Issuu on Google+

Minuano jornalminuano.com.br BAGÉ, sábado, 10, e domingo, 11 de maio de 2014 - ANO XX Nº 4 735 | R$ 2,75

Urcamp não corre risco de perder filantropia

FOTOS CHRYSTIAN RIBEIRO/especial JM

O procurador de Fundações do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Antônio Carlos Avelar Bastos, é taxativo ao afirmar que a Fundação Átilla Taborda (FAT) se encontra regular no que tange à composição de seus órgãos administrativos. A manifestação do procurador é em resposta a uma consulta formulada pelos procuradores jurídicos da FAT, enviada ao ministério em razão de denúncias que foram publicadas no Jornal Folha do Sul, na edição do dia 26 de abril. O ofício com a resposta chegou à Urcamp ontem no final da tarde. De posse desse documento, o presidente da FAT, Derli João Siqueira da Silva, e a reitora da universidade, Lia Quintana, manifestaram-se sobre o assunto. Pág. 02

Moradores da zona leste não vão pagar contribuição para asfaltamento Anúncio foi feito pelo prefeito Dudu Colombo, ontem à tarde, em entrevista coletiva

Pág. 05

Vereadores vão investigar denúncia de funcionário fantasma no Imba

Dois servidores da prefeitura estariam vinculados ao mesmo cargo no Instituto Municipal de Belas Artes Pág. 05

Bagé contrata Luiz Carlos Bertran, o Chicão

Ex-treinador do Guarani de Venâncio Aires vai assumir comando do jalde-negro

Pág. 22


02 Ponto de Vista BAGÉ, 10 e 11 DE MAIO DE 2014

JORNAL MINUANO

Ministério Público afirma que não existem irregularidades na FAT Depois de quase 15 dias da publicação de uma reportagem no Jornal Folha do Sul, a qual dizia haver irregularidade no Conselho Diretor da Fundação Átilla Taborda (FAT) e isso poderia determinar o cancelamento da filantropia, a reitora da Universidade da Campanha (Urcamp), Lia Quintana, e o presidente da FAT, Derli João Siqueira da Silva, falaram publicamente sobre o assunto, ontem, no final da tarde. Os representantes da Urcamp e da FAT só se manifestaram agora por que a Fundação Átilla Taborda enviou uma consulta ao Ministério Público do Rio Grande do Sul para dirimir quaisquer dúvidas pendentes sobre o assunto e estavam esperando a resposta. O ofício com parecer do procurador de Fundações do Ministério, Antônio Carlos Avelar Bastos, foi recebido ontem, no final da tarde. Na reportagem veiculada na edição dia 26 de abril, no Jornal Folha do Sul, com base em denúncias, foi dito que existiam irregularidades na composição do conselho da FAT. Isso porque dois conselheiros – um deles o presidente -, são casados com profissionais remunerados da Urcamp e que isso caracterizava nepotismo. Segundo a reportagem, essa situação não cumpria o que teria sido estabelecido por uma lei de outubro de 2013, que determina que nenhum dirigente remunerado podia ser cônjuge ou parente de até terceiro grau de conselheiros. E que as implicações disso seriam o cancelamento da certificação da Urcamp como filantrópica. No ofício em resposta à consulta

da FAT, o procurador do Ministério Público foi taxativo ao afirmar que a Fundação Átilla Taborda se encontra regular no que tange à composição de seus órgãos administrativos.

Procurador jurídico O procurador jurídico da Urcamp, Luiz Carlos Pierucci, afirmou que a Urcamp não corre qualquer risco de perder a filantropia. O advogado salientou que profissionais remunerados da universidade podem, sim, ter vínculos com os conselheiros da FAT.

Presidente da fundação Siqueira da Silva disse que sempre esteve tranquilo em relação a sua conduta como presidente da Fundação Átilla Taborda. Comentou que tanto a presidência quanto os conselheiros estavam pacificados no entendimento de que não havia irregularidades sobre a acusação de nepotismo e ilegalidade na composição do conselho, contrariando a reportagem que citou nomes textualmente. “Eu estou exercendo o meu segundo mandato, nas duas vezes com chapa única. A estranheza maior é que conselheiros antigos, conhecedores do estatuto de 2002, não conhecessem esse assunto”, disse o dirigente. O presidente complementou que está oficializada a inexistência de qualquer irregularidade, arquivando a questão de ordem. “A veiculação de informações distorcidas da realidade, que são pertinentes a entidades de relevância social com a Fundação Átilla Taborda, sem o perfeito conhecimento do assunto da legislação vigente pode des-

CHARGE

creditar um trabalho que está sendo feito de forma árdua pela instituição”, falou. O presidente enfatizou que a FAT sempre procurou trabalhar com estrita regularidade no seu corpo diretivo, uma vez que ela reconhece sua responsabilidade no sentido de ser um exemplo na região onde atua. Sobre as acusações, o professor reconhece que isso causou uma dano moral para os que foram citados na denúncia. “Causou-nos um dano moral, uma vez que se constrói uma imagem como professor, gestor e membro da sociedade durante anos de trabalho.”

Manifestação da reitora Ao falar do assunto, a reitora frisou que tem assento no conselho da FAT e que já foi conselheira eleita em 2004. “Baseada nessa premissas, desde o primeiro momento em que foi trazido ao conselho esse documento denominado questão de ordem, com o conhecimento do estatuto vigente e os estatutos anteriores, tivemos a certeza de que essa manifestação não tinha amparo legal. A preocupação ficou no sentido de que todos os movimentos feitos até agora foram de manter a instituição regional desempenhando o seu papel dentro das comunidades nas quais está inserida e, neste caso, matérias inverídicas em nada contribuem para o desenvolvimento da universidade. Todo um trabalho é feito, mas basta uma vez para colocar em dúvida as ações e fragilizar a vida das pessoas citadas”, criticou.

CLÁUDIO FALCÃO

Imba

falcaobage58@gmail.com

Parecer do MP *“...não há irregularidade ou impedimento de que um membro da administração da FUNDAÇÃO preste serviços com vínculo empregatício e, portanto, perceba remuneração na condição de docente da UNIVERSIDADE mantida. Da mesma forma, não há impedimento ou irregularidade na existência de parentesco entre dirigente da FUNDAÇÃO e docentes e/ou dirigentes da UNIVERSIDADE, porquanto as disposições sobre parentesco contidas no § 2º, do artigo 29, da Lei 12.101/2009 (Incluído pela Lei 12.868, de 2013), se referem apenas aos casos em que os dirigentes da FUNDAÇÃO são remunerados, que não é o caso da FAT, como já referido. Por fim, cumpre esclarecer que a grande novidade trazida pela lei nº 12.868/2013 foi no sentido de permitir a remuneração de dirigentes de fundações privadas, o que era vedado anteriormente. 3. Pelo exposto, o parecer é no sentido de que a FUNDAÇÃO ÁTILLA TABORDA - FAT se encontra REGULAR no que tange à composição de seus Órgão Administrativos.” *Alguns trechos.

Confira na íntegra o parecer do procurador no site da Urcamp www. urcamp.tche.br

Minuano FAT - Jornal Minuano | CNPJ: 87415725/0012-81 Endereço: Rua Brigadeiro Mércio, 72 - CEP 96400.720 - Bagé/RS Telefones: Redação (53) 3242 7693 Assinaturas 3241-6377 e 3241-2057 www.jornalminuano.com.br | redacaominuano@gmail.com facebook.com/jornalminuanobage

DIRETOR EXECUTIVO - Aurelino Brites Rocha ADMINISTRATIVO Mírian Cloque

COMERCIAL Ion da Cunha

EDITORA GERAL Márcia Sousa

Editor Assistente - Fernando Marinho Tólio • Reportagem - Viviane Becker - Maritza Costa - Cláudio Falcão - Dora Beledo - Marcel Nunes - Melissa Louçan - Fernanda Couto - Jaqueline Muza - Daiane Lima - Sidimar Rostan • Chargista - Cláudio Falcão • Diagramação - Sandro Leal - Luís Mário Pereira - Daniel Cuerda Ferreira • Revisão - Marialda Silveira Monteiro • Assistente Comercial - Angelina Britto • Auxiliares Administrativos - Suélen Vieira Farias Conceição - Fábio Silveira • Distribuição - Marcos Goulart • Assistente de Distribuição - Armando Leguissamo • Fotos - Francisco Gomes Bosco - Francisco de Assis Rodrigues - Antônio Rocha • Colaboradores - George Teixeira Giorgis - José Carlos Teixeira Giorgis - Luiz Godinho - Marcelo Teixeira - Renato Marsiglia - Ana Maria Loureiro de Souza Delabary - Raquel Barreto Garcia - José Artur M. Maruri dos Santos - Norberto Dutra - Jair da Silva - Beatriz Lamego • Impressão - Gráfica do Jornal do Povo - Cachoeira do Sul Os artigos assinados não refletem, necessariamente, a posição do jornal. Por isso, a editoria não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.


Empreendedor 03 JORNAL MINUANO

Hoje tem “Mamãe Fashion Day” na Maria La Teja

BAGÉ, 10 e 11 DE MAIO DE 2014

Dora Beledo dora.beledo@hotmail.com @dorabeledo

Francisco Bosco

Sugestões Temppo

Tradicional, moderna, aventureira ou clássica, não importa o gosto ou estilo, a ideia é marcar o Dia das Mães com um presente especial. Para isso, a Temppo está preparando presentes incríveis. A confecção, calçados, bolsas e acessórios estão de arrasar. Surpreenda sua mãe!

Acessórios Mosaico

Procurando um bom presente para a sua mãe? Não deixe de visitar a Mosaico Joias e Acessórios. A loja tem brincos, anéis, pulseiras, colares, pingentes, relógios e todos os acessórios para deixar a sua mãe ainda mais bonita. A loja fica na Gomes Carneiro, 1136.

Seis vezes Atrevida

A Atrevida está com todas as tendências da coleção outono/ inverno 2014. O melhor é que a loja parcela suas compras em até seis vezes sem juros no cartão. Aproveite para comprar o presente para a sua mãe. A Atrevida fica na Presidente Vargas, 330.

Linha Oulive na Mistura da Terra

Empresárias estão com a loja aberta das 9h às 19h A Maria La Teja vai apresentar todos os lançamentos da coleção outono/inverno 2014 hoje. Durante todo o dia a loja vai promove o “Mamãe Fashion Day”, com muitas delícias e brindes aos que forem conhecer as novidades. As empresárias Débora Campos e Dani Campos estarão com a loja aberta das 9h às 19h, sem fechar ao meio-dia, para que ninguém perca a oportunidade de conferir a novíssima coleção e escolher o presente ideal para o Dia das Mães. “Temos looks para todos os estilos”, diz Dani.

Delícias típicas dos dias de inverno vão incrementar o “Mamãe Fashion Day”. Quem visitar a Maria La Teja hoje vai degustar vinhos, queijos e pães. E, para o dia ficar ainda mais bacana, todas as clientes que forem até a loja preencherão um cupom. Ao final da tarde haverá sorteio de vários brindes. “Para concorrer não é necessário realizar compras”, enfatiza Débora. Entre os brindes: chequepresente da Maria La Teja no valor de R$ 300; maquiagem e escova Eliezer Hair; três fotos impressas com a fotógrafa Roberta Hecht (com maquiagem

de Luana Renner e looks da Maria La Teja); avaliação e cardápio da nutricionista Ana Paula Pereira; e vale-compras de R$ 40 do Beliscatto Atelier. Durante a tarde do “Mamãe Fashion Day” a Estética Madruga vai oferecer massagem e limpeza facial na loja. Débora e Dani complementam observando que as condições de pagamento são facilitadas, inclusive no cartão.

Onde Marechal Floriano, 1389 Telefone: 3311 4404

A Mistura da Terra desenvolveu a linha Oulive. Ela protege a pele com o toque suave da oliva, perfeita para as mulheres do pampa. Confira.

Eventos Neisa

Agende seu evento na Neisa Confeitaria. No segundo piso você encontra um espaço diferenciado e toda a comodidadeque seu evento merece. E se for no horário de atendimento da confeitaria não será cobrado nenhum valor de aluguel. Entre em contato pelo telefone 3242 4423.

CC Corretora de Seguros

Na CC Corretora de Seguros você pode fazer seguro de vida, da sua casa, do seu carro e também de renda por incapacidade temporária, assim como previdência privada. A equipe está apta a oferecer toda a orientação técnica para você fazer o seguro mais adequado as suas necessidades. Entre em contato pelo telefone 3242 9693.

Telões na Atitude Projeta

A Atitude Projeta é uma empresa especializada em aluguéis de telões. Eles podem usados em aniversários, casamentos, formaturas, palestras e nas mais diversas ocasiões e eventos. Mais informações pelo telefone 9901 7481.

Sofás Casa Hermosa

A Casa Hermosa está com a promoção “Sofá Futebol Clube”. Na compra de um sofá você concorre a uma TV Sony 32 polegadas e ainda ganha um copo para pipoca. Não deixe de participar. A Casa Hermosa fica na Marechal Floriano esquina com a Presidente Vargas.


04 Campo & Negócios BAGÉ, 10 e 11 DE MAIO DE 2014

JORNAL MINUANO

Maritza Costa Coitinho ruraljornalminuano@gmail.com

Classificatória local do Freio de Ouro tem ápice neste final de semana

francisco bosco

Agroindústria de pães permanece no papel Projeto foi anunciado no ano passado arquivo jm

Mais um dia de avaliações Hoje e amanhã continua a programação da segunda classificatória nacional ao Freio de Ouro 2014, no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães. Com vários finalistas de edições anteriores, a expectativa é de grande qualidade, o que já pode ser visto nas avaliações morfológicas de quinta-feira e de ontem. Na programação deste final de semana estão as provas de andadura, figuras, esbarrada de fêmeas e machos, hoje pela manhã, e mangueira e prova de campo, hoje à tarde. Já amanhã, dia do resultado final, as provas começam às 9h, e, ao meio-dia, acontece o encerramento e a entrega de prêmios.

Uruguai Paralelo à classificatória em Bagé, acontece, desde sexta-feira, a primeira etapa da classificatória ao Freio de Ouro no país vizinho. Ao todo, 18 animais utilizam a pista do Prado, em Montevidéu, na busca por mais oito vagas na disputa da grande final em Esteio. Com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos (ABCCC), a semifinal é organizada pela Sociedad de Criadores de Caballos Criollos Del Uruguay e integra a programação da 34ª Expo-Outono.

Sede da associação precisa de reforma Anunciada em setembro do ano passado, a agroindústria familiar de pães, no Distrito de Palmas, permanece no papel. A presidente da Associação Comunitária de Moradores e Pequenos Produtores Rurais das localidades da Toca, Lixiguana, Coxilha das Flores, Pedreira e Cerro do

Malcriado, Gilda Mara Carvalho, diz que o projeto já está em análise desde o início do ano, esperando apenas a liberação de verba. Quem deve liberar a verba é o Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Badesul). Já foram confirmados R$ 10 mil, que deverão ser

investidos na compra de equipamentos como cilindros, forno e amassadeira. Porém, o recurso não cobrirá o investimento necessário na adaptação do prédio. “Por isso contamos com a contrapartida da prefeitura, o que já foi sinalizado de forma negativa”, explica Gilda. Caso se confirme que não haverá contrapartida, que é a posição atual, a associação programa outras formas de captação de recursos públicos. A estimativa é de que se gaste algo em torno de R$ 25 mil no total. Não há prazo para a liberação do dinheiro que deve tornar realidade a meta de construir uma agroindústria familiar para beneficiar produtores do distrito de Palmas. Devem trabalhar no local cerca de 10 pessoas preparando todos os tipos de pães, biscoitos e bolos.

Lavras do Sul promove a 2ª Ovinofest

O crescimento da produção de ovelhas estará em destaque no final deste mês. Com o objetivo de mostrar as potencialidades e qualidades da carne ovina da região, acontece, em Lavras do Sul, a 2ª Ovinofest – Festival de Gastronomia com Carne de Cordeiro.

O evento é no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Lavras do Sul, de 30 de maio a 1º de junho. A expectativa é de que diversas atrações relacionadas à ovinocultura e à carne de cordeiro sejam oferecidas ao público. A programação oficial será lançada nos próximos dias.


Fogo Cruzado 05 JORNAL MINUANO

Sidimar Rostan

BAGÉ, 10 e 11 DE MAIO DE 2014

sidimar_frostan@hotmail.com @sidirostan

Prefeitura vai assumir contrapartida na pavimentação da zona leste Administração desistiu de cobrar dos moradores a contribuição de melhoria O anúncio de que a prefeitura vai assumir a contrapartida no projeto de pavimentação da zona leste foi feito, ontem, pelo prefeito Luís Eduardo Dudu Colombo dos Santos, durante coletiva de imprensa. A definição, que não estava prevista na agenda, inicialmente convocada para a apresentação das emendas destinadas pelo deputado federal Ronaldo Zulke (PT) ao município, acabou monopolizando a entrevista. Em resposta a um questionamento sobre o financiamento do projeto, mencionado pelo deputado, Colombo revelou que a contribuição de melhoria, ponto polêmico da proposta, não será mais executada. Na prática, a prefeitura desistiu de cobrar os moradores, e assumiu a responsabilidade pela contrapartida da obra. “Fizemos um estudo jurídico para analisar a viabilidade, e verificamos que não haveria impedimento”, disse, ao destacar que a condição financeira também foi avaliada. “Concluímos que a

medida não vai comprometer o município (em função do nível de endividamento), e decidimos assumir a contrapartida como forma de investimento na cidade”, garante. O secretário municipal de Atividades Urbanas, Paulinho Parera, que acompanhou a coletiva, afirma que a solução foi construída em conjunto. “Debatemos essa alternativa há algum tempo. Essa era uma bandeira particular, sim, mas foi construída pelo governo com sua bancada”, complementa.

Detalhes da obra O projeto de pavimentação da zona leste deve ser viabilizado através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pavimentação. A obra, estimada em R$ 37 milhões, vai abranger uma extensão de 48 quilômetros, contemplando cerca de 40 ruas de oito bairros, com asfalto, calçadas e sinalização. De acordo com o prefeito, o município deve assumir uma contrapartida de R$ 4 milhões, e um

financiamento de R$ 33 milhões. A obra deve durar dois anos. A administração terá dois anos de carência, e assumirá um financiamento de 10 anos. Ainda segundo o gestor, o projeto já está em análise no departamento de engenharia da Caixa, em Pelotas. Na segundafeira, Dudu deve se reunir com a gerência da unidade regional para tratar do assunto. A licitação também já foi elaborada. “Quando o projeto for aprovado pela Caixa, a mesma passará a analisar a licitação. E quando essas etapas estiverem concluídas, poderemos iniciar as obras. Acredito, inclusive, que isso deve ocorrer no início do segundo semestre”, antecipa.

Francisco Bosco

Dudu surpreendeu ao anunciar a medida durante a coletiva de imprensa 100 mensais, pelos próximos cinco anos – valor que poderia variar de acordo com os inves-

timentos realizados em cada rua. A expectativa, agora, é por sua retirada da casa.

Polêmica

Emendas detalhadas

O projeto de lei que institui a contribuição de melhoria para a pavimentação da região está suspenso na Câmara de Vereadores. O dispositivo representava uma condição para a obra, criando uma contribuição de aproximadamente R$

Ainda durante a coletiva, o deputado Zulke apresentou detalhes sobre as emendas parlamentares destinadas por ele à cidade (cerca de R$ 4 milhões em menos de quatro anos), reiterou apoio à proposta de implantação do curso de Medicina em Bagé, e destacou a emenda de R$ 500 mil, destinada por ele para a criação do hospital do idoso. “Esta será a primeira estrutura do gênero em toda a região Sul do Brasil, e estamos à disposição para ajudar a concretizá-la”, disse.

CPI da folha vai investigar denúncia de funcionário fantasma no Imba

A informação de que dois servidores da prefeitura estariam vinculados ao mesmo cargo no Instituto Municipal de Belas Artes de Bagé (Imba), ventilada ontem, através da rede social Facebook, será investigada pela CPI da Folha, instaurada pela Câmara de Vereadores. A denúncia se ampara

em dados do portal da transparência da própria Prefeitura de Bagé, e em contracheques dos servidores. O presidente da comissão, vereador Edimar Fagundes (PRB), explica que vai solicitar pedido de informações ao Executivo na segunda-feira, para formalizar a investigação.

As informações são públicas, e podem ser acessadas por qualquer cidadão através da página da prefeitura. Uma análise rápida permite verificar que existe uma diferença salarial entre os dois servidores que estariam vinculados ao mesmo cargo – isso em função de gratificações por parte do possível fan-

Cláudia Souza entrega kits de higiene pessoal a apenadas

A entrega dos kits de higiene pessoal, realizada pela vereadora Cláudia Souza (PR) desde 2010, sofreu uma alteração na agenda. Os itens eram tradicionalmente entregues em março, em alusão ao mês da mulher. Mas, este ano, em função de imprevistos que impediram

o acesso de visitantes ao Presídio Regional de Bagé durante o período, a ação foi adiada, e retomada na quinta-feira. A intenção, de acordo com a vereadora, é contribuir com o processo de ressocialização das detentas. “Sabemos que o presídio

oferece um bom suporte nesse sentido. Nossa contribuição é simbólica, mas tem um valor muito significativo para o meu mandato”, ressalta, ao frisar que os encontros resultam em sugestões e reivindicações que auxiliam em seu próprio trabalho.

tasma. Ocorre que a CPI precisa oficializar o pedido para que a informação tenha valor jurídico. “A situação me parece bem clara, mas precisamos respeitar os procedimentos. É uma denúncia grave, que vamos apurar com cautela a partir da próxima reunião (prevista para segunda-feira)”, disse.

Legislativo adia sessão em homenagem a Maria Luíza Benitez A sessão especial para a entrega do título de honra ao mérito à radialista e cantora bajeense Maria Luíza Benitez, que ocorreria na segunda-feira, foi adiada por motivo de ordem pessoal. A homenagem, proposta pelo vereador progressista Antenor Teixeira, e subscrita por todo o parlamento, deve ocorrer em data a ser definida pela casa.


06 Cidade BAGÉ, 10 e 11 DE MAIO DE 2014

JORNAL MINUANO

Município é réu de ação civil pública para retirada de tachões

ARQUIVO/JM

Juiz ainda não deu seu parecer O Ministério Público (MP) ajuizou uma ação civil pública contra o município de Bagé, na quinta-feira. O motivo são os tachões que não foram retirados das ruas, conforme recomendação emitida pelo próprio MP há cerca de um ano. A ação está com o juiz para

que analise o caso e decida a sequência a ser dada, que pode ser uma liminar que estipule um tempo determinado para a retirada dos sinalizadores. A utilização desse tipo de material é proibida, de acordo com resolução do Conselho Nacional de Trânsito.

O secretário Antônio Luiz Arla da Silva, da Secretaria Municipal de Transporte e Circulação (SMTC), afirma que ainda não quer se posicionar oficialmente sobre o caso: “Vamos aguardar o posicionamento do juiz e continuar o trabalho que já estávamos realizando”, resume.

Abertas as inscrições para o vestibular IFSul As provas serão no dia 15 de junho

Está aberto até 20 de maio o período de pré-inscrições para o vestibular de inverno do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). O campus de Bagé disponibilizará um total de 120 vagas para cursos técnicos, sendo 60 para os na forma integrada, Agropecuária e Informática nos turnos manhã e tarde, e 60 para os cursos subsequentes, Informática para Internet e Agroindústria, no turno da noite. Para garantir a inscrição o candidato deve confirmar a préinscrição no período de 21 a 26 de maio. Ambos os procedimentos são realizados gratuitamente através do link processoseletivo. ifsul.edu.br ou presencialmente, no campus Bagé, na avenida Leonel Moura Brizola, 2501. As provas serão realizadas dia 15 de junho e os candidatos deverão portar carteira de identidade com assinatura. Não serão aceitas carteiras que constem como “não alfabetizado”.


Cidade 07 JORNAL MINUANO

BAGÉ, 10 e 11 DE MAIO DE 2014


08 Cidade BAGÉ, 10 e 11 DE MAIO DE 2014

JORNAL MINUANO

Os transtornos em uma cidade de 120 mil habitantes sem CRVA Vendedores, despachantes e compradores têm de superar diversos obstáculos A alegria de comprar um carro novo ou vender o usado passa pela dor de cabeça da falta do Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) em Bagé. Sem o serviço, nada pode ser feito pelo município, sendo assim, despachantes, concessionárias e revendedoras precisam se deslocar para Dom Pedrito ou Candiota. E as empresas de comercialização de veículos necessitam criar estratégias para não perder a venda. No CRVA de Candiota, o movimento aumentou em 30% só nos três primeiros dias em que Bagé não realiza o serviço, informa o coordenador Rafael Porto: “Isso que eu não estou conseguindo fazer transferências com o endereço do comprador em Bagé. Até agora eu trabalhava sozinho aqui, mas agora não consigo dar conta. Na segunda-feira já vem um colega para auxiliar e também contratei uma secretária para atender as pessoas e o telefone”, afirma. Já em Dom Pedrito o crescimento foi de 50% no fluxo de serviços prestados nesta semana, segundo o coordenador Gastão Espinosa. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) afirma que ainda está na espera da homologação do novo responsável pelo CRVA, a qual é feita pelo Tribunal de Justiça. De acordo com o coordenador da divisão de suporte, Marco Bandorra, foram sete interessados, dos quais um foi selecionado. “Já é possível fazer o emplacamento e transferência em outros municípios, mas, por enquanto, tem que pedir a autorização a cada veículo, pois no sistema informatizado ainda não está desbloqueado isso. Na semana

passada já fizemos essa alteração e ela pode entrar no ar a qualquer momento”, ameniza.

FRANCISCO bosco

Atrasos e prejuízos Quem está sofrendo com essa mudança são os despachantes. “Estamos vivendo um momento complicadíssimo”, sentencia o despachante Fernando de Paulo. Ele conta que tem processos abertos, como transferências, que foram iniciados no CRVA de Bagé, mas não foram concluídos: “Não conseguimos emplacar veículos zero e não tem ninguém autorizado que possa fazer isso aqui na cidade. Eu estou no prejuízo, pois tem clientes que preferem ir até um município vizinho para emplacar”, relata. Segundo ele, para manter a clientela, conseguiu uma caminhonete para levar os veículos usados até o CRVA dos municípios vizinhos. Para a gerente de uma revendedora de carros, Danieli Pereira, essa alteração está sendo traumática: “Estamos sempre na preocupação, afinal são recibos vencendo, outros que já venceram... Além de que, se um cliente comprar um carro financiado, o banco só repassa o pagamento para nós após o veículo estar no nome de quem comprou. Tudo está muito complicado”, desabafa. O empresário Sandro Louzada afirma que a situação atual afeta direta e indiretamente: “Nesta semana eu emplaquei carros em Candiota, pois os clientes tinham um comprovante de residência lá. Mas depois eu vou ter que transferir para cá e isso não pode causar ônus para o comprador. O que ameniza é que lá o

Serviço está fechado desde o dia 30 município tem uma lei que devolve a taxa de transferência. Mas não ter o CRVA causa muito transtorno para todos”, opina. “Não esperávamos que isso fosse acontecer e fomos afetados desde o primeiro dia”, avalia o gerente de uma concessionária, Rafael Ignácio. A empresa em que ele trabalha contratou um caminhão-cegonha, com espaço para seis veículos, para levá-los até Dom Pedrito para o emplacamento: “Isso acarreta em custos para a empresa e tempo para o cliente. E o pior é não saber o quanto vai durar”, destaca.

O diretor de outra concessionária, Marcos Biacchi Corrêa, conta que foi solicitado ao Detran para que viesse uma pessoa de um CRVA próximo para passar um dia na cidade e realizar todas os serviços, entretanto foi negado pelo órgão. “É bastante transtorno. O cliente vem aqui, compra o carro e não pode sair. O pior é o carro zero, que não pode andar na estrada sem o emplacamento. Nós estamos levando os veículos vendidos até Candiota para realizarem a vistoria e fazerem a transferência, mas é uma sequência de riscos e custos”, completa.


Cidade 09 JORNAL MINUANO

Urcamp abre período de inscrições para processo seletivo de inverno A Universidade da Região da Campanha (Urcamp) realizou o lançamento da campanha publicitária para o processo seletivo de inverno. O ato aconteceu no gabinete da Reitoria, em Bagé, para diretores de centros e coordenadores de cursos, além da Pró-Reitoria Acadêmica. A apresentação foi feita pela agência Estúdio Propaganda, que produziu o vídeo e as peças publicitárias que irão ser distribuídas nos cinco campi onde haverá processo seletivo de inverno. O material utiliza como personagem uma acadêmica da Urcamp, Bárbara Lignon. Ela é modelo e cursa o terceiro semestre do curso de Comunicação Social. “Gostei de ter

sido chamada, usar o meu trabalho para representar a universidade que eu estudo é muito legal”, disse. As inscrições para o processo seletivo de inverno 2014 iniciam na próxima

segunda-feira e se estendem até o dia 6 de junho. A prova acontece no dia 8 de junho, às 14h nos campi de Bagé, Dom Pedrito, Sant’Ana do Livramento, Alegrete e São Gabriel.

Cursos oferecidos Bagé Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Comunicação Social – Jornalismo, Direito Diurno, Direito Noturno, Educação Física – Licenciatura, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Sistemas de Informação Dom Pedrito Gestão Ambiental

Alegrete Administração, Ciências Contábeis, Direito, Medicina Veterinária, Gestão Ambiental, História Sant’Ana do Livramento Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Ciências Biológicas São Gabriel Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física – Licenciatura e Gestão da Tecnologia da Informação

BAGÉ, 10 e 11 DE MAIO DE 2014


10 Cidade BAGÉ, 10 e 11 DE MAIO DE 2014

JORNAL MINUANO

Candiota fecha contrato com PAC II para construção de nova ETA na Vila Operária Na última semana, o município de Candiota recebeu um reforço no sistema de abastecimento. O prefeito, Luiz Carlos Folador, em viagem a Brasília, assinou convênio do Programa de Aceleração do Crescimento II (PAC II), com recurso de R$ 1,8 milhão. O repasse custeia a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) na Vila Operária. Folador relata que a verba possibilitará a implantação de um reservatório com capacidade de 530 mil litros, que irá abastecer não só a Vila Operária, mas também São Simão, João Emílio, Cootracan e Seival. “Era uma obra que estávamos aguardando há tempos. Com a nova ETA, mais de quatro mil pessoas serão beneficiadas. Essa estação será a mais moderna e de maior capacidade que todas as cinco que o município possui atualmente”, declara o prefeito. Atualmente, a água que abastece a Vila Operária, João Emílio e Seival é tratada separadamente em estações

ANTÔNIO ROCHA

localizadas nos próprios núcleos. A da Vila operária tem capacidade de tratamento de 20 litros por segundo. As da João Emílio e Seival tratam oito litros por segundo, cada uma. Assim que a nova estação for construída, essas outras três serão desativadas, conforme explica o engenheiro Marcelo Leal. “Elas já estão obsoletas. Vão ser substituídas por única unidade, que irá tratar a água de cinco localidades”, comenta. O prefeito adianta que a obra terá início ainda este ano. A primeira parcela do recurso deverá ser liberada ainda este mês. Após a liberação, a prefeitura tem carta branca para dar início ao processo de licitação, que irá definir a empresa responsável pela obra.

Pavimentação

Estação funcionará ao lado da antiga

Também dentro do PAC II foi liberada a verba de R$ 1 milhão para a obra de pavimentação da Vila Operária. Após o trabalho, todo o núcleo contará com pavimentação.

A liberação do recurso também está prevista para maio. A ideia de Folador é de que até 2015 consiga comemorar 100% das

ruas pavimentadas. “É nossa meta. Estamos correndo atrás de recursos para garantir a pavimentação de todo o município”, conta.


Cidade 11 JORNAL MINUANO

“Consórcio do lixo ‘morreu’!” afirma secretário do Meio Ambiente Vice-prefeito detalhou diversas situações da pasta ao Jornal MINUANO ANTÔNIO ROCHA

A ideia não é punir, e sim pedir que os munícipes ajudem a manter a cidade limpa O vice-prefeito e agora secretário municipal interino do Meio Ambiente, o médico Carlos Alberto Fico tem a missão de facilitar e agilizar o trabalho da pasta. Ele concedeu entrevista ao Jornal MINUANO para falar sobre os projetos e ações desenvolvidas pela secretaria e foi incisivo ao dizer que o consórcio do lixo, firmado em dezembro de 2008, entre os municípios de Bagé, Hulha Negra, Candiota, Sant’Ana do Livramento, Aceguá, Lavras do Sul, Dom Pedrito, Pinheiro Machado, Caçapava do Sul e Pedras Altas não sairá do papel. Fico salientou que no documento firmado estava previsto que Bagé iria gerenciar os resíduos sólidos produzidos nas cidades conveniadas, porque possuía a estrutura do aterro sanitário pronta. Segundo o secretário, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) não aprovou o licenciamento para a colocação de resíduos de outros municípios em Bagé. Segundo ele, Hulha Negra e Aceguá já estão utilizando a célula de Candiota para depositar o lixo. “Hoje o consórcio é inviável”, afirma.

Catadores Para minimizar o problema do lixo espalhado perto dos contêineres, devido ao trabalho dos catadores, já está sendo realizado um cadastramento e haverá fiscalização. Fico disse que, na última quarta-feira, foi realizada uma reunião com a Associação dos Separadores de Materiais Recicláveis (Asmar) para definir alguns roteiros de coleta e minimizar o problema da sujeira do centro da cidade. O vice-prefeito informa que, a partir da próxima semana, os integrantes da Asmar irão trabalhar nos bairros enquanto os catadores que trabalham de forma autônoma irão recolher o lixo no centro da cidade. “O caminhão que faz a coleta para a associação estava estragado e fica pronto na próxima semana, facilitando a coleta nos bairros”, garante.

Desassoreamento de arroios Conforme o secretário, a limpeza dos arroios será realiza-

Médico tem várias atribuições na prefeitura ARQUIVO/JM

Ainda não há solução para os móveis deixados nas vias da em parceria com a Prefeitura de Hulha Negra. Ele informa que foi assinado um convênio que prevê a limpeza de arroios e colocação de cascalhos em estradas dos dois municípios. Para isso serão utilizadas duas máquinas, uma delas com esteira para fazer o desassoreamento.

Multa para comerciantes Para solucionar o problema com a sujeira das vias públicas nos finais de semana, o secretário lembra que, desde novembro de 2003, existe um Código Municipal de Limpeza Urbana e nele consta que a responsabilidade da limpeza no entorno de bares e comércio da cidade é responsabilidade de cada proprietário. O secretário alerta que, a partir da próxima semana, será feito um trabalho de orientação com os comerciantes mostrando a responsabilidade de cada um e pedindo que orientem os clientes para não deixarem materiais espalhados pelo chão. O trabalho acontece até 1º de junho. Após essa data, o estabelecimento comercial será notificado, e, a partir disso, multado com valores que variam

de R$ 648 a R$ 2,6 mil. “A ideia não é punir, e sim pedir que os munícipes ajudem a manter a cidade limpa”, justifica o vice-prefeito.

Resíduos de construção Dois problemas que causam reclamações da população e são recorrentes, é o descarte de material de construção e móveis velhos em vias públicas. Para minimizar o problema, até agosto será implantado, no aterro sanitário, um local para servir de depósito de material das obras que possa ser reaproveitado. No caso dos móveis, Fico salienta que ainda não tem uma solução. “As pessoas têm que denunciar onde estão os móveis para que possamos retirar e transformar em material reciclável”, disse. Além do cargo de viceprefeito e da pasta do meio ambiente, o médico é responsável pelo Núcleo de Tecnologia e informática da prefeitura, ajuda na coordenação do Parque do Gaúcho, auxilia no encaminhamento e formulação de projetos junto à Caixa Federal, e é responsável pela oficina central e destinação dos prédios e frotas públicas.

BAGÉ, 10 e 11 DE MAIO DE 2014


vIVIANE bECKER viviminuano@hotmail.com

Jornal MINUANO e Bagé City Hote evento em homenagem ao Dia Um momento especial na manhã de ontem foi proporcionado a algumas mães da cidade, que tiveram o prazer de saborear um delicioso café da manhã para marcar o início das festividades do final de semana. A iniciativa foi do Jornal MINUANO e do Bagé City Hotel, por meio do M Grupo, que se uniram para receber as convidadas e promover uma bonita ação solidária. As participantes gentilmente contribuíram com fraldas que serão doadas à Fundação Geriátrica José e Auta Gomes. A arrecadação superou todas as expectativas, mostrando o quanto a sociedade bajeense apoia causas como essa. Confiram as imagens de parte do grupo que marcou presença no evento. Os clicks do fotógrafo Francisco de Assis continuam sendo publicados nas próximas edições. Feliz Dia das Mães!

Ana Lúcia Garrastazu, Susana Magalhães, Eliane Kalil e Inaiê Costa Kalil, à espera de João Pedro

Equipe do Bagé City Hotel: Cáren Moraes, Carmem Veloso, Simone Gonçalves, Vivian Otte Taschetto e Nívia Hobuss

Lia Quintana, Janine Pinto e Isabel Mes

Regina Becerra, Juçara Sonza, Lala Pêgas e Cármen Barros

Tânia Pereira, Luciana Duarte, Márcia Melo e


Social 12/13 JORNAL MINUANO

el promovem das Mães

As proprietárias da Green Gold Esmalteria, Márcia Alves e a filha Aléxia, que foram parceiras do evento

ssias

e Regina Sacco

Aniversários 11 de maio Erton Luís Silveira Marcelo Jorge da Silva

Norma Kopper, Adelaide Brasil Sá e Celi dos Santos

Neisa Budó, Roberta Bandeira Pereira (grávida de seis meses), Lusiara Xavier e Vera Wachter

Elizabeth Fagundes, Martha Loureiro de Souza, Lauren Rezende e Ana Luísa Brasil

BAGÉ, 10 e 11 DE MAIO DE 2014


14 Religião BAGÉ, 10 e 11 DE MAIO DE 2014

JORNAL MINUANO

José Artur Maruri Pároco da Catedral São Sebastião

Pão para quem tem fome Com um significativo slogan: “One human family, food for all”, ou seja, “Uma família humana, alimento para todos”, a Cáritas Internacional lançou, no dia 10 de dezembro de 2013, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, uma grande campanha que tem como objetivo colaborar com a erradicação da fome e da pobreza no mundo. No Brasil, de acordo com a Cáritas, a partir do contexto e da realidade do país, será trabalhada como “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”. De acordo com o Relatório da Riqueza Global, lançado pelo banco suíço Credit Suisse, se a riqueza produzida no mundo em 2013, que foi de 241 trilhões de dólares, fosse distribuída em partes iguais entre as pessoas adultas do planeta, cada um iria receber 56,6 mil dólares. O relatório ainda aponta que os 10% mais ricos controlam 86% da riqueza global, enquanto apenas 32 milhões de adultos, em um mundo com sete bilhões de habitantes, possuem 41% da riqueza mundial. Além disso, dois terços dos adultos da humanidade, 3,2 bilhões, só conseguem dividir 3% da riqueza mundial. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é a sexta economia mais rica do mundo, mas 57 milhões de pessoas ainda vivem em estado de pobreza, ou seja, sobrevivem com meio salário mínimo. Mesmo com programas de distribuição de renda promovidos pelo governo federal, 20% dos mais ricos ainda detêm 63,8% da renda nacional, enquanto os 20% mais pobres acessam apenas 2,5% de toda a riqueza que é produzida pelo país. A Cáritas Internacional acredita que a implementação dessa campanha em vários países é um passo fundamental para eliminar a fome global. A Cáritas Internacional irá produzir um projeto de lei sobre o direito à alimentação que as organizações nacionais de Cáritas poderão incentivar o governo a adotar. Além disso, a entidade também irá defender, na Organização das Nações Unidas, uma sessão sobre o direito a alimentação, prevista para ocorrer em 2015 na assembleia geral da ONU. O combate à fome é o primeiro objetivo apontado pela Organização das Nações Unidas (ONU) nas metas para este milênio, buscando eliminá-la até 2025. A campanha tem o desejo de sensibilizar populações, governos e entidades para atingir o que foi proposto pela organização. Entretanto, não há respostas concretas sobre a questão em várias partes do mundo. Já estamos em mais da metade do caminho e vários países, vários governos nem começaram ainda o trabalho para eliminar a fome. A Cáritas Brasileira pretende com a campanha, que no Brasil vai até 2015, sensibilizar e mobilizar a Igreja e a sociedade sobre a realidade da fome, da miséria e das desigualdades no mundo e no Brasil, além de evidenciar ações promovidas pela Rede Cáritas e pela Igreja no enfrentamento a essas duras realidades. A base para qualquer mudança real vem de dentro de nós em primeiro lugar, e na nossa capacidade de ver o rosto de Cristo naqueles que sofrem de fome. Quando começamos a olhar para dentro de nós mesmos e refletimos sobre as questões em torno da fome, tanto no nosso país quanto fora, podemos perceber que somente trabalhando como uma única família em um espírito de compaixão e de unidade é que nós podemos finalmente pôr fim a uma grave injustiça: há comida suficiente no mundo e, mesmo assim, milhões de pessoas ainda sofrem com a fome.

Colaborador da União Espírita Bajeense josearturmaruri@hotmail.com bagespirita.blogspot.com.br

Quero abraçar, mães, pais, “mais” e “pães”

“O Sublime Criador, ao estabelecer com suas falanges angélicas, que as forças cósmicas necessitariam refletir, além da força e vigor, também a beleza e a harmonia majestosa da Sua essência, criou a polaridade feminina, destinada a abrandar e imprimir os seus matizes de ternura em todos os lugares por onde transitasse. Reparemos que todas as grandiosas expressões da atuante e criadora presença divina são nominadas pelo gênero que recorda o trânsito do espírito imortal pelas experiências da feminilidade. Dizeis: “A obra da Criação”, “as nebulosas”, “as galáxias”, “as estrelas” numa alusão a que a sensibilidade humana reporta-se, mesmo de forma não consciente, à condição do ser que gera a vida em si, que ampara fortalecendo, que alimenta em seu seio os primeiros dias da nova caminhada dos seres, que educa e se responsabiliza pela família. Assim, lembreis todas as almas em trajetória feminina, o dever de espelharem a grandeza moral para que projeteis na Terra a luz das estrelas de primeira grandeza, aclarando as sombras que minam as forças dos corações. Como as galáxias que prendem no seu magnetismo as esteiras de astros numa harmonia indissolúvel, deveis agregar na força do vosso exemplo e dignidade os que convosco partilham a bênção da experiência evolutiva. As mulheres que desenvolvem seu poder de atração salutar, produzindo nas criaturas a imantação sublime para edificá-las e reerguê-las dos paióis de dor e de indiferença cumprirão em suas posições simples, anônimas ou de destaque nos campos humanos a missão que o Soberano Criador concede às energias tuteladas pelas almas na condição feminina. A figura grácil, a voz que soa com o timbre suave, o sentimento que impregna as palavras e atos com a tonalidade da ternura é o brilho de mil sóis a aquecer corações, por vezes os mais empedernidos, fazendo brotar neles as flores perfumadas da felicidade. Aproveiteis, pois, a lição de serdes “Mulher“ fazendo-vos luz no lar, no trabalho, na sociedade, na tarefa do Cristo; aumenteis, sim, os vossos potenciais de beleza, cultivando o respeito ao vaso físico que vos permite gerar os novos casulos aos espíritos reencarnantes; aformoseais os vossos patrimônios de inteligência, transformando-os em mananciais de atratividade para os recursos nobres destinados à promoção da paz e do progresso. Respondei com dignidade, quando fordes chamadas ao exercício de atividades que exijam firmeza de decisões e habilidade de orientar caminhos, lembrando-vos que Aquele que transitou todas as sendas em ambas as polaridades do espírito exercita a autoridade Anima e Animus, sem abdicar das formas sutis de tocar o coração dos que com ele convivem. Minhas irmãs, que palmilhais as rotas terrestres da evolução! Valorizeis a bênção da reencarnação feminina para que a obra da criação e a civilização que construís transforme-se, a cada dia, com o aroma que se espalha das vossas vidas, exercitando para isso a compreensão plena dos vossos deveres. Há desafios sem conta no mundo onde o materialismo impera e o entendimento superficial dos contextos que afligem a Terra, o imediatismo destruidor das soluções propostas tem seduzido muitas almas femininas. Lembreis, a todo o tempo, que sois instrumentos divinos a serviço da imortalidade da alma e na condição feminina deveis gerar e proteger a vida e não permitais, em circunstância alguma, que ela seja ameaçada. Erguei vossas frontes para o infinito, deixando que o brilho das estrelas vos banhe a alma altaneira e os vossos rastros no seio da humanidade alinharão novos rumos para os lares e todas as demais instituições humanas. Abri vossos corações maternos, fraternos, filiais ao Sublime Semeador da Vida a fim de que nos dias inclementes das nossas dificuldades Ele derrame do cântaro do Seu amor a água viva da esperança. Nas noites escuras aguardeis, pacientemente, no silêncio da oração, porquanto as gotas do orvalho abençoado, que emana do Divino Pastor que vela pelo seu rebanho, fertilizará as vossas vidas para que abarroteis celeiros de fraternidade e paz. Com amor Luisa de Marillac” (Mensagem recebida no Grupo Yvonne Pereira - Hospital Espírita de Porto Alegre. Porto Alegre, em março de 2010. Publicada na Revista A Reencarnação da Federação Espírita do Rio Grande do Sul).

Norberto Dutra Pastor e presidente da Igreja Assembleia de Deus de Bagé Doutor em Divindade.

Nada é impossível (continuação) Falamos na semana anterior que poderíamos dividir a experiência de Abraão em três fases, vamos analisa-las: A chamada a fé!Ela ocorreu quando Abrão era conhecido como filho de Terã e vivia no meio do povo semítico, que migrou e se estabeleceu em Ur, uma civilização muito avançada do Norte da Mesopotâmia.Uma gama variada de deuses e cultos aos ídolos saturava o politeísmo da região e da época: um problema que se evidencia com frequência nesse período limiar da historia. Por algum tempo esses semitasSincretizaram o seu Deus da criação, do dilúvio e de Noé com os deuses locais, o deus da lua em particular. Comprova-se tal fato no nome “Terã”, que em hebraico tem relação com a palavra “lua’’. Este certamente foi o motivo principal de porque o Senhor o desprendeu, bem como a sua família, dos laços daquela civilização próspera e sofisticada.Deus provocou um sentimento de desconforto em Terã que o induziu a partir de Ur com seu filho Abrão , impelindo-os em direção a terra de Canaã.Viajaram ao longo do vale do Eufrates até Harã. Em Harã, anos mais tarde, o mesmo Deus que orientou a Terã a mudar-se de Ur apareceu em revelação direta a Abrão, deixando-o em pânico. O Senhor tinha grandes planos para Abrão, e este talvez vivesse toda uma vida de amizade com Deus antes de perceber, que o Senhor proveria para cada passo do caminho. “Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, e vai para a terra que te mostrarei’’Gênesis 12:1. Os riscos que o Senhor nos desafia a assumir são sempre para nosso bem, mesmo que pareçam assustadores. O Senhor prossegue: “De ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome.Sé tu uma bênção: abençoarei os que te abençoarem , e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra’’Gênesis 12:2-3. É uma promessa e tanto, mas agir baseado nela exigia risco. Nela, e somente nela, Abrão se apoiava. Assim, apesar da pouca orientação que possuía, ele partiu, e nos anos seguintes conheceu a amizade e a fidelidade de Deus. Muitos anos foram necessários para que Abrão amadurecesse nessa amizade e confiasse nela mediante a prova da sua realidade em épocas de dúvida e desespero. Após a morte de Terã, Abrão deixou a segurança de Harã e seguiu para Canaã. Os altares que construiu ao longo do percurso falam da sua crescente fé em Deus, a qual o capacitava a assumir novos riscos. Contudo, Quando uma escassez de víveres atingiu Canaã, ele se dirigiu mais além, ao sul, para o Egito. AÍ Abraão revelou o outro lado de sua personalidade o lado tímido que reagia contra o risco, que não confiava. Na próxima semana veremos a fragilidade deste patriarca, também veremos que em determinados momentos ele não conseguiu confiar plenamente no Deus que tinha feito à promessa, isto mostra que os seres humanos somos frágeis, porem Deus não desistiu dos seus planos. Todos nós devemos de entender que nosso criador jamais desistirá de nos, apenas necessitamos aprender a confiar . Até a próxima semana com esta fascinante historia ‘’Nada É Impossível’’ bênçãos do altíssimo para todos. Amém.

Agenda das concentrações deste santuário situado Avenida João Telles 1600 Segunda: 19h30min, Terça: 14h, Quarta: 16h30min, Quinta: 14h30min e às 19h30min, Sexta: 14h30min, Sábado: 19h30min, Domingo: 9h e às 18h30min, em todas essas concentrações, são ministradas a palavra de Deus e canções gospel, e a forte oração de Fé pelos enfermos, e muitos são curados de todos os tipos de enfermidades, toda a comunidade Bageense, pode participar. Este santuário tem expediente de segunda a sábado no escritório do mesmo, para aconselhamento e oração por todos. Horário: manhã das 9h às 12h30min e à tarde das 14h30min às 17h30min. Texto não submetido à revisora


Cidade 15 JORNAL MINUANO

BAGÉ, 10 e 11 DE MAIO DE 2014


16 Lazer

JORNAL MINUANO

Horóscopo ÁRIES

As miudezas do reino privado se interpõem hoje entre você e o resto das pessoas. Detalhes burocráticos precisarão ser resolvidos com presteza, antes que inviabilizem projetos maiores. Mal estar e problemas com empregados ou serviços de saúde podem ocorrer. Paciência!

Luluzinha Teen

BAGÉ, 10 e 11 DE MAIO DE 2014

TOURO

É bom ter um olhar crítico, que mantém você longe de fantasias sem pé nem cabeça. Hoje é um dia especial para afirmar essa qualidade, principalmente no trabalho. Mais que isso: você dará seu toque de refinamento em tudo que fizer. O que também conta pontos no amor.

GÊMEOS

Resumo das novelas

Cruzada

Meu Pedacinho de Chão - GLOBO - 18h Epaminondas tenta impedir que Catarina saia de casa, mas ela está decidida a deixar o marido e morar na capital com Pituca. Sem ser visto, Serelepe esvazia os pneus do carro, para que Pituca não viaje com a mãe. Catarina acusa Epaminondas de furar os pneus. Giácomo indica Mãe Benta para ser enfermeira do pronto-socorro de Renato, mas o médico não acredita que ela seja capacitada para isso. Zelão diz a Rodapé que se matriculará na escola com ele e promete que conquistará Juliana.

Foco nos assuntos familiares! Lua em Virgem e Mercúrio em Gêmeos sinalizam um dia de altos e baixos neste setor. Você não está certo do que quer, peça tempo. Júpiter e Saturno já formam aquele ângulo que blinda contra fantasias malucas. Fie-se nisto.

CÂNCER São 1001 assuntos, tudo ao mesmo tempo agora. Haja meditação e paciência para domar a cabeça. Diminua sua exposição a estímulos ambientais e focalize no que pode fazer, mesmo sendo algo modesto e sem glamour. Sua saúde agradece. Fuja de DRs.

LEÃO

Sol e Lua em ângulo positivo reforçam seu lado realizador, minucioso e trabalhador. E através desses atributos conquista territórios. Ótimo também para você batalhar a tão desejada segurança material. Uma boa compra pode ser feita sem medo. Amor em alta.

Geração Brasil - GLOBO - 19h Megan pede para voltar com Dorothy para a Califórnia. Pamela recebe uma mensagem de Herval. Verônica ganha um computador de Barata. Marisa se insinua para Vander. Dante seduz Rita. Manuela afirma a Igor que sua vida mudará depois da Tecnow. Jonas não percebe quando um drone pousa na varanda de sua suíte. Marisa orienta Danilo para seduzir Megan. Verônica devolve o presente que ganhou de Barata. Ernesto fica fascinado com Pamela. Igor tem uma conversa séria com Fred, e Manuela se emociona. Davi e Manuela chegam à feira. Danilo acompanha o trio de Dante no show de calouros. Elias passa mal ao descer do helicóptero. Danilo se aproxima de Megan. Davi fica no lugar de Alice na cantina, enquanto Manuela espera para ser atendida. Verônica e Vicente testam seus fones. Sandra afirma que enfrentará Jonas. Jonas e Verônica se esbarram.

VIRGEM Com a Lua em seu signo e em ótimo aspecto com o Sol e Plutão, o astral de hoje está perfeito para cuidar da pele, dentes e restaurar equilíbrio orgânico. Um detox emocional também cai bem; comece se livrando dos pretensiosos. Amor em dia neutro.

LIBRA Preocupações e assuntos mal resolvidos do passado ganham hoje chance de ouro para serem encarados, resolvidos e transformados em puro ouro que enriquece a vida. Vá fundo num papo bem honesto. Mercúrio vai soltar sua língua, Júpiter garante sua fé em si mesmo.

ESCORPIÃO Sol começa hoje a formar ângulo tenso com Saturno, anunciando o fim de um caso, de uma sociedade, de uma negociação. Mas quem vai colocar o ponto final será você mesmo. É o ciclo da vida. E hoje, amigos otimistas estão por perto, dando a maior força.

SAGITÁRIO

Em família - GLOBO - 21h Marina e Vanessa discutem sobre as finanças do estúdio. André fica incomodado ao ver Luiza e Laerte juntos. Nando dá apoio jurídico a Alice e Malu na investigação dos casos de estupro. Flavinha diz a Gisele que a cliente gostou de suas fotos e que talvez peça outros ensaios. Flora joga charme para Benjamim. Juliana se decepciona com mais um comportamento grosseiro de Jairo. Helena se irrita ao falar com Virgílio sobre o namoro de Luiza e Laerte. Selma tem mais um de seus esquecimentos, deixando Chica preocupada. Branca comemora com Claudia o sucesso de seu plano contra Ricardo. Clara e Vanessa discutem no estúdio de Marina.

Mercúrio e Marte em ângulo positivo favorecem atividades esportivas, mentais, viagens e mudanças. Provavelmente é algo que você estava pensando há tempos. Combata indecisão e vá firme em frente. Mas respeite o tempo das coisas. Especialmente no amor!

CAPRICÓRNIO

Em destaque os assuntos da lei, relações com advogados, sonhos esquisitos e cismas bizarras. Enquanto os primeiros pedem intervenção segura, a intuição dá norte e nutre questionamentos. Estes ajudarão você a terminar uma empreitada que não deu fruto algum.

AQUÁRIO Vênus e Marte em ângulo tenso provocam enfrentamentos que trazem consciência, ainda que as partes se afastem depois. A privacidade é um assunto delicado. Lua, Sol e Plutão destacam entrosamento familiar em busca de solução para problema comum.

PEIXES Lua e Júpiter em ângulo suave estimulam estudos, viagens, relações com estrangeiros e percepção de conjunto. Cuidado para não se estressar com detalhes incontroláveis da vida cotidiana! Não aumente o que é pequeno. Perturbações com empregados, vigie.

Loterias FEDERAL 1º prêmio 2º prêmio 3º prêmio 4º prêmio 5º prêmio -

04864 37.119 09.410 49.282 92.260 17.838

LOTOFÁCIL

1053

01 02 03 04 06 11 12 13 14 15 17 18 22 23 24

LOTOMANIA 1449 02 03 06 07 11 17 21 26 31 40 44 47 49 57 67 69 70 77 82 86

DUPLA-SENA 1279 1º sorteio: 22 24 31 38 40 45 2º sorteio: 08 25 28 35 46 47

MEGA-SENA

1597

05 10 16 44 50 52 QUINA

3484

15 24 61 65 66


Cidade 17 JORNAL MINUANO

BAGÉ, 10 e 11 DE MAIO DE 2014

Frases da semana

A cada ano o índice de atendimentos de negligência é maior. Suzete Lara, conselheira tutelar, ao falar sobre números da atuação do conselho

Ele almoçava e saía para caminhar e eu o acompanhava no trajeto. Manuel Piragibe Teixeira, advogado, ao falar sobre sua amizade com Getúlio Vargas

Não vou favorecer ninguém. Rafael Rodrigues (Fuca), vereador, ao antecipar sua atuação na CPI do Parque do Gaúcho

É melhor não cortar nada na edição. Sônia Leite, vereadora, ao finalizar a gravação de um debate na TV Câmara

Essa decisão foi péssima para todo o empresariado da cidade. Nerildo Lacerda, presidente do Sindilojas, ao comentar decisão judicial que manteve o imposto da fronteira


18 Cidade

BAGÉ, 10 e 11 DE MAIO DE 2014

JORNAL MINUANO

MINUANO e Bagé City Hotel homenageiam as mães com café da manhã

FOTOS FRANCISCO DE ASSIS

A executiva de contas do jornal, Dulce Rich Dias, Vivian Ott, Convidadas contribuíram com fraldas e itens de higiene Viviane Becker e a gerente Nívia Hobuss Cerca de uma centena de pessoas lotaram o restaurante do Bagé City Hotel na manhã de ontem. Uma parceria entre Jornal MINUANO e o hotel, agora sob o comando do M Grupo, possibilitou que o dia de colaboradoras e convidadas iniciasse de forma diferente. A 2ª edição do Café da Manhã das Mães teve cunho social neste ano, levando mais de 100 pessoas a realizarem doação para a Fundação Geriátrica José e Auta Gomes. A atividade também faz parte das comemorações de 20 anos do Jornal MINUANO. Uma das organizadoras do evento, jornalista Viviane Becker, afirma que esta segunda parceria com o hotel foi um sucesso. Além de realizar uma homenagem para as colaboradoras mães do jornal, também teve caráter social, ao receber doações para a fundação. “Foi um carinho para as nossas convidadas colaboradoras e a ideia foi muito bem recebida. Recebemos muitas doações de fraldas e produtos de limpeza, não só no evento, mas durante todo o dia”, comentou.

Viviane ressaltou a importância dos apoiadores da iniciativa, como a Green Gold Esmalteria e Farmácia de Manipulação Princípio Ativo, que colaboraram com a distribuição de lembrancinhas para as mães presentes. Além disso, empresas como a Farmácia São João, Mistura da Terra e Peruzzo realizaram doações de itens de higiene pessoal e material de limpeza para manutenção do lar de idosos. Vivian Otte Taschetto, responsável pela área gastronômica do hotel, também comemorou o sucesso do evento. Ela conta que, na primeira edição, a ideia era realmente oferecer um café da manhã aos convidados, apresentando a nova gerência do hotel. Já para esta segunda edição, resolveram agregar cunho social à homenagem. “Foi muito gratificante, especialmente pelo retorno que tivemos dos convidados, que contribuíram muito com a fundação. São essas pequenas coisas que fazem a diferença”, declara. As doações arrecadadas no evento serão entregues na fundação na próxima terça-feira.


Cidade 19 ANTÔNIO ROCHA

JORNAL MINUANO

Solenidade marca passagem de boinas pretas aos recrutas

Na manhã de ontem, aconteceu no 3º Regimento da Cavalaria Mecanizado de Bagé (3°RCMec), solenidade militar de reconhecimento aos recrutas incorporados em março deste ano. Participaram da cerimônia autoridades civis e militares, assim como familiares e amigos dos soldados.

BAGÉ, 10 e 11 DE MAIO DE 2014


20 Cidade BAGÉ, 10 e 11 DE MAIO DE 2014

JORNAL MINUANO


Segurança 21 JORNAL MINUANO

Motorista é preso por embriaguez Um homem foi preso em Hulha Negra, próximo ao corredor do Capão Alto, na noite da última quinta-feira. Ele foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR 153, km 582, após uma denúncia. O condutor, que trafegava em um carro

Voyage preto, tinha um revólver calibre 38 com seis munições e estava dirigindo embriagado. Na primeira prova, o resultado foi de 1,15 mg/l e na segunda, 1,18mg/l. A informação foi de que ele teria ameaçado algumas pessoas.

Semana de arrombamentos em Bagé

Pelo menos cinco furtos e arrombamentos a residências foram registrados, ontem, na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA). Na madrugada de ontem, na rua Fabrício Pilar, um veículo Fiat Uno azul foi furtado e de lá os ladrões levaram uma bolsa com documen-

tos e um celular. Ainda durante a manhã, um par de rodas de liga leve, aro 15, foram levados de uma garagem no bairro Santa Flora. Os ladrões levaram também três pneus. No bairro Malafaia, ladrões furtaram duas galinhas, dois galos e alguns frangos de uma residência. No to-

tal, o proprietário perdeu 23 animais. Na madrugada da última terça-feira, um botijão de gás, três espetos e um tapete de uma residência foram levados de uma residência no bairro Santa Carmem. Os objetos estavam em uma peça nos fundos do pátio e o local foi arrombado.

Homem é pego em flagrante após furtar molho de chaves Em Dom Pedrito, um homem foi pego em flagrante, na tarde de ontem, por furtar um molho de chaves. O aposentado, com 51 anos, estava na fila de

um supermercado quando furtou o objeto de outro consumidor. Ele foi filmado pelas câmeras de segurança do local e assumiu a autoria do crime.

O homem pagou a fiança no valor de R$ 200 e foi liberado. Conforme informações da Polícia Civil, ele é réu primário e o crime não teria sido premeditado.

BAGÉ, 10 e 11 DE MAIO DE 2014


22 Esporte BAGÉ, 10 e 11 DE MAIO DE 2014

JORNAL MINUANO

Marcel Nunes

marcelpnunes@gmail.com @marcelpnunes

Tabelando

Integração da zona leste DIVULGAÇÃO

Bagé se aproxima do acerto com Chicão

Ex-treinador do Guarani é o favorito para assumir o clube Divulgação

Hoje, pela quinta rodada, quatro partidas dão continuidade ao Campeonato Integração de futebol sete da zona leste. A partir das 14h30min: Cristo Rei x Bayer; São Caetano x Castelinho; Nacional x Furacão e São Luís x Porto. A classificação tem: 1º Cristo Rei 10 pontos; 2º Nacional e Bayer 9 pontos; 4º Porto 5 pontos; 5º São Luiz 4 pontos; 6º Castelinho 3 pontos; 7º Furacão 2 pontos e 8º São Caetano 0 ponto.

Kart

Divisão de Acesso

Gabriel Vernieri, 15 anos, representa a Rainha da Fronteira, neste final de semana, na 2ª etapa da Copa AKC de kart, em Cruz Alta. Quarto colocado na RD 135, o atleta tem competido fora do município este ano buscando experiência para o Campeonato Gaúcho de 2015. Atualmente, a cidade não conta com nenhum kartista na temporada regular do Estadual.

Santo Ângelo e Brasil de Farroupilha largaram em vantagem atuando em casa, enquanto Ypiranga e Avenida terão que correr atrás. Resultados dos jogos de ida: Ypiranga 1x1 União Frederiquense; Santo Ângelo 2x1 Cerâmica; Brasil 4x2 Tupi; Avenida 1x2 Riograndense. Os jogos de volta acontecem amanhã, às 15h30min.

Campeonato Brasileiro

Série B

A terceira rodada será marcada por três clássicos estaduais. Hoje, às 18h30min: Palmeiras x Goiás e Internacional x Atlético PR. Às 21h: Botafogo x Criciúma. Domingo, às 16h: Fluminense x Flamengo; São Paulo x Corinthians; Atlético Mineiro x Corinthians e Chapecoense x Grêmio. Às 18h30min: Coritiba x Sport; Bahia x Vitória e Figueirense x Santos.

Hoje, o Gaúcho recebe o Palmeirense, às 15h30min, no estádio Vermelhão da Serra. Amanhã, o Garibaldi enfrenta o Guarani, no Alcides Santa Rosa no mesmo horário. O Três Passos, comandado por Leco, visita o 15 de Novembro no Sady Schimdt. A partir das 18h30min: São Gabriel x Farroupilha.

Série B

O técnico Alexandre Gallo divulgou a lista dos convocados para o Torneio de Toulon, na França. Entre os 24, a seleção brasileira sub-21 terá cinco representantes da dupla Gre-Nal: Luan, Jean Deretti e Wendell, do Grêmio; e Gilberto e Jacson, do Inter. Na primeira fase, o Brasil tem pela frente Coreia do Sul, Colômbia, Inglaterra e Catar.

Hoje,apartirdas16h20min: Ponte Preta x ABC; Vasco x Oeste; Santa Cruz x Luverdense; Sampaio Correa x Avaí; Joinville x Náutico; América RN x Atlético GO. Às 21h: Bragantino x América Mineiro e Ceará x Paraná. Único 100% em três jogos, o Joinville lidera a competição. Atlético GO, Portuguesa, Vila Nova e Icasa ocupam o Z-4.

Profissional tem trabalho consolidado no Vale do Taquari Bagé tem encaminhado o nome do treinador que comandará o clube nos quatro jogos decisivos do returno da Série B do Campeonato Gaúcho. Luiz Carlos Bertran, o Chicão, é aguardado amanhã à tarde no município para assinar contrato até o final da competição. Caso o acerto seja sacramentado, a estreia acontece quarta-feira, diante do Estância Velha. Chicão, 50 anos, soma cinco trabalhos à frente do

Guarani de Venâncio. Em 2011, quando deixou sua cidade natal para dirigir o Santa Cruz, foi substituído por Mano Menezes, que naquele ano conquistaria o título do interior. O profissional ainda soma passagens por Novo Hamburgo, Inter de Santa Maria, Cruzeiro, Passo Fundo e Avenida. Em contato com a reportagem do Jornal MINUANO, o profissional mostrou conhecimento sobre a situa-

ção do clube na competição. “Tem quatro jogos por fazer, dois em casa, dois fora. Precisa de nove a 10 pontos para classificar”. Da apresentação do comandante até a data de estreia serão três trabalhos. Segunda, dois turnos, e terça-feira pela manhã. Chicão vem sendo apontado como prioridade desde a saída de Murilo Costa. Com o período de contratações encerrado, o treinador tem definido o grupo de trabalho. “Não conheço grande parte dos jogadores. Vou buscar me informar das características de cada um. É preciso equilibrar o time para que deixe se sofrer gols e dar moral aos atletas”, disse. Como jogador, Chicão atuou por 18 anos. Foram quatro na base do Internacional, Santa Cruz, São Paulo de Rio Grande, além de experiências por Santa Catarina, Paraná e São Paulo entre outros.

Jalde-negros recebem o Rio Grande de olho na liderança

Vitória deixa clube em situação confortável na tabela Arquivo JM

Seleção sub-21

Equipe tem 50% de aproveitamento em duas partidas Terceiro colocado da chave sul fronteira, o Bagé retorna a campo amanhã, Dia das Mães, pelo Campeonato Gaúcho Juvenil. A equipe receberá o Rio Grande, que ainda não venceu, para sua terceira

partida no Estadual. O confronto acontece a partir das 15h com ingressos a R$ 3. Com três pontos, o Bagé está atrás de Associação Rosário e Guarany, que medem forças amanhã no Estrela

D’Alva. Uma vitória combinada com empate no confronto paralelo coloca os jalde-negros na liderança com um jogo a menos em relação aos demais concorrentes. O Ferro Carril está de folga. Com Luís Michel na vaga de Uriel, o Bagé começará a partida com Gian; Róger, Samuel, Guarente e Deivid; Fabrício, Vítor, Luís Miguel e Róbson; Andrei e Mateus. Vinícius Flores, de Dom Pedrito, e Wellington não tiveram suas situações regularizadas e permanecem de fora. Na próxima semana um zagueiro de Santo Ângelo deve reforçar o plantel.


Esporte 23 JORNAL MINUANO

BAGÉ, 10 e 11 DE MAIO DE 2014

Guarany tem jogo de seis pontos em São Leopoldo Resultado é determinante para permanecer nas primeiras colocações Para atender a projeção traçada para as duas partidas em sequência longe do Estrela D’Alva e encaminhar classificação no segundo turno, o Guarany precisa bater o Sapucaiense, amanhã, no estádio Cristo Rei. A equipe, no entanto, terá que driblar o curto espaço de tempo de recuperação e as baixas derivadas do empate com o Farroupilha. O maior problema está na zaga. Sem Fábio Souza, que se recupera de lesão muscular, o técnico Osvaldo Rolim também perdeu Gabriel. Assim, a equipe terá duas improvisações para repor as saídas. Alex Sander vai atuar como zagueiro, com o polivalente Nórton começando no meio-campo. Na lateral esquerda, a dúvida fica entre André Correa e Carlos Júnior. Ofensivamente, o Guarany repetirá a formação vitoriosa utilizada contra o Rio Grande, com Raphael

Paraíba, Gustavo Guerra e Sapeka atuando desde o apito inicial. Com o intervalo de 72h entre os confrontos, Osvaldo comandará somente um trabalho tático na manhã de hoje. “Nosso objetivo são quatro pontos. O Sapucaiense tem um bom time, mas precisamos correr riscos”, aponta. De acordo com o treinador, além da qualidade do gramado, as atuações individuais em Rio Grande foram determinantes para o placar de zero a zero. “Defensivamente fomos bem, não passamos sufoco. Chegamos a finalizar mais vezes e acertar a trave, mas o jogo foi ruim tecnicamente. A equipe não encaixou”, avalia. Na terceira colocação da chave A, o Guarany pode ocupar a liderança provisória em caso de vitória e tropeço do São Gabriel, que recebe o Farroupilha. Em contrapartida, uma derrota pode tirar o clube da zona de classificação.

Zona Sul de Veloterra prossegue com terceira etapa Competição retorna ao camping modelo amanhã O Campeonato Zuna Sul de Veloterra chega à terceira etapa, amanhã, no camping modelo, às margens da BR-293. Estima-se a presença de aproximadamente 120 pilotos de Bagé, Dom Pedrito, Pelotas, Rio Grande, Taquari, Sant’Ana do Livramento, Jaguarão, Pinheiro Machado, Pedras Altas e Rivera. A competição se desenvolve em 15 baterias a partir das 13h. A organização é da Brasil Eventos e as entradas custam R$ 5.

Arquivo JM


BAGÉ, 10 e 11 DE MAIO DE 2014

JORNAL MINUANO

Sábado Mínima 10 Máxima 20

Tarde

Noite

Domingo Manhã Mínima 13 Máxima 20

Bagé sedia classificatória para o Freio de Ouro

Diversas provas no Parque Visconde de Ribeiro Magalhães marcam a disputa na classificatória para o Freio de Ouro deste ano. Pág. 04

Tarde

Noite

FRANCISCO bosco

24 Contracapa

Temperatura Manhã


20140510