Issuu on Google+

07/07/2012

Santa Fé do Sul e região

Especial FICCAP 2012

Caderno Especial


03

EDITORIAL Ficcap da família

H

á quatro anos a Ficcap abriu suas portas e deu a chance de famílias inteiras prestigiarem o evento. É uma festa tradicional em Santa Fé do Sul que reflete a organização, a grande estrutura e a alegria em, também, proporcionar alegria. Repetidamente o sucesso das outras edições, a Ficcap 2012 atingiu o público esperado superando as expectativas dos expositores, da organização e principalmente, dos visitantes e amantes do rodeio. Rodeio que por sinal fechou a festa com chave de ouro. Apresentações gloriosas de peões preparados e com muitos anos de experiência. A beleza da disputa da prova dos três tambores e grandes apresentações na abertura e no encerramento do rodeio. Foram shows renomados entre outras atrações que também chamaram a atenção do público. E para finalizar, Santa Fé do Sul completou 64 anos e em comemoração à data, realizou o desfile cívico reunindo escolas, entidade culturais e filantrópicas, clubes de serviço e representantes dos municípios vizinhos. Tradição e coragem que transformou a Ficcap num evento tão familiar.

ÍNDICE Palavra do Prefeito

P4

História P5 e P6 Palavra do Presidente da FICCAP P7 Atrações

P8

Atrações - Exposição Fotográfica P9 Cavalgada P10 e P11 Desfile Cívico Gado Rankeado

P12 e P13 P14

Escolha da Rainha da FICCAP P15 Shows P16, P17 e P18 Palavra Presidente Rodeio Rodeio em Touro Rodeio em Cavalo Prova dos 3 Tambores Comissão Organizadora

P19 P20 P21 P22 P23

EXPEDIENTE

Paulo Henrique de Souza Nascimento - Diretor Aline Rodrigues Barbosa Editora e Jornalista Responsável MTB 56.672/SP Adna Maria Lugato - Gestão de Conteúdo Web Anderson Duarte dos Santos - Ger. Operacional Sabrina Hellen - Financeiro Fotos: Sandro de Souza, Pedrinho, Ivanilde e Assessoria de Imprensa

O ESPECIAL FICCAP 2012 É UMA PUBLICAÇÃO DA EDITORA NP SANTA FÉ LTDA. ME CNPJ 15.055.183/0001-26 AVENIDA NAVARRO DE ANDRADE, 287 - SL 03 - CENTRO SANTA FÉ DO SUL - SP (17) 3631-1346 www.jornalnoticiapopular.com.br | jornalismo@jornalnoticiapopular.com.br TIRAGEM: 5.000 EXEMPLARES IMPRESSÃO: EDITORA J.G. RIO PRETO Ltda. PROJETO GRÁFICO: PAULO HENRIQUE

CIRCULAÇÃO: SANTA FÉ DO SUL, RUBINÉIA, SANTA CLARA D´OESTE, SANTA RITA D´OESTE, TRÊS FRONTEIRAS, SANTANA DA PONTE PENSA, NOVA CANAÃ PAULISTA, SANTA ALBERTINA E APARECIDA DO TABOADO-MS.


04

ESPECIAL FICCAP 2012

TONINHO

Favaleça Prefeito

2012 repetiu o suces“A Ficcap so das três edições realizadas

anteriormente, é uma festa do povo, uma festa da família, só tenho a agradecer a população, a comissão organizadora, os funcionários municipais, os patrocinadores, a Câmara

Municipal e as autoridades policiais e judiciais. Não tivemos um incidente, foi uma festa muito bonita a altura de Santa Fé do Sul. Agradeço a Deus pela oportunidade que nos deu de realizar uma Ficcap tão grandiosa de portões abertos”.


HISTÓRIA

05

FICCAP

A grande festa de portões abertos

das mais tradicionais festas U ma de portões abertos da região, a Ficcap (Feira Industrial, Comercial, Cultural e Agropecuária) de Santa Fé do Sul se consolidou atingindo, mais uma vez, a expectativa da população e dos amantes do Rodeio. A festa que está em sua 39ª edição e aconteceu no Recinto de Exposições

Dr. Rodolfo Abdo de 16 a 24 de Junho, recebeu o Prêmio Fivela de Prata da Revista Oito Segundos como a Maior Festa de Portões Abertos do Interior Paulista. Todo o ano a Ficcap acontece em Junho antecedendo o dia 24, dia em que se é comemorado o aniversário da cidade.


06

ESPECIAL FICCAP 2012 A feira tem duração de 10 dias com exposição de animais, barracas de alimentação, exposição de produtos artesanais e artigos em geral, exposição agropecuária e agronegócios, exposição de veículos e implementos agrícolas, parque de diversões, exposição de gado Elite Nelore, além, claro, de shows quase todas as noites e da grande estrutura para a realização do Rodeio em touros e cavalos. O palco de shows da Ficcap já recebeu grandes artistas como Ivete Sangalo, Zé Ramalho, Paralamas do Sucesso, e duplas como Chitãozinho e Chororó, Zezé de Camargo e Luciano e tantos outros. A festa oferece excelentes condições de acomodação ao público com camarotes, uma arquibancada totalmente coberta e espaço reservado para deficiente.


07

ALCIDES

Fernandes Presidente da FICCAP

agradecer primeiramen“Q uero te a população de Santa Fé do

Sul e parabenizar a todos pela educação e simpatia. É um povo que busca se divertir e aproveitar o momento da festa sem brigas. Parabéns a toda comissão organizadora que se

empenhou neste trabalho para que tudo saísse conforme aconteceu. Mesmo com chuva em alguns dias, não estragou o momento, os shows estavam lotados, os expositores não reclamaram, fechamos com chave de ouro.”


08

ESPECIAL FICCAP 2012

Muitas opções para se

DIVERTIR A

Ficcap oferece diversas atrações durante a festa e além da diversão, também movimenta a cidade gerando renda para os comerciantes e entidades filantrópicas do município, movimentando a economia e rendendo bons negócios aos expositores e entidades ali instaladas. As famílias podem levar as crianças no parque de diversões, andar pelos pavilhões, jantar nas barracas das entidades e até mesmo comer a famosa

cocada quebra queixo. O Governo Municipal disponibilizou durante todos os dias de festa, transportes coletivos de ida e volta em diversos horários e vários pontos de desembarque e embarque espalhados pela cidade. A Ficcap tornou-se uma festa tradicional, uma festa que reúne os santafessulenses todos os anos num espaço de alegria, cultura e diversão.


ATRAÇÕES

09

OLHARES

Santa Fé do Sul

Notícia Popular realizou O Jornal no último final de semana da Feira a Exposição “Olhares Santa Fé

do Sul”. Feito pela fotógrafa Julia Fiorili, a exposição ficou no Pavilhão da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e contou com o apoio do Governo Municipal. Julia fotografou diversos pontos da cidade com o intuito de mostrar Santa Fé de um jeito diferente, próprio.


10

ESPECIAL FICCAP 2012

Cavalgada bate A

RECORDE de público

tradicional cavalgada, em comemoração a 39° Ficcap, contou com a presença de mais de 1.200 participantes entre crianças, adolescentes e adultos, que integraram as mais de 27 comitivas da Estância Turística de Santa Fé e região. Os cavaleiros partiram do recinto da Ficcap, percorreram as avenidas Navarro de Andrade, Conselheiro Antônio Prado, Rua 14 e Rua 7, onde en-

cerraram o percurso. O prefeito Toninho Favaleça disse que a cavalgada o surpreendeu pelo grande número de participantes “A Cavalgada 2012 foi um sucesso total batendo o recorde de participantes, e foi emocionante a população saudando os cavaleiros em todo o trajeto mostrando a tradição da cultura sertaneja em nossa cidade”, disse Favaleça.


CAVALGADA

11


12

ESPECIAL FICCAP 2012

Desfile cívico em comemoração aos 64 anos

64 anos e 50 de comarca de O sSanta Fé do Sul foram comemorados com o tradicional desfile,

que reuniu carros alegóricos e apresentações das escolas municipais, entidades culturais e filantrópicas, clubes de serviços da cidade, Coral Canto do Sol e também dos municípios que compõem a comarca de Santa Fé do Sul. A festa também foi prestigiada pelo prefeito de Alcinópolis, Alcino Fernandes, e pelos deputados Estadual e Federal, Itamar Borges e Edinho Araújo. O primeiro bloco do desfile teve a participação da fanfarra da Apae, junto com os demais alunos trajados de caipira; grupo de escoteiros; carros alegóricos de Nova Canaã Paulista, Santana da Ponte Pensa e Três Fronteiras; banda Marcial de Suzanápolis;

municípios de Rubinéia, Santa Clara D’Oeste e Santa Rita D’Oeste com faixas parabenizando a cidade; Unati e Clube Nipo Brasileiro. O segundo bloco trouxe o tema Folclore, com apresentação da Banda Musical Iulle Martins Rezende, da cidade de Alcinópolis; alunos da Funec com bandeiras representando os Estados e placas indicando seus municípios de origem; oito carros alegóricos com os temas Curupira, Saci Pererê e Mula sem Cabeça, Boitatá, Bahia de Todos os Encantos, Festival Folclórico de Parintins, Bumba Meu Boi, Iara, Bonecos de Olinda, Carnaval dos Carnavais e Boto; Banda Marcial de Promissão, Academia Equilíbrio, Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros.


DESFILE CÍVICO

13


14

ve ESPECIAL em FICCAP 2012

Exposição

GADO NELORE rankeado

nelore rankeado ficou exO gado posto durante a 39° Ficcap e chamou a atenção de quem passava. Os animais foram avaliados pelo juiz Luis Renato Tiveron da ABCZ e os que atingiram o índice de pontuação exigido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACBN) foram classificados.

Veja o resultado: Melhor expositor e criador

1º - Carlos Mestriner (Fazenda Onix Agropecuária - Birigui), 2º - José Luiz Boteon (Fazenda Santa Cecília-Birigui), 3º - Angelo Baldissera (Fazenda Cosmo-Santana da Ponte Pensa), 4º - José Roberto Colli (Zeus Agropecuária-Birigui) e 5º - José Meneghel (Fazenda União -Suzanapolis).

Além de troféu, os premiados ganharam pontos para concorrer no final do ano o título de melhor criador e expositor do país.


15

Rainha e Garoto D

COUNTRY

ias antes do inĂ­cio da Ficcap foi realizado no Absolut e-Music a escolha da Rainha e do Garoto Country 2012. Belezas de prĂ­ncipes e princesas deslumbraram a noite.


16

ESPECIAL FICCAP 2012


SHOWS

17


18

ESPECIAL FICCAP 2012


19

JOSÉ

Biscasse Presidente do Rodeio

experiência de 20 anos nes“T enho se meio do rodeio, fiz parte por

muitos anos da organização em Americana; posso afirmar que Santa Fé teve o melhor rodeio este ano, com as melhores boiadas, melhores tropas de cavalos e peões que deram um show a parte.

Tudo foi muito bem organizado, a comissão está de parabéns. Foi uma vitrine para o Brasil o que foi visto aqui em Santa Fé. Agradeço a presença maçante da população que com certeza é parte fundamental para o sucesso da festa.”


20

ESPECIAL FICCAP 2012

EDSON TRIDICA é o melhor

caubói em Santa Fé do Sul

Tridica foi o grande campeão E dson da Copa Brahma Barretos. Na final, o atleta natural de São João

das Duas Pontes-SP caiu de Labirinto, da Cia. Paulo Emílio. Porém a montaria ruim não influenciou no resultado final. O competidor garantiu a vitória no último round da disputa, em que enfrentou o touro Forró Pesado, da Cia. BX Livramento. Obteve 87 pontos, sendo que 43,50 para o competidor e os outros 43,50 para o animal. Na soma das três noites de competição, Tridica ficou com 262 pontos e com o topo do pódio. Na segunda posição ficou Emerson Martins de Brito, de Inocencia-

-MS, com o resultado consolidado de 259,50 pontos. Na final, ele montou o touro Carga Pesada, da Cia. California. O feito lhe rendeu 88,50. Já na terceira colocação, com 257,25, ficou o atleta Jerisson Assis de Souza, de Serranópolis-GO. Ele foi o melhor caubói da final ao montar o touro Consulado, da Cia. BX Livramento, e conquistar 90,50. Rafael Gilho, que montou em sua cidade natal, ficou em 4° lugar no ranking da etapa com 254,25. Ao montar no Super Men, da Juninho Calegare, garantiu o 6° lugar na grande final da Copa Brahma Barretos.


RODEIOS

21

Santa-fé-sulense

CLAUDIONIZIO COSTA

F

é o campeão do rodeio em cavalos

oram 48 peões montando em cavalos das melhores tropas do Brasil no estilo cutiano, mas foi um santa-fé-sulense que venceu e levou a melhor.

Classificação: 1º Claudionizio Costa – Santa Fé do Sul 2º Wilson Martins Araujo – Assis 3º Flávio Fonseca – Ap. do Taboado 4º José Mariano – Auriflama 5º Judimar Barbosa – Leme


22

ESPECIAL FICCAP 2012

Prova dos

TRÊS TAMBORES

Três Tambores cheA modalidade gou ao Brasil através da ABQM (Associação Brasileira dos Cria-

dores do Cavalo Quarto de Milha) e foi instituída como prova oficial de velocidade. O esporte está cada vez mais presente nas festas de peão e tem conquistado muitos adeptos e fãs.

80 competidores participaram da prova na Ficcap em Santa Fé do Sul em diversas modalidades. Campeões Masculino: Mateus Leme Feminino: Keila Polizelo Jovem A: Vitória Baldan Jovem B: Ana Júlia


COMISSÃO COMISSÃO EXECUTIVA Presidente: ALCIDES OLIVEIRA FERNANDES Vice-Presidente: RUY VINICIUS ROCGA DOS REIS Tesoureiro: ADERCIO RODRIGUES Vice-Tesoureiro: CLEBER ALVES FERNANDES Secretário: ADERVAL CLÓVIS MORRETI 2º Secretário: RONALDO DA SILVA SALVINI Membros: ALEXANDRE DONIZETI IZELLI ANTONIO ELPIDIO PRADO DONIZETE PAULA DOS SANTOS GILMAR ROGÉRIO BATISTA HEITOR RIBEIRO NETO JOMAR ANTONIO ALVES FERREIRA JOSÉ CARLOS TONARQUI LUIZ ANTONIO GARCIA NATALINO FRANCO PEDRO MACEDO MEGIANI COMISSÃO DO RODEIO E MONTARIA Presidente: JOSÉ BISCASSI Vice-presidente: BENEVALDO JULIO CARDOSO Secretário: FRANK FAVALEÇA Membros: ALEX ZURI CARLOS A ZAFALON GILMERCIO CARLOS DA SILVA LEANDRO PAGANINI MARCOS LUCHETI NELSON RIBEIRO GONÇALVES RODRIGO GARCIA (BIZÃO)

COMISSÃO DE ASSUNTOS JURÍDICOS Presidente: MILTON RICARDO BATISTA DE CARVALHO Membro: GIOVANI RODRYGO ROSSI

COMISSÃO AGROPECUÁRIA Presidente: VAGNER LUIS GURIAN Vice-presidente: MARCIO HENRIQUE CASTILHO Membros: JEFERSON DE OLIVEIRA MENDONÇA MAURO SILVESTRINI

Conselho Fiscal: MAURO FIORAVANTE SILVESTRINI Membros: MILTON RICARDO BATISTA CARVALHO NATALINO FRANCO 1º. Suplente: ANTONIO ELPIDIO PRADO 2º. Suplente: ALEXANDRE DONIZETE IZELLI 3º. Suplente: EDMILSON MELO

COMISSÃO DE MANUTENÇÃO E LIMPEZA Presidente: ODAIR SEGURA GABRIEL Membros: ANTONIO MARCHI EDMILSOM MELO KEMEL RAHAL COMISSÃO DE SEGURANÇA Presidente: ANTONIO BARBOSA DE ALMEIDA COMISSÃO DE PROPAGANDA E MARKETING Presidente:MARCELO ALESSANDRO FAVALEÇA Membros: AMANDA VALERIA CASIMIRO ANAHI MORAES DUARTE BETO ARCALÁ FLAVIA VIVIANE SILVESTRINI PAULO CORREIA RODRIGO MENDONÇA SILVIA SANCHES SEVERINO

COMISSÃO DO CAMARIM Presidente: EDERSON MELLA TERNEIRO Membro: IRENE DOS SANTOS COMISSÃO PARA AUTORIDADES Presidente: ADRIANO CORREA REPRESENTANTE DA CÂMARA MUNICIPAL Vereador FABIO DOS REIS VICENZI

Presidente:ADERVAL CLÓVIS MORRETI Vice-Presidente: JOSÉ BISCASSI Tesoureiro: ADERCIO RODRIGUES Vice-Tesoureiro: DONIZETE PAULA DOS SANTOS Secretário: MARCIO HENRIQUE CASTILHO 2º Secretário: HEITOR RIBEIRO NETO

23



Especial FICCAP 2012 - Jornal Notícia Popular 07-07-12