 08- Foram pagos R$ 74.175,50 só de passagem aérea no ano de 2009, referente a viagens, de servidores deste Município, principalmente para Brasília. 09- R$ 468.200,00 foram pagos pela realização da II Festa do Caju e do Carnariente 2009, e mais R$ 238.550,00 por outros eventos não citados no empenho. Todas as informações são de inteira responsabilidade de seu autor, o vereador Leno Leocádio.


Novo Oriente em Foco - Edição nº 002 - Abr/2010 - 4

VIDA POLÍTICA No dia 12/04 a presidenciável do PT, Dilma Roussef, cancelou a visita ao município de Juazeiro e manteve os compromissos em Fortaleza onde almoçou com mulheres no Hotel Gran Meliá e à noite recebeu o título de cidadã da capital cearense. No final da tarde daquela segunda-feira, o PT divulgou nova mudança - a segunda em 24horas - com o cancelamento da visita ao Cariri. O prefeito de Juazeiro, Manoel Santana, lamentou ao publicar em seu twitter a decisão de Dilma Roussef de evitar o desgaste de dividir palanque com as denúncias de superfaturamento em 18 obras de escolas. Naquele momento, Santana

Tasso admite aliança informal para manter apoio do PT a Cid O senador Tasso Jereissati participou, no dia 09/04 em Brasília, do lançamento da candidatura do presidenciável José Serra e do PSDB à presidência da República. Tasso confirmou a aliança eleitoral para apoiar a reeleição do governador Cid Gomes. O acordo eleitoral deverá ser informal para permitir que o PT e a prefeita Luizianne Lins se mantenham coligados ao palanque de Cid. A única exigência de Tasso, e que o próprio Cid já teria consentido, é que a chapa

do Governador tenha apenas o deputado federal Eunício Oliveira como candidato ao Senado. Cid manteria o veto à candidatura do ex-ministro da Previdência, José Pimentel. A grande dúvida que somente caberá ao PT do Ceará responder é se o partido abrirá mão da candidatura ao Senado de José Pimentel para possibilitar uma grande união em torno da reeleição do governador Cid Gomes que envolveria tanto o senador Tasso Jereissati quanto a prefeita Luizianne Lins.

supunha que Dilma havia cancelado toda a agenda no Ceará. No final da tarde, o novo comunicado do PT nacional mostrou que a imagem do prefeito Santana não era tão interessante para a campanha de Dilma Roussef, tanto que a candidata dividiiu o palco com a prefeita Luizianne Lins ao receber o título de cidadã de Fortaleza. O fator determinante para a não ida de Dilma a Juazeiro foi o interesse da mídia brasileira em saber a opinião de Dilma sobre as denúncias de corrupção e nepotismo envolvendo Santana. Dilma e o PT cancelaram a agenda para evitar dar explicações de fraudes numa administração petista. Foto: Geraldo Magalhães/Ag. Senado

Foto: Divulgação Google

Dilma Roussef visita Fortaleza

O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, pressionou em Brasília a direção nacional do PT e do PSDB na busca por uma aliança eleitoral que assegurasse tempo de rádio e televisão viabilizando sua candidatura ao Governo do Ceará. Regressa ao Estado sem ter conseguido convencer petistas e tucanos. Os dois partidos preferem ficar ao lado da reeleição do governador Cid Gomes. Até mesmo o ex-ministro José Dirceu, desafeto de Cid Gomes, disse ser impossível ao PT romper no atual momento com o governador do Ceará. Explicou que se Roberto sair da prefeitura e se lançar candidato, mais na frente, se Ciro Gomes vencer as dificuldades internas no PSB e viabilizar sua candidatura ao Planalto, o PT cearense rediscutiria as alianças no Ceará e poderia apoiar Roberto Pessoa. Sem um palanque forte, o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, tem sido pressionado por aliados e familiares a desistir de sua candidatura ao Governo do Ceará. Mas, mesmo com a desistência de Roberto Pessoa, o PR não apoiará a reeleição do governador Cid Gomes.

PT não decretará intervenção no Maranhão

Foto: pequenojornal.com.br

Ciro qualifica de criminoso comportamento do PT Mais um capítulo para esquentar a política do Ceará na conturbada relação do presidenciável Ciro Gomes (PSB) com o PT. Em entrevista concedida na noite do dia 09/04 à TV Diário, na Bienal do Livro em Fortaleza, o deputado federal Ciro Gomes voltou a bater duro no PT qualificando de comportamento criminoso os ataques que vem sofrendo tanto do PT nacional quanto do PT do Ceará. Disse que em respeito ao povo cearense enfrenta a mais dura batalha política de sua vida e que se mantém candidato à presidência da República. Ciro Gomes condenou a tese plebiscitária da disputa ao Planal-

Desistência de Roberto, PR procura outro candidato

to entre os amigos de Lula e os amigos de FHC. Disse que esse debate é pobre e defendeu que sua candidatura possa apresentar soluções aos problemas do povo brasileiro. E assegurou manter viva a bandeira da candidatura própria do PSB. Manifestou-se sobre a briga entre o governador Cid Gomes e a prefeita Luizianne Lins em relação à aliança eleitoral que pode permitir a reeleição de Cid. Elogiou o irmão, definindo como mais tranquilo do que ele e voltou a atacar o PT cearense e também a direção nacional do partido. Ciro confirmou ainda que vai ser candidato a Presidência da República e que está enfrentando a maior pressão de toda a vida política.

A executiva nacional do PT decidiu não decretar intervenção no PT do Maranhão que recusou-se a atender o pedido do presidente Lula de apoiar a reeleição da governadora Roseana Sarney(PMDB). O presidente nacional petista, José Eduardo Dutra, respondeu as críticas do presidente do Senado, José Sarney, que cobrou apoio do PT a sua filha alegando sempre ter sido um fiel aliado do Governo Lula no Congresso Nacional. Indiferente a revolta dos Sarney, o PT avisou que não fará nada. Essa regra serve também para o Ceará. No Estado, o PMDB nacional cobrava que houvesse uma interferência para retirar a candidatura do ex-ministro da Previdência, deputado José Pimentel ao Senado. Essa hipótese está descartada e Pimentel é candidato a senador com todo o aval do PT e do presidente Lula.

Novo Oriente em Foco - Edição nº 002 - Abr/2010 - 9

JORNALISTA MIRIM

BBB 10, Retrospectiva

O Centro de Educação Infantil e Fundamental - C.E.I.F. Otávio Rodrigues Cavalcante vem realizando diversos projetos voltados para a melhoria da aprendizagem escolar, dentre eles o projeto “Lerarte” que tem como objetivo, despertar o interesse do aluno pela leitura e desenvolver a criatividade através de atividades dinâmicas e interativas. Com grande aprovação do núcleo gestor da escola e obtendo ótima aceitação dos estudantes, em cinco anos de trabalho cerca de 650 alunos já participaram do projeto, que é destinado a estudantes do Ensino Fundamental II, porém as crianças do Ensino Fundamental I também são incentivadas, pelo projeto, à prática da leitura, visto que a procura por livros na biblioteca cresceu bastante. O lançamento da Edição 2010, do projeto coordenado pela professora

Vanda Moreira, será no dia 24 de abril de 2010, no C. E. I. F. Otávio Rodrigues Cavalcante, ocasião em que alunos do 9º Ano apresentarão trabalhos sobre as décadas de 60, 70 e 80.

O BBB 10 acabou, deixando saudades e alívios, afinal não se pode agradar a todo mundo. Os seus participantes usaram e abusaram de vocabulário próprio, as gírias e expressões criadas pelos participantes dessa edição mereciam um dicionário à parte. Sejam elas regionais, do mundo GLS ou mesmo familiares, ou copiando bordões uns dos outros, os confinados do BBB quase criaram um dialeto próprio. Um dos maiores criadores de gírias desta edição foi, sem dúvida, o maquiador Dicesar. Como não se lembrar dos já clássicos “louca do bosque”, ligada ao conhecido “não faz a louca”; “bafão” (fofoca ou substituto para o nome de alguma coisa); “bafônico”; “bi” (abreviação de bicha). Entre as muitas discussões de Lia, a expressão ”olha nos meu olhos” foi tão usada quanto vírgulas. A baiana Anamara trouxe para o público “a cara da riqueza!”. Talvez a única gíria genuinamente criada nesse BBB tenha sido “Caps Lock”. Depois que uma

recatada Fernanda recebeu uma carta da família, com a palavra “solteira” escrita diversas vezes em letras maiúsculas, e começou a mostrar durante as festas a “diabinha” que existia dentro dela, o termo “Caps Lock” ganhou novo significado. Deixou de ser apenas o nome da tecla do computador que se aperta para escrever apenas em maiúsculas, para ser sinônimo de solteirice, ou de animação máxima. Fica a dica: para compreender a maneira de falar dos participantes não era preciso ser entendido. Bastava acompanhar todos os bafões e babados e observar quando um brother fazia carão ou procurava dar close. Sem perder os momentos em que os jogadores não conseguiam segurar seus cachorros e faziam a louca do bosque. Cada gíria era explicada pela própria situação. Quanto mais íntimo o público se tornava dos brothers, mais fácil ficava entender os diálogos cheios de códigos. “Tava ligado”? Se não estava, agora só na próxima.


Novo Oriente em Foco - Edição nº 002 - Abr/2010 - 8

Novo Oriente em Foco - Edição nº 002 - Abr/2010 - 5

ENTREVISTA

MUNICÍPIO DE INDEPENDÊNCIA

AÍRTON MARTINS, advogado militante e político atuante fala sobre a política de Novo Oriente, e seu destino político-partidário:

NOVO ORIENTE em foco: Na inauguração da estrada que liga Novo Oriente à Crateús, o Deputado Nénem Coelho declarou apoio ao Governador que vocês apoiaram nas últimas eleições, gerando um mal estar entre os oposicionistas, isso foi bom ou foi ruim para a oposição? AIRTON- Para a oposição tradicional da qual nela me incluo não faz nenhuma diferença, até porque agente já sabia disso. Para os que vieram recentemente do PSDB para o PMDB foi ruim, porque eles estão fazendo um esforço danado para dizer que são diferentes de seus antigos aliados, e que na verdade não são. Essa união foi boa para o PSDB oportunista que não tinha candidato a Governador para votar. Será um palanque só, estarão lá PMDB, PSDB, PT, PC DO B e PSB, não sobrou quase ninguém, eu não sei é se o palanque vai aguentar. NOVO ORIENTE em Foco: Essa união em torno do Governador, brotará um futuro casamento entre PMDB, PSDB, PT, PC DO B e PSB para prefeito nas próximas eleições? AIRTON – Eu não participarei, e nem o povo aceitará esse casamento de “jumento com avestruz” ou de “Galo com a raposa”. Seria engolir tudo de ruim que essa administração daninha faz em nosso Município há mais de vinte anos. Contudo, não posso falar pelo PMDB, que hoje não tem vontade própria, suas alianças nesse Município irão ser discutidas longe daqui.

NOVO ORIENTE em foco: A União de Domingos Filho com Neném Coelho em Crateús atrapalha ou ajuda a oposição de Novo Oriente? AIRTON- O Deputado Domingos Filho, homem inteligente e de grande habilidade política faz seu papel de aglutinador de forças, e faz bem, mas isso é bom somente para ele e por tabela para o Deputado Neném Coelho, essa união acaba refletindo aqui, mas é preciso que se deixe bem claro, que essa aliança fica na linha divisória que divide os dois Municípios de Crateús e Novo Oriente, dizer isso para o povo é que é. Na vida política, onde acontecem eleições de dois em dois anos, o que pesa é o número de votos que o aliado traz a tira colo, ninguém vai trocar um mandato de deputado, um de prefeito, e alguns vereadores por uma amizade que não tem nenhum mandato, e que tem apenas cinco, seis mil votos. Isso é a regra. Dá pra ficar com os dois, mas o primeiro pedaço é de quem trouxer mais votos. NOVO ORIENTE em foco: Você foi candidato a prefeito pelo PMDB e presidente do partido, soube que pretende deixá-lo, por quê? AIRTON – por falta de espaço, em todos os aspectos. Quando me filiei ao PMDB tive que reestruturá-lo. Fui Candidato a prefeito, perdi as eleições, mas o partido elegeu dois vereadores ANISIO CANDIDO e MANOEL BRASILEIRO. Continuei no partido apesar do partido e de nenhum deputado ter me auxiliado sequer com um pacote de xilito. Perdi as eleições com a consciência tranqüila, sem comprar nenhum voto. Nas eleições seguintes, deixei de concorrer em razão da minha profissão que me tomava todo o tempo. Depois com a ascensão política de Domingos Filho, houve uma debandada do PSDB para o PMDB, todos aqueles antigos adversários nossos vieram lutar ao nosso lado, contudo com o passar do tempo o que se viu é que todos que vieram queriam controlar o partido e ser candidato a

prefeito. No PSDB não havia chances de suas candidaturas, e viram no PMDB a saída para seus sonhos. Só que a maioria dos dissidentes do PSDB, vieram e também trouxeram consigo tudo que aprenderam por lá. A Harmonia de antes deu lugar as disputas desleais, intrigas, fuxicos e mentiras no seio do partido. Os dissidentes do PSDB vieram dividir, nunca somar, chegaram mansinhos para depois mostrarem suas garras. Estou fora, se eu quisesse conviver e praticar o que querem praticar, eu não precisaria estar na oposição, estaria com o professor deles no PSDB. NOVO ORIENTE em foco: Pretende filiar-se em que partido? AIRTON – No Partido dos Trabalhadores (PT) que eu ajudei a fundar em Novo Oriente há mais de vinte anos, eleitor e defensor do LULA , nunca me afastei das idéias e do modo petista de governar. O PMDB histórico merece nosso total respeito, foram gentis comigo, mas deixou de ser o Partido de antes. NOVO ORIENTE em foco: E o PT fará coligação com o PMDB? AIRTON- Quem decidirá é o partido. Eu particularmente defendo uma candidatura própria. Hoje o PMDB está muito próximo do PSDB, já foi o mesmo partido, principalmente agora, os dirigentes do PMDB nasceram e se criaram no PSDB. Ninguém sabe quem é quem. Reunidos, não precisam se identificar, formaram-se na mesma academia Rodriguiana. NOVO ORIENTE em foco: O que faltou para a oposição ganhar as últimas eleições para prefeito em Novo Oriente? AIRTON – Candidato. Nunca na história desse Município um candidato de oposição teve ao seu lado, um presidente da República, e, diga-se de passagem, com a popularidade de LULA, o Governador Cid Gomes, o Presidente da Assembléia Legislativa Deputado Domingos Filho, que ajudou como nunca tinha ajudado um

candidato neste Município, e o Líder do Governo deputado Nelson Martins. O candidato posou ao lado dessas personalidades que estão em voga no cenário estadual e nacional e com bastante força política. Sem falar que o adversário era fraco, não tinha aceitação popular. Tínhamos um time melhor que o PSDB para ganhar o jogo, erramos no momento de escolher quem iria bater o pênalti. NOVO ORIENTE em foco: Qual seria o perfil do futuro candidato de oposição, e quem seria? AIRTON- Pode ser qualquer um cidadão ou cidadã novorientense, que apresente um projeto democrático de governo, que seja capaz de aglutinar todas as forças progressistas do Município, um candidato que se identifique com as mudanças almejadas pela população, que seja capaz de ouvir as comunidades, e que tenha provado na sua vida privada que tem responsabilidade para conduzir a coisa pública sem dela fazer uso próprio. O passado é primordial, logo ninguém se torna honesto e nem competente da noite para o dia, todos nós temos uma história, é só observar. Quem rouba galinha não pode ser eleito vigia de galinheiro. É preciso saber o que esse candidato produziu, fez o quê? E aonde? Não acredito em quem vive de fazer política, é preciso provar perante a sociedade que é capaz de viver de seu próprio trabalho.

NOVO ORIENTE em foco: Sobre as denúncias feitas pelo Vereador Leno Leocádio no Blog do MONTEZUMASALES? AIRTON- Gravíssimas. A Câmara de Vereadores tem o dever e a obrigação de investigar tudo o que foi postado. Falamos aqui de denúncias contundentes, com farta documentação. Que existe corrupção no Município nós sabemos, agora denúncias trazidas por um dissidente do PSDB, isso é uma confissão de crime. Novo Oriente não pode mais aceitar tanta corrupção, e tanta impunidade.

Liminar an ula a to administr ati vo anula ato administra tiv e rreinte einte g ra ser vidor es púb licos einteg servidor vidores públicos

A

Juíza da 9ª Zona Judiciária Dra. CARLA SUSIANY ALVES DE MOURA, em sede de Ação Cautelar Inominada concedeu Liminar determinando que o Município de Independência suspenda imediatamente os processos administrativos instaurados para demitir servidores

que foram reintegrados por ordem judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e do Supremo Tribunal Federal; Na mesma Liminar ordenou também a reintegração imediata destes servidores com a inclusão dos seus nomes na folha de pagamento da prefeitura municipal.

Eis em síntese a Liminar concedida: [...] “A plausibilidade do direito invocado, qual seja, “ fumus boni júris” , está plenamente evidenciado, vez que o Supremo Tribunal Federal, em data recente, passou a entender que os candidatos aprovados, em concurso publico, tem direito subjetivo a nomeação.[...] Ademais, a essencialidade do postulado da segurança jurídica e a necessidade de se respeitarem situações consolidadas no tempo, amparadas pela boa-fé do cidadão (seja ele servidor publico ou não), representam fatores a que o Judiciário não pode ficar alheio, como resulta da jurisprudência que se formou no Supremo Tribunal Federal. [...] Com efeito, a faculdade que tem o Poder Publico de corrigir seus próprios atos tem limite não apenas nos direitos subjetivos regularmente gerados, mas também no interesse em proteger a boa fé e confiança do administrado.Por outro lado, restou patenteado, o requisito do alimentar, sendo que a permanência da situação revelada na inicial poderá gerar lesões graves e de difícil reparação aos autores, no caso de a medida ser concedida somente ao final, haja vista atingir-se diretamente os meios de sobrevivência dos postulantes. Diante do exposto, presentes os requisitos legais, defiro a liminar para DETERMINAR que o Município de Independência, ora demandado, suspenda imediatamente o curso dos processos administrativos já instaurados em desfavor dos postulantes. Ainda fazendo uso do poder geral de cautela do Juiz e, considerando a possibilidade de já ter (em) sido encerrado (s), ORDENO, para assegurar a efetividade de medida judicial futura, que o demandado reintegre imediatamente os servidores (postulantes), se por acaso já concluído (s) o (s) processos (s) administrativo (s) em desfavor do (s) suplicante (s), com a inclusão na folha de pagamento. [...] Independência – CE, 25 de março de 2010. Carla Susiany Alves de Moura - JUIZA DE DIREITO AUXILIAR - 9ª Zona Judiciária

A Nova Diretoria do PCdoB de Novo Oriente, juntamente com os membros do PT e PSB, se reunirão no dia 20/04/2010 (terça-feira), em Crateús, com o prefeito Carlos Felipe e o deputado federal José Guimarães, para tratarem de assuntos diversos.

Entenda o caso Em Outubro de 2004, o MUNICIPIO DE INDEPENDENCIA editou Decreto demitindo os servidores públicos concursado no ano de 2001. Em 2005, os servidores ingressaram com Ação Ordinária, com o objetivo de anular o decreto supracitado visando à reintegração dos servidores aos seus cargos públicos com pagamento dos salários durante todo o período em que ficaram afastados. Na Comarca de Independência a promotora de Justiça Dra. Mary Anne Campelo Pereira e o Juiz de Direito Dr. Ernani Pires Paula Pessoa Júnior foram contra os servidores. Os servidores por seu advogado João Facundes Gomes Neto, ajuizaram Recurso de Apelação Cível para o TJCE. A PGJCE emitiu parecer favorável aos servidores. No TJCE a 3ª Câmara Cível, por unanimidade, julgou a favor dos servidores. O prefeito Valdi Coutinho entrou com recurso (embargos) perdendo novamente por unanimidade. Entrou também com Recurso Extraordinário sendo também derrotado; Entrou com agravo no Supremo Tribunal Federal, sendo mais outra vez derrotado. Em meados de 2009, o Juiz Dr. Demétrio Saker Neto determinou a reintegração dos 127 servidores no prazo de 15 dias. O Prefeito não cumpriu a ordem judicial e entrou com 127 recursos para o TJCE, e perdeu todos os 127 recursos que ajuizou. O Juiz tomou conhecimento do descumprimento da ordem judicial por parte do Prefeito e determinou que

Advogado JOÃO FACUNDES patrono da ação que reintegrou os 127 servidores públicos de Independência a mesma fosse cumprida em 48 horas, sob pena de ser processado e/ ou preso por desobediência. Após ciência do fato o Gestor cumpriu, em parte, o que lhe fora determinado, pagando alguns dos servidores, mas, não os colocando para trabalhar. Logo após o cumprimento forçado (mas não na íntegra) da Ordem Judicial de Reintegração, o prefeito Valdi Coutinho, novamente demitiu os mesmos servidores públicos suplicantes, desta feita via “Processo Administrativo”. O advogado João Facundes ingressou com Ação Cautelar com Pedido de Liminar, requerendo a suspensão do processo administrativo e/ou a garantia da permanência dos servidores em seus cargos públicos. Em 25 de Março de 2010, a Juiza Carla Susiany concedeu LIMINAR suspendendo os processos e determinando a reintegração destes servidores aos seus cargos.


Novo Oriente em Foco - Edição nº 002 - Abr/2010 - 6

Novo Oriente em Foco - Edição nº 002 - Abr/2010 - 7

Mayara Mota GATA DO MÊS Nome: Mayara Pereira Mota Data de nascimento: 09/07/92 Signo: Câncer O que mais gosta em seu corpo: Rosto O admira em em um homem: Olhos O que não tolera: mentiras e traições Um homem bonito: Kaká Mulher Bonita: Gisele Bündchen Uma Música: O Que os Olho Não Vêem, O Coração Não Sente (Jorge & Mateus) Um Filme: Lua Nova Um Prato: Macarronada Uma Viagem: Fortaleza Um Perfume: 212 (importado) Frase: Dificil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que se mas ama. (Bob Marley) Um sonho: Crescer profissionalmente


NOVO ORIENTE EM FOCO