20210731

Page 1

LAURO CORRÊA / ESPECIAL JM

jornalminuano.com.br

BAGÉ, 31 DE JULHO, 1º E 2 DE AGOSTO DE 2021 - ANO XXVI Nº 6 706 | R$ 3,50

ESPECIAL

100 ANOS DE BA-GUA

Era 31 de julho de 1921 quando teve início um dos mais importantes clássicos do futebol gaúcho. Na data, Grêmio Esportivo Bagé e Guarany Futebol Clube entravam no campo do Estádio Pedra Moura para a primeira disputa de um confronto que se tornaria a maior rivalidade da Rainha da Fronteira. Nesta edição, confira um caderno especial elaborado pelo JM sobre os embates da dupla, bem como curiosidades e uma série de depoimentos.

Encartado nesta edição

Previsão do tempo

Casos de contaminação caem na região da Campanha

Em Bagé, 31,1 % de população já foi imunizada com duas doses da vacina Pág. 3

AVIAÇÃO

Expectativa para retomada dos voos comerciais em Bagé

FELIPE DALLA VALLE / ESPECIAL JM

COVID-19

3ºC

17ºC

SEGURANÇA

Delegada fala sobre como se proteger de golpes on-line

Azul passa a operar oito novos destinos a partir da próxima semana no RS

Neste ano, estelionatários conseguiram levar mais de R$ 70 mil de um idoso

Pág. 7

Pág. 14


02

Opinião

www.jornalminuano.com.br

BAGÉ, 31 DE JULHO, 1º E 2 DE AGOSTO DE 2021 Laboratório de

Jornalismo

Coordenador do Curso de Jornalismo: Glauber Pereira

FAT - Jornal Minuano | CNPJ: 87415725/0012-81

Intervenções na estrada de Joca Tavares

ALINE SABEDRA/ESPECIAL JM

Endereço: Av. Marechal Floriano, 2050 - CEP 96400-011 - Bagé/RS Telefones: Redação (53) 3242-7693 - Assinaturas 3241-6377 www.jornalminuano.com.br | jornal@minuano.urcamp.edu.br facebook.com/jornalminuanobage • Editor-Chefe - Felipe Valduga • Gerente Comercial - Adriana Robaina • Editor assistente - Sidimar Rostan • Reportagem - Viviane Becker - Melissa Louçan - Jaqueline Muza - Rochele Barbosa - Yuri Cougo Dias • Repórter fotográfico - Tiago Rolim de Moura • Diagramação - Luís Mário Pereira - Vinícius Silva • Assistente comercial - Angelina Britto • Distribuição - Marcos Goulart • Impressão - Gráfica UMA (Grupo RBS) - Porto Alegre/RS

A manutenção de estradas vicinais é uma das mais importantes ações no sentido de beneficiar a população rural. Seja para garantir mobilidade entre campo e cidade, ou permitir o tráfego de veículos que atuam no escoamento da produção.

Neste sentido, nesta semana, uma das vias mais importantes da Rainha da Fronteira recebeu manutenção. O local beneficiado foi a estrada Joca Tavares, que recebeu cascalho, abertura de desaguadouros e desentupimento de bueiros. Na próxima

semana, segundo projeção do governo, outras localidades receberão as intervenções. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, João Pedro Finger, o foco, no momento, são os “locais críticos, com intervenções parciais”.


Cidade

www.jornalminuano.com.br

BAGÉ, 31 DE JULHO, 1º E 2 DE AGOSTO DE 2021

Média de contaminações por Covid-19 cai na região TIAGO ROLIM DE MOURA

Medição da temperatura passa a ser facultativa

O avanço da imunização contra Covid-19 vem refletindo na queda de contaminações. Na região que abrange Aceguá, Hulha Negra e Candiota, há mais de uma semana não são registrados novos casos. Em Bagé, por exemplo, na última semana, a média de internações diárias era em tordo de 15 pessoas. Agora, vem caindo e chega a oito pessoas, com tendência de zerar o número de contaminações. Com isso, a Rainha da Fronteira já pensa em flexibilizar alguns setores e, até o final do ano, voltar à vida normal com grande parte da população imunizada. De acordo com o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Ricardo Necchi, o município está vivendo um momento muito favorável, com 95% do público-alvo imunizado com a 1ª dose e com imunizantes disponíveis para a busca ativa daqueles que ainda não se vacinaram. Conforme o médico, a vacinação diminuiu consideravelmente os casos graves de Covid. Inclusive, desde a metade desta semana, não havia nenhuma pessoa na Unidade de Tratamento Intensivo. Ele alerta que as pessoas que ainda não receberam as doses devem se dirigir até o Ginásio do Colégio São Pedro. “Quem não se vacinou pode ter um quadro que pode evoluir e ficar grave”, disse.

Decreto autoriza velório com caixão aberto Com a redução dos casos, o governo municipal já começa a flexibilizar alguns setores. Na quarta-feira, por exempo, publicou o Decreto n.º 199, que dispõe sobre a realização dos velórios nos âmbitos do município de Bagé. Assinado pelo prefeito em exercício, Mário Mena Kalil, o decreto autoriza a realização de velório com caixão aberto, quando a causa mortis não for decorrente do coronavírus.

Caso contrário, o mesmo deverá estar lacrado durante toda a solenidade. Em ambos os casos devem ser respeitadas todas as normas de distanciamento social e higiene do local. O texto também torna facultativa a medição de temperatura em qualquer estabelecimento de Bagé. Porém, todas as demais normas seguem sendo exigidas pelas equipes municipais de saúde.

03

Bagé tem 31,1% de população imunizada com duas doses DIVULGAÇÃO

Foco passa a ser a busca ativa

O avanço na vacinação na cidade tem se refletido diretamente nas estatísticas de contaminações e internações, que apresentam números menores a cada dia. Até o momento, mais de 118 mil vacinas foram aplicadas. Mas para garantir a maior cobertura possível, a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência deu início à busca ativa para a segunda dose. Inclusive, o tema foi tratado em reunião entre representantes da saúde na manhã de ontem - cerca de 90 agentes de saúde participaram do encontro a fim de elaborar estratégias para a segunda etapa do processo de vacinação, com foco na busca ativa para as segundas doses e identificação de quem porventura possa não ter tomado a primeira. Desde o início da campanha de vacinação, a população de Bagé recebeu a aplicação de 118.537 mil vacinas, sendo 81.107 em primeira dose (cerca

de 67,5%) e 37.430 em segunda dose (31,1%). Com a chegada de nova remessa de vacinas, na tarde de quinta-feira, a Secretaria de Saúde ampliou o público vacinal para o final de semana - com exceção de domingo, que não terá aplicação. No sábado a aplicação acontece no Ginásio São Pedro, das 9h às 16h, com disponibilização de 1ª dose para maiores de 18 anos, 1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidade (é obrigatória a apresentação de atestado médico); 2ª dose de Astrazeneca para vacinados até 25 de maio e 2ª dose da Pfizer que tiveram aplicação de 1ª dose entre 80 e 90 dias atrás e segunda dose de Coronavac referente às aplicações realizadas na 30ª remessa. A vacinação segue neste sábado, no Ginásio São Pedro, das 9h às 16h. É solicitado identidade e comprovante de residência e atestado médico para comprovação de comorbidade.

Conforto, Segurança e Economia

Bagé Livramento

(53)3311.1900 (55)3243.5829


04

Campo & Negócios

www.jornalminuano.com.br

BAGÉ, 31 DE JULHO, 1º E 2 DE AGOSTO DE 2021

Geada não deve implicar em perdas no cenário agrícola gaúcho, diz Emater

SAUL TEIXEIRA/ASCOM SOP

ROGER TERRA DE MORAES/ESPECIAL JM

Perfuração de poço na localidade de Potreiro, zona rural de General Câmara

Levantamento projeta prejuízos pontuais

A forte geada da madrugada de quinta-feira (29) e dos últimos dias não deve implicar em perdas significativas no cenário agrícola gaúcho. Segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar, Elder Dal Prá, as perdas devem ser pontuais no trigo, cevada e aveia, e pouco maiores na canola. “No entanto, nossa área implantada no Estado é pequena, pouco mais de 40 mil hectares, mas somente semana que vem para se ter uma ideia se deu perda ou não. E na fruticultura mais uns 15 dias, mas como as plantas estão resistentes nesse período, é possível que nem tenha registro. Nos próximos dias deveremos ter relatos mais ajustados”. De acordo com Informtivo Conjuntural produzido e divulgado pela Gerência de Planejamento da Instituição, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), para o campo nativo e para as pastagens de verão, a se-

quência de geadas e de baixas temperaturas vem ocasionando a queima mais intensa das plantas, reduzindo ainda mais a oferta de forragem para os rebanhos, que já era considerada insuficiente. “Pode haver redução na pastagem pela paralisação do crescimento e desenvolvimento das plantas e, como consequência, diminuição da oferta de forragem”, explica Dal Prá. No sistema de criação de gado de corte, baseado apenas no campo nativo, o quadro de perda de estado corporal dos animais se acentuou devido à sequência de geadas e ao insuficiente forrageiro disponível. Assim como o gado, os ovinos mantidos em pastagens cultivadas de inverno apresentam bom estado corporal, mas os rebanhos mantidos em campo nativo sofrem com a estagnação no crescimento das plantas queimadas pela geada e com altura reduzida, dificultando o pastejo até mesmo para os ovinos.

Prognóstico climático trimestral O próximo trimestre ainda permanecerá sem influência de eventos climáticos globais, o que manterá o restante do Inverno e o começo da primavera de 2021 com padrões próximos da média no RS. Nos próximos meses há previsão de retorno do fenômeno La Niña, o que poderá provocar a redução da chuva no último trimestre de 2021. Para os meses de agosto e setembro, as precipitações deverão se manter próximas da média na maioria das regiões, somente algumas áreas da Campanha poderão ter valores ligeiramente superiores a normal em agosto. Em outubro, a previsão indica a redução da chuva e são esperados volumes abaixo da média em grande parte do RS, com maior diminuição da precipitação na Metade Leste. O prognóstico das temperaturas mínimas e máximas indicam valores abaixo da normalidade em todo Estado, com elevação natural das máximas entre setembro e outubro.

Aceguá e Bagé devem receber recursos para perfuração de poços artesianos O governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras e Habitação (SOP), está perfurando poços em 79 municípios que tiveram decretado estado de emergência devido à estiagem de 2020. A medida, que abrangerá outras cidades, deve, também, contemplar a região da Campanha. No início do processo, 105 municípios seriam contemplados, mas 26 não entregaram a documentação necessária ou protocolaram dados incompletos. “O governo do Estado, com o expediente da despesa reprogramada, atenderá às cidades faltantes até o final de 2021. No momento, 20 prefeituras já encaminharam a documentação”, adiantou titular da SOP, José Stédile. O impacto

será de mais 2 mil famílias beneficiadas, totalizando cerca de 20 mil pessoas beneficiadas em todo o Estado. Nesta semana, o trabalho no município de General Câmara, na região Carbonífera, com uma perfuração que contemplou a localidade de Potreiro, beneficiando cerca de cem pessoas. Até o momento, foram repassados R$ 70 mil para 79 municípios, com impacto de 7 mil famílias beneficiadas. Os recursos são do governo estadual e fruto de repasse da Assembleia Legislativa à SOP. “Dez municípios já executaram a obra do poço tubular profundo. Um total de 35 já terão as obras concluídas em setembro e a projeção é que os 79 municípios estejam com as obras

finalizadas até o final de 2021”, afirma diretor do departamento de Poços e Redes da SOP, Luiz Henrique Feijó.

Previsão Dos municípios que ainda têm previsão de serem contemplados, estão Aceguá, Arambaré, Augusto Pestana, Bagé, Ciríaco, Cruzeiro do Sul, Eldorado do Sul, Estrela Velha, Gravataí, Minas do Leão, Mostardas, Novo Hamburgo, Novo Tiradentes, Pantano Grande, Passo Fundo, Pedro Osório, Rio Grande, Ronda Alta, Santa Cecília do Sul, Santa Cruz do Sul, Santo Antônio do Palma, Santo Augusto, São José do Norte, São Marcos, Travesseiro, Trindade do Sul.

Prazo de entrega da Declaração Anual de Rebanho encerra neste sábado

Produtores rurais de todo o Rio Grande do Sul têm até este sábado (31) para entregar a declaração referente a 2021, contendo todos os animais existentes na propriedade. O prazo da entrega finalizava em 31 de maio e foi prorrogado devido à pandemia. O documento é obrigatório, com formulário próprio e deve ser encaminhado para a Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) do município de origem. Para evitar aglomeração nas IDA´s, a orientação é que as declarações sejam encaminhadas preferencialmente por e-mail ou por WhatsApp da Inspetoria. O número de WhatsApp de cada inspetoria é o mesmo de seu telefone fixo.

FERNANDO DIAS/ESPECIALJM

Documento deve ser encaminhado para a Inspetoria de Defesa Agropecuária do município de origem


Fogo Cruzado

www.jornalminuano.com.br

BAGÉ, 31 DE JULHO, 1º E 2 DE AGOSTO DE 2021

DIVULGAÇÃO

@sidimarrostan sidimar_frostan@hotmail.com

05

Sidimar Rostan

Lideranças elaboram carta pela convocação dos aprovados em concurso da segurança DIVULGAÇÃO

Debate envolve Aceguá, Dom Pedrito e Lavras do Sul

Grupo de trabalho que debate privatização da Corsan promove encontro com municípios da região

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e o governo do Estado realizam a terceira reunião do grupo de trabalho que debate a privatização da Corsan, com as associações de municípios, na quarta-feira, 4 de agosto. Foram convocados os prefeitos e prefeitas das regiões do Centro do Estado (Amcentro), do Centro da Serra (Amcserra), da Fronteira Noroeste (Amfro) e da Região Sudoeste (Assudoeste), que possuem o serviço da estatal em seus muni-

cípios, o que inclui Aceguá, Dom Pedrito e Lavras do Sul. O encontro será realizado na sede da Famurs, às 10h, e tem como objetivo discutir a possível privatização da Corsan e a criação de Unidades Regionais de Saneamento. De acordo com o presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, durante a reunião os gestores terão a oportunidade de sanar dúvidas sobre como poderão se organizar com a possível privatização. Devem participar da reu-

nião, além do presidente da Famurs, o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos; o presidente da Corsan, Roberto Barbuti; o secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato; o secretário de Meio Ambiente, Luiz Henrique Viana; o procurador-geral do Estado, Eduardo Costa; o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza; e o líder do governo, deputado Frederico Antunes.

Legislativo bajeense convoca audiência para debater Plano Plurianual

A Câmara de Vereadores de Bagé, através da Comissão de Finanças e Orçamento, realiza audiência pública, na terça-feira, 3 de agosto, para debater o Plano Plurianual (PPA) do Município de Bagé, para o período de 20222025. O PPA, que tramita no Legislativo desde o final de junho, foi apresentado, em audiência pública online, pelo Executivo, por meio da Secretaria de Ges-

tão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan). O planejamento prevê os investimentos da Prefeitura pelos próximos quatro anos, contendo os valores que serão utilizados em projetos, obras e folha de pagamento de pessoal. No PPA estão envolvidos quatro órgãos: Prefeitura, Daeb, Câmara de Vereadores e Funpas. O documento, previsto pela

Constituição Federal, deve ser enviado para a Câmara para avaliação dos vereadores, sempre no dia 30 de junho do primeiro ano de cada gestão municipal eleita no ano anterior. Os valores computados no PPA são recebidos por meio de impostos, contribuições constitucionais e multas aplicadas. A audiência, na Câmara, inicia às 10h, no plenário Lígia Farinha Almeida.

Debate foi proposto pelo vereador Lelinho Lopes

Através de uma carta regional, elaborada por meio da audiência pública promovida pelo Legislativo bajeense, na quinta-feira, 29, lideranças locais reforçam o apoio à convocação dos Aprovados no Concurso da Segurança Pública do Estado, em 2017. O processo seletivo envolve Brigada Militar, Susepe, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. O líder do PT na Câmara, vereador Lélio Lopes (Lelinho), que propôs o debate, explica que cópias do documento serão encaminhadas à Secretaria Estadual de Segurança Pública, ao governador Eduardo Leite, do PSDB, e aos líderes das bancadas da Assembleia Legislativa.

Participaram da audiência, além de vereadores de Bagé e Dom Pedrito, o deputado estadual Jeferson Fernandes, do PT, representando a Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, o deputado Luiz Fernando Mainardi, do PT, o vice-prefeito de Pinheiro Machado, Rogério Moura, do PSB, o delegado regional da Polícia Civil, Luis Eduardo Benites, o presidente do Sindicato dos Agentes da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (UGEIRM), Isaac Ortiz, representante dos aprovados da Polícia Civil, Bruno Carvalho, e o representante dos aprovados no concurso da Brigada Militar, Christopher Valério. A audiência foi presidida pela vereadora Cáren Castencio, do PT, que é presidente da Comissão de Educação, Cultura, Direitos Humanos e Segurança da Câmara de Bagé. Lelinho explica que mais de 50 pessoas que participaram de forma remota. A carta elaborada classifica a contratação, para ampliação do efetivo nas corporações, como necessária. “É de extrema urgência que se nomeie os profissionais concursados, com carreiras garantidas e sem precarização”, pontua o documento, ao reforçar o apoio ao chamamento dos aprovados nos concursos.


06

Empreendedor

www.jornalminuano.com.br

BAGÉ, 31 DE JULHO, 1º E 2 DE AGOSTO DE 2021

TIAGO ROLIM DE MOURA

Sicredi Fronteira Sul

O Fundo Social Juntos pelo Bem da Sicredi Fronteira Sul RS encerrou suas inscrições em junho. Depois dos projetos inscritos passarem por uma validação, a área de Programas de Relacionamento da cooperativa divulgou o número total e aptos a serem avaliados. Foram 115 projetos inscritos dos 11 municípios de atuação da Sicredi. Um número bem superior à campanha de 2019, que teve apenas 70 projetos inscritos. A próxima fase fica por conta da avaliação dos projetos, que será feita pelos gerentes das agências e os coordenadores de núcleos. Cabe a eles a escolha dos contemplados, de acordo com os valores disponíveis por município. No total, o Fundo Social disponibilizará este ano mais de R$ 340.000,00. A divulgação dos projetos escolhidos será feita em setembro. Após isso, as entidades beneficiadas serão contatadas e os valores creditados em conta até o dia 15 de dezembro deste ano. O Juntos pelo Bem, que se tornou efetivamente Fundo Social no ano de 2020, teve início em 2019, atendendo 28 projetos de todos os 11 municípios de atuação da Sicredi Fronteira Sul com mais de R$ 187 mil. Já no ano passado, em virtude da pandemia de Covid-19, não foram abertas inscrições para projetos sociais. No entanto, a cooperativa não deixou de fazer sua parte para com as comunidades onde está inserida, e doou o valor do Fundo para todos os hospitais da região; cerca de R$ 206 mil.

Loja oferece várias opções para a data

Vestuário, calçados e itens decorativos são opções de presente para o Dia dos Pais na Rio Negro Moda Gaúcha

Encontrar um presente para o Dia dos Pais é tarefa fácil na Rio Negro Moda Gaúcha. Na loja é possível encontrar opções variadas, desde itens de confecção ideal para enfrentar as baixas temperaturas da Campanha, calçados adequados para o trabalho no campo e, até mesmo, itens decorativos para deixar aquele espaço especial ainda mais aconchegante e com assinatura da cultura gaúcha. A empresária, Adriana Souto Olivera, destaca algumas das principais opções para quem busca um presente útil para o dia a

dia invernal do Pampa: jaquetas soft ou ponchos de lã crua para proteger o corpo do frio; para os pés, botinas de couro hidrofugado (que protege os pés da umidade), além de um produto diferenciado, exclusividade da loja em Bagé: botas campeiras da Beretta. Outro lançamento ideal para presentear os pais na data são as cuias coco Criolista, com bocal de alpaca, além de bombas feitas do mesmo material. Os estojos com itens para churrasco também são uma boa pedida para os pais que não abrem mão de um assado de qualidade.

Para quem busca itens decorativos, os porta-chaves artesanais trazem toda a identidade do Pampa em um item útil e bonito. Miniaturas de animais, como bois e cavalos, além de relógios de parede e porta-vinhos, também são destaque para a data. A Rio Negro funciona na Avenida Padre Abílio Sponchiado, nº 1.850, de segunda a sábado, das 9h ao meio-dia e das 14h às 18h30min. As novidades podem ser conferidas na página da loja nas redes sociais. O contato pode ser feito, ainda, através do telefone e WhatsApp (53) 999640422.

Taxa de desemprego

A taxa de desemprego no país ficou em 14,6% no trimestre encerrado em maio deste ano, segundo dados divulgados hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice é estável, em termos estatísticos, em relação ao trimestre imediatamente anterior (encerrado em fevereiro deste ano): 14,4%. De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, houve uma alta, no entanto, na comparação com o trimestre findo em maio de 2020, quando a taxa era de 12,9%. A população desocupada no trimestre encerrado em maio deste ano, chegou a 14,8 milhões, ou seja, manteve-se estável em relação ao trimestre anterior mas cresceu 16,4% na comparação com o trimestre encerrado em maio do ano passado (mais 2,1 milhões de desempregados). A população ocupada (86,7 milhões de pessoas) cresceu 0,9% em comparação com o trimestre anterior (mais 809 mil pessoas empregadas) e ficou estável ante o trimestre encerrado em maio de 2020. O nível da ocupação, que é o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, chegou a 48,9%, ficando estável frente ao trimestre móvel anterior (48,6%) e caindo ante o trimestre finalizado em maio de 2020 (49,5%).

Aniversariantes

31 de julho

Alice Malaguês Ana Delgia Camargo Ana Paula Fortes dos Santos Carla Siqueira Oliveira Eliseu Araújo Luis Elizabeth Saliba de Souza Eranice Rodrigues Gabriel Garcia Gantes Isadora Silveira Nunes Luiz Fernando Souza de Vasconcellos Marco Eurico da Rosa Maria Antonieta Maciel Gomes

1º de agosto

Adriana Martins Carlini Aldo Jacobsen Alexandre Machado Collares Cassiano Alves Araújo Cauan Mache Rodrigues Cibele Maria Foletto Lucas Cristiane Velleda Eldora de Oliveira Felipe Aguere Dias Francisco Arno Vaz da Cunha

Maria Helena Dias de Oliveira Maria Helena Gonçalves Onezia Camargo Paola de Ornellas Silva Patrícia Borges Coutinho Rafaela Moraes Rodrigues Rinaldo Lopes Costa Roger Alves Branco de Ávila Sérgio Wagner Silveira Victor Rodrigo Catarino Trindade Zélia Rodrigues Cabrera

Itamara Cruz Luciano da Silva Valente Luisa Carla Moraes Rodrigues Maurilio Carlini Júnior Pedro Jorge Braga Rafael Rodrigues Moreira Rosa Elaine Alves Sueli Goulart Freures Zeli Funari Vaz

2 de agosto André Mattos Leite Cláudia Fabricio Romariz Cleusa Maria Costa dos Santos Elizabeth Pereira Porto Eliziane da Silva dos Santos Ericardo dos Santos Barão Dias Gerson Rohde Ivone Machado Pinto Jeferson Brião Lecy Hessel Veiga

Maiara Dalé Márcia Melo Gomes Maria Márcia de Quadros Andrades Miguel Bonfada Nelito Corrêa Paula Pereira de Freitas Ronaldo Barreto da Silva Selma Araújo Miranda Vera Medeiros Volner Silveira Leite


Cidade 07 Azul anuncia cinco novos mercados partindo de Porto Alegre www.jornalminuano.com.br

O Rio Grande do Sul passa a ficar ainda mais conectado a partir da próxima segunda-feira, com a abertura de oito novos destinos no interior do Estado pela Azul. Ao longo da semana, a Companhia inicia suas operações nas cidades de Bagé, Alegrete, São Borja, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Erechim e Vacaria com ligações diretas até a capital Porto Alegre. Além das novas bases, Canela, na Serra gaúcha, também volta a receber aeronaves nas cores da companhia. Todas as rotas serão realizadas pela Azul Conecta, empresa sub-regional da Azul, e os voos serão cumpridos com as aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para até nove clientes. Canela contará com um voo diário para Porto Alegre, enquanto Erechim, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Bagé e São Borja re-

BAGÉ, 31 DE JULHO, 1º E 2 DE AGOSTO DE 2021

ceberão três operações semanais. Neste início das ligações com a capital gaúcha, Vacaria e Alegrete , que substituirá as operações inicialmente anunciadas para Santana do Livramento, terão a opção do modal aéreo três vezes por semana. “Estamos extremamente felizes com essa expansão no Rio Grande do Sul que, agora, terá 15 destinos servidos pela Azul. Esse número representa um marco para o estado e para a companhia. A Azul tem como um de seus propósitos conectar todos os cantos do Brasil e ajudar no desenvolvimento do turismo e economia. Esses novos destinos que serão inaugurados nessa semana no Rio Grande do Sul darão mais comodidade e oportunidade aos gaúchos que querem se conectar com a ampla malha da Azul, explorando destinos nacionais e também

internacionais”, diz Marcelo Bento Ribeiro, diretor de Relações Institucionais da Azul. “Seremos o Estado mais conectado do país, sendo que temos a sexta maior população. É uma grande notícia, afinal, além de conectar pessoas, seja para turismo ou visitar pessoas queridas, representa um incremento importante de logística. E logística é fundamental para o desenvolvimento de um Estado, por isso é um dos pilares da nossa agenda de governo em prol da competitividade”, afirmou o governador do RS, Eduardo Leite. O presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional, deputado estadual Frederico Antunes também comemorou a conquista: “É a concretização de um sonho, resultado de um trabalho conjunto da Frente Parlamentar da Aviação. Com esse anúncio, o

FELIPE DALLA VALLE/ESPECIAL JM

Empresa assume voos entre Bagé e a capital gaúcha na segunda-feira

Rio Grande do Sul passará a contar com 15 destinos servidos pela Azul Linhas Aéreas. Nunca na história da aviação em nosso Estado tivemos tantos destinos atendidos de uma vez só”, disse. A partir de outubro, a capital

gaúcha ganha cinco novos destinos diretos operados pela Azul: Maringá e Londrina, no interior do Paraná, Uberlândia, no Triângulo Mineiro, além de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, no interior paulista.


Arquitetura em Destaque Bagé

V

Cantegril no O início de uma trajetória cheia de conquistas

A noite do último sábado, 24 de julho, foi especial no cenário montado na Associação Leopoldina Juvenil, onde aconteceu a formatura de Luíza Mansur, o momento mais esperado por ela nos últimos seis anos. Com o diploma de Medicina em mãos, a jovem encheu o coração da mãe, Christiane Mansur, e da mana Larissa, de orgulho, amor e satisfação. Parabéns!

Leilão dos móveis e utensílios do Clube Comercial

O Clube Comercial permanecerá na memória de todos nós, mas, no momento, foi aberta outra página de sua história, com o encerramento das suas atividades. Os móveis e utensílios deverão ter um novo destino. O presidente inventariante, Roberto Bandeira, com autorização do Ministério Publico, fará um leilão desse material. O certame está previsto para ocorrer no dia 9 de setembro, em local a ser definido. Serão leiloadas duas mesas de sinuca, três cofres, os clássicos espelhos bissôte, espelhos de corredor, mesa sextavada para jogo, mesa para reuniões, diversos quadros, cabideiros e cadeiras que compuseram o cenário delindas festas. Todo o valor arrecadado será destinado às ações na área da saúde e da educação do município. Este leilão conta com a parceria do Rotary Club de Bagé Norte e do leiloeiro Nando Farinha.

Já começou a elaboração da segunda edição da revista Arquitetura em Destaque Bagé, idealizada pela engenheira Aliane Da Croce. Considerada a primeira revista do segmento na cidade, a publicação reúne consagrados profissionais e escritórios conceituados que se dedicam ao universo da arquitetura, construção, arte, iluminação e afins.

"A iniciativa é elogiável e merece ser mantida e ampliada, pois busca divulgar para a sociedade a qualidade dos profissionais e a diferença que um arquiteto e urbanista pode fazer nas residências, escritórios, lojas, e na própria cidade, melhorando as condições de conforto, de saúde, de segurança com economia e competência", declarou o arquiteto e presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU/RS, Tiago Holzmann

Comandada por Júlio Cesar Lu deixando se

O sexagenário Cantegril Clu sua história, quando Gilberto Alag do vice-presidente Adilar Joao Br comandou o clube nos últimos d duas últimas gestões, atuou com O advogado Julio Lucas tem cia, juventude e, hoje, ao lado da presidente deixa este tradicional Apesar dos desafios financeiros nos últimos anos, triplicou o núm te, acredito que boa parte deste de aproveitar todos os recursos e meses de reclusão, o Cantegril s buscavam respirar outros ares, s Tenho certeza que a diretor aos associados, que poderão con cinas, passando pelas quadras es ambientes destinados a pequena

Assembleia seguida d

Os sócios em dia com as m marcada para este sábado, logo convocação, com qualquer núme tece a prestação de contas e rela aclamação. Na sequência, será se Lucas e sua equipe diretiva. A con e decoração de Simone Ebert.


BAGÉ, 22 E 23 DE JULHO DE 2021

jornalminuano.com.br

Vivi Becker vivianebecker@urcamp.edu.br

Clube de Bagé tem ova diretoria

ucas e pelo seu vice, Gilberto Alagia, essa diretoria se despede, seu legado ao Clube (Foto Munique Monteiro)

ube de Bagé, neste sábado, terá um novo momento para marcar gia toma posse junto à sua diretoria para o biênio 2021/23. Ao lado reanzini, o empresário assume no lugar Julio Cesar Silva Lucas, que dois mandatos, de julho de 2017 até o atual momento. Beto, nas mo vice-presidente. m sua pessoal vinculada ao Cantegril, onde passou toda sua infâna esposa Anelise, curte os melhores momentos do filho Bernardo. O l espaço de lazer da cidade, com a sensação de missão cumprida. e, por último, as questões que envolveram a pandemia, o clube, mero de associados, o que é uma excelente notícia. Particularmenpercentual de sócios é composto por casais com filhos em idade e os espaços que o clube oferece. Inclusive durantes esses longos serviu de refúgio para muitas famílias que, aos finais de semana, sem aglomeração. ria de Alagia se comprometerá em manter o foco no atendimento ntar com uma excelente infraestrutura física, que vai além das pissportivas até chegar aos quatro amplos salões de festa e mais três as confraternizações.

de coquetel

mensalidades foram convocados para Assembleia Geral Ordinária o mais, às 18h, em primeira convocação, e às 19h, em segunda ero de sócios, de acordo com o Estatuto do clube. Neste ato, aconatório da atual gestão, além da posse da nova diretoria, eleita por ervido coquetel que marcará a despedida do atual presidente Júlio nfraternização contará com serviço do Le Bistrô, de Ismael Amilivia,

08/09

Prêmio Leonardo Machado

Zeca Brito está feliz com mais uma conquista, resultado de suas articulações no meio cultural, trata-se de um decreto que já foi publicado no Diário Oficial e que irá ressignificar o lugar do cinema gaúcho no Festival de Gramado. A partir deste ano, foi instituído o Prêmio Leonardo Machado, uma justa e carinhosa homenagem ao ator que partiu cedo, em 2018, aos 42 anos, vítima de câncer, mas terá seu nome eternizado para sempre nas próximas edições do Festival de Cinema de Gramado que, este ano, ocorre de 13 e 21 de agosto. Talvez vocês não lembrem, mas, por mais de uma década, o ator foi a cara do Festival, pois atuou como um dos seus apresentadores, além de ter conquistado o Kikito de Melhor Ator em 2009, pelo filme "Em Teu Nome". Em sua carreira, além de inúmeras minisséries, peças teatrais e novelas, ele atuou em 36 curtas-metragens e 23 longas. Um de seus últimos trabalhos e, talvez, o mais marcante, por ter estreado após sua morte, foi o papel em que interpretou o ex-governador do RS, Leonel Brizola, no longa "Legalidade" (2019), de Zeca Brito.

Em setembro de 2018, quando Leonardo faleceu, a equipe do Jornal Minuano contou que os pais do ator residiam em Bagé e que ele amava nossa cidade e que, frequentemente, circulava por aqui. Sua amiga, Adriana Gonçalves, mencionou à reportagem que ele costumava dizer que queria construir uma casa no campo dos pais, em frente ao lago e quando se aposentasse iria morar em Bagé.


10

Cidade

www.jornalminuano.com.br

BAGÉ, 31 DE JULHO, 1º E 2 DE AGOSTO DE 2021

Plano estadual de educação para pessoas presas e egressas do sistema prisional deve beneficiar o Presídio Regional de Bagé

Com o objetivo de melhorar a oferta educacional nos estabelecimentos prisionais do Rio Grande do Sul e qualificar a política de educação para apenados e egressos, o Plano Estadual de Educação às Pessoas Presas e Egressas do Sistema Prisional, para o quadriênio 2021-2024, foi assinado nesta semana. A iniciativa é das secretarias de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) e da Educação (Seduc), da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e do Conselho Penitenciário. O diretor do Presídio Regional de Bagé, Alessandro Severo, salienta que ainda não recebeu dados nem informações sobre o Plano, o que deve acontecer nas próximos dias. O Plano pretende ampliar os índices de pessoas presas participando de exames nacionais, realizar levantamento periódico de dados sobre as ações de educação para pessoas presas e egressas, buscar estratégias para garantir a capacitação de profissionais ligados à educação no sistema prisional e aumentar a oferta de educação à distância para o sistema prisional. Entre as metas estabelecidas

na parceria está ampliar em, no mínimo, 50% o número de pessoas presas estudando, bem como capacitar anualmente todos os professores que atuam nos Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (Neeja) Prisionais e melhorar a estrutura de todas as salas de aula da Cadeia Pública de Porto Alegre. O plano também prevê como meta criar um comitê gestor permanente de educação prisional entre a SJSPS e suas vinculadas, e entre a Seduc e suas coordenadorias regionais, para tratar da pauta da educação em prisões e suas composições. Além da educação formal, o plano prevê o incentivo à educação complementar ou não formal, com ações complementares de cultura, esporte, inclusão digital, programas de acesso à leitura, além de implantação e manutenção de bibliotecas e espaços de leitura, objetivando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades das pessoas presas. O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) orientou o processo de construção do projeto, por meio de reuniões e análise documental, e sinalizou que o plano do Rio Grande do Sul está alinhado com as diretrizes nacionais estabelecidas.

TIAGO ROLIM DE MOURA

Iniciativa busca qualificar política do setor no RS


Cidade

www.jornalminuano.com.br

BAGÉ, 31 DE JULHO, 1º E 2 DE AGOSTO DE 2021

11

Agência Nacional das Águas classifica estiagem em Bagé como fraca

DIVULGAÇÃO

Dados do Rio Negro e do Rio Camaquã são utilizados para medição realizada pela ANA

De acordo com classificação da Agência Nacional das Águas - ANA, a situação da estiagem na região de Bagé está classificada como fraca. Enquanto isto, por outro lado, a projeção de chuvas para o Estado para os próximos meses é insuficiente, de acordo com o boletim emitido pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Conforme indica o boletim, é esperada a ocorrência de chuvas nos próximos meses no Rio Grande do Sul, mas em volumes insuficientes para haver recarga

hídrica. Vale destacar que este material avalia os efeitos da estiagem de novembro de 2019 a julho de 2021, principalmente quanto às chuvas e disponibilidade hídrica. O levantamento aponta que devido às anomalias positivas de precipitação no último mês, houve recuo da seca moderada em grande parte do Estado e das secas grave e extrema, no norte. O boletim aponta que no noroeste, no sudeste e no extremo sul, houve atenuação da seca, que passou de grave para moderada.

É importante destacar que a Sema utiliza, para o levantamento, apenas dados relativos à bacia do Rio Camaquã para a região. Já a ANA leva em conta, também, os dados da bacia do Rio Negro - o que explica algumas divergências nos dados. Por exemplo, de acordo com o Monitor de Secas, da ANA, Bagé permaneceu em situação de seca grave de novembro de 2020 a janeiro de 2021. De fevereiro a maio, oscilou entre seca fraca e moderada - a última classificação é de junho, denotando seca fraca no município.

Chuvas dos próximos meses devem ser insuficientes para ‘recarga hídrica’ Já o relatório do Estado aponta que o Rio Grande do Sul enfrenta um evento crítico de estiagem desde novembro de 2019, o que ocasionou impactos em diversas áreas e o decreto de situação de emergência em 415 municípios do Rio Grande do Sul, de acordo com a Defesa Civil Estadual. Em abril de 2020, a equipe já havia publicado um documento sinalizando as consequências da estiagem nos rios gaúchos, comparando o evento com anos anteriores e apresentando um prognóstico climático para os meses seguintes. A meteorologista Cátia Valente avalia que, de acordo com os estudos, as condições futuras não se mostram favoráveis. “O cenário não tende a se tornar positivo quanto à recuperação do déficit hídrico no Rio Grande do Sul. Por isso, a Sala de Situação seguirá monitorando as condições climáticas no Estado”, afirma. O prognóstico climático atual sugere, novamente, que não haverá uma recarga hídrica das bacias devido à falta de chuva. E, em função do calendário de plantio, sobretudo arroz e soja, há risco substancial de comprometimento da disponibilidade hídrica nas bacias gaúchas, demandando ações de gestão e regulação de recursos, principalmente nas bacias com conflito de uso da água.


12

Lazer

www.jornalminuano.com.br

BAGÉ, 31 DE JULHO, 1º E 2 DE AGOSTO DE 2021

Curso Cuidador de Idosos

Curso Operador de Empilhadeira Nova turma iniciando em 18/08/2021 - Turno: Noite

Nova turma iniciando em 09/08/2021 - Turno: Manhã Turmas Reduzidas

Carga Horária: 16 hs

ANA ROMERO

TREINAMENTOS e CONSULTORIAS

Inscrições Abertas: Não Perca Essa Oportunidade!

Aulas Teóricas e Práticas Material e Certificado Incluídos Carga Horaria:40hs

Aulas Práticas com Empilhadeira

Pega Pega - GLOBO - 19h Luiza diz a Douglas que Nelito levou Pedrinho para sua casa. Douglas consegue um quarto no hotel para Luiza se esconder. Sandra Helena nota que seu armário do hotel foi arrombado. Elza e Prazeres observam Evandro conversando com Borges. Luiza esbarra com Eric no corredor do hotel e eles se beijam. Flor pega uma carteira que vê em um aparador no hotel e se esconde com Bebeth. Domênico procura Júlio para fazer uma reconstituição dos passos do garçom na noite do roubo do hotel. Império - GLOBO - 21h Maria Marta e João Lucas vão a um coquetel em homenagem a Maria Clara. Beatriz vê Leonardo pedindo dinheiro na rua. Vicente convida Cristina para ir a seu restaurante. Antoninho pede que Arnoldão convença Juliane a aceitar seus serviços de personal training. Beatriz decide marcar um encontro com Amanda para falar sobre Leonardo. Josué avisa a Cora que José Alfredo se encontrará com ela em um hotel. Magnólia diz a José Alfredo que o filho que Maria Ísis perdeu era de João Lucas. Magnólia afirma a José Alfredo que Maria Ísis tentou lhe aplicar um golpe. Maria Ísis não consegue falar com José Alfredo. Maria Clara ironiza o comportamento de Cristina. Juliane decide aceitar a ajuda de Arnoldão.

Horóscopo

ÁRIES Carreira em expansão e chance de receber uma proposta de outro lugar. Ótima sintonia com os colegas e entrosamento no trabalho em equipe. Na paixão, você vai se animar nas paqueras e pode curtir um período cheio de estímulos com o crush.

TOURO No trabalho, você estará mais otimista, com pique para realizar suas ambições e contagiar os colegas. Boa sorte em entrevistas de emprego. Na conquista, vai esbanjar poder de sedução. A dois, é hora de se divertir com love e deixar os problemas longe da relação.

GÊMEOS Sua habilidade para expor ideias e defender interesses está tinindo e você saberá convencer com facilidade. No trampo, terá foco no que interessa e pode pintar uma boa oportunidade de promoção. O amor será iluminado pelas estrelas.

CÂNCER Há chance de assinar um contrato temporário ou iniciar uma segunda atividade profissional. O astral estará mais divertido com os colegas e a interatividade pode abrir espaço para boas amizades. Terá oportunidades de paquera com gente que conhece.

LEÃO Pode sobressair no trabalho e chamar a atenção dos chefes graças aos seus múltiplos talentos. Se procura emprego, terá boas sacadas para brilhar em entrevistas. Nos contatos e amizades, seu bom astral será contagiante.

VIRGEM Busque um ambiente bem sossegado e longe de agitação para se concentrar em seus deveres. A fase ainda é indicada para promover mudanças em seus hábitos e investir no que eleva seu bem-estar. Talvez decida manter um lance em segredo.

Palavras Cruzadas

A Vida da Gente - GLOBO - 18h30min Eva se faz de vítima na frente de Ana, depois que a filha descobre sobre a campanha de Júlia. Nanda fica satisfeita com o sucesso de seu brechó. Dora se irrita com a resistência de Marcos a arrumar um emprego. Celina examina Júlia e deixa Manuela e Rodrigo apreensivos. Celina avisa que o estado de Júlia pode ser grave e que ela precisa ser internada.

LIBRA Em paz com o Sol, a Lua também garante um dia alegre nos contatos e muito agito nas redes sociais. Terá papos agradáveis com pessoas queridas e sua lista de amizades tende a aumentar. Vida sentimental cheia de estímulos.

ESCORPIÃO Fique de olho nas oportunidades de progresso e resolva todos os assuntos com a firmeza típica do seu signo. Na paquera, pode rolar um clima especial com uma pessoa experiente, dinâmica e sedutora, mas o coração estará em busca de certezas.

SAGITÁRIO Nos assuntos do coração, seu poder de sedução fica cristalino e pode rolar um lance com alguém que tem sua vibe. Com seu jeito alegre e atraente, vai conquistar o crush. No namoro, pode ficar confiante com os rumos da relação. Período de muito dialogo.

CAPRICÓRNIO O momento é oportuno para resolver questões pendentes, saldar dívidas e se livrar de uma vez por todas de preocupações que tiram o seu sono. Há chance de pegar um trabalho extra, só guarde a novidade para você por enquanto. Na paixão, seus desejos aumentam.

AQUÁRIO Você vai conquistar aliados, apoios e seus projetos podem fazer sucesso repentino. Na paixão, notícia de paquera vai deixar você muito mais alegre. Pode receber proposta de namoro de alguém que admira.

PEIXES É hora de focar em suas metas e confiar na sua capacidade de triunfar. Nos agitos sociais, pode estreitar relações de amizade com pessoas mais vividas, descoladas e experientes. A paquera também deve ser alvo de surpresas.

Loterias

Novelas

Av. General osório, 2403, Bagé/RS - telefone (53) 33112881 - Whats (53) 999226916 - www.anaromero.net

FEDERAL

LOTOFÁCIL

LOTOMANIA

Sorteio: 05583

Sorteio: 2294

Sorteio: 2199

06 07 08 10 11

10 16 24 28 30 31 32 41 43 46 52 58 62 71 78 80 83 87 88 94

1º prêmio 2º prêmio 3º prêmio 4º prêmio 5º prêmio -

046270 073202 059463 085128 070504

12 15 16 17 18 19 22 23 24 25

DUPLA-SENA

MEGA-SENA

QUINA

Sorteio: 2254

Sorteio: 2394

Sorteio: 5618

05 16 25 36 42 44

13 25 27 34 41

1º- 12 23 24 27 38 46 2º- 18 20 22 23 28 41


Cidade

www.jornalminuano.com.br

BAGÉ, 31 DE JULHO, 1º E 2 DE AGOSTO DE 2021

13

Praça Carlos Telles ganha iluminação de LED

A Praça Carlos Telles (da Catedral) está recebendo uma atenção especial, pela Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), nesta semana. Inserida no projeto de modernização do sistema de iluminação pública implantado pelo Governo Municipal, o local está recebendo a instalação de lâmpadas led em substituição às lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio. De acordo com o coordenador do setor de iluminação, Ezequiel Camejo, a praça recebeu 15 luminárias com tecnologia led, sistema que garante ampla cobertura de iluminação com mais durabilidade, mais economia, garantindo mais segurança para as famílias que utilizam a área para o lazer. No entorno do espaço público, foram ainda consertadas oito lâmpadas, ampliando ainda mais a luminosidade do local. A modernização do sistema de iluminação pública iniciou pela Praça das Carretas com a ampliação da rede de energia elétrica para a nova tecnologia e, após sua conclusão, os trabalhos contemplaram a praça de Rio Branco (Esportes) e também a da Estação. Para o titular da Seinfra, Everton Kaupe, além de obter mais energia, as lâmpadas de led são mais propícias para ilumina-

GIOVANA PEREIRA/ESPECIAL JM

Estrutura foi inserida em projeto de modernização

ção turística. “A praça Carlos Telles tem uma simbologia muito importante para a nossa cidade, pois foi ali que Bagé teve início, fazendo parte do nosso centro histórico. A nova iluminação com certeza deixa o local mais

bonito, então estamos muito contentes em conseguir iluminar mais, gerar economia e deixar a nossa praça ainda mais bonita”, relatou. “Estamos investindo para devolver as praças à população,

para que possam usufruí-las para o lazer com suas famílias, com mais conforto e segurança”, assinalou o prefeito Divaldo Lara. O chefe do Executivo também lembrou das obras de revitalização das praças dos

bairros, inclusive a da Stand que recentemente passou por manutenção na iluminação, sendo um referencial daquela comunidade que está utilizando a área para o lazer e para a prática de atividades saudáveis.

Pedidos de reparo e troca de lâmpadas A pasta tem atuado diariamente, por meio das equipes, para melhorar a iluminação pública do município, atendendo as demandas enviadas pela própria população e também por via de um trabalho noturno, com o

objetivo de identificar aqueles locais que necessitam da troca de lâmpadas. A solicitação para a troca de lâmpadas pode ser feita pelo telefone (53) 3240 5181 ou pelo WhatsApp da Seinfra (53) 99928 7345.


14

Segurança

www.jornalminuano.com.br

BAGÉ, 31 DE JULHO, 1º E 2 DE AGOSTO DE 2021

MP faz doação de Idosos são vítimas de equipamentos para setor estelionato e delegada dá dicas de Inteligência da BM para se proteger de golpes DIVULGAÇÃO/MP

DIVULGAÇÃO/POLÍCIA CIVIL

Material é oriundo de dinheiro angariado de infrações

Bajeense teve prejuízo de R$ 70 mil

Na tarde desta sexta-feira (30), nas dependências do auditório da Promotoria de Justiça de Bagé, sede do Ministério Público (MP), foi entregue de equipamentos à Brigada Militar local. Os equipamentos, rádios transmissores, GPS, binóculos, câmera, aparelho de televisor, dentre outros equipamentos para utilização na área de inteligência foram destinados pelo Ministério Público à Brigada Militar, especialmente em favor do Serviço de Inteligência. O valor aproximado é de R$ 15 mil. De acordo com o Promotor de Justiça, Cláudio Rafael Morosin Rodrigues, trata-se do dinheiro angariado pelo Ministério Público, em razão das infrações co-

Neste primeiro semestre de 2021, pelo menos dois idosos de Bagé foram vítimas de estelionatários, com empréstimos bancários através de ligações telefônicas e conversas via rede social. Uma das vítimas perdeu cerca de R$ 70 mil - em março deste ano. A titular da Segunda Delegacia de Polícia Civil, onde fica o Cartório do Idoso, delegada Carolina Terres, destaca que esses golpes são difíceis de se encontrar a autoria, mas que há como prevenir de que as vítimas sofram com tais ataques. De acordo com o registro de ocorrência efetuado via Delegacia Online, por uma das vítimas, de 76 anos, os criminosos entram em contato pelo telefone, já tendo em mãos seus documentos, como CPF, identidade e aposentadoria. No boletim, consta que eles sabiam que a vítima tinha alguns empréstimos e ofereciam uma portabilidade e renegociação das dívidas com consignados, propondo ainda uma redução de juros em até 35% com o financiamento, com retorno de mais de R$ 21 mil para a vítima. No momento do contato, a

metidas. “Esses valores retornarão para a sociedade, em forma de recursos alocados justamente para combater à criminalidade”, explicou. O promotor ainda ressaltou que o Conselho de Segurança Pública (Consepro) é um grande parceiro e tem a feição legal de ser multiplicador dessas boas práticas, em prol da comunidade. Participaram da solenidade, representando o Ministério Público, os Promotores de Justiça Cláudio Rafael Morosin Rodrigues e Marcos Ferraz Saralegui. Pela Brigada Militar participaram o Tenente-Coronel Kleiton Renan Sedrez e o Capitão Daniel Oliveira e a presidente do Consepro Daniela Provin e o tesoureiro da entidade.

vítima ainda relata que não desconfiou, pois a pessoa se identificou como consultora financeira da Assessoria PacConect Center, com número de CNPJ e tudo. No papel ainda constava todas dívidas consignadas da vítima e dados bancários para a quitação. O idoso, assim, fez o empréstimo, que foi liberado na conta dele e informado que tão logo recebesse deveria repassar para a conta de um homem. Contudo, após esse procedimento, não obteve retorno quanto à quitação. A delegada ressaltou que a orientação é que bancos não fazem contatos com clientes pelo Whatsapp. “Ligações também podem ser transferidas pelos golpistas, ainda que as vítimas tenham ligado para o número que consta no cartão de crédito, por exemplo. A orientação é não entrar em nenhum tipo de conversa, não clicar em nenhum link (pode acabar tendo o Whatsapp clonado) e nunca, jamais, transferir dinheiro. Em qualquer caso, as vítimas devem se dirigirem ao banco e falar pessoalmente com um profissional do agência”, explica. Outra situação que aconte-

ceu já algumas vezes é que alguns idosos entregaram cartão e senha para os golpistas. “Bancos não mandam pessoas buscarem o cartão das vítimas em casa. Alguns golpes têm sido assim: ligam para a vítima, informam que seu cartão foi clonado e que uma pessoa do banco irá na casa da vítima buscar o cartão da vítima. Geralmente, vão com um crachá falso do banco. Quando a vítima entrega o cartão, eles fazem saques”, complementou. Em geral, a delegada destaca que se deve sempre ir diretamente ao banco, jamais negociar, dar senha, entregar cartão, mandar qualquer número que lhe enviem por mensagem. “Também devem desconfiar quando algum parente ou amigo lhe pede dinheiro pelo Whatsapp, pois pode ser que o mesmo esteja com a rede social clonada”, acrescentou Carolina Terres. Finalizando, a delegada destaca que ainda são golpes de difícil apuração da autoria, pois utilizam contas de laranjas em todos os estados do Brasil. “É o que eu digo, no caso desta vítima de 76 anos. O banco não entra em contato para este tipo de tratativa e muito menos pede que transfira para a conta de terceiros. Neste caso, ele deveria ter se dirigido ao banco e isso não teria acontecido. É o que eu disse. Não se negocia nada por Whatsapp ou telefone. Ele sequer sabia qual a empresa. Teria que ter ido ao banco junto ao qual tinha as dívidas. A orientação é esta: não negocie, não passe dados, não converse pela rede social ou telefone, procure o gerente do seu banco sempre”, conclui. A vítima será chamada para oitivas e será realizada investigação. O outro fato não chegou a ser concretizado, pois familiares orientaram a vítima em tempo.

Óbitos SEFERINO FREIRE, 90 anos, autônomo aposentado, viúvo. Residia na Estrada da Serrilhada, Zona Rural. Deixa a filha Elenara. DONATILA ACOSTA LEAL, 84 anos, dona de casa, viúva. Residia na rua Pinheiro Machado, bairro Getúlio Vargas. Deixa os filhos Luiz Ewerton, Elza, Marcus Vinícius e Luciene. VERA MARIA CLOQUE RODRIGUES, 66 anos, dona de casa, casada com Ruben Garcia Rodrigues. Residia na Rua do Acampamento, bairro Passo do Príncipe. Deixa os filhos Milene, Márcio Adriano e Maíra.


Esporte

www.jornalminuano.com.br

Bajeenses vêm de derrota para a SER Trunfo

Asserc enfrenta o Verona em Vera Cruz

Equipes empataram em 0 a 0 no jogo de ida

depende da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Governo do Estado e Prefeitura. O duelo deste sábado ainda faz parte das comemorações dos 210 anos da Rainha de Fronteira. Em razão disso, conta com a parceria da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). O citadi-

no juvenil também apresenta outra particularidade no troféu, pois leva o nome de Luiz Henrique Lamadril. A medida é uma forma de homenagear o comissário de Polícia Civil e identificado dirigente/torcedor jalde-negro, que foi vítima da covid-19, em março de 2021.

Sejel abre inscrições para Master 45 anos Depois de várias tratativas, a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) confirmou a realização do Master 45 anos. Esta era uma demanda já existente há tempos, pois vários atletas queixavam-se do distanciamento de faixa etária de uma categoria para a outro, entre os veteranos, no futebol amador. Do Master 35 já pulava direto para o Master 50. Com a medida, haverá um equilíbrio de idades de uma categoria

A Asserc faz sua primeira viagem pelo Gauchão de Futsal – Série C. Neste sábado (31), às 18h, em jogo válido pela terceira rodada, os bajeenses viajam até Vera Cruz para enfrentar o Verona. Na estreia, a Asserc venceu o FNC Candiota, por 4 a 0. Entretanto, no sábado passado, em confronto no Ginásio Militão, perdeu por 3 a 1 para a SER Triunfo. Então, trata-se de uma tentativa de recuperação, por mais que se trate de um duelo fora de seus domínios. Como são cinco equipes, a Asserc fecha o turno no dia 7 de agosto, enfrentando o

que existia, antigamente, e será tomada nesta temporada. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas diretamente no Ginásio Militão. O custo será apenas com a arbitragem. Seguindo o critério de retomada do futebol amador conforme o andamento da vacinação, o início do Master 45 está estimado para outubro. É preciso que os atletas estejam imunizados e respeitado o prazo de 21 dias do recebimen-

Yuri Cougo Dias

Casualmente, no dia em que completa 100 anos do clássico Ba-Gua (os detalhes históricos podem ser conferidos em caderno especial desta edição do Jornal MINUANO), as categorias sub-17 de Bagé e Guarany se enfrentam pelo título citadino da categoria. O duelo está agendado para este sábado (31), às 15h, no estádio Pedra Moura. Como o primeiro jogo, realizado no Militão, terminou empatado em 0 a 0, quem vencer este confronto leva o troféu para casa. Um novo empate força um terceiro jogo, com data, horário local a serem confirmados. Será permitida a entrada ao estádio Pedra Moura somente diretores, pais de atletas e patrocinadores. Mas todos deverão obedecer ao distanciamento entre si ao ocuparem as arquibancadas. Entretanto, já há um movimento, em Bagé, para liberação de público parcial nos estádios, que

15

Sergio Galvani/Especial JM

Ba-Gua Juvenil define título citadino neste sábado

Yuri Cougo Dias

BAGÉ, 31 DE JULHO, 1º E 2 DE AGOSTO DE 2021

to da última dose da vacina contra covid-19. O Master 60, por exemplo, está confirmado para começar no dia 14 de agosto. A Sejel pretende realizar os jogos nas terças e quintas-feiras à noite, no complexo Militão. Para isso, a equipe da secretaria trabalha na melhoria da iluminação dos campos. Criação da categoria atende demandas de atletas

Peñarol Guaíba, no Ginásio Militão. Depois, folga duas semanas e abre o returno no dia 28, em Guaíba, contra o Peñarol. Por fim, fecha a primeira fase contra SER Triunfo (11 de setembro, fora) e FNC Candiota (18 de setembro, em casa). O projeto ASSERC na Liga Gaucha 3 de Futsal - Categoria rendimento - Ano I é financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria do Esporte e Lazer - Pró-Esporte RS, lei número 13924/2012, através do ICMS, recurso público pago por toda sociedade civil.


16

Contracapa

jornalminuano.com.br

BAGÉ, 31 DE JULHO, 1º E 2 DE AGOSTO DE 2021

Fenômeno La Niña deve voltar nos próximos três meses

O mestre em meteorologia da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e responsável pelo Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS), Flávio Varone, divulgou o prognóstico para agosto, setembro e outubro. Segundo ele, o próximo trimestre ainda permanecerá sem influência de eventos climáticos globais, o que manterá o restante do inverno e o começo da primavera

com padrões próximos da média no Rio Grande do Sul. “Nos próximos meses há previsão de retorno do fenômeno La Niña, o que poderá provocar a redução da chuva no último trimestre de 2021”, aponta. Para os meses de agosto e setembro, as precipitações deverão se manter próximas da média na maioria das regiões. Somente algumas áreas da Campanha poderão ter valores ligeira-

mente superiores a normal em agosto. Em outubro, a previsão indica a redução da chuva, e são esperados volumes abaixo da média em grande parte do Estado, com maior diminuição da precipitação na Metade Leste. O prognóstico das temperaturas mínimas e máximas indicam valores abaixo da normalidade em todo o Rio Grande do Sul, com elevação natural das máximas entre setembro e outubro. FERNANDO DIAS/ESPECIAL JM

RESUMO

Chuva Agosto: Valores próximos da média na maior parte do RS e ligeiramente acima na Campanha. Setembro: Totais próximos da normalidade em todo Estado. Outubro: Seco na Metade Leste e ligeiramente abaixo da média nas demais regiões. Temperatura Máxima Agosto: Abaixo do padrão climatológico na maioria das regiões, com valores menores nas Missões. Setembro: Abaixo da normalidade em todo Estado. Outubro: Ligeiramente abaixo do normal nos setores Sul, Leste e Norte e próximos da média no restante das regiões. Temperatura Mínima Agosto: Abaixo da média nos setores Oeste, Noroeste e Norte, com valores dentro da normalidade no restante do Estado. Setembro: Abaixo do normal na maioria das regiões, com valores médios no Litoral. Outubro: Abaixo do normal na maior parte das áreas, com valores próximos da média no Litoral Sul.



2

Ba-Gua Que o nome do clássico carrega as sílabas iniciais de Bagé e Guarany é algo que está bem explícito. Mas como surgiu o termo e quem foi o responsável pelo batismo dessa rivalidade centenária? O crédito é do saudoso jornalista e pesquisador bajeense, Mário Nogueira Lopes (in memorian). A data não é precisa, entretanto, o termo Ba-Gua passou a ser utilizado por Lopes na década de 1940, quando o clássico ganhou repercussão maior a nível estadual. Mas se engana quem pensa que a denominação surgiu em razão do futebol. As origens remontam de um clássico dos dois clubes numa disputa de basquetebol. O jogo foi disputado na Praça de Esportes e serviu como inspira-

Yuri Cougo Dias*

DIVULGAÇÃO

Mário Nogueira Lopes foi o responsável por criar a expressão

SÉRGIO GALVANI/ESPECIAL JM

FOTOS ACERVO MUSEU DOM DIOGO DE SOUZA

Na Rainha da Fronteira, há um clássico que cultiva tudo que um gaúcho espera num futebol raiz: jogos históricos, emoção até o fim, paixão transmitida por gerações nas arquibancadas e, deixando o discurso politicamente correto um pouco de lado, as grandes peleias que, às vezes, acabam terminando em confusões. A intenção não é glamourizar pancadarias, mas destacar o quanto o clássico Ba-Gua leva, para dentro de campo, elementos que estão intrínsecos na identidade fronteiriça do município de Bagé. Por estarem situados na região da Campanha, Bagé e Guarany tiveram influências, também, do estilo que era jogado nos vizinhos uruguaios. Prova disso é a contribuição deles nas principais conquistas dos clubes, cujos detalhes podem ser conferidos em reportagem deste caderno. Assim, construiu-se um jeito peculiar, levando o jogo a um status de guerra a ser vencida, de dividir a cidade ao meio, como sempre ocorreu na história rio-grandense. Por conta disso, o clássico Ba-Gua transcende a importância de uma partida de futebol. Em razão dessa tamanha representatividade na Rainha da Fronteira, que vai de um jogo até uma manifestação cultural e patrimônio imaterial da cidade. Ainda mais quando se trata de uma história centenária. Sim, neste sábado, dia 31 de julho de 2021, a rivalidade Ba-Gua completa 100 anos de existência, clássico com mais jogos no interior do Rio Grande do Sul. Para marcar a data, o JORNAL MINUANO traz, aos leitores, um caderno especial, reunindo curiosidades, informações históricas, depoimentos de quem faz parte dessa história e relembrando Ba-Guas que marcaram época. São oito páginas que tentam fazer um breve recorte do que significa essa paixão. Tenham uma boa leitura! *Editor de esportes do MINUANO

ção para que o duelo no futebol passasse a se chamar Ba-Gua. Essa história integra a pesquisa feita por Mário Lopes, cujo material foi deixado sob a responsabilidade do Museu Dom Diogo de Souza/FAT Urcamp, que conta com um significativo acervo de Mário Lopes sobre o futebol bajeense, bem como uma série de fotografias históricas. Além de Mário Lopes, outro profissional que foi primordial para preservação da história centenária do clássico Ba-Gua foi o jornalista José Higino Gonçalves, que serve como fonte para os próprios clubes, quando relembram seus feitos do passado. Gonçalves, por sinal, colabora até os dias atuais com a imprensa bajeense.

DIVULGAÇÃO

Confronto acumula 427 encontros Laboratório de

Jornalismo

Coordenador do Curso de Jornalismo: Glauber Pereira

FAT - Jornal Minuano | CNPJ: 87415725/0012-81 Ideia surgiu em 1988, no bairro Mascarenhas Endereço: Av. Marechal Floriano, 2050 - CEP 96400-011 - Bagé/RS Telefones: Redação (53) 3242-7693 - Assinaturas 3241-6377 www.jornalminuano.com.br | jornal@minuano.urcamp.edu.br facebook.com/jornalminuanobage • Editor-Chefe - Felipe Valduga • Gerente Comercial - Adriana Robaina • Reportagens - Yuri Cougo Dias • Diagramação - Luís Mário Pereira • Impressão - Gráfica UMA (Grupo RBS) - Porto Alegre/RS

As imagens que compõem este caderno especial são oriundas do acervo do Museu Dom Diogo de Souza/FAT Urcamp e do arquivo do Jornal Minuano.

Jogadores pilchados. Árbitro andando a cavalo no gramado. Só poderia ser no clássico Ba-Gua que um episódio desses fosse concretizado. Em 1988, o desportista Jaul Pacheco promoveu, no bairro Mascarenhas, uma partida envolvendo torcedores de Bagé e Guarany que ali residiam. E a par-

ticularidade era justamente a vestimenta da indumentária gaúcha, como bota, espora e bombacha. A cena curiosa ganhou tanta repercussão que o Ba-Gua de Bombachas teve novas edições, como preliminar de confrontos profissionais da dupla Ba-Gua. Entretanto, o entretenimento durou

pouco. Um grupo de tradicionalistas da cidade, contrários à realização do evento, ingressou com processos judiciais para proibir o Ba-Gua de Bombachas. Por conta disso, o folclórico confronto não foi mais realizado, porém, a memória permaneceu guardada pelos bajeenses.


3 FOTOS ACERVO MUSEU DOM DIOGO DE SOUZA

Pela influência do Rio da Prata, o Rio Grande do Sul foi um dos primeiros centros do país a desenvolver a prática do futebol, fora do eixo Rio-São Paulo. E justamente por esse intercâmbio com Uruguai e Ar-

gentina, adquiriu um estilo próprio, chegando ao conceito da identidade fronteiriça, tão pontuado neste caderno especial. Dentro desse contexto estava a Rainha da Fronteira, que respira futebol desde 1906.

FOTO: ACERVO MUSEU DOM DIOGO DE SOUZA

Time foi o primeiro da cidade

Conforme acervo do jornalista Mário Lopes (in memorian), o Sport Clube Rio Grande (o mais antigo do Brasil em atividade) veio a Bagé para fazer uma exibição, sediada no atual parque da Associação e Sindicato Rural, no dia 7 de setembro de 1906. Empolgados com a apresentação, jovens bajeenses criaram, no dia 16 de setembro do mesmo ano, o Sport Clube Bagé, com as cores azul e branca. O primeiro jogo ocorreu no dia 27 de maio de 1907, com o também recém-fundado Guarany de Futebol Clube, e terminou empatado em 1 a 1. A equipe manteve-se ativa até 1914, quando alguns dos fundadores abandonaram o esporte e outros mudaram-se para o Guarany. FOTO: ACERVO MUSEU DOM DIOGO DE SOUZA

A partir de 1910, a cidade passou a contar com outro clube: o Rio Branco, vestindo as cores amarelo e verde. A equipe existiu até 1920, quando fundiu-se com o 14 de Julho para criação do Grêmio Esportivo Bagé. Entretanto, deixou sua marca, principalmente, por dois feitos. Em 1912, protagonizou a primeira partida de um clube bajeense contra uma equipe de outro estado: a seleção paulista (não há fontes do placar do encontro). E, no mesmo ano, também empatou com a seleção carioca, em 1 a 1, com gol marcado por Turíbio Alcalde (pai de Luís Carlos Osório Alcalde, recordista de mandatos como presidente do Bagé).

Imortais de 1925 venceram Grêmio na final Conhecido pelo estilo pegado, por vezes sendo associado à uma batalha, Bagé e Guarany carregam em seus DNAs o legado da formação do povo rio-grandense, Estado que desbravou em guerras e conflitos. Notadamente, supõe-se que este seria um dos fatores que influenciam com que o Ba-Gua fosse cultuado dessa forma. E, pela localização geográfica, a dupla teve grande influência dos uruguaios, principalmente nas conquistas dos títulos estaduais. Começando pelo Guarany, que até hoje preserva a marca de único clube do interior bicampeão gaúcho. O primeiro título estadual veio em 1920, após um triangular com Grêmio e Uruguaiana. O alvirrubro venceu seus dois jogos por 1 a 0, com gols marcados pelo atacante uruguaio Grecco. Além dele, outros três atletas do país vizinho integravam o time: Granja, Ruival e Seixas. Inclusive, na época, conforme o livro “100 vezes Gauchão”, de Gustavo Manhago e Cléber Grabauska, a Liga Pelotense protestou contra o Guarany, em razão da utilização de “estrangeiros”. Entretanto, o pedido não foi atendido. O bicampeonato gaúcho veio em 1938, derrotando, na final, o Riograndense de Rio Grande. Para isso, foram necessários quatro jogos entre os times. No último, realizado em Pelotas, o alvirrubro venceu por 2 a 1, com gol decisivo marcado pelo uruguaio Salvador Rubilar, aos três minutos da prorrogação. Na época, o Guarany buscou o meia direto do Penharol. Quanto ao Bagé, o título gaúcho veio em 1925, com apenas cinco anos de fundação. O time ficou conhecido como os “Os imortais”, por terem ganhado todas as partidas da temporada. Na decisão, bateu o Grêmio, dos lendários Eurico Lara e Luiz Carvalho, por 2 a 1. E quem foi o protagonista? Mais uma vez, um uruguaio: o atacante Oliveira, autor dos dois gols da final. Outros dois uruguaios também jogaram: o meia Catulino Moreira e o atacante Pasqualito.

Equipe enfrentou seleções paulista e carioca

Com a cor preta, em 15 de junho de 1913, surge o 14 de Julho. Entretanto, em agosto de 1920, com dificuldades financeiras, fundiu-se com o Rio Branco, que estava com problemas para obter atletas suficien-

tes. Assim, nasceu o jalde-negro, com o amarelo do Rio Branco e o preto do 14 de Julho. E, em 1921, iniciava a predominância da dupla Ba-Gua e a construção de uma das mais marcantes rivalidades gaúchas.

Guarany foi campeão de 1920, após um tringular


4

REPRODUÇÃOJM

“Foi a vitória do Bagé, em 1974, no campo do Guarany, pelo Copa Governador do Estado. Aos 41 minutos do segundo tempo, com gol marcado pelo Derly. Se o Bagé não ganhasse era o Cachoeira que sairia campeão. Eu tinha 21 anos e jogava com o Paulo Sérgio, membro daquela equipe, no Gente Bem. Por isso, tinha toda uma amizade. Assisti aquele jogo com o Homero Karam, que não está mais aqui. E outro clássico que me marcou foi em 2011, quando o Bagé já estava rebaixado para a terceira divisão e levou o Guarany, também, vencendo um Ba-Gua”.

YURI COUGO DIAS

Atleta atuou por 10 anos no Bagé

Dirigente relembra jogo de 1974

“Todos os Ba-Guas tiveram sua importância, mas o que mais me marcou foi um Ba-Gua em 2012, time comandado por Tiago Nunes. Ganhamos por 3 a 0 e acabei contribuindo com dois gols. Esse Ba-Gua marcou muito também por ser estreia do Gabiru em Bagé. Houve toda essa repercussão. Para mim, tirando o Gre-Nal, que é um dos maiores clássicos do Brasil, o Ba-Gua é o mais importante, particularmente falando, por eu ter sentido de perto a paixão de muitos jalde-negros e alvirrubros. Também acredito que seja o clássico mais acirrado do Brasil, chega a ser feio de tanta disputa e entrega dos jogadores em campo (risos)”.

“Tive a oportunidade de disputar dois clássicos em 2012, um no Estrela D’alva e outro no Pedra Moura. Por razões óbvias, o que mais ficou guardado na minha memória foi o do Pedra Moura. Era uma tarde com muita chuva e tempo fechado, todos os ingredientes do futebol gaúcho. Com dois gols do Fernandinho e um do Aguinaldo, o Bagé conseguiu se impor sobre a equipe do Guarany, que tinha um grande investimento com jogadores consagrados no Rio Grande e, também, com Adriano Gabiru. Eram os galácticos da Segundona. O que ficou mais latente na minha memória foi a festa dos jogadores, que se atiraram no barro e, dentro do vestiário, cantaram a música ‘e dá-lhe jalde-negro’. Faltou o acesso, mas é um clube que carrego no coração e com muito carinho, principalmente com meu amigo Carlos Alberto Macedo Ducos”.

ARQUIVO PESSOAL

Jogador conquistou Copa do Governador do Estado

REPRODUÇÃOJM

Profissional treinou Abelhão em 2012

“Cheguei em Bagé em 1971 e minha história em Ba-Guas é logo no primeiro que disputei. Contavam que, no último, o Bagé tinha perdido por 6 a 0. Além disso, faziam quatro anos sem vitórias. Acerto um chute que raspa na cabeça do Vanil e entra no ângulo. Vencemos por 1 a 0, fui considerado o melhor em campo e ganhei muitos presentes. Ali, o amarelo e o preto entravam com força na minha vida. Eu sempre dei sorte de fazer gols em Ba-Guas. Teve outro onde avancei pela direita e desferi um chute atravessado, encobrindo o goleiro Jorge. Esse outro foi no campo do Guarany. Foi um chute de fora da área, a bola bateu nas costas do Aíta, enganando o goleiro. O Ba-Gua é um jogo especular, dentro e fora de campo. As especulações, as dúvidas nas escalações. E dentro do campo, o ‘couro comia’. É um jogo em que, muitas vezes, extrapolamos. A adrenalina fica a mil e acabamos fugindo do jogo mais bonito, pois discussões e desequilíbrios acontecem. Mas nada é igual”.

YURI COUGO DIAS

Mandatário viveu primeiro clássico em 2004

“Foi o meu primeiro Ba-Gua como presidente, em 2004, no Estrela D’alva. Era uma quarta-feira de tarde, inclusive, na época, fui muito criticado por aceitar esse Ba-Gua na quarta-feira. Tinha contratado Aguinaldo, Paulino, jogadores que eram do

Bagé; o Bicudo já estava conosco. Um ano antes eu estava na torcida, não fazia nem parte da diretoria e fui direto para presidência, num ano com muitas dificuldades. Foi ali que começamos o projeto do time que subiu em 2006. Era uma tarde feia,

fria para caramba. Foi muito tenso, pois ninguém quer estrear num Ba-Gua com derrota. Acabamos empatando, sendo que o Bagé tinha um time infinitamente superior. Só sei que, em Ba-Gua, como presidente, ganhei muito mais do que perdi”.


5 “Foram dois. O primeiro eu estreava pelo ARQUIVO PESSOAL Guarany, em 2006. Foi bem estranho, pela mistura de sentimentos. Fiz toda minha base no Bagé e aprendemos desde cedo a ter rivalidade. Mas quando você é profissional, não pode levar a paixão acima da carreira. Nos primeiros 15 minutos, era uma sensação de enfrentar aquela camiseta que eu vesti e joguei. Mas depois já me senti atleta do Guarany. Hoje, digo que amo os dois. E o segundo foi pelo Bagé. Em 2009, depois da minha terceira intervenção cirúrgica, no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Valia pelo Citadino e era à noite. Fiz o gol da vitória e saímos campeões no estádio do Guarany. Me emocionei bastante aquele dia. Nosso time era projetado como inferior. Também serviu para Defensor viveu bons mostrar que eu estava bem e que minha carreira momentos pelos dois clubes ainda não tinha acabado”.

“Pelo Guarany, em 2010, num jogo à noite, no Estrela D’alva, estávamos empatando em 1 a 1. E aos 46 do segundo tempo, numa bola lançada num tiro de meta, um colega deu uma casca e a bola caiu nos meus pés. Entrei frente à frente contra o Fernando (goleiro do Bagé), fiz que ia chutar e meti uma cavada para fazer 2 a 1. Depois, fechou uma pancadaria. Outro marcante pelo Guarany foi em 2006, num Ba-Gua em Porto Alegre. Estava 0 a 0 e o Leco iria cair. Lá pelos 48 do segundo tempo, num bate-rebate, a bola sobrou e eu dei um biquinho no canto. Depois, o Leco não caiu e subimos o Guarany. E o outro foi em 2012, quando ganhamos por 1 a 0, com gol meu de cabeça. Estava voltando de le-

ARQUIVO PESSOAL

Dudu ficou famoso pelos gols que fazia são, após dois meses parado. O Rodrigo Bandeira me chamou e disse que tinham falado para ele que eu era bom em Ba-Gua. Fui para campo mau-condicionado, mas consegui fazer o gol. Ba-Gua sempre foi um jogo diferenciado para nós que somos da cidade e que vivemos o dia a dia”. REPRODUÇÃO JM

“Tenho duas fotos que me orgulho muito, de dois clássicos decisivos pela Copa da Cidade, em que fui campeão pelo Bagé e pelo Gurany. Pelo lado do Guarany, fui ainda mais decisivo, pois o placar foi 2 a 0, com o segundo gol marcado por mim, de cabeça. Hoje, tenho carinho muito grande pelos dois clubes. Sou muito feliz por ter feito parte dessa história. Jogar um Ba-Gua é diferente que qualquer outro jogo. Vivemos o clássico já uma, duas semanas antes de acontecer. Pelo menos era assim no tempo que eu ainda estava no profissional. Acho o clássico Ba-Gua um dos maiores do interior do Rio Grande do Sul, com estádio sempre lotado. Enfim, fazer gol em clássico era muito bom também”.

Juca Giorgis * “Desde criança assisti Ba-Gua. Meu pai era alvirrubro, já fora até dirigente. E nos levava ao futebol, especialmente no Estrela D’Alva. Já contei uma vez. A gente morava na Rua Bento Gonçalves e, depois do almoço dominical, a pé, descia a João Telles até passar o Moinho Bajeense. Antes de dobrar havia uma viela que se costeava, margeando as águas da Panela do Candal. E que desembocava perto do estádio. Depois de atravessar a entrada se ia para o velho pavilhão de madeira, de onde se ouvia as batidas das chuteiras no chão, na hora que os atletas, lá no vestiário, faziam um aquecimento primitivo. E sob aplausos, atravessavam a cancela e ingressavam no duro gramado. Vitórias e derrotas. Brigas homéricas. Gols inesquecíveis. Quando o Guarany perdia, perto das cinco horas, se tinha esperança de virar o placar na hora que o trem apitava, quando percorria os trilhos atrás das arquibancadas do adversário. Assisti Ba-Guás até em Porto Alegre. Lembro um, na Pedra Moura, em que o Rui Garrastazu, com sua famosa canhota fuzilou o Darcy: 1x0. Depois houve um desfile, e na frente, como porta-bandeira, ia uma vara com a chuteira (botina), embarrada ainda, com que o Rui marcara. Tudo parava para os discursos na frente da sede, que ficava na rua Gal. Neto, ao lado da Pensão Villar. Outro, aconteceu em outubro de 1949. O Bagé vinha ganhando tudo, estava invicto. Com medo de mais um fracasso, a diretoria do Guarany (Dr. Darcy Azambuja, seu Toneca e Martim Rossel) resolveram contratar o craque Nelson Adams, que estava em litígio com o Grêmio. Fizeram com ele um contrato milionário para a época, se o Guarany ganhasse ele ficaria para o resto da temporada. Com ele veio mais o Beresi, também atleta de fama. Para a partida, a Federação mandou um juiz inglês, Mister Barrick, para atuação que fosse isenta. Num dia de chumbo, o estádio cheio, o Guarany deu um passeio no Bagé, a torcida estava empolgada, dois a zero na primeira etapa. Nelson Adas gastava a bola. Quando se aproximava o fim da etapa, o Nelson pisa na redonda e, pasmem, senta nela. Na época não havia maior ofensa no futebol. O juiz adverte. Explode a torcida alvirrubra. Irritam-se os abelhas. Lembre-se que não havia os alambrados. Mas uns muros baixos, na frente de que ficavam os que compravam as cadeiras. À beira do campo. Ao alcance do grito e de um braço. Segundo tempo. Muda-se o panorama. Os jogadores do Bagé parecem cartagineses. Lutam ferozmente. Marcam um gol. E outro. A partida está empatada, até que o pequeno Velho faz o gol da vitória do Bagé, e antes que o esférico atravesse a linha do gol, ele também senta na bola! Termina o jogo, do pavilhão alvirrubros cadeiras são atiradas. De um lado e outro, como combatentes na batalha do Seival, partem de lá os jaldenegros que tinham cadeiras e daqui

ARQUIVO JM

as feras alvirrubras. Foi uma batalha campal. Até tiros dos brigadianos. Narrei, pois, um jogo em que perdi. Agora, um que ganhei. Aconteceu em outubro de 1969. Bagé tinha estado em festa com a posse do presidente Médici. Muita euforia na cidade. Disputava-se a zona Sul para o Ascenso. O Guarany vinha de duas vitórias sobre o Rio-Grandense, de Santa Maria e o Rio Grande. Estava classificado para outra fase. O Bagé não, estava até com problemas, sem treinador, um triunvirato assumia e como técnicos, Liader Previtali, Ione Medeiros e Jacob Sued, todos meus saudosos e leais amigos. Estádio da Estrela D’Alva cheio. Logo nas primeiras escaramuças, Walter lança Galeno que dribla Ismael e Danúbio, servindo Selmar que desvia de Plínio: um a zero. O Bagé domina. Toninho e Ilton já comandam a meia-cancha. Numa escapada, de surpresa, o Saulzinho arremata e vence Ferreira. Os índios festejam, mas murcham quando o juiz, sem razão, anula o gol. Impedimento de Abílio, que ninguém viu. Logo Amarante lança Toninho que tenta superar Ferreira, que leva o pé até o rosto do ponteiro. Pênalti e gol de Zé Roberto. Pouco depois, falta à beira da área jalde-negra. Ferreira espalma o chute de Abílio, mas Saulzinho estava atento. Dois a um. Fim do primeiro tempo. Em ritmo de valsa, aos poucos, o Guarany vem tocando, tocando, até que Amarante conclui: três a um. O Bagé tenta fechar-se com Táti no lugar de Picão. Outro gol de Toninho e logo um de Abílio. No finzinho, Wilmar joga contra o patrimônio: seis a um. Um dos escores históricos nos Ba-Gua. No fim do ano o Guarany subiria para a Divisão de Honra do Futebol Gaúcho, eis que Campeão no Ascenso que lhe cabia. *Presidente do Conselho (algumas vezes), Diretor de Futebol (1974), Presidente (1968, 1969, 1972 com Alceu Malafaia, 1976, 1977, 1982 – triunvirato com Roberto Dini Duarte e Álvaro Oscar Tavares-, mas sempre torcedor).


6

P

or se tratar de uma paixão, a relação de famílias transcende qualquer questão econômica ou de resultado dentro de campo. Participar da rotina e ir ao estádio funciona como uma tradição, que vai sendo transmitida por gerações dentro dos lares bajeenses. Para exemplificar melhor esse sentimento, o JORNAL MINUANO entrevistou duas famílias com laços estreitos com Bagé e Guarany, sempre trabalhando em prol do melhor para seus clubes do coração.

YURI COUGO DIAS

YURI COUGO DIAS

Rafael seguiu passos do tio ao ter sido presidente do Bagé

Netos de Magda conservam torcida alvirrubra

Uma paixão que teve suas origens na década de 1960 se perpetua, agora, com os netos, na casa de Magda Segredo. Ao casar em 1960, com o histórico dirigente, major Segredo, Magda passou a encarar o estádio Antônio Magalhães Rossell como um segundo lar. Dentro de sua família, a maioria dos integrantes era jalde-negra, contudo, quando passou a viver os bastidores do Estrela D’alva, por intermédio do marido, apaixonou-se pelo clube. “Quando casei, meu marido já era doente pelo Guarany. Então, assumi com ele e trabalhei muito, tomando conta de tudo. A última vez que esteve na presidência, fui vice dele”, relata. Carinhosamente, Magda é chamada pelos netos como “arrecadadora oficial do Guarany”. Isso porque, sempre em datas comemorativas, como Dia das Crianças e Dia dos Pais, buscava apoio no comercial, a afim de proporcionar um conforto aos jogadores. Ela também era conhecida pelas festas e eventos sociais, cuja lembrança que guarda com mais carinho é da festa de 100 anos, realizada em 2007, com participação de mais de 600 pessoas. O neto, Diego Segredo Blanco, hoje especialista em Direito Esportivo, lembra quando a avó mobilizou-se para a contratação do centroavante Alê Menezes, em 2009. “Tínhamos perdido por 3

a 0 em Sant’Ana do Livramento, e o vô afirmou que precisava contratar um goleiro e um centroavante. Para trazer o Alê, eram necessários R$ 8 mil de luvas. Ela foi no comércio e conseguiu o dinheiro”, comenta. Posteriormente, Diego tornou-se conselheiro e foi integrante do Departamento Jurídico do Guarany. Hoje, trabalha na área de Direito Esportivo e considera que a experiência com o Índio bajeense lhe ajudou muito para defender os direitos de atletas, mas sabendo, também, a realidade dos clubes. Quem também trilha os rumos da família dentro do clube é o outro neto, Thiago Segredo, diretor de futebol. O jovem tem sido um dos responsáveis pela montagem do elenco nas últimas temporadas. “Desde pequeno eu só torço para o Guarany. O trabalho que faço tem uma responsabilidade muito grande, pois metade da cidade é Bagé e a outra é Guarany. E temos vários critérios, pois não é só trazer. O jogador não pode fugir da realidade, a fim de que possamos cumprir com o atleta, isso sempre com a ajuda da diretoria”, ressalta. E com o objetivo de trabalhar pelo Guarany, Magda e os netos vão transmitindo essa paixão que, quem sabe, ainda influencie outras gerações dentro da família que estarão por vir.

Pode-se afirmar que a família Alcalde testemunhou todas as fases da história centenária do Bagé. A começar com Turíbio Alcalde, que jogava no Rio Branco e participou da fundação jalde-negra, em 1920. Esse legado foi transmitido para o filho Luís Carlos Alcalde, que se tornou o presidente com mais mandatos na história do Bagé – ao todo, foram 19. E, recentemente, a responsabilidade passou para o sobrinho, Rafael Alcalde, que esteve na presidência entre 2017 e 2020. Ao descrever a paixão pelo Bagé, Luís Carlos afirma que é algo inexplicável, por se tratar de uma “paixão que vem da alma”. Por influência do pai, um dos fundadores, se criou no ambiente do Pedra Moura. Em 1949, jogou no juvenil e, entre 1951 e 1952, fez algumas partidas pelo profissional. Depois, foi embora da cidade para estudar Odontologia. Passados 15 anos, mais especificamente em 1967, Luís Carlos voltou para cidade e encontra o Bagé num estado que lhe causou desconforto. “Fui pagar uma mensalidade e vi a desorganização que estava o Bagé. Fui assumindo junto de outros diretores. Sempre colaborando, foram 19 mandatos a frente. Hoje, estou um pouco afastado. Tenho seis filhos, são Bagé doentes e ajudam como podem, no papel de torcedor. Por sorte, tive um sobrinho que se apaixonou pela causa. Inclusive, peço para que o torcedor jalde-negro que colabora não desista. O Bagé vive com um pouco de muitos, e não com muito de poucos. Colabore com a disponibilidade que tiver. O clube é nosso, da comunidade jalde-negra”, finaliza. Os passos foram seguidos por Rafael Alcalde, que já nasceu nesse ambiente. “Meu tio sempre saía mais cedo. Depois ia com meu pai em direção ao Pedra Moura. No período que morei em

Bagé (até 1990), conto nos dedos os jogos que não compareci. Depois, me mudei para Porto Alegre e sempre segui acompanhando, vibrando muito com o acesso ao Gauchão. Jogos na capital tentava ir a todos. Depois, no início deste século a carga de trabalho era muito forte e não consegui acompanhar tanto. Quis o destino que eu voltasse a trabalhar em Bagé, desde 2011, com a vinda a cada 15 dias para realização de exames. A frequência foi aumentando até me mudar definitivamente em 2016. Em 2013, dezembro se não me engano, participei da 1ª assembleia. A pauta era o licenciamento do clube. O tio me levou (já era conselheiro há anos, mas nunca efetivamente tinha participado dos destinos do clube). Venceu o não licenciamento e de pronto me coloquei à disposição do clube, querendo ajudar mais efetivamente. O tio me protegeu e não me deixava envolver muito. Sabia da árdua tarefa, aprendida ao longo de 19 anos na presidência”, observa. Em 2015, Rafael trabalhou mais efetivamente, encabeçando de vice do então presidente Carlos Alberto Ducos. Nisso, surgiram várias ideias, como a quadra sintética, otimização do bar temático, loja do clube, entre outros atrativos de lazer. Em 2017, Rafael chegou à presidência, cargo que exerceu até o final de 2020. Nesse período, subiu para a Divisão de Acesso e fez boas campanhas nas temporadas seguintes. “Racionalmente, ninguém seria presidente de um clube de futebol do interior. Mas a vida não é racional e sim vivemos de emoções. E da vida se leva momentos. E os momentos de alegria, apesar de serem muito inferiores aos de ‘pepinos’ para resolver, com certeza compensam esse sacrifício. Por isso, seguimos fortemente ajudando e participando efetivamente do Bagé em 2021, rumo ao Gauchão 2022”, conclui.


7 FOTOS: ACERVO MUSEU DOM DIOGO DE SOUZA

Equipes que jogaram primeiras edições do clássico Confronto já foi jogado em Porto Alegre e Pelotas O primeiro clássico ocorreu em 31 de julho de 1921, no estádio Pedra Moura, e terminou empatado em 2 a 2. Marceló e Chico marcaram pelo Bagé; Lagarto e Cláudio, pelo Guarany. As escalações foram as seguintes: Bagé (Duarte, Fortunato e Gavino; Aníbal Machado, Guri e Estanislau; Leonardo, Argeu, Chico, Lucídio e Marceló). Guarany

(Balverdu, Avancini e Afonso; Souza Pinto, Seixas e Kluwe; Ratão, Saraiva, Greco, Lagarto e Cláudio). A segunda partida foi em 14 de agosto de 1921, no Estádio Estrela D’Alva. O Bagé venceu pelo placar de 2 a 1, com gols de Argeu e Ruival, descontando Greco para o Guarany, conquistando, assim, a Taça “Antônio Magalhães”.

Em 1940, o Bagé imprimiu a maior goleada num clássico Ba-Gua (que perdura até os dias atuais): 7 a 0 contra o rival Guarany. A

bola utilizada na partida é guardada até hoje como recordação daquele clássico, na sede do clube, e recebeu o apelido de “bola 7”.

Em 1953, o Guarany tinha como goleiro o lendário argentino Juan Héctor Lugano, considerado uma fortaleza no gol alvirrubro. O zagueiro jalde-negro, João Nascimento, cobrou uma falta

antes do meio do campo. A bola voou por todo o Pedra Moura e acabou entrando na meta de Lugano. Foi o gol da vitória do Bagé por 1 a 0, e o gol foi batizado de “o gol dos 70 metros”.

Houve um clássico que durou apenas 10 minutos: em 18 de setembro de 1941, no Torneio Encerramento, no Pedra Moura. O árbitro Lourival Bueno expulsou de campo o astro jalde-negro Tupan (pai do atacante Tupâzinho) e os protestos de jogadores e diri-

gentes do Bagé foram enérgicos. Empatado sem gols, o jogo foi suspenso. No dia 1º de outubro, durante sessão da Liga Bageense de Futebol, para julgar os incidentes, o Bagé foi multado em 500 mil réis e Tupan foi suspenso por três partidas.

Foi disputado em 5 de agosto de 1956, no Pedra Moura, em disputa da Taça “Gaspar Silveira Martins”. Aos 16 minutos do primeiro tempo, o árbitro Alberto Salgado deu o jogo por encerrado, diante de uma briga generalizada, por conta da marcação de um pênalti contra o Bagé. O escore era de 0 a 0. O Guarany retirou-se do campo sob a alegação da eminência de fatos mais graves e destinou sua parte na renda a instituições de caridade. O Bagé, tam-

bém em nota oficial, criticou a postura do adversário, dizendo que dirigentes do Guarany invadiram o gramado e determinaram aos jogadores que deixassem o campo. Com o jogo suspenso, a Federação determinou nova partida, com 90 minutos, começando a partir da cobrança da penalidade. Carlos Calvete marcou o primeiro dos gols para o Guarany, que acabou vencendo por 4 a 1 e festejando o título, depois do penta jalde-negro.

No clássico do dia 25 de novembro de 1951, o árbitro Heitor Calvete ofendeu-se com as provocações de um torcedor do Guarany e negou-se a apitar o segundo tempo, tendo de ser substituído por Agostinho Félix de Souza. O Guarany venceu a partida pelo placar de 2 a 1.

Ocorreu em 16 de dezembro de 1955, no Estrela D’Alva. O placar foi 1 a 1, com gols de Luís Carlos Porquinho para o Guarany e Osvaldo Cross Protti para o Bagé.

Depois de muita polêmica entre os dirigentes da dupla Ba-Gua, a Federação Gaúcha de Futebol levou a decisão do título citadino de 1952 para Porto Alegre, mais precisamente ao Estádio da Timbaúva, do Força e Luz. O Guarany venceu no tempo normal por 2 a 0, gols de Nadir e Miguel. Mas, na prorrogação, o Bagé ganhou por 1 a 0, gol de Heitor Moura, e festejou o bicampeonato municipal. E o outro foi em 5 de março de 2006, pela primeira fase da Divisão de Acesso, com vitória do Guarany por 1 a 0 – gol de Eduardo Lence (Dudu).

Em 1964, ocorreu um Ba-Gua no Estádio Antônio Magalhães Rossell, que era a primeira da partida da decisão do Citadino, terminando em 1 a 1. No final da partida, houve um grande distúrbio e a Brigada Militar efetuou vários disparos para o alto para tentar conter as torcidas. Por conta deste fato, o jornal porto-alegrense Folha da Tarde noticiou a partida com a manchete “Ba-Gua dos 100 tiros”.

O Ba-Gua também já foi disputado em Pelotas duas vezes: empate em 1 a 1, em 1977, e vitória do Guarany por 1 a 0, em 1993.


8

Citadino não é realizado desde 2012

SERGIO GALVANI/ESPECIAL JM

Guarany – 28 títulos | 1918 – Guarany 1919 – Guarany 1920 – Guarany 1921 – Guarany 1922 – Bagé 1925 – Bagé 1926 – Guarany 1927 – Bagé 1928 – Bagé 1929 – Guarany 1931 – Bagé 1932 – Guarany 1933 – Bagé

Bagé – 23 títulos

1934 – Guarany 1935 – Guarany 1936 – Bagé 1937 – Ferroviário 1938 – Guarany 1939 – Bagé 1940 – Bagé 1941 – Bagé 1942 – Bagé 1943 – Guarany 1944 – Bagé 1945 – Guarany 1946 – Guarany

O maior clássico do mundo!

|

Ferroviário – um título

1947 – Guarany 1948 – Guarany 1949 – Bagé 1950 – Guarany 1951 – Bagé 1952 – Bagé 1953 – Bagé 1954 – Bagé 1955 – Bagé 1956 – Guarany 1957 – Bagé 1958 – Guarany 1960 – Guarany

1961 – Guarany 1964 – Guarany 1965 – Guarany 1966 – Guarany 1969 – Guarany 1970 – Guarany 1971 – Bagé e Guarany 1975 – Bagé (2x) 2009 – Bagé 2010 – Guarany 2012 - Guarany

Homenagem da

aos 100 anos do clássico Bá-Guá


s i a P s o Dia d

Danilo Gotard

m u i m e r P r Líde

BAGÉ, 31 DE AGOSTO DE 2021


02

31 DE JULHO DE 2021

Pesquisador quer lançar livro sobre bombas de chimarrão

Em 2019, o mestre em Patrimônio Cultural e designer gráfico, Ricardo Mayer, de Santa Maria, participou de uma exposição no Museu Dom Diogo de Souza, quando apresentou sua pesquisa sobre bombas de chimarrão. Ele pesquisa sobre o assunto desde 2014 e está prestes a publicar o primeiro livro dedicado ao tema. “Parece incrível, mas, até agora, não existia uma obra específica sobre este objeto tão importante e familiar para cultura do Sul do Brasil e, ao mesmo tempo, tão pouco conhecido”, relata Mayer. A obra “Bombas de Chimarrão - Origens, Tradição e Cotidiano” tem 80 páginas coloridas, cerca de 150 imagens, e é resultado da investigação do autor durante o Mestrado em Patrimônio Cultural na Universidade Federal de Santa Maria, de 2017 a 2018. A pesquisa, além de Bagé, passou por Santa Maria, São Pedro do Sul, Ijuí e Porto Alegre, mas, infelizmente, a pandemia frustrou planos de expor em outras cidades. Origens, tradição e cotidiano são os três eixos do conteúdo do livro que traz uma pesquisa documental. A obra foi concebida para ser atraente tanto para pessoas ligadas à cultura tradicional e apreciadores do chimarrão, quanto para os interessados em história, patrimônio cultural, artes e design.

Apoio à iniciativa Para que este livro seja editado, o autor está fazendo uma captação pelo Catarse, plataforma que tem 10 anos de existência e foi pioneira em trazer o modelo de financiamento coletivo (crowdfunding) baseado em recompensas para o Brasil. O sistema já viabilizou a realização de mais de 15 mil projetos culturais. Há várias formas de apoiar a edição. Por exemplo, comprando antecipadamente um exemplar autografado (R$ 60), o leitor recebe o livro em casa e ainda tem como recompensa seu nome na lista de apoiadores impressa no livro. Há outras opções de apoio que podem ser conhecidas direto com o autor. O lançamento está previsto para setembro de 2021. Contatos pelo Instagram e Facebook: @livrobombasdechimarrao

Dilce Helena Alves Aguzzi Psicóloga Clínica

Dia dos Pais Dia daquele que veio antes e simboliza toda nossa ancestralidade. Dia de honrar o arquétipo representativo de tudo o que gera e dá vida. Aquele que alimenta, sustenta, abraça, encoraja e ampara. Dia de louvar quem protege, ensina, corrige. Momento de agradecer pelo zelo e a cumplicidade, a simplicidade e a brincadeira. Data de acolher o que simboliza o juízo, autoridade, a razão e a racionalidade. O amor atuante, representando ação e agilidade, marcas da realização no mundo externo e material. A coragem de mudar, de lutar por uma causa, por um ideal. Com o arquétipo do pai chega-se também ao velho sábio, o avô, o irmão mais velho e todas manifestações do masculino que não é ameaçador, mas sim forte e consistente. Na figura do pai vem o sonho da continuidade, do sentido do existir, do construir novos planos, semear novos dias, acreditar no futuro, ser eterno através dos descendentes. O pai representa as atitudes e gestos humanos de incentivo e apoio aos mais jovens e aos aprendizes de qualquer tarefa da mais simples a mais complexa, independente das relações familiares, sanguíneas ou genéticas. O pai simboliza também o ciclo eterno de existir, desenvolver, renovar, gerar mudanças e marcas para o que vem a seguir. Também sugere aquele que envolve de afetos e lembranças antigas tradições e costumes que precisam se perpetuar. Em cada pai, há possibilidade do amor e do cuidado continente, abrangente, generoso e sereno, características que desejamos que se desenvolvam plenamente em todo o ser humano.

jornalminuano.com.br

Impressão: Gráfica UMA - Porto Alegre. Este caderno é parte integrante do Jornal MINUANO. Proibida a venda separada

EDIÇÃO E REPORTAGEM Viviane Becker

DIAGRAMAÇÃO Vinícius Silva


31 DE JULHO DE 2021

Por Janine Pinto

03

Estilista / colaboradora

O que é moda não incomoda? Ginastas alemãs da equipe feminina decidiram usar uniformes que cobrem o corpo inteiro na Olimpíada de Tóquio, após serem elogiadas por vesti-los no passado em uma posição contra à sexualização do esporte que praticam. A equipe alemã usou macacões, uma combinação entre collants e leggings que se estende aos tornozelos. “Queremos mostrar que todas as mulheres, qualquer uma, devem decidir o que usar”, disse Elisabeth Seitz, que compete pela terceira vez nos Jogos. Nos últimos anos, o esporte tem sido abalado por casos generalizados de abusos sexuais e físicos, incluindo nos Estados Unidos, o que gerou reflexão e a introdução de novos protocolos de segurança para proteger atletas. Dessa vez, a troca do uniforme foi um posicionamento político, realizado durante o maior evento esportivo do mundo. A ação repercutiu e ganhou o apoio de outras atletas, inclusive das ginastas brasileiras Rebeca Andrade e Flávia Saraiva. A discussão sobre a sexualização do esporte abrange, ainda, outras modalidades e vem sendo abordada por diferentes atletas. Recentemente, no Campeonato Europeu de Handebol de areia, a s e l e ç ã o norueguesa decidiu usar short em vez de biquíni. A decisão, no entanto, não foi bem vista e a seleção acabou multada. Nos serve de debate: é pertinente ou não? O que é moda não incomoda? Consideramos que gestos pequenos como este, na verdade, somado a outros, é que vão processar mudanças no comportamento feminino, tão subjugado. A Olimpíada é um palco de grande visibilidade, portanto não foi um ato pequeno, e foi válido sim. Nós aqui, como latinas, devíamos pensar mais e acho que serviu a carapuça sobre esta maneira de se vestir. A nossa cultura é machista e as próprias mulheres repetem estes estereótipos por gerações, onde o que importa são os atributos físicos mais que qualquer outra coisa. A brasileira abusa do culto à beleza e ao corpo, como se nada mais tivesse importância. Se vestem de maneira a ressaltar sua forma física e, muitas vezes, extrapolam. Devemos repensar este modelo, introjetar nas próximas gerações seus verdadeiros valores que vão muito além de um corpo bonito. Elegância não tem nada a ver com sexualização. Está na hora: estas valorosas atletas só nos deram um norte. E desculpem o trocadilho: “foi o pontapé inicial desta luta!”


04

31 DE JULHO DE 2021

Líder Premium: Dia dos pais experimente cada momento

Clara Augusto Lara e

ns Ele veste calça jea nada com lavagem esto xadrez (Dudalina), camisa queta ja slim (Indiccatto) e lavagem m jeans (Dudalina) co ndo ta escura. Complemen ue og o look, calçado br Rafarillo. marrom da marca um look e A filha, Clara, vest Madalena Kids.

Fernando Ibing e Francisco

Divaldo Lara e G abi

Camisa xadrez de padronagem média com linhas mais fi nas (Individual), calça em sarja (Hard Men), sobret udo em lã natural (Fatiota) e trazendo um toque mais so fisticado ao look, sapato pret o com trabalho em ponta de asa na gáspea. A filha Gabriela veste look Madalen a Kids.

Líder Premium Gerenciamento e produção de moda: Sarajane Lauxen Fotografias: Danilo Gotard

Look com calça jeans com lavagem escura (Dudalina), camisa com modelagem slim (Individual) e blazer em veludo em tom caqui (Fatiota). Nos pés, sapato com cadarço, em tom de marrom com degradê, deixando o look perfeito para transitar entre compromissos formais e informais. Seu filho Francisco está com look Madalena Kids.


s, o

31 DE JULHO DE 2021

05

Omar Ghani e Ed ua

rdo Pai e filho em look s super despojados e versáteis. Omar cor preta com deta veste tricot da mar lhes em verde mus ca Individual na go , calça jeans Duda bege e sapato Rafa lina com lavagem rillo. Eduardo veste clara, cachecol tri co sarja Hard Men e ja t Dudalina trabalh ado na cor verde, queta marrom em calça em veludo Dudalina e, finalizando, brogue Rafarillo.

Ricardo Marques e Esther

O papai veste sarja aveludada marinho da Kanzo e tricot Individual natural com listras em marinho. A pequena veste produção da Madalena Kids, harmonizando com o look do papai.

anda l e Maria Fernard Men, e s e o H o ld a n H Ro a vinho em sarja

a Ederson Alvir e Antônia o

plet Veste look com dual, vi da marca Indi s com calça jean azul em tonalidade odal m médio, suéter e qu e dando um to a casual, jaquet lado dupla face com tro ou suede preto e A . nylon marinho ste filha Antônia ve ds. Ki a look Madalen

O pai usa calç suede da i e jaqueta em suéter D’Lanfior rillo. Maria to marrom Rafa Individual, sapa Kids, deixando look Madalena e st . ve da an rn Fe a mais estilosos pai e filha aind


06

31 DE JULHO DE 2021

Coluna Pet Friendly

Deixe seu cão mais feliz

Fonte: adimaxpet.com.br

Cuidados básicos aliados a amor e atenção farão seu pet mais feliz. Confira dicas para ofertar felicidade ao seu cão:

Matando a fome e a sede com qualidade

Para serem saudáveis e dispostos, os cães precisam de comida de boa qualidade e própria para seu porte e fase da vida. Procure alimentos cheios de nutrientes e recomendados por especialistas. Além da alimentação, é igualmente importante oferecer água fresca e limpa a seu animal de estimação. Troque a água todo dia e higienize a tigela a cada troca.

Click Bicho Urbano

Cão educado é cão feliz

Nossos amiguinhos precisam estar preparados para serem queridos na vida social. Cãezinhos educados recebem mais atenção de visitantes. Por isso, seja responsável pela boa educação de seu cão: ensine-o desde novinho comandos básicos como “não”, “junto”, “senta” etc. Desta forma, você saberá acalmá-lo quando ele demonstrar atitudes não desejadas. Não faça uso de castigos físicos. Bater não é necessário quando o cão recebe ordens constantes. A punição física deixa o cão triste e pode até fazer com que ele fique agressivo. Tenha calma e atenção constante.

Pelas redes sociais da Bicho Urbano Pet Store passou o Pretinho. Ele adora carinho e atenção e também uma caminha bem quentinha.

Veterinária São Francisco: atendimento diferenciado

Nunca sabemos quando vamos nos deparar com situações que exigem um atendimento imediato e com urgência. É sempre bom saber que a Veterinária São Francisco tem competência e dedicação comprovadas para cuidar do seu pet. A clínica veterinária está aberta de segunda a domingo, das 9h às 20h, na Rua São José, nº 142. Informações pelo telefone 3241-5907.

Vida divertida

Um cão limpinho fica mais alegre

Banhos frequentes e adequados para a raça são importantíssimos. Além disso, escovar os dentes do cão também é um cuidado básico de higiene. Estas medidas evitam doenças e perdas dos dentes, além, é claro, do mau-cheiro. Todo mundo gosta mais de dar atenção a um bichinho cheiroso.

Todos os cães merecem se divertir. Por mais que seu bicho seja um cão de guarda ou de uma raça mais reservada, ele também apreciará passeios e brincadeiras. Brincar de pegar objetos como bolas e frisbes ao ar livre é algo muito legal e que fará seu cão exercitar-se, gastar energia e ficar muito bemhumorado. Passeios são necessários diariamente. Além do hábito de deixar com que o animal faça suas necessidades, ele pode respirar um ar fresco, conviver com outras pessoas e sentir-se muito amado.

Dicas de limpeza para quem tem animal de estimação - Use aspirador de pó na casa e nos cômodos: ninguém merece chegar em casa e se deparar com pelos por onde passar, né? - Deixe o ar circular na casa: tele suas janelas e portas para que seja seguro entrar ar na casa e ao mesmo tempo seu animal não escapar. - Lave os pertences como cobertas, roupas, mantas e outros objetos devem ser higienizados uma vez na semana, já os comedouros e bebedouros podem ser lavados diariamente.

Uma nova marca, o carinho de sempre com o seu pet! (53) 99942-1200 - 33121200


31 DE JULHO DE 2021

Podium: Qual o estilo do seu pai?

07

Muro em vidro temperado da Vidraçaria São Pedro

Seja qual for, a Podium tem as melhores opções de presentes para o seu dia. A homenagem da loja a Emílio Pereira Jr., com os filhos Paulo Emílio e Smyrna. A loja fica na Av. Sete de Setembro, nº 707. Telefones (53) 99998-7511 / 3312-3685.

Preços irresistíveis na Rio Negro

1. Algumas estampas de tapetes em couro 2. Banco em madeira forrado com pelego e tapete em couro disponível em vários modelos e tamanhos 3. Bolsa masculina em couro, para carregar notebook 4. Lindo relógio montado em um estribo

1.

A loja especializada em moda gaúcha está com uma grande promoção, com preços irresistíveis para comemorar o Dia dos Pais. Aproveite que a campanha vai até este sábado, dia 31. A loja fica na Padre Abílio Sponchiado, nº 1.850. Contatos pelas redes sociais e pelo telefone 999640422.

2.

4.

3.

A Vidraçaria São Pedro oferece elegância, charme e sofisticação traduzidos em muros de vidro que proporcionam proteção e um interessante destaque visual. Essa é uma das alternativas de mercado que vêm sendo usadas, tornando-se uma boa opção de investimento, pois são muros muito resistentes e duráveis, principalmente contra os efeitos do tempo, completando o estilo e a segurança que tanto desejamos em nossos imóveis. A Vidraçaria São Pedro oferece soluções em vidros e esquadrias de alumínio. Faça seu orçamento gratuito pelos telefones 32427579 e 999023573. Acesse também http://saopedrovidracaria.com.br.

Fleece em diversas formas na Nory Boutique Neste inverno, o Fleece se apresentou em várias peças de diferentes coleções, todas elas confortáveis e essenciais para uma estação sem sentir frio. Os casacos Fleece são muito usados por quem pratica esportes no inverno, mas também têm caído no gosto de todos, pois proporcionam equilíbrio térmico para os dias frios. Eles estão sendo trocados pelas jaquetas pesadas, por serem peças super leves que trazem total liberdade de movimentos. Pois então, esses casacos Fleece, que estão disponíveis na Nory, mais parecem uma pelúcia mais baixa. São elaborados a partir de tecidos sintéticos, o que confere ótima durabilidade. Super indicado para enfrentar as temperaturas típicas aqui da região e manter o corpo bem aquecido.

Pele Pele bonita requer rotina roti tin ti ina na Limpeza de pele COM EXTRAÇÃO DE MILIUM

Marque um horário e cuide da sua autoestima! 53.999466337 @elizianefoletto

Rua José Otávio, nº 243, direita Centro de Bagé/RS


Dj Rodrigo Sarasol participa do festival online do melhor clube de música eletrônica do Brasil >>> Trabalho que destaca o pôr do sol do Pampa Gaúcho colocou Rodrigo entre os 20 alunos selecionados >>>> Apresentação do Rodrigo no Youtube do Warung será no domingo, 1º de agosto, às 19h O bajeense Rodrigo Sarasol, de 35 anos, é um Dj que se destaca no cenário por apostar na música eletrônica que tem sido sua maior inspiração, fonte de estudo e muita dedicação. Há cinco meses, o templo da música eletrônica, Warung, considerado um dos melhores clubs de música eletrônica undergroud do Brasil e do mundo, criou uma escola de Djs, que tem como professores os próprios e renomados DJs residentes do club. É claro que Sarasol não poderia estar de fora disso e resolveu ingressar como aluno na escola com o objetivo de aprender mais sobre a produção musical e ter suas próprias tracks.

Festival online acontece neste final de semana

O desafio final da primeira parte do curso foi criar um set de 50 minutos que também foi gravado em vídeo. Apenas 20 alunos do curso foram selecionados e Rodrigo está nesta lista, para participar do festival online que acontece esse final de semana, no canal do Youtube do Warung. O material de Rodrigo será apresentado no domingo, 1º de agosto, às 19h. «Uni o útil ao agradável, com nossa produtora de vídeos Three of us films, time formado por Fernanda Gomes, Marcelo Cachapuz e eu. Produzimos um material belíssimo na Estância da Estiva (sedida por Pedro Salles), com um espetacular pôr do sol do Pampa Gaúcho», reforça. Rodrigo contou à reportagem a emoção de ser selecionado. «Fiquei muito feliz, por que o sonho de qualquer dj é ler seu nome em um flyer do Club Warung. Estamos só começando. Acredito na dedicação estudo, foco e persistência para um dia chegar nos grandes palcos», declarou. É nós estamos na torcida!

Dedicação profissional

Puesta del Sol

Para quem ainda não sabe, Sarasol é o nome por trás da label Puesta del Sol, projeto de sunset’s que ocorre periodicamente aqui em Bagé. Um evento aberto ao público com diversas edições durante o ano, que tem a intenção de desmistificar a música eletrônica para pessoas que ainda não conhecem a cultura e-music. “Unimos a arte em diferentes formas em locais da cidade onde se tem as melhores vistas para apreciar o pôr do sol, dando sempre espaço para novos djs e artistas, a cada edição das 20 realizadas em quatro anos. Contando com a participação e ajudando a lançar muitos djs, nessas edições apresentamos djs e produtores de nome nacional e internacional”, relata o idealizador da Puesta del Sol.

Há 10 anos, Rodrigo atua como DJ, onde suas influências musicais passam por vários estilos desde a música popular brasileira, black music, Hip Hop ao rock n’ roll, e são apresentadas dentro da musicalidade do House music, deep house, tech-house e techno. Sua trajetória profissional é ampla: o bajeense já dividiu palco com grandes nomes da música eletrônica, como Fabricio Peçanha, Darth & Vader, Ely Yabu, André Sarate, Thiago Mathyas, Devochka, Danny Martin, Karine Larre, Marc-V, Abel Mezzomo. Nesta década, passou por inúmeros bares, casas e festas, em locais como Buenos Aires (AR), Parador Bikini beach Punta del Este, entre outras cidades do Uruguay; diversas cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de aſters em Dublin (Irlanda), e participação em tendas de grandes festivais como Alfaſter - Forest day.

Sarasol na Pop Rock

Atualmente, Rodrigo tem o programa Puesta del Sol na rádio Pop Rock, toda quintafeira, das 20h às 22h, pela 98.1 fm ou no www. 981fm.com.br e, nos sábados, tem reprise da gravação do estúdio no YouTube.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.