Issuu on Google+

Previsão do Tempo

Sábado 11/02 1/02

Domingoo 12/0 12/02 02

Máx 29ºC Mín 18ºC

Máx 29ºC Mín 18ºC

feira 113/02 3/02 Terça-feiraa 14/0 02 Segunda-feira 14/02 Máx 30ºC Mín 20ºC

Máx 32ºC Mín 22ºC

Quarta-feira 15/02 /02

Quinta-feira 16/02

Máx 30ºC Mín 21ºC

Máx 30ºC Mín 20ºC

Braço do Norte - Sábado, 11 de fevereiro de 2012 | Ano 2 | Edição nº 63 | Edição Semanal | R$ 2,50

Zé Nei elege HST como prioridade

Pág.: 03

Plano Diretor participativo praticamente concluído

Pág.: 05

Pena de Prisão Perpétua para administradores corruptos

Trânsio do Rio Bonito

LIBERADO PÁGINA 04

Secretários são empossados

Pág.: 09

Pág.: 04

Soluções em Internet

48 3658 4115


02 · www.jornalnoponto.com

Opinião

Braço do Norte, sábado, 11 de fevereiro de 2012

DIRETO ao Ponto Alexandre Frazão Alexan

xande_radio@yahoo.com.br

Salésio Meurer

CDR realiza primeira reunião de 2012 O Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de Braço do Norte reuniu os seus integrantes (prefeitos, presidentes das Câmaras de Vereadores e representantes da sociedade civil organizada) para analisar oito projetos e um repasse para os sete municípios que integram a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) no auditório da regional, às 15 horas de quarta-feira, 8 de fevereiro. Os conselheiros aprovaram para São Martinho sete propostas de melhorias no município. A Cooperativa de produção e comercialização da Agricultura

Vendas ilegais As possíveis vendas ilegais de casas doadas por projetos da secretaria de Assistência Social serão investigados pela pasta. Essa foi a afirmação da secretária Francisca Leonel, que admite esta prática em Braço do Norte. “O que podemos fazer? Acho que apenas conscientizar, pois tirar alguém que precisa agora seria justificar um erro com outro erro. Que vendeu será punido de uma forma ou de outra”, afirmou ela. Durante a semana uma denuncia feita por um beneficiário deu o que falar, ele afirmou que outro contemplado no projeto havia trocado sua casa por dois carros. Lamentável esta negociação e quem errou deve pagar. Se a secretaria não punir agora, ocorrerão outras negociações, o que compromete a idoneidade do projeto.

Unimóvel A rádio ACB FM está com uma viatura nas ruas da cidade. Trata-se de uma unidade móvel que irá buscar as informações nos bairros e nas comunidades do município. O responsável pela captura das informações será o repórter Guilherme Neto que, aliás, já está fazendo o trabalho. O modelo de Unimóvel já funciona na região e é sucesso, pois coloca a comunidade em linha direta com as autoridades. Qual prefeito não tem medo de uma denuncia feita pelo rádio? Quase todos temem o poder da imprensa e é pensando neste nixo de mercado e de audiência é que cada dia mais os veículos investem em estrutura para trazer a informação em tempo real, no local onde ela acontece. Parabéns aos meios de comunicação que estão dando espaços a repórteres que tem a vontade de estar em cima da notícia.

Familiar de Santa Catarina (Cooperfamília) recebeu o aval positivo dos conselheiros para a aprovação do projeto para aplicação de recursos financeiros do cultivo do cogumelo do sol no município de Rio Fortuna, no valor de R$ 22.500 mil. Na ocasião foi aprovado o repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e Salário Educação ao município de Santa Rosa de Lima, que foi o único a aderir à municipalização da educação.

Posse

O prefeito de Braço do Norte, Vânio Uliano, empossou na tarde de segunda-feira, 6 de fevereiro, os secretários de Agricultura e Meio Ambiente e Obras. A assinatura da ata ocorreu no gabinete do prefeito. Para a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente o selecionado foi Edésio Oenning. Edésio foi secretário de Agricultura e Meio Ambiente na administração anterior e já ocupou a pasta de Obras na administração de Vânio. Já para a pasta de Obras Viárias e Edificações o escolhido foi Valdir Mattos. Valdir trabalhava há dois anos como diretor do Perímetro Urbano.

Ketlen

Escolas

Em Braço do Norte, na Escola Dom Joaquim, a conclusão do

Retorno

Neste domingo a equipe esportiva da Verde Vale recomeça suas atividades em 2012. A primeira transmissão do ano será em Criciúma a partir de 16h30min, para o clássico entre Tricolores. Tigre x JEC duelam para sair da crise. O jogo marca o retorno do técnico Argel Fucks ao Majestoso. Argel dirigiu o Tigre em 2010, na campanha vitoriosa da Série C, agora ele está no comando do Joinville. Em sua estreia conseguiu belo triunfo diante da poderosa Chapecoense.

ginásio já começou. No local, também será construída uma pista de atletismo e um elevador, para dar maior acessibilidade aos alunos especiais. Além de reestruturação da área coberta da escola. Na Escola Werner Knabenn, da comunidade de Travessão, uma nova pintura, impermeabilização, revisão das telhas e recuperação de problemas de infiltração foram desempenhados.

Abraço

O abraço da semana vai para o amigo padre Pedrinho. Mesmo não tendo as missas de quartas-feiras, no Rio Bonito, o padre tem recebido diversas visitas de fiéis de toda a região. Nesta semana o visitei e ele se mostrou muita calma para atender a minha família. Por ser sereno, ter calma com todos e por ser cada dia mais líder em sua paróquia é que merece o destaque da coluna.

Salmo da semana:

Comercial:

A PALAVRA DA MÃE tem uma profunda força na vida dos filhos. A PALAVRA DO MÉDICO pode curar, muito antes do efeito dos medicamentos. A PALAVRA eleva, apóia, ajuda, constrói, anima, fortalece. O bom uso da palavra é uma bênção no convívio humano.Venha estudar este e outros

Expediente

As chuvas desta semana trouxeram diversos problemas a malha viária de Braço do Norte. Nem bem assumiu Valdir e o telefone da garagem não para. Os piores problemas ainda são em locais mais baixos, como por exemplo, a Avenida Getúlio Vargas. Com a pancada de chuva da terça-feira, motoristas tinham que dar a volta pela Severiano Sombrio para poder atravessar a cidade. Quem vinha, ou ia, para o Pinheiral, passou trabalho. Por outro lado, foi bom ver que onde a administração mexeu e ampliou a vazão d’água, os alagamentos não ocorreram.

Apesar de ter apenas 20 anos, o currículo da atacante Ketlen Wiggers é de gente grande. A atleta de Rio Fortuna, que atua pelo Vitória, de Pernambuco sagrou-se, nesta semana, campeã sul-americana sub-20, representando a seleção brasileira. Além do título, foi a artilheira da competição, com nove gols em sete jogos. Resultados que deixam a menina ansiosa por novas convocações no grupo principal e, quem sabe, disputar as Olimpíadas de Londres.

A força da Palavra

Sem meias verdades, direto ao ponto.

Chuvas

O vereador Salésio Meurer, recebeu recentemente reclamações de moradores próximos à lanchonete Disney Lanches, no centro da cidade. DE acordo com o edil, as pessoas alegam barulho exagerado dos sons nos carros, sendo que os moradores perderam o sossego da noite. Meurer tem conhecimento do projeto de lei, reivindicado pela Policia e pelo Conselho de Segurança (Conseg) sendo que o mesmo se encontra na prefeitura municipal, projeto esse que visa proibir os altos sons e o vandalismo. Salésio solicita ao prefeito Evanísio Uliano, que encaminhe com urgência este projeto a 1ª reunião da Câmara, a expectativa do vereador é que seja votado e aprovado.

temas fascinantes com os Rosacruzes. Solicite gratuitamente o livreto “O Domínio da Vida”, escrevendo ou ligando para: Ordem Rosacruz, AMORC: Rua Nicarágua, 2620 - 82515-260 – Curitiba –PR. Tel:(41)33513000 Internet: www.amorc.org.br / E-mail: rosacruz@amorc.org.br

Administrativo adm@jornalnoponto.com Redação redacao@jornalnoponto.com Arte/Criação artes@jornalnoponto.com

SALMO 32 ͵ RELACIONADO AO ANJO VASARIAH DA CATEGORIA ANGÉLICA DAS DOMINAÇÕES. A CATEGORIA ANGÉLICA DAS DOMINAÇÕES É CHEFIADA PELO ARCANJO OU PRÍNCIPE TSADKIEL OU URIEL. ESTE SALMO RESGATA O EXTRAVIADO E O PERDIDO, PROTEGE ARTISTAS E ESCRITORES E PROMOVE O PERDÃO. SALMO 93 ͵ RELACIONADO AO ANJO IEHUIAH DA CATEGORIA ANGÉLICA DAS POTÊNCIAS. A CATEGORIA ANGÉLICA DAS POTÊNCIAS É CHEFIADA PELO ARCANJO OU PRÍNCIPE

CAMAEL. ESTE SALMO AFASTA PESSOAS VINGATIVAS, RESTITUI A PAZ E O BOM CONVÍVIO PESSOAL, READQUIRIR A AUTO ESTIMA. Sƒ½ÃÊ 130 ͵ RELACIONADO AO ANJO LEHAHIAH DA CATEGORIA ANGÉLICA DAS POTÊNCIAS. A CATEGORIA ANGÉLICA DAS POTÊNCIAS É CHEFIADA PELO ARCANJO OU PRÍNCIPE CAMAEL. ESTE SALMO SERVE PARA BANIMENTO DA IRA E DO RANCOR, PARA TER BOAS INFLUENCIAS E NOVAS OPORTUNIDADES. SALMO 114 ͵ RELACIONADO AO ANJO

Jornal No Ponto - ME Rua Raulino Horn, 245, 1º andar, Sala 7, Centro, Braço do Norte - SC CEP 88750-000 CNPJ - 12.664.877/0001-66

www.jornalnoponto.com

Alexandre - (48) 9643-3443 Vando - (48) 9653-1615 Marlla - (48) 9943-1433 comercial@jornalnoponto.com

Tiragem: 2000 exemplares

Circulação: Braço do Norte

CHAVAKIAH DA CATEGORIA ANGÉLICA DAS POTÊNCIAS. A CATEGORIA ANGÉLICA DAS POTENCIAS É CHEFIADA PELO ARCANJO OU PRÍNCIPE CAMAEL. ESTE SALMO SERVE PARA INICIAR BONS RELACIONAMENTOS AFETIVOS, CASAMENTO, ATRAÇÃO E SEDUÇÃO. SALMO 25 ͵ RELACIONADO AO ANJO MENADEL DA CATEGORIA ANGÉLICA DAS POTÊNCIAS. A CATEGORIA ANGÉLICA DAS POTENCIAS É CHEFIADA PELO ARCANJO OU PRÍNCIPE CAMAEL.

Impressão Soller Indústria Gráfica (48) 3434-1970 Rua Antônio Bortolatto 48, Morro Da Fumaca, SC


Geral

Braço do Norte, sábado, 11 de fevereiro de 2012

Jornal No Ponto · 03

Zé Nei elege HST prioridade no município e fala de dois anos como deputado Passados dois anos desde que assumiu vaga da Assembléia Legislativa, o deputado estadual José Nei Ascari, eleito com número surpreendente de votos, inclusive para ele naquele momento, fala sobre o repasse de recursos, os projetos de investimentos e as prioridades para a região para este ano. No Ponto – Como você avalia sua atuação e dos deputados do sul em 2011? A missão constitucional do parlamentar é legislar, fiscalizar e defender os interesses do Estado. Neste sentido foi nossa atuação. Integro cinco importantes comissões. Sou membro titular das comissões de Agricultura, Justiça e Legislação Participativa; vice-presidente da Comissão de Proteção Civil e Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Tive oportunidade de apresentar e relatar matérias importantes para Santa Catarina e defender investimentos para nossa região. Quanto aos deputados do Sul lembro que nossa região elegeu oito. Isso significa que 20% dos parlamentares que integram a Assembleia são do Sul do Estado. É uma boa representação. Todos são integrantes da base do governo e atuam com muita unidade. No Ponto – Qual a maior contribuição para região do Vale? A região do Vale do Braço do Norte recebeu, em 2011, do Governo do

Estado, em convênios, cerca de 10 milhões de reais. Isso é resultado do trabalho desenvolvido pelos gestores municipais e pela Secretaria Regional, numa forte articulação feita pelos deputados que representam a região. Estes recursos foram pulverizados em obras e ações nos vários setores da administração pública. São investimentos que atenderam o setor rodoviário, além da saúde, educação, segurança pública, agricultura, social e pavimentações. São investimentos importantes. Mas nossa região continua merecendo mais. Por isso, estaremos, ao longo deste ano, buscando mais investimentos. No Ponto – Qual a prioridade em atuação para este ano? Apesar das conquistas comemoradas no ano passado, nossa região ainda carece de muitos investimentos. Cada setor tem sua prioridade. No setor rodoviário, por exemplo, a prioridade são as obras de pavimentação da Rodovia SC-439, que liga Grão-Pará a Urubici, através da Serra do Corvo Branco. O primeiro trecho, com 20 quilômetros de extensão, que liga o alto da Serra até Urubici, deverá ser inaugurado em breve. A pavimentação do segundo trecho que liga Grão-Pará a Aiurê é o nosso próximo desafio. Já na saúde a prioridade é a construção do novo Hospital Santa Teresinha (HST). O projeto está pronto e será levado, em breve,

ao governador. No Ponto – Sobre o novo HST. A articulação dos deputados surtiu efeito. Como você pretende acompanhar a obra? A construção do novo hospital para a região do Vale é uma obra necessária. Por isso conta com o apoio de toda a sociedade. Além da classe política, a obra é defendida pelas lideranças comunitárias, empresariais e também pela imprensa. O governador Raimundo Colombo já visitou o atual hospital e constatou a dificuldade de ampliação da atual estrutura. Por isso, sinalizou apoio para as obras das novas dependências do hospital. Pretendemos, em breve, numa audiência com o próprio governador, definir esta parceria. Vamos acompanhar muito de perto este assunto. No Ponto – Melhoria nas rodovias. Como está vendo o desenvolvimento das obras de asfaltamentos da SC-439 e BRN-424 (Pinheiral) e as mudanças para diminuir o número de acidentes na SC-438 (considerada uma das mais perigosas do estado)? Estamos trabalhando para incluir no BID-6 a pavimentação do trecho da SC-439, que liga Grão-Pará ao distrito do Aiurê. Quanto à estrada do Pinheiral, reconhecemos que o ritmo não é o desejado. A demora, entretanto, foi ocasionada pelos problemas verificados no projeto. Várias mudanças foram necessárias para

DEPUTADO JÊݝ N›® AݑƒÙ® òž ‘ÊÃÊ ÖÙ®ÊÙ®—ƒ—› ă ݃闛 ƒ 쑛ÝÝ®—ƒ—› —ƒ ‘ÊÄÝãÙç–‡Ê —Ê ÄÊòÊ HÊÝ֮ヽ SƒÄムT›Ù›Ý®Ä«ƒ

melhorar a qualidade da pavimentação. Superada esta fase, nossa expectativa é de que os trabalhos sejam agilizados. Já em relação a SC-438, entendemos que a rodovia de fato apresenta muitos problemas, precisando ser toda revitalizada. Trata-se realmente de uma estrada movimentada e perigosa. Estamos trabalhando para que as melhorias possam ser implantadas. No Ponto – Sobre as eleições 2012. Com o partido na mídia, como pretende agir no Estado e região? Nosso partido nasceu forte em Santa Catarina. Além do governador, o PSD conta com quatro deputados federais e nove estaduais. Temos mais de 50 prefeitos e mais de 500 vereadores no Estado. O PSD está organizado em todas as cidades catarinenses. Assim, pretendemos participar das eleições em todos

os 295 de Santa Catarina. Nossa meta é lançarmos pelo menos 150 candidatos a prefeito no Estado. Em nossa região o partido está bem organizado e pretende participar das eleições majoritárias em todos os municípios do Vale de Braço do Norte. No Ponto - Como líder partidário qual a atual articulação do partido, como vão as negociações (dentro e fora) para a Prefeitura de Braço do Norte? (Comenta-se uma aproximação ao PP, ao contrário do que a mídia expõe sobre a aliança com PMDB)? Em Braço do Norte, o PSD pretende lançar candidato a prefeito. Nosso partido conta com lideranças valorosas e o grupo está motivado para participar das eleições deste ano. Trabalhamos, no momento, para fortalecer nossa candidatura. Acreditamos que há espaço, em Braço do Norte, para um projeto novo, para uma proposta diferente.

No Ponto – Na esfera Federal, a baixa liberação de recursos através de emendas (apenas 4,458% ou R$ 95 milhões dos R$ 2,15 Bi ) não preocupa os deputados? Como você e os deputados pretendem agir? Este é um assunto de responsabilidade dos Deputados Federais e Senadores. Trata-se de um problema histórico. Santa Catarina, que está entre os estados que mais arrecada para a União, é um dos últimos no repasse de recursos do Governo Federal. Nossa representação em Brasília conta com deputados e senadores experientes. Dos 19 parlamentares catarinenses, quatro são ex-governadores. Eles atuam fortemente na defesa dos nossos interesses. Mas isso não tem sido suficiente. Precisamos de um novo pacto federativo, que distribua de maneira diferente e mais justa as receitas da União.


04 · www.jornalnoponto.com

E AÍ

empresário?! Josimar Borges LeandroCONSULTOR EÃÖٛ݃ٮƒ½

FONE: (48) 9966-4060 josimarbleandro@gmail.com

É hora de demiƟr? Quando precisamos fazer a “coisa” andar dentro da empresa nem sempre o conseguimos se ficarmos com a atual equipe de trabalho. Aí vem o dilema, é hora de demitir e contratar gente nova?? Varias coisas precisam ser avaliadas nesse momento, mas a primeira delas é se o problema é o funcionário ou o patrão que não foi claro nas atribuições do mesmo. O mais comum no dia-a-dia é, quando o chefe está de bom humor e o funcionário perguntar como está o seu trabalho, ele acabar dizendo que está bom. Já nos momentos de “fúria” reclamar de tudo o que essa mesma pessoa faz. Isso influencia e muito, pois nem sempre conseguimos julgar as pessoas da nossa equipe como deveriam e acabamos não fazendo o principal papel do chefe, surpreende-las. Não falo de exigir pilhas de relatórios, mas sim de fazer o mesmo que a nossa Presidente Dilma fez com seus Ministros nesta semana. Eles vieram cheios de informações sobre o que fizeram, onde investiram e tal. Quando apresentaram isso, ela os surpreendeu, solicitando os planos para 2012 e os anos seguintes. Ops, deu grota. Queremos pessoas pró ativas, que levantam da cadeira e vão atrás da mudança, ou que sejam a mudança. Temos muitas vezes essas pessoas na nossa equipe, mas devido a nossa falta de tato, as deixamos desanimadas e incapazes de serem produtivas. Também tem o outro fator, das pessoas realmente impróprias para estarem ao nosso lado. Assim lhes digo, antes de se perguntar se é hora de demitir, faça as seguintes pergunta: porque o contratei?. No mínimo você não vai errar na próxima contratação. Um abraço. Quer ver a sua empresa crescer?? Entre em contato e vamos fazer isso juntos!!

Geral

Braço do Norte, sábado, 11 de fevereiro de 2012

Trânsito na ponte do Rio Bonito está liberado

Exatos um ano, três meses e sete dias depois, a prefeitura de Braço do Norte liberou o trânsito na ponte da rua Márcio Alberton Crema, no bairro Rio Bonito. A antiga estrutura havia sido levada em 2010, após uma enxurrada. A queda da ponte prejudicou significativamente o trânsito na região. O levantamento do prejuízo fez parte de um relatório enviado ao Estado pela Defesa Civil do município. Nele, todos os prejuízos das fortes chuvas foram detalhados. Para a reconstrução da ponte, o município solicitava o aporte de R$ 100 mil. Meses depois, apenas R$ 30 mil foram liberados pelo Estado. Para realizar a obra, a administração foi obrigada a arcar com o restante do valor, outros R$ 80 mil. A reconstrução, sob responsabilidade da construtora Ceja, iniciou em 21 de novembro. De acordo com o empresário Jaime De Bona da Silva, responsável pela obra, a nova estrutura com pouco mais de 10 metros, suporta 50 toneladas de peso.

O Öٛ¥›®ãÊ V†Ä®Ê U½®ƒÄÊ, ÄÊÛÊç E—Ý®Ê O›ÄĮĦ (‘›ÄãÙÊ) փك ƒ S›‘Ù›ãƒÙ®ƒ —› A¦Ù®‘ç½ãçك › Vƒ½—®Ù MƒããÊÝ ÖƒÙƒ ƒ ݛ‘Ù›ãƒÙ®ƒ

O acesso era utilizado por moradores de bairros próximos e pelas empresas para escoar a produção. Com a reconstrução da ponte e sua reabertura, usuários comprovam o benefício. “Antes tínhamos que dar uma volta muito grande para chegar ao destino. Esta passagem facilita bastante e o pessoal patrolou a estrada o que deixou muito melhor”, disse um

caminhoneiro. O acesso já beneficia as mecânicas existentes no local. “Nesta semana percebemos um crescimento no fluxo de veículos e o pessoal comenta a melhora. Para nós ficou muito bom, pois sentimos maior procura pelos serviços, algo que havia caído com a ponte”, destaca o eletricista Ângelo da Silva, o Giríco. Para o sócio-proprie-

tário das empresa Molas BNorte, Ramon Castro Antunes, o aumento no movimento era esperado. “Cresce muito o movimento de veículos, leves e pesados, pois é uma entrada mais próxima para várias empresas e também para subir ao Pinheral. Como a mais veículos transitando – são mais de 50 caminhões por dia - por aqui, também aumenta nosso serviço”, observa.

Secretários são empossados Após muitos meses de espera, possíveis indicações e expectativas, o prefeito de Braço do Norte, Evanísio Uliano, o Vânio (PP), nomeou na tarde de segunda-feira, 6, os secretários de Obras Viárias e Edificações e de Agricultura e Meio Ambiente. Para a pasta de Obras, Valdir Mattos, há dois anos atuando na Prefeitura como diretor do Perímetro Urbano, foi o escolhido. Já na Secretaria de Agricultura, substituindo o vereador Cléber

Silva, que retornou há quinze dias ao legislativo, o pecuarista Edésio Oenning reassume o posto. Edésio comandou a mesma pasta durante o período em que Luiz Kuerten, o Tilico (PP), estava a frente do executivo. Edésio também foi o último a ocupar o cargo na Secretaria de Obras. As posses ocorreram no gabinete do prefeito. “Espero corresponder às expectaticas do prefeito e da comunidade. Estou sempre à disposição”, destacou Valdir Mattos.

O Öٛ¥›®ãÊ V†Ä®Ê U½®ƒÄÊ, ÄÊÛÊç E—Ý®Ê O›ÄĮĦ (‘›ÄãÙÊ) փك ƒ S›‘Ù›ãƒÙ®ƒ —› A¦Ù®‘ç½ãçك › Vƒ½—®Ù MƒããÊÝ ÖƒÙƒ ƒ ݛ‘Ù›ãƒÙ®ƒ —› ÊÙƒÝ .


Braço do Norte, sábado, 11 de fevereiro de 2012

Jornal No Ponto · 05

Geral

Pontuando Plano Diretor Participativo pontuando1@hotmail.com

Julgamento por Embriaguez

A 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça suspendeu, nesta quarta-feira, o julgamento do recurso especial que vai definir os meios de prova legítimos para atestar a embriaguez ao volante. Um pedido de vista do desembargador convocado, Adilson Macabu, foi o motivo da suspensão, após os votos do relator, ministro Marco Antônio Belizze, e do desembargador convocado, Vasco Della Justina, ambos favoráveis à validade de provas como testemunhas e exame clínico, para comprovar a embriaguez do motorista, quando ele se recusar a fazer o teste do bafômetro ou exame de sangue. Macabu deve devolver o processo para entrar novamente em pauta no dia 29 deste mês. A 3ª seção é composta pela 5ª e pela 6ª Turmas do STJ e o resultado do julgamento vai unificar o entendimento da corte, acabando com a divergência entre as duas turmas, especializadas em direito penal. Infelizmente, todo rigor é necessário, considerando que Santa Catarina é o segundo estado em acidentes no País, perdendo apenas para Minas Gerais. E se o motorista provocou um acidente, se está com sinais de embriagues, não tem essa de criar prova contra si. Bebeu, envolveu terceiros, fez vítimas, precisa responder pelo ato.

CDA Cooperalfa

Aproximadamente 10 mil pessoas passaram pelo Campo Demonstrativo (CDA) da Cooperalfa, esta semana em Chapecó. Um grupo de produtores de Braço do Norte, Rio Fortuna, Grão-Pará, Gravatal, Armazém e São Martinho, coordenados pelo gerente da Cooperalfa na região, Eudes Biavat, e se surpreenderam com o espaço utilizado para demonstrações sobre avanços tecnológicos para os setores de bovinocultura leiteira e suinocultura. Depois desta viagem, os produtores da região se preparam para um grande dia de campo, programado pela Cooperalfa para o dia 17 de fevereiro.

Edésio na Agricultura

Mesmo tendo um grande nome como o de Vilson Cardoso, um dos principais lideres do PP em Braço do Norte, como um dos citados para conduzir a Secretaria da Agricultura, o prefeito Vânio Uliano optou pela indicação de Edésio Oenning. Conhecedor das mazelas do setor agrícola, Edésio, sem dúvida, irá desenvolver um grande trabalho frente a pasta investindo nas prioridades do setor. Mesmo reconhecendo o excelente trabalho desenvolvido pelos antecessores Adir Engel e Cléber Silva, este último, em um curto período, Edésio é bem recebido no setor, por já ter ocupado a cadeira. Os produtores acreditam que será uma etapa para dinamizar as atividades.

Recesso Parlamentar

Vereadores de Braço do Norte devem finalmente retornar às atividades legislativas nos próximos dias. É incrível que os anos passam e o recesso parlamentar (férias) dos vereadores sejam ainda tão longo. Se serve como sugestão, os vereadores da atual legislatura deveriam marcar o período reduzindo esse legal, mas despropositado, recesso. Alguém de boa vontade precisa tomar a iniciativa de levantar a proposta de uma Emenda a Lei Orgânica e demonstrar que respeita o dinheiro público que paga os seus “poupudos” salários. Vale lembrar que a maioria das Câmaras de Vereadores das cidades da região já reduziram seus recessos.

Cergapa 50 Anos

Homenagens da coluna esta semana aos associados pelo Jubileu de Ouro da Cooperativa de Eletricidade de Grão-Pará - Cergapa. Rendemos homenagens aos ex-presidentes, através do competente atual presidente, Sávio Müller, diretores , técnicos, funcionários e, é claro, aos associados, motivo maior da existência da Entidade.

praticamente concluído

A equipe técnica, responsável pela análise do Plano Diretor Participativo espera concluir os trabalhos ainda este mês. A segunda reunião do ano para discutir o assunto, ocorreu na tarde de quinta-feira, 9, na Câmara de Vereadores. A adequação dos mapas a um novo sistema, está praticamente finalizado. O presidente do grupo operacional do PDP, Roger Augusto da Silva, realizou as três alterações solicitadas. Ele afirma que falta poucos detalhes para o complemento do trabalho. “Até a próxima quinta-feira, 16, devemos concluir esta etapa”, acredita. De acordo com membro da equipe técnica, o engenheiro Valdir Volpato, apesar da demora, os mapas estão mais completo. “Os mapas foram refeitos do zero em outro programa, isso é trabalhoso e leva tempo. Neste novo sistema estão registrados nomes de ruas, por exemplo, algo que no futuro será de extrema importância para facilitar o trabalho”, avalia. Valdir acrescenta que o próximo passo e a readequação dos mapas ao texto. “Fizemos os mapas em cima do texto original. O próximo passo é avaliar os itens modificados, absorver o que há de positivo e excluir o restante. Estes itens serão levados a votação na Audiência Pública para discussão juntamente com os dele-

O Öٛ¥›®ãÊ V†Ä®Ê U½®ƒÄÊ, ÄÊÛÊç E—Ý®Ê O›ÄĮĦ (‘›ÄãÙÊ) փك ƒ S›‘Ù›ãƒÙ®ƒ —› A¦Ù®‘ç½ãçك › Vƒ½—®Ù MƒããÊÝ ÖƒÙƒ ƒ ݛ‘Ù›ãƒÙ®ƒ

gados. Depois ele poderá ser votado pelo legislativo”, explica. Após a aprovação, as alterações no PDP somente poderão ser realizada juntamente com os delegados. “Todas as leis que de alguma forma vão de encontro ao PDP, devem ser votadas em audiência. Somente o Conselho da Cidade é quem terá o poder de alterar”, pontua. Apesar de não falar em data, o presidente da Comissão que analisa o PDP, Vereador Cléber Manoel da Silva, espera levar o plano a votação do legislativo até abril. “É difícil falar em prazo, mas a equipe técnica trabalha acelerado e também com muito cuidado para o quanto antes o docu-

mento ser aprovado pela câmara”, completa. Relembre O Plano Diretor Participativo faz parte das discussões sobre o desenvolvimento do município desde 2005. Iniciado na gestão do então prefeito Luiz Kuerten, o Tílico, e padronizado pela empresa Finatec, em três anos o documento foi concluído. O documento que delineará ações para o desenvolvimento do município foi assinado, mas ao chegar ao legislativo, algumas divergências entre texto e mapas foram encontrados. A correção nos mapas, não foram possíveis, segundo o secretário de Governo e Cidadania, André

Leandro Richter, em função do software utilizado pela Finatec que pretendia cobrar pelo serviço. Em 2010, o secretário recebeu apoio de profissionais da Universidade Federal de Santa Catarina que adequaram os mapas a outro sistema. Depois de concluída esta etapa, o documento foi entregue ao legislativo. Em 2011 novas irregularidades foram encontradas. O legislativo contratou a equipe formada pelos engenheiros civis, Valdir Volpato, Richard Botega e a arquiteta Julia Lima Michels para analisar o conteúdo. Após uma avaliação primária, 62 itens sofreram alterações em relação ao texto original e passaram por discussões.

Desfile é na sexta-feira A Escola de Samba ‘Unidos do Vale’ ensaia intensivamente até a sexta-feira, 17, quando toma a avenida Felipe Schmidt e abre oficialmente o carnaval 2012 no município. O desfile esta programado para as 19h30. Na terceira edição, além dos mais de 260 componentes– somente a bateria da escola entrará com 65 músicos, aumento de mais de 60% -, os dirigentes esperam atrair grupos carnavalescos. Neste ano, outra novidade é a presença de mulheres na bateria da escola de samba. “Aumenta-

mos a bateria, pois acreditávamos que ela precisava de mais barulho e qualidade. A costureira Lucilene Prudêncio também é incansável na confecção das fantasias. Tudo dará certo” O colaborador da escola Roberto Effting, o Jeck, convida outros blocos carnavalescos a participar da festa. “O carnaval, com desfile virou tradição no município. É uma festa popular e quem quiser pode participar com a gente”, ressalta. A escola aponta como expectativa de público deste ano superar as 10 mil pessoas. Otrajeto

ENSAIOS ʑÊÙٛكà —çكÄã› Ê ÃžÝ

do desfile permanecerá o mesmo, a avenida Felipe Schmidt entre as ruas Teodoro Bernardo Schlickmann e Getulio Vargas.


06 · www.jornalnoponto.com

Geral Geral

Braçodo doNorte, Norte,sábado, sábado,28 11de dejaneiro fevereirode de 2012 Braço 2012

BRN-424 receberá asfalto em breve

Na quarta-feira, 8, as margens da rodovia BRN- 424, vários moradores da comunidade do Pinheiral pararam seus afazeres e assistiam alegres o rolo compressor da empreiteira Setep trabalhar no trecho previsto para receber asfalto na próxima semana. Funcionários da empresa que confirmaram que a intenção era iniciar a aplicação do asfalto, nos sete quilômetros previstos, no domingo, 12. A chuva deve atrapalhar os planos e aumenta a ansiedade dos moradores. Com gasto previsto em mais de R$ 8 milhões, o projeto inicial recebeu modificações. A pavimentação dos 13 quilômetros foi dividida. A primeira atende os primeiro sete quilômetros, com início no Pinheiral. A segunda, com mais de seis quilômetros inicia na comunidade do Avistoso e finaliza na área urbana. O Secretário de Desenvolvimento Regional, Gelson Luiz Padilha explica que a mudança esta relacionada à readequação do projeto. Segundo ele, a alteração se mostrou necessária vista a qualidade

do projeto. “Ele foi feito como uma estrada rural para reduzir custo, mas decidimos modificar pois a tendência é mais indústrias se instalarem e com isso aumenta o fluxo de pesados. Para tanto, o asfalto precisa ter mais durabilidade”, explica. Com isso, outras alternativas estão sendo apontadas. Nesta etapa, a empresa pavimentará o trecho entre as comunidades do Pinheiral e Avistosos. “Este novo projeto é analisado para, em sua parte final, se unir a Avenida Getulio Vargas. Falta apenas este detalhe para prosseguir com o processo de licitação. Ele ocorre logo após a conclusão da primeira etapa”, acrescenta. O morador Aldo Philippi, diz que o asfaltamento parece ilusão. “A gente até se belisca para ver se é verdade, e é. Vivemos a expectativa de finalizar esta obra, vista como a mais importante do município. Ela demorou, mas agora é esquecer o passado e viver esta alegria que daqui a pouco ajudará o desenvolvimento”, destaca.

A ‘«çòƒ —›ò› ƒãكփ½ƒ«Ù Ê ƒÄ—ƒÃ›ÄãÊ —ƒ ʐك. ƒ Öٛò®Ý‡Ê ›Ùƒ Øç› Ê ƒÝ¥ƒ½ãÊ ¥ÊÝݛ ‘ʽʑƒ—Ê ÄÊ —ÊîĦÊ, —®ƒ 12, ƒçÛÄãƒÄ—Ê ƒ ›ø֛‘ãƒã®òƒ —ÊÝ ÃÊك—ÊٛÝ.


Segurança Geral

Braço Braçodo doNorte, Norte,sábado, sábado,28 11de dejaneiro fevereirodede2012 2012

JornalNo NoPonto Ponto··07 07 Jornal

Aulas iniciam dia 14 na rede estadual No próximo dia 14, terça-feira, cerca de 8 mil alunos de 14 escolas voltam às aulas em toda a rede estadual de ensino da Secretaria Regional de Braço do Norte. A data marca o início do ano letivo que terá 200 dias de aula, com carga horária de 800 horas para estudantes do ensino fundamental e médio. Desde o dia 30 de janeiro, os diretores, professores e funcionários estão nas unidades se organizando para receber os alunos. A gerente de Educação, Catea Albertina Alberton, afirma que vai acompanhar o início das aulas para garantir uma educação de qualidade e para ser um ano totalmente do enfrentado em 2011. “O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas e participem do processo de aprendizagem. Para isso precisamos que os pais tenham total sincronia com os filhos e que participem ativamente das atividades propostas pela escola”, completa a gerente. Com o retorno dos estudantes, terão continuidade os principais projetos pedagógicos oferecidos pela Secretaria de Estado da Educação.

InvesƟmentos Diversos foram os investimentos realizados para a volta às aulas, uma delas é a compra de 106 aparelhos de condicionadores de ar para as escolas da SDR. “Todos os aparelhos tiveram um custo de R$ 179 mil. A empresa vencedora da licitação já entregou todos eles, e as instalações, que também é de responsabilidade da empresa, deve inicia nos próximos dias pela escola Monsenhor Francisco Guiesbert, de Armazém. Dentro de alguns meses todas as escolas poderão usufruir dos benefícios dos aparelhos”, enfatiza Catea. Desde o ano passado as escolas passam por reformas e melhorias para que se igualem às necessidades dos alunos e professores. Em Braço do Norte, na Escola Dom Joaquim, a conclusão do ginásio já começou. No local, também será construída uma pista de atletismo e um elevador, para dar maior acessibilidade aos alunos especiais. Além de reestruturação da área coberta da escola. Na Escola Werner Knabenn, da comunidade de Travessão, uma nova pintura, impermeabilização, revisão das telhas e

problemas de infiltração foram desempenhados. Em Armazém, a Escola Monsenhor Francisco Guiesbert recebeu uma readequação na rampa de acesso, como o fechamentos das áreas de circulação de alvenaria. Na Escola Nossa Senhora de Fátima, em Rio Fortuna, foi recuperada a laje do prédio e construído um reservatório de água para o ginásio de esportes. No ano passado também foram inauguradas duas grandes obras em Braço do Norte. Uma foi a reforma e ampliação da Escola Engenheiro Annes Gualberto, que abrangeu mais de 1,6 mil m², com melhorias na cozinha, refeitório, instalação elétrica, troca de aberturas, mudanças nos banheiros e pintura nova, além do investimento na prevenção de incêndio. Além disso, a escola ganhou novas calçadas, pisos e lajotas, que somaram cerca de R$ 690 mil. Na comunidade Rio Bonito foram investidos cerca de R$ 320 mil, para melhorias no ginásio Dorvalino Dacorégio da Escola Cônego Nicolau Gesing.

DESDE Ê ƒÄÊ ÖƒÝ݃—Ê ƒÝ ›Ý‘ʽƒÝ փÝ݃à ÖÊ٠ٛ¥ÊÙÃƒÝ › Û½«ÊÙ®ƒÝ փك Øç› Ý› ®¦çƒ½›Ã „Ý 쑛ÝÝ®—ƒ—›Ý —ÊÝ ƒ½çÄÊÝ › ÖÙÊ¥›ÝÝÊٛÝ


08 · www.jornalnoponto.com

Geral

MARCO AÄãÊÄ®Ê ‘ÊÃÖ½›ãÊç çà ƒÄ®Ä«Ê ÄÊ —®ƒ 10, ݛøãƒ-¥›®Ùƒ. DESEJAMOS F›½®þ AÄ®ò›ÙÝ…Ù®Ê › Ãç®ãƒ ݃闛, òÊãÊÝ —ÊÝ Öƒ®Ý: N®ƒ › VƒÄ—Ê

COMPLETOU 14 ƒÄÊÝ ÄÊ é½ã®ÃÊ —®ƒ 05/02 DESAJAMOS Ãç®ãƒÝ ¥›½®‘®—ƒ—›Ý, òÊãÊÝ —ÊÝ ã®ÊÝ N®ƒ › VƒÄ—Ê

Ponto da Piada A 'amizade' em duas versões

1) As amigas da mulher: A esposa passa a noite fora de casa. Na manhã seguinte, explica ao marido que dormiu na casa da sua melhor amiga. O marido, então, telefona para dez das melhores amigas dela, mas nenhuma confirma... 2) Os amigos do homem: O marido passa a noite fora de casa. Na manhã seguinte, explica à mulher que dormiu na casa do seu melhor amigo. A esposa, então, telefona para dez dos melhores amigos do marido. Cinco deles confirmam que ele passou a noite lá e os outro cinco, não só confirmam como garantem que ele ainda está lá...

Assalto

Um sujeito entra num banco com uma seringa cheia de sangue e agarra o primeiro caixa, chamado Joaquim, e berra: - Me dê 150 mil reais ou te espeto essa seringa cheia de sangue contaminado por Aids! O caixa vira-se calmamente para o assaltante e diz: - Vá à merda! Não vou te daire dinheiro algum. O assaltante enfia a seringa no braço do Joaquim e corre para a rua. Os colegas do Joaquim correm para ele e um deles diz: - Você ficou louco? Que história é essa de bancar herói e ser contaminado pela seringa? Joaquim solta uma gargalhada e responde: - Tudo bem, gente! Estou de camisinha!

PonƟnhos O que é um pontinho branco fazendo abdominal ? É o Abdominável Homem das Neves.

Braço do Norte, sábado, 11 de fevereiro de 2012

A ØçƒÙãƒ-¥›®Ùƒ, 8, ¥Ê® Ê —®ƒ —ƒ ݛÙò®—Êك ÃçÄ®‘®Öƒ½, Mƒ«®Ùƒ JÊÙ¦› —ƒ S®½òƒ ‘ÊÛÃÊك٠Ã®Ý çà ƒÄÊ. PƒÙƒÄÝ!


Artigo

Braço do Norte, sábado, 11 de fevereiro de 2012

Jornal No Ponto · 09

Pena de Prisão Perpétua para administradores corruptos VALMIR M›çٛ٠Iþ®—ÌÙ®Ê - A—òʦƒ—Ê

Estou cursando Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais na UMSA - Universidade El Museo Argentino, Buenos Aires. O que me leva a lhes enviar esta mensagem é o fato de que a minha tese (espanhol e português), será, possivelmente, Pena de Prisão Perpétua para os administradores do dinheiro público que não prestarem contas do dinheiro administrado. O que me chama atenção é que esta minha tese causou espanto até mesmo aos colegas de doutorando, pois, acharam demais em respeito ao princípio da razoabilidade e proporcionalidade da pena. Ao contrário do que eles pensam o dinheiro público desviado deixa de ser aplicado até mesmo nos direitos fundamentais e sociais previstos na Constituição Federal, que são dentre outros saúde, educação, moradia, trabalho, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados, etc. Os reflexos disto tudo (desvio de dinheiro público) que é notório no Brasil e em outros países, como Argentina, por exemplo, é que muitas pessoas morrem sem ter condições mínimas de sobrevivência, pois, deixa de ser repassado ao cidadão através dos serviços públicos essenciais (direitos sociais e fundamentais) para as pessoas, como atendimento médico (SUS), cirurgias urgentes, remédios e até mesmo a falta de lugares para atender esse povo e hospitais com maior qualidade e segurança. Fala-se muito em insegurança

(assaltos), sequestros, latrocínio (matar para roubar), homicídios, falta de moradias, falta de atendimento à infância, assistência aos desamparados, proteção a maternidade e o dinheiro que é arrecadado para o cumprimento dessas obrigações do Estado são desviados em sua grande parte e os serviços não chegam até a população, pois ficam nos bolsos de muitos administradores públicos e seus laranjas. A questão que levanto é simples: qual a diferença de uma pessoa pegar uma arma e matar a outra e a falta do dinheiro público para atender os serviços essenciais e que são desviados? Não existe diferença alguma, pois, a morte daquela pessoa que não tem o atendimento necessário e obrigatório do Estado, pela falta do dinheiro público que foi desviado, é pior do que o assassinato de uma pessoa comum para a outra, pois, geralmente o desvio de dinheiro público é cometido por pessoa com formação escolar e experiência, o que torna ainda mais grave a situação. É público e notório que o desvio do dinheiro público acontece normalmente e ninguém é punido com severidade e o povo continua a morrer na frente dos poucos e fracos hospitais e ou postos de saúde existentes. Em muitos hospitais sequer existem possibilidades de atendimento de urgência e ou possuem UTI. Com certeza, o que penso, e possivelmente vai ser minha tese, é a política criminal existente em outros países mais desenvolvi-

O Bكݮ½ ›Ýã… Äçà ½®Ýム—› փ°Ý›Ý ›Ã›Ù¦›Äã›Ý, ÃƒÝ ÖƒÙƒ ‘«›¦ƒÙ ƒ ݛ٠›¥›ã®òƒÃ›Ä㛠çà փ°Ý —›Ý›Äòʽò®—Ê òƒ® Öٛ‘®ÝƒÙ ›¥›ãçƒÙ Ã痃ĖƒÝ ك—®‘ƒ®Ý

dos como Japão e China onde é prevista até mesmo a pena de morte para esse tipo de crime. O Brasil está numa lista de países emergentes economicamente, mas para chegar a ser efetivamente um país desenvolvido vai precisar efetuar mudanças radicais neste sentido. Em que pese a Constituição Federal, em seu artigo 1º - Título I – Dos Princípios Fundamentais, inciso XVVII, b, afirmar que não haverá pena: de caráter perpétuo, entendo que uma Emenda Constitucional poderia modificar tal posicionamento no sentido contrário. Não existe país desenvolvido sem educação e saúde, moradia e, desta forma, o administrador público não pode continuar a desviar o dinheiro necessário para erradicação das mortes por falta de atendimento aos enfermos e também a falta de dinheiro para desenvolver intelectualmente o povo, pois, também

existe a morte intelectual e as crianças e jovens necessitam de melhor qualidade na educação, e sem o dinheiro público não se conseguirá chegar ao desenvolvimento. Assim, entendo que a prisão perpétua para os gestores públicos que não prestarem contas da aplicação do dinheiro público é o melhor caminho. Não adianta aumentar pena de dois para quatro anos, pois, sabemos que somente o encarceramento de fato fará refletir e ressocializar o administrador público desonesto. A ressocialização será útil apenas para aquele que estiver aqui fora administrando o dinheiro público, pois, o preso pérpetuo é irressocializável e terá tempo para refletir os seus erros e de seus entes queridos (amigos, familiares e correligionários). A impunidade é outro fator que tem que ser erradicado e a prisão perpétua poderá erradi-

car o tão famigerado crime de desvio de dinheiro público. Muitos administradores públicos já mataram desviando o dinheiro público para seu patrimônio particular e não foram punidos. Mas um dia isto vai acabar. Existe no Congresso uma proposta para modificar a Legislação e transformar em prisão por algum tempo para este tipo de crime (Projeto de Lei nº 2.849/11), porém, a minha preocupação continua, sabendo-se que no Brasil não se cumprirá a pena. Na condição de pensador do direito e me capacitando a investigação dele, tenho a obrigação de continuar a estudar neste sentido, para que tenhamos uma sociedade efetivamente igual. Vou desenvolver minha tese neste sentido e posteriormente enviarei a todos os congressitas brasileiros e argentinos.

Quem não presta conta do uso de recursos públicos poderá ser preso Está em análise na Câmara o Projeto de Lei nº 2.849/11, do Deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), que tipifica como infração penal a omissão no dever de prestar contas da aplicação dos valores recebidos com base em convênios e contratos. Serão penalizados os responsáveis por administrar os recursos públicos e o servidor que se omitir ou retardar a análise da prestação de contas. A proposta inclui dispositivo no Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848/40). Pelo texto, quem cometer a infração es-

tará sujeito a quatro anos de reclusão e multa. A mesma pena também será aplicada a quem impedir, retardar ou dificultar a apreciação da prestação de contas apresentada. Além disso, a pena será aumentada em um terço caso a omissão ocorra para garantir a execução, ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime ou de ato de improbidade administrativa. O autor do projeto afirma que a corrupção e a má gestão pública ainda são problemas graves no País. “ONGs beneficiárias de recursos públicos têm se revelado

fontes de frequentes e severos desvios na aplicação desses recursos, que são transferidos a elas por meio de subvenções sociais e convênios. “Na atual redação do Código Penal, não há tipificação para os casos em que os beneficiários das transferências deixam de prestar contas dos valores recebidos, nem para os servidores públicos que retardam ou deixam de analisar as contas prestadas”, explicou. O projeto tem o objetivo de suprimir essa lacuna. “No que se refere ao prazo para a prestação de contas e sua apreciação,

o projeto estabelece o que a dogmática do direito penal designa como “norma penal em branco”, na medida em que não fixa, ela própria, o prazo para prestação ou apreciação das contas. As normas que estabelecem prazos e condições dos convênios deverão determinar o período para prestação e apreciação de contas. Tramitação A proposta será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, inclusive no mérito. Depois será votada em Plenário.


10 · www.jornalnoponto.com

Campo Adir Engel

adirengel@matrix.com.br

Coopercentral Aurora faz primeiro embarque de carne para China A Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos) - uma das poucas empresas brasileiras de processamento de carnes habilitadas a exportar para a China - faz no dia 9 de fevereiro o primeiro embarque de carne suína para aquele país. O anúncio foi feito pelo presidente Mário Lanznaster, mas a empresa não revelou o valor da primeira transação comercial concretizada. A primeira remessa é constituída de 120 toneladas (cinco contêineres) de diversos itens de cortes suínos com e sem osso que embarcam nos dias 8 e 9 no porto de Itajaí com dois destinos: uma parte ficará no porto de Shangai e outra parte no porto de Yantian. Otransit time (tempo para chegada do navio no destino) é de aproximadamente 37 dias. “Esse é o primeiro negócio e, gradativamente, serão definidos os itens de melhor aceitação, bem como o padrão de cada corte, de acordo com as orientações de nossos clientes chineses”, observou o gerente de comércio exterior Dilvo Casagrande. Para chegar ao primeiro embarque, a empresa criou ainda em 2011 uma estrutura especial para atender as especificidades do país importador. Uma delas é o sistema de rastreabilidade da produção que tem origem no campo até o produto final a ser exportado. Um grupo de 35 propriedades rurais do oeste catarinense foi selecionado pela Aurora, homologado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) com protocolo de produção aprovado pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Uma fábrica de rações da CooperAuriVerde (cooperativa filiada à Coopercentral Aurora) está processando ração específica para abastecer os plantéis. Os animais prontos são conduzidos para a unidade industrial de Chapecó (FACH1) onde está programado o “turno dedicado”: em um dia a cada quinzena, o frigorífico abate cerca de 4.600 suínos que geram 200 toneladas de produtos embalados, congelados e estocados para o mercado chinês. O abate segregado iniciou em 9 de janeiro de 2012. Essa produção é integralmente destinada à China e, conforme evoluírem os negócios, o abate será ampliado para mais dias na quinzena. Casagranda lembra que a China somente consumia a carne brasileira através das importações via Hong Kong. A partir de 2009 passou a comprar diretamente produtos de frango e, em abril de 2011, com o acordo firmado pela presidente Dilma Rousseff, a exportação de carne suína direta Brasil/China foi autorizada, mas exigiu um árduo trabalho de diversos setores da empresa para adequar o processo ao protocolo exigido. Nesse novo estágio, a China passa a comprar direto do Brasil, que poderá incrementar as vendas, oferecer volumes e cortes mais específicos para a demanda chinesa e entrar no país mais populoso, com renda emergente, que prevê aumentar o consumo de carne nas próximas décadas. Frango A Aurora já exporta frango para o mercado chinês: em 2009 as plantas de aves de Maravilha e de Quilombo receberam a aprovação para a exportação para a China Continental, após anos de negociação entre os dois países, que culminou com a habilitação de 23 plantas brasileiras a exportar para aquele mercado. Em outubro de 2010, uma comitiva chinesa visitou oficialmente as agroindústrias no Brasil, e a Aurora foi classificada para exportação de carne suína diretamente à China continental através do SIF 3548 que identifica o FACH1 (Frigorífico Aurora Chapecó).

Geral

Braço do Norte, sábado, 11 de fevereiro de 2012

DIET, LIGHT E ZERO:

ENTENDA AS DIFERENÇAS

Conhecer as características de cada produto é fundamental para escolher o mais indicado e poucas pessoas escolhem o produto certo na hora de optar por um alimento diet, light ou zero. Conforme a nutricionista, Karine Della Giustina Motta, a quantidade de alimentos como bebida zero, pão light, sorvete diet, e outros, disponíveis no mercado é grande e, na hora da compra, é difícil saber diferenciá-los. Qual a melhor escolha para quem quer emagrecer? E para os diabéticos, qual o mais indicado? Esclareça agora essas e outras dúvidas! Diet Isento de determinado ingrediente em sua composição, o produto é desenvolvido para atender a consumidores com necessidades específicas. São pessoas que precisam de alimentos que eliminam ou substituem algum componente, como o açúcar (no caso dos diabéticos), o sal (para os hipertensos), o glúten (para os celíacos) ou a gordura (para quem tem colesterol alto). “É comum que o diet seja usado em dietas de emagrecimento, mas é preciso ficar atento, o produto diet pode ter 0% de açúcar, mas continuar tendo o mesmo número de quilocalorias que o tradicional. É por isso que ele não é o ideal para quem quer perder peso, pois é comum ver produtos desse tipo que engordam mais que os tradicionais.

Eles são indicados para aquelas pessoas com restrições alimentares a algumas substâncias, como foi descrito ateriormente”, alerta a nutricionista Karine. Muitas vezes, também, os diet têm menor quantidade de açúcar, mas possuem muito sódio em sua composição. “Por isso, eles devem ser consumidos apenas quando houver necessidade”, avisa a nutricionista. Para acertar na escolha, fique atento às informações do rótulo. Apenas a inscrição diet escrita na embalagem não é suficiente - a substância que foi retirada ou substituída na fórmula também deve estar especificada. Light É o produto com redução no valor calórico ou na quantidade de algum ingrediente da sua composição. “Não é preciso que ele tenha isenção total de certo componente,

Alagamento A rede social Facebook virou mais do que um lugar para fazer e encontrar amigos. É também uma ferramenta poderosa para denúncias e sugestões para os órgãos públicos. Na tarde de quinta-feira, 9, o braçonortense Gustavo Gaidzinski, postou uma foto da Avenida Getúlio Vargas, próximo a empresa Suinorte, após um temporal. As manifestações pedindo providências foram muitas.

basta uma diminuição de, no mínimo, 25% de calorias ou de qualquer outro nutriente (por exemplo, açúcar ou gordura) em comparação à versão convencional. É por isso que eles são os alimentos certos para aquelas pessoas que querem perder peso, pois apesar de terem todas as substâncias encontradas no original o seu valor energético é menor”, explica Karine. É importante, no entanto, estar atento às informações do rótulo: o produto ao qual o light é comparado deve ser mencionado na embalagem. “E lembre-se de que o consumo exagerado de um alimento light pode resultar na ingestão de uma quantidade igual ou até superior de calorias, quando comparada ao consumo moderado de algo não light. Sendo assim, não exagere na dose!”, observa.

Zero A nomenclatura “zero” foi a última a integrar os termos empregados em embalagens de alimentos e indica que o produto apresenta restrição ou isenção de algum nutriente em comparação com a sua versão tradicional. “Os produtos zero não possuem muita diferença quando comparados aos produtos diet, a única mudança é que os alimentos zero geralmente possuem menos quilocalorias que os produtos originais.”, afirma a nutricionista. É o caso de AdeS Zero, que possui o sabor de AdeS Original, mas não contém açúcar e apresenta em sua fórmula 27% calorias a menos do que sua versão regular. Por isso, seu consumo é indicado tanto para quem sofre de diabetes quanto para quem quer dar adeus aos quilos extras.


Jornal No Ponto · 11

Esporte

Braço do Norte, sábado, 11 de fevereiro de 2012

Esporte

WAGNER S®½òƒ - ٛ—ƒ–‡ÊΜ¹ÊÙă½ÄÊÖÊÄãÊ.‘ÊÃ

Enduro da Lua Cheia abre temporada

A temporada de enduro de regularidade inicia diferente este ano e, com a presença de seis braçonortenses. Tradicionalmente a largada do Enduro da Lua Cheia que abre os campeonatos promovidos pelo Moto Trail Criciúma (MTC) e Associação Sul Catarinense de Enduro (Ascpe), era realizada à meia-noite de domingo, na praia do Rincão. Porém, nesta 24ª edição e pela primeira vez, a largada está marcada para às 15 horas de sábado, 11. A mudança de horário agradou os pilotos. Até o fechamento desta edição, havia pouco mais de 230 pilotos inscritos. Desde 2006 os organizadores não registram este número de participantes. Na última edição foram 140. Os pilotos Lucas Goulart – Máster -, Mario Goulart - Over 45 -, Nei Alexandre De Bona, o Neizinho – Sênior –, Altair Boger (Cabeça) – Júnior -, além de Douglas Corrêa (Duda) e Murilo Farias – dupla - encaram os 254 quilômetros de prova. Serão nove horas de prova, cinco delas com luz do dia e outras quatro à noite, sobre a areia da praia, terrenos de terra e pedra e lisos como nos bananais. Para o piloto Neizinho, campeão da categoria e do estadual em 2011, a prova é cheia de surpresas. “É mais fácil pilotar a noite e no amanhecer. Nesta prova vamos sentir a dificuldade porque a visão diminui com

o anoitecer, precisará de muito mais atenção. O ponto positivo é que o calor diminui. O problema se chover é a parte dos bananais, trecho de velocidade alta, mas muito liso e de planilha cheia de pegadinhas”, resume. Neizinho avalia que quedas, problemas elétricos e apenas um erro na navegação noturna podem custar pontos. “Qualquer erro pode custar a prova, pois o desgaste é muito grande”, diz ele por experiência própria. Em 2010 ele andou apenas 300 metros, ficou preso em um atoleiro e praticamente desistiu da etapa. A mesma opinião é compartilhada por Lucas. Ele conta que durante a semana o grupo de competidores treinou forte. “Andamos para avaliar o equipamento, ver se está tudo em ordem, Para não fazer feio”, ressalta. Para Douglas Corrêa (Duda) e Murilo Farias, que competem na categoria Dupla, a etapa é o batismo no enduro e servirá como experiência. “Será a primeira vez no Lua Cheia, estamos apreensivos, mas felizes em competir”, destaca Duda. A chegada e premiação também surpreendeu positivamente os pilotos. Neste ano, além de esperar um maior público, os competidores serão recebidos com música. Uma tenda com banda recepciona os participantes que se tiverem disposição, poderão encarar a festa madrugada adentro.

O ÄéÛÙÊ —› ‘ÊÃ֛㮗ÊÙ›Ý ›Ý㛠ƒÄÊ, ‘›Ù‘ƒ —› 230 Ö®½ÊãÊÝ, ÝçÙÖٛ›Ä—›ç ƒ ÊÙ¦ƒÄ®þƒ–‡Ê. ›Ã 2011, ¥Êكà 140 փÙ㮑®ÖƒÄã›Ý. Ê ÄéÛÙÊ —› ›ø֛‘プÊÙ›Ý ãƒÃÃ —›ò› ƒçÛÄãƒÙ › çà ¥›Ýãƒ, ‘Êà ã›Ä—ƒ › ƒÄ—ƒ,  Öٛփك—ƒ փك ٛ‘›Ö‘®Êă٠ÊÝ Ö®½ÊãÊÝ.

Xadrez volta a atividade neste sábado

A equipe de enxadristas de Braço do Norte inicia com disputa o ano. Neste sábado, 11, o grupo parte para o Balneário Rincão, em Içara, onde participam da segunda etapa da 11ª edição do Chessbeach. Até a quinta-feira, 9, mais de 30 competidores, vindos de quatro cidades do sul – Araranguá, Criciúma, Içara e Braço do Norte – haviam confirmaram presença. Eles estarão divididos em duas faixas de idade – com rating (pontuação no ranking da Liga de Xadrez do Vale do Araranguá – LXVA -) acima

de 1600 e até 14 anos (sub-12 e sub-14) com rating inferior a 1599 -. Na principal divisão os organizadores distribuirão R$ 500 reais em premiação. Na última semana, a Associação Braçonortense de Xadrez (Abrax) encaminhou a documentação para a Federação Catarinense da modalidade. Com isso, aumenta o compromisso nos treinamentos e nas competições. É o que avalia o presidente da associação, Lúcio Teixeira de Souza. Segundo ele com a associação a FCX, a

equipe terá vários benefícios, entre eles a experiência. “Obtemos desconto de 50% em todas as inscrições, isso possibilita que participamos de mais competições. O interesse é participar do maior número para adquirir experiência”, observa. Lúcio destaca que o objetivo da Abrax neste ano é a participação de Braço do Norte no Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). “Vamos competir muito, Jesc, Joguinhos e outras competições. Vamos perder, mas com as derrotas ganharemos experiên-

cia. Somente praticando é que conseguiremos avançar no xadrez”, avalia. O presidente ressalta também que busca apoio para levar maior número de atletas nas competições. “A prefeitura nos fornece o ônibus, mas são as crianças que bancam suas despesas, muitas delas, sem condições, acabam não seguindo as competições, pessoas com potencial. Pretendemos unir apoio para ultrapassar os 15 atletas que geralmente seguem para os desafios”, finaliza.

A ›Øç®Ö› —› ›Äøƒ—ÙçÝãƒÝ, ‘ÊÃėƒ—ƒ ֛½Ê òʽçÄã…Ù®Ê L鑮Ê, ãٛ®Äƒ —çكÄ㛠ãÊ—Ê Ê ƒÄÊ ÖƒÙƒ ‘ÊÃ֛ã®Ù


12 · www.jornalnoponto.com

A atenção no atual atendimento do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) de Braço do Norte, tem recebido elogios. No próximo mês, com a implantação Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), ganha mais uma ferramenta para atender melhor os consumidores. O Sindec é ligado diretamente ao Ministério da Justiça e integra dados em uma rede nacional. Até o momento o Procon do município utilizava uma plataforma que não permitia o intercambio de informações. O trabalho implantar o sistema, realizado pela coordenadora do PROCON, Solange Alexandre Torres, ini-

Publicidade

Braço do Norte, Sábado, 11 de fevereiro de 2012

Novo sistema aprimora atendimento do Procon

cio em junho. Em novembro, juntamente com a atendente Cristina Souza Lopes, a coordenadora participou do curso de capacitação para operar o sistema. “Estamos isolados, mas com este sistema acessamos reclamações de todo o país. Nossas reclamações também passam a ser contabilizadas no território nacional. Com isso passamos a avaliar os tipos de reclamações e entender melhor os procedimentos. Outro benefício, ao contrário do atual sistema, este é gratuito”, avalia Solange. Com as informações a coordenadora acredita que poderá alcançar respostas mais rápidas, nas reclamações. “Além

disso, com estas informações cruzadas, o MJ pode atuar mais eficazmente e o alvo das reclamações podem repensar ações e minimizar problemas”, observa. Nos dias 28 e 29 deste mês, a equipe participa da etapa final do curso de capacitação para atuar com o Sindec, ministrado por uma equipe do Ministério da Justiça, responsável pelo sistema que deverá entrar em funcionamento no mês de março. Curso de capacitação contribuem na prestação do serviço Nos últimos quatro meses, a equi-

pe que integra o Procon, participa constantemente de cursos para capacitação. Em dezembro de 2011, juntamente com o Secretário de Desenvolvimento e Turismo, Laudir Vieira da Luz e a Diretora de Turismo Caroline dos Reis Ribeiro Maciel, a equipe participou da ‘4ª Jornada dos Procons em Debate’, realizado no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, na Assembléia Legislativa. O debate envolveu a telefonia móvel, com palestras ministradas por integrantes das principais operadoras de telefonia do país. “Foi uma oportunidade para que as operadoras ve-

rificassem os problemas relatados e se comprometessem com os Procons a procurar resolver as reclamações já no serviço de atendimento ao consumidor”, expõe a coordenadora, Solange Alexandre Torres . No mesmo encontro os organizadores apresentaram a campanha “De Olho na Validade” e colocaram em discussão o planejamento estratégico das ações do Procon do Estado até 2014. Na reunião, foi feita a entrega de certificados aos Procons municipais que participaram do curso do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).


jornal no ponto