Page 1

Minuano

Desfiles da noite de ontem foram suspensos

FRANCISCO BOSCO

jornalminuano.com.br BAGÉ, segunda-feira, 31 de março de 2014 - ANO XIX Nº 4 703 | R$ 1,50

Os desfiles do carnaval fora de época em Bagé, que seriam realizados na noite de ontem, foram suspensos em razão da chuva. Em uma reunião, a maioria dos blocos optou pela suspensão. Conforme o presidente da Associação Bajeense de Entidades Carnavalescas (Abec), Edgar Muza, se não chover hoje à noite, a ordem de desfile continua a mesma com os blocos. Amanhã é a vez das escolas de samba. O desfile de sexta-feira já havia sido suspenso em função da chuva. No sábado, se apresentaram no sambódromo os blocos burlescos. Pág. 09 FRANCISCO BOSCO

Entre o microfone e o volante

Perfil de Mariano Augusto revela a história de uma das mais conhecidas vozes do rádio bajeense.

Legislativo homenageia Jornal MINUANO Cerimônia acontece hoje durante a sessão ordinária às 10h15min

Pág. 04

Filho esfaqueia o pai em Candiota

Vítima levou duas facadas enquanto Pág. 12 estava dormindo

Pág. 17


02 Ponto de Vista

BAGÉ, 31 DE MARÇO DE 2014

JORNAL MINUANO

Homenagem ao Jornal MINUANO

Anos de existência não significa sucesso e liderança. Tradição não mantém uma empresa e sim competência. Para manter-se no topo, a luta tem que ser constante e a busca pela excelência tem que ser diária. Assim tem sido a trajetória do Jornal MINUANO que amanhã completa 20 anos de existência. Muitos profissionais contribuíram para o crescimento do jornal mais lembrado e mais lido na região da Campanha. Porém mantê-lo nessa condição é um trabalho constante. Não é o tempo de vida que faz uma empresa líder e sim a equipe que nela trabalha e é responsável por colocá-la nessa condição. Manter um veículo impresso é um desafio diário – tanto

para a redação quanto para o setor comercial – isso não se restringe a alguns, mas praticamente a todos os jornais do interior. Porém é importante lembrar que são os jornais do interior que conhecem bem a realidade de cada região e são esses veículos que dão destaque aos fatos de sua comunidade. E nesses jornais que essa comunidade tem voz e vez e assim tem sido a postura do Jornal MINUANO ao longo desses 20 anos. Hoje com a homenagem da Câmara de Vereadores proposta pelo vereador Divaldo Lara ao MINUANO, começam as atividades comemorativas aos 20 anos. A cerimônia acontece durante a sessão ordinária do Legislativo com início às 10h15min.

A partir de manhã ocorrem algumas mudanças no setor de redação. Alguns jornalistas vão ser remanejados de editorias para melhor atender ao mercado cada vez mais exigente. A meta também é proporcionar a esses profissionais novos desafios como preconiza o jornalismo. Um dos mais competentes jornalistas de Bagé, Sidimar Rostan, passou a fazer parte da equipe. Ele assumiu uma das editoriais mais lidas do Jornal MINUANO, o Fogo Cruzado. Mudanças ocorrerão no sentido de atender os leitores e anunciantes do maior jornal da região da Campanha.

Irreverência

Paulo Coelho

FRANCISCO bosco

Escritor

Duas histórias sobre a hipocrisia A lei e as frutas No deserto, as frutas eram raras. Deus chamou um dos seus profetas, e disse: - “Cada pessoa só pode comer uma fruta por dia.” O costume foi obedecido por gerações, e a ecologia do local foi preservada. Como as frutas restantes davam sementes, outras árvores surgiram. Em breve, toda aquela região transformou-se num solo fértil, invejado pelas outras cidades. O povo, porém, continuava comendo uma fruta por dia – fiel à recomendação que um antigo profeta tinha passado aos seus ancestrais. Além do mais, não deixava que os habitantes das outras aldeias se aproveitassem da farta colheita que acontecia todos os anos. O resultado era um só: as frutas apodreciam no chão. Deus chamou um novo profeta e disse: - Deixe que comam as frutas que queiram. E peça que dividam a fartura com seus vizinhos. O profeta chegou na cidade com a nova mensagem. Mas terminou sendo apedrejado – já que o costume estava arraigado no coração e na mente de cada um dos habitantes. Com o tempo, os jovens da aldeia começaram a questionar aquele costume bárbaro. Mas, como a tradição dos mais velhos era intocável, eles resolveram afastar-se da religião. Assim, podiam comer quantas frutas queriam, e dar o restante para os que necessitavam de alimento. Na igreja local, só ficaram os que se achavam santos. Mas que, na verdade, eram pessoas incapazes de enxergar que o mundo se transforma, e que nós devemos nos transformar com ele.

O profeta e os tigres O falso profeta chegou a aldeia e assustou a todos com ameaças de males que viriam da floresta.

As pessoas, assustadas, reuniram uma enorme quantia de dinheiro e lhe entregara, de modo que conseguisse afastar o perigo. O homem comprou alguns pães velhos, e começou a espalhalos em torno da floresta, recitando palavras incompreensíveis. Um rapaz se aproximou: - O que está fazendo? - Salvando os seus pais, seus avós, e seus amigos da ameaça dos tigres. - Tigres? Mas não existem tigres neste país! - Por força da minha magia – disse o falso profeta. – Ela funciona sempre, como está vendo. O rapaz ainda tentou argumentar. Mas os habitantes resolveram expulsá-lo da cidade, pois ele estava atrapalhando o trabalho daquele homem santo.

Humor aliado a descontração são as marcas dos foliões dos blocos burlescos no sambódromo.

A reflexão Diz o monge beneditino Steindl-Rast: “De manhã, devemos nos comportar como se fossemos atravessar uma rua: parar, olhar para os lados, e ir em frente.” “Antes de nos atirarmos a atividade frenética do dia, nós paramos. Isto nos permite refletir sobre nossas prioridades, as atitudes possíveis diante de um problema, as decisões que precisam ser tomadas”. “Em seguida, nós olhamos para os lados. Não adianta parar, se não enxergamos o que acontece a nossa volta. É necessário entender que, ao tomar uma decisão, estamos influenciando e sendo influenciados por tudo que está acontecendo a nossa volta.” “Finalmente, nós seguimos adiante. Não adianta parar, olhar para os lados, se não temos um objetivo definido. O fato de agir é que justifica tudo - e que nos permite mostrar, através do trabalho, a imensa glória de Deus. E para que tudo isso dê certo, basta se comportar da mesma maneira que nos comportamos quando atravessamos uma rua”.

Minuano

FAT - Jornal Minuano | CNPJ: 87415725/0012-81

Endereço: Rua Brigadeiro Mércio, 72 - CEP 96400.720 - Bagé/RS Telefones: Redação (53) 3242 7693 - Assinaturas 3241-6377 e 3241-2057 www.jornalminuano.com.br | redacaominuano@gmail.com | facebook.com/jornalminuanobage DIRETOR EXECUTIVO - Aurelino Brites Rocha ADMINISTRATIVO Mírian Cloque

COMERCIAL Ion da Cunha

EDITORA GERAL Márcia Sousa

Editor Assistente - Fernando Marinho Tólio • Reportagem - Viviane Becker - Maritza Costa - Cláudio Falcão - Dora Beledo - Marcel Nunes - Melissa Louçan - Fernanda Couto - Jaqueline Muza - Daiane Lima - Sidimar Rostan • Chargista - Cláudio Falcão • Diagramação - Sandro Leal - Luís Mário Pereira - Daniel Cuerda Ferreira • Revisão - Simone Gonçalves • Assistente Comercial - Angelina Britto • Auxiliares Administrativos - Suélen Vieira Farias Conceição - Fábio Silveira • Distribuição - Marcos Goulart • Assistente de Distribuição - Armando Leguissamo • Fotos - Francisco Gomes Bosco - Francisco de Assis Rodrigues - Antônio Rocha • Colaboradores - George Teixeira Giorgis - José Carlos Teixeira Giorgis - Luiz Godinho - Marcelo Teixeira - Renato Marsiglia - Ana Maria Loureiro de Souza Delabary - Raquel Barreto Garcia - José Artur M. Maruri dos Santos Norberto Dutra - Jair da Silva - Beatriz Lamego • Impressão - Gráfica do Jornal do Povo - Cachoeira do Sul Os artigos assinados não refletem, necessariamente, a posição do jornal. Por isso, a editoria não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.


Empreendedor 03

JORNAL MINUANO BAGÉ, 31 DE MARÇO DE 2014

Nutricionista auxilia no tratamento de patologias

Dora Beledo dora.beledo@hotmail.com @dorabeledo

FRANCISCO bosco

Mariana atende crianças e adultos A alimentação saudável é fator extremamente importante quando existe a necessidade de tratar determinadas patologias. A nutricionista Mariana Mansur Langone auxilia seus pacientes a escolherem e adotarem uma dieta equilibrada e adequada as suas necessidades. Seja na manutenção ou perda de peso, para o controle das taxas de colesterol, diabetes, triglicerídeos, glicose, anemia, obesidade ou qualquer outra patologia, a alimentação adequada pode ajudar a reverter ou tratar cada caso, trazendo bem estar aos pacientes, sejam eles adultos ou crianças. A proposta de Mariana é o processo de reeducação alimentar. Ele não agride o

organismo e faz com que o paciente se habitue, pouco a pouco, a optar pelos melhores alimentos na hora das refeições. Segundo ela, ao esclarecer sobre os benefícios de cada alimento e apresentar novos cardápios é possível chegar ao objetivo de cada pessoa ao buscar o auxílio de um nutricionista. Mariana também atende a gestantes, indicando as melhores opções para a nutrição do bebê sem que a mãe tenha grandes ganhos de peso e esteja bem alimentada durante os nove meses de gestação. Após o parto a ajuda da nutricionista também é importante para a perda de peso da mãe sem interferir na qualidade da amamentação. “E as primeiras refeições dos pequenos também devem ser orientadas por profissional. Quem se alimenta bem na infância têm grandes chances de evitar patologias na fase adulta”, encerra.

Onde

Sete de Setembro, 645 Telefone: 3241 2867 / 9976 1222

Villa GastroBar

Dia 18 de abril, Sexta-Feira Santa, o Villa GastroBar abrirá ao meiodia, oferecendo todas as especialidades de frutos do mar. À noite o funcionamento da casa será normal. Faça sua reserva pelo telefone 9922 2201.

Inglês na Speak Up

A Speak Up oferece aulas de inglês com metodologia diferenciada, onde os grupos têm foco na conversação. A escola fica na José Otávio, 80 E. Os telefones: 3247 3962 e 9978 1312.

Produtos Alfaparf

A Escova Disciplinante Liso Progressivo, Oil argan e Semi di lino – reduz o volume e disciplina os fios mesmo após a lavagem dos cabelos. O produto tem 0% de formol, amônia, parabeno e sal, promovendo cauterização, selagem e blindagem térmicas em apenas três passos. Os produtos da Alfaparf você encontra na Farmácia Mascarenhas, que fica na avenida Espanha, 301. O telefone é 3312 6000.

Páscoa Nova Era

Que tal nesta Páscoa você presentear o seu filho com um coelho de pelúcia? Vai fazer tanto sucesso quanto os deliciosos ovos de chocolate e o coelhinho tem o pelo tão macio que a meninada não vai querer largá-lo por nada. Vá ate a Nova Era e confira a variedade de coelhinhos que estão na loja.

SUS no Examinare

O Examinare Laboratório de Análises Clínicas não possui convênio com o SUS, mas tem um grande compromisso e respeito com esses pacientes. O Examinare oferece qualidade, precisão e confiança na realização de seus exames e dá desconto de 50% em todos os exames, até mesmo naqueles realizados fora do Estado. Basta apresentar o encaminhamento dos SUS. O laboratório fica na Marcílio Dias, 1084. O telefone 3247 7246.


04 Fogo Cruzado

BAGÉ, 31 DE MARÇO DE 2014

JORNAL MINUANO

Sidimar Rostan

sidimar_frostan@hotmail.com @sidirostan

Lelinho articula apoio para viabilizar candidatura a deputado A semana pode ser decisiva para o vereador Lelinho Lopes (PT), que pretende aprofundar o debate para viabilizar sua participação no pleito de outubro junto à Democracia Socialista (DS), tendência interna do PT, em encontro na capital, onde estará tratando assuntos pessoais. A agenda ainda não está confirmada, mas a intenção de concorrer à corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa, oficializada no dia 15 de março, durante encontro estadual do partido, pode ganhar fôlego com a desistência de Carlos Pestana. O atual chefe da Casa Civil do Estado, que seria candidato pela

DS, abriu mão da disputa para coordenar a campanha do governador Tarso Genro – imbuído na missão de quebrar o tabu da reeleição no executivo estadual. “Esta conjuntura, uma vez confirmada, é favorável a uma candidatura nova, e creio que posso ser esta alternativa, ajudando a fortalecer a corrente (DS) na região. Diria, inclusive, que hoje minhas chances são de 90%”, enfatiza Lelinho. Para sensibilizar as lideranças da corrente, o vereador bajeense recorre à prerrogativa da identificação com o eleitorado jovem. E os números podem favorecer a estratégia. Na eleição de 2012, de acordo com

dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), os jovens com idades entre 16 e 34 anos totalizavam 36,2% do eleitorado de Bagé. Em Pelotas, o mesmo nicho correspondia a 35,2%, e em Dom Pedrito, a 33,6% do total. A principal parcela deste universo corresponde à parcela de eleitores com idades entre 25 e 34 anos, que representam justamente o foco de Lelinho. De olho nestes colégios eleitorais, o petista aposta em uma plataforma que contempla ações associadas ao esporte, à geração de trabalho e renda, à qualificação profissional, moradia, lazer e saúde, prevenção à violência e combate às drogas.

Cores novas na Câmara de Bagé A revitalização do plenário Lígia Almeida, iniciada em fevereiro, deve ser concluída nesta semana, com a instalação do novo carpete azul. O madeiramento do recinto foi envernizado e lixado, e as paredes verdes foram pintadas de branco. A primeira fase da reforma, que incluiu a abertura de uma porta lateral, pela rua Salgado Filho, custou aproximadamente R$ 15 mil. De acordo com o presidente da Casa, vereador Uílson Morais (PMDB), o projeto do segundo estágio prevê a instalação de um elevador, para facilitar o acesso aos gabinetes (instalados na parte superior do prédio), e a criação de um mezanino destinado à rádioweb do Legislativo (que irá disponibilizar links através da Internet, para todas as emissoras de rádio

ARQUIVO/JM

Vereador aposta na identificação com eleitorado jovem

Sessão Especial homenageia o Jornal MINUANO

da cidade). As duas obras, que dependem de licitação, podem ser viabilizadas até o final do ano. ANTÔNIO ROCHA

Cerca de R$ 15 mil foram investidos na reforma

A Câmara de Vereadores de Bagé realiza hoje, a partir das 10h15min, sessão especial em homenagem aos 20 anos do Jornal MINUANO. A intenção, de acordo com o proponente, vereador Divaldo Lara (PTB), é “estender o reconhecimento pela contribuição social do periódico aos profissionais envolvidos em sua trajetória; o que inclui àqueles que contribuíram no passado”.


Oportunidade & Empregos 05

JORNAL MINUANO BAGÉ, 31 DE MARÇO DE 2014

Emater

Concursos

Está aberto o processo seletivo externo da Ascar, Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural, que possui vínculo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul. A seleção se destina ao preenchimento imediato de 11 vagas e à formação de cadastro reserva para cargos de nível fundamental, médio, técnico e superior, que são: Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Agrícola, Engenheiro Florestal, Médico Veterinário, Médico do Trabalho, Técnico Agrícola, Motorista, Assistente Administrativo, Cinegrafista, Editor de Áudio e Vídeo, Fotógrafo, Técnico em Enfermagem do Trabalho, Extensionista Rural, Nutricionista, Assistente Social, Sociólogo, Profissionais das áreas de Ciências Biológicas, Letras, Enfermagem, Pedagogia, Psicologia, Tecnólogos, entre outros. O salário pode chegar a até R$ 3.294,28, por jornada de 15 a 40 horas semanais. As inscrições serão efetuadas somente pela internet, até hoje, no site www.fundatec.org.br. O valor da taxa de inscrição será de R$ 100 para os candidatos aos postos de nível superior e R$ 65 para os candidatos de nível Médio/Técnico e Fundamental.

Cremers O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul lançou edital de concurso público para o preenchimento de seis vagas imediatas para profissionais, bem como a formação de cadastro reserva. A remuneração varia entre R$ 1.285,11 e R$ 5.315,92, de acordo com a função provida e jornada desempenhada, que pode ser de 20 ou 44 horas semanais. As chances são para os cargos de Assistente Básico, Assistente Pleno, Técnico em Informática Pleno e Advogado, para atuação nas cidades de Porto Alegre, Rio Grande e Pelotas. São aptos a participarem, profissionais com formação de nível médio, médio/ técnico ou superior. As inscrições seguem abertas até o dia 16 de abril de 2014, no site www.fundatec.org.br. As taxas variam de R$ 45 ou R$ 80.

Uergs

Endereço: General Neto, 161 sala 203 | Telefones: 3311 3651 e 9977 3651 Site: www.renovarh.com.br | Email: contato@renovarh.com.br

- Vagas de Emprego Frentista Gerente de posto Vendedora Programador websites/sistemas Auxiliar administrativo Atendente de locações Técnico em agroindústria

Susepe A Superintendência dos Serviços Penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul lançou edital para realização do concurso público para preenchimento no cargo de Agente Penitenciário, que exige nível superior completo em qualquer área e carteira de habilitação (no mínimo categoria “B”). O edital prevê a oferta total de 602 vagas, já inclusa a reserva legal de 61 vagas para candidatos com deficiência e 97 para negros e pardos. O vencimento inicial é de R$ 3.190,89, por jornada de 40 horas semanais. Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 10 de abril de 2014, pelo site www.fundatec.org.br. A taxa será de R$ 145,21.

TRF O Tribunal Regional Federal da 4ª Região abriu o edital do seu 16º concurso público para provimento de 16 vagas no cargo de Juiz Federal Substituto, por salário de R$ 23.997,19. O candidato deverá preencher o formulário de Requerimento de Inscrição Preliminar, disponível no endereço eletrônico www.trf4.jus.br/concursojfs, a partir das 13h de 07 de abril até às 18h de 06 de maio de 2014, horário de Brasília. A taxa é de R$ 190.

Cursos

Endereço: Cornélio Martins, 1 300 (Jardim do Castelo) | Telefone: 3241 3629 - Preparação para o concurso da Susepe, 602 vagas para Curso Superior. - Preparação para a EsSA, Escola preparatória de Cadetes (ESPCEX ) e Enem com início dia 20 de março. - Preparação para o concurso da Brigada Militar.

Renova RH

Endereço: General Neto, 161 sala 203 | Telefones: 3311 3651 e 9977 3651 Site: www.renovarh.com.br | Email: contato@renovarh.com.br Em abril a RenovaRH traz a Bagé dois curso: Legislação do Trabalho, nos dias 11 e 12, e Vendas - O grande negócio -, dias 23, 24 e 30. Vagas limitadas.

Senac

Endereço: Marechal Floriano, 1456 | Telefone: 3242 7233 Para os interessados em aprender a língua inglesa com atividades dinâmicas e de interação, alinhando teoria e prática, podem aproveitar para se inscrever no curso de inglês nível Teens 1, que está sendo oferecido pelo Senac Bagé. As aulas iniciam no dia 6 de maio e acontecem nas terças e quintas-feiras, das 14h às 17h.

Senar

Endereço: Avenida Portugal, 495 | Telefone: 3242 8888 ou 9957 0961 A Associação e Sindicato Rural de Bagé, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/RS, vai promover no próximo mês 12 cursos, que já estão com inscrições abertas. As capacitações são voltadas a produtores e trabalhadores rurais, estudantes, técnicos e demais pessoas ligadas à área rural. Para se inscrever, os interessados devem comparecer na sede da Associação Rural (Av. Portugal, 495, bairro Castro Alves), de segunda à sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Os cursos são gratuitos e as vagas limitadas Os cursos são os seguintes: Tecelagem em Lã Crua; Gestão Rural – Básico; Gestão Rural – I; Tosquia Tally-hi; Embutidos e Defumados; Reprodução de Bovinos de Corte; Tratores Agrícolas; Manejo da Terneira Leiteira; Operador de Retro-Coxilha; Suplementação e Confinamento de Bovinos de Corte; Regulagem e Manutenção de Máquina de Tosquia.

Veterinário Agrônomo Peão campeiro Capataz Auxiliar de serviços gerais

-Vagas de estágio Técnico em administração Administração Ensino Médio

Qualivida

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul abriu edital de concurso público, por meio de provas seletivas de caráter competitivo, onde são oferecidas 22 vagas mais cadastro de reserva para profissionais de níveis médio e superior, por salários de até R$ 3.645,57. As vagas são para os cargos de Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática, Técnico em Laboratório, Assistente Social, Engenheiro Civil, Informata, Psicólogo e Químico. As inscrições devem ser realizadas até hoje, pela internet, no site www.fundatec.org.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 145,21 para empregos de Nível Superior e R$ 63,69 para empregos de Nível Médio.

Castelinho

Renova RH

Vagas

Currículos

Endereço: Emílio Guilain, 685 Telefone: 3247 3921 / 9134 0897 / 9931 4148 E-mail: psimauricio@yahoo.com.br

Consultoria em Gestão de Pessoas Endereço: Galeria Dallé Center - sala 113 E-mail: raquelbarreto_gp@yahoo.com.br

Renova RH

Endereço: General Neto, 161 sala 203 Telefones: 3311 3651 e 9977 3651 Site: www.renovarh.com.br Email: contato@renovarh.com.br

CIEE (estágio)

Endereço: General Neto, 19, sala 51 Telefone: 3242 6380 e 3241 4519 www.cieers.org.br

Prodesp (estágio)

Endereço: General Neto,19, 2º andar Telefone: 3242 5022

MP Consultoria

Telefones: 3241 0798 e 9998 6748


06 Campo & Negócios

BAGÉ, 31 DE MARÇO DE 2014

JORNAL MINUANO

Associação de Criadores de Gado Jersey realiza dia de campo No próximo dia 12, a Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul promove em São Pedro do Sul o primeiro Dia de Campo da raça no ano. A exemplo dos eventos organizados em 2013, que privilegiou produtores de leite de diferentes regiões do Estado, a entidade repete a proposta e mobiliza, desta vez, criadores da raça da região central. O evento vai acontecer no Criatório Dom Victor, de propriedade de João Vitor Ponte de Araújo, no distrito de São João, e contará com explanações técnicas no período da manhã, entre elas, o relato do presidente Cláudio Nery Martins sobre sua viagem à Nova Zelândia, onde conheceu os sistemas de criação utilizados no país e a central de sêmen da CRV

Lagoa, e visita às instalações zantes da raça que quiserem do criatório na parte da tarde. obter mais informações sobre Estas visitas serão divi- o Dia de Campo em São Pedas em cinco estações, que dro do Sul, podem contatar a vão abordar temas como nu- associação pelo telefone (53) trição, saúde e conforto ani- 3223 3919, de segunda à sexmal, alimentação especial e ta-feira das 8h às 11h30min e manejo do gado. das 14h às 18h. De acordo com o presiARQUIVO/JM dente do conselho técnico e superintendente substituto do registro genealógico da associação, Carlos Guilherme Rheingantz, a escolha pela propriedade do produtor João Vitor, se deu pelo fato de ser considerado um empreendimento modelo na região, não só pela estrutura física do estabelecimento, mas, sobretudo, pela maneira técnica como os sistemas de produção são conduzidos pelo proprietário e a equipe que com ele Martins vai fazer um relato da trabalha. Os associados e simpati- viagem à Nova Zelândia

Rio Grande do Sul abre colheita da soja No último sábado aconteceu a abertura oficial da colheita da soja no Estado, em Tupanciretã. Participaram do ato, o governador Tarso Genro, o secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio Cláudio Fioreze e o ministro da Agricultura, Neri Geller. A região central onde aconteceu o evento, corresponde por mais da metade da produção de soja do Rio Grande do Sul. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Rio Grande do Sul deverá colher 12,3 milhões de toneladas de grãos nesta safra. A área plantada de 4,8 milhões de hectares é 5,8% superior à anterior. O município de Tupanciretã é responsável por 5% da produção, sendo o maior produtor do Estado.

Caco Argemi/especial JM

Estimativa é de que o Estado colha mais de 12 milhões de toneladas de grão nesta sagra

Muito além de bons números Cláudio Fioreze Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Estado

Estamos colhendo as três maiores safras da história nos últimos quatro anos. Recordes na soja, arroz, trigo e milho; na área da pecuária, vivemos um grande momento na bovinocultura, assim como no setor de aves, suínos e ovinos. As últimas edições da Expointer e Expodireto somaram R$ 6,8 bilhões de negócios, ou seja, uma taxa de investimentos de 20% do PIB primário. Quem investe assim na economia e nos governos mundo afora? Vivenciamos claramente momentos especiais no campo, que influenciam toda a economia. Claro, bons preços, clima e empreendedorismo contribuíram. As cadeias produtivas respondem às ações e programas de apoio governamental: do crédito às medidas tributárias, da irrigação à armazenagem, até a agroindústria. Só para exemplificar, lançamos o maior e melhor programa de irrigação do País: o Mais Água, Mais Renda, pelo qual estamos mais do que dobrando a área irrigada até o final de 2014. O Brasil levou 500 anos para produzir 100 milhões de toneladas de grãos. Na última década, o número quase dobrou. Definitivamente vivemos outros tempos: o campo virou protagonista do dinamismo econômico. Em 40

anos, teremos de produzir mais do que nos últimos dez mil anos, com qualidade crescente. Em resposta, o agricultor está utilizando produtos e serviços tecnológicos que movimentam toda a engrenagem da indústria, comércio e serviços nas áreas de genética, máquinas e equipamentos, geotecnologias, robótica, assistência técnica, transporte, química, biotecnologia e educação, entre outros. Só o campo consegue distribuir essa riqueza, levando renda e emprego a inúmeros rincões. Sabe-se que há questões ambientais e sociais a enfrentar: agrotóxicos, energia, armazenagem e logística. Tudo isso, porém, pode ser transformado em mais oportunidades pela nova economia do campo. Novamente, as políticas públicas terão papel fundamental, através da pesquisa, ensino, extensão, fiscalização e apoio ao cooperativismo. No Estado, recuperamos a Fepagro, Irga, Emater, Fapergs, Uergs e Defesa Agropecuária. Nosso compromisso é dobrar o PIB primário gaúcho nos próximos dez anos. Não é ufanismo: será uma oportunidade para nossa economia se continuarmos apostando no diálogo e em ações objetivas em prol do protagonismo do Rio Grande no Brasil e no mundo.


Cidade 07

JORNAL MINUANO BAGÉ, 31 DE MARÇO DE 2014


08 Cidade

BAGÉ, 31 DE MARÇO DE 2014

JORNAL MINUANO

Unipampa sedia 1º Encontro de Formação Continuada

ARQUIVO/JM

De hoje até 4 de abril acontece o 1º Encontro de Formação Continuada no âmbito do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O evento acontece no campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O encontro conta com apresentações culturais, palestras, painéis e seminários temáticos. O pacto é uma iniciativa do Ministério da Educação

(MEC) e visa valorizar a formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos que atuam na rede pública de ensino. A ação busca aprimorar o Ensino Médio e dá às universidades papel central na formação de professores. A formação continuada oferecida pela Unipampa vai capacitar cerca de 140 pessoas de quatro Coordenadorias de Educação

(10ª, 13ª, 19ª e 35ª), abrangendo 22 municípios do Rio Grande do Sul. Dentre os temas abordados, estão “os desafios da formação continuada na contemporaneidade”, “Ensino Médio e a formação humana integral”, “organização e gestão democrática da escola”, “possibilidades, práticas e caminhos metodológicos: ação pedagógica docente”, e outros.


Cidade 09

JORNAL MINUANO BAGÉ, 31 DE MARÇO DE 2014

Blocos burlescos são os primeiros a passar pelo sambódromo

Carnaval fora de época teve cronograma alterado em função do mau tempo FOTOS FRANCISCO bosco

Os Gatões escolheram o tema “Lendas e Mitos”

Escola de samba Aliança recebeu homenagem do Se Cola Colou

Copa do Mundo foi o assunto central no Brasa Viva

Samba dos Esquisitos alertou para os cuidados no trânsito

Ai Vem a Cobra falou sobre a “felicidade”

Aqui Agora abordou “Trabalho e folia”

Com o mau tempo do final de semana, apenas os blocos burlescos puderam desfilar no sambódromo no carnaval fora de época. Com a desistência de uma entidade, no sábado à noite, foram seis apresentações. Segundo o tenente Roberto Lopes Nogueira, todo o público que se reuniu para assistir somou cerca de três mil bajeenses. Para a segurança da noite, Nogueira informou que 50 homens e mulheres da Brigada Militar foram deslocados para o local. O evento aconteceu no sambódromo, na rua Caetano Gonçalves, em frente ao Centro Administrativo. O prefeito Dudu Colombo ressaltou a expectativa da primeira noite do carnaval fora de época em Bagé. Mesmo com a chuva, ele avaliou que o público aceitou bem a alteração na data. “Com o feriado de carnaval muitos estavam fora da cidade, e assim foi a oportunidade para que todos os bajeenses participassem. Posteriormente faremos também uma avaliação”, disse. O secretário municipal de Cultura, Sílvio Machado, também salientou a possibilidade de uma participação maior do público com

nós sempre assistimos uma ou duas noites em Bagé. Só poderia não ter tanto espaço entre eles”, comenta Camargo. José Cury e sua esposa Valéria Felipe, levaram o filho de três anos. “É o primeiro carnaval em Bagé e estamos gostando”, disse Cury. Os dois moram há seis meses na cidade e residiam anteriormente em Uruguaiana.

quero rosa”. Os carros alegóricos do grupo tinham efeitos de fumaça e luz, e a bateria cerca de 40 integrantes. O jurado Richard Conceição elogiou a escola, principalmente pela utilização de alegorias e pela animação dos participantes. O carro que encerrou o desfile homenageou os fundadores da Aliança. O Brasa Viva começou por volta da meia-noite e em meia hora todos os integrantes estavam no sambódromo. A Copa do Mundo foi o tema escolhido. A entidade levou aproximadamente 35 integrantes na bateria. Os Esquisitos trataram sobre os cuidados no Trânsito. O jurado Conceição elogiou o sambaenredo. Mesmo assim,

a transferência da data. “Já vi muitos que não estavam em Bagé no feriado de carnaval. Até os próximos dias esperamos um aumento no pessoal”, afirmou. O presidente da Associação Bajeense de Entidades Carnavalescas (Abec), Edgar Muza, também avaliou de forma positiva o desfile. “Superou todas as nossas expectativas pelos problemas causados com a chuva de sextafeira. Foi maravilhoso, as entidades foram ótimas na parte técnica como bateria, harmonia e alegorias”, diz. Sobre o público, ele afirma que também se surpreendeu com a participação. “Não foi o público que teríamos em uma noite normal, mas foi ótimo, eles participaram. Até porque a maioria mora na periferia”, afirma. A festa encerrou praticamente sem público, em função da chuva que acompanhou as duas últimas apresentações. Por volta das 3h30min o último bloco estava encerrando na avenida. O casal João Camargo e Vera Freitas, que estiveram no evento, avaliaram de maneira positiva a noite, mas reclamaram a demora entre uma e outra entidade. “É bom,

Os desfiles O Goela Seca deveria abrir os desfiles, às 21h. Entretanto, o bloco não apareceu. Segundo o presidente Francisco de Assis Pinheiro, a verba recebida este ano pela entidade foi utilizada para o pagamento de dívidas do ano passado, quando a festa

foi cancelada em função do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria. “Ano passado ficaram de pagar e não pagaram, então eu usei o dinheiro para quitar as contas, não ia deixar o nome da entidade sujo”, disse. Com a desistência, Os Gatões foi a segunda entidade a entrar no sambódromo. Eles apresentaram histórias e lendas de horror do Brasil. O grupo levou uma bateria com 32 integrantes e carros alegóricos. Por volta das 23h, o público começou a escutar o samba do Se Colá Colo, atual campeão dos burlescos. A entidade este ano decidiu homenagear a Escola de Samba Aliança, com o tema “Verde que te

Grupo de 10 funcionários distribuiu preservativos

comentou sobre um espaço no sambódromo e a falta de fantasias dos integrantes. O grupo levou uma bateria com cerca de 40 integrantes. O Aí vem a Cobra iniciou com uma chuva fraca, que se estendeu até o final do desfile. A entidade apresentou três carros na avenida. A bateria, com aproximadamente 30 integrantes, animou falando sobre a “Felicidade”. O bloco Aqui Agora encerrou a noite. No momento da apresentação, grande parte do público não estava mais no sambódromo, em função da chuva. O tema escolhido foi “Trabalho e Folia”, e por volta das 3h30min os integrantes já se dirigiam para a dispersão.

Segurança contou com 50 homens e mulheres da Brigada Militar


vIVIANE bECKER viviminuano@hotmail.com

Mi Ventana em Luciana Duarte recepcionou os amigos na quinta-feira, em seu lindo espaço, florido, verde e fashion, no bairro Jardim do Castelo. Os convidados brindaram com a empresária o primeiro ano de funcionamento da floricultura Mi Ventana como mostram as fotos desta colunista.

Edson Mor, Rodrigo Duarte e Manuel Luís Brasil Sá

Alegre, extravasando carisma Luciana Duarte

Tatiani Unfer, a anfitriã e Patrícia Albano

Mara Móglia, que promove no dia 24 de abril, evento em apoio a LFCC e Márcia Ivanoff prestigiando a amiga

Regina Sacco como sempre, esbanjando estilo...

Maria Amélia Reiniger, Vera Duarte e M


Social 10/11 JORNAL MINUANO

BAGÉ, 31 DE MARÇO DE 2014

CURTAS

m festa

REENCONTRO DAS DEBUTANTES DE 1964 Ana Maria Delabary está mobilizando as jovens da sua época, as meninas que assim como ela, fizeram sua primeira exibição social no Baile de Debutantes do Clube Comercial em 1964. A ideia é reunir aquelas que residem em Bagé, no dia 3 de abril, às 16h30min na LEB. Durante o encontro será definido o formato da festa prevista para o mês de setembro quando elas comemoram os 50 anos do debut. Entre as debutantes estão: Ana Cristina Almeida Salles, Ana Maria Loureiro de Souza, Ana Sila Souza Gonçalves, Ana Teresa Quintana Rossell, Andrea Pereira de Menezes, Denise Sousa Magalhães, Dalva Costa, Ema Ricardo Martinez, Flávia Blois Karam, Francisca Abero Ferraz, Helena Niederauer Robaina, Heloísa Helena Marques, Helenara Cereser da Costa, Helenara Pesce Zimm, Iara Alagia Lopes, Iris Marilia Mansur Munhoz, Joani Soria Machado, Maria Amélia Teixeira Abbott, Maria Francisca Domenech, Maria da Graça Tula Sá, Maria da Graça Sampaio Blois, Maria de Lourdes Infantini Mazzini, Maria Beatriz Lopes de Pinho, Maria Zely Quintana, Marilene Louzada Borges, Marilena Lopes Nogueira, Neila Terezinha Barcellos, Oraides Romero Alvim, Regina Helena Nunes de Nunes, Regina Moraes, Sandra Regina K. da Rosa, Susana K. da Rosa, Sonia Z. Silveira, Sonia Z. Silveira, Sonia G. Ollé, Tania Maria Machado da Silva, Tânia Mara Rodrigues Alves, Vera Regina Rovira Alagia e Zaida Alice Santos Leal.

CHÁ DE PÁSCOA NA CASA DA AMIZADE

Dulce Dias, Lucianne Campello, Emília Becker e Tânia Pereira marcando presença

o Mariño

Maria Heloísa Ribeiro

Terezinha Caminha Leal, Maria Zilma Karam, Ieda Soares, Carmem Gonçalves,Leslie Mendes, Fúlvia Macedo, Alda Magda Dias e Kátia Saraiva foram recebidas por Julietinha Bandeira na tarde da última sexta-feira, para acertar os detalhes do próximo chá da Casa da Amizade, que terá como temática a Páscoa. Dedicadas, as integrantes do grupo das Bromélias organizam com carinho o encontro das amigas que acontece no dia 10 de abril, às 16h, na sede da entidade. Quem conta os detalhes é Fúlvia, que mantém a imprensa superbem informada sobre as ações dos floridos grupos. Foi assim que ficamos sabendo que para essa aguardada tarde, haverá exposição de trufas artesanais da Leslie Mendes, bem como os objetos decorativos da loja de Lucia Segredo Blanco, a Mimos y Regalos. As doações de leite e bolachinhas deste encontro serão repassadas à Fundação Geriátrica José e Auta Gomes.

LANÇAMENTO DO FILME GUERRA DE ADÉLIA Na semana passada, na Casa de Cultura Pedro Wayne aconteceu o lançamento do filme Guerra de Adélia. A trama conta a história de uma mulher frágil, e sensível, que se torna uma grande mulher no decorrer do filme, após passar por grandes dificuldades depois a partida de seu marido Inácio para evolução de 1893. A direção é de Diogo Ferreira, fotografia de Édisson Larronda, sendo protagonizado por Daniela Sturza. As gravações devem iniciar no mês de julho, ressaltando sentimentos como superação, garra, força e acima de tudo de amor.

Talita Suñé e Cenir Mendes Costa que organiza a festa que irá marcar os 14 anos de sucesso do seu programa Sabor em Sintonia

ANIVERSÁRIOS Mauro Sittoni Vaz Valdecira Cardoso Andrade Jaime Tadeu Viana João Bosco da Cunha Pinheiro Cleonice Vaz Huber Jaques Viglemar Oliveira Jaqueline Silveira Daneres Thalia Ferreira Douglas Pinheiro Ferreira Tatiane Amaral Afonso Arli Gomes Figueiredo Tael Centeno Anderson Eduardo dos Santos Anderson dos Santos Mangine Paulo Roberto Leite Érick da Rosa Dias Lilia Maria Azambuja Loguércio Marta Eliana Bastos Vargas Claudete Mendes Ferreira

Melissa Louçan, integrante da equipe do Jornal MINUANO

Jorge Abott Aura Stella Centeno Pereira

#CURTISSÍMAS#

>>> Emília Becker recebe os amigos na quarta-feira, quando estará inaugurando a sua Dux. A loja que tem filial em Santa Maria e Pelotas promete mostrar uma moda diferenciada para os homens modernos e contemporâneos desta cidade. A empresa fica na Marcílio Dias, 1199 e chega trazendo mais uma alternativa para o público masculino que gosta de se vestir com roupas de qualidade e estilo. Claro que estarei lá, prestigiando minha prima! >>> A Casa de Cultura Pedro Wayne promove a Exposição "Kuarup - Um lugar entre mundos" do artista José Carlos Martins de Porto Alegre. A abertura será às 19h, do dia 03 de abril. >>> A Propaga Propaganda vem conquistando seu espaço no mercado publicitário. Laura Romero me contou as novidades... A cartela de clientes está aumentando o portfólio da empresa. Entre os últimos trabalhos está o filme que foi feito para RC Alimentos e para Beliscatto Atelier. Vale conferir www.propagapropaganda. com.br. Sou fã do trabalho destes jovens e criativos profissionais! >>> Na lojinha da Casa de Cultura Pedro Wayne estão à disposição dos apreciadores da arte os trabalhos de diversas artistas locais Marilu da Luz, Heloísa Beckman, Rita Gomes, Amélia Terezinha, Carlo Andrei, Marli Lopes... Sempre boas opções de presentes! >>> Tael Centeno Krolow e a irmã Teia Centeno Pereira celebraram a proximidade da data querida, no sábado à noite. O encontro incluiu familiares e amigos em uma animada festa, que antecipou o aniversário da dupla, que acontece hoje. Parabéns!


12 Perfil

BAGÉ, 31 DE MARÇO DE 2014

JORNAL MINUANO

A história de quem conta outras histórias

Mariano Augusto divide seu tempo entre o microfone e o volante FRANCISCO bosco

“Eu trabalho 24 horas por dia”. É assim que responde Mariano Augusto Dutra Rodrigues, sobre a forma que ele encontrou para dividir seu tempo. O radilista da rádio Difusora, que faz companhia para os bajeenses pela manhã, conta que sua rotina é alternar entre os dois empregos que possui: o rádio e o táxi. Rodrigues acorda por volta das 6h, e vai até a Delegacia de Polícia de ProntoAtendimento (DPPA) verificar as ocorrências policiais para o boletim da manhã. Por volta das 8h30min, ele sai para realizar entrevistas e volta às 10h 30min. Com o trabalho pronto, vai para o seu ponto de táxi. Sem retornar ao lar, no bairro Prado Velho, o radialista sai de casa já com o almoço. “Não dá tempo de almoçar em casa, eu já fico direto”, diz. A partir das 17h20min ele apresenta outro boletim e por volta das 18h volta ao trabalho como taxista. “Nos sábados e domingos eu viro a noite trabalhando no táxi”, conta. Mariano Augusto começou cedo. O primeiro emprego com carteira assinada foi aos 14 anos, na construção civil. “Meu pai foi mestre de obras, eu comecei com ele”, diz. Permaneceu na área até entrar no quartel e com 25 anos iniciou como técnico de som. Ele lembra a diferença entre os equipamentos para operar o rádio. “Era tudo diferente, nós tínhamos muito trabalho, agora é bem mais fácil, tudo mudado”, recorda. Para pautas externas, por exemplo, era necessário utilizar uma série de instrumentos. “Dava muito cansaço, mas era melhor”, avalia Rodrigues. Nascido em Bagé, a opção foi sempre morar em sua cidade natal. Dois de seus seis filhos vivem hoje em outros estados, e Isabela, com seis meses, é a caçula da família. No total, com seus 54 anos, ele tem uma coleção de 17 homenagens na estante de

Radialista recebeu a reportagem com a filha mais nova nos braços casa. “Mas ainda tenho umas oito guardadas”, lembra.

As experiências Além da experiência com diversas situações, Rodrigues recorda que passou por vários setores. “Já fui âncora e trabalhei na técnica, mas gosto mesmo é das externas”, conta. Das histórias mais marcantes até hoje, ele ressalta uma invasão de terra. “Foi em 90 ou 91. Invadiram as terras do Carlos Neto”, lembra. O radialista foi um dos primeiros a chegar ao local, e recorda que após muita insistência conseguiu permissão para ultrapassar a parte isolada. “Passei a semana toda enviando boletins para outros lugares, todo mundo queria as informações”, lembra. Ele cita também as eleições que realizou a cober-

tura. “Eu fazia as eleições quando o voto ainda era com papel. Às vezes levava três dias”, diz. O repórter acompanhou também todo o processo de emancipação de Hulha Negra e Candiota, assim como as primeiras eleições para os novos municípios. As entrevistas com os ex-presidentes Luís Inácio Lula da Silva, com Fernando Collor de Mello, quando eram candidatos e dos governadores que passaram pela região também são citados entre as mais marcantes. Mariano Augusto, que não pensa em abandonar o rádio mesmo após a aposentadoria, acredita que todas as entrevistas são um desafio. “A melhor eu ainda não fiz. Nós sempre achamos que a melhor está por vir”, afirma.


Cidade 13

JORNAL MINUANO BAGÉ, 31 DE MARÇO DE 2014

Associação dos Amigos Orquestra Da Maya será implantada em abril

ARQUIVO/JM

Jovens são beneficiados com a música A implantação da Associação dos Amigos Orquestra Da Maya Filarmônica ocorre no dia 15 de abril. Um edital foi publicado na última sextafeira, no jornal MINUANO e todos os interessados podem participar. A assembleia para a criação acontecerá no Da Maya Espaço Cultural, com primeira chamada às 17h. Na mesma ocasião ocorrerá a votação para a diretoria e aprovação do estatuto. A coordenadora de arte e educação do local, Cármen Barros, informa que a criação da associação é uma garantia para manter o projeto em funcionamento. “Queremos dividir essa responsabilidade com a comunidade”, diz. Os sócios, após a criação, serão os responsáveis por organizar

ações para suprir necessidades do grupo. “A associação facilita em várias coisas, como por exemplo, a criação de projetos para obter verbas através da Lei de Incentivo à Cultura”, explica Cármen. O maestro responsável, Joab Muniz, trabalha hoje com 35 jovens. O objetivo inicial foi o de atingir, com a música, jovens em situação de vulnerabilidade social. Todos os instrumentos foram adquiridos pelo Da Maya Espaço Cultural e as aulas não tem custo. Em setembro do ano passado, jovens de 11 a 17 anos, das escolas Presidente Emílio Garrastazu Médici - Fundação Bradesco, a Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido, a Escola

Estadual de Ensino Médio Doutor Luiz Maria Ferraz (Ciep), as E.M.E.Is. General Emílio Luiz Mallet, Roberto Madureira Burns e Professor Peri Coronel participaram de reuniões para a apresentação do projeto. O objetivo também é o de criar uma orquestra com os estudantes que hoje, não possuem conhecimento em música. Em 2013 os instrumentos foram apresentados nas instituições de ensino e os interessados participaram de um sorteio. Os alunos escolhidos trabalharam tanto a parte teórica quanto prática dos instrumentos. Até o dia 28 de março estavam abertas as inscrições para novas vagas no grupo. O sorteio acontecerá amanhã.


14 Cidade

BAGÉ, 31 DE MARÇO DE 2014

JORNAL MINUANO

Lions Clube Bagé Solidariedade encerra atividades

O Lions Clube Bagé Solidariedade encerra hoje as atividades do Projeto Março/Mulher. A assembleia festiva em um restaurante vai homenagear todas as mulheres integrantes do grupo. A presidente Gilka Paiva, informa que este é o único clube feminino em toda a região, e ao longo do mês as participantes se reuniram todas as segundasfeiras para tratar assuntos relacionados à mulher. A vice-presidente Cármen Sílvia, comenta que o projeto existe há seis anos e que o primeiro dia de encontro serviu para homena-

gear a presidente e realizar um coquetel de abertura. A segunda reunião para tratar sobre assuntos variados, como a mulher afrodescendente, por exemplo, e a terceira noite lembrou a importância das madrinhas, que levam novas associadas ao Lions. A presidente ressalta a importância do clube por ser o único da região formado apenas por mulheres. “Temos 47 companheiras. Hoje temos também um núcleo em Hulha, que pode, futuramente, ser um clube. Queremos mostrar a força da mulher”, diz Gilka.


Cidade 15

JORNAL MINUANO BAGÉ, 31 DE MARÇO DE 2014

Bagé Tênis Clube comemora 80 anos de existência O Bagé Tênis Clube (BTC) comemora, no dia 3 de abril, 80 anos. Dois eventos estão programados para festejar a data. O primeiro, na Câmara de Vereadores, em uma sessão especial em homenagem ao clube, de proposição do vereador Rafael Fuca. E no próximo sábado, dia 5, acontece um jantar baile, na sede, a partir das 21h30min. Quem está à frente do clube hoje é João Azambuja, presidente desde 2004. Ele conta que as atividades acontecem ao longo de todo o ano, independente das temperaturas. “O clube não para”, diz. Segundo Azambuja, o clube foi o primeiro da cidade a ter uma piscina aberta, em 1960. Atualmente, foi o primeiro a ter uma piscina térmica, em 2012. “Recebemos de 80 a 100 pessoas só na piscina. A partir das 7h15min já tem gente aqui,

FOTOS FRANCISCO bosco

João Azambuja é presidente desde 2004 mesmo com geada”, diz. O local possui cerca de 1,2 mil sócios e recebe aproximadamente 250 por dia. “Temos quadras de tênis, futebol, academia, sauna, toboágua, escolhinha de futebol, judô, taekwondo e local para vôlei de areia, além da natação para adultos, crianças, gestantes e para

Piscina é atrativo nas estações frias e quentes a terceira idade”, informa o presidente. As comemorações devem se estender até abril do próximo ano, com um cronograma de atividades esportivas. “Teremos uma série de ações para as celebrações dos 80 anos”, fala. A primeira atividade programada será um torneio

estadual de tênis, entre os dias 25 e 27 de abril.

História O BTC foi fundado em 1934, na esquina entre as ruas Flores da Cunha e Marcílio Dias. Antes de completar um ano da inauguração, em sua sede iniciaram as obras da Casa de Saúde Doutor

Mário Araújo, sendo necessário transferir as quadras para outro espaço, que foi entre as ruas 20 de Setembro e Caetano Gonçalves. Em fevereiro de 1935, a nova sede foi inaugurada, e o BTC permaneceu no novo endereço até a mudança para a avenida Espanha, onde está atualmente.


16 Lazer

JORNAL MINUANO

Horóscopo ÁRIES

Começa hoje um novo mês lunar. E que mês! Movimentado, intempestivo, cheio de novidades. Você fará parte delas, como ator importante do drama coletivo que se desenrola. Esteja consciente e escolha as iniciativas e metas para as quais é talhado.

Luluzinha Teen

BAGÉ, 31 DE MARÇO DE 2014

TOURO

O momento mais forte de todo o processo de revisão de vida que antecede o seu aniversário ocorre nestes dias próximos, a partir de hoje, dias para repensar a vida com mais coragem pra colocar em ação talentos e dons. Confianca em si é algo essencial agora.

GÊMEOS

Cruzada

Resumo das novelas Joia Rara - GLOBO - 18h

Um clima de amor e de entendimento entre os seus queridos é a marca registrada do dia. A vida social movimentada e os encontros pautados pelo entusiasmo esquentam seu coração. O novo mês lunar abre um período ‘quente’. Novas amizades surgem.

Manfred insiste para Pérola acompanhá-lo. Amélia se desespera ao ver que Pérola sumiu e deduz que Manfred está com ela. Marlene se assusta quando percebe que Manfred está fora de si. Dália esconde de Ernest que sua neta está com Manfred. Marlene aproveita a ausência de Manfred para comprar comida e foge com Pérola, mas é surpreendida com a presença dele no meio da estrada.

CÂNCER É no setor astral de profissão que ocorre hoje o encontro mensal do Sol e da Lua, desta vez no impetuoso e ardente Áries. Independência em metas de carreira, mais paixão em sua missão na sociedade são os temas que se tornarão candentes. Impulsividade.

LEÃO O mês lunar que começa hoje será, de modo geral, bastante favorável a você. Sem fazer força, muita coisa que lhe é cara será valorizada. Mudanças inesperadas no contexto em geral destacarão seus atributos pessoais. Hoje é a paixão e a fé que dão as cartas.

Além do Horizonte - GLOBO - 19h LC se anima com o plano de Angelique para forçar Lili a trair William. Inês se encanta com Jorge. Nilson, Selma e Rita se despedem de Jéssica, Sandra e Osvaldo. Lili descobre que a missão de levar William até a Comunidade é um teste imposto por LC e Angelique. Álvaro fica irritado com o estado que Inês sai da conversa que teve com Jorge. Kleber conta a verdade para Fátima sobre a morte de Ana Rosa. Priscila tenta acalmar Marcelo antes do seminário. Rafa consola Fátima. Heloísa chega para o seminário e fica incomodada com os elogios que Thomaz faz para Fernanda. Depois de conversar com Marlon, Lili toma uma decisão e procura LC. Inês fica encantada com o desempenho de Jorge durante o seminário. Heloísa tenta disfarçar o ciúme de Thomaz. Angelique não acredita na mudança de Lili. Fátima entrega para William o dossiê de Kleber e Ana Rosa. Heloísa vê Thomaz e Fernanda se beijando. Fernanda pede para namorar Thomaz. Marlon recobra a consciência depois de beijar Lili.

VIRGEM Dia com Sol e Lua juntinhos justamente no signo dos inícios, Áries. Para você chance de rever projetos com associados, e criar um modo diferente e novo de lidar com as finanças - as suas e as compartilhadas. Medos precisam ser encarados.

LIBRA

É no setor astral do casamento, das relações com clientes, nas parcerias, que a Lua nova em Áries, de hoje, ocorre. Explosiva, dinâmica, traz novidades, novos arranjos, e algumas quebras necessárias. Entre com o pé direito neste ciclo trepidante e novidadeiro.

ESCORPIÃO Cansado da mesmice e de arrastar um estilo de vida que já não te interessa mais? A Lua nova em Áries é um bem merecido pontapé nesta chatice. Ocorre hoje e colore as próximas semanas com os tons dinâmicos das mudanças que libertam e arejam a vida.

SAGITÁRIO Hoje o Sol e a Lua se encontram no signo irmão de Áries. É o começo, pra valer, mesmo, de um ano astral super movimentado, do jeito que você gosta: impulsionando a invenção, a liberdade de ser, a inovação. Para você um novo amor pode trazer tudo isso.

Em Família - GLOBO - 21h Jairo fica surpreso com a sugestão de Juliana de se casar com ele. Clara fica preocupada com a insuficiência cardíaca de Cadu, que reclama de suas novas restrições alimentares. Juliana diz a Jairo que precisa ter Bia de volta. Branca sugere que Gisele leve Murilo para conhecer sua casa. Marina manda de presente para Cadu uma foto dele com Clara. Helena e Virgílio cuidam de Ivan. Clara volta ao trabalho no estúdio. Juliana pede que Luiza seja testemunha de seu casamento.

CAPRICÓRNIO Dia de Lua nova em Áries promete vitaminar as relações familiares - por quatro semanas. Os temperamentais estarão a toda, e você terá de lidar com calma com eles. Sua liberdade de ser e sua independência dependerão disso também. Desenraizamentos.

AQUÁRIO Você que ama novidades, que tem sempre o espírito pronto para entender o inextricável, o surpreendente, está preparado para as movimentações poderosas que a lunação em Áries traz a partir de hoje, ótimo para conversar, estudar, entender, se expressar.

PEIXES Foco total nos seus dons pessoais, na sua capacidade de gerar riqueza e se situar com segurança num mundo que só traz surpresas: a Lua nova em Áries, que ocorre hoje fechando o mês do calendário, abre um ciclo de novas experiências no campo financeiro.

Loterias FEDERAL 1º prêmio 2º prêmio 3º prêmio 4º prêmio 5º prêmio -

04853 32.743 20.058 22.354 15.214 11.870

LOTOFÁCIL

1036

04 05 07 09 10 11 12 14 17 18 19 20 21 22 24

LOTOMANIA 1439

DUPLA-SENA 1267

03 04 05 09 14 19 23 24 27 28 36 51 55 58 68 74 76 79 92 98

1º sorteio: 09 12 15 36 49 50 2º sorteio: 02 07 18 19 39 42

MEGA-SENA

1586

08 39 43 46 47 58 QUINA

3452

04 05 45 48 75


Segurança 17

JORNAL MINUANO BAGÉ, 31 DE MARÇO DE 2014

Filho dá duas facadas no pai A Brigada Militar de Candiota foi chamada na Vila Operária, à 1h50min de domingo, pois em uma residência, pai e filho estavam brigando. Ao chegar ao local, os policiais encontraram o mais velho com uma faca cravada na região lombar, pedindo socorro. No outro quarto, o filho dele ouvia música.

O acusado tem problemas psíquicos e teve um surto, que culminou na tentativa de homicídio contra o próprio pai. A vítima levou duas facadas enquanto estava dormindo e foi levada para o hospital de Candiota e, de lá, transferido para Bagé, onde ficou internado. O acusado também teve de ser medicado.

Briga de bar acaba em tentativa de homicídio

Ao final da tarde de sábado, dois homens, um de 40 anos e outro de 45, discutiram e começaram a se agredir em um bar, na Vila Nova, em Pinheiro Machado. O mais

velho estava armado com um facão e deu uma facada na vítima. Ela foi levada para Pelotas em estado grave. O acusado foi identificado e já deu seu depoimento na delegacia.

Mulher é presa ao furtar em supermercado Eram 9h50min de domingo, quando uma mulher foi detida pelo segurança de um supermercado na rua Dr. Freitas. Núbia de Amorim, 32 anos, saía do estabelecimento com diversos itens sem pagar.

Entre estes biscoitos, 24 barras de chocolate, pão, um quilo de farinha e um veneno para mosquitos. Ela já tem antecedentes pelo mesmo crime e foi levada ao Presídio Regional de Bagé.

Interceptados enquanto tentavam surrupiar moto Dois homens são acusados de estarem tentando furtar a moto placas INE 0956na avenida Bento Gonçalves, na noite de sábado. A Brigada Militar foi chamada e, quan-

do os acusados viram os policiais chegarem, se esconderam. Eles foram encontrados, identificados e levados para a delegacia, para registro de ocorrência.

Motociclista assalta idosa na rua João Telles Uma senhora de 72 anos chegava em sua casa, na rua João Telles, quando um homem passou em uma moto preta. Ele pu-

xou a bolsa que ela carregava, arrancando-a de seu braço. Foram levados todos os documentos, um celular e cartão de crédito.

Grupo de 12 pessoas agride e rouba jovem em saída de festa Na madrugada de sábado, um jovem de 22 anos saia de uma festa, na rua Ismael Soares, quando foi atacado por um grupo de cerca de 12 pessoas. Ele foi agredido com socos, chutes e pontapés até cair no chão, quando foi roubado. Levaram R$ 400, documentos e dois celulares.

Éguas são baleadas dentro de campo Na madrugada deste domingo, três éguas foram baleadas em uma propriedade rural, na localidade de Rincão do Jardim. Duas delas, que estavam com cria, morreram na hora. A terceira está prenha e sobreviveu aos tiros.

Óbitos Funerária da Santa Casa SIRLEI LESSA CAMARGO, 68 anos, do lar, casada com João Antônio Camargo, moradora da rua Zeca Tavares. Deixa os filhos Marco Aurélio e Mario Antônio. ADÉLIA MORAIS DE VASCONCELLOS, 83 anos, doméstica, solteira, moradora da rua Coronel Pedroso. Deixa a filha Mara Vilma. OLNEY BARCELLOS, 87 anos, trabalhador rural, casado com Dalva Barcelos de Barcellos, morador da rua Clementino Araújo. Deixa os filhos Cledi, Clair, Maria, Volnei e João Jesus. SYLVIO PASSOS CORREA, 80 anos, pecuarista, solteiro, morador da rua Bagé. Deixa a filha Maria Angélica. ZILDA DOS SANTOS DOMENECH, 97 anos, comerciária, solteira, moradora da rua Comendador Azambuja. Não deixa filhos. RENY NAIR GHERES, 83 anos, aposentada, viúva, moradora de Cerro Branco. Deixa os filhos Rui Ivanes, Régis Roberto, Ricardo Luís e Ronaldo Carlos.


18 Esporte

BAGÉ, 31 DE MARÇO DE 2014

JORNAL MINUANO

Marcel Nunes

marcelpnunes@gmail.com @marcelpnunes

Guarany mira recomeço contra o Farroupilha Equipe terá duas alterações em relação à estreia

A palavra de ordem é recomeçar no Estrela D’Alva. Com a derrota para o Rio Grande no passado, o Guarany tenta construir uma nova história na Série B do Campeonato Gaúcho a partir de hoje. Diante do Farroupilha, os alvirrubros comandados por Ben-Hur Marchiori vão em busca dos primeiros pontos na competição. Um resultado favorável livra a equipe da lanterna e eleva para a zona de classificação.

Insatisfeito com algumas individualidades na estreia, o treinador comandou um coletivo ontem pela manhã e indicou, ao menos, duas alterações. No meio campo, Cléber Oliveira ganha a vaga de Alex, enquanto na lateral esquerda, Carlos Júnior deve começar no lugar de Cleider. “É preciso sempre estar preparado. O BenHur me pediu tranquilidade, para repetir o que fiz no segundo tempo em Rio Grande”, conta o lateral.

Natural de Porto Alegre, Jacaré, como é apelidado, foi observado nos jogos-treinos frente o Milan na pré-temporada. Aos 19 anos, o jogador de 1m77cm foi formado nas categorias de base do Juventude, onde permaneceu entre 2005 e 2009, passou por Internacional, São José, Porto Alegre e Luverdense, do Mato Grosso. “Sou um jogador de força, de boa arrancada”, destaca ao lembrar que também atua no miolo de zaga.

O Guarany, porém, não está definido. O centroavante Raphael Paraíba foi poupado da atividade. Caso não tenha condições, Breno e Robert Mamute disputam a posição. Na lateral direita, Rudiere foi testado na metade final do treino e deu boa resposta. As dúvidas prosseguem pelo meio campo. Com Vitor e Iago se queixando de dores, o segundo no ligamento colateral do joelho, Alex Sander poderá ganhar uma oportunidade.

Adversário ainda não venceu Apesar da boa partida contra o Bagé, quando foi derrotado por 1 a 0, o Farroupilha decepciona até o momento na Série B. Pela segunda rodada, jogando no Aldo Dapuzzo, o Nicolau Fico não está liberado, a equipe do atacante Kesler não passou do empate com o Estância Velha, 1 a 1. O tricolor é o sexto colocado com um ponto ganho. Sérgio Galvani/especial JM

Sapeka, com a bola, permanece entre os titulares

Aquece pro Gaúcho prepara bajeenses para o Supercampeonato Depois do sucesso do Supercampeonato Gaúcho em Bagé, a equipe local de bicicross se prepara para a terceira etapa da temporada. O encontro está programado para o dia 13 de abril, no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires. Antes, no entanto, a Rainha da Fronteira receberá mais uma edição do Aquece pro Gaúcho, neste domingo, na pista pública. Entre os bajeenses, Carlos Chagas (Guga) lidera a elite master no Estadual, com Vinícius Assumpção em segundo. Heron Regert e Thayná Silva disputam a ponta nas categorias four cross e girls até 14 anos. Com

o apoio da prefeitura para o deslocamento, a expectativa é levar a uma delegação com 20 pilotos. “Viajarão aqueles federados, que estão brigando por classificação no campeonato”, afirma Assumpção. O valor da filiação é R$ 40, além dos R$ 25 da etapa. Aberto em Campo Bom, o Supercampeonato Gaúcho ainda passará por Ivoti, em junho; Sapiranga, em Setembro; Novo Hamburgo, em outubro e Santa Cruz do Sul, no mês de novembro. “Como não podemos levar todos, o Aquece servirá como uma seletiva”, explica. O evento dia 6 tem inscrição com preço único de R$ 10.

ARQUIVO/JM

Ciclistas locais têm novo compromisso sob duas rodas


Esporte 19

JORNAL MINUANO BAGÉ, 31 DE MARÇO DE 2014

Goleado, Bagé sofre primeira derrota na Série B

Tabelando

Inter se aproxima do tetra

Divulgação

Revés de 5 a 0 é o primeiro do clube na competição O Bagé foi a São Gabriel em busca dos primeiros pontos fora de casa na Série B do Campeonato Gaúcho. Com uma atuação apática, no entanto, a equipe foi goleada por 5 a 0 e retorna à Rainha da Fronteira com o sinal de alerta ligado. Quinta-feira os jalde-negros jogam novamente longe de casa, desta vez, diante do Estância Velha. Jogando diante de um grande público no Sílvio Faria Correa, o São Gabriel pressionou desde o apito inicial. Desta forma, não demorou para os donos da casa saírem na frente naquela que era a maior preocupação da comissão técnica durante a semana: Serjão. O centroavante recebeu de costas, virou sobre a zaga e bateu

no canto: 1 a 0. Aos 25, em falta de longa distância, Thales salvou colocando para escanteio. Conforme o andamento da primeira etapa, o Bagé conseguiu colocar a bola no chão e trocar passes no campo de ataque. As melhores oportunidades jalde-negras foram de arremates de fora da área. Primeiro foi Fernandinho, na sequência, Anderson finalizou para defesa de Axel. “Tivemos 10 minutos ruins. Precisamos agredir mais o adversário, jogando pelas laterais”, observou Murilo Costa no retorno do vestiário. O ímpeto durou apenas três minutos. A zaga não afastou e a bola se ofereceu para o zagueiro Vagner, que bateu forte para ven-

cer Thales: 2 a 0. O Bagé tentou reagir com Fernando Lima na vaga de Luis Fernando. O golpe, no entanto, foi novamente imediato. Aos 18, Serjão invadiu a área e serviu Michel, que com tranquilidade, somente teve o trabalho de desviar para aumentar. A derrota se transformou em goleada através de Guilherme. Na sequencia, Laércio cometeu falta dura e foi expulso. Para evitar um placar mais elástico, Murilo sacou Alessandro e colocou Mateus. Porém, Rafael Lima ainda marcou o quinto gol gabrielense. “Derrota lamentável. Serve de lição para o decorrer do campeonato. Vamos acertar, manter a calma e levantar a cabeça”, disse o goleiro Thales.

Marcelo Ribeiro/ESPECIAL JM

Série B – 3ª rodada – 30/03/2014

São Gabriel 5 Axel; Rafael Vagner Xande Rodrigo Sirena; Edu (Raphinha) Guilherme Lopes Rafael Lima Miguel (Marquinhos); Michel Serjão. Técnico: Carlos Moraes

x 0

Bagé Thales; Alex Jonathan Rafael Laércio; Evandro Tiago Rocha Fernandinho (Yan) Luis Fernando (Fernando Lima); Anderson Alessandro Maranhão (Mateus). Técnico: Murilo Costa Arbitragem: Sério Ávila auxiliado por Luiz Silveira e Maíra Moreira.

Encontro confirma alterações no Citadino de Kart Campeonato será aberto dia 6 em quatro categorias O Campeonato Citadino de Kart será aberto domingo, a partir das 13h, no kartódromo Airton Senna da Silva. A confirmação ocorreu em reunião, sexta-feira à noite, entre a direção do Bagé Kart Clube (BKC) e os pilotos no Complexo Esportivo Presidente Médici. O encontro ainda estabeleceu diretrizes a respeito de cada uma das categorias e o aumento no preço das inscrições. O presidente do BKC, Aldo Ferreira Ostrovski, abriu o encontro reforçando o alto custo para a realização da competição. Para a primeira etapa, foi fechado patrocínio com uma revendedora de automóveis, ainda assim, foi definido que o registro para as categorias pró-400 e RD subirá para R$ 150. Incluso

combustível, com exceção da RD que levará meio livro de óleo na data da prova. O pró-400 será disputado em três baterias de 15 voltas e todos correrão com pneus zerados neste domingo. Com a dificuldade em associar corredores na RD, foi acertado que a categoria será mantida somente se houver a participação de, ao menos, três kartistas. Entre os cadetes, novidade da temporada que reunirá pilotos de sete a 11 anos, a presença vai custar R$ 30. O Municipal tem previsão de seis etapas durante o ano, com as demais previstas para 18 de maio, 29 de junho, 10 de agosto, 14 de setembro e 9 de novembro. A temporada será encerrada com um evento festivo, possivelmente, dia 7 de dezembro.

Grêmio superior no primeiro tempo. Internacional muito superior no segundo. O clássico Gre-Nal foi recheado de velocidade, emoção e gols. Barcos, após o cruzamento de Pará, abriu o placar num lindo gol. A entrada de Alan Patrick no intervalo, no entanto, foi fundamental para o colorado. Rafael Moura, duas vezes de cabeça, aproximou os comandados de Abel Braga do tetracampeonato. Com os dois gols na Arena, o Inter joga no domingo, dia 13, com palco ainda a ser definido, podendo ser derrotado por 1 a 0. Um público de 39 mil espectadores acompanhou o jogo de ida.

Série B

Paulista

A competição teve outras quatro partidas no final de semana. Sábado, em Passo Fundo, o Gaúcho obteve a primeira vitória no Estadual, 1 a 0, sobre o 15 de Novembro. Em Palmeiras das Missões, Flaviano e Parrudo garantiram o trunfo do Palmeirense sobre o Guarani de Venâncio, 2 a 1. Em casa, o Garibaldi bateu o Três Passos por 3 a 0. O Rio Grande venceu, 1 a 0, o Estância Velha.

Com gols de Cícero, Leandro Damião e Stéfano Yuri, o Santos aplicou 3 a 2 e eliminou a surpreendente Penapolense na semifinal. O time de Osvaldo Oliveira vai enfrentar o Ituano na decisão. O time do interior, que tem o bajeense Dener na lateral esquerda, surpreendeu o Palmeiras, 1 a 0. As finais estão programadas para os dias 6 e 13.

Carioca

O britânico Lewis Hamilton venceu o GP da Malásia, o segundo da temporada. O piloto da Mercedes foi seguido por Nico Rosberg, seu companheiro de equipe, e Sebastian Vettel, Renault. O brasileiro Felipe Massa, após largar em 13º, ultrapassou três na primeira curva e cruzou a linha de chegada em sétimo lugar. A fórmula 1 retorna no próximo final de semana com o GP do Bahrein.

Do clássico Flamengo e Vasco será conhecido o campeão carioca. O rubro-negro, depois de vencer por 3 a 0 na partida de ida, aplicou 3 a 1 na volta. O segundo classificado foi conhecido ontem à tarde no Maracanã. O Fluminense, comandado por Renato Portaluppi, tinha a vantagem do empate, no entanto, o Vasco, com gol de Edmilson, garantiu-se na final.

Fórmula 1


20 Contracapa

BAGÉ, 31 DE MARÇO DE 2014 Marcelo Ribeiro/especial JM

JORNAL MINUANO

Temperatura Hoje Mínima Máxima

Manhã

Tarde

Noite

18 24

Bagé é goleado em São Gabriel Equipe jalde-negra perdeu por 5 a 0 ontem no estádio Sílvio Faria Correa.

Pág. 19

20140331  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you