Page 1

Minuano jornalminuano.com.br BAGÉ, sexta-feira, 06 de junho de 2014 - ANO XX Nº 4 758 | R$ 1,75

ANTÔNIO ROCHA

Estudantes de Bagé apresentarão projeto de lei na Assembleia Legislativa

Na segunda-feira, 11 estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Mario Quintana, estarão em Porto Alegre para participar da 43ª edição do programa Deputado por um dia (PDP) da Assembleia Legislativa. Os jovens criaram o Partido Inovador Juvenil (PIJ), e irão apresentar o Projeto de Lei (PL) que institui o “Dia do Protagonismo Estudantil” nas Escolas da Rede de Ensino Público Estadual do Rio Grande do Sul.

Pág. 06

Urcamp apresenta balanço em Alegrete

Dança Bagé conta com 59 grupos

Dupla é presa por tráfico no Morgado Rosa

Adminstração da universidade comemora redução de 90% da dívida com as instituições bancárias

Festival conta com a participação de artistas de 20 cidades do Rio Grande do Sul e Uruguai

Brigada Militar flagrou o transporte de cerca de 50 quilos de maconha em ônibus que vinha de Porto Alegre

Pág. 08

Pág. 16

Pág. 17


02 Ponto de Vista

BAGÉ, 06 DE JUNHO DE 2014

JORNAL MINUANO

Bons exemplos de saúde e prática esportiva

Há poucos dias Bagé participou do Dia do Desafio e venceu a cidade guatemalteca de Villa Canalles, tendo mobilizado mais de 40 mil pessoas em 24 horas. A grande motivação da data é estimular a prática do exercício físico e combater o sedentarismo, considerado pelos órgãos de saúde como o mal deste século. Pesquisas demonstram que as doenças cardiopulmonares e até alguns tipos de câncer têm relação com ausência de atividades físicas na rotina do indivíduo.

A intenção dos organizadores é de que o Dia do Desafio não seja apena um dia no calendário, mas que conscientize a população dos benefícios que 30 minutos de caminhada, ou alongamentos, trazem à saúde. Um bom exemplo é o grupo Corra e Viva. Coordenado pelo professor de educação física, formado pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Leandro Azambuja. Os integrantes utilizam, diariamente a Praça da Estação para os treinamentos. E a cada dia, as corridas ganham mais adeptos.

Orlando Carlos Brasil

No mês de maio, Azambuja participou da corrida do fim do mundo, na cidade argentina de Uchuaia, na Terra do Fogo, extremo sul da América Latina. Agora o educador físico prepara a equipe para participar da Meia Maratona do Rio de Janeiro e da Maratona Internacional de Punta del Leste. O que começou como aulas para manter a forma e melhorar o condicionamento físico, se transformou em um grupo de competidores. Uma prova de que após iniciar, o público toma gosto pelo esporte.

CHARGE

CLÁUDIO FALCÃO falcaobage58@gmail.com

Oitivas

Jornalista

Charada

Tu sabes quem foi e que tipo de filantropia fez para Bagé um senhor, já falecido, que se chamava José Pardo Santayana?

Automóveis

Não escapa à visão dos bajeenses, e mesmo de seus visitantes, o número espantoso de automóveis e camionetas presentes nas revendas de veículos usados. Uma coisa é certa, a quantidade de veículos nas ruas e avenidas aumentou significativamente. Observa-se, ainda, que os automóveis seminovos, antes expostos no decorrer da avenida Santa Tecla, hoje dobraram a esquina e começam a se instalar na avenida José do Patrocínio. Nos últimos 12 meses, aproximadamente, cinco revendas foram abertas naquela via. Acredita-se, em parte, que a procura de usados tenha aumentado tendo em vista a queda dos veículos zero quilômetro, que apontaram uma diminuição de vendas na casa dos 7/8 pontos percentuais em todo o país.

Faixa de segurança

Ainda estamos na casa dos 50%, no máximo, dos motoristas bem educados que param espontaneamente nas faixas de segurança para dar prioridade aos pedestres. O que é de lei e da civilidade. Esta educação se observa sobretudo nas imediações de escolas e de locais com maior volume de pedestres. Deve-se levar em conta, também, que em determinados pontos de faixas de segurança, obstáculos visuais, como árvores e postes, impedem que o motorista seja um pronto observador para atender a preferência.

Digitais

Livros Digitais, Papyrus, Playfic, e Pud Bud e também Myebook, constituem-se sites disponíveis, gratuitamente, para quem deseja criar um e-book e compartilhar o resultado final na internet. Embora o texto impresso ainda predomine, e não vai desaparecer, certamente a rede mundial é uma significativa ferramenta para divulgar obras.

Canabis

O Brasil, pequeno que vos escreve, imitando o grande de todos nós, adverte: “a maconha faz

mal pra saúde”. Ou seja, como diz o gaúcho, “a égua é mansa, mas não facilita”. Entendeu, sequelado da boleta?

Personagens

Aos poucos, saem do cerebelo personagens que darão vida a criações. Uma delas se chama Inteligência Superficial.

Aliando-se

Conversas preliminares, porém em razoável estado de consenso, dão conta de que os partidos mais “nanicos” como alguns os chamam pejorativamente, começam a se aproximar para crescer. As tentativas de crescimentos, porém, não ficam apenas no âmbito do discurso e de ideais inatingíveis. Tratam-se de buscas pragmáticas, assentadas em programas e que pretendem acabar com o sim ou não do histórico maniqueísmo municipal.

Dos pequenos contos De longe

Numa tarde de outono, céu límpido, temperatura amena, Augusto saiu para passear. Colheu laranjas e outros frutos da época. Em seu retorno, à noitinha, cruzou uma menina. De olhos espertos, poucas palavras, a pequena sardenta estancou sua passagem e a ele pediu algo para comer. Tinha fome porque passara muitas horas em jejum, anotara. Ele indagou as razões. Ouviu como resposta uma fuga de casa, onde moravam seus afetos. Escapou por rebeldia. Talvez incompreensão. Augusto recolheu a sacola onde guardara a colheita. Entregou à menina uma de suas laranjas. Não esqueceu de dizer que o fruto procedia de um pomar. Cada laranja tinha um enredo, com título, nos passos daquela tarde. A do regalo chamava-se Beijo do Sol. A menina agradeceu e continuou seu percurso. Augusto virou para o poente, retomando o caminho com o mesmo ritmo dos passos anteriores. Na chegada da Lua, teve seus sonhos. Ela, na distância contrária, também. Ambos registraram suas imagens no papel. Quem as leu, sabe que iguais, porém distantes.

Minuano

FAT - Jornal Minuano | CNPJ: 87415725/0012-81

Endereço: Rua Brigadeiro Mércio, 72 - CEP 96400.720 - Bagé/RS Telefones: Redação (53) 3242 7693 - Assinaturas 3241-6377 e 3241-2057 www.jornalminuano.com.br | redacaominuano@gmail.com | facebook.com/jornalminuanobage DIRETOR EXECUTIVO - Aurelino Brites Rocha ADMINISTRATIVO Mírian Cloque

COMERCIAL Ion da Cunha

EDITORA GERAL Márcia Sousa

Editor Assistente - Fernando Marinho Tólio • Reportagem - Viviane Becker - Maritza Costa - Cláudio Falcão - Dora Beledo - Marcel Nunes - Melissa Louçan - Fernanda Couto - Jaqueline Muza - Daiane Lima Sidimar Rostan • Chargista - Cláudio Falcão • Diagramação - Sandro Leal - Luís Mário Pereira - Daniel Cuerda Ferreira • Revisão - Lorena Robaina • Assistente Comercial - Angelina Britto • Auxiliares Administrativos - Suélen Vieira Farias Conceição - Fábio Silveira - Bruna Xavier • Distribuição - Marcos Goulart • Assistente de Distribuição - Armando Leguissamo • Fotos - Francisco Gomes Bosco - Francisco de Assis Rodrigues - Antônio Rocha • Colaboradores - José Carlos Teixeira Giorgis - Luiz Godinho Marcelo Teixeira - Renato Marsiglia - Raquel Barreto Garcia - José Artur M. Maruri dos Santos - Norberto Dutra - Jair da Silva - Beatriz Lamego • Impressão - Gráfica do Jornal do Povo - Cachoeira do Sul Os artigos assinados não refletem, necessariamente, a posição do jornal. Por isso, a editoria não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.


Empreendedor 03 JORNAL MINUANO

Beka Bacana tem a moda inverno 2014 ANTÔNIO ROCHA

BAGÉ, 06 DE JUNHO DE 2014

Dora Beledo dora.beledo@hotmail.com @dorabeledo

Reinauguração Obino

Hoje reinaugura a Obino Praça do Coreto, antiga Magazine Obino. A nova loja manteve as cores institucionais da empresa, como o azul, o vermelho e o amarelo. Já a imagem do Coreto é o ponto de referência para identificar a empresa. Os elementos como estrelas e faixas dão um novo ar à marca, passando a ideia de revigoração e novidade de forma direta e convidativa. Confira o novo visual e as promoções da Obino Praça do Coreto.

Alô Bagé no MINUANO

Atenção assinantes do Jornal MINUANO! Venham até a sede do jornal e retirem as últimas unidades disponíveis da Lista Telefônica Alô Bagé, a mais completa da região. Entre outras novidades, a lista telefônica trás em sua página central uma tabela oficial dos jogos da Copa do Mundo 2014. Não perca essa oportunidade! Os exemplares são distribuídos totalmente grátis.

Revestimentos Design

Junho é o mês dos revestimentos estarem na promoção da Design Acabamentos. São muitas ofertas em linhas exclusivas e das melhores marcas. Visite a loja e se surpreenda com as vantagens.

Futebol no Caixeiral

Carine oferece peças exclusivas para mulheres de todas as idades O inverno chegou e quem gosta de se vestir bem não pode deixar de conferir as novidades da Beka Bacana. A loja recebeu todas as tendências da moda feminina para a estação mais fria de 2014. As peças em tricô e malha são as principais atrações da Beka Bacana. Lá as clientes encontram blusões, casacos e blusas de diferentes modelos, tamanhos, cores e padronagens. As blusas vazadas e com manga morcego, por exemplo, são as mais procuradas neste inverno. Na loja, as clientes também encontram calças jeans, coloridas, com aplicação em

couro, nos modelos skinny, tradicional e flaire. É importante destacar que a Beka Bacana veste mulheres de todas as idades, desde as mais novinhas até as senhoras, sempre com artigos de bom gosto e qualidade. A moda fitness também está na Beka Bacana. A loja trabalha com artigos da marca Boa Forma. Entre vários itens, destacam-se as leggings, os moletons, os tops e as blusas em malha, inclusive as leggings apeluciadas (ideais para o inverno). As peças vestem do tamanho P ao GG e têm estoque variado. A empresária, Carine Pe-

reira Baptista, conta que o grande diferencial da Beka Bacana é a exclusividade das peças. “Não temos peças iguais porque queremos que nossas clientes sejam únicas”, enfatiza. Ela encerra explicando que, especialmente para o Dia dos Namorados a loja colocou as bolsas em promoção, com preços a partir de R$ 59,90 à vista, e está comercializando blusões em lã e Cardigans masculinos.

Onde Salgado Filho, 777 Telefones: 3242-1824 e 9997-0689

O Clube Caixeiral está locando campos de futebol 7, futebol 5 e quadras de vôlei de areia, todos com infraestrutura (água, churrasqueiras e banheiros). Interessados devem entrar em contato com o clube pelo telefone 3242-7711.

Patrícia Salão e Estética

Na Patrícia Salão e Estética vocês encontram muitas novidades para este inverno. Entre os vários tratamentos disponíveis está o revolucionário aparelho potencializador de químicas, onde a coloração fica pronta em 12 minutos. Com ele os fios ficam super hidratados para enfrentar o frio deste inverno. Marque seu horário pelo telefone 3241-3783.

Namorados no City Hotel

Passe o Dia dos Namorados no Bagé City Hotel. Faça já sua reserva pelo telefone 3242-8455.

Campanha Imobilar

Na Imobilar você já pode fazer sua doação e participar da Campanha do Agasalho 2014. A iniciativa tem o intuito de diminuir a situação de dificuldade que muitos moradores da nossa cidade enfrentam. Colabore. A campanha vai até o dia 30 de junho. Deixe sua doação na Sete de Setembro, 641.


04 Campo & Negócios

BAGÉ, 06 DE JUNHO DE 2014

JORNAL MINUANO

Maritza Costa Coitinho ruraljornalminuano@gmail.com

IX Seminário de Vitivinicultura aborda temáticas do setor Peculiaridades da região permearam debates Daniel Cóssio/Especial JM

Abertura contou com a presença do secretário estadual Cláudio Fioreze Ontem, depois de não ocorrer por dois anos, o Seminário de Vitivinicultura da Metade do Sul lotou o Clube Comercial. Estudantes, empresários, pesquisadores, vitivinicultores, técnicos e apreciadores do tema vieram de toda região para debater questões ligadas ao setor. A abertura oficial foi realizada pelo secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Cláudio Fioreze, que apresentou o conjunto de investimentos do RS no setor nos últimos três anos, detalhando o apoio da secretaria. O potencial da região da campanha e as particularidades da produção local estiveram presentes nos debates, que abordaram temas como as incerte-

ANTÔNIO ROCHA

Grande público prestigiou o evento

zas climáticas, gastronomia, enoturismo e o projeto de Indicação geográfica vinhos da Campanha. Foi o detalhamento deste projeto, inclusive, que abriu o debate à tarde. As tratativas começaram há cerca de três a quatro anos e o financiamento por empresas da região foi o que ajudou a financiar o projeto. Entre os objetivos da iniciativa, está estimular e implementar a Identificação Geográfica para ter um produto de qualidade diferenciado. Um dos tantos resultados esperados é criar base para o desenvolvimento esperado de produção vitivinícola da região. Os custos do projeto são oriundos

do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico (R$ 1,81 milhões) e da Associação dos Vinhos Finos da Campanha (cerca de R$ 1 milhão).

Números locais Somente na região da campanha, são 17 vinícolas instaladas nas cidades de Itaqui, Uruguaiana, Alegrete, Santana do Livramento, Rosário do Sul, Dom Pedrito, Bagé e Candiota. De acordo com os últimos dados registrados pelo Cadastro Vitícola da Embrapa Uva e Vinho, Bagé possui 18 propriedades com uma área de vinhedos que soma 135,49 hectares, com produção de mais de mil toneladas. Mesmo sendo mais recente que a

atividade na Serra Gaúcha, a vitivinicultura na região da Campanha já representa 36% das uvas finas do Estado, destinadas à produção de vinhos de alta competitividade no mercado latinoamericano. O setor cresceu 10,7% na comparação entre 2013 e 2012, com destaque para os rótulos finos, cujo crescimento chegou a 6,9%. Os índices são medidos de janeiro a outubro. Também ontem, no fim da tarde, ocorreu um coquetel com degustação de vinhos da metade sul do Estado. Dando continuidade à programação, hoje acontece uma visita orientada à Guatambu Estância do Vinho, em Dom Pedrito.

Plano Safra Estadual será lançado segunda-feira

Depois de ter o lançamento anunciado para ontem, o Plano Safra Estadual só será apresentado no próximo dia 9, em evento realizado pela manhã na cidade de Canguçu. O que já foi adiantado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, é que o novo plano deve caracterizar-se pela continuidade.

Serão cinco eixos prioritários: prevenção e combate aos efeitos da estiagem; desenvolvimento territorial e combate às desigualdades regionais; inclusão produtiva e combate à pobreza extrema; recuperação da capacidade de investimento e de gestão do Estado e melhoria da infraestrutura.


Fogo Cruzado 05 JORNAL MINUANO

Sidimar Rostan

BAGÉ, 06 DE JUNHO DE 2014

sidimar_frostan@hotmail.com @sidirostan

Governo tenta abrir as portas das CPIs Priscila Reis/Especial jm

Fuca tentou garantir a participação da imprensa nas oitivas

Ontem os vereadores que representam o governo nas duas CPIs instauradas pela Câmara de Bagé tentaram reverter a decisão de manter as oitivas a portas fechadas. A discussão foi iniciada pelo petista Rafael Fuca, que usou seu espaço na tribuna para solicitar a abertura das reuniões. Mas a reivindicação, endossada pelo colega Omar Ghani, não foi atendida pela mesa diretora. O presidente da Câmara, vereador Uílson Morais (PMDB), que preside a CPI do Parque do Gaúcho, foi o primeiro a se posicionar contra o pedido. Na sequência, o presidente da CPI da folha de pagamento da prefeitura, vereador Edimar Fagundes (PRB) também se manifestou. “Mantemos as portas fechadas para preservar o Executivo e os depoentes”, raciocinou.

Diante das manifestações dos parlamentares independentes, os petistas reformularam a proposta, sugerindo que a participação fosse viabilizada apenas à imprensa. À tarde, entretanto, os cinco integrantes da CPI do Parque do Gaúcho (Morais, Fagundes, Fuca, Sônia Leite, do PP, e Esquerda Carneiro, do PTB) tornaram a se reunir a portas fechadas. Os jornalistas não puderam entrar, como já havia sido definido, e nenhum dos convocados compareceu.

Nova convocação O prefeito Luís Eduardo Dudu Colombo dos Santos, que cumpria agenda em Brasília ontem, o coordenador do Parque do Gaúcho, Jorge Abott (Liquinho), Milena Abott, a exsecretária municipal do Desenvolvi-

mento, Magda Flores, o diretor geral da Panda Filmes, Beto Rodrigues, e oito servidores, de acordo com Morais, fecham a lista de 13 convocados para a reunião ordinária da sexta-feira 13. E já tem até gente falando em coincidências cabalísticas entorno do número que identifica o PT.

Problemas técnicos O sistema utilizado para gravar as oitivas apresentou problemas nas últimas semanas. De acordo com o presidente do Legislativo, nenhuma informação foi perdida, e a solução já foi encontrada. “Conseguimos recuperar as gravações, e está tudo bem com o equipamento. Por via das dúvidas, agora vamos utilizar um gravador extra para termos duas vias”, afirma.

Projeto que viabiliza o residencial Minuano será votado na próxima semana Propostas do Funpas seguem para segunda discussão

Com minoria no plenário, ontem, o governo precisou recorrer à estratégia adotada pela oposição na sessão de segunda-feira, retirando-se da reunião, para evitar o arquivamento do projeto, que autoriza o Executivo a doar imóvel à Federação Nacional das Entidades Habitacionais dos Empregados dos Correios e Telégrafos, que dará origem ao residencial Minuano. Sem quórum, as matérias devem retornar ao plenário na próxima semana. A defesa da proposta foi feita pelo secretário municipal da habitação, Guto Na-

dal, que entregou aos vereadores da oposição um relatório revelando o impacto das isenções que devem ser concedidas para a viabilização do residencial. “O valor será recuperado em nove anos”, garante. A projeção de recuperação de receitas estima valores da ordem de R$ 112 mil por ano. O detalhamento, que havia sido solicitado pelo vereador Antenor Teixeira (PP), foi entregue a todos os parlamentares. Os projetos estão aptos à votação já na sessão de segunda-feira. Mas Nadal espera ter uma chance de conversar com os vereadores da

oposição antes da votação. “A reunião servirá para esclarecermos alguns pontos. É importante destacar que as moradias (300 apartamentos) não servirão exclusivamente aos funcionários dos Correios, mas àquelas pessoas que estão inscritas no programa Minha Casa Minha Vida”, antecipa. Representantes da oposição demonstram a intenção de arquivar o projeto, por entender que o município abriria mão de receitas no processo de construção – o que forçaria sua reapresentação no próximo ano.

Tramitação A manobra para adiar a votação das autorizações de doação das áreas não influenciou na tramitação dos projetos que dispõem sobre a contribuição mensal e suplementar do Fundo de Pensão e Aposentadoria do Servidor (Funpas), que passaram em primeira discussão, e podem ser apreciados na próxima quinta. Na segunda-feira, as matérias irão tramitar em segunda discussão, quando é vedado o pedido de vista.

Oposição questiona regularização Divaldo Lara ainda busca informações sobre a morte de Vagner Lima previdenciária da prefeitura O requerimento solicitando cópias dos prontuários das equipes de planNa sessão de ontem, o líder do PTB, vereador Divaldo Lara, mostrou na tribuna o resultado de uma consulta ao Ministério da Previdência Social, feita pela manhã, que contraria o relato do governo, de que a Prefeitura de Bagé teria obtido a liberação do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP). No sistema do Tesouro Nacional, consta que a prefeitura ainda está inadimplente e não foi apresentada documentação comprobatória para a regulamentação. Sem o CRP não é permitido aos municípios firmar convênios com o Estado e a União. A resposta do líder do governo, vereador Omar Ghani, foi rápida. Ao final da sessão, o petista apresentou uma certidão positiva com efeitos de negativa, emitida pelo Ministério da Fazenda, que autoriza o município a averbação de obra de construção civil no registro de imóveis, redução de capital social e baixa de firma individual, entre outras medidas. A mesma tem validade até o dia 27 de outubro. “Se trata de uma certificação provisória, que permite à prefeitura firmar o convênio para a

Vitor Garcia/Especial jm

tão que atenderam o jovem Vagner Roberto Ventura Lima, 22 anos, morto em janeiro deste ano, foi protocolado pelo vereador Divaldo Lara (PTB) em fevereiro, e ainda não produziu efeito. Ontem, sem respostas, o parlamentar levou a cobrança a outro nível. “Aguardarei mais 10 dias, antes de entrar com um mandato de segurança para obter as informações necessárias”, garante. Lara suspeita que o jovem tenha sido vítima de suposta negligência no atendimento de emergência do pronto-socorro, após buscar o serviço por três vezes. A morte ocorreu durante o deslocamento para a realização de uma ecografia, solicitada somente no terceiro atendimento, onde posteriormente foi constatada perfuração no intestino. Para o vereador, o acidente (uma colisão entre a bicicleta conduzida pela vítima e uma carroça que transitava em sentido contrário), deve-se à outra questão de ordem do poder público. “Falta iluminação no Corredor do Butica, local que embora seja considerado área verde, conta com cobrança de taxa de iluminação pública dos moradores”, afirma.

Nova cobrança Líder do PTB apresenta documento que comprova pendências obra do Anel Rodoviário”, garante, ao destacar que o município de fato busca a regularização definitiva – que seria a CRP.

As informações solicitadas à prefeitura e à Santa Casa incluem cópias dos prontuários dos atendimentos contendo o nome dos médicos plantonistas, bem como o procedimento adotado em cada um dos atendimentos (em que o paciente foi encaminhado para casa sem a realização dos devidos exames). “Requeri as informações a cerca de 90 dias e não obtive resposta”, lamenta, ao sustentar que “o pronto-atendimento é de responsabilidade do poder público, pois é quem paga pelo serviço, portanto, é responsável pela boa e correta prestação do serviço”.


06 Cidade

BAGÉ, 06 DE JUNHO DE 2014

JORNAL MINUANO

Reciclagem na cidade vira exemplo em Dom Pedrito

Escola de Bagé vai apresentar e defender projeto de lei na Assembleia Legislativa Estudantes participam do programa Deputado por um dia FOTOS FRANCISCO DE ASSIS

Hoje Nestor Roque Rodrigues, membro da Associação dos Catadores e Recicladores de Bagé vai estar em Dom Pedrito para conversar com os alunos das Escolas Senador Pasqualini e Heloisa Louzada. Ele vai falar sobre os resíduos sólidos e demonstrar como é realizado o trabalho em Bagé. A partir das palestras, os alunos irão trabalhar na reutilização de garrafas pet. A atividade compõe a Semana do Meio Ambiente e é organizada pelo Comitê Bacia Hidrográfica do Rio Negro.

Jovem está ansiosa com a apresentação

Juliane, Miriana e Nicolas com a coordenadora Rita. Grupo realiza ensaio hoje

Um grupo de 11 estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Mario Quintana irá participar, na segunda- feira da 43ª edição do programa Deputado por um dia (PDP) na Assembleia Legislativa. Os alunos criaram o Partido Inovador Juvenil (PIJ), e irão apresentar o Projeto de Lei (PL) que institui o “Dia do Protagonismo Estudantil” nas Escolas da Rede de Ensino Público Estadual do Rio Grande do Sul. A supervisora e orientadora educacional, Rita de Cássia Pinto, é uma das responsáveis pelo processo na escola. Ela comenta que inscreveu a instituição em 2010 para participar do programa, e em dezembro de 2013 veio a informação da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, que a escola havia sido sorteada e deveria apresentar um projeto. Em abril, um funcionário do parlamento gaúcho esteve na escola para apresentar todos os passos que deveriam ser seguidos. Os alunos realizaram todo o processo eleitoral e 11 estudantes foram escolhidos para participar como deputados. Ao todo 26 concorreram. A estudante Juliane Soares Lima, 17 anos, que cursa

o 3º ano do Ensino Médio foi eleita como líder do partido. A jovem terá a missão de apresentar o projeto na Assembleia Legislativa. “Será preciso tranquilidade para convencer os demais deputados a aprovarem o projeto”, comenta. Se for aprovado o projeto, todas as escolas do Estado irão implantar o dia do protagonismo estudantil. Juliane conta que o PL institui 11 de agosto, data alusiva ao estudante, como o “Dia do protagonismo estudantil”. A aluna do 3º ano, Miriana Chaves, 17 anos, que também participa do projeto, relata que está nervosa com a atividade. Moradora da Coxilha das Flores no Distrito de Palmas, a jovem diz que dependendo da defesa do projeto e possível aprovação, o grupo poderá ser reconhecido no futuro. “As pessoas irão saber que fomos protagonistas”, disse. O estudante do 1º ano, Nícolas Alves, 15 anos observa que independente de aprovação ou

não, o projeto será implantado na escola . “É muito bom participar e poder mudar alguma coisa na escola. Não é sempre que temos essa oportunidade”. Destaca. A Assembleia Legislativa disponibilizou um ônibus com 44 lugares que irá levar os participantes, pais, professores e alguns alunos da escola. Os jovens serão recepcionados pelos deputados estaduais, participam de um almoço e na parte da tarde apresentam e defendem o projeto de Lei.

Programa O objetivo do programa Deputado por um dia é aproximar o parlamento gaúcho da sociedade, formar para a cidadania, educar para a democracia, motivar a descoberta de jovens líderes. Em virtude dessa iniciativa, em 2013 a Assembleia Legislativa foi reconhecida com o troféu Top Cidadania da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS).

Diretório do PIJ Miriana Chaves, Nicolas Alves, Juliane Soares Lima, Willian Cimirro, Gabriel, Santana, Willian Freitas, Kalina Paniago, Richard Borges, Augusto Chaves, Carla Francelen Martins e Lucas Veleda Souza.

Campanha registra mais 5,8 mil votos pela internet na Consulta Popular A região da Campanha registrou 5.817 votos pela internet na Consulta Popular, durante a escolha das prioridades para o orçamento do Estado. A região do Corede Médio Alto Uruguai, foi a que obteve maior índice de participação, foram computados, 28.750 votos, o que representa mais de 10% do total da votação pela internet, que

encerrou na noite de quartafeira, e atingiu 255.751 votos on-line em todo o estado. Segundo o governo estadual, esta é a maior votação via digital desde o início do processo de consultas à população, iniciado em 2005. Neste ano, a votação de prioridades disponibilizou R$ 200 milhões para a Consulta

Popular, cifra 21% maior no comparativo com o período anterior, quando o recurso somava R$ 165 milhões. Os números da votação presencial, que ocorreu no dia 4 em todo o Estado, ainda estão sendo contabilizados pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e devem ser divulgados pela Seplag na próxima semana.


Cidade 07 JORNAL MINUANO

BAGÉ, 06 DE JUNHO DE 2014


08 Cidade

BAGÉ, 06 DE JUNHO DE 2014

JORNAL MINUANO

Reitoria da Urcamp realiza prestação de contas em Alegrete

Desde que chegaram ao Campus na terça-feira, a reitora Lia Quintana e o diretor financeiro da Urcamp Aurelino Rocha, cumpriram uma extensa agenda de compromissos onde firmaram parcerias para projetos no Campus Rural e atenderam demandas da comunidade acadêmica local. Na quarta-feira à noite, professores e funcionários do segundo maior campus da Universidade, foram recebidos em um salão para o jantar de prestação de contas, que contou ainda com a presença do prefeito da cidade, Erasmo Guterres da Silva. Eles puderam conhecer a situação financeira da instituição por meio da apresentação de um balanço apresentado pelo diretor financeiro. De maneira clara e objetiva, as contas, os empréstimos bancários, as dívidas e pagamentos foram socializados entre todos. O panorama mostrado, evidencia uma Urcamp bem diferente da que existia há quatro anos, quando iniciou-se, na atual gestão, o processo de reestruturação da Universidade. O balancete mostrou que a dívida com instituições bancárias, por exemplo, foi reduzida em mais de 90% e com projeção de ser zerada até o ano que vem. Os incentivos do governo federal e o número de alunos beneficiados com bolsas, através dos programas Prouni e Proies,

FOTOS divulgação

Gestores durante apresentação dos documentos também fizeram parte da planilha que ganhou conhecimento público. “Nós não temos nada a esconder porque essa administração é movida pela transparência, e é assim, de forma transparente, que vamos continuar até o fim da nossa gestão”, argumentou Rocha em sua exposição. Lia Quintana destacou a importância do material humano, “é com o auxílio de cada um de vocês que a gente está conseguindo equilibrar as contas da Universidade. Agora precisamos captar mais alunos para podermos crescer e assim continuarmos mantendo a regularidade das folhas e cumprindo com todos os nossos compromissos”, justificou a reitora.

O Jantar O jantar, um risoto acompanhado de saladas, confeccionado por uma equipe de professores, foi realizado através de parcerias e do patrocínio de empresas da cidade, com direito a sobremesa com doces caseiros. A Pró-Reitora do Campus Alegrete Jane Villaverde destacou o sucesso do encontro, que aproximou ainda mais os setores internos da Instituição. “A Urcamp edificando pontes de construção-reconstrução. Acredito que somos fortes, porque sabemos ser pontes, somos sábios, porque sabemos reconstruir, somos sólidos por-

que valorizamos nosso capital intelectual. Desaprendemos para reconstruir um novo tempo na nossa Urcamp”. Na ocasião, os funcionários, professores e convidados assistiram a um vídeo institucional com ações, eventos e extensões mantidas pela FAT – Fundação Áttila Taborda/Urcamp em Bagé e região. O material foi produzido pela Ascom - Assessoria de Comunicação.

Convênios

Além do prefeito de Alegrete, a prestação de contas da Urcamp reuniu outras autoridades como o procurador público, Valdoir Bernardi de Farias, o se-

cretário municipal de Agricultura, Alberto Prates e o presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Fernando Lopa. Na oportunidade, três convênios foram assinados pela reitora Lia Quitana: Atendimento de Diagnóstico de Gestação e Médias Propriedades, Desenvolvimento de Pesquisa e Produção de Mel na Apa do Ibirapuitã e um convênio com a Associação de Criadores de Hereford e Braford. Todos eles devem beneficiar o campus rural no município. A mesma apresentação de prestação de contas da Universidade será realizada nos Campi de São Gabriel e Santana do Livramento.


Cidade 09 JORNAL MINUANO

BAGÉ, 06 DE JUNHO DE 2014


vIVIANE bECKER viviminuano@hotmail.com

Parte da diretoria do Cobame, responsável pelo sucesso do Desfile Mães e Filhos. Registro feito pelo fotógrafo Diones Alves

Alexandra Lopes, Aline Paulino, Ana Paula Sá, Renata Spat, Roberta Arozi e Susana Tavares no Boteco do Mercado Café

As proprietárias da Urban Chic, Anelise e Evelise Sonza, na festa Bons Momentos (foto Roberta Hecht)

Na maior animação no Boteco, Édson Mor e Lucianne Campello, Larissa e Maximiliano Leão (foto Willian Barbosa)

Aniversários

Jaqueline Muza, integrante da equipe do Jornal MINAUNO

Ivan Bulcão e Devanir passeando em Lisboa

Laura Silveira

Artur Roberto Brasil Alves Claudia Duarte Farias Erlete Lima da Silva Nelcy Maria Aristimunha

Maria Vitória Caneda Bagesteiro Norma Willrich Rodrigues Samantha Cardozo Esteves Tânia Maria Moraes Picasso Vidalvina Pacheco Lacerda

Felipe e

Parabéns a Fel marido Alfonso de união, nesta no d


e Raquel Budó curtindo férias em Foz do Iguaçu

li que comemora 78 anos. Ela e o o Lugris festejam também 57 anos a semana. O casamento aconteceu dia do aniversário dela. O amor é lindo!

Social 10/11 JORNAL MINUANO

#Curtas# >>> Nory Boutique participa do evento Miss Dom Pedrito promovido pelo colunista social Sidney Castilhos, que acontece no dia 8 de junho às 18h, no Dom Pedrito Country Clube. A loja de Norma Kopper estará mostrando toda a elegância e glamour das suas produções através de marcas consagradas, abrilhantando ainda mais o evento. >>> O Bagé Tênis Clube promove jantar baile em comemoração ao Dia dos Namorados, no sábado, 14 de junho. Além do clima romântico e da decoração enfatizando a data haverá diversas atrações, a animação do DJ Flávio Silveira e apresentação da Bio Center. Reservas e informações 9966 3748. >>> Neste sábado, a Guatambu Estância do Vinho realiza almoço harmonizado, oferecendo o tradicional cordeiro assado na parrilla com os premiados vinhos e espumantes da vinícola. O investimento é de R$ 85 (almoço com bebidas inclusas) e R$ 100 (tour na vinícola com almoço). Informações pelo fone (53) 3243.3295. >>> No sábado, às 15h, a Nicola Veículos promove Clínica de Serviços Chevrolet Especial Mulher Bagé. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Será oferecido coquetel e workshop de mecânica básica. >>> Devanir e Ivan Bulcão estão curtindo as belezas de Lisboa, visitando Cascais, Estoril, Sintra, Fátima e Porto. O roteiro segue por mais seis dias de aventuras em Nice, França. Dali o casal irá para Saint Tropez, Cannes e Mônaco, depois retornam para Portugal, onde permanecem por mais 10 dias passeando e conhecendo os pontos turísticos. O passeio termina no dia 23 de junho, quando voltam ao Brasil. >>> Só tenho a agradecer o carinho e a disponibilidade do casal Luciana e Rodrigo Duarte que gentilmente aceitaram o convite e posaram para essa edição especial de Dia dos Namorados do Caderno Ellas, encartada hoje no JORNAL MINUANO. A produção foi da DUX (leia-se Emília Becker), o cenário, as belas flores e a cesta de delícias, são exclusividade da Mi Ventana Plantas e Decoração. Fica a dica para o presente do dia 12 de junho. >>> Espetáculo! A produção assinada por Fabrício Leal, para o Desfile do Cobame, parece ser o fim das antigas e feias passarelas. Um luxo especial e um carinho para quem desfilou. Adorei, puro glamour e tecnologia. >>> Stela Dias Cantão me falou do brique que ela e o Frei Álvaro estão envolvidos, que tem por objetivo ajudar na construção da Capela de Nossa Senhora de Fátima. Haverá comercialização de roupas e calçados, hoje, das 9h30min às 18h30min na Igreja Nossa Senhora da Conceição. >>> A 12ª edição do Dança Bagé que teve início ontem, promete movimentar a cidade até domingo. Dezenas de grupos de dançarinos, bailarinos e apaixonados pela arte estão envolvidos com o evento, que será realizado no Ginásio Militão. >>> O Boteco do Mercado Café tem obtido o maior sucesso de público e crítica. Hoje quem retorna ao palco da casa é o cantor Marcelo Massário de Santa Maria para mostrar o melhor do MPB e Pop Rock. E no sábado é a vez do queridíssimo Trio Clave animar a galera. Não esqueçam o Open Bar de cerveja Polar! A RP do Mercado Café, Larissa Leão, dá a dica: "é só chegar cedo para garantir uma mesa e saborear um de nossos pratos ou petiscos. Abrimos às 21h". >>> Hoje e amanhã, a AABB recebe uma delegação de aposentados da AABB Porto Alegre. Os visitantes fazem parte do grupo que costumeiramente participa do Campeonato da Integração Nacional dos Aposentados do BB e também viaja a turismo pelo RS. Haverá uma série de atividades esportivas, turísticas e atrações. Hoje, acontece jantar campeiro seguido de show “O samba esta no ar”, com o Grupo Confraria do Samba. A comunidade também pode participar. O convite custa R$ 18. E no sábado, jantar com animação da banda “No tempo da brilhantina”. O convite custa R$ 25,00.

BAGÉ, 06 DE JUNHO DE 2014


12 Cidade

BAGÉ, 06 DE JUNHO DE 2014

JORNAL MINUANO


Cidade 13 Prefeitura inicia a licitação para pavimentar o acesso da Unipampa Projeto corre o risco de perder a verba de emenda, caso obra não seja iniciada até o final deste mês Aguardada desde dezembro de 2012, a pavimentação de 440 metros da rua Maria Anunciação de Godoy deve sair do papel até o final deste mês. Ao menos, é o que garante o governo municipal. Contudo, se até o dia 30 deste mês, a obra não tiver avançado, ainda que somente no campo burocrático, o município corre o risco de perder o valor destinado. Para o asfaltamento da rua, que leva até o Campus da Unipampa de Bagé, foi destinada uma verba de R$ 493,1 mil, pelo deputado federal Afonso Hamm, e outros R$ 430 mil do deputado federal Ronaldo Zulke (PT). A emenda de Hamm pode ser perdida, caso não seja utilizada dentro do prazo. Entretanto, o secretário municipal de Atividades Urbanas, Paulinho Parera, afirma

que todas as informações que estavam pendentes na Caixa Econômica Federal, impedindo a liberação da verba, já foram encaminhadas. O secretário acredita que em breve os recursos deverão ser liberados. Ao que tudo indica, o asfaltamento deve ser garantido até o final do mês. Prova disso é que o setor de licitações da Prefeitura publicou a tomada de preços 02/2014, para contratar a empresa que será responsável pela execução da obra. De acordo com a responsável pelo setor de licitações da Secretaria da Fazenda, Jocimara Gomes, neste primeiro momento a licitação contempla a drenagem pluvial, terraplanagem, pavimentação asfáltica, sinalização, canteiros, rampa de acesso para cadeirantes e ciclovia nos primeiros 220 metros.

Este primeiro trecho será viabilizado pela emenda de Hamm, repassada através do Ministério das Cidades. O valor total está orçado em R$ 513 mil, sendo R$ 493 mil garantidos pelo repasse do deputado, com restante pago através de contrapartida da Prefeitura. A segunda parte da obra, os outros 220 metros, será paga com a emenda destinada pelo deputado Zulke. Esta parte do projeto deve ser encaminhada apenas em 2015, já que foi aprovada dentro do Orçamento da União deste ano, mas o acesso ao recurso só é possível no ano seguinte.

Primeira fase irá pavimentar 220 metros da rua Maria Anunciação de Godoy

Lei que exige nota informando impostos cobrados começa a valer na próxima semana Empresas ainda não estão totalmente adaptadas à lei da discriminação de tributos nas notas fiscais Em dezembro de 2012, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que determina o detalhamento na nota fiscal dos tributos pagos em cada produto adquirido. A medida entrou em vigor em junho do ano passado, mas os empresários ganharam um ano extra para se adequar à lei, que requeria um software específico. Agora, a medida entra em vigor, de vez, a partir da próxima segunda-feira, mas nem todos os empresários estão adaptados e muitos ainda têm dúvidas sobre o processo. Um dos maiores questionamentos é sobre a forma que as informações devem ser repassadas ao consumidor. Na lei, está previsto que a discriminação dos impostos pode ser feita tanto no cupom fiscal quanto em painel colocado em local visível ou outro meio eletrônico ou impresso. Quando o detalhamento estiver na nota fiscal, o dono da loja não é obrigado a informar o valor do imposto por produto, mas sim o valor aproximado do total da compra feita. A partir de 9 de junho, quem descumprir a legislação poderá ser penalizado com multa, que pode variar de R$ 494,00 a R$ 7,4 milhões. O presidente do Sindilojas, Nerildo Lacerda, argumenta que a medida só irá dificultar e onerar o trabalho do empresariado, especialmente os micro e pequenos empreendedores. “Não são todos os estabelecimentos comerciais que têm a estrutura necessária

divulgação

Comércio precisa de adequações à legislação para manter essa medida, nem todas as lojas são totalmente informatizadas”, afirma. Para Lacerda, outras alternativas, como a discriminação dos tributos em painéis, são mais viáveis para as empresas. Ele conta ainda, que não soube de nenhuma loja, das 1.447 representadas pelo Sindilojas, que tenha se adequado à medida. O empresário Richarles Nogueira, concorda com a oneração ao empresariado, mas acredita que a lei irá esclarecer aos consumidores qual o valor realmente pago pelo produto e o que é destinado aos cofres públicos. Ele afirma que já está em processo de adequação da loja, que em até 30 dias já deve estar operando com o novo sistema. Contudo, res-

salta os custos extras que a lei trará. “Claro que tem um custo adicional, porque tivemos que trocar todo o sistema operacional das lojas, fora a mensalidade que vamos ter que pagar para manter o sistema atualizado. Mas faz parte, se é lei, temos que nos adequar”, diz. Entretanto, Nogueira acredita que a medida deveria vir acompanhada de outra ação, que mostrasse onde os valores em destaque nas notas estão sendo aplicados. “Não adianta saber quanto se paga de impostos, se depois não ficamos sabendo no que está sendo aplicado. Seria bom que o próprio governo tivesse uma ação desta natureza, mostrando quanto foi recebido e quanto foi aplicado e no quê”, observa.

BAGÉ, 06 DE JUNHO DE 2014

FRANCISCO DE ASSIS

JORNAL MINUANO


14 Lazer

JORNAL MINUANO

Horóscopo ÁRIES Muito trabalho com o devido retorno financeiro, bastante esforço e foco para uma contrapartida agradável que irá manter seu astral lá em cima! Lua e Plutão em ângulo positivo liberam o caminho para mergulhos emocionais profundos e transformadores.

Luluzinha Teen

BAGÉ, 06 DE JUNHO DE 2014

TOURO

Lua, Vênus e Plutão garantem a sua retaguarda em qualquer competição, desafio, prova. Você poderá se dar bem usando o poder da mente prática associado ao foco no que realmente importa. Superação e reconhecimento. No amor, saberá dar a direção correta.

GÊMEOS

Resumo das novelas

Cruzada

Malhação - GLOBO - 17h Vera e Ronaldo não permitem que Ben e Anita fiquem juntos no casarão. Omar e Fábio procuram Luciana e travam uma disputa para conquistá-la. Junior comunica à equipe de produção do musical que a empresa de som foi assaltada. Martin consegue solucionar o problema do áudio do musical. Sofia recebe um convite para estagiar em um ateliê em Paris. Luciana repreende Omar e Fábio. Sidney revela a Sofia que foi ele quem mostrou seu trabalho para o ateliê francês.

Enquanto a área amorosa se ressente de altos e baixos, a briga é por poder e controle da relação. Poderá contar com um bom amparo familiar. Para uma reforma, ou uma decisão ligada a imóvel, herança ou outro patrimônio qualquer. Muita coisa fará sentido.

CÂNCER Notícias boas animam e ajudam você a dar a direção mais clara e de acordo com sua vontade a algo importante. Grande poder de sintonizar emoções coletivas. Invista em procedimentos que visem mais força orgânica, e discrimine bem sua alimentação.

LEÃO Você acertará no alvo numa transação financeira um tanto delicada, mas essencial. A área profissional está protegida pelo poder de observar, separar o joio do trigo e investir em estruturas firmes, mesmo sem acessórios. Exames e tratamentos de saúde em alta.

Meu Pedacinho de Chão - GLOBO - 18h Serelepe conta para Ferdinando que Zelão tem a intenção de raptar Juliana. Ferdinando avisa a Juliana do perigo que ela corre com Zelão e decide levar a professora para a casa de Pedro. Epaminondas avisa a Zelão para não se aproximar de Juliana. Ferdinando e Gina se estranham quando ele a impede de usar sua arma para atirar em Zelão.

VIRGEM Faro para escolher aquilo que pode fazer bem a você, grande capacidade de discernimento que ajuda a escolher os desafios que podem e devem ser superados. No amor, jogue no seu próprio time e valorize-se, demonstrando como seu sentimento é verdadeiro.

LIBRA Tratamentos de pele, beleza e cuidados com a saúde em destaque total hoje. Você também se beneficia de um tempinho para meditar, relaxando do estresse ambiente. Decisões firmes. Revelações importantes o ajudarão a definir estratégias para os próximos dias.

Geração Brasil - GLOBO - 19h Verônica implora que Jonas vá embora. Jack guarda o envelope grená. Lara reclama de Shin para Iracema. Dante conta para Cidão o que aconteceu com sua van. Alice briga com o exnamorado. Cidão exige que Matias trabalhe para ele para pagar a dívida de Dante. Pamela chega para o evento na Plugar. Herval e Pamela se beijam. Iracema conversa com Shin sobre a festa de Tomás. Jojô afirma para Verônica que Jonas armou para ficar com ela. Brian volta ao seu estado normal, e Jack avisa que contará para Pamela sobre o conteúdo do envelope grená.

ESCORPIÃO

Intervenção enérgica de amigos, trabalho em grupo, cooperação intelectual e estratégia firme. Você acertará muitos alvos. Dia bom pra fazer projetos, para conseguir uma entrevista difícil, uma audiência impossível, a atenção prodigiosa de uma pessoa influente.

SAGITÁRIO Como pra você tudo está sempre bem, as dicas de hoje são: aproveitar o embalo pra arrumar e organizar a casa, aprender uma receita bacana para fazer e convidar os amigos, aprender uma técnica que facilite o cotidiano. O resto você resolverá com facilidade.

CAPRICÓRNIO

Em Família - GLOBO - 21h Ana se preocupa com Virgílio ao falar com ele por telefone. Verônica enaltece a atitude de Cadu de espalhar pelo bistrô cartazes de incentivo à doação de órgãos. Nando e Virgílio conversam sobre relacionamentos e falam de Helena e Juliana. Laerte se lembra do fracasso de seu casamento com Helena e fica nervoso.

Poucos são os que entendem o que se passa ultimamente em seu íntimo. Mas hoje obterá a prova de que não está sozinho neste processo, há amigos verdadeiros! Sonhos, cismas, sintonias. Você enxerga o quadro geral, traduz o impalpável, entende além.

AQUÁRIO

Dia de mudança lunar em Virgem promete certa irritação com assuntos menores do cotidiano, que de um jeito ou de outro o irritarão. Mas pense: sem estes detalhes chatos, um sonho pode ficar comprometido e não se realizar. Priorize ideias exequíveis.

PEIXES Com a Lua crescente de hoje, começa uma fase em que terá de escolher melhor o que quer viver no dia a dia. Como organizar seu cotidiano, seu trabalho, como dar um acabamento melhor às tarefas, como viver com mais qualidade. Comece estes aperfeiçoamentos.

Loterias FEDERAL 1º prêmio 2º prêmio 3º prêmio 4º prêmio 5º prêmio -

04872 19.183 43.228 24.030 94.002 50.231

LOTOFÁCIL

1064

02 03 07 08 09 10 11 14 15 16 18 19 21 24 25

LOTOMANIA 1457 04 05 15 23 28 34 36 39 40 47 61 70 73 77 83 89 90 91 92 97

DUPLA-SENA 1286 1º sorteio: 20 27 28 36 38 50 2º sorteio: 15 28 29 35 41 46

MEGA-SENA

1605

09 19 21 30 31 42 QUINA

3507

17 19 30 43 45


Nas Asas do Vento 15 JORNAL MINUANO

BAGÉ, 06 DE JUNHO DE 2014

Luiz Godinho luizgodinho@brturbo.com.br

Carijo da Canção Gaúcha A música “Trindade” de autoria de Giba Trindade e Nirion Machado é a grande vencedora do 29º Carijo da Canção Gaúcha, realizado no último final de semana na cidade de Palmeira das Missões. Consagrado também pelo público, o chamamé contou com a interpretação de três grandes cantores, Adair de Freitas, Robledo Martins e Cristiano Fantinel, que representaram no palco um diálogo entre pai, filho e neto. O agraciado com o troféu Origens, oferecido pelo programa Galpão Crioulo, da RBS TV, foi o cantor Miguel Marques.

Confira o resultado completo Primeiro lugar: Trindade Letra: Giba Trindade Melodia: Nirion Machado Interpretação: Adair de Freitas, Robledo Martins e Cristiano Fantinel Segundo lugar: Da tua falta Letra: Anderson Mireski Melodia: Luís Cardoso Interpretação: Juliano Javoski Terceiro lugar: A fiandeira Letra: Ana Cláudia Rodrigues Melodia: Juliano Javoski Interpretação: Miguel Marques

Melhor música sobre erva-mate: Com gosto de vida - Ita Cunha Foto: Maira Dill Letra: Gilberto Job/Piero Ereno Melodia: Felipe Rodio/Piero Ereno Interpretação: Ita Cunha Mais popular: A gaita do tio Elpídio Letra: Vilmar Wink de Souza Melodia: Aurélio Moraes Melhor tema ecológico: Um rio que nasce aqui Letra: Érico Guedes Melodia: Aurélio Moraes

Coxilha Nativista As inscrições para o festival podem ser feitas até 20 de junho. O corpo de jurados será composto por: Vaine Darde, Luciano Maia, Jair Medeiros, Cristiano Quevedo e Jonei Wrass. A 34ª edição da Coxilha Nativista de Cruz Alta acontece no período de 30 de julho a 2 de agosto de 2014, no Parque Integrado de Exposições.

Agenda 30/07 (quarta-feira) – Fase local da 34ª Coxilha Nativista 31/07 (quinta-feira) - 30ª Coxilha Piá, na categoria Piá Taludo e 1ª eliminatória da Fase Geral da 34ª Coxilha Nativista 01/08 (sexta-feira) - 30ª Coxilha Piá, na categoria Piá e 2ª eliminatória da Fase Geral da 34ª Coxilha Nativista 02/08 (sábado) - Finalíssima da 34ª da Coxilha Nativista.

Melhor trabalho sobre Palmeira das Missões: A gaita do tio Elpídio Letra: Vilmar Wink de Souza Melodia: Aurélio Moraes Melhor trabalho poético: Alma de guri Letra: Fabiano Cestari Melodia: Fabiano Cestari Melhor arranjo vocal: A fiandeira Melhor arranjo instrumental: Da tua falta Melhor instrumentista: Douglas Mendes - Violino - Da tua falta Miguel Marques - Melhor intérprete por “Fiandeira” Troféu Origens: Miguel Marques Colaboração: Jairo Reis

Obs.: Fica proibida a participação na Coxilha Nativista de Cruz Alta, seja na fase local, geral, Coxilha Piá, Piá Taludo e Mi Maior de Gavetão de artistas com parentesco de até 3º grau ou com vínculos familiares públicos e notórios com qualquer integrante da Comissão Julgadora, bem como de artistas que componham grupos definidos, com trabalhos publicados em parceria de algum membro da referida comissão. Colaboração: Rádio Fronteira Gaúcha


16 Cidade JORNAL MINUANO

Pão dos Pobres Santo Antônio atende 40 idosas Na data de 13 de junho é comemorado o dia do Santo Antônio, considerado o santo mais popular da Igreja Católica. Em Bagé foi criado a há 66 anos, o Movimento Pão dos Pobres de Santo Antônio, que arrecada fundos para mensalmente oferecer a 40 idosas, gêneros alimentícios. A mais antiga instituição assistencial de mulheres em

Bagé pede a colaboração de todos que queiram realizar doações, seja em dinheiro, roupas ou alimentos. Toda a arrecadação mensal é realizada com a ajuda dos próprios familiares e amigos devotos. Quem tiver interesse de se unir a este movimento, doando, pode procurar a Paróquia da Catedral São Sebastião e realizar a entrega.

Pela tradição, em comemoração a festa de Santo Antônio, as voluntárias do movimento oferecem às assistidas e familiares, almoço e sobremesas. Os gêneros alimentícios, nesta data e no Natal, são o dobro dos meses normais e, além disso, são entregues roupas de banho e cama, como lençóis e cobertores. Fundado no dia 13 de ju-

ANTÔNIO ROCHA

BAGÉ, 06 DE JUNHO DE 2014

nho de 1948, o Pão dos Pobres conta atualmente com seis mulheres envolvidas em manter o propósito de ajudar idosas que moram nas periferias da cidade. Marília Lopes, Zélia Sastre e Margarida Corrêa, são algumas das fundadoras que permanecem até hoje nas ações sociais, executadas mensalmente, além de Susana Budó, Nora Severo e Reni Firpo.

Grupos de 20 cidades gaúchas participam da 12ª edição do Dança Bagé ANTÔNIO ROCHA

Movimento e ritmo ganham os palcos de Bagé neste final de semana. Iniciou ontem, a 12ª edição do Dança Bagé, no Ginásio Militão. Ao todo são 59 grupos inscritos, de 20 cidades do Rio Grande do Sul e Uruguai, que concorrem a R$ 10 mil em premiação. Durante a tarde acontecem as oficinas de jazz, ballet, dança contemporânea, dança de salão, dança do ventre, vogue, house e danças urbanas. Os espetáculos são divididos em três partes: mostra de danças, competição e shows e acontecem sempre a partir das 18h. No primeiro dia do Dança Bagé, 22 grupos se apresentaram, sendo que 10 na mostra competitiva. Ao final, Égnes Gawasy, que atua na dança do ventre, Amally Mossi, dançarina contemporânea, fizeram shows. Ambas fazem parte do corpo de jurados do festival. De acordo com a organizadora do evento, Anacarla Flores, a expectativa é de 20 mil pessoas participarem do festival.

Programação

As apresentações iniciaram na noite de ontem

Atração principal Todos os anos há um convidado especial, reconhecido entre os bailarinos e o público. Em 2014, o coreógrafo Carlos Fontinelle é a principal atração. Ele é amazonense, mas mora no Rio de Janeiro há cerca de uma década. Entre seus principais trabalhos, está o musical Shrek e a coreografia da atriz Luciana Paes, uma das finalistas do quadro Artis-

ta Completão, do Domingão do Faustão. Fontinelle está ministrando as oficinas de dança contemporânea e jazz, é jurado do 12º Dança Bagé e vai se apresentar no evento, com o espetáculo Pé de Cachimbo, sábado, às 21h. O valor do ingresso é R$ 10. O público deve levar um agasalho, que será arrecadado pelo Prociba ou um pacote de bolachas, item que será para a Liga Feminina de Combate ao Câncer, pois os pacientes também recebem doações de alimentos.

18h Mostra: Bio Center Centro de Danças – Bagé Imba Grupo de Dança – Bagé Academia Viva Vida – Bagé Instituto Estadual de Educação Dr. Bulcão – Lavras do Sul Concurso: Essence Street Dance – Bagé Escola de Dança Ballerina – Alegrete Vuelo Flamenco – Melo GRUD – Pelotas Cia de Dança Edson Silva – Bagé Cia FL Dance – Pelotas Ballet Ivone Freire – Santa Maria Atelier da Dança – São Gabriel Freedom Cia de Dança – Rio Grande Ballet Guterres – Porto Alegre Dalié Morales – Bagé Grupo Vem Dançar – Lavras do Sul Grupo Dance Crazy Soul – Santa Maria Street Black Moviment – Bagé Centro de Arte Clube do Professor Gaúcho – Porto Alegre 21h Shows: Instituto Municipal de Belas Artes Bio Center Centro de Danças Tango com Estebán Cortez e Virgínia Arzuaga – Montevideu


Segurança 17 JORNAL MINUANO

BAGÉ, 06 DE JUNHO DE 2014

Cerca de 50 quilos de Ladrões atacam obra maconha são apreendidos DIVULGAÇÃO

Droga estava sendo carregada em duas malas Na madrugada de ontem, aproximadamente 50 quilos de maconha foram apreendidos. Esta foi a maior apreensão de drogas, nos últimos anos, segundo informações da Delegacia

Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas – Defrec. A droga estava sendo transportada por dois homens que viajavam em um ônibus de Porto Alegre para Bagé. Dione Do-

mingues de Freitas, 25 anos e Gesse Eduardo Colares, 34 anos, carregavam os entorpecentes em duas malas. A dupla foi presa em flagrante e encaminhada ao Presídio Regional de Bagé (PRB). A Brigada Militar recebeu a denúncia de um dos passageiros que desconfiou da dupla. O transporte chegou à cidade por volta das 4h e os dois foram abordados no bairro Morgado Rosa, onde residem. Freitas e Colares chegaram ao bairro em um táxi. Os dois pararam próximo a um campo. Colares fugiu em direção ao interior do bairro, foi perseguido por algumas quadras e detido no dentro do pátio de uma residência. Próximo dali, um homem que não foi identificado pelos policiais, aguardava a dupla. Houve troca de tiros, mas ninguém ficou ferido. O suspeito fugiu.

Acidente entre ônibus e carro na BR 293

FOTOS DIVULGAÇÃO

Ninguém ficou ferido Um ônibus e um automóvel Prisma colidiram, na manhã de ontem, na BR 293 km 172. Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo trafegava de Bagé em direção a Candiota e não parou

na rótula entre as BRs 153 e 293, provocando a colisão. No momento do acidente, o ônibus retornava de Hulha Negra, onde havia desembarcado funcionários no frigorífico Pampeano. Ninguém ficou ferido.

Ferramentas de uma obra foram levadas da rua Gomes Carneiro, de uma construção realizada em anexo à Santa Casa de Caridade. Os ladrões arrombaram um cadeado e levaram uma serra, uma esmerilhadeira, um maçarico e um botijão de gás.

Moto e carro colidem na rua Monsenhor Um automóvel Megane e uma motocicleta colidiram na tarde de ontem. O acidente aconteceu na rua Monsenhor Costábile Hipólito, e o motociclista, ferido, foi encaminhado ao Pronto-Socorro. A moto foi recolhida em função de documentos atrasados.

Dois casos de abigeato registrados Dois casos de abigeato foram registrados ontem, na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Na noite de terça-feira, na localidade de Joca Tavares, uma vaca prenha foi abatida a tiros. Os ladrões levaram paletas, quartos, lombo e partes do couro. No Parque do Gaúcho, na madrugada de ontem, um cavalo com aproximadamente sete anos de idade foi furtado. Os ladrões cortaram seis fios de arame.

Óbitos Funerária Santa Casa JADER LOPES LEAL, 77 anos, trabalhador rural, casado com Teresinha Barbosa Leal, morava em Dom Pedrito. Deixa os filhos Sônia Marilei, Ricardo e Sandra.


18 Esporte

BAGÉ, 06 DE JUNHO DE 2014

JORNAL MINUANO

Marcel Nunes Renato Marsiglia Comentarista esportivo renato.marsiglia@tvglobo.com.br

marcelpnunes@gmail.com @marcelpnunes

Bajeenses se preparam para correr maratonas do Rio e Punta Del Leste Eventos devem atrair 60 atletas locais em agosto e setembro Divulgação

Seleção: treino moderado

O Brasil fez o que lhe cabia contra o Panamá. Não dá para se medir o potencial brasileiro por este jogo. Foi uma partida para dar ritmo a quem vinha apenas treinando. Ficou clara a preocupação de ninguém se machucar. Neymar fez uma ótima apresentação, maravilhosa eu diria, mas seus adversários na Copa serão imensamente superiores aos panamenhos. Não me iludo com este tipo de jogo como também não sou pessimista. O Brasil tem chances sim. Só que tudo é diferente na hora da verdade.

Falta centroavante

Todos nós sabemos que Felipão não abre mão de ter um centroavante de ofício nos times que dirige. Questão de filosofia de jogo da qual o treinador não desiste. Foi assim na Copa das Confederações com Fred, mas a queda de rendimento do jogador do Fluminense é alarmante. Pior: seu substituto é Jô. Isso mesmo: Jô. Para quem entrou em campo nas últimas Copas com Romário, Ronaldo e Adriano, chega a ser deprimente. Não sei se não seria melhor Felipão jogar com atacantes de movimentação sem um centroavante fixo. Jogadores para isso ele possui.

Otimismo exagerado

O clima de oba-oba pode ser um “tiro no pé” da Seleção Brasileira. Principalmente porque estamos em ano eleitoral e os demagogos de sempre aproveitam para tirar uma “casquinha” e surfar na onda de um título. O próprio Parreira foi o primeiro a dizer no dia da apresentação, que o Brasil já está com uma das mãos na Taça. Ou seja: as outras trinta e uma seleções que se virem para disputar com o Brasil um espaço para a outra mão. Eu não desrespeitaria assim adversários como Alemanha, Espanha, Argentina e Itália.

Por falar nisso...

Como apenas seis dos vinte e três convocados já disputaram uma Copa do Mundo, este clima exagerado de otimismo pode contagiar. Estamos dando muita importância para a conquista de uma competição engana-bobo como a Copa das Confederações. A Espanha, por exemplo, veio desfalcada e seus jogadores passaram uma semana na beira da praia em Fortaleza tomando caipirinha e fazendo “festas de arrombas” com mulheres. Na Copa será a mesma coisa? Duvido.

Assaltos nos aeroportos

Em função da Copa do Mundo, A Polícia Federal já detectou várias quadrilhas de “mãos leves” operando nos terminais de atendimento automático, quando o passageiro está mais preocupado em resolver seu problema e deixa as malas de lado. O serviço de inteligência da PF sabe que outras virão. Pior: a legislação brasileira estabelece que, pegos roubando, os ladrões sejam fichados e liberados mediante pagamento de fiança. Vira brincadeirinha de prende e solta. Todo o cuidado será pouco neste período. Mais essa!!!!

Eleições na dupla Gre-Nal

A eleição do Grêmio é em setembro e a do Inter em dezembro, mas os bastidores já estão fervendo. Com a parada para a Copa do Mundo, sobra mais tempo para as articulações e composições. Quando o Brasileirão retornar, a chapa irá esquentar e isto não é bom. Mesmo que digam o contrário, não há como blindar o vestiário da política do clube. É tudo no mesmo local. Um problema a mais para Fábio Koff e Giovani Luigui em meio a um campeonato disputadíssimo.

Grupo já esteve na Cidade Maravilhosa em 2013 A corrida de rua já caiu no gosto e faz, cada vez mais, parte do dia a dia dos bajeenses. E um grupo que representa a Corra e Viva Assessoria Esportiva se prepara para dois grandes desafios no segundo semestre: Meia Maratona do Rio de Janeiro e Maratona Internacional de Punta Del Leste. O primeiro compromisso será dia 31 de agosto na Cidade Maravilhosa. A prova será desenvolvida em percursos de cinco e 21 km. Bagé estará representada por uma delegação de 20 a 30 atletas. De acordo com o professor

Leandro Azambuja, as condições climáticas impedem um trabalho específico para a prova, porém, nada que atrapalhe o desempenho dos atletas. “A temperatura na hora da prova estará próxima dos 30ºC”, diz. Com largada prevista para a praia de São Conrado e linha de chegada no Aterro do Flamengo, a Meia Maratona reúne, anualmente, aproximadamente 20 mil corredores. Com o pouso no Rio programado para o dia 7, os bajeenses ficarão hospedados em Copacabana. “Foi contratada uma assessoria e uma equipe

Brasil encara Sérvia com equipe da estreia Luís Felipe Scolari poderá mandar a campo contra a Sérvia a equipe que estreará na Copa do Mundo, dia 12, diante da Croácia em São Paulo. A única ausência pode ser Oscar. O treinador concedeu entrevista coletiva, após o treinamento de ontem, e precisou esclarecer sobre a falta do meia do Chelsea. A Seleção joga a partir das 16h no estádio Morumbi. Oscar foi liberado para o nascimento da filha em Campinas. Sua escalação no amistoso seria definida somente na noite de ontem, após sua reapresentação. “A escalação depende de uma conversa com ele. De como ele está, do que ele viveu, a intensidade e tudo mais. Acredito

que ele chegará feliz da vida e dirá: “estou pronto”. Então vamos analisar se é melhor iniciar com ele ou não”, pontua. Se ele não estiver em campo, o seu substituto será William. O companheiro do exjogador colorado no clube inglês tem recebido muitos elogios durante a preparação prémundial. “Ele é muito rápido, reage com uma rapidez incrível, tem mudança de direção, drible, bate bem na bola. Se precisar entrar, pode até acrescentar

de logística. Retornamos domingo, no voo das 22h”, conta. Já o Uruguai será destino dos competidores no dia 21 de setembro. Tradicional por reunir centenas de brasileiros, a 7ª edição contará com um grupo de 40 alunos da Corra e Viva. Além dos 10 e 21, a prova também acontece nos 42 km. Serão cerca de seis mil inscritos. “Trata-se de provas elitizadas. Aonde cada um de nós irá para superar os próprios limites, as próprias marcas”, encerra.

Sistema de cronometragem A Corra e Viva conta com um sistema de cronometragem por chip. O equipamento detecta o momento em que o atleta passa sobre os tapetes de controle posicionados na largada. Os dados são coletados por um chip preso no cadarço do tênis, que gerencia as informações e emite relatórios instantâneos. “O principal objetivo é fazer um acompanhamento detalhado da performance de cada aluno, buscando um melhor desempenho durante os treinos”. Wander Roberto/VIPCOMM/especial jm

Técnico tem uma dúvida para partidas das 16h

qualidades que sejam melhores para a equipe”, diz Felipão. Em determinado momento, o treinador chegou a projetar uma eventual final com a Argentina. “Tomara que tenha uma final sul-americana, com grandes jogadores, excelente qualidade técnica. Não quero que a Argentina saia no primeiro grupo, quero que jogue seu futebol normalmente, que vá vencendo. Meu problema é o Brasil. Tenho que chegar na final. Depois, quem chegar, chegou”, completa.


Esporte 19 JORNAL MINUANO

BAGÉ, 06 DE JUNHO DE 2014

Bagé convoca reunião que definirá futuro do clube no segundo semestre Dirigentes, conselheiros e sócios terão encontro definitivo no domingo Divulgação

Presidente ouvirá apoiadores antes de decidir

O Bagé vai reunir dirigentes, conselheiros, sócios e torcedores no domingo às 11h no salão de festas do estádio Pedra Moura. O objetivo é avaliar a participação na Série B do Campeonato Gaúcho e, principalmente, debater a presença do clube na Copa FGF. Um encontro derradeiro, somente entres diretores, ocorre segunda-feira para definir o futuro jaldenegro no segundo semestre. O presidente Eduardo Mendes já demonstrou, através de ofício, à Federação o interesse em disputar a competição. De acordo com o dirigente, no

entanto, existe divergência entre os dirigentes quanto à participação. “Dependemos do apoio dos jalde-negros. O presidente sozinho não á capaz de fazer nada. A reunião servirá para solicitarmos e observamos o grau de comprometimento”, conta. O mandatário revela que o clube em atividade gera, ao menos, 110 empregos diretos e indiretos, além de movimentar o mercado gastronômico e hoteleiro. Porém, para ratificar a presença na chave Sul-Fronteira, o Bagé terá que correr atrás de novas receitas.

Citadino será retomado no sábado Primeiro turno foi vencido, de forma invicta, pelo São Pedro O segundo turno do Campeonato Citadino da categoria 60 anos será aberto neste sábado no Complexo Esportivo Presidente Médici. Após o desfecho do primeiro com o título do São Pedro, as pontuações serão zeradas. A competição é organizada pela Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL). Com sete vitórias e um empate, o São Pedro dominou a primeira metade. A equipe marcou 26 gols

Zagueiro de Bagé conquista acesso à Série A Divulgação

Jogador atuou por anos pelo Guarany Um bajeense ajuda a construir a vitoriosa história de um clube de apenas quatro anos de fundação. O União Frederiquense, de Frederico Westphalen, goleou o Brasil de Farroupilha, 3 a 0, e se garantiu, pela primeira vez, na Série A do Campeonato Gaúcho. O zagueiro Ilson participou de toda a campanha do clube que chegou a brigar contra o rebaixamento no primeiro turno. A partida final foi em Farroupilha e somente a vitória interessava após a derrota por 2 a 1 no Vermelhão da Colina. Leandro Rodrigues, Paulinho Macaíba e Diego Miranda marcaram os gols da classificação. O time é comandado por outro exalvirrubro, Rodrigo Bandeira, além de contar com zagueiro Jésum, também com passagem pelo Estrela D’Alva.

e sofreu apenas três. Caixeiral, Gente Bem e Flamengo completaram as quatro primeiras colocações. Na rodada final: Caixeiral 3x1 Hulha Negra; Juventus 4x1 Caixeiral Campestre; Gente Bem 5x0 Brasil e São Pedro 0x0 Flamengo. Primeira rodada do segundo turno: Hulha Negra x Caieira, campo 2; Flamengo x Caixeiral, 3; São Pedro x Brasil, 4; Gente Bem x Juventus, 7. O torneio será suspenso durante a Copa do Mundo.

Com um gasto estimado em R$ 40 mil mensal, o clube arrecada, atualmente, cerca de R$ 16 mil. O Bagé tem até o fim do expediente da Federação no dia 9 para retirar sua intenção de disputar. Pela manhã, Eduardo Mendes, Paulo Machado, Carlos Alberto Ducos, Marcelo Marinho e Luís Alcalde se reencontrarão. Um custo para o segundo semestre, provavelmente será reduzido. Sem o ônibus Abelhão 2, que necessitava de reparos, o Bagé teve o valor com deslocamentos ampliado no Estadual.


20 Contracapa

BAGÉ, 06 DE JUNHO DE 2014

JORNAL MINUANO

Temperatura Hoje Mínima Máxima

Manhã

Tarde

Noite

10 18

FRANCISCO DE ASSIS

Vinte e quatro para garantir recursos

A prefeitura de Bagé irá lançar edital de licitação para pavimentação dos 440 metros do acesso à Universidade Federal do Pampa (Unipampa) até o final deste mês. No entanto, se até o final de junho a obra não tiver avançado, ainda que somente no campo burocrático, o município corre o risco de perder o valor da emenda do deputado federal Afonso Hamm (PP), de R$ 493,1 mil. O recurso destinado pelo deputado federal Ronaldo Zulke (PT) de R$ 430 mil só entrará no orçamento em 2015. Pág. 13

20140606  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you