Page 1

POLÍCIA: Tarado é detido, mas liberado. Vítimas devem identificá-lo para que providências sejam tomadas www.jornalnoponto.com

Página 10

Coluna

Jogo Rápido com Israel de Souza

Página 8

Edição nº 10 Ano 1 Sexta, 24 de dezembro de 2010

SIA E T R$ 1,50 R CO Máx 32ºC Mín 20ºC

Máx 34ºC Mín 22ºC

Máx 32ºC Mín 23ºC

Máx 29ºC Mín 21ºC

Sábado 24/12

Domingo 25/12

Segunda-feira 26/12 Terça-feira 27/12

2011? O que esperar e desejar para

Máx 24ºC Mín 20ºC

Máx 25ºC Mín 19ºC

Máx 22ºC Mín 18ºC

Quarta-feira 28/12

Quinta-feira 29/12

Sexta-feira 30/12

VOLEIBOL Seleção Brasileira terá atleta braçonortense Página 11 CERBRANORTE Chapas começam a ser apresentadas Página 3 CONSELHO TUTELAR Órgão fecha ano com resultados positivos Página 5

Páginas 6 e 7


02

OPINIÃO

Bertoldo Kirchner Weber bkwcomunicacao@gmail.com

O crescimento da Trasuper Tratores Tive a oportunidade de bater um bom papo com Celso Schlickmann Soethe, sócio proprietário da Trassuper Tratores, representante da Tramontini. Na conversa ele com felicidade fala sobre o crescimento de negócio nos três anos de existência. “Está indo muito bem e 2010 foi bom ano”. O braço direito de Celso é o filho Patrício Soethe. Ao todo a equipe é formada por 14 profissionais. Ao falar da marca Tramontini Celso lembra que as principais vantagens são a economia no consumo de combustível, baixa manutenção e as peças possuem valores menores. A Trasuper Tratares atende 28 municípios na região e mais cinco municípios na serra catarinense. Ao Celso, seu filho Patrício e toda equipe muito sucesso em 2011.

Sérgio Carara é mais um nome a disposição

O Representante Comercial Sérgio Carara, morador do Bairro Lado da União, apaixonado por futebol, deve ser mais um dos nomes que poderá disputar uma vaga para o Legislativo Municipal em 2012. Sérgio é filiado ao PPS e diz que se preciso for colocará o seu nome a disposição no pleito.

Homens públicos/políticos x inadimplência Nos últimos dias estive conversando com algumas pessoas na cidade e o debate foi o pagamento das contas pessoais por parte dos representantes públicos e a classe política local. Após a conversa, chegou-se a conclusão que o número de representantes públicos e políticos que tentam enrolar os cobradores na hora de pagar suas contas é grande. E na hora de pagar ‘os velhacos de carteirinha’ usam todas as desculpas possíveis. Vale ressaltar que uma parcela desta classe honra seus compromissos financeiros rigorosamente, são extremamente organizados e sérios em relação as suas contas. Já o outro grupo é de chorar. E ainda se dizem pessoas preparadas para ocupar cargos de confiança ou serem representantes do povo. A sugestão já que não podemos divulgar os nomes é que as pessoas multipliquem rapidamente a informação dos nomes destas lideranças que não honram seus compromissos financeiros. Assim todos saberão quem oficialmente é velhaco. Particularmente, eu tenho alergia há velhacos, em especial aqueles que dão desculpas esfarrapadas. Devem colocar a mão na consciência! Aqueles que pagam suas contas os sinceros parabéns.

Sexta, 24 de dezembro de 2010

Colombo e Pinho Moreira assumem o executivo O governador eleito, Raimundo Colombo (DEM), e seu vice, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), tomam posse em sessão solene da Assembléia Legislativa, no dia 1º de janeiro, às 19h30, no Plenário Osni Régis. A solenidade será conduzida pelo presidente da Casa, deputado Gelson Merisio (DEM). Os ritos solenes da posse incluem o juramento do governador e do vice e a assinatura do termo de posse, que deve ser lido pelo primeiro secretário da Casa, deputado Moacir Sopelsa (PMDB). Após a assinatura, o governador será convidado pelo presidente a pronunciar seu primeiro discurso oficial no cargo. Os braçonortenses e os catarinenses esperam que as ações oportunizem melhor qualidade de vida as pessoas em todo o Estado e também no Vale do Braço do Norte.

Construção de 200 casas populares é anunciada Durante a confraternização entre o prefeito Evanísio Uliano (PP), secretários, assessores e imprensa em geral, durante discurso o prefeito informou que no ano de 2011 mais de 200 casas populares serão construídas no município. O investimento será através de uma parceria entre município e Governo Federal. Durante o evento Vânio também sinalizou que a partir de 2011 a cidade vai virar um canteiro de obras. Precisa!

José Nei e demais deputados também são empossados No dia 16 de dezembro o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina diplomou os eleitos no pleito de 2010 em sessão solene, no Centro de Convenções de Florianópolis. A diplomação teve a seguinte ordem: 40 deputados estaduais, 16 deputados federais, dois senadores e seus suplentes, e, por fim, governador e vice-governador. Entre os diplomados estava o deputado estadual eleito José Nei Alberton Ascari (DEM), natural de Grão-Pará e residente no município de Braço do Norte. Recentemente, em entrevista, José Nei disse que suas contas de campanha foram aprovadas

sem nenhum tipo de ressalva. Todo o Vale do Braço do Norte espera que José Nei, bem como, os demais deputados eleitos e que receberam votação na região façam um ótimo trabalho na assembléia e seus projetos melhorem significativamente a vida das pessoas. A título de informação o parlamento retoma suas atividades no dia 1º de fevereiro, às 9 horas. A Assembléia Legislativa de Santa Catarina estará em recesso parlamentar de 23 a 31 de dezembro. De 3 a 31 de janeiro de 2011, o Parlamento decretou férias coletivas.

Toninho do Colonial e Voico lançam campanha Ontem, quinta-feira, dia 23, no Costa Nobre Hotel, às 10 horas, foi lançada oficialmente a candidatura de Toninho do Colonial e Valdir Willemann (Voico) para a disputa

dos cargos de presidente e vice no início de 2011 para a Cerbranorte. Até o momento somente especulações. De oficial somente a dupla Toninho do Colonial e Voico.

E a ponte de São José?

Depois da reportangem veiculada no Jornal No Ponto sobre a construção da Ponte de São José o tema foi amplamente debatido. Muito disse me disse, mas nada de concret. Esta semana, a leitora Juana Boeng comentou no site do jornal que alguns pilares estavam sendo colocados no local. Mesmo assim, nada de oficial que a Prefeitura irá executar a obra nos próximos meses.

Telefone: (48) 9653-1615


Sexta, 24 de dezembro de 2010

GERAL

03

No lançamento da campanha para Cerbranorte, Toninho do Colonial afirma que projetos atendem desejo de associados e deposita muita confiança no braço direito, o atual presidente, Waldir Willemann, o Voico

Candidatura de ‘Toninho do Colonial e Voico’ é lançada Toninho do Colonial e Voico é a primeira candidatura lançada oficialmente para disputar o comando da Cerbranorte em eleição que será realizada no início de 2011. O ato foi realizado no Costa Nobre Hotel, em Braço do Norte, ontem, quinta-feira, às 10 horas. Toninho do Colonial é um comerciante bem sucedido em Braço do Norte. Já Voico durante cinco anos foi vice-presidente da Cerbranorte na gestão de Evanísio Uliano e nos últimos dois ocupa o cargo de presidente da cooperativa. Ele é empresário bem sucedido do município de Rio Fortuna. Durante uma hora e meia responderam a inúmeras perguntas feitas pelos profissionais dos meios de comunicação presentes. Toninho do Colonial e Voico deixaram bem claro que não querem usar a cooperativa como trampolim político. “Não temos esta intenção. Queremos contribuir para que a Cerbranorte cada vez mais cresça e beneficie seus sócios”, declarou Voico. Toninho do Colonial disse que a primeira ação se eleito for será investir na construção de subestação. “Busquei informações e ficou claro que precisamos de subestação com maior capacidade. Paralelamente a isso, vamos tratar da usina PCH Capivari”, oficializou. A chapa de Toninho do Colonial e Voico ainda não está

completa em relação há composição de nomes. Eles reforçaram no lançamento que a composição será mista, ou seja, contará com integrantes tanto de Braço do Norte bem como Rio Fortuna. Durante as respostas concedidas se comprometeram a divulgar amplamente e mensalmente as ações e os números da cooperativa. Na ocasião, também foi levantado o assunto que trata da utilização por parte dos sócios da sede da associação dos funcionários construída em terreno da cooperativa. Os candidatos se comprometeram e garantiram que irão rever esta situação. Para finalizar, elogiaram o trabalho dos 80 funcionários da Cerbranorte. Sobre apoio a dupla respondeu que está na rua fazendo campanha, pedindo o voto de confiança, buscando apoio e que no que trata de partido político conta com o apoio do PP, PSDB e que estão em conversação com Democratas, PT, PMDB, PPS e demais siglas menores.


04

INFORME PUBLICITÁRIO Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL DE BRAÇO DO NORTE

Casas populares O sonho da casa própria está mais próximo para oito famílias que assinaram contrato na manhã de terça-feira, 21. A parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal. Ao todo devem ser construídas 216 casas. As famílias que já tem os terrenos serão as primeiras beneficiadas. Outros oito contratos deverão ser assinados em breve.

Vânio é homenageado pela Asacad Alunos da Asacad fizeram uma homenagem, na tarde de sexta-feira, dia 17, no gabinete, ao prefeito Vânio Uliano, que aniversariou no dia 16. O grupo emocionou o prefeito com duas canções. “Esta é a nossa maneira de homenagear o prefeito, que é apoiador da Asacad”, disse a professora da instituição, Mabel da Silva, que estava acompanhada de colaboradores da Asacad. Vânio agradeceu a homenagem e ressaltou a importância da Asacad no dia-a-dia das crianças.

CEI São Januário encerra atividades

Sexta, 24 de dezembro de 2010

Em dia com o cidadão! Jantar para vereadores, secretários e imprensa

O prefeito Vânio Uliano e a primeira-dama Nicéia Voss, ofereceram na noite de terça-feira, no Restaurante Castelinho, dia 21, um jantar para vereadores, secretários municipais e integrantes da imprensa. Segundo o prefeito, é importante que estas pessoas se reúnam para confraternizar, já que trabalham em parceria durante o ano todo.

Ordem de compra para o CEI Antônio Volpato

O prefeito Vânio Uliano e a secretária de Educação, Cristini Kuerten Maia, entregaram na tarde de quarta-feira, dia 23, a ordem de compra dos materiais para a transformação do ESF do bairro Lado da União em CEI. A entrega foi realizada à diretora Maristela Volpato, funcionários e membros da APP. A obra, antiga reivindicação da comunidade, será realizada em parceria com os moradores.

Educação realiza confraternização Servidores da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, participaram na noite de quarta-feira, 22, de um jantar de confraternização, oferecido pela secretária Cristini Kuerten Maia. O prefeito Vânio Uliano e a primeira-dama, Nicéia Voss Uliano, também estiveram presente. Além do jantar, os participantes foram presenteados com uma ‘sacola de praia’, feita especialmente para a ocasião e bombons.

Vigas chegam a São José A construção de uma ponte de concreto na comunidade de São José está a cada dia mais perto de sair do papel. Isso porque na manhã de terça-feira, 21, chegaram na comunidade as primeiras peças para a construção. Trata-se de três vigas de concreto medindo 27 metros cada, que foram doadas à Prefeitura que teve que arcar apenas com o transporte do material que estava na cidade de Palhoça. Segundo o prefeito Vânio Uliano, a doação foi possível graças a boa vontade de várias pessoas e um trabalho intenso de articulação, pois as mesmas são sobras da duplicação do trecho norte da BR-101.

Os alunos do Centro Educacional Infantil (CEI) São Januário, do bairro São Januário, emocionaram pais e visitantes durante a festa de encerramento, ocorrida na Escola Matilde Niehues, no mesmo bairro, na noite do dia 14. O prefeito Vânio Uliano, o vice-prefeito Valberto Michels, a secretária de Educação Cristini Kuerten Maia e a coordenadora da Educação Infantil, Jaqueline Beza. Os alunos do Pré receberam certificados de conclusão e a Asacad realizou apresentações.

Festa da Assistência Social e Família Colaboradores das secretarias de Assistência Social e Família realizaram na tarde de quarta-feira, dia 22, uma confraternização para encerrar as atividades de 2010. Um amigo secreto, que teve a participação do prefeito Vânio Uliano, da primeira-dama Nicéia Voss Uliano, do vice-prefeito Valberto Michels, da esposa do vice-prefeito, Raquel Ribeiro Michels e ainda das integrantes do Conselho Tutelar, foi realizado.

Recital Natalino O prefeito Vânio Uliano, o secretário Murilo Bittencourt, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Wilson Tenfen e o empresário Gémerson Della Giustina, assistiram na noite de quarta-feira, dia 22, ao Encontro de Corais, ocorrido na igreja matriz de Braço do Norte. Para Murilo, o Recital Natalino é uma das belas novidades do Natal dos Sonhos e um incentivo à cultura no município.


Sexta, 24 de dezembro de 2010

GERAL

05

Conselho Tutelar realiza balanço Elton Heidemann

elton@jornalnoponto.com

O pós natal 2010 está sendo um grande ano para a economia nacional. Foi um ano de recuperações, de investimentos e naturalmente de geração de emprego e melhorias na renda. É provável que relativo a isso tudo, este natal também seja um dos mais surpreendentes dos últimos anos. Muitas novidades tecnológicas estão disponíveis, seja em forma de celulares, brinquedos ou veículos. É de se encher os olhos e esvaziar os bolsos. E é aí que mora o perigo. Para comprarmos aquilo que queremos ou valorizamos, muitas vezes estamos dispostos a gastar um pouco mais, e até mesmo consumir os recursos que foram economizados, eventualmente guardados com muitos sacrifícios. O comércio é especialista em ofertar, até porque esse é seu papel. No entanto, muitas vezes o endividamento acaba sendo maior do que o ganho mensal, o que acabará se transformando numa dívida em atraso, e que também consumirá juros e uma fatia a mais dos recursos disponíveis, assim como também se correrá o risco de ter o nome incluso no banco de dados do SPC/Serasa. Existem muitos livros de alto ajuda a disposição no mercado, não sou fã deste tipo de leitura, mas muitas das frases repetidas por aí são verdades tiradas de alguns trechos publicados. Não sei se isso foi publicado em algum lugar, mas para mim, um dos grandes segredos da felicidade é ter as contas em dia, evitando de ser cobrado, de ter pessoas olhando atravessado e de dar motivos para se espalhar por aí que o sujeito é um picareta. Resumindo, felicidade é gastar menos do que se ganha. Com isso se poupa, e ainda se evita estresses desnecessários. O natal é ótimo para essas experiências, seja em nível de economia ou de despesas, afinal é hora de presentear, de gastar com festas, de ir à praia, de viajar e assim por diante. Não se produz renda nesse meio tempo, apenas se consome. Para os mais abonados, pouca diferença isso fará, mas para quem vive contando quanto ganha e o que sobra, fazer bem as contas nessas horas é crucial. Dentro de uns trinta dias muitas compras parceladas estarão vencendo. O comprometimento de agora terá conseqüência no restante do ano. Não podemos nos esquecer que no decorrer do ano existem as contas de água, energia, alimentação, vestuário, saúde, moradia e outras. São gastos necessários para uma boa qualidade de vida. O consumo de supérfluos além da conta, certamente representará no pagamento destas. É um assunto diria chato, mas necessário. Muitas das pessoas mais organizadas já possuem sua planilha financeira para o ano, alguns vão além, com planilhas para cinco e até dez anos. Isso é ótimo, pois dá uma noção das possibilidades financeiras do futuro. Como sugestão, faça você também. Com organização, poderá se evitar aquelas ligações chatas ou aquelas cartas indesejadas que o correio poderá entregar. O descontrole pode existir, e boas negociações para acertos também. Os honestos sabem disso. Para completar, os parlamentares se deram uns presentes muito generosos. Preciso dizer que pagará por esse presentão?

Palestras, orientações, atendimentos, Enfrentamento a Exploração Infantojuvenil e o Semaneca (Semana dedicada ao Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, em parceria com o CMDCA), foram algumas das atividades desenvolvidas pelo Conselho Tutelar (CT) do município durante o ano de 2010. Conforme as conselheiras, Cyntia Bianchini Junkes, Josiani Becker Cossa, Kassiana da Silva Elias, Márcia Regina Torres Dorigon e Ramona Porto, o número de ligações para o plan-

tão diminuiu consideravelmente. “Acreditamos que seja pela conscientização das pessoas. Com o trabalho que estamos desenvolvendo, a população começou a ver que o Conselho Tutelar não é para prender ou castigar as crianças que não se comportam, mas para garantir que elas não terão seus direitos violados”, explica Cyntia, que recentemente assumiu a coordenação do CT. Até primeiro de dezembro foram 35 casos encerrados, com encaminhamento para as redes de atendimento espe-

cializado, entre eles, violência física, psicológica e sexual. “O Conselho Tutelar atua quando os pais ou responsáveis não estão presentes ou quando eles violam os direitos básicos das crianças e adolescentes, como saúde, educação e convívio familiar”, completa Josiani. A evasão escolar também é combatida pelo CT. “Todos são obrigados a concluir pelo menos até a oitava série até os 18 anos. É obrigatório, sob pena dos responsáveis responderem por negligência”, alerta Márcia.

Mudança da sede e carro à disposição A mudança da sede, que antes era próxima ao Hospital Santa Teresinha (HST), em uma rua de grande movimento, tranqüilizou as conselheiras. “Era horrível, não havia lugar se quer para estacionar o carro do Conselho. Agora estamos mais próximas do Creas, das secretarias de Assistência Social e da Família, do Cras, da

Delegacia e, assim que terminar a reforma do Fórum também estaremos perto. O local melhorou a qualidade do nosso atendimento, é amplo, bem iluminado, desfazendo aquela impressão ruim que as pessoas tinham quando entravam na sede”, diz Kassiana. Para Ramona, a troca do carro usado pelo Conselho

Tutelar também veio em boa hora. “Queremos agradecer, tanto pela sede quanto pelo carro. O veículo antigo causava muitos problemas, estava em manutenção constante. Depois tivemos um provisório, mas há seis meses, pouco antes da mudança da sede, a prefeitura nos cedeu este, que tem plenas condições de trafegabilidade”.

Trabalhos inadequados para crianças e adolescentes O trabalho infantojuvenil preocupa o Conselho Tutelar. “Entendemos que na cultura local o trabalho é quase que uma obrigação para os adolescentes, que muitos substituem o tempo vago, que poderiam estar perambulando pelas ruas, pelo trabalho, porém, não é uma norma nossa a proibição de certos tipos de

trabalho, e sim de um Decreto Federal, que inclusive lista as piores formas de trabalho infantil”, destaca Cyntia. Entre eles está a colheita e o beneficiamento de fumo, manuseio de agrotóxicos, operação de máquinas agrícolas, extração de pedras, matadouros ou abatedouros, olarias, construção civil, com

manuseio e por de valores (dinheiro), comércio ambulante, cuidando de crianças ou idosos, domésticos, em lavações de automóveis, entre outros. “Enfim, a prioridade de crianças e adolescentes deve ser o estudo. Para que depois pensem na vida profissional”, aconselham as conselheiras tutelares.


06

GERAL

Sexta, 24 de dezembro de 2010

O que as pessoas mais desejam é saúde Mesmo em tempos de alto consumismo, dinheiro e bens materiais, o que os braçonortenses mais desejam é muita saúde para todas as pessoas. Também desejam amor, prosperidade, felicidade e paz. Uma recente enquete feita pelo Jornal No Ponto deixa claro que as pessoas sabem qual o valor de sorriso, um abraço e uma amizade. Paciência, humildade, e muito amor são coisas simples e básicas, que deveriam fazer parte da vida de qualquer ser humano. Mas é visível que nem sempre na vida diária, estes presentes menos palpáveis, como uma cidade melhor, mais segurança, emprego e a família toda reunida para a ceia do Natal são os verdadeiros objetivos das pessoas. Lembrar não significa que é o maior objetivo. É preciso maior ref lexão. Dificilmente alguém esquece de desejar ao próximo um feliz Ano Novo e até expressar outras manifestações de carinho. Faz par te de uma formalidade que se tornou um hábito,

Do fundo do coração o que você mais deseja para as pessoas em 2011?

“As pessoas precisam de mais paz e tranqüilidade. E o restante trabalhando e buscando se consegue”. Bertilo Feldhaus, 46 anos.

“Desejo muita paz, calma e saúde. Se tivermos saúde o restante é conquistado. Desejo também muita alegria a todos e muitas conquistas”. Marcos Vieira, 33 anos

“Meus votos são de felicidade a todos, prosperidade, paz e que 2011 seja muito melhor do que 2010”. Monica Selhorst, 30 anos

“Muita felicidade a todos e muita saúde é o que eu desejo”. Solange Florêncio, 32 anos.

“Meu desejo é que as coisas melhorem para as pessoas, que seja um ótimo ano, que as empresas do município se desenvolvam, os funcionários trabalhem felizes e satisfeitos e todos tenham muita saúde”. José Paulo de Jesus, 49 anos

“Muita paz, amor e prosperidade para todas as pessoas. Que seja um ano com muitos empregos e que todos realizem seus sonhos”. Edemar Correa Karas, 30 anos

que não implica em nenhum compromisso com o que se verbaliza como desejo. Vale ressaltar que com a proximidade do Na-

tal a curiosidade é em relação aos presentes que irão receber dos pais, filhos, padrinhos e amigos. E não qual o tempo que irão pas-

sar com as pessoas mais impor tantes. Confira alguns depoimentos e o que elas desejam a todas as pessoas para 2011:


Sexta, 24 de dezembro de 2010

“Que todos alcancem seus objetivos e que seja um ótimo ano em todos os sentidos”. Felipe Santana Schulz, 17 anos

“O meu desejo é que todas as pessoas tenham muita paz, saúde e prosperidade”. Cláudia Rigone, 44 anos

GERAL

07

“Que as pessoas tenham paz, que se respeitem, sejam honestas e que tenhamos muito amor para que o Brasil cresça e seja cada vez melhor”. Douglas Ferreira, 23 anos

“Desejo um mundo melhor para todos nós, que tenha muito emprego, que as pessoas tenham saúde e que Braço do Norte se desenvolva e melhore em todos os sentidos”. Ivonaldo Mendonça de Oliveira, 58 anos

“O importante é ter saúde. Espero que as pessoas sejam mais compreensivas umas com as outras e que todos tenham sucesso no trabalho”. Lauro Meurer Kulkamp, 59 anos

“Desejo que não falte emprego, que diminua a criminalidade, assassinatos e mortes e que todos tenham muita saúde”. Ivonete Morais, 33 anos

“Que todas as pessoas possam ter condições de ter uma vida digna e que exista mais amor pelo próximo”. Maria Eduarda Wiggers, 18 anos

“Muita saúde para todas as pessoas. Se a pessoa tem saúde o restante se consegue. Hoje em dia se tivermos um problema de saúde morremos na fila de espera”. Marileide Wessling Ghizoni, 44 anos.


08

GERAL

Jogo Rápido Israel de Souza

jornalismos@radioacb.com.br

Acivale e CDL

A eleição da Cerbranorte, marcada para março de 2011, continua muito discutida. Nesta semana, lideranças ligadas a Acivale e CDL marcaram uma reunião para tratar, exclusivamente, sobre o assunto. O objetivo dos empresários é costurar uma chapa de consenso, e neste caso, o nome mais forte seria o de Charles Bianchini.

Toninho do Colonial

O candidato à Cooperativa, Toninho do Colonial, juntamente com seu vice Valdir Willemann, o “Voíco”, estiveram reunidos em Rio Fortuna nesta segunda-feira, dia 20, para buscar uma maior participação dos partidos aliados. Os riofortunenses querem aumentar a fatia do bolo e ter mais representatividade dentro da Cerbranorte.

Nélo da NS

O presidente do PMDB de Braço do Norte, Joaci Nunes, disse nesta semana que o candidato Manoel da Silva, o “Nélo”, ainda não tem um vice definido. Vários nomes foram sondados, mas nenhum confirmado. Estão esperando a chapa de ‘lá’ ficar pronta para definir a de ‘cá’. O Natal promete ser agitado.

Natal dos sonhos

Que lindo. Parabéns CDL, Acivale, Cerbranorte, Câmara de Vereadores, Prefeitura e comerciantes de uma forma geral. Realmente um Natal especial, um Natal dos Sonhos em Braço do Norte. Esta data ficará para a história.

Rádio ACB FM

A ACB FM 104,9 de Braço do Norte, com sua nova programação, está conquistando o coração de milhares de ouvintes. Isso mostra que a região do vale estava carente de um jornalismo dinâmico e com credibilidade. As manifestações de apoio chegam todas às horas. O administrador da emissora, Alcir Silva, garante que para 2011 as coisas vão melhorar ainda mais. “Isto é só o começo. Queremos fazer uma rádio cada vez mais dinâmica e comunitário”, enfatizou.

ACB com o Criciúma

A ACB FM entra em campo no dia 15 de janeiro para a transmissão do jogo entre Criciúma e Joaçaba na abertura do Catarinense 2011. A equipe estará narrando todos os jogos do Tigre no Catarinense e no Brasileirão, além dos campeonatos amadores da região. 2011 vai ser de muita futebol na ACB, a Voz da Comunidade.

Feliz Natal

Como esta é a última coluna do ano, eu quero, com muito carinho e humildade, deixar um forte abraço em cada amigo, em cada leitor do jornal No Ponto, em cada ouvinte da rádio ACB FM e a todos os empresários que acreditaram neste belo projeto. Como disse a Dalva do Colonial Supermercado “vamos crescer juntos”. É isto que a ACB quer, mostrar os seus produtos para que você ganhe sempre mais. Um feliz e santo Natal.

Sexta, 24 de dezembro de 2010

Santander poderá se instalar no município no próximo ano O apelo de empresários do município fez com que o secretário de Governo e Cidadania, André Leandro Richter, enviasse uma carta para o presidente do banco Santander, solicitando a instalação de uma agência em Braço do Norte. Segundo André Richter, o fato de que as pessoas tenham que se deslocar até Tubarão para efetuar transações bancárias ligadas ao Santander pesou em sua decisão. “A nossa região é forte economicamente falando. O Santander é um banco que está presente no dia-a-dia dos empresários braçonortenses, por tanto, nada mais justo que se instalarem no município”, confirma André, que também enviou ofício ao Banco Itaú, mas não obteve resposta ainda. Na tarde de segunda-feira, 20, o superintende do Santander, Edson Unizicki e o gerente da agência de Tubarão, Emer-

Secretário repassou dados do município aos representantes do banco Santander

son Marçal, vieram a Braço do Norte, com objetivo de conversar com o secretário e conhecer o município. Edson Unizicki anotou dados sobre Braço do Norte e cidades vizinhas que também serão contempladas com a possível instalação da agência. “Mostramos a eles que Braço do Norte é um município pólo e em expansão, que há demanda para seus serviços e interesse da população para que isso

aconteça. Além disso, pesquisamos e vimos que o Santander tem linhas de crédito para vários setores, os quais os braçonortenses ainda não são contemplados, além da sustentabilidade pregada pela empresa”, explica o secretário. Agora, o banco fará um estudo de viabilidade para ver a possibilidade de instalação da empresa. “Em algum tempo teremos a resposta”, finaliza André.

Município não fará transporte de alunos do Estado A partir de 2011, a administração municipal não fará mais o transporte de alunos de escolas estaduais. O motivo são os quase R$ 639 mil investidos, sendo que o Estado tem repassado apenas R$ 290 mil. A medida, segundo a secretária de Educação, Cristini Kuerten Maia, se deve ao fato

de que no início de novembro um ofício foi enviado à SDR de Braço do Norte, pedindo o ressarcimento dos valores devidos. “A SDR tinha até o dia 30 de novembro para nos dar uma resposta. Como não obtivemos, entendemos que não há interessa da SDR em refazer a parceria”, explica Cristini. Serão licitados quatro veícu-

los Kombi para o transporte. “Já o montante economizado será investido prioridades da pasta”, justifica o prefeito Vânio Uliano. Para Cristini é importante que os pais entendam. “Não queremos prejudicar os alunos, mas precisamos que estes recursos sejam aplicados na rede municipal”, conclui.


Sexta, 24 de dezembro de 2010

VARIEDADES Espaço social

Horóscopo semanal

09 Palavras Cruzadas Diretas*

Áries Aproveite como der estes dias para investir em empreendimentos duradouros. Concentre-se e mantenha a energia para 2011. Touro Hoje, o que a mente prática não entende e não consegue traduzir, a alma percebe. Você obterá apoios se der vazão a seus sentimentos. Confie neles. Gêmeos Você conta com um instinto bom hoje. Decisões acertadas resultam disso e em todos os campos. Bom relacionamento com as pessoas. Ajuda de gente influente. Câncer Hoje a Lua transita seu signo amolecendo suas defesas; fique mais resguardado, cuide da saúde, faça um Day SPA emocional, algo cheio de mimos e atenções consigo. Leão Nem tudo precisa ser esmiuçado e discutido. Senso de identidade anda falho. As mágoas acabam através de uma atitude de compreensão e aceitação. Virgem O brilho do Sol em Capricórnio ilumina áreas pouco exploradas por você. Onde pode se destacar por meio de sua competência. Mostre sua eficiência. Libra Seu organismo está mais vulnerável a alterações emocionais. Talvez você precise parar a correria. Para resolver pendências de trabalho, apele para a criatividade.

No dia 15 de dezembro, o Diretor da CME de Braço do Norte, Rafael Cordiolli, reuniu os profissionais de imprensa da região e colaboradores das modalidades esportivas municipal para uma confraternização. A festa aconteceu no Bugius Bar, do amigo Calinho, na comunidade do Rio Pequeno.

Escorpião Um dia para se divertir de verdade com seu amor, seus filhos e reservar parte do tempo para fazer o que mais gosta! Sonhos reveladores virão. Sagitário Agitação e distração se alternam com a tendência ao excesso, criando uma aura de desassossego ao seu redor. Cuidado com desentendimentos. Capricórnio Mais sensível aos ditames do coração, você conta também com uma sintonia bem apurada com as emoções alheias. Isso ajudará na sua flexibilidade.

Aniversaria: 04/01/2011 Miguel Otávio Engels (Restaurante Engels). Homenagam da mãe Sônia, pai Alessandro e irmãs Morgana e Carolina.

Respostas

Aquário Controle sobre os sentidos, moderação mental. Além de preservar suas forças, seria uma boa desculpa para não agüentar os chatos. Talentos artísticos em alta. Peixes Sintonizadíssimo com seus amores, você hoje está mais carinhoso e disposto a se doar para quem precisa de seus cuidados e atenções. Emoções poderosas.

Charge

Mariana Silveira Guesser é a mais nova acadêmica de Contábeis da Unibave (Orleans). Os parabéns são do esposo Ronaldo e amigos.

Por Cacique

redacao@jornalnoponto.com

A Banda Alternativu’s surgiu em 2005, da ideia entre amigos de montar uma banda, devido a paixão de todos pela música. Inicialmente, como uma brincadeira, o repertório era pop/rock. Mas a brincadeira foi dando certo e com muito esforço e companheirismo, foi ganhando um alcance maior do que eles imaginavam, então decidiram então abrir o leque e incrementar o repertório com outros estilos musicais. Atualmente a banda toca em formaturas, casamentos e realiza shows, conta com a seguinte formação: Erasmo (voz), Anderson (voz), Bruno (guitarra), Eder (percussão), Giuslei (teclados), Gilberto (baixo) e Joel (bateria). Em 2011 a banda pretende continuar tocando no segmento de bailes e também se dedicar ao seu projeto, que também é um sonho, de gravar algumas composições escritas pelos próprios integrantes da banda. Jornal No Ponto ME Rua Raulino Horn, 245, 1º andar, sala 7, Centro, Braço do Norte - SC CNPJ - 12.664.877/0001-66

Expediente

www.jornalnoponto.com - Comercial - 9987-0513 - comercial@jornalnoponto.com Redação - 9923-5775/ 8442-1821 - redacao@jornalnoponto.com - Tiragem: 2 mil exemplares


10

POLÍCIA

Sexta, 02 de dezembro de 2010

Delegado chama vítimas para identificar tarado O delegado do município, Leonardo Valente aguarda o comparecimento de pais, mães e seus filhos que foram vítimas da ação de um tarado que agia próximo a escolas. Ele foi preso esta semana pela Polícia Militar, após denúncia. Há alguns meses, o maníaco da bicicleta azul, como está sendo chamado, conseguiu fugir do cerco armado pela PM. Mas, desta vez ele não teve a mesma sorte e foi preso na praça da igreja matriz, enquanto se masturbava na frente de populares.

Ele foi conduzido até a delegacia, onde foi registrado Boletim de Ocorrência e em seguida liberado. Porém, pode ser preso se a identificação for positiva. De acordo com os agentes, caso seja identificado, a polícia poderá pedir a prisão preventiva do acusado. “Do contrário ele aguardará julgamento em liberdade”, explica. A presença das vítimas é o mais importante. “O comparecimento é muito importante. Se não for ele, vamos continuar as ações de investigação”, explica.

Traficante não conhecia ditado policial e acabou preso ‘Aqui a bandidagem não se cria’ é o slogan utilizado pela Delegacia de Polícia do município, porém o tubaronense Tiago Nascimento, 21 anos, não conhecia o ditado e tentou ganhar espaço no tráfico de drogas. Ele foi preso no domingo, 19, em ação no Morro da Formiga. Motivados por denúncias, equipes da polícias Civil e Militar, coordenadas pelo delegado Leonardo Valente e pelo capitão Gabriel Souto, organizaram operação para acabar com a festa do criminoso, e seus comparsas, que armados passaram à se auto denominar ‘os novos donos’ do Morro. Na madrugada, os policiais

Criminoso se dominava o dono do Morro. Com a ação policial sua festa durou pouco

escalaram pelo lado inferior ao comércio de drogas e surpreenderam os criminosos que não tiveram tempo para reagir. Com eles foram apreendidos crack, um garrucha calibre 32 e três munições intactas e cerca de R$ 500 em dinheiro. Os policiais também encontraram celulares que podem ter sido empenha-

dos por usuários. De acordo com o delegado, o poder econômico do município, atrai os traficantes. “Trabalhamos exaustivamente no combate a criminalidade. Depois das ações em pontos de tráfico passamos a monitorar para que criminosos não voltem a utilizá-los”, detalha.

Tiro em desafeto leva polícia a recolher armas no Pinheiral Investigador recebeu homenagem do SSP do Estado em evento resalizado em Tubarão

Investigador é homenageado Desde que chegou ao município, em janeiro, o investigador Alexandre Martimiano tem recebido diversos elogios pelo seu interesse no combate ao crime. Na segunda-feira, 20, ele recebeu o mesmo reconhecimento do Estado Em evento realizado em Tubarão, o Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, André Mendes da Silveira, entregou o troféu destaque da PC ao agente. A homenagem é referente a 2009, ou seja, ele foi escolhido antes mesmo de chegar ao mu-

nicípio. O prêmio é entregue sempre no final do ano seguinte, ou seja, em 2011, será entregue a premiação aos melhores de 2010.

‘Um velhaco me fez perder a cabeça’, foi o que disse em sua defesa o morador do Pinheiral, Rosiney Claudino Miguel, depois de disparar um tiro contra o desafeto. Ele prestou esclarecimentos na segunda-feira, 20, na Delegacia do município. A apresentação voluntária ocorreu em função do man-

dado de busca e apreensão, expedido pela juíza da Comarca, Lara Maria Souza da Rosa Zanotelli. Na residência e no estabelecimento onde trabalha foram apreendidas duas armas de fogo, uma garrucha e uma espingarda, calibre 32 e, um rifle de ar comprimido. Com ela ainda estavam uma luneta CBC

Para não haver dúvidas de que o paulista de Itaporanga, Wendel Henrique Chagas, 28 anos, morreu afogado, na madrugad

e 18 munições intactas calibre 22. Rosiney contou que o desafeto, além da dívida ‘tirava uma onda com a cara dele’. Para espantar, resolveu disparar um tiro para o alto. Mas o ato chamou a atenção de populares que denunciaram a ação. Rosiney responderá em liberdade.


Esporte

Sexta, 24 de dezembro de 2010

Braçonortense é convocado para Seleção Brasileira Não é de hoje que Braço do Norte é destaque e revela grandes esportistas. Mas, pela primeira vez um atleta do voleibol poderá representar o município em uma Seleção Brasileira. E isso se deve ao ponteiro/atacante da equipe L’america/CME Braço do Norte, José Henrique Isidoro Pereira, o Zé, de apenas 15 anos, pré-convocado para a seleção de novos do Brasil. Com pouco mais de dois metros de altura e há apenas um ano e meio em treinamento, Zé mostrou potencial em disputas regionais e estaduais. Nesta semana o atleta revelação do primeiro campeonato municipal de voleibol, foi surpreendido ao ser informado sobre a convocação. Zé deverá se apresentar no fim de janeiro ao técnico Percy Oncken, 11 vezes campeão com a equipe Infanto-Juvenil

e tetra-campeão com o Juvenil brasileira, em competições sul americanas e mundiais. A casa do atleta será Saquarema - maior centro de treinamento de voleibol do mundo - tanto de quadra como areia -, onde junto com outros 17 jogadores disputará uma das 12 vagas da seleção. No mês passado, o nome do braçonortense estava entre os seis selecionados pelo Itajaí Pró-Vôlei, projeto do ex-jogador Kid, que reuniu 50 atletas, a maioria do sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Paraná, Brasília e Santa Catarina). Zé é o mais novo deles. Para o professor de educação física e treinador da equipe de voleibol, Mario Henrique Leite Souza, o convocação é a coroação do desempenho do atleta e demonstra o potencial esportivo dos atletas do

município. “Ele mostra que o trabalho de base é forte e organizado e que o esporte está no sangue. Com pouco tempo de treinamento ele se destacou e a convocação é merecida. É o reconhecimento e isso servirá também para os pais de atletas, mostrar que eles podem e devem confiar no trabalho desenvolvido no esporte municipal”, ressalta. Mario aponta ainda que a convocação abre portas para o município. “As pessoas, treinadores, técnicos e empresários, ficam mais atentos ao que acontece no esporte municipal que vira uma vitrine para o país”, acredita. Antes do atacante Zé, a revelação de Braço do Norte foi o atleta Roger Perin, hoje com 17 anos que conseguiu uma convocação para a seleção catarinense de voleibol.

‘2010 foi o melhor ano do esporte’, destaca Cordioli A retrospectiva de esporte do município revela que 2010 foi o melhor ano em termos de número de competições realizadas e resultados. É o que revela o Diretor de Esporte da CME, Rafael Cordioli. O município realizou além do Interbairros e Interempresas - disputados nas modalidades futsal e bocha -, o Campeonato de Futebol de Campo e o de voleibol. Fora, o município foi representado em competições regionais e estaduais, como Liga Adesc, Jesc e Olesc - nos quais o município foi sede de etapas regionais - e conseguiu bons resultados, tanto no voleibol e futsal, como no xadrez, nos circuitos estaduais. Somados, foram mais de 20 troféus, conquistados por jovens com idade entre 10 e 19 anos. Rafael revela que mais de

Pré-convocado para Seleção Brasileira, há um ano e meio Zé trocou o futsal pelo voleibol

Mais investimentos em 2011

Disputas Municipais chamam espectadores. Mas, município precisa melhorar infra estrutura

1,5 mil pessoas atuaram como atletas nas diversas modalidades. “Com o empenho individual e apoio municipal, os resultados do esporte apareceram. Nós oportunizamos a todos os moradores a participação em disputas e para o próximo ano vamos reforçar isso”, destaca. A maior limitação do esporte, afirma o diretor, é a

infra-estrutura. “Temos potencial para disputar competições estaduais, na região perdemos apenas para Criciúma e Tubarão, pois eles tem mais modalidades. Nas que oferecemos, jogamos em igualdade de condições técnicas. Contudo, pecamos na estrutura. Vamos buscar recursos para isso”, projeta.

O diretor da CME, Rafael Cordioli afirma que para 2011, os investimentos devem aumentar. As principais propostas são, a reforma do estádio Lauro Koch e a construção de um novo ginásio esportivo. O projeto para uma arena esportiva é desenvolvido pela Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), sem data para sair do papel. Já a reforma do estádio, com gasto previsto de R$ 220 mil, deve iniciar ainda no primeiro trimestre do próximo ano. Não menos importante,

Cordioli afirma que os trabalhos de escolinhas de voleibol e futsal, devem ser fortalecidos. “Nosso projeto é montar núcleos em bairros, com isso levar o esporte mais próximo das famílias e tentar revelar novos atletas”, informa. Neste processo, não ficará de fora o apoio ao xadrez, judô, jiu-jitsu, kickboxer e também ao tênis de mesa, projeto a ser implantado no município. “Nossos objetivo é oportunizar novas modalidades às crianças e representar cada vez mais o municípios nas competições”, acrescenta.


Jornal No Ponto  

jornal de noticias de braço do norte - sc

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you